USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Notícias

Notícias


Obama e Michelle deixam Washington após posse de Trump

Posted: 20 Jan 2017 10:03 AM PST

Seguindo a tradição, o agora ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa Michelle deixaram o Capitólio a bordo de um helicóptero militar, nesta sexta-feira. Depois de comparecer a posse de Donald Trump, o casal seguiu para a Base Aérea Andrews, nos arredores de Washington, de onde partirão para férias em Palm Springs, na Califórnia.

Antes de embarcar no helicóptero, Obama e Michelle trocaram cumprimentos e algumas palavras com o sucessor republicano e sua mulher, Melania Trump. Pela manhã, o novo presidente e a esposa também foram à Casa Branca para tomar chá com a família Obama antes da mudança.

Apesar de ter repetido a atitude de todos os presidentes desde 1977, que deixam a cidade imediatamente após a posse do novo líder, Obama deve voltar em breve a Washington. O presidente construiu sua carreira política em Chicago e mantém uma casa na cidade, porém, continuará morando na capital americana até que a filha mais nova, Sasha, termine o Ensino Médio.


Arquivado em:Mundo

Filhas de Donald Trump: look par de vasos para a posse do pai

Posted: 20 Jan 2017 09:55 AM PST

Enquanto Melania se inspirou nos looks da antiga primeira-dama Jacqueline Kennedy para a cerimônia de posse de Donald Trump, as filhas do magnata preferiram estilos mais despojados e, não há como negar, bastante parecidos. Tanto Ivanka, 35 anos, quanto Tiffany, 23, vestiram sobretudos brancos no evento, que, somados à semelhança física das irmãs, as tornou um cosplay de par de vasos decorativos da Casa Branca.

Por baixo da camada superior, os modelos das roupas das irmãs pareciam ser diferentes. A mais velha, Ivanka, dona de uma grife que leva seu nome, estava com um terninho, de calça social. Já a filha mais nova do presidente deixava visível apenas a peça em comum com a irmã, não mostrando se usava vestido ou blusa e saia por baixo.

A esquerda, Ivanka Trump com um sobretudo a lá terninho. A direita, Tiffany também com sobretudo, somado a luvas brancas (Foto: Getty Images)

A esquerda, Ivanka Trump com um sobretudo e terninho. A direita, Tiffany também com sobretudo, somado a luvas brancas (Foto: Getty Images) (Getty Images)

 

Apesar dos rumores de que Ralph Lauren assinaria também a roupa dos outros membros da família Trump, além da primeira-dama, ele não foi associado ao modelo vestido pelas irmãs. A semelhança das roupas não passou batida pelos americanos, que chegaram a insinuar que escolha de cores seria uma referência a Ku Klux Klan, seita racista americana.

 


Arquivado em:Entretenimento

‘Teori ajudou brasileiros a confiar na Justiça’, diz FHC

Posted: 20 Jan 2017 09:52 AM PST

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse em nota divulgada nesta sexta-feira que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da Operação Lava Jato, Teori Zavascki, morto em acidente de avião em Paraty, “ajudou os brasileiros a confiar na Justiça” em um “difícil período”.

O ex-presidente se disse “chocado” e “entristecido” e afirmou confiar que o STF “saberá honrar suar memória”. Ele ainda exaltou a conduta do ministro, de “respeito às leis, à moralidade, aos interesses da democracia e ao futuro do país”. Foi FHC quem fez a primeira indicação de Teori para um tribunal superior, quando o designou, na reta final do seu governo, para uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Presidentes e ex-presidentes

O presidente Michel Temer se pronunciou no começo da noite de quinta-feira e afirmou que Teori teve "trajetória impecável a favor do direito e da justiça" e "era um homem de bem, um orgulho para todos os brasileiros", além de declarar luto oficial de três dias.

Em notas, os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e José Sarney também lamentaram a morte. Lula disse que Teori foi “um cidadão que honrou a magistratura em todos os postos que ocupou”, enquanto Dilma ressaltou que foi um “privilégio” indicá-lo para o STF e que o ministro se consolidou “como um intelectual do direito, zeloso das leis e da Justiça.”

Sarney, por sua vez, lembrou que conheceu Teori ainda em seu governo, quando este era juiz federal e foi nomeado desembargador. Segundo ele, o ministro “prestou um grande serviço à magistratura brasileira com sua experiência e cultura jurídica.”


Arquivado em:Brasil, Política

Morre Darci Rossi, compositor do hit sertanejo ‘Fio de Cabelo’

Posted: 20 Jan 2017 09:50 AM PST

Morreu nesta sexta-feira o compositor Darci Rossi, conhecido principalmente por ser um dos autores do hit sertanejo Fio de Cabelo, interpretado por Chitãozinho e Chororó. A morte foi confirmada por uma das filhas do músico, Lisandra Raquel Rossi, em seu perfil no Facebook. "Nunca senti uma dor tão forte na minha vida… um sentimento que não cabe dentro de mim… a dor chega a ser física… dói… arde… machuca… nunca pensei em receber essa notícia… mas ela chegou… meu pai faleceu hoje… foi tudo muito rápido… sem dar tempo de nada!", escreveu Lisandra.

Segundo o site do jornal Folha de S.Paulo, Darci estava em sua casa, em Valinhos, no interior de São Paulo, quando passou mal. Ele chegou a ser socorrido e levado para a UTI, mas não resistiu.

Veja também

Autor de mais de 400 canções gravadas, Darci compôs músicas para artistas como Milionário e José Rico, João Mineiro e Marciano e Ataíde & Alexandre. Entre outras canções, Darci compôs 60 Dias Apaixonado, Deixei de Ser Cowboy por Ela, Crises de Amor, Quem Disse que Esqueci e Seu Retrato.

Nascido em Guaxupé, no sul de Minas Gerais, Darci foi criado em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Conheceu Chitãozinho e Xororó por acaso, em 1977, e foi incentivado pelos irmãos a escrever letras de canções, segundo ele contou ao programa Caminhos da Roça, da EPTV, filiada da Globo que atua na região de Campinas, durante entrevista em 2014.

Parceiro de Rossi na composição de várias canções, entre elas Fio de Cabelo, o músico Marciano lamentou a perda do amigo em sua página no Facebook. "Quando um grande amigo, irmão, nos deixa… junto dele vai também parte da nossa alegria, da nossa própria vida! Ficam as histórias… ficam os momentos vividos! Obrigado pela parceria de sempre meu querido DARCI ROSSI! Você foi e sempre será parte da minha vida e da música sertaneja! Quanta tristeza…. DEUS conforte a família!", escreveu.

Também nas redes sociais, Chitãozinho e Xororó lembraram Darci. "Nossos sentimentos aos familiares desse grande amigo e compositor Darci Rossi. Dentre suas mais de 400 canções gravadas, o nosso grande sucesso 'Fio de Cabelo'. Para sempre em nossos corações. Chitãozinho e Xororó", escreveu a dupla.


Arquivado em:Entretenimento

Libertadores-2017 acaba com limite de estrangeiros em times

Posted: 20 Jan 2017 09:48 AM PST

Foi divulgado na noite desta quinta-feira o novo regulamento para a Libertadores da América de 2017. A competição começa na próxima terça-feira tem novidades como o fim da limitação de estrangeiros por equipe e o retorno das finais entre times do mesmo país. Antes, se dois compatriotas chegassem à semifinal em chaves diferentes, eram obrigados a se enfrentar para evitar um possível encontro na última fase.

Entre as mudanças, a definição dos confrontos das oitavas de final agora será feita por meio de um sorteio. Antes, o primeiro colocado na classificação geral enfrentava o 16º, e assim por diante. O número de inscritos também mudou. Para as fases iniciais da competição, as equipes deverão inscrever 25 jogadores. Aqueles que avançarem para o mata-mata podem adicionar mais cinco atletas na lista, sem necessidade de substituição de jogadores.

Além disso, as quatro equipes eliminadas na terceira fase da "pré-Libertadores", antes da fase de grupos, estarão classificadas para a segunda fase da Copa Sul-Americana do mesmo ano. Os terceiros colocados dos grupos também estarão garantidos no torneio.


Arquivado em:Esporte

FGTS inativo começa a ser liberado em março, diz Padilha

Posted: 20 Jan 2017 09:32 AM PST

Os 10,1 milhões de trabalhadores que possuem saldo em contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão sacar os recursos a partir de março. A ordem dos saques deve ser baseada no mês de aniversário do trabalhador. A Caixa propôs que a retirada seja feita até julho. O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que esse cronograma foi aprovado pelo presidente.

No entanto, outro ministro, sob condição de anonimato, disse que o período pode ser maior, de seis a oito meses. “Há problemas operacionais para a Caixa administrar uma demanda tão grande. Isso ainda está em discussão”, afirmou. Segundo ele, no entanto, a intenção é que os saques ocorram no menor tempo possível, se possível a maior parte no 1.º semestre, para que a injeção de recursos ainda surta efeito na retomada da economia ainda neste ano.

 

Na última quinta-feira, o presidente Temer negou que haja qualquer modificação em relação ao anúncio que o governo federal havia feito no mês passado sobre liberar o total dos recursos nas contas inativas do FGTS. Em discurso durante o lançamento do pré-custeio do Plano Safra 2016/2017, em Ribeirão Preto (SP), Temer falou que não há possibilidade de impedir a retirada de dinheiro por parte de 2% ou 3% das pessoas com recursos retidos no fundo, como foi publicado na imprensa.

“Quero esclarecer que não houve nenhuma modificação, quem tiver dinheiro nas contas inativas vai sacar por inteiro, qualquer valor”, afirmou o presidente. Ele destacou que a medida vai ajudar o trabalhador a pagar dívidas e representa mais de 30 bilhões de reais na economia.

De acordo com dados oficiais, há atualmente 18,6 milhões de contas inativas há mais de um ano, com saldo total de 41 bilhões de reais. A estimativa do governo é que 70% das pessoas com direito ao saque procurem a Caixa para ter acesso aos saldos das contas. Para os defensores da ideia, os saques não vão causar impacto significativo no saldo do FGTS, que é da ordem de 380 bilhões de reais.

Os prazos anunciados por Padilha nesta sexta-feira referem-se a contas do FGTS que não receberam depósitos a partir de 31 de dezembro de 2015 – governo publicou uma medida provisória em dezembro do ano passado prevendo o saque das contas nessas condições. Entretanto, há contas que já possuíam o status de inativas devido às regras antigas e cujos recursos já podem ser sacados.

Limites

Assim que foi divulgada a nova medida em dezembro, como pacote de presente de Natal do governo, o setor da construção criticou a decisão de liberar o saldo total das contas inativas. A primeira ideia do governo era limitar entre 1.000 reais e 1.500 reais. Na última hora, o presidente foi convencido com o argumento de que 86% dessas contas têm saldo inferior a 880 reais (salário mínimo de 2016).

Construtoras e incorporadoras, no entanto, protestaram e disseram que 2% das contas detinham valores muito elevados e que esses recursos não seriam injetados na economia rela mas apenas aplicados em outros investimentos mais rentáveis.

A Caixa chegou a propor um teto de dez salários mínimos atuais (9.370,00 reais), mas o presidente teria decidido imediatamente, segundo relatos de fontes que estavam na reunião, que não colocaria restrição ao valor dos saques.

Para um ministro, é equivocada a ideia de que esses recursos dos trabalhadores que detêm grandes volumes nas contas inativas não vão movimentar a economia. Segundo ele, podem ser justamente esses trabalhadores que aproveitem a oportunidade para aumentar o consumo de bens de grande valor.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Populista e nacionalista, Trump promete ‘devolver poder ao povo’

Posted: 20 Jan 2017 09:30 AM PST

O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez seu primeiro discurso à nação americana durante sua cerimônia de posse nesta sexta-feira em Washington. "Estamos transferindo o poder de Washington D.C. e devolvendo a vocês, o povo", afirmou o republicano.

Repetindo promessas de sua campanha, o 45º presidente insistiu que os Estados Unidos voltarão a ser prioridade em sua gestão e, assim, acabará com o desemprego no país e fará com a nação se desenvolva. "Seguiremos duas regras simples: compre americano e contrate americanos", declarou. “20 de janeiro de 2017 será lembrado como o dia em que as pessoas se tornaram os governantes mais uma vez. Os homens e mulheres esquecidos de nosso país não serão mais esquecidos. Todo mundo está escutando vocês agora”.

Ao iniciar sua fala, em um gesto de união nacional, Trump agradeceu seu predecessor pela ajuda no processo de transferência do poder na Casa Branca. "Somos gratos ao presidente Barack Obama e à primeira-dama Michelle Obama por sua graciosa ajuda durante essa transição. Eles foram magníficos", disse.

Além de sua frase tradicional de "colocar a América na frente", o magnata se dirigiu às “pessoas do mundo”. “Nós, os cidadãos da América, estamos agora unidos num grande esforço nacional para reconstruir o nosso país e restaurar sua promessa para todos os nossos povos. Juntos, vamos determinar o curso da América e de todo o mundo por muitos anos”.

Em sua primeira fala no cargo, Trump também lembrou dos problemas econômicos e educacionais dos Estados Unidos, dizendo que eles causaram a violência e “uma carnificina” no país. “Somos uma nação. Seus sonhos, são nossos sonhos. Seu sucesso, será nosso sucesso. Compartilhamos um lar, um país. E os votos que fiz hoje são para vocês, americanos”, acrescentou. Em outra passagem, Trump afirmou que seu governo vai “erradicar o terrorismo radical islâmico”.

Sem citar inimigos de governo, como em outros eventos, Trump se manteve vago, mas seguiu a linha populista e nacionalista que marcou sua campanha, afirmando que os americanos “defenderam fronteiras de outras nações e nos recusamos a defender as nossas próprias”. “Gastamos trilhões em outros países, enquanto nossa indústria entrava em decadência. Ajudávamos os outros, enquanto nosso país se desfazia no horizonte”, destacou. No fim de sua fala, Trump afirmou ainda que o país “será protegido por Deus” em seu mandato.

(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Carlos Barria/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Robyn BECK/AFP)" description="">(Rob Carr/Getty Images/AFP)" description="">(Lucas Jackson/Reuters)" description="">(Carlos Barria/Reuters)" description="">(/AFP)" description="">(Mandel Ngan)" description="">(Toby Melville)" description="">(Lucy Nicholson/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images)" description="">(SAUL LOEB/AFP)" description="">(Mandel NGAN/AFP)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Toby Melville/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(Scott Olson/Getty Images)" description="">(Lucy Nicholson/Reuters)" description="">(Scott Olson/Getty Images/AFP)" description="">(Win McNamee/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(SAUL LOEB/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Jessica Kourkounis/Getty Images/Getty Images)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Joshua Roberts/Reuters)" description="">(Theo Wargo/Getty Images/AFP)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Mandel NGAN/AFP)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(Chris Kleponis/Getty Images)" description="">(Alex Wong/Getty Images)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images)" description="">(Brendan SMIALOWSKI/AFP)" description="">(Scott Olson/Getty Images)" description="">(Paul J. Richards/AFP)" description="">(Daniel Acker/Getty Images)" description="">(Scott Olson/AFP/Getty Images)" description="">(Patrick Smith/Getty Images/AFP)" description="">(Aaron P. Bernstein/Getty Images)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Joe Raedle/Getty Images/AFP)" description="">

(Com Reuters e ANSA)


Arquivado em:Mundo

Encontrada caixa-preta do avião que caiu com Teori, diz FAB

Posted: 20 Jan 2017 09:20 AM PST

A caixa-preta que registra as conversas do piloto foi encontrada pelas equipes que investigam a queda do avião em Paraty que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas  e serão encaminhadas ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) para avaliação.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela Força Aérea Brasileira (FAB). Na noite de quinta feira, logo depois da queda do avião, nas proximidades de Ilha Rasa, a FAB havia comunicado à reportagem de VEJA que a aeronave modelo King Air C90GT, da Hawker Beechcraft não tinha o dispositivo.

Segundo a assessoria, a confusão se deu porque, como esse tipo de aeronave não é obrigado por lei a ter o dispositivo, a FAB considerou que ele não o possuía. A inexigibilidade de caixa-preta também foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A Anac explica que existem dois tipos de equipamentos que integram a caixa-preta: um registra os sons na cabine e o outro, os dados de comando da aeronave. Pela legislação, o C90GT não precisaria ter nenhum desses dispositivos, mas possuía o gravador de voz.

“Informamos que a aeronave PR-SOM possuía o gravador de voz (cockpit voice recorder – CVR), embora o equipamento não fosse obrigatório para o modelo C90GT, com operação privada”, disse a agência em nota a VEJA.

A aeronave  registrada sob o prefixo PR-SOM foi fabricada em 2006 e estava registrada em nome de uma empresa de Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, dono do Hotel Emiliano. Os certificados estavam em dia, conforme dados da ANAC. O registro de aeronavegabilidade valia até 2022, e o de inspeção de manutenção, até abril deste ano.

O C90GT é um turbo-hélice topo de linha considerado seguro. "É um dos modelos mais famosos, bastante confiável, e consegue voar até mesmo com um só motor", disse o piloto Luís Guilherme Andrade, 45 anos, também dono da escola de aviação Fly Training Center. De acordo com a Flight Safe Foundation, organização que compila informações sobre acidentes aéreos em todo, desde 2010 ocorreram oito acidentes com o modelo, resultando em 11 mortes. 

(Bruno Kelly/Reuters)" description="">(Bruno Kelly/Reuters)" description="">(Bruno Kelly/Reuters)" description="">(Bruno Kelly/Reuters)" description="">(Bruno Kelly/Reuters)" description="">(Twitter/Reprodução)" description="">(Sônia Barcelos)" description="">(Marinha/Divulgação)" description="">(André Barcinski/Folhapress)" description="">(André Barcinski/Folhapress)" description="">(/Reprodução)" description="">(/Reprodução)" description="">(Beechcraft/Divulgação)" description="">
Arquivado em:Brasil

Trump escolhe pastor latino para ler sermão em sua posse

Posted: 20 Jan 2017 09:08 AM PST

O novo presidente do Estados Unidos, Donald Trump, escolheu um pastor evangélico latino para comandar uma oração na cerimônia de posse. É a primeira vez que um reverendo participará nesta posição. Sam Rodriguez, 47 anos, que criticou as posições de Trump sobre imigrantes durante a campanha eleitoral disse à rede de TV CNN que não iria à cerimônia para justificar o que o bilionário disse no passado e que havia percebido uma mudança em seu tom.

O pastor se referia a conversas que teve com a equipe de transição dias depois da eleição. "Acredito que ele está comprometido a deportar apenas as pessoas em atividades escusas", disse à CNN.

(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Carlos Barria/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Robyn BECK/AFP)" description="">(Rob Carr/Getty Images/AFP)" description="">(Lucas Jackson/Reuters)" description="">(Carlos Barria/Reuters)" description="">(/AFP)" description="">(Mandel Ngan)" description="">(Toby Melville)" description="">(Lucy Nicholson/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images)" description="">(SAUL LOEB/AFP)" description="">(Mandel NGAN/AFP)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Toby Melville/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(Scott Olson/Getty Images)" description="">(Lucy Nicholson/Reuters)" description="">(Scott Olson/Getty Images/AFP)" description="">(Win McNamee/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(SAUL LOEB/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Jessica Kourkounis/Getty Images/Getty Images)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Joshua Roberts/Reuters)" description="">(Theo Wargo/Getty Images/AFP)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Mandel NGAN/AFP)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(Chris Kleponis/Getty Images)" description="">(Alex Wong/Getty Images)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images)" description="">(Brendan SMIALOWSKI/AFP)" description="">(Scott Olson/Getty Images)" description="">(Paul J. Richards/AFP)" description="">(Daniel Acker/Getty Images)" description="">(Scott Olson/AFP/Getty Images)" description="">(Patrick Smith/Getty Images/AFP)" description="">(Aaron P. Bernstein/Getty Images)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Joe Raedle/Getty Images/AFP)" description="">

 


Arquivado em:Mundo

Donald Trump toma posse como o 45º presidente dos EUA

Posted: 20 Jan 2017 09:02 AM PST

O republicano Donald Trump prestou juramento no Capitólio, em Washington, ao meio-dia desta sexta-feira (15h em Brasília) e se tornou, oficialmente, o 45° presidente dos Estados Unidos. Acompanhado do vice-presidente Mike Pence, o magnata inicia hoje uma era incerta que deve abalar Washington e o mundo.

Nas escadas do Congresso, Trump prestou o juramento escrito na Constituição do país sobre duas bíblias: uma presenteada a ele por sua mãe, em 1955, e a de Abraham Lincoln, também utilizada por Obama há quatro anos. Depois do rito oficial, o republicano pronunciará um discurso de cerca de 20 minutos, o primeiro de muitos no cargo.

Ex-astro televisivo e sem experiência política, Trump promete administrar a primeira potência mundial como uma de suas empresas: criar novos empregos e tornar o país mais protecionista e mais fechado aos imigrantes. Aos 70 anos, o republicano é o presidente mais velho a ocupar a Casa Branca e substitui o democrata Barack Obama.

“Tudo começa hoje”, tuitou nesta sexta-feira pela manhã o magnata imobiliário nova-iorquino, a poucas horas de sua posse. “Verei vocês às 11h00 para o juramento. O MOVIMENTO CONTINUA – O TRABALHO COMEÇA!”, afirmou.

Sua inesperada vitória, derrotando a democrata Hillary Clinton na eleição de 8 de novembro, deixou o planeta atônito. A campanha de Trump estava ancorada, sobretudo, nos votos de uma classe trabalhadora branca, que desconfia dos políticos tradicionais e que sente que a globalização a prejudicou, transferindo empregos do México à China.

Os aliados tradicionais dos Estados Unidos observam o magnata imobiliário nova-iorquino com inquietação: após uma campanha divisiva, Trump chega à Casa Branca com a menor popularidade de um novo presidente em quatro décadas.

Especial – Por dentro da Casa Branca
Especial – Como será o dia da posse de Donald Trump

Cerimônia

Centenas de milhares de simpatizantes e também de opositores já lotam o “Mall”, a imensa avenida que parte do Congresso, onde são vigiados por 28.000 membros das forças de segurança. Ainda hoje, Trump e a família participarão de um almoço com membros do Congresso e abrirão uma passeata, com bandas militares e outras atrações, entre o Capitólio e Casa Branca. Há noite, o magnata e a esposa, Melania Trump, devem comparecer a três bailes, junto com Pence e sua mulher.

(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Carlos Barria/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Robyn BECK/AFP)" description="">(Rob Carr/Getty Images/AFP)" description="">(Lucas Jackson/Reuters)" description="">(Carlos Barria/Reuters)" description="">(/AFP)" description="">(Mandel Ngan)" description="">(Toby Melville)" description="">(Lucy Nicholson/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images)" description="">(SAUL LOEB/AFP)" description="">(Mandel NGAN/AFP)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Toby Melville/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(Scott Olson/Getty Images)" description="">(Lucy Nicholson/Reuters)" description="">(Scott Olson/Getty Images/AFP)" description="">(Win McNamee/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(SAUL LOEB/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Jessica Kourkounis/Getty Images/Getty Images)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Joshua Roberts/Reuters)" description="">(Theo Wargo/Getty Images/AFP)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Mandel NGAN/AFP)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(Chris Kleponis/Getty Images)" description="">(Alex Wong/Getty Images)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images)" description="">(Brendan SMIALOWSKI/AFP)" description="">(Scott Olson/Getty Images)" description="">(Paul J. Richards/AFP)" description="">(Daniel Acker/Getty Images)" description="">(Scott Olson/AFP/Getty Images)" description="">(Patrick Smith/Getty Images/AFP)" description="">(Aaron P. Bernstein/Getty Images)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Joe Raedle/Getty Images/AFP)" description="">

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Ativistas distribuem maconha de graça em protesto contra Trump

Posted: 20 Jan 2017 08:51 AM PST

Centenas de pessoas se reuniram nesta sexta-feira nas imediações da praça Dupont em Washington em uma manifestação em defesa da legalização da maconha em paralelo à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual milhares de cigarros de maconha foram distribuídos gratuitamente.

A convocação, organizada pelo grupo DCMJ (District of Columbia Marijuana) que defende a legalização da maconha nos Estados Unidos, procura alertar contra um hipotético retrocesso no processo de liberalização de seu consumo. No Distrito de Columbia, área federal onde localiza-se a capital Washington, a droga é liberada para consumo recreativo.

Leia também
Obama recebe Trump na Casa Branca antes da posse
Grupos protestam contra Trump em Washington 
Especial – Por dentro da Casa Branca 

Entre os participantes, a grande maioria de críticos de Trump, também era possível ver um ou outro simpatizante do magnata nova-iorquino que se tornará hoje o 45º presidente americano. “É um ato político, depois de uma das campanhas eleitorais mais polarizadoras que se lembram”, declarou Adam Eidinger, diretor da DCMJ. Em Washington a posse de maconha é legal, mas sua comercialização está proibida, uma vez que o orçamento da cidade está controlado pelo Congresso americano.

“Estamos realmente preocupados. Apenas por condenações por posse de maconha 2,5 milhões de pessoas perderam o direito a voto de maneira permanente nos últimos 25 anos”, acrescentou Eidinger, em referência às leis de grande parte dos estados dos EUA que suprimem tal direito de quem foi condenado.

O nomeado por Trump como procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, é um aberto oponente à legalização da maconha, motivo pelo qual os ativistas temem que os avanços conquistados nos últimos anos possam ser revertidos nos EUA, onde oito estados permitem seu consumo recreativo (Colorado, Oregon, Washington, Alasca, Califórnia, Massachusetts, Maine e Nevada).

Leia mais
Especial – Saiba como será a posse de Trump

Trump é acusado de assédio e vai responder por difamação

Timothy Kelly, que votou em Trump nas últimas eleições, defendeu a legalização como uma questão de responsabilidade individual. “É sua opção querer fumar ou não. Mas a polícia dedica mais tempo a caçar a gente que só está fumando maconha do que as pessoas que estão roubando e atirando”, afirmou Kelly a um grupo de jornalistas.

(Com agência EFE)

 


Arquivado em:Mundo

Alexandre de Moraes tem perfil ideal para STF, diz Marco Aurélio

Posted: 20 Jan 2017 08:47 AM PST

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello sugeriu o nome do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para ocupar o posto de ministro do STF, em substituição a Teori Zavascki, que morreu nesta quinta-feira em um acidente aéreo no litoral de Paraty, no Rio de Janeiro.

Mello afirmou também que não vê riscos à Lava Jato, mas fez a ressalva de que a hipotética indicação do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que comanda os processos na primeira instância, traria um “duplo prejuízo” à operação.

Marco Aurélio disse que “o perfil ideal é um nome com bagagem jurídica e experiência” para sucessor de Teori Zavascki na Corte. “Aí nós temos, por exemplo, o ministro que está no Ministério da Justiça, que foi do Ministério Público, é professor, constitucionalista, foi secretário de Segurança Pública do prefeito Kassab, secretário de Justiça e Segurança Pública do governo Alckmin, e aceitou o sacrifício de ir para Brasília trabalhar no Ministério da Justiça”, disse.

A atribuição de indicar o novo ministro do Supremo é do presidente da República, Michel Temer. Marco Aurélio Mello, no entanto, disse que o indicaria. “Se a caneta fosse minha.”

Sobre a hipotética escolha de Sérgio Moro, o ministro disse que o risco ocorreria, “porque ele (Moro) domina o processo que está em curso no Paraná, os diversos processos. E, no Supremo, estaria impedido de julgar, no grau recursal ou habeas corpus, esses processos, em que já havia atuado na primeira instância”.

“Aí teríamos um duplo prejuízo, perderíamos uma pedreira da magistratura, que é a primeira instância e também no Supremo”, disse o ministro. Na manhã desta sexta, Moraes participou de uma reunião com o Moraes. Uma campanha foi iniciada na internet nesta quinta-feira, com a hashtag #moronoSTF, e o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero foi um dos que compartilharam este desejo.

Relatorias

Em relação à relatoria dos inquéritos e ações penais que estavam sob a supervisão de Teori Zavascki, o ministro Marco Aurélio defendeu que a presidente Cármen Lúcia determine a redistribuição dos processos entre ministros da Corte.

“Exatamente nos procedimentos criminais, que não podem aguardar sucessor. Distribuiria os da turma no âmbito da turma. Os do pleno no âmbito do pleno. Distribuição aleatória, por sorteio, por sucessão”, afirmou Marco Aurélio Mello. Isso incluiria a Lava Jato, que, na proposta dele, poderia ter até dois relatores, já que uma parte dos processos está na turma e outra parte no Pleno. “Processo criminal não admite paralisação”, reiterou.

Velório

De férias em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, o ministro confirmou que não irá para o velório do colega em Porto Alegre. “Minha homenagem será perpétua ao ministro Teori Zavascki e estará centrada na fala. A pior morte não é física, é a da fala. É o esquecimento”, afirmou. “Ele estará presente no restante da minha trajetória”, disse.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Hillary e Bill Clinton comparecem à posse de Trump

Posted: 20 Jan 2017 08:39 AM PST

Derrota na eleição de 8 de novembro, após uma campanha acirrada, a democrata Hillary Clinton e seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, compareceram ao Capitólio nesta sexta-feira para a posse de Donald Trump.

A ex-secretária de Estado foi aplaudida ao chegar no Congresso para a cerimônia de posse do republicano. “Estou aqui hoje para honrar a democracia”, afirmou a democrata. Hillary apareceu sorridente na plataforma da posse e ficou próxima do 44º presidente, Barack Obama, e da ex-primeira-dama Michelle Obama. O ex-presidente republicano George W. Bush também compareceu ao evento.

Veja também

O gesto de Hillary, que foi derrota pelo sistema de voto distrital, mas saiu vitoriosa no voto popular, marca o início de uma nova era política nos Estados Unidos. A partir do meio-dia (15h em Brasília), Trump substituirá Obama como o 45º presidente americano.

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

‘House of Cards’ usa posse de Trump para anunciar nova temporada

Posted: 20 Jan 2017 08:37 AM PST

A cerimônia de posse de Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos mal havia começado, nesta sexta-feira, quando a Netflix divulgou o retorno da quinta temporada de House of Cards. A série retrata com ficção (mas levemente inspirada em fatos reais) os passos inescrupulosos do presidente Frank Underwood (Kevin Spacey) para conquistar e se manter no poder.

 

O teaser é simples e traz uma imagem do Capitólio, em Washington, (principal palco da cerimônia de posse) com uma bandeira dos Estados Unidos hasteada de ponta cabeça, enquanto crianças recitam o juramento à bandeira americana. No final, é apresentada a data de estreia da nova temporada: 30 de maio de 2017. O vídeo é ainda acompanhado no Facebook pela legenda: “Nós criamos o terror”.

O lançamento em maio dos novos episódios surpreendeu alguns fãs, já que as temporadas anteriores estrearam entre fevereiro e março. Talvez o atraso de quase três meses seja para usar os primeiros atos de Donald Trump como presidente como inspiração para as artimanhas do casal Underwood.

 


Arquivado em:Entretenimento

Obama se despede no Twitter e anuncia fundação

Posted: 20 Jan 2017 08:32 AM PST

Barack Obama se despediu da presidência dos Estados Unidos nesta sexta-feira no Twitter e anunciou a criação de uma fundação com seu nome, horas antes de seu sucessor, Donald Trump, prestar juramento. “Foi a honra da minha vida servir a vocês. Fizeram de mim um melhor dirigente e homem”, tuitou pela última vez o 44° presidente dos Estados Unidos na conta oficial @POTUS.

“Não vou parar. Estarei aqui mesmo com vocês como cidadão, encorajado pelas vozes da verdade, da justiça, do humor e do amor”, assinalou. O democrata usou sua conta oficial no Twitter, que irá transferir para Donald Trump, para anunciar a criação da fundação Obama.

Leia também
Obama recebe Trump na Casa Branca antes da posse
Grupos protestam contra Trump em Washington 
Especial – Por dentro da Casa Branca 

O presidente pediu aos cidadãos americanos que usem a fundação para “compartilhar opiniões” com ele.

O link da fundação (Obama.org) leva para um vídeo de apresentação de dois minutos em que se vê Obama e a mulher, Michelle, e o slogan que ele repetiu em seu último discurso, em 10 de janeiro, na cidade de Chicago: “Peço-lhes que acreditem não na minha capacidade de gerar a mudança, e sim na de vocês.”

Leia mais
Especial – Saiba como será a posse de Trum

Confira a mensagem de Barack e Michelle Obama:


Arquivado em:Mundo

Começa a cerimônia oficial de posse de Donald Trump

Posted: 20 Jan 2017 08:22 AM PST

A cerimônia no Capitólio para a transferência do poder e que marca o início do mandato de quatro anos do republicano Donald Trump à frente do governo dos Estados Unidos começou nesta sexta-feira com a chegada dos protagonistas, o presidente eleito e o que se despede do cargo, Barack Obama. A cerimônia acontece nas escadarias do Congresso, em frente à imensa esplanada do National Mall, onde centenas de milhares de simpatizantes do vencedor das eleições presidenciais se concentram apesar uma chuva intermitente e do frio.

Trump foi recebido por seus simpatizantes com gritos de incentivo e aplausos ao chegar para fazer o juramento do cargo ao juiz e magistrado chefe do Tribunal Supremo, John Roberts, com sua mão direita sobre a Bíblia usada por Abraham Lincoln (1861-65) quando tomou posse como presidente.

A cerimônia começou com a apresentação dos convidados ilustres, entre os quais estão os ex-presidentes George W. Bush e Bill Clinton, junto com suas respectivas mulheres Laura e Hillary, esta última derrotada por Trump nas eleições de 8 de novembro.

Leia também
Obama recebe Trump na Casa Branca antes da posse
Grupos protestam contra Trump em Washington 
Especial – Por dentro da Casa Branca 

O juramento de Trump será às 12h00 no horário local (15h00 de Brasília) e será feito diante do presidente da Suprema Corte, John Roberts. Em seguida ocorre o esperado primeiro discurso de Trump, que segundo seus assessores será mais curto que o dos presidentes anteriores. Esses discursos costumam durar, no máximo, 20 minutos. A cerimônia de posse está prevista para acabar às 15h30 (de Brasília).

A cerimônia de posse  — Enquanto outros presidentes organizaram desfiles que duraram mais de quatro horas, o de Trump pela Avenida Pensilvânia, o ponto alto da festa, a ser feito logo depois da posse, deverá durar apenas 90 minutos. Ele desfilará do Capitólio (prédio do Congresso americano) até a Casa Branca.

Segundo o diretor de Comunicações do Comitê de Posse Presidencial, Boris Epshteyn, a ideia de fazer uma festa com duração menor e mais simples se destina a passar uma mensagem de que o novo presidente é voltado para o trabalho. Epshteyn comanda uma equipe de 350 pessoas, que estão cuidando dos detalhes do cerimonial e da organização da cerimônia.

Leia mais
Especial – Saiba como será a posse de Trump

Trump é acusado de assédio e vai responder por difamação

(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Carlos Barria/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Robyn BECK/AFP)" description="">(Rob Carr/Getty Images/AFP)" description="">(Lucas Jackson/Reuters)" description="">(Carlos Barria/Reuters)" description="">(/AFP)" description="">(Mandel Ngan)" description="">(Toby Melville)" description="">(Lucy Nicholson/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images)" description="">(SAUL LOEB/AFP)" description="">(Mandel NGAN/AFP)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Toby Melville/Reuters)" description="">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(Scott Olson/Getty Images)" description="">(Lucy Nicholson/Reuters)" description="">(Scott Olson/Getty Images/AFP)" description="">(Win McNamee/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(SAUL LOEB/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Jessica Kourkounis/Getty Images/Getty Images)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(Joshua Roberts/Reuters)" description="">(Theo Wargo/Getty Images/AFP)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Mandel NGAN/AFP)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(Chris Kleponis/Getty Images)" description="">(Alex Wong/Getty Images)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images)" description="">(Brendan SMIALOWSKI/AFP)" description="">(Scott Olson/Getty Images)" description="">(Paul J. Richards/AFP)" description="">(Daniel Acker/Getty Images)" description="">(Scott Olson/AFP/Getty Images)" description="">(Patrick Smith/Getty Images/AFP)" description="">(Aaron P. Bernstein/Getty Images)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(Drew Angerer/Getty Images/AFP)" description="">(Joe Raedle/Getty Images/AFP)" description="">

(Com agência EFE)


Arquivado em:Mundo

Empresário relata drama ao tentar resgatar sobrevivente em avião

Posted: 20 Jan 2017 08:20 AM PST

A Polícia Civil começou a ouvir as primeiras testemunhas da queda do avião que matou o ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), e outras quatro pessoas. O primeiro a prestar depoimento foi Elias Ramos Lima, dono da pousada Ilha Rasa, que fica a menos de 200 metros do local. Ele participou das primeiras tentativas de resgate dos tripulantes e relatou momentos dramáticos vividos dentro da água.

Elias disse que estava na sua agência de turismo quando foi avisado por uma prima, às 14h19, do acidente. Imediatamente, ele e um funcionário pegaram uma lancha e entraram no mar para tentar ajudar. O empresário viveu, então, momentos de angústia. A jovem Maíra Panas, de 23 anos, uma das passageiras, estava viva. E gritava por ajuda. Dois bombeiros tentavam uma maneira de furar a fuselagem do avião para entregar ao menos um cilindro de oxigênio. “Só dava para ver a mão dela batendo no vidro. Mas a gente conversava. Ela gritava por socorro. Me ajuda, pelo amor de Deus. Não estou mais aguentando”, lembra.

Os bombeiros e os próprios voluntários que entraram no mar para ajudar tentaram, primeiro, quebrar o vidro. Depois, tentaram abrir a porta, mas, como praticamente toda a aeronave estava submersa, não conseguiram: “Usamos pé de cabra, faca, machado, tudo, mas não conseguimos quebrar a fuselagem. Teve uma hora que o bombeiro cravou a faca e ela segurou, no desespero. Isso ficou uns 40 minutos. Quando conseguimos tentar passar o oxigênio, ela já não respondia mais. Por um ou dois minutos não conseguimos salvá-la”, diz Elias, se ficou com algumas partes do corpo queimadas em virtude do querosene dentro d’água.

O inquérito foi instaurado pela 167ª Delegacia de Polícia (Paraty): “Vamos ouvir as testemunhas nessa fase inicial e aguardar maiores detalhes dos relatórios da perícia e do próprio Cenipa (órgão da Aeronáutica que investiga acidentes)”, explicou o delegado Uriel Alcântara.

Além de Elias e dos bombeiros que participaram do resgate, a Polícia Civil pretende ouvir testemunhas que viram o momento exato da queda para esclarecer que tipo de fumaça também havia ao redor da aeronave nos segundos que precederam a queda na água. Paralelamente, a Polícia Federal também instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da queda do avião. Uma equipe enviada pelo Ministério da Justiça também acompanha a perícia.

(Bruno Kelly/Reuters)" description="">(Bruno Kelly/Reuters)" description="">(Bruno Kelly/Reuters)" description="">(Bruno Kelly/Reuters)" description="">(Bruno Kelly/Reuters)" description="">(Twitter/Reprodução)" description="">(Sônia Barcelos)" description="">(Marinha/Divulgação)" description="">(André Barcinski/Folhapress)" description="">(André Barcinski/Folhapress)" description="">(/Reprodução)" description="">(/Reprodução)" description="">(Beechcraft/Divulgação)" description="">
Arquivado em:Brasil

Melania Trump se inspira em Jackie Kennedy para a posse

Posted: 20 Jan 2017 08:12 AM PST

(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="Melania Trump ajeita a gravata de seu filho, Barron Trump, durante a cerimônia de posse do presidente eleito, Donald Trump, no Capitólio - 20/01/2016">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="A primeira-dama Melanie Trump, durante a cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Capitólio - 20/01/2017">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(Saul Loeb/AFP)" description="Melania Trump chega para a cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos, Donal Trump, no Capitólio - 20/01/2017">(Chip Somodevilla/Getty Images//AFP)" description="O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumprimenta a Melania Trump, durante a cerimônia de posse do presidente eleito, Donald Trump, no Capitólio - 20/01/2017">(Joshua Roberts/Reuters)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">

Nova primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump optou nesta sexta-feira por desfilar um look azul claro, de cortes discretos, decote fechado e luvas. O estilo sóbrio e de silhueta feminina ecoou comparações com o de Jacqueline Kennedy, primeira-dama entre 1961 e 63, período que seu marido John F. Kennedy se manteve no poder antes de ser assassinado.

Além da semelhança de estilo, o conjunto usado por Melania é da mesma cor do blazer e saia desenhados pelo estilista Oleg Cassini e usados por Jackie na posse de Kennedy, em janeiro de 1961.

Montagem - Melania Trump

Jackie Kennedy e Melania Trump (Reprodução/AFP)

 

Apesar do breve reinado na Casa Branca, Jackie se tornou ícone fashion no país e no mundo. Kate Middleton e Amal Alamuddin, esposa de George Clooney, são alguns exemplos de mulheres elegantes comparadas à esposa de Kennedy.

Quem assina a roupa de Melania é o estilista Ralph Lauren, que furou o boicote de vários profissionais da moda, que se recusaram a vesti-la para a posse do marido, Donald Trump. Durante as eleições, Lauren, contudo, se posicionou ao lado de Hillary Clinton.

 

A primeira dama Jacqueline Kennedy apostava nas golas volumosas e luvas curtas (Photo by Keystone/Getty Images)

A primeira dama Jacqueline Kennedy apostava nas golas volumosas e luvas curtas (Photo by Keystone/Getty Images)

 

O vestido de Melania Trump muito se assemelha aos modelos usados por Jackie Kennedy no dia da posse de seu marido, John Kennedy

Jackie Kennedy apostou em um vestido fechado, com capa e luvas para a noite de gala da posse de seu marido, John Kennedy

 

Jackie costumava combinar luvas curtas com blazer e saia(Photo by National Archive/Newsmakers)

Jackie costumava combinar luvas curtas com blazer e saia (Photo by National Archive/Newsmakers)


Arquivado em:Entretenimento, Mundo

Melania Trump, mulher do presidente eleito dos EUA

Posted: 20 Jan 2017 08:06 AM PST

(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="Melania Trump ajeita a gravata de seu filho, Barron Trump, durante a cerimônia de posse do presidente eleito, Donald Trump, no Capitólio - 20/01/2016">(Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)" description="A primeira-dama Melanie Trump, durante a cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Capitólio - 20/01/2017">(Alex Wong/Getty Images/AFP)" description="">(Saul Loeb/AFP)" description="Melania Trump chega para a cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos, Donal Trump, no Capitólio - 20/01/2017">(Chip Somodevilla/Getty Images//AFP)" description="O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumprimenta a Melania Trump, durante a cerimônia de posse do presidente eleito, Donald Trump, no Capitólio - 20/01/2017">(Joshua Roberts/Reuters)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(Nicholas Kamm/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">(JIM WATSON/AFP)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Ranking: quão rápido é ver Netflix em 48 países (Brasil vai mal)

Posted: 20 Jan 2017 08:00 AM PST

A Netflix disponibilizou nesta semana a atualização do ranking mensal que avalia a velocidade e a qualidade de conexão do serviço em 48 dos 190 países onde a empresa opera. Para o mês de dezembro de 2016, a transmissão de dados mais rápida foi registrada na Áustria, marcando 4,33 Mbps. Isso significa que o episódio de uma série com cerca de 40 minutos leva aproximadamente 8 minutos para ser baixado. Dentre as menores médias, o pior resultado foi observado no México e na República Dominicana, onde a Netflix registrou 0,89 Mbps. Nesse cenário, o mesmo episódio de 40 minutos demora 37 minutos para ser transferido.

Confira a lista dos dez melhores colocados, e a posição do Brasil:

1º Áustria – 4,33 Mbps
2º Japão – 4,26 Mbps
3º Holanda – 4,23 Mbps
4º Bélgica – 4,21 Mbps
5º Dinamarca – 4,19 Mbps
6º Alemanha – 4,13 Mbps
7º Luxemburgo – 4,12 Mbps
8º Suíça – 4,09 Mbps
9º Hong Kong – 4,08 Mbps
10º Singapura – 4,04 Mbps

32º Brasil – 3,32 Mbps

Em um total de 48 países cujos dados foram disponibilizados pela Netflix, o Brasil aparece na 32ª posição, marcando 3,32 Mbps de velocidade. Na prática, em 10 minutos o usuário pode baixar um episódio de 40. Em comparação com alguns vizinhos da América do Sul, o país se encontra atrás do Chile e da Argentina, por exemplo, em 18º e 27º lugar, respectivamente.

A Netflix informou que a taxa foi verificada durante o horário nobre do serviço e que considerou a média de dados transferidos pelas operadoras utilizadas por seus assinantes, ao longo do processo de streaming, na unidade de megabits por segundo (Mbps). A empresa também esclareceu que aferiu a agilidade da conexão em todos os aparelhos compatíveis com os conteúdos do site.


Arquivado em:Tecnologia