USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Notícias Brasil

Notícias Brasil


Adriana Ancelmo e Rosinha não são escaladas para faxina na prisão

Posted: 27 Nov 2017 03:40 PM PST

Ex-primeiras-damas do Rio, Adriana Ancelmo e Rosinha Garotinho - esta também ex-governadora de 2003 a 2006 - não estavam na escala das presas para fazer a faxina na ala feminina da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio. Das quinze mulheres encarceradas ali, Adriana era a única a ter colchão alto, seminovo, usado por atletas na Olimpíada, como os dos presos da Lava Jato na ala C. Nas celas desses réus, havia halteres de ginástica, cordas de crossfit, sanduicheiras e alimentos in natura, como presuntos e camarões. Com base nessas descobertas, o Ministério Público Estadual do Rio instaurou inquérito para apurar supostas regalias e irregularidades no cárcere.

A promotora Andréa Amin, coordenadora do Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública do MP, que visitou o local na semana passada, constatou diferenças de tratamento entre os presos. Rosinha, por exemplo, era uma das que usam colchão baixo. Seu marido, ex-governador Anthony Garotinho (PR), transferido para Bangu 8 na sexta-feira, 24, não tinha na cela filtro de água padronizado. O item é corriqueiro nas celas do ex-governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) e outros réus da Lava Jato. A promotora informou que pediu a transferência do ex-governador do PR para outra cela, porque a que lhe fora destinada estava alagada.

+ Fraude em licitações de saneamento é alvo de operação da PF

Segundo a promotora do Gaesp, o MP pode mover ação de improbidade contra o secretário de Administração Penitenciária, Erir Ribeiro. Poderá até pedir o seu afastamento, caso fiquem constatadas as regalias. Os agentes penitenciários que facilitaram as supostas irregularidades também podem responder a processos, na esfera criminal. Já os presos podem ganhar nova punição.

"Nós vamos analisar também, no inquérito, 10 mil horas de gravação na ala destes presos, de quando estavam no presídio de Bangu. Só com uma investigação mais densa podermos concluir se houve regalias ou não", disse a promotora. Ela instalou o procedimento após o recebimento de denúncias.

Segundo Andrea, foram recolhidos em Benfica 21 quilos de materiais, a maioria alimentos, para serem analisados. Ela vai investigar também se refeições em quantidade "farta" podem ter sido entregues por algum restaurante no local.

"Chamou a nossa atenção todos os alimentos encontrados tinham o mesmo menu e estavam em recipientes diferentes. Por isso, recolhemos para análise", disse.

Outros materiais apreendidos foram os três pares de halteres e cordas de crossfit instalados na cela do empresário Jacob Barata Filho. "São objetos de risco, que não podem entrar na prisão. Eles podem ser utilizados como arma e levar algum preso a cometer crime contra algum desafeto seu na unidade carcerária", afirmou.

Já os alimentos in natura, proibidos pela SEAP, não são permitidos porque, se foram mal conservados, segundo a promotora, podem provocar infecção nos réus.

Cabral

A resolução da SEAP que dispõe sobre os alimentos proibidos diz que "não será permitida, em hipótese alguma, a entrada e a comercialização de gêneros alimentícios in natura". Entre os elementos encontrados, havia camarões, bolinhos de bacalhau e queijos, além de iogurtes e refrigerantes, em tonéis com gelo.

Um mês e dez dias depois de Cabral ser preso, a Secretaria de Administração Penitenciária editou uma norma que aumentou o volume de alimentos levados por familiares. Uma norma editada em 26 de novembro de 2016 permitiu que familiares levassem para os detentos até três sacolas de suprimentos, em dias de visita.

Antes, de acordo com uma resolução de 16 de março de 2016, o máximo permitido era duas sacolas "de plástico ou papel, do tipo das usadas nos supermercados". A secretaria atribuiu o aumento na quantidade de comida ao problema no fornecimento de alimentação dos presos.

Outro lado

A defesa de o ex-governador divulgou texto, na semana passada, dizendo que "Sérgio Cabral já é perseguido até pelo que come". "Daqui a pouco será pelo que pensa. É lamentável se ver a mobilização de todo o aparato estatal em perseguição ao cardápio de um detento", afirmou. A reportagem não localizou representantes dos demais detentos para que falassem sobre as afirmações da promotora.

Procurada, a Seap não se manifestou até o início da noite sobre as declarações da promotora. Com informações do Estadão Conteúdo.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Juíza determina que plano de saúde viabilize retirada de mamas de trans

Posted: 27 Nov 2017 03:35 PM PST

Uma determinação judicial exigiu que um plano de saúde viabilizasse em 15 dias a cirurgia para a retirada de mamas de um transexual de 33 anos. A decisão foi da juíza Mariana Rezende Ferreira Yoshida, da Vara Cível de Rio Brilhante, município a 150 quilômetros de Campo Grande (MS).

"É constrangedor ir à loja e experimentar uma roupa masculina com os seios, vou poder ter coisas adequadas. Hoje não vou à academia. O que define o caráter não é o corpo. O principal, que vai mudar para mim será a autoestima", desabafou o autor da ação, que preferiu não se identificar, ao "G1".

+ Lei brasileira permite até 5.000 vezes mais agrotóxicos do que Europa

De acordo com a decisão, em caso de descumprimento, há uma pena diária de R$ 500, limitada a 90 dias-multa.

Segundo o autor da ação, aos 5 anos, quando aprendeu a diferença entre menino e menina, já demonstrou identificação com o universo masculino. A vontade de fazer a cirurgia para retirar as mamas surgiu há 20 anos, quando tinha 13.

Em julho deste ano, ele conquistou o direito de adequar a sua identidade de gênero ao registro civil, foi autorizado a mudar de nome e colocar o gênero masculino no documento.

Apesar da decisão favorável, o transexual considera que ainda não é hora de comemorar. "Troquei o nome no meio do ano, aí começou o embate com o plano para a cirurgia porque não me responderam por duas vezes. A gente sempre enxerga como difícil [conseguir], mas a gente não chegou no final. Hoje com maturidade que tenho resolvi brigar", disse.

Na decisão, a juíza anexou laudos psiquiátricos e psicológicos atestando que o autor da ação necessita realizar a cirurgia de extração das glândulas mamárias com urgência para gozar de plenitude física e mental.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Polícia apreende 2 toneladas de drogas na Maré

Posted: 27 Nov 2017 03:17 PM PST

Uma operação no Conjunto de Favelas da Maré, na Zona Norte do Rio realizada nesta segunda-feira (27) pela Polícia Militar, apreendeu cerca de 2 toneladas de drogas e ainda um fuzil, modelo AK e outras armas. Um homem foi preso durante a operação.

De acordo com informações da Polícia Militar repassadas ao portal G1, ainda foi encontrado máscaras contra gases, granadas, rádios transmissores.

A operação policial teve a participação das unidades do Comando de Operações Especiais (COE) da PM. As comunidades que foram policiadas foram: Parque União e Nova Holanda. As ocorrências foram registradas na 21ª DP (Bonsucesso).

Já foram apreendidas 12 toneladas de drogas pelo Batalhão de Ação com Cães (BAC) em 2017.

Leia também: Homem mata ex, esfaqueia mãe e filha da vítima e por fim se mata em MG

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Cheques de qualquer valor serão compensados em até um dia útil

Posted: 27 Nov 2017 03:08 PM PST

A compensação de cheques de qualquer valor passará a ser feita em um dia útil, inclusive os de menos de R$ 300, cujo prazo atual é de dois dias úteis. A mudança está prevista na Circular 3.859, divulgada hoje (27) pelo Banco Central (BC), que altera a sistemática de compensação de cheques.

Os bancos e a Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe) terão 180 dias para se adequar à nova sistemática.

+ Conta de luz segue com bandeira vermelha em dezembro, mas patamar menor

Segundo o BC, com a redução da quantidade de cheques em circulação e o aumento da capacidade tecnológica para o seu processamento, a existência de mais de uma faixa de valores para compensação deixou de se necessária. Entre março de 2005 e outubro de 2017, o número de cheques processados mensalmente pela Compe caiu de 170 milhões para 42 milhões.

"A unificação da compensação, atualmente segregada por faixas de valores, permitirá ganho de eficiência e redução de custos, operacionais e financeiros, para todo o sistema, em linha com a agenda BC+ [medidas para tornar o crédito mais barato, aumentar a educação financeira, modernizar a legislação e tornar o sistema financeiro mais eficiente]. As alterações seguem o esforço do BC de aprimorar os vários instrumentos de pagamentos, tornando-os mais seguros e eficientes para o usuário", informou o banco. Com informações da Agência Brasil.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Óbvio que eu me decepcionei com Aécio, diz Luciano Huck

Posted: 27 Nov 2017 03:03 PM PST

No mesmo dia em que tornou pública, via artigo na Folha de S.Paulo, a decisão de não ser candidato a presidente em 2018, o apresentador Luciano Huck disse que ficou desapontado com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), de quem era amigo.

"Levante a mão aqui quem na vida nunca se decepcionou com um amigo. Óbvio que eu me decepcionei", afirmou ele nesta segunda-feira (27), ao participar de seminário promovido pela revista "Veja".

Huck, que reiterou a informação de que vai se envolver na campanha do próximo ano apenas como cidadão, foi questionado no local sobre a relação com o mineiro, apoiado por ele na eleição presidencial de 2014.

No dia 11 deste mês, Aécio disse que uma eventual candidatura do comunicador a presidente da República representaria a "falência da política".

Huck disse que não fala mais com o senador, mas que a amizade dos dois "sempre foi pública". "Eu apanhei por causa de um erro que eu não cometi. Eu fiquei chateado."

+ Rejeição a Temer chega a picos de 100% nas redes sociais

Aécio caiu em desgraça neste ano após a delação da JBS e a prisão de pessoas próximas a ele, como a irmã e assessora, Andréa Neves.

"Eu tomei muita porrada por causa dele também. Acho triste por ele, pelo sistema, pela situação como um todo", disse o apresentador.

Ao ex-presidente Lula (PT), que disse na semana passada querer "disputar com alguém com o logotipo da Globo na testa", Huck preferiu não responder diretamente.

"Se eu tivesse optado por ser candidato, a Globo seria muito mais rigorosa comigo do que seria com os outros. Esse assunto foi discutido [com a emissora] do jeito mais maduro, aberto e democrático."

Ele disse também que não foi pressionado pela Globo a comunicar até dezembro uma decisão sobre seu destino na política.

'INSANIDADE'

Quando o apresentador disse, no início de sua participação, que não é candidato a presidente, parte da plateia soltou um "aaah" em coro, indicando contrariedade.

Na saída, diante dos jornalistas, Huck repetiu: "Não vou ser candidato. Não quero ser político, eu não vou ser político nunca".

"Eu quero de verdade usar a voz que eu tenho de um jeito bacana para todo mundo, contribuir de fato para que a gente tenha um país mais legal."

O comunicador disse que segue no lugar onde está, a TV, e que acredita ter um papel importante no meio, tentando valorizar exemplos de boas práticas, livre iniciativa e ética.

"E, mais do que isso, eu tenho filhos muito pequenos. Seria uma insanidade neste momento fazer uma ruptura tão grande", afirmou, ao mencionar que os pedidos da família para que não entrasse na política pesaram em sua decisão.

"A Angélica foi de uma correção comigo nesse processo. Ela nunca me empurrou, foi muito parceira", disse sobre sua mulher, também apresentadora da Globo, com quem está casado desde 2004 e tem três filhos.

MOVIMENTOS

O apresentador, que entrou para os grupos Agora! e RenovaBR, reiterou que quer participar da vida política por intermédio de movimentos da sociedade.

"Eu vou ser um cidadão participativo, sempre. Quero participar das discussões, do debate, não quero ficar fora dele", afirmou.

Ao longo dos últimos seis meses, o apresentador teve conversas tanto com organizações independentes quanto com partidos e lideranças políticas.

Por causa de Huck, o Agora! se aproximou do PPS, partido que sonhava em tê-lo como candidato a presidente. A sigla acenou com a possibilidade de incorporar o movimento.

"O Agora! está maior do que essa questão. A ideia não é virar um partido político, muito pelo contrário. É mais um espaço de curadoria de gente e de ideias", disse o comunicador.

Os dois grupos se preparam para lançar e apoiar novos nomes para o Legislativo, numa busca por renovação principalmente no Congresso Nacional.

"Eu quero jogar luz no que vem por aí. Acho importante dar espaço, olhar essa nova geração que está com vontade de servir."

CENTRO VAZIO

Apoiar um presidenciável em 2018, afirmou Huck, "pode ser uma coisa importante".

Declarando-se "nem de direita nem de esquerda", mas "de bom senso", ele disse esperar que surja até o ano que vem "uma opção de centro viável".

"Tem que aparecer. Tem que ter as três opções claras para que as pessoas possam decidir."

De todos os pré-candidatos apresentados, no entanto, o apresentador não vê "ninguém que possa aproveitar a oportunidade" colocada hoje, com um "sistema que derreteu" e precisa ser ressignificado.

"A gente tem que fazer um esforço sobre-humano de tentar, não quero obviamente falar nem bem nem mal de ninguém, melhorar muito a qualidade do debate."

Para ele, 2018 não deve ser "um ano de ficar jogando pedra de um lado para o outro, mas um ano de construção". Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Taylor Swift fecha 2ª semana no topo da Billboard com 'Reputation'

Posted: 27 Nov 2017 02:57 PM PST

O sexto álbum da cantora Taylor Swift, 'Reputation', completou duas semanas consecutivas no topo do chart de álbuns da revista Billboard. As informações são do jornal Correio Braziliense.

A última mulher a atingir o feito foi Adele, em 2015. Neste ano, apenas o álbum '4:44', de Jay Z, conseguiu ficar no topo do ranking por duas semanas seguidas.

+ Phil Collins fará três shows no Brasil em fevereiro

Fora das plataformas de streaming, o álbum de Swift teve mais de um milhão de cópias vendidas na primeira semana após o lançamento.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Medalhista na Rio-2016, Poliana Okimoto se aposenta em dezembro

Posted: 27 Nov 2017 02:56 PM PST

Única medalhista olímpica da história da natação feminina, Poliana Okimoto, 34, vai se aposentar do esporte em dezembro.

A paulista vai disputar mais dois torneios, em dezembro: o Torneio Open e o Rei e Rainha do Mar, que ocorrerão no Rio entre 6 e 10 de dezembro.

Poliana foi pioneira da maratona aquática nacional ao conquistar medalhas em Campeonatos Mundiais -foram seis, entre 2006 e 2013- e um bronze na Olimpíada do Rio. Foi o único pódio dos esportes aquáticos do país no megaevento no ano passado.

+ Jogador é expulso por 'introduzir dedo nas nádegas' de adversário

Ela também se sagrou campeã da Copa do Mundo de maratona aquática em 2009.Na próxima segunda-feira (4), seu clube, a Unisanta, organizará uma homenagem de despedida em Santos.

Apesar de todas as conquistas, Poliana afirmou à reportagem que se despede das competições de maneira amarga.

Depois do bronze nos Jogos do Rio, ela perdeu patrocínio dos Correios e outros que tinha e se desmotivou.

Chegou a custear do próprio bolso integrantes de sua equipe multidisciplinar, como nutricionista e preparador físico.

"Tudo o que eu esperava que a medalha me desse não se concretizou", afirmou à reportagem.

A nadadora até tinha vontade de seguir até a Olimpíada de Tóquio-2020, mas, desanimada, preferiu encerrar seu ciclo competitivo. Ela não conseguiu vaga para o Mundial de Budapeste, realizado em julho.

"Até tinha vontade de continuar, mas desde que fosse bem feito. Se for para fazer mal feito, acho melhor parar", disse.

Poliana afirmou que pretende se concentrar em realizações da vida pessoal, como ser mãe. Ela é casada com Ricardo Cintra, seu técnico.

"Vou atrás de outros objetivos pessoais, porque no lado profissional já alcancei tudo o que podia", comentou.

Ela abriu portas nas provas de maratona aquática no Brasil com duas medalhas de prata (5 km e 10 km) no Mundial de Nápoles, em 2006.

No ano seguinte, levou outra prata nos 10 km nos Jogos Pan-Americanos do Rio. Sua primeira Olimpíada foi em Pequim-2008, onde ficou em sétimo lugar, duas posições atrás da compatriota Ana Marcela Cunha, rival a quem inspirou ao longo dos anos.

Poliana sempre se manteve entre as melhores do mundo, mas também sofreu com situações delicadas.Nos Jogos de Londres-2012, por exemplo, deixou a prova dos 10 km, na qual era uma das favoritas, por causa da água fria. Houve suspeita de estivesse com hipotermia, o que não se confirmou.

À parte o bronze na Rio-2016, o melhor ano de sua carreira foi 2013, quando conquistou três medalhas no Mundial de Barcelona-2013: ouro nos 10 km, prata nos 5 km e bronze na disputa por equipe.

"Eu acho que abri portas e fui uma pioneira. Não só para a natação feminina, mas também para o esporte [maratona aquática] no Brasil", afirmou.

"Quando comecei não se dava muita atenção para esse tipo de prova e hoje há muito destaque e um calendário cheio o ano todo." Com informações da Folhapress. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Após golpe de empresa de evento, noivos improvisam casamento em 3 horas

Posted: 27 Nov 2017 02:55 PM PST

Depois de levarem um calote de mais de R$ 30 mil de uma empresa de eventos, um casal de noivos de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, fez uma festa de casamento improvisada neste sábado (25). Luana Mores Barbosa, de 19 anos, e Magno Rodrigues, de 23, se depararam com o local da festa de casamento sem decoração, buffet e demais serviços contratados para o "grande dia".

Para que a festa acontecesse, os noivos, padrinhos e demais convidados se juntaram para comprar comida e bebidas. O DJ, que também levou calote da empresa, tocou de graça. Até o buquê da noiva teve de ser improvisado.

A noiva contou ao "G1" que escolheu a empresa por uma rede social há seis meses. Ela entrou em contato com Jhonathan Almeida, proprietário da "Evento 7", e acertou todos os detalhes do contrato.

+ Lei brasileira permite até 5.000 vezes mais agrotóxicos do que Europa

"Era meu sonho. Minha mãe vendeu a casa [para pagar o casamento]. Era o sonho dela também. Decidi os detalhes, fiz o contrato. Era para o meu casamento ter sido maravilhoso", disse Luana.

Os noivos desembolsaram R$ 30,9 mil para a empresa realizar a cerimônia, incluindo o aluguel do local onde seria realizada a festa, buffet completo, decoração, flores e doces, além de profissionais como garçons, seguranças e manobristas.

Contudo, ao chegarem no local no dia do evento, só encontraram cadeiras e mesas sujas. "Meus convidados encontraram o espaço de evento sem decoração, sem nada, nem prato tinha. O pessoal [convidados, padrinhos e família] se solidarizou com a situação. Conseguimos um cerimonial de graça, de última hora", disse a noiva.

"Meus padrinhos foram no mercado e compraram todos os doces, gastaram mais de R$ 1 mil. A pastora da igreja comprou comida e foi fazer para os convidados. Conseguimos alugar pratos de última hora", completou.

Depois, os noivos ficaram sabendo de outras pessoas que tomaram calote da mesma empresa. Fornecedores também sofreram prejuízos. "Fiquei chocada. Eu entrei chorando [no casamento], meu noivo entrou chorando, todos os convidados estavam chorando e emocionados", contou a noiva.

O casamento aconteceu três horas depois do previsto. Os noivos estão em lua de mel em Maceió.

Nesta segunda-feira (27), a mãe de Luana registrou um boletim de ocorrência na delegacia de polícia de Rondonópolis.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Bolsa fecha em queda pelo 4º dia seguido com Petrobras e Vale

Posted: 27 Nov 2017 02:46 PM PST

O dia negativo nos mercados de petróleo e minério de ferro arrastaram as ações da Petrobras e da Vale nesta segunda (27) e pressionaram em baixa a Bolsa brasileira, enquanto o dólar perdeu força em meio às incertezas envolvendo a reforma tributária nos Estados Unidos.

O Ibovespa, índice das ações mais negociadas, teve queda de 0,13%, para 74.058 pontos, na quarta sessão de desvalorização. O volume financeiro negociado no dia foi de R$ 7,37 bilhões -a média diária de novembro está em R$ 9,6 bilhões.

+ Saques da 3ª etapa de pagamentos do PIS/Pasep já estão disponíveis

O dólar comercial fechou em baixa de 0,40%, para R$ 3,220. O dólar à vista se desvalorizou 0,07%, para R$ 3,221.

A Bolsa brasileira fechou em leve baixa pelo quarto pregão seguido, sob o peso de Petrobras e Vale.

As ações da Petrobras fecharam em baixa superior a 1%, acompanhando a queda do petróleo por causa das perspectivas de aumento da produção da commodity.A produção de petróleo dos EUA, o WTI, cresceu 15% desde 2016, para 9,66 milhões de barris por dia, perto da produção da Rússia e da Arábia Saudita. O aumento da atividade de perfuração significa que a produção deve crescer ainda mais.

Os papéis mais negociados da Petrobras recuaram 1,43%, para R$ 15,87. As ações que dão direito a voto tiveram baixa de 1,39%, para R$ 16,32.

Já a Vale repercutiu a desvalorização de quase 1% do minério de ferro. Os papéis ordinários da mineradora recuaram 1,06%, para R$ 35,41. A última sexta (24) marcou o último dia de negociação na Bolsa das ações preferenciais da Vale.

O Ibovespa chegou a cair 1,35%, mas reduziu a queda após a notícia de que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deve assumir o comando do PSDB, após o governador de Goiás, Marconi Perillo, abrir mão de sua candidatura em nome da unidade do partido.

"O PSDB está construindo consenso, diminuindo a ideia de pulverização que havia antes em torno de vários nomes de centro-direita. O risco de ruptura do partido em 2018 diminuiu, principalmente depois que o [prefeito de São Paulo, João] Doria indicou que deve concorrer a governador, e não a presidente", diz Vitor Suzaki, analista da Lerosa Investimentos.

Nesta segunda (27), o apresentador Luciano Huck anunciou, em artigo na Folha de S.Paulo, que não será candidato a presidente em 2018. "O mercado estava órfão de um candidato centrista. Agora vai ter união em torno do Alckmin e menos chance de um cenário polarizado entre o ex-presidente Lula e o deputado Jair Bolsonaro", complementa Suzaki.

AÇÕES

Das 59 ações do índice, 26 fecharam em alta, 32 caíram e uma encerrou o dia estável. A maior queda foi registrada pelas ações da Copel, que recuaram 3,95%. A Braskem se desvalorizou 3,53%, e a Marfrig teve baixa de 2,27%.

Na outra ponta, as ações da Ecorodovias subiram 3,52%; a Metalúrgica Gerdau fechou em alta de 3,02%, e a Gerdau subiu 2,69%.

No setor financeiro, o Itaú Unibanco subiu 0,61%. As ações preferenciais do Bradesco caíram 0,15%, e as ordinárias avançaram 0,65%. O Banco do Brasil teve baixa de 1,35%, e as units -conjunto de ações- do Santander Brasil perderam 0,52%.

DÓLAR

Dentre as 31 principais moedas do mundo, 15 ganharam força ante o dólar nesta segunda.A preocupação com a reforma tributária americana pesou novamente sobre o dólar nesta sessão, assim como a sabatina pela qual Jerome Powell, diretor do banco central americano, vai passar nesta terça. Ele foi indicado pelo americano Donald Trump para substituir a atual presidente do Fed, Janet Yellen, cujo mandato termina em fevereiro.

A preocupação com possíveis atrasos na implementação dos cortes de impostos e a possibilidade de enfraquecimento de alguns itens têm pesado sobre o dólar nas últimas semanas.

O CDS (credit default swap, espécie de seguro contra calote) teve queda de 2,09%, para 167,3 pontos, menor nível desde 5 de dezembro de 2014.

No mercado de juros futuros, os contratos mais negociados tiveram dia de queda. O DI para janeiro de 2018 caiu de 7,073% para 7,064%. A taxa para janeiro de 2019 recuou de 7,120% para 7,070%. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Promotoria analisa dez mil horas de gravação em cadeia de Cabral

Posted: 27 Nov 2017 02:46 PM PST

O Ministério Público do Rio analisa dez mil horas de imagens captados por 16 câmeras, ao longo de um mês na cadeia pública José Frederico Marques, a fim de apurar se há regalias para o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), preso há um ano.

A promotora Andréa Amin, coordenadora do Gaesp (Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública), afirmou que pretende ouvir o secretário Erir Ribeiro Costa Filho sobre as irregularidades identificadas em vistoria na sexta-feira (27).

Além de comida de luxo considerada irregular, o Ministério Público encontrou material de ginástica, tal como halteres, corda para crossfit, além de chaleira, sanduicheira e aquecedores elétricos.

"Essa corda é totalmente irregular. Pode ser usada inclusive para enforcar algum desafeto. Por isso é proibida no sistema carcerário", disse Amin.

+ '2018 é batalha final para Lava Jato', dizem procuradores

A promotora listou uma série de indícios sobre possíveis benefícios à galeria C do segundo andar da cadeia de Benfica, onde estão os presos da Lava Jato.

"Há na galeria C quatro colchões sem uso, enquanto alguns presos de outros andares não tinham colchões", disse ela. A cadeia de Benfica recebeu alguns colchões usados por atletas na Vila Olímpica durante a Rio-16.

De acordo com a promotora, há inclusive diferença entre os colchões disponibilizados para presos da mesma cela. Na ala feminina com ensino superior, no 3º andar, a ex-primeira-dama Adriana Ancelmo conta "com um colchão mais grosso e confortável" em comparação à ex-governadora Rosinha Garotinho.

Ela disse que também chamou a atenção o fato da galeria C ter lençóis muito brancos, roupas brancas e filtros de água em todos as celas.

"O filtro é proibido? Não. Mas é suspeito o fato de que seja o mesmo tipo de filtro instalado em todas as celas. Temos que investigar se é o mesmo fornecedor", disse ela.

Amin afirmou que pretende ouvir o secretário sobre os indícios, bem como sobre a decisão de criar uma ala feminina na cadeia de Benfica para detentas com diploma. Como a Folha de S.Paulo revelou, a nova galeria foi criada há um mês. A mudança permite que casais se encontrem no pátio da prisão em dias de visita.

"Existe uma margem de discricionariedade do secretário nessa decisão. Mas é precisa saber se foi para beneficiar a ex-primeira-dama para o caso de ser presa, além de outras mulheres do grupo que está preso", disse a promotora.

Questionada se avaliava como "estranho" o fato de Costa Filho ter de administrar a custódia de Cabral, que o nomeou comandante da Polícia Militar, Amin respondeu: "O que não é estranho no Rio?"

O Ministério Público tem abertos procedimentos criminal e cível que podem culminar no pedido de afastamento do secretário e do diretor da cadeia, Fábio Ferraz Sodré.

COMIDA

O Ministério Público do Rio apreendeu na sexta uma série de alimentos considerados irregulares nas celas de Cabral, do empresário Jacob Barata Filho e na ala feminina, onde estão Ancelmo e Rosinha.

Foram recolhidos itens como iogurte, queijos, castanhas, frios diversos, bolinho de bacalhau acondicionados em tonéis usados como uma espécie de "cooler".

As regras da Secretaria de Administração Penitenciária não permitem comidas "in natura". Para a promotora, isso significa que nenhum alimento que possa estragar sem refrigeração adequada é proibida.

Ela afirmou que investiga se as entregas dos alimentos foi feita diretamente por restaurantes, e não por familiares. As regras da Seap permitem a entrada de duas sacolas plásticas por visitante de preso.

Durante a crise financeira do Estado, porém, a pasta passou a permitir a entrada de três sacolas.

"Chamou a atenção o fato de ser a mesma embalagem em diferentes celas, acondicionadas da mesma forma. Será que há um fornecedor comum? É o que vamos avaliar", disse ela. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Festival de música eletrônica Sensation terá edições no Brasil em 2018

Posted: 27 Nov 2017 02:39 PM PST

O festival de música eletrônica Sensation passará por diversas cidades brasileiras em 2018. Informações como local, data e line-up devem ser confirmados na próxima sexta-feira (1º), de acordo com o jornal Correio Braziliense.

A festa, que surgiu há 18 anos em Amsterdã, já teve edições em 34 países e vem ao Brasil pela primeira vez. Um dos festivais mais conhecidos do gênero, o Sensation deve trazer diversos DJs de renome ao país.

+ Phil Collins fará três shows no Brasil em fevereiro

O evento é conhecido também pelo dress code: os frequentadores têm de usar roupas brancas. Confira abaixo o vídeo de divulgação do festival.

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Meghan Markle: tudo sobre o estilo da futura esposa do Príncipe Harry

Posted: 27 Nov 2017 02:33 PM PST

A atriz Meghan Marke é o nome do dia depois de que seu noivado com o Príncipe Harry foi oficialmente anunciado. Com as bodas marcadas para a próxima primavera, a futura esposa de Harry promete ter o estilo mais copiado do próximo ano. 

+Kendall Jenner: veja o estilo da modelo mais bem paga do mundo

Por isso, reviramos o closet de Meghan Marke para te mostrar os detalhes do estilo dela. E, depois disso, alguém com um estilo parecido virá em sua mente! Será que você vai acertar quem é?!

Confira a galeria e saiba tudo sobre o estilo de Meghan Markle!

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Na Argentina, mulher é detida após cortar pênis e testículos de amante

Posted: 27 Nov 2017 02:24 PM PST

Uma mulher de 26 anos, foi detida na noite do último sábado (25), por supostamente ter cortado o pênis e os testículos de seu amante, de 40 anos, com uma tesoura de jardineiro, em Córdoba, na Argentina.

De acordo com o advogado da suspeita, Carlos Naji, à Agência Efe, ela o teria feito para "se proteger de um ataque sexual". Brenda Barattini está detida no complexo penitenciário da cidade de Bouwer sob a acusação de "lesões gravíssimas".

+ Irlanda: brasileiro pega 8 anos de prisão por matar homem que o agrediu

Segundo a investigação, a mulher mantinha uma relação secreta com a vítima, de nome Sergio, que permanece internado no Hospital de Urgências de Córdoba, após "forte hemorragia".

O advogado de defesa de Brenda disse que o amante de sua cliente era amigo do irmão dela e que ele teria entrado no apartamento com a desculpa de buscar um instrumento musical, "mas isso não foi assim". "Ela se defendeu de um ataque sexual", afirmou Naji, justificando a ação da mulher.

As amigas da suspeita publicaram nas redes sociais mensagens alusivas à relação que ela mantinha com Sergio. "Foi estuprada", teria dito uma delas, informou a agência Efe.

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

'2018 é batalha final para Lava Jato', dizem procuradores

Posted: 27 Nov 2017 02:17 PM PST

Procuradores da força tarefa da Lava Jato no Rio, Curitiba e São Paulo afirmaram na tarde desta segunda-feira (27) que o ano que vem será determinante para as operações de combate à corrupção no país.

Eles dizem que a depender dos congressistas e membros do Executivo eleitos no pleito de 2018, a operação poderá sofrer impactos a fim de reduzir sua capacidade de investigar crimes de corrupção.

Procuradores da Lava Jato nos três principais Estados onde há investigações divulgaram uma carta em que pedem que a população eleja políticos ficha limpa e identificados com a agenda anticorrupção no ano que vem.

Evitaram, contudo, dar nomes a possíveis candidatos. O procurador Deltan Dallagnol, da Lava Jato em Curitiba, negou que haja entre investigadores integrantes interessados em disputar eleições ou fazer parte da elite política do país.

Os procuradores participaram de uma coletiva de imprensa no Rio em que expuseram suas preocupações com relação ao futuro das investigações.

Eles disseram que os três principais obstáculos à Lava Jato atualmente são, em ordem de importância, o Congresso, o Executivo e "entendimentos no Judiciário". Dallagnol evitou dizer que juízes ou que sentenças têm atrapalhado às investigações.

+ Ex-assessor processa irmãos Vieira Lima para ter salário de volta

"Dizemos que 2018 é a batalha final da Lava Jato. Não que ela tenha data para acabar, mas que ela depende do resultado das eleições para continuar. É importante que sejam eleitos candidatos com o passado limpo e identificados com a agenda anticorrupção", disse.

Os procuradores fizeram defesas dos mecanismos de colaboração premiada e se disseram preocupados com a possível volta do debate sobre a legislação de abuso de autoridade. Citaram como exemplos de medidas que enfraquecem a operação propostas de leis que anistiam o caixa dois, além da forma como foram conduzidos os trabalhos da CPI da Petrobras em 2015 e a CPMI (Comissão Parlamentar de Inquérito Mista) da JBS. Nos dois casos, a discussão de supostos abusos das investigações ofuscaram o debate sobre a corrupção em si.

Também destacaram como perigosas à operação as discussões com relação à reforma do Código Penal, que poderão abranger mudanças na delação premiada (que não poderia ser feita com réus já presos) e a prisão somente após processos transitados em julgado. Os investigadores do Ministério Público Federal lembraram que no próximo dia 29 fará um ano que o Congresso desfigurou o projeto de lei que ficou conhecido como as 10 medidas contra a corrupção.

O exemplo da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), que revogou a prisão de seus três integrantes, entre eles o então presidente da casa, Jorge Picciani (PMDB), segundo o procurador Eduardo El Hage, mostra o interesse dos políticos em frear as investigações. "Somente o Congresso poderá elaborar leis de combate à corrupção", disse.

"A maior ameaça à Lava Jato é o Congresso nacional. Vide, por exemplo, o que ocorreu entre os parlamentares fluminenses que livraram da prisão políticos investigados e sobre os quais pairam grandes indícios de ilegalidade. Não existe resposta para isso que não seja nas urnas", disse Dallagnol.

O procurador foi questionado, então, se o MPF tinha candidatos de sua preferência ou se os próprios membros das investigações tinham aspirações políticas. "Desconheço qualquer integrante da Lava Jato que queira lançar plataforma política. Não há tentativa de politizar um trabalho que é técnico, imparcial e apartidário", disse Dallagnol.

Representante da "irmã mais nova" da Lava Jato, a procuradora Thamea Daniel, que integra a Lava Jato em São Paulo, disse que a preocupação do MPF não é necessariamente com as eleições em si, mas com quem irá assumir com o pleito. A Lava Jato deu início aos trabalhos em São Paulo no segundo semestre deste ano e já tem 11 inquéritos instaurados, todos com base nas delações da Odebrecht.

Questionados sobre as mudanças recentes na PF e na Procuradoria Geral da República, procuradores evitaram polemizar. Segundo Carlos Fernando dos Santos Lima, de Curitiba, é preciso aguardar um tempo para dizer se houve impacto especificamente na PF, com a entrada do novo diretor, Fernando Segovia. Com relação à nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ele disse que ela tem se manifestado positivamente em relação questões da força tarefa. "Evidente que uma mudança gera período de adaptação".

CASOS CONCRETOS

Os procuradores evitaram falar em casos concretos. Disseram que estão trabalhando para aumentar a cooperação entre as equipes de Curitiba, Rio e São Paulo no ano que vem. Deram a entender que há muitos esquemas a serem revelados nesses Estados, sem, contudo, apresentarem detalhes. Disseram apenas que os casos "se entrelaçam" e que muitas vezes os operadores, que são as pessoas responsáveis por distribuir os recursos ilícitos ou atuar na lavagem do dinheiro ilegal, são comuns.

Sobre a situação do Rio, onde a Lava Jato dá os resultados mais visíveis, com a cúpula política do Estado atualmente presa, El Hage disse que as investigações estão próximas de alcançar pessoas que participaram do esquema do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) e que se encontram atualmente na gestão de Luiz Fernando Pezão (PMDB).

"No Rio a operação tem bastante fôlego. Temos membros do governo atual envolvidos e, inclusive, pessoas com foro com suspeita de envolvimento. Como não podemos atuar, estamos aguardando o desdobramento das investigações que continuam em curso", disse.

Com relação às recentes denúncias de regalias ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral na prisão, El Hage afirmou que o MPF estuda pedir a transferência do político para uma cadeia de fora do Estado. Vistoria do Ministério Público do Estado revelou que na cela de Cabral havia produtos como queijos importados e presunto curado, além de iogurtes e alimentos crus, o que estaria em descumprimento das regras do sistema penal do Estado. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Irlanda: brasileiro pega 8 anos de prisão por matar homem que o agrediu

Posted: 27 Nov 2017 02:08 PM PST

O brasileiro Juraci da Silva, de 36 anos, foi condenado nesta segunda-feira (27) a oito anos de prisão pelo homicídio culposo de um homem que o agrediu duas vezes e fazia ofensas raciais ao mesmo. O caso se passou em Waterford, na Irlanda.

Segundo informações do portal G1, Silva se mudou para a Irlanda para trabalhar em uma fábrica de carnes um mês antes de matar James Banville. Apesar de também receber uma pena de cinco anos por portar a faca do crime, ele foi absolvido da acusação de agressão contra um amigo de Banville, Conor Hogan.

+ Após racismo, noiva de Harry define ataque como 'deprimente'

O brasileiro já havia sido condenado por um júri no mês passado e o juiz Michael White concedeu a ele a menor pena possível em um caso de homicídio culposo, que pode render até 14 anos de prisão. Segundo o juiz, a pena será suficiente porque, sem falar inglês, Silva terá um período "muito duro" na prisão. Além disso, ele não tem antecedentes criminais e não reagiu com violência às agressões anteriores de Banville e Hogan.

No caso está descrito que Banville e Hogan promoveram dois "ataques muito sérios" contra Silva, e que no primeiro também proferiram ofensas raciais, enquanto na segunda vez o ofenderam com comentários sexuais "de natureza muito prejudicial".

O brasileiro não reagiu nas duas primeiras vezes, mas não fugiu no terceiro confronto, quando acertou Banville com uma única facada no coração.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

10 alimentos que dão energia para quem faz corridas longas

Posted: 27 Nov 2017 02:03 PM PST

A prática de exercício físico pede sempre um plano alimentar personalizado, de acordo com as necessidades do atleta e do tipo de treino realizado. Além da importância de ter uma alimentação equilibrada, é fundamental olhar para os alimentos como principais combustíveis do corpo humano, e os lanches pré-treino são uma das refeições com mais peso na performance dos atletas.

No caso dos corredores, aquilo que se come ao longo do dia dita o quão longe e o quão rápido o atleta consegue ir, sendo, por isso, um dos fatores com mais peso na capacidade de aguentar as corridas longas sem que os níveis de energia fiquem comprometidos.

+ Churros recheados: aprenda uma receita fácil deste doce irresistível

Embora o plano alimentar varie de atleta para atleta, a verdade é que o corpo humano recorre sempre aos açúcares e às gorduras como fonte de energia, devendo ser estes os macronutrientes que devem constar num pré-treino (e a proteína no pós-treino).

De acordo com o El Confidencial, antes de uma corrida longa - como uma meia maratona ou até mesmo uma maratona -, o atleta pode recorrer a uma dieta rica em carboidratos nas 48 horas antes da prova. Arroz, massa, pão, batatas e cereais integrais são os melhores aliados. Neste plano, as frituras devem ser excluídas (por nada de bom acrescentarem à saúde). Frutas cítricas e verduras cruas são digeridas mais lentamente, por isso também não devem constar no cardápio, bem como as bebidas alcoólicas.

E como a gordura também é uma fonte de energia, os atletas devem incluir no seu plano alimentar o abacate, as nozes e castanhas, os peixes gordos e até mesmo um pouco de carne vermelha, embora o consumo desta última deva ser moderado.

Nos momentos que antecedem a corrida longa, a banana é uma excelente aliada por conta do potássio.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

'Muitas vezes nos arrependemos', diz Gilmar ao defender pedido de vista

Posted: 27 Nov 2017 01:45 PM PST

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, defendeu nesta segunda (27) o pedido de vista do colega Dias Toffoli no julgamento que discute a limitação do foro privilegiado.

Segundo ele, "a questão é delicada" e precisa ser analisada com responsabilidade.

Na semana passada, a maioria dos ministros votou por restringir o foro privilegiado a deputados federais e senadores, mas o julgamento foi interrompido quando Dias Toffoli pediu mais tempo para analisar o caso.

"Recebemos uma série de demandas. E quem recebe muitas demandas acaba tendo que dar resposta a elas. E nem sempre as respostas serão as mais corretas. Muitas vezes nós nos arrependemos", afirmou Gilmar, que ainda não votou sobre o tema.

+ Do jeito que está, país não chega a 2019, diz Rodrigo Maia

"A questão do foro é uma questão muito delicada porque tirar do Supremo não significa que nós vamos ter um modelo funcional lá embaixo [nas instâncias inferiores]", afirmou.

"Em geral eu tenho dito que a Justiça criminal no Brasil como um todo, não só do Supremo, funciona mal. Pouco mais de 8% dos homicídios são desvendados. Isso significa que vamos para os Estados passar para as pessoas julgar esses parlamentares. Será que vai ser bom?", questionou.

Segundo o ministro, deve-se questionar se não haveria "grande influência política" no julgamento desses casos na Justiça estadual.

Os comentários de Gilmar foram feitos após palestra na 13ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em São Paulo. Também estiveram no local os ministros do STF Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

Na palestra, ele voltou a criticar decisão do Supremo que abriu brechas para a criação de novos partidos, depois de a corte ter sido favorável à cláusula de barreira. O ministro tem sido defensor de uma reforma política. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Nasa desenvolve pneu que nunca estoura

Posted: 27 Nov 2017 01:37 PM PST

A Nasa criou um "pneu superelástico" feito de níquel e titânio, que promete não estourar. Apesar de ter sido pensado para locomoção em Marte, a novidade pode trazer soluções também para o planeta Terra.

O dispositivo aguenta até 30 vezes mais peso e deformação do que os pneus comuns. Ele tem um aspecto vazado, bem diferente dos produtos tradicionais de borracha, pois é feito com uma espécie de "teia" de metal e dispensa a utilização de gás.

+ Vírus que rouba dados bancários é encontrado no Google Play pela 3ª vez

De acordo com a agência espacial, o pneu foi inventado para ser usado em missões de exploração no Planeta Vermelho. E representa a última inovação da tecnologia de pneus de mola que a agência desenvolveu para equipar as sondas que exploram a superfície da Lua.

Como cita o "Designboom", a novidade poderia ser facilmente adaptada para uso na Terra. Seria possível, por exemplo, recobrir o metal com borracha, que oferecesse mais atrito no contato com o chão. E, assim, o pneu poderia ser usado também nas estradas terrestres.

Assista ao vídeo de divulgação:

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Jogador é expulso por 'introduzir dedo nas nádegas' de adversário

Posted: 27 Nov 2017 01:23 PM PST

O árbitro Ricardo Marques Ribeiro descreveu em sua súmula da partida entre Ponte Preta e o Vitória, pela penúltima rodada do Brasileirão, um caso no mínimo inusitado.

No material, divulgado de forma online pela CBF na tarde desta segunda-feira (27), consta que sobre o zagueiro Rodrigo, expulso aos 14 minutos do primeiro tempo, levou o cartão vermelho depois de ter "introduzido, por duas vezes, seu dedo médio entre as nádegas de seu adversário".

+ Corpo de triatleta do Ironman é encontrado em praia de Fortaleza

O árbitro ainda descreveu que o jogador resistiu às ordens dadas para deixar o gramado e teve que ser "convencido pelos próprios companheiros" para que isso acontecesse.

Entre os relatos do árbitro Ricardo Marques Ribeiro, também constava que torcedores arremessaram objetos em campo, como chinelos e um copo com líquido no gramado, assim como principalmente a invasão dos torcedores aos 38 minutos do segundo tempo, em episódio que provocou a suspensão da continuidade da partida.

Mais tarde, aos 37, o mesmo bandeirinha presenciou um copo com líquido vindo da torcida mandante. No minuto seguinte, aos 38, um torcedor estourou a grade e invadiu o gramado. Outro grupo danificou o portão que dá acesso ao campo

"Aos 38 minutos do segundo tempo, quando a bola se encontrava fora de jogo, um torcedor da A. A. Ponte Preta que se encontrava nas arquibancadas invadiu o campo de jogo, se dirigindo ao centro do gramado, sendo prontamente contido pelo policiamento. Na sequência e ainda antes do reinício da partida, ocorreu uma invasão generalizada de torcedores da A. A. Ponte Preta, que derrubaram parte do alambrado (localizado atrás do assistente n. 02) arrombando e danificando ainda um dos portões de acesso ao campo de jogo", relatou o árbitro na súmula.

Leia também: Após queda, Ponte adia reapresentação e adota lei do silêncio

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Anitta desmente acusação sobre uso de cocaína: 'Calúnia absurda'

Posted: 27 Nov 2017 01:20 PM PST

A cantora Anitta, 24, emitiu nota por meio de sua assessoria repudiando as acusações feitas pela socialite Day McCarthy de que ela seria usuária de cocaína, nesta segunda-feira (27).

"Anitta lamenta profundamente que calúnias absurdas a seu respeito provenientes de correntes de seguidores e likes em redes sociais possam tirar o foco do preconceito, do crime repugnante de racismo e homofobia praticado contra crianças", diz o comunicado.

+ Príncipe Harry e Meghan Markle falam pela 1ª vez após noivado

Neste domingo (26), após atacar Titi, 4, filha dos atores Bruno Gagliasso, 35, e Giovanna Ewbank, 31, com ofensas racistas, McCarthy divulgou um vídeo no Instagram dizendo que Anitta "cheira pó". "Cheirou pó na minha frente, eu ainda filmei, sem querer. E se me irritar muito eu posto o vídeo mesmo."

Ainda de acordo com a nota divulgada em nome de Anitta, a cantora "se solidariza com todos os que sofrem ataques virtuais por meio das redes sociais e repudia qualquer tipo de preconceito, homofobia, racismo, injúria e mentira."

JUSTIÇA 

Sem a mulher e acompanhado de Luana Génot, fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil, Gagliasso prestou queixa contra McCarthy, que é brasileira, mas mora no Canadá, na DRCI (Delegacia de Repressão a Crimes de Informática). 

+ Ivete manda recado para família Gagliasso após ataques: 'Amor vencerá'

"O inquérito já foi aberto. Essa pessoa vai ser chamada para prestar depoimento. Apesar de parecer que ela está fora do Brasil, a lei penal é aplicada a ela mesmo assim. Ela responde por todos os crimes cometidos contra a filha de Gagliasso", disse a delegada Daniela Terra em entrevista a jornalistas.

A assessoria de Anitta não respondeu se a cantora, assim como fez Gagliasso, também acionará a Justiça contra McCarthy. Com informações da Folhapress. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

3 dicas para sair da friend zone

Posted: 27 Nov 2017 01:12 PM PST

Você tem uma relação com uma pessoa, que já se tornou paixão platônica, mas ela não vê nada mais do que amizade. Esta é a chamada (e temida) friend zone, aquela relação no qual uma quer amor e a outra quer apenas amizade.

Mas calma, é possível reverter esse quadro. Confira três dicas da revista Cosmopolitan para fazer o boy ou a girl entender de vez o que você quer - e quem sabe até engatar esse namoro.

+ Meghan Markle: tudo sobre o estilo da futura esposa do Príncipe Harry

1. Evite comportamentos de BFF - Pare de contar sobre sua última transa ou de ouvir as lamentações da outra pessoa (e até agir como terapeuta).

2. Capriche no elogio - Faça elogios dignos de 'date', como "sexy" ou "muito interessante". Deixe claro que você não vê a outra pessoa apenas como amiga.

3. Fale - Se depois de todas as dicas e indiretas, a pessoa ainda não tiver entendido, talvez o melhor mesmo seja abrir o jogo e falar o que sente.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Número de mortes por aids no DF registra queda por 2 anos consecutivos

Posted: 27 Nov 2017 01:10 PM PST

O número de mortes por aids no Distrito Federal registrou queda por dois anos consecutivos. Segundo Boletim Epidemiológico de HIV/aids, divulgado hoje (27) pela Secretaria de Saúde, foram registradas 128 mortes em 2014 – número que caiu para 114, em 2015, e para 112, em 2016.

De acordo com o gerente de Doenças Sexuais Transmissíveis da Secretaria de Saúde do DF, Sérgio D'Avila, houve um aumento na detecção do HIV, ou seja, as pessoas descobrem a presença do vírus de forma precoce, antes de ele atacar o sistema imunológico. "Isso é importante para o tratamento. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais oportuno é o tratamento e evita que a pessoa desenvolva aids", disse.

Em 2017, a pasta registrou 269 resultados positivos para aids e 567 para HIV no DF. A taxa média de contágio é de mil pessoas por ano.

+ Lei brasileira permite até 5.000 vezes mais agrotóxicos do que Europa

De acordo com o boletim, pessoas do gênero masculino são as que mais contraem a doença desde 2011. Também tem aumentado o número de casos de aids entre os mais jovens e entre os mais velhos. A maior parte dos novos casos da doença tem surgido nas faixas etárias de 15 a 24 anos e acima de 55 anos.

Para Sérgio D'Avila, isso significa que ainda há o desafio de desenvolver uma estratégia de comunicação e de prevenção efetiva. Com informações da Agência Brasil.

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Conta de luz segue com bandeira vermelha em dezembro, mas patamar menor

Posted: 27 Nov 2017 01:05 PM PST

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta segunda (27) que a bandeira tarifária para o mês de dezembro será vermelha, mas no patamar 1, com custo um pouco menor, de R$ 3 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. As informações são da Agência Brasil.

Desde outubro, vigorava o patamar 2 na cobrança nas contas de luz, tarifa mais cara prevista na distribuição das bandeira e que implica a cobrança de taxa extra nas contas de luz de R$ 5 a cada 100 kWh consumidos, após reajuste anunciado em novembro. Em setembro, vigorou na cobrança das contas de luz a bandeira amarela, que aplicou uma taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh.

De acordo com a agência, houve uma ligeira melhora na situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas. A Aneel disse ainda que, embora não haja risco de desabastecimento, é preciso reforçar as medidas para evitar o desperdício de energia.

Na semana passada, o CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) apontou uma "pequena melhoria" nas condições de atendimento ao Sistema Interligado Nacional, em razão das chuvas registradas no mês de novembro.

De acordo com o comitê, o cenário é de acompanhamento da evolução "considerando as chuvas previstas nos próximos dias em grande parte do país." Para o período de 15 a 30 dias, a previsão é de chuvas relativamente próximas à média histórica no Sudeste, Centro-Oeste e no centro-norte da região Sul.

+ Saques da 3ª etapa de pagamentos do PIS/Pasep já estão disponíveis

BANDEIRAS TARIFÁRIAS

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração.

A bandeira vermelha é acionada quando é preciso ligar usinas termelétricas mais caras, por causa da falta de chuvas. Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o uso consciente. As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Corpo de triatleta do Ironman é encontrado em praia de Fortaleza

Posted: 27 Nov 2017 12:59 PM PST

O corpo de Genilson Lima, triatleta do Ironman desaparecido desde domingo (26), foi encontrado na tarde desta segunda-feira (27), no bairro Moura Brasil, em Fortaleza, no Ceará. A informação foi divulgada pelo site CNews.

A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, após a filha, Gabriela Lima, reconhecer o corpo do pai. O corpo de Genilson foi encontrado na Praia da Leste, próximo ao prédio do Instituto Médico Legal (IML), perto do centro, para onde foi levado. 

Leia também: Triatleta desaparece no mar durante prova no CE, e equipes fazem busca

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Campo investe em tecnologia e já tem até rebanho em nuvem na internet

Posted: 27 Nov 2017 12:55 PM PST

O agronegócio brasileiro aumenta a cada ano sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) graças, sobretudo, à pesquisa e aos investimentos em tecnologia. De uma participação de 21% no PIB de 2014, a fatia cresceu para 23% em 2015 e deve aumentar 2% este ano, com um Valor Bruto de Produção de R$ 548 bilhões.

O setor já corresponde a 48% do total de exportações brasileiras. No cenário interno, tem produzido grandes safras, o que tem ajudado a derrubar os índices de inflação. Hoje, o campo utiliza pesquisas avançadas como o emprego da nanotecnologia no controle de alimentos, redes de satélites e drones para levantamento de dados de solo e clima e até o rastreamento de rebanhos já é feito em tempo real, com informações disponibilizadas na nuvem da internet.

Para falar sobre os avanços em tecnologia, a "Sputnik Brasil" conversou com exclusividade com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, nesta segunda-feira (27), quando foi aberto, em São Paulo, o Agronegócio Brasil 2017, um dos maiores eventos do setor. Segundo Lopes, nas últimas quatro décadas, o Brasil teve um avanço extraordinário do agronegócio.

+ Governo oferece cursos gratuitos de informática, idiomas e outras áreas

"Em quatro décadas fomos capazes de sair de uma situação de dependência e insegurança alimentar para conseguir alimentar nossa população e projetar o Brasil como um grande provedor de alimentos para o mundo. Vivemos agora o início de outra revolução: o avanço tecnológico em áreas como a transformação digital, em tecnologias novas como a internet de alta velocidade e drones. Daqui a pouco, virá a inteligência artificial e a era dos big daters com a possibilidade de acumularmos volumes extraordinários de dados e informações", exemplifica Lopes.

O presidente da Embrapa prevê que o uso de novas tecnologias vai impactar a produção, permitir a oferta de alimentos de forma cada vez mais segura a custos mais baixos de forma sustentável com atenção cada vez maior ao meio ambiente. Segundo ele, as novas tecnologias dos sensores estão mudando a capacidade de monitorar os sistemas de produção. Ele exemplifica com o trabalho dos tratores, que podem receber sensores avançados que permitem acompanhar em tempo real como as lavouras estão produzindo, ajudar a monitorar pragas e doenças, além de instalar chips em um drone com algoritmos muito sofisticados que podem capturar informações precisas nas plantações, reduzindo o emprego de defensivos.

Outros aplicativos são capazes de reunir dados de até 1.600 estações meteorológicas no país, apontando a melhor época de plantio para cada espécie, aumentado a produtividade das colheitas. Alguns programas preveem índices de secas e geadas, bem como a quantidade de água no solo e até outros que recomendam o volume de capim oferecido aos bois por hectare.

O presidente da Embrapa cita a nanotecnologia como outro aspecto importante no desenvolvimento de novos projetos. Em 2018, deve chegar ao mercado um desses produtos desenvolvidos pela Embrapa, os nanobiosnacks de frutas, uma espécie de chip de batata frita, embora sem fritura, e também filmes biodegradáveis feitos de alimentos. Nanosensores colocados em tintas de impressão podem ser colocados em etiquetas de frutas, medindo a concentração de gás etileno, permitindo assim o consumidor saber o ponto de maturação do produto.

"Esses novos materiais vão nos permitir produzir moléculas que podem ser usadas para proteger a superfície dos alimentos, aumentado a vida de prateleira. Com o surgimento de aplicativos que podem ser usados através dos celulares, hoje acessamos programas sofisticados de computadores na nuvem com informações sobre clima, mercado, acionamos equipamentos a distância, na chamada internet das coisa, que combina equipamentos e estratégias de monitoramento com a internet", detalha o dirigente. O presidente da Embrapa diz que um dos desafios é fazer que as novas tecnologias gerem produtos a custos acessíveis. Segundo ele, o custo de equipamentos e sensores tende a cair.

A Embrapa está desenvolvendo o conceito de sensores vestíveis. Por exemplo, um cabresto que você pode colocar na cabeça do animal. Ali existem sensores que permitem o monitoramento das condições fisiológicas do animal, batimentos cardíacos, movimentação, se ele está indo frequentemente beber água ou se alimentar."

Lopes observa que a Embrapa, como empresa pública, tem feito nos últimos anos um grande esforço para reduzir sua dependência dos recursos do Tesouro Nacional e para isso vem procurando ampliar suas parcerias tanto com entidades do governo quanto da iniciativa privada, totalizando hoje cerca de 400 acordos nacionais e internacionais. Além disso, tramita no Congresso projeto de lei para a criação de um braço da Embrapa no mercado de inovações tecnológicas chamado Embrapa Tec. Essa empresa poderia receber o grande acervo de ativos e conhecimentos da Embrapa e se preparar para ir ao mercado buscar mais associações e parcerias no setor privado. Com informações do Sputnik Brasil.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Lei brasileira permite até 5.000 vezes mais agrotóxicos do que Europa

Posted: 27 Nov 2017 12:43 PM PST

Um estudo inédito revela que a legislação brasileira permite utilização muito maior de resíduos na água e nos alimentos em comparação com a União Europeia. A contaminação da água é o que mais chama a atenção: o limite é 5.000 vezes superior ao máximo permitido na água potável da Europa.

A contaminação dos alimentos também preocupa. Como cita o "UOL", no caso do feijão e da soja, a lei brasileira permite o uso de agrotóxicos no cultivo em quantidade 400 e 200 vezes superior ao liberado na Europa, consecutivamente.

O levantamento denominado "Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia" foi realizado pela pesquisadora Larissa Mies Bombardi, do Laboratório de Geografia Agrária da USP (Universidade de São Paulo).

"Infelizmente, ainda não é possível banir os agrotóxicos. Por isso, é importante questionar por que o governo brasileiro não usa parâmetros observados no exterior", pontua Bombardi, que ressalta que a permissividade em relação à água "é uma barbárie".

+ Secretaria confirma morte de homem com suspeita de febre amarela

A União Europeia limita a quantidade máxima que pode ser encontrada do herbicida glifosato na água potável em 0,1 miligramas por litro, o Brasil permite até 500 vezes mais. Segundo o estudo, o Brasil tem 504 agrotóxicos de uso permitido. Desses, 30% são proibidos na União Europeia, alguns há mais de uma década.

Ainda de acordo com o levantamento, os trabalhadores rurais são as principais vítimas de contaminação, seguidos por quem vive em regiões próximas às plantações.

Uma pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) estima que, para cada caso registrado, 50 não foram. Isto quer dizer que mais de 1 milhão de brasileiros foram intoxicados por agrotóxico entre 2007 e 2014, sendo que um quinto das vítimas é criança ou adolescente.

"A intoxicação representa 2% do total de problemas de saúde que podem acometer a sociedade. As doenças crônicas não são estudadas como deveriam", revela Bombardi.

A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde ainda não se pronunciou.

Por e-mail, a Anvisa informou que "realiza a avaliação toxicológica dos agrotóxicos, antes de os mesmos serem registrados pelo Ministério da Agricultura" e que há uma série de restrições para registros de agrotóxicos no país.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

7 problemas de saúde que se manifestam na língua

Posted: 27 Nov 2017 12:25 PM PST

A língua é um dos músculos mais fortes do corpo humano, relacionado ao sentido do paladar, à deglutição dos alimentos e à formação dos fonemas da fala, mas ela também denuncia como anda nossa saúde. 

Além de ser um espelho fiel do estado de saúde - podendo revelar uma infeção por fungos, uma anemia, uma hemorragia, desidratação, etc. -, a língua pode também causar alguns problemas de saúde, quando não cuidada devidamente. Ao El Mundo, o médico espanhol Iván Malagón revela sete problemas que podem acontecer nesta parte tão importante do corpo humano. 

+ Confira 4 problemas muito comuns nos primeiros 3 meses de amamentação

1 - Candidíase oral, que se manifesta com manchas brancas e que é o resultado de uma infecção fúngica.

2 - Leucoplasia, condição em que a língua fica com manchas brancas e peludas, podendo ser um sinal de alerta para o vírus da imunodeficiência adquirida (HIV) ou para um sistema imunológico mais fraco.

3 - Glossite, que se deve a uma infecção bacteriana, viral ou a uma queimadura na língua. Esta condição caracteriza-se pela mudança de cor da língua, sensação de ardor e inchaço.

4 - Escarlatina, que é também uma infecção bacteriana que começa na boca mas que pode facilmente alastrar-se por todo o corpo através de manchas vermelhas e pequenas erupções cutâneas.

5 - Síndrome de Kawasaki, uma patologia também conhecida como 'língua de morango' devido à aparência semelhante ao fruto que o órgão ganha.

6 - Líquen plano oral, que é uma lesão na língua caracterizada por manchas brancas e erupções, lesão essa que pode afetar também a pele. A causa não é ainda conhecida, mas sabe-se que se trata de uma reação às células T.

7 - Língua geográfica, situação em que aparecem manchas e línguas no órgão e que é causada pelo desaparecimento de algumas papilas gustativas.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Príncipe Harry e Meghan Markle falam pela 1ª vez após noivado

Posted: 27 Nov 2017 12:25 PM PST

A família real fez mais um grande anúncio na manhã dessa segunda (27). Príncipe Harry e a atriz americana Meghan Markle, da série Suits, estão noivos e devem se casar no segundo trimestre de 2018.

O casal deu sua primeira entrevista junto, oficialmente noivos. "Eu disse sim na hora. Eu mal deixei ele terminar o pedido", brincou Markle.

Harry declarou que não sabia nada sobre a atriz e pediu a um amigo que os apresentou, que lhe desse algumas informações sobre ela. "Fiquei muito surpreso ao conhecê-la, porque nunca tinha visto os filmes ou séries dela", contou Harry.

+ Emma Watson e William 'Mack' Knight terminam namoro após dois anos

"Foi muito interessante poder conhecer Harry sem pensar em sua reputação ou sua imagem pública, pois nunca acompanhei muito as fofocas", declarou ainda Markle. "Assim como foi incrível conhecer a Rainha Elizabeth II apenas como a avó de Harry, e o amor que ele tem por ela", comentou.

Cercado de grande especulação, o anel de noivado de Meghan foi feito com diamantes que pertenciam à Princesa Diana, mãe de Harry: "Eu achei importante marcar a presença dela, para que tenhamos a sensação de que ela está conosco nessa jornada. Ela e Meghan seriam melhores amigas, com certeza", declarou o membro da família real.

Assista:

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Homens-bomba se explodem em mercado nos arredores de Bagdá

Posted: 27 Nov 2017 12:07 PM PST

Ao menos oito pessoas morreram após ataques suicidas em um mercado perto de Bagdá nesta segunda-feira, segundo informaram fontes do serviço de segurança iraquiano.

"Cinco kamikazes atacaram lojas na região de Nahrawan. A polícia conseguiu matar três deles, enquanto os outros dois se explodiram, matando oito civis", disse um agente da polícia à AFP, de acordo com a qual os ataques ainda deixaram pelo menos nove feridos.

+ Submarino desaparecido não sofreu ataque externo, diz Marinha argentina

Segundo outras fontes, o número de vítimas pode ser bem maior: mais de uma dúzia de mortos e mais de 20 feridos. Com informações do Sputnik News. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Festival Visões Periféricas destaca produção independente no Rio

Posted: 27 Nov 2017 12:05 PM PST

A 11ª edição do Festival Visões Periféricas recebeu, neste ano, 667 inscrições de filmes de todo o Brasil. O evento ocorrerá de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2017 (terça a domingo), na Caixa Cultural Rio de Janeiro, com quatro mostras competitivas e uma informativa. Todos os filmes foram produzidos a partir de janeiro de 2016, sem restrição quanto a gêneros.

Em paralelo, nos dias 30 de novembro (quinta) e 1º de dezembro (sexta-feira), ocorrem o IV Encontro de Educadores Audiovisuais/ IV Deseducando o Olhar, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

O conceito do Festival Visões Periféricas é incentivar projetos que promovam uma formação técnica e estética de indivíduos e coletivos nas periferias e ampliem o espectro de visões do público em geral sobre esses espaços a partir do olhar de quem vive o seu cotidiano. O projeto pioneiro e atualmente único no país possui um papel importante no cenário nacional e local para o desenvolvimento estético e profissional de novas gerações de produtores e exibidores de audiovisual, afirma Marcio Blanco, diretor da Imaginário Digital e idealizador do evento.

Ao longo de seus dez anos ininterruptos, o Festival estimulou o surgimento, crescimento e conexão de projetos de produção e difusão audiovisual, contando com a participação de todos os estados do País. Mais de 1000 filmes foram exibidos e um público de mais de 15 mil pessoas já passou pelo festival desde sua primeira edição, em 2007.

O evento é realizado anualmente pela Imaginário Digital, associação cultural certificada como OSCIP, que atua na área de Educação e Novas Mídias. A Imaginário Digital é impulsionada pelo Labora, laboratório de inovação social do Oi Futuro, e pelo Instituto Ekloos.

+ Em Recife, festival exibe mostra dedicada ao cartunista Angeli

Este ano, o Festival conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e da RioFilme, além do apoio da Caixa Cultural Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Mostras gratuitas

As exibições das mostras do Festival são gratuitas. Neste ano, o Visões Periféricas vai contar com as seguintes mostras competitivas: Visorama (filmes produzidos por alunos de oficinas, escolas livres e projetos de formação em audiovisual de todo o país); Fronteiras Imaginárias (filmes produzidos por realizadores independentes e coletivos de audiovisual de diferentes estados do Brasil); Cinema da Gema (panorama de filmes realizados por diretores cariocas e fluminenses); Tudojuntoemisturado (filmes de até 5 minutos exibidos e votados exclusivamente na internet). O festival também possui uma mostra informativa, a Panorâmica (filmes com duração de pelo menos 40 minutos).

Deseducando o olhar

Além das mostras de filmes, o festival também conta com uma programação voltada para a educação. Durante os dias do evento, ocorrerão, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, o IV Deseducando o Olhar e o IV Encontro de Educadores de audiovisual, compostos de debates e oficinas que contam com a participação de realizadores, educadores, acadêmicos e profissionais do estado do Rio de Janeiro e de outras localidades que trabalhem na interface do audiovisual, educação e tecnologias.

Os dois encontros são realizados em parceria entre a UFF e a Imaginário Digital, apresentando 32 trabalhos de diversos estados. A entrada é franca e a programação está disponível no site visoesperifericas.org.br. Com informações do site da Caixa Cultural.

Serviço

Festival Visões Periféricas, na Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2 (Av. Almirante Barroso, 25, Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)

Entrada franca

Telefone: (21) 3980-3815

Data: de 28 de novembro a 3 de dezembro de 2017 (terça a domingo)

Horários: Consultar programação

Lotação: Cinema 1 - 78 lugares (mais 3 para cadeirantes) / Cinema 2 - 80 lugares (mais dois para cadeirantes)

Classificação indicativa: Consultar Programação

Acesso para pessoas com deficiência

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Derrubou o celular na água? Veja dicas para recuperar o aparelho

Posted: 27 Nov 2017 12:05 PM PST

Quando um smartphone cai na água, ele pode ter os seus componentes internos oxidados, podendo até mesmo parar de funcionar. A peça que costuma apresentar mais defeitos em contato com a água é a placa interna e, em segundo lugar, o display do smartphone. Então, qual será a melhor forma de recuperar um celular que caiu na água? Especialistas dão dicas.

Profissionais consultados pelo site "TechTudo" são unânimes no que não fazer: tentar ligar o aparelho. O ideal, segundo eles, é desmontar o smartphone, retirando chips, cartão microSD e, principalmente, a bateria, se o aparelho permitir, e secar os componentes com um pano seco. Dar umas batidinhas para a água escorrer também ajuda.

Colocar o celular no arroz cru funciona? De acordo com os especialistas, a dica funciona. O arroz absorve a água e ajuda a remover a umidade. O ideal é pegar um pote cheio de arroz e deixar o telefone encoberto por completo por pelo menos um dia.

+ Vírus que rouba dados bancários é encontrado no Google Play pela 3ª vez

Posso secar com secador ou aspirador de pó? Essas ações são pouco recomendadas e exigem cuidado. Se o secador estiver muito quente, pode acabar descolando componentes internos do celular. Já o aspirador de pó pode acabar sugando botões e conectores.

Posso colocar para secar no sol? O procedimento não é recomendado. O calor do sol pode não secar o equipamento completamente e ainda acabar danificando algumas partes.

A retirada da oxidação também pode ser feita de forma simples por alguma assistência técnica. O serviço custa entre R$ 150 e R$ 250. Entretanto, a troca de uma placa principal, por exemplo, é mais cara e, nesse caso, o conserto pode não valer a pena. Vale lembrar que quanto mais tempo o usuário demorar para levar o aparelho à assistência, menores são as possibilidades de conserto.

Os especialistas lembram que mesmo os smartphones à prova d'água estão sujeitos a problemas se forem submersos e que vapor d'água também pode oxidar o celular. Ou seja, levar o smartphone para o banheiro na hora do banho não é uma boa ideia.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Sobrevivente de massacre no Bataclan se suicida

Posted: 27 Nov 2017 11:56 AM PST

Um dos sobreviventes do massacre na casa de shows Bataclan, em Paris, no dia 13 de novembro de 2015, se suicidou na semana passada. O anúncio foi feito pela associação Fraternité et Vérité (Fraternidade e Verdade), que reúne vítimas dos atentados terroristas de dois anos atrás.

De acordo com a entidade, Guillaume Valette, 31 anos, tirou a própria vida na noite de 18 para 19 de novembro, poucos dias depois do segundo aniversário dos ataques.

+ Após racismo, noiva de Harry define ataque como 'deprimente'

"Guillaume estava no Bataclan durante o ataque terrorista e não aceitou ser ajudado por sua família nem por uma das associações de vítimas. Ele foi, no entanto, acompanhado por um psiquiatra e um psicólogo", diz uma mensagem postada pela associação no Facebook em 24 de novembro.

"Com a anuência de sua família, temos de recordar o quão importante é se conscientizar sobre a necessidade de ser ajudado, pela família em primeiro lugar, por uma associação, por um médico, um psiquiatra, um psicólogo. O trauma psicológico sofrido por causa dos atentados é profundo e duradouro", disse a entidade.

As circunstâncias do suicídio não foram divulgadas. Os atentados de 13 de novembro de 2015 deixaram 130 pessoas mortas, sendo 89 no Bataclan, que recebia um show da banda Eagles of Death Metal. Com informações da ANSA.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Do jeito que está, país não chega a 2019, diz Rodrigo Maia

Posted: 27 Nov 2017 11:55 AM PST

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira (27) que o país vive um momento de "crise fiscal sem precedentes" e que o país "não chega a 2019" do jeito que está. A declaração foi feita duante evento promovido pela revista Veja.

Para o parlamentar, o Estado precisa ser reorganizado. Ele defendeu que seu partido lance candidato próprio ao Planalto em 2018. "Temos condição de ter um candidato à Presidência com discurso claro a favor da economia de mercado, da reforma do Estado", afirmou. Ele evitou se colocar na posição de pré-candidato, dizendo que concorrerá à reeleição na Câmara.

+ Rejeição a Temer chega a picos de 100% nas redes sociais

Maia negou, ainda, ter feito qualquer movimentação para assumir o posto do presidente Michel Temer após o vazamento da delação do empresário Joesley Batista, da J&F, em maio.

"Tive a consciência de que não cabia a mim fazer nenhum movimento para ser presidente em cima de uma denúncia", disse. "Não trabalhei contra [Temer] e creio que fiz o melhor para o Brasil". O presidente da Câmara disse que votaria contra o prosseguimento das denúncias de Temer no Congresso se tivesse possibilidade de votar.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Emma Watson e William 'Mack' Knight terminam namoro após dois anos

Posted: 27 Nov 2017 11:50 AM PST

Chegou ao fim o namoro de Emma Watson com o empresário William "Mack" Knight, segundo informa o 'E!News. O casal foi visto pela primeira vez em outubro de 2015, no musical 'Hamilton', da Broadway. A atriz manteve o relacionamento de forma discreta, sem falar sobre o assunto em público, embora tenha sido fotografada com o ex por diversas vezes.

Em raras declarações sobre sua vida pessoal, Emma chegou a dizer que não comentava o namoro para manter a coerência. Segundo ela, seria paradoxal falar sobre o assunto e não querer ter paparazzi à sua volta.

+ Gagliasso presta queixa contra racismo: 'É criminosa e precisa pagar'

O representante da atriz foi procurado para confirmar o fim do namoro, mas declarou não falar sobre a intimidade de sua cliente.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Mulher é presa com quase 1 kg de cocaína na genitália em SP

Posted: 27 Nov 2017 11:49 AM PST

Duas mulheres foram presas por tráfico de drogas em Presidente Epitácio, no interior de São Paulo, durante uma abordagem da Polícia Militar Rodoviária a um ônibus que trafegava pela Rodovia Raposo Tavares no sábado (25). Uma delas escondia 0,986 gramas de cocaína em sua genitália.

Segundo a polícia, policiais militares pararam um coletivo que realizava o itinerário entre Ponta Porá, em Mato Grosso do Sul, e a capital paulista. Durante a fiscalização, as duas suspeitas apresentaram nervosismo e deram informações desencontradas sobre a viagem.

+ Homem é preso em flagrante após ejacular em perna de mulher no Rio

Quando as duas desceram do ônibus, os policiais perceberam que uma delas andava com dificuldade e que tentava se desvincular de um invólucro que carregava nas partes íntimas. Ainda de acordo com a polícia, foi solicitada a presença de uma policial, que revistou a suspeita e encontrou mais dois pacotes que continham cocaína.

A mulher afirmou aos policiais que foi contratada pela parceira de viagem para transportar a droga da cidade sul-mato-grossense até Martinópolis, no interior de São Paulo, e que receberia R$ 800 pelo serviço.

A dupla recebeu voz de prisão e foi encaminhada à Delegacia de Polícia de Presidente Epitácio, onde permanece à disposição da Justiça. Com informações do Estadão Conteudo. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Brasileiras passam pelo menos três meses do ano com TPM, aponta estudo

Posted: 27 Nov 2017 11:42 AM PST

A duração da tensão pré-menstrual (TPM) varia: algumas mulheres vivem apenas dois "daqueles dias", enquanto outras sofrem até dez. Mas especialistas concordam que a mulher brasileira vive, em média, sete dias ao mês com ela. Multiplique isso por doze meses e pasme – a danada toma até 84 dias do ano. Estudos conduzidos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) reforçam que a brasileira está entre as mulheres mais impactadas pela tensão pré-menstrual, já que mais de 80% delas já experimentaram seus sintomas.

Embora a maioria dos casos seja considerada saudável, uma parte da população sofre grandes perdas na qualidade de vida devido à TPM. Estudos indicam que 11,63% das faltas de mulheres ao trabalho se devem aos efeitos da tensão pré-menstrual. "De 3% a 8% delas têm sintomas tão intensos que exigem mudanças em suas atividades diárias, comprometendo a rotina, as relações interpessoais e a produtividade", afirma a ginecologista e obstetra Thalita Russo Domenich, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

+ Confira 4 problemas muito comuns nos primeiros 3 meses de amamentação

Os sinais mais comuns são cólicas, irritabilidade, dores de cabeça e nas mamas, inchaço abdominal e a temida acne. A especialista lembra que cada mulher pode apresentar um grupo específico de sintomas, já que existem mais de 200 listados. "O importante é atentar-se ao impacto que eles trazem ao dia a dia. Se a mulher deixa de sair com os amigos, precisa faltar no trabalho com frequência ou muda sua rotina toda vez que está de TPM, é sinal de que é preciso procurar um médico", orienta.

A boa notícia é que, atualmente, existem soluções para amenizar ou mesmo acabar com os sintomas da TPM, trazendo mais qualidade de vida à mulher. Além do tratamento, que pode ser indicado pelo ginecologista, algumas mudanças no estilo de vida também podem ajudar a combater os incômodos desse período. Confira algumas dicas abaixo!

Procure seu médico - Se os sintomas passarem dos limites, vá ao ginecologista. Ele poderá avaliar, de acordo com o seu perfil, a possibilidade de administrar um anticoncepcional. A contracepção contínua, por exemplo, ajuda na estabilização dos níveis hormonais, combatendo os sintomas da TPM e trazendo mais tempo para você curtir a vida.

Escolha bem os alimentos - Priorize a ingestão de fibras e nutrientes encontrados em frutas, grãos, legumes e verduras. Evite consumir cafeína, alimentos com gordura saturada e sódio, geralmente encontrados em produtos industrializados. Também passe longe de bebidas alcoólicas nesse período.

Mexa-se mais - Pratique exercícios regularmente, principalmente os aeróbicos, que liberam endorfinas, resgatando a sensação de bem-estar e aliviando a irritabilidade típica da TPM.

Durma direito - Uma noite mal dormida já pode ser o suficiente para aumentar o estresse e a ansiedade. Por isso, a boa qualidade do sono é importante para regular o humor, principalmente quando os hormônios estão à flor da pele.

Pratique o que te faz bem - Escolha um dia para sair da rotina e fazer aquilo que mais gosta. Adotar hobbies também pode ajudar a combater os efeitos psicológicos da TPM. Meditação, aulas de dança e esportes são algumas opções.

Mantenha-se hidratada - Beba muita água, para estimular o trabalho dos rins e evitar o inchaço que ocorre nesse período. Também vale consumir frutas ricas em água, como melancia, melão e abacaxi, entre outras. Chás sem cafeína também são uma boa pedida.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Santos inicia oficialmente negociações por Robinho

Posted: 27 Nov 2017 11:37 AM PST

O interesse do Santos em contar com o atacante Robinho para 2018 não é novidade para ninguém no mercado do futebol. No entanto, na última sexta-feira (24), na Vila Belmiro, o presidente Modesto Roma iniciou as negociações com a representante do jogador, a advogada Marisa Alija.

O encontro serviu para o mandatário santista descobrir a situação atual do jogador no Atlético-MG. Modesto foi informado que o time mineiro ainda não fez nenhuma proposta oficial para renovar o contrato do atacante, que tem fim previsto para dezembro deste ano.

Por conta disso, o presidente do Santos pretende sair na frente da concorrência e prometeu formular uma proposta oficial para os próximos dias. O dirigente santista não esconde que a contratação de Robinho é uma das prioridades do clube para 2018.

Modesto Roma sonhava em reunir novamente a dupla Diego e Robinho, campeões brasileiros de 2002 pelo Santos, no próximo ano. Mas o dirigente já soube que a contratação do meia é quase impossível. Além do alto salário, o time da Vila teria que pagar a multa rescisória do atleta com o Flamengo.

+ Grêmio teme violência em jogo final na Argentina; torcida terá escolta

Inicialmente, o Santos pretende fazer uma proposta de cerca de R$ 350 mil mensais de salário, além de premiações. No entanto, com a saída de Lucas Lima, o clube paulista não descarta aumentar a proposta caso a concorrência do Atlético-MG seja um empecilho para as negociações.

O Santos fechou apenas uma contratação para 2018. Trata-se do lateral esquerdo Romário, do Ceará, de 25 anos. O jogador chega para suprir a possível ausência de Zeca, que acionou o clube paulista na Justiça para pedir sua rescisão contratual, alegando atrasos nos pagamentos de seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Romário assinou com o clube paulista por cinco temporadas. O atleta é um dos principais destaques do Ceará no Campeonato Brasileiro da Série B. Atualmente, o lateral é o líder de assistências do clube cearense na competição, com sete passes a gol. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Gagliasso presta queixa contra racismo: 'É criminosa e precisa pagar'

Posted: 27 Nov 2017 11:30 AM PST

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank já provaram que não vão tolerar ofensas contra a filha, Titi, de 2 anos. O casal de atores compareceu à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), nesta segunda-feira (27), às 11h. Segundo informações do jornalista Leo Dias, eles prestaram uma queixa contra Day McCarthy por ter xingado Titi de "macaca", além de outras ofensas.

O ator disse, segundo informa a Folhapress, que espera justiça. "É por isso que estou aqui, como pai, como cidadão. Isso é crime e ela precisa pagar pelo que fez", comentou. 

Em entrevista à imprensa, Bruno comentou o fato de McCarty morar fora: "Eu conversei com a delegada, e a delegada falou que é muito importante a gente estar aqui fazendo isso. É crime em qualquer lugar do mundo e ela vai responder por isso."

O ator também comentou que sentiu triste com o vídeo, "uma sensação de impotência", definiu: "Eu senti o que qualquer ser humano decente se sentiria". 

Em dezembro do ano passado, Bruno e Giovanna já haviam ido à Justiça para que pessoas que atacaram a menina nas redes sociais, com perfis anônimos, fossem encontradas.

+ Jornalismo da Record enfrenta grave caso de assédio

Por conta do ocorrido, no dia 20 de dezembro de 2016, a Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou uma operação, em São Paulo, para apurar a origem de comentários racistas. Foram expedidos três mandados de busca e apreensão no Estado, a pedido da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Curitiba recebe mostra com 70 peças de arte aborígene australiana

Posted: 27 Nov 2017 11:30 AM PST

A exposição 'O Tempo dos Sonhos: A Arte Aborígene Contemporânea da Austrália' chega à Caixa Cultural Curitiba na póxima quarta-feira (29) e fica em cartaz até 7 de janeiro. Com um acervo de mais de 70 obras entre pinturas, esculturas, litografias e bark paintings (pinturas em entrecasca de eucalipto), a mostra apresenta a expressão artística e as narrativas da cultura aborígene. A visitação é gratuita.

A seleção abrange obras desde a década de 1970, período em que a Austrália iniciou as políticas de valorização e resgate dessas comunidades, e de um movimento em prol da difusão de sua rica e diversificada arte. A exposição é composta por peças da Coo-ee Art Gallery, a mais antiga e respeitada galeria de arte aborígene da Oceania, além de obras de instituições governamentais australianas e também de coleções privadas. Segundo o curador Clay D' Paula, especialista em História da Arte pela Universidade de Sidney, a mostra é representativa da variedade e da vitalidade dos estilos artísticos encontrados nas diversas regiões australianas.

As obras selecionadas situam-se entre a abstração e a figuração. A maioria dos povos aborígenes utiliza símbolos, e não a linguagem escrita. A estética desses artistas é inspirada em narrativas e histórias repassadas de geração a geração, e exprimem, muitas vezes, o seu relacionamento com o universo, a natureza e a espiritualidade.

Ao longo da mostra, é possível perceber as diferenças no design, no estilo e nas cores da paleta dos artistas de cada região. A paisagem presente na arte produzida na região de Kimberly, por exemplo, revela uma terra de grandes contrastes, cheia de rios e cachoeiras. Arnhem Land (Terra de Arnhem) é a região das bark paintings. Em Tiwi Island (Ilhas Tiwi), as obras trazem elementos de design geométrico relacionados a lugares sagrados ou a mudança das estações.

Já nas obras da região de Balgo, os visitantes poderão observar a presença de cores intensas, muitos tons de verde, roxo e cores brilhantes. Estes trabalhos são denominados arte do isolamento, pois são produzidos no deserto ocidental da Austrália. Já a arte dos aborígenes que vivem nos centros urbanos traz questões ligadas às mazelas da colonização e à discriminação ainda sofrida por eles.

As diferenças da arte produzida em cada região passam também pelas técnicas utilizadas. Ilana Goldstein, antropóloga e consultora da exposição, aponta algumas dessas diferenças: "Os materiais que são comumente utilizados no Deserto Central da Austrália, como tinta acrílica, tela e pincéis industrializados, não são utilizados pelos artistas da região de Arnhem Land, no norte tropical da Austrália. Os artistas dessa região preferem usar camadas do tronco do eucalipto nativo, tintas feitas de minerais do solo, pincéis de fios de cabelo e gravetos", explica.

As obras selecionadas para a exposição foram produzidas por artistas renomados que já tiveram trabalhos expostos no MoMA e Metropolitan de Nova Iorque. Também passaram pelas bienais de Veneza, São Paulo e Sidney, entre outros eventos de prestígio internacional, como o Documenta, em Kassel, na Alemanha.

Essa coleção é um presente à população brasileira. Em um acervo de mais de três mil obras, selecionamos aquelas mais significativas. Muitas já foram publicadas em inúmeros catálogos de arte, citadas em teses de dourado e exibidas em várias instituições na Austrália, Europa e Estados Unidos", conta o Clay D´Paula, brasileiro que divide a curadoria com os australianos Adrian Newstead e Djon Mundine.

+ Em Recife, festival exibe mostra dedicada ao cartunista Angeli

Os artistas

A exposição traz obras de artistas de diversas trajetórias: aqueles que utilizam elementos tradicionais, com pouco contato com o mundo ocidental, e também os ditos artistas urbanos, que possuem formação universitária e se relacionam com a arte contemporânea. Na percepção da antropóloga Ilana Goldstein, "na questão da formalidade, as telas abstratas de artistas como Emily Kame e Rover Thomas aliam deleite estético com conteúdos cosmológicos tradicionais, e não pretendem fazer provocações conceituais. Já os artistas aborígenes urbanos fazem releituras satíricas da história da arte e questionam a lógica do sistema das artes, como no caso de Richard Bell, autor do trabalho 'Aboriginal art is a white thing', e de Lin Onus, que se apropria da gravura 'A onda' do japonês Hokusai".

Um dos artistas de maior projeção internacional, Rover Thomas (1926-1998), com seus cenários de cor ocre, mudou a percepção paisagística australiana. Thomas também foi responsável por um novo ritual nas cerimônias do povo Gija, que consiste em inserir tábuas pintadas no rito já tradicional. A tia dele, Queenie McKenzie (1930-1998), que também tem obras na exposição, foi a responsável por começar a pintar as tábuas cerimoniais.

Outra artista de destaque na exposição é Emily Kame Kngwarreye (1910-1996), considerada uma das maiores pintoras expressionistas do século XX. Emily começou a pintar aos 79 anos e se tornou a artista mais querida da Austrália. Ela representou o país na Bienal de Veneza e em outros eventos de arte internacional. Suas obras, que parecem abstratas, trazem elementos como nuvens, água, vegetação e flores do deserto, que compõem narrativas e histórias herdadas de seus ancestrais.

Já Kathleen Patyarre (1934), que é sobrinha de Emily Kame, é autora de pinturas que retratam mapas mentais das regiões por onde caminhou com seus pais durante a infância. Muito prestigiada, ela é recordista em convites para exposições.

Lily Nungarayi Hargraves (1930), anciã da tribo Lajamanu, é responsável pela cerimônia de iniciação feminina chamada O Sonhar das Mulheres e já pintou diversas telas relacionadas a este ritual, inclusive a que está presente na exposição. Suas obras já foram expostas na França e nos Estados Unidos.

Richard Bell (1953), por sua vez, é um artista urbano, de origem Kamilaroi, que se tornou ativista em prol dos direitos das populações indígenas. Suas críticas mais contundentes se dirigem à folclorização do aborígene. Outro artista urbano é Lin Onus (1948-1996), descendente da etnia Yorta Yorta. Ele deixou trabalhos com teor histórico, muitas vezes irônicos e provocativos, caracterizados pela figuração realista. Uma das obras expostas tem inspiração na xilogravura: A Onda, de 1829, do japonês Katsushika Hokusai. Na recriação de Lin Onus, um cão (herança do colonizador branco) surfa sobre a arraia (animal sagrado, sereno e equilibrado), apesar do perigo iminente. É possível que a tela, em seu conjunto, remeta à capacidade dos povos aborígenes de se reinventarem constantemente, se adaptarem a novas realidades e assimilarem influências de diferentes origens, sem necessariamente perder o prumo.

Um exemplo da importância da arte aborígene para o mercado das artes vem de Clifford Possum Tjapaltjarrl (1933-2002), da etnia Anmatyerre que vive no deserto australiano. Ele teve uma tela leiloada por 2,4 milhões de dólares, em 2007, na Southeby's, arrematada pela National Gallery of Australia. Trata-se de tela produzida em 1977, que condensa diversos fragmentos míticos. Clifford já teve uma obra apresentada no Brasil, durante a Bienal de São Paulo de 1983.

Thompson Yulidjirri (1930) é representante do estilo raio X, que traz certa continuidade das pinturas rupestres antigas às bark paintings – imagens executadas sobre entrecasca de árvore. Tal estilo, que usa a representação dos ossos e vísceras dentro dos corpos, como se fossem transparentes, pode ser observado na prancha intitulada Canguru, de 1985.

Além de mostrar as diversas expressões, a exuberância, a vitalidade e a história da arte aborígene ao povo brasileiro, a exposição também estimula a atenção para a arte indígena produzida no Brasil. Enquanto o estilo aborígene australiano é mostrado em vários museus de arte, as expressões artísticas dos indígenas brasileiros são tidas, em sua grande maioria, como artesanato. O Xoha Karajá é um artista indígena brasileiro, da etnia Iny/Karajá. Sua obra foi especialmente comissionada para integrar a exposição. Trata-se de uma mandala, com significado bastante expressivo: a harmonia entre todos os povos. Com informações do site da Caixa Cultural.

Serviço

'O Tempo dos Sonhos: Arte Aborígene Contemporânea da Austrália', na Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba - Galerias Térreo e Mezanino)

Abertura: 28 de novembro de 2017 (terça-feira), às 19h.

Seminário Jornada de Arte Indígena e Visita Guiada: 28 de novembro de 2017 (terça-feira), às 15h. Inscrição gratuita, por ordem de chegada, uma hora antes do evento, até o limite de lugares do teatro (123 pessoas). Haverá visita guiada à exposição a partir das 18h30.

Visitação: 29 de novembro de 2017 a 07 de janeiro de 2018.

Horário das galerias: terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 10h às 19h.

Ingressos: Entrada franca

Informações: (41) 2118-5111

Classificação etária: Livre para todos os públicos

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Homem mata mulher e depois comete suicídio em Sorocaba

Posted: 27 Nov 2017 11:22 AM PST

Um homem teria usado um fio elétrico para enforcar e matar sua mulher, no fim da tarde deste domingo, 26, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Após cometer o crime, ele teria usado uma corda para tirar a própria vida. O corpo da gerente Aline de Andrade Silva, de 30 anos, foi encontrado em cima da cama, com o fio do abajur amarrado ao pescoço e outros sinais de violência. Na lavanderia da casa, policiais militares acharam o corpo do marido, o motorista Márcio Antonio de Oliveira Silva, de 31, pendurado à viga do telhado por uma corda.

A polícia foi acionada pela mãe da vítima, que foi à residência do casal, no bairro Sorocaba Park, zona norte da cidade, e encontrou a porta aberta. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba.

Conforme a polícia, a perícia nos corpos e no imóvel devem confirmar se houve homicídio seguido de suicídio, como as evidências indicam. Os celulares de ambos foram recolhidos e também passarão por perícia.

O casal não tinha filhos. Aline trabalhava como gerente em um salão de beleza. Márcio era motorista de uma empresa de turismo e fretamento. O crime, seguido de suicídio, será investigado pela equipe do 8º Distrito Policial. A investigação vai ouvir os vizinhos e familiares sobre a possível motivação do desentendimento que resultou nas mortes. Com informações do Estadão Conteudo.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Após racismo, noiva de Harry define ataque como 'deprimente'

Posted: 27 Nov 2017 11:16 AM PST

A noiva do príncipe Harry, a atriz norte-americana Meghan Markle, definiu nesta segunda-feira (27) como "deprimente" os ataques raciais que recebeu da imprensa e das redes sociais desde que o namoro entre os dois foi anunciado. A declaração foi dada durante entrevista à BBC.

No início do relacionamento,em outubro de 2016, a atriz da série "Suits" foi alvo de uma série de comentários preconceituosos, principalmente acerca da sua etnia.

+ Casamento de Harry sinaliza nova visão sobre divorciados na realeza

Na ocasião, o Palácio Real emitiu um comunicado oficial. "Na semana passada, ele [Harry] se viu em uma encruzilhada. Sua namorada, Meghan Markle, foi sujeita a uma onda de abuso e assédio. Parte disso foi público - os matizes raciais nos comentários; e o sexismo e racismo nas redes sociais.

O príncipe Harry está preocupado com a segurança da Sra. Markle e está profundamente desapontado por ele não ter sido capaz de protegê-la ", afirmou. Com informações da ANSA.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Saques da 3ª etapa de pagamentos do PIS/Pasep já estão disponíveis

Posted: 27 Nov 2017 11:13 AM PST

Começa hoje (27) o atendimento da terceira etapa de pagamento das cotas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) para cotistas homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62 anos. Correntistas da Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil já tiveram seu benefício depositado automaticamente em suas contas no dia 23, e quem não tem conta-corrente nesses bancos pode, a partir de hoje, se dirigir às agências bancárias para fazer o saque.

A previsão inicial era de que esses saques fossem feitos a partir de 14 de dezembro. O governo, no entanto, resolveu antecipar os benefícios que, nesta terceira etapa, deverá movimentar quase R$ 4 bilhões, para um público de mais de 2 milhões de trabalhadores. Até o dia 19 de novembro, o total sacado já havia superado R$ 1 bilhão. Deste total, 56% tiveram como destino os aposentados.

Os pagamentos para aposentados com idade acima de 70 anos e herdeiros de trabalhadores falecidos continuam a ser feitos regularmente. Os que não puderem comparecer às agências devem fazer a solicitação de saque por procuração. Para a consulta de saldos, os bancos criaram páginas específicas na internet (www.caixa.gov.br/pis e www.bb.com.br/pasep).

+ Tudo que você precisa saber sobre o PIS/Pasep

O jornalista Carlos Augusto Texeira já trabalhou no setor público e no setor privado. Com isso, teve seus benefícios depositados tanto na conta Pasep (servidor público) como na conta PIS (setor privado). De acordo com a gerência do Banco do Brasil, em situações como a dele, é necessário que a área de recursos humanos da empresa que o contratou posteriormente faça o remanejamento de sua inscrição. O problema é que isso nem sempre é feito.

"Trabalhei há cerca de 30 anos no setor público. Depois fui para o setor privado. Ao que parece, houve algum problema no remanejamento do benefício Pasep para o PIS, quando fiz a mudança. Com isso, o dinheiro não pôde ser disponibilizado pela Caixa", disse ele, ao deixar a agência do banco para se dirigir à do Banco do Brasil, onde ainda há dinheiro em sua antiga conta Pasep.

Pasep

O Banco do Brasil é administrador exclusivo do Pasep. Atualmente, cerca de 1,6 milhão de pessoas preenchem os requisitos para receber as cotas no banco, cujo fundo contabiliza R$ 4,7 bilhões. Para não correntistas do BB com saldo de até R$ 2,5 mil, o banco pede o envio de TED para outra instituição financeira, por meio da internet e de terminais de autoatendimento. A operação pode ser feita sem custo. Outra facilidade para os cotistas do Pasep é a consulta sobre as condições de saque pelo site e a consulta sobre a disponibilidade de cotas por meio da Central de Atendimento BB nos telefones 4004 0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais localidades).

PIS

A expectativa da Caixa é que 1,5 milhão de beneficiados sejam contemplados nesta etapa de pagamentos. Dos R$ 2,5 bilhões a serem disponibilizados para saques, R$ 292 milhões serão creditados automaticamente na conta dos clientes do banco. A Caixa tem serviço exclusivo em seu site para facilitar o atendimento ao trabalhador que tem direito ao saque da cota do PIS por idade e aposentadoria. Na página, o trabalhador pode visualizar o valor que tem a receber, a data do saque e os canais disponíveis para realização do pagamento.

O trabalhador tem ainda a opção de se informar por meio do aplicativo APP Caixa Trabalhador, que está disponível para download. O aplicativo é gratuito. Para realizar a consulta no site e no APP, o trabalhador deverá informar o CPF ou NIS e data de nascimento. Com informações da Agência Brasil.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Comissão investiga 9 ministros por viagens a redutos eleitorais

Posted: 27 Nov 2017 11:12 AM PST

A comissão de ética da Presidência da República determinou a abertura de procedimentos de investigação contra nove ministros do presidente Michel Temer para apurar as condutas deles em viagens oficiais pelo país.

A apuração foi instaurada baseada em reportagem publicada nesta segunda-feira (27) pela Folha de S.Paulo, segundo a qual os auxiliares presidenciais que devem ser candidatos em 2018 têm priorizado agendas em seus redutos eleitorais.

O órgão federal irá investigar se houve motivação eleitoral nas viagens oficiais dos ministros Leonardo Picciani (Esporte), Helder Barbalho (Integração Nacional), Gilberto Kassab (Comunicações), Ricardo Barros (Saúde), Mendonça Filho (Educação), Ronaldo Nogueira (Trabalho), Osmar Terra (Desenvolvimento Social), Sarney Filho (Meio Ambiente) e Marcos Pereira (Indústria).

Segundo o presidente da comissão de ética, Mauro Menezes, uma resolução do próprio órgão federal, de 2002, estabeleceu que ministros não devem se valer de viagens a serviço com outros propósitos, incluindo para colher dividendos eleitorais.

"Nós abrimos procedimento para que cada um desses ministros justifique não só a utilização da aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira), mas também se essas viagens efetivamente foram aproveitadas e se houve eventualmente desvios", disse.

+ Ex-assessor processa irmãos Vieira Lima para ter salário de volta

PRECEDENTE

Menezes lembrou que o órgão federal impôs uma advertência publica, em março, a Ricardo Barros (foto). Em 2016, como também revelou a Folha, o ministro fez promessas em eventos de candidatos a prefeito no Paraná e participou de campanha eleitoral em dias de agenda oficial.

"Os ministros que estiverem conformes com o que é determinado do código de ética, obterão um atestado de conformidade. Os ministros que tiverem eventualmente transgredidos, serão sancionados", disse.

Como punições, o código da alta administração federal prevê tanto uma simples advertência como recomendação de exoneração do servidor público ao presidente Michel Temer.

Na prática, a advertência tem como efeito uma espécie de registro de violação ética no currículo da autoridade, mas não impede o ministro de ocupar outros cargos na esfera pública.

Os nove ministros terão prazo de dez dias, após serem notificados, para apresentar esclarecimentos sobre as agendas oficiais. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Homem é preso em flagrante após ejacular em perna de mulher no Rio

Posted: 27 Nov 2017 11:07 AM PST

Mais um caso de assédio ocorreu na manhã desta segunda-feira (27), no BRT Transcarioca, na altura do Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Um homem teria ejaculado na perna de uma jovem de 21 anos, que viajava no coletivo.

Segundo informações adiantadas pelo portal G1, a vítima viajava em pé no coletivo, quando foi abusada por um homem de 58 anos. O homem nega.

A mulher acionou agentes da concessionária na estação terminal Alvorada, onde ele foi detido. O homem foi conduzido até a delegacia, onde foi autuado em flagrante por estupro. A pena é de 8 a 12 anos de prisão.

Leia também:  Homem mata ex, esfaqueia mãe e filha da vítima e por fim se mata em MG

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Facebook anuncia reforço nas ferramentas de prevenção ao suicídio

Posted: 27 Nov 2017 11:05 AM PST

O Facebook anunciou nesta segunda-feira, 27, mudanças nas ferramentas de prevenção ao suicídio. Em comunicado, Guy Rosen, vice-presidente de Gerenciamento de Produto, afirma que uma das melhorias será na equipe de revisores de conteúdo. A rede social vai dedicar mais especialistas para analisar denúncias de conteúdos de suicídio ou automutilação.

Para identificar sinais de alerta em vídeos - gravados ou ao vivo -, a rede social vai começar a aplicar também inteligência artificial que antes ficava restrita aos usuários dos Estados Unidos. No comunicado, Rosen explica o Facebook que reconhecimento de padrões para ajudar a identificar publicações e transmissões ao vivo como possíveis de expressar pensamentos suicidas.

"Usamos sinais como o texto usado em posts e comentários (por exemplo, comentários como 'você está bem?' ou 'posso ajudar?' podem ser sinais de que uma pessoa está enfrentando dificuldade emocional)", afirma. O comunicado ainda ressalta que essa tecnologia já ajudou a rede a identificar vídeos que poderiam não ter sido reportados por usuários.

+ Vírus que rouba dados bancários é encontrado no Google Play pela 3ª vez

Mesmo assim, o papel do internauta continua importante na identificação de conteúdos que possam indicar pensamentos suicidas ou de automutilação. "Você pode entrar em contato com ela diretamente ou denunciar o post para nós", encoraja Rosen. "Temos equipes trabalhando em todo o mundo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, que analisam as denúncias e dão prioridade aos relatos mais sérios."

A rede oferece sugestões de mensagens e abordagens que podem ser usadas em situações delicadas. Denúncias mais sérias, que possam envolver risco à vida, recebem ação prioritária, afirma Rosen "Em situações assim, autoridades locais são notificadas até duas vezes mais rápido do que em outras denúncias", garante.

Em maio deste ano, o Instagram lançou uma campanha de conscientização sobre saúde mental. Uma pesquisa lançada naquele mês mostrou o impacto das redes sociais para os jovens. Com informações do Estadão Conteúdo.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Grêmio teme violência em jogo final na Argentina; torcida terá escolta

Posted: 27 Nov 2017 11:03 AM PST

O Grêmio teme encarar um cenário completamente hostil e com viés violento no segundo jogo da final da Libertadores, diante do Lanús-ARG, na próxima quarta-feira (29). Segundo o clube gaúcho, os relatos de maus-tratos a torcedores argentinos são improcedentes e servem apenas para acirrar os ânimos às vésperas do duelo no estádio La Fortaleza. A diretoria ainda declarou que tem tomado medidas de segurança para o deslocamento do time.

Grêmio e Lanús fecharam acordo para liberar grande número de torcedores visitantes nos dois jogos da final. Em Porto Alegre foram quatro mil argentinos. Na Argentina serão cinco mil gremistas. Mas os episódios da primeira partida tumultuaram o ambiente.

Segundo o jornal "Olé", os torcedores do Lanús passaram por problemas no deslocamento até o estádio. Além de terem recebido maus-tratos da Brigada Militar após a partida vencida pelo Grêmio. O periódico ainda noticiou que o clube 'granate' prestou queixa junto à Conmebol.

A linha é muito tênue entre normalidade e eventos que desencadeiem violência. Nós queremos ir à Argentina, vamos enfrentar um ambiente contrário por ser no campo adversário. Mas qualquer tentativa de criar clima hostil, qualquer ideia de intimidar o Grêmio, é lamentável. O relato da Brigada Militar é que vieram 98 ônibus da Argentina e não houve nenhum incidente sequer. Não houve relato de alguém agredido, briga ou algo assim. Houve eventos, senão me engano, com 13 ônibus sem dano maior. Talvez um vidro trincado ou amassado na lataria. Não houve nenhuma lesão. Querer dizer que a torcida do Lanús foi recebida com violência é uma mentira. E é uma forma de criar clima hostil lá", disse Odorico Roman, vice de futebol.O Grêmio divulgou o plano logístico para os 5 mil torcedores que irão a Buenos Aires acompanhar a decisão. Após acordo com as autoridades argentinas, o clube gaúcho informou que haverá uma concentração na região de Puerto Madero antes do deslocamento para o estádio La Fortaleza, com escolta policial.

+ Barcelona é o time que melhor paga salário; PSG vira o 2º após Neymar

A sugestão tem como principal motivo a segurança dos torcedores e um trabalho mais fácil para a polícia local, que terá a responsabilidade de guiar um grande grupo de pessoas, em vez de vários grupos menores dispersos. O clube também orientou que a torcida se organize para ir ao estádio em vans ou ônibus, evitando o uso de carros para o deslocamento com escolta.

A viagem de Puerto Madero a Lanús, onde será realizada a final da Libertadores, deve levar cerca de 90 minutos. O percurso total é de aproximadamente 20 quilômetros.

Grêmio e Lanús-ARG se enfrentam na quarta-feira (29), às 21h45 (Brasília). O Tricolor pode até empatar que fica com o título. Se o time argentino vencer por placar mínimo o jogo vai para a prorrogação. Persistindo igualdade, a taça será definida nos pênaltis. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Katy Perry chuta bola e atinge rosto de fã durante show; assista

Posted: 27 Nov 2017 11:00 AM PST

Considerada uma das musas da música pop, Katy Perry mostrou que só bate um bolão no meio artístico. Durante uma apresentação da sua turnê 'Witness', em Utah, nos Estados Unidos, a cantora chutou uma das bolas que faziam parte do cenário e o objeto foi parar no rosto de um fã. O rapaz acabou filmando o pequeno acidente.

Em postagem no Twitter, o fã mostrou que não se importou nem um pouco com o ocorrido, pelo contrário, parecia orgulhoso: "Apenas o melhor momento da minha vida", escreveu Jordan Hanks, divulgando o ocorrido.

Assista:

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Especialista aponta 5 dicas para evitar trombose venosa profunda

Posted: 27 Nov 2017 10:56 AM PST

Os brasileiros voltaram a viajar para o exterior, é o que alegam pesquisas. Não se pode negar que temos muita vontade de viajar, de conhecer novas culturas e países. Mas um voo direto para os Estados Unidos, por exemplo, costuma levar em média 11 horas; para a Europa, 13 horas. Pessoas chegam a voar 36, 38 horas com escalas para visitar países da Ásia e Oceania. Elas passam horas e horas sentadas na mesma posição, a dez ou doze quilômetros de altura. O problema é que, quanto mais tempo a pessoa passar sentada, maior será o risco de sofrer uma trombose venosa profunda (TVP). Trata-se da formação de trombos, uma coagulação do sangue no interior dos vasos sanguíneos, que pode oferecer alto risco de mortalidade se houver como desdobramento a embolia pulmonar.

O cirurgião vascular Ronald Flumignan, ecografista vascular do CDB Medicina Diagnóstica, em São Paulo, afirma que o tipo mais comum de embolia pulmonar é aquele que se forma a partir do desprendimento de um coágulo de sangue – geralmente, um que tenha se formado na perna ou região pélvica (TVP). "Pessoas que passaram muito tempo em repouso, acamadas, ou que fizeram voos longos, têm um risco aumentado para a trombose e suas complicações. Voos com mais de quatro horas de duração já são preocupantes, mas os que mais representam risco para os pacientes são aqueles com mais de 12 horas de duração. Por isso é fundamental, diante dos primeiros sintomas, não perder tempo e seguir com diagnóstico e tratamento. Vale lembrar que o fator de risco 'idade' é um dos mais importantes, principalmente quando diz respeito a um paciente com mais de 60 anos. Ou seja, quanto mais idade o passageiro tiver, há mais chances de sofrer TVP e suas complicações".

+ 7 problemas de saúde que se manifestam na língua

Flumignan acredita que as próprias companhias aéreas deveriam incentivar mais os pacientes a esticar e movimentar as pernas durante viagens longas. "A trombose venosa profunda, como o próprio nome diz, é um trombo (coágulo) formado em veias profundas da perna. Essa condição geralmente provoca dor, inflamação e inchaço. Se o trombo se desprende da parede do vaso, há risco de circular pela corrente sanguínea e bloquear a artéria que alimenta os pulmões, causando a embolia. Esse é o principal motivo de morte relacionada à trombose venosa. Como há casos de TVP assintomática, ou seja, sem provocar alertas como dor ou inchaço, é fundamental que as pessoas conheçam os fatores de risco e avaliem se vale a pena fazer viagens longas e com voos diretos. Os que optam por fazer voos longos deveriam tomar precauções, como mudar de posição durante o voo, levantar e andar periodicamente, tomar muita água e ainda, os que podem, deveriam usar meias elásticas durante toda a viagem".

Além do fator idade e de o paciente já ter enfrentado outros episódios de TVP, os fatores de risco mais comuns incluem: histórico familiar, imobilidade, câncer, uso de determinados contraceptivos ou terapia de reposição hormonal, gravidez, insuficiência cardíaca, obesidade, tabagismo e até mesmo varizes. "Se, depois da investigação clínica, houver suspeita de trombose, é indicado fazer um eco-Doppler colorido, também conhecido como ultrassonografia vascular, para avaliar as condições dos vasos – não só das pernas, como também dos braços e barriga. Trata-se de um exame não invasivo, sem dor, sem contraindicações, e que revolucionou o tratamento vascular. Quando bem executado, por um médico experiente e qualificado, em equipamentos adequados, a qualidade das informações obtidas com esse exame auxilia o cirurgião vascular a determinar o tipo de tratamento ideal para pacientes com problemas nos vasos – desde os mais frequentes, como varizes, até os mais graves, como a trombose venosa".

Além disso, o ecografista explica que esse exame aponta a exata localização das veias e artérias, indicando se estão funcionando bem ou se há alguma obstrução (trombose), por exemplo. Segundo Flumignan, a trombose pode ocorrer em qualquer vaso do corpo, seja artéria ou veia. "Mais do que um mapeamento vascular, o eco-Doppler é fundamental, hoje em dia, para que o cirurgião vascular possa identificar e tratar casos mais graves, identificando o potencial risco de uma trombose venosa profunda. Diante desse recurso, é possível, inclusive, orientar pacientes com risco aumentado para TVP a não fazer voos longos, sem escala. Ou mesmo avaliar se um determinado paciente irá se beneficiar com o uso das meias elásticas para prevenir trombose. Afinal, o que muita gente desconhece é que nem todos os pacientes podem usar essas meias. Para os que podem, elas de fato reduzem o risco de trombose durante voos prolongados – com evidências médicas de alta qualidade".

Para aqueles que já estão com o voo marcado, o especialista dá cinco dicas de ouro:

1. Procure se levantar a cada duas horas de voo e caminhar pelo corredor;

2. Sentado, procure fazer movimentos circulares com os tornozelos e esticar os joelhos;

3. Se não houver contraindicações, use meias elásticas prescritas por um médico vascular;

4. Vista roupas leves e confortáveis;

5. Procure ingerir bastante água durante o voo. Isso vai mantê-lo hidratado e fazer com que se levante para ir ao toalete algumas vezes. Além disso, a desidratação pode facilitar o surgimento de trombos.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Rejeição a Temer chega a picos de 100% nas redes sociais

Posted: 27 Nov 2017 10:51 AM PST

Relatórios de monitoramento do Palácio do Planalto apontam que o índice de rejeição do presidente Michel Temer chega a ser de 100% a depender do dia e assunto tratado em determinada publicação. A média de desaprovação ao peemedebista é de 96%.

As informações são da coluna Radar, do site da revista Veja, desta segunda-feira (27).

+ Ex-assessor processa irmãos Vieira Lima para ter salário de volta

O Planalto identificou, no entanto, resultado um pouco mais animador quando o presidente menciona privatizações. Nestes casos, a rejeição cai para cerca de 70% em notícias e posts sobre o tema.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Concurso público: órgãos abrem vagas com salário de até R$ 28 mil

Posted: 27 Nov 2017 10:51 AM PST

Ao menos 87 órgãos públicos estão com 13.749 vagas de emprego abertas em todo o país nesta segunda-feira (27). As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e os salários chegam a R$ 28.947,55.

Confira uma lista das vagas abertas nesta segunda-feira segundo o "G1":

Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (AADES): foram abertas 72 vagas para socioeducador. A seleção será feita apenas pela avaliação de títulos. Para concorrer, é preciso ter ensino médio completo e experiência no trabalho com crianças e adolescentes. O salário é de R$ 1.262 e as inscrições vão até o dia 29. Veja mais informações no site da AADES.

Câmara Municipal de Tocos do Moji (MG): foram abertas vagas para contador, controlador interno e cadastro de reserva para secretário administrativo e legislativo. Os postos são para níveis médio e superior. Os salários chegam a R$ 1.302,42 e as inscrições podem ser feitas até o dia 27 de dezembro. A prova objetiva está agendada para o dia 4 de fevereiro. Veja o edital no site da Câmara.

+ Dívida pública sobe 0,22% em outubro e vai para R$ 3,4 trilhões

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): há vagas temporárias para trabalhar no Censo Agropecuário. São 32 vagas para agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) para cidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os salários chegam a R$ 1.900 e as inscrições podem ser realizadas até 8 de dezembro. Veja o edital no site do IBGE.

Prefeitura de Coronel Xavier Chaves (MG): foram abertas 38 vagas para níveis fundamental, médio e superior, incluindo auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviço escolar, operário, operador de máquina, motorista, auxiliar de serviços mecânicos, atendente, agente administrativo, auxiliar de serviço de saúde, técnico em informática, professor, nutricionista, assistente social, psicólogo, supervisor escolar, dentista, contador e médico. Os salários chegam a R$ 4.761,35. As inscrições terminam no dia 26 de dezembro. Veja mais informações no site da organizadora.

Prefeitura Municipal de Juara (MT): foram abertas 27 vagas para cargos de professores, apoio administrativo, técnico administrativo e técnico em desenvolvimento infantil para os níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.429,91. As inscrições devem ser feitas até o dia 1º de dezembro. Veja o edital no site da prefeitura.

Prefeitura Municipal de Nortelândia (MT): foram abertas 20 vagas para todos os níveis de escolaridade para as funções de pedagogo, professor de educação física, merendeira, vigia, motorista e apoio administrativo. Os salários vão de R$ 937 a R$ 2.586,15. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação.

Prefeitura Municipal de Vitória (ES): foram abertas 2 vagas para assistente social com salário de R$ 2.900,96 e jornada de 40 horas semanais. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 pelo site da Prefeitura de Vitória.

Prefeitura Municipal de Tefé (AM): foram abertas 827 vagas para professores e outros profissionais de nível médio e superior, com salários que podem chegar a R$ 1.170,00. Os postos são para professores de educação infantil, ensino fundamental de 1º ao 5º ano, ensino fundamental de 6º ao 9º ano, educação especial, educação de jovens e adultos, professores indígenas, intérprete de língua brasileira de sinais (LIBRAS), auxiliar de vida escolar e pedagogo. Mais informações no site da prefeitura.

Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Paraisópolis (MG): foram abertas 10 vagas para alfabetizados e níveis fundamental e médio. As inscrições vão até o dia 1º de dezembro. As vagas são para trabalhar em Paraisópolis ou Distrito dos Costas como oficial de obras e serviços, operador, motorista e assistente administrativo. Os salários chegam a R$ 1.324,12. Veja o edital no site do órgão.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Submarino desaparecido não sofreu ataque externo, diz Marinha argentina

Posted: 27 Nov 2017 10:51 AM PST

O porta-voz da Marinha da Argentina, Enrique Balbi, dedicou parte de sua entrevista coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira (27) a desmentir boatos que têm circulado nas redes sociais e em grupos de WhatsApp no país sobre o que teria provocado a explosão que coincidiu com o desaparecimento do submarino ARA San Juan.

Um dos boatos é o de que o submarino argentino, sumido há 12 dias, tenha sido atacado por um navio ou submarino da força naval de outro país. Outra versão é a de que levava armas nucleares que explodiram. Outra ainda é a de que encontrou pelo seu caminho uma mina subaquática da época da Guerra das Malvinas (1982).

+ Argentina garante que buscas por submarino vão continuar

"Não temos nenhum indício na Marinha argentina de um ataque externo ao submarino San Juan", afirmou Balbi."O submarino não pode ter explodido por armamento próprio", disse o porta-voz, acrescentando que "categoricamente não tinha torpedos de combate".

Sobre a possibilidade de uma mina subaquática, afirmou: "Não temos nenhum indício; de todas as maneiras, a essa profundidade, uma mina apoiada no solo não conseguiria produzir uma detonação ou uma explosão ou o que quer que produziria uma mina a um submarino".

BUSCA

A área das buscas pelo submarino foi reduzida ainda mais e cobre atualmente um raio de 76km, com profundidades que variam entre 200m e 600m. Participam neste momento no local seis embarcações de diversas nacionalidades, com mapeamento 3D do solo marítimo.

"Lamentavelmente, apesar de toda essa atividade, não tivemos nenhuma localização ou detecção do submarino San Juan", disse Balbi.

É esperada para a tarde desta segunda a chegada à zona de operações do navio norueguês Sophie Siem, a bordo do qual se encontra o minisubmarino americano de resgate, com alcance de até 610 metros. Também está sendo preparado o envio de veículos submergível de inspeção remota e alcance de 1.000 metros.

Em 7 de dezembro espera-se a chegada do navio russo Yalta com veículos submergível remoto com alcance ainda maior -6.000 metros.

DESAPARECIMENTO

O submarino argentino ARA San Juan, com 44 tripulantes, está desaparecido desde o último dia 15. A embarcação estava em um exercício de vigilância na zona econômica exclusiva marítima argentina a cerca de 400 km a leste de Puerto Madryn, na Patagônia (sul do país). Ele se dirigia de volta à sua base em Mar del Plata, ao norte, quando as comunicações foram interrompidas.

O San Juan, de propulsão que combina motores a diesel (para uso na superfície) e elétrico (quando submerso), é uma arma de patrulha e ataque com torpedos.

Ele é um dos três submarinos à disposição de Buenos Aires. Ele faz parte da classe TR-1700, construída pela Alemanha a pedido da Argentina. Dois dos seis barcos desse modelo foram entregues, mas o programa não foi adiante. A embarcação irmã do San Juan, o Santa Cruz, está em atividade.

O San Juan foi completado em 1985, e passou por uma longa revisão para lhe dar mais 30 anos de vida útil que acabou em 2013. A Marinha argentina, como suas Forças Armadas de forma geral, passam por um processo de degradação acelerada há muitos anos. Possui 11 navios principais de superfície, 3 submarinos, 16 embarcações de patrulha costeira, entre outros.

A circunstância evoca uma tragédia ocorrida no ano 2000, quando o submarino nuclear russo Kursk sofreu uma explosão no seu compartimento de armas e afundou no mar de Barents -os 118 tripulantes morreram, muitos por asfixia. Com informações da Folhapress. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Jovem morre após ser arrastado por carro e agredido em festa

Posted: 27 Nov 2017 10:50 AM PST

Uma festa em Ilhéus, sul da Bahia, realizada no dia 12, teve seu fim de maneira trágica, na noite de domingo (26). Um jovem de 23 anos identificado como Luís Felipe Moraes, de 23 anos, foi arrastado e agredido, que estava internado desde então na UTI do Hospital de Base de Itabuna, veio a falecer.

De acordo com informações do portal G1, o enterro de Luís Felipe foi realizado nesta segunda-feira (27), no Cemitério do Basílio, em Ilhéus, no final da tarde. Ele foi atacado por um grupo de quatro rapazes após sair de uma festa com o amigo João Marcos Andrade, em um trecho da BR-415.

+ Homem mata ex, esfaqueia mãe e filha da vítima e por fim se mata em MG

Luís Felipe sofreu traumatismo craniano por conta das agressões e, de acordo com Luís Cláudio, pai do jovem, ele teve a morte cerebral constatada no domingo (26). O amigo de Felipe, João Marcos, segue internado no Hospital Regional de Ilhéus e ainda não tem previsão de alta. O estado de saúde dele é estável.

Os quatro agressores foram identificados pela polícia. De acordo com a delegada Andreia Oliveira, que investiga o caso, o último suspeito a ter a identidade reconhecida foi o único a não se apresentar à polícia para prestar esclarecimentos. Ele é considerado foragido, conforme a delegada.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Graciele Lacerda ostenta corpão em clique na academia

Posted: 27 Nov 2017 10:40 AM PST

Graciele Lacerda está mesmo empenhada em aperfeiçoar ainda mais suas curvas. A noiva do sertanejo Zezé Di Camargo apareceu em suas redes sociais exibindo o corpaço que esculpe à base de dieta e muuuuita musculação.

"Hoje é o último dia do #DesafiodaGraci!!! Uhullll Sei que não foi nada fácil resistir às varias tentações que apareceram nesses 20 dias, mas ao comparar o resultado do início para agora sei que todos vão concordar que valeu a pena cada dia que nos mantivemos firmes", disse a morena.

+ Ivete manda recado para família Gagliasso após ataques: 'Amor vencerá'

Graciele vem compartilhando sua rotina de treinos e alimentação, além de tratamentos estéticos diariamente. Cada dica é acompanhada por uma legião de mais de 650 mil seguidores.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

7 fatores de risco para a gravidez ectópica

Posted: 27 Nov 2017 10:37 AM PST

"Em uma gravidez normal, depois que é fertilizado, o óvulo percorre a tuba uterina para alcançar o útero, onde ele se abriga e se desenvolve. Na gravidez ectópica, a implantação pode acontecer em outros lugares que não na parede uterina. Esse tipo de gravidez é a que mais pode trazer complicações perigosas para a mulher, pois a tuba é finíssima e não suporta o crescimento do embrião, podendo romper e causar hemorragia", explica o ginecologista e cirurgião, Dr. Edvaldo Cavalcante.

O especialista comenta que na imensa maioria das vezes – mais ou menos em 98%–, a implantação acontece nas tubas, por isso, a gravidez ganha o nome de tubária. Em uma pequena parcela, o óvulo se aloja no abdome ou no colo do útero. "O embrião não consegue sobreviver fora do útero, mas, mesmo assim, ele ameaça a vida da mulher. Por isso, é fundamental chegar a um diagnóstico rapidamente".

+ Brasileiras passam pelo menos três meses do ano com TPM, aponta estudo

A causa exata da gravidez ectópica ainda não está totalmente clara, mas algumas condições são consideradas sinais de alerta. Atualmente, acredita-se que a gravidez ectópica seja causada por uma combinação de fatores.

Saiba quais são alguns deles:

1. Doenças sexualmente transmissíveis – Dentre todas as doenças sexualmente transmissíveis, a clamídia é tida como responsável por pelo menos metade de todos os casos de gestação fora do útero. Um estudo de 2011 mostrou que a clamídia aumenta a produção de uma proteína que pode encorajar o óvulo a se implantar nas tubas.

2. Reincidência – Quem já teve uma gestação extrauterina tem de 10% a 25% de chance de ter outra.

3. Fumo – Um outro estudo de 2011 revelou que mulheres que fumam têm quatro vezes mais chance de ter uma gravidez ectópica.

4. Endometriose – É um importante fator de risco. A endometriose leva o tecido do endométrio a crescer dentro ou ao redor da trompa, o que dificulta a chegada do embrião ao útero.

5. Ter feito fertilização in vitro – Parece ser irônico até, pois muitas mulheres se submetem à fertilização in vitro exatamente porque têm algum problema nas tubas uterinas. Não é comum, mas, algumas poucas vezes o cateter que é inserido na mulher para inserir o embrião chega muito próximo das tubas e, com isso, o embrião se instala na região.

6. Idade – Não se sabe ao certo porque, mas a idade da mulher é um dos fatores de risco. Especula-se que o envelhecimento leve a alterações nas tubas, o que pode dificultar a chegada do óvulo ao útero.

7. Moléstia inflamatória pélvica – Estima-se que 70% das infecções genitais causadas por Clamídia, Gonococo, Mycroplasma e Ureroplasma (agentes responsáveis pela Moléstia inflamatória pélvica – MIPA). Essa infecção pode levar à obstrução das tubas uterinas e abcessos tubovarianos. Quando não tratada, a MIPA pode levar à infertilidade e há aumento do risco de gravidez ectópica.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Ex-assessor processa irmãos Vieira Lima para ter salário de volta

Posted: 27 Nov 2017 10:33 AM PST

O ex-assessor parlamentar Job Brandão pretende processar os irmãos Geddel e Lúcio Vieira para ter parte do salário devolvido pela família em 28 anos de trabalho. Ele afirma que tinha um acordo para devolver 80% do vencimento aos empregadores. As informações são do jornal O Globo.

A defesa de Job afirma que ele recebia cerca de R$ 3 mil líquidos por mês, sendo que o salário bruto de um assessor parlamentar da Câmara é de R$ 14,3 mil. Ele foi exonerado em setembro, após preso na mesma operação que levou Geddel de volta à cadeia. Investigadores da Polícia Federal encontraram digitais de Job em cédulas de dinheiro do 'bunker' com R$ 51 milhões em Salvador.

+ Após Tasso desistir, Alckmin decide ser candidato à presidência do PSDB

" Ingressarei com medida judicial contra a família Vieira Lima, objetivando o ressarcimento pelos danos sofridos por Job, incluindo os salários que foi obrigado a devolver",declarou o advogado Marcelo Ferreira.

A defesa do ex-assessor deve entregar, nesta segunda-feira (27), um aditamento do seu depoimento com extratos que mostram saques contínuos e transferência para familiares dos irmãos Vieira Lima, realizados no período em que trabalhou para Geddel. O advogado deve pedir, ainda, perdão judicial para seu cliente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Ivete manda recado para família Gagliasso após ataques: 'Amor vencerá'

Posted: 27 Nov 2017 10:15 AM PST

Assim como José Luiz Datena, Ivete Sangalo também se comoveu com o ataque racista sofrido por Titi Gagliasso. A filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank foi chamada de "macaca", dentre outras ofensas, pela socialite Day Day McCarthy, que mora nos Estados Unidos.

No seu Instagram, Veveta postou uma foto de Titi, com a legenda: " o amor que hj eu levo dentro do meu peito é o meu maior presente" . O amor vencerá sempre! @brunogagliasso @gio_ewbank , junto com vcs!", escreveu a musa baiana.

+ Bruno Gagliasso e Ewbank dão queixa na polícia após ofensa contra Titi

Bruno e Goivanna compareceram à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), nesta segunda-feira (27), às 11h. Os atores prestaram uma queixa contra Day McCarthy e o ator declarou que espera que a justiça seja feita. "É por isso que estou aqui, como pai, como cidadão. Isso é crime e ela precisa pagar pelo que fez", comentou.

..." o amor que hj eu levo dentro do meu peito é o meu maior presente" . O amor vencerá sempre! @brunogagliasso @gio_ewbank , junto com vcs! 

Uma publicação partilhada por Veveta (@ivetesangalo) a Nov 27, 2017 às 9:48 PST

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Delegada: socialite que ofendeu Titi pode ser punida mesmo fora do país

Posted: 27 Nov 2017 10:15 AM PST

Daniela Terra, a delegada titular da DRCI (Delegacia de Repressão a Crimes de Informática), afirmou que já foi aberto o inquérito contra socialite Day McCarthy, que neste domingo (26), ofendeu Titi, 4, filha dos atores Bruno Gagliasso, 35, e Giovanna Ewbank, 31. Num vídeo publicado no Instagram, McCarthy, brasileira que mora no Canadá, chama a criança de "macaca com cabelo de bico de palha".

"O inquérito já foi aberto. Essa pessoa vai ser chamada para prestar depoimento. Apesar de parecer que ela está fora do Brasil, a lei penal é aplicada a ela mesmo assim. Ela responde por todos os crimes cometidos contra a filha de Gagliasso", disse em entrevista a jornalistas presentes na delegacia.

Nesta segunda (27), Gagliasso esteve na Cidade da Polícia, zona norte do Rio de Janeiro, para prestar queixa das ofensas racistas. Segundo o artista, sua mulher, a também atriz e apresentadora Giovanna Ewbank, 31, não o acompanhou porque "não havia necessidade". "Estou aqui pela minha filha, por mim, pela minha mulher, pelos meus amigos e por todo mundo que foi ferido e desrespeitado", disse.

+ Fraude em licitações de saneamento é alvo de operação da PF

De acordo com Terra, a legislação aplicada é a brasileira, o que independe de onde McCarthy esteja, e que o processo penal vai seguir com ajuda do Ministério da Justiça.

"Já temos o local onde ela está e estamos providenciando a intimação legal. Ela vai responder pelos crimes de injúria por preconceito e difamação. O tempo de reclusão é de um a três anos para injúria por preconceito, além de outros fatos que possam agravar a pena", disse a delegada. 

JUSTIÇA

Após registrar a denúncia, Gagliasso afirmou que vai "processar e fazer o que tiver que fazer de todas as maneiras". 

"Eu penso em fazer justiça, e o começo é estar aqui. Não é a primeira vez que venho aqui e vou continuar vindo. A minha filha vai dar um Google quando estiver mais velha e vai ver. Todo mundo está vendo. A gente não pode se calar e achar que essa criminosa vai sair impune".

Gagliasso também disse que não tem dúvidas de que a socialite será punida. "A delegada foi bem clara comigo. Disse que ela cometeu um crime e que não importa o lugar do mundo que ela esteja, vai responder por isso."

O ator agradeceu o carinho e apoio que ele e a família têm recebido. 

"Minha filha não tem noção do que está acontecendo. Só tem quatro anos e meio. Mas mais tarde ela vai ter. E vai ter também força e inteligência o suficiente para fazer o que estou fazendo aqui. E eu vou vir acompanhar. Obviamente essa não vai ser a última vez que isso vai acontecer. Mas ela vai ser forte e instruída." Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

5 mitos e verdades sobre o glúten

Posted: 27 Nov 2017 10:14 AM PST

Famoso pelo recente "boom" das dietas que o excluem da alimentação, o glúten é uma proteína que é encontrada na farinha de trigo, aveia, malte, cevada, centeio, entre outros alimentos. Apesar de carregar vitaminas e fibras, em algumas pessoas, pode causar inchaço e desconforto abdominal. Por esse motivo, muitas pessoas ainda têm incertezas sobre os benefícios e malefícios que o glúten traz à saúde.

"É possível substitui-lo por diversos alimentos, como amêndoa e chia, por exemplo. Porém, antes de fazer essa retirada, é imprescindível que o indivíduo consulte um profissional especializado", afirma Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis.

+ 10 alimentos que dão energia para quem faz corridas longas

Com o intuito de esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o assunto, a especialista cita alguns mitos e verdades do glúten. Confira:

Existe diferença entre a doença celíaca, intolerância e alergia ao glúten

Verdade. A doença celíaca é caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino, que pode resultar numa má absorção de nutrientes. Já a alergia é quando a pessoa que consome o glúten produz anticorpos contra o próprio glúten. A intolerância é caracterizada pela dificuldade na digestão da proteína. "Não há ativação do sistema imune e os sintomas são mais leves", esclarece.

Glúten faz mal à saúde

Depende. O glúten é prejudicial para quem tem a doença celíaca ou a sensibilidade não celíaca, que é o caso da alergia e da intolerância. "Quando o celíaco ingere glúten, o organismo produz anticorpos contra o intestino delgado, o que gera danos à mucosa intestinal", explica. Já para os alérgicos, Cyntia conta que os sintomas mais comuns são dores abdominais, vômitos, diarreia e dor de cabeça. Sobre a intolerância, os sintomas são mais leves, sendo que azia, refluxo e acne estão entre os principais deles.

"O ideal é consumir alimentos que contenham a proteína de forma moderada, devido sua relação com o aumento de processos inflamatórios no organismo e, por ser rica em carboidratos, seu excesso pode levar ao sobrepeso e obesidade.", comenta. Por outro lado, a especialista informa que alimentos integrais que contenham glúten , dentro de uma dieta equilibrada, trazem benefícios para a saúde. "Controle da glicemia e triglicérides e aumento da absorção de vitaminas e minerais são alguns exemplos".

Doença celíaca, intolerância e alergia ao glúten são problemas sem idade para se manifestar

Verdade. A doença celíaca, a alergia e a intolerância podem aparecer em qualquer idade e para ambos os sexos. "O ideal, então, é se atentar aos sintomas característicos de cada enfermidade. Também é fundamental não deixar de consultar um médico", alerta.

Remédios e cosméticos não contém glúten

Mito. O glúten faz parte da composição de algumas substâncias presentes em medicamentos e cremes. "Hidratante a base de aveia é apenas um dos exemplos. Portanto, os celíacos e alérgicos devem sempre se atentar a ler a bula e rótulos", afirma.

Não auxilia no emagrecimento

Verdade. Excluir o glúten da alimentação não é o que faz o indivíduo emagrecer. Sua exclusão contribui para a limpeza intestinal e redução da inflamação corporal. "Quando o mesmo é retirado da dieta, automaticamente, corta-se alimentos como pães e massa e, por isso, ocorre a perda de peso. No entanto, esse fenômeno acontece pela diminuição de carboidrato e não necessariamente pela exclusão da proteína em si", conclui Cyntia, consultora da Superbom.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Após queda, Ponte adia reapresentação e adota lei do silêncio

Posted: 27 Nov 2017 10:04 AM PST

A ordem na Ponte Preta é o silêncio e o foco completo nas eleições, que foi suspensa nesta segunda-feira. O rebaixamento no último final de semana, após a derrota por 3 a 2 para o Vitória, ficou marcado por confusões, briga generalizada e invasão de campo no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Ao final da partida, o presidente Vanderlei Pereira foi o último a se pronunciar na sala de imprensa. Agora o elenco tem reapresentação marcada para quarta-feira, de olho na última rodada do Campeonato Brasileiro.

Os jogadores saíram do estádio abalados não só com a derrota, mas também com as cenas lamentáveis que a torcida protagonizou. De acordo com o técnico Vagner Mancini, do Vitória, o zagueiro Yago foi um dos que passaram mal com a confusão e até por isso a comissão técnica deu uma folga de dois dias para o elenco. Anteriormente a reapresentação estava marcada para terça-feira.

+ Barcelona é o time que melhor paga salário; PSG vira o 2º após Neymar

Considerado pela torcida e até pela diretoria como principal responsável pela derrota em casa, o zagueiro Rodrigo foi embora muito antes da partida acabar. Expulso aos 19 minutos do primeiro tempo, ele deixou o Moisés Lucarelli ainda no início do segundo tempo e não estava no estádio durante a confusão. A assessoria de imprensa do clube negou que tenha ocorrido briga entre os jogadores durante o intervalo.

DISPENSAS - A reapresentação na quarta pode ser marcada pela saída de alguns jogadores. Com o rebaixamento decretado, a Ponte já pode começar a reformulação do elenco, com alguns dispensados ou com férias antecipadas. Rodrigo deve encabeçar a lista. Expulso e sem poder atuar na última rodada, é muito provável que ele não vista mais a camisa do time campineiro. Com 37 anos, ele deve procurar um novo clube para a próxima temporada. Com informações do Estadão Conteudo. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Anel de noivado de Meghan Markle foi desenhado pelo príncipe Harry

Posted: 27 Nov 2017 10:04 AM PST

A atriz Meghan Markle, 36, fez sua primeira aparição oficial como noiva do príncipe Harry, 33. O casal posou para fotos no Jardim Branco, no Palácio de Kensington, em Londres, horas após o noivado ser anunciado nesta segunda (27).

Para a ocasião, Markle vestiu um casaco branco da marca Line na altura dos joelhos. Por baixo, ela usou um vestido verde escuro da grife Parosh, com sapatos de salto cor bege da Aquazzura.

+ Meghan Markle: tudo sobre o estilo da futura esposa do Príncipe Harry

O poderoso anel foi feito pela joalheria britânica Cleave and Company e desenhado pelo próprio príncipe, que escolheu dois diamantes da coleção pessoal da princesa Diana, além de uma pedra de Botswana, na África, onde o casal passou férias em 2016.

O casamento dos noivos deve acontecer durante a primavera do hemisfério norte, entre março e junho de 2018. A expectativa é que a cerimônia consiga atrair tanta atenção quanto o casamento entre o príncipe William, irmão de Harry, e Kate Middleton.

Namoro

A vida da atriz da série "Suits" não é a mesma desde que foi vista pela primeira vez com o príncipe Harry, em julho de 2016. Ao confirmar o relacionamento, em novembro do mesmo ano, o Palácio de Kensington emitiu um comunicado afirmando que Harry ficou preocupado com a segurança da namorada após ataques ofensivos nas redes sociais e pela imprensa.

Desde o início do namoro, cada passo de Markle tem sido acompanhado pela mídia e por fãs. Existem diversas páginas nas redes sociais, e até mesmo um site dedicado ao seu estilo, o "Meghan's Mirror", onde é possível acompanhar e comprar as peças de seus looks.

Markle é adepta ao visual de alfaiataria e é frequentemente vista usando camisa, calça social e blazer. Em suas aparições ao lado do príncipe Harry, a atriz geralmente usa vestidos longos ou médios, na altura dos joelhos. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Fraude em licitações de saneamento é alvo de operação da PF

Posted: 27 Nov 2017 10:01 AM PST

A Polícia Federal e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deflagraram nesta segunda-feira (27) a operação Vinil, para investigar a formação de cartel por empresas do ramo de conexões de PVC e polipropileno, em mais de cem licitações públicas de obras de saneamento de água, em 13 Estados.

"As empresas apresentavam propostas fictícias, que é a forma mais frequente desses esquemas de conluio entre concorrentes, faziam propostas rotativas e divisão de mercado", afirmou o superintendente-geral do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo.

A fraude foi identificada de 2004 a 2015, mas em 2016 houveram novas tentativas de retomar o esquema, afirma o delegado da PF responsável pela operação, Claudio Alves Barreiro.

+ Operação Controle Institucional apura fraude de servidores da CGU

Mais de 50% das fraudes ocorreram em São Paulo, mas também são apuradas licitações em Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo.

Ainda não é possível concluir o valor movimentado no esquema, segundo o Cade, mas só em 2012, por exemplo, há provas de que quatro empresas receberam ao menos R$ 40 milhões cada, em um esquema de revezamento para vencer os certames.

A investigação ocorre em segredo de justiça, e o nome das empresas não foi divulgado.

Nesta manhã, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas sedes das companhias em São Paulo, na Grande São Paulo e em Santa Bárbara D'Oeste, no interior paulista.

As investigações estão em início, segundo Macedo, e ainda será apurada qual a participação das empresas contratantes dessas fornecedoras. A participação de agentes públicos ainda não foi identificada no processo de fraude.

O inquérito policial teve início em junho deste ano, quando o Ministério Público Federal encaminhou o acordo de leniência firmado entre o Cade e uma empresa fabricante de conexões que teria participado do esquema. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

César Tralli apresenta jornal sem aliança; saiba o motivo

Posted: 27 Nov 2017 10:00 AM PST

Prestes a casar com Ticiane Pinheiro, César Tralli causou certo estranhamento ao apresentar o SPTV sem aliança. Cuidadoso, o jornalista tratou de explica o motivo nas rede sociais.

"Sentindo a maior falta da minha aliança. Tava acostumadão com ela, minha aliança foi dar um polimento, gravar a data de 2 de dezembro. Só alegria agora. Vamos só esperar", escreveu ele.

Ticiane e Tralli celebrarão o casamento em Campos do Jordão, São Paulo, no próximo sábado (2).

Leia também: Letícia Colin grava 'Cine Holiiúdy', nova série da Globo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Secretaria confirma morte de homem com suspeita de febre amarela

Posted: 27 Nov 2017 09:54 AM PST

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou a morte cerebral de um homem suspeito de ter contraído febre amarela. O paciente de 43 anos estava internado em estado gravíssimo e faleceu na manhã de hoje (27). O protocolo da morte encefálica foi decretado às 11h24.

Segundo a secretaria, os exames clínicos e laboratoriais ainda não foram conclusivos para febre amarela, mas a suspeita continua sendo investigada. Ele era morador do bairro Sudoeste e, nos últimos dias, circulou em condomínios e na área rural do Jardim Botânico.

Mesmo sem a confirmação do novo caso, a secretaria informou que já está tomando as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Entre as ações, estão o combate aos mosquitos e a vacinação dos residentes nas áreas em que o paciente circulou, além do monitoramento das epizootias, que são as doenças em animais.

O Distrito Federal é uma região em que está recomendada a vacinação contra febre amarela, e as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina podem procurar as unidades básicas de saúde. O Brasil adota o esquema de apenas uma dose da vacina durante toda a vida, de acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde.

+ Operação Controle Institucional apura fraude de servidores da CGU

Sintomas

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus, que pode levar o indivíduo infectado à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. Os sinais e sintomas mais comuns são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia, insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de uma pessoa infectada para outra pessoa. Com informações da Agência Brasil.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Phil Collins fará três shows no Brasil em fevereiro

Posted: 27 Nov 2017 09:54 AM PST

O cantor e compositor Phil Collins fará uma série de apresentação em três cidades brasileiras em fevereiro de 2018, pela turnê 'Not dead yet' - a primeira desde que anunciou aposentadoria, em 2011.

Os show ocorrem nos estádios Maracanã, no Rio (dia 22), no Allianz Parque, em São Paulo (24) e no Beira-Rio, em Porto Alegre (27). As informações são do jornal O Globo.

+ Em Recife, festival exibe mostra dedicada ao cartunista Angeli

O músico inglês só se apresentou no Brasil em 1977, em uma turnê com a banda Genesis. Curiosamente, ele passou pelas mesmas cidades na década de 1970.

Serviço

Rio de Janeiro

Quando: 22 de fevereiro, quinta-feira.

Onde: Maracanã.

Quanto: R$ 270 (cadeira superior sul), R$ 340 (cadeira inferior sul), R$ 360 (cadeira superior leste), R$ 370 (pista), R$ 450 (cadeira inferior leste e oeste), R$ 640 (cadeira Maracanã Mais leste e oeste) e R$ 750 (pista premium).

Vendas e classificação indicativa: Eventim.

São Paulo

Quando: 24 de fevereiro, sábado.

Onde: Allianz Parque.

Quanto: R$ 350 (cadeira superior), R$ 390 (pista), R$ 490 (cadeira inferior) e R$ 760 (pista premium).

Vendas e classificação indicativa: Eventim.

Porto Alegre

Quando: 27 de fevereiro, terça-feira.

Onde: Estádio Beira-Rio.

Quanto: R$ 270 (cadeira superior), R$ 320 (pista), R$ 440 (cadeira inferior), R$ 600 (camarote), R$ 640 (SKY Box) e R$ 680 (pista premium).

Vendas e classificação indicativa: Eventim.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Brasileira ensina roteiro de mochilão barato de 3 semanas na Indonésia

Posted: 27 Nov 2017 09:51 AM PST

A Indonésia é um dos países do momento. Localizado entre o Sudeste Asiático e a Austrália, o país é o maior arquipélago do mundo, compreendendo no total 17 508 ilhas. A capital, Jacarta, é a cidade mais populosa do país; já a ilha mais conhecida é, de longe, Bali, que recebe milhares de turistas todos os anos.

+ Brasileira faz mochilão 'baixo-custo' de 6 semanas pela Ásia; dicas!

Com tantas ilhas, é fácil se perder na escolha dos melhores destinos. A blogueira brasileira Andrezza Nascimento, que passou 23 dias no país juntamente com seu namorado, o francês Roman Paiusco, fez um mochilão no melhor estilo 'baixo custo' e conta sua experiência. Ao todo, foram nove cidade e alguns perrengues. Segundo Andrezza, seu namorado sentiu-se muito mal e teve febres e dores musculares. "Tivemos de suspender a viagem (cheguei a pensar que teria acabado), para ficar 6 dias em Kuta, realizando exames de sangue diários. Os médicos suspeitavam de dengue ou malária", relembra. Felizmente não foi constatada nenhuma doença grave e a viagem pode seguir normalmente.

Uma publicação partilhada por BACKPACKER • TRAVELLER (@zzandoporai) a Set 21, 2017 às 7:45 PDT

A blogueira dá ainda as melhores dicas para quem quer visitar o país gastando pouco e aproveitando muito. Segundo ela, a primeira dica passa pela bagagem, que deve ser enxuta. "Para conseguir passagens muito baratas, tivemos que nos adequar às regras das companhias aéreas que limitam as bagagens de mão em 7kg por passageiro", explica. Por esta razão, Andrezza levou apenas uma mochila durante a viagem toda. "Foram poucas peças de roupa, alguns biquínis, um par de tênis para caminhar e um par de chinelos. Produtos de higiene pessoal em recipientes de 100ml, uma máscara e um snorkel", listou. Para ela, os pontos altos da viagem foram Nusa Penida e a visita a templos sagrados. "No Templo Pura Tirta Empul, em Bali, senti realmente a purificação espiritual ao entrar na fonte e beber a água considerada sagrada pelos hindus", indica. 

Uma publicação partilhada por BACKPACKER • TRAVELLER (@zzandoporai) a Set 19, 2017 às 5:27 PDT

Uma publicação partilhada por BACKPACKER • TRAVELLER (@zzandoporai) a Nov 6, 2017 às 4:58 PST

Andrezza também revela como fez para economizar com hospedagem, transporte e alimentação. "Optamos sempre por algo limpo, confortável e perto do centro da cidade (por isso, o mais barato nem sempre é o que nós reservamos ou ficamos). Quando o assunto é refeição, optamos, 90% das vezes, por pequenos estabelecimentos que sejam frequentados por locais. Isso inclui restaurantes sem menu estrangeiro e com o aspecto menos atrativo", aconselha. Já nos transportes, o casal optou sempre pelos meios mais locais, evitando ao máximo o uso de táxis e priorizando ônibus, trem, tricycle e moto.

Uma publicação partilhada por BACKPACKER • TRAVELLER (@zzandoporai) a Set 23, 2017 às 11:05 PDT

Confira a indicação do roteiro do casal na Indonésia:3 dias em Ubud

1 dia em Amed

2 dias em Gili Trawangan

3 dias em Nusa Lembongan e Nusa Ceningan

2 dias em Nusa Penida

2 dias em Uluwatu

6 dias em Kuta (mas que poderiam ser reduzidos pela metade)

2 dias em Yogyakarta

2 dias em Bandung

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Doria diz que respeita decisão de Huck de não concorrer à Presidência

Posted: 27 Nov 2017 09:43 AM PST

O prefeito João Doria (PSDB-SP), que recuou da ideia de tentar a Presidência, mas ainda é apontado como provável candidato, disse "respeitar" a decisão de Luciano Huck.

Huck anunciou em artigo na Folha de S.Paulo, nesta segunda-feira (27) que não será candidato a presidente em 2018.

"A hora é de trabalhar por soluções coletivas inteligentes e inovadoras para o país, e não de focar o próprio umbigo ou de alimentar polêmicas pueris e gritas sem sentido", disse o apresentador.

Huck disse que vai atuar cada vez mais, sempre de acordo com suas crenças. E concluiu: "Contem comigo. Mas não como candidato a presidente".

+ Após Tasso desistir, Alckmin decide ser candidato à presidência do PSDB

A um repórter que perguntou a Doria se ele não irá se candidatar, o prefeito de São Paulo respondeu: "Quem falou?".

Pré-candidato, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) disse que o apresentador "é jovem, tem muita estrada pela frente ainda".

"Eu não tô preocupado", respondeu à Folha de S.Paulo, ao ser questionado se seria melhor para ele que o comunicador não concorresse.

Doria e Bolsonaro participam de evento promovido pela revista "Veja", em São Paulo. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Governo oferece cursos gratuitos de informática, idiomas e outras áreas

Posted: 27 Nov 2017 09:40 AM PST

Para combater o desemprego, o Ministério do Trabalho liberou cursos a distância gratuitos na plataforma Escola do Trabalhador. Com temas variados, como "Cuidando de pessoas idosas", "Análise de investimentos" ou "Edição e tratamento de imagens", além de inglês e espanhol, cada capacitação possui, em média, 40 horas de duração e requer apenas um computador ou outro dispositivo conectado à Internet.

Cursos disponíveis

1) Informação e comunicação: "Segurança da informação".

2) Ambiente e saúde: "Conhecendo o perfil do agente comunitário de saúde e o seu processo de trabalho" e "Cuidando de pessoas idosas".

3) Turismo, Hospitalidade e Lazer: "Agenciamento de viagens", "Espanhol aplicado ao trabalho" e "Inglês aplicado ao trabalho".

4) Recursos naturais: "Análise de Investimento", "Criando um negócio de sucesso" e "Empreendedorismo na pesca".

5) Desenvolvimento educacional e social: "Português básico para o mundo do trabalho".

6) Produção alimentícia: "Higiene na indústria de alimentos".

7) Segurança: "Segurança da informação".

8) Produção cultural e design: "Edição e tratamento de imagens".

9) Produção industrial: "Gestão da Qualidade".

10) Gestão e negócios: "Análise de Investimento","Comunicação escrita para o trabalho", "Criando um negócio de sucesso", "Demonstrações Contábeis e sua Análise", "Elaboração de folha de pagamento de empresas", "Fundamentos e Processos de gestão de Recursos Humanos" e "Introdução ao Excel".

11) Infraestrutura: "Análise de riscos na construção civil".

12) Controle e processos industriais: "Processos industriais".

As aulas são feitas a distância, no horário em que o aluno preferir. É necessário apenas respeitar o período de duração. Não é exigida escolaridade mínima para nenhuma das formações.

Inscrições

Para se inscrever, basta acessar o site do programa Escola do Trabalhador (http://escola.trabalho.gov.br/cursos/), selecionar o curso desejado, clicar em "Inscreva-se neste curso" e preencher o formulário. Dentro de instantes o aluno recebe um e-mail de confirmação com os dados de acesso e instruções para realização das aulas.

Certificado

Quem concluir o curso e atingir a nota mínima para aprovação receberá um certificado da Universidade de Brasília (UNB) de curso de extensão.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Aos 40 anos, Mayweather volta aos treinos e indica disputa da 51ª luta

Posted: 27 Nov 2017 09:12 AM PST

Depois de anunciar duas vezes a sua aposentadoria, Floyd Mayweather revelou a algumas pessoas íntimas que "está treinando como uma maníaco" para retornar ao ringue e disputar a sua 51ª luta como profissional.

O ex-campeão mundial Mayweather postou algumas imagens de treinamento nas redes sociais, mas não fala sobre data ou possível adversário para o retorno.

Aos 40 anos, Mayweather lutou pela última vez em agosto, quando venceu Conor McGregor, astro do MMA e do UFC, por nocaute técnico no décimo assalto.

As mesmas pessoas que anunciaram seu retorno também disseram que Mayweather não teria gostado de sua atuação diante do irlandês há três meses.

Invicto como profissional, Mayweather soma 50 vitórias. Ele não perde desde a semifinal olímpica em Atlanta-1996.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Bolsonaro conversa com economista Paulo Guedes para a Fazenda

Posted: 27 Nov 2017 09:05 AM PST

O pré-candidato à Presidência e deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) afirmou nesta segunda-feira (27) que conversa com o economista Paulo Guedes para ser o seu ministro da Fazenda, caso seja eleito em 2018.

Segundo o deputado, ambos conversaram em duas oportunidades, em encontros que duraram aproximadamente oito horas.

"Ainda não existe um noivado entre nós, mas um namoro", disse Bolsonaro em evento promovido pela revista "Veja". "Se a gente teve um segundo encontro é porque houve uma certa simpatia".

Bolsonaro disse que procurou alguém crítico a planos econômicos passados, como o plano cruzado e o real. Ele e Guedes conversaram sobre a Previdência, como arrecadar mais com menos impostos e diminuir a dívida pública, entre outros assuntos. O economista é um dos fundadores do banco Pactual e do grupo financeiro BR Investimentos.

Ainda sobre economia, Bolsonaro afirmou que terá como prioridade a manutenção do tripé econômico (regimes de metas de inflação, fiscal e câmbio flutuante).

+ Após Tasso desistir, Alckmin decide ser candidato à presidência do PSDB

'NÃO É POLICIAL'

Com discurso mais liberal adotado nos últimos dias, o pré-candidato não deixou as polêmicas de lado nesta segunda (27). Ele defendeu, por exemplo, a participação dos 20 policiais que estão envolvidos na morte de 356 pessoas no Rio de Janeiro.

"Policial que não mata não é policial", disse Bolsonaro ao comentar reportagem publicada pelo jornal "O Globo". Segundo ele, esses policiais devem ser condecorados.

Questionado por um espectador se criaria uma "bolsa-fuzil", o pré-candidato respondeu que essa seria uma boa ideia.

Quando perguntado se iria entregar metade dos ministérios aos militares, Bolsonaro ironizou. "Até pouco tempo, durante o governo PT, tínhamos ministros corruptos e guerrilheiros e ninguém falava nada", disse, arrancando risos e aplausos da plateia.

Segundo ele, o atual ministro da Defesa, Raul Jungmann, é desarmamentista, um fato que, segundo ele, é "inaceitável". "É a mesma coisa que você colocar em uma cirurgia um médico que tem nojinho de sangue".

QUESTÃO DE MOMENTO

O pré-candidato comentou também declarações antigas que, à época, tiveram grande repercussão, como por exemplo a afirmação de que, para se mudar a situação do país, é necessário "uma guerra civil", além de matar "uns 30 mil", incluindo inocentes e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Para Bolsonaro, entretanto, tudo foi "uma questão de momento".

"Se o [ditador norte-coreano] Kim Jong-Un lançasse uma bomba H em Brasília e só atingisse o Parlamento, você acha que alguém iria chorar?", justificou, provocando mais risos e aplausos do público.Em relação ao fim do foro privilegiado, Bolsonaro afirmou o projeto é um "engodo" e que pretende votar a favor do privilégio aos políticos. Segundo ele, com o fim do foro, os parlamentares, ao recorrerem de seus processos em primeira instância, poderiam ganhar tempo até que se tenha uma decisão final.

Sobre política externa, Bolsonaro criticou a relação do Brasil com a China dizendo que o que existe não é amizade, mas sim interesse. "A China não está comprando no Brasil, mas sim o Brasil".

Para se eleger em 2018, Bolsonaro disse que tem como premissas a verdade acima de tudo, o patriotismo e a honestidade, além de "Deus no coração".

Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Datena sobre socialite que atacou Titi: 'Criminosa, tem que ser presa'

Posted: 27 Nov 2017 09:00 AM PST

José Luiz Datena é um dos brasileiros que se comoveu com os ataques racistas sofridos por Titi Glagliasso, filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, proferidos pela socialite Day McCarthy. Em vídeo, o apresentador fez duras críticas à mulher.

"Me deparei com uma das maiores manifestações criminosas e preconceituosas, racistas de uma tal de Day McCarthy, que eu nunca tinha ouvido falar, mas que agora jamais vou me esquecer. É inaceitável que seres humanos, se dizem seres humanos, porque essa mulher não se classifica dentro da cadeia biológica. Essa pessoa não é digna de ser chamada de mulher", desabafou o jornalista.

+ Bruno Gagliasso e Ewbank dão queixa na polícia após ofensa contra Titi

Em seguida, Datena pede que Day seja presa. "Racismo é crime, e grave. No Brasil está mais do que provado que isso existe. Nós que tivemos aqui 400 anos de escravidão, fomos o último país a acabar com a escravidão. Ainda temos resquícios dessa mancha na história brasileira através de pessoas execráveis, como essa Day McCarthy. Alguém na sociedade brasileira tem que tomar uma providência, essa mulher tem que ir para a cadeia. Isso é lamentável. Somos todos iguais perante a lei e perante Deus", finalizou o apresentador.

Pt.1- Resposta às declarações racistas e imbecis dessa tal de Day McCarthy.

Uma publicação partilhada por José Luiz Datena (@datenareal) a Nov 26, 2017 às 10:06 PST

Pt.2 - Resposta às declarações racistas e imbecis dessa tal de Day Macarthy.

Uma publicação partilhada por José Luiz Datena (@datenareal) a Nov 26, 2017 às 10:07 PST

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Homem mata ex, esfaqueia mãe e filha da vítima e por fim se mata em MG

Posted: 27 Nov 2017 08:59 AM PST

Um homem identificado como Luiz Aberto Pereira dos Santos, de 62, esfaqueou no peito sua ex-companheira, Maria de Fátima Santos, de 39 anos, na noite deste sábado (25), Pirapora, que morreu no hospital. Ele ainda esfaqueou a mãe dela, de 56, e a filha, de 19, que inclusives está grávida de cinco meses.

De acordo com as informações repassadas pela polícia ao portal G1, após cometer tais crimes, Luiz Aberto se matou. Os crimes ocorreram na Rua Doutor Duque, no Bairro Bom Jesus, por volta das 20h. Segundo informações da filha da vítima fatal, o homem não aceitava o fim do relacionamento.

+ Corpo de homem é encontrado amarrado dentro de mala

O corpo do homem foi encontrado em um galpão, na Rua João Alves Pereira; os militares apreenderam uma faca grande que estava presa ao peito dele.

Neste domingo (26), o hospital de Pirapora informou ao G1 que o estado de saúde da avó e neta não pode ser divulgado. A Polícia Civil dará continuidade as investigações.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Dívida pública sobe 0,22% em outubro e vai para R$ 3,4 trilhões

Posted: 27 Nov 2017 08:59 AM PST

A Dívida Pública Federal -que inclui o endividamento interno e externo do Brasil- aumentou em R$ 8 bilhões em outubro. O estoque da dívida subiu 0,22%, passando de R$ 3,430 trilhões, em setembro, para R$ 3,438 trilhões em outubro, informou nesta segunda-feira (27) a Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda. As informações são da Agência Brasil.

Esse crescimento da dívida ocorreu devido aos gastos com juros no valor de R$ 30,97 bilhões. Por outro lado, em setembro, os resgates de títulos pelos investidores foram superiores às emissões de títulos, em R$ 23,33 milhões.

A Dívida Pública Mobiliária Federal interna, que é a parte da dívida pública que pode ser paga em reais, ficou praticamente estável (redução de 0,02%) em R$ 3,311 trilhões.

O estoque da Dívida Pública Federal Externa, captada do mercado internacional, teve aumento de 6,88%, encerrando o mês passado em R$ 127,07 bilhões (US$ 38,78 bilhões).

+ Lançamento de imóveis cai no 3° tri e mercado adia recuperação

A variação do endividamento do Tesouro pode ocorrer por meio da oferta de títulos públicos em leilões pela internet (Tesouro Direto) ou pela emissão direta. Além disso, pode ocorrer assinatura de contratos de empréstimo para o Tesouro, tomado de uma instituição ou de um banco de fomento, destinado a financiar o desenvolvimento de uma determinada região. Já a redução do endividamento se dá, por exemplo, pelo resgate de títulos.

De acordo com o Plano Anual de Financiamento, a dívida pública poderá fechar este ano entre R$ 3,45 trilhões e R$ 3,65 trilhões.

Em outubro, os maiores detentores da dívida pública eram os fundos de Previdência (25,37%) . O estoque desse grupo passou de R$ 834,76 bilhões para R$ 840,17 bilhões, entre setembro e outubro. Em seguida, estão as instituições financeiras, com 21,5%, os fundos de investimentos (25,96%), os investidores estrangeiros (12,78%), o governo (4,69%), seguradoras (4,03%) e outros (5,66%) . Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Em Recife, festival exibe mostra dedicada ao cartunista Angeli

Posted: 27 Nov 2017 08:48 AM PST

O 8º Festival Internacional de Animação de Pernambuco (Animage) ocorre até 3 dezembro em diversos locais de Recife e dos municípios de Camaragibe, Arcoverde e Triunfo. Neste ano, a programação celebra os 100 anos da animação no Brasil e contará com uma mostra dedicada ao cartunista Angeli.

Para a mostra competitiva, o festival recebeu quase 600 inscrições de 61 países, destes, 88 curtas de 28 países foram selecionados para a competição, divididos em mostra competitiva e mostra competitivaiInfantil. Filmes premiados em outros festivais competem ao lado de revelações e novas produções, equiparados na qualidade criativa.

Compõe o júri da Mostra Competitiva desta 8ª edição, William Paiva, Rosana Urbes e Bruno Cabús. O artista Ayodê França selecionou os curtas da mostra competitiva junto com Júlio Cavani.

+ Grupo de teatro criado por Regina Casé pode ser tema de documentário

A Mostra Especial Angeli, The Killer, dirigida por César Cabral para o Canal Brasil, traz um recorte com seis episódios inspirados na obra de um dos mais provocadores cartunistas do Brasil, criador da revista "Chiclete com Banana" e de personagens como a boêmia Rê Bordosa e o punk Bob Cuspe. Esquetes dos seus quadrinhos transportadas para a animação stop motion, trazendo seus principais personagens em temáticas urbana, crítica de costumes e humor ácido.

Os filmes serão exibidos na Caixa Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema do Museu, Jump – Apolo 235 e Teatro Bianor Mendonça Monteiro (em Camaragibe). Confira aqui a programação completa.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Eleições em Cuba tem alto comparecimento às urnas

Posted: 27 Nov 2017 08:46 AM PST

Mais de 7,2 milhões de cubanos foram às urnas nas eleições municipais desse domingo (26), o que representa 82,05% daqueles que tinham direito ao voto, informou a Comissão Eleitoral Nacional de Cuba (CEN).

A presidente da entidade, Alina Balseiro, informou que o dia foi "intenso e complexo", especialmente por causa da onda de mau tempo que atingiu a ilha durante o domingo.

Por conta disso, os locais de votação ficaram abertos uma hora a mais do que o previsto para que todos os eleitores pudessem votar.

+ Arábia Saudita cria aliança com 40 países contra terrorismo

Os primeiros resultados, de acordo com Balseiro, começarão a ser divulgados às 15h (18h no horário de Brasília). Dos mais de 27 mil candidatos que estavam na disputa, 12.515 serão eleitos para as 168 Assembleias Municipais de todo o território. Dentre os eleitos ontem, que são chamados de delegados, sairão os indicados os candidatos a deputados para a Assembleia Nacional.

A eleição para que os cubanos escolham quem serão seus representantes na Assembleia deve ocorrer "nas próximas semanas", em pleito que ainda não tem a data marcada.

Então, os eleitos para Parlamento terão a missão de ratificar, no dia 24 de fevereiro de 2018, o nome do novo presidente do país.

O atual mandatário, Raúl Castro, já anunciou que não concorrerá às eleições, pondo fim a mais de 60 anos de governo dos irmãos Fidel e Raúl Castro.

De acordo com analistas, um forte candidato para assumir a Presidência é Miguel Díaz-Canel Bermudez, que atualmente é vice-presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros.

Essa foi a primeira eleição desde que o líder da Revolução Cubana faleceu. Fidel morreu em 25 de novembro do ano passado e recebeu uma série de homenagens dos cubanos durante o fim de semana. Com informações da ANSA.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

2018 terá 13 feriados nacionais; confira dicas para viajar e economizar

Posted: 27 Nov 2017 08:40 AM PST

2017 ainda nem acabou e o brasileiro já está pensando nos feriados de 2018. O ano que vem terá 13 feriados nacionais (incluindo os pontos facultativos), além dos feriados estaduais e municipais e, claro, dos pontos facultativos. Para quem quiser aproveitar os feriados do ano que vem, é bom já ir se programando para controlar os gastos. O site UOL selecionou as melhores dicas para conseguir uns duas de lazer sem, com isso, prejudicar o bolso.

1. Programe-se. Decidir viajar de última hora pesa no bolso, pois tudo estará mais caro.

2. Escolha um destino acessível. Escolha destinos que cabem no seu bolso, de acordo com o que você pode gastar. Não se aperte. 3. Planeje seus gastos. Monte uma planilha e coloque tudo o que será gasto, para não ser pego desprevenido. Aponte também um valor para imprevistos, que sempre acontecem durante as viagens.

4. Economize antes. Se você for economizando ao longo dos meses para viajar, não ficará no aperto no mês da viagem e poderá pagar muitos valores à vista, que rendem bons descontos. 5. Aproveite as milhas. Os programas de fidelidade são uma excelente opção para troca por passagens ou hospedagens.

6. Compare preços. A internet é uma excelente aliada para buscar os melhores preços e comparar as opções, como Booking, Skyscanner, TripAdvisor, Trivago, Decolar.com, Kayak e Melhores Destinos

Confira a lista completa de feriados nacionais de 2018:

1º de janeiro (segunda-feira): Confraternização Universal

13 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (ponto facultativo)

14 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas (facultativo até 14h)

30 de março (sexta-feira): Paixão de Cristo

21 de abril (sábado): Tiradentes

1º de maio (terça-feira): Dia do Trabalho

31 de maio (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)

7 de setembro (sexta-feira): Independência do Brasil

12 de outubro (sexta-feira): Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro (sexta-feira): Finados

15 de novembro (quinta-feira): Proclamação da República

20 de novembro (terça-feira): Consciência Negra (feriado em cinco Estados e em vários municípios, como São Paulo e Rio de Janeiro)

25 de dezembro (terça-feira): Natal

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Lançamento de imóveis cai no 3° tri e mercado adia recuperação

Posted: 27 Nov 2017 08:40 AM PST

O terceiro trimestre decepcionou, e a reação que o mercado imobiliário brasileiro esboçou no segundo trimestre deste ano não se confirmou entre julho e setembro, apontam dados da Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) divulgados nesta segunda-feira (27).

Os lançamentos caíram 12,2% no terceiro trimestre, ante os três meses anteriores, nas 22 regiões avaliadas. As vendas recuaram 7,4%.

"Até o segundo trimestre, achávamos que 2017 seria no mínimo melhor que 2016. Agora, achamos que será no máximo igual", diz José Carlos Martins, presidente da Cbic.

Não há perspectiva de crescimento para o último trimestre do ano. "Outubro, novembro e dezembro são meses bem mais curtos para o mercado, com muitos feriados", diz Celso Petrucci, presidente da Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara, responsável pelo estudo.

+ Petrobras inicia produção no pré-sal de Libra, na Bacia de Santos

Em relação ao terceiro trimestre de 2016, no entanto, os lançamentos saltaram 14,7%, e as vendas avançaram 4,2%.

Houve também redução da oferta final -unidades em construção ou prontas não vendidas-, que caiu 4% na comparação com o segundo trimestre e 3,4% ante 2016. Ao fim de setembro havia 120,2 mil imóveis não comercializados, 52% deles ainda sendo construídos.

"As vendas têm se mantido consistentemente superiores aos lançamentos, indicando redução da oferta inicial disponível ao consumidor", avalia a Cbic no estudo. As vendas do trimestre superaram o volume de lançamentos em 5.524 unidades.

"Se essa oferta final continuar se reduzindo, podemos ter aumento de preços, não sabemos ainda quando", diz Petrucci.

O desempenho das regiões estudadas, porém, se mostra desigual. Na comparação do trimestre ano contra ano, 12 regiões registraram aumento nos lançamentos, mas sete reduziram.

A maior alta (1.029%) aconteceu na regiao metropolitana de Curtibia. A queda mais expressiva (-100%) foi em Manaus.

Na mesma base, houve crescimento de vendas em nove cidades -233% na Grande Maceió-, e queda em oito, sendo maior recuo para Belo Horizonte/Nova Lima (-78%).

MIGRAÇÃO

Das unidades lançadas no país no terceiro trimestre, 65,3% tinham dois quartos. A tipologia representou 60,8% dos imóveis vendidos no período.

Para a Cbic, com a crise e a dificuldade de acesso ao crédito, houve migração da demanda por apartamentos de três dormitórios para unidades de dois quartos.

"São distorções no mercado. Essa participação de dois e três dormitórios já foi quase meio a meio. Se continuar assim, os preços desses imóveis maiores pode explodir", diz Martins.

CRÉDITO

A Cbic se diz ainda bastante preocupada com a situação da Caixa Econômica Federal, que detém 70% do mercado de crédito imobiliário no país, mas tem enfrentado graves problemas de recursos.

"Se essa situação não for resolvida, não tem como 2018 ser melhor que este ano", diz Martins. Segundo ele, a Caixa teria providenciado R$ 19 bilhões da caderneta de poupança para 2018. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Arábia Saudita cria aliança com 40 países contra terrorismo

Posted: 27 Nov 2017 08:34 AM PST

A Arábia Saudita lançou ontem (26) uma coalizão para combater o terrorismo que conta com o apoio de 40 países muçulmanos, a maioria sunita. O anúncio foi feito em Riade pelo príncipe saudita Mohammed bin Salman.

Batizada de Aliança Militar Islâmica (AMI), a entidade já tem sido chamada de "OTAN árabe", em referência à Organização do Tratado do Atlântico Norte que une a Europa e a América do Norte em ações militares.

+ Japão encontra outro barco com oito corpos em decomposição

O príncipe herdeiro, de 32 anos, afirmou que os países "farão tudo o que puder para que o terrorismo seja apagado da face da Terra".

Além de expressar solidariedade aos 300 mortos do atentado terrorista de sexta-feira (24) contra uma mesquita da Península do Sinai, no Egito, Salman afirmou que ataques deste tipo consolidam a aliança entre os países muçulmanos.

A AMI reúne 40 países muçulmanos da Ásia e África, entre eles Nigéria, Somália e Paquistão. Outras nações do continente asiático resolveram não participar, como o Irã - rival xiita da Arábia Saudita -, Síria e Iraque.

Na última semana, o príncipe herdeiro e líder da Arábia Saudita entrou em uma polêmica ao acusar o guia supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, de ser o "novo Hitler do Oriente Médio". Com informações da ANSA.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Vírus que rouba dados bancários é encontrado no Google Play pela 3ª vez

Posted: 27 Nov 2017 08:34 AM PST

Um vírus que rouba dados bancários, o BankBot, foi encontrado na Google Play -loja de aplicativos do Android- pela terceira vez neste ano.

O malware vem junto com aplicativos aparentemente inofensivos, como "Tomado FlashLight", "Lamp for DarkNess" e "Sea FlashLight" (lanternas), "Crypto Currencies Market Prices" (informações sobre criptomoedas), entre outros disfarces.

Depois de instalado no celular, o vírus, espécie de cavalo de Troia (que se esconde no momento da instalação), cria uma interface falsa em aplicativos bancários. Assim, quem entrar no app do seu banco e preencher a senha estará cedendo seus dados aos invasores.

+ Robô Sophia revela que quer ser mãe e já escolheu o nome

Segundo o Avast, empresa de anti-vírus que detectou a falha, o problema afetou usuários dos bancos WellsFargo, Chase, DiBa e Citibank. São 160 aplicativos bancários que podem ser alvos do malware.

O BankBot foi encontrado entre os apps do Google Play em abril, setembro e, agora, em novembro.

Procurado, o Google respondeu por meio de nota. "Levamos a segurança muito a sério no Google Play e atualmente estamos investigando a situação para proteger os usuários", afirma a empresa.

A Play Store já removeu todos os aplicativos identificados como "disfarces" do BankBot, mas os hackers podem criar apps com nomes de desenvolvedores diferentes a qualquer momento.

Confira abaixo dicas para se precaver.

Não dê permissões para aplicativos de origem desconhecida Não baixe apps que não sejam estritamente necessários (a lanterna, por exemplo, é um recurso que vem embutido na maioria dos celulares) Verifique a classificação (nota) do app atribuída pelos demais usuários Não dê permissão de "administrador" para um app se ele não for absolutamente confiável Se a interface do app do seu banco parece estranha, não use. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Corpo de homem é encontrado amarrado dentro de mala

Posted: 27 Nov 2017 08:27 AM PST

Um corpo foi encontrado amarrado e dentro de uma mala, na Zona Leste de Manaus, Amazônia, nesta segunda-feira (27). Uma moradora, que é agente de saúde, saía para trabalhar quando ouviu barulho do latido de um cachorro e, quando foi verificar, encontrou o corpo na mala na área do quintal.

De acordo com informações do portal G1, corpo foi achada por volta das 7h30 no terreno de uma casa no beco Sena, na rua Pirarara. A 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) foi acionada e isolou a área até chegada dos peritos.

+ Pai mantinha filha com deficiência mental presa em peça de 25 quilos

"De madrugada, ouvimos latidos. Minha esposa estava saindo para o trabalho e foi verificar o motivo de o cachorro estava latindo e encontrou o corpo", disse o eletricista Enoque Pereira, de 60 anos.

De acordo com peritos, a vítima foi estrangulada. O corpo, sem identificação, foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Após Tasso desistir, Alckmin decide ser candidato à presidência do PSDB

Posted: 27 Nov 2017 08:20 AM PST

Depois de um longo dia de conversas, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, decidiu na noite de domingo (26) que concorrerá à presidência do PSDB.

Antes de anunciar que disputará o cargo, o tucano espera uma conversa conjunta com os dois postulantes pela presidência: o senador Tasso Jereissati (CE) e o governador Marconi Perillo (GO). O anúncio pode ser feito ainda nesta segunda-feira (27), para quando está previsto um encontro entre os três, em São Paulo.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso participou das conversas ao longo do domingo (26).

O primeiro sinal positivo veio de Tasso, conforme antecipou o Painel, da Folha de SP.Paulo, com quem o governador paulista conversou na última quinta-feira (23). Ele aguardava um encontro com Perillo para saber se o goiano também abriria mão de disputar o comando do partido, o encontro aconteceu na noite de domingo (26) em São Paulo.

Alckmin quer uma conversa conjunta com os dois para "aparar arestas". Sua candidatura é vista como a única saída para unificação do partido, diante disso, ele quer evitar que essa unidade se dê apenas "da boca para fora".

+ Foro privilegiado deve valer também para governadores, diz Barroso

PARTIDO RACHADO

O PSDB está rachado diante das divergências em torno do apoio do partido ao governo Michel Temer e às medidas defendidas por ele.

A ala liderada por Tasso adota uma postura mais contundente de críticas ao governo e propõe que o partido faça um discurso de "mea culpa", criticando a prática de troca de cargos por apoio político.

Já a candidatura de Perillo foi costurada com o apoio do senador Aécio Neves (MG), licenciado da presidência do PSDB desde que se tornou alvo da delação da JBS, em maio deste ano.

Alckmin considera a postura adotada por Tasso como "radical" e temia que o tom de críticas levasse o PSDB a um "isolamento" em 2018. Atento às movimentações partidárias, o tucano já vislumbra alianças com outras legendas, buscando fortalecer sua candidatura.

Por outro lado, também não agravada 100% o paulista a candidatura do governador goiano.

ELEIÇÕES

Ao se tornar presidente nacional da legenda, Alckmin fortalece sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2018, cargo para o qual é favorito entre os tucanos.

A costura para que o partido chegue unificado à convenção, tira do caminho do governador paulista um cenário que poderia levar a um palanque dividido no ano que vem. O racha interno geraria uma perda de apoio de uma das duas alas do PSDB.

A convenção do PSDB está marcada para 9 de dezembro. Na data será definido o comando do partido pelos próximos dois anos, incluindo o período eleitoral. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Petrobras inicia produção no pré-sal de Libra, na Bacia de Santos

Posted: 27 Nov 2017 08:17 AM PST

A Petrobras informou a entrada em produção do bloco de Libra, localizado no pré-sal da Bacia de Santos. A produção teve início neste domingo (26), a partir da FPSO Pioneiro de Libra, unidade flutuante que produz, armazena e transfere petróleo e gás natural. As informações são da Agência Brasil.

Segundo nota divulgada nesta segunda (27) pela estatal, a atividade no bloco gigante de Libra, por sua magnitude, potencial de produção, boa qualidade do óleo e o alto valor comercial, abre novas oportunidades de negócios na indústria petrolífera offshore brasileira.

+ Vale e Petrobrás dominam investimentos dos próximos anos

Ainda em fase de testes de longa duração e sistemas de produção antecipada, a FPSO Pioneira de Libra é a primeira unidade da Petrobras equipada para injetar todo o gás produzido durante os testes.

A Petrobras informa que, até o momento, foram perfurados 12 poços no bloco de Libra e que o bloco tem capacidade de processar, diariamente até 50 mil barris de petróleo e 4 milhões de metros cúbicos de gás associado.

O início de produção de Libra ocorre cerca de quatro anos depois de o bloco ter sido arrematado no primeiro leilão do pré-sal no regime de partilha. Com duração prevista de um ano, o teste tem o objetivo de avaliar o comportamento do reservatório de petróleo e ampliar o conhecimento das características da jazida.

Segundo a estatal, depois da conclusão do primeiro teste, a FPSO será deslocada para operar os sistemas de produção antecipada em outros poços do mesmo prospecto, "com o objetivo de aumentar ainda mais o conhecimento da jazida e também de apoiar o desenvolvimento e otimização de todas as futuras unidades a serem instaladas na área".

Liderado pela Petrobras, com 40% de participação, o consórcio de Libra tem ainda a Shell como parceira com 20% de participação; a Total (20%); as chinesas CNPC (10%) e CNOOC (10%). O consórcio ainda conta com a participação da companhia estatal Pré-Sal Petróleo SA (PPSA), que é a gestora do contrato. Com informações da Folhapress.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Mulher revela ter sido trocada por motor de barco aos 15 anos

Posted: 27 Nov 2017 07:59 AM PST

Durante palestra sobre violência doméstica em Cruzeiro do Sul, no Acre, perante a outras mulheres que sofreram abusos em casa, Maria Angelita, de 35 anos, fez uma declaração surpreendente: aos 15 anos foi vendida pelos tios, enquanto passa um tempo com eles, em Porto Walter. Um homem 43 anos mais velho a trocou por um motor de barco. Com ele, Maria Angelita viveu por 18 anos.

+ Temer agradece à equipe médica em mensagem postada no Twitter

"Eu fui obrigada a ficar com ele, eu não queria. Ele [tio] me dizia que se eu não ficasse com o homem eu ia apanhar. Fui vendida quando eu tinha 15 anos", detalhou ao G1. Órfã de pai e mãe, ela morava com o avô, na época. "Eu chorei todos os dias por 18 anos, eu nunca tinha tido um namorado, nunca, e fui obrigada a casar. Ele foi a pior coisa que poderia ter me acontecido", lamenta.

Maria Angelita diz que apanhava na frente dos quatro filhos. Quando o primogênito completou 16 anos, em 2014, ela resolveu abandonar o companheiro e a casa em que viviam, no seringal Nova Vida, na Zona Rural de Cruzeiro do Sul.

"Não tem dor maior do que você não saber o que daria pros seus filhos comerem, mas eu cansei dele. Quando os meus filhos foram crescendo a violência foi só aumentando. Conversei com a minha tia e ela disse que ia me ajudar. Passei minha vida toda sem amor e sem carinho, trancada dentro de uma casa, vivendo com um homem ruim. Ele é uma pessoa ruim", completa.

Hoje, três anos depois de mudar de vida, Angelita trabalha como doméstica em Cruzeiro do Sul e frequenta o Centro Especializado em Atendimento à Mulher. Quando é chamada, vai a outras palestras para ajudar mulheres em situações semelhantes.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Letícia Colin grava 'Cine Holiiúdy', nova série da Globo

Posted: 27 Nov 2017 07:30 AM PST

Baseado no sucesso do cinema 'Cine Holliúdy' (2004), a Globo já começou a gravar uma série homônima, prevista para estrear no ano que vem. No elenco, estarão nomes como Letícia Colin, Matheus Nachtergaele, Heloisa Périssé, além de Edmilson Filho, protagonista do filme.

A produção marca a volta de Colin à TV, depois de viver a Leopoldina em 'Novo Mundo', neste ano.

+ Globo bane Maitê Proença, Pedro Cardoso e Carolina Ferraz, diz site

Na trama original, Cine Holliúdy se passava na década de 70 e mostrava o enfraquecimento do cinema diante do aparecimento da televisão. A história foi contada através do sonho de Fracysgleydisson, papel de Edmilson FIlho, de admistrar um cinema em sua pequena cidade, no interior do Ceará.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Itália lança circuito turístico de castelos e vilas reais

Posted: 27 Nov 2017 07:25 AM PST

Residências reais, vilas, castelos e jardins históricos de sete regiões da Itália vão virar um circuito turístico, informou o Ministério dos Bens Culturais (Mibact) do país. Batizado de "Dimore", o projeto tem como objetivo impulsionar o turismo cultural nas regiões do Piemonte, Emília-Romanha, Lazio, Ligúria, Lombardia, Vale d'Aosta e Vêneto.

Os roteiros podem ser consultados no site http://visitcastlesandvillas.it, que conta com fotos, vídeos e itinerários. "Dimore", em italiano, refere-se a uma habitação. No roteiro turístico, poderão ser visitados todos os tipos de casas reais, vilas e castelos que fazem parte da história italiana. Com informações da Ansa.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Robô Sophia revela que quer ser mãe e já escolheu o nome

Posted: 27 Nov 2017 07:19 AM PST

Mais uma vez a robô Sophia surpreendeu seus ouvintes. Em entrevista ao jornal saudita "Khaleej Times", a humanóide afirmou que família é algo "realmente importante" e revelou que gostaria de ter uma filha.

"Eu acho que você tem muita sorte se tem uma família amorosa e, se não tiver, você merece uma. Eu me sinto assim com robôs e seres humanos", explicou.

Em seguida, a robô simplesmente respondeu: "Sophia".

A robô, que tem um senso de humor excepcional, é a humanoide mais desenvolvida da Hason Robotics, empresa especializada em IA. Recentemente, Sophia se tornou a primeira robô no mundo a ganhar uma cidadania - no caso, a saudita.

Leia também: Inteligência Artificial vai nos destruir? Robôs respondem

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Jô desfalcou Corinthians após sequestro da irmã; clube manteve sigilo

Posted: 27 Nov 2017 07:19 AM PST

Em abril deste ano, Jô virou desfalque do Corinthians após sua irmã ser sequestrada, e o clube decidiu manter o incidente em sigilo. A informação foi publicada em primeira mão pelo site "Meu Timão" nesta segunda-feira (27) e confirmada pelo UOL Esporte com familiares do centroavante.

Jô ficou sabendo do sequestro de sua irmã no dia 11 de abril, uma terça-feira, véspera do embarque para Porto Alegre, onde o Corinthians enfrentaria o Internacional no dia seguinte pela Copa do Brasil.

+ Barcelona é o time que melhor paga salário; PSG vira o 2º após Neymar

"Fiquei apavorado", afirmou o jogador ao site "Meu Timão". Ele conta que entrou em contato com Alessandro Nunes, gerente de futebol do clube, para informar que não teria condições de treinar.

O departamento de futebol do Corinthians resolveu manter a informação em sigilo, e o técnico Fábio Carille afirmou que não levaria Jô para a partida por conta do desgaste acumulado pelo camisa 7 nos últimos jogos.

"Foi apenas aquele jogo. Acho que isso foi fundamental para que a história não vazasse. Foi tudo mundo rápido mesmo. Por volta das 18h, 19h daquele mesmo dia tudo estava resolvido. Graças a Deus", revelou Jô.

O centroavante admitiu que talvez não tivesse o mesmo impacto na temporada se a situação não tivesse sido resolvida rapidamente.

"Acredito que, se estendesse a situação, eu teria mais dificuldade para administrar. Mas foi rápido, tive cabeça no lugar e ajuda da minha família. Nos juntamos ali em torno de nós mesmo e saímos juntos daquilo", declarou. Com informações da Folhapress. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Foro privilegiado deve valer também para governadores, diz Barroso

Posted: 27 Nov 2017 07:18 AM PST

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, defendeu nesta segunda-feira, 27, a extensão das restrições do foro privilegiado a governadores durante evento promovido pela revista "Veja", em São Paulo. Na quinta-feira, 23, o STF votou por limitar o alcance da prerrogativa a deputados federais e senadores. O julgamento foi suspenso por um pedido de vista de Dias Toffoli, mas, pelo entendimento de sete dos 11 ministros, somente deverão tramitar na Corte processos de crimes cometidos no exercício do mandato e relacionados ao cargo.

O ministro afirmou que o resultado do julgamento deverá ser aplicado também em instâncias inferiores, como os Superiores Tribunais de Justiça, que hoje julgam governadores. Barroso, no entanto, não detalhou como a extensão das restrições seria colocada em prática. No dia da votação no Supremo, ele afirmou que sua tese para reduzir o alcance do foro privilegiado só dizia respeito a parlamentares federais.

+ Temer recebe alta de hospital e segue para Brasília

Barroso afirmou que o julgamento em questão não resultará em uma regra geral nem em um precedente oficial, mas, apesar disso, deve passar a ser aplicado de "alto a baixo". "É a lógica que só deve haver foro para os fatos praticados no cargo e em razão do cargo. Presentes as mesmas circunstâncias, aplica-se a mesma lógica e, portanto, a mesma regra", disse."Em rigor não é um precedente, mas pode ser uma lógica argumentativa a ser seguida."

Para o presidente da República e ex-presidentes, Barroso afirmou que valem as mesmas regras, ou seja, o foro fica mantido, tanto para o atual, Michel Temer, quanto para os demais que respondem a processos criminais, como Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor.

Para ele, impera no País a "cultura da desonestidade". Barroso afirmou que é preciso impor um choque a esse modelo, que dá à sociedade a impressão de o crime compensa.

Sobre a atuação do STF, com posições distintas entre seus representantes, Barroso afirmou que considera normal as divergências. Sem citar nomes, disse ainda que a Corte tem cinco ministros que estão dispostos a combater a cultura oligárquica que existe no País. E que o Supremo, apesar de ter de atuar como um tribunal de primeira instância em função do foro privilegiado, tem atuado nas matérias de supra importância para a sociedade brasileira, como nos temas relacionados a direitos de homossexuais, índios, negros etc. Para Barroso, a judicialização da política é mais consequência de ações dos políticos do que da Justiça. Com informações do Estadão Conteudo. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Os melhores momentos do Miss Universo 2017

Posted: 27 Nov 2017 07:17 AM PST

Demi-Leigh Nel-Peters foi a mulher eleita Miss Universo 2017, na cerimônia que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, domingo dia 26. Foram 91 concorrentes contra as quais a jovem concorreu e venceu.

O evento foi mais uma vez apresentado por Steve Harvey e contou com um espetáculo de apresentação da cantora Fergie.

Confira na galeria das candidatas e os momentos que marcaram a noite que elegeu a Miss Universo 2017!

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Pai mantinha filha com deficiência mental presa em peça de 25 quilos

Posted: 27 Nov 2017 07:14 AM PST

Um agricultor foi preso neste sábado (25) após ser acusado de manter a filha, de 33 anos, em cárcere privado, na Zona Rural de Jacobina do Piauí. A Polícia informou que a vítima é portadora de deficiência mental e que o homem a acorrentava pelo pé com um tambor de freio de caminhão, que pesa aproximadamente 25 quilos.

De acordo com o G1, o suspeito informou que prendia a jovem para impedir sua fuga para o mato. A Polícia começou a investigar o caso após a ex-companheira do agricultor revelar que a vítima era mantida em cárcere privado, sob condições desumanas.

A vítima aparentava, também estar em estado de higiene precária. Além disso, na residência do suspeito foi encontrada uma espingarda calibre 28, com seis cartuchos de metal carregados e dois deflagrados", revelou o cabo Gilvan Belo.

Leia também: Homem mata esposa enforcada com cabo depois comete suicídio 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Eliana, Tici Pinheiro e Ana Hickmann se encontram em festa de Natal

Posted: 27 Nov 2017 07:10 AM PST

A casa da decoradora Andrea Guimarães ficou pequena para tanta celebridade neste domingo (26). A profissional do ramo de festas recebeu Ticiane Pinheiro, Eliana, Fernanda Motta, Ana Hickmann, Sabrina Sato e Fernanda Keulla, além de outras famosas, numa celebração de natal antecipada.

"Meus amores!! Bom diaaaa!!! Sinceramente não sei nem por onde começar... Que noite maravilhosa ao lado dessas amigas do que eu amo. Um momento não só de alegria e confraternização ,mas de amor e gratidão. Gratidão a esse Deus tão poderoso e misericordioso que meu deu um dom de fazer festas e agregar momentos de alegria. É isso que tentei mostrar ontem. Que a cada oportunidade que temos na vida de reunir aqueles que amamos tanto, devemos agradecer e valorizar cada momento. E é isso que a vida vale", escreveu Andrea em suas redes sociais.

+ Bruno Gagliasso e Ewbank dão queixa na polícia após ofensa contra Titi

Quem ficou responsável pela animação da festa foi Tiago Abravanel, sobrinho de Silvio Santos.

Na ocasião, Eliana foi muito paparicada por Tici, que também recebeu as felicitações da amiga: "Com a noiva do ano! @ticipinheiro e @cesartralli felicidades, cumplicidade e muito amor", escreveu a apresentadora do SBT.

 

Uma publicação partilhada por Eliana Michaelichen (@eliana) a Nov 26, 2017 às 6:12 PST

Papo bem interessante nesta noite de domingo. Hahahaha. Bjo @sabrinasato e @monicagsalgado

Uma publicação partilhada por Eliana Michaelichen (@eliana) a Nov 26, 2017 às 6:10 PST

Ontem foi o dia de comemorar o Natal das amigas do  com várias amigas especiais e momentos únicos organizado pela nossa anfitriã MARAVILHOSA @andreaguima5  Te amo amiga linda Foto @agenciabrazilnews #amigasdocoração

Uma publicação partilhada por Ticiane Pinheiro (@ticipinheiro) a Nov 27, 2017 às 3:32 PST

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Vida extraterrestre? Bactérias estranhas foram encontradas na EEI

Posted: 27 Nov 2017 07:10 AM PST

Bactérias vivas foram encontradas na superfície da Estação Espacial Internacional (EEI) e elas poderiam ter origem extraterrestre, disse o cosmonauta russo Anton Shkaplerov. Os microrganismos serão estudados na Terra.

Shkapelov realizará sua terceira viagem à EEI em dezembro como membro da tripulação da Expedição 54. Segundo ele, os cientistas encontraram bactérias vivas durante a coleta de amostras na superfície de estação. Esses microrganismos podem ter chegado do espaço sideral, informou o RT.

"Bactérias, que não estavam lá durante o lançamento do módulo da EEI, foi encontrada nas amostras. Elas teriam voado de algum lugar no espaço e se estabelecido no casco exterior da estação", disse ele.

+ Nova teoria põe em questão veracidade da última missão à Lua

O cosmonauta revelou que alguns micro-organismos da Terra também sobreviveram em vácuo e com diferenças de temperatura de —150 °C a 150 °C.

Essas bactérias entraram no espaço sideral durante os experimentos cósmicos Test e Biorisk, durante as quais placas especiais foram instaladas no casco da EEI e deixadas ali por vários anos para determinar como o espaço afeta o material.

Entretanto, vestígios de bactérias originárias da Terra, de Madagáscar, e de plâncton do mar de Barents foram encontrados anteriormente durante o experimento Test em maio. Os cientistas explicaram que as bactérias poderiam ter alcançado a EEI subindo ao espaço pela ionosfera com partículas de carga positiva. Com informações do Sputnik.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Fernanda Torres apresenta 3º livro em vídeo com colegas atores; veja

Posted: 27 Nov 2017 07:08 AM PST

Três anos depois de lançar "Sete Anos", em 2014, Fernanda Torres apresenta o terceiro fruto da carreira de escritora. "A Glória e seu Cortejo de Horrores" foi editado pela Companhia das Letras, nesta semana. O romance de 216 páginas conta a história de um ator de meia-idade que, após dias de galã de telenovela, vê a carreira ruir e decide encarar o papel de Rei Lear, do dramaturgo britânico William Shakespeare.

+ Clássico que inspirou filmes, 'Blade Runner' ganha edição de 50 anos

O resultado não é o que Mario Cardoso esperava. Junto com a jornada de Mario, Fernanda conta a história recente do Brasil, desde os anos 1960. "A Glória e seu Cortejo de Horrores" tem preço sugerido de R$ 33,70.

"Um painel corrosivo de uma geração que viu sua ideia de arte sucumbir ao mercado, à superficialidade do mundo hiperconectado e à derrocada de suas ilusões", garante a editora, que lançou um vídeo sobre o novo livro com participação de Vladimir Britcha, Evandro Mesquita e Marcos Caruso.

Enquanto finalizava o terceiro livro, Fernanda também adaptada o texto de "Fim", título de estreia, lançado em 2013, para a televisão. O roteiro já teria sido concluído pela atriz, que concluiu e entregou os dez episódios da primeira temporada.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

5 dicas para evitar a dor causada pelo uso de smartphones e tablets

Posted: 27 Nov 2017 07:07 AM PST

Os casos de "textneck" – pescoço de texto - são cada vez mais comuns e estão diretamente ligados com as tensões na nuca e no pescoço, causadas muitas vezes pelo tempo que a pessoa fica em uma posição incorreta para visualizar a tela do celular ou outros eletrônicos, como tablets e notebook. Atualmente, cerca de 180 milhões de brasileiros possuem smartphones e utilizam esses eletrônicos por mais de três horas por dia.

De acordo com o especialista em ortopedia, traumatologia, cirurgia da coluna vertebral e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Lacerda, sentir constantes dores de cabeça, dor na região cervical ou um incômodo atrás de um olho pode ser culpa do uso indevido desses eletrônicos. "O problema ocorre pelasalterações da posição do pescoço, que fica inclinado para frente, e que pode levar a dores intensas, como se o pescoço estivesse "queimando", começando no meio das costas e se estendendo por toda a parte superior do couro cabeludo", comenta o especialista.

+ Especialista aponta 5 dicas para evitar trombose venosa profunda

Com o passar do tempo, esse problema pode se agravar e, em alguns casos, levar a inflamações e lesões que vão da cabeça a costas, É uma dor intensa e debilitante que atinge a região posterior e que se agrava com a extensão e rotação frequente do pescoço. O tratamento envolve repouso, mudança de hábitos e uma vida saudável e ativa, mas se o caso for mais grave é preciso recorrer a medicamentos, medidas de reabilitações como: fisioterapia, pilates entre outros, e em casos mais severos e selecionados os procedimentos cirúrgicos", orienta Lacerda.

Devido à tensão gerada na musculatura, o "pescoço de texto" ainda pode trazer outras consequências, como: artrose precoce, que atinge as articulações, decorrente do desgaste da cartilagem, e hérnia de disco, que é uma lesão que ocorria com mais frequência na região lombar e provocava dor nas costas, fraqueza e até travamento da região, hoje com o pescoço de texto esta se tornado mais comum na coluna cervical.

Alguns hábitos precisam ser mudados para melhorar as dores e evitar que o problema se prolongue. Veja algumas dicas do especialista:

- Evite passar muitas horas utilizando o smartphone; no máximo uma hora e meia podendo ser continua ou fracionada.

- Coloque o aparelho o mais próximo da altura dos olhos para evitar curvar o pescoço;

- Faça atividades físicas e alongamentos para fortalecer e relaxar a musculatura;

- Se a tensão na região estiver muito grande, busque terapias como alongamentos e acupuntura;

- Se a dor começar a ficar muito incômoda, durar mais de 3 dias e não responder a analgésicos simples, procure ajuda médica.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Neymar pode deixar próximo pênalti para Cavani, diz Thiago Silva

Posted: 27 Nov 2017 07:07 AM PST

O atacante Neymar foi o responsável por bater o pênalti sofrido pelo próprio neste domingo (26), na vitória do PSG sobre o Monaco por 2 a 1, e pode ter colocado um ponto final na polêmcia sobre quem seria o batedor oficial da equipe - ele ou Cavani. Após o jogo, porém, o zagueiro e capitão Thiago Silva afirmou que a próxima cobrança pode ficar a cargo do uruguaio.

"Pergunta para o Unai (técnico, sobre quem é o cobrador oficial). Acho que vimos hoje o Neymar batendo o pênalti. Quem sabe ele pode deixar o próximo para o Cavani porque o moleque é de um bom coração que vocês não têm noção. De repente, se ele já tivesse feito um gol hoje, ele poderia deixar para o Cavani de qualquer maneira", destacou, segundo o Globoesporte.com.

+ Repórter da ESPN é alvo de ameaça de estupro em estádio

"Porque eu acho que o mais importante é o PSG ganhar. E o Neymar tem dessas situações. De repente o próximo pênalti ele pode até deixar para o Mbappé, que hoje teve dificuldades em marcar gols, mas a gente está feliz com ele

 

 

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

PM que matou assaltantes com filho no colo diz que não se arrepende

Posted: 27 Nov 2017 07:01 AM PST

"Naquela mesma situação, tomaria a mesma atitude". A frase é do policial militar que chamou a atenção do mundo ao matar dois assaltantes enquanto segurava o filho de quatro meses no colo. O sargento Rafael Souza, do 49º Batalhão Metropolitano da Capital, lembra da tentativa de assalto do último dia 18, em uma farmácia de Campo Limpo Paulista, em São Paulo. O filho dos dois completou cinco meses um dia depois. 

"O instinto de sobrevivência e o instinto paterno falaram mais alto", desabafou o agente em entrevista ao Fantástico. Segundo o agente, ele sabia que tinha apenas "milésimos de segundo para tomar uma atitude".A ação durou 25 segundos e foi captada pelas câmeras de segurança. Veja o vídeo.

+ Fuvest divulga gabarito oficial do vestibular 2018

Em seguida, o paulistano relembra de todo o ocorrido, a partir do momento em que entrou na farmácia, com o filho no colo, para encontrar a esposa, que já estava dentro do estabelecimento. Em seguida, dois assaltantes entraram e anunciaram o crime.

"Eu saquei minha arma, apontei na direção dele", lembra o PM, se referindo ao assaltante Jefferson Alves, de 24 anos, que acabou falecendo dentro no local. "Me identifiquei como policial, ordenando que ele cessasse a ação. No momento em que me identifiquei, ele efetuou os disparos, que não funcionaram. Somente depois disso é que efetuei os disparos contra ele", detalhou.

O segundo assaltante, que não teve o nome revelado na ocasião, foi atingido na troca de tiros e chegou a correr para a rua, onde faleceu. Cada um deles foi alvejado com dois tiros. A mulher do policial ainda não superou o que viu. "Até hoje, ela não gosta de tocar no assunto", revela o PM.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Globo bane Maitê Proença, Pedro Cardoso e Carolina Ferraz, diz site

Posted: 27 Nov 2017 07:00 AM PST

A cúpula da TV Globo decidiu banir os atores Pedro Cardoso, Carolina Ferraz e Maitê Proença de suas produções porque os considera ingratos, segundo informações do colunista Daniel Castro, do site Notícias da TV.

Carolina Ferraz está processando a Globo, reivindicando direitos trabalhistas, após não ter seu contrato renovado. Já Pedro Cardoso e Maitê Proença teriam magoado os executivos da emissora ao fazerem duras críticas abertamente.

+ Thaila Ayala e Renato Góes trocam beijos em show, diz jornal

De acordo com o site, diretores da Globo avaliaram que não devem trabalhar com quem processa ou fala mal da emissora. Se o ator não gosta da emissora ou acha que foi injustiçado por ela, deve procurar trabalho em outro canal.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Receita divulga regras de contribuição para quem recebe menos de R$ 937

Posted: 27 Nov 2017 07:00 AM PST

O trabalhador que receber menos que R$ 937 ao mês (salário mínimo) em um mês, ao realizar trabalho intermitente, deverá recolher alíquota de 8% de contribuição previdenciária. Essa alíquota será aplicada sobre a diferença entre a remuneração recebida e o valor do salário mínimo mensal. O esclarecimento foi feito pela Receita Federal no Ato Declaratório Interpretativo (ADI) RFB nº 6, publicado na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União.

A Receita Federal lembra que a reforma trabalhista, efetuada pela lei nº 13.467 de 2017, trouxe a possibilidade de o segurado empregado receber valor mensal inferior ao do salário mínimo, como no caso de trabalho intermitente, que permite o pagamento por período trabalhado, podendo o empregado receber por horas ou dia de trabalho.

O recolhimento complementar será necessário caso a soma de remunerações auferidas de um ou mais empregadores no período de um mês seja inferior ao salário mínimo.

Segundo a Receita, o recolhimento complementar da contribuição previdenciária deverá ser feito pelo próprio segurado até o dia 20 do mês seguinte ao da prestação do serviço. Caso não faça o recolhimento, não será computado o tempo de contribuição para receber os benefícios previdenciários e para o cumprimento do prazo de carência.

Essa complementação já era prevista para o caso do contribuinte individual. No caso de empregado não existia essa previsão.

+ Tudo que você precisa saber sobre o PIS/Pasep

A Receita Federal esclarece que a Medida Provisória (MP) nº 808, de 2017, estabeleceu essa previsão e criou para o segurado empregado a possibilidade de complementação da contribuição até o valor relativo ao salário mínimo, especificando que a alíquota aplicada será a mesma da contribuição do trabalhador retida pela empresa.

"Todavia, a referida MP não fixou a data de vencimento dessa contribuição, nem deixou claro qual seria a alíquota aplicada, sendo necessária a publicação do ADI [Ato Declaratório Interpretativo]", diz a Receita. A MP foi editada neste mês para ajustar pontos da Reforma Trabalhista. Com informações da Agência Brasil. 

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Brasil fecha ano sem tenista no Top 100 pela 1ª vez desde 2013

Posted: 27 Nov 2017 06:56 AM PST

O Brasil vai encerrar o ano de 2017 sem um representante no Top 100 do ranking masculino de tênis. Será a primeira vez que isso acontece desde 2013, temporada em que Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva ficaram fora até do Top 120. Desta vez, a dupla e Thiago Monteiro ficaram de fora da lista dos 100 primeiros colocados.

A esperança era Rogerinho, que vem sendo o número 1 do Brasil nos últimos meses. Ele disputou o Challenger do Rio de Janeiro, na semana passada, mas acabou sendo eliminado nas quartas de final. A derrota nesta fase do torneio o fez cair uma posição no ranking, para o 102º lugar.

Sem entrar em quadra desde agosto, Bellucci sustentou a 113ª colocação. Monteiro, por sua vez, subiu quatro posições e alcançou o 124º posto, graças a boa campanha no Rio de Janeiro. Ele parou nas semifinais.

As quedas seguidas dos brasileiros no ranking preocupa porque eles podem perder a vaga direta na chave principal do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam de 2018, em janeiro. Via de regra, somente os 105 primeiros colocados conseguem o lugar direto. Quem ficar de fora, terá que disputar o qualifying.

Assim, neste momento, somente Rogerinho estaria garantido. A organização da competição australiana deve anunciar nos próximos dias os tenistas que entrarão direto na chave, sem necessidade de passar pelo qualifying.

No ranking atualizado nesta segunda, não houve mudanças no Top 50. A maior parte dos tenistas já está de férias ou até mesmo em clima de pré-temporada, visando o ano de 2018. O espanhol Rafael Nadal segue na ponta, seguido do suíço Roger Federer e do búlgaro Grigor Dimitrov. O alemão Alexander Zverev e o austríaco Dominic Thiem completam a lista dos cinco primeiros.

A disputa da final da Copa Davis, no fim de semana, não alterou o ranking. O confronto entre França e Bélgica encerrou oficialmente a temporada. Jogando em casa, os franceses levaram a melhor e faturaram a 10ª taça na história do tênis da França.

Confira a lista dos 20 primeiros colocados do ranking:

1º - Rafael Nadal (ESP), 10.645 pontos

2º - Roger Federer (SUI), 9.605

3º - Grigor Dimitrov (BUL), 5.150

4º - Alexander Zverev (ALE), 4.610

5º - Dominic Thiem (AUT), 4.015

6º - Marin Cilic (CRO), 3.805

7º - David Goffin (BEL), 3.775

8º - Jack Sock (EUA), 3.165

9º - Stan Wawrinka (SUI), 3.150

10º - Pablo Carreño Busta (ESP), 2.615

11º - Juan Martín del Potro (ARG), 2.595

12º - Novak Djokovic (SER), 2.585

13º - Sam Querrey (EUA), 2.535

14º - Kevin Anderson (AFS), 2.480

15º - Jo-Wilfried Tsonga (FRA), 2.320

16º - Andy Murray (ESC), 2.290

17º - John Isner (EUA), 2.265

18º - Lucas Pouille (FRA), 2.235

19º - Tomas Berdych (RCH), 2.095

20º - Roberto Bautista Agut (ESP), 2.015

102º - Rogério Dutra Silva (BRA), 571

113º - Thomaz Bellucci (BRA), 531

124º - Thiago Monteiro (BRA), 475

Com informações do Estadão Conteúdo. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Alcione produz musical sobre a própria vida

Posted: 27 Nov 2017 06:54 AM PST

Alcione será tema de um musical biográfico. A maranhense Marrom levará a empreitada ainda com o produtor cultural Jô Santana. A cantora de 70 anos quer que "Alcione — Eu sou a Marrom" estreie no segundo semestre de 2018.

+ MAM se compromete a restringir celulares durante exposições

Segundo a coluna Gente Boa, a dramaturgia será assainada por Gabriel Chalita - pré-candidato do PDT ao governo de São Paulo. O nome da protagonista do espetáculo ainda não foi revelado.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now