USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



terça-feira, 23 de agosto de 2016

Notícias

Notícias


MPT processa TAM em R$ 50 milhões por descanso de pilotos

Posted: 23 Aug 2016 10:26 AM PDT

O Ministério Público do Trabalho de São Paulo abriu na última sexta-feira uma ação civil pública contra a TAM por causa das condições de descanso dadas aos pilotos e copilotos em voos longos. De acordo o órgão, foi constatado que a empresa não providencia a acomodação necessária para o repouso da tripulação de revezamento nos aviões. Essa tripulação é empregada em voos internacionais e pode ter uma jornada de trabalho de até 20 horas, com no máximo 15 horas de voo.

Leia também:
Fiat coloca 4 mil funcionários em licença remunerada
Anvisa encontra fungo, larvas e pelo de roedor em geleia Piá

Enquanto a lei exige que os pilotos e copilotos possam ficar deitados durante o descanso, a TAM estaria oferecendo poltronas que não reclinam totalmente. As investigações do processo foram iniciadas após denúncia anônima. Ainda segundo a ação do MPT, o espaço é delimitado apenas por uma cortina, o que faz com que as condições de barulho e luminosidade sejam inadequadas para descansar. O Ministério Público diz que a companhia se negou a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta e pede na Justiça que a TAM adeque os espaços e pague uma multa de 50 milhões de reais por danos morais coletivos.

A TAM se uniu à chilena LAN em 2010, e as duas companhias operam sob o nome de Latam desde agosto do ano passado.

25 g de açúcar: é o máximo que as crianças devem consumir por dia

Posted: 23 Aug 2016 09:46 AM PDT

A Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) lançou pela primeira vez uma recomendação sobre consumo de açúcar por crianças e adolescentes. De acordo com a nova diretriz, publicada no periódico científico Circulationcrianças e adolescentes de 2 e 18 anos devem ingerir, no máximo, 25 gramas (100 calorias) de açúcar adicionado por dia, o que equivale a seis colheres de chá. Bebês com menos de dois anos não devem consumir nenhum açúcar adicionado.  

O açúcar adicionado é qualquer ingrediente adoçante que contém calorias, como açúcar, xarope de milho, frutose, mel ou melaço, adicionado aos alimentos durante o processamento industrial ou preparo. O limite estabelecido pela associação se refere apenas ao açúcar adicionado e não ao natural, encontrado em alimentos como frutas, sucos integrais ou leite, e equivale aproximadamente a um pedaço de bolo de fubá, 240 ml de refrigerante ou 40 gramas de chocolate ao leite.

“Tem havido uma falta de clareza e consenso sobre quanto açúcar adicionado é considerado saudável para crianças, então o açúcar permanece um ingrediente comumente presente em comidas e bebidas, e o consumo geral por crianças permanece alto – a criança americana típica consome cerca de três vezes a quantidade recomendada”, disse Miriam Vos, uma das autoras da recomendação e professora da Escola de Medicina da Universidade Emory, em Atlanta.

De acordo com a associação, o consumo exagerado de açúcar durante a infância aumenta o risco obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol e triglicérides, o que, por sua vez, eleva a probabilidade de desenvolvimento de doenças cardíacas na idade adulta. Além disso, segundo Miriam, crianças que consomem alimentos cheios de açúcar adicionado tendem a comer menos comidas saudáveis como frutas, vegetais, grãos integrais e laticínios com pouca gordura. A contraindicação da ingestão de açúcar adicionado, segundo os autores, é para prevenir o desenvolvimento de uma preferência precoce por doces.

Leia também:
O que acontece no organismo jovem após nove dias com pouco açúcar
Consumo de bebidas açucaradas pode causar 180 000 mortes por ano

“Acreditamos que as evidências científicas para nossas recomendações são fortes e ter uma quantidade específica como objetivo vai ajudar de forma significativa os pais e os defensores da saúde pública a promoverem a melhor nutrição possível para as crianças”, diz Miriam Vos.

De acordo com o documento, bebidas açucaradas, como refrigerantes, chás, sucos industrializados e bebidas energéticas, são a principal fonte de açúcar adicionado. Por isso, a associação recomendou também que o consumo dessas bebidas por crianças e adolescentes seja limitado a 230 ml por semana.

Antes do lançamento dessa diretriz, a Organização Mundial da Saúde (OMS), já recomendava que o consumo de açúcar adicionado não ultrapasse 10% das calorias totais consumidas em um dia. No entanto, o ideal seria reduzir essa porcentagem para 5%, o que equivale a 25 gramas de açúcar por dia – ou 100 das 2.000 calorias diárias recomendadas para um adulto diariamente.

Brasil

Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica) mostrou que os adolescentes brasileiros seguem uma dieta de alto risco para problemas cardiovasculares, doenças renais e obesidade. De acordo com o levantamento, o consumo de refrigerante e balas por jovens entre 12 e 17 anos supera o de frutas, verduras, hortaliças e suco natural.

Para Miriam, o comportamento dos pais é crítico para mudar o hábito dos filhos. “Beber água e servir de modelo para o seu filho também é muito importante”, disse.

Leitores de Harry Potter podem parar Donald Trump, diz pesquisa

Posted: 23 Aug 2016 09:18 AM PDT

A mágica parece estar a favor da democrata Hillary Clinton na corrida eleitoral americana. Segundo um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, ler a saga do bruxo Harry Potter gera uma visão negativa acerca do republicano Donald Trump. Além disso, quanto mais livros da série de J.K. Rowling alguém lê, pior fica sua opinião sobre o magnata.

Em 2014, Diana Mutz, professora de comunicação da Universidade da Pensilvânia, realizou uma pesquisa nacional com americanos para perguntar sobre seu hábito de consumo dos livros de Harry Potter. Na ocasião, a pesquisadora analisou a opinião dos leitores sobre temas polêmicos, como casamento gay e pena de morte. Mutz decidiu continuar seu estudo neste ano para avaliar os sentimentos dos leitores em relação a Trump.

De acordo com a pesquisadora, três principais pontos das obras de Rowling se opõem às políticas do bilionário: oposição ao autoritarismo, valorização da tolerância e das diferenças e oposição à violência e punição. Outro estudo, de 2014, já mostrava que estudantes que leem os livros sobre o bruxo crescem menos preconceituosos com relação a minorias e imigrantes.

Leia também:
Estátuas de Donald Trump pelado são espalhadas pelos EUA
Trump quer barrar imigrantes de 'países que exportam terroristas'
Trump culpa "imprensa trapaceira" por derrota nas pesquisas

A cada livro da saga de Potter que um leitor termina, sua avaliação sobre o candidato republicano cai entre dois e três pontos, de um total de 100, segundo o estudo. "Parece pouco, mas para alguém que lê os sete livros, o impacto total em sua estima sobre Trump pode cair 18 pontos", afirma Mutz.

A notícia agradou Rowling, que já deixou bem clara sua aversão ao republicano no passado. Em junho, a britânica publicou uma carta aberta na qual chama Trump de "fascista" e critica seu temperamento de "um segurança de balada instável". No último final de semana, a escritora compartilhou a pesquisa em seu Twitter e comentou que o estudo "fez o seu dia".

Evangélica, Thaila Ayala faz batismo religioso aos 30 anos

Posted: 23 Aug 2016 09:16 AM PDT

A atriz  Thaila Ayala, que é evangélica, se batizou pela segunda vez aos 30 anos de idade. Em sua conta no Instagram, a atriz divulgou que, mesmo já tento sido batizada pelos pais quando pequena, resolveu renovar os votos religiosos.

LEIA TAMBÉM:
Thaila Ayala encara novo desafio internacional: Picapau
Courtney Love entra para elenco de filme com Thaila Ayala
Crise com Paulo Vilhena? Thaila Ayala responde com dedo

“Hoje eu tive a chance de escolher novamente o caminho dele, de reforçar minha fé em Deus e renascer no seu amor! Obrigada Deus pela minha vida em Cristo!”, escreveu Thaila. “Essa foto não é das melhores, mas ela é mais especial do que todas as outras juntas, porque eu me batizei!”

Instagram Photo

(Com Estadão Conteúdo)

Oito motivos para se animar com a Paralimpíada no Rio

Posted: 23 Aug 2016 09:12 AM PDT

A Olimpíada do Rio de Janeiro acabou e foi, de fato, um sucesso. Caiu nas graças dos brasileiros, dos gringos e deixou os cartolas extasiados. A saudade fica, mas de 7 a 18 de setembro a cidade abre espaço para outro colossal evento esportivo: a Paralimpíada, destinada a atletas deficientes físicos e mentais.

LEIA TAMBÉM:
Brasil busca 5º lugar na Paralimpíada. Confira chances de medalha

A expectativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em superar o quadro de medalhas da Paralimpíada de Londres-2012 (o melhor desempenho nacional em toda a história na competição), os ingressos menos "salgados" e a chance de ver em casa os melhores esportistas nacionais e internacionais são alguns dos atrativos dos primeiros Jogos Paralímpicos sediados na América do Sul. Confira esses e outros fatores que fazem da competição um evento imperdível:

Menos filas e mais ingressosMaiores chances de medalhaRetrospecto FavorávelNatação douradaA despedida de um mitoAtletismo: garantia de sucessoEstrelas internacionaisClássico do vôlei sentado

 

Justiça afasta comando da Câmara do DF e vice assume

Posted: 23 Aug 2016 09:11 AM PDT

A Câmara Legislativa do Distrito Federal já tem novo comando após a Justiça determinar o afastamento de quatro integrantes da Mesa Diretora. O vice-presidente da Casa, Juarezão (PSB), eleito na noite desta segunda-feira para o cargo, assumirá o lugar da presidente afastada, Celina Leão (PPS).

Os demais alvos da decisão serão substituídos pelos respectivos suplentes. Agraciel Maia (PR), Lira (PHS) e Rodrigo Delmasso (PTN) vão ocupar, respectivamente, a primeira, a segunda e a terceira secretarias da Câmara.

Os deputados afastados são a presidente da Câmara, Celina Leão (PPS), o primeiro secretário, Raimundo Ribeiro (PPS), o segundo secretário, Júlio César (PRB), e o terceiro secretário Bispo Renato Andrade (PR). Também é alvo da operação o deputado Cristiano Araújo (PSD). Eles prestam depoimento nesta tarde na Polícia Civil. A Câmara Legislativa ainda não se pronunciou sobre a decisão.

LEIA TAMBÉM:
PGR suspende negociação de delação com Léo Pinheiro, da OAS

Deflagrada na manhã desta terça-feira por determinação da Justiça do Distrito Federal, a operação Drácon determinou o afastamento dos quatro integrantes da Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A medida, em caráter liminar – até o julgamento do mérito do processo –, foi solicitada pelo Ministério Público de Brasília, que apura suspeitas de pagamento de propina aos deputados.

A decisão foi tomada pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Humberto Adjuto Ulhoa, que também expediu 14 mandados de busca e apreensão e oito de condução coercitiva.

(Com Estadão Conteúdo)

 

Quem são os candidatos à prefeitura de Porto Velho

Posted: 23 Aug 2016 09:10 AM PDT

1º – Roberto Sobrinho

Ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos, foi alvo de operação da Polícia Federal e acabou afastado do cargo

Partido: PT
Vice:  Ferreira (PT)
Coligação: Não fez coligações
Número: 13

 

Se eleito, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

Principais realizações

 À frente da prefeitura, investiu principalmente na periferia de Porto Velho, fazendo obras de asfaltamento e apoiando projetos de regularização fundiária. 

Principais problemas

 Foi preso em 2013 no âmbito da Operação Luminus, da Polícia Federal, sob a acusação de fraudes em contratos da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDUR); 

• Foi condenado, em segunda instância, por improbidade administrativa, o que pode torná-lo inelegível por seis anos;

• O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da sua candidatura. 

 

• • •

2º – Léo Moraes (Leonardo Barreto de Moraes)

Foi eleito em 2012 vereador de Porto Velho. Dois anos depois deixou o posto para assumir a cadeira de deputado estadual, conquistada com 10.275 votos. É formado em direito.

Partido:
 PTB
Vice:  Dr. Amado (PP)
Coligação: PTB / PP / PRP / PTN / PROS / PSC / PPS
Número: 14


Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Principais realizações

Enquanto vereador, foi um dos autores de projeto que instituiu o voto aberto em matérias envolvendo a cassação de membros do Legislativo e do Executivo;

Também esteve à frente da criação da Comissão de Ética da Câmara Municipal, órgão responsável por investigar vereadores. 

Principais problemas

O jovem candidato nunca exerceu um cargo no Executivo e tampouco concluiu seus dois mandatos no Legislativo;

A inexperiência na administração pública deve ser recorrentemente lembrada por seus adversários.

• • •

Dr. Mauro (Mauro Nazif)

Partido: PSB
Vice: Ana Maria Negreiros (PDT)
Coligação: PSD / PDT / PSB / PC do B / PTC / REDE / PPL / PV / PHS / SD
Número: 40

Médico de formação e atual prefeito, tenta a reeleição usando como vitrine as obras de drenagem e pavimentação asfáltica realizadas durante o primeiro mandato. Sem conseguir avançar nas promessas de campanha, porém, amarga alto índice de rejeição.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Pimentel (Williames Pimentel)

Partido: PMDB
Vice: Pastor Severino (DEM)
Coligação: PMDB / DEM / PRB / PRTB
Número: 15

Ex-secretário de Saúde de Rondônia e de Porto Velho, disputa pela primeira vez um cargo eletivo.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Pimenta de Rondônia (Nascimento Antônio da Silva)

Partido: PSOL
Vice: Azzi (PSOL)
Coligação: Não fez coligações
Número: 50

O comerciante de 52 anos já foi candidato a senador, vereador e governador de Rondônia, mas jamais venceu uma eleição

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Dr. Hildon (Hildon de Lima Chaves)

Partido: PSDB
Vice: Edgar do Boi (PSDC)
Coligação: PSDB/ PSDC
Número: 45

O ex-promotor de Justiça disputa seu primeiro cargo eletivo e tem o desafio de tornar-se conhecido do eleitorado em apenas 45 dias de campanha. É dono de uma rede de ensino.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Dr. Ribamar Araújo

cuiaba-wilson-santos-psdbPartido: PR
Vice: Pastor James Melo (PR)
Coligação: PR / PSL 
Número: 22

Está no terceiro mandato de deputado estadual. Deixou o PT neste ano e migrou para o PR, partido que comanda o Ministério dos Transportes.  Diante das inúmeras obras viárias inacabadas, deve se amparar no comando da pasta para tentar cacifar a campanha.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

 

 

Quem são os candidatos à prefeitura de Porto Alegre

Posted: 23 Aug 2016 09:10 AM PDT

1º – Luciana Genro

porto-alegre-luciana-genro-psolLuciana Genro, 45 anos, já foi deputada estadual de Porto Alegre e deputada federal pelo mesmo Estado. Em 2014, concorreu às eleições presidenciais, ficando em quarto lugar.

Partido: PSOL
Coligação: PCB-PPL-PSOL
Número: 50
Vice: Pedro Ruas (PSOL)
Posição nas pesquisas: 
(23%) Ibope (22/08)

Se eleita, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

Principais realizações

Como deputada federal, foi autora do Projeto de Lei Complementar que regulamenta a taxação das grandes fortunas, prevista na Constituição, que taxa fortunas com valor superior a 2 milhões de reais em patrimônio. O PLC já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e ainda não foi votado em plenário.

Principais problemas

 Nunca exerceu cargo administrativo.

• • • 

2º – Raul Pont

porto-alegre-raul-ponte-ptO historiador Raul Pont, 72 anos, é um dos fundadores do PT. Já foi prefeito de Porto Alegre (1997-2000) e deputado estadual de Porto Alegre. Até janeiro de 2015, Pont era deputado federal pelo Estado.

Partido: PT

Coligação: PT-PC do B
Número: 13
Vice: Silvana Cont (PCdoB)
Posição nas pesquisas: 
(18%) Ibope (22/08)

Se eleito, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

Procurado, o candidato não quis se pronunciar

Principais realizações

Quando prefeito, implantou o orçamento participativo em Porto Alegre;

Deu início à Terceira Perimetral, via que liga as zonas Norte e Sul da cidade de Porto Alegre, que só foi concluída em 2006–

Ganhou prêmio "Prefeito Criança", da Fundação Abrinq, em 1999, por ter a assistência social como terceira prioridade do governo e ter quase erradicado o analfabetismo no período em que foi prefeito.

Principais problemas

 Enfrenta a rejeição ao PT, provocada pelos escândalos em série protagonizados pela sigla.

• • • 

Sebastião Melo

porto-alegre-sebastiao-melo-pmdbPartido: PMDB
Coligação: PMDB-PDT-PHS-PROS-PTN-PRTB-PRB-PSDC-PPS-PSB-PSD-DEM-REDE-PEN
Número: 15
Vice: Juliana Brizola (PDT)

Sebastião Melo, 57 anos, licenciou-se do cargo de vice-prefeito de Porto Alegre para concorrer ao Paço municipal.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Procurado, o candidato não quis se pronunciar

• • • 

Maurício Dziedricki

porto-alegre-mauricio-dziedricki-ptbPartido: PTB
Coligação: PTB-PSC-PR-SD-PRP-PT do B
Número: 14
Vice: Coronel Bonete (PR)

Formado em direito, Maurício Dziedricki, 37 anos, é deputado estadual do Rio Grande do Sul.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

 

• • • 

Nelson Marchezan Jr.

porto-alegre-nelson-marchezan-jr-psdbPartido: PSDB
Coligação: PP-PSDB-PMB-PTC-PV
Número: 45
Vice: Gustavo Paim (PP)

Aos 44 anos, é formado em direito e deputado federal pelo Rio Grande do Sul.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

 

• • • 

Fábio Ostermann

porto-alegre-fabio-osterman-pslPartido: PSL
Coligação: Não fez coligações
Número: 17
Vice: Alexis (PSL)

Foi o fundador e o coordenador no Movimento Brasil Livre (MBL), grupo que deixou em novembro do ano passado.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

 

• • • 

Julio Flores

porto-alegre-julio-flores-pstuPartido: PSTU
Coligação: Não fez coligações
Número: 16
Vice: Vera Rosane de Oliveira (PSTU)

Julio Flores, 57 anos, é formado em matemática e professor da rede pública. Nunca assumiu cargo público.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

 

• • • 

João Carlos Rodrigues

porto-alegre-joao-carlos-rodrigues-pmnPartido: PMN
Coligação: Não fez coligações
Número: 33
Vice: Rafael Gusmão (PMN)

O administrador de empresas João Carlos Rodrigues, 51 anos, foi foi eleito Suplente ao cargo de vereador de Alvorada (RS) pelo PFL, em 2000.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

 

• • • 

Porto-Alegre-Marcello-Chiodo-PVMarcello Chiodo

Partido: PV
Coligação: Não fez coligações
Número: 43
Vice: Não tem

O empresário, de 48 anos, já foi vereador e secretário adjunto da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Quem são os candidatos à prefeitura de Palmas

Posted: 23 Aug 2016 09:09 AM PDT

1º – Amastha (Carlos Enrique Franco Amastha)

O empresário colombiano naturalizado brasileiro, de 55 anos, é o atual prefeito da cidade. Tem patrimônio declarado de 21 milhões de reais. Elegeu-se pelo PP e trocou de partido.

Partido: PSB
Vice: Cinthia Ribeiro (PSDB)
Coligação: PSB, PTB, PMN, PSL, PTC, PC do B, PRP, PSDB
Número: 40
Posição nas pesquisas:  (28%) Pesquisas Ibope (22/08)

Se reeleito, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

Principais realizações

 Lançou um projeto de modernização do transporte com a licitação do primeiro BRT na capital (o projeto foi paralisado pelo Judiciário)

 Renovou parte da frota de ônibus da cidade, construiu Unidades Básicas de Saúde e anunciou dinheiro para revitalização de feiras agrícolas e a construção de complexo cultural Mais Cultura, com teatro, biblioteca, espaço para oficinas e uma praça

Principais problemas

Amastha foi citado em um recente caso de cartel na área de postos de combustíveis e que levou ao assassinato de um empresário no Estado. O nome dele aparece em grampos autorizados pela Justiça, apesar de não ser formalmente investigado.

Responde a pelo menos três ações de improbidade administrativa ajuizadas pelo Ministério Público do Tocantins. Somados, os valores das causas chegam a quase 17 milhões de reais – uma delas é relacionada à contratação supostamente irregular de uma agência de publicidade, por dispensa de licitação; em outra, o MP tenta anular um contrato de limpeza urbana

• • •

2º – Raul Filho (Raul de Jesus Lustosa Filho)

Empresário piauiense, 57 anos, foi prefeito da cidade por duas vezes – governou de 2005 a 2012, quando ainda militava no PT.

Partido: PR
Vice: João Campos (PSC)
Coligação: PR, PSC, PPL, PTN, PT do B, PSD, DEM, PDT
Número: 22
Posição nas pesquisas:  (27%) Pesquisa Ibope (22/08)

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Principais realizações

O ex-prefeito costuma dizer que realizou obras de infraestrutura e que realizou o maior número de moradias populares da história da cidade, 8.050 casas

 Conseguiu o apoio de uma dissidente no PMDB, a senadora e ex-ministra da Agricultura Katia Abreu, que outrora o levou à CPI do Cachoeira

Principais problemas

Foi condenado por crime ambiental (construiu sem licença do Ibama uma chácara em área de preservação) e entrou com recursos no STJ e no STF para tentar concorrer. Em tese, está inelegível. Mas conseguiu liminar no STJ para evitar o início do cumprimento da pena de um ano de reclusão e dez dias de multa, convertida em 25.000 reais e prestação de serviços

É alvo de ação penal por sonegação previdenciária, já foi alvo de execução para pagamento de dívida de imposto de renda de 460.000 reais

 Acusado de receber 200.000 reais em propina para favorecer uma empresa quando era prefeito, foi absolvido, em primeira instância

 Foi flagrado em vídeos oferecendo oportunidades de negócios ao contraventor Carlinhos Cachoeira em troca de apoio a seu “projeto de poder político. A Construtora Delta, a principal do esquema de corrupção, fechou contratos com a prefeitura na gestão de Raul Filho

• • •

Cláudia Lelis (Claúdia Telles de Menezes Pires Martins Lelis)

Partido: PV
Vice: Emerson Coimbra (PMDB)
Coligação: PV, PMDB, PP, PRB, PPS, PMB, REDE, PSDC, PRTB, PMN, PROS, SD
Número: 43

Vice-governadora do Estado, a publicitária de 44 anos tenta se eleger no lugar no marido ficha-suja, o ex-deputado estadual Marcelo Lelis, derrotado pelo atual prefeito em 2012 e condenado por abuso de poder econômico, como a contratação de 5.000 cabos eleitorais por 3,8 milhões de reais. É a candidata do governador Marcelo Miranda (PMDB) e, ao lado dele, alvo de ação na Justiça Eleitoral que pode cassar a chapa eleita em 2014.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

 Sargento Aragão (Manoel Aragão da Silva)

Sargento Aragão renunciou no último dia de prazo para tomar posse do cargoPartido: PEN
Vice: Dr. Luciano de Castro (PEN)
Coligação: Não fez coligação
Número: 51

Eleito vice-prefeito de Amastha em 2012, o ex-deputado estadual de 50 anos agora tenta superar nas urnas o ex-aliado. Eles romperam politicamente antes mesmo da posse. Foi presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins de 2001 a 2003

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Zé Roberto (José Roberto Ribeiro Forzani)

Partido: PT
Vice: Lúcia Viana (Psol)
Coligação: Psol, PT
Número: 13

Natural de Pirenópolis (GO), 55 anos, é deputado estadual pelo PT há dois mandatos e servidor público federal (engenheiro florestal do Ibama). Já ocupou cargos de confiança no Incra, entre eles o de superintendente. Tem como base eleitoral militantes ligados a movimentos sociais da agricultura familiar e quilombolas.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Cassius Assunção (Cassius Clay Assunção Fonseca)

Partido: Psol
Vice: Rosenilde Ribeiro (Psol)
Coligação: Não fez coligação
Número: 50

Preside o diretório estadual do PSOL no Tocantins. Natual de São Luís (MA), tem 41 anos e estudou Gestão do Agronegócio no Instituto Federal do Tocantins. Registrou candidatura própria depois da convenção que decidiu pela aliança com o PT. O caso será analisado pela Justiça Eleitoral.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Tire suas dúvidas sobre as eleições municipais de 2016

Posted: 23 Aug 2016 09:09 AM PDT

Ainda posso tirar meu título de eleitor?
Não. O prazo para se inscrever na Justiça Eleitoral acabou em 4 de maio (150 dias antes das eleições). Quem não tirou o título de eleitor não pode votar no pleito de 2016.

• • •

Preciso levar o título de eleitor no dia das eleições?
Não. É possível votar levando um documento oficial com foto.

• • •

Para quem o voto é obrigatório?
O voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos. O voto é facultativo para quem tem 16 e 17 anos, para os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas.

• • •

Como posso justificar minha ausência no dia da votação?
O eleitor é obrigado a justificar sua ausência quando estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia das eleições. Para fazê-lo, é preciso ir até qualquer sessão eleitoral e apresentar o formulário da Justiça Eleitoral preenchido. O formulário estará disponível na internet ou no próprio local de votação. Com o documento preenchido, o eleitor deve entregá-lo, juntamente com o título eleitoral e um documento oficial com foto, a um mesário, em qualquer cartório eleitoral ou em um posto de atendimento ao eleitor em um prazo máximo de 60 dias. A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu. Assim, se você faltar no primeiro e no segundo turnos da eleição, terá de fazer uma justificativa para cada um deles, separadamente, obedecendo aos respectivos prazos.

• • •

O que acontece se eu não justificar?
Caso não justifique sua ausência nas urnas ou se a sua justificativa não for aceita pelo juiz eleitoral, você deve pagar multa de 3,51 reais.

• • •

Não votei na última eleição. Posso votar nessa?
Sim. O título de eleitor só é cancelado quando o eleitor não votou nem justificou ausência por três eleições seguidas (cada turno é contado como uma eleição diferente).

• • •

Se eu não votar no primeiro turno, posso votar no segundo?
Sim. Cada turno é considerado uma eleição independente.

• • •

Posso levar cola para votar?
Sim. É permitido levar os números dos candidatos anotados.

Quem são os candidatos à prefeitura de Natal

Posted: 23 Aug 2016 09:09 AM PDT

1º – Carlos Eduardo Alves

natal-carlos-eduardo-alves-pdtAlves, 57 anos, é o atual prefeito de Natal.

Partido: PDT
Vice: Álvaro Dias (PMDB)
Coligação: PDT / PMDB / PR / PROS / PSC / DEM / PSDC / PRB / PTB
Número: 12
Posição nas pesquisas: 1º – 39,3% (Instituto Seta – 08/08)

 

Se reeleito, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

Principais realizações

 Em sua gestão, criou um complexo viário no entorno da Arena das Dunas que desafogou o trânsito da região.

 Em 2014 regulamentou o passe livre para estudantes da rede pública municipal.

 Em 2015 construiu o primeiro hospital municipal da capital potiguar.

Principais problemas

  Responde a uma ação de improbidade administrativa pela nomeação do ex-deputado estadual Claudio Porpino para presidência da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico (Arsban), do município de Natal. Claudio Porpino é formado em odontologia.

  Uma ação civil pública pede que a prefeitura exonere Porpino do cargo por ele não preencher os requisitos técnicos e legais exigidos pela Lei Municipal.

• • •

2º – Márcia Maia

natal-marcia-maia-psdbMárcia Maia, 51 anos, é deputada estadual pelo PSDB e está em seu quinto mandato. Já comandou a Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), entre os anos de 2003 e 2005.

Partido: PSDB
Vice: Luiz Gomes (PEN)
Coligação: PSDB / PEN / PP / PMB / PT do B
Número: 45
Posição nas pesquisas: 2º – 5,2% (Instituto Seta – 08/08)

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Principais realizações

  Em 2015, propôs emenda ao artigo 138 da Constituição do Estado do Rio Grande do Norte que visava prover meios para oferecer educação em tempo integral aos alunos do ensino fundamental. A medida resultou em 17 escolas estaduais de tempo integral.

  Autora da Lei  9.955 de 11 de junho de 2015 que instituiu o Programa Bolsa-Atleta no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, destinado aos atletas praticantes do desporto de base e de alto rendimento que sejam filiados à federação estadual, confederação nacional ou pelo Comitê Olímpico e Paralímpico Brasileiro.

Principais problemas

 Concorre contra um prefeito que larga com 39,3% das intenções de voto.

• • •

Robério Paulino

natal-rogerio-paulino-psol

Partido: PSOL
Vice: Ingrid Andrade 
Coligação: Sem coligação
Número: 50
Posição nas pesquisas: 4,5% (Instituto Seta – 08/08)

Paulino, 59 anos, é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Principais realizações

  Não enfrenta ações judiciais.

Principais problemas

  Não tem experiência em administração pública.
  Nunca o ocupou cargo eletivo.

• • •

Fernando Mineiro

natal-fernando-mineiro-ptPartido: PT
Vice: Carla Tatiane (PCdoB)
Coligação: PT / PC do B
Número: 13
Posição nas pesquisas: 4,1% (Instituto Seta 08/08)

Mineiro, 59 anos, está no quarto mandato como deputado estadual pelo PT.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Procurado, o candidato não quis se pronunciar. 

• • •

Kelps Lima

natal-kelps-lima-sdPartido: Solidariedade
Vice: Magnólia Figueiredo
Coligação: PMN, o PRP, o PRTB e o PTC
Número: 77
Posição nas pesquisas: 3% (Instituto Seta 08/08)

Deputado estadual pelo PSB e advogado, Kelps Lima, 44 anos, já foi secretário de Mobilidade Urbana de Natal.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Freitas Júnior

natal-freitas-junior-redePartido: Rede
Vice: Petrolino (Rede)
Coligação: Sem coligação
Número: 18
Posição nas pesquisas: 0,17% (Instituto Seta 08/08)

Freitas Júnior, 28 anos, é educador da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) e disputa um cargo eletivo pela primeira vez.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Quem são os candidatos à prefeitura de Manaus

Posted: 23 Aug 2016 09:08 AM PDT

1º – Artur Neto

Diplomata de carreira, já foi deputado federal, senador e agora tenta a reeleição para a prefeitura de Manaus

Partido: PSDB
Vice: Marcos Rotta (PMDB)
Coligação: PSL / PP / PMDB / PTN / PHS / PSDB / PV / PPL / PTB / PRP
Número: 45
Posição nas pesquisas:
(22,3%) Instituto Voice Pesquisas (14/08)

Se eleito, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

Principais realizações

Em uma aliança inesperada, conseguiu dissolver a candidatura do deputado Marcos Rotta (PMDB), seu principal adversário, e trazê-lo para seu arco de apoio como candidato a vice-prefeito; 

• Como parlamentar, se notabilizou como um dos maiores líderes da oposição ao governo Lula; 

• Como prefeito, promoveu uma redução da máquina pública, reduzindo o número de secretarias municipais de 35 para 21. 

Principais problemas

Foi citado pelo delator da Lava Jato Sérgio Machado como um dos políticos que pediram dinheiro no esquema de corrupção da Petrobras;

• É alvo de críticas por turbinar, em termos de arrocho econômico, os gastos com publicidade durante sua gestão: investiu 200 milhões de reais na promoção da prefeitura; 

• Não cumpriu uma de suas principais promessas de campanha: construir 110 creches. Apenas 13 saíram do papel.

 

• • •

2º – Marcelo Ramos

Foi deputado estadual, vereador e nas eleições de 2014 acabou em terceiro lugar na disputa pelo governo do Amazonas.

Partido:
 PR
Vice: Josué Neto (PSD)
Coligação: PR / PT do B / PTC / PEN / PSD / PROS / DEM
Número: 22
Posição nas pesquisas:
(18,3%) Instituto Voice Pesquisas (14/08)

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Principais realizações

Enquanto vereador, foi autor de ação que derrubou a cobrança de um imposto específico para a coleta e tratamento dos lixos de imóveis. Antes de ser considerada inconstitucional, a medida estipulava uma taxação conforme o tamanho do imóvel, e não de acordo com o lixo produzido;

Encabeçou proposta que estipulou um adicional de risco de vida para vigilantes do Estado. 

Principais problemas

Com passagens pelo PSB e PCdoB, o candidato se rendeu aos grandes caciques da capital e, em 2015, migrou para o Partido da República, cujo principal expoente é o deputado federal e ex-ministro faxinado Alfredo Nascimento. A mudança partidária e ideológica é apontada por adversários como uma incoerência de Ramos.

• • •

Henrique Oliveira

Partido: SD
Vice: Alessandro Bronze (PRTB)
Coligação: PMB / SD / PRTB
Número: 77

Atual vice-governador do Amazonas, teve o mandato cassado pela Justiça sob a acusação de que o governador, José Melo (Pros), integrou um esquema de compra de votos nas eleições de 2014. Ele recorre da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto deputado federal, foi relator da proposta que prorrogou a Zona Franca de Manaus por 50 anos.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Hissa Abrahão

Partido: PDT
Vice: Adjuto Afonso
Coligação: PDT / PSDC
Número: 12

Deputado federal de primeiro mandato, o economista de 36 anos foi vice-prefeito de Manaus até 2015. Após divergências, acabou rompendo com Arthur Neto e elegeu-se à Câmara dos Deputados.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Serafim Corrêa

Partido: PSB
Vice: Cristiane Balieiro (PSB)
Coligação: Não fez coligações 
Número: 40

O candidato deixou a prefeitura de Manaus, em 2008, com alto índice de popularidade entre os amazonenses. Tenta retomar o posto usando como um de seus trunfos a construção de uma maternidade pública na qual nasceram mais de 40 mil crianças.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Silas Câmara

Partido: PRB
Vice: Coronel Amadeu (PSC)
Coligação: PRB/PSC
Número: 10

Formado em teologia e vinculado à igreja Assembleia de Deus, está em seu quinto mandato de deputado federal. É réu em duas ações penais no Supremo Tribunal Federal: por falsificação de documento público e por improbidade administrativa.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

José Ricardo (José Ricardo Wendling)

Partido: PT
Vice: Yann Evanovick (PCdoB)
Coligação: PT / PCdoB
Número: 13

O deputado estadual e ex-vereador tem o fortalecimento dos direitos humanos como uma de suas principais bandeiras. Na Assembleia Legislativa, propôs a proibição de uso de recursos públicos para a contratação de shows que exponham as mulheres à situação de constrangimento.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Luiz Castro

Partido: Rede
Vice: Aglei Junior (PMN)
Coligação: REDE / PMN
Número: 18

Professor e advogado, foi duas vezes prefeito de Envira, no interior do Amazonas. Está em seu quinto mandato de deputado estadual. É autor de leis que tratam de proteção aos direitos dos animais, da preservação do meio ambiente e do ensino, como a que define a obrigatoriedade da atuação de psicólogos e assistentes sociais na rede pública do estado.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Queiroz (Marcos Antonio de Queiroz)

Partido: PSOL
Vice: Taly Nayandra (PCB)
Coligação:  PSOL / PCB
Número: 50

Professor de história, Marcos Queiroz já tentou as eleições ao Senado e a uma cadeira de vereador, mas nunca foi eleito. Com pouco tempo de televisão, aposta nas redes sociais para aumentar a exposição durante a campanha.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Pergunte ao candidato

Posted: 23 Aug 2016 09:08 AM PDT

DÚVIDA DO ELEITOR (enviada em 22/08)
Minha pergunta vai para o candidato Celso Russomanno: O que ele pretende fazer em relação às velocidades das maginais Tietê e Pinheiros: voltará com os limites de 90 km/h e 70 Km/h ou manterá o que Haddad implantou?

RESPOSTA DO CANDIDATO
Celso Russomanno (PRB/São Paulo)
Os dados que indicam redução no número de mortes no trânsito após a redução da velocidade são falsos. Portanto vou, sim, elevar o limite nas marginais.

Quem são os candidatos à prefeitura de Maceió

Posted: 23 Aug 2016 09:08 AM PDT

Cícero Almeida

maceio-cicero-almeida-pmdbCícero Almeida (PMDB), 58 anos, ex-deputado federal e ex-prefeito de Maceió. 

Partido:PMDB
Vice: Galba Novaes

Coligação: PRB / PTB / PMDB / PSC / PSD / Solidariedade
Número: 15 
Posição nas pesquisas:  31% (Ibope 22/08)

Se eleito, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

Principais realizações

  Pavimentação e drenagem de ruas nos bairros Ouro Preto, Conjunto Jacarecica, Chã Nova, Jardim Petrópolis e João Sampaio I.

 Reurbanização da orla do bairro de Parajuçara.

 Construção do viaduto Washington Luiz, no bairro do Farol, orçado em 5,7 milhões de reais, que desafogou o trânsito na região.

 

Principais problemas

 É réu por improbidade administrativa acusado de beneficiar duas empresas de coleta de lixo no episódio que ficou conhecido como a "Máfia do Lixo". 

 É réu no TSE por infidelidade partidária por trocar o PRTB pelo PSD fora da janela permitida pela legislação eleitoral em 2008.

 Sua gestão, que terminou em 2012, deixou um rombo de 45 milhões na área da saúde.

• • •

Rui Palmeira

 

maceio-rui-palmeira-psdbRui Palmeira, 39 anos, atual prefeito de Maceió.

Partido: PSDB
Vice: Marcelo Palmeira
Coligação: PSDB / PP / PDT / DEM / PPS / PR / PROS
Número: 45
Posição nas pesquisas: 
31% (Ibope 22/08)

 

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Principais realizações

 Pavimentação, iluminação e drenagem de vias nos bairros Benedito Bentes, Bebedouro, Serraria, Nascente do Sol e Parque das Américas.

  Criação do projeto "Bairro Vivo", que leva serviços de saúde à população carente de Maceió.

Principais problemas

 Aparece nas planilhas da Odebrecht, reveladas pela Operação Lava Jato, identificado como "Rui Palmeira MAC".

• • •

João Henrique Caldas

maceio-joao-henrique-caldas-psbPartido: PSB
Vice: Henrique Arruda
Coligação: PSB / PSL / PSDC / PMB / PP
Número: 40

João Henrique Caldas, 29 anos, é deputado federal pelo PSB, vice-presidente da Comissão das 10 Medidas Contra a Corrupção na Câmara dos Deputados e filho do ex-deputado João Caldas.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Gustavo Pessoa

maceio-gustavo-pessoa-psolPartido: Psol
Vice: Magno Francisco 
Coligação: Sem coligação
Número: 50

Gustavo Pessoa, 41 anos, é o atual presidente do PSOL em Alagoas e professor de História.

 

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Paulão

Maceio-Paulao-PTPartido: PT
Vice: Ricardo Barbosa
Coligação: Sem coligação
Número: 13

Paulão, 60 anos, é deputado federal e presidente do PT de Alagoas.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Paulo Memória

Maceio-Paulo-Memoria-PTCPartido: PTC
Vice: Coronel Ivon
Coligação: PTC / PEN
Número: 36

Paulo Memória, 55 anos, é presidente do PTC de Alagoas e candidato apoiado por Fernando Collor.

 

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Fernando do Village

Maceio-Fernando-do-Village-PMNPartido: PMN
Vice: Toinho Tenório
Coligação: Sem coligação
Número: 33

Fernando do Village, 50 anos, já disputou as eleições para vereador em 2008 e é autônomo.

 

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Quem são os candidatos à prefeitura de Macapá

Posted: 23 Aug 2016 09:07 AM PDT

1º – Clécio Luís

Clécio, prefeito eleito em Macapá

Ex-professor da rede pública de ensino, Clécio, de 44 anos, foi líder comunitário, policial civil e secretário estadual de Educação. Vereador por dois mandatos, é o atual prefeito da cidade de Macapá.

Partido: Rede
Vice: Telma Nery (DEM)
Coligação: REDE, DEM, PPL, PSC, PT do B, PSDB, PC do B
Número: 18


Se reeleito, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

Procurado, o candidato não quis se pronunciar.

 Principais realizações

• Com dois antecessores presos em operações da Polícia Federal, o prefeito e candidato à reeleição é reconhecido por melhorias nos postos de saúde públicos e no atendimento por meio dos programas Mais Médicos;

Regularizou o pagamento de salário dos servidores do município e a coleta de lixo na cidade, uma das capitais com menor índice de saneamento básico do país;

 É o primeiro prefeito de Macapá no século XXI a não ser preso em uma operação da Polícia Federal.

Principais problemas

Não construiu creches, como havia prometido na campanha de 2012;

Não deu continuidade às obras do Hospital Metropolitano de Macapá, projeto alvo da Operação Pororoca da Polícia Federal e suspeito de integrar um esquema de fraude em licitações de obras federais no estado.

• • •

2º – Gilvam Borges

Ex-deputado federal e ex-senador, candidatou-se também ao governo do Amapá. Aliado do ex-presidente José Sarney e um dos principais apoiadores da eleição do governador Waldez Góes (PDT) em 2014, é considerado caricato por fazer campanha usando sandálias, um lenço verde no pescoço e um cajado. Tem 58 anos e ascendência política sobre quase metade das prefeituras do Amapá.

Partido: PMDB
Vice: Adiomar Veronese (Pros)
Coligação: PMDB, Pros, PDT, PPS, PTN, PSD, SD
Número: 15

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?


Principais realizações

Faz uma espécie de peregrinação diária do que batizou de Jornada da Cidadania, onde ouve a população para recolher demandas por melhorias na cidade.

 "Folclórico", leva areia para tapar buracos na ruas e "pavimenta" paradas de ônibus, dando a elas nomes de personalidades locais

Principais problemas

Denunciado pelo Ministério Público Eleitoral por abuso de meios de comunicação. A acusação é de que utilizou emissoras de rádio do Sistema Beija-Flor de Comunicação para promover sua carreira política e fazer propaganda eleitoral abusiva.

Sempre que perde uma eleição, Borges monta uma espécie de "governo paralelo" e, à revelia da administração local, movimenta recursos de origem desconhecida para atender a aliados e eleitores.

• • •

Aline

Partido: PRB
Vice: Profº Marcio Costa (PTB)
Coligação: PRB, PTB, PP, PSL, PR, PSDC, PRTB, PMB, PRP
Número: 10

Aline Paranhos Varonil Gurgel está no primeiro mandato como vereadora e em 2014 foi candidata a vice-governadora. Ocupou a presidência da Comissão Tributária Financeira da Câmara de Vereadores e nas eleições tenta se desvincular do cunhado e deputado federal Vinícius Gurgel (PR-AP), aliado do presidente afastado da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que havia tido a assinatura falsificada no Conselho de Ética para beneficiar o peemedebista.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

 

• • •

Dora Nascimento

Partido: PT
Vice: Dayanne Lima (PHS)
Coligação: PT, PHS
Número: 13

Geógrafa e ex-vice-governadora, Doralice Nascimento de Souza lançou sua candidatura sem amplas coligações serve para não desagradar aliados no processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Procurada, a candidata não quis se pronunciar.

• • •

Genival Cruz

Partido: PSTU
Vice: Ingrid Rayana (PSTU)
Coligação: Não fez coligações
Número: 16

Motorista de 36 anos, disputa pela terceira vez um cargo majoritário no Amapá. Filiado ao PSTU desde 2002, é maranhense e tem formação em técnicas de enfermagem.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

O candidato não foi encontrado para se pronunciar.

• • •

Promotor Moisés

Partido: PEN
Vice: Raquel Capiberibe (PMN)
Coligação: PEN, PMN, SD, PTC
Número: 51

Moisés Rivaldo Pereira, de 54 anos, já disputou cargos de deputado federal e senador, sempre sem conseguir se eleger. Promotor de Justiça por 22 anos, se aposentou voluntariamente do cargo em 2014.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Ruy Smith

Partido: PSB
Vice: Lu Albuquerque (PSB)
Coligação: Não fez coligações
Número: 40

Engenheiro mecânico de 57 anos, foi deputado estadual por dois mandatos, diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e do Departamento de Transportes do Estado (Detrap). Presidiu a Companhia de Água e Saneamento do Amapá (Caesa).

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

 

Quem são os candidatos à prefeitura de João Pessoa

Posted: 23 Aug 2016 09:07 AM PDT

1º – Luciano Cartaxo (Luciano Cartaxo Pires de Sá)

joao-pessoa-lucio-cartaxo-psdFarmacêutico, 52 anos, é o atual prefeito de João Pessoa

Partido:
 PSD
Vice: Manoel Júnior (PMDB)
Coligação: PSD, PMDB, PTN, PRB, PMN, PSDB, PP, PCdoB, PHS, PSC, SD, PSDC
Número: 55
Posição nas pesquisas:
(44%) Instituto Opinião (13/06)


Se reeleito, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

Procurado, o candidato não quis se pronunciar.

 

Principais realizações

Ampliou de 4.000 para 12.000 as vagas em creches municipais;

Implantou passe livre para alunos da rede municipal de educação;

Concluiu a obra do Parque da Lagoa, um cartão postal da cidade;

Implantou o programa Banco Cidadão,  de crédito e capacitação a microempreendedores, que beneficiou 7.000 projetos e lhe rendeu o prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, na Paraíba em 2016.

Principais problemas

Não cumpriu promessas de campanha feitas em 2012, como a construção do Hospital da Mulher;

Até mesmo aliados reconhecem que sua gestão fez pouco pela Saúde;

Eleitor avesso ao PT pode ver em seu passado petista um fator de rejeição.

 

• • •

2º – Cida Ramos (Maria Aparecida Ramos Menezes)

joao-pessoa-cida-ramos-psbProfessora universitária, 52 anos, é ex-secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba

Partido:
 PSB
Vice: Wilson Filho (PTB)

Coligação: PSB, PTB, PDT, DEM, PPS, PV, PROS, PRTB, PPL, REDE, PSL, PR, PEN, PRP, PMB, PTC, PTdoB
Número: 40
Posição nas pesquisas:  (11,3%) Instituto Opinião (13/06) 

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?


Principais realizações

Durante sua gestão na secretaria estadual de Desenvolvimento Humano, foi criado o programa Cidade Madura, que constrói "condomínios" com casas e infraestrutura (unidade de saúde, centro de convivência, praças) destinadas a idosos. durante sua gestão na secretaria de Desenvolvimento Humano, encerrou o programa Pão e Leite, que fornecia os alimentos a 120.000 pessoas em 72 municípios

Principais problemas

• Durante sua gestão na secretaria de Desenvolvimento Humano, encerrou o programa Pão e Leite, que fornecia os alimentos a 120.000 pessoas em 72 municípios paraibanos;

• Embora tenha ocupado uma secretaria estadual, nunca disputou eleições, majoritárias ou proporcionais.

• • • 

Professor Charliton (Charliton José Dos Santos Machado)
joao-pessoa-charilton-machado-ptPartido:
 PT
Vice: Nelson Lira (PT)
Coligação: PT
Número: 13

Professor universitário, 47 anos, é presidente do PT na Paraíba

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Procurado, o candidato não quis se pronunciar.


• • •

Victor Hugo (Victor Hugo Pereira do Nascimento)

joao-pessoa-victor-hugo-psolPartido: Psol
Vice: Alécio Costa (Psol)
Coligação: Psol
Número: 50

Auditor fiscal, 48 anos, é ex-presidente por dois mandatos do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal na Paraíba (Sindifisco-PB). Além dos pleitos no sindicato, nunca disputou eleições, majoritárias ou proporcionais

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Quem são os candidatos à prefeitura de Goiânia

Posted: 23 Aug 2016 09:06 AM PDT

1º – Íris Rezende

goiania-iris-rezende-pmdbApós anunciar a aposentadoria, o peemedebista volta à cena política e tenta chegar a seu quarto mandato como prefeito de Goiânia.

Partido: PMDB
Vice: Major Araújo (PRP)
Coligação: PMDB / DEM / PDT / PRP / PTC / PRTB
Número: 15
Posição nas pesquisas:
(22,3%) Instituto Voice Pesquisas (14/08)

Se eleito, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

Principais realizações

Um dos maiores caciques de Goiás, o peemedebista já ocupou os principais cargos eletivos: foi governador do Estado, senador, deputado estadual e vereador. Em Brasília, chegou ao alto escalão dos governos Sarney e Fernando Henrique Cardoso como ministro da Agricultura e da Justiça. 

• Tem como marca a realização de um modelo de construção em massa. Em Goiânia, encabeçou a criação da Vila Mutirão, quando foram erguidas mil casas em um dia. 

Principais problemas

Enquanto tenta impor a fama de tocador de obras, o peemedebista não pode exaltar o controle das contas públicas como marca de sua gestão. Como legado ao atual prefeito deixou um rombo de 8,2 milhões de reais aos cofres da prefeitura.

• Responde a processo por improbidade administrativa. Foi condenado em 2010 por firmar um contrato milionário feito, sem licitação, com uma empresa de publicidade. Houve recurso e o caso tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

• • •

2º – Delegado Waldir (Waldir Soares de Oliveira)

Delegado da Polícia Civil por 16 anos, está no primeiro mandato na Câmara dos Deputados.

Partido:
 PR
Vice: Rose Cruvinel (PMN)
Coligação: PR / PMN
Número: 22
Posição nas pesquisas:
(18,3%) Instituto Voice Pesquisas (14/08)

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Principais realizações

 Com 274.625 votos, conquistou a marca do deputado federal mais bem votado da história de Goiás;

 Autor da emblemática pergunta se Eduardo Cunha mantinha contas na Suíça ou em paraísos fiscais. O ex-presidente da Câmara negou ter qualquer conta e, diante da mentira, foi alvo de um processo de cassação. 

Principais problemas

Nunca ocupou um cargo eletivo no Executivo;

Seu estilo policialesco causou restrições entre os demais partidos. Apenas o nanicos PMN compõe o bloco de apoio, o que reduz seu tempo de propaganda na televisão.

• • •

Vanderlan Cardoso

Partido: PSB
Vice: Thiago Albernaz (PSDB)
Coligação: PSB / PSC / PHS / PSL / PP / PV / PPS / PMB / PSDB / PRB / SD / PSDC
Número: 40

Ex-prefeito do município de Senador Canedo, o empresário de 54 anos saiu derrotado na última disputa pelo governo de Goiás. Na eleição deste ano, uniu-se ao governador Marconi Perillo (PSDB), seu antigo adversário, e formou uma ampla coligação formada por doze partidos.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

 • • •

Adriana Accorsi

Partido: PT
Vice: Jeronimo Carlos (Pros)
Coligação: PT / PC do B / PEN / PPL / PROS / PT do B
Número: 13

Delegada da Polícia Civil há 16 anos, é deputada estadual de primeiro mandato. Tem boa aceitação popular, mas pode herdar parte da rejeição do atual prefeito, Paulo Garcia, que é do mesmo partido.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Flavio Sofiati

Partido: PSOL
Vice: João Pucinelli (PSOL)
Coligação: PSOL/PCB
Número: 50

Professor de Sociologia da Universidade Federal de Goiás, o socialista está em sua primeira disputa em um cargo eletivo. O candidato de esquerda conta apenas com o apoio do PCB.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Djalma Araújo

Partido: Rede
Vice: Valmiro Batista (Rede)
Coligação: Não fez coligações 
Número: 18

Vereador de sexto mandato, propôs, neste ano, a regulamentação do aplicativo Uber em Goiânia. Foi militante do PT ao longo de 30 anos e, em 2015, ajudou a fundar a Rede Sustentabilidade no estado.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Francisco Jr

Partido: PSD
Vice: Coronel Pacheco (PTB)
Coligação: PTB / PSD / PTN 
Número: 55

Entrou na política em 2005 sob as bênçãos de Iris Rezende. Foi secretário de Planejamento no governo do peemedebista e atualmente é deputado estadual de segundo mandato.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Quem são os candidatos à prefeitura de Florianópolis

Posted: 23 Aug 2016 09:06 AM PDT

1º – Gean Loureiro

florianopolis-gean-loureiro-pmdbFormado em direito, Gean Loureiro, 44 anos, é deputado estadual, mas já exerceu os cargos de vereador e deputado federal.

Partido: PMDB
Coligação: PMDB-PSDB-DEM-PDT-PRB-PRTB-PSC-PTB-PTN-SD-PR-PRP-PPS-PPL-PTC
Número: 15
Vice: João Batista (PSDB)
Posição nas pesquisas: 
(26%) Pesquisa Accord  (08/06)

 

Se eleito, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

Principais realizações

Quando vereador, foi autor da lei que proíbe fumar cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, narguilé e outros derivados de fumo em qualquer espaço de uso coletivo, público ou privado em Florianópolis, sancionada em 2009.

Autor da lei que que disponibiliza o teste da orelhinha gratuitamente para todos os recém-nascidos, por meio do qual é possível identificar deficiência de audição.

Principais problemas

 Autor da lei estadual (PL 281/2015) que pretende acabar com a exigência da renovação da Licença Ambiental de Operação (LAO), prevista em regulamentos federais. De acordo com a proposta, empresas que tiverem o Certificado de Gestão Ambiental ISO 14001, reconhecido internacionalmente como modelo sustentável, ficam dispensados da renovação ambiental do órgão estadual. Atualmente, empresários são obrigados a renovar sua autorização ambiental, geralmente a cada quatro anos, mesmo que nunca tenham recebido autos de infração ou modificado o projeto original. A proposta é parecida com a PEC 65/2012, que tramita no Senado, que tem sido duramente atacada pelos Ministério Públicos estaduais, principalmente depois da tragédia de Mariana (MG), em novembro do ano passado.

 Seu vice, João Batista (PSDB), é réu em um processo por improbidade administrativa, enquanto era secretário municipal dos Transportes, por conceder as permissões de táxis a terceiros, mediante pagamento de arrendamentos, o que é proibido pela lei municipal.

• • • 

2º – Ângela Amin

florianopolis-angela-amin-ppÂngela Amin, 62 anos, já foi prefeita de Curitiba por dois mandatos consecutivos (1997-2005), e é deputada federal por Santa Catarina.

Partido: PP

Coligação: PP-PSD
Número: 11
Vice: Rodolfo Pinto da Luz (PSD)
Posição nas pesquisas: 
(17%) Pesquisa Accord (08/06)

 

Se eleita, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

Principais realizações

Criou o Capital Criança, uma política pública que reduziu o índice de mortalidade infantil de 21,6 em cada mil nascimentos para 8,8 em 2001. Ganhou um prêmio da Unicef por causa desse programa.

 Foi considerada a melhor prefeita cinco vezes consecutivas na pesquisa de melhores prefeitos das capitais brasileiras, do Instituto Datafolha, segundo a Câmara dos Deputados.

Principais problemas

 No final de seu último mandato como prefeita, Ângela Amin implantou o sistema integrado do transporte público. Muito esperado pela população, o sistema frustrou as expectativas por causa do preço da tarifa (cerca de 3 reais na época) e dificultou a vida do cidadão, que precisou pegar um número maior de conduções para chegar ao seu destino. A insatisfação levou à Revolta da Catraca, como ficou conhecida a manifestação contra o preço da passagem, em 2004.

• • • 

Angela Albino

 

florianopolis-angela-albino-pcdobPartido: PcdoB
Coligação: PCdoB-PT
Número: 65
Vice: Gabriel Kazapi (PT)

Formada em direito, tem 42 anos e é deputada federal por Santa Catarina.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

 

• • • 

Elson Pereira

florianopolis-elson-pereira-psolPartido: PSOL
Coligação: PSOL-PV-REDE
Número: 50
Vice: Fabio Botelho (PV)

Elson Pereira, 53 anos, é professor de Planejamento Urbano da Universisade Federal de Santa Catarina.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

 

• • • 

Porto-Alegre-Murilo-Flores-PSBMurilo Flores

Partido: PSB
Coligação: PSL-PSB-PHS-PROS-PMB
Número: 40
Vice: Coronel Edupercio Pratts (PSB)

Formado em engenharia agronômica, Murilo Flores tem 58 anos e se licenciou do cargo de secretário do Planejamento do governo estadual para concorrer à prefeitura em outubro.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • • 

Maurício Leal

florianopolis-mauricio-leal-penPartido: PEN
Coligação: Não fez coligações
Número: 51
Vice: Marcos Vieira (PEN)

Aos 36 anos, Maurício Leal nunca exerceu cargo público.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • • 

Florianopolis-Gabriela-Santetti-PSTUGabriela Santetti

Partido: (PSTU)
Coligação: Não fez coligações
Número: 16
Vice: José Alvarenga (PSTU)

Gabriela Santetti, 25 anos, formada em história na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Quem são os candidatos à prefeitura de Cuiabá

Posted: 23 Aug 2016 09:05 AM PDT

1º – Procurador Mauro (Mauro César Lara de Barros)

cuiaba-procurador-mauro-psolAos 40 anos, é procurador da Fazenda Nacional e vocalista da banda de Lambadão Rasqueado "Os Ciganos"

Partido: Psol
Vice: Dr. José Roberto (Psol)
Coligação: Não fez coligações
Número: 50
Posição nas pesquisas:
(22,3%) Instituto Voice Pesquisas (14/08)


Se eleito, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

Procurado, o candidato não quis se pronunciar.

Principais realizações

Em 2014, conseguiu a maior votação da carreira – 84.208 votos – ao disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Por ter concorrido sem coligações, ficou de fora do Legislativo depois de calculado o quociente partidário.

Principais problemas

Nunca ocupou cargo eletivo, embora já tenha disputado eleições para governador, senador, deputado federal e prefeito, este último por duas vezes. 

• • •

2º – Emanuel Pinheiro

cuiaba-emanuel-pinheiros-pmdbDeputado estadual no quarto mandato, Pinheiro, 51 anos, foi coordenador da campanha do prefeito Mauro Mendes nas eleições de 2012 e secretário de Transportes na administração de Wilson Santos (PSDB).

Partido:
 PMDB
Vice: Niuan Ribeiro (PTB)
Coligação: PMDB, PROS, PTB, PMB, SD, PP, PPL, PSC, PR, PRP, PTC, PTdoB
Número: 15
Posição nas pesquisas:
(18,3%) Instituto Voice Pesquisas (14/08)

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Procurado, o candidato não quis se pronunciar. 

Principais realizações

Tem atividade parlamentar voltada aos direitos do consumidor;

Líder do PMDB na Assembleia Legislativa, é um dos maiores interlocutores na negociação para que o governo do estado pague a Revisão Geral Anual (RGA), como é chamado reajuste salarial dos servidores públicos. Pela legislação estadual, o RGA é composto pela reposição da inflação referente ao ano anterior. 

Principais problemas

Ao longo das investigações da Operação Sodoma, foi citado em delação premiada como o parlamentar a ser procurado para que nomes de empresários não aparecessem no relatório de uma CPI que investigava irregularidades em incentivos fiscais. O deputado nega as acusações;

Recebe cerca de 25.300 reais mensais de aposentadoria especial a ex-deputados, ainda que seja atualmente deputado estadual. O benefício do Fundo de Assistência Parlamentar (FAP) tem sido anulado judicialmente, mas o Tribunal de Justiça não julgou o caso específico de Pinheiro.

• • •

Serys Slhessarenko

cuiaba-serys-slhessarenko-prbPartido: PRB
Vice: Fabian Martinelli (PRB)
Coligação: PRB, PTN
Número: 10

Ex-senadora pelo PT, Serys Slhessarenko, 71 anos, não ocupa cargos políticos desde 2010. É professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Julier Sebastião

cuiaba-julier-sebastiao-pdtPartido: PDT
Vice: Jusci Ribeiro (PT)
Coligação: PDT, PT, PCdoB
Número: 12

Ex-juiz de 47 anos, foi responsável por decretar a prisão do bicheiro e ex-policial João Arcanjo Ribeiro.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Renato Santtana

cuiaba-renato-santana-redePartido: Rede
Vice: Salvy (Rede)
Coligação: Rede
Número: 18

Fundador da Rede Sustentabilidade no Mato Grosso, tem 37 anos e é historiador.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Wilson Santos

cuiaba-wilson-santos-psdbPartido: PSDB
Vice: Leonardo de Oliveira (PSB)
Coligação: PSDB, PSB, PSD, DEM, PV, PRTB, PSL, PMN, PSDC, PPS, PHS, PEN
Número: 45

Ex-prefeito de Cuiabá por duas vezes e atual líder do governo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Santos teve a candidatura oficializada no último dias das convenções após desistência do então líder e atual prefeito Mauro Mendes (PSB).

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

Quem são os candidatos à prefeitura de Campo Grande

Posted: 23 Aug 2016 09:03 AM PDT

1º – Marquinhos Trad

campo-grande-marquinhos-trad-psdAdvogado, Marcos Marcello Trad, 51 anos, é irmão do ex-prefeito Nelson Trad Filho e filho do ex-deputado Nelson Trad, foi vereador, secretário municipal de Assuntos Fundiários e está no terceiro mandato como deputado estadual.

Partido: PSD
Vice: Adriane Lopes (PTN)
Coligação: PSD, PEN, PPL, PTB, DEM, PHS, PMN, PT do B
Número: 55
Posição nas pesquisas:
(17,42%) Instituto Valle (03/08)

Se eleito, qual será sua primeira medida? E como implementá-la?

 

Principais realizações

Como secretário de Assuntos Fundiários, atuou na regularização de favelas;

Na Assembleia Legislativa viu aprovado projeto de sua autoria que obriga as operadoras de telefonia a detalhar, em fatura mensal, a velocidade da internet móvel e de banda larga. Como deputado, também apresentou projeto de lei que impede a interrupção, sem justificativa, de políticas públicas nas trocas de governo e projeto que acaba com votações secretas no legislativo estadual. Entre os projetos de sua autoria que também viraram leis está o que impede o cheque caução para internação de pacientes na rede hospitalar privada do estado.

Principais problemas

Em 2015, o deputado causou polêmica ao afirmar que a vice-governadora Rose Modesto (PSDB) teve "atitude de mulher de beira de estrada e de fundo de boate" por ter aparecido em uma conversa em que questionava o então prefeito Gilmar Olarte (PP) quem era "a morena mais bonita de Campo Grande". Apesar de ameaças de adversários, Trad não respondeu a processo de cassação pelo episódio.

• • •

2º – Alcides Bernal

campo-grande-alcides-bernal-pp

Advogado e radialista, Alcides Peralta Bernal, 51 anos, é o atual prefeito de Campo Grande.

Partido: PP
Vice: Ulisses Duarte (PP)
Coligação: PP, PTC
Número: 11
Posição nas pesquisas:
(13,14%) Instituto Valle Pesquisas (09/07)

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?


Principais realizações

Recapeamento de ruas por meio de equipes de tapa-buraco da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação.

Principais problemas

Bernal foi o primeiro prefeito cassado da história de Campo Grande. Em março de 2014, perdeu o mandato após a Câmara Municipal ter concluído que ele cometeu irregularidades e direcionamento na licitação das empresas Salute Distribuidora de Alimentos Ltda, Jagás (fornecedora de gás) e Mega Serv (serviços de limpeza de postos de saúde);

Na Operação Lava Jato, é citado em um grampo em que o deputado Waldir Maranhão (PP-MA) discute com o doleiro Fayed Traboulsi "parcerias" com prefeituras. Traboulsi comandava uma rede de corrupção paralela à do doleiro Alberto Youssef e atuava eventualmente como sucursal, em Brasília, do banco do petrolão comandado por Youssef;

É alvo de processos por improbidade administrativa por irregularidades na contratação de uma empresa para prestar serviços de limpeza em unidades de saúde e por suspeitas de fraude na compra e distribuição de merenda escolar.

• • •

Rose Modesto

campo-grande-rose-modesto-psdbPartido: PSDB
Vice: Cláudio Mendonça (PR)
Coligação: PSDB, PR, PSB, PSL, SD, PRB, PDT
Número: 45

Vereadora por dois mandatos, Rosiane Modesto de Oliveira, 38 anos, é a atual vice-governadora e secretária licenciada de Desenvolvimento Social do governo de Reinaldo Azambuja (PSDB).

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Alex do PT

campo-grande-alex-do-ptPartido: PT
Vice: Mario Fonseca (PCdoB)
Coligação: PT, PCdoB
Número: 13

Vereador com 3.000 votos, Marcos Alex Azevedo de Melo, de 54 anos, é aliado do ex-governador Zeca do PT, citado em delação premiada como um dos responsáveis pela indicação de Nestor Cerveró na Petrobras, e do deputado federal Vander Loubet (PT), denunciado na Operação Lava Jato. Foi líder do prefeito Alcides Bernal na Câmara Municipal.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Coronel David

campo-grande-coronel-david-pscPartido: PSC
Vice: Juliana Padilha (PSC)
Coligação: Não fez coligações
Número: 20

Deputado estadual de 51 anos, Carlos Alberto David dos Santos ocupa o primeiro cargo eletivo desde que se aposentou da Polícia Militar. Nas eleições é apoiado pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PSC).

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Athayde Nery

campo-grande-athayde-nery-ppsPartido: PPS
Vice: Frederico Valente (PPS)
Coligação: Não fez coligações
Número: 23

Secretário estadual licenciado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e vereador por quatro mandatos, foi presidente da Federasul (Federação dos Servidores Públicos de Mato Grosso do Sul), gestor de fundações e fóruns ligados à cultura e um dos responsáveis pela aprovação do Plano Municipal de Cultura.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Adalton Garcia

campo-grande-adalton-garcia-prtbPartido: PRTB
Vice: Helton Koop
Coligação: Não fez coligações
Número: 28

Ex-presidente estadual do PMN, o turismólogo disputa pela primeira vez a prefeitura de Campo Grande. Concorreu a duas eleições para deputado federal e uma para vereador do município de Três Lagoas.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

 

• • •

Pedro Pedrossian Filho

campo-grande-pedrossian-filho-pmbPartido: PMB
Vice: Maria Freitas (PMB)
Coligação: Não fez coligações
Número: 35

Há 14 anos fora da política, o ex-deputado e filho do ex-governador do Estado Pedro Pedrossian, no início dos anos 2000, quando detinha mandato de deputado federal, ficou célebre ao discursar na Câmara contra reprises em canais de TV por assinatura e "exigir" capítulos inéditos de seriados americanos.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

O candidato não foi encontrado para se pronunciar.

• • •

Aroldo Figueiró

campo-grande-aroldo-figueira-ptnPartido: PTN
Vice: Tamotsu Mori (PTN)
Coligação: Não fez coligações
Número: 19

Ex-diretor de Trânsito de Campo Grande, disputa pela terceira vez um cargo eletivo. É engenheiro e professor universitário.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

O candidato não foi encontrado para se pronunciar.

• • •

José Flávio Arce

Partido: PCO
Vice: Eclair de Oliveira (PCO)Tamotsu Mori (PTN)
Coligação: Não fez coligações
Número: 29

Vigilante de 34 anos, José Flávio atuou na implantação do diretório municipal do PCO em Campo Grande e disputa o cargo depois da desistência de seu irmão Alexsandro Arce Durand. A chapa para o Executivo é formada também por Eclair de Oliveira, candidata a vice-prefeita e mãe do candidato.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

O candidato não foi encontrado para se pronunciar.

 

• • •

Elizeu Amarilha

campo-grande-elizeu-amarilha-psdcPartido: PSDC
Vice: Márcio Marques Mattos (PSDC)
Coligação: Não fez coligações
Número: 27

Técnico em prótese dentária, Elizeu Amarilha tem 60 anos. Presidente municipal do PSDC, foi candidato a vereador por duas vezes, a deputado estadual por três vezes e disputou o governo do estado uma vez.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Luiz Pedro Guimarães

campo-grande-luiz-pedro-guimaraes-pros

Partido: Pros
Vice: Marcia Mega (Pros)
Coligação: Não fez coligações
Número: 90

Advogado e empresário, foi um dos autores do pedido de cassação do atual prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal. Ele é um dos denunciados pelo Ministério Público na Operação Coffee Break, que investiga a compra de votos de vereadores na perda de mandato de Bernal.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Rosana Santos

Partido: PSOL
Vice: Henrique Nascimento (PSOL)
Coligação: Não fez coligações
Número: 50

Neófita na disputa à prefeitura, é formada em terapia ocupacional e militante dos direitos humanos.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Suél Ferranti

campo-grande-suel-ferranti-psolPartido: PSTU
Vice: Adriane de Paula (PSTU)
Coligação: Não fez coligações
Número: 16

Bacharel em História, Ferranti, 58 anos, é servidor do Ministério da Agricultura e disputa pela quarta vez a prefeitura de Campo Grande.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?

• • •

Marcelo Bluma

campo-grande-marcelo-bluma-pvPartido: PV
Vice: Fabio Lechuga (Rede)
Coligação: PV, Rede
Número: 43

Ex-vereador por Campo Grande, o engenheiro civil de 52 anos está há quatro anos sem mandado eletivo e disputa pela segunda vez a prefeitura da capital.

Qual será sua primeira medida se assumir a prefeitura? Como implementá-la?