USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



terça-feira, 30 de agosto de 2016

Notícias

Notícias


Ryan Lochte vai participar da “Dança dos Famosos” nos EUA

Posted: 30 Aug 2016 09:31 AM PDT

O nadador americano Ryan Lochte, centro das atenções na Olimpíada do Rio de Janeiro ao dar vexame e mentir sobre um assalto na capital carioca, quer tentar apagar sua má reputação com a dança. De acordo com informações da emissora americana ABC, ele está entre as 13 celebridades que participarão da próxima temporada do reality show “Dancing with the Stars” (a versão americana da “Dança dos Famosos”), que começa no dia 12 de setembro.  Lochte também comemorou o anúncio em sua conta no Twitter:

O elenco da 23ª temporada do programa inclui personalidades como a ginasta medalhista de ouro Laurie Hernandez, o ex-rapper Vanilla Ice e o ex-governador do Texas Rick Perry.

LEIA TAMBÉM:
Teoria explica o real motivo da fuga de patrocinadores de Lochte

Lochte quebra o silêncio: 'Assumo total responsabilidade'

Julgamento – Após mentir sobre o assalto no Rio de Janeiro para acobertar uma noite de bebedeira e arruaça, o nadador de 32 anos será julgado por falsa comunicação de crime. Se for declarado culpado, pode receber pena de 1 a 6 meses de prisão ou multa – punições previstas no artigo 340 do Código Penal.

(Com AFP)

Atleta russa acusa dirigente de agressão na Rio-2016

Posted: 30 Aug 2016 09:20 AM PDT

A atleta russa da luta olímpica Inna Trazhukova acusa de agressão o presidente da Federação Russa de Wrestling, Mikhail Mamiachvili, após perder a disputa pela medalha de bronze para a polonesa Monika Ewa Michalik, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Segundo relatos de Trazhukova, o dirigente teria contado com a ajuda de dois integrantes da comissão técnica de sua delegação para espancá-la.

Inna Trazhukova, que já prestou queixa na Justiça, recebeu o apoio do ministro de esportes russo Vitaly Mutko, de acordo com a AFP. Em entrevista à agência de notícias francesa, o advogado da atleta, Sirajutdine Ataiev, confirmou que o caso irá aos tribunais: “Ela pede a intervenção da justiça nesse caso. Consideramos que o Sr. Mamiachvili insultou a honra e a dignidade da atleta”.

LEIA MAIS:
Abertura da Olimpíada repercute na internet com memes e piadas

Retrospecto – Trazhukova, de 25 anos, teve sua primeira participação olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro.  Bicampeã europeia em 2013 e 2014, a atleta lutou em cinco oportunidades durante a Olimpíada, vencendo três e sendo derrotada para a medalhista de ouro Risako Kawai, além do revés na disputa pelo bronze.

(Com Estadão Conteúdo e Gazeta Press)

‘Pets’ repete feito dos EUA e domina bilheteria no Brasil

Posted: 30 Aug 2016 09:09 AM PDT

Sucesso no verão americano, quando fez 349 milhões de dólares em bilheteria, a animação Pets: A Vida Secreta dos Bichos estreou com tudo também no Brasil. Nos primeiros dias em cartaz, entre quinta-feira e domingo passados, arrastou quase 1 milhão de pessoas aos cinemas — mais exatamente, 900.077 espectadores, que movimentaram mais de 14 milhões de reais em ingressos.

LEIA TAMBÉM:
'Pets' não é Pixar, mas diverte pra cachorro

Com o desempenho, Pets deixou para trás Esquadrão Suicida, a reunião dos vilões da DC Comics, que atraiu 370.000 pagantes e chegou a um público de quase 6,7 milhões no país. Em terceiro lugar na bilheteria deste fim de semana, ficou Ben Hur, com 234.437 espectadores, de um total de 838.000.

Já nos Estados Unidos, Esquadrão Suicida foi superado pelo terror de O Homem nas Trevas, com arrecadação de 26,1 milhões de dólares. O filme está a caminho do Brasil, onde estreia na próxima semana. Dirigido pelo uruguaio Fede Álvarez e protagonizado por Stephen Lang e Jane Levy, o filme narra a história de três jovens que decidem invadir e saquear a casa de um cego, mas o que parecia um golpe extremamente simples se tornará uma armadilha mortal. O custo da produção foi de 10 milhões de dólares.

Esquadrão, que faturou  12,1 milhões de dólares, ficou com a vice-liderança. Com um elenco liderado por Will Smith, Margot Robbie, Viola Davis e Jared Leto, o filme dirigido por David Ayer mostra como o governo dos EUA reúne um grupo de vilões para trabalhar de maneira conjunta em missões de alto risco em troca de comutar parte de suas penas.

Em terceiro lugar, após subir uma posição, aparece Kubo e as Cordas Mágicas, com 7,9 milhões de dólares. Charlize Theron e Matthew McConaughey emprestam suas vozes a esta animação que reflete a cultura japonesa e foca em Kubo, uma criança que encanta os vizinhos com seus relatos de personagens de origami e que deverá enfrentar uma aventura épica em busca de respostas sobre sua família.

O quarto posto ficou com a comédia de animação Festa da Salsicha, com  7,7 milhões de dólares. Com as vozes de Seth Rogen, Kristen Wiig, James Franco e Salma Hayek na versão original, o filme mostra um grupo de alimentos com vida própria e conta a história de Frank, uma salsicha que descobre o horrendo mundo que a espera quando sair do supermercado.

Assassino a Preço Fixo 2: A Ressurreição, com Jason Statham e Jessica Alba, ficou na quinta posição, com  7,5 milhões de dólares. No longa-metragem, o personagem de Statham retorna ao mundo do crime obrigado por uma misteriosa mulher, que o levará a cometer os assassinatos de alguns dos homens mais perigosos do mundo.

(Com agência EFE)

‘É um golpe’, diz vice-procuradora da República sobre impeachment

Posted: 30 Aug 2016 09:00 AM PDT

Para a vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, agora em fase final no Senado, é golpe. Número dois de Rodrigo Janot, Ela Wiecko participou em junho passado, em Portugal, de uma manifestação que pedia "Fora Temer" e denunciava o suposto golpe em curso no Brasil. A participação da procuradora no ato foi revelada nesta terça-feira pelo site de VEJA.   Em entrevista por telefone, ela disse ter ido ao ato como cidadã, e não como procuradora. Em seguida, reforçou a crítica ao processo contra Dilma: "Eu acho que, do ponto de vista político, é um golpe, é um golpe bem feito, dentro daquelas regras".

LEIA MAIS
Vice de Janot participa de ato 'contra o golpe' e anti-Temer

Recentemente, foi o marido de Ela Wiecko, Manoel Lauro Volkmer de Castilho, quem protagonizou outra polêmica. Ele era um dos principais assessores do ministro Teori Zavascki, relator dos processos do petrolão no Supremo Tribunal Federal, e acabou obrigado a pedir demissão após a descoberta de que assinara um manifesto em favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A VEJA, Ela Wiecko disse que não está satisfeita com a chegada de Michel Temer à Presidência da República. E, cometendo uma inconfidência, ela explica um dos motivos de sua resistência ao peemedebista: o fato de ele estar entre os alvos das delações premiadas em tramitação na Procuradoria-Geral da República. "Eu estou incomodada com essas coisas que estão acontecendo no Brasil. Acho que não foi da melhor forma possível. E pelas coisas que a gente sabe do Temer, não me agrada ter o Temer como presidente. Não me agrada mesmo. Ele não está sendo delatado? Eu sei que está. Eu não sei todas as coisas a respeito das delações, mas eu sei que tem delação contra ele". A seguir, a entrevista.

Em um vídeo A senhora aparece numa manifestação que chama o processo de impeachment de golpe? O que a senhora pode dizer a respeito?
Eu estava de férias, em um curso como estudante. É isso.

Há quem considere que é difícil dissociar a posição de vice-procuradora geral da República de uma situação como essa.
Eu não posso falar nada? Não posso ter nenhuma liberdade de manifestação? (Isso) é um pouco exagerado, né? E eu fui discreta, eu estava junto (dos manifestantes), não tive nenhum protagonismo maior. Eu estava de férias. (Isso) é um patrulhamento que impede a pessoa de ser o que ela é, de pensar.

A senhora partilha da opinião de que o processo de impeachment é um golpe?
Eu acho que, do ponto de vista político, é um golpe, é um golpe bem feito, dentro daquelas regras. Isso a gente vê todo dia, é parte da política.

Seria, então, um  golpe com participação da Suprema Corte e da própria Procuradoria-Geral da República, da qual a senhora faz parte?
Aí tem que ser uma conversa muito mais comprida.

Mas a senhora vê irregularidades no processo?
Você está me perguntando como procuradora da República ou como cidadã? Eu posso falar até claramente, mas não vou falar por telefone.

A senhora se arrepende de ter participado do ato?
Não, não me arrependo.

Havia outras autoridades ali?
Não. Eu estava ali como estudante, de férias. É um curso de verão, de Sociologia Jurídica, com o professor Boaventura. Tinha gente de outros países também.

A ideia de fazer a manifestação surgiu na sala de aula?
Eu não fui a organizadora.

Como a senhora recebe a repercussão dessa situação? Isso lhe constrange dentro do Ministério Público?
Tem muita gente que pensa como eu dentro da instituição. Eu estou incomodada com essas coisas que estão acontecendo no Brasil. Acho que não foi da melhor forma possível. E pelas coisas que a gente sabe do Temer, não me agrada ter o Temer como presidente. Não me agrada mesmo. Ele não está sendo delatado? Eu sei que está. Eu não sei todas as coisas a respeito das delações, mas eu sei que tem delação contra ele. Então, não quero. Mas as coisas estão indo.

O que a senhora pensa do Temer exatamente?
Eu vou cortar a conversa aqui. Se quiser conversar comigo, tem que conversar olho no olho. Não vou ficar falando por telefone.

A senhora pode nos receber?
Vou ver como está minha agenda, porque estou com muitos compromissos. Agora mesmo estou indo para uma sessão no STJ (Superior Tribunal de Justiça). Não sei a que horas vai terminar.

Luana Piovani leva ‘bronca’ do Dentran-SP por bebê sem cadeirinha

Posted: 30 Aug 2016 08:51 AM PDT

Luana Piovani não para de comemorar seu aniversário de 40 anos, completados nesta segunda-feira. Mas a festa é tão grande que… chamaram o Detran. O Departamento de Trânsito de São Paulo aproveitou a repercussão negativa nas redes sociais de um vídeo em que a atriz canta Parabéns para si mesma com os três filhos, todos soltos dentro de um carro, sem cadeirinha, para passar um sermão nela. Confira abaixo:

LEIA TAMBÉM:
Pedro Scooby dança com Luana Piovani – ou odalisca? – em festa

“A Luana Piovani postou o vídeo abaixo comemorando o aniversário no carro com seus filhos. E olha só o resultado: um monte de gente começou a puxar a orelha dela. E por quê? Simples e importantíssimo: as crianças não podem nunca ser transportadas no colo (exceto em táxis, ok?). Pra isso, existem as cadeirinhas. Pros maiorzinhos (acima de 7 anos e meio), como ela, cinto de segurança, sempre, em qualquer um dos bancos do veículo. Copiou, Luana Piovani? Segurança é indispensável ;)”, diz o post feito no perfil oficial do Detran-SP no fim da manhã desta terça.

A bronca do Detran-SP, vale lembrar, não se converte em multa, que só pode ser aplicada quando há flagra ao vivo.

Janaina Paschoal chora e rebate Dilma em sessão no Senado

Posted: 30 Aug 2016 08:49 AM PDT

A advogada de acusação do processo de impeachment, Janaina Paschoal, chorou no final de sua fala a favor do afastamento definitivo de Dilma Rousseff. Janaina usou seu tempo de acusação para rebater pontos da defesa da petista, mas se emocionou e pediu desculpas à presidente afastada durante sessão da fase final do julgamento do impeachment no Senado Federal, nesta terça-feira.

"Finalizo pedindo desculpas à senhora presidente. Não por ter feito o que fiz, mas por eu ter lhe causado sofrimento. Sei que a situação que está vivendo não é fácil. Muito embora não fosse meu objetivo, causei sofrimento. E eu peço que ela [Dilma Rousseff], um dia entenda que eu fiz isso pensando também nos netos dela”, disse emocionada.

LEIA TAMBÉM:
AO VIVO: Impeachment chega à reta final
Defesa de Dilma já prepara ação no STF contra impeachment

Durante seu discurso, Janaina rebateu as falas sobre misoginia da presidente na sessão desta segunda no Senado e disse que ninguém pode ser “perseguido por ser mulher”, mas também “ninguém pode ser protegido por ser mulher”. A advogada afirmou que agiria da mesma forma caso a presidente fosse homem.

Janaina, que é uma das signatárias do impeachment, também citou Deus ao longo de seu tempo de fala. “Se tiver alguém fazendo algum tipo de composição neste processo é Deus”, se referindo às menções da defesa e da própria presidente afastada de que foi vítima de conluios de partidos da oposição e do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Alicia Vikander e Michael Fassbender engatam namoro no set

Posted: 30 Aug 2016 08:42 AM PDT

O que é melhor, para a promoção de um filme, do que ter por base um choroso best-seller? Quando os astros se apaixonam de verdade durante as filmagens. Esse é o apelo de A Luz entre Oceanos, uma história de cortar o coração inspirada no romance de mesmo nome da autora M. L. Stedman e estrelada por Alicia Vikander, vencedora de um Oscar, e Michael Fassbender. O filme estreia nos cinemas americanos nesta sexta-feira.

A história, que se passa na Austrália do anos 1920, conta a vida trágica de um zelador de farol (Fassbender) e sua esposa (Vikander), que sofreu dois abortos espontâneos. Quando um barco com um bebê chega à praia da ilha remota em que vivem, eles decidem criá-lo como seu filho — até conhecerem sua mãe verdadeira, anos depois.

LEIA TAMBÉM:
Mateus Solano roda filme em Nova York com Cynthia Nixon

A sueca Alicia, de 27 anos, uma das jovens atrizes mais procuradas mesmo antes de conquistar um Oscar em fevereiro por seu papel coadjuvante em A Garota Dinamarquesa, havia se encontrado brevemente com Fassbender um ano antes do início das filmagens, no final de 2014, na Nova Zelândia. “Nós nos conhecemos na pista de dança do Festival Internacional de Cinema de Toronto e no Bafta. Ele dança bem”, conta Alicia. “Mas na verdade nós não… nós nos conhecemos devidamente em Wellington durante os ensaios”, acrescentou Fassbender, de 39 anos.

Durante as filmagens, o diretor Derek Cianfrance pediu para os dois morarem em um farol remoto por um mês, e no final de 2014 surgiu a notícia de que os dois estavam namorando.

Alicia disse que chorou a primeira vez que leu o roteiro do filme e que muitas vezes foi exaustivo gravar cenas tão fortes. “Eu caí em prantos a primeira vez que li o roteiro, porque é muito humano… dá a sensação de são pessoas de verdade, dramas de verdade”, disse ela. “Ajudou eu já admirar Michael como ator desde que vi filmes À Deriva. É como se você visse um ser muito natural para cada personagem que acho que ele fez, mas ao conhecê-lo você entende quanto trabalho entra na preparação”, acrescentou.

Tanto Fassbender, que protagoniza Steve Jobs, quanto Alicia disseram ter ficado com uma boa sensação sobre o resultado final do filme enquanto o faziam.

“Parecia que tínhamos bons ingredientes. Depois tudo depende de as plateias o aceitarem ou não. Isso é algo que você realmente nunca pode saber”, disse ele.

(Com agência Reuters)

EUA e Cuba restabelecem voos regulares após mais de 50 anos

Posted: 30 Aug 2016 08:30 AM PDT

A companhia aérea americana JetBlue realizará nesta quarta-feira o primeiro voo regular dos Estados Unidos a Cuba em 50 anos, após o reatamento das relações diplomáticas entre as duas nações, em julho de 2015.

O histórico voo, que partirá do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale/Hollywood (FLL), ao norte de Miami, e pousará no aeroporto Abel Santamaría, da cidade de Santa Clara, será um dos 110 diários diretos que foram aprovados neste ano pelo Departamento de Transporte dos EUA (DOT) a Cuba.

Neste voo inaugural estará o secretário de Transporte americano, Anthony Foxx, que esteve na ilha em fevereiro para fechar o acordo que restabeleceu os voos comerciais regulares entre ambos os países.

Trata-se de 20 voos a Havana e 90 a outras cidades cubanas, que partirão em sua maioria do sul da Flórida, onde se concentra a maior população de origem cubana no país.

Nestas rotas poderão viajar americanos que estejam classificados em qualquer uma das 12 categorias de viagens para Cuba permitidas pelo governo dos EUA, na tentativa de suavizar o embargo econômico imposto por Washington a Havana e que proíbe seus cidadãos de viajarem a Cuba como turistas.

As razões de viagens autorizadas para americanos estão relacionadas com atividades culturais, empresariais, educacionais e jornalísticas. O DOT autorizou em junho passado a JetBlue, American Airlines, Frontier, Silver Airways, Southwest e Sun Country viajarem desde Fort Lauderdale, Miami, Chicago, Filadélfia e Mineápolis a nove cidades de Cuba, sem incluir Havana.

Estas são Camagüey, Cayo Coco, Cayo Largo, Cienfuegos, Holguín, Manzanillo, Matanzas, Santa Clara e Santiago de Cuba. Com a aprovação destas rotas, o governo dos EUA afirmou que procura “reunir as famílias cubano-americanas e fomentar a educação e as oportunidades para as empresas americanas de todos os tamanhos”.

No caso da JetBlue, esta terá inicialmente rotas desde Fort Lauderdale a Santa Clara, Camagüey e Holguín, cuja frequência irá aumentando até ser diária no final do ano, e prevê viajar também a Havana, uma vez o DOT outorgue as autorizações definitivas para a capital cubana.

Leia também:
Americanos são terceiro maior grupo de turistas em Cuba
Governo dos EUA define primeiros voos a Cuba em 50 anos

Devido às solicitações de linhas aéreas para viajar a Havana triplicarem as estabelecidas por ambos os governos, sua adjudicação demorou mais dos previsto. Por ora, o DOT acordou em julho passado que autorizará voos à capital cubana a oito companhias aéreas saindo de Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Tampa, na Flórida, além de Newark, New York City, Charlotte, Atlanta, Houston e Los Angeles.

A JetBlue, que viajará para Cuba em aviões Airbus A320, com capacidade para 220 passageiros, precisou que suas tarifas partirão de 99 dólares por trajeto e incluem o seguro médico que exige o governo cubano.

(Com agência EFE)

Vídeo mostra Hope Solo em prantos ao ser banida da seleção

Posted: 30 Aug 2016 08:22 AM PDT

A goleira americana Hope Solo, estrela do futebol feminino e desafeto da torcida brasileira na Rio-2016 por suas piadas sobre o zika vírus, foi flagrada em prantos no mesmo momento em que soube da suspensão de seis meses da seleção de futebol dos Estados Unidos. Ela é uma das personagens do documentário Keeping Score, da produtora americana Fullscreen, que acompanhou a trajetória de três grandes atletas do país antes e durante a Olimpíada do Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM:
Deu zika! Favoritas, americanas caem fora no futebol

Zicada? Hope Solo leva frango e EUA só empatam

No trecho do documentário, ela grita visivelmente chateada com a punição: “17 malditos anos e acabou!”, disse a jogadora de 35 anos, acompanhada de seu marido Jerramy Stevens, ex-jogador da NFL.  Hope foi banida pela Federação de Futebol dos Estados Unidos por ter chamado as jogadoras da seleção sueca de "covardes", após a eliminação de sua equipe nas quartas de final do Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

PMDB vai discursar ’em massa’ no impeachment; Collor é o 18º

Posted: 30 Aug 2016 08:08 AM PDT

Pelo menos oito senadores do PMDB, partido do presidente interino Michel Temer, se inscreveram para discursar nesta terça-feira na fase final do processo de impeachment da petista Dilma Rousseff. Além de Kátia Abreu e Roberto Requião, ferrenhos defensores da presidente afastada, registraram a intenção de discursar por até dez minutos na tarde de hoje os senadores peemedebistas Garibaldi Alves (RN), Eunício Oliveira (CE), Dário Berger (SC), Rose de Freitas (ES), Simone Tebet (MS) e Waldemir Moka (MS). O mais aguardado dos discursos, no entanto, não é o de um quadro do partido, e sim do senador e ex-presidente Fernando Collor (PTC-AL), o 18º inscrito dos atuais 66 senadores dispostos a falar na sessão plenária.

Pedro Scooby dança com Luana Piovani – ou odalisca? – em festa

Posted: 30 Aug 2016 08:03 AM PDT

Se Luana Piovani está investindo em salvar a relação com o surfista Pedro Scooby, marido e pai de seus três filhos, o figurino escolhido para a sua festa de 40 anos, completados nesta segunda-feira, deve ter dado uma ajudinha. Trajada como uma odalisca com pé no tecnobrega, de barriga à mostra, Luana desfilou e dançou com Scooby na pista da festa.

LEIA TAMBÉM:
Luana Piovani sobre Pedro Scooby: "Estamos nos reorganizando"
Luana Piovani comemora aniversário com Pedro Scooby

Uma foto, legendada com o símbolo de presente, bolo e drinque, além de um coração, foi publicada pelo surfista no Instagram. Scooby, aliás, esteve presente em toda o enorme festejo de Luana: no sábado, foi com ela, os filhos, familiares e amigos à pisicina do hotel Copacabana Palace e, no domingo, eles jantaram com conhecidos em casa, um jantar armado por um bufê.

Instagram Photo

 

Julgamento de Dilma Rousseff no Senado Federal – 5º dia

Posted: 30 Aug 2016 07:58 AM PDT

 

‘Justiça’ fecha primeira semana com 28 pontos e repúdio da PM

Posted: 30 Aug 2016 07:29 AM PDT

A minissérie Justiça começou incomodando não apenas a concorrência da Globo, mas também a Polícia Militar do Rio, que viu no personagem de Enrique Diaz, um sargento anti-ético, um desrespeito à farda. Em uma nota de repúdio publicada na última sexta-feira, a PM fluminense pede que o público deixe de assistir ao novo programa da Globo. E é vasto o público em questão: na Grande São Paulo, a primeira semana da minissérie registrou média de 28 pontos no Ibope, com 44% de participação. São 6 pontos a mais do que a faixa obteve em junho e julho.

LEIA TAMBÉM:
Com nude de Marina Ruy Barbosa, 'Justiça' faz 30 pontos em SP
Justiça começa com elenco apurado, formato de teia e nudez

Na minissérie, o personagem Douglas (Enrique Diaz) é um policial militar que planta drogas na casa de sua vizinha Fátima (Adriana Esteves) como vingança por ela ter matado seu cachorro. “Esse tipo de programa (…) deseduca o cidadão. Estimula o desrespeito à Polícia”, diz a nota. “O que estará pensando a viúva ou um órfão de um policial, herói de verdade, que perdeu sua vida no combate ao crime? O que estará pensando o filho de um policial, herói de verdade, que ficou paraplégico na luta contra o crime?”, questiona o coronel.

Como forma de protesto, a instituição pede boicote à minissérie: “Aos Policiais Militares e seu familiares, é sugerido que façam o que de melhor pode ser feito diante de um programa de péssimo gosto e pouca criatividade: MUDEM DE CANAL”.

Em nota, o departamento de comunicação da Globo afirmou que Justiça “não tem a intenção de ofender qualquer profissão ou instituição”. A emissora afirma que a minissérie é uma obra de ficção — o que é sinalizado ao final de cada capítulo — e que não “tem a intenção de ofender qualquer profissão ou instituição”. Ainda segundo a Globo, a minissérie não é sobre a polícia mas sobre “quatro histórias independentes que se conectam e que têm em comum um fato dramático acontecido em uma mesma noite de 2009”.

(Com Estadão Conteúdo)

Vice de Janot participa de ato ‘contra o golpe’ e anti-Temer

Posted: 30 Aug 2016 07:12 AM PDT

Era para ser apenas mais um ato de militantes contrários ao impeachment de Dilma Rousseff. Desta feita, a manifestação, para denunciar o que os partidários da petista chamam de "golpe", fora em Portugal, na companhia do acadêmico Boaventura de Sousa Santos, professor da Universidade de Coimbra. Em alto e bom som, os presentes gritavam "Fora, Temer". A gravação do ato foi parar na internet, como parte do plano de mostrar a mobilização internacional contra a queda de Dilma.

"Somos contra o golpe, a favor da democracia no Brasil, e tudo faremos internacionalmente para mostrar que esse golpe é realmente um golpe que visou com que os golpistas tentassem parar a luta contra a corrupção que estava a ser iniciada no Brasil. É preciso que os golpistas não tenham seu caminho aberto, é preciso, para isso, que os honestos regressem à política e que a democracia volte a vigorar em toda a sua plenitude no Brasil", diz Sousa Santos, antes de ser seguido pelos manifestantes erguendo cartazes contra o presidente interino, aos gritos de "Fora, Temer".

Aqui no Brasil, o vídeo foi exibido na TVT, a TV dos Trabalhadores, ligada à CUT. Nada demais, não fosse um detalhe: entre os presentes, apresentados como estudantes de um curso de verão, aparece ninguém menos que a vice-procuradora-geral da República no Brasil, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, número dois de Rodrigo Janot. A gravação data de 28 de junho deste ano. Ela Wiecko aparece segurando uma faixa onde se lê "Fora Temer. Contra o golpe!" –  de óculos escuros, aparentemente envergonhada, sem a empolgação dos demais, mas participando do ato.

Assista ao vídeo:

Ela Wiecko assumiu a vice-procuradoria-geral da República em 2013. Foi escolhida para o posto pelo próprio Rodrigo Janot. Por mais de uma vez, ela integrou a lista tríplice de candidatos ao posto máximo do Ministério Público. Atualmente, Ela Wiecko conduz, na Procuradoria-Geral, a "Operação Acrônimo", que tem entre os alvos o governador mineiro Fernando Pimentel, do PT.

Leia mais:
Processo de impeachment chega hoje à fase final
Dilma fala no Senado por 14h – e não altera cenário de derrota

A VEJA, Ela Wiecko disse não ver problemas em participar da manifestação. "Eu estava de férias, em um curso como estudante. Não posso pensar nada? Não posso ter liberdade de manifestação? Isso é um pouco exagerado. Fui discreta, estava junto, e não tive protagonismo maior", afirmou. "(Isso) é um patrulhamento que impede a pessoa de ser o que ela é." Perguntada sobre o que pensa acerca do processo de impeachment, agora em sua fase derradeira no Senado, ela respondeu: "Eu acho que, do ponto de vista político, é um golpe, é um golpe bem feito, dentro daquelas regras. Isso a gente vê todo dia, é parte da política".

A vice-procuradora-geral disse ver com reservas a figura do presidente em exercício, Michel Temer. "Tem muita gente que pensa como eu dentro da instituição (Ministério Público Federal). Eu estou incomodada com essas coisas que estão acontecendo no Brasil. Não me agrada ter o Temer como presidente. Ele não está sendo delatado? Eu sei que está", afirmou, antes de encerrar a conversa, por telefone.

 

 

Talento (e marra) em Milão: o lugar certo para Gabigol

Posted: 30 Aug 2016 06:50 AM PDT

Gabriel Barbosa, o Gabigol, ainda nem pisou no gramado de San Siro, mas já é uma sensação em Milão. Contratado pela Inter por 27 milhões de euros (cerca de 97 milhões de reais) – a quarta transação mais cara do futebol brasileiro, atrás de Neymar, Gabriel Jesus e Lucas Moura –, o jogador de 19 anos disse "gostar de desafios" ao se transferir para o clube italiano. Gabigol quer entrar no grupo de brasileiros idolatrados na Itália – lista que inclui craques como Mazzola, Julinho Botelho, Zico, Falcão, Cerezo, Careca, Cafu, Kaká, Júlio César, Dida, entre tantos outros. As melhores referências, por características de jogo e personalidade, porém, vêm da própria Inter de Milão: Ronaldo e Adriano – "Fenômeno" e "Imperador", respectivamente.

O apelido "Gabigol" – que tentou deixar no passado – já faz sucesso entre os italianos. Nos últimos dias, a imprensa local passou a vasculhar a vida do atacante nascido em São Bernardo do Campo que chamou a atenção do Santos com apenas oito anos. Descoberto em jogos de futsal por Zito, histórico jogador do Santos e da seleção brasileira que trabalhava como olheiro do clube do litoral, Gabigol passou dez anos na Vila Belmiro. Marcou mais de 600 gols nas categorias de base e, apesar de não ter repetido o sucesso dos antecessores, lidou bem com a pressão de ser o "novo Neymar", “Robinho” ou “Ganso”. Vestiu a camisa 10 de Pelé, marcou 57 gols em 156 jogos como profissional, e conquistou dois títulos paulistas – além do recente ouro olímpico com a seleção brasileira.

Leia também:
Seleção em Quito: estreia de Tite terá altitude e rival em crise
Pogba, Nego do Borel, bandidão: os bastidores do ouro olímpico
Parreira minimiza ouro: 'Brasil é só Neymar'

Agora, Gabigol terá de lidar com a responsabilidade de suceder Ronaldo e Adriano como artilheiro brasileiro da Inter de Milão. Canhoto, habilidoso e com bom senso de finalização, tem características mais semelhantes às do Imperador. Sua personalidade se assemelha mais à do Fenômeno – ou a de Romário. Acostumado a ser uma estrela em Santos desde a adolescência, Gabriel Barbosa é vaidoso e marrento. Já se envolveu em confusões dentro e fora de campo e gosta de chamar a atenção pelo visual – com os cortes de cabelo, o uniforme apertado e o calção levantado.

Gabigol é ousado e controverso na medida certa e demonstrou maturidade ao assinar contrato com a Inter, na semana passada. Depois da conquista do ouro olímpico, o jogador descoloriu a barba. Mas, ao viajar à capital da moda, raspou a barba e se apresentou com visual mais sóbrio – ainda que de boné. Foi recebido por dezenas de torcedores nerazzurri e recebeu elogios do técnico holandês Frank de Boer – que cansou de correr atrás de atacantes brasileiros quando era zagueiro, na década de 90. "Gabriel pode jogar em qualquer posição do ataque", disse.

A Inter de Milão recebeu um grande aporte financeiro dos novos donos chineses, mas não vive bom momento. Iniciou mal o campeonato italiano (um ponto em dois jogos) e não se classificou à Liga dos Campeões (jogará a Liga Europa). Além disso, Gabigol enfrentará forte concorrência e entrará no final de uma fila que possui os argentinos Mauro Icardi (capitão do time e ídolo da torcida) e Rodrigo Palacio; o brasileiro naturalizado italiano Eder; o francês Jonathan Biabiany; e o croata Ivan Perisic. Por outro lado, certamente a convivência com os outros brasileiros do elenco – Miranda (seu colega de seleção) e Felipe Melo – vai ajudá-lo. Além, claro, da boa vontade dos italianos com brasileiros.

Gabriel não é um jogador pronto. Ainda pode se desenvolver fisicamente e, sobretudo, tecnicamente, no exigente futebol italiano. Provavelmente jamais alcançará o nível técnico de Ronaldo ou Zico, mas tem talento e potencial para se destacar na Europa. Sua história em Milão terá início após as partidas da seleção brasileira contra Equador e Colômbia, pelas Eliminatórias, no início de setembro.

Gabriel Barbosa é recepcionado por torcedores após assinar com a Inter de Milão

Sem barba, Gabriel Barbosa é recepcionado por torcedores antes de assinar contrato com a Inter de Milão (@Inter/Twitter)

Mateus Solano roda filme em Nova York com Cynthia Nixon

Posted: 30 Aug 2016 06:47 AM PDT

O ator Mateus Solano passou por uma nova experiência em sua carreira artística: contracenar com a atriz Cynthia Nixon, conhecida pela série Sex and the City. A cena fará parte do próximo trabalho de Solano, a comédia romântica brasileira Talvez uma História de Amor. “Sou fã da Cyntia desde que ela tinha 16 anos, no filme Amadeus, e já arrebentava. Me divertir nos bastidores, contracenar com ela e ainda por cima ficar satisfeito com a cena e o trabalho, não tem preço”, conta o ator, animado com a oportunidade.

LEIA TAMBÉM:
Mateus Solano e Thiago Fragoso se beijam em premiação

Quem também fala sobre o encontro dos artistas é o diretor do longa, Rodrigo Bernardo. “A gente teve um ensaio antes de filmarmos, e, logo de cara, eles se deram bem. Rolou uma sintonia imediata entre eles, são muito talentosos e engraçados.”

O filme, que é produzido pela Chocolate Filmes e será distribuído pela Warner Bros. Pictures, é a primeira produção brasileira a filmar no Museu Guggenheim, em Nova York. “É um dos mais famosos museus do mundo, foi um sonho filmar lá dentro. É o set mais bonito que já filmei na vida”, continua o diretor.

Mateus Solano viverá um o metódico Virgílio, protagonista do filme. A história terá início quando ele ouve uma mensagem em sua secretária eletrônica, deixada por Clara (Thaila Ayala), sua mulher, terminando o relacionamento. Há um porém: Virgílio não faz ideia de quem ela seja, apesar de todos seus amigos e colegas parecerem estar cientes de que havia algo entre os dois.

Em dado momento, ele irá até Nova York atrás de Clara, que trabalha em museus. Lá, ele encontrará Toni (Cynthia Nixon), gerente do local. “Foi uma experiência que eu nunca imaginei que teria na minha vida: filmar fora do país, em outra língua, com uma equipe internacional, dentro do Guggeinheim. Tem todo um significado que isso carrega para mim, como artista, foi muito especial”, disse Mateus.

Além de Solano e Thaila, o filme também conta com outros nomes da dramaturgia nacional, como Paulo Vilhena, Bianca Comparato, Totia Meirelles, Nathalia Dill, Juliana Didone, Gero Camilo, Jacqueline Sato, Marco Luque, Dani Calabresa e Flávia Garrafa.

(Com Estadão Conteúdo)

Pessoas próximas a Assad receberam milhões de dólares da ONU

Posted: 30 Aug 2016 06:32 AM PDT

A Organização das Nações Unidas (ONU) concedeu contratos no valor de dezenas de milhões de dólares a organizações ou pessoas próximas ao ditador sírio Bashar Assad, para missões humanitárias no país, informa nesta terça-feira o jornal The Guardian. O jornal britânico teve acesso a centenas de contratos da ONU desde 2011, quando começou o conflito que deixou até agora mais de 290.000 mortos.

De acordo com o The Guardian, muitos destes contratos foram assinados apesar de existirem sanções da União Europeia (UE) ou dos Estados Unidos contra seus beneficiários. Assim, a ONU transferiu mais de 13 milhões de dólares (mais de 40 milhões de reais) ao governo sírio para o desenvolvimento da agricultura, embora a UE tenha proibido o comércio com os ministérios de Assad que se aproveitaram da ajuda financeira.

Leia também
EI executou 2.369 civis na Síria nos últimos dois anos
Obama tenta frear ataques turcos contra curdos apoiados pelos EUA
EUA cumprem meta de acolher 10.000 refugiados sírios neste ano

Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) dedicou mais de 5 milhões de dólares (quase 20 milhões de reais) para apoiar o banco nacional de sangue sírio, controlado pelo Ministério da Defesa sírio. Além disso, duas agências da ONU forneceram 8,5 milhões de dólares (26 milhões de dólares) à Syria Trust Charity, uma organização presidida pela esposa de Assad, Asma, segundo o jornal. E a Unicef, agência da ONU para proteção das crianças, entregou 268.000 dólares (1 milhão de reais) à Al Bustan Association, uma organização beneficente dirigida por Rami Majulf, primo do ditador.

Perguntada pelo jornal, a ONU informou através de um comunicado que, devido à dureza e à complexidade do conflito, a eleição de sócios para responder às necessidades humanitárias da população era necessariamente limitada. A ONU também aponta que não tem de respeitar as sanções da UE ou dos EUA, pois só precisa respeitar as proibições dela mesma.

Críticas internas — Um funcionário da ONU disse ao Guardian em condição de anonimato que houve mal-estar dentro de algumas agências motivado pelos repasses de dinheiro a pessoas e órgãos próximos do ditador Assad. Críticos dentro da própria ONU lamentam não saber exatamente se o dinheiro seria usado para ajuda humanitária ou para financiar a guerra que Assad mantém contra a população síria.

Outro funcionário da ONU que trabalhava em Damasco no início do conflito disse ao Guardian: “A equipe das Nações Unidas sabia desde os primeiros dias do conflito que nem o governo nem a sua lista autorizada de entidades locais poderiam ser considerados como condizente com os princípios humanitários de independência, neutralidade e imparcialidade".

AO VIVO: Impeachment chega à reta final

Posted: 30 Aug 2016 06:28 AM PDT

Apple é multada em 13 bilhões de euros pela União Europeia

Posted: 30 Aug 2016 06:19 AM PDT

Autoridades da União Europeia mandaram a Apple pagar até 13 bilhões de euros (aproximadamente 64,93 bilhões de reais) em impostos mais juros ao governo da Irlanda depois de uma decisão em que considerou como ilegal um esquema em que a empresa redirecionava lucros pelo país europeu.

A quantia, 40 vezes maior que a cobrança da Comissão Europeia a uma companhia em caso semelhante, poderá ser reduzida, afirmou o órgão executivo da UE, se outros buscarem pagamento de mais impostos pela gigante americana.

A Apple, que junto com a Irlanda vai apelar da decisão, pagou impostos sobre lucros europeus de vendas de iPhones e outros produtos e serviços por um período de 11 anos, entre 0,005%, em 2014, e 1%, em 2003, afirmou a comissão.

“A Irlanda concedeu benefícios ilegais para a Apple que permitiram à empresa pagar substancialmente menos imposto que outras empresas ao longo de muitos anos”, afirmou a comissária de Concorrência da UE, Margrethe Vestager.

A varejista online Amazon.com e o grupo de fastfood McDonald’s enfrentam inquéritos tributários em Luxemburgo, enquanto a rede de cafeterias Starbucks foi condenada a pagar até 30 milhões de euros (aproximadamente 108 milhões de reais) ao governo holandês.

Para a Apple, cujo lucro no ano passado somou 18 bilhões de dólares (cerca de 58 bilhões de reais) e foi o maior já divulgado por uma empresa no mundo, o pagamento de bilhões de dólares não deve ser um problema intransponível. Os 13 bilhões de euros representam cerca de 6% da reserva de caixa da companhia.

Leia também:
Presidente da Apple vende US$ 36 milhões em ações da empresa
Barbra Streisand quer ensinar Siri, da Apple, a dizer seu nome

A Apple informou que tinha no final de junho um caixa e equivalentes de 231,5 bilhões de dólares, dos quais 92,8% estavam em subsidiárias no exterior. A empresa pagou 2,67 bilhões de dólares em impostos durante o último trimestre, deixando a companhia com lucro de 7,8 bilhões de dólares.

A Comissão Europeia acusou a Irlanda em 2014 de driblar leis internacionais ao permitir que a Apple protegesse lucros de dezenas de bilhões de dólares em troca por empregos. A Apple e o governo irlandês negam a acusação.

“Esta decisão não me deixa escolha que não seja buscar aprovação do gabinete para uma apelação”, disse o ministro das Finanças da Irlanda, Michael Noonan.

(Com agência Reuters)

Imagens do dia 30 de agosto

Posted: 30 Aug 2016 06:15 AM PDT