USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



terça-feira, 1 de maio de 2018

Notícias

Notícias


Festa do Dia do Trabalho perde 500 mil reais e encolhe

Posted: 01 May 2018 10:22 AM PDT

Na primeira comemoração do Dia do Trabalho após a entrada em vigor da nova legislação trabalhista, a festa encolheu, efeito principalmente do fim da contribuição sindical obrigatória. O evento, que tradicionalmente reúne o maior público na data, realizado pela Força Sindical em São Paulo, perdeu 500 mil reais em investimento. Na festa anterior foram gastos 2,5 milhões de reais, valor que, na média, vinha sendo mantido havia alguns anos.

“Os sindicatos, que também bancam parte da festa, estão sem condições financeiras”, justificou o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna. Este ano, o número de carros a serem sorteados, um dos grandes atrativos do evento que já chegou a ter público de mais de 1 milhão de pessoas, também diminuiu, e haverá menos “estrelas” se apresentando no palco desta terça-feira, 1º.

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) também sentiu a mudança de cenário. Depois de ter feito uma festa grandiosa no Sambódromo de São Paulo no ano passado, com cantores como Emicida e Fernando & Sorocaba, a central não programou evento para esta terça-feira. “A ideia era repetir o formato (da comemoração), mas a reforma afetou nossa estrutura”, disse Álvaro Egea, secretário-geral da CSB.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), que costuma fazer atos mais modestos, vai focar seus eventos pelo Brasil na defesa da liberdade do ex-presidente Lula, condenado e preso na Operação Lava Jato. A central programou atos em diversas cidades – em São Paulo será na Praça da República, a partir das 12h. O principal ato deste ano será em Curitiba, onde Lula está preso desde 7 de abril.

A reforma trabalhista deve ser o principal alvo das críticas econômicas dos sindicatos nos eventos de hoje. “Ao contrário do que prometiam seus defensores, a reforma não reduziu a insegurança jurídica, ao contrário, aumentou; também não está gerando empregos e nem modernizou as relações trabalhistas”, afirma Egea, da CSB.

Para Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), “a reforma é mentirosa e criminosa”. A entidade este ano focou suas ações em um seminário sobre a indústria 4.0 e o emprego do futuro e em um debate com candidatos à presidência da República.

Na opinião do pesquisador em economia do trabalho do Ibre/FGV, Tiago Barreira, porém, também há insegurança jurídica por parte das empresas diante de ações na Justiça promovida por sindicatos para manter o imposto sindical aprovado em assembleias. E ressalta que o fim da contribuição obrigatória também afeta os sindicatos patronais. “As entidades precisam buscar fontes alternativas de receita.”

Atrações

No ano passado, a Força Sindical sorteou 17 modelos Hyundai HB20 (que no mercado custa 44 mil reais) ao público que foi à praça Campo de Bagatelle, na zona norte de São Paulo. Nesta terça-feira, serão 15. O grandioso palco para receber artistas, políticos e sindicalistas está 20% menor. Entre os políticos, devem estar presentes o presidente do Câmara, Rodrigo Maia, o governador Márcio França e o prefeito Bruno Covas. Entre os cantores a se apresentar estarão Leonardo e a dupla Simone & Simaria.

Juruna acredita em um público de 500 mil pessoas, ante as cerca de 700 mil em 2017. Em anos anteriores a Força chegou a atrair mais de 1 milhão de pessoas. Segundo ele, todos os candidatos à presidência foram convidados – “exceto Bolsonaro, pois o discurso dele não é bem vindo no meio dos trabalhadores”. De acordo com Juruna, boa parte dos custos da festa é bancada por patrocinadores como a Caixa e a montadora Hyundai.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Instagram está testando botão mudo e modo câmera lenta para o Stories

Posted: 01 May 2018 09:39 AM PDT

O Instagram está testando o botão “mudo” na plataforma, que permite silenciar seus seguidores na rede social – a ferramenta funciona como o “Ocultar” do Facebook, que esconde a publicação do seu feed de notícias. As informações foram divulgadas no Twitter pela estudante de ciência da computação, Jane Wong.

Enquanto vasculhava o código do aplicativo, Jane ainda descobriu outras quatro possíveis atualizações. Segundo ela, o Instagram estaria testando reações para o Stories, com as mesmas expressões do Facebook – ambas as redes sociais pertencem a Mark Zuckerberg.

A rede social também pretende reorganizar a aba em que ficam agrupados os Stories já publicados. Com a atualização, os usuários terão acesso às fotos por meio de um calendário – antes, as imagens eram dispostas em tamanho grande com a data de publicação no canto superior esquerdo.

Outra novidade é o modo câmera lenta para a gravação de vídeos no Stories.

De acordo com Jane, a rede social também estaria testando um recurso para permitir que os usuários marquem amigos do Facebook em publicações do Instagram. A pessoa marcada na foto receberia um alerta no Facebook.

Procurado para confirmar os testes, o Instagram não retornou o contato até a publicação da matéria.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Moradores de prédio que desabou em incêndio pagavam aluguel

Posted: 01 May 2018 09:27 AM PDT

<p>Bombeiros trabalham entre os escombros de um prédio de 26 andares que veio ao chão após incêndio no centro de São Paulo - 01/05/2018</p>(Rovena RosaAgência Brasil)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Paulo LopesFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Paulo LopesFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Felipe RauEstadão Conteúdo)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Nelson AlmeidaAFP)
<p>Bombeiros trabalham entre os escombros de um prédio de 26 andares que veio ao chão após incêndio no centro de São Paulo - 01/05/2018</p>(Leonardo BenassattoReuters)
<p>Bombeiros trabalham entre os escombros de um prédio de 26 andares que veio ao chão após incêndio no centro de São Paulo - 01/05/2018</p>(Leonardo BenassattoReuters)
image1 (1)(@bombeirospmespDivulgação)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Willian MoreiraFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Willian MoreiraFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
esquina(ReproduçãoGoogleVEJA)
image1(@bombeirosPMESPDivulgação)

Moradores que pertencem ao Movimento Luta por Moradia Digna (LMD) relataram que pagavam aluguel para morar no prédio que desabou na madrugada desta terça-feira, no centro de São Paulo. Ao menos 120 famílias viviam irregularmente no imóvel, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Segundo relatos de moradores ligados ao movimento, o custo de viver no local variava entre 350 e 500 reais por mês.

O imóvel era uma antiga instalação da Polícia Federal e depois foi ocupado por imigrantes e brasileiros. A Secretaria Municipal de Habitação atuava na ocupação do edifício por meio do grupo de Mediação de Conflitos, uma vez que no local estava previsto haver a reintegração de posse, movida pela Secretaria de Patrimônio da União. Assim que desocupado, o imóvel seria cedido à Prefeitura.

O edifício de 24 andares desabou durante um incêndio de grandes proporções no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo. Outro imóvel e uma igreja também foram afetados.

A Secretaria de Habitação fez seis reuniões com as lideranças da ocupação, entre fevereiro e abril, para esclarecer a necessidade de desocupação do prédio, por conta do risco e da ação judicial.

No dia 10 de março, a secretaria cadastrou cerca de 150 famílias, com 400 pessoas, ocupantes do prédio. Desse total, 25% são famílias estrangeiras. Esse cadastro foi realizado para identificar a quantidade de famílias, o grau de vulnerabilidade social e a necessidade de encaminhamento das famílias à rede de assistência social.

Segundo o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Filipe Sabará, os moradores estão recebendo alimentação e água e serão encaminhados a um centro de acolhida na Barra Funda, Zona Oeste da cidade. De lá, serão redistribuídos para outros espaços da cidade. “Estamos cadastrando as pessoas que nos buscam e pessoas também que nós fomos atrás”, disse. “Todo o suporte será dado.”

Uma força-tarefa de engenheiros e técnicos da Defesa Civil está no local para avaliar os danos causados aos imóveis vizinhos ao prédio que desabou. A CET organiza os bloqueios de trânsito na região. Às 16h, a companhia informará o esquema de interdição que funcionará a partir de amanhã.

A Secretaria Municipal de Habitação criou em 2017 um Núcleo de Mediação de Conflitos que monitora 206 ocupações em toda a cidade com cerca de 46 mil famílias. Desse total, 25% da atuação do grupo ocorre em ocupações na região central, com 3.500 famílias. Para essas ocupações, o grupo atua para buscar uma solução conciliada com a desocupação voluntária e sem confronto.

A Prefeitura de São Paulo estima em cerca de 70 prédios ocupados na região central com aproximadamente 4 mil famílias. Trata-se de uma estimativa uma vez que em sua maioria são prédios particulares. Nesses casos, cabe ao proprietário ações junto à justiça e às lideranças da ocupação.

(com Estadão Conteúdo)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Para João Doria, prédio que desabou abrigava facção criminosa

Posted: 01 May 2018 09:17 AM PDT

O ex-prefeito de São Paulo e pré-candidato ao governo paulista, João Doria (PSDB), disse nesta terça-feira que o prédio que desabou após uma incêndio no centro da capital paulista abrigava uma facção criminosa. “A solução é evitar as invasões, o prédio foi invadido, e parte dela por uma facção criminosa”, disse o prefeito, durante visita à 25ª Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

Segundo Doria, foram várias tentativas pela Prefeitura para desocupar o prédio que pertencia à Caixa Econômica Federal e abrigar as pessoas em outros imóveis, mas “todas foram rechaçadas com ameaça de violência, porque ali era um centro de distribuição de drogas, além de abrigar famílias em situação de rua”.

Minutos após a essa primeira declaração, Doria chamou um grupo de repórteres para “complementar” sua fala e “prestar solidariedade às famílias desabrigadas” e “lamentar a informação de que tivemos um óbito” — o Corpo de Bombeiros ainda não confirma nenhuma morte, mas quatro desaparecidos.

Doria disse ter conversado com representantes da Prefeitura e que recebeu a informação também de que toda a assistência será dada aos desabrigados, inclusive com possibilidade de recuperação de algum outro edifício público na região central de São Paulo para encaminhar famílias que deixaram o local.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Trailer dá palinha do paradeiro de Homem Formiga em ‘Guerra Infinita’

Posted: 01 May 2018 09:13 AM PDT

O novo trailer de Homem Formiga deu aos fãs uma palinha das atividades paralelas aos Vingadores do super-herói. Depois de lutar ao lado de Steve Rogers em Capitão América: Guerra Civil, o personagem dispensou o último encontro da turma em Vingadores: Guerra Infinita, deixando os fãs preocupados com seu paradeiro.

Homem Formiga e a Vespa, no entanto, promete fundamentar a ausência do super-herói. Ele, agora, conta com Vespa (Evangeline Lilly) como sua nova parceira no combate aos vilões. O vídeo mostra a heroína já bem adaptada às suas novas habilidades, lutando ao lado de Scott Lang (Paul Rudd). São apresentados também os personagens de Laurence Fishburne, Bill Foster, que nos quadrinhos é o alter-ego dos Golías Negro e do Homem Gigante; e Michelle Pfeiffer como a Vespa original, Janet van Dyne.

Dirigido por Peyton Reed, Homem Formiga e a Vespa chega aos cinemas brasileiros em 5 de julho. Confira abaixo o novo trailer.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

NYT obtém questões de Mueller a Trump sobre interferência russa

Posted: 01 May 2018 09:09 AM PDT

O conselheiro especial americano, Robert Mueller, possui uma lista com cerca de 50 perguntas que pretende fazer ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a suposta interferência russa nas eleições de 2016. As dezenas de perguntas podem ser separadas em quatro temas principais: a demissão do antigo conselheiro de segurança nacional de Trump Michael Flynn; a demissão do ex-diretor do FBI James Comey; a relação com o procurador-geral, Jeff Sessions, e coordenação russa em sua campanha presidencial.

As questões foram lidas pelos investigadores do conselho especial para os advogados do presidente e posteriormente compiladas na lista à qual o jornal americano The New York Times teve acesso. O jornal publicou todas as perguntas em seu site na segunda-feira (30). O tom das questões de Mueller aponta como foco a obstrução de Justiça.

Por meio do Twitter, Donald Trump disse ser “escandaloso” o vazamento das perguntas ao jornal. “Inventaram um delito absurdo, o conluio, que nunca existiu e uma investigação que começou com um vazamento ilegal de informações confidenciais”, escreveu.

“Pareceria muito difícil obstruir a Justiça por um crime que nunca foi cometido! Caça às bruxas!”, alegou Trump, em um segundo tuíte.

O primeiro tópico de perguntas se concentra na demissão do primeiro assessor de segurança nacional de Trump, Michael Flynn. As questões sobre o assessor buscam investigar se Trump obstruiu a Justiça para proteger Flynn da acusação de conluio com a Rússia. "O que você sabia sobre os telefonemas que o Sr. Flynn fez ao embaixador russo, Sergey I. Kislyak, no final de dezembro de 2016?", é uma das questões.

Mueller também quer saber as reais motivações de Trump para ter demitido James Comey do cargo de diretor do FBI. Na época, a Casa Branca justificou que ele rompeu com a política do Departamento de Justiça e falou publicamente sobre a investigação do servidor de e-mail de Hillary Clintona concorrente democrata de Trump nas eleições de 2016. Nas questões, o conselheiro procurar saber se a investigação de interferência russa teve influência na demissão. "Quanto à decisão de demitir o sr. Comey: Quando foi feito? Por quê? Quem desempenhou esse papel?".

A relação conturbada de Trump com o procurador-geral Jeff Sessions também é objeto de dúvidas do conselheiro. O presidente teria humilhado Sessions quando este apresentou seu interesse de renunciar da investigação sobre a Rússia. Trump não a aceitou. "O que você achou e fez em relação à renúncia do sr. Sessions?".

 

O suposto interesse do presidente em demitir o próprio Mueller também faz parte do pacote de perguntas. "Que discussões você teve em relação à rescisão do conselho especial e o que você fez quando essa consideração foi relatada em janeiro de 2018?", o conselheiro quer saber.

Embora haja esta lista de perguntas direcionadas ao presidente, Donald Trump não é investigado sobre o caso, pois, durante o período de exercício da função, um presidente não pode ser investigado. No entanto, por diversas vezes, Mueller demonstrou interesse em conversar com o presidente, principalmente para tratar da demissão de Comey. O próprio Trump já demonstrou interesse em responder às questões de Mueller para acelerar as investigações.

Os advogados de Trump, no entanto, não acham apropriado que ele converse com o conselheiro, dada sua fama de proferir falsas declarações, o que seria considerado crime diante de um caso como este. Para evitar a conversa, os advogados insistiram para que Mueller enviasse previamente suas perguntas, resultando assim na lista obtida pelo Times através de uma fonte que não pertence a equipe jurídica de Trump.

Após conhecer as questões, os advogados decidiram que Trump definitivamente não deveria respondê-las, algo que o presidente mostrou diversas vezes a intenção de não cumprir. Por esse motivo, seu principal advogado, John Dowd, pediu demissão. O novo advogado, Rudolph W. Giuliani, ex-prefeito de Nova York, tem se reunido com Mueller para determinar se, em uma possível entrevista, o conselheiro seria objetivo.

Durante as investigações, quatro pessoas já se declararam culpadas por mentirem no inquérito sobre Rússia, uma delas é Michael Flynn.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

China, Japão e Coreia do Sul marcam reunião cúpula em Tóquio

Posted: 01 May 2018 08:45 AM PDT

A Coreia do Sul, China e o Japão vão realizar uma cúpula em 9 de maio, em Tóquio, anunciou o governo de Seul nesta terça-feira (1º). O encontro terá como objetivos discutir a desnuclearização da península coreana e a possível assinatura de um tratado de paz para encerrar oficialmente a Guerra da Coreia (1950-1953).

A reunião deverá pavimentar o caminho para o esperado encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Será uma primeira resposta regional ao encontro histórico entre Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, no último dia 27 de abril na Zona Desmilitarizada, que separa as duas Coreias.

“Queremos confirmar a cooperação com o presidente Moon antes da cúpula entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte“, disse o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, durante uma visita a Amã, capital da Jordânia. Para ele, a cúpula de Tóquio será “muito significativa”.

Além de Abe e de Moon, o encontro de Tóquio terá a presença do primeiro-ministro da China, Li Keqiang. Os três países asiáticos estão profundamente envolvidos na questão norte-coreana: Coreia do Sul, na sua condição de vizinho imediato; o Japão, aliado dos Estados Unidos, por ter sido alvo de ameaças de Pyongyang; e a China, como aliado e parceiro comercial da Coreia do Norte.

Na cúpula de sexta-feira, Kim e Moon trocaram sorrisos, apertos de mão e palavras amáveis, em contraste com as tensões vividas no ano passado, quando o Norte realizou seu teste nuclear mais poderoso num contexto de ameaças e insultos cruzados com os Estados Unidos. Ambos se comprometeram a tratar da desnuclearização e da pacificação definitiva da península.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Incêndio atinge galpão de rede de farmácias no Rio

Posted: 01 May 2018 08:36 AM PDT

Um incêndio de grandes proporções atinge o galpão de uma rede de farmácias, na Rodovia Presidente Dutra, na Pavuna, no Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira. Por volta das 9h a Polícia Rodoviária Federal interditou um dos lados da via para facilitar o trabalho dos bombeiros.

Os bombeiros dos quartéis das imediações ajudam a combater o incêndio no galpão. O quartel de São do Meriti ganhou reforço das regiões do entorno como Caxias, Irajá e Nova Iguaçu. Não há informações sobre vítimas.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

EUA: provas de Israel sobre programa do Irã são reais e autênticas

Posted: 01 May 2018 08:09 AM PDT

O governo dos Estados Unidos afirmou que os documentos sobre um suposto programa nuclear secreto do Irã,revelados na segunda-feira pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, são “reais” e “autênticos”.

“Eu sei que há gente que diz que estes documentos não são autênticos. Posso confirmar que estes documentos são reais; são autênticos”, disse o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, a jornalistas durante o retorno de sua primeira viagem internacional.

Netanyahu apresentou na segunda-feira supostos documentos originais obtidos pelos serviços de inteligência que revelariam um arquivo secreto iraniano. Segundo ele, o arquivo estaria escondido em um depósito no distrito de Shorabad, sul de Teerã.

O primeiro-ministro israelense afirmou que o Irã manteve secretamente o material sobre esse programa nuclear, chamado Projeto Amad, “para usá-lo sempre que quiser desenvolver armas nucleares”.

Pompeo se reuniu com Netanyahu, no último domingo, em um quartel militar de Israel e foi informado sobre o material que seria divulgado enquanto estivesse retornando a  Washington.

“Sabemos sobre esse material há algum tempo e, certamente, discutimos esse material ontem, quando estávamos juntos”, disse Pompeo a repórteres, no avião. “O que isso significa é que o acordo não foi construído sobre uma base de boa fé ou transparência. Foi construído sobre as mentiras do Irã”.

Teerã “mentiu repetidamente para a Agência Internacional de Energia Atômica” e “mentiu sobre seu programa aos seis países com os quais negociou” o acordo nuclear de 2015, afirmou o ex-diretor da CIA em comunicado posterior.

Pompeo anunciou que, nos próximos dias, estará em contato com os ministros dos países europeus que assinaram o acordo com o Irã (Alemanha, França e Reino Unido) para discutir a melhor maneira de lidar com os documentos de Israel.

O presidente Donald Trump planeja anunciar até 12 de maio a retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã, assinado 2015 por seu antecessor, Barack Obama, ao lado da Alemanha, França, China, Rússia e Reino Unido. O acordo tinha como principal objetivo encerrar o programa atômico militar iraniano em troca do fim das sanções econômicas americanas e europeias a Teerã.

Muito crítico a esse acordo, Trump afirmou que a situação “não é aceitável”. “O que aprendemos hoje sobre o Irã demonstra realmente que eu tinha 100% de razão”, disse.

"Propaganda ridícula"

O governo do Irã denunciou nesta terça-feira (1º) a “propaganda ridícula” do primeiro-ministro de Israel e afirmou que as revelações sobre o suposto programa nuclear secreto só buscam apresentar ao Irã como uma ameaça.

“Os líderes do regime sionista de Israel veem sua sobrevivência no uso de charlatanismo, para mostrar-nos a outros países como uma ameaça”, ressaltou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Bahram Qasemi, por meio de comunicado.

O porta-voz insistiu que as declarações de Netanyahu são as mais recentes de “uma série repetitiva de julgamentos não profissionais e vergonhosos e de esforços infrutíferos de um mentiroso escandaloso”.

Logo após a apresentação de Netanyahu, o chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, criticou pelo Twitter as “supostas revelações de inteligência”, que afirmou favorecer ao presidente americano. “Que conveniente. Trump está saltando sobre uma repetição de velhas acusações já tratadas pelo AIEA para acabar com o pacto”, afirmou Zarif.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ratificou que Teerã estava cumprindo seus compromissos, mas Trump está pressionando seus parceiros europeus para negociar um pacto suplementar que imponha novas restrições ao Irã. Esse novo acordo buscaria bloquear a atividade nuclear de Teerã “a longo prazo” e limitar tanto seu sistema de mísseis balísticos, como sua influência na região.

(Com EFE e AFP)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Cardeal será julgado na Austrália por abuso sexual de crianças

Posted: 01 May 2018 07:42 AM PDT

A Justiça australiana decidiu nesta terça feira (1º) que o cardeal australiano George Pell, terceiro na hierarquia do Vaticano, será julgado por abuso sexual por um tribunal de Melbourne. O religioso de 76 anos era um dos conselheiros do Papa Francisco, em Roma, e presidia o Departamento de Economia do Vaticano desde 2013.

Pell será o mais alto representante da Igreja Católica a responder à Justiça, como réu, por agressões sexuais. Sob o comando do Papa Francisco, a Igreja deixou de proteger sacerdotes acusados por esse e outros crimes. Em comunicado, o Vaticano se disse ciente “da decisão anunciada pelas autoridades judiciais da Austrália“.

A decisão de levá-lo a julgamento foi tomada pela juíza Belinda Wallington, ao final de um mês de audiências. Pell ingressou na corte sob forte proteção policial para a audiência final, de hoje. Permaneceu impassível e declarou-se “inocente”, ao ser perguntado pela magistrada como se colocava diante das acusações.

Ele deixou o tribunal em liberdade, depois de ter pago fiança. Mas está proibido de deixar a Austrália e já entregou seu passaporte às autoridades.

O cardeal fora acusado à Justiça no final de julho do ano passado. Desligou-se de suas funções em Roma e voltou à Austrália para preparar sua defesa, conduzida por um dos melhores criminalistas do país, Robert Richter.

Segundo o jornal americano Washington Post, Pell é acusado por tocar as genitais de dois meninos em uma piscina da cidade de Ballarat nos anos 1970.  Ballarat, no Estado de Victoria, é a cidade natal de Pell e o local onde serviu em seus primeiros anos como sacerdote.

Também responde por ter atacado dois menores integrantes do coral da Catedral de São Patrício, em Melbourne, onde foi arcebispo nos anos 1990. A juíza Belinda, porém, rejeitou algumas das mais graves acusações contra o cardeal, que haviam sido investigadas pela polícia de Victoria.

O fato de seus supostos crimes terem tido crianças como vítimas fez com que a maioria dos detalhes dos casos fossem omitidos durante a audiência final, que se deu em um tribunal fechado ao público.

Pell admitiu que “falhou” em sua abordagem sobre casos de padres pedófilos no Estado de Victoria durante os anos 1970. Ele é tido como uma das autoridades da Igreja que preferiram ocultar os casos e afastá-lo da possibilidade de julgamento pela Justiça comum.

Richter, advogado do cardeal, tentou durante a audiência levantar dúvidas sobre a credibilidade das vítimas – uma das velhas táticas de defesa. Conforme declarou, as acusações “são fruto de problemas mentais, fantasias ou pura invenção, com o objetivo de castigar o representante da Igreja católica neste país por não ter impedido as agressões de pedofilia cometidas por outros”.

O advogado ainda insistiu ter Pell colaborado plenamente com a polícia do Estado de Victoria e retornado voluntariamente à Austrália para defender-se.

O escândalo provocou grande comoção na Austrália. O anúncio do julgamento de Pell coincide com o final dos cinco anos de uma investigação nacional, conduzida pelo governo, sobre abusos sexuais cometidos contra crianças. A investigação foi resultado de uma década de protestos por parte das vítimas.

A conclusão foi de que houve mais queixas contra a Igreja do que contra outras instituições, segundo o Washington Post. Em Ballarat, 140 pessoas se declararam vítimas de abuso sexual entre 1980 e 2015.

Com uma carreira brilhante na hierarquia da Igreja, Pell foi ordenado padre em 1966. Trinta anos depois, foi nomeado arcebispo de Melbourne e, em 2001, de Sydney. Os representantes da Igreja na Austrália o apoiam e o qualificam como de um homem “decente”.

(Com EFE)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Volkswagen negocia gerenciar frota da Didi, rival chinesa da Uber

Posted: 01 May 2018 07:25 AM PDT

A Volkswagen, maior montadora do mundo, está negociando uma joint venture com a chinesa Didi Chuxing, dona da 99, para gerenciar parte da frota de carros da empresa de transporte urbano e ajudar a desenvolver veículos voltados para os serviços da Didi.

Como parte do acordo, que deve ser assinado no início do próximo mês, a montadora alemã vai inicialmente gerenciar uma frota de cerca de 100.000 veículos para a Didi, da qual dois terços serão de carros do grupo Volkswagen, disse um executivo da montadora.

A Volkswagen também vai comprar alguns carros novos com a Didi para permitir que a chinesa aumente sua frota. As duas planejam, eventualmente, colaborar para criar e desenvolver veículos, disse o executivo na condição de anonimato, uma vez que os detalhes ainda são privados.

A crescente popularidade dos serviços de transporte por aplicativo em cidades congestionadas como Pequim e Xangai está mostrando sinais iniciais de diminuição de carros privados. Isso poderia ter sérias consequências para as montadoras existentes e está forçando empresas como a Volkswagen a reinventarem seus negócios e buscarem futuras fontes de receita.

“Para ser bem-sucedido como uma empresa de carros nesse novo ecossistema, nós precisamos saber quem é nosso consumidor, qual seu destino e qual deveria ser nossa estratégia”, disse o executivo.

Ele acrescentou que esse acordo vai eventualmente dar à Volkswagen acesso a alguns dos volumosos dados de comportamento do consumidor coletados por meio de 3 milhões de viagens que a Didi realiza na China por dia. O objetivo final é a redução e o uso de carros autônomos, disse o executivo da Volkswagen.

Até 80% dos clientes da Didi realizam viagens sozinhos e não precisam de um carro grande de quatro lugares, disse a fonte da Volkswagen.

Os veículos atuais têm motores e outras tecnologias que permitem que eles andem mais rápidos, enquanto carros especialmente produzidos para o transporte permitiriam velocidades mais lentas e, portanto, não precisariam ser aerodinâmicos ou ter motores poderosos. Isso permitiria carros com menos assentos e mais espaço para bagagem.

Três funcionários da Didi disseram que o formato final para um mercado de transporte urbano por aplicativo ainda é incerto e ninguém sabe o papel que as montadoras e a própria Didi terão.

Um porta-voz da Didi disse que os dois lados ainda estavam trabalhando nos detalhes de como seria a parceria. “Potencialmente, ambos irão voltar as atenções em construir um negócio de operação de frota e avançar em outras áreas potenciais como criação de novos modelos de carros para transporte urbano”, disse o porta-voz.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Eletrobras e Petrobras põem fim a disputa e assinam acordo de R$ 17 bi

Posted: 01 May 2018 07:10 AM PDT

Eletrobras e Petrobras assinaram na segunda-feira um acordo que põe fim a uma disputa de 17 bilhões de reais entre as estatais. O valor se refere à dívida que as distribuidoras da Eletrobras tinham com a petroleira no fornecimento de óleo combustível e gás natural desde 2009. Como a maior parte da Região Norte não era interligada ao sistema nacional, quase toda energia elétrica produzida para abastecer a população vinha de térmicas movidas a esses combustíveis. Por causa da dificuldade financeira das distribuidoras, a dívida se avolumou nos últimos anos.

A assinatura do acordo era essencial para dar andamento ao processo de desverticalização da Amazonas Energia e, consequentemente, à privatização das distribuidoras da Eletrobras. As negociações se arrastaram por meses até a sexta-feira passada, quando as duas empresas chegaram a um consenso.

Dos 17 bilhões de reais, 12,2 bilhões de reais são créditos da Petrobras e 4,6 bilhões de reais da Petrobras Distribuidora (BR). O acordo prevê a recomposição de garantias nos Contratos de Confissão de Dívida (CCDs) celebrados em 2014, cujo valor atualizado é de 10,7 bilhões de reais, os quais passarão a contar com uma nova estrutura de garantias. Além disso, foram feitos novos CCDs, de 6,1 bilhões de reais, que não haviam sido incluídos nos contratos de 2014, sendo que parte será paga em 36 meses.

A Eletrobras se comprometeu a assumir cerca de 11 bilhões de reais do valor total, por intermédio de Instrumentos de Assunção de Dívida (IADs), que contam com garantias reais oferecidas pela estatal, condicionados à efetiva privatização das distribuidoras. Os outros 6 bilhões de reais são das distribuidoras.

Uma parcela de 3 bilhões de reais referente ao gás natural fornecido pela Petrobras para a Amazonas Energia, no Amazonas, não foi incluída nas negociações e continua em discussão.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

FOTOS: Incêndio no Centro de SP destrói sede da Igreja Evangélica Luterana

Posted: 01 May 2018 07:07 AM PDT

Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Paulo LopesFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Nelson AlmeidaAFP)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Paulo LopesFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Felipe RauEstadão Conteúdo)

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Ashley Judd processa Weinstein por atrapalhar sua carreira

Posted: 01 May 2018 07:03 AM PDT

Ashley Judd abriu um processo de difamação e assédio sexual contra o desacreditado produtor Harvey Weinstein na segunda-feira. A ação, apresentada em um tribunal de Santa Mônica, na região de Los Angeles, afirma que Weinstein “utilizou seu poder na indústria do entretenimento para manchar a reputação de Judd e limitar sua capacidade de encontrar trabalho”.

O processo tem como base o caso relatado pelo renomado diretor Peter Jackson, de Senhor dos Anéis. Segundo ele, Weinstein vetou a participação de Judd na produção, garantindo que era “um pesadelo” trabalhar com ela.

“Com estas afirmações infundadas, Weinstein conseguiu incluir a senhorita Judd em uma lista negra, destruindo sua oportunidade de trabalhar no que se converteu em uma franquia de 1 bilhão de dólares, com 17 prêmios da Academia e muitas outras nomeações”, destaca a ação. “A patética realidade é que Weinstein adotou represálias contra a senhorita Judd por rejeitar suas ofertas sexuais um ano antes, quando a encurralou em um quarto de hotel sob a alegação de falar de negócios.”

Judd adiantou que o valor da indenização — se recebido — será destinado ao fundo de defesa do movimento #MeToo, contra o assédio sexual em Hollywood.

Um porta-voz de Weinstein recordou que Judd apareceu em dois filmes do produtor após “O Senhor dos Anéis”: Frida (2002) e Imigrantes Ilegais (2009).

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Grande Belém registra 20 assassinatos após morte de PM

Posted: 01 May 2018 06:56 AM PDT

A região da Grande Belém, no Pará, registrou uma onda de execuções depois da morte de uma policial militar. Entre a tarde de domingo e o início da noite de segunda-feira, 20 pessoas foram assassinadas, segundo informações da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML).

Na tarde de domingo, a cabo Maria de Fátima Santos, de 49 anos, foi executada com três tiros em sua casa. Segundo a polícia, homens armados invadiram a casa da policial e efetuaram disparos. 

Na sequência, foram registradas mortes com características de execução, segundo a polícia. Criminosos em motos ou carros atiraram contra homens, em sua maioria, em vias públicas. Entre os crimes, há uma chacina com três mortes, e o assassinato de uma mulher e um adolescente de 13 anos.

Em janeiro, a região metropolitana de Belém registrou 27 homicídios em poucos dias. O governo do Pará considerou o número "muito além da média" e suspeitou que a série de assassinatos – muitos com sinais de execução – podia ser uma reação à morte do policial militar Rafael da Silva, durante um tiroteio em uma perseguição a criminosos.

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Seul pede que ONU supervisione fechamento da base nuclear norte-coreana

Posted: 01 May 2018 06:22 AM PDT

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, solicitou nesta terça-feira que a Organização das Nações Unidas (ONU) supervisione o fechamento da base norte-coreana de testes atômicos previstos para este mês, depois que Pyongyang se ofereceu em encerrá-lo durante a cúpula entre os dois países.

Em uma conversa telefônica com o secretário-geral da ONU, António Guterres, Moon pediu que a organização participe como observadora para verificar o compromisso de desnuclearizar a Coreia do Norte, anunciou hoje o gabinete presidencial de Seul.

Pyongyang se ofereceu para fechar definitivamente a base de Punggye-ri, onde realizou seis testes atômicos, como compromisso para a “completa desnuclearização” da península, atingida na cúpula entre o presidente sul-coreano e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Durante o encontro realizado na última sexta-feira, Kim propôs a Moon que o fechamento de Punggye-ri se realize publicamente. Ele mostrou sua intenção de convidar especialistas e jornalistas para presenciar o encerramento da base de testes atômicos, explicou Seul após a cúpula.

O presidente sul-coreano também pediu nesta terça-feira a Guterres que a ONU supervisione a implementação de outros pontos da chamada “Declaração de Panmunjom” destinados a diminuir as hostilidades na península.

Além disso, Moon propôs que a “Declaração de Panmunjom” seja formalmente respaldada na Assembleia Geral ou no Conselho de Segurança das Nações Unidas, disse um porta-voz do escritório presidencial.

A Coreia do Norte tem demonstrado seu interesse na desnuclearização da península desde quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aceitou o convite de Kim Jong-un para uma cúpula. Segundo afirmou Seul na época, o líder norte-coreano se comprometeu em parar seu programa nuclear e fechar suas bases, desde que os Estados Unidos não ameaçassem a segurança do país. Trump, por sua vez, declarou que só iria à reunião se sentisse que ela seria frutífera no âmbito de promover a desnuclearização.

(Com EFE)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Prédio desaba após incêndio em SP

Posted: 01 May 2018 05:55 AM PDT

<p>Bombeiros trabalham entre os escombros de um prédio de 26 andares que veio ao chão após incêndio no centro de São Paulo - 01/05/2018</p>(Rovena RosaAgência Brasil)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Paulo LopesFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Paulo LopesFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Felipe RauEstadão Conteúdo)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Nelson AlmeidaAFP)
<p>Bombeiros trabalham entre os escombros de um prédio de 26 andares que veio ao chão após incêndio no centro de São Paulo - 01/05/2018</p>(Leonardo BenassattoReuters)
<p>Bombeiros trabalham entre os escombros de um prédio de 26 andares que veio ao chão após incêndio no centro de São Paulo - 01/05/2018</p>(Leonardo BenassattoReuters)
image1 (1)(@bombeirospmespDivulgação)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Willian MoreiraFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Willian MoreiraFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
esquina(ReproduçãoGoogleVEJA)
image1(@bombeirosPMESPDivulgação)

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Incêndio em SP era tragédia ‘prevista’, afirma governador Márcio França

Posted: 01 May 2018 05:54 AM PDT

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), afirmou que o desabamento do edifício em um incêndio na madrugada desta terça-feira era uma tragédia “prevista” devido às más condições do imóvel e ressaltou a batalha judicial existente para tentar retirar as pessoas que vivem nesse tipo de prédios.

“Esse tipo de imóvel é inabitável. Ficar aqui é buscar um problema cada vez maior. Graças a Deus, hoje conseguimos chegar a tempo, mas nem sempre vai acontecer isso”, ressaltou França desde o local do incêndio.

"É sempre muito triste porque são pessoas que não têm muita alternativa e estão aqui por força das circunstâncias. Vamos tentar cuidar das que estão aqui e sobreviveram e ver o que se pode fazer no rescaldo", disse o governador a jornalistas.

O capitão Marcos Palumbo, porta-voz dos Bombeiros de São Paulo, afirmou que a situação do edifício e as modificações realizadas por seus habitantes durante a ocupação contribuíram à propagação do fogo.

“Os elevadores tinham sido retirados. Então esses tubos de ar que havia no meio, no fosso do elevador, acabaram formando uma chaminé. Havia muito material combustível: madeira, papel, algo que fez com que as chamas se propagassem com rapidez”, apontou Palumbo.

O prefeito de São Paulo Bruno Covas (PSDB) afirmou que o município fazia o cadastramento de 150 famílias que ocupavam o edifício. O edifício pertence à União e já abrigou a superintendência da Polícia Federal. "Nós já estávamos em tratativas com a União para poder receber este prédio utilizá-lo e poder encaminhar as famílias para um local adequado", afirmou em entrevista coletiva no local.

Bruno Covas acrescentou que cerca de 25% dos moradores do prédio eram estrangeiros. Segundo ele, a região do Largo do Paissandu, onde aconteceu o incêndio, tem mais oito prédios ocupados. Ao todo, o município contabiliza uma centena de ocupações irregulares em toda a cidade. "As famílias estão sendo encaminhadas para os abrigos da prefeitura", disse.

Bruno Covas também disse que o governo do estado vai colaborar com o auxílio-aluguel para essas famílias. "O cadastro vai permitir a identificar quem são as famílias que serão beneficiadas".

Tragédia

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o incêndio teria começado por volta de 1h30. O desabamento ocorreu por volta da 3h, em consequência das chamas. As causas do incêndio ainda são ignoradas, mas as informações iniciais são de que o fogo começou no 5º andar do prédio. Alguns edifícios próximos foram evacuados e toda área está isolada. As informações da Defesa Civil são de que o prédio que desabou era ocupado por várias famílias de pessoas em situação de rua.

Segundo comerciantes do entorno, antes de a construção ruir, algumas pessoas pediam socorro no último andar. As chamas começaram no quinto andar, se alastrando rapidamente para os níveis superiores. Ao todo, 160 militares atuam no combate ao incêndio e no resgate das vítimas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o prédio já havia passado por vistoria, na qual foram relatadas as péssimas condições do local às autoridades do município. De acordo com a corporação,os compartimentos entre os andares eram divididos por madeira, o que ajudou a propagar as chamas.

Ainda não há confirmação de mortos ou feridos. A Defesa Civil Estadual está no local e realiza cadastramento de todas as famílias que poderiam estar no prédio no momento do incêndio. Um edifício vizinho também foi atingido e as chamas se espalharam por dois andares. Ele foi esvaziado e interditado. Segundo o Corpo de Bombeiros, o risco de colapso é mínimo e não há vítimas deste incêndio.

"Eu estava em horário de serviço e escutei várias pessoas gritando, barulho de vidros caindo. Quando fui ver o que era, as ruas, que estavam desertas, ficaram cheias de pessoas desesperadas", disse o recepcionista Flávio Gabia, que trabalha em um hotel no Largo do Paissandu. Segundo ele, vários clientes deixaram o estabelecimento quando viram o incêndio. Um hotel ao lado dos edifícios em chamas também foi esvaziado e interditado.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Champions: como assistir a Real Madrid x Bayern. Jogo vale vaga na final

Posted: 01 May 2018 05:44 AM PDT

O atual bicampeão Real Madrid busca chegar novamente à final da Liga dos Campeões da Europa e nesta terça-feira encara o Bayern de Munique, no Santiago Bernabéu, na capital espanhola, em vantagem, no segundo jogo da semifinal. O time espanhol venceu a primeira partida na Alemanha por 2 a 1 e joga por um empate em casa para chegar à decisão do dia 26 de maio, em Kiev, na Ucrânia. O jogo começa às 15h45 (de Brasília) e será transmitido, ao vivo, em TV aberta pela Globo e pela Band e em TV fechada pelo Esporte Interativo.

Tabela de jogos da Liga dos Campeões da Europa

A arbitragem foi o principal tema das entrevistas prévias à partida. No ano passado, o Bayern foi bastante prejudicado no jogo de volta da semifinal, contra o próprio Real Madrid. “Vamos nos concentrar no jogo, os árbitros já sofrem muita pressão. Todos sabem o que aconteceu no ano passado, com dois gols do Real Madrid em impedimento, e neste ano contra a Juventus…”, alfinetou o atacante Thomas Müller, do Bayern. “Espero que o árbitro seja objetivo, correto, e que quem decida o jogo sejam os jogadores”, completou o técnico Jupp Heynckes.

O capitão do Real Madrid, Sergio Ramos, disse ter “máximo respeito” pelo Bayern e que sua equipe “fala em campo”. O clube espanhol terá os desfalques de Dani Carvaja e Isco, lesionados. Para seus lugares, o técnico Zinedine Zidane deve escalar Nacho e Lucas Vázquez. Gareth Bale e Marco Asensio são alternativas. Artilheiro do campeonato com 15 gols em 10 partidas, Cristiano Ronaldo está confirmado.

Os números gerais do histórico do confronto na Liga dos Campeões apontam um equilíbrio impressionante: em 25 jogos, foram 12 vitórias do Real Madrid, 11 do Bayern e dois empates. Caso vença novamente a Champions, o Real se tornará a primeira equipe desde o próprio Bayern de Munique (1974-1976) a conquistar três vezes seguidas o título europeu. Antes, apenas o próprio Real Madrid (penta entre 1956 a 1960) e o Ajax, de 1971 a 1973, alcançaram o feito.

Prováveis escalações:

Real Madrid: Navas; Nacho, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Casemiro, Kroos e Modric; Vázquez, Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico: Zinedine Zidane.

Bayern de Munique: Ulreich; Kimmich, Süle, Hummels e Alaba (ou Rafinha); Javi Martínez, Thiago Alcantara e James Rodríguez; Müller, Ribéry e Lewandowski. Técnico: Jupp Heynckes.

Árbitro: Cüneyt Çakir (Turquia), auxiliado pelos compatriotas Bahattin Duran e Tarik Ongun.

Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri.

<p>O jogador Cristiano Ronaldo, durante partida entre Bayern de Munique x Real Madrid, válida pelo jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa - 25/04/2018</p>(Michael DalderReuters)
<p>Asensio marcou o gol da vitória do Real Madrid</p>(Michael DalderReuters)
<p>Partida entre Bayern de Munique x Real Madrid, válida pelo jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa - 25/04/2018</p>(Thorsten WagnerReuters)
<p>Joshua Kimmich comemora após marcar gol durante partida entre Bayern de Munique e Real Madrid - 25/04/2018</p>(Kai PfaffenbachReuters)
<p>Partida entre Bayern de Munique x Real Madrid, válida pelo jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa - 25/04/2018</p>(Kai PfaffenbachReuters)
<p>Partida entre Bayern de Munique x Real Madrid, válida pelo jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa - 25/04/2018</p>(Michaela RehleReuters)
<p>Partida entre Bayern de Munique x Real Madrid, válida pelo jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões da Europa - 25/04/2018</p>(Thorsten WagnerReuters)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Incêndio em prédio de SP destrói sede da Igreja Evangélica Luterana

Posted: 01 May 2018 05:38 AM PDT

O incêndio que causou o desabamento de um prédio de 26 andares no Centro de São Paulo, na madrugada desta terça-feira, atingiu também uma das sedes da Igreja Evangélica Luterana de São Paulo. De acordo com o pastor Frederico Carlos, “praticamente sobrou o altar e uma torre”.

“Todo o telhado da igreja foi comprometido, o forro de madeira original de 1908, a parede direita com vitrais que foram confeccionados por um dos maiores vitralistas do Brasil. Foram preciosidades artísticas que se perderam. 80% no mínimo do prédio [foi atingido]. Não sei como está o órgão de 1000 tubos, da mesma idade da igreja”, disse o pastor em entrevista, ao Bom Dia Brasil.

Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Paulo LopesFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Nelson AlmeidaAFP)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Paulo LopesFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Felipe RauEstadão Conteúdo)

O templo, também conhecido como Martin Luther, foi construído em estilo neogótico e inaugurado em 25 de dezembro de 1908. Ele foi tombado pelo Conpresp, em 1992, e pelo Condephaat, em 2012. Guilherme von Eÿe, seu arquiteto, também assinou o projeto do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. O prédio ocupa uma área de 1012 metros quadrados e tinha pavimento térreo de 465 metros quadrados. Entre 2012 e 2013, passou por uma reforma interna.

Uma de suas preciosidades era um órgão que, originalmente, tinha 12 registros e 620 tubos. Reformas no instrumento aumentaram o número de tubos para 1900 (em 1956) e 1946 (em 1995).

Os vitrais eram outra atração. Eles retratavam o Selo de Lutero, símbolo do luteranismo, e foram produzidos pela Casa Conrado, do vitralista Conrado Sorgenicht, autor dos vitrais peças do Mercado e do Teatro Municipal de São Paulo.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now