USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Notícias

Notícias


Alemanha testa árbitro de vídeo

Posted: 22 Feb 2017 10:05 AM PST

O árbitro de vídeo, chamado de VAR (sigla para “video assistant referee”, o árbitro assistente de vídeo, na tradução), que tanto causou controvérsia durante o último Mundial de Clubes, começará a ser testado para valer em 2017.

O Brasil já solicitou à Fifa a autorização para testar o equipamento no Brasileirão deste ano e, nesta quarta-feira, a Alemanha também anunciou que o VAR será utilizado na principal liga do país.

Teste de árbitros de vídeo na Alemanha - 21/02/2017

Testes com times juniores na Alemanha (Simon Hofmann/Bongarts/Getty Images)

Árbitros alemães participaram de uma sessão de treinos com a nova ferramenta por três dias na cidade de Colônia.

O teste foi feito em doze partidas organizadas com equipes juniores, que tiveram que realizar situações em que o árbitro de vídeo fosse necessário.

O teste foi completo, com árbitros instalados em uma base com câmeras e replays disponíveis, enquanto os árbitros principais da partida recebiam contato por meio de rede sem fio.

Os testes já vêm sendo feitos há dois anos e a tecnologia será aplicada no torneio a partir da temporada 2017/2018. Segundo levantamentos da própria Bundesliga (que organiza o Campeonato Alemão), 45 dos 59 erros ocorridos no torneio desta temporada, até aqui, poderiam ter sido evitados com o uso do árbitro de vídeo.

Além do Campeonato Alemão e Brasileiro, o árbitro de vídeo deverá ser usado na Taça e Supertaça de Portugal, no Campeonato Australiano e na Copa da Holanda, em que testes oficiais já foram feitos.

Teste de árbitros de vídeo na Alemanha - 21/02/2017

Árbitro conversa com o VAR por wireless antes de tomar sua decisão (Simon Hofmann/Bongarts/Getty Images)


Arquivado em:Esporte, Placar

F1: Hamilton usará capacete desenhado por brasileiro

Posted: 22 Feb 2017 09:54 AM PST

O tricampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton nunca escondeu sua identificação com o Brasil, sobretudo por causa de de sua admiração por Ayrton Senna. A relação com o país ficará ainda mais próxima nesta temporada, na qual o piloto britânico da Mercedes usará um capacete desenhado por um artista brasileiro. Nesta quarta-feira, Hamilton exibiu o modelo criado pelo campineiro Raí Caldato, que conta com as cortes da bandeira brasileira. 

Veja também

Hamilton havia aberto um concurso entre os seus fãs para eleger um novo visual para o seu capacete de 2017 e disse que mais de 8.000 propostas de design foram analisadas na disputa vencida por Raí Caldato. O fato de Hamilton ser fã de Senna como pesou a favor do projeto de Caldato.

Instagram Photo

“Raí evoluiu o meu design, adicionando novos elementos de listras nas laterais. Como uma homenagem a meu herói, Ayrton Senna, o capacete destaca as cores do Brasil – verde, amarelo e azul”, afirmou o piloto, que nos últimos GPs do Brasil já havia exibido a bandeira do país no equipamento de segurança pintado especialmente para a prova em Interlagos.

Preservando a predominância do amarelo que marcou todos os seus capacetes aos longos de seu carreira, Hamilton explicou que as três estrelas acima dos discretos filetes verde, amarelo e azul nas laterais do seu redesenhado equipamento de segurança representam os três títulos mundiais que ele conquistou na categoria – assim como o também tricampeão Senna.

“Há um amarelo em tudo que me lembra dos meus capacetes do passado. O vermelho maçã equilibra muito bem com o amarelo”, elogiou Hamilton, que irá presentear o vencedor do concurso com uma réplica do mesmo capacete, com o mesmo ainda trazendo a assinatura do piloto. “Raí, estou ansioso para te conhecer pessoalmente e entregar seu prêmio”, ressaltou.

(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Paulo Whitaker/Reuters)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Mark Thompson/Getty Images)" description="">(Miguel Schincariol/AFP)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">
Arquivado em:Esporte

FGTS: Passo-a-passo ensina a consultar saldo da conta inativa

Posted: 22 Feb 2017 09:45 AM PST

O anúncio da liberação do saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) provocou um aumento na consulta do saldo depositado. O problema é que muitos trabalhadores não possuem as informações necessárias para fazer a busca pela internet.

A primeira coisa que é preciso saber é o número do PIS, que costuma estar anotado na carteira de trabalho e no Cartão do Cidadão. Também é possível verificar o número no site da Previdência (saiba como).

De posse do número do PIS, a consulta do saldo da conta do FGTS pode ser feita na página da Caixa, nas agências, pelo aplicativo no celular ou internet banking _opção válida para correntistas da Caixa.

Além de informar o PIS e a data de nascimento, o site vai pedir uma senha de autenticação para liberar a consulta ao saldo. Essa senha é a mesma do Cartão do Cidadão. Quem não tem essa senha precisa cadastrar uma na página de consulta do extrato do FGTS.

Quem esquece a senha e faz três tentativas incorretas corre o risco de bloquear o número. Se isso acontecer, há a possibilidade de cadastrar uma nova, desde que informando dados adicionais, como nome da mãe e número do título de eleitor. Com a nova senha é possível fazer a consulta no site da Caixa

O pagamento das contas inativas começa em 10 de março para nascidos em janeiro e fevereiro. O pagamento prossegue até 31 de julho. Pelas estimativas da Caixa, 30,2 milhões de trabalhadores têm direito de sacar 43,6 bilhões de reais de 49,6 milhões de contas inativas.

Podem ser sacadas as contas de FGTS que deixaram de receber depósitos a partir de 31 de dezembro de 2015 de trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa. Fora dessa regra, prevista na MP 763/2016, o saldo das contas inativas só pode ser sacado em ocasiões especiais, como compra da casa própria ou aposentadoria.

De 14 a 20 deste mês, as agências da Caixa fizeram 2,08 milhões de atendimento relativos ao saque das contas inativas do FGTS. Antes da divulgação do calendário de pagamento das contas inativas, a média de atendimento nas agências da Caixa era de 86 mil pessoas por dia.

No mesmo período, o telefone de informações do FGTS fez 2,34 milhões de atendimento. Já o site recebeu 87,3 milhões de acessos. Para contar o serviço, ligue para 0800 726 2017.

(/Reprodução)" description="Um dos caminhos para cadastrar a senha é entrar na página de consulta ao extrato do FGTS">(/Reprodução)" description="Quem esqueceu a senha deve cadastrar uma nova na página da Caixa">(/Reprodução)" description="A página de consulta ao saldo do FGTS pede uma senha de autenticação, que é essa que pode ser cadastrada pela internet">

 


Arquivado em:Economia

Incêndio destrói hipermercado no interior de São Paulo

Posted: 22 Feb 2017 09:32 AM PST

Um incêndio de grandes proporções atingiu a unidade do hipermercado Walmart em Americana, no interior de São Paulo, na manhã desta quarta-feira. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, não há vítimas, mas a estrutura do prédio está abalada e há risco de colapso. O hipermercado fica localizado na Avenida Brasil, uma das mais importantes vias da cidade.

O fogo começou por volta das 11h, nos fundos da loja, provavelmente no estoque. O hipermercado estava em funcionamento e em menos de 15 minutos o fogo se alastrou, tomando os corredores da loja toda. Clientes evacuaram o local assustados com a fumaça densa que se formava.

As chamas eram tão intensas que o Corpo de Bombeiros teve de pedir reforço às unidades de Santa Bárbara d'Oeste, Piracicaba, Campinas, Araras e Rio Claro. Ao menos sete viaturas trabalham no local. O fogo foi controlado, mas ainda há rescaldos, por isso os trabalhos dos bombeiros continuam. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio.

A publicitária e doceira Josiane Damaris Chávare, de 38 anos, estava no  hipermercado no momento do início do fogo acompanhada do pai, José Chávare, que tem 80 anos e usa cadeira de rodas. Ela estava no setor de roupas, quando começou a ouvir uns estalos muito fortes. Ao olhar para cima, viu uma sombra laranja e imaginou que havia alguém soldando o teto.

"Em fração de segundos vi a primeira chama. E ouvi o primeiro soar do alarme do incêndio, como um alarme de carro, muito rápido. Peguei a cadeira de rodas com meu pai e virei correndo para sair de lá de dentro, saí gritando porta de emergência, porta de emergência. Um funcionário abriu a porta e eu saí correndo. Quando olhei para trás, as chamas já tinham tomado toda essa área", relata.

Josiane disse que atravessou o estacionamento correndo com o pai na cadeira de rodas para chegar rápido ao carro. "O fogo alastrou muito rápido pois começou no teto na região dos pneus, óleos, e outros materiais inflamáveis. Depois tem o setor de papelaria e roupas. Destruiu tudo. Ainda estou com as pernas bambas", contou.

A dona de casa Hellen do Valle Vitta, de 36 anos, mora no prédio ao lado do hipermercado e também ouviu os estalos antes de o fogo começar. Ela disse que chegou a pensar que fosse barulho de uma obra que acontece no edifício onde mora, mas ao sair na janela viu a fumaça escura nas paredes do fundo do Walmart. Por segurança e por conta da fumaça tóxica, os moradores do prédio também tiveram de sair de suas casas.

A fumaça densa pode ser vista a quilômetros de distância. A Rua das Paineiras, na esquina do supermercado, foi interditada apenas para acesso dos bombeiros ao local.

A assessoria de imprensa do Walmart informou que não houve  vítimas e que um posicionamento completo sobre os danos será informado mais tarde.


Arquivado em:Brasil

Corinthians e Palmeiras fazem 1º clássico do centenário

Posted: 22 Feb 2017 09:20 AM PST

Corinthians e Palmeiras abrem nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), em Itaquera, os confrontos no ano do centenário do clássico, em jogo com torcida única, treinadores novatos e valendo, caso o Mirassol não vença o São Bernardo fora de casa, a melhor campanha no Paulista para o vitorioso.

Quase 100 anos depois do primeiro jogo entre os clubes, realizado em 6 de maio de 1917 (vitória do Palmeiras por 3 a 0), a partida vem sendo promovida por campanhas de marketing e beneficentes realizadas em conjunto pelas diretorias para marcar o aniversário do encontro.

Os técnicos Fábio Carille e Eduardo Baptista vão para o primeiro dérbi da carreira em situações parecidas na tabela e também pressionados pela desconfiança da torcida e a falta de entrosamento nos primeiros jogos. O Palmeiras vai a campo sem seu camisa 10, Moisés, lesionado na última partida, enquanto o Corinthians deverá promover mudanças técnicas.

O volante Maycon será a novidade do Corinthians no lugar de Camacho, dispensado após a trágica morte de seu pai. A intenção de Carille é marcar o Palmeiras no campo de ataque e o garoto, que não participou dos primeiros jogos por estar com a seleção brasileira sub-20, será importante nesta pressão em cima do adversário. Outra novidade, já esperada é a entrada de Marlone no lugar de Léo Jabá. No ataque, o turco Kazim ganhou a vaga de Jô e será titular.

No Palmeiras, o desafio é suprir a perda de Moisés, machucado. A tendência é que o venezuelano Alejandro Guerra e Raphael Veiga atuem no meio, no auxílio à marcação e na criação. Já Michel Bastos, com um começo muito bom no time, deve se manter na vaga de Róger Guedes, criticado pela torcida nas primeiras partidas do ano.

Novamente o clássico será jogado com torcida única, algo que se tornou comum nos clássicos paulistas em 2016, por causa da violência. A regra foi mantida para este ano e, por isso, apenas corintianos poderão assistir ao jogo in loco. No ano passado, durante o Campeonato Brasileiro, isso aconteceu nos dois turnos, com apenas uma das torcidas presentes em cada um dos jogos.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

Fachin recusa fornecer a Lula e Aécio conteúdo de delações

Posted: 22 Feb 2017 08:53 AM PST

O ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), negou fornecer ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acesso a delações premiadas da operação.

Lula havia pedido acesso ao termo de colaboração e a eventuais anexos negociados entre o Ministério Público Federal (MPF) e o ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE). O acordo, entretanto, ainda não foi homologado pelo STF, portanto não tem validade legal.

“Ainda que já houvesse chancela homologatória do Supremo Tribunal Federal, o conteúdo dos depoimentos colhidos no âmbito da denominada colaboração premiada está resguardado pelo sigilo previsto no art. 7º da Lei 12.850/2013”, afirma Fachin.

O relator da Lava Jato acrescentou que, “enquanto não instaurado formalmente o inquérito, o acordo de colaboração e os correspondentes depoimentos estão sujeitos à tramitação sigilosa”. Mas que, com a instauração de eventual inquérito, “assegurado também será ao defensor legalmente constituído amplo acesso aos elementos de prova que digam respeito ao exercício do direito de defesa”.

O pedido de Aécio Neves era para obter “acesso aos acordos de Benedicto Júnior, Sergio Neves e qualquer outro que tenha mencionado o nome do Senador Aécio Neves da Cunha”. Benedicto Júnior é ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura e Sergio Neves é ex-diretor da Odebrecht em Minas Gerais.

A petição do tucano relata que “no dia 30 de janeiro de 2017, o site BuzzFeed publicou matéria informando que a Procuradoria-Geral da República iria requerer a instauração de novo inquérito em desfavor do Requerente, visando apurar irregularidades na construção da Cidade Administrativa”.

A defesa do senador afirma que, “segundo a notícia, Benedicto Júnior teria especificado, dentre outros, inclusive porcentagens de repasses” e que, de acordo com a reportagem, Sergio Neves havia corroborado e complementado informações.

Edson Fachin entende que “o pedido não deve ser atendido”. “No caso, além de mantida em sigilo a investigação até o momento, o que revela a existência de providências apuratórias em curso e determina a restrição de publicidade, constato que eventual menção em termo de colaboração não confere ao peticionário, automaticamente, a condição de investigado”, ponderou o ministro.

Fachin resgatou um precedente dele próprio, como relator da Lava Jato, ao rejeitar a solicitação do tucano. No início de fevereiro, a Segunda Turma do STF negou por unanimidade um recurso ao deputado Federal Luiz Sérgio (PT-RJ), que queria acesso à delação premiada de Zwi Skornicki antes de haver instauração formal de procedimento investigatório contra o parlamentar.

“Conteúdo dos depoimentos prestados em regime de colaboração premiada está sujeito a regime de sigilo, que, a teor da Lei 12.850/2013, regra geral, perdura até o recebimento da denúncia e, de modo especial, deve ser observado em momento anterior à instauração formal de procedimento investigatório”, decidiu o ministro na ocasião.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Levy Fidelix é multado em R$ 25 mil por declarações homofóbicas

Posted: 22 Feb 2017 08:41 AM PST

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo manteve a condenação do presidente do PRTB, Levy Fidelix, que foi multado por “prática de discriminação homofóbica” durante um debate das eleições presidenciais de 2014. A denúncia de discriminação homofóbica contra Fidelix foi formulada pela Coordenação de Política para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo. Como multa, Fidelix deverá pagar 25.070 reais, valor calculado em 1.000 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESP), cujo valor em 2017 é de 25,07 reais.

Durante o debate de 2014, a então candidata Luciana Genro (PSOL) perguntou a Levy Fidelix quais políticas adotaria, caso eleito, para defender os direitos da chamada comunidade LGBT, de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. Na resposta, o candidato do PRTB associou a homossexualidade a pedofilia e doenças mentais, fez uma espécie de conclamação da maioria para um “enfrentamento” da minoria sexual e disse: “aparelho excretor não reproduz”.

“Então, gente, vamos ter coragem. Nós somos maioria, vamos enfrentar essa minoria. Vamos enfrentá-los. Não tenha medo de dizer ‘sou pai, uma mãe, vovô’, e o mais importante é que esses que têm esses problemas realmente sejam atendidos no plano psicológico e afetivo, mas bem longe da gente, bem longe mesmo porque aqui não dá”, declarou.

“Como é que pode um pai de família, um avô, ficar aqui escorado porque tem medo de perder voto? Prefiro não ter esses votos, mas ser um pai, um avô que tem vergonha na cara, que instrua seu filho, que instrua seu neto. Vamos acabar com essa historinha. Eu vi agora o santo padre, o papa, expurgar – fez muito bem – do Vaticano um pedófilo”, afirmou o candidato.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

União bloqueia R$ 220 milhões das contas do governo do Rio

Posted: 22 Feb 2017 08:34 AM PST

A Secretaria estadual de Fazenda do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira que o governo federal bloqueou 220 milhões de reais do Tesouro Estadual devido a dívidas do estado com a União. O bloqueio é uma garantia pelo não pagamento da dívida com a União.

Com isso, o calendário do pagamento do salário de janeiro dos servidores estaduais em seis parcelas, que havia sido divulgado pela manhã, está sendo refeito e um novo cronograma deverá ser anunciado ainda hoje. Segundo a secretaria, o depósito da primeira parcela do pagamento, de 577 reais, já foi feito hoje entrará na conta dos servidores ao longo do dia, mesmo após o fim do expediente bancário.

“Ressalta-se que, com o pagamento de hoje, a folha encontra-se integralmente quitada para 71,3% dos servidores do estado do Rio. Também estão quitados 72,9% do valor total da folha líquida de janeiro, de 2,2 bilhões de reais.

No dia 14 de fevereiro, 10º dia útil, receberam integralmente os salários de janeiro os servidores ativos da Educação e os ativos, inativos e pensionistas da Segurança”, informou a Secretaria de Fazenda.

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil

Vídeo mostra o quase-acidente aéreo provocado por Harrison Ford

Posted: 22 Feb 2017 08:30 AM PST

O site americano TMZ divulgou um vídeo exclusivo do quase-acidente aéreo provocado por Harrison Ford no último dia 14 de fevereiro. O ator pilotava seu avião particular quando pousou na pista errada do aeroporto John Wayne, na Califórnia, passando próximo a outra aeronave, com mais de 100 passageiros a bordo.

O vídeo é um compilado de imagens gravadas pelas câmeras de segurança do local, e mostra o exato momento em que o avião de Ford pousou, por ângulos diferentes De acordo com o site da revista Variety, Ford chegou a perguntar aos controladores se o outro avião deveria estar abaixo dele. Foi quando os controladores avisaram que o ator estava pousando na pista de apoio em vez da pista que havia sido indicada a ele, sobrevoando um Boeing 737 que estava parado.

Ford tem ampla experiência como piloto de aviões. Este, porém, não é o primeiro incidente aéreo que o ator se envolve. Em 2015 ele precisou fazer um pouso de emergência em um campo de golfe na Califórnia por causa de uma pane no motor da aeronave que pilotava. Ele quebrou um braço e sofreu ferimentos na cabeça.


Arquivado em:Entretenimento

Declaração de IR: Receita pode exigir CPF de todos os dependentes

Posted: 22 Feb 2017 08:03 AM PST

A Receita Federal esperar receber 28,3 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física neste ano, um aumento de 1,2% em relação a 2016. O programa gerador da declaração estará disponível para download a partir das 9h desta quinta-feira.

O prazo para envio da declaração vai de 2 de março a 28 de abril. Quem atrasar a entrega está sujeito ao pagamento de multa que varia de 165,74 reais a 20% do imposto devido.

Uma das novidades do declaração deste ano é a necessidade de informar o CPF dos dependentes com 12 anos ou mais. Em 2016, a obrigatoriedade valia para dependentes a partir de 14 anos.

A Receita estuda ampliar a exigência de informar o CPF para todos os dependentes, independentemente da idade, nos próximos anos. “Muitos cartórios já emitem a certidão de nascimento com o CPF. É uma garantia de identificação, facilita o trabalho de cruzamento”, disse o supervisor do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

Outra novidade do programa de declaração é que ele passará a pedir e-mail e número de celular dos contribuintes. O preenchimento dessas informações, entretanto, não será obrigatório. Segundo a Receita, os dados serão coletados somente para ampliar o cadastro e só serão utilizados com aviso-prévio e autorização dos contribuintes.

No ano passado, 600 mil contribuintes entregaram a declaração com atraso, entre maio e dezembro. A Receita também recebeu 1,8 milhão de declarações retificadoras.

Regras

Estão obrigadas a declarar o imposto todas as pessoas que tiveram rendimentos tributáveis superiores a 28.559,70 reais.

Também é exigido de quem ganhou mais de 40.000 reais em rendimentos não tributáveis, teve ganho com alienações de bens ou bolsa de valores, possuía propriedade com valor superior a 300.000 reais ou teve produção rural acima de 142.798,50.

O limite de deduções da opção simplificada — que substitui todas as deduções por uma taxa de 20% sobre os rendimentos — é de 16.754,34 reais. 

(Com Agência Brasil)

 


Arquivado em:Economia

Vídeo registra batalha épica entre tamanduá e onça na Amazônia

Posted: 22 Feb 2017 07:52 AM PST

Um vídeo divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mostra uma épica batalha entre um tamanduá-bandeira e uma onça-pintada – cena rara, considerando que esses grandes felinos costumam caçar presas menores. A luta foi registada por uma das 84 câmeras instaladas na Reserva Biológica do Gurupi, no Maranhão.

As imagens mostram o tamanduá avançando na onça, porém, o que acontece depois é difícil de prever. Os pesquisadores da reserva afirmam que não foi encontrado nenhum indício de que a luta teve um fim mortal para qualquer um dos animais. Por isso, eles acreditam que, ao que tudo indica, a onça fugiu logo em seguida, permitindo que o tamanduá seguisse seu caminho.

"Eu estava no escritório separando centenas de vídeos das câmeras – o que é legal, mas pode ser um pouco entediante depois da enésima gravação", conta Elildo Carvalho, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), ao The Guardian. "De repente, essa imagem inacreditável aparece na tela. Eu me senti capturado pelo incrível vídeo. Assisti várias e várias vezes, depois liguei para meus colegas anunciando que eles veriam algo que nunca tinham visto antes." Segundo ele, o vídeo só foi visto depois de um mês do ocorrido.

Espécies em declínio

Já é de conhecimento dos cientistas que onças-pintadas podem caçar tamanduás-bandeira. Porém, esses grandes felinos costumam preferir presas menores e mais fáceis de capturar. Além disso, como mostra o vídeo, tamanduás podem reagir aos ataques com suas garras afiadas, e qualquer movimento errado pode resultar fatal para o grande felino.

Mas não é apenas o tamanho e as habilidades de luta que tornam tamanduás presas improváveis. Esses animais são classificados como uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), o que significa que eles estão sob ameaça de extinção. A onça-pintada, comum nas florestas da Amazônia e na Mata Atlântica brasileira, também está com uma população em declínio, sendo classificada como uma espécie quase ameaçada.

Confira o vídeo divulgado pelo ICMBio:


Arquivado em:Ciência

De volta, Luis Fabiano critica China: ‘Só querem gastar’

Posted: 22 Feb 2017 07:45 AM PST

Recém-contratado pelo Vasco da Gama, o atacante Luis Fabiano parece não sentir saudades da vida e do futebol na China. Apesar de ter tido sucesso na Ásia — foi artilheiro da segunda divisão chinesa e campeão pelo Tianjin Quanjian — o jogador de 36 anos criticou a mentalidade dos dirigentes locais que, segundo ele, não pensam a longo prazo.

“Hoje, o futebol chinês vive uma fase de gastar dinheiro. Não estão pensando em se reestruturar e fazer coisas a longo prazo. O que eu vi foi clubes sem estrutura para formar equipes competitivas. Eles querem comprar o estrangeiro da moda, pois tem muito dinheiro lá. Mas vai faltar muito para crescerem em termos de campeonato e estrutura. Eles só estão dispostos a gastar”, afirmou o atacante em entrevista coletiva na terça-feira.

Apesar de exaltar a estrutura do Tianjin Quanjian, Luis Fabiano não foi muito otimista sobre o futuro da liga chinesa. “Eu acho que nem a longo prazo vão conseguir chegar a qualidade de um Brasileiro, um campeonato europeu, pois precisam mudar seus conceitos. Vi um roupeiro jogar no time B, por exemplo.”

Luis Fabiano e Jadson, do Corinthians, deixaram o Tianjin nesta temporada. O clube, porém, gastou novas fortunas para contratar duas estrelas do futebol internacional: o brasileiro Alexandre Pato, ex-Villarreal, e o belga Axel Witsel, ex-Zenit. Chegaram ao futebol chinês em 2017 outros atletas de renome, como o argentino Carlos Tevez e o brasileiro Oscar.


Arquivado em:Esporte, Placar

Irã está pronto para ‘dar tapa na cara’ dos EUA, diz comandante

Posted: 22 Feb 2017 07:40 AM PST

Os Estados Unidos devem esperar um “forte tapa na cara” caso subestimem as capacidades defensivas do Irã, disse nesta quarta-feira um comandante da elite da Guarda Revolucionária iraniana, à medida que Teerã concluiu exercícios militares. Desde que assumiu a Presidência dos EUA no mês passado, Donald Trump prometeu uma postura mais dura contra o Irã, alertando o país após seu teste de míssil balístico em 29 de janeiro e afirmando que todas as opções americanas estavam na mesa.

“O inimigo não deve ser confundido em suas avaliações e irá receber um forte tapa na cara caso cometa tal erro”, disse o general Mohammad Pakpour, chefe das forças em solo da Guarda Revolucionária, segundo o site de notícias da guarda, SepahNews.

Nesta quarta-feira, a Guarda Revolucionária concluiu três dias de exercícios com foguetes, artilharia, tanques e helicópteros, semanas após Trump alertar que colocou Teerã “em alerta” pelo lançamento de míssil. “A mensagem destes exercícios para a arrogância mundial é não fazer nada estúpido”, disse Pakpour. “Todos puderam ver hoje o poder que temos em solo”, completou.

A Guarda disse ter testado lançamento de “foguetes avançados” e usado drones em três dias de exercícios, realizados no centro e leste do Irã. À medida que tensões crescem com Israel, um analista militar da Tasnim disse que o Hezbollah, aliado ao Irã, pode usar mísseis Fateh 110, fabricados pelo Irã, para atacar de dentro do Líbano um reator nuclear israelense em Dimona.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Mundo

Marcelo Odebrecht depõe em ação que pode cassar mandato de Temer

Posted: 22 Feb 2017 07:37 AM PST

O empresário Marcelo Odebrecht, conhecido como o Príncipe entre as maiores empreiteiras do país, vai prestar depoimento na próxima quarta-feira, em Curitiba, no processo que pode resultar na cassação do mandato do presidente Michel Temer (PMDB). O relator do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Herman Benjamin, desembarcará na capital paranaense para ouvir Odebrecht e mais dois ex-diretores da companhia, entre eles o ex-diretor de Relações Institucionais Cláudio Melo Filho. Os depoimentos estão agendados para as 14h30 e serão sigilosos.

As oitivas dos três foram autorizadas pelo ministro Edson Fachin, relator dos processos da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), após parecer favorável do procurador-geral da República Rodrigo Janot. Preso desde junho de 2015 em Curitiba, Odebrecht se tornou delator do petrolão depois da avalanche de provas recolhidas contra o conglomerado do qual é herdeiro.

Nos depoimentos, Marcelo e os demais ex-executivos abordarão temas relacionados aos ainda sigilosos depoimentos de delação da Odebrecht e falarão de como o conglomerado atuou no financiamento da chapa formada por Dilma Rousseff e Michel Temer nas eleições de 2014. Os depoimentos dos 77 delatores da Odebrecht ainda são confidenciais e devem se tornar públicos dias após o feriado de Carnaval.

Em dezembro, VEJA publicou a íntegra dos anexos da delação de Claudio Melo Filho, que decidiu colaborar com a justiça depois de trabalhar por doze anos na cúpula da Odebrecht. Em 82 páginas, ele conta como a maior empreiteira do país comprou, com propinas milionárias, integrantes da cúpula dos poderes Executivo e Legislativo. O relato atinge o presidente Michel Temer, que pediu 10 milhões de reais a Marcelo em 2014. Segundo o delator, esse valor foi pago, em dinheiro vivo, a pessoas da estrita confiança de Temer, como Eliseu Padilha, chefe da Casa Civil, e José Yunes, amigo há cinquenta anos de Temer e ex-assessor especial do presidente. A delação de Melo também inclui políticos que integram a base de sustentação do governo Temer no Congresso, todos identificados com codinomes na lista de pagamentos – "Justiça" é o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), "Caju" é o senador e líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR), "Índio" é o atual presidente do Senado Eunício Oliveira e "Botafogo”, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ).

As oitivas de Marcelo Odebrecht e de seus ex-subordinados devem ser uma das últimas etapas antes de o ministro Herman Benjamin liberar para julgamento o processo que pode resultar na cassação de Temer e na declaração de inelegibilidade do peemedebista e da presidente cassada Dilma Rousseff.


Arquivado em:Brasil, Política

PDG vai entrar com pedido de recuperação judicial

Posted: 22 Feb 2017 07:35 AM PST

A PDG Realty vai entrar nesta quarta-feira com pedido de recuperação judicial perante a Comarca da Capital do Estado de São Paulo.

Segundo fato relevante divulgado nesta manhã, a decisão foi tomada porque o acordo de reestruturação de dívidas celebrado com os bancos em maio do ano passado não surtiu o efeito esperado.

Inicialmente, a PDG renegociou o cronograma de vencimentos com Bradesco, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Caixa Econômica Federal, mas em julho o acordo foi ampliado e passou a incluir o Banco Votorantim.

A construtora ainda contratou a empresa de assessoria de reestruturação RK Partners em novembro para apresentar um plano de resgate.

Mas o “Grupo PDG continuou a enfrentar sérias dificuldades na gestão e continuidade de seus empreendimentos imobiliários”, disse a empresa no fato relevante. Entre elas, a PDG destacou o crescente número de distratos, a queda das vendas, a interrupção de obras em andamento, o acúmulo de dívidas condominiais e de IPTU, bem como o grande volume de ações judiciais movidas por clientes, funcionários e prestadores de serviços.

Por isso, o conselho de administração da companhia concluiu que o ajuizamento da recuperação judicial é a “medida mais adequada” para manter a normalidade operacional das atividades da companhia e suas controladas, preservar o valor e proteger o caixa, segundo o documento.

Ainda de acordo com o fato relevante, uma Assembleia Geral Extraordinária foi convocada para ratificação do pedido.

Em 17 de fevereiro, a Reuters noticiou que a PDG considerava entregar prédios e terrenos em garantia aos credores antes de uma eventual recuperação judicial.

Nos nove primeiros meses de 2016, a PDG amargava prejuízo líquido de 2,868 bilhões de reais, bem superior ao resultado negativo de 795,4 milhões de reais apurado de janeiro a setembro de 2015. A dívida líquida e os custos a incorrer totalizavam 6 bilhões de reais ao final do terceiro trimestre.

A empresa deve divulgar os números do quarto trimestre e do consolidado de 2016 em 29 de março, conforme informações no site de Relações com Investidores.

As ações da PDG subiam 3,1 por cento, a 3,33 reais, nesta quarta-feira antes terem as negociações suspensas na BM&FBovespa em razão do anúncio.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Economia

Contra impunidade, OAB defende restrição do foro privilegiado

Posted: 22 Feb 2017 07:26 AM PST

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, defendeu a restrição do foro privilegiado, em nota divulgada à imprensa. Ele faz coro a uma articulação no Supremo Tribunal Federal (STF), encabeçada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que quer rediscutir o alcance do foro, restringido para apenas crimes cometidos no exercício do mandato.

Para Lamachia, essa redefinição de critérios deve acontecer “urgentemente”, sendo a impunidade uma das consequências das regras atuais, já que “a estrutura do Judiciário fica congestionada e não consegue julgar as ações, resultando em prescrições e morosidade”. Congestionamento que, na visão dele, ocorre pela “sobrecarga” dos tribunais superiores provocadas pelos processos contra detentores do foro.

Relator da Operação Lava Jato no STF, o ministro Edson Fachin já declarou também ser contra a manutenção das atuais regras. Para Fachin, o foro privilegiado, da maneira que é hoje, é “incompatível com o sistema republicano”. Ele fez a ressalva de que não tem certeza se a alteração pode ser feita através de uma mudança no entendimento do Supremo, ideia defendida por Barroso, ou se é necessária a aprovação de um projeto no Congresso Nacional.

O presidente da OAB disse, também, estar “empenhado” para que a entidade se engaje diretamente na correção das “distorções das leis atual”.

“Generoso”

Aprovado pelo Senado para assumir uma cadeira no STF, Alexandre de Moraes, declarou, em sabatina nesta terça-feira, que o Brasil é “extremamente generoso com o foro privilegiado”. Na avaliação do ministro licenciado da Justiça, a Constituição brasileira, de fato, é excessivamente ampla no que diz respeito ao privilégio de foro por função pública.

Hoje, são julgados por tribunais superiores o presidente da República, o vice-presidente, ministros de estado, senadores, deputados federais e o procurador-geral da República. Em sua fala, Moraes, no entanto, ressaltou a incerteza manifestada por Fachin e ponderou que o problema pode não ser necessariamente o foro, mas sim a estrutura do Poder Judiciário.

“Suruba selecionada”

Outro que comentou sobre as possíveis mudanças no foro privilegiado foi o líder do governo no Congresso, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que declarou, em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, que o foro não pode ser uma “suruba selecionada”. Ele fez a defesa de que, se as regras forem alteradas, devem ser para todos, incluindo aí juízes e integrantes do Ministério Público.

"Se acabar o foro, é para todo mundo. Suruba é suruba. Aí é todo mundo na suruba, não uma suruba selecionada", explicou Jucá. O senador do PMDB, investigado na Operação Lava Jato, disse não ser contra a restrição do foro privilegiado, desde que seja "uma regra para todo mundo".


Arquivado em:Brasil, Política

Com 55 votos, Senado aprova Alexandre de Moraes para STF

Posted: 22 Feb 2017 07:22 AM PST

O ministro licenciado Alexandre de Moraes foi aprovado pelo plenário do Senado nesta quarta-feira para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Com 55 votos a favor e 13 contra, Moraes que foi indicado pelo presidente Michel Temer para ocupar a cadeira deixada pelo ministro Teori Zavascki, morto em desastre aéreo em janeiro, está apto para tomar posse no STF. Ele será o revisor da Operação Lava Jato no plenário da Corte.

A votação desta manhã aconteceu por meio do painel eletrônico do Senado e foi secreta. Para ser aprovado, Moraes precisava de maioria absoluta, ou seja, 41 dos 81 senadores. Temer deverá publicar a nomeação de Moraes para o STF nesta quinta para que, em seguida, o STF possa marcar a data da posse. Treze senadores não estavam presentes na votação.

Moraes passou por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta terça e foi aprovado por 19 senadores que integram a comissão. Sete parlamentares votaram contra a nomeação. A sessão durou cerca de 12 horas.

Ao longo da sabatina, Moraes foi interpelado por 32 senadores. Além de responder a perguntas técnicas e falar sobre temas polêmicos, Moraes também se defendeu de críticas a episódios de sua biografia e à sua atuação profissional.

Sobre a Lava Jato, Moraes buscou reforçar que é um defensor da Operação. Negou que haja um desmonte na força-tarefa, destacou a importância da delação premiada e disse que é constitucional a execução de penas a partir da condenação em segunda instância.

Conhecido por falar demais e se envolver em encrencas desnecessárias, Moraes foi cauteloso ao responder às infindáveis — e muitas vezes repetidas — perguntas dos parlamentares da comissão. Evitou entrar em embates, não levantou o tom de voz e fugiu de questões espinhosas, como aborto e descriminalização das drogas.


Arquivado em:Brasil, Política

Corinthians x Palmeiras: 10 clássicos marcantes do século

Posted: 22 Feb 2017 07:00 AM PST

Corinthians x Palmeiras é um dos jogos mais importantes do futebol mundial. Em 2017, o clássico completa 100 anos de história – o primeiro foi jogado em 6 de maio de 1917 e vencido pelo time alviverde, então chamado de Palestra Itália, por 3 a 0. Nesta quarta-feira, acontecerá o primeiro clássico do ano do centenáriono Itaquerão, às 21h45 (de Brasília).

Abaixo, PLACAR relembra dez partidas que marcaram o clássico neste século 21: 

08/03/2003 – Corinthians 4 x 2 Palmeiras (Morumbi)

O Palmeiras jogaria pela primeira vez a série B do Campeonato Brasileiro naquele ano. No Paulista, os clubes se enfrentariam na semifinal. Após empate em 2 x 2 no jogo de ida, o Corinthians venceu por 4 x 2 a partida de volta, classificando-se para a final. E seria campeão sobre o São Paulo.

26/03/2006 – Corinthians 1 x 1 Palmeiras

Em clássico apimentado no Morumbi, Nilmar e Washington marcaram os gols do empate que foi ruim para as duas equipes – e favoreceu o Santos, que seria campeão. O atacante argentino Carlos Tevez foi o personagem do jogo: teve um lindo gol anulado em decisão bastante controversa da arbitragem. E ainda discutiu com o ídolo adversário, Edmundo, em cena eternizada que ilustra bem a grandeza do clássico.

04/03/2007 – Corinthians 0 x 3 Palmeiras (Morumbi)

Em 2007, Edmundo deu show contra o Corinthians e marcou dois gols, garantindo a vitória e ainda fez o Palmeiras passar o rival em pontos na classificação.

02/03/2008 – Corinthians 0 x 1 Palmeiras (Morumbi)

O Corinthians tinha acabado de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. O Palmeiras, com um novo time, preparava-se para conquistar o estadual após 12 anos. O chileno Jorge Valdívia marcou o gol no segundo tempo e saiu fazendo o sinal de “chororô” na comemoração. Esse foi o último jogo entre os clubes no Morumbi.

08/03/2009 – Palmeiras 1 x 1 Corinthians (Prudentão)

O jogo marcou o retorno de Ronaldo ao futebol, após sua vitoriosa passagem pela Europa. Era seu segundo jogo oficial pelo clube, após estrear contra o Itumbiara, pela Copa do Brasil, em empate por 0 x 0. O Palmeiras vencia por 1 x 0, quando Ronaldo, de cabeça, aos 45 do segundo tempo, empatou e colocou abaixo o alambrado do estádio de Presidente Prudente.

 

 

06/02/2011 – Corinthians 1 x 0 Palmeiras (Pacaembu)

O Corinthians tinha acabado de ser eliminado na pré-Libertadores pelo modesto Deportes Tolima, da Colômbia. Uma derrota para o Palmeiras, naquele momento, poderia tirar Tite do comando do Corinthians e mudar toda a história do clube alvinegro. Mas, no Pacaembu, o lateral Alessandro garantiu o 1 x 0 para o Corinthians, que passaria a construir a equipe campeã do Brasileiro daquele ano e da Libertadores e do Mundial de 2012.

01/05/2011 – Palmeiras (5) 1 x 1 (6) Corinthians (Pacaembu)

Na semifinal de 2011, o Palmeiras foi mandante e jogou melhor, mas o Corinthians conseguiu uma importante vitória e avançou à decisão, na qual seria derrotado pelo Santos. Mesmo tendo saído atrás, buscou o empate, após a expulsão do zagueiro Danilo, do Palmeiras. Depois desse jogo, com o técnico Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras passou a mandar menos jogos no Pacaembu. O goleiro Júlio César foi o herói corintiano ao defender a cobrança de João Vitor.

28/02/2015 – Palmeiras 0 x 1 Corinthians (Allianz Parque)

Foi o primeiro clássico do Allianz Parque,a  reformada casa alviverde. O zagueiro Vitor Hugo falhou feio ao recuar uma bola e acabou entregando o gol para o rival, de Danilo, que garantiu o resultado, mesmo com a expulsão do goleiro Cássio.

19/04/2015 – Corinthians (5) 2 x 2 (6) Palmeiras (Itaquerão)

Primeiro e, até aqui, único jogo entre as equipes no estádio pelo Campeonato Paulista, válido pela semifinal do Paulistão. O Palmeiras abriu o placar, sofreu a virada, mas empatou com Rafael Marques. Nos pênaltis, o Palmeiras poderia ter sido eliminado na última cobrança, de Elias, mas o goleiro Fernando Prass brilhou. Pegou a cobrança e repetiu o feito no último chute de Petros, nas alternadas, garantindo o Palmeiras na decisão e a festa da torcida visitante.

03/04/2016 – Palmeiras 1 x 0 Corinthians (Pacaembu)

O Palmeiras não vencia o Corinthians no Pacaembu desde 1995. Vinte e um anos depois, a fila quase se manteve, quando Lucca teve um pênalti para abrir o placar, mas Fernando Prass defendeu a cobrança e, no contra-ataque, após cobrança de falta na área, Dudu, de cabeça, marcou o gol da vitória palmeirense.


Arquivado em:Esporte, Placar

Plenário do Senado vota indicação de Moraes ao STF; assista

Posted: 22 Feb 2017 06:51 AM PST

O plenário de Senado vota a indicação do ministro licenciado Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira. A sessão já foi aberta pelo presidente Eunício Oliveira (PMDB-CE) e, neste momento, senadores fazem discurso em plenário. Moraes precisa da aprovação de 41 dos 81 senadores.

Acompanhe a sessão:

Nesta terça, em sessão que durou mais de onze horas, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou por 19 votos a 7 a indicação do ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada por Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo no início deste ano. Agora, o seu nome deve ser aprovado no plenário por pelo menos 41 dos 81 senadores, o que está previsto para acontecer em sessão convocada para as 11 horas desta quarta-feira..

A sabatina de Moraes foi a segunda mais longa dos últimos 20 anos, ficando atrás apenas da do ministro Edson Fachin, que se arrastou por mais de 12 horas, em maio de 2015.

Conforme era esperado, as questões mais embaraçosas vieram dos parlamentares da oposição, que antes da sessão começar tentaram adiar a sabatina, recorrendo, inclusive, a um projeto antigo do senador Aécio Neves (PSDB) que previa mudar as regras de indicação ao STF. Os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Gleisi Hoffman (PT-PR) insistiram com o ministro da Justiça para que "aproveitasse a oportunidade" para declarar-se impedido de julgar ações relacionadas à Operação Lava Jato e ao PT. Eles argumentavam que o gesto mostraria ao país que o governo Temer, cujos principais membros são citados na delação da Odebrecht, não pretendia, com a indicação de Moraes, abafar a operação que desvendou o esquema de corrupção na Petrobras.

Se for efetivado no cargo pelo Senado, Moraes se tornará automaticamente o revisor dos processos referentes à Lava Jato no plenário do Supremo — ou seja, aqueles que envolvem os presidentes da República, do Senado e da Câmara. Ele também pode eventualmente ser escolhido ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que julga irregularidades cometidas por partidos políticos.

Na resposta, o ministro da Justiça se recusou a declarar a suspeição e lembrou que é uma "tradição histórica" no Supremo a indicação de pessoas que atuaram no Executivo e no Legislativo, lembrando o caso dos ministros Gilmar Mendes (ex-advogado-geral da União do governo FHC), Dias Toffoli (ex-advogado do PT), e Edson Fachin (que defendeu publicamente a candidatura de Dilma Rousseff). "Nenhum deles deixou de ter atuação imparcial. Em relação a nenhum desses ministros houve qualquer problema em relação a independência", completou Moraes. 

Em linhas gerais, Moraes buscou reforçar que é um defensor da Operação. Negou que haja um desmonte na força-tarefa, destacou a importância da delação premiada e disse que é constitucional a execução de penas a partir da condenação em segunda instância. 

Sobre a sua nomeação contrariar a sua própria tese de doutorado, na qual argumenta que pessoas que exercem cargos de confiança no governo não devem ser indicadas ao Supremo, afirmou que uma coisa é o debate acadêmico e outra é seguir as normas em vigor na Constituição. "Assim como vários senadores defendem voto distrital e nem por isso deixam de ser candidatos nas regras que a democracia estabelece", explicou.

Num aceno aos senadores, que o interpelaram diversas vezes sobre a intromissão do STF no Legislativo, Moraes teceu críticas ao que chamou de "excessivo ativismo judicial" como "substituição de uma opção legítima do legislador".


Arquivado em:Política

Felipão estreia com goleada e Valdivia perde na Ásia

Posted: 22 Feb 2017 06:46 AM PST

Duas figuras muito conhecidas do futebol brasileiro disputaram jogos neste meio de semana na Liga dos Campeões da Ásia. O treinador Luiz Felipe Scolari estreou no torneio com goleada de 7 x 0 de seu time, o Guanghzou Evergrande, da China, sobre o Eastern AA, atual campeão de Hong Kong. Já o Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, do meia chileno Jorge Valdivia, também ex-Palmeiras, estreou nesta primeira fase com derrota de 2 x 1 para o Al-Rayyan, do Catar.

O Guangzhou Evergrande, atual hexacampeão chinês, estreou no grupo G da competição na manhã desta quarta com goleada de 7 x 0, com show dos brasileiros. Com quatro minutos de jogo, o atacante ex-Cruzeiro Ricardo Goulart abriu o placar, de pênalti. Quando o jogo estava em 2 x 0, Alan, atacante ex-Fluminense perdeu um pênalti. Contudo, aos 20 da segunda etapa, quando o jogo estava em 4 x 0 para o time chinês, o atacante marcou seu gol. O volante Paulinho, ex-Corinthians, constantemente convocado pela seleção brasileira, marcou o sexto.

Já o time de Hong Kong é o primeiro a disputar uma competição internacional de alto nível (principal torneio interclubes da Ásia) treinado por uma mulher, Chan Yuen-ting, que foi a primeira mulher a conquistar um título nacional no comando de um time masculino.

Já o Al-Wahda do meia Valdivia, terceiro colocado do Campeonato Nacional dos Emirados Árabes Unidos na última temporada, já havia feito sua estreia no dia 7 de fevereiro, contra o Al-Wehdat, da Jordânia, ainda na pré-Liga dos Campeões. O time venceu por 3 x 0 e Valdivia foi titular, mas acabou substituído. Com o triunfo, classificou-se para a fase de grupos, mas estreou na tarde desta terça, com derrota.

O Al-Wahda jogou como visitante no Catar, diante do Al-Rayyan, clube campeão catari na última temporada, e perdeu por 2 x 1, na estreia do grupo D. Dessa vez, Valdivia começou como reserva e entrou apenas aos 13 do segundo tempo, quando o jogo estava empatado por 1 x 1. Dois minutos após sua entrada, seu time sofreu o gol da derrota.

Esse foi apenas o primeiro jogo das duas equipes na primeira fase da Liga dos Campeões da Ásia. Cada equipe jogará mais cinco vezes e luta por duas vaga em cada chave, para a fase de mata-mata.


Arquivado em:Esporte, Placar