USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Notícias

Notícias


Meta do déficit primário exige controle muito duro, diz Meirelles

Posted: 29 Sep 2016 10:08 AM PDT

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira que o cumprimento da meta de déficit primário para este ano, de 170,5 bilhões de reais, exigirá um trabalho duro por parte do governo. Ele estava comentando sobre a situação das contas públicas quando Michel Temer assumiu o governo, já que existiam diversos pagamentos atrasados e despesas que não estavam no Orçamento.

“Uma medida fundamental que nós tomamos foi falar para a sociedade o tamanho real do déficit em 2016. É uma meta que, para ser cumprida, exige um controle difícil e muito duro”, comentou Meirelles, durante a premiação Estadão Empresas Mais. Ele lembrou que nos últimos anos os gastos federais saíram de 10% para quase 20% do PIB. “Se continuássemos nesse ritmo, a tendência era subir para mais de 21%, com a dívida pública atingindo mais de 100% do PIB”, explicou.

Ainda que com cautela, o ministro vem cobrando a aprovação das reformas prometidas pelo novo governo. Entre elas, postergadas e sem data definida para entrar na pauta do Congresso Nacional, a PEC do Teto e a reforma da Previdência.

Segundo o ministro, o momento é difícil, com o Brasil enfrentando a pior recessão de sua história, mas também gera uma janela de oportunidades. “É uma janela para promovermos as mudanças que queremos para o Brasil”. De acordo com Meirelles, uma dessas mudanças é a reforma da Previdência, sem a qual seria preciso aumentar a carga tributária em 10% do PIB para cobrir o déficit previsto em 2060.

PEC do teto

O ministro da Fazenda afirmou que as reuniões que tem realizado com parlamentares têm sido muito positivas e que vários partidos já fecharam questão em apoiar a PEC dos gastos, de número 241.

“Nós tivemos uma reunião segunda-feira com grande parte dos líderes partidários e o resultado foi bastante positivo, vários partidos fecharam questão na aprovação da PEC e é muito importante que essa mensagem seja levada para a sociedade”, comentou.

O ministro também disse que está muito confiante de que a reforma da Previdência será aprovada pelo Congresso.

Leia também:
Governo anuncia retomada do programa Minha Casa Minha Vida
Arrecadação do governo cai 10% e tem pior agosto em sete anos

Juros

Meirelles, afirmou ainda que, com o reequilíbrio das contas públicas, a taxa estrutural de juros deve cair naturalmente no Brasil. “Nossa proposta é de que o Estado deixe de ser um grande absorvedor de poupança da economia, o que vai ajudar em uma redução estrutural da taxa de juros. Eu não estou aqui dizendo que o Banco Central deve ou vai reduzir a Selic, mas a taxa de juros estrutural, a chamada taxa neutra, que permite que o País fique estável e cresça sem inflação, tende a cair sim estruturalmente”, comentou.

O cuidado do ministro com o tema ocorre após ele supostamente ter dito para a Bloomberg, durante uma viagem a Nova York na semana passada, que a queda da Selic em dezembro é “altamente provável”. A declaração gerou certo mal estar, já que o próprio Meirelles vinha dizendo que, quando estava no comando do BC, percebeu que ministro da Fazenda dando palpite sobre juros só atrapalha.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Santoro lança série ‘Westworld’, a nova ‘Game of Thrones’

Posted: 29 Sep 2016 09:18 AM PDT

Lançamento série 'Westworld' da HBO em Los AngelesLançamento série 'Westworld' da HBO em Los AngelesLançamento série 'Westworld' da HBO em Los AngelesLançamento série 'Westworld' da HBO em Los AngelesLançamento série 'Westworld' da HBO em Los AngelesLançamento série 'Westworld' da HBO em Los AngelesLançamento série 'Westworld' da HBO em Los AngelesLançamento série 'Westworld' da HBO em Los AngelesLançamento série 'Westworld' da HBO em Los AngelesLançamento série 'Westworld' da HBO em Los AngelesLançamento série 'Westworld' da HBO em Los AngelesLançamento série 'Westworld' da HBO em Los AngelesLançamento série 'Westworld' da HBO em Los Angeles

Rodrigo Santoro desfilou pelo tapete vermelho da première da série Westworld, em Los Angeles, na noite desta quarta-feira. O ator brasileiro compareceu ao evento ao lado da namorada, Mel Fronckowiak. Também passaram pela pré-estreia os atores James Marsden, Luke Hemsworth, Jeffrey Wright, Thandie Newton, Ingrid Bolso Berdal e a protagonista, Evan Rachel Wood. Produtor da série, J.J. Abrams também prestigiou o lançamento da HBO.

O seriado de ficção científica é a nova aposta do canal pago, que quer manter o público de Game of Thrones assim que o programa da fantasia chegar ao fim – a atração está prevista para mais duas minitemporadas.

"Meu personagem é um fora da lei, com um senso de humor peculiar e uma veia apocalíptica", disse o ator sobre seu papel a VEJA. "Ele está dentro de um parque de diversões para adultos, onde os hóspedes podem realizar fantasias sem consequências para a ação. É uma investigação sobre a natureza humana, o que o ser humano é capaz de fazer. É um lugar que estimula esse lado oculto."

LEIA TAMBÉM:
Santoro na pele de Jesus: 'É indescritível estar em uma cruz'
Rodrigo Santoro sobre personagens: 'Uso muito o tal do faro'

Na série, Santoro é Hector, um androide assassino, assim como muitos outros personagens do programa, movidos por inteligência artificial em um parque ambientado no faroeste americano. O elenco também conta com a presença dos veteranos de Hollywood Anthony Hopkins e Ed Harris. Westworld estreia no próximo domingo, 2 de outubro, às 23h.


Arquivado em:Entretenimento

Natureza violenta dos humanos foi herdada de ancestrais

Posted: 29 Sep 2016 09:15 AM PDT

Os humanos são seis vezes mais propensos a matar uns aos outros do que outros mamíferos, apontou uma pesquisa divulgada na última quarta-feira na revista científica Nature. Segundo os pesquisadores espanhóis, quando nossa espécie evoluiu para humanos modernos, cerca de 2% dos assassinatos foram ocasionados por outros Homo sapiens. Os especialistas buscavam responder à pergunta: por que os humanos matam uns aos outros? A resposta pode estar na evolução – e na cultura, segundo o estudo.

Ao utilizar uma análise com base na biologia evolutiva, os especialistas descobriram que o assassinato entre membros da mesma espécie parece estar profundamente enraizado na linhagem de macacos, símios e Homo sapiens. Para chegar nos resultados, os pesquisadores espanhóis reuniram dados relativos a mais de 4 milhões de mortes em 1.024 espécies de mamíferos atuais, assim como a mais de 600 populações humanas desde a Idade da Pedra, cerca de 50.000 a 12.000 anos atrás, até hoje.

“Não são só genes que herdamos de ancestrais, mas também as condições do ambiente”, disse José María Gómez Reyes

Depois de coletar as informações, a equipe analisou a proporção de mortes cometidas por membros da mesma espécie em diferentes mamíferos e realizou uma árvore evolutiva. O que os especialistas descobriram foi que os humanos estavam relacionados proximamente aos mamíferos que apresentaram os maiores níveis de propensão a matar uns aos outros.

A porcentagem média de assassinatos de membros da mesma espécie foi de 0,3%. Mas, quando o ancestral humano comum apareceu pela primeira vez, cerca de 200.000 a 160.000 anos atrás, a taxa foi de cerca de 2% – aproximadamente seis vezes maior que a média apresentada.

Leia também:

O luto no reino animal: uma história evolutiva
Primeiros humanos modernos podem ser tataranetos dos neandertais

De acordo com o estudo, isso sugere que "um certo nível de violência letal nos seres humanos surge a partir de uma posição dentro de um clado de mamíferos particularmente violento; ou seja, os seres humanos herdaram sua propensão à violência”, afirma o estudo. Um clado é o termo biológico para um grupo de organismos que descendem de um ancestral comum.

De acordo com o coautor do estudo José María Gómez Reyes, os novos dados mostraram que há um componente evolutivo para a violência humana, mas que eles podem ter sido influenciados por pressões ambientais para a sobrevivência. “O comportamento social e a territorialidade, dois traços comportamentais compartilhados com os parentes do Homo sapiens, parecem ter contribuído também para o nível de violência letal herdado nos humanos”. “Não podemos dizer que os 2% de violência letal foram herdados por fatores genéticos. Não são apenas genes que são herdados de ancestrais, mas também as condições do ambiente. Isso possivelmente influenciou a violência letal no nosso passado evolucionista”, disse o coautor ao britânico The Guardian.

Seres culturais

"Esse trabalho forneceu boas bases para acreditar que somos intrinsecamente mais violentos do que o mamífero médio”, disse o pesquisador Mark Pagel, da Universidade de Reading, que não fez parte da pesquisa, em um comentário sobre o estudo. De acordo com ele, os humanos são tão culturais que, com a evolução da nossa sociedade, a moral (que rejeita a violência) pode evitar que, simplesmente resolvamos nossos problemas matando outras pessoas. “As taxas de homicídio nas sociedades modernas – que têm forças policiais, sistemas jurídicos, prisões e atitudes culturais fortes que rejeitam a violência – são de menos de uma entre 10.000 mortes (ou 0,01%), cerca de 200 vezes mais baixas do que as previsões dos autores para o nosso estado natural”, relatou Pagel.

(Com AFP)


Arquivado em:Ciência

Candidato morto em atentado tinha 110 milhões em bens

Posted: 29 Sep 2016 08:43 AM PDT

O candidato à prefeitura de Itumbiara, José Gomes da Rocha (PTB), conhecido como Zé Gomes, declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio no valor de 110.808.417,35 reais. Zé Gomes foi morto a tiros durante um atentado enquanto fazia carreata com correligionários pelas ruas da cidade nesta quarta-feira.

Entre os bens declarados por Zé Gomes estão três apartamentos que, somados, chegam a 1,4 milhão de reais, 440 cabeças de gado avaliadas em 528 mil reais, 270 mil reais em espécie, mais de 100 milhões de reais em terras dividas em dez fazendas, além de carros e maquinário agrícola. O candidato do PTB também mantém uma lavoura de cana de açúcar avaliada em quase 4 milhões de reais.

Zé Gomes era o candidato à prefeitura de Itumbiara que mais arrecadou e era líder nas pesquisas de intenção de voto. Suas doações somam 191 mil reais – desses, 180 mil foi uma doação realizada pelo próprio Zé Gomes.

LEIA TAMBÉM:
MP fala em crime político e busca mandante de atentado em Goiás
Foi cena de Velho Oeste, diz deputado que viu candidato ser morto

Entenda o atentado

Zé Gomes e um grupo de correligionários faziam uma carreata pelas ruas de Itumbiara quando um Fiat Siena preto com placa fria, registrada em Curitiba, veio na direção contrária. Um homem desceu do carro e com uma pistola em punho correu em direção à caminhonete onde estavam o candidato à prefeitura, o vice-governador José Eliton (PSDB), e o advogado da prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende e outros apoiadores. Ao se aproximar, o atirador reconheceu um policial militar sem farda que corria ao lado da picape e atirou. Em seguida abriu fogo contra Zé Gomes e acabou por atingir também o vice-governador.

O atentado causou pânico nas ruas da cidade e deixou três mortos – o candidato Zé Gomes, o policial militar Vanilson Rodrigues que fazia a segurança do vice-governador e o atirador que foi identificado pela Polícia Civil de Goiás como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, funcionário da prefeitura da cidade. O vice-governador Eliton e o advogado da prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende, ficaram feridos, mas foram socorridos e não correm risco de vida.

 


Arquivado em:Eleições 2016, Política

Estados Unidos liberam o uso de pâncreas artificial

Posted: 29 Sep 2016 08:40 AM PDT

A FDA, agência reguladora americana de alimentos e medicamentos, aprovou a comercialização de um dispositivo que funciona como um pâncreas artificial para pacientes com diabetes tipo 1. O aparelho mede automaticamente a taxa de açúcar no sangue dos pacientes e ‘aplica’ insulina, o hormônio cuja produção natural fica deficitária em pessoas com diabetes, quando necessário. 

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, causada pelo próprio organismo, que destrói as células que produzem insulina. A vasta maioria da população possui diabetes tipo 2, causada pela dificuldade do organismo de absorver a insulina produzida. Ela é mais frequente em pessoas acima do peso e após os 30 anos, embora seu diagnóstico tenha aumentado entre jovens. Predisposição genética, hábitos alimentares, sobrepeso e stress podem ser gatilhos para os dois tipos de diabetes.

Os dispositivos disponíveis atualmente permitem que bombas de insulina façam injeções nos pacientes após a leitura dos monitores glicêmicos, mas os dois componentes não são conectados. É justamente a união destes dispositivos ao corpo do paciente que forma o "pâncreas artificial". O MiniMed 670G, da Medtronic, é formado por uma bomba de medicamentos, um sensor que mede a cada cinco minutos a taxa de açúcar no organismo e um cateter que aplica o hormônio quando necessário.

Leia também:
'Pâncreas artificial' deve estar disponível em dois anos
Cientistas criam 'pâncreas artificial' para controlar diabetes tipo 1

Apesar da autonomia proporcionada pelo dispositivo, ele não é totalmente automático nem livre de riscos. Seus usuários ainda precisam solicitar manualmente mais insulina depois de comer e os efeitos colaterais associados ao seu uso são hipoglicemia, hiperglicemia e irritação da pele.

A aprovação da FDA permite o uso do dispositivo por pacientes a partir dos 14 anos, mas a empresa afirmou que já está estudando a possibilidade de uso por crianças mais jovens e disse que o MiniMed deve estar disponível para compra em março de 2017 (início da primavera no hemisfério norte). 


Arquivado em:Saúde

Jornal inglês revela salário de Tite, o 2º mais bem pago do mundo

Posted: 29 Sep 2016 07:57 AM PDT

Tite recém iniciou (e bem) sua trajetória na seleção brasileira e já entrou na elite mundial de treinadores, ao menos no quesito financeiro. Segundo informações do tabloide britânico Daily Mail, o treinador gaúcho é o segundo mais bem pago do mundo entre os comandantes de seleções, com salário anual de 2,5 milhões de libras esterlinas (10,55 milhões de reais), ou cerca de 870.000 reais por mês. Em recente entrevista ao site de VEJA, o treinador se negou a revelar seu salário.

Tite subiu uma posição no ranking divulgado pelo Daily Mail (que não revelou como teve acesso aos dados) graças à demissão do antigo líder da lista, Sam Alardyce, que deixou a seleção inglesa por causa de um escândalo de corrupção. "Big Sam", que durou apenas dois meses no cargo, receberia 3 milhões de libras esterlinas por ano (cerca de 1 milhão de reais por mês).

Leia também:
Com Tite, Brasil se aproxima da Argentina no ranking da Fifa
Coutinho bem, William mal: como jogou a seleção de Tite
Tite admite satisfação, mas evita euforia

Com isso, Fatih Terim, o veterano treinador da mediana seleção da Turquia, chegou ao topo, com salário anual de 2,7 milhões de libras (cerca de 940.000 de reais mensais). Atrás de Tite está o atual campeão mundial Joachim Löw, da seleção alemã, que recebe cerca de 750.000 reais mensais.

Em entrevista recente às Páginas Amarelas do site de VEJA, Tite admitiu que recebe um salário bastante alto, mas não quis revelar os valores e lembrou os períodos de dificuldades que passou na carreira.

"Na conjuntura social que vivemos no Brasil, nós ganhamos mais do que é justo, sim, é verdade. Não condiz com a realidade financeira do país. Mas também é verdade, e pouca gente sabe, que eu passei nove meses desempregado, minha esposa trabalhando e eu lendo livros e assistindo vídeos para me aprimorar. Eu ficava envergonhado, não queria sair de casa para não ser tachado de vagabundo por não estar trabalhando. Esse é o outro lado, é o preço que eu paguei para chegar onde eu cheguei e dou muito valor a isso."

Tite, no entanto, ainda tem vencimentos bem inferiores aos principais treinadores de clubes do mundo. De acordo com ranking divulgado no início do mês pelo jornal britânico The Telegraph, Pep Guardiola, do Manchester City, é o técnico com o maior salário do mundo: recebe anualmente 15,3 milhões de libras (cerca de 5,3 milhões de reais mensais ).

Os treinadores de seleção mais bem pagos do mundo:

1 – Fatih Terim (Turquia): 2,7 milhões de libras/ano

2 – Tite (Brasil): 2,5 milhões de libras/ano

3 – Joachim Löw (Alemanha): 2,15 milhões de libras/ano

4 – Jürgen Klismann (EUA): 2,01 milhões de libras/ano

5 – Carlos Queiróz (Irã): 1,62 milhões de libras/ano

6 – Didier Deschamps (França): 1,3 milhões de libras/ano

7- José Pekérman (Colômbia): 1,25 milhões de libras

8 – Giampiero Ventura (Itália): 1.16 milhões de libras/ano

9 – Fernando Santos (Portugal): 9,62 milhões de libras/ano


Arquivado em:Esporte

Taylor Swift e Calvin Harris ensaiam reaproximação

Posted: 29 Sep 2016 07:57 AM PDT

A cantora Taylor Swift e o DJ Calvin Harris, no restaurante Lasso, nos Estados Unidos - 26/05/2015Taylor Swift e Calvin Harris, durante o Billboard Music Awards, realizado no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas - 17/05/2015A cantora Taylor Swift e o DJ Calvin Harris, no restaurante Spotted Pig, em Nova York - 28/05/2015Taylor Swift com o namorado, Calvin Harris, na festa pós-GrammyTaylor Swift, Calvin Harris e amigos em vídeo publicado na rede social do DJ após o GrammyPingente que Taylor Swift ganhou do namorado Calvin HarrisTaylor Swift comemora o dia 4 de julho com Calvin HarrisTaylor Swift e Calvin Harris, juntos em showTaylor Swift e o Calvin Harris

O ano de 2016 não deu trégua para o amor. Taylor Swift e Calvin Harris estão entre os muitos casais famosos que se separaram recentemente. O fim do namoro de um ano e meio foi seguido de um rápido outro romance da cantora com o ator Tom Hiddleston (que já acabou), de encontros variados de Harris com outras mulheres, e algumas trocas de farpas na internet entre os ex-namorados.

Agora, uma fonte próxima ao casal disse ao site TMZ que a paz voltou a reinar. Os músicos estão se falando novamente, trocando singelas mensagens pelo celular. Por enquanto, eles são só amigos. O site ressalta que a comunicação não ultrapassou a barreira das mensagens escritas, afinal, telefonar ou marcar um encontro é algo que, nos dias de hoje, representaria mais do que apenas uma amizade.

LEIA TAMBÉM:
6 separações que abalaram 2016, o ano em que o amor tirou férias
Taylor Swift assume autoria de música e Calvin Harris surta
Calvin Harris volta a seguir Taylor Swift no Twitter

Enquanto isso, na revista Interview, Tom Hiddleston contou com a ajuda de Benedict Cumberbatch para fugir do assunto Taylor Swift. Capa da publicação, Hiddleston foi entrevistado pelo colega de profissão, que avisou no começo do texto que perguntas sobre a cantora estavam fora de questão. "Não vou perguntar sobre a vida pessoal do meu amigo, só porque ele foi visto com tal pessoa, ou se está em um relacionamento", diz Cumberbatch.

 


Arquivado em:Entretenimento

Presos fogem da Penitenciária de Jardinópolis, em SP

Posted: 29 Sep 2016 07:53 AM PDT

Policiais da Tropa de Choque e do grupamento aéreo da Polícia Militar foram mobilizados na manhã desta quinta-feira para auxiliar na captura de presos que fugiram em massa do Centro de Progressão Penitenciária de Jardinópolis, cidade que fica distante 335 quilômetros da capital paulista, na região de Ribeirão Preto. Além da fuga, há um motim em andamento e os presos atearam fogo em algumas celas do complexo.

De acordo com a EPTV, rede afiliada da Globo, o Corpo dos Bombeiros informou que alguns dos detentos podem ter fugido pelo Rio Pardo, próximo da penitenciária. Por causa disso, além de combater as chamas no presídio, bombeiros e policiais também fazem buscas no rio.

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que ainda está apurando o fato. Não há ainda detalhes da fuga. Segundo a SAP, essa unidade prisional tem capacidade para 1.048 presos e soma, atualmente, 1.864 detidos.


Arquivado em:Brasil

Trem descarrila em estação de Nova Jersey (EUA)

Posted: 29 Sep 2016 07:42 AM PDT

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Arrecadação do governo cai 10% e tem pior agosto em sete anos

Posted: 29 Sep 2016 07:34 AM PDT

As receitas do governo federal, que somaram 91,8 bilhões de reais e tiveram queda real de 10,12% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, voltaram a ser impactadas pela crise econômica em que vive o país.

De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira pela Receita Federal, este foi o pior agosto desde 2009, quando a arrecadação somou 85,1 bilhões de reais. No acumulado do ano, a queda é de 7,45%, quando comparada ao mesmo período do ano passado, quando totalizou 816,1 bilhões de reais.

Entre os principais fatores apontados pela Receita que influenciaram os números entre janeiro e agosto deste ano estão o desempenho dos principais indicadores macroeconômicos, incluindo a produção industrial, com queda de 9,24% entre dezembro de 2015 e julho de 2016, e a venda de bens e serviços que teve impacto negativo de 9,64% na mesma comparação.

Leia também:
Governo anuncia retomada do programa Minha Casa Minha Vida
Governo quer que servidor público se aposente mais tarde

Houve ainda, no período, queda nas vendas de serviços, de 4,79%, e no valor em dólares das importações, com decréscimo de 27,02%. A massa salarial nominal cresceu 3,49%.

(Da redação)


Arquivado em:Economia

Trem bate em estação de Nova Jersey e deixa pelo menos um morto

Posted: 29 Sep 2016 07:19 AM PDT

Um trem descarrilou e bateu em uma estação em Hoboken, Nova Jersey, na manhã desta quinta-feira. Uma pessoa morreu no acidente e outras 74 ficaram feridas, de acordo com autoridades de trânsito locais. Todas as pessoas foram resgatadas das ferragens do veículo e encaminhadas para hospitais da região.

Fotografias publicadas por passageiros mostraram um vagão do trem que aparentava ter batido e atravessado um cruzamento da estação, derrubando parte do teto e deixando destroços no local. A estação é usada por muitos passageiros que vão de Nova Jersey para Manhattan, em Nova York, e tem uma circulação de cerca de 50.000 pessoas diariamente. O momento do acidente, por volta das 8h30, no horário local (9h30 em Brasília), é uma das horas mais movimentadas da estação.

Leia também:
Adolescente ligou para os avós antes de balear crianças nos EUA
Tiroteio em escola nos EUA deixa ao menos duas crianças feridas

Segundo um porta-voz do Centro Médico da Cidade de Jersey, há três pacientes em estado grave, que já estão sendo tratados, e nenhum corre risco de vida. Outras quarenta pessoas também foram enviadas ao hospital e estão passando por uma triagem. O restante dos feridos foi liberado pelos paramédicos ainda na estação.

De acordo com a imprensa local, as teorias preliminares são de um acidente causado por defeitos no veículo ou de um erro não-intencional do condutor.

Local do acidente, em Nova Jersey:

(Com Reuters)


Arquivado em:Mundo

Dona de casa do Iraque ‘cozinha cabeças’ de soldados do EI

Posted: 29 Sep 2016 07:10 AM PDT

Uma dona de casa de 39 anos é um dos nomes mais temidos de jihadistas do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), no distrito de Shirqat, no Iraque. Wahida Mohamed, mais conhecida como Um Hanadi, chefia uma milícia de homens que, recentemente, ajudou a afastar o grupo terrorista da região. "Eu lutei contra eles, os decapitei, cozinhei suas cabeças e queimei seus corpos", contou em entrevista à rede CNN, sem pudor em reconhecer que combate a barbárie com métodos também bárbaros.

Hanadi tem experiência no combate a grupos terroristas e gosta de deixar claro seu poder. Em seu perfil no Facebook, publica fotos com dezenas armas, granadas e exibe até corpos de combatentes do EI. "Comecei a lutar contra terroristas em 2004, quando trabalhei com forças de segurança iraquianas", afirma. "Já recebi ameaças de grandes líderes do EI, incluindo o próprio Abu Bakr [chefe do grupo]. Estou no topo da sua lista de procurados, antes até do primeiro-ministro".

Wahida Mohamed lidera grupo de combate contra o Estado Islâmico

Wahida Mohamed e soldados de seu grupo de combate contra o Estado Islâmico (Reprodução/Facebook)

Leia também:
Estado Islâmico proíbe uso de camisa de times de futebol na Síria
EI pode ter lançado arma química contra base dos EUA no Iraque
Ataque dos EUA destrói fábrica de armas químicas do EI no Iraque

Devido a seus esforços de batalha, Hanadi já teve dois maridos assassinados, além de seu pai e três irmãos. Segundo ela, o grupo extremista também plantou bombas na frente de sua casa pelo menos sete vezes desde 2009. "Eles tentaram me assassinar seis vezes. Eu tenho estilhaços na cabeça e nas pernas e minhas costelas estavam quebradas", contou à CNN.

O perigo não impede Hanadi de continuar mandando em suas tropas e, até mesmo, de se orgulhar de seus feitos. Na sua imagem de perfil nas redes sociais, está segurando uma cabeça ensanguentada. Apesar de parecer uma montagem, a foto deixa clara a mensagem que Hanadi gosta de passar. A dona de casa também já preparou as filhas, de 20 e 22 anos, para seguirem seus passos, só que, por enquanto, ambas estão ocupadas com seus filhos.

 


Arquivado em:Mundo

Governo anuncia retomada do programa Minha Casa Minha Vida

Posted: 29 Sep 2016 07:02 AM PDT

O governo Michel Temer anuncia nesta quinta-feira as regras para o primeiro lote de contratações do Minha Casa Minha Vida da gestão peemedebista. A meta é contratar a construção de 40.000 novas moradias ainda em 2016, que foi promessa de campanha à reeleição da presidente cassada Dilma Rousseff, ainda em 2014. Mas as obras nunca saíram do papel.

A ideia do governo é que o início das contratações ainda este ano contribua para aquecer o setor da construção civil e impulsionar a economia, principalmente com geração de novos empregos. Também é um agrado à classe média e uma agenda positiva para o governo em meio à recessão – e às vésperas do primeiro turno das eleições municipais.

A faixa 1,5, criada para beneficiar a classe média baixa, é destinada a famílias com renda mensal de até 2.350 reais e conta com subsídio do FGTS e do Tesouro. A ideia no governo Dilma era atender famílias que tinham renda superior aos limites da faixa 1 (onde as moradias são totalmente subsidiada pelo Tesouro), mas não tinham orçamento suficiente para se habilitar à faixa 2 (onde o subsídio é menor). Em março deste ano, em meio ao acirramento do processo de impeachment, Dilma chegou a anunciar a novidade em evento no Palácio do Planalto, mas sua equipe não conseguiu tornar viável essa parte do programa.

Os imóveis que serão oferecidos no programa terão valor máximo de 135.000 reais nas regiões metropolitanas de São Paulo e Rio e no Distrito Federal. Até um terço do valor (45.000 reais) pode ser integralmente subsidiado pelo FGTS (90%) e Tesouro (10%), dependendo da faixa de renda (quanto maior a renda, menor o subsídio integral). Os 90.000 reais restantes, nesse caso, são financiados pela Caixa a longo prazo, com juros, também subsidiados, de 5% ao ano. Nas outras regiões do pPaís, os valores dos imóveis e dos subsídios têm algumas variações.

Leia também:
'Inflação do aluguel' acelera e acumula alta de 10,66% no ano
Após celular, máquina de lavar da Samsung é suspeita de explodir

Para a faixa 1,5 do MCMV serão destinados 3,8 bilhões de reais. Desse valor, 1,4 bilhão de reais será para pagar os descontos no valor dos imóveis, sendo 1,26 bilhão de reais bancado pelo FGTS e 140 milhões de reais pelo Tesouro. Os outros 2,4 bilhões de reais sairão também do FGTS por meio de financiamentos com juro subsidiado. O subsídio da faixa 1,5 é maior do que o dado na faixa 2 (famílias com renda de até 3.600 reais). A seleção dos beneficiários não será feita pelas prefeituras – como na faixa 1 – mas pelos bancos (Caixa e BB) e pelas próprias construtoras, que analisarão o enquadramento das famílias nos critérios.

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, extinguiu o sorteio que tinha sido determinado pela equipe de Dilma para a seleção dos beneficiários da faixa 1,5. Segundo a secretária Nacional de Habitação, Henriqueta Arantes, os novos critérios atendem a um maior número de famílias, além de garantir isonomia ao processo. O ministério fixou que cada empreendimento tenha, no máximo, 500.000 moradias.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Corpo de candidato morto em atentado é velado em Itumbiara

Posted: 29 Sep 2016 07:00 AM PDT

O corpo do candidato à prefeitura de Itumbiara, em Goiás, José Gomes da Rocha (PTB), 58 anos, está sendo velado nesta quinta-feira no Theatro Municipal Maria Pires Perillo. O velório começou às 7 horas e foi aberto ao público. Rocha foi morto durante um atentado enquanto fazia a carreata pelas ruas da cidade nesta quarta-feira.

O enterro está previsto para às 18 horas no cemitério Cemitério da Saudade. Além do candidato, o policial militar Vanilson Rodrigues, que fazia parte da segurança do vice-governador do Estado e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton (PSDB), e o atirador identificado pela Polícia Civil de Goiás como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, também morreram. O vice-governador também foi atingido, mas não corre risco de morte e já respira sem a ajuda de aparelhos.

LEIA TAMBÉM:
Após atentado, Perillo cancela agenda e retorna a Goiás
MP fala em crime político e busca mandante de atentado em Goiás

O grupo fazia uma carreata quando Amaral, que dirigia um Fiat Siena preto com placa fria, registrada em Curitiba, e vinha na direção contrária em uma avenida de Itumbiara, desceu do carro e correu em direção à caminhonete com a pistola em punho. Ao se aproximar, reconheceu um policial militar sem farda que corria ao lado da picape e atirou. Em seguida abriu fogo contra Zé Gomes (PTB) e acabou por atingir também o vice-governador.

 

 


Arquivado em:Eleições 2016, Política

Jatinho de Cristiano Ronaldo sai da pista em Barcelona

Posted: 29 Sep 2016 06:52 AM PDT

Cristiano Ronaldo escapou de um grande susto na última segunda-feira. Enquanto o atacante do Real Madrid estava concentrado, em Dortmund, na Alemanha, para a partida contra o Dortmund, seu jatinho particular sofreu um acidente no aeroporto de El Prat, em Barcelona. O modelo Gulfstream G200, comprado pelo português no fim do ano passado por 19 milhões de euros (cerca de 68 milhões de reais atualmente), teve problemas em seu trem de pouso e chegou a sair da pista, segundo informações do jornal catalão Sport desta quinta-feira. Ainda segundo o jornal, o avião foi danificado e a pista do aeroporto teve que ser fechada, mas o acidente não registrou feridos. Cristiano Ronaldo usa seu avião particular com frequência, e claro, adora postar fotos do "brinquedinho" nas redes sociais.

Aeronave de Cristiano Ronaldo sofre acidente no Aeroporto El Prat, em Barcelona

“Sport” teve acesso a fotos do avião de Cristiano Ronaldo após acidente no Aeroporto El Prat (Sports.es/Reprodução)

Instagram Photo

Instagram Photo

Instagram Photo


Arquivado em:Esporte

Governo quer que servidor público se aposente mais tarde

Posted: 29 Sep 2016 06:43 AM PDT

A proposta de reforma da Previdência do governo pretende promover a convergência das regras de aposentadoria dos trabalhadores da iniciativa privada com as dos servidores públicos. Isso vai implicar no aumento da idade mínima para que funcionários públicos se aposentem – atualmente, 55 anos para mulheres e 60 para homens.

Pelo texto que está sendo avaliado pelo presidente Michel Temer, a idade mínima para servidores homens e mulheres se aposentarem subirá para 65 anos, assim na iniciativa privada.

A exigência do tempo de contribuição para ter direito ao benefício integral também será alterada. Hoje, os funcionários públicos conseguem se aposentar sem descontos com 30 anos (mulheres) e 35 anos (homens) de serviço. A nova regra seguirá o critério da iniciativa privada: entre 45 anos e 50 anos como período necessário para a aposentadoria integral, com tempo mínimo de 25 anos para ter direito a requerer aposentadoria.

Regras para concessão da pensão por morte devem ficar mais restritivas, impedindo o acúmulo de aposentadorias. O mesmo valerá para trabalhadores da iniciativa privada. “As regras de pensão vão mudar para todos”, disse uma fonte do governo. Segundo um técnico envolvido na elaboração da proposta, a ideia é reduzir disparidades entre os regimes privado e público.

Na área econômica do governo, há a defesa de que haja o aumento da contribuição previdenciária dos servidores públicos, atualmente em 11%, para algo entre 13% e 14%. Como contrapartida, seria elevada a contribuição dos órgãos públicos empregadores, de 22% para 28%.

Assim como os trabalhadores da iniciativa privada, todos os servidores com menos de 50 anos se enquadrariam nas novas regras. Para os trabalhadores acima dessa idade, haveria um pedágio de 50% no tempo que falta para a aposentadoria.

Leia também:
'Inflação do aluguel' acelera e acumula alta de 10,66% no ano
Após celular, máquina de lavar da Samsung é suspeita de explodir

“Normalmente, servidores públicos saem ilesos das constantes reformas da Previdência, mas dessa vez não devem escapar”, disse Rômulo Saraiva, advogado especialista em direito previdenciário.

“Essa convergência nas regras já era para ter sido feita há muito tempo, mas antes tarde do que nunca”, afirmou o consultor de orçamento da Câmara dos Deputados, Leonardo Rolim. Ex-secretário de Previdência Social, Rolim defende a unificação das regras, mas em institutos separados para que o INSS não assuma um passivo de 5 trilhões de reais dos Estados e municípios que possuem rombos nas previdências de seus servidores públicos.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Com ‘nova Renée Zellweger’, Bridget Jones ainda sabe fazer rir

Posted: 29 Sep 2016 06:42 AM PDT

bridget-joness-baby-renee-zellweger-reviewsbridget-jones-gallery-01bridgetjonesbaby_featurette_bridgetismRenée Zellweger e Colin Firth em cena do filme 'O Bebê de Bridget Jones'Renée Zellweger e Patrick Dempsey em cena do filme 'O Bebê de Bridget Jones'Cena do filme 'O Bebê de Bridget Jones'As Atrizes Renée Zellweger e Gemma Jones em cena do filme 'O Bebê de Bridget Jones'Renée Zellweger e Patrick Dempsey em cena do filme 'O Bebê de Bridget Jones'Renée Zellweger, Patrick Dempsey e Colin Firth em cena do filme 'O Bebê de Bridget Jones'Renée Zellweger e Colin Firth em cena do filme 'O Bebê de Bridget Jones'A atriz Renée Zellweger em cena do filme 'O Bebê de Bridget Jones'Renée Zellweger, Patrick Dempsey e Colin Firth em cena do filme 'O Bebê de Bridget Jones'

Aos 42 anos, Bridget Jones se encontra em um insistente déjà vu. Sozinha, sentada de pijama em seu sofá, ela apaga uma vela do bolo que "celebra" seu aniversário. Ao fundo, implacável e deprimida, Celine Dion canta All By Myself. A cena que abre O Bebê de Bridget Jones, terceiro filme da série, mexe com a memória afetiva de qualquer pessoa que um dia se deliciou com o divertido O Diário de Bridget Jones (2001). "Como eu vim parar aqui novamente?", questiona a personagem. Como? Pergunta em seguida o espectador.

A tristeza dura pouco. Bridget manda Celine às favas, muda de estação de rádio, e sai cantarolando pela casa o rap Jump Around, do grupo House of Pain. Amadurecer é uma benção.

LEIA TAMBÉM:
Intérprete de Bridget Jones aparece transformada em festa
Resenha – O retorno de Bridget Jones – aos livros e à caça

Bridget is back. Ela continua a mesma, mas com outra mentalidade, e sim, ainda solteira. Seus amigos estão casados e com dois (ou mais) filhos. O estepe Daniel Cleaver (Hugh Grant) desapareceu. Seu grande amor Mark Darcy (Colin Firth) casou… com outra mulher. Para sua sorte, como ela pontua, Bridget está feliz no cargo de produtora de um telejornal e se diverte com os amigos do trabalho, solteiros na casa dos 30 anos — os novos 20.

É na companhia de uma das colegas, durante um festival de música regado a álcool, que Bridget conhece Jack (Patrick Dempsey), com quem ela passa uma noite de diversão sem compromisso. Alguns dias depois, ela reencontra Darcy, que confessa estar se separando da esposa. Outro déjà vu acontece. Semanas mais tarde, Bridget descobre que está grávida, só não sabe de quem.

A boa e velha Bridget se revela sem pudores — assim como seu afiado humor britânico. Ela continua atrapalhada, verborrágica e protagoniza uma sequência de situações com a vergonha alheia como tema. Apesar do longo tempo distante do público e do lamentável segundo filme, Bridget Jones: No Limite da Razão (2004), a personagem ainda sabe fazer rir.

O que preocupava os fãs da franquia, a mudança no rosto de Renée Zellweger, não importa. A atriz que arrebatou o cinema de comédias românticas e dramas, entre Jerry Maguire (1996) e A Minha Canção de Amor (2010), tirou seis longos anos de férias, se afastou das câmeras, e retornou irreconhecível. Ela nega que tenha se submetido a cirurgias plásticas. A dúvida permanece. O que se dissipou depois de O Bebê de Bridget Jones foi a desconfiança de que Reneé recuperaria a boa forma para atuar em uma comédia, ainda mais em uma personagem tão icônica. A dúvida chegou a fim. A nova Bridget Jones não é assim tão nova — mas continua adorável e hilária.


Arquivado em:Entretenimento

BlackBerry vai parar de fabricar celulares

Posted: 29 Sep 2016 06:27 AM PDT

A companhia canadense BlackBerry anunciou na última quarta-feira que vai parar de fabricar celulares – agora, a produção será terceirizada. O anúncio aconteceu em decorrência de perdas mais acentuadas que o esperado na receita trimestral da companhia.

Leia também:
As novidades do iPhone 7 e do Apple Watch 2
'Smartphone explosivo' da Samsung derruba ações da empresa

Preferida por muitas pessoas no passado, a marca não conseguiu acompanhar os avanços do mercado e perdeu espaço para concorrentes como os gigantes Apple e Samsung. "Vamos focar no desenvolvimento de software, incluindo segurança e usabilidade. Planejamos terminar todo o desenvolvimento interno de hardware e terceirizar essa função a parceiros”, afirmou o presidente da BlackBerry, John Chen, em comunicado.

A receita de serviços e softwares da companhia foi de 156 milhões de dólares no segundo trimestre (encerrado em 31 de agosto), ante 105 milhões do negócio de dispositivos.

No comunicado, o grupo ainda informou que assinou acordo com a BB Merah Putih, da Indonésia, para produzir, distribuir e promover os aparelhos da marca no país – seu maior mercado para dispositivos. A BlackBerry disse que também estava no estágio final de negociações para um acordo similar na China e trabalhando em várias iniciativas na Índia.

(Com Reuters)


Arquivado em:Tecnologia, Vida Digital

Argentina projeta retorno de Messi: contra o Brasil

Posted: 29 Sep 2016 06:05 AM PDT

A seleção argentina não terá Lionel Messi nas próximas partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, contra Peru e Paraguai, mas já projeta o retorno de seu principal jogador: justamente diante do Brasil, no dia 10 de novembro, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 11ª rodada.

Na semana passada, Messi sofreu uma lesão muscular na perna direita durante partida do Barcelona contra o Atlético de Madri. O técnico da seleção argentina Edgardo Bauza fez críticas ao Barcelona por “não cuidar” de seu craque, mas acredita que Messi estará de volta rapidamente.

Leia também:
Tite: 'Não via os jogos da seleção, isso me machucava'
Tite convoca Wendell e Rafael Carioca para a seleção

Messi tem pé beijado e ressalta carinho da torcida em retorno à seleção

“Eu acredito que contra Brasil e Colômbia vamos poder contar com ele. Messi está consciente do que tem e a dor até agora tem sido bastante administrável, espero que não aumente e que não o impeça de se mover com facilidade. Conhecendo a lesão, acredito que em 10 dias estará treinando”, disse o ex-treinador do São Paulo durante lançamento de um livro sobre sua carreira, em Buenos Aires.

Bauza afirmou que a lesão muscular é reflexo de uma pubalgia crônica que Messi precisa tratar. "Poucos conhecem essa lesão como eu. Quando era jogador, sofri quatro anos com isso, sei o quanto é difícil. Houve vezes em que meus companheiros tiveram que me ajudar a subir escadas", contou "Patón" Bauza. "Messi quer jogar sempre, não quer parar nunca, mas é preciso descansar".

Sem medo de represálias, Bauza voltou a criticar o Barcelona por escalar Messi em praticamente todas as partidas do ano. "Vou seguir dizendo o que penso. Não sou dono da verdade, é apenas minha opinião. Não quis ofender ninguém, mantenho minha opinião: o Barcelona deve cuidar dele."

 


Arquivado em:Esporte

Polícia libera vídeo de oficiais matando menino de 6 anos nos EUA

Posted: 29 Sep 2016 06:02 AM PDT

Um juiz do Estado da Louisiana, nos Estados Unidos, liberou nesta quinta-feira imagens da morte de um menino de 6 anos de idade, baleado por policiais em novembro de 2015. Jeremy Mardis estava no banco trás do carro de seu pai, Christopher Few, quando oficiais começaram a perseguir o veículo ao notarem uma briga entre o homem e sua namorada. Dois policiais abriram fogo contra o carro e mataram o menino, além de ferirem Few gravemente.

O vídeo foi usado neste mês como parte do processo que indiciou Derrick Stafford, de 32 anos, e Norris Greenhouse Jr., de 23, pela morte Jeremy. De acordo com o juiz William Bennett, as imagens registradas pela câmera corporal de um terceiro oficial provam que não havia razão para atirar contra o carro. No momento em que foi parado, Few não parecia oferecer qualquer ameaça aos policiais e não estava armado.

Segundo a rede CNN, a versão completa das filmagens, que não foi divulgada pela imprensa americana, mostra os policiais conferindo o corpo sem vida de Jeremy. Ambos comentam que não notaram que havia uma criança no carro quando começaram a atirar. Os três fragmentos de bala encontrados no corpo do garoto pertencem à arma de Stafford, de acordo procuradores do caso.

Leia também:
EUA: polícia divulga imagens do momento em que Scott foi baleado
Mulher de homem negro baleado em Charlotte divulga vídeo de morte

O julgamento de Stafford deve acontecer ainda em outubro e o de Greenhouse, que também atirou, mas não acertou Jeremy, está marcado para o início do próximo ano. Os policiais estão afastados da corporação e aguardam em liberdade.

Vídeo: Policiais matam menino de 6 anos em Marksville, Louisiana, nos Estados Unidos


Arquivado em:Mundo