USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Notícias

Notícias


Queda de helicóptero com socorristas deixa 6 mortos na Itália

Posted: 24 Jan 2017 09:36 AM PST

Seis pessoas morreram nesta terça-feira na queda de um helicóptero dos serviços de socorro que trabalhava no resgate de um ferido em uma pista de esqui em um resort de Campo Felice, a 120 quilômetros de Roma, centro da Itália.

O helicóptero não integrava a equipe de socorristas designados para atender vítimas do terremoto e avalanche que atingiu a região na semana passada.

“[A aeronave] estava voando para resgatar pessoas das pistas de esqui. Não tem relação com a avalanche e o terremoto”, disse o porta-voz da polícia da cidade de L’Aquila.

O helicóptero transportava cinco membros da tripulação e o esquiador ferido em direção ao hospital de L’Aquila. Testemunhas ouviram uma forte explosão no momento do acidente.

Na semana passada, fortes terremotos na região central da Itália provocou uma avalanche sobre um hotel na cidade de Farindola, na província italiana de Pescara. Até agora, quinze mortos foram contabilizados.

Avalanche atinge hotel na Itália após terremoto(Guardia Di Finanza/Handout/Reuters)" description="Avalanche atinge o Hotel Rigopiano em Farindola, na região central da Itália, após sequência de terremotos - 19/01/2017">Avalanche atinge hotel na Itália após terremoto(Guardia Di Finanza/Handout/Reuters)" description="Avalanche atinge o Hotel Rigopiano em Farindola, na região central da Itália, após sequência de terremotos - 19/01/2017">Avalanche atinge hotel na Itália após terremoto(Guardia Di Finanza/Handout/Reuters)" description="Avalanche atinge o Hotel Rigopiano em Farindola, na região central da Itália, após sequência de terremotos - 19/01/2017">avalanche_italia(Reuters/VEJA.com)" description="O Hotel Rigopiano soterrado pela neve, na Itália">Avalanche atinge hotel na Itália após terremoto(Guardia di Finanza/AFP)" description="Avalanche atinge o Hotel Rigopiano em Farindola, na região central da Itália, após sequência de terremotos - 19/01/2017">Avalanche atinge hotel na Itália após terremoto(Guardia Di Finanza/Handout/Reuters)" description="Avalanche atinge o Hotel Rigopiano em Farindola, na região central da Itália, após sequência de terremotos - 19/01/2017">

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Mel Gibson comemora nascimento do nono filho

Posted: 24 Jan 2017 09:26 AM PST

Aos 61 anos, Mel Gibson acaba de se tornar pai pela nona vez. Lars Gerard Gibson nasceu na sexta-feira (20), em Los Angeles, pesando cerca de 3 kg. O bebê é o primeiro herdeiro do ator e diretor com a atual namorada, a escritora Rosalind Ross. “Eles estão emocionados, Lars é adorável. Mel e sente nas nuvens. Eles estão em casa e todo mundo está saudável e feliz”, disse uma fonte à revista People.

Nesta terça, Gibson ganhou mais um motivo para se sentir feliz: ele foi indicado ao Oscar de Melhor Direção pelo drama de guerra Até o Último Homem.

 


Arquivado em:Entretenimento

Israel aprova construção de 2.500 casas na Cisjordânia

Posted: 24 Jan 2017 09:03 AM PST

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Avigdor Lieberman, aprovaram nesta terça-feira a construção de 2.500 casas na Cisjordânia, a maioria em colônias dos territórios palestinos ocupados. Quatro dias após a posse de Donald Trump, nos Estados Unidos, Israel já demonstra se sentir encorajado a expandir os assentamentos, apesar das pressão internacional.

Na semana passada, representantes de setenta países se reuniram na França e alertaram que Israel deve parar a expansão em território reivindicado por palestinos, pois prejudica qualquer esperança de atingir a paz por meio da solução de dois Estados. Ainda assim, a saída de Barack Obama, forte crítico dos assentamentos e com uma relação tensa com Netanyahu, deu força para que Israel siga com as construções.

“Voltamos a uma vida normal em Judeia e Samaria (nome bíblico para os territórios palestinos da Cisjordânia)”, declarou Lieberman. No último domingo, Netanyahu já havia anunciado que suspenderá as restrições para ampliar assentamentos em Jerusalém Oriental, adotadas por pressão global, depois da aprovação da construção de 566 casas na região ocupada da cidade. Segundo Netanyahu, Israel “está construindo e continuará construindo”.

A maioria das unidades está localizada nos blocos de assentamentos e cerca de 100 delas serão erguidas nas colônias de Betel e Migron, informou em comunicado o Ministério da Defesa. A nota oficial do governo de Israel assegura que também será desenvolvida uma zona industrial perto de Hebron, “uma das maiores infraestruturas previstas até agora”.

Palestina

O porta-voz de presidência da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Nabil Abu Rudeina, condenou a decisão do governo de Israel e advertiu que o anúncio trará consequências. Além disso, Rudeina responsabilizou a comunidade internacional por sua indiferença e pediu uma reação do Ocidente, segundo a agência de notícias Wafa.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Amy Adams, ‘Deadpool’ e os esnobados pelo Oscar 2017

Posted: 24 Jan 2017 08:30 AM PST

Todos os anos, ao anunciar os concorrentes ao Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desaponta profundamente as expectativas de fãs e da crítica especializada — que não cansam de “xingar no Twitter”. Amy Adams — já tida nas redes sociais como “o novo Leonardo DiCaprio” —, protagoniza a maior polêmica: a ruiva era elegível para a categoria de melhor atriz tanto por A Chegada, quanto por Animais Noturnos, mas acabou fora da corrida. Deadpool também foi esquecido. Apesar de todas as críticas positivas que recebeu e as muitas indicações ao Globo de Ouro, no Oscar, o super-herói da Marvel acabou sem nenhuma categoria.

Confira abaixo os principais “foras” da 89ª edição do Oscar:

Amy Adams

Filme "A Chegada"

Cena do filme ‘A Chegada’ (Divulgação)

Apesar de contar com dois filmes poderosos na manga, A Chegada e Animais Noturnos, Amy Adams não foi indicada por nenhum deles ao prêmio de melhor atriz. A ausência da ruiva na lista foi lamentada nas redes sociais por fãs e críticos que se surpreenderam com sua performance em ambas as produções. Alguns até alegaram que a veterana Meryl Streep, indicada pela 20ª vez ao Oscar, deveria "pular" essa edição e abrir espaço para concorrentes em ascensão, como Amy.

 

Trolls

Cena do filme 'Trolls', dirigido por Mike Mitchell e Walt Dohrn

Cena do filme ‘Trolls’, dirigido por Mike Mitchell e Walt Dohrn (Divulgação)

Colorido, divertido e musical, o filme da Dreamworks agradou às crianças (e aos pais em busca de mensagens fofinhas e otimistas), mas não à Academia, que deixou o longa de fora da categoria de melhor animação. Dublador de Tronco, o troll cinzento e rabugento, Justin Timberlake ficará responsável por representar a produção na cerimônia com a performance de Can´t Stop The Feeling, que concorre ao prêmio de melhor canção original.

Trabalho Interno

'Trabalho Interno', cruta escrito e dirigido pelo brasileiro Leo Matsuda (Foto: Reprodução/ Walt Disney Studios)

‘Trabalho Interno’, curta escrito e dirigido pelo brasileiro Leo Matsuda (Foto: Walt Disney Studios)

Escrito e dirigido pelo brasileiro Leo Matsuda, o curta sobre a dualidade cérebro-coração abre as sessões de Moana: Um Mar de Aventuras. A produção chegou aos pré-selecionados da categoria de curta de animação do Oscar, mas não foi indicada, levando consigo a única possível representação do Brasil no prêmio.

Jackie

Natalie Portman como Jackie Kennedy no filme 'Jackie'

Natalie Portman como Jackie Kennedy no filme ‘Jackie’ (Divulgação)

A excelente interpretação de Natalie Portman no papel-título não foi esquecida, mas Jackie merecia mais. O longa dirigido por Pablo Larraín aborda a inesperada viuvez da primeira-dama dos Estados Unidos, concentrando-se nos amargos quatro dias posteriores ao assassinato de John F. Kennedy, e poderia figurar entre os indicados a melhor filme.

Animais Noturnos

amy_adams_animais_noturnos_750

Famoso no mundo da moda, o estilista Tom Ford demonstrou maturidade e eficiência em seu segundo trabalho como diretor de cinema. Animais Noturnos é um thriller psicológico de primeira linha repleto de camadas e contrastes – principalmente entre o feio e o belo – e que certamente deveria concorrer às categorias de melhor filme e direção. A única indicação do longa ao prêmio ficou com Michael Shannon como melhor ator coadjuvante.

Estrelas Além do Tempo

hidden-figures

Embora indicado ao prêmio de melhor filme, a boa trilha sonora de Estrelas Além do Tempo foi ignorada pelo Oscar. Pharell Williams encabeçou a composição das canções originais, embaladas por jazz, respingos da música cristã e um afinadíssimo coro de mulheres negras.

Deadpool

Ryan Reynolds interpreta o personagem "fora da curva" Deadpool (VEJA.com/Divulgação)

Ryan Reynolds interpreta o personagem “fora da curva” Deadpool (VEJA.com/Divulgação)

Todo o burburinho ao redor do “super-herói para adultos” não rendeu ao filme nenhuma indicação ao Oscar. Ryan Reynolds, o protagonista, era uma aposta para o prêmio de melhor ator, e embora a produção dificilmente chegasse aos indicados a melhor filme, estava bem cotada para grande parte dos prêmios técnicos.

Elle

elle_mat4

O longa rendeu à francesa Isabelle Huppert o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama. Ela consolida o bom trabalho com uma indicação na mesma categoria do Oscar. Contudo, o belíssimo e intrigante Elle não passou nem pela primeira peneira da Academia para o prêmio de filme estrangeiro. Uma pena.


Arquivado em:Entretenimento

Candidatos da 2ª data do Enem relatam problemas com Sisu

Posted: 24 Jan 2017 07:37 AM PST

Os candidatos que fizeram a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 3 e 4 de dezembro, relatam não conseguir fazer a inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), aberto nesta terça-feira, dia 24.

O Sisu é utilizado para selecionar candidatos para 238.397 vagas de graduação, em 131 instituições de ensino federais e estaduais públicas, por meio das notas do Enem. Em 18 de janeiro, quando as notas do exame foram divulgadas, esses candidatos também tiveram dificuldade de acessá-las.

Nas redes sociais, e especialmente na página oficial do Ministério da Educação (MEC), os estudantes relatam problemas para acessar o sistema. Quando tentam logar no site do programa, os candidatos são informados que seu número de inscrição ou senha estão incorretos. Além disso, muitos alegaram que as opções de cursos não aparecem na hora de se inscrever.

“Que desagradável, hein MEC? Vários (candidatos) sendo prejudicados com esse erro. Estou tentando me inscrever, e o erro ainda persiste. O pior, é ligar para a central e ainda receber o aviso ‘No momento nossos atendentes estão ocupados.’ Brincadeira, né?”, disse um jovem nas redes sociais. “Muito bom saber que a galera que fez a primeira aplicação já conseguiu se inscrever e está disputando vagas, enquanto a gente aqui, da segunda aplicação, ficamos sentados pagando de trouxas enquanto o tempo passa”, disse outro candidato.

O MEC alegou, através de comunicado, que a as dificuldades de acesso estão sendo sanadas, “assegurando que não haverá prejuízo a nenhum candidato”. O Ministério também informou que pelo menos 100 mil candidatos mudaram suas senhas de acesso ao sistema hoje, o que os impede de acessar ao SISU temporariamente.

As inscrições no Sisu ficam abertas até sexta-feira, 27. Os estudantes podem selecionar até duas opções de curso para pleitear uma vaga. Durante as inscrições, o sistema calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas ofertadas e no total de candidatos inscritos para cada curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da seleção, não garantindo, necessariamente, a vaga desejada. O resultado da chamada regular sai no dia 30 de janeiro.

Ocupações

A segunda aplicação do Enem ocorreu após o exame ser adiado em escolas que estavam ocupadas na data oficial do exame, em 5 e 6 de novembro. A nova prova foi aplicada em 166 municípios para 277.624 pessoas.

Os estudantes ocuparam os prédios escolares em protesto contra PEC 241 que estabelece um teto para os gastos públicos, incluindo saúde e educação, e a proposta de reforma do ensino médio, entre outros pontos.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Educação

Sons em gravador podem ajudar FAB a esclarecer acidente com Teori

Posted: 24 Jan 2017 07:28 AM PST

A recuperação do gravador de voz e a extração de seu conteúdo deram novas alernativas para a investigação a respeito do acidente que vitimou o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) e outras quatro pessoas. Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica que investiga acidentes aéreos, a análise não vai se concentrar apenas nos diálogos registrados na cabine mas, também, em outros sons e ruídos técnicos que indiquem detalhes sobre a operação da aeronave.

Em nota enviada pela Força Aérea Brasileira (FAB), o coronel Marcelo Moreno, chefe da divisão de operações do Cenipa, diz que esses outros sons podem ser importantes para a investigação. “Nós analisamos sons diferentes, em que possamos identificar, hipoteticamente falando, o ruído de um trem de pouso sendo baixado, a aplicação de algum grau de flap ou outro equipamento aerodinâmico da aeronave”, apontou.

Cockpit Voice Recorder (CVR), responsável por registrar os diálogos dentro do avião PR-SOM (Agência Força Aérea/Cabo Feitosa/Divulgação)

Para evitar risco de curto-circuito, os técnicos do órgão precisaram trocar o cabo que liga o gravador à estrutura de memória, uma vez que a água salgada do mar aumentaria a possibilidade de perda de informações. A etapa atual é o tratamento do áudio, para que os dados possam ser analisados pelos investigadores.

Sem anormalidade

Na nota, a FAB diz ainda que “em uma análise preliminar, os dados extraídos não apontam qualquer anormalidade nos sistemas da aeronave”, confirmando informação antecipada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira de que áudio não registrou falas do piloto sobre problemas técnicos na aeronave nas conversas que ele teve, sobretudo com outros que pilotavam pela região. Nestas conversas, ainda segundo o jornal, os registros da cabine teriam captado diálogos em que o piloto Osmar Rodrigues informava aos colegas que esperaria a melhora do tempo para pousar. Logo depois, a gravação foi interrompida.

Nesta segunda-feira, o juiz federal Raffalle Felice Pirro, da 1ª Vara Federal de Angra dos Reis (RJ), decretou sigilo de justiça para o inquérito instaurado para apurar o acidente. Além de Teori, viajavam o empresário Carlos Alberto Filgueiras, a massoterapeuta Maria Panas e a mãe dela, a professora Maria Hilda Panas.


Arquivado em:Brasil, Política

Justiça libera aumento de velocidade nas Marginais

Posted: 24 Jan 2017 07:11 AM PST

A desembargadora Flora Maria Nesi Tossi Silva, da 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, derrubou nesta terça-feira a liminar que proibia a gestão Doria (PSDB) de aumentar a velocidade das Marginais Tietê e Pinheiros. A juíza, que levou um dia para avaliar o recurso impetrado pelo prefeito, escreveu que a segurança no trânsito não “deriva exclusivamente” da redução dos limites de velocidade e que a prefeitura elencou “estudos e pesquisas” que mostram que a medida virá acompanhada de ações para diminuir os acidentes fatais nas duas vias de trânsito rápido.

“Observa-se, porém, que, no caso concreto, considerando as características do Município de São Paulo, notadamente seu gigantismo, e dos notórios problemas quanto à mobilidade urbana, o aumento ou diminuição de velocidade nas vias marginais Pinheiros e Tietê não se refere à medida que diga respeito somente à segurança no trânsito, devendo ser também tratada como providência que reflete na qualidade de vida dos usuários das marginais, de outras vias públicas de São Paulo que a elas se interligam e na fluidez do trânsito”, afirmou a magistrada, no despacho.

A desembargadora também escreveu que não cabe à Justiça avaliar a eficácia de políticas públicas — no caso, o programa Marginal Segura — “antes mesmo de implantada”. Mas que, depois de instituída, “nada impede que seja reanalisada a matéria” por parte do Poder Judiciário com base nos efeitos positivos ou negativos das novas regras.  

Com esse decisão, a prefeitura está liberada para aumentar as velocidades de 70 km/h para 90 km/h na pista expressa, de 60 km/h para 70 km/h na central, e 50 km/h para 60 km/h na local. A exceção será a primeira faixa da pista local, que permanece em 50 km/h. Conforme foi anunciado pela administração municipal no fim do ano passado, as novas normas devem começar a valer a partir da 0h desta quarta-feira, no aniversário de São Paulo. A medida era uma das principais bandeiras do prefeito João Doria durante a campanha eleitoral.

Na última sexta-feira, o juiz Luis Manoel Fonseca Pires, da 4ª Vara da Fazenda Pública, concedeu liminar — agora suspensa — a uma ação proposta pela Associação de Ciclistas Urbanos da Cidade de São Paulo (Ciclocidade), que dizia que o aumento das velocidades traria risco ao trânsito, especialmente a ciclistas e pedestres. Em sua decisão, Fonseca afirmou que não havia estudos que “revelassem alternativas à mudança da política pública” e que “resultados estatísticos” mostravam que a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) havia “acertado” na medida.

 


Arquivado em:Brasil, Política

Em 1ª reunião com deputados, Trump espalha ‘fatos alternativos’

Posted: 24 Jan 2017 06:41 AM PST

Em sua primeira reunião com congressistas americanos, o presidente Donald Trump compartilhou ‘fatos alternativos’. A expressão, utilizada por sua assessora Kellyanne Conway para justificar a menor audiência na posse de Trump em relação à de Obama, parece fadada a ser uma marca do início do governo. Trump, voltou a dizer que ganhou da democrata Hillary Clinton também no voto popular. De acordo com o jornal The New York Times, Trump disse que entre três e cinco milhões de imigrantes ilegais (e não autorizados a votar) escolheram Hillary nas urnas. Porém, essa é uma versão mentirosa dos fatos, compartilhada em redes sociais e em notícias falsas.

Por causa das singularidades do sistema eleitoral nos Estados Unidos, o republicano teve menos votos na contagem geral, mas ganhou a contagem no colégio eleitoral e por isso conquistou o mandato. De acordo com o NYT, não há evidências de fraudes no país, muito menos de milhões delas. Trump apenas repetiu o que ele já havia dito em um tuíte em novembro.

Além disso, o político também comentou sobre a quantidade de pessoas que estavam em Washington para a cerimônia de posse. Desta vez, ele não deu números, mas disse que era a maior multidão que ele já havia visto, segundo relatou o deputado democrata Steny Hoyer à rede CNN.

O presidente Donald Trump caminha pelas ruas de Washington ao lado de sua mulher Melania Trump(Evan Vucci/Pool/Reuters)" description="O presidente Donald Trump caminha pelas ruas de Washington ao lado de sua mulher Melania Trump">Cortejo pelas ruas de Washington durante cerimônia de posse do presidente eleito, Donald Trump(Joshua Roberts/Reuters)" description="Cortejo pelas ruas de Washington durante cerimônia de posse do presidente eleito, Donald Trump">O presidente Donald Trump caminha pelas ruas de Washington ao lado de sua mulher Melania Trump(Jonathan Ernst/Reuters)" description="O presidente Donald Trump caminha pelas ruas de Washington ao lado de sua mulher Melania Trump">O presidente Donald Trump se prepara para desfilar pelas ruas de Washington, após a cerimônia de posse(Michael Heiman/Getty Images)" description="O presidente Donald Trump se prepara para desfilar pelas ruas de Washington, após a cerimônia de posse">O presidente Donald Trump fala durante almoço no Capitólio, após sua cerimônia de posse, em Washington(Aaron P. Bernstein/Getty Images)" description="">Donald Trump assina documento durante sua posse como presidente dos Estados Unidos(J. Scott Applewhite/Pool/Getty Images)" description="">Donald Trump Is Sworn In As 45th President Of The United States(J. Scott Applewhite/Pool/Getty Images)" description="Donald Trump assina documento durante sua posse como presidente dos Estados Unidos">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Carlos Barria/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Robyn BECK/AFP)" description="">(Rob Carr/Getty Images/AFP)" description="">(Lucas Jackson/Reuters)" description="">(Carlos Barria/Reuters)" description="">(/AFP)" description="">(Mandel Ngan)" description="">(Toby Melville)" description="">(Lucy Nicholson/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images)" description="">(SAUL LOEB/AFP)" description="">(Mandel NGAN/AFP)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Toby Melville/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(Scott Olson/Getty Images)" description="">(Lucy Nicholson/Reuters)" description="">(Scott Olson/Getty Images/AFP)" description="">(Win McNamee/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(SAUL LOEB/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Jessica Kourkounis/Getty Images/Getty Images)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Joshua Roberts/Reuters)" description="">(Theo Wargo/Getty Images/AFP)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Mandel NGAN/AFP)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(Chris Kleponis/Getty Images)" description="">(Alex Wong/Getty Images)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images)" description="">(Brendan SMIALOWSKI/AFP)" description="">(Scott Olson/Getty Images)" description="">(Paul J. Richards/AFP)" description="">(Daniel Acker/Getty Images)" description="">(Scott Olson/AFP/Getty Images)" description="">(Patrick Smith/Getty Images/AFP)" description="">(Aaron P. Bernstein/Getty Images)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Joe Raedle/Getty Images/AFP)" description="">
Arquivado em:Mundo

‘La La Land’ iguala ‘Titanic’ em recorde de indicações ao Oscar

Posted: 24 Jan 2017 06:30 AM PST

La La Land – Cantando Estações lidera a lista de indicados ao Oscar 2017, anunciados nesta terça-feira. O filme que chega como favorito à premiação obteve 14 indicações no total, igualando o recorde estabelecido por Titanic (1997) e A Malvada (1950), que conquistaram o mesmo número de indicações.

Ser indicado a tantos prêmios não é garantia de vitória. A Malvada, por exemplo, saiu com seis estatuetas: melhor filme, diretor, atriz, roteiro, figurino, e som. Já Titanic entrou para a história, ao lado de Ben-Hur e Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei, ao levar 11 estatuetas: filme, diretor, fotografia, direção de arte, figurino, som, efeitos visuais, trilha-sonora, canção original, edição de som e montagem.

La La Land foi lembrado nas principais categorias, como melhor filme, ator (Ryan Gosling), atriz (Emma Stone), diretor e roteiro original. Ele também compete em várias disputas técnicas: fotografia, montagem, figurino, direção de arte, edição de som, mixagem de som, trilha-sonora, e duas indicações em canção original.

Depois do musical, os filmes com maior número de indicações ao Oscar 2017 são os dramas Moonlight: Sob A Luz do Luar e A Chegada, com oito cada.

A cerimônia de premiação do Oscar 2017 acontece no dia 26 de fevereiro, em Los Angeles, e será apresentada por Jimmy Kimmel.

 

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Yahoo adia sua venda para Verizon até próximo trimestre

Posted: 24 Jan 2017 06:28 AM PST

A companhia tecnológica Yahoo adiou sua venda para o gigante de comunicações americana Verizon, pré-acordada em 4,8 bilhões de dólares (15,18 bilhões de reais) e inicialmente prevista para início deste ano, para o próximo trimestre, segundo informações da empresa divulgadas na segunda-feira.

O Yahoo anunciou esta decisão junto com seus resultados anuais que mostram lucro de 162 milhões de dólares (512,34 bilhões de reais) no último trimestre do ano, apesar de dois grandes ataques cibernéticos reconhecidos pela empresa neste período, durante o processo de acordo com a Verizon.

A diretora-executiva do Yahoo, Marissa Mayer, disse ontem em comunicado que as perspectivas com a Verizon são “brilhantes”, apesar de fontes do gigante de comunicações confirmaram ao jornal The New York Times que seguem analisando o impacto dos ciberataques antes de fechar a compra.

O Yahoo reconheceu em setembro e dezembro do ano passado, após concordar em julho sua venda para Verizon, dois grandes roubos de informações ocorridos em 2013 e 2014 que afetaram no total a cerca de 1,5 milhão de usuários. O pré-acordo com Verizon contempla a venda do negócio publicitário do Yahoo, websites, aplicativos móveis e e-mails.

(Com EFE)


Arquivado em:Economia, Tecnologia

Gasto de brasileiros em viagens ao exterior recua 16,5% em 2016

Posted: 24 Jan 2017 06:19 AM PST

O gasto de brasileiros em viagens ao exterior recuou 16,5% em 2016 em relação ao ano passado, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC) nesta terça-feira. O montante passou de 17,35 bilhões de dólares para 14,49 bilhões de dólares. Já o gasto de estrangeiros no Brasil no ano em que o país sediou a Olimpíada avançou 3,07% no período, indo de 5,84 bilhões de dólares para 6,02 bilhões de dólares.

Para a presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Magda Nassar, o resultado é fraco pois deve ser levado em conta o que foi gasto para atrair os turistas para os jogos do Rio de Janeiro, o que não é contabilizado nesse cálculo do BC. E o resultado desse investimento só apareceria a partir deste ano. “Se a gente tiver um aumento de receitas com estrangeiros em 2017, aí sim vai mostrar o aumento de visibilidade que a Olimpíada deu ao Brasil”, avalia.

O saldo de transações financeiras com viagens no ano foi de um déficit de 8,47 bilhões de dólares, queda de 26,40% ante o registrado no ano passado (11,51 bilhões de dólares).

Investimento estrangeiro

Também nesta terça-feira, o Banco Central divulgou que o investimento direto no país bateu recorde mensal em dezembro, com a entrada de 15,40 bilhões de dólares. O total registrado em 2016 foi  de 78,93 bilhões de dólares , alta de 5,98% em relação ao ano anterior (74,47 bilhões de dólares).

O déficit nas transações correntes foi de 23,50 bilhões de dólares no ano passado, o melhor resultado desde 2007.


Arquivado em:Economia

Antes de morrer, Teori manteve inquérito de Dilma no STF

Posted: 24 Jan 2017 06:19 AM PST

Uma das últimas decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, morto no último dia 19 de janeiro, envolveu a ex-presidente Dilma Rousseff. O relator dos processos da Operação Lava Jato no STF indeferiu o pedido feito pela Procuradoria da República do Distrito Federal para enviar o inquérito relacionado com a petista, que deixou a Presidência em agosto do ano passado, à primeira instância do Judiciário. Dilma, responsável pela indicação do magistrado à Corte em 2012, é suspeita de tramar um plano para sabotar as investigações do esquema do petrolão.

Segundo a delação do ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral, a ex-presidente indicou em setembro de 2015 o desembargador Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para ocupar o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) com a missão de soltar empreiteiros presos na Lava Jato. Ao ser empossado, o magistrado votou a favor da soltura dos executivos das construtoras, mas foi vencido pela decisão contrária de seus colegas da 5ª Turma do STJ. Além de Ribeiro Dantas, o ex-presidente do tribunal Francisco Falcão está na lista de investigados.

No mesmo inquérito, Dilma também é suspeita de ter atuado em outra frente para frear a Lava Jato. Em março de 2016, ela nomeou Lula como ministro-chefe da Casa Civil com o objetivo de conceder ao ex-presidente foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal para tirá-lo das mãos do juiz Sergio Moro. Essa manobra foi feita logo após a condução coercitiva do petista pela força-tarefa da Lava Jato.

Veja também

Embora Dilma, que sofreu o impeachment em agosto do ano passado, tenha perdido a prerrogativa de ser julgada apenas pelo STF, Teori decidiu manter o inquérito envolvendo a ex-presidente na Corte, sem o fatiar. Segundo o relator da Lava Jato, ainda é prematuro desmembrar a investigação, pois há fatos ligados a pessoas que ainda têm foro privilegiado no Supremo, como o ministro do STJ Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. Essa determinação também vale para a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil, que, ao ser exonerado em maio do ano passado, também perdeu o foro privilegiado.

Com a decisão, Teori reforçou um despacho dado em outubro de 2016, quando rejeitou o pedido da Procuradoria-Geral da República de fatiar a investigação envolvendo Dilma, enviando o inquérito à primeira instância, já que a ex-presidente perdera o foro privilegiado com a sua queda da Presidência, há cinco meses. "Não se vislumbra, no presente momento, a possibilidade de desmembramento da investigação, pois a análise dos fatos por meio de investigação segmentada, como pretende o órgão ministerial, dificultaria sobremaneira a colheita e análise de provas, bem como afastaria, por ora, a coesão necessária para corroborar a tese da acusação", escreveu Teori naquela época.

Em nova decisão sobre o assunto, proferida em dezembro do ano passado, poucos dias antes do recesso do Judiciário, Teori afirmou: "Diante da inalteração do contexto fático analisado na decisão que indeferiu o pedido de desmembramento, agora repisado pelo Ministério Público atuante em primeira instância, não há qualquer razão que afaste os fundamentos acima transcritos, os quais adoto como razão de decidir. Ante o exposto, indefiro o requerimento".

As investigações envolvendo Dilma e Lula no STF estão entrando na reta final. No fim do ano passado, a Polícia Federal ouviu todos os suspeitos e pediu para renovar o prazo para a conclusão do inquérito, o que foi deferido por Teori. Se os investigadores encontrarem indícios de irregularidades, os suspeitos poderão ser indiciados – e denunciados – por obstrução de Justiça, crime que prevê de três a oito anos de prisão.


Arquivado em:Brasil, Política

Indicados ao Oscar 2017: favorito, ‘La La Land’ lidera

Posted: 24 Jan 2017 05:41 AM PST

A Academia de Artes e Ciências de Hollywood divulgou nesta terça-feira os indicados a 89ª edição do Oscar. A cerimônia acontece no dia 26 de fevereiro, em Los Angeles, e será apresentada por Jimmy Kimmel. Considerado favorito, o musical La La Land: Cantando Estações arrebanhou 14 categorias, entre elas melhor filme, diretor, atriz para Emma Stone e ator para Ryan Gosling.

Também indicados ao prêmio de melhor filme, os dramas A Chegada e Moonlight: Sob a Luz do Luar somam oito indicações. Manchester À Beira-Mar, Lion: Uma Jornada para Casa e Até o Último Homem abocanharam seis categorias; A Qualquer Custo e Cerca com quatro; e Estrelas Além do Tempo com três.

Confira abaixo a lista de indicados ao Oscar 2017:

Melhor filme

A Chegada
Até o Último Homem
A Qualquer Custo
Estrelas Além do Tempo
Cercas
La La Land – Cantando Estações
Lion: Uma Jornada para Casa
Manchester à Beira-Mar
Moonlight: Sob a Luz do Luar

Ator

Andrew Garfield, Até o Último Homem
Casey Affleck, Manchester À Beira-Mar
Ryan Gosling, La La Land – Cantando Estações
Viggo Mortensen, Capitão Fantástico
Denzel Washington, Cercas

Atriz

Emma Stone, La La Land – Cantando Estações
Isabelle Hupert, Elle
Meryl Streep, Florence: Quem é Essa Mulher?
Natalie Portaman, Jackie
Ruth Negga, Loving

Ator coadjuvante

Lucas Hedges, Manchester À Beira-Mar
Jeff Bridges, A Qualquer Custo
Mahershala Ali, Moonlight: Sob a Luz do Luar
Dev Patel, Lion
Michael Shannon, Animais Noturnos

Atriz coadjuvante

Viola Davis, Cercas
Michelle Williams, Manchester À Beira-Mar
Naomie Harris, Moonlight: Sob a Luz do Luar
Nicole Kidman, Lion
Octavia Spencer, Estrelas Além do Tempo

Diretor

Damien Chazelle, La La Land – Cantando Estações
Barry Jenkins, Moonlight: Sob a Luz do Luar
Kenneth Lonergan, Manchester À Beira Mar
Denis Villeneuve, A Chegada
Mel Gibson, Até o Último Homem

Filme estrangeiro

O Apartamento (Irã)
Tanna (Austrália)
Terra de Minas (Dinamarca)
Toni Erdmann (Alemanha)
Um Homem Chamado Ove (Suécia)

Animação

A Tartaruga Vermelha
Kubo e as Cordas Mágicas
Minha Vida de Abobrinha
Moana: Um Mar de Aventuras
Zootopia

Roteiro original

La La Land – Cantando Estações
O Lagosta
Manchester À Beira-Mar
A Qualquer Custo
20th Century Women

Roteiro adaptado

A Chegada
Cercas
Estrelas Além do Tempo
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Lion

Canção original

Audition (The Fool Who Dreams), de La La Land – Cantando Estações
Can't Stop the Feeling, de Trolls
City of Stars, de La La Land – Cantando Estações
The Empty Chair, de Jim: The James Foley Story
How Far I'll Go, de Moana: Um Mar de Aventuras

Fotografia

A Chegada
La La Land – Cantando Estações
Lion
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Silêncio

Documentário

A 13ª Emenda
I Am Not Your Negro
Fogo no Mar
O.J.: Made in America
Life, Animated

Figurino

Aliados
La La Land
Animais Fantásticos e Onde Habitam
Florence: Quem é Essa Mulher?
Jackie

Trilha sonora original

Jackie
La La Land – Cantando Estações
Lion
Moonlight
Passageiros

Montagem

A Chegada
A Qualquer Custo
Até o Último Homem
La La Land – Cantando Estações
Moonlight: Sob a Luz do Luar

Direção de arte

Animais Fantásticos e Onde Habitam
Ave, César!
A Chegada
La La Land
Passageiros

Efeitos visuais

Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
Doutor Estranho
Kubo e as Cordas Mágicas
Mogli: O Menino Lobo
Rogue One: Uma História Star Wars

Edição de som

A Chegada
Até o Último Homem
Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
La La Land – Cantando Estações
Sully: O Herói do Rio Hudson

Mixagem de som

A Chegada
Até o Último Homem
13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
La La Land – Cantando Estações
Rogue One

Curta-metragem

La Femme et le TGV
Silent Nights
Sing
Timecode
Ennemies Interieurs

Animação curta-metragem

Blind Vaysha
Borrowed Time
Pear Cider And Cigarettes
Pearl
Piper: Descobrindo o Mundo

Documentário curta-metragem

Extremis
4.1 Miles
Joe's Violin
Watani: My Homeland
Os Capacetes Brancos

Maquiagem e Cabelo

Esquadrão Suicida
Star Trek: Sem Fronteiras
Um Homem Chamado Ove


Arquivado em:Entretenimento

Cheque sem fundo bate recorde em 2016, diz Serasa

Posted: 24 Jan 2017 05:40 AM PST

A quantidade de cheques devolvidos por falta de fundos em relação ao total de compensações chegou a 2,36% em 2016, segundo divulgou a empresa de análise de crédito Serasa Experian nesta terça-feira. A porcentagem representa o maior valor registrado na série histórica iniciada em 1991.

No total, foram compensados 576,4 milhões de cheques no ano, dos quais 13,6 milhões voltaram por falta de dinheiro para pagá-los. A Serasa considera no cálculo apenas cheques que foram devolvidos pela segunda vez por esse motivo. Em relação às regiões, o Nordeste apresentou o maior porcentual, com 4,66%, enquanto o Sudeste teve o menor, de 1,94%. O Estado campeão em devoluções foi o Amapá, com 17,40%, enquanto o menor índice foi registrado em São Paulo (1,79%).

Para os analistas da Serasa, a situação econômica difícil do país foi o motivo no número recorde de devoluções. “Desemprego elevado, crédito caro e escasso, juros altos e inflação que se manteve pressionada, especialmente durante o primeiro semestre, foram os fatores que impulsionaram a inadimplência com cheques no ano passado”, disse a empesa em comunicado.


Arquivado em:Economia

Governo americano divulga a foto mais detalhada da Terra até hoje

Posted: 24 Jan 2017 05:27 AM PST

A fotografia mais detalhada da Terra até hoje acaba de ser divulgada pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos – e o resultado é de tirar o fôlego. Com uma resolução quatro vezes maior do que qualquer outra imagem do planeta já feita, o momento foi capturado no dia 15 de janeiro pelo satélite de monitoramento climático GOES-16. Lançado em novembro do ano passado, o satélite envia fotos atualizadas da Terra a cada 15 minutos.

A alta resolução da imagem ajuda meteorologistas a identificar a localização de climas potencialmente perigosos com maior precisão. "Essa imagem é muito mais do que uma bela foto, é o futuro da previsão e observação do clima", afirma em comunicado Louis W. Uccellini, diretor do Serviço Nacional de Clima da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), uma organização que pertence ao governo americano.

A foto foi tirada a uma altitude de 35.900 quilômetros, em uma posição chamada de órbita geoestacionária – que ocorre quando o satélite acompanha a rotação da Terra em torno da linha do Equador. Essa trajetória permite que o satélite permaneça sempre acima do mesmo ponto, monitorando as mudanças que ocorrem ao longo do tempo na atmosfera, no solo e no oceano.

No final do ano, quando o GOES-16 terminar sua fase de testes, ele vai substituir um dos dois satélites geoestacionários do mesmo tipo que estão em órbita, GOES-15 (também conhecido como GOES Oeste, lançado em 2006) e GOES-13 (ou GOES Este, que foi enviado 2010).

Segundo a NOAA, o GOES-16 consegue captar a luz em mais comprimentos de onda, produzindo imagens com uma resolução quatro vezes maior do que os outros, e enviá-las à Terra com uma frequência cinco vezes maior. Isso significa que os cientistas receberão uma imagem nova do globo terrestre a cada 15 minutos, uma foto do território continental dos Estados Unidos a cada 5 minutos e uma nova visão de eventos climáticos, como furações, a cada 30 segundos.


Arquivado em:Ciência

Ross Brawn é o novo chefão da F1 após demissão de Ecclestone

Posted: 24 Jan 2017 05:19 AM PST

A Liberty Media, grupo de mídia americano que se tornou proprietário da Fórmula 1, confirmou nesta terça-feira a demissão de Bernie Ecclestone, que foi o chefão da categoria durante mais de 40 anos. O magnata britânico de 86 anos será substituído por outra figura consagrada da F1, Ross Brawn, engenheiro inglês com passagens vitoriosas por Benetton, Ferrari, Honda, Brawn GP e Mercedes. Brawn, porém, terá menos poder: será o novo diretor esportivo, enquanto Sean Bratches, executivo de sucesso na emissora ESPN, será responsável pela área comercial. 

Segundo o presidente do grupo Liberty Media, Chase Carey, as decisões tomadas pela empresa se basearam na estagnação da Fórmula 1 nos últimos anos. “Sentimos que particularmente nos últimos quatro ou cinco anos o negócio não estava crescendo como deveria e precisávamos de um novo tipo de organização”, disse Carey.

Apesar da saída de Bernie Ecclestone, o britânico seguirá trabalhando com os novos investidores da Fórmula 1. No contrato de compra está previsto que ele permaneça na categoria pelos próximos três anos, colaborando com sua experiência nesse período de transição. O ex-chefão da principal categoria do automobilismo mundial, inclusive, recebeu elogios de Chase Carey.

“Sejamos claros, meu respeito por ele é sincero. Bernie merece todo o crédito pelo trabalho que tem feito nas últimas décadas e, na verdade, ele acabou de vender o negócio por 8 bilhões de dólares, então essa é a prova cabal do valor que ele criou. Ele tem um olhar único para o negócio, ele entende a Fórmula 1 provavelmente melhor do que qualquer outro, e seus conselhos serão valiosos. Ele tem me ajudado muito até agora e espero que continue assim. Ele sempre fará parte da família F1 e sempre será bem-vindo”, ressaltou.

Sobre Ross Brawn, Chase Carey crê que seu vasto conhecimento da categoria poderá tornar a Fórmula 1 muito mais atraente. “Ross traz décadas de experiência e de muito sucesso no esporte a motor. Ele deseja tornar o esporte mais emocionante e energizante para os fãs. Foram várias pessoas que me disseram que colocariam Ross Brawn no topo.”

Chefe comercial da F1 disse que mudança tentava atrair novos fabricantes para a categoria(Mark Thompson/Getty/VEJA)" description="Chefe comercial da F1 disse que mudança tentava atrair novos fabricantes para a categoria">O chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone: admiração pelo campeão alemão Sebastian Vettel(Mark Thompson/GettyImages/VEJA)" description="O chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone: admiração pelo campeão alemão Sebastian Vettel">Bernie Ecclestone, dono da Brabaham, e Nelson Piquet, durante os treinos do GP Brasil de 1980(Lemyr Martins/VEJA)" description="Bernie Ecclestone, dono da Brabaham, e Nelson Piquet, durante os treinos do GP Brasil de 1980">Bernie Ecclestone, com a ex-mulher Slavica (à esq.) e com a atual, a brasileira Fabiana Flosi(Reprodução/Daily Mail/VEJA)" description="Bernie Ecclestone, com a ex-mulher Slavica (à esq.) e com a atual, a brasileira Fabiana Flosi">Tamara, filha de Bernie Ecclestone, capa da edição americana de Playboy de maio, e da brasileira em junho(Divulgação/VEJA)" description="Tamara, filha de Bernie Ecclestone, capa da edição americana de Playboy de maio, e da brasileira em junho">Tamara, filha de Bernie Ecclestone, capa da edição americana de Playboy de maio, e da brasileira em junho(Divulgação/VEJA)" description="Tamara, filha de Bernie Ecclestone, capa da edição americana de Playboy de maio, e da brasileira em junho">

(com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

Mark Hamill diz que ‘Star Wars: The Last Jedi’ tem ‘tom samurai’

Posted: 24 Jan 2017 05:18 AM PST

A Disney anunciou nesta segunda-feira o título do episódio VIII: Star Wars The Last Jedi, e Mark Hamill pôde respirar aliviado porque não precisa mais guardar segredo. Logo após o anúncio, o eterno Luke Skywalker foi questionado pela Associated Press, qual a sua opinião sobre o título e o que ele representa sobre o filme. “Tem um tom samurai, é bem direto e minimalista, eu gosto”, disse.

Hamill explicou também que não pode dar nenhuma informação sobre o filme. “Me contaram do título quando estávamos gravando o filme no ano passado, e eu disse: ‘não me contem isso, eu falo enquanto durmo'”, contou.

“A Disney nos deixava paranoicos com vazamentos. É engraçado porque quando fizemos os primeiros filmes, ninguém se importava com isso”, continuou Mark Hamill.

The Last Jedi tem estreia programada para 15 de dezembro de 2017 no Brasil. O filme traz de volta os personagens de O Despertar da Força (2015), Rey (Daisy Ridley), Finn (John Boyega) e o vilão Kylo Ren (Adam Driver). Mas o grande mistério do filme é como o herói Luke Skywalker, que reapareceu na última cena do longa anterior, vai se encaixar na nova trama. Carrie Fisher, a eterna princesa Leia, também estará de volta no episódio VIII, já que a atriz completou os trabalhos no longa antes da sua morte, em dezembro de 2016.


Arquivado em:Entretenimento

Penitenciária em Bauru enfrenta rebelião, fogo e 200 fugas

Posted: 24 Jan 2017 05:09 AM PST

Na manhã desta terça-feira, presos iniciaram uma rebelião no Centro de Progressão Penitenciária (CPP3) em Bauru, no interior de São Paulo. O incidente começou após um agente penitenciário repreender detento que estava utilizando um celular. Ainda não há a confirmação de quantos escaparam do complexo, mas o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) estima em cerca de 200 detentos.

A rebelião foi coibida pelo Grupo de Intervenção Rápida, formado por agentes penitenciários, que, desde o fim da manhã, está fazendo a contagem dos presos com o apoio da PM para confirmar o número exato de fugitivos. Parte dos detentos que fugiram já foi recapturada e será encaminhada ao Centro de Detenção Provisória (CDP), também em Bauru. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) ressaltou, em nota, que por ser uma unidade para presos do regime semiaberto, o CPP3 não tem muralhas nem segurança armada, funcionando com o princípio da autodisciplina do preso.

A confusão começou por volta de 8h30, quando aconteceu o desentendimento por conta do celular e os presos reagiram, incendiando colchões. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas e não houve reféns nem feridos. A penitenciária tem capacidade para 1.124 internos, mas estava com 1.427 no momento da rebelião. Segundo a SAP, hoje 208 presos trabalham fora da unidade, 65 em empresas externas e 358 em atividades do próprio presídio.

Nesta segunda-feira era dia de inspeção judicial no CPP3, com juízes a caminho da unidade no momento do motim. Fugitivos fizeram arrastão na Rodovia Comandante Ribeiro de Barros, onde fica o CPP3. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informa que a Polícia Militar vai intensificar o policiamento na região da penitenciária.

No vídeo [abaixo], produzido por um policial militar, é possível ver os internos reunidos no pátio da unidade enquanto o prédio  pega fogo. Desde o início da crise penitenciária, esta é a primeira vez que um presídio de São Paulo enfrenta uma rebelião.

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil

Imagens do dia 24 de janeiro

Posted: 24 Jan 2017 04:53 AM PST

(Thomas Peter/Reuters)" description="">(Roberto Costa/A7 Press/Folhapress)" description="">(Stefan Wermuth/Reuters)" description="">(Toby Melville/Reuters)" description="">(Ed JONES/AFP)" description="">(Marcelo S. Camargo/FramePhoto/Folhapress)" description="">(Dibyangshu SARKAR/AFP)" description="">(Frankie Marcone/Futura Press/Folhapress)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos, Mundo

Cármen Lúcia autoriza equipe de Teori a retomar os trabalhos

Posted: 24 Jan 2017 04:37 AM PST

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, autorizou na noite desta segunda-feira a retomada dos trabalhos de auxiliares do ministro Teori Zavascki, morto em desastre aéreo na última quinta-feira, nas delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht.

A morte do ministro, que era o relator da Operação Lava Jato no Supremo, fez com que os trabalhos fossem paralisados. Com a decisão da presidente do STF, no entanto, depoimentos de executivos marcados para esta semana serão mantidos. Nessas oitivas, eles deverão confirmar se fecharam acordo de delação de maneira voluntária.

Ainda não há previsão de indicação de um novo relator para os processos relacionados à Lava Jato no Supremo. O presidente Michel Temer já anunciou que só escolherá o nome do novo ministro que vai compor a Corte após a definição do Supremo sobre o novo relator da investigação.

Nesta segunda, Cármen Lúcia procurou informalmente ministros da Corte para conversar sobre o futuro da Operação Lava Jato. A presidente do STF ainda precisa decidir sobre a redistribuição das ações a outro integrante da Corte. Ainda há dúvidas se a distribuição será feita entre todos os integrantes do STF ou somente entre os ministros da Segunda Turma, colegiado do qual Teori fazia parte. O regimento interno do Supremo autoriza as duas possibilidades.


Arquivado em:Brasil, Política