USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



terça-feira, 28 de novembro de 2017

Notícias Brasil

Notícias Brasil


Morte em ação policial reaviva conflito entre Macri e indígenas

Posted: 28 Nov 2017 04:05 PM PST

A morte de um homem baleado em uma operação das forças de segurança no último sábado (25) reavivou o conflito do governo argentino com grupos indígenas mapuche na Patagônia, onde a tensão começou em meados do ano.

Rafael Nahuel, 22, foi atingido por um tiro de uma pistola 9 mm na reintegração de posse de um terreno invadido por um grupo de índios dentro de um parque nacional perto de Villa Mascardi, a cerca de 40 km de Bariloche.

+ EUA e Japão pedem reunião de emergência na ONU sobre Coreia

O calibre da bala que matou Nahuel é o mesmo usado pela Prefeitura Naval Argentina (similar à Capitania dos Portos), que agiu junto com a polícia local e a Gendarmeria (guarda de fronteiras). Outras duas pessoas ficaram feridas.

Segundo o governo, os atingidos eram membros do grupo extremista Resistência Ancestral Mapuche (RAM) e teriam usado armas de fogo no confronto, motivo pelo qual trocaram balas de borracha e de tinta por munição letal.

"Foi feita uma ação legal, legítima, totalmente nos rigores da lei frente uma ação ilegal, violenta e inaceitável para a democracia de um povo que quer viver em paz", disse na segunda (27) a ministra da Segurança, Patricia Bullrich.

"Estamos diante de grupos violentos que escalaram essa situação. Grupos que não respeitam a lei e não reconhecem a Argentina, o Estado e a Constituição, e se consideram um poder de fato com uma lei diferente da de todos."

Os indígenas negam que tenham usado elementos contundentes. A morte do ativista mapuche levou a mais uma série de protestos da oposição a Macri na Patagônia e em Buenos Aires, que terminaram em confronto com a polícia.

A reintegração foi pedida pelo juiz Gustavo Villanueva, um dos responsáveis na região por negociar com os mapuche. O magistrado, porém, não ordenou o isolamento do local do crime, que continuou a ser ocupado pelos indígenas.

A iniciativa irritou o governo, pelo risco de que as provas tenham sido alteradas. "Não é o ideal que neste caso não seja possível ir ao local e consolidar a prova e a informação", criticou o chefe de gabinete de Macri, Marcos Peña.

Nahuel é apontado pelas forças de segurança por ser um dos responsáveis pela invasão e acusado por moradores de Villa Mascardi de ameaçá-los com armas de fogo semanas atrás, enquanto estava acampado em uma praça.

O governo também afirma que cerca de 40 pessoas ligadas à RAM atravessaram ilegalmente a fronteira com o Chile para participar da invasão.

LIGAÇÕES

A dificuldade de manutenção das provas e a concessão aos mapuche se assemelham ao caso de Santiago Maldonado, ativista que sumiu em confronto da Gendarmeria com os indígenas em um protesto em Esquel, em 1º de agosto.

O corpo de Maldonado foi encontrado mais de dois meses depois do sumiço, à beira de um rio em um terreno invadido pelos mapuche. Durante as investigações, os indígenas dificultaram o acesso dos peritos e da polícia ao local.

Na semana passada, os peritos determinaram que ele morreu afogado sem sinais de violência. A família, porém, acusa as forças do governo de provocarem indiretamente a morte do ativista e incluiu novas testemunhas no processo.

O enterro do ativista foi um dia depois da morte de Nahuel. Outro elo com o conflito é que um dos presos na ação é Fausto Jones Huala, irmão de Facundo Jones Huala, líder da RAM cuja prisão desatou a crise na Patagônia.

Nesta terça, Macri se irritou enquanto ouvia a explicação de Bullrich sobre o caso de Nahuel. "Como que, no meio da operação, ligaram para a base para ver se podiam usar as armas? Isso não acontece em nenhum lugar do mundo!", disse.

"Precisamos fazer uma mudança cultural a respeito das forças de segurança. Para isso formamos, treinamos e damos armas a seus membros. Temos que voltar à época de que dar a voz de prisão significava se entregar." Com informações da Folhapress. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Wanderléa relembra primeiro beijo em Roberto Carlos: 'Beijoqueiro'

Posted: 28 Nov 2017 04:00 PM PST

Convidada de Ana Maria Braga no 'Mais Você' desta terça-feira (28), Wanderléa falou sobre sua vida pessoal e o seu passado, incluindo o affair com o hoje amigo Roberto Carlos, durante os tempos da Jovem Guarda.

"Ele roubou o beijo. Mas depois eu descobri que ele era muito beijoqueiro 'ah, não é só comigo, não'", divertiu-se Wanderléa.

+ Stepan Nercessian passa mal em gravação e é internado no Rio

Casada com Lalo Califórnia há 38 anos, a cantora também falou sobre a chegada de Erasmo Carlos ao grupo, tornando a parceria muito mais do que apenas profissional. "Somos uma família até hoje. [Eles ] Fazem parte da história da minha vida, de tudo que aprendi como pessoa", contou a artista.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Justin Timberlake vai lançar novo álbum no próximo ano

Posted: 28 Nov 2017 03:41 PM PST

Após hiatos de 5 anos sem músicas inéditas, o cantor Justin Timberlake deve lançar um novo álbum de estúdio em 2018. A produção do disco ficou por conta de Timbaland, um dos mais respeitados na indústria musical norte-americana.

"A música que acabamos de fazer o colocará em outro patamar", comentou o produtor sobre o disco, em entrevista à revista Rolling Stone.

+ Corpo de Malcolm Young é sepultado em funeral privado em Sydney

Timberlake se apresentou na última edição do Rock in Rio e será a atração do intervalo do próximo Super Bowl, em 4 de fevereiro de 2018.

O cantor vem investindo em carreira no cinema nos últimos anos. Ele atua ao lado de Kate Winslet, Jim Belushi e Juno Temple em 'Wonder Wheel', novo filme de Woody Allen. O longa-metragem será lançado em dezembro.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Papa Francisco pede respeito a etnias em Mianmar

Posted: 28 Nov 2017 03:33 PM PST

O papa Francisco disse nesta terça (28) em Mianmar que o país passa por um conflito "que já durou muito e que deixou divisões profundas", mas se negou a usar o termo rohingya. O pontífice discursou ao lado de Aung San Suu Kyi, líder civil do país, na capital Naypyitaw.

A ONU e os EUA acusam o Exército birmanês de fazer uma "limpeza étnica" contra a minoria muçulmana. Mianmar, que tem uma população majoritariamente budista, não reconhece os rohingya nem como cidadãos e nem como uma etnia própria e por isso não usa o termo.

+ Cidade de Oxford retira prêmio dado para líder de Myanmar

Por isso, alguns auxiliares aconselharam o pontífice a não usar a palavra rohingya na visita ao país. O tratamento dado a minoria é o principal assunto da viagem de Francisco para a região.

Havia o temor de ataques contra a minoria cristã de Mianmar caso o papa mencionasse nominalmente os rohingyas, o que ele não fez em seu discurso. "O difícil processo de reconstrução e de reconciliação nacional só pode avançar com um comprometimento com a Justiça e o respeito aos direitos humanos" disse ele. "Diferenças religiosas não podem ser uma fonte de divisões e desconfianças, mas sim uma força de unidade, perdão, tolerância e união nacional."

Pelo menos 620 mil rohingyas fugiram de Mianmar para Bangladesh desde o início da ação militar em agosto, após membros da minoria atacarem postos policiais.

Antes da fala do papa, Suu Kyi discursou e disse que houve uma perda da confiança nas comunidades do Estado de Rakhine, região onde vivem os rohingyas. Ela também não citou a minoria nominalmente e nem mencionou a fuga de milhares deles para Bangladesh.

"Enquanto resolvemos antigas questões sociais, econômicas e políticas que erodiram a confiança, o entendimento, a harmonia e a cooperação entre diferentes comunidades em Rakhine, nós apoiamos nossa população, e o apoio dos bons amigos tem sido inestimável."

Após deixar Mianmar, o pontífice ainda vai visitar Bangladesh antes de voltar para o Vaticano. Com informações da Folhapress. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Gilmar defende diálogo entre Judiciário e Congresso para tratar de foro

Posted: 28 Nov 2017 03:25 PM PST

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, defendeu nesta terça-feira, 28, uma solução construída entre o Judiciário e o Congresso Nacional para a questão do foro privilegiado. Para o ministro, a criação de um canal de diálogo entre os poderes pode preservar as instituições e evitar a instalação de uma "guerra que não interessa a ninguém".

Nesta terça-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se reuniu com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, para tratar do assunto. Na semana passada, o Supremo formou maioria para restringir o foro privilegiado no caso dos parlamentares federais - a prerrogativa apenas alcançaria os crimes cometidos durante o exercício do mandato e que tivessem relação com o cargo, conforme a tese defendida pelo ministro Luís Roberto Barroso.

"Eu acho que temos de nos acostumar com esse diálogo, até porque nós estamos dando tropeções institucionais. É preciso que todos nós tenhamos as noções devidas da separação dos poderes, sob pena de instalar uma guerra que não interessa a ninguém. Vocês têm visto tudo isso: o Supremo decide, o Congresso rebate lá. Nós produzimos uma declaração de inconstitucionalidade, o Congresso aprova uma emenda constitucional. Nós estamos vivendo um clima quase que de luta aberta. E isso não interessa a ninguém", comentou Gilmar Mendes, depois de solenidade no TSE em que foi assinado um acordo de cooperação técnica com a Advocacia-Geral da União (AGU).

Para Gilmar Mendes, a construção de uma saída por meio de diálogo entre o Supremo e o Congresso permite avaliar de maneira mais adequada todas as consequências em torno do tema. O ministro voltou a levantar questionamentos ao entendimento majoritário no Supremo de restringir o alcance do foro.

"Nós temos no Supremo ações contra senadores, mas que estão sendo acusados no período em que eram governadores. Essas ações voltam pra onde? Pro STJ (Superior Tribunal de Justiça)? Ou voltam para a primeira instância? Se voltar pra primeira instância, volta pra onde? Pra justiça federal ou pra justiça estadual, porque eram governadores de Estado quando foram culpados ou responsabilizados. Estou fazendo só uma questão", questionou Gilmar, que ainda não votou no julgamento sobre o foro.

O ministro defendeu a análise cuidadosa de cada caso, considerando as diversas possibilidades. "É o grande problema do qual eu falo sempre: para problema complexo existe uma resposta simples e, em geral, errada", concluiu Gilmar.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Apesar da vantagem, Renato descarta Grêmio fechado na final

Posted: 28 Nov 2017 03:23 PM PST

A um dia da grande decisão da Libertadores, o técnico Renato Gaúcho prometeu um Grêmio ofensivo para encarar o Lanús nesta quarta-feira, na Argentina. Mesmo levando consigo a vantagem por ter vencido a primeira partida da final, em Porto Alegre, por 1 a 0, o comandante tricolor garantiu que o time gaúcho entrará em campo em busca da vitória.

"A melhor defesa é o ataque. Não é por ter essa pequena vantagem que vamos nos acovardar. O regulamento vai entrar em jogo na hora certa. Respeito muito o Lanús, mas o Grêmio tem sua maneira de jogar. Treinamos ela no domingo pela manhã e vamos colocar em prática. Não adianta ficar comentando muito, falando muito. O Grêmio veio aqui para buscar a vitória e não para se defender", disse nesta terça, já na Argentina.

+ Torcida do Fluminense organiza protesto na porta do clube

Para Renato, alterar a identidade apresentada pelo Grêmio durante a competição poderia prejudicar a equipe. Por isso, a busca pela ofensividade. "Chegamos aqui de um jeito, com o nosso jeito, e desde o início do ano jogamos pela vitória. Muita gente acha que estamos blefando, mas não é blefe. O Grêmio vai jogar pela vitória."

No que depender do técnico brasileiro, então, o duelo desta quarta será aberto. O Lanús precisa vencer por dois gols de diferença se quiser ser campeão no tempo normal e, portanto, deve sair para o jogo. É justamente este espaço deixado pelo adversário que o Grêmio pretende explorar.

"O Lanús mais cedo ou mais tarde vai ter que sair para o jogo. A gente sabe disso. Mas o Grêmio tem sua maneira de jogar. Eles têm nosso respeito, são uma boa equipe. Mostraram isso em Porto Alegre, tiveram a posse de bola. Mas lá, tinham mais tranquilidade, porque era o primeiro jogo. Mais cedo ou mais tarde, vai ter espaço, e vamos saber aproveitar com inteligência", projetou Renato.

Nesta terça-feira, o Grêmio realizou o reconhecimento do Estádio Ciudad de Lanús, conhecido como La Fortaleza. Renato comandou apenas um descontraído treino recreativo, até para tirar um pouco da pressão dos jogadores.

"A pressão vai existir, é normal em qualquer setor, profissão. Principalmente, se tratando de uma final de Libertadores. A arquibancada é próxima do campo. Vou passar tranquilidade, usar os experientes para ajudar os mais jovens. Mas meu time está acostumado a jogar da mesma forma em casa ou fora. Estamos preparados", garantiu.

Precisando apenas de um empate para se sagrar campeão da Libertadores pela terceira vez, repetindo 1983 e 1995, o Grêmio deve ir a campo nesta quarta com: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Bressan e Cortez; Jaílson, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios. Com informações do Estadão Conteudo. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Torcida do Fluminense organiza protesto na porta do clube

Posted: 28 Nov 2017 03:13 PM PST

A campanha ruim do Fluminense no Campeonato Brasileiro -na 14ª colocação, com 46 pontos- chegou à porta das Laranjeiras.

Na noite desta terça-feira (28), dezenas de torcedores aproveitaram a reunião do Conselho Deliberativo do clube para protestar contra a temporada modesta do time de Abel Braga e a gestão do presidente Pedro Abad.

+ Saiba o que pode acontecer com Robinho após condenação na Itália

As faixas levadas pelos tricolores pediam a contratação de ídolos, questionavam a conclusão do CT Pedro Antonio e cobravam um patrocinador máster para o Fluminense.

Alheio aos movimentos políticos que dominam os bastidores do clube tricolor, o elenco retoma nesta quarta-feira (29) os trabalhos. No próximo domingo (3), a equipe visita o Atlético-GO, às 17h, no Estádio Olímpico, no encerramento do Brasileiro.

Após se livrar definitivamente do rebaixamento há duas rodadas, o Fluminense ainda sonha com uma vaga na Sul-Americana de 2018. Com informações da Folhapress. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Projeto traz shows de Zélia Duncan e Paulo Miklos a Fortaleza

Posted: 28 Nov 2017 03:11 PM PST

A cantora Zélia Duncan (1º a 3 de dezembro) e o músico Paulo Miklos (8 a 10 de dezembro) encerram o projeto "Palco Brasil" na Caixa Cultural Fortaleza. Os shows dão sequência à programação que já recebeu Fernanda Takai.

Idealizado pela Maré Produções Culturais, o Palco Brasil tem o objetivo de promover concertos intimistas com artistas consagrados, permeados em memórias, casos curiosos, bastidores e músicas que marcaram a trajetória de cada um.

+ Rita Lee é homenageada de prêmio de música só para mulheres

No palco, além das canções, Takai, Duncan e Miklos estabelecem uma conexão com o público, que interage a cada melodia – ou a cada história partilhada. Para a terceira edição, o Palco Brasil convidou estes três cantores e compositores para cantar e compartilhar suas experiências musicais e de vida. Com informações do site da Caixa Cultural.

Serviço

Música: Palco Brasil, na CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)

Zélia Duncan – de 1º a 3 de dezembro de 2017 (sexta a domingo)

Paulo Miklos – de 8 a 10 de dezembro de 2017 (sexta a domingo)

Horários: sexta, às 20h | sábado, às 17h e às 20h | domingo, às 19h

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Vendas a partir do dia 30/11, para sessões de 01 a 03/12, e a partir do dia 07/12, para as sessões de 08 a 10/12, das 10h às 20h, na bilheteria da Caixa Cultural Fortaleza

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

EUA e Japão pedem reunião de emergência na ONU sobre Coreia

Posted: 28 Nov 2017 03:07 PM PST

Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão pediram a convocação de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) após o lançamento de um míssil intercontinental pela Coreia do Norte.

A informação foi confirmada à ANSA pela Presidência do órgão, atualmente ocupada pela Itália. O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, afirmou que as opções diplomáticas "continuam na mesa" e pediu novas medidas da comunidade internacional contra Pyongyang, inclusive o bloqueio do tráfego marítimo de bens rumo ao país asiático. Com informações da ANSA.

Leia também: 'Administraremos a situação', diz Trump sobre Coreia do Norte

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Record anuncia fim de 'A Fazenda 9'; saiba o dia

Posted: 28 Nov 2017 03:00 PM PST

Depois de manter um certo mistério quanto o dia da final da nona edição de 'A Fazenda', a Record anunciou que o último programa será exibido no dia 7 de dezembro, segundo informa o UOL. Antes do anúncio oficial, o apresentador Roebrto Justus se limitava a dizer que a atração acabaria em algumas semanas.

O reality show começou no dia 12 de dezembro e ainda faltam seis peões na casa, dentre eles: Flávia Viana, Marcos Harter, Matheus Lisboa, Monick Camargo, Rita Cadillac e Yuri Fernandes.

+ 'Muita celebridade querendo ser presidente', diz Pedro Cardoso

Nos últimos dias, o sempre polêmico Harter acirrou ainda mais a disputa depois de discutir com peões dentro da casa. Yuri Fernandes chegou a afirmar que o médico sofre de psicopatia.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Saiba o que pode acontecer com Robinho após condenação na Itália

Posted: 28 Nov 2017 02:47 PM PST

Condenado a nove anos de prisão na Itália por violência sexual, o atacante brasileiro Robinho, do Atlético-MG, dificilmente será encarcerado, mesmo que o processo chegue à última instância, o que ainda pode demorar para ocorrer.

Como a sentença foi dada em primeiro grau, pelo Tribunal de Milão, o jogador tem pelo menos mais duas possibilidades de recurso: a Corte de Apelação e a Corte de Cassação, última instância da Justiça italiana.

No entanto, a defesa de Robinho só poderá recorrer após a divulgação das motivações da sentença pelo Tribunal de Milão, que tem um prazo de 90 dias a partir do anúncio do veredicto, ou seja, até o dia 21 de fevereiro de 2018.

Depois dessa etapa, não há um prazo pré-determinado para o caso ser julgado em segunda instância e, posteriormente, na Corte de Cassação. Enquanto isso, Robinho permanecerá em liberdade - a Procuradoria da República em Milão chegou a pedir sua prisão provisória, mas a solicitação foi negada pelo Tribunal de Milão.

Se for condenado em última instância, o atacante do Galo também não deve ser preso, uma vez que a Constituição Federal não permite a extradição de um cidadão brasileiro nascido no país.

Contudo, se a Itália emitir uma ordem de captura internacional contra o jogador, ele não poderá viajar a nenhum Estado que tenha um tratado de extradição com o país europeu.

Dessa forma, Robinho não poderia colocar os pés em quase 70 nações do mundo, incluindo Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Portugal, Peru, Reino Unido e Uruguai.

+ Um ano após acidente, relembre as vítimas da tragédia da Chapecoense

O caso

Robinho foi condenado por "violência sexual em grupo" contra uma jovem albanesa em 22 de janeiro de 2013, quando ele atuava pelo Milan. A vítima, que na época tinha 22 anos, estava com duas amigas em uma boate com o atacante e cinco amigos dele.

Em determinado momento, segundo o relato da albanesa, suas amigas foram embora e Robinho levou a esposa para casa. Os réus teriam então oferecido bebida à vítima até "deixá-la inconsciente e incapaz de se opor".

Na reconstrução feita pela Procuradoria, Robinho e seus amigos levaram a jovem para o guarda-volumes da boate e, se aproveitando de seu estado, mantiveram "múltiplas e consecutivas relações sexuais com ela".

Dos cinco amigos do jogador, um também foi condenado a nove anos de cadeia, mas os outros quatro não foram rastreados pela Justiça da Itália. Robinho afirma que não teve "qualquer participação no episódio" e que "todas as providências legais já estão sendo tomadas". Com informações da Ansa.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Réveillon: qual cor escolher para o seu novo ano?

Posted: 28 Nov 2017 02:38 PM PST

Você sabia que as cores usadas na virada do ano podem influenciar em como será o ano que está por começar? Pois é, cada cor tem um significado e atrai uma energia diferente para você e o seu ano. Agora, basta saber o que você deseja para 2018!

Confira a galeria e veja qual a cor que combina com os seus desejos para 2018.

Leia Também: Meghan Markle: tudo sobre o estilo da futura esposa do Príncipe Harry

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Acusada de matar o filho envenenado não vai ao próprio julgamento

Posted: 28 Nov 2017 02:31 PM PST

A suspeita de ter assassinado o filho autista de 9 anos envenenado e também ter tentado matar o então marido, Cristiane Renata Coelho, não foi ao próprio julgamento, nesta terça-feira (28), na 3ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza.

De acordo com o portal G1, mesmo com a ré ausente, o julgamento foi iniciado às 9h30 e deve se estender até a madrugada. Se considerada culpada, o juiz lê a sentença e fixa a pena, que pode chegar a 38 anos de reclusão.

+ Mãe denuncia estupro de menina de 4 anos por casal de vizinhos

Se considerada culpada, o juiz lê a sentença e fixa a pena, que pode chegar a 38 anos de reclusão. O pai do garoto assassinado e ex-marido de Cristiane, o subtenente do Exército Francileudo Bezerra, chegou ao Fórum Clóvis Beviláqua na companhia da mãe e da irmã.

"Nesses três anos o que a gente queria era que esse dia chegasse logo, para acabar com essa história. Tenho isso como a minha batalha final. Eu espero que ela seja considerada culpada e pegue o máximo que a Justiça brasileira possa dar para ela", desabafou.

Crime

O julgamento ocorre três anos após o crime, na madrugada de 11 de novembro de 2014. O filho, Lewdo Ricardo Coelho Severino foi morto com veneno misturado com sorvete, o doce preferido da criança, conforme a denúncia.

O crime ocorreu na madrugada do dia 11 de novembro de 2014, no Conjunto Napoleão Viana, no Bairro Dias Macêdo, em Fortaleza. Na madrugada do crime, Cristiane Renata Coelho contou à polícia que o marido tinha matado o filho Lewdo Ricardo Coelho Severiano, de 9 anos, com tranquilizantes e tentado se matar, além de agredi-la. O casal vivia junto há treze anos.

O ponto-chave no laudo foi a análise do notebook usado pelo casal. "Cristiane dizia que estava dormindo antes do crime, mas ela mente. Temos os registros que, durante a tarde, momento que o Francileudo não estava em casa, ela fez uso do computador", diz o delegado

O laudo diz que a mãe de Lewdo pesquisou como envenenar uma pessoa com veneno para rato, conhecido como chumbinho. O documento detalha os termos de busca: "quanto tempo leva para morrer quem ingeriu chumbinho?"; "abordagem dos envenenamentos e das dosagens excessivas de medicamentos"; "matou mulher e ingeriu chumbinho"; "menina de 12 anos morre após ingerir chumbinho em Paulista"; "os elementos da morte" e "suicídio".

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Geddel é sócio de seis prédios de luxo na BA, diz empreiteiro

Posted: 28 Nov 2017 02:31 PM PST

Empresas do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) têm participação societária em, pelo menos, seis empreendimentos imobiliários de luxo em Salvador.

A informação foi confirmada pelo proprietário da empreiteira baiana Cosbat, Luís Fernando Machado Costa Filho, em depoimento à Polícia Federal na última semana.

Entre os empreendimentos está o residencial "La Vue", prédio que foi alvo de polêmica no final do ano passado após o então ministro da Cultura, Marcelo Calero, pedir demissão alegando ter sofrido pressões de Geddel para liberar as obras do empreendimento.

A polêmica resultou no pedido de demissão de Geddel da Secretaria de Governo. Na época, a Folha de S.Paulo revelou que parentes do então ministro atuaram em defesa do empreendimento junto ao Iphan, órgão de proteção ao patrimônio.

Também consta entre os empreendimentos do qual Geddel é sócio o Residencial Costa España, construído pela Cosbat em parceria com a OAS no bairro de Ondina, em Salvador.

Em janeiro deste ano, reportagem de "O Globo" revelou mensagens de um celular apreendido na Operação Lava Jato que mostram que Geddel atuou junto ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), em favor do empreendimento.

+ Segunda Turma do STF nega liberdade a Eduardo Cunha

"Não esqueça daquela oportunidade para concluirmos aquela conversa sobre o Costa Espanha. Estou precisando definir aquele tema", disse Geddel em mensagem a Léo Pinheiro, sócio da OAS.

Em mensagem a outro interlocutor, Pinheiro disse: "Nosso amigo GVL (Geddel Vieira Lima) pede pata (sic) vc ligar para Luis. Teve com o baixinho (ACM Neto) e está liberado o Costa Espanha". Na época, Geddel negou que fosse sócio do empreendimento.

Além do La Vue e do Costa España, Geddel tem participação em outros quatro empreendimentos da Cosbat, informou o empreiteiro Luis Fernando Machado Costa Filho. São eles o Riviera Ipiranga, Solar Morro Ipiranga, Mansão Grazia e Garibaldi Tower.

O "La Vue" foi o único dos seis empreendimentos no qual o investimento foi feito por meio da aquisição de frações ideais, que posteriormente seria transformada na reserva de um dos apartamentos do prédio, hoje embargado.

Nos outros cinco prédios, o investimento foi feito por meio de cotas de participação, que variaram entre 5% e 20% do valor total do empreendimento.

Além de Geddel, o deputado federal Lúcio Veira Lima (PMDB) também é sócio de empreendimentos da Cosbat: Morro Ipiranga, Mansão Grazia e Garibaldi Tower.

O depoimento de Costa Filho foi tomado em meio às investigações do bunker de R$ 51 milhões, atribuído pela PF ao ex-ministro.

Nesta segunda (27), a polícia enviou seu relatório para o Supremo e apontou que há indícios suficientes de que Geddel, Lucio e a mãe cometeram os crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Dois ex-assessores dos peemedebistas também foram implicados.

DINHEIRO EM ESPÉCIE

As aquisições das cotas de participação foram feitas por meio das empresas "M&A Empreendimentos" do qual Geddel é sócio e a "Vespasiano Empreendimentos", que tem Lúcio como um de seus donos. A mãe de Geddel e Lúcio, Marluce Vieira Lima, é sócia das duas empresas.

Segundo o empreiteiro, a empresa de Lúcio investiu entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão na aquisição das cotas de participação dos empreendimentos e a empresa de Geddel investiu, ao todo, R$ 10 milhões.

No caso dos aportes de Geddel, R$ 5 milhões foram pagos por meio de cheques da empresa e os outros R$ 5 milhões foram pagos em dinheiro em espécie. Os valores estão contabilizados e registrados no setor financeiro da Cosbat, diz o empreiteiro.

Machado Costa Filho ainda afirmou no depoimento que retirou os cheques e o dinheiro em espécie no apartamento de Marluce Vieira Lima, mãe de Geddel.

Ele diz que, entre 2011 e 2016 esteve mais de dez vezes no apartamento dela para receber o dinheiro. Contudo, afirma que a mãe de Geddel dizia que os recursos eram oriundos de atividades agropecuárias da família.

Machado Costa Filho também negou que Geddel e Lúcio tenham atuado politicamente para liberar alvarás e licenças para o empreendimento.

As idas do empreiteiro ao apartamento da mãe de Geddel para receber dinheiro foram confirmadas em depoimento pelo secretário parlamentar Job Brandão, que atuava como uma espécie de secretário pessoal da família Vieira Lima, para qual realizada serviços domésticos.

Segundo Job, ele era responsável por contar o dinheiro e repassar para Machado Costa Filho. Os valores variavam de acordo com o empreendimento. Ele diz lembrar que R$ 1,4 milhão foi destinado o "Costa España", R$ 2 milhões para o "La Vue" e R$ 3 milhões para o "Mansão Grazia".

A reportagem entrou em contato com a defesa de Geddel e Lúcio Veira Lima, que não atendeu às ligações. A reportagem também procurou a OAS, que não respondeu até as 19h30. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Psiquiatras criticam 'estigma' de cena de choques em 'O Outro Lado'

Posted: 28 Nov 2017 02:30 PM PST

A Associação Brasileira de Psiquiatria reprovou uma cena da novela global 'O Outro Lado do Paraíso', em que a personagem Clara (Bianca Bin) é internada em um hospício com um diagnóstico de esquizofrenia e, depois de ser contida por enfermeiros, recebe choques na cabeça. A cena foi ao ar no capítulo de terça-feira (21).

Confira o que diz a nota:

"O folhetim, assinado pelo escritor Walcyr Carrasco, apresenta narrativa estigmatizante e preconceituosa no que concerne ao uso da Eletroconvulsoterapia – ECT, procedimento médico seguro e indicado para tratamento de transtornos psiquiátricos graves que põem em risco a integridade do paciente, os quais não tenham respondido aos medicamentos psiquiátricos.

Na novela, a protagonista é supostamente diagnosticada com uma doença mental grave, como a esquizofrenia que, na ficção, tem seu manejo terapêutico inadequado. A esquizofrenia é uma doença que atinge cerca de 1% da população mundial e pode causar alterações na maneira como o indivíduo percebe a realidade, perdendo este a capacidade de discernimento. Tal transtorno costuma apresentar como sintomas alucinações e delírios persecutórios, crenças falsas que não cedem às argumentações ou evidências, além da desorganização do pensamento e alterações na expressão emocional.

Quanto à Eletroconvulsoterapia – ECT, ou eletroconvulsão terapêutica, é feita em ambiente hospitalar, sob anestesia, com monitoramento eletrocardiológico e eletroencefalográfico, recebendo uma baixa corrente elétrica que induz à convulsão, com duração de cerca de 30 segundos. A técnica é eficaz e segura e seu sucesso terapêutico é destacado por múltiplos estudos relacionados ao tema, publicados em periódicos de grande destaque científico.

Considerando o acima pontuado, a ABP manifesta a sua profunda inconformidade à cena veiculada, que descaracteriza esse procedimento médico, além de prestar um desserviço à população, estimulando o preconceito e o estigma relacionados às doenças mentais, aos pacientes psiquiátricos e à psiquiatria. A ECT na psiquiatria, assim como a eletrocardioversão na cardiologia, salva vidas".

A equipe da novela ainda não se manifestou sobre o assunto.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

SP: prazo para quitar dívida antes de ser negativado sobe para 20 dias

Posted: 28 Nov 2017 02:23 PM PST

A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) rejeitou nesta terça-feira (28) todas as emendas e, com isso, manteve o texto-base do projeto de lei que amplia de 15 para 20 dias o prazo para o consumidor quitar sua dívida antes de ser negativado.

O resultado da votação foi de 46 votos contrários às emendas e 5 favoráveis. Houve duas abstenções.

A proposta integra o PL 874/2016, de autoria do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que altera pontos da lei nº 15.659, de 2015, sobre a inclusão e exclusão dos nomes dos inadimplentes nos cadastros de proteção ao crédito.

O texto-base já havia sido aprovado na terça-feira (21), com 53 votos a favor e 12 contrários. Mas restavam nove emendas, a maioria sobre o ponto mais polêmicos do projeto: a desobrigação da comunicação entre birôs de crédito e devedores via carta registrada.

+ Programa de demissão de servidores atrai menos de 2% da meta

Os bancos de cadastros são obrigados pelo artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor a avisar o devedor por escritor antes de incluir seu nome em suas listas, através de uma carta com Aviso de Recebimento (AR) -modalidade que requer assinatura de quem a recebe no endereço do destinatário.

Com a nova lei, a comunicação segue obrigatória, mas pode ser feitas por outros meios, como carta simples ou e-mail.

Para as associações comerciais, que defendem o projeto, a mudança desburocratiza o mercado de crédito e, em última instância, diminuiu os custos ao consumidor.

"A decisão da Assembleia permite que consumidores sejam comunicados de maneira mais rápida, que empresários não sejam super onerados ao cobrarem suas dívidas e, ainda mais, contribui para a redução da burocracia e maior segurança no mercado de crédito paulista", afirmou Alencar Burti, presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

A entrega de notificação de débitos como carta com AR custa R$ 10 a mais que o envio de uma carta comum.

Se a carta não era assinada, o credor precisava protestar a dívida em cartório. Nesse caso, para limpar seu nome o devedor deveria quitar suas obrigações, comprovar no cartório o pagamento e solicitar a suspensão do protesto, com a cobrança de taxas pelo serviço.

"O crédito em São Paulo se transformou em uma burocracia cara e isso culmina nos juros", diz Marco Aurélio Bertaiolli, vice-presidente da Facesp.

Deputados contrários ao projeto e entidades de defesa do consumidor, no entanto, argumentam que as medidas vão tornar mais fácil negativar os devedores, sem que eles fiquem sabendo.

"A lei estadual [de 2015] deixa mais clara e evita interpretação equivocada do Código de Defesa do Consumidor, que assegura caber ao fornecedor comprovar a comunicação", diz Sonia Amaro, advogada da Proteste.

"O projeto é prejudicial ao consumidor, especialmente em um momento como esse de crise, que pode ter seu nome negativado sem saber ou ter a garantia de que há documento comprovando a dívida", diz o deputado Alencar Santana, da liderança do PT.

ÔNUS DA PROVA

Diogo Machado de Melo, diretor do Instituto dos Advogados de São Paulo e professor do Mackenzie, explica que a questão foi debatida pelo Judiciário por um longo tempo, até o STJ (Superior Tribunal de Justiça) pacificar o entendimento sobre o assunto com a súmula 404, que entendeu como dispensável o AR.

"A súmula orienta a aplicação da lei federal em território nacional. O que a Alesp está fazendo é, dentro da sua competência, reconhecer a posição", diz Melo.

Segundo ele, isso não exime, no entanto, serviços de proteção ao crédito e credores de terem que provar a realização do contato ou até a existência da dívida.

"É direito básico do consumidor a inversão do ônus da prova. Se ele alegar que não recebeu o aviso, não cabe a ele provar isso, mas sim às outras partes comprovarem que o procedimento de comunicação foi corretamente adotado", diz.

Segundo Eduardo Macedo Leitão, sócio do setor consumerista do Siqueira Castro Advogados, que também não vê inconstitucionalidade no texto, o credor que, comprovadamente, negativou de forma indevida o nome de um consumidor pode ser responsabilizado civilmente com indenizações por danos morais.

"Mas o mercado tem que ser ágil, estamos na era digital. Se voltar à época do protesto em cartório, praticamente inviabiliza a defesa do crédito", acrescenta Leitão. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Após cancelar gravação, Luciana Gimenez é internada em SP

Posted: 28 Nov 2017 02:20 PM PST

Luciana Gimenez está internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, após cancelar as gravações do programa 'Superpop' da última segunda-feira (27).

De acordo com o site Metrópoles, a apresentadora está com infecção severa na garganta. Ela fez exames e espera por uma avaliação de seu estado de saúde. Luciana publicou em seu Instagram uma foto em que aparece com máscara no rosto no hospital, tomando medicamento na veia.

+ Stepan Nercessian passa mal em gravação e é internado no Rio

"Minha garganta estava fechada e eu tinha 40 graus de febre. Estava arrumada para gravar e tive que cancelar o programa. Tem gente que fala que fiz de propósito. Qual seria a graça de cancelar o programa na hora que ela já chegou no estúdio? Que gente doida! Para!", explicou ela.

Doente

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Funarte lança em SP coletânea inédita com obra de Plínio Marcos

Posted: 28 Nov 2017 02:18 PM PST

Uma coletânea inédita com 29 textos do dramaturgo paulista Plínio Marcos (1935-1999) foi lançada hoje (28) em São Paulo pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). É a primeira vez que a produção do autor é sistematizada em uma obra conjunta. Entre as peças mais famosas de Plínio Marcos, estão Navalha na carne e Dois perdidos numa noite suja, pelas quais recebeu o prêmio Molière de melhor autor. Durante a ditadura militar, Plínio Marcos teve produções sistematicamente censuradas e chegou a ser preso.

A coleção, organizada por Alcir Pécora, professor de Teoria Literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), traz dez peças inéditas, algumas porque foram montadas em espetáculos e outras porque não tiveram publicação impressa.

"Esses textos foram todos confrontados a várias versões e as modificações ajustadas segundo a última versão que ele deu em vida", explicou Pécora. O professor destaca a participação da atriz Walderez de Barros, ex-mulher de Plínio Marcos, na seleção dos textos originais. "Isso já é uma grande contribuição desta coletânea, porque os textos são íntegros".

A obra foi dividida em seis volumes, de acordo com linhas temáticas. "Para conseguir uma visão totalizante, mais específica e original desse conjunto de peças, eu propus uma divisão em aspectos que a obra poderia ser vista", explicou o organizador. Com isso, segundo Pécora, o objetivo é mostrar que Plínio Marcos não se encaixa em um gueto, "como se fosse um escritor de marginais".

"Ele tinha uma enorme produção em outras áreas, por exemplo, com teatro infantil, que ele fazia antes de qualquer outra coisa. Ele era palhaço profissional. Além de musicais, por exemplo. Ele tem longa produção em musicais e isso é pouquíssimo conhecido", acrescentou.

O primeiro volume – Atrás desses muros – trata de personagens que se encontram na prisão. O segundo livro, intitulado Noites Sujas, mostra histórias de pessoas sem ocupação ou subempregados, no limite da sobrevivência nas grandes cidades. O Pomba Roxa, por sua vez, reúne as peças que giram em torno da figura da prostituta. O quarto volume, intitulado Religiosidade Subversiva, traz peças que foram reunidas em um livro pelo próprio Plínio Marcos. No reino da banalidade reúne os textos que descrevem "hábitos pequeno-burgueses". Por fim, o sexto título, Roda de samba/Roda dos bichos, apresenta o teatro musical e também a obra infantil.

Imagens e memória

Pécora destaca também o trabalho de iconografia feito por Ricardo Barros, filho de Plínio. "A família tinha uma enorme quantidade de documentos visuais, programas das primeiras montagens, fotografias pessoais, manuscritos originais que pela primeira vez serão mostrados. Fotos e aspectos gráficos visuais que ainda ninguém conhecia, ou conhecia pouco".

A coletânea traz ainda um trabalho analítico introdutório para cada peça. "Que leva em conta não só o período, o momento que foram montadas, mas também o que podem significar em relação ao presente", explicou o autor do livro. Além dessa discussão, os volumes apresentam vasta biografia sobre a obra de Plínio Marcos. "Formam um conjunto, um aparato crítico, bastante significativo", destacou o organizador. Os livros estão à venda no site da Funarte.  Com informações da Agência Brasil.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Apple lança canal no YouTube com tutoriais para iPhone e iPad

Posted: 28 Nov 2017 02:17 PM PST

A Apple está lançando um novo canal no YouTube com tutoriais para resolver problemas ou simplesmente utilizar as funções dos produtos da empresa.

O Apple Support traz vídeos curtos com instruções como: apagar contatos duplicados, mudar o wallpaper do iPhone e do iPad e atualizar o sistema operacional dos dispositivos.

Por enquanto, os dez vídeos publicados têm apenas narração, legendas e sinalizações virtuais em inglês.

Leia também: Ferramenta de áudio do WhatsApp ganha melhorias; confira

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Chape é homenageada na Colômbia com placa e cápsula do tempo

Posted: 28 Nov 2017 02:17 PM PST

Na semana do aniversário de um ano do desastre com o avião da Chapecoense na Colômbia, um evento foi realizado em homenagem às vítimas na cidade de La Unión, na Colômbia. O clube catarinense ganhou uma placa em parque local e teve camisa guardada em cápsula do tempo.

+ Rafael Henzel fala sobre acidente da Chape um ano depois: 'Dia difícil'

A homenagem foi realizada no Parque de La Unión, e começou com um minuto de silêncio. Na sequência, Hugo Botero López, prefeito da cidade, se pronunciou.

"Aqueles seres que partiram não deixaram nossos corações", declarou o prefeito.

Depois, foi a vez de Federico Gutiérrez, prefeito de Medelín, prestar sua homenagem aos afetados.

"A tarefa que resta é continuar a homenagem à vida de nossos heróis com atos como este", afirmou.

Por fim, Andrés Botero Phillipsbourne, presidente do Atlético Nacional, reafirmau o laço criado com a Chapecoense após o acidente.

"Colômbia e Brasil, Antioquia e Chapecó, Atlético Nacional e Chapecoense são palavras unidas pela solidariedade e pela fraternidade", disse.

Durante o evento, foi inaugurada no Parque de La Unión uma placa em homenagem ao clube catarinense.

Além disso, uma camisa da Chapecoense foi fechada em uma "cápsula do tempo", que será aberta em 40 anos.

O fechamento da cápsula com mensagens de homenagens dos participantes colocou fim ao evento. (Folhapress)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Marinha de Brasil retira 2 dos 3 navios da busca pelo submarino

Posted: 28 Nov 2017 02:15 PM PST

A Marinha do Brasil retirou nesta terça-feira (28) dois dos seus três navios designados para auxiliar nas buscas ao submarino argentino ARA San Juan, após a autorização dada pela Marinha argentina.

"O navio polar Almirante Maximiano, que está na região onde o submarino está sendo procurado desde 19 de novembro, retomará sua jornada em direção à estação antártica Comandante Ferraz, enquanto a fragata Rademaker retornará ao Brasil", disse a Marinha do Brasil em um comunicado.

+ TV argentina vaza última comunicação de submarino desaparecido

Não foram divulgadas informações adicionais sobre o motivo da retirada das duas embarcações das buscas.

Por outro lado, o navio de socorro submarino Felinto Perry permanece à disposição das autoridades argentinas, apoiando a operação para localização do submersível, que desapareceu no dia 15 deste mês.

Além da mídia naval, o Brasil também mobilizou a Força Aérea, que participa das tarefas de busca com o avião SC-105 Amazonas e P-3AM Orion.

O submarino ARA San Juan desapareceu no dia 15 de novembro contra a costa patagônica da Argentina (sul), a 432 quilômetros de terra, com 44 tripulantes a bordo. Com informações do Sputnik News. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Programa de demissão de servidores atrai menos de 2% da meta

Posted: 28 Nov 2017 02:14 PM PST

O PDV (Programa de Desligamento Voluntário) lançado pelo governo para reduzir custos com servidores, com meta de atrair até 5 mil funcionários públicos, teve adesão de somente 76 pessoas até esta terça-feira (28), divulgou o Ministério do Planejamento.

De acordo com a pasta, o baixo interesse se deu porque o programa foi instituído por medida provisória, que caducou nesta terça-feira (28).

+ 'No Senado, a reforma passa', diz Jucá, sobre a Previdência

"Ao longo da tramitação da medida provisória no Congresso, as condições originalmente propostas podem ser melhoradas. Essa expectativa leva o servidor a esperar a conversão da MP em lei antes de pedir um desligamento definitivo", afirmou o ministro Dyogo Oliveira, em comentário enviado pelo ministério.

Segundo o Planejamento, a MP, que perdeu a validade nesta terça, será reenviada em janeiro -uma mesma medida provisória não pode ser editada duas vezes em um mesmo ano legislativo.

A pasta informou ainda que a adesão à redução de jornada, de 40 para 30 horas semanais, atraiu 140 servidores. No caso da redução de jornada de 40 horas para 20 horas semanais, a adesão foi de 13 servidores. A licença não remunerada incentivada atraiu 11 servidores.

O programa foi lançado em julho deste ano.

Na tentativa de cortar gastos para cumprir a meta de deficit, o governo Michel Temer anunciou o PDV, a redução de jornada e a licença incentivada para tentar reduzir em cerca de R$ 1 bilhão por ano as despesas com a folha de pagamento dos servidores do Poder Executivo. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Confira uma receita de suco emagrecedor para o café da manhã

Posted: 28 Nov 2017 02:01 PM PST

O café da manhã é uma refeição muito importante mas que nem sempre recebe o devido valor. Como ele quebra um jejum de várias horas, o café da manhã é uma excelente oportunidade para otimizar a absorção de nutrientes e tratamentos.

A nutricionista e coach Verônica Laino, do blog Viva Bem, do UOL, ensina a fazer um suco rico em antioxidantes, que acelera o metabolismo, sacia e, de quebra, desintoxica o corpo. Confira:

+ 10 alimentos que dão energia para quem faz corridas longas

Ingredientes

10 uvas sem caroço (foi usada a verde, mas pode ser a roxa também)

1 rodela grossa de gengibre

1 folha de couve (sem o talo central)

1 colher de sopa de semente de chia (ou substitua pela semente de linhaça)

1 xícara de gelo

250ml de água morna

1 colher de sobremesa da erva: chá verde (ou um sachê de chá verde)

Modo de Preparo

Faça um chá com a erva e a água morna. Cubra e deixe abafar por quatro minutos. Depois coe o chá e descarte a erva.

No liquidificador, coloque o chá coado (não precisa esperar esfriar) e os demais ingredientes. Bata por um minuto na velocidade máxima. Beba em seguida!

Dica: para usufruir de todos os benefícios citados você deve consumir o suco logo em seguida.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Bruno Gagliasso e Ewbank agradecem apoio a Titi: 'Vamos até o fim'

Posted: 28 Nov 2017 02:00 PM PST

Os ataques sofridos por Titi Gagliasso, proferidos pela socialite Day McCarthy na web, ganharam ampla repercussão nacional, além de muito apoio da classe artística. Muitos colegas de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, pais da menina, usaram as redes sociais para mandar uma mensagem de carinho à família. Nesta terça-feira (28), o casal usou o Instagram para agradecer a força que recebeu.

"Queremos agradecer por todas as mensagens e formas de carinho que recebemos nesses últimos dias. Estamos fortes e determinados em seguir fazendo o que é certo e buscar justiça. Não foi a primeira vez que passamos por isso, certamente não será a última, e sabemos que como a nossa filha, milhares de outras pessoas são vítimas de agressões e preconceitos diariamente nesse país. Como disse Gil, hoje o racismo não está mais velado e sim revelado, e mais do que nunca precisa ser encarado de frente por todos nós. Estamos juntos nessa luta. Obrigado por todo apoio. Vamos até o fim por amor, respeito e igualdade racial. #antiracista #antiracism #amor", escreveu o casal.

+ Claudia Leitte é condenada a pagar R$ 380 mil de direitos a guitarrista

Bruno foi à DRCI-Delegacia de Repressão a Crimes de Informática na segunda-feira (27) no Rio de Janeiro, para prestar queixa por ofensas racistas sofridas por Titi. Na ocasião, o ator disse que a socialite, que mora nos Estados Unidos, vai pagar pelos seus atos.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Temer quer cercar Palácio do Jaburu com arames farpados

Posted: 28 Nov 2017 01:59 PM PST

A Presidência da República quer cercar o Palácio do Jaburu, residência do presidente Michel Temer, com arame farpado. O argumento apresentado é que o local tem "pontos vulneráveis", podendo ser alvo de protestos. A segurança do Palácio também foi "redobrada".

Para cercar o local, serão necessários 1.900 metros de concertina, que custarão R$ 81,3 mil aos cofres públicos.

Como apurado pelo "O Globo", há editais para comprar arame farpado, restaurar grades e adquirir tenda para os seguranças. Os leilões serão realizados na próxima terça-feira (5 de dezembro).

+ MEC divulga ranking das melhores universidade do Brasil

"Diariamente são noticiadas em mídias sociais, iniciativas de grupos sociais no sentido de convocar manifestações contra as autoridades do Poder Executivo, as quais podem direta ou indiretamente atentar contra a segurança das instalações da Presidência da República", explica o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), ministério que cuida da segurança do presidente.

A pasta cita que "diversas manifestações populares ocorridas nos últimos anos na cidade de Brasília, bem como em outras capitais brasileiras, têm provocado um aumento considerável dos riscos de danos ao patrimônio público".

A pista que passa em frente ao Jaburu e vai até o Alvorada tem bloqueio 24 horas por dia desde que houve uma tentativa de invasão da residência de Temer, no começo de julho.

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Temer e Alckmin discutirão saída do PSDB do governo no sábado

Posted: 28 Nov 2017 01:56 PM PST

O presidente Michel Temer deve se reunir no final de semana com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para discutir a melhor maneira de ocorrer o desembarque do PSDB da Esplanada dos Ministérios.

Nesta terça-feira (28), tanto o governador tucano, que deve assumir o posto de presidente nacional do PSDB, como o senador Aécio Neves (PSDB-MG) disseram publicamente que o partido deve deixar o governo federal.

"O momento do PSDB deixar o governo federal chegou, mas sai pela porta da frente, de cabeça erguida", disse o senador tucano.

Em conversas reservadas, o presidente tem afirmado que, caso a sigla decida sair, o desembarque será feito de maneira combinada e respeitosa.

O encontro deve ocorrer no sábado (2) em São Paulo, para onde o peemedebista viajará para entregar moradias do programa "Minha Casa, Minha Vida" em Limeira e Americana.

O presidente quer evitar que o episódio crie fissuras na relação entre o partido e o governo, que espera o apoio dos parlamentares tucanos na votação da reforma previdenciária.

+ Assumir a presidência do PSDB foi um pedido de FHC, diz Alckmin

A expectativa é de que o PSDB deixe os cargos na Esplanada dos Ministérios na semana que vem, antes da convenção nacional do partido, marcada para o próximo dia 9.

A única indefinição é a saída do ministro Aloysio Nunes Ferreira, que pode ser mantido à frente das Relações Exteriores como nome da cota pessoal do presidente.

A pedido de Temer, Aécio Neves defendeu nesta terça-feira (28) que o partido feche questão a favor da reforma.

O Palácio do Planalto calcula contar hoje com cerca de 250 votos favoráveis à reforma, número aquém dos 308 necessários para aprová-la.

Em encontro com governadores, na semana passada, Temer afirmou que só pretende colocá-la em votação quando tiver uma margem segura de apoio.

A ideia do presidente era votá-la em primeiro turno na Câmara em dezembro, mas até mesmo líderes da base aliada consideram difícil que isso ocorra neste ano.

Na semana passada, após apresentar o novo texto, o relator Arthur Maia (PPS-BA) disse acreditar que, caso a proposta fique para 2018, ela dificilmente será aprovada. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

'Administraremos a situação', diz Trump sobre Coreia do Norte

Posted: 28 Nov 2017 01:51 PM PST

Em encontro com jornalistas na Casa Branca nesta terça-feira (28), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou rapidamente o lançamento de um míssil intercontinental pela Coreia do Norte.

"E uma situação que administraremos", declarou, sem dar mais detalhes. A reunião havia sido convocada para falar sobre a reforma fiscal de seu governo. As informações foram divulgadas pela agência de notícias ANSA.

+ Coreia do Norte dispara novo míssil balístico

Mais cedo a Coreia do Norte realizou um novo lançamento de míssil balístico não identificado, na madrugada (horário local) desta terça. A informação foi divulgada pela agência Yonhap News, da Coreia do Sul.

O míssil foi disparado da província de South Pyongan. O gabinete do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, informou que o míssil lançado pela Coreia do Norte "parece ter caído da zona econômica exclusiva", área de mar adjacente às águas territoriais do país.

Em resposta, as Forças Armadas da Coreia do Sul conduziram um lançamento de "mísseis de ataque de precisão".

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Juju Salimeni fala sobre separação: 'Última tristeza da minha vida'

Posted: 28 Nov 2017 01:45 PM PST

Sucesso na Internet, Juju Salimeni gravou um vídeo para o seu canal no Youtube em que enumerava 50 fatos sobre ela mesma. Dentre algumas curiosidades, a repórter do 'Legendários' revelou que sua separação do marido Felipe Franco foi a última coisa que a fez chorar.

"Foi muito triste ficar separada, muito triste o que a gente enfrentou. Foi a última tristeza da minha vida. Se Deus quiser, não será mais. Não vou mais chorar por esse motivo", contou ela.

+ Band mantém decisão sobre Masterchef Jr. mesmo após investida do SBT

A musa fitness revelou ainda o que ela não pode morrer sem realizar. "Se Deus quiser, sem formar a minha família. Criar um lar: marido, mulher, criança. É o meu sonho", contou.

Juju e Felipe reataram o casamento no início de novembro depois de 2 meses separados.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

CBF divulga quatro finalistas para gol mais bonito do Brasileirão

Posted: 28 Nov 2017 01:43 PM PST

A CBF divulgou os quatro finalistas para gol mais bonito do Brasileirão. A votação pode ser feita pelo Facebook da entidade. 

Os finalistas são: Matheus Rosseto, do Atlético-PR, Réver, do Flamengo, Otero, do Atlético-MG, e Hernanes, do São Paulo. Assista abaixo e escolha seu favorito.

 

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Justiça decide que atirador de colégio em Goiânia ficará 3 anos recluso

Posted: 28 Nov 2017 01:35 PM PST

O garoto de 14 anos que abriu fogo contra colegas de classe do Colégio Goyases, em Goiânia, cumprirá três anos de internação em unidade do sistema socioeducativo do estado. A Justiça de Goiás, através do juizado da Infância e Juventude, anunciou a medida nesta terça-feira (28).

Como lembrou o portal Metrópoles, no ataque, onde ele utilizou a arma da mãe que, a exemplo do marido, é policial militar, dois alunos de 13 anos foram mortos e outros quatro feridos, entre os quais, uma adolescente de 14 anos que ficou paraplégica.

+ Corpo de jovem desaparecido após rave é encontrado boiando em lago

A pena de três anos de reclusão é o máximo previsto em lei como medida socioeducativa imposta a adolescentes infratores. A advogada do atirador, Rosângela Magalhães de Almeida, afirmou que a defesa não vai recorrer "dada a gravidade dos fatos e a preocupação constante e primeira de garantir a integridade física dele, já que o jovem é filho de (policiais) militares".

Ataque

O jovem confessou o crime e afirmou que o cometeu por ter sofrido bullying pelos colegas. Ele disse à polícia que se inspirou nos massacres de Columbine, nos Estados Unidos, e de Realengo, no Rio de Janeiro.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

MEC divulga ranking das melhores universidade do Brasil

Posted: 28 Nov 2017 01:35 PM PST

A Unicamp foi considerada a melhor universidade do país no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nessa segunda-feira (27). Com 4,3 pontos, a instituição é a única universidade estadual entre as dez mais bem colocados no ranking.

O estudo foi realizado com dados de 2016 e confirma o último levantamento, de 2015, no qual a Unicamp já ocupava a ponta. Confira as dez universidades mais bem colocadas:

1ª. Unicamp - 4,37 pontos

2ª. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 4,28 pontos

3ª. Universidade Federal de Minas Gerais - 4,20 pontos

4ª. Universidade Federal de São Paulo - 4,14 pontos

5ª. Universidade Federal do Rio de Janeiro - 4,11 pontos

6ª. Fundação Universidade Federal do ABC - 4,10 pontos

7ª. Universidade Federal de Santa Catarina - 4,09 pontos

8ª. Universidade Federal de Viçosa - 4,05 pontos

9ª. Universidade Federal de Lavras - 4,04 pontos

10ª. Universidade Federal de São Carlos - 3,98 pontos

Como explica o MEC, o índice vai de zero a cinco e considera três anos de avaliações, sendo a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de qualidade da graduação; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes; e a distribuição dos alunos entre diferentes níveis de ensino.

Também são levadas em conta as condições de ensino, corpo docente, instalações físicas, projeto pedagógico dos cursos e o resultado dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Veja a lista completa no site do MEC.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Jô Soares fala sobre assédio em sua autobiografia

Posted: 28 Nov 2017 01:32 PM PST

O apresentador, diretor e humorista Jô Soares, 79, anunciou que o segundo volume de sua autobiografia deve sair ainda em 2018. Ele anunciou a previsão durante o lançamento da primeira parte da obra, "O Livro de Jô - Uma Autobiografia Desautorizada", que aconteceu nesta segunda (27), no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, onde comentou parte do conteúdo sobre sua vida pessoal reunida nos livros.

Na foto da publicação do segundo volume, ainda inédita, Jô aparece de costas, sentado numa cadeira. Já na obra que começa a ser comercializada ainda neste mês, a imagem de capa mostra Jô quando criança.

+ Justiça suspende sessão que envolve Silvio Santos e Teatro OficinaNotícias ao MinutoO primeiro volume do livro escrito junto com o editor Matinas Suzuki Jr., da Companhia das Letras, conta a vida do apresentador da infância com a família no Rio, onde ele nasceu em 1938, aos primeiros passos no teatro e na televisão em São Paulo, na virada dos anos 1960 para os 1970.

Com mais de 500 páginas, a obra conta passagens memoráveis na televisão, no teatro e no cinema, além de detalhes da vida pessoal do humorista. 

Um dos assuntos abordados em "O Livro de Jô - Uma Autobiografia Desautorizada", é o assédio que o apresentador revela ter sofrido quando criança. "Eu falo no livro sobre o cara do cinema que passou a mão na minha coxa. Eu tinha sete anos", disse à reportagem. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Maia diz que comissão sobre foro será instalada ainda neste ano

Posted: 28 Nov 2017 01:25 PM PST

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira, 28, que a comissão especial que discute uma restrição ao foro privilegiado estará instalada até o final do ano. Maia se encontrou nesta tarde por cerca de uma hora com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.

Na quinta-feira da semana passada, a Corte formou maioria para restringir a prerrogativa de foro apenas para acusações relacionadas ao mandato do parlamentar federal e cometida no período em que o investigado está no cargo. Ao deixar o Supremo, Maia afirmou que conversou com Cármen para garantir que o tema será tratado com base no diálogo entre os poderes e que o Legislativo não irá aprovar um texto de enfrentamento ao Judiciário. "Não estou tratando do mérito. Estou tratando da forma. Nós vamos dialogar, nós vamos dialogar, nós vamos dialogar. Não vai ter aprovação de um texto que seja um enfrentamento com um texto já majoritário no Supremo", disse o presidente da Câmara, ao deixar a reunião com Cármen.

+ Fachin revoga prisão de ex-assessor da família de Geddel e Lúcio Vieira

O presidente da Câmara disse que a ideia é que até o início de 2018 haja um "texto de diálogo entre os poderes no Brasil". Segundo ele, os dois estão tendo conversas "de forma permanente" para "construir soluções em conjunto". Ele mencionou ainda que no encontro falou com Cármen de outros temas debatidos no Congresso, como o teto salarial do funcionalismo público e uma nova redação para a lei de abuso de autoridade.

"O que eu tenho deixado claro, conversado com os deputados, é que nós não queremos um texto que seja contra outro poder. Queremos um texto que melhore a legislação nesses dois temas (foro e teto) e também no abuso. Não tem nada que não vá ser dialogado de forma transparente para que a Câmara, Senado, Legislativo e Judiciário possam avançar naquilo que a sociedade demanda de todos nós", afirmou Maia.

O debate pelo Congresso do teto do funcionalismo e do abuso de autoridade são comumente vistas no Judiciário como uma reação do Congresso a decisões judiciais que desagradam o Legislativo. Maia, no entanto, frisou que a intenção de manter o diálogo com o STF é mostrar que os temas não serão pautados "contra ou favor de ninguém".

"São temas que a sociedade espera um avanço importante, tanto na contenção de gastos como na nova regulamentação do foro privilegiado", afirmou o presidente da Câmara. Sobre o teto, Maia afirmou que o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público "já têm feito o trabalho de organizar todo o acervo deles de informação para que se possa construir um texto em conjunto".

Pacheco

Maia afirmou que ainda não fez convite para o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), migrar para o DEM. Pacheco se aproximou nos últimos tempos de Maia, com quem iniciou conversas para migrar para o DEM e ser o candidato da sigla ao governo de Minas Gerais.

"Seria muito bom que ele viesse para o DEM. É um grande quadro e tem muita chance de ser governador (de Minas Gerais)", disse Maia. Pacheco deve ser confirmado como presidente da comissão especial que vai discutir a PEC do foro privilegiado. Com informações do Estadão Conteúdo. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Robô promete te ajudar a acabar com a insônia; entenda

Posted: 28 Nov 2017 01:21 PM PST

Se costuma ter insônia, sabe o quanto pode ser tentadora a hipótese de recorrer a comprimidos para dormir. Uma nova solução, mais simples e saudável, promete mudar a sua rotina.

O robô Somnox tem a forma de um amendoim e se expande e contrai de forma simular à respiração. Ele leva o utilizador a entrar num ritmo respiratório mais propício para uma noite de sono tranquilo.

+ Aplicativo grátis deixa a sua internet mais rápida

O projeto Somnox começou na Universidade, mas os desenvolvedores viram o seu potencial e acabaram por criar uma empresa para comercializar este robô. Agora, estão à procura de financiamento através da plataforma de crowdfunding Kickstarter.

O vídeo acima dá mais detalhes sobre o projeto.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Mãe denuncia estupro de menina de 4 anos por casal de vizinhos

Posted: 28 Nov 2017 01:18 PM PST

Uma mãe denunciou neste domingo (26) o estupro da filha de apenas quatro anos que foi vítima do casal de vizinhos. A mulher explicou que deixou a criança com eles enquanto participava de uma seleção de emprego, na cidade de Itabuna, sul da Bahia.

Segundo o portal G1, o caso está sendo investigado pelo complexo policial de Itabuna. Como a cidade não tem delegacia especializada que apura crimes contra crianças e adolescentes, a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) deve apurar o caso.

+ Ex-vigia preso após estuprar 8 meninas diz que 'crianças seduziam'

A delegada responsável, Ivete Oliveira, diz que a polícia ainda apura a situação e ninguém foi preso até esta terça-feira (28). A menina foi à delegacia, mas não quis falar e foi encaminhada para fazer exame pericial pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Família não tem contato com mulher que fez ofensas raciais contra Titi

Posted: 28 Nov 2017 01:16 PM PST

Dayane Alcântara Couto de Andrade, de 28 anos, publicou um vídeo em seu perfil no Instagram no qual chama a filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank 'macaca com cabelo de bico de palha'.

Nas redes sociais, a socialite que atualmente vive no Canadá se apresenta por Day McCarthy. No entanto, as informações sobre a vida de Dayane ainda são um mistério.

Em entrevista ao jornal O Globo, parentes disseram que perderam o contato quando Dayane foi morar no Rio de Janeiro, deixando a casa da mãe na cidade de Presidente Kennedy, no Espírito Santo. A jovem nasceu em Cancelas, no interior do estado.

+ Delegada: socialite que ofendeu Titi pode ser punida mesmo fora do país

"Ela estudou em escolas particulares, frequentou durante um ano a Igreja Batista, até se mudar para o Rio. Foi morar na capital fluminense depois de conhecer um músico. Sempre sonhou em ser rica e famosa. Foi uma adolescente muito revoltada. Vendo tudo isso o que ela tem feito, acho que está maluca. Precisando de ajuda psiquiátrica", disse o parente que não foi identificado.

"Há muito tempo, desde que deixou o Espírito Santo, não sabemos muita coisa dela. O que dizem é que casou com um italiano rico e foi com ele para os Estados Unidos, depois para o Canadá", contou outro parente.

"Quando o pai morreu, ela tinha 18 anos. Ele deixou uma herança. Ela brigou com a mãe, pegou a parte dela e foi viver a vida dela. Conheceu um músico de uma banda famosa, que fazia um show em Presidente Kennedy, e foi morar com ele no Rio", afirmou um parente.

Dayane viajou para os Estados Unidos, onde ficou ilegalmente e trabalhou como babá e num shopping. "Ela conseguiu cidadania americana. Já separada do empresário, ficou rica. É tudo o que nós sabemos", disse outro.

A família acredita que a jovem foi revoltada com a vida pobre na infância e diz que ela sempre sonhou ser rica e famosa. "Ela cresceu revoltada com a infância pobre. Mas era uma pessoa muito diferente dessa mulher que hoje precisaria de tratamento médico. Capaz de desejar a morte de um sobrinho, uma criança que sofre de uma doença grave", revelou uma prima.

Em seu perfil no Instagram, com mais de 700 mil seguidores, a socialite afirma que já publicou quatro livros e que o que mais almeja na vida é servir de "inspiração". Após a repercussão da injúria racial, a conta de Dayane no Instagram ganhou 50 mil novos seguidores.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

9 alimentos que as crianças devem comer

Posted: 28 Nov 2017 01:16 PM PST

Quanto mais cedo se começa a desenvolver uma alimentação saudável e equilibrada, melhor. Numa época em que os alimentos processados, congelados e embalados fazem parte da alimentação desde cedo, é importante falar (e adicionar no cardápio) dos alimentos aliados da saúde. O site El Mundo compilou as mais recentes recomendações médicas e nutricionais para as crianças, que listamos aqui.

Embora a alimentação infantil ideal dependa de criança para criança, e isso só um especialista pode fazer, existem alimentos que são indispensáveis. Entre eles está a água, indispensável em qualquer fase da infância, tal como os alimentos ricos em vitamina C, um dos micronutrientes que mais protegem o organismo e reforçam o sistema imunológico. A vitamina C é fundamental para a boa absorção do cálcio, algo que, na infância, é crucial. Incluem-se na lista laranja, kiwi, manga, morango, pimentão, etc.

+ Confira uma receita de suco emagrecedor para o café da manhã

Os peixes gordos e ricos em ácidos graxos ômega 3, como o salmão estimulam o desenvolvimento cerebral, sendo, por isso, aliados em época escolar. De acordo com o site El Mundo, a alimentação infantil deve incluir ovos e que oferece bons níveis de vitamina A, B8, B12, ferro, selênio, iodo e zinco.

Uma vez que os carboidratos são uma fonte de combustível por excelência e as crianças têm energia para dar e vender, os cereais integrais, como arroz e trigo, são aliados da alimentação infantil, pois promovem uma melhor sensação de saciedade, são mais nutritivos e previnem o ganho de peso.

Os vegetais devem ser parte integrante da alimentação diária dos pequenos, assim como as leguminosas, que podem e devem fazer as vezes da carne quando combinadas com carboidratos complexos. As leguminosas são uma proteína de origem vegetal rica em nutrientes e propriedades benéficas para a saúde.

Uma vez que os lanches matinais são verdadeiros pecados da alimentação dos mais novos, trocar os bolos e pães industrializados por nozes e castanhas é uma opção sensata, pois este tipo de alimento é uma fonte de gordura saudável e repleta de vitaminas (A, D, E e K) e minerais (selênio, magnésio, cobre e zinco). E por falar em gorduras saudáveis, o azeite deve ser o óleo preferido no cozimento e tempero das refeições.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

'Prestar esclarecimentos sobre o quê?', rebate Eurico após ser intimado

Posted: 28 Nov 2017 01:11 PM PST

Após obter uma vitória na Justiça e ser intimado a depor pela Polícia Civil, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, concedeu entrevista coletiva em São Januário nesta terça-feira (28).

Reclamando do foco do noticiário nos dias que antecedem a decisão deste domingo (3), contra a Ponte Preta, que pode garantir uma vaga ao time cruzmaltino na Libertadores, o dirigente se mostrou surpreso com a Delegacia de Defraudações, que exigiu sua presença nesta quarta-feira (29), às 14h, para prestar esclarecimentos sobre o que chama de "indícios de fraudes" na eleição do clube, ocorrida no último dia 7.

+ MAIS SOBRE ESPORTE

"Tínhamos que estar exaltando a campanha do Vasco. Vemos que o noticiário é outro. O que interessa é outra coisa. São coisas dirigidas. Tinha um julgamento hoje sobre um HD que tinha sido apreendido de forma irregular, era uma prova ilícita. Não podia ter outra decisão que não fosse a que tivemos hoje", disse.

"Não me lembro de ver uma coletiva dizendo que tem um inquérito, indícios. Nem sabemos que denúncia é. Não sei o motivo de ser convocado. Prestar esclarecimento sobre o quê? Não sei. Esse inquérito estaria sob sigilo, e ela vai e convoca coletiva", completou Eurico.

A questão da audiência envolvendo um HD, citada pelo dirigente, aconteceu na tarde desta terça no Tribunal de Justiça do Rio. O julgamento em questão avaliava a possibilidade de periciar ou não o banco de dados dos sócios apreendido desde agosto e que estava sob juízo. Por 2 votos a 1, decidiu-se pela devolução dos HD's ao clube sem que eles fossem investigados, o que foi interpretado como uma vitória por parte do Eurico.

A oposição acreditava que esta perícia seria o grande "batom na cueca" que comprovaria o esquema de fraude na associação de pessoas ao Vasco.

Na entrevista coletiva concedida nesta terça pela delegada Patricia Aguiar, da Delegacia de Defraudações, a autoridade alegou que o clube descumpriu o prazo para entregar a lista de votantes, o que pode acarretar numa denúncia por crime de desobediência. Eurico, por sua vez, se mostrou tranquilo.

"Não tenho qualquer tipo de problema, nunca me furtei de nada. Tudo que foi solicitado o Vasco forneceu. A lista dos votantes nós já fornecemos há muito tempo. A delegada solicitou uns documentos, e, mesmo não sabendo baseada em que, tudo foi fornecido. Não há preocupação sobre isso", disse. Com informações da Folhapress. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Munik Nunes ostenta em foto em banheira de SPA: 'se achando.com'

Posted: 28 Nov 2017 01:05 PM PST

Recém-casada com empresário cearense Anderson Felício, a vencedora do BBB16 Munik Nunes leva uma vida de muitos mimos, por conta do sucesso que faz nas redes sociais. Em seu Instagram, por exemplo, é comum ver marcas de diversos setores tentanto ter o nome atrelado ao da ex-BBB. Nesta terça-feira (28), por exemplo, a morena posou na banheira de um SPA e fez questão de dividir o momento com seus fãs.

"Porque se for pra ir no spa e não tirar fotinha na banheira, eu nem vou!", escreveu a bela. Em outra foto, ela brincou: "Seachando.com".

Record anuncia fim de 'A Fazenda 9'; saiba o dia

Com 5 milhões de seguidores no Instagram, Munik é daquelas celebridades da web que podem se dar ao luxo de viver apenas com os publiposts, as postagens feitas em troca de pagamento.

Se achando.com 

Uma publicação partilhada por ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Munik Nunes (@muniknunes) a Nov 28, 2017 às 6:55 PST

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

STF rejeita queixa-crime de filho de Lula contra deputado tucano

Posted: 28 Nov 2017 01:03 PM PST

Por 5 a 0, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira, 28, rejeitar a queixa-crime do empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), contra o deputado federal Domingos Sávio Resende (PSDB-MG). O empresário pretendia abrir uma ação penal contra o parlamentar.

Ao recorrer ao STF, o filho de Lula alegou ter sido surpreendido pelas afirmações do deputado, que em entrevista à Radio Minas, em fevereiro de 2015, disse "o Lulinha é um dos homens mais ricos do Brasil".

"Hoje é uma bandalheira, o homem tá comprando fazendas de milhares, e milhares de hectares, é toda semana, é um dos homens mais ricos do Brasil, e ficou rico do dia para a noite, assim como num passe de mágica, rico, fruto da roubalheira que virou este País", disse o deputado na ocasião.

A defesa de Lulinha também acusa o deputado de ter reiterado sua "conduta criminosa" e continuado a "afrontar a honra" em outra entrevista, concedida ao programa "Bom Dia Divinópolis", no qual o parlamentar afirmou que "não é possível que alguém envolvido diretamente com o poder ou o presidente Lula e seu filho não sejam investigados".

+ PF diz que há indícios de crimes praticados por Geddel e Lúcio Vieira

Seguimento

Em setembro deste ano, a relatora do caso, ministra Rosa Weber, negou seguimento ao pedido da defesa do filho de Lula, sob o argumento de que as declarações estavam protegidas pela imunidade parlamentar.

"A verbalização da representação parlamentar não contempla ofensas pessoais via achincalhamento ou licenciosidade da fala. Placita, contudo, modelo de expressão não protocolar ou mesmo desabrido em manifestações, muitas vezes, ácidas, jocosas, mordazes ou até impiedosas em que o vernáculo contundente, ainda que acaso deplorável no patamar de respeito mútuo a que se aspira em uma sociedade civilizada, embala a exposição do ponto de vista do orador", observou a ministra na sessão de julgamento.

O ministro Luís Roberto Barroso concordou com o entendimento da ministra. "Sem parecer que nós endossamos esse tipo de linguagem áspera e desrespeitosa, mas acho que protegida, sim, pela imunidade", afirmou Barroso.

Procurado, o deputado federal Domingos Sávio Resende não havia respondido à reportagem até a publicação deste texto.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Rodrigo é dispensado de treino da Ponte e deve deixar clube em breve

Posted: 28 Nov 2017 01:02 PM PST

Após ter sido expulso no último domingo por 'inserir o dedo na nádega do adversário', como dizia a súmula, ver seu time perder de virada e ser rebaixado, o zagueiro Rodrigo está fora dos planos da Ponte Preta.

+ SOBRE ESPORTE

Aos 37 anos, o defensor foi dispensado pelo clube dos treinos:

"A Ponte informa que o zagueiro Rodrigo foi liberado dos treinos desta semana - o time se reapresenta na quarta. A diretoria e o empresário do jogador estão definindo a situação do atleta", disse a assessoria do time de Campinas.

A atitude de Rodrigo foi rechaçada a tal ponto que até o companheiro de time Luan Peres criticou o ato.

Pela última rodada do Brasileiro, a Ponte enfrenta o Vasco.

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Coreia do Sul reage a míssil com exercícios militares

Posted: 28 Nov 2017 12:55 PM PST

A Coreia do Norte lançou um novo míssil balístico na madrugada desta quarta-feira (29), tarde de terça no horário brasileiro.

A informação é da agência sul-coreana "Yonhap", que diz que um projétil "não identificado" foi disparado de uma área nos arredores de Pyongsong, na província de Pyongan Sul, centro-oeste do país asiático.

+ Míssil norte-coreano caiu perto de águas japonesas

O míssil voou na direção leste e, segundo a "Yonhap", os militares de Coreia do Sul e Estados Unidos estão analisando os detalhes do lançamento. Em resposta, as Forças Armadas de Seul conduziram um lançamento de "mísseis de ataque de precisão".

Esse foi o primeiro teste balístico do regime de Kim Jong-un desde 15 de setembro, quando um projétil intermediário sobrevoou a ilha japonesa de Hokkaido e caiu no Oceano Pacífico.

Durante a manhã, o governo do Japão já havia anunciado a captação de sinais de rádio que poderiam indicar a preparação de um novo lançamento. O disparo chega menos de 10 dias depois de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter incluído a Coreia do Norte na lista de Estados patrocinadores do terrorismo.

O país asiático tinha sido retirado da relação em 2008, pelo então mandatário George W. Bush, em uma tentativa de salvar as negociações sobre o programa nuclear de Pyongyang.

Desde o início do ano, a troca de provocações tem sido intensa na península coreana, alimentada pela retórica agressiva de Trump e Kim Jong-un. Além de projéteis de curto e médio alcance, a Coreia do Norte testou mísseis intercontinentais capazes de atingir os EUA e realizou, em setembro, a maior detonação nuclear de sua história.

O teste provocou um terremoto de magnitude 6.3 na escala Richter e, segundo Pyongyang, foi feito com uma bomba de hidrogênio. Em resposta, Trump deslocou um submarino nuclear e bombardeiros para a região e ameaçou atacar o país asiático com "fogo e fúria nunca antes vistos". Com informações da ANSA.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Arquivo Nacional recebe exposição que homenageia Santos Dumont

Posted: 28 Nov 2017 12:51 PM PST

O Arquivo Nacional, no centro do Rio de Janeiro, recebe a partir de hoje (28) a exposição que homenageia os 110 anos do primeiro voo do Demoiselle, o segundo avião de Santos Dumont (1873-1932).

Em novembro de 1907, o Demoiselle voou pela primeira vez em público. Para marcar a data, o Centro de Documentação da Aeronáutica (Cendoc) apresenta no Arquivo Nacional a exposição que exibe uma réplica da aeronave em tamanho natural, com condições de voo.

"Santos Dumont é a razão de existir de toda a atividade aeronáutica", diz a curadora da mostra Asas que protegem o país – tributo a Santos Dumont, coronel Sahara Burity Fernandez Cyrino.

Ela lembra que o Demoiselle veio depois do avião mais conhecido de Santos Dumont, o 14 Bis. "Santos Dumont não patenteou este invento [Demoiselle] de propósito porque ele queria popularizar seu uso na França. Foram feitas várias séries dessa aeronave. Era um avião leve, prático, transportável. Santos Dumont o carregava em automóvel. Ele utilizava esse avião para visitar os amigos."

A mostra também conta com uma maquete artística do balão nº6 que contornou a Torre Eiffel em 1901, com o qual o Santos Dumont provou a dirigibilidade dos balões.

Também estão expostos recortes de jornais colecionados pelo próprio aviador, com notícias a respeito de seus inventos, além de documentos de Santos Dumont e de um acervo inédito de fotografias de aviação de Johnson Barros.

Para o diretor do Cendoc, coronel intendente Carlos Alberto Leite da Silva, Santos Dumont deve ser lembrado por seu caráter inovador e por lançar as bases da Força Aérea. O aviador é patrono da Aeronáutica brasileira. "Ele tem uma grande relevância por sinalizar os valores importantes para a Força Aérea: o empreendedorismo, a forma de pensar rápida e arrojada."

A exposição fica em cartaz no Salão Nobre do Arquivo Nacional até 31 de janeiro de 2018, das 10h às 17h, na Praça da República, 173, com entrada franca. Com informações da Agência Brasil.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

MinC anuncia verba de R$ 8 mi para desfiles de escolas de samba do Rio

Posted: 28 Nov 2017 12:48 PM PST

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, anunciou nesta terça-feira (28) verba de R$ 8 milhões para o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Do montante, R$ 7 milhões será de patrocínio direto da Caixa Econômica Federal e o resta por meio da Lei Rouanet, a lei federal de incentivo à cultura. As informações são do G1.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou em junho corte da metade dos R$ 26 milhões destinados ao Carnaval na cidade. Ele alegou que o dinheiro seria usado para pagar creches conveniadas com o município. Na ocasião, o presidente da Liga das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira, informou que o corte poderia inviabilizar o desfile.

+ Maia decide se reunir com servidores federais que ameaçam greve

Os representantes das escolas chegaram a se reunir com o presidente Michel Temer no fim de julho. O peemedebista teria garantido R$ 13 milhões ao evento, segundo participantes da reunião.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Aplicativo grátis deixa a sua internet mais rápida

Posted: 28 Nov 2017 12:42 PM PST

A configuração padrão dos roteadores pode não ser a melhor para ter uma internet mais rápida. Isto porque os canais pré-configurados tendem a ser congestionados, ocasionando lentidão, especialmente se os vizinhos utilizarem a mesma frequência que a sua. Uma ferramenta gratuita pode resolver esse problema.

O Wifi Analyzer, disponível para Android, encontra os canais Wi-Fi mais livres na sua localidade. Confira o tutorial do site "TechTudo", que vai te ajudar a melhorar a velocidade da sua internet:

Encontrando o canal ideal

1. Baixe o Wifi Analyzer;

2. Ao abri-lo, você verá uma tela com gráficos, com três ícones na parte superior. Toque no ícone com desenho de olho e selecione "Classificação do Canal";

3. Toque no triângulo amarelo localizado na parte de cima da lista e selecione a sua rede Wi-Fi;

4. O Wifi Analyzer indicará automaticamente quais são os melhores canais para você.

+ Seu celular está protegido? Teste em antivírus tira a prova

Alterando o canal

1. Acesse as configurações do roteador digitando o IP do equipamento na barra de endereço do navegador;

2. No sistema do roteador, entre na opção "Interface Setup" ou "Configurações de Interface";

3. Clique na opção "Wireless" ou "Sem fio";

4. Localize a ferramenta "Channel" e altere para Brasil;

5. Abra a caixa de opções de canal e selecione o indicado pelo Wifi Analyzer;

6. Pressione o botão "Save" ou "Salvar".

Realizando este procedimento, a sua rede wi-fi deve ficar com uma velocidade maior.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Meghan Markle já dá pistas sobre seu vestido de noiva

Posted: 28 Nov 2017 12:37 PM PST

Meghan Markle e o príncipe Harry mal anunciaram o noivado e o interesse sobre a cerimônia mais importante de 2018 já começou com tudo! Um dos detalhes mais aguardados é o vestido que será usado pela noiva, bem como os detalhes da cerimônia.

Analisando suas entrevistas passadas, é possível ter algumas pistas sobre o modelo escolhido pela atriz. "Clássico e simples é o que mais me agrada, talvez com um toque moderno", contou Meghan em entrevista à revista Glamour americana, em março de 2016. Ela escolhe os estilistas Delphine Manivet, Christos Costarellos, Ellie Saab e J. Mendel como seus preferidos em uma futura cerimônia.

+ Todos os detalhes do noivado do Príncipe Harry e Meghan Markle

Ao ser questionada sobre o vestido preferido usado por uma noiva famosa, Meghan cita o modelo usado por Carolyn Bessette-Kennedy, que se casou com John Fitzgerald Kennedy Jr. em 96 e morreu ao lado do marido em um trágico acidente aéreo em 99. Durante a série 'Suits', Meghan usou um vestido de noiva da coleção de Anne Barge.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Justiça condena hospital de Brasília por morte de filho de governador

Posted: 28 Nov 2017 12:35 PM PST

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) condenou um hospital em Brasília a indenizar o governador do Maranhão, Flávio Dino, e a ex-mulher dele, Deane Fonseca, pela morte do filho do casal, Marcelo Dino, em fevereiro de 2012. As informações são do site Metrópoles.

O hospital Santa Lúcia foi codenado a pagar R$ 90 mil para cada um dos pais, com correção monetária e juros de 1% ao mês a partir da data do óbito. A unidade de saúde informa que recorrerá da decisão de primeira instância.

Marcelo Dino morreu em 14 de fevereiro de 2012, aos 13 anos, após sofrer crise de asma. No dia anterior, ele foi levado pela mãe à unidade de saúde que é processada na Justiça. Em menos de 24 horas, porém, seu estado piorou e ele não resistiu.

Os pais apontam uma série de erros que teriam sido cometidos por profissionais do hospital, entre eles, demora no atendimento, realização de procedimentos inadequados e falta de médicos especialistas.

+ Corpo de brasileira morta em Lisboa chega nesta quinta ao país

O hospital alega que o pacidente já tinha doença grave preexistente, asma, e não fazia acompanhamento médico. A unidade de saúde informa, ainda, que a médica responsável pelo atendimento era profissional liberal, sem vínculo empregatício com o Santa Lúcia.

No entendimento da juíza substituta Clarissa Menezes Vaz Masili, o hospital teve responsabilidade parcial pela morte do garoto. "Verifico, assim, ter havido três concausas concorrentes (broncoaspiração, atraso no uso do medicamento e falha no tratamento prévio), já que, embora não se possa asseverar que, isoladamente, a conduta de cada uma das partes seria capaz de gerar os danos ao paciente, somadas foram necessárias e suficientes para o desfecho lesivo", afirma a magistrada na sentença.

Os pais também ajuizaram uma ação penal privada contra Izaura Costa Rodrigues Emídio e Luzia Cristina dos Santos Rocha, respectivamente, a médica e a enfermeira que atenderam Marcelo Dino. O governador e a ex-mulher pedem a condenação das profissionais por homicídio culposo. A ação ainda tramita na 2ª Vara Criminal de Brasília, após pedidos de arquivamento pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), pelo TJDFT e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Família Real pagará casamento de Harry e Meghan 

Posted: 28 Nov 2017 12:32 PM PST

O príncipe Harry, 33, e a atriz Meghan Markle, 36, anunciaram o mês e o local de seu casamento. O casal vai subir ao altar em maio de 2018, em data ainda não fornecida, na capela Saint George do castelo de Windsor, onde Harry foi batizado em 1984.

A igreja escolhida é menor do que a Abadia de Westminster, onde o príncipe William e Kate Middleton se casaram. Estima-se que cerca de 800 pessoas possam comparecer ao casamento de Markle e Harry.

O comunicado, feito pelo Palácio de Kensington, informou ainda que a família real vai pagar pela cerimônia. Um porta-voz da realeza disse que Markle será batizada na fé anglicana e dará início ao processo para se tornar uma cidadã britânica.

O Palácio de Kensington confirmou ao "The Guardian" que os bens pessoais de Markle estão sendo enviados do Canadá para o Reino Unido e que ela deixará para trás um de seus cachorros, Bogart, que passará a ser cuidado por amigos da atriz. Outro cão, um beagle chamado Guy, já está vivendo com a atriz no palácio. Markle também deve desistir da carreira como atriz para casar-se com Harry.

NOIVADO

Nesta segunda (27), o príncipe confirmou que vai se casar com a atriz, após um ano e meio de namoro. Horas depois do anúncio, eles fizeram sua primeira aparição juntos na qual Markle mostrou seu anel de noivado, que foi desenhado pelo próprio Harry.

A vida da atriz da série "Suits" não é a mesma desde que foi vista pela primeira vez com o príncipe Harry, em julho de 2016.

Ao confirmar o relacionamento, em novembro do mesmo ano, o Palácio de Kensington emitiu um comunicado afirmando que Harry ficou preocupado com a segurança da namorada após ataques ofensivos nas redes sociais e pela imprensa. Markle foi alvo de críticas por ter descendência negra e ser divorciada. Com informações da Folhapress. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Tempo fecha em 'A Fazenda' e Monick cospe em Marcos durante discussão

Posted: 28 Nov 2017 12:30 PM PST

A ida de Fábio Porchat à 'Fazenda' era para trazer um toque de humor ao reality show, mas acabou virando uma grande confusão. O apresentador tinha a missão de gravar uma brincadeira e entrevistar os peões para o seu talk-show, mas uma briga entre Monick e Marcos deixou o resultado bem diferente do previsto.

A confusão começou quando Monick demonstrou ter dificuldades para encher um balão durante a brincadeira promovida por Porchat. O humorista sugeriu que Marcos ajudasse a colega e ele se negou, dizendo que não queria correr o risco de contrair o vírus da hepatite B.

+ Juliana Paes fala sobre críticas por ter vivido Gabriela 'trintona'

Monick ficou bastante irritada com a provocação e começou a discutir com Marcos, sendo apoiada pelos seus colegas. No auge da raiva, a peoa cuspiu no médico.

Algumas cenas devem ir ao ar já nesta terça-feira (28), porém, segundo aposta o colunista Maurício Stycer, a Record deve exibir a briga completa no programa desta quarta.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Seu celular está protegido? Teste em antivírus tira a prova

Posted: 28 Nov 2017 12:27 PM PST

Desde 2014, segundo dados da ComScore, o número de usuários de celulares ultrapassou o de desktops. É fato: hoje, muita gente anda com um verdadeiro minicomputador em mãos, acessando a Internet sempre que quiser. Com o amplo acesso à web, os smartphones não estão imunes a vírus. Por isso, teve que ser criado o mobile security – versão do Internet security para celulares Android.

O problema é que, ao contrário dos antivírus de computador (que já passaram por diversos testes), esses produtos para combater malwares em smartphones deixam muito a desejar. Essa foi à conclusão da Associação que avaliou pela primeira vez 22 versões pagas e gratuitas de antivírus para celular.

Apesar dos maus resultados, não dá para ficar sem um antivírus instalado no aparelho. Isso porque a quantidade de malwares (vírus, cavalos de Troia, spywares, entre outros) não para de crescer. De 2015 para 2016, de acordo com a AV Test, houve um aumento de 134% dessas ameaças no sistema Android.

Por isso, a PROTESTE realizou o teste com os antivírus e apontou a opção que se saiu melhor (embora com uma nota nem tão boa assim).

+ Photoshop usa inteligência artificial e facilita a vida de designers

Antivírus atuam só no Android

No teste realizado, foi avaliado somente antivírus para celulares com sistema operacional Android. Isso porque não há mobile security para aparelhos com iOS, já que esse sistema é fechado, impedindo a existência de um antivírus dificultando muito a ação dos malwares.

Para descobrir o desempenho dos produtos, a PROTESTE realizou três testes. No primeiro, foram instalados 500 tipos de malwares em celulares e em seguida foram rodados os antivírus para verificar quantos eles conseguiriam identificar.

E aí vem a primeira surpresa: enquanto há produtos que detectam e bloqueiam praticamente todos (como o Eset, o Bitdefender e o GData), tem outros que deixam escapar a maioria das ameaças (o CM Security só percebeu 157 delas). No geral, boa parte não detecta nem 80% dos problemas.

No segundo teste, a situação foi ainda pior. A Associação simulou 500 ataques de diferentes phishings, ou seja, os técnicos entraram em sites coletam dados do aparelho (inclusive, as senhas do usuário) e vimos se os antivírus conseguiam perceber o perigo. Nesse caso, vale saber que nove antivírus informam que não atuam contra phishings, o que é inadmissível, já que esse tipo de ataque é muito perigoso.

Um dos aplicativos testados que diz ter o serviço não identificou nenhum phishing sequer: o 360 Security. Nenhum antivírus conseguiu detectar a totalidade (o melhor foi o Kaspersky, que encontrou 372 phishings).

Na última análise da PROTESTE, foi feito o download de 50 diferentes tipos de arquivo contendo malwares, com duas intenções: primeiro, ver se o antivírus detectaria a ameaça antes que o arquivo fosse definitivamente baixado, avisando para o usuário não prosseguir; segundo, checar se, após o download tendo conseguido ser feito, o antívirus pegaria o problema ao realizar o escaneamento (também chamado de varredura). Resultado: 12 produtos não avisaram a ameaça logo de cara.

O Bitdefender também detectou apenas um malware. Entre os que não detectaram, G Data e Kaspersky acabaram surpreendendo depois, ao apontarem, respectivamente, 44 e 43 malwares no escaneamento.

O McAffe foi o melhor na primeira análise, que é a mais importante, alertando para 45 ameaças antes que o arquivo fosse baixado. E, após o download, ele ainda conseguiu detectar mais duas ameaças. Ou, seja, atingiu quase 100% de eficácia, se levar em conta as duas análises.

Três marcas pouco seguras

Outro aspecto importante no teste da Associação foi a privacidade dos dados. Foi avaliado se os antivírus, na hora da instalação, passam dados não criptografados para o servidor dos aplicativos. Isso aconteceu com as duas versões do Norton, McAfee, Avira, Avast e 360 Security. Os três enviaram informações sobre o número de série do aparelho aos seus servidores e de terceiros. Porém, os dois últimos, mandaram forma não criptografada.

No geral, os antivírus não são difíceis de instalar e não oferecem grandes dificuldades de uso. Também possuem uma configuração padrão aceitável na maioria dos casos. E a memória do celular não ficará muito comprometida com o aplicativo. O que mais consome memória RAM é o 360 Security (149 MB), mais que o dobro de vários modelos. O Lookout foi o que usou menos (24 MB).

Apesar dos resultados de desempenho terem desapontado a dica da PROTESTE, é que você instale o Eset. E a boa notícia: a versão gratuita é quase tão boa quanto a paga.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Viúva diz que Cléber Santana não ficaria na Chape se estivesse vivo

Posted: 28 Nov 2017 12:25 PM PST

A tragédia com o voo 2933, da LaMia, completa um ano. O acidente, ocorrido na Colômbia, deixou 71 pessoas mortas, entre elas o meia Cléber Santana, jogador mais experiente daquele elenco da Chapecoense. O atleta pernambucano, que foi revelado pelo Sport Recife e passou por equipes como Santos, São Paulo, Atlético de Madrid, Mallorca e Flamengo, estava com 36 anos e já planejava encerrar a carreira quando ocorreu a fatalidade.

Mas como estão os filhos e a mulher de Cléber Santana nesses 12 meses após a tragédia? A viúva do jogador, Rosângela Loureiro Santana, conversou com exclusividade com o Esporte ao Minuto e falou sobre como está "seguindo a vida" com os dois meninos do casal: Aroldo, de 12 anos, e Clebinho, 15.

"Na verdade a gente está seguindo a vida, porque tem que seguir. O Aroldo e o Clebinho estão na escolinha do Sport, onde o pai começou (a carreira). O Clebinho até tem idade para ir para a base, mas como eles nunca tinham feito escolinha, achei melhor colocá-los", contou Rosângela, que disse não ter sido procurada e nem ajudada pelo Leão da Ilha.

"Eu que procurei (o Sport). Não fui falar com ninguém de dentro do clube. Coloquei os meninos na escolinha como qualquer outra criança. Até porque o que eles tiverem que conquistar, terá que ser por eles, e não pelo pai", acrescentou a mãe, garantindo que o herdeiro mais novo de Cléber Santana tem um futuro promissor no futebol.

 

"O Aroldinho está jogando muito. Eu achava que não ia dar nada, sabe? O Cléber falava sempre que o craque era o Clebinho quando eu escutava eles conversando. Mas eu não entendo nada de bola. Mas sei que pessoas ficam doidas quando veem o Aroldinho jogando. E ele diz que vai ser o orgulho do pai dele. É um menino que tem muita força de vontade", revelou Rosângela.

E como estão os meninos em relação a saudade do pai?

Estão bem. Mas no Dia das Crianças (12 de outubro) o Aroldinho chorou muito. Ficou vendo postagens dos pais (na internet)... Foi o maior chororô. O Aroldinho é mais sentimental do que o Clebinho. Geralmente as datas comemorativas são as piores. Eles sentem. Mas no dia a dia normal fica tudo bem, graças a Deus. Mas há dias que a crise vem, tanto neles quanto em mim.

Vocês não são apenas a razão do meu viver, vocês são a minha vida.

Uma publicação partilhada por Rosangela Maria Dos Santos (@rosangela_loureiro_) a Abr 5, 2017 às 1:44 PDT

Vocês passaram alguma dificuldade após a tragédia?

Graças a Deus não. O Cléber era muito centrado. Quando começamos (a namorar), desde menininhos, ele já pensava em guardar para o futuro. Aconteceu isso (a tragédia), mas ele deixou a gente bem estabilizado. Não precisei mudar a rotina dos meus filhos. Como ele já estava no final de carreira, ele deixou a minha e a família da mãe dele bem tranquilas. Mas não foi assim com os (jogadores) que estavam começando. Tem gente que está passando necessidade. Mas graças a Deus a gente está tranquilo.

E a Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Vôo da Chapecoense?

A associação está ajudando com algumas coisas, como a pagar a escola das crianças. Eles pagam um valor de 600 reais por criança. Querendo ou não já ajuda.

Rosângela também falou sobre a atual gestão da Chapecoense, que é acusada por familiares das vítimas, como por exemplo o filho do treinador Caio Júnior, de não ter dado o suporte prometido - incluindo financeiro - aos que sofreram o luto da tragédia.

"Eu dispenso falar do clube porque o clube não acrescentou nada na minha vida. Não mudou nada para mim. Quando aconteceu a tragédia, prometeram coisas que não cumpriram, como já falei em outras entrevistas. Estou correndo atrás dos meus direitos, assim como as outras esposas. Inclusive eu ainda não entrei na Justiça (contra a Chapecoense).

Mas a senhora vai acionar o clube na Justiça, certo?

Com certeza absoluta. Impossível eu não entrar.

Algum jogador procurou vocês para oferecer algum tipo de ajuda após a tragédia?

Ninguém nos procurou. Mas teve uma pessoa que nos ajudou muito, o Fabiano Porto, um amigo meu e do Cléber, advogado de Chapecó. Ele ajudou a todo momento e não cobrou um real. Ajudou outras esposas também, sem custo nenhum. Eu o considero como um pai.

Sobre a personalidade do Cléber, o que você poderia dizer?

Honestidade acima de tudo. Ele tinha um caráter enorme. Se o Cléber estivesse aqui, ele jamais teria ficado no clube (Chapecoense), com tudo o que vi acontecer, com as coisas que as pessoas fizeram com a gente (familiares). Pela pessoa que eu conheci, ele não ia aceitar essa situação.

Então se o Cleber não tivesse sido vítima da tragédia, ele deixaria a Chapecoense?

Ele não ficaria. Ele não iria aguentar ver as coisas que aconteceram com as esposas.

O Cléber era um "homem família"?

Ele era um marido exemplar, um pai carinhoso, brincalhão. Era muito amigo dos filhos. Era o marido mais carinhoso do mundo. Tem horas que fico olhando o Instagram dele, fico vendo as postagens, todo dia ele dizia "te amo hoje, amanhã e sempre". Parecia que adivinhava que um dia não estaria aqui.

Quanto tempo vocês estiveram juntos?

Iríamos fazer 18 anos juntos no dia 18 de maio deste ano. E no dia 20 de dezembro do ano passado, a gente faria 15 anos de casados. Eu comecei a namorar com o Cléber quando tinha 14 anos. Casei com 17, quando ele foi para o Vitória da Bahia. Ele queria me levar com ele, mas o meu pai só deixava eu sair de casa casada (risos). Aí pronto. Foi isso.

Meu casamento com. 17 anos 

Uma publicação partilhada por Rosangela Maria Dos Santos (@rosangela_loureiro_) a Dez 8, 2016 às 3:20 PST

Muita saudade?

Estamos seguindo a vida, estou tranquila com os meus filhos, até porque temos que seguir a vida. Só fica a saudade, que faz parte. Mas fazer o que, né? Tem que aprender a viver com a saudade. E hoje eu digo que poucas coisas me abalam na vida depois disso. Parece que eu não tenho mais medo de nada. Tudo é besteira, coisas "graves" para mim são besteiras. Na verdade a única coisa que eu tenho medo hoje é de morrer para não deixar meus filhos sozinhos. Eles já não têm o pai.

Partiu 

Uma publicação partilhada por Rosangela Maria Dos Santos (@rosangela_loureiro_) a Jul 14, 2017 às 6:23 PDT

RELEMBRE O ACIDENTE

O acidente com o voo LaMia 2933 aconteceu na noite do dia 28 de novembro de 2016. A aeronave transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, onde a equipe brasileira disputaria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional. O avião, que saiu do Aeroporto Internacional Viru Viru de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, caiu na região montanhosa de Cerro Gordo, na região de Antioquia (Colômbia).

Das 77 pessoas que estavam a bordo, 71 morreram, entre elas o piloto e comandante e outros 6 tripulantes. As outras vítimas foram: 19 jogadores da Chapecoense; 14 integrantes da Comissão Técnica; 9 dirigentes; 20 jornalistas e mais duas pessoas que viajavam como convidadas do clube.

Seis pessoas sobreviveram à queda: o goleiro Jackson Follmann, que teve uma das pernas amputada, e zagueiro Neto, o lateral Alan Ruschel, o radialista Rafael Henzel e dois tripulantes.

 meu eterno campeão e capitão 

Uma publicação partilhada por Rosangela Maria Dos Santos (@rosangela_loureiro_) a Jan 21, 2017 às 2:17 PST

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Laudo confirma lesão em Garotinho, mas não diz se ele foi agredido

Posted: 28 Nov 2017 12:24 PM PST

Após denunciar ter sido agredido, na última sexta-feira (24), dentro da cela onde estava preso, na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, zona norte do Rio de Janeiro, o ex-governador do estado Anthony Garotinho fez exame de corpo de delito.

O resultado, conforme informações de O Globo, deu positivo para lesões. No entanto, explica o delegado da 21ª Delegacia de Polícia, Wellington Vieira, o laudo não atesta se ele se autolesionou ou se foi agredido por alguém.

Os machucados, no joelho e no pé, foram causados por objeto contundente, segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML). Por causa da suspeita, a Polícia Civil fará uma perícia na cela, na manhã desta quarta-feira (29).

+ Presa, Rosinha não come e passa tempo coberta por lençol

O ex-governador foi transferido para o Complexo Penitenciário de Bangu, ainda na sexta. Na ocasião, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) afirmou que não houve registro de imagens da suposta agressão e alegou que Garotinho se autolesionou, o que foi rebatido em nota divulgada pelos advogados de defesa do ex-governador.

"A família do ex-governador Anthony Garotinho repudia veementemente as insinuações da Seap de que Garotinho teria se auto lesionado, usando isso, inclusive, como pretexto para lhe impor punições. A Seap alega que as imagens do circuito interno de TV não detectaram ninguém entrando na cela para agredir o ex-governador, mas essas mesmas câmeras também não flagraram inúmeras irregularidades que beneficiaram o grupo de Sérgio Cabral", destacou a nota.

A Seap informou, também em nota, que Garotinho estava sozinho na galeria e que não houve registro de qualquer pessoa entrando na cela do ex-governador, conforme relatado por ele. As informações são da Agência Brasil.

"Na madrugada de sexta-feira, por volta de 1h30, o interno Anthony Willian Garotinho Matheus de Oliveira chamou a segurança, alegando ter sido agredido com um taco de beisebol envernizado. Os inspetores de plantão prontamente atenderam ao chamado. Foi prestado socorro ao interno e o mesmo foi levado à delegacia para fazer o registro de ocorrência da suposta agressão. O interno se encontrava sozinho em uma galeria composta por nove celas todas vazias. A Seap examinou as imagens das câmeras da unidade, que não detectaram presença de qualquer pessoa ou estranhos na galeria onde se encontra o detento, que pudessem causar tais lesões", disse a nota da secretaria.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Juliana Paes fala sobre críticas por ter vivido Gabriela 'trintona'

Posted: 28 Nov 2017 12:15 PM PST

Na pele de Gabriela, papel que interpretou em 2012, Juliana Paes deu um show de talento e sensualidade. Entretanto, antes de viver o icônico personagem de Jorge Amado, a atriz teve que segurar a onda dos críticos por ser considerada "velha demais" para o papel. Foi a própria atriz que falou sobre o assunto no 'Video Show' desta terça-feira (28).

"Lembro que, quando fui escalada para fazer 'Gabriela', eu já estava com quase 30 [ela tinha 33] e teve algumas pessoas que criticaram a minha escalação. Eu tinha tido filho e escutei coisas assim: 'Mas uma Gabriela trintona?'. Acredite se quiser, de pessoas daqui de dentro. Isso dá uma insegurança para a mulher, e aí eu comecei de um jeito muito... 'Será? Será?'. Mas aí chegou uma fase em que eu me senti dona. 'Quer saber? Eu tenho essa Gabriela dentro de mim', foi um sucesso e eu sou muito orgulhosa dessa personagem", confessou a atriz.

+ Claudia Leitte é condenada a pagar R$ 380 mil de direitos a guitarrista

Além das críticas, a atriz passou a ser apontada como a causa da baixa audiência da novela, exibida no horário das 23h, na Globo.

A versão original de Gabriela, exibida em 1975, teve Sônia Braga no papel pelo qual ela é lembrada até hoje.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Morador acha parte de osso de dinossauro durante obra no interior de SP

Posted: 28 Nov 2017 12:14 PM PST

Um osso de um dinossauro que viveu há 40 milhões de anos no interior de São Paulo foi encontrado na última sexta-feira, 24, durante uma obra na zona rural de Jaci, na região de São José do Rio Preto. O fóssil, de 25 quilos e 40 centímetros, foi identificado como sendo a parte inferior do fêmur de um titanossauro pelo paleontólogo Fabiano Iori, que esteve no local.

Esses dinossauros herbívoros de cauda e pescoço longos andavam em bandos pelo território em que se localizam atualmente as regiões norte e oeste paulista. A peça foi levada para o Museu de Paleontologia de Uchoa, cidade próxima.

De acordo com o administrador Leonardo Silva Paschoa, o osso foi localizado durante obras para um empreendimento imobiliário. Os operários avisaram o dono do imóvel e ele conseguiu retirar o fóssil.

"Por sorte, o osso estava em terreno macio e ele conseguiu fazer a retirada sem fragmentar a peça. É raro encontrar um fóssil em tão bom estado." Segundo Paschoa, também foi achado um dente de dinossauro carnívoro próximo ao pedaço do fêmur. "A equipe de prospecção do museu vai ao local em dezembro para um trabalho de campo, já que temos autorização federal para fazer essas escavações."

O fóssil será tombado, catalogado e passará por análise. Em seguida, será exposto no museu, que é municipal e já tem no acervo outros fósseis de animais pré-históricos, como dentes de um abelissauro e a vértebra de um megaraptor, ambos dinos carnívoros.

As peças foram encontradas em Uchoa e cidades próximas. O diretor de Turismo de Uchoa, Gustavo Dalla Dea, conta que os achados fósseis já renderam à cidade a inclusão no rol de municípios de interesse turístico do Estado. "Estamos construindo réplicas de dinossauros em concreto para instalar em nossa entrada principal", disse.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

PGR cobra prioridade do STF para julgamento do senador Ivo Cassol

Posted: 28 Nov 2017 12:13 PM PST

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, recebeu na segunda-feira, 27, requerimento da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para que o julgamento do senador condenado Ivo Cassol (PP-RO) seja incluído na pauta da Corte como prioridade.

O parlamentar recebeu sua sentença em 8 de agosto de 2013 pelo STF por fraudes a licitações. Passados 4 anos, 3 meses e 22 dias, o tribunal ainda não encerrou o julgamento de recursos do parlamentar e dos outros dois réus condenados.

Com fatos que datam 1998 e 2002, quando Cassol era prefeito de Rolim de Moura (RO), o caso é frequentemente lembrado quando se fala lentidão da Justiça brasileira de julgar autoridades com foro privilegiado.

Cassol se tornou réu em 2005, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), quando era governador de Rondônia. A ação penal desceu para a primeira instância em junho de 2010, quando ele renunciou ao mandato para disputar as eleições para senador. Eleito, o caso passou a tramitar na Suprema Corte no ano em que ele tomou posse do cargo, 2011 - e só deve ter continuidade de julgamento no último ano de seu mandato, de oito anos. O caso não foi incluído na pauta do plenário de dezembro, publicada pela presidência do STF na segunda-feira, 27.

+ Laudo confirma lesão em Garotinho, mas não diz se ele foi agredido

"Necessário destacar que a condenação ocorreu, como visto, há mais de 4 (quatro) anos, e os fatos foram praticados no período de 1998 a 2002. Sobressai, assim, a necessidade de se iniciar a execução da pena imputada o quanto antes", salientou Raquel, que fez uma breve descrição do histórico da tramitação do caso na Suprema Corte e apontou que a ação está liberada para ser pautada desde o dia 8 de agosto.

"Ante o exposto, embora ciente da grande quantidade de processos de atribuição do Plenário, requeiro prioridade no julgamento desta ação penal, a fim de proporcionar a adequada resposta penal aos fatos", concluiu a chefe da Procuradoria-Geral da República (PGR). Ela lembrou que o órgão requereu, ainda em 2014, o início imediato da execução penal "mesmo diante de eventuais recursos que se revelem procrastinatórios, na linha de precedentes desse STF".

Além de Cassol, foram condenados Salomão Oliveira da Silveira, que era superintendente de licitação do Estado de Rondônia, e Erodi Antônio Matt, servidor público estadual. Eles teriam participado de um esquema para fraudar licitações feitas pela prefeitura. Segundo a denúncia, as empresas que venceram a maior parte das licitações do município no mandato de Cassol eram ligadas ao prefeito.

Recursos

O Supremo levou nove meses para publicar o acórdão da condenação que ocorreu no julgamento de agosto de 2013. No fim de maio de 2014, com a abertura do prazo para as defesas apresentarem recursos, foram apresentados três embargos de declaração (um tipo de recurso), um por cada réu condenado. A defesa do senador pede a prescrição das acusações, redução das penas ao mínimo legal, anulação da multa e que a pena de prisão seja convertida para uma pena alternativa.

Em setembro de 2014, os embargos de declaração foram rejeitados. Três meses depois, o acórdão foi publicado, e as defesas recorreram novamente - a PGR se manifestou de forma contrária aos recursos. Seis meses depois, em junho de 2015, a relatora Cármen Lúcia liberou os recursos para julgamento, que só foi pautado pelo então presidente do STF Ricardo Lewandowski para abril de 2016. Esses três recursos (um de cada réu) começaram a ser julgados entre abril e junho de 2016, e houve pedido de vista do ministro Dias Toffoli. Em agosto, ele se declarou apto a votar, devolvendo os autos.

O julgamento foi retomado em setembro de 2016. Na sessão, o ministro Dias Toffoli propôs a redução da pena para 4 anos de detenção, o que deixaria Cassol em regime aberto. A detenção seria substituída então por pena restritiva de direitos, com a prestação de serviços à comunidade e multa de R$ 201.817,05.

Votaram contra o pedido do senador a relatora da ação, ministra Cármen Lúcia, e os ministros Rosa Weber, Teori Zavascki, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, chegando a formar maioria nesse sentido. A favor do pedido da defesa pela revisão da pena, se manifestaram os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e o então presidente do STF, Ricardo Lewandowski.

Mas o julgamento foi suspenso porque Teori, no meio do placar apertado, mesmo tendo ido contra os embargos, resolveu pedir vista, e a defesa de Cassol alegou que Fux estaria impedido de julgar o recurso porque teria se declarado impedido de julgar a condenação.

Ainda setembro de 2016, mês em que Cármen Lúcia assumiu a Presidência do STF, houve nova sessão de julgamento em que os ministros reconheceram o impedimento de Fux, e Teori devolveu o pedido de vista.

Até o fim do ano, a presidente da Corte não incluiu o item na pauta de julgamentos. Em janeiro de 2017, Teori morreu em um acidente aéreo. Herdeiro do gabinete de Teori, Alexandre de Moraes tomou posse no Supremo em 22 março e declarou-se pronto para votar neste caso no dia 8 de agosto. Com o placar em 5 a 4 a favor do recurso da defesa, só falta o voto dele.

Quando o Supremo Tribunal Federal condenou o senador, ainda não havia a Operação Lava Jato, que hoje está na sua 47ª fase. Rodrigo Janot ainda não tinha iniciado o primeiro dos dois mandatos bienais como procurador-geral da República. O presidente do Supremo era o agora ministro aposentado Joaquim Barbosa.

Defesa

O advogado Marcelo Leal afirma que não houve tentativa da defesa de atrasar a conclusão do julgamento de Cassol, seu cliente. Ele atribui ao STF a confusão de ter rejeitado os primeiros embargos declaratórios acreditando que estavam sendo julgados os segundos embargos.

"Houve um equívoco na forma como foram apregoados os embargos. Eles foram apregoados como sendo segundos embargos de declaração. O ministro apregoou de maneira correta. Ele chamou os segundos embargos. Houve um equívoco de entendimento em relação a como foi apregoado. Se entendeu que os primeiros não eram os primeiros e, por essa razão, se negou conhecimento dos embargos", disse o advogado, sustentando que o segundo recurso que apresentou era para que, na prática, o primeiro fosse julgado.

"Tanto era procedente a questão, que temos cinco votos a favor da redução da pena", disse o advogado do senador.

O advogado não fez comentário sobre a duração do processo. "O que posso dizer é que o senador Ivo Cassol é inocente e que a defesa está aguardando serenamente o resultado".

Com a votação em 5 a 4 pelo acolhimento parcial dos embargos de declaração de Cassol, a defesa está confiante em pelo menos conseguir reduzir a pena para 4 anos, nos termos do voto de Toffoli, e assim diminuir a gravidade da pena, que deixaria de ser em regime semiaberto e passaria a ser em regime aberto. Dessa forma, seria possível substituir por uma pena restritiva de direitos, com a prestação de serviços à comunidade, fora a multa.

De acordo com o regimento do STF, em caso de empate, o voto-desempate é do presidente - que nesse caso seria o ministro Lewandowski, que comandava a Presidência no início do julgamento dos embargos. No entanto, o Supremo adota jurisprudência de que, em matéria de direito penal, os empates devem beneficiar o réu, e não a acusação.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

10 formas de perder a gordura localizada

Posted: 28 Nov 2017 12:12 PM PST

A gordura que fica acumulada na região abdominal é muito perigosa para a saúde e deve causar preocupação quando existe em excesso. Os excessos são os principais culpados pelo aparecimento (e permanência) do pneuzinho, mas devem ainda entrar nesta equação o sedentarismo e alguns hábitos diários que, à primeira vista, parecem inofensivos.

É o caso do consumo de bebidas alcoólicas, que, mesmo quando moderado, impulsionam o acúmulo de gordura.  Além de ingerir menos bebidas alcoólicas, a perda de barriga depende ainda de uma dieta com a proteína correta - vegetal ou de origem animal, mas magra, como o frango. O consumo de peixe também deve ser uma prioridade, sendo que os peixes gordos devem ser incluídos na dieta uma vez por semana no mínimo.

Segundo o The Telegraph, usar gorduras saudáveis, como o azeite e o óleo de coco, e incluir fibra em todas as refeição são ótimas opções. No caso das gorduras saudáveis, estas são capazes de promover a saciedade e acelerar o metabolismo; já a fibra é fundamental para uma boa digestão e para o bom trânsito intestinal.

Reduzir o estresse é outra estratégia apontada pelo site, que destaca ainda a importância de banir alimentos processados, no qual se incluem bolachas, bolos, pães, sucos, refeições congeladas, etc.

Estar atento a sensibilidades alimentares e excluir os alimentos que são mal digeridos ou que causam inchaço é fundamental para conseguir um a barriga mais lisa, assim como a prática regular de atividade física, prática essa que deve combinar o treino cardiovascular com o treino de força.

A ciência já comprovou que as pessoas que dormem pouco e/ou mal tendem a comer mais e, por consequência, a ter mais gordura acumulada, ter uma rotina de sono pode ajudar a diminuir essa gordura que teima em ficar.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Presa, Rosinha não come e passa tempo coberta por lençol

Posted: 28 Nov 2017 12:11 PM PST

Desde o último dia 22, a ex-governadora do Rio de Janeiro Rosinha Garotinho ocupa uma das celas da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, zona norte da capital fluminense.

Ela foi presa junto com o marido, Anthony Garotinho, pela Polícia Federal, sob suspeita de corrupção e financiamento ilegal de campanha eleitoral.

De acordo com o colunista Ancelmo Gois, de O Globo, a ex-governadora não vem se alimentando direito e passa parte do tempo encoberta por um lençol branco.

Rosinha divide cela com Adriana Ancelmo, ex-primeira-dama do Rio, e outras 11 detentas. A mulher de Sérgio Cabral teve revogada a prisão domiciliar, por determinação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), e deixou seu apartamento, no Leblon, no último dia 23, em direção ao presídio.

Inspeção

Uma inspeção feita no dia 24, pelo Ministério Público, flagrou alimentos incomuns na unidade prisional. Além de Rosinha e Adriana, também estão presos no local Sérgio Cabral, os deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, além de assessores e empresários investigados na Operação Lava Jato.

Durante a ação, segundo a Agência Brasil, as promotoras de Justiça Andrea Amin e Elisa Fraga encontraram iogurtes, queijos finos, castanhas, camarão e até bolinhos de bacalhau, itens cujo consumo é proibido na penitenciária, que possui cantina com comida própria.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Com vídeo e fotografia, mostra propõe futuro com menos opressão

Posted: 28 Nov 2017 12:06 PM PST

Com vídeos, fotografias e instalações sonoras, a exposição Não podemos construir o que não podemos imaginar primeiro, aberta hoje (28) no Museu na Imagem e do Som, na zona oeste paulistana, reúne trabalhos que propõem pensar "futuros possíveis ou outros mundos que escapassem da opressão que temos aqui", como explica um dos curadores, Thiago de Paula Souza.

A ideia surgiu, segundo Souza, durante as pesquisas em parceria com a também curadora Jota Mombaça. "Há um tempo a gente tem escrito e pensado em como esse mundo que nós conhecemos deu errado". Entre as inspirações da dupla para a mostra está a ficção científica escrita por autores negros, com destaque para a norte-americana Octavia Butler. "Quando a gente pensa em ficção científica pouco se sabe da produção de escritores e intelectuais negros e como eles estavam ligados à construção de outras narrativas", destaca.

A partir desse sentimento de desencanto com o mundo atual, a exposição busca, de acordo com o curador, apontar novas possibilidades de existência. "É quase um exercício meditativo de pensar e trabalhar outras maneiras de organizar o mundo. Quais seriam as possibilidades e ferramentas. Se a gente consegue pensar em outras realidades que escapem um pouco dessas operações de poder que nós já estamos viciados". Segundo Souza, essa capacidade de especulação e extrapolação é justamente uma das potencialidades da arte contemporânea.

Fim deste mundo

O curador, no entanto, ressalva que a proposta não é uma fuga da realidade. "Não é uma coisa escapista de maneira nenhuma", enfatiza. As reflexões sobre outras realidades possíveis levam em consideração os processos de destruição de várias sociedades que levaram a que temos atualmente. "Muitos mundos se acabaram para a gente viver o mundo que a gente vive hoje. Quando os colonizadores europeus invadem as terras das Américas, o mundo de diversos grupos indígenas nativos acabou. A forma como eles concebiam o universo, a cosmologia deles foi tudo destruído", compara.

"Não é pensar no fim da Terra. Não é um fim do mundo cristão, apocalíptico. É mais um exercício de construir uma outra coisa que não vivemos agora. É claro que é como uma utopia, um delírio", acrescenta. Neste contexto, a artista Rosa Luz levou para a mostra uma foto-manifesto em que propõe um novo cenário para a arte contemporânea. "E se arte fosse travesti?", indaga o curador. "É uma forma não só de lutar por representatividade trans na arte, mas também quase como um movimento provocador de imaginação e de imaginação negra".

Na performance Entrada de Serviço, de Rafael RG, o artista trabalha os códigos da racialidade brasileira para, segundo o curador, "questionar essa suposta cordialidade brasileira. Enfim, encarar um pouco dessa violência racial tão presente". Esse é, de acordo com Souza, um pouco do tom da exposição: mostrar o que existe de errado no presente para pensar em outros futuros. "Os trabalhos estão em uma negociação permanente do que a gente precisa deixar evidente para mudar".

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Aliado de deputados presos vai presidir Conselho de Ética da Alerj

Posted: 28 Nov 2017 12:06 PM PST

Aliado dos três deputados presos por suspeita de corrupção, Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi (PMDB), o parlamentar André Lazaroni (também do PMDB) foi eleito em votação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta terça-feira, 28, novo presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa.

Foram cinco votos e uma abstenção. A comissão era presidida por Albertassi até ele ser preso. Lazaroni declarou depois de ser eleito que terá "muito trabalho pela frente" e que a condução do caso dos peemedebistas será feita "respeitando o direito a ampla defesa e à Constituição".

Os nove deputados da oposição que protocolaram representação pela perda de mandatos dos deputados presos, por quebra de decoro, já encaminharam o pedido para Lazaroni. Ele afirmou que o conselho irá começar a tratar da questão na reunião da próxima terça-feira, 5, mas ressalvou que o grupo "cometeu um erro": "O processo deveria ser direcionado primeiro à Mesa Diretora e não ao Conselho de Ética. Porém, o colegiado ainda vai resolver se vamos aceitar ou não o pedido."

+ Fachin revoga prisão de ex-assessor da família de Geddel e Lúcio Vieira

Votaram a favor da indicação de Lazaroni: Iranildo Campos (PSD), Comte Bittencourt (PPS), Rosenverg Reis (PMDB), Marcos Muller (PHS) e o próprio deputado. Carlos Osório (PSDB) se absteve.

Lazaroni é secretário de Cultura do Estado do Rio desde fevereiro deste ano. Licenciou-se da pasta este mês para voltar à Alerj e votar com o governo pela indicação de Albertassi à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, feita pelo governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e que foi barrada pela Justiça.

Na polêmica votação do dia 17 na Alerj que livrou Picciani, Albertassi e Melo da cadeia, Lazaroni chamou a atenção por citar equivocadamente o dramaturgo alemão Bertold Brecht - o deputado o confundiu com o personagem do humorístico "Escolinha do Professor Raimundo" Bertoldo Brecha quando discursava inflamadamente no plenário em favor dos aliados.

Os três foram soltos e, depois de quatro dias, encarcerados novamente, a mando do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF-2). Eles teriam recebido propina de empresas de ônibus.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Perlla entrega intimidade com marido: 'Ele era crentinho e virgem'

Posted: 28 Nov 2017 12:04 PM PST

Luciana Gimenez conversou com Perlla para o 'Luciana by Night' que vai ao ar nesta terça-feira (28). No bate-papo, a cantora falou do preconceito que sofreu com a volta para o funk, depois de passar alguns anos na música gospel.

"Quando voltei para o funk muita gente me criticou, principalmente do público gospel. Já me separaram do meu marido dizendo que ele seria corno só porque eu voltei para o funk", desabafa sobre este recomeço, defendo seu ofício: "O funk dá muita oportunidade para as pessoas. Oportunidade de não entrar na criminalidade. Graças a ele eu pude dar uma vida muito melhor aos meus pais. Podia ir para o shopping e comprar o que eu quisesse. Com o primeiro dinheiro que ganhei comprei uma cama e foi inacreditável. A música me proporcionou sair da comunidade".

+ Bruno Gagliasso e Ewbank agradecem apoio a Titi: 'Vamos até o fim'

Um dos grandes hits da cantora, "Tremendo Vacilão" figurou entre as músicas mais tocadas em 2006. "Existiu sim um vacilão. Eu tinha de 13 para 14 anos, corria atrás dele, mas ele não ligava para mim. Como ele é conhecido, não posso falar o nome. Na época ele estava na melhor fase da vida, da carreira, fazendo muitos shows. Eu estava vivendo um relacionamento e ele não e isso me magoou. Contei para os produtores a história e eles acharam que daria uma música. Depois a gente chegou a ficar mais uma vez, mas foi diferente porque eu já estava por cima da carne seca e ele teve que comer na minha mão. Aproveitei e pisei com força", relembrou ela ao contar a origem da música para a apresentadora.

A funkeira também abriu sua intimidade e fala do relacionamento com o marido Cássio Castilhol, com quem está casada há quase sete anos. "Ele era virgem, nunca contei isso gente! Mas ele era aqueles 'crentinhos', sabe? Queria casar com a princesa e eu falei para ele: 'você não casou com a princesa, casou com a cachorrona do funk'", diz. "Você consegue ser sexy sem ser vulgar. Consigo equilibrar isso. Com meu marido eu sou vulgar e ele adora. Já no palco, eu sou sexy", conclui sobre as danças sensuais em seus shows.

Perlla completa 29 anos nesta terça e ganhou parabéns especial de Luciana Gimenez.  

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Mendes nega pedido de Miller para proibir perguntas de CPI

Posted: 28 Nov 2017 12:01 PM PST

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou nesta terça-feira (28) pedido de liminar impetrado pelo ex-procurador Marcello Miller para que os parlamentares da CPI da JBS não fizessem questionamentos a ele sobre acordos de delação premiada dos quais participou.

De acordo com Mendes, Miller "é suspeito de ter atuado fora de suas atribuições funcionais, favorecendo interesses privados e repassando informações sigilosas. Ou seja, suspeito de atuar além da estrita competência de seu antigo cargo no Ministério Público Federal".

+ Presa, Rosinha não come e passa tempo coberta por lençol

O magistrado considerou também que Miller "não mais ostenta a qualidade de membro de Poder, por ter sido exonerado a pedido". O argumento do respeito à separação de poderes, portanto, não poderia ser aplicado ao caso.

"A jurisprudência do STF afirma que o agente pode ser convocado por CPI, caso tenha deixado o cargo público", afirmou ainda o ministro.

Miller, no entanto, poderá ficar em silêncio durante a sessão, conforme decisão anterior do próprio Gilmar Mendes. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Míssil norte-coreano caiu perto de águas japonesas

Posted: 28 Nov 2017 11:57 AM PST

O gabinete do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, emitiu um comunicado nesta terça-feira (28), dizendo que o míssil lançado pela Coreia do Norte "parece ter caído da zona econômica exclusiva", área de mar adjacente às águas territoriais do país.

O governo local realiza neste momento uma reunião de crise. Com informações da ANSA.

Ameaça

O teste realizado pela Coreia do Norte desta terça-feira surge momentos depois de fontes do governo norte-americano terem afirmado à Reuters de que Pyongyang estava prepararando um lançamento de um míssil "para os próximos dias". 

Leia também: Coreia do Norte dispara novo míssil balístico

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Fachin revoga prisão de ex-assessor da família de Geddel e Lúcio Vieira

Posted: 28 Nov 2017 11:56 AM PST

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), revogou a prisão domiciliar de Job Brandão, ex-assessor da família do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) e do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). Ele também não vai mais precisar usar tornozeleira eletrônica.

Ele foi alvo em 8 de setembro da operação Tesouro Perdido, que descobriu um "bunker" de R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador (BA). Na ocasião, Job trabalhava para o deputado Lúcio.

A fortuna é atribuída a Geddel, mas a Polícia Federal encontrou fragmentos das digitais de Job no dinheiro.

+ Segunda Turma do STF nega liberdade a Eduardo Cunha

Nesta terça-feira (28), Fachin atendeu a um pedido da defesa de Job. A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou a favor da concessão da liberdade.

Na decisão, o ministro disse que "como bem ressalta" a PGR, "não há qualquer evidência concreta" de que Job pretenda se furtar à correta aplicação da Lei Penal ou prejudicar o esclarecimento dos fatos em apuração".

"No curso das apurações, o ora peticionante, além de ter depositado a fiança no patamar reajustado, admitiu o seu envolvimento nos fatos aqui versados e colaborou espontaneamente com a atividade persecutória, descortinando possíveis linhas investigativas", destacou o ministro.

"Ao lado disso, o próprio regramento legal da fiança já lhe impõe obrigações de comparecimento perante à autoridade e de não obstruir a regular marcha deste procedimento criminal, mostrando-se, assim, desnecessária a prisão domiciliar com monitoramento eletrônico e, ademais, inadequada, pois tal restrição de liberdade, ainda que no ambiente residencial, impede-lhe de buscar ocupação remunerada a possibilitar o seu próprio sustento e o de sua família", escreveu Fachin.

Job disse aos investigadores que destruiu documentos a pedido dos Vieira Lima.

SALÁRIO DEVOLVIDO

Conforme informou a Folha de S.Paulo, o ex-assessor pretende entregar aos investigadores extratos para provar que devolvia parte de seu salário da Câmara dos Deputados para os políticos.

Em prisão domiciliar desde o fim de outubro, o auxiliar encontrou alguns registros de transferências bancárias que fez ao longo dos últimos cinco anos em nome de parentes de Geddel.

Em depoimento à PF, no dia 14 de novembro, Job disse que ficava com cerca de R$ 2.500 por mês e devolvia R$ 9.000 para a família Vieira Lima. E que trabalhou com os Vieira Lima por 28 anos.

Job negocia delação premiada com a PGR. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Santos confirma dívida com Ricardo Oliveira, sondado pelo Cruzeiro

Posted: 28 Nov 2017 11:49 AM PST

A situação do atacante Ricardo Oliveira sofre uma reviravolta a cada semana no Santos. Após os dois lados declararem que a renovação contratual estava encaminhada na semana passada, o quadro mudou novamente por dois motivos.

O primeiro é que um dos agentes do jogador, Oldegard Filho, revelou que o clube paulista deve salários ao jogador. O presidente Modesto Roma confirma atrasos nos direitos de imagem e alega que a dívida ocorre por conta de uma auditoria. Se não bastasse, a reportagem apurou que o Cruzeiro iniciou conversas para contratar o atleta e promete enviar uma proposta oficial nos próximos dias.

+ MAIS DE ESPORTE

A prioridade da diretoria celeste era trazer o boliviano Marcelo Moreno, atualmente no Wuhan Zall (CHN). Contudo, o atacante está bem próximo de ter ser contrato renovado na China e seu retorno a Minas Gerais ficou inviável.

Sem Moreno, a nova opção passou a ser Darío Benedetto, do Boca Juniors (ARG). Contudo, o interesse também não se transformou em proposta devido a um rompimento dos ligamentos no joelho direito do jogador. Desta forma, Ricardo Oliveira passou a ser a primeira opção para a camisa 9.

"Hoje, não tem conversa, mas isso não impede que amanhã voltemos a ter. Teve uma conversa há um tempo com um pessoal do Cruzeiro, nos procuraram para saber a situação do jogador, vamos ver como será", afirmou o agente, que foi sucinto ao confirmar o atraso nos vencimentos do atleta. "Sim, atrasou [o salário de Ricardo Oliveira]."

O Santos confirma que deve dinheiro a Ricardo Oliveira e para mais sete jogadores, todos com quase três meses de direitos de imagem atrasadas.

Segundo Modesto Roma, a dívida existe pois o clube paulista realiza uma auditoria em relação as empresas jurídicas que os jogadores escolheram para receber parte de seus ordenados. O dirigente alega que é uma orientação do Profut e uma maneira do clube de se defender de futuras ações trabalhistas.

"Nós estamos auditando todos os contratos para que não o jogador não ceda parte de sua imagem. Isso ocorre com oito atletas que tem contrato de imagem. Falta pagar setembro, outubro e agora vai vencer novembro. É um débito que temos com as empresas, mas salários, luvas, tudo está em dia", afirmou o presidente Modesto Roma.

"Os jogadores têm as empresas que eles indicam para receber a imagem, pois recebem por Pessoa Jurídica. Estamos acabando com isso aos poucos. O total do contrato de imagem que temos hoje é de R$ 1 milhão, então o Santos deve R$ 3 milhões, podemos dizer mais ou menos esse número. A imagem precisa sofrer o processo da auditoria e será paga assim que a auditoria terminar. É uma preocupação do Profut para o salário não ser mascarado. E uma preocupação nossa para que isso não se transforme no futuro em uma ação trabalhista para o clube", completou.

Modesto Roma alega que o agente do jogador ter cobrado o clube publicamente e aconselhado o centroavante a não permanecer na Vila Belmiro em 2018 não mudam os seus planos em estender o vínculo do jogador. Para o dirigente, o "verdadeiro" empresário de Ricardo Oliveira é Augustro Castro, sócio de Oldegard Filho.

Ricardo Oliveira tem contrato com o Santos até o fim de dezembro e avalia uma proposta oficial do clube para renovação contratual. A ideia da diretoria santista é manter o mesmo ordenado do jogador. O tempo de contrato está sendo discutido: um ou dois anos. Com informações da Folhapress. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

13 mitos e verdades sobre a AIDS

Posted: 28 Nov 2017 11:48 AM PST

Apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a síndrome da imunodeficiência adquirida, mais conhecida pela sigla AIDS (do inglês "acquired immunodeficiency syndrome"), continua a ser uma preocupação dos brasileiros. Segundo dados do Programa Conjunto das Nações Unidas (Unaids), 15 mil pessoas morreram em decorrência do vírus HIV, o causador da AIDS, em 2015, somente no Brasil.

A Unaids ainda indica que a população vivendo com a doença no País passou de 700 mil, em 2010, para 830 mil, em 2015, fazendo com que o Brasil respondesse por mais de 40% das novas infecções na América Latina. Entre os adultos brasileiros, os novos casos subiram 18,91% em 15 anos. No mundo, em média, 1,9 milhão de adultos a cada ano foram infectados com HIV desde 2010.

+ Especialista aponta 5 dicas para evitar trombose venosa profunda

Por conta do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado anualmente em 1º de dezembro, o Governo Federal instituiu recentemente o Dezembro Vermelho, mês que será inteiramente dedicado no combate à síndrome, por meio de campanhas de prevenção.

Apesar de ter se tornado mundialmente conhecida desde que foi descoberta, há 30 anos, a AIDS ainda deixa muitas dúvidas. A Dra. Maria Amélia de Sousa Mascena Veras, médica e professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), esclarece o que é mito e o que é verdade em relação à síndrome.

1. O vírus HIV pode ser transmitido por beijo, abraço ou aperto de mão?

Mito. O vírus HIV é transmissível apenas por contato sexual ou pelo sangue.

2. É possível contrair o vírus HIV no sexo oral?

Verdade. Embora o risco seja significativamente menor se comparado a outras modalidades de sexo (anal e vaginal), as chances aumentam se houver alguma ferida aberta ou ejaculação na boca.

3. Todo portador de HIV tem AIDS?

Não necessariamente. HIV é o vírus, que pode ou não se manifestar em sua síndrome (AIDS).

4. No Brasil, é possível fazer prevenção medicamentosa para evitar a contaminação do HIV?

Verdade. O que já existe é a PEP (profilaxia pós-exposição), um conjunto de medicamentos anti-HIV que pode ser tomado até 72 horas após a situação de risco, durante 28 dias, para diminuir as chances de uma infecção pelo HIV. Porém, será possível fazer prevenção medicamentosa para evitar a contaminação deste vírus a partir de 1º de dezembro de 2017, quando será implementada a PrEP (profilaxia pré-exposição) no Sistema Único de Saúde (SUS). A PrEP, no entanto, não confere proteção contra nenhuma outra infecção sexualmente transmissível, como sífilis, hepatites ou gonorreia.

5. O diagnóstico é feito somente por exame de sangue?

Mito. Além do teste pelo sangue, já existe o teste de fluido oral, que é capaz de detectar a presença de anticorpos para o HIV na saliva.

6. Se o exame der negativo, posso respirar aliviada?

Mito. Se o exame der negativo, existe uma chance muito grande de que a pessoa não esteja infectada. Porém, se a pessoa tiver tido alguma exposição ao HIV durante o período chamado janela imunológica – período que o organismo necessita para desenvolver anticorpos detectáveis nos exames –, pode, sim, haver infecção com resultado negativo. Vale lembrar que, para os testes disponíveis no sistema público de saúde, considera-se como janela imunológica o período de 30 dias após situação de risco. Caso a pessoa acredite ter se exposto durante esse período, recomenda-se repetir o teste 30 dias depois.

7. É possível contrair vírus HIV em estúdios de tatuagem, manicures e consultórios de dentista?

Verdade. Além de outras infecções graves como hepatites. Por isso, é necessário que todos os aparelhos utilizados sejam descartáveis ou devidamente esterilizados antes de serem utilizados novamente.

8. Portadores de HIV, mesmo fazendo tratamento correto, morrem mais cedo do que pessoas que não estão infectadas?

Talvez. Portadores de HIV têm um risco maior de desenvolver problemas de saúde como infecções oportunistas (tuberculose, toxoplasmose etc.) e alguns tipos de câncer, especialmente quando sua carga viral não está zerada. No entanto, pessoas que iniciam o tratamento cedo e o fazem da maneira correta, diminuem significativamente esses riscos. Atualmente, há muitas pessoas vivendo com HIV com a mesma expectativa de vida de pessoas não-infectadas.

9. Mulheres soropositivas podem engravidar sem que o vírus HIV seja transmitido?

Verdade. Se já estiverem em tratamento ou o iniciarem o quanto antes, o risco de transmissão para o bebê se reduz a quase zero.

10. É preciso haver penetração para a transmissão do HIV?

Mito. O HIV tem diversas formas de transmissão, inclusive pelo sangue. No entanto, o sexo com penetração é um dos que oferecem maior risco, especialmente se houver ejaculação ou feridas abertas em qualquer um dos órgãos envolvidos (pênis, ânus ou vagina).

11. Os novos coquetéis de drogas fizeram da AIDS uma doença crônica como a hipertensão?

De certa forma, sim. Isto significa que a chance de alguém que adere ao tratamento da maneira correta desenvolver AIDS é mínima. No entanto, é preciso lembrar que interromper o tratamento vai fazer com que o vírus volte a se multiplicar, além de favorecer sua mutação em formas mais resistentes aos medicamentos disponíveis.

12. Toda camisinha é 100% confiável?

Nenhum método de prevenção é 100% eficaz. O preservativo, contudo, confere um grau de proteção muito alto, próximo a 100%, se utilizado da maneira correta. Recomenda-se, especialmente no sexo anal, que ela seja utilizada junto a um gel lubrificante à base de água, uma vez que o ânus não possui lubrificação natural e a camisinha pode se romper com o atrito.

13. Quem tem uma relação estável pode dispensar o preservativo?

Esta é uma decisão que tem de partir de cada casal. Se ambos forem soronegativos e mantiverem uma relação estritamente monogâmica (isto é, sem outros parceiros), não há qualquer chance de infecção pelo HIV. Se um ou ambos os parceiros possuírem o HIV, recomenda-se o uso da camisinha para evitar a infecção do parceiro HIV negativo ou a reinfecção no caso de uma pessoa HIV positivo. Em casais com relacionamentos abertos, o preservativo também pode estar presente como coadjuvante na redução de riscos.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Pesquisa mostra empate técnico de Piñera e Guillier no Chile

Posted: 28 Nov 2017 11:48 AM PST

Uma pesquisa de intenção de voto divulgada no Chile mostra um empate técnico entre os candidatos Sebastián Piñera (centro-direita) e Alejandro Guillier (centro-esquerda) no segundo turno das eleições presidenciais no país, marcado para 17 de dezembro.

O ex-mandatário conservador e bilionário aparece com 39,8% da preferência, contra 37,3% do candidato da atual chefe de Estado chilena, Michelle Bachelet. A sondagem foi realizada pelo instituto Cadem, que explicou que, "do ponto de vista estatístico, os dois estão em empate técnico".

+ Coreia do Norte dispara novo míssil balístico

Antes do primeiro turno, em 19 de novembro, o mesmo instituto colocava Piñera com 45% dos votos, contra 23% de Guillier e 14% de Beatriz Sánchez, postulante de uma frente de esquerda apoiada pelos líderes das manifestações estudantis de 2011. Na apuração, os candidatos tiveram 36,6%, 22,7% e 20,2%, respectivamente.

"Provavelmente, não definimos corretamente o perfil dos potenciais votantes, subestimando a participação eleitoral dos jovens e sua influência no resultado obtido por Sánchez", justificou o Cadem.

Piñera foi presidente do Chile entre 2010 e 2014, entre os dois mandatos de Bachelet, e é um dos homens mais ricos do país, com patrimônio estimado em US$ 2,7 bilhões, segundo a revista "Forbes".

Já Guillier é senador, sociólogo e trabalhou durante três décadas como jornalista televisivo e de rádio, inclusive na emissora que pertencia a seu adversário nas eleições. Com informações da ANSA.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Tio de Kate Middleton é condenado por bater em esposa

Posted: 28 Nov 2017 11:44 AM PST

O tio da duquesa britânica de Cambridge, Kate Middleton, foi condenado nesta terça-feira (28), após bater em sua esposa durante uma discussão tarde da noite no mês passado.

Nas palavras do juiz do tribunal de Westminster, o tio de Kate, Gary Goldsmith, de 52 anos, se comportou "como um bêbado repugnante". Ele foi condenado a realizar trabalho comunitário e terá de comparecer a 20 sessões de reabilitação, após admitir que agrediu sua esposa de 47 anos. Ele também foi multado em 5 mil libras (6.650 dólares).

+ Arcebispo confirma que Harry e Meghan se casarão na igreja

Ao falarem com os juízes, Goldsmith e sua esposa, Julie-Ann, contaram que estavam bêbados e discutiram na porta da casa onde vivem, em Marylebone, depois de chegarem de táxi nas primeiras horas da manhã. Quando sua esposa lhe deu um tapa, Goldsmith a atingiu no rosto, fazendo com que ela caísse, batesse a cabeça no asfalto e perdesse a consciência.

Quando o taxista, que presenciou o incidente, saiu do carro e o abordou, Goldsmith foi para cima dele. "Você não se arrependeu imediatamente do que fez, apesar da aflição óbvia de sua esposa", disse a juíza Emma Arbuthnot a Goldsmith.

Segundo informações da agência de notícias Reuters, Goldsmith é o irmão mais novo de Carole Middleton, mãe da duquesa de Cambridge, que é esposa do príncipe William, segundo na linha sucessória do trono britânico.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Nasa divulga imagens (impressionantes) do pôr do sol em Marte

Posted: 28 Nov 2017 11:41 AM PST

A Nasa flagrou o pôr do sol em Marte com a sonda espacial Curiosity e fez imagens impressionantes do fenômeno. 

Um porta-voz da Nasa explicou ao site "IFLScience" que as fotos foram tiradas no entardecer de Marte, na direção oeste-noroeste. A qualidade da imagem também não foi por acaso. Segundo a agência espacial, todos os detalhes foram planejados.

 

+ As melhores imagens retiradas do Espaço em 2017

Como explica a "BBC", o pôr do sol em Marte é o oposto ao da Terra. Por lá, o céu é vermelho durante o dia e fica azul à noite. Isso acontece porque a poeira reflete a luz no Planeta Vermelho, enquanto na Terra ela é refletida nos gases da atmosfera.

A Curiosity utilizou um dispositivo Mastcam para fazer as imagens. O equipamento fica do lado esquerdo da sonda e é uma das quatro câmeras na sonda, que costuma fazer imagens da superfície de Marte e de outros objetos espaciais.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Foragido há uma semana, presidente do PR se entrega à PF

Posted: 28 Nov 2017 11:35 AM PST

O presidente do PR e ex-ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues se entregou à Polícia Federal, em Brasília, nesta terça-feira (28).

Ele estava foragido há uma semana, quando foi alvo de um mandado de prisão expedido pela Justiça Eleitoral de Campos dos Goytacazes (RJ), durante a Operação Chequinho, que também prendeu os ex-governadores do Rio Anthony e Rosinha Garotinho.

+ Laudo confirma lesão em Garotinho, mas não diz se ele foi agredido

Rodrigues, segundo o portal G1, é suspeito de corrupção, extorsão, participação em organização criminosa e falsidade ideológica na prestação de contas eleitorais.

De acordo com o Ministério Público do Rio, o ex-ministro teria negociado com Garotinho e com a JBS doação de dinheiro oriundo de propina para a campanha do ex-governador, em 2014.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Corpo de brasileira morta em Lisboa chega nesta quinta ao país

Posted: 28 Nov 2017 11:32 AM PST

O corpo de Ivanice Carvalho da Costa, de 36 anos, deve chegar nesta quinta-feira (30) ao Aeroporto Internacional de São Paulo. A brasileira foi morta na madrugada do último dia 15 de novembro durante operação policial em Lisboa. As informações são do G1.

Um funerária de Paranavaí, no noroeste do Paraná, cuidará do corpo da brasileira. A previsão é que ela seja enterrada em Amaporã na tarde de sábado (2), com velório no dia anterior. A distância entre as duas cidades é de cerca de uma hora.

+ Incêndios em favelas atingem terrenos de maior valor em São Paulo

O translado do corpo foi pago pelo restaurante onde a brasileira trabalhava em Lisboa porque a família não tinha condições de custear a viagem. Ivanilce morava em Portugal há 17 anos.

Os seis policiais envolvidos na morte da brasileira foram afastados do serviço por cerca de um dia, e depois voltaram ao trabalho na Esquadra de Intervenção Rápida de Loures, no arredores de Lisboa, de acordo com informações do site Observador.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Egito condena 16 homens a prisão por serem homossexuais

Posted: 28 Nov 2017 11:29 AM PST

Um tribunal no Cairo, capital do Egito, condenou 16 homens a três anos de prisão pelo fato de serem homossexuais.

As detenções ocorreram no passado mês de outubro, depois de as autoridades egípcias terem iniciado uma perseguição a membros da comunidade LGBT.

+ Arcebispo confirma que Harry e Meghan se casarão na igreja

Tudo começou com um concerto na capital egípcia, em setembro, quando foram erguidas várias bandeiras LGBT durante o espetáculo. Desde setembro, segundo a BBC, já foram detidas cerca de 75 pessoas.

Dos 16 homens que foram condenados, 14 estão acusados de "incitar à depravação" e de praticar "relações sexuais anormais".

Lei

É necessário lembrar que muitas destas detenções foram feitas devido à utilização de aplicações para marcar encontros online.

A homossexualidade não é explicitamente considerada crime no Egito. No entanto, as autoridades têm usado uma lei de 1961, que diz respeito à prostituição, para prender pessoas que pratiquem relações com pessoas do mesmo sexo.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Claudia Leitte é condenada a pagar R$ 380 mil de direitos a guitarrista

Posted: 28 Nov 2017 11:27 AM PST

A cantora Claudia Leitte e a Ciel Empreendimentos terão que desembolsar a quantia de R$ 382 mil para pagar os direitos trabalhistas de um ex-guitarrista que trabalhou com a cantora por quase 5 anos. No processo movido pelo músico ,que não quis se identificar, não cabem mais recursos.

Ciel é a produtora que gerencia a carreira de Claudia Leite. A empresa pode reclamar sobre o valor na Justiça, variando a quantia que deverá ser paga.

+ Wanderléa relembra primeiro beijo em Roberto Carlos: 'Beijoqueiro'

Segundo informações do G1, o guitarrista recebia R$ 800 por apresentação de 2010 a 2011, R$ 1 mil de 2012 a 2013, R$ 1,2 mil em 2014. Os valores eram triplicados no período de carnaval.

Depois que o caso foi levado para a Justiça, a empresa terá que fazer o registro do emprego na carteira de trabalho, pagar aviso-prévio, férias, 13º salário, multa de 40% do FGTS e seguro-desemprego.

A equipe da cantora ainda recorreu, alegando que o músico não tinha contrato de exclusividade, mas o argumento não mudou a sentença.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Cueva celebra ida à Copa e projeta títulos pelo São Paulo em 2018

Posted: 28 Nov 2017 11:21 AM PST

O meia Cueva foi peça importante para o São Paulo se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro e para a seleção peruana se classificar à Copa da Rússia -o país não ia a um Mundial há 36 anos.

No entanto, o camisa 10 do clube tricolor não ficou plenamente feliz com os resultados na temporada.

"Não sei se posso dizer que é alívio o São Paulo já não poder cair, porque para mim, estar em um time grande, que merece estar brigando por título e Libertadores, é um erro [lutar contra o rebaixamento]. É corrigir isso e pensar em coisas maiores para os próximos anos", disse o meia.

+ Tragédia com avião da Chape completa um ano; relembre os fatos

Apesar do feito modesto do São Paulo, a permanência na Série A, o meia peruano acredita que seu rendimento no time colaborou para sua conquista pela seleção. "Uma parte dessa classificação [à Copa] eu devo ao São Paulo, que apostou em mim, deu a oportunidade de jogar em um clube grande. Foi bom manter um nível alto na liga brasileira. Isso me ajudou a estar pronto quando defendia a seleção. Estou agradecido infinitamente pela oportunidade aqui."

Cueva ainda falou sobre a polêmica pós-classificação. O meia se atrasou para se reapresentar ao São Paulo e recebeu uma multa.

"Eu já tratei esse tema com a diretoria, expliquei a eles. Cheguei a poucas horas do jogo contra o Botafogo e ajudei como pude. Já passou, são momentos que eu, como pessoa e jogador, tenho que corrigir", afirmou.

Na última janela de transferência, o peruano era cotado para sair do São Paulo, que renovou o seu contrato até o fim de 2021. Apesar de não ter ainda uma proposta, o jogador fala do sonho de um dia jogar no futebol europeu.

"Seria desrespeitoso falar em ir embora do São Paulo sendo que tenho contrato. Nunca fecho as possibilidades de ir ao sonho [de jogar na Europa], mas não há nada o que falar desse tema", disse Cueva, que espera um 2018 mais positivo para o clube tricolor.

"O São Paulo, por ser grande, tem que jogar sempre uma copa internacional. Se pudesse jogar as duas, seria melhor ainda. Nós jogadores somos conscientes que não foi um ano ótimo, mas penso que podemos dar alegrias no próximo ano com a Sul-Americana, ou até com a Libertadores. Seria lindo ganhar um desses torneios com o São Paulo." Com informações da Folhapress. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Maia decide se reunir com servidores federais que ameaçam greve

Posted: 28 Nov 2017 11:01 AM PST

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, deve conversar nesta terça-feira (28) com representantes de servidores públicos federais que ameaçam entrar em greve em protesto contra a reforma da Previdência.

De acordo com informações do Correio Braziliense, a categoria protesta desde as 9h de hoje em frente ao anexo II da Câmara.

+ Incêndios em favelas atingem terrenos de maior valor em São Paulo

Maia se reunirá com seis líderes do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), entidades que organizam a manifestação.

Na tarde desta terça, os fóruns inciiarma reunião para decidir se aderem ou não à greve geral de 5 de dezembro, convocada pelas centrais sindicais.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

'No Senado, a reforma passa', diz Jucá, sobre a Previdência

Posted: 28 Nov 2017 11:01 AM PST

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse nesta terça-feira, 28, em sua conta no Twitter que não arrisca calcular os votos que o governo tem na Câmara para aprovar a reforma da Previdência, mas garantiu o apoio à proposta no Senado Federal. "No Senado, a reforma passa", enfatizou. Segundo ele, lideranças na Câmara estão mapeando os votos favoráveis com que o governo já pode contar.

O governo tenta colocar a proposta em votação na Câmara ainda este ano para depois submetê-la à apreciação dos senadores no início do ano que vem. Mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sinalizou na segunda-feira que a votação pode ficar pela metade em 2017, uma vez que há pouco tempo para apreciar a proposta em dois turnos nas últimas semanas do ano legislativo.

Jucá já havia indicado mais cedo que seria prematuro inferir um calendário de votação aos deputados, mas advertiu que, quanto mais rápido for, melhor para as duas Casas. Segundo o líder do governo, deixar a votação da reforma da Previdência para o ano que vem na Câmara tornará ainda mais distante a votação no Senado. "Quanto mais perto das eleições, mais dificuldade teremos", alertou. Com informações do Estadão Conteúdo.

Leia também: Aliados usam tática do impeachment para sondar reforma da Previdência

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Chile: filha trans de líder homofóbica anuncia mudança de sexo

Posted: 28 Nov 2017 11:00 AM PST

A jovem transgênero de 19 anos, filha de uma promotora de campanha homofóbica no Chile anunciou, nesta terça-feira (28), que fará mudança de sexo registro civil.

O pronunciamento de Carla Gonzalez Aranda acontece um dia depois que sua mãe acusou o Movimento de Libertação Homossexual (Movilh) de ser imoral.

+ Coreia do Norte dispara novo míssil balístico

Segundo informações da agência de notícias Efe, a jovem declarou que decidiu divulgar a sua decisão "para apoiar aqueles que estão passando por uma situação como esta".

"É possível seguir adiante apesar das circunstâncias", afirmou Carla Gonzalez Aranda, filha de Marcela Aranda, uma ativista que liderou em julho uma caravana do movimento ultra-católico espanhol Hazte Oír, que percorreu o país em campanha contra a homossexualidade e a identidade de gênero.

Carla afirmou que não tem contato com sua família há três anos e que se sentiu "discriminada" pelo movimento liderado por sua mãe. Na segunda-feira, Marcela Aranda declarou que continuará amando seu "filho".

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Torcedores do Flamengo xingam Muralha antes de embarque à Colômbia

Posted: 28 Nov 2017 10:58 AM PST

Sob pressão de um grupo de torcedores que recepcionaram o ônibus da delegação no aeroporto do Galeão, na tarde desta terça-feira (28), o Flamengo embarcou rumo à Colômbia para o jogo semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Junior Barranquilla. O principal alvo foi o goleiro Alex Muralha, bastante xingado pelos rubro-negros.

O volante Cuellar e o meia Diego foram os primeiros a desembarcar do veículo, e ganhar aplausos e palavras de incentivo. Muralha desceu na sequência e passou a ser hostilizado.

+ Rodrigo é dispensado de treino da Ponte e deve deixar clube em breve

"Muralha, sai daqui", gritou um torcedor. Na sequência, o goleiro ouviu uma série de xingamentos. Ele chegou a olhar para o lado, na direção do grupo que o ofendeu, mas foi conduzido para a parte interna do aeroporto. "Se não ganhar, isso aqui vai virar um inferno", bradou outro integrante do grupo.

Escolhido para substituir Diego Alves, lesionado, neste fim de temporada, Muralha falhou nos gols que decretaram a derrota do Flamengo por 2 a 1 para o Santos, no último domingo (26).

O técnico Reinaldo Rueda não bancou a escalação do goleiro contra o Junior Barranquilla. Cesar, antes quarta opção para a posição, pode ganhar uma chance entre os titulares.

O Flamengo venceu o jogo de ida por 1 a 0, no Maracanã, e depende de um empate sem gols contra os colombianos nesta quinta-feira (30), em Barranquilla, para se garantir na final do torneio continental. (Folhapress)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Após desistir de disputar comando tucano, Tasso diz que cumpriu dever

Posted: 28 Nov 2017 10:54 AM PST

Depois de desistir de disputar a presidência do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE) disse nesta terça-feira (28) que se sente "aliviado".

Em conversa realizada na noite de segunda (27) em São Paulo, tucanos concordaram em lançar o governador paulista Geraldo Alckmin à presidência do partido em dezembro.Participaram do encontro Tasso, Alckmin, o governador de Goiás, Marconi Perillo, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O encontro pôs fim a uma polarização entre o senador cearense e o goiano na disputa pelo comando partidário do PSDB. Enquanto Tasso vinha adotando um discurso mais crítico sobre o apoio da legenda ao governo Michel Temer, Perillo contava com apoio do senador Aécio Neves (MG), em discurso de ruptura mais branda.

Questionado sobre se valeu a pena ter entrado na disputa, Tasso disse que sim. "Tenho a sensação de alívio e de dever cumprido. Demos a chacoalhada que o partido precisa. Mostramos que tem gente diferente, não somos como o PSDB que ultimamente estava aparecendo na mídia. Existe ainda indignação com atitudes que não condizem com nossa história o nosso princípio. Deu uma chacoalhada principalmente nos mais jovens", declarou.

+ Joesley se cala e irrita Marun: 'Mafiosinho de terceira categoria'

A fala é uma crítica indireta aos escândalos de corrupção nos quais quadros do partido estão envolvidos. O principal implicado atualmente é o senador Aécio Neves (MG), denunciado por corrupção passiva e obstrução da Justiça com base na delação do grupo JBS.

Questionado sobre se conversou com Aécio - que é presidente licenciado do PSDB- sobre a desistência da candidatura, Tasso disse não e indicou que não entraria em contato com o mineiro.

Ele defendeu ainda que a executiva do PSDB, que será definida em convenção em 9 de dezembro, tenha apenas pessoas "de cara limpa". Indagado sobre a que se referia com essa expressão, Tasso evitou citar nomes.

A escolha de Alckmin para comandar o PSDB foi elogiada pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). "Foi um movimento correto do PSDB. Acho que o PSDB para aspirar qualquer questão nacional tem que resolver questão interna", declarou. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Assumir a presidência do PSDB foi um pedido de FHC, diz Alckmin

Posted: 28 Nov 2017 10:48 AM PST

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à presidência do partido, disse nesta terça-feira (28) que nunca havia pensado no cargo e que seu objetivo ao entrar na disputa foi evitar sequelas na sigla.

A afirmação foi feita em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), após a inauguração do HC Criança, no complexo do HC (Hospital das Clínicas) da cidade.

Nessa segunda (27) à noite, Alckmin havia afirmado que aceita presidir o PSDB para "fortalecê-lo".

"O que eu falei é que se eu puder unir o partido, buscar unidade e fortalecer o PSDB, para ser um forte instrumento de mudança no Brasil é nosso dever ajudar. Isso vai definir mesmo dia 9 de dezembro", disse.

O PSDB tem marcada convenção no dia 9 para eleger sua nova Executiva. Alckmin virou o principal nome no PSDB para assumir a direção nacional do partido após o governador de Goiás, Marconi Perillo, abrir mão de sua candidatura em nome da unidade do partido em torno do governador paulista.

+ PF diz que há indícios de crimes praticados por Geddel e Lúcio Vieira

O tucano decidiu concorrer à presidência do partido na noite de domingo (26), após decisão do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) de também retirar a candidatura para abrir caminho para Alckmin.

"[Eram] Duas chapas para uma disputa e o [ex-] presidente Fernando Henrique falou 'olha, era melhor se a gente conseguisse uma unidade partidária, evitar disputa, acaba deixando sequelas'. Os dois retiraram as suas pré-candidaturas, tanto o Tasso quanto o Marconi, quem vai decidir é o diretório", disse o governador.

AÉCIO

Questionado se conversou com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) sobre a candidatura à presidência tucana, Alckmin disse apenas que "não".

O tucano afirmou defender um regime de economia de mercado e que é preciso que o Estado funcione. "Não cabe no PIB o tamanho desse Estado que existe hoje, acaba sendo empecilho ao crescimento do país. De outro lado, um Estado que funcione, que seja eficiente, que tenha boas políticas públicas, que atenda aqueles que mais necessitem e promova o desenvolvimento regional. Tenho defendido maior inserção internacional."

Servidores do HC e membros da Apeoesp (sindicato dos professores) fizeram protesto, com cartazes, criticando as políticas do governo do Estado para os setores.

Alckmin, questionado sobre a manifestação, disse que ela não atrapalhou. "Nada, nada. Já estou acostumado, desde a época do Mário Covas isso sempre acontece. A gente tem de ter paciência." Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Coreia do Norte dispara novo míssil balístico

Posted: 28 Nov 2017 10:41 AM PST

A Coreia do Norte realizou um novo lançamento de míssil balístico não identificado, na madrugada (horário local) desta terça-feira (28). A informação foi divulgada pela agência Yonhap News, da Coreia do Sul.

A agência informa que o míssil foi disparado da província de South Pyongan em direção ao leste e que militares sul-coreanos estão analisando os detalhes em parceria com o Estados Unidos.

O teste desta terça-feira surge momentos depois de fontes do governo norte-americano terem afirmado à Reuters de que Pyongyang estava prepararando um lançamento de um míssil "para os próximos dias". 

Leia também: Vice primeira-ministra renuncia para evitar colapso na Irlanda

(Mais informações a seguir)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Band mantém decisão sobre Masterchef Jr. mesmo após investida do SBT

Posted: 28 Nov 2017 10:40 AM PST

De olho na brecha deixada pela Band, que não exibe mais o Masterchef Júnior, o SBT irá exibir o Bake Off Júnior, a versão infantil do reality shoe já exibido na versão adulta na emissora. A data de estreia ainda não divulgada, mas, segundo informa o colunista Flávio Ricco, o programa deve ir ao ar já em janeiro de 2018.

A Band, por sua vez, manteve a sua decisão e descarta qualquer possibilidade de investir em mais uma edição do Masterchef com o elenco infantil, considerando a experiência anterior, que não foi bem-sucedida. Em contrapartida, as outras versões, Profissional e Amadores, são sucesso de público e faturamento.

Leia também: Perlla entrega intimidade com marido: 'Ele era crentinho e virgem'

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Photoshop usa inteligência artificial e facilita a vida de designers

Posted: 28 Nov 2017 10:39 AM PST

O Photoshop vai usar inteligência artificial a serviço dos designers. Com a nova função, vai acabar o pesadelo dos profissionais quando é preciso selecionar pessoas ou objetos para separar o fundo da imagem. Atualmente, há diversas formas de realizar esta tarefa, mas todas são trabalhosas.

A tecnologia de inteligência artificial da Adobe, denominada Sensei, vai aperfeiçoar o recurso Select Subject (selecionar sujeito, em português). Clicando no botão e, em seguida, no fundo que deve ser removido, os elementos ficam automaticamente marcados com uma precisão bastante grande.

+ Ferramenta de áudio do WhatsApp ganha melhorias; confira

Veja vídeo:

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Segunda Turma do STF nega liberdade a Eduardo Cunha

Posted: 28 Nov 2017 10:39 AM PST

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) negou hoje (28) recurso da defesa e manteve a prisão do ex-deputado Eduardo Cunha, preso na Operação Lava Jato, desde outubro do ano passado.

Cunha foi condenado a 15 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, sem direito de recorrer em liberdade, pelo juiz federal Sérgio Moro. Atualmente, ele está preso no Complexo-Médico Penal (CMP), na região metropolitana de Curitiba.

A votação foi realizada com quórum reduzido. Votaram contra a liberdade o relator, Edson Fachin, e o ministro Dias Toffoli, por entenderam que a questão da prisão provisória não pode mais julgada por meio de habeas corpus. Gilmar Mendes foi o único a votar pela concessão da liberdade. Os ministros Ricardo Lewandowski e Celso de Mello não participaram da sessão por motivos de saúde.

Mesmo se a decisão fosse favorável, Cunha continuaria preso em função de mais dois mandados de prisão emitidos pela Justiça do Distrito Federal e outro pela Justiça do Rio Grande do Norte em outras investigações.

+ PF diz que há indícios de crimes praticados por Geddel e Lúcio Vieira

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Rita Lee é homenageada de prêmio de música só para mulheres

Posted: 28 Nov 2017 10:34 AM PST

Rita Lee terminou de alimentar os bichos (eram sete gatos, cinco cachorros, cinco tartarugas, três ratos e 30 carpas, na última contagem) da casa de que sai muito pouco, num condomínio fechado nas cercanias de São Paulo e, antes de retomar a faxina de fim de ano que consome parte dos seus últimos dias, se sentou para responder às perguntas da reportagem.

A figura pop, geralmente associada com seu cancioneiro e dezenas de milhões de discos vendidos, agora se dedica aos bichos e à natureza. E diz que não volta a fazer um show nem que Jesus desça à Terra.

Lee será homenageada no primeiro Women's Music Event Awards by Vevo, premiação de que só participam musicistas do sexo feminino, avaliadas por um júri de mulheres e pelo público, que acontece em 28 de novembro, em São Paulo. Mas Rita não sabe se estará lá de corpo físico.

+ Corpo de Malcolm Young é sepultado em funeral privado em Sydney

É capaz que fique em casa escrevendo um novo livro, vendo a novela das nove e cuidando dos bichos e terminando a faxina, como conta na entrevista abaixo.

Pergunta - Qual é o sentimento que dá ser homenageada?

Rita Lee - Sentimento de gratidão e um "cadinho" de ego inflado.

Você planeja ir ao prêmio?

Se minha preguiça mortal de sair de casa me der uma brecha, eu vou.

O que lhe tira de casa hoje em dia?

Visitar meu neto Arthur [filho do artista plástico Antonio Lee, caçula de Rita], que acabou de nascer.

Qual é a importância de mulheres se juntarem em ações como essa?

Que seja uma "blitzkrieg" [tática militar conhecida como ataque-relâmpago] protecionista, porém sem histerias.

Para quem você daria um troféu que homenageia mulheres da música?

Elis Regina.Você está nos mais vendidos das categorias não ficção, com sua autobiografia, e ficção, com o livro de contos "Dropz".

Isso anima sua faceta escritora a continuar publicando? Tem algum rascunho no iPad?

Essa minha fase de escritora está sendo muito gratificante, no momento rabisco no meu velho iPad uma historieta infanto-juvenil.

Você se define como "de temporadas" no que ouve, no que lê e no que gosta. Está numa temporada de quê?

A temporada do momento é maratona de séries de TV.

O que você anda vendo de TV?

Ando espiando a novela [das nove, "O Outro Lado do Paraíso"] pra ver Grazi Massafera no papel de vilã.

Política: ainda trabalhamos ou já deixamos de lado?

Acompanhar a cena política no Brasil está pior que assistir série de horror classe Z. Enquanto existir voto obrigatório, esse script medíocre não mudará.

No programa do Pedro Bial, ele pediu para falar de drogas e você citou Coca-cola, café, açúcar e álcool, e a internet foi à loucura. Você é a favor da liberação de todas as drogas?

Como eu já dizia numa música "Quanto mais proibido mais faz sentido a contravenção". Hoje há todo tipo de informação sobre os efeitos de cada droga. Quem quiser usar que use e foda-se.

A literatura veio pra substituir sua presença na internet, especialmente no Twitter, de onde você deu uma sumida faz quatro anos?

Ainda bem que eu não tenho mais Twitter, ou já estaria crucificada em praça pública por não ter papas na língua.

Há relatos de que você vendeu parte dos seus instrumentos musicais nos últimos meses. É um expurgo da sua vida musical?

Epa! Não vendi instrumento algum, sou apegada a eles, pretendo deixar todos de herança para meus netos.

Nem se Jesus descesse à Terra teríamos chance de ver um show seu?

Nem.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Mariana Bridi fala sobre o desmame da filha, de 3 anos

Posted: 28 Nov 2017 10:33 AM PST

Mariana Bridi já é mãe de Aurora, de três anos, e aguarda a chegada do seu segundo bebê em junho, fruto do casamento com Rafael Cardoso. A atriz falou para o canal de Thais Fersoza e contou sobre o desmame recente da pequena.

"Queria que a Aurora fizesse o desmame natural, mas se eu não for tirando, ela vai mamar até os 15. O desmame tem sido gentil e aos poucos. Antes, ela mamava para dormir, de manhã cedo e à tarde para pegar no sono da tarde. Pra mim vai ser engraçado porque vou dar uma emendada... Eu falo para a Aurora que o tetê está acabando e daqui a pouco a Aurora não vai precisar mais mamar nem à noite. Ela respondeu: 'É mamãe, eu não vou precisar. Agora o tetê é do neném'. Então ela já está entendendo. Não é nem que é do neném, o tetê precisa dar uma descansada. Está bem pouquinho aogra, ela quase não mama", contou.

+ Infecções no útero precisam de atenção redobrada; entenda

A atriz ainda falou que não vai aderir ao berço na segunda gestação. "Berço não vai ter. No máximo uma cama montessoriana. Brinco que Rafael Cardoso gosta que a filha dele fique cheirando o sovaco dele. Porque a gente bota ela (Aurora) na cama, e ele vai e pega. Ele grava muito e quando ele chega é o tempo que ele tem para ficar cheirando a filha dele. Então ela dorme no meio da gente, mas ela dorme na caminha dela também", explica.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Sandra Annenberg se declara a Jô Soares durante jornal: 'Eu te amo'

Posted: 28 Nov 2017 10:30 AM PST

A jornalista Sandra Annenberg, como ela mesmo disse, não deixou passar a oportunidade. No "Jornal Hoje", da Globo, desta terça (28), a jornalista aproveitou a deixa do fim de uma reportagem sobre a autobiografia de Jô Soares e emendou um "eu te amo" direcionado ao ex-apresentador da emissora. 

"Dony, eu preciso aproveitar essa oportunidade para fazer uma declaração: 'Jô Soares, eu te amo'", disse Sandra, entre risos, ao seu colega de bancada, Dony De Nuccio. 

+ Wanderléa relembra primeiro beijo em Roberto Carlos: 'Beijoqueiro'

"[Ele] condensa várias vidas em uma e o talento de várias pessoas em um só. É impressionante", completou Dony.  Sandra ainda finalizou com um "ele é incrível" antes de encerrar a telejornal. 

MEME

Na semana passada, Sandra "causou" -e virou meme- nas redes sociais ao reagir com espanto e olhos arregalados depois de uma reportagem em que um médico mandava o jornalista "comer merda". 

"To chocado que Sandra Annenberg atualizou seu próprio meme", disse outro usuário do Twitter ao lembrar que, em 2011, Sandra viralizou com o seu "que deselegante" -na época, o comentário foi feito após a jornalista ser surpreendida por ativistas que interromperam uma entrada ao vivo da repórter Monalisa Perrone. Com informações da Folhapress. 

Leia também: Perlla entrega intimidade com marido: 'Ele era crentinho e virgem'

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Vice primeira-ministra renuncia para evitar colapso na Irlanda

Posted: 28 Nov 2017 10:29 AM PST

Em meio a um escândalo de corrupção, a vice-primeira-ministra irlandesa, Frances Fitzgerald, renunciou ao cargo nesta terça-feira (28). Com isso, pode ter evitado a moção de censura prevista para o fim do dia que levaria ao colapso do governo e à antecipação das eleições para dezembro.

"Decidi colocar o interesse nacional acima da minha própria reputação", Fitzgerald afirmou em uma nota oficial. "Foi necessário tomar essa decisão para evitar eleições potencialmente desestabilizadoras neste momento crítico", disse. O pleito está inicialmente previsto para 2021.

+ Encontrados 57 paquistaneses acorrentados numa cave na Turquia

Sua saída, no entanto, não deve aliviar a crise política, e deixa o governo irlandês fragilizado quando precisava ser especialmente forte.

O futuro da fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte -um país que faz parte do Reino Unido- será central durante as próximas semanas para as negociações do "brexit", a saída britânica da União Europeia.

A renúncia de Fitzgerald era exigida pela oposição após a divulgação de documentos demonstrando que ela estava ciente de uma campanha de difamação contra um detetive que havia denunciado a corrupção na polícia irlandesa enquanto ela era ministra da Justiça.

Convocados pela sigla de oposição Fianna Fáil, parlamentares planejavam votar nesta terça-feira contra Fitzgerald e, com isso, derrubar o governo minoritário do premiê Leo Varadkar. Com a renúncia, a moção de censura foi aparentemente cancelada, segundo o jornal "The Guardian".

FRONTEIRAS

Quando o Reino Unido deixar o bloco em março de 2019, sua única fronteira terrestre com a União Europeia será aquela entre a Irlanda do Norte e a vizinha Irlanda.

Não se sabe ainda como essa fronteira será resolvida. Em tese, como o Reino Unido não será mais um membro da União Europeia, precisará de algum tipo de controle na passagem à Irlanda, seja de bens ou de passaportes.

Mas essa fronteira de 500 quilômetros pode prejudicar as economias locais e minar o processo de paz na região.

Após três décadas de confrontos pela separação da Irlanda do Norte e sua unificação com a Irlanda, com 3.600 mortes, o confronto foi encerrado em 1998. Uma parte central dos acordos de paz daquele ano era a liberdade de movimento entre as Irlandas, um tema devolvido pelo "brexit" ao debate público, fomentando novos movimentos separatistas.

A União Europeia vai avaliar em uma cúpula em 14 e 15 de dezembro se houve progresso o suficiente nas negociações fronteiriças entre Irlanda e Reino Unido. Só então o bloco pretende dar início às conversas esperadas pelos britânicos: o debate sobre um acordo de livre comércio.

A Irlanda chegará fragilizada a essa cúpula, e o premiê Varadkar terá dificuldades em insistir em que a fronteira entre os dois países não seja erguida outra vez. Ele tem pedido que o Reino Unido se comprometa por escrito com que não haverá um controle entre os países.

O Reino Unido tampouco tem interesse na fronteira, mas o governo britânico diz que não vai tomar nenhuma decisão sobre esse assunto até que o acordo comercial com a União Europeia seja acordado -sua principal demanda.

Essa perspectiva, apresentada no domingo (26) pelo ministro do Comércio Exterior, Liam Fox, é pouco realista: o Reino Unido tem chegado em desvantagem às mesas de negociação com o bloco europeu, e não tem muitos trunfos para alavancar a sua posição.

Uma solução para evitar as fronteiras entre Irlanda e Irlanda do Norte seria manter ambos os países -o segundo deles, parte do Reino Unido- em um mesmo regime. Ou seja, a Irlanda do Norte precisaria implementar uma regulação distinta daquela do Reino Unido.

O governo regional norte-irlandês, no entanto, descarta essa opção. Arlene Foster, líder do DUP (Partido Unionista Democrático), disse no sábado (25) que não vai aceitar "nenhuma negociação que crie barreiras entre a Irlanda do Norte e o restante do Reino Unido".

Foster deve ser ouvida pelo governo britânico, pois o DUP é hoje o seu único aliado, e é essa aliança que sustenta o mandato da primeira-ministra conservadora, Theresa May, após ela ter perdido sua maioria parlamentar nas eleições de junho deste ano. Com informações da Folhapress. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Marquito, assistente de palco de Ratinho, sofre acidente de carro

Posted: 28 Nov 2017 10:25 AM PST

O humorista Marquito, 57, tranquilizou os fãs após sofrer um acidente de carro no último domingo (26), quando voltava de Curitiba para São Paulo. Ele relatou o ocorrido em seu Instagram.

"Sofri um acidente, virei o carro, mas isso é coisa que acontece na vida da gente", disse. "É um susto. Deus me livrou e estou aqui para a próxima", disse.

+ Wanderléa relembra primeiro beijo em Roberto Carlos: 'Beijoqueiro'

Segundo Marquito, a presença de óleo na pista fez com que ele perdesse o controle da direção na BR-116. No dia seguinte, o assistente de palco do "Programa do Ratinho" postou um vídeo no qual ele apareceu emocionado e agradeceu o apoio dos fãs.

"Quero agradecer a todos que ligaram para mim e conversaram comigo. Está tudo bem. Perdi meu carro, mas tudo bem, não perdi minha vida." Com informações da Folhapress. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Senado e TSE assinam acordo de cooperação técnica

Posted: 28 Nov 2017 10:25 AM PST

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, participou nesta terça-feira (28) da assinatura de um acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), do Senado Federal, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para estabelecer a cooperação técnico-científica e cultural e o intercâmbio de conhecimento e informações. O objetivo é a formação, o aperfeiçoamento e a especialização técnica de recursos humanos e desenvolvimento institucional.

"A celebração deste protocolo de intenções entre o Senado e o TSE é mais um passo nessa caminhada do diálogo entre instituições. Com o protocolo, colocaremos à disposição da Justiça Eleitoral, no Brasil inteiro, um conjunto de produtos e serviços educacionais desenvolvidos pelo ILB [Instituto Legislativo Brasileiro], que é a escola de governo do Senado Federal", afirmou Eunício.

+ Presa, Rosinha não come e passa tempo coberta por lençol

O senador enfatizou que desde que assumiu Presidência da Casa, o ILB tem direcionado suas atividades para melhorar o processo legislativo, a eficiência e a transparência da gestão administrativa.

"Além disso, realizamos vários cursos de pós-graduação em parceria com outros poderes, reafirmando nosso compromisso com a expansão das relações institucionais do Senado, em favor da qualificação de quadros da administração pública", disse Eunício.

Com a parceria institucional, tanto os servidores do TSE quanto os do Senado poderão participar de cursos e outras atividades acadêmicas e educacionais oferecidas. Com informações da assessoria de imprensa da presidência do Senado.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Incêndios em favelas atingem terrenos de maior valor em São Paulo

Posted: 28 Nov 2017 10:20 AM PST

Era uma e meia da manhã do último sábado, 25 de novembro, quando 13 viaturas do 1o Grupamento do Corpo de Bombeiros de São Paulo, com a sirene ligada, cruzaram a avenida Roberto Marinho, na zona sul de São Paulo, despertando os moradores das 17 pequenas favelas do caminho.

Ao chegar à comunidade Levanta Saia, eles tiveram poucos minutos para descobrir o melhor caminho pelas vielas que se formam entre os mais de cem barracos de madeira. O fogo já consumia oito barracos. "Como a gente não conhece o lugar, é como se fosse um labirinto", explicou Fernanda Freitas, capitã do Corpo de Bombeiros.

Moradores se revezavam para ajudar uns aos outros. "Me ajuda aqui, me ajuda a descer isso aqui!", gritava um homem que tentava salvar seus eletrodomésticos. As famílias se espalharam pelo asfalto em torno dos pertences que conseguiam recuperar. Eram consoladas pelos moradores das favelas vizinhas. Muitos já viveram o mesmo terror. As favelas da região do Campo Belo, uma das áreas mais ricas da cidade, frequentemente são atingidas por incêndios – mas, em geral, não se sabe as causas.

No meio da multidão, Felipe Ramon, 23, estava em estado de choque. Chegava da casa de sua mãe, na favela do outro lado da avenida. Monitor num bufê infantil, ele andava sobre os escombros no beco estreito que antes era sua casa. Em busca de algo a ser recuperado, sumiu na escuridão que consumia a favela. Tudo o que se via eram as luzes dos celulares que os moradores usavam para se localizar. Alguns minutos depois, ele ressurgiu. A família o abraçou, mas ele manteve a atenção num pequeno copo que tinha nas mãos. Dentro, suas escovas e pasta de dente – os únicos pertences que lhe restaram.

Antes de morar na Levanta Saia, Felipe vivia com a mãe na comunidade vizinha, a favela do Piolho. É a sétima vez que perdem a moradia num incêndio. "Aí eles dão um colchão e fazem nosso cadastro. Mas já deve ter uns 50 cadastros no meu nome lá [na Prefeitura]", desabafa.

Às duas e dez da madrugada, o fogo estava quase apagado. Vinte barracos foram destruídos. Cem pessoas ficaram desabrigadas.

+ Chuvas causam mortes, inundações e estragos no interior paulista

Incêndios são mais frequentes em áreas valorizadas

Em São Paulo, onde mais de 1 milhão e meio de pessoas vivem em 1.700 favelas, esse tipo de desastre é tão comum que alguns moradores passam por ele mais de uma vez. Entre 2001 e 2012, os bombeiros registraram nada menos de 1.648 incêndios em favelas. Em 2016, foram 202 casos, e este ano, 81.

Um levantamento inédito feito pela Pública em parceria com o Guardian Cities revela que as comunidades atingidas costumam estar localizadas nas áreas mais ricas.

A pesquisa partiu de um relatório da Defesa Civil com informações de 80 incêndios de 2008 a 2012. O valor venal médio das áreas que compõem esse grupo de favelas atingidas foi de R$ 291 em 2013, segundo estimativas do Sindicato da Habitação (Secovi), que representa as empresas imobiliárias da cidade. Já o mesmo cálculo feito para uma amostra aleatória de 460 favelas registrou valor de R$ 167 no mesmo ano.

Ou seja: em média, as favelas atingidas por fogo estão em áreas que têm valor venal cerca de 75% mais alto que as demais.

A frequência dos incêndios é também maior nas áreas nobres. Foram 23 ocorrências nos 15 distritos com maior valor de lançamentos imobiliários nos últimos cinco anos. Esses distritos aglomeram 145 favelas – o que significa que houve uma taxa de um incêndio para cada seis comunidades nessas regiões. Nos outros distritos, que comportam as restantes 1.559 favelas da cidade, foram registrados 52 incêndios. Taxa bem menor: uma ocorrência para cada 29 favelas.

As autoridades negam uma possível associação dos incêndios com a valorização imobiliária dos terrenos atingidos. Uma CPI criada em 2002 na Câmara dos Vereadores para investigar a suspeita de incêndios criminosos determinou como causa "uma somatória de fatores", incluindo o clima, baixa umidade, sobrecarga de energia em instalações elétricas precárias, uso de botijões de gás e construções de madeira.

"Eles só falam disso quando tem incêndio. Passam uns dias e todo mundo esquece", reclama Rudinéia Arantes, líder comunitária da favela do Piolho, no distrito de Campo Belo. Ela admite que as estruturas de construção são perigosas. As instalações elétricas que os moradores puxam clandestinamente para seus barracos frequentemente estouram, gerando princípios de incêndio. E a verticalização dos barracos de madeira faz com que as chamas se espalhem facilmente pela comunidade. "Era pra resolver as questões dos postes, das fiações… e nada foi feito", denuncia.

Famílias convivem com repetidos incêndios

Na noite de 7 de setembro de 2014, a favela do Piolho, também no Campo Belo, foi tomada por chamas que destruíram 80% dos barracos e desabrigaram 264 famílias. Seus moradores eram vítimas do segundo grande incêndio em apenas dois anos.

+ No Rio, cão tem pata amputada após levar tiro

Hoje, é difícil imaginar que a Piolho foi quase que totalmente consumida pelo fogo em 2014. A quadra que estabelece os limites da comunidade está completamente tomada por barracos novamente – seja pelo retorno de antigos moradores ou de novos habitantes que almejam uma vida perto do centro.

Assim como a Levanta Saia, a favela do Piolho acompanha a margem da Roberto Marinho, avenida que leva à Marginal do Rio Pinheiros, uma das principais vias da cidade. Pequenas favelas se encaixam nos terrenos ainda não tomados pela forte demanda imobiliária sobre o bairro. Em uma cidade bastante desigual, esse é um bairro privilegiado: são vários os equipamentos de saúde, educação e transporte na região.

"A gente mora num bairro em que a especulação é fora do normal. Mas aqui você tem vínculo. Aqui tem os equipamentos públicos. Tem escolas, ONGs, comércio, creches e tudo mais", argumenta Rudinéia. "Por que você sairia daqui? O que a gente queria era ter uma habitação regular aqui mesmo".

Carla Aparecida tem cinco filhos aos 34 anos e é uma das que retornaram à Piolho após o incêndio de 2014. "Até as necessidades a gente tem que fazer no baldinho porque ainda não tem banheiro", diz, apontando para as paredes do barraco que ela mesmo levantou.

Todos os móveis se concentram num ambiente de aproximadamente 4 metros quadrados. Nele se misturam fogão, duas camas, as roupas e pequenos objetos. Num cômodo separado por uma folha de madeirite, há também um pequeno tanque e um chuveiro.

O incêndio de 2014 foi o terceiro a atingir a família de Carla. Ainda em 2012, eles tiveram todos os pertences queimados numa tarde de setembro. "Demorei mais de um ano para reconstruir meu banheirinho e, quando eu estabilizei tudo e só faltava uma geladeira pra mim, veio o [outro] incêndio. Queimou tudo, tudo, tudo", lamenta.

Carla conta que após os incêndios chegou a receber um auxílio emergencial da prefeitura, que é condicionado à saída dos moradores da região. Mudou-se para uma favela na zona leste, mas as filhas não aceitaram morar tão longe e se mudaram para a casa do pai, em Moema. Carla acabou retornando novamente à favela do Piolho, onde é mais fácil achar trabalho. Embora esteja desempregada, ela já trabalhou como doméstica e coletando materiais recicláveis.

De favela em favela

Adriana Alves escolheu a Piolho como destino quando foi vítima, em 2007, de um incêndio em outra favela da região, a do Jardim Edite. Já em 2014, quando seu barraco na Piolho foi destruído pelo fogo, continuou sua jornada entre as favelas da zona sul. Foi morar de aluguel em Paraisópolis com a promessa de ajuda de R$ 400 da prefeitura até que recebesse uma moradia definitiva. Mas recebeu somente os três primeiros meses de auxílio. Não fosse a luta travada na Justiça, encerrada em setembro deste ano, não voltaria a receber a verba prometida. E o conjunto habitacional que abrigaria em definitivo esses removidos, previsto para 2013, ainda não foi entregue.

Nas folhas do processo que Adriana moveu contra a prefeitura, um documento interno da Secretaria de Habitação mostra que o órgão avaliava que ela teria direito ao auxílio. No entanto, a prefeitura cortou o benefício alegando irregularidades no cadastro, em razão de sua mãe já ter sido contemplada com uma moradia quando era mais jovem. A Justiça decidiu em favor de Adriana, que voltou a receber o benefício.

Procurada pela Pública, a prefeitura alega "que após as análises documentais, 247 famílias comprovaram vínculo com a área e atualmente recebem auxílio aluguel. Todas essas famílias serão contempladas com moradias definitivas ao longo dos próximos anos. O restante das famílias teve seus atendimentos suspensos devido à falta de documento com comprovação de vínculo com a área".

Ministério Público investiga responsabilidade da prefeitura

A situação da favela do Piolho está sendo investigada pela Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público (MP) de São Paulo, que investiga se houve irregularidades ou displicência da prefeitura em tomar as providências necessárias para sanar os problemas do local.

Grande parte da comunidade está localizada em áreas particulares que estão em processo de desapropriação. Entretanto, segundo relatório da prefeitura anexado ao processo, ainda não foram destinados recursos para que isso se concretize.

De acordo com o MP, a região está dentro do perímetro da Operação Urbana Água Espraiada, que prevê investimentos em infraestrutura. No final de 2013, um ano antes do último incêndio, um relatório do Corpo de Bombeiros já alertava para os riscos de um novo desastre, dada a infraestrutura precária. "O local apresenta uma elevada carga de incêndio em virtude da quantidade de madeira que, associada às diversas instalações elétricas clandestinas e ao layout, faz com que os moradores estejam sujeitos a um real risco de morte em caso de incêndio".

O projeto piloto de prevenção e combate à incêndios, o Previn, chegou a ser instalado na região, após o incêndio de 2012. Mas o Corpo de Bombeiros, em nova vistoria em razão do último incêndio em 2014, relata uma situação diferente. "No local não havia sistemas de prevenção contra incêndios, tais como extintores e hidrantes."

Em resposta a outro ofício da Promotoria, já em 2016, a Coordenadoria Técnica da Secretaria de Habitação indicou que "para esta área, ainda não há projeto de urbanização e nem cronograma de projetos e obras".

Remoções

A Operação Urbana Água Espraiada pretende reestruturar a região entre as avenidas Chucri Zaidan, Roberto Marinho e Marginal Pinheiros – onde estão as favelas do Piolho e Levanta Saia.

Segundo a prefeitura, essa operação promete criar ou reestruturar sistemas viários, de transporte coletivo, de habitação social e espaços públicos de esporte e lazer. É sob esse argumento que a operação já removeu mais de 11 mil famílias, com a possibilidade de o mesmo ocorrer com outras 8 mil, segundo dados do Observatório das Remoções.

"Antes adotava-se como política a remoção e realocação para melhorias habitacionais e de infraestrutura dessas comunidades. Era um 'item' da reurbanização para adequar essas comunidades para que se pudesse morar", conta Margareth Matiko, coordenadora de Urbanismo do Instituto Pólis. "O que tem acontecido é que os governos começaram a adotar a política de retirada da população para os grandes projetos urbanos, que é o caso, por exemplo, das Operações Urbanas", avalia a urbanista.

Ela argumenta que a remoção dos moradores para outras regiões só seria necessária em caso de riscos à população residente, como a possibilidade de enchentes e deslizamentos. "Há um processo que é decorrente desse, que é a própria valorização do lugar. E então você tem a expulsão espontânea. A área começa a ser tão valorizada que a pessoa não consegue viver lá pelo próprio custo de vida", explica a urbanista.

Margareth avalia que frequentemente remoções não são feitas de maneira adequada. "[No caso das ocupações formais] você tem um título da propriedade, você recebe o valor e pode até questionar. No caso das ocupações irregulares ou das populações, elas são retiradas daquele lugar e nem sempre têm um atendimento habitacional próximo e adequado."

Em resposta à reportagem, a Secretaria Municipal de Habitação diz que tem como meta entregar 25 mil novas moradias até 2020. "Apenas nos últimos quatro anos, foram entregues 14 mil unidades. Em 2017, a secretaria viabilizou áreas e aporte de recursos para construção de 22 mil moradias, atualmente em obras ou em fase de contratação", diz a nota enviada à Pública.

Confira a nota da Prefeitura na íntegra aqui

A comunidade Sônia Ribeiro está localizada em uma área particular. Em 2014, após o incêndio ocorrido no local, a Secretaria Municipal de Habitação iniciou o cadastramento dos moradores para atendimento habitacional levando-se em consideração que as condições no local para a devidas identificações dos moradores eram precárias, uma vez que os domicílios foram destruídos pelo fogo. Se apresentaram 579 famílias, onde ficou acordado em Audiência Pública que os moradores deveriam comprovar residência na área para posteriormente realizar o cadastro habitacional, sendo válidas declaração de postos de saúde, escolas, hospitais, contas de Gás, Luz, TV a cabo, lojas e demais comprovantes desde que nominal ao titular cadastrado. Após o recolhimento da documentação solicitada, observou-se a apresentação de comprovantes que não correspondiam ou comprovavam vínculos com a área. Em alguns casos, mais de uma família apresentou o mesmo comprovante. Após as análises documentais, 247 famílias comprovaram vínculo com a área e atualmente recebem auxílio aluguel. Todas essas famílias serão contempladas com moradias definitivas ao longo dos próximos anos. O restante das famílias teve seus atendimentos suspensos devido à falta de documento com comprovação de vínculo com a área.

A Secretaria Municipal de Habitação tem como meta entregar 25 mil moradias até 2020 para enfrentar um déficit habitacional que demanda a construção de novas 360 mil moradias. Apenas nos últimos quatro anos foram entregues 14 mil unidades. Em 2017, a secretaria viabilizou áreas e aporte de recursos para construção de 22 mil moradias, atualmente em obras ou em fase de contratação.

Com relação aos incêndios em assentamentos precários, após ação do Corpo de Bombeiros, órgão responsável e capacitado pelo combate á incêndio, o município atua com o atendimento emergencial, por meio da Defesa Civil, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e prefeituras regionais que contempla, além de ação intersecretarial, o encaminhamento das famílias a centros de acolhida e disponibilização de material básico.

Investigações são inconclusivas

As suspeitas de que os incêndios teriam origem criminosa levaram à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara de Vereadores em 2012. Também envolveram investigações do Ministério Público, da Polícia Civil e de órgãos municipais. No entanto, cinco anos depois, grande parte dos inquéritos foi arquivada ou continua inconclusiva.

O relatório final da CPI é ambíguo: "Mesmo que de forma não totalmente conclusiva, pois reconhecemos que carece de mais elementos para um entendimento cabal da questão, […] as ocorrências aconteceram em razão de uma somatória de fatores, como, por exemplo, o clima, a baixa umidade, a falta de chuva, a sobrecarga de energia em instalações elétricas precárias, uso de botijões de gás e principalmente a madeira, largamente utilizada nas construções, materiais de fácil combustão". Assinaram o documento seis integrantes: Ricardo Teixeira (PV), Edir Sales (PSD), Floriano Pesaro (PSDB), Eliseu Gabriel (PSB), Ushitaro Kamia (PSD) e Aurélio Miguel (PR). Apenas a vereadora Juliana Cardoso, do PT, indicou voto contrário.

Durante seus trabalhos, a CPI recebeu muitas críticas de movimentos sociais e de moradores das favelas. Os vereadores chegaram, por exemplo, a exigir do Corpo de Bombeiros uma relação de todas as ocorrências de incêndio em favelas nos cinco anos anteriores. Mas o inquérito terminou sem que os Bombeiros apresentassem os detalhes de cada ocorrência.

Além disso, diversas reuniões da CPI foram canceladas por falta de quórum mínimo para sua realização. Dos 13 encontros previstos, apenas seis ocorreram. Na abertura da CPI, todos os seis integrantes compunham a base aliada do governo Kassab, então prefeito da cidade.

O fato de todos os membros da CPI terem campanhas eleitorais financiadas por empresas do setor imobiliário, como revelou um levantamento feito pelo portal UOL, também gerou polêmica.

Em 2012, o Grupo Atuação Especial de Combate ao Crime do Ministério Público organizado abriu um inquérito para investigar se houve ação criminosa nessas ocorrências que deixaram milhares de pessoas desabrigadas. A investigação foi arquivada pela Justiça. Com informações da Agência Pública.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

HIIT é capaz de moldar o corpo em 20 minutos, diz personal

Posted: 28 Nov 2017 10:14 AM PST

Foi-se o tempo que para emagrecer ou moldar o corpo era necessário passar horas na academia. Chamada de HIIT (sigla em inglês para High Intensity Interval Training ou treinamento intervalado de alta intensidade), a modalidade é perfeita para quem tem pouco tempo e quer uma atividade diferenciada para perder peso, definir os músculos e melhorar o condicionamento.

De acordo com Geraldo Chamilet, personal trainer da 2 Spin, o HIIT envolve exercícios realizados em máxima intensidade por um curto período de tempo e intercalados com breves momentos de descanso. "O principal objetivo é levar o organismo a trabalhar em zonas desconfortáveis para atingir o propósito do treinamento. A atividade pode ser realizada com qualquer modalidade ou exercício, como corrida, remo, bicicleta e, principalmente, o peso do próprio corpo, o que permite ser feito em qualquer lugar. O segredo é buscar sempre a intensidade proposta pelo seu treinador", explica.

+ 10 alimentos que dão energia para quem faz corridas longas

Além de torrar calorias, aumentar a massa muscular e a resistência cardiovascular, uma das grandes vantagens do HIIT é a possibilidade de queimar gordura mesmo após o treino, como destaca o personal: "por ser de alta intensidade, a modalidade aumenta a capacidade corporal de queimar gordura, causando o efeito de queima posterior, quando o corpo continua queimando depois de até 24 horas".

Com duração de 4 a 20 minutos, o HIIT deve ser feito de 2 a 4 vezes por semana, sempre sob supervisão de um profissional. "Desde que não haja restrições médicas, qualquer pessoa pode praticar a modalidade", finaliza o profissional.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Ex-vigia preso após estuprar 8 meninas diz que 'crianças seduziam'

Posted: 28 Nov 2017 10:12 AM PST

Um ex-vigia de uma escola em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá foi preso nessa segunda-feira (27) suspeito de ter estuprado oito meninas que estudam no local. Ele confessou o crime e disse que cometia os atos em uma sala usada como depósito de brinquedos.

De acordo com o portal G1, o idoso identificado como João Batista do Nascimento, de 74 anos, foi demitido em junho deste ano, depois que a direção da escola começou a perceber os abusos. As crianças têm idades entre 7 a 11 anos e são todas alunas da escola municipal Teles Pires.

+ Corpo de jovem desaparecido após rave é encontrado boiando em lago

A série de estupros foi descoberta depois que a mãe de uma das vítimas, de 7 anos, percebeu o comportamento estranho da filha. "Essa mãe notou um comportamento estranho na filha e foi constatado o estupro através dos exames. A menina disse que ela e a prima, de 9 anos, foram abusadas por ele", declarou o investigador Valter Sérgio, responsável pelo caso.

"São crianças da mesma escola. Ele pegava essas meninas e levava para um quartinho de brinquedos. Ele assumiu [os crimes] e disse que as crianças o seduziam. É um monstro", comentou o investigador.

Conforme a Polícia Civil, a diretora da escola e outros funcionários foram intimados a prestarem depoimento sobre o caso. As vítimas, segundo a investigação, eram abusadas antes das aulas, no período matutino, no recreio e no final da manhã.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Saiba o que entra na Netflix em dezembro

Posted: 28 Nov 2017 10:03 AM PST

A Netflix chega ao último mês do ano com algumas renovações em seu catálogo. O principal lançamento do mês é o filme 'Bright', produção original da plataforma estrelada por Will Smith. O filme conta a história de um policial do futuro que tenta combater a proliferação de espécies que ameaçam a raça humana. O filme estará disponível a partir do dia 22. As informações são do site Metrópoles.

O longa-metragem 'Crimson Peak', de Guillermo del Toro, também estreia na plataforma no dia 11. O filme de terror sobre uma casa assombrada tem no elenco nomes como Tom Hiddleston ('Os Vingadores') e Jessica Chastain ('Interestelar').

+ Corpo de Malcolm Young é sepultado em funeral privado em Sydney

Haverá ainda novas temporadas das séries 'The Crow', 'El Chapo', 'Vikings' e 'Scandal' ao longo do mês. Já no fim de dezembro, no dia 27, entra na plataforma a comédia 'Logan Lucky: Roubo em Família', de Steven Soderbergh.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Seleção feminina enfrenta o Chile nesta terça

Posted: 28 Nov 2017 09:59 AM PST

A Seleção Brasileira Feminina disputa um amistoso preparatório para a Copa América com o Chile nesta terça-feira (27), às 20h (21h de Brasília), no Estádio La Portada, em La Serena. O país receberá a competição de 4 a 22 de abril.

Para a partida, o treinador Vadão fará duas mudanças na equipe que começará jogando: Aline será a goleira no lugar de Bárbara, e Mônica iniciará no lugar de Bruna.

+ CBF divulga quatro finalistas para gol mais bonito do Brasileirão

"Nós vamos fazer apenas duas mudanças porque nós queremos o resultado. Isso é importante para nós. Há um tempo não vejo a Mônica jogar, e a Aline merece uma oportunidade", analisou.

"Eu estou muito feliz com a chance. Eu me dedico muito nos treinamentos e por isso estou preparada e confiante para entrar em campo. Sempre é uma honra representar o meu país", disse Aline, ao site da CBF.

Vadão destacou a importância de conhecer os locais de jogos da competição, que vale a classificação para a Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Pan-Americano.

"É muito bom conhecermos os estádios antes para saber como é o gramado e a infraestrutura que vamos encontrar. Os dois campos estão muito bons. Em Ovalle, a grama é mais fofa. E aqui, em La Portada, ela é mais curta e por isso a bola corre mais", concluiu.

Para a partida, o técnico fará duas mudanças na equipe que começará jogando: Aline será a goleira no lugar de Bárbara, e Mônica iniciará no lugar de Bruna.

"Nós vamos fazer apenas duas mudanças porque nós queremos o resultado. Isso é importante para nós. Há um tempo não vejo a Mônica jogar, e a Aline merece uma oportunidade", analisou.

"Eu estou muito feliz com a chance. Eu me dedico muito nos treinamentos e por isso estou preparada e confiante para entrar em campo. Sempre é uma honra representar o meu país", disse Aline.

Além de observar as atletas, Vadão destacou a importância de conhecer os locais de jogos da competição e vale a classificação para a Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Pan-Americano.

"É muito bom conhecermos os estádios antes para saber como é o gramado e a infraestrutura que vamos encontrar. Os dois campos estão muito bons. Em Ovalle, a grama é mais fofa. E aqui, em La Portada, ela é mais curta e por isso a bola corre mais", concluiu.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

William Bonner emociona em relato sobre últimos dias ao lado do pai

Posted: 28 Nov 2017 09:45 AM PST

Geralmente discreto em relação à sua vida familiar e pessoal, William Bonner surpreendeu nesta segunda-feira (27) ao fazer um relato sobre os últimos dias ao lado do seu pai, William Bonemer. Na foto em que mostrava um mocassim marrom, o jornalista contou a história do calçado que estava diretamente ligado à sua rotina de visitas ao pai doente.

"Eu gostei desse sapato logo de cara. Tinha um tom de couro cru, sem brilho nenhum, e o conforto que só o mocassim pode oferecer a quem não pise com solados emborrachados. No ano passado, nas idas semanais a SP pra visitar meus pais, meu pai doente, elegi uma espécie de uniforme. Todo sábado, pegava estrada às 6 da manhã pra almoçar com eles. E calçava esses sapatos", contou Bonner.

+ Claudia Leitte é condenada a pagar R$ 380 mil de direitos a guitarrista

E continuou: "Meu pai tinha 86 anos e um mieloma. É um câncer de agressividade baixa, comum em velhinhos. Em parte pela idade, em parte pela medicação, meu pai vivia naquele universo infantil dos senis. Emocionava-se com quase tudo, compreendia quase nada e se envolvia em repetições de afazeres e de dizeres. Perguntava dezenas de vezes a mesma coisa e demonstrava surpresa a cada vez que ouvia a mesma resposta como se fosse única, inédita".

"Nas mais de 40 viagens de fim de semana a SP, devo ter calçado esse sapato umas 30 vezes. E, em quase todas, ele recebeu os cuidados do meu pai. 'Júnior, esse sapato não vê uma graxa há quanto tempo?'. Júnior sou eu. 'Pai, esse sapato não leva graxa. É assim mesmo. Fosco'.

+ Stepan Nercessian passa mal em gravação e é internado no Rio

Bonner continua contando que o pai ignorava sua fala e insistia em lustrar o mocassim de couro. "Ao longo de 11 meses, enquanto nos despedíamos, meu pai foi modificando completamente meu mocassim. Pondo cor e luz na opacidade. Depois que o velhinho partiu, guardei esses sapatos num lugar onde não pudessem me ver. E fugi deles por um ano inteiro. Hoje de manhã, sei lá como, do fundo de uma prateleira, me acharam de novo, quando me vestia pra sair. E me ocorreu de usá-los com a roupa que tinha escolhido pro dia. E nunca, desde que me interessei por eles numa vitrine, nunca me foram tão deliciosamente confortáveis", finalizou o jornalista.

Eu gostei desse sapato logo de cara. Tinha um tom de couro cru, sem brilho nenhum, e o conforto que só o mocassim pode oferecer a quem não pise com solados emborrachados. No ano passado, nas idas semanais a SP pra visitar meus pais, meu pai doente, elegi uma espécie de uniforme. Todo sábado, pegava estrada às 6 da manhã pra almoçar com eles. E calçava esses sapatos. Meu pai tinha 86 anos e um mieloma. É um câncer de agressividade baixa, comum em velhinhos. Em parte pela idade, em parte pela medicação, meu pai vivia naquele universo infantil dos senis. Emocionava-se com quase tudo, compreendia quase nada e se envolvia em repetições de afazeres e de dizeres. Perguntava dezenas de vezes a mesma coisa e demonstrava surpresa a cada vez que ouvia a mesma resposta como se fosse única, inédita. Nas mais de 40 viagens de fim de semana a SP, devo ter calçado esse sapato umas 30 vezes. E, em quase todas, ele recebeu os cuidados do meu pai. "Júnior, esse sapato não vê uma graxa há quanto tempo?" Júnior sou eu. "Pai, esse sapato não leva graxa. É assim mesmo. Fosco." E ele: "Sei... Isso é falta de graxa! Que vexame! Me dá isso aqui que eu vou dar um trato." E não adiantava argumentar. Meu pai me fazia entregar os sapatos, que limpava com pano úmido. Aplicava cera marrom. Esperava secar. E lustrava por minutos seguidos, no vai e vem da escova marrom que usou por mais de 40 anos. Tingia de marrom o couro sem tintura. E lustrava o que não tinha brilho nenhum. Ao longo de 11 meses, enquanto nos despedíamos, meu pai foi modificando completamente meu mocassim. Pondo cor e luz na opacidade. Depois que o velhinho partiu, guardei esses sapatos num lugar onde não pudessem me ver. E fugi deles por um ano inteiro. Hoje de manhã, sei lá como, do fundo de uma prateleira, me acharam de novo, quando me vestia pra sair. E me ocorreu de usá-los com a roupa que tinha escolhido pro dia. E nunca, desde que me interessei por eles numa vitrine, nunca me foram tão deliciosamente confortáveis.

Uma publicação partilhada por realwbonner (@realwbonner) a Nov 27, 2017 às 11:19 PST

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Júlio César se despede de companheiros no vestiário; veja vídeo

Posted: 28 Nov 2017 09:44 AM PST

Poucas horas após a divulgação de que Júlio César havia rescindido seu contrato com o Benfica para se aposentar, o clube português postou um vídeo em homenagem ao ex-goleiro da seleção brasileira. 

+ SOBRE ESPORTE

Na gravação, Júlio, que atuava pelo clube desde 2017, se despede dos companheiros no vestiário. Ele fala palavra de incentivo aos jogadores do time:

"A viagem para mim termina aqui, mas a de vocês continua. E pode ter certeza que lá fora vai ter um cara torcendo muito por vocês", disse o goleiro.

Assista aqui o vídeo na íntegra:

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Licitação para privatizar Anhembi deve ser aberta no 1º tri de 2018

Posted: 28 Nov 2017 09:42 AM PST

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que vai iniciar a privatização do Complexo do Anhembi no primeiro trimestre do ano que vem. O político disse ainda que está confiante na aprovação do projeto. O político está confiante na aprovação do projeto na segunda votação, prevista para esta semana.

"Será aprovada. Estou bastante convicto de que ela terá a aprovação dos vereadores como já teve em primeira votação com 37 votos a favor e apenas nove votos contrários. Ela, provavelmente, será aprovada e nós vamos iniciar o ano com o processo para receber as propostas de privatização do Palácio de Convenções do Anhembi, do Pavilhão de Exposições e também do Sambódromo, todo o Complexo do Anhembi", afirmou o prefeito.

+ Peixe Urbano e Groupon anunciam fusão

"Sendo votado hoje na Câmara, ele já entra em processo licitatório no primeiro trimestre do ano que vem para a sua venda", completou.

A Câmara Municipal aprovou o texto em sua primeira votação, no dia 27 de setembro. O projeto prevê a privatização do completo e da São Paulo Turismo, a SPTuris, empresa oficial de turismo e eventos da capital.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Viagens podem comprometer a visão; veja como evitar

Posted: 28 Nov 2017 09:38 AM PST

Num estalar de dedos as férias já estão aí e até os olhos de quem não tem dificuldade para enxergar sofrem durante as viagens. Isso porque, funcionam como uma janela do nosso corpo. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier de Campinas a dica número um nas viagens é consultar um especialista logo que perceber qualquer alteração na visão. Por exemplo, afirma, nas viagens modificamos os hábitos alimentares e, de repente, nossos olhos podem ficar embaçados por uma crise de hipertensão arterial ou de hipoglicemia em diabéticos, situações que exigem atendimento médico imediato.

+ Quem já teve trombose pode usar anticoncepcional? Entenda

Outro sinal de alerta é enxergar pontos flutuantes e flashes de luz. O especialista afirma que pode ser apenas um sintoma da degeneração do humor vítreo, líquido que preenche o globo ocular. Mas também pode sinalizar descolamento, rasgo ou outro problema na retina, emergências com risco de perda permanente da visão.

Óculos reserva

No Brasil 1 em cada 2 pessoas precisa usar óculos ou lente de contato para corrigir a visão conforme estimativa do CBO (Conselho Brasileiro de oftalmologia). Apesar do alto índice, o oftalmologista conta que os prontuários do hospital mostram que 52% dos que precisam de correção visual só têm um par de óculos. Nem é preciso dizer que em caso de perda durante viagens muitos podem ficam em um situação complicada de locomoção e prática de atividades corriqueiras. Por isso, observa, quem usa óculos precisa ter, no mínimo, dois pares.

Colírio lubrificante

Nas viagens aéreas Queiroz Neto recomenda carregar na bagagem de mão frascos de colírio lubrificante para pingar durante o voo e combater o ressecamento da lágrima. Isso porque, na cabine dos aviões o ar tem menos oxigênio e a umidade cai 30%. O resultado é a maior evaporação da lágrima que tem a função de proteger os olhos. A falta de lubrificante facilita o aparecimento de conjuntivite e ceratite (inflamção da córnea), doenças que também aumentam durante as férias de verão por causa do calor e do contato dos olhos com a água contaminada de praias e piscinas, afirma.

Lentes de contato

O oftalmologista pontua que nos voos com mais de duas horas de duração as lentes de contato devem ser retiradas porque a baixa umidade da cabine provoca atrito com a camada externa da córnea, mesmo que o colírio seja instilado. Por isso, quem usa lente de contato também deve carregar na bagagem de mão a solução higienizadora para poder reutilizar as lentes na decolagem. Insistir no uso durante a viagem, destaca, pode provocar lesões superficiais na córnea que tem como sintomas olhos vermelhos, doloridos e lacrimejantes. Em pessoas com baixa imunidade, comenta, estas lesões infeccionam formando uma úlcera que leva à diminuição permanente da visão.

Restrições após cirurgias

Queiroz Neto ressalta que as viagens de avião só são contraindicadas quando uma pessoa passa por cirurgia feita com injeção de uma bolha de ar no olho que pode expandir perigosamente. Esta técnica, ressalta, é aplicada em alguns transplantes de córnea, nas cirurgias de retina e de catarata mais complicadas. Por isso, quem já passou por este tipo de cirurgia deve evitar as viagens aéreas.

Colírios perdem a validade

Segundo o médico quem tem glaucoma, doença que em 90% dos casos está relacionada ao aumento da pressão intraocular e é tratada com uso contínuo de colírios, deve informar ao oftalmologista quando vai viajar para que adapte a prescrição dos colírios ao tipo de viagem.

O especialista explica que todo colírio desnatura, ou seja, perde o efeito quando exposto à alta temperatura. Por isso, alguns precisam ser mantidos sob refrigeração durante as viagens. Este é o caso cetotifeno indicado para alergia ocular, e dos análogos de prostaglandina - latanoprosta e tafluprosta – indicados para tratamento de glaucoma. "A adesão ao tratamento do glaucoma pode significar a diferença entre enxergar e perder definitivamente a visão. Por isso é tão importante que a mudança de rotina não interfira no tratamento", observa.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Tragédia com avião da Chape completa um ano; relembre os fatos

Posted: 28 Nov 2017 09:19 AM PST

Faltavam dois minutos para as 22h (horário local) do dia 28 de novembro de 2016 quando o voo 2933 da empresa boliviana LaMia caiu no morro El Gordo, a 35 quilômetros do aeroporto de Medellin, na Colômbia. A bordo, estavam 77 passageiros de um voo charter contratado pela Associação Chapecoense de Futebol, o clube de Chapecó (SC). A equipe do interior do estado catarinense acabava de realizar uma façanha: ia disputar a final da Copa Sul Americana contra o Atlético Nacional, de Medellin. A partida seria disputada no dia seguinte, no primeiro jogo pelo título.

A alegria dos jogadores, da comissão técnica, e dos jornalistas a bordo deu lugar ao horror. Na escuridão da noite o avião bateu de barriga no alto do morro, capotou e se despedaçou encosta a baixo, deixando um rastro de destruição.

Quando as equipes dos bombeiros voluntários da cidade de La Unión conseguiram chegar ao local quase uma hora depois, apenas sete pessoas ainda estava vivas. Três eram jogadores do time: o goleiro Jackson Follman, o zagueiro Helio Zampier Neto e o lateral Alan Ruschel. Dos 20 jornalistas, apenas o locutor da Radio Oeste de Chapecó, Rafael Renzi, estava vivo. Os outros dois sobreviventes eram tripulantes: a comissária de bordo Ximena Suárez e o técnico de voo Erwin Tumiri.

Um piloto perdido

Minutos antes da queda, o piloto Miguel Quiroga avisou a torre de controle do aeroporto de Rionegro que estava com problemas elétricos e pediu as coordenadas para um pouso de emergência. O avião estava a menos de cinco minutos da cabeceira da pista, mas no dramático diálogo com a torre ficou gravada a desorientação de Quiroga. Ele parecia não saber ao certo sua posição e não entendia as instruções da controladora Yaneth Molina que, por sua vez, não conseguia ver a aeronave no radar. Quando finalmente Quiroga admitiu que estava sem combustível, a torre perdeu o contato.

Avisada por moradores que ouviram o barulho da queda, a Polícia Nacional da Colômbia acionou o modesto grupamento de bombeiros voluntários de La Unión que, em pouco mais de meia hora, conseguiram chegar ao Cerro El Gordo e iniciaram a busca por sobreviventes.

Um plano de voo errado

Enquanto as equipes de resgate vasculhavam os destroços em busca de sobreviventes, as autoridades aeronáuticas no Brasil, na Colômbia e na Bolívia começavam a procurar respostas para as circunstâncias do acidente. E as primeiras informações vindas da Bolívia, de onde o voo 2933 havia decolado, eram desconcertantes.

O avião tinha saído do aeroporto de Santa Cruz de la Sierra com um plano de voo que, segundo a funcionária da Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares de Navegação Aérea (AASANA), Celia Castedo, "estava errado". Os valores do tempo de voo até Medellin – 4 horas e 22 minutos - eram exatamente os mesmos valores da autonomia de combustível. Isso não dava a margem de segurança necessária para uma situação inesperada. Celia assegura que avisou o problema ao despachante da LaMia, que morreu no acidente.

Em seu depoimento ela disse que ele ignorou o aviso e o avião decolou. Celia, que pediu abrigo ao governo brasileiro, ainda se defende da acusação de homicídio culposo na Justiça boliviana. E se justifica: "Minha função era apenas checar o preenchimento do plano de voo e avisar sobre alguma irregularidade, mas eu não tinha autoridade para impedir a decolagem".

Para os investigadores do acidente, o avião não poderia jamais ter levantado voo. E isso deixava uma nova pergunta sem resposta: por que o piloto havia decidido voar diretamente para Medellin, no limite de segurança do combustível, se podia ter feito uma escala para abastecimento?

E uma companhia aérea suspeita

O Avro RJ85 é um avião equipado com quatro motores que lhe dão uma autonomia de voo de até 3 mil quilômetros, segundo dados da fabricante British Aerospace. Pode transportar com segurança até 112 passageiros e nove tripulantes. O aparelho tinha sido fabricado em 1999 e comprado por uma empresa americana que o vendeu em 2007 para a City Jet, uma companhia irlandesa de linhas regionais.

Em 2013 o avião foi vendido para a LaMia (Línea Aérea Merideña Internacional de Aviación), uma empresa regional fundada em 2010 na Venezuela pelo empresário Ricardo Albacete Vidal. Antes de ingressar no ramo da aviação civil, Albacete teve empresas nos setores metalúrgicos e petrolíferos, e sempre esteve envolvido em politica, chegando a ser senador. Ele convidou o lobista chines Sam Pa, para se associar à LaMia, mas não foi um bom negócio: em 2011 Sam Pa foi preso na China e Albacete dissolveu a empresa.

+ Corpo de triatleta do Ironman é encontrado em praia de Fortaleza

A LaMia ressurgiu em 2013, com o nome de Línea Aerea Margarita, mas usando o mesmo logotipo e com foco em voos internacionais. Sua estratégia para conquistar o mercado foi agressiva, oferecendo preços até 40% mais baratos do que a concorrência. Assim, a nova empresa acabou atraindo uma clientela muito lucrativa: os times de futebol que viajavam pelo continente durante os campeonatos. Informalmente, a LaMia passou a ser a transportadora preferida da Confederação Sul Americana de Futebol (Conmebol).

Quando o voo 2933 caiu na Colômbia, Albacete negou que o avião fosse da sua LaMia, que teria arrendado seus aviões para a LaMia boliviana. O que ele não mencionou foi que a LaMia boliviana tinha sido criada por ele mesmo, em sociedade com o piloto Miguel Quiroga, que comandava o fatídico voo.

Os jogadores que sobreviveram

O goleiro Jackson Follman, primeiro sobrevivente a ser resgatado dos escombros, não se lembra exatamente o que aconteceu. Tudo que ele recorda é que estava sentado perto dos três companheiros que sobreviveram com ele, o zagueiro Neto, o lateral Alan e o jornalista Rafael Renzi e todos estavam conversando animadamente. Então as luzes da cabine se apagaram e ele desmaiou.

Follman costuma dizer, em entrevistas, que se deu conta de que o avião tinha caído quando voltou a si na escuridão total, no meio dos destroços. E pensou: "O avião caiu. Todo mundo se salvou. Estão todos vivos". Ao ver os focos das lanternas dos bombeiros no meio da mata, Follman reuniu forças para gritar por socorro. Levado de helicóptero ao hospital, ele teve parte da perna direita amputada. Em longas cirurgias, os médicos conseguiram reconstruir o calcanhar do pé esquerdo e uma vértebra cervical que, por sorte, não atingiu a medula.

O lateral Alan Ruschel também estava muito ferido e foi levado ao hospital de caminhonete, por dois moradores de La Unión. Embora estivesse consciente o tempo todo, Alan tinha um problema grave: uma fratura na coluna que poderia deixá-lo tetraplégico. Mas, nas horas seguintes, os médicos do Hospital San Vicente descartaram o risco.

O zagueiro Helio Neto ficou sete horas nos escombros e foi o último a ser resgatado. Os socorristas já tinham desistido de encontrar mais sobreviventes quando um deles ouviu gemidos e voltou para localizar o chamado. No entanto, seu estado era tão crítico que os médicos chegaram a prevenir seus familiares de que não alimentassem muitas esperanças.

E um time que ressuscitou

Quando a notícia chegou a Chapecó, já na madrugada do dia 29, os 200 mil habitantes foram sendo despertados pelos relatos da tragédia e a cidade mergulhou na dor e no luto. Do sonho de uma conquista esportiva para o pesadelo inimaginável: os chapecoenses tinham perdido seus jogadores, seus dirigentes e jornalistas que relatariam a vitória tão esperada. E só havia um lugar onde eles queriam estar: a Arena Condá, o estádio do clube.

Na noite de quarta-feira, quando o time deveria estar jogando em Medellin, os torcedores lotaram as arquibancadas para chorar, cantar o hino do clube e gritar a saudação que tinha guardada no peito: "É campeão!". Simultaneamente, em Medellin, colombianos lotaram o estádio Atanasio Girardot, onde o jogo contra a Chapecoense deveria ocorrer, para homenagear o time brasileiro.

O luto de Chapecó se espalhou pelo Brasil e o mundo. Nas redes sociais, torcedores de equipes adversárias começaram a pintar de verde os distintivos de seus próprios times e a frase: "Somos Chape". Era o início da reação para reconstruir o sonho e o time.

Virada

A Chapecoense já não tinha mais um time titular para entrar em campo, uma vez que quase todos os jogadores morreram no acidente. Nem uma comissão técnica, nem mesmo o presidente do clube, que morreu no acidente. Mas ali, na Arena Condá, estavam os jogadores que não tinham viajado para a Colômbia. Neles, a torcida enxergava a esperança de um recomeço para formar o novo time para a temporada de 2017.

O troféu de Campeão Sul Americano, entregue à Chapecoense pela Conmebol depois que o Atlético Nacional decidiu abrir mão do título, não era apenas simbólico. O prêmio pelo título foi de US$ 2 milhões e a vaga na Recopa rendeu mais US$ 1 milhão. Por ser campeã sul americana, a Chape garantiu também vaga na Libertadores e mais US$ 1,8 mil pelos três jogos como mandante de campo.

Com as finanças reforçadas, o clube reconstruiu o time e conquistou o título do campeonato catarinense de 2017. E mesmo depois de ter tropeçado na série A do Brasileirão, a Chape conseguiu escapar do rebaixamento e continuará em 2018 na principal divisão do futebol profissional brasileiro.

Uma das maiores emoções vividas pelo time e sua torcida depois da tragédia foi em agosto deste ano, quando a equipe pisou no gramado do Nou Camp em Barcelona para um amistoso contra o time da casa, recebendo a homenagem de um estádio lotado. As imagens dos jogadores mortos foram projetadas no telão e o ex-goleiro Follman, agora embaixador do clube, e o zagueiro Helio, deram o chute inicial da partida.

Entre os jogadores escalados para a partida, estava Alan Ruschel, que os médicos colombianos temiam que não voltasse a andar. Ele saiu de campo após 35 minutos de jogo, com a camisa assinada por Messi e a homenagem da torcida. Em Chapecó, o grito da torcida voltou a ecoar: "O campeão voltou!". Com informações da Agência Brasil.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now