USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quarta-feira, 2 de maio de 2018

Notícias

Notícias


Ameaçado, Vasco recebe Cruzeiro na Libertadores, saiba como assistir

Posted: 02 May 2018 10:08 AM PDT

O Vasco da Gama recebe o Cruzeiro nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no estádio de São Januário, em partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. O jogo será transmitido pela TV Globo RJ e SporTV.

Último colocado do Grupo 5 com dois pontos, o Vasco pode ser eliminado caso perca ou até empate, dependendo do resultado do jogo entre Racing, da Argentina, e Universidad de Chile. O Cruzeiro, com cinco pontos, está em condições melhores para se classificar – tem três a menos que o líder Racing e ainda pode terminar a primeira fase na ponta da chave. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Filha Jackie Chan está morando na rua pela homofobia do pai

Posted: 02 May 2018 09:57 AM PDT

A filha de Jackie Chan saiu da casa do pai e está morando na rua, porque o ator não aceita sua orientação sexual. Etta Ng, de 18 anos, divulgou um vídeo na internet contando que há um mês dorme embaixo da ponte e ao relento com a namorada, Andi Autumn, 12 anos mais velha que ela.

"Nós estamos na rua por causa da homofobia dos meus pais. Dormimos debaixo de uma ponte e outras coisas", disse a menina. "Pedimos apoio a amigos e familiares, mas todos mandam a gente procurar ajuda em abrigos, que provavelmente vão nos separar."

Etta assumiu sua homossexualidade em outubro 2017, no chamado "Coming Out Day" (Dia de sair do armário, em tradução livre) nos Estados Unidos. Desde então, ela afirma que tem passado por muitas dificuldades: "Nós não sabemos o que fazer neste momento, por isso estamos gravando esse vídeo. Compartilhe para mostrar duas pessoas que se amam de verdade e têm sofrido porque querem separá-las".

O relacionamento de Etta e Jackie Chan nunca foi dos melhores. Em 2015, ela chegou a dar uma entrevista à revista inglesa The Express alegando que não tem sentimento nenhum pelo pai. "Ele (Chan) é meu pai biológico, mas não está na minha vida."

Confira abaixo o vídeo na íntegra, em inglês.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Independente de decisão dos EUA, Macron quer acordo mais amplo com Irã

Posted: 02 May 2018 09:52 AM PDT

O presidente da França, Emmanuel Macron, mostrou-se empenhado em negociar um acordo nuclear mais amplo com o Irã, independentemente de os Estados Unidos decidirem finalmente abandonar o texto assinado em 2015 por Teerã e seis potências.

“Não sei o que o presidente dos Estados Unidos decidirá no dia 12 de maio”, disse Macron à imprensa, em Sydney, nesta quarta-feira (2), durante visita oficial à Austrália. “Qualquer que seja a decisão, temos que preparar uma negociação e um acordo mais amplo, pois acredito que ninguém quer uma guerra ou uma escalada em termos de tensão na região”, acrescentou.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja anunciar no próximo dia 12 se vai retirar ou não seu país do acordo assinado com o Irã – mais China, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha. Teerã concordou, no acordo, em limitar seu programa nuclear em troca da suspensão das sanções econômicas americanas e europeias.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, apresentou na última segunda-feira 110 documentos que, segundo ele, comprovariam a continuidade do programa nuclear militar do Irã.  Os documentos seriam cópias de um  arquivo secreto iraniano.

Na terça-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, disse que o acordo para limitar o desenvolvimento iraniano de armas nucleares foi acertado sob pretextos falsos porque o programa nuclear do regime estava mais avançado do que se sabia em 2015.

Macron visitou Washington na semana passada na esperança de persuadir Trump a não impor novamente sanções contra o Irã nem colocar o acordo em risco. Mas a Casa Branca não pareceu convencida de seus argumentos. Ele ressaltou que o acordo é a melhor maneira de monitorar a atual atividade do regime iraniano.

Ao mesmo tempo, qualificou o pacto com Teerã como “um ponto de partida” e defendeu sua expansão para além de 2025, enquanto melhorava o controle da atividade balística do regime iraniano e continha sua atividade na região.

O presidente francês fez estas declarações em uma audiência com o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, que também defendeu o acordo com o Irã como “a melhor opção que temos disponível e apoiamos sua continuidade”.

(Com EFE e Reuters)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

WhatsApp vai disponibilizar chamadas de voz e vídeo nos grupos

Posted: 02 May 2018 09:38 AM PDT

Um novo recurso para o WhatsApp vai permitir que usuários realizem chamadas por voz e vídeo nos grupos. A atualização estará disponível nos próximos meses e foi anunciada durante evento do Facebook nesta segunda-feira.

Os stickers, adesivos que podem ser incluídas nas imagens (como já é feito no Instagram Stories), também serão adicionados ao aplicativo.

O Instagram também será atualizado em breve com novidades. Um dos novos recursos será o chat por vídeo – assim, os usuários vão poder conversar em tempo real. A ferramenta estará disponível no Instagram Direct para conversas em grupos e entre duas pessoas.

O Explore da rede social também será redesenhado – a aba mostra aos usuários conteúdos que podem ser de seu interesse. Segundo o Facebook, o novo Explore organizará as imagens e vídeos de forma a facilitar a navegação.

O evento do Facebook, conhecido como F8, foi realizado em San Jose, na Califórnia, Estados Unidos. O evento anual tem duração de dois dias e discute o futuro da tecnologia.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

EUA decidem aplicar sobretaxa à importação de aço e alumínio do Brasil

Posted: 02 May 2018 09:26 AM PDT

Os Estados Unidos interromperam negociações que vinham mantendo com o Brasil e resolveram aplicar imediatamente sobretaxas à importação de aço e alumínio importados do país. Em março, os Estados Unidos anunciaram que iriam aplicar uma sobretaxa de 25% sobre as importações de aço e de 10% sobre o alumínio.

Desde então, o Brasil vinha tentando um acordo com o governo norte-americano para evitar as sobretaxas aos produtos do país. O principal argumento era de que 80% do aço exportado para os EUA é semiacabado, ou seja, insumo para a indústria local. Com o fim das negociações, restaram ao Brasil apenas duas opções: sobretaxa ou cota.

“Diante da decisão anunciada pelos EUA, os representantes do setor de alumínio indicaram que a alternativa menos prejudicial a seus interesses seria suportar as sobretaxas de 10% inicialmente previstas. Já os representantes do setor do aço indicaram que a imposição de cotas seria menos restritiva em relação à tarifa de 25%”, informa nota assinada pelos ministros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, e das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira.

 

No nota, os ministros lamentam que o processo negociador com os EUA tenha sido interrompido e reiteram que o país segue aberto a construir soluções razoáveis para ambas as partes. Marcos Jorge e Aloysio Nunes também reafirmam a “convicção de que eventuais medidas restritivas não seriam necessárias e não se justificariam sob nenhuma ótica”.

Além disso, ressaltam que “quaisquer medidas restritivas que venham a ser adotadas serão de responsabilidade exclusiva do governo dos EUA.

Na segunda-feira, a Casa Branca informou que o presidente Donald Trump adiou para 1º de junho a imposição de tarifas de importação de aço e alumínio produzidos no Canadá, União Europeia e México. Afirmou ainda que teria fechado acordos com Argentina, Austrália e Brasil. Mas os ministros brasileiros negaram esse entendimento. “Não houve ou haverá participação do governo ou do setor produtivo brasileiros no desenho e implementação de eventuais restrições às exportações brasileiras.”

Veja abaixo a íntegra da nota:

“Nota à imprensa dos ministros da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e das Relações Exteriores – restrições americanas às exportações de aço e alumínio

No dia 30 de abril, o governo dos Estados Unidos informou ter chegado a acordo preliminar no que diz respeito às restrições às importações de aço e alumínio provenientes do Brasil.

2. Desde o início das investigações do Departamento de Comércio dos EUA, no primeiro semestre de 2017, o governo brasileiro, em coordenação com o setor produtivo nacional, buscou evitar a aplicação das medidas restritivas às exportações do Brasil. Além do permanente trabalho realizado pela Embaixada em Washington, houve envolvimento de diversas outras autoridades brasileiras, inclusive dos ministros Aloysio Nunes Ferreira e Marcos Jorge. Foram realizadas sucessivas reuniões e gestões com representantes norte-americanos do Executivo, do Congresso e do setor privado. Esse processo teve como consequência a inclusão do Brasil, em 23 de março, no grupo dos países em relação aos quais foi suspensa, provisoriamente, o início da aplicação de sobretaxas de 25% às importações de aço e de 10% às importações de alumínio, para dar espaço a negociações que resultassem em exclusão global das medidas para os produtos brasileiros.

3. Em todas as ocasiões, esclareceu-se ao governo americano e a outros atores relevantes naquele país que os produtos do Brasil não causam ameaça à segurança nacional dos EUA. Ao contrário, as indústrias de ambos os países são integradas e se complementam. Cerca de 80% das exportações brasileiras de aço são de produtos semiacabados, utilizados como insumo pela indústria siderúrgica norte-americana.

4. As empresas brasileiras vêm fazendo grandes investimentos nos EUA e já são responsáveis por parcela relevante da produção e dos empregos no setor siderúrgico americano. Ao mesmo tempo, o Brasil é o maior importador de carvão siderúrgico dos Estados Unidos (cerca de US$ 1 bilhão, em 2017), principalmente destinado à produção brasileira de aço exportado àquele país.

5. Indicou-se que, no caso do alumínio, as exportações brasileiras são muito reduzidas. E foi salientado que, nos últimos anos, os EUA vêm obtendo superávit no comércio de alumínio com o Brasil. Além disso, recordou-se que as indústrias nos dois países são complementares, uma vez que o Brasil fornece matéria-prima para os EUA nesse setor.

6. Foi explicado, também, que, dadas as características de integração vertical da produção brasileira, os custos logísticos e as medidas de defesa comercial adotadas pelo Brasil, não há risco de que o país sirva como plataforma de “triangulação” de produtos de aço e de alumínio de outros países para o mercado americano.

7. Em termos gerais, argumentou-se que eventuais medidas restringiriam as condições de acesso ao mercado dos Estados Unidos e causariam prejuízos às exportações brasileiras de alumínio e aço, com impacto negativo nos fluxos bilaterais de comércio, amplamente favoráveis aos Estados Unidos em cerca de US$ 250 bilhões nos últimos dez anos.

8. No entanto, no dia 26 de abril, as autoridades norte-americanas informaram decisão de interromper o processo negociador e de aplicar, imediatamente em relação ao Brasil, as sobretaxas que estavam temporariamente suspensas ou, de forma alternativa e sem possibilidade de negociação adicional, quotas restritivas unilaterais.

9. Diante da decisão anunciada pelos EUA, os representantes do setor de alumínio indicaram que a alternativa menos prejudicial a seus interesses seria suportar as sobretaxas de 10% inicialmente previstas. Já os representantes do setor do aço indicaram que a imposição de quotas seria menos restritiva em relação à tarifa de 25%.

10. Cabe ressaltar que quaisquer medidas restritivas que venham a ser adotadas serão de responsabilidade exclusiva do governo dos EUA. Não houve ou haverá participação do governo ou do setor produtivo brasileiros no desenho e implementação de eventuais restrições às exportações brasileiras.

11. O governo brasileiro lamenta que o processo negociador tenha sido interrompido e reitera seguir aberto a construir soluções razoáveis para ambas as partes. Ademais, reitera sua convicção de que eventuais medidas restritivas não seriam necessárias e não se justificariam sob nenhuma ótica. Está convencido, ademais, de que, além do impacto negativo sobre as exportações brasileiras e sobre o comércio bilateral, seriam prejudiciais à integração dos setores produtivos dos dois países e a setores da economia dos EUA que utilizam insumos de qualidade provenientes do Brasil.

12. O governo brasileiro mantém a expectativa de que os EUA não prossigam com a aplicação de restrições, preservando os fluxos atuais do comércio bilateral nos setores de aço e alumínio. Em todo caso, seguirá disposto a adotar, nos âmbitos bilateral e multilateral, todas as ações necessárias para preservar seus direitos e interesses.

Ministro Marcos Jorge e ministro Aloysio Nunes Ferreira”

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Fragmentos de um Manuscrito do Mar Morto inédito são apresentados

Posted: 02 May 2018 09:17 AM PDT

Fragmentos de um Manuscrito do Mar Morto possivelmente inédito foram identificados graças a uma tecnologia especificamente desenvolvida pela Nasa para esta investigação, informaram nesta quarta-feira (2) pesquisadores da Universidade Hebraica, em  Israel

Tratam-se de centenas de pequenos fragmentos armazenados em caixas de charuto, estudados durante os últimos anos pelo doutorando Orem Ableman, da Unidade dos Manuscritos do Mar Morto da universidade. O material foi exibido no simpósio internacional que celebra os 70 anos do descobrimento dos milenários Manuscritos de Qumran.

“Em Qumran, foram encontrados inicialmente cerca de 900 manuscritos, uma coleção muito grande, alguns em boas condições, mas a maioria muito fragmentado e mal conservado”, explicou Beatriz Riestra, pesquisadora da mesma unidade.

“São obras literárias religiosas, cópias mais antigas em hebraico do Antigo Testamento e outro tipo de literatura religiosa de uma época muito importante tanto para o judaísmo como para o cristianismo.”

Beatriz explicou que os novos fragmentos não podem ser imediatamente considerados parte dos manuscritos já conhecidos. Há possibilidade de pertencerem a outro novo manuscrito, sobre o qual ainda não há conhecimento.

Mas há alguns que podem fazer parte dos já conhecidos Manuscritos do Mar Morto. Como citou o jornal The Times of Israel, um dos fragmentos contém a palavra hebraica “zamra” e foi identificado como uma possível parte perdida dos pergaminhos “Grandes Salmos”, a maior e mais bem preservada peça dos Manuscritos de Qumran.

A palavra “zamra”, explica o jornal, aparece somente  no Livro dos Salmos. "O novo fragmento preserva parte do início do Salmo 147:1“, informou os organizadores da conferência. “É um pouco menor do que o texto hebraico normalmente disponível hoje em dia.”

Datados de 2 mil anos e pertencentes à caverna número 11 do complexo de Qumran, os fragmentos foram armazenados em caixas de charutos porque “os arqueólogos dos anos 50 (quando foram descobertos os primeiros manuscritos) as usavam para armazenamento”, explicou Ableman ao jornal The Times of Israel.

O especialista estudou os minúsculos restos de pele escura, que não tinham sido limpados e nem tratados, com a ajuda de um scanner multiespetral, desenvolvido pela Nasa para o laboratório israelense.

“Este tipo de scanner nos permite ler o que é invisível a olhos nus, graças aos raios infravermelhos. Eles nos permitem apreciar traços de letras aparentemente não visíveis”, explicou Beatriz Riestra.

Os chamados Manuscritos do Mar Morto foram descobertos por beduínos em 1947 em cavernas em Qumran, no deserto da Judeia, em Israel. Estavam guardados em vasos de cerâmica longos e cilíndricos. Entre esses documentos estava uma cópia do Livro de Isaías, que teria sido elaborada em 125 a 100 antes de Cristo.

Entre 1947 e 1956, 930 manuscritos foram extraídos de 11 cavernas de Qumran. Os textos foram escritos entre 250 antes de Cristo e 68 depois de Cristo. Havia, nesse conjunto, cópias de livros da Bíblia antiga – como os Salmos, o Deuteronômio e o Gênesis – e textos vinculados à nascente doutrina cristã. Há ainda descrições de rituais da suposta seita da comunidade que reuniu e armazenou o material. Para muitos pesquisadores, trata-se dos essênios, um ramo do judaísmo.

Os Manuscritos do Mar Morto são considerados a maior descoberta arqueológica do século 20. Estão guardados no Santuário do Livro, no Museu de Israel, em Jerusalém. Boa parte deles foi publicada pela Oxford University Press, entre 1955 e 2009.

(Com EFE)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Kaysar se veste de Homem-Aranha para visitar crianças em hospital

Posted: 02 May 2018 09:13 AM PDT

O ex-BBB Kaysar Dadour, vice-campeão da última edição do programa, se vestiu de Homem-Aranha e foi visitar crianças em um hospital de Curitiba nesta terça-feira. Pelo Instagram Stories, ele compartilhou o momento com os seguidores e pediu que eles mandassem boas energias para ele. “Pessoal, daqui a pouco estou indo em um lugar muito especial, preciso muito que vocês me mandem energia positiva, quero muito, faço questão de compartilhar esse momento com vocês”, antecipou antes de aparecer com a roupa e vestindo a máscara do herói.

“Olá, pessoal. Estou aqui no Hospital Evangélico de Curitiba, vamos fazer uma visita para crianças, um desejo que tenho faz tempo. Vamos ver as crianças agora, deixá-las mais felizes”, disse.

Após conversar e tirar fotos com crianças e funcionários do local, Kaysar disse que foi “uma experiência única, uma coisa emocionante”. Em seguida, mandou uma mensagem para o seguidores. “Se você está reclamando da sua vida, vem visitar o hospital para você ver que seu problema é tão pequeno que não vale a pena reclamar de nada. Aproveita e seja feliz, agradeça a Deus e vai em frente”, disse.

Instagram Photo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

STJ abre inquérito contra procurador-geral do Tocantins

Posted: 02 May 2018 09:05 AM PDT

O ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), autorizou a abertura de inquérito contra o chefe do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), o procurador-geral de Justiça Clenan Renaut de Melo Pereira.

Na decisão, datada do último dia 10 de abril, Campbell determinou a “imediata instauração” do novo inquérito conforme fora solicitado pelo Ministério Público Federal (MPF). O ministro autorizou também a abertura de outros seis inquéritos criminais, todos envolvendo o ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB), que foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em março.

Segundo o MPF, Clenan Renaut é suspeito de ter cometido os crimes de fraude em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro, em decorrência das investigações da Operação Convergência, deflagrada no ano passado pela Polícia Federal (PF) como desdobramento da operação Ápia.

Segundo a PF, foram encontrados indícios de irregularidades em obras de terraplanagem e pavimentação asfáltica realizadas entre os anos de 2011 e 2014. As obras custaram cerca de 850 milhões de reais e geraram créditos indevidos a empresários, de acordo com o órgão.

Em agosto do ano passado, a PF fez buscas no gabinete de Renaut e o intimou a prestar depoimento. Em uma fase anterior da Ápia, deflagrada em fevereiro de 2017, o filho do procurador chegou a ser preso temporariamente.

Em nota divulgada nesta quarta-feira pelo MPTO, Renaut afirma que sua relação com o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) se restringiu ao “estrito cumprimento de dever institucional”. Ele destacou que as mesmas suspeitas foram objeto de uma sindicância no âmbito da Corregedoria Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão que fiscaliza a atuação de membros do MP, sendo determinado o arquivamento do caso por falta de indícios de crime.

O texto diz ainda que Renaut “não possui relação com licitações, até porque foram realizadas ainda no ano de 2013 pelo Poder Executivo do Estado do Tocantins, período em que não ocupava o cargo de PGJ. Dessa forma, não há que se falar em atribuição de qualquer tipo de crime contra a administração pública”.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Pentágono quer barrar celulares chineses em lojas de bases militares

Posted: 02 May 2018 09:01 AM PDT

O Pentágono está tentando deter a venda de telefones fabricados pelas empresas chinesas Huawei Technologies e ZTE Corp. nas lojas de varejo em bases militares americanas em todo o mundo. O motivo alegado seriam possíveis ameaças que esses aparelhos poderiam representar para a segurança do país.

A medida intensifica um aperto que o governo Trump colocou nos dois fabricantes chineses de equipamentos de telecomunicações e celulares. Autoridades de Washington dizem que Pequim pode ordenar que os fabricantes chineses invadam produtos fabricados por eles para espionar ou desabilitar as comunicações. A Huawei e a ZTE disseram que isso nunca aconteceria.

Uma das empresas alvo da ordem é a Huawei, apelidada de Apple da China. No ano passado, a empresa desbancou a Apple como segunda maior vendedora de celulares no mundo.

“Dispositivos da Huawei e da ZTE podem representar um risco inaceitável para o pessoal, para as informações e missão do departamento”, disse o major do Exército Dave Eastburn, porta-voz do Pentágono em um comunicado.

Eastburn disse que o Pentágono não pode ditar se as tropas devem comprar os telefones em outro lugar, para uso pessoal. Mas que eles “deveriam estar atentos aos riscos de segurança representados pelo uso” dos dispositivos. O Pentágono também está avaliando se é necessário criar uma assessoria militar em relação à compra ou uso de dispositivos móveis.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

‘O Outro Lado do Paraíso’: Gael, o pastel

Posted: 02 May 2018 08:59 AM PDT

Se alguém suspeitava que por trás da agressividade física de Gael (Sergio Guizé) havia uma imensa covardia, o capítulo desta terça-feira de O Outro Lado do Paraíso confirmou o diagnóstico, típico de homens que se valem da força para se impor em uma relação. Gael, com perdão da rima, é um autêntico pastel.

Usado a vida toda como títere da mãe, a maléfica Sophia (Marieta Severo), que o estimulou a bater na amada, a ex-pobretona Clara, para dominá-la e convencê-la a deixar que explorassem as terras de sua família, repletas de esmeraldas que manteriam o alto padrão de vida da megera, Gael ficou chateado ao saber que, para assegurar a exploração dos minérios, a psicopata forjou um laudo médico e internou Clara por dez anos em um manicômio isolado em um penhasco, digno de um filme de terror.

Ficou chateado, mas não rompeu com a mamãe. Pelo contrário: continuou a morar com Sophia, a apoiá-la no trabalho nas minas e a comer da comida que ela colocava em casa. O retorno de Clara, que conseguiu escapar miraculosamente de uma queda, a bordo de um caixão, da clínica psiquiátrica até o mar, o fez rever a associação com a mãe. Mas não por completo. Gael prometeu a Clara que iria ajudá-la a reaver a guarda do filho, que não viu crescer, mas seguiu unha e carne com mamãe.

Quando o garimpeiro Mariano (Juliano Cazarré) desapareceu, Gael encontrou um brinco do ex-amante de Sophia no closet da mãe, e logo desvendou a charada: mamãe é de morte. Foi à polícia e a denunciou, mas, que coisa, continuou a morar na confortável mansão mantida pela vilã.

Foi apenas na noite desta terça que o playboy deixou a casa. Mas não foi por conta própria: ele seguiu ordens da mamãe, que o expulsou depois de descobrir que o filhote ficou bonzinho. Numa daquelas cenas surreais da novela de Walcyr Carrasco, Sophia contou tintim por tintim quem é, que já assassinou uma porção e que não se arrepende de nada. E ainda tentou cooptá-lo, ao que Gael se negou, abrindo mão das esmeraldas e jurando amor a Clara.

"Isso aqui, os móveis, a tua roupa, é tudo coberto de sangue", disse Sophia, deixando evidente que Gael, covarde que é, come da comida comprada com dinheiro sujo, vive uma vida bancada por crimesue. "Eu, não", ele tentou se defender. Então a vilã, de supetão, começou a contar sua vida com ironia e um certo orgulho.

Confira abaixo o diálogo em que Sophia conta tudo para Gael – e o consagra como pastel.

"Não? Eu vou te contar de onde eu vim. Meu pai era um miserável. Ele matou a minha mãe e fugiu. Mas não era diferente do avô dele, não, que também tinha, ó, muitas mortes nas costas. Eu fiquei sozinha. Sozinha. O que eu fiz? Eu me prostituí. Prostituta. Mamãe virou quenga. Gostou de ouvir? Foi aí que eu conheci aquela velha cafetina, Caetana. Eu matei, Gael. Eu matei meu amante, Agenor, casado, rico, me prometeu dinheiro, muito dinheiro, e não me deu. Foi quando eu descobri que a tesoura era um excelente instrumento para matar."

"Para, eu não quero ouvir."

"Mas vai ouvir até o final. Teu pai… teu pai te apaixonou por mim, pela quenga, pela mulher da vida, e nós casamos, fomos morar na fazenda. Tanto teu pai como eu, sabe como nós aumentávamos os limites da fazenda? A tiro. O Rato já trabalhava para mim. Naquela época, eu mandava o Rato acabar com os fazendeiros mais fracos. Aí, teu pai morreu. E o dinheiro ameaçou acabar e eu consegui as esmeraldas. Tá entendendo, Gael? Tá entendendo de onde você veio? Foi dessa m*** toda. Teu avô era fazendeiro. O teu avô também era mandante de morte. Eu, ó, não me importo. Quis me dar o golpe, né, Gael? Mas não conseguiu. Esse é o sangue que corre na tua veia, Gael. É assim, você tentou matar, quase matou a tua primeira mulher de pancada. E a Clara, você batia na Clara. Gael, você nasceu das minhas entranhas, não tem vocação para isso."

"Eu vou provar que eu posso ser melhor.

"Vai provar, mas fora da minha casa. Aqui, não. Você vai embora. Se fosse um truque, eu até te respeitava. Mas não. Você é um frouxo, caiu de amores por aquela Clara."

"Eu vou embora, mas eu não sou um frouxo. Eu sou um homem e tenho muito orgulho de ser um homem que toma as próprias decisões."

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Dólar sobe e vai a R$ 3,55, maior nível em quase 2 anos

Posted: 02 May 2018 08:45 AM PDT

O dólar ampliou a alta e chegou ao patamar de 3,55 reais, o maior em quase dois anos, acompanhando o cenário externo em dia de expectativa pelo desfecho do encontro de política monetária do banco central dos Estados Unidos e que pode afetar o fluxo de recursos global.

Às 11h51, o dólar avançava 1,22%, a 3,5503 reais na venda, depois de acumular alta de 6,16% em abril, maior valorização mensal em quase um ano e meio.

Na máxima desta sessão, a moeda norte-americana foi a 3,5544 reais, maior nível intradia desde junho de 2016. O dólar futuro tinha alta de cerca de 1,20%.

O Federal Reserve, banco central norte-americano, deve manter a taxa de juros nesta tarde, mas provavelmente incentivará ainda mais as expectativas de que elevará os custos dos empréstimos em junho, devido à aceleração da inflação e ao desemprego baixo.

De acordo com a corretora H.Commcor, qualquer indicação otimista do Fed além do que já é considerada sobre a atividade pode levar o mercado a “uma sensação ‘hawkish‘ [agressiva] em termos de política monetária, seja para eventual guinada para um total de quatro altas de juros no ano, seja para uma condução mais agressiva no próximo ano”.

O Fed aumentou sua taxa básica de juros na reunião de 20 e 21 de março em 0,25 ponto percentual, para o intervalo entre 1,50 e 1,75%. Atualmente, o banco central prevê outros dois aumentos dos juros este ano, embora número crescente de autoridades veja três altas como uma possibilidade.

Mais juros nos Estados Unidos podem afetar o fluxo global de recursos, tirando dinheiro de praças como a brasileira e encarecendo o dólar ante o real. “Tudo gira em torno da decisão do Fed”, afirmou o operador da Spinelli Corretora José Carlos Amado.

No exterior, o dólar atingiu a máxima desde 29 de dezembro, a 92,655, ante uma cesta de moedas, e firmou alta ante praticamente todas as moedas emergentes, com destaque para a lira turca.

Internamente, os investidores também seguiam de olho no cenário político, a poucos meses das eleições presidenciais envoltas em grandes incertezas.

Apesar da alta do dólar a 3,55 reais, o Banco Central brasileiro ainda não anunciou intervenção no mercado de câmbio, por enquanto. Segundo profissionais, a expectativa era de que o BC role integralmente o vencimento de junho de swap cambial tradicional, equivalente à venda de dólares no mercado futuro. O volume total é de 5,650 bilhões de dólares.

Vencem ainda na quinta-feira 2 bilhões de dólares em leilão de linha, que é a venda de dólares com compromisso de recompra.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Feirão da Caixa oferece 202 mil imóveis a partir de sexta-feira

Posted: 02 May 2018 08:29 AM PDT

A Caixa Econômica Federal realiza neste mês a 14ª edição do Feirão Caixa da Casa Própria. O evento ocorre em 15 cidades brasileiras e neste ano contará com 202 mil imóveis, entre novos e usados – as unidades serão ofertadas em todas as modalidades de crédito habitacional do banco. 

A abertura será na próxima sexta-feira nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS) e vai até o domingo, 6. Durante os dois primeiros dias, sexta-feira e sábado, o evento acontecerá entre 10h e 20h. No domingo, o horário será das 10h às 18h, exceto em Brasília que funcionará entre 8h e 12h. A entrada é gratuita.

No período de 18 a 20 de maio, o evento acontece em Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Uberlândia (MG). No fim de semana seguinte, de 25 a 27 de maio, é a vez de Brasília (DF), Belém (PA), Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE) e Recife (PE).

Em um mesmo espaço, o visitante pode encontrar um imóvel, simular o valor da prestação e assinar o contrato de financiamento. Para requerer o crédito da casa própria durante o evento é necessário levar documento de identidade, CPF, comprovante de renda e residência atualizados.

"O Feirão da Casa Própria tem se mostrado uma grande oportunidade para reunir em um só ambiente todos os principais agentes do mercado imobiliário, possibilitando dessa forma, além da concretização de milhares de negócios, a interação entre quem quer comprar, quem quer vender e a Caixa, que detém quase 70% do crédito imobiliário do país para financiar a realização do sonho da casa própria", diz Paulo Antunes de Siqueira, vice-presidente interino de habitação do banco.

A aprovação do financiamento é baseada nas informações do perfil do cliente, como renda, capacidade de pagamento e ausência de restrições cadastrais. Os interessados também podem obter informações nas agências da Caixa, no site www.caixa.gov.br ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (0800 726 0101).

Podem ser financiados imóveis de 50 mil reais a 1,5 milhão de reais, dependendo da renda do comprador.

Menos juros

Uma das novidades deste ano é a redução dos juros, graças à rivalidade entre os bancos pelo crédito habitacional. A Caixa diminuiu em até 1,25 ponto porcentual as taxas do crédito imobiliário utilizando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Os porcentuais mínimos passaram de 10,25% ao ano para 9% ao ano, no caso de imóveis dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 11,25% ao ano para 10% ao ano, para unidades enquadradas no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

"Além da redução das taxas de juros, teremos novas medidas que permitem maiores possibilidades de negócios no Feirão, como por exemplo o aumento da quota para financiar os imóveis usados de 50% para 70% e o financiamento para imóveis de empreendimentos financiados por outras instituições financeiras, os chamados intervenientes quitantes", diz o vice-presidente interino de habitação do banco.

Neste ano, o evento vai reunir 1.600 empregados da instituição financeira, 422 correspondentes imobiliários, 559 construtoras e 124 imobiliárias para oferecer 179 mil imóveis novos e 23 mil usados. No ano passado foram ofertados 223 mil imóveis e  foram fechados 13,1 bilhões de reais em negócios realizados durante e logo após o Feirão. 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Em ato de desobediência civil, manifestantes paralisam capital da Armênia

Posted: 02 May 2018 08:26 AM PDT

Dezenas de milhares de armênios saíram às ruas de Yerevan nesta quarta-feira (2), bloqueando avenidas e edifícios públicos, em protesto contra a recusa do Parlamento em aceitar o líder opositor Nikol Pashinian como candidato a primeiro-ministro. Os manifestantes se reuniram no centro da cidade em resposta à convocação de “desobediência civil” de Pashinian, que lidera um movimento de protesto no país desde 13 de abril.

Em uma demonstração de força, os manifestantes paralisaram a capital da Armênia, onde quase todas as ruas estavam fechadas ao trânsito e muitas lojas, fechadas. O transporte ferroviário foi afetado e a estrada que leva ao aeroporto bloqueada.

Nas ruas, a multidão exibe bandeiras armênias, faz barulho com cornetas e grita “Armênia livre e independente!”.

“Queridos, o metrô e as ferrovias foram paralisados”, afirmou Pashinian a seus seguidores, antes de informar que várias universidades e escolas se uniram ao protesto. Pouco depois, no entanto, Pashinian pediu a seus partidários que liberassem a estrada para o aeroporto.

A polícia não atuou até o momento para tentar acabar com os protestos.

Opositores armênios gritam palavras de ordem depois que o líder do movimento de protesto Nikol Pashinyan anunciou uma campanha nacional de desobediência civil, na Praça da República em Yerevan, Armênia – 02/05/2018Reuters

“Vários cenários estão sendo discutidos. Cada cenário resulta na vitória do povo”, disse Pashinian. “O povo não vai desistir, os protestos não diminuirão”, afirmou à agência AFP Serguei Konsulian, um empresário de 45 anos.

A Armênia está há três semanas em uma crise política sem precedentes: um movimento de protesto provocou no dia 23 de abril a renúncia de Serzh Sarkisian, que havia sido eleito primeiro-ministro seis dias antes pelos deputados. Sarkisian foi presidente do país por 10 anos.

O Parlamento não conseguiu se reunir nesta quarta-feira por falta de quorum, após a recusa do Partido da Prosperidade a participar na sessão. “O país se encontra em uma situação de emergência. Nossa bancada inicia um boicote político”, afirmou um de seus deputados, Vahe Enfiagian.

Nova votação na terça-feira

O Parlamento anunciou hoje que organizará uma nova votação em 8 de maio. Caso fracasse novamente em definir o chefe de Governo, a Câmara deverá ser dissolvida para a convocação de eleições legislativas antecipadas.

Os deputados, reunidos na terça-feira em sessão extraordinária para definir um novo primeiro-ministro, rejeitou a candidatura do opositor Pashinian, embora ele fosse o único nome na disputa.

O Partido Republicano, que governa o país e tem maioria no Parlamento, votou contra o nome de Pashinian. Dos 100 deputados que participaram na sessão, 55 rejeitaram o opositor e 45 votaram a favor do líder dos protestos. “Senhor Pashinian, não o vejo no cargo de primeiro-ministro”, afirmou Eduard Sharmazanov, porta-voz do Partido Republicano e vice-presidente do Parlamento.

Antes da votação de terça-feira, vários deputados do partido no poder criticaram o que consideram falta de coerência do programa político de Pashinian. “Não se pode ser um pouco socialista e um pouco liberal”, declarou Sharmazanov.

Quando anunciou sua candidatura ao cargo de chefe de Governo, Pashinian multiplicou as demonstrações de força e reuniu, quase diariamente, seus partidários na Praça da República. Muitos armênios recordam as mortes de 10 manifestantes em 2008 em confrontos com a polícia, quando Serzh Sarkisian havia acabado de obter o primeiro mandato presidencial.

Pashinian passou à clandestinidade durante meses, antes de se entregar às autoridades. Foi detido, mas em 2011 ganhou a liberdade graças a uma anistia.

Os partidários de Pashinian afirmam que Serzh Sarkisian, presidente da Armênia de 2008 a 2018, e o Partido Republicano não reduziram a pobreza e a corrupção no país. Também  deixaram os oligarcas no controle da economia da ex-república soviética do Cáucaso, que tem 2,9 milhões de habitantes.

(Com AFP)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Vozes do Futebol: as dificuldades do futebol feminino em Goiânia

Posted: 02 May 2018 08:15 AM PDT

Daiane Braga, Lorraine Caixeta, Sara Stephanie de Souza e Lorraynne Macedo são quatro jogadoras de futebol feminino do Clube Jaó, time de Goiânia que é o atual campeão estadual da modalidade. Para vencer a competição, as atletas tiveram de vencer apenas dois adversários, o Aliança e o Campineira – este último time montado às vésperas do torneio, treinado por Cristiane Monteiro dos Santos.

A história das cinco mulheres carrega em comum o sonho de ver o futebol feminino evoluir no cenário local e nacional. A luta é contra o preconceito, a falta de recursos e o amadorismo do esporte. Elas só continuam jogando e treinando por causa do amor que têm pela bola rolando.

Expedição Vozes do Futebol é um projeto de VEJA em parceria com a Mercedes-Benz, que traz grandes histórias e personagens sobre a maior paixão nacional. O vídeo acima foi gravado com as entrevistadas na cidade de Goiânia, capital de Goiás.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Procurador ameaça intimar Trump

Posted: 02 May 2018 08:08 AM PDT

O procurador federal que investiga a interferência russa nas eleições de 2016, Robert Mueller, ameaçou intimar o  presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentar-se diante de um tribunal se não responder voluntariamente a um questionário. A Casa Branca recebeu 50 questões em março, ainda não respondidas, segundo o jornal The New York Times.

A advertência foi feita por Muller aos advogados de Trump durante reunião no último dia 5 de março. Por meio do Twitter, o presidente reagiu na manhã desta quarta-feira. Chamou a investigação de “caça às bruxas” e negou ter cometido representar obstrução de Justiça, como suspeita Muller.

A advertência de Muller surgiu ao notar que, entre as opções consideradas pelos advogados de Trump, estava a de não colaborar com as investigações. A atitude provocou a ira dos defensores do presidente. John Dowd, advogado que liderava a equipe jurídica de Trump e que, semanas depois, pediu demissão, teria reagido na ocasião.

“Isto não é um jogo. Você está atrapalhando o trabalho do presidente dos Estados Unidos”, teria dito.

Mueller foi contratado há um ano pelo próprio governo americano para investigar a suposta ingerência russa nas últimas eleições para a Casa Branca e também as possíveis ligações entre a campanha de Trump e o Kremlin. A apuração, mais tarde foi ampliada para decisões do presidente americano que poderiam representar obstrução de Justiça.

(Com EFE)

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Serviço de streaming Hulu anuncia 3ª temporada de ‘The Handmaid’s Tale’

Posted: 02 May 2018 08:03 AM PDT

O serviço de streaming americano Hulu anunciou nesta quarta-feira a produção de uma terceira temporada da série The Hadmaid’s Tale. A novidade foi divulgada apenas uma semana depois da estreia da segunda temporada da produção na plataforma.

A série estrelada por Elisabeth Moss é baseada no livro O Conto da Aia (Rocco), de Margaret Atwood. A primeira temporada estreou em abril de 2017 no Hulu e levou dois prêmios no Globo de Ouro. No Brasil, a produção começou a ser exibida pelo canal pago Paramount Channel em março.

O anúncio da terceira temporada da série veio acompanhado da notícia de que o serviço de streaming Hulu atingiu 20 milhões de assinaturas. A plataforma ainda não está disponível no Brasil.

O drama distópico, que também levou seis prêmios no Emmy 2017, acompanha a vida de Offred (Elisabeth Moss), uma das poucas mulheres férteis que ainda restam no mundo. Ela é obrigada a virar escrava sexual pela sociedade totalitária em que vive – antes, os Estados Unidos –, na tentativa de repovoar o planeta.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Ex-seguranças processam Johnny Depp por atraso salarial

Posted: 02 May 2018 07:54 AM PDT

Dois ex-seguranças de Johnny Depp processaram o ator, acusando-o de demandar serviços pelos quais não haviam sido contratados e não pagar por eles. Eugene Arreola e Miguel Sánchez trabalharam durante anos para a empresa Premier Group International, que oferecia segurança ao ator de Piratas do Caribe, segundo o jornal New York Post.

Em 2016, ambos foram contratados por Depp para continuar com o trabalho, como parte da sua equipe de funcionários. Depois, deixaram de receber o pagamento por horas extras e dias de folga, falha que se estendeu até este ano. Nesse período, também não foi concedido a eles o tempo exigido por lei para descansar e comer. De acordo com o processo, os funcionários foram expostos a situações “que requeriam mais do que se espera de um guarda-costas”, inclusive serem usados constantemente como motoristas da família do ator e dirigir veículos nos quais havia “substâncias ilegais”, segundo o jornal.

Os ex-seguranças alegam que foram obrigados a “proteger Depp de si mesmo e dos seus vícios enquanto estava em público, como seus cuidadores”.

De acordo com o jornal, os autores do processo mencionam um incidente em uma boate onde tiveram que advertir o ator sobre “uma substância ilegal em seu rosto e em seu corpo enquanto evitavam que espectadores notassem a sua condição”. O documento do processo não especifica qual substância seria.

“Como resultado do ambiente tóxico e perigoso e constante violação a códigos de trabalho, os litigantes se viram obrigados a deixar o emprego”, diz o texto do processo, no qual os ex-seguranças de Depp pedem o pagamento de horas extras, salário e compensações pelo tempo trabalhado de alimentação e descanso.

Também pedem uma compensação por danos e os pagamentos do processo, mas não revelam que quantia pedida.

Depp está em meio a outro litígio, um processo de 25 milhões de dólares apresentado em janeiro de 2017 por seus ex-agentes, que alegam despesas extravagantes por parte do ator.

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Acidente doméstico é principal hipótese de incêndio de SP

Posted: 02 May 2018 07:44 AM PDT

<p>Menina de uma família sem teto que morava no edifício Wilton Paes de Almeida toma café da manhã doado por voluntários no Largo do Painsandu, em São Paulo- 02/05/2018</p>(Nacho DoceReuters)
<p>Bombeiros trabalham para extinguir possíveis focos de incêndio no local de desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida no centro de São Paulo - 02/05/2018</p>(Nacho DoceReuters)
<p>Bombeiros trabalham entre os escombros de um prédio de 26 andares que veio ao chão após incêndio no centro de São Paulo - 01/05/2018</p>(Rovena RosaAgência Brasil)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Paulo LopesFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Paulo LopesFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Felipe RauEstadão Conteúdo)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Nelson AlmeidaAFP)
<p>Bombeiros trabalham entre os escombros de um prédio de 26 andares que veio ao chão após incêndio no centro de São Paulo - 01/05/2018</p>(Leonardo BenassattoReuters)
<p>Bombeiros trabalham entre os escombros de um prédio de 26 andares que veio ao chão após incêndio no centro de São Paulo - 01/05/2018</p>(Leonardo BenassattoReuters)
image1 (1)(@bombeirospmespDivulgação)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Willian MoreiraFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Willian MoreiraFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
esquina(ReproduçãoGoogleVEJA)
image1(@bombeirosPMESPDivulgação)

Um acidente doméstico, causado pela explosão de um botijão de gás ou de uma panela de pressão, é a principal hipótese para o incêndio ocorrido na madrugada de ontem (1º) no edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou, no Largo do Paissandu, no centro de São Paulo.

A principal linha de investigação foi revelada hoje (2) pelo secretário de Segurança Público do Estado, Mágino Alves. “A primeira linha de investigação é que foi provavelmente um acidente doméstico. É o que se fala até agora. Uma briga de casal também ocorreu. Mas parece que também ocorreu um acidente doméstico. Parece que uma explosão de botijão ou de uma panela de pressão. Isso vai ser apurado no seu devido tempo”, disse Mágino.

Dois botijões de gás encontrados nos escombros foram encaminhados para perícia no Instituto de Criminalística de São Paulo. Objetos e destroços encontrados também serão alvos de perícia do Instituto de Criminalística de São Paulo.

A hipótese de uma acidente doméstico, que poderia ter sido causado por uma briga de casal, coincide com declarações de moradores do quinto andar do prédio, onde o incêndio começou. Sobreviventes relataram que ouviram um casal brigando e, logo em seguida, uma explosão no local, que poderia ser a panela de pressão ou botijão gás.

O fogo começou por volta das 1h30 de ontem, espalhando-se rapidamente até o desabamento do prédio, que ocorreu por volta das 3 horas da manhã. O local abrigava a antiga superintedência da Polícia Federal em São Paulo, localizada na avenida Rio Branco, na região do Largo do Paissandu.

O Corpo de Bombeiros atendeu ao chamado pouco depois do início do incêndio, que também atingiu o prédio ao lado e uma igreja luterana inaugurada em 1908.

Quarenta e quatro pessoas são consideradas desaparecidas pelo Corpo de Bombeiros. O número é o resultado de cadastrados pela Prefeitura de São Paulo no edifício ocupado e que ainda não procuraram assistência. Um rapaz caiu durante a tentativa de resgate e ainda não foi localizado.

<span class="hidden">–</span>VEJA

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Mais de 100 pessoas são detidas em protestos de 1º de maio em Paris

Posted: 02 May 2018 07:32 AM PDT

Um total de 109 pessoas passaram a noite de terça-feira presas em delegacias de Paris pelo suposto envolvimento nos distúrbios causados por grupos de radicais que se infiltraram na manifestação do Dia do Trabalho. A marcha havia sido convocada pelas centrais sindicais, em Paris, anunciou nesta quarta (2) a polícia local.

Em entrevista ao canal France 2, o ministro do Interior, Gérard Collomb, explicou que os radicais, identificados como “blackbloc” eram “mais numerosos” do que o previsto. Eram esperados entre 500 e 600, mas apareceu o dobro “de toda Europa“. Segundo as autoridades, apareceram cerca de 1200 blackblocs.

Collomb se defendeu das críticas da oposição – tanto da esquerda como da direita – por não ter controlado esse risco, que já era conhecido. Disse que “não se pode impedir um certo número de pessoas, que chega como civil, de se misturar com a multidão e, de repente, se vestir como blackbloc”.

Para o ministro, as ações violentas foram “inadmissíveis” e anunciou que “para as próximas manifestações, haverá ainda mais forças da ordem para separar totalmente os manifestantes violentos”.

Gritando palavras de ordem antifascismo e agitando bandeiras soviéticas e cartazes contra o governo, os manifestantes quebraram janelas de lojas, incluindo uma garagem da Renault e de uma filial do McDonalds próxima à estação Austerlitz, no leste de Paris.

Eles também saquearam lojas e picharam frases anti-capitalismo em paredes antes de serem dispersados pela polícia. A tropa de choque da polícia usou gás lacrimogêneo e jatos de água para dispersar os manifestantes.

Em um primeiro momento, a polícia informou que mais de 200 pessoas haviam sido presas. Depois o número foi corrigido para 109. Ainda de acordo com a polícia, quatro pessoas ficaram feridas, incluindo um policial.

Da Austrália, onde estava em viagem oficial, o presidente francês, Emmanuel Macron, condenou a violência e apontou que “será feito o possível para que seus autores sejam identificados e respondam pelos seus atos”. “O dia 1º de maio é o dia dos trabalhadores, não o dia dos que destroem. Só posso condenar com a maior firmeza o que aconteceu”.

O porta-voz do governo, Benjamin Griveaux, criticou os manifestantes por cobrirem seus rostos. “Quando você possui convicções sinceras, você se manifesta com seu rosto desmascarado”, disse. “Aqueles que vestem capuzes são os inimigos da democracia.”

(Com EFE e Reuters)

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Famílias abandonam animais para fugir de incêndio em prédio de SP

Posted: 02 May 2018 07:30 AM PDT

<p>Menina de uma família sem teto que morava no edifício Wilton Paes de Almeida toma café da manhã doado por voluntários no Largo do Painsandu, em São Paulo- 02/05/2018</p>(Nacho DoceReuters)
<p>Bombeiros trabalham para extinguir possíveis focos de incêndio no local de desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida no centro de São Paulo - 02/05/2018</p>(Nacho DoceReuters)
<p>Bombeiros trabalham entre os escombros de um prédio de 26 andares que veio ao chão após incêndio no centro de São Paulo - 01/05/2018</p>(Rovena RosaAgência Brasil)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Paulo LopesFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Paulo LopesFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Felipe RauEstadão Conteúdo)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Nelson AlmeidaAFP)
<p>Bombeiros trabalham entre os escombros de um prédio de 26 andares que veio ao chão após incêndio no centro de São Paulo - 01/05/2018</p>(Leonardo BenassattoReuters)
<p>Bombeiros trabalham entre os escombros de um prédio de 26 andares que veio ao chão após incêndio no centro de São Paulo - 01/05/2018</p>(Leonardo BenassattoReuters)
image1 (1)(@bombeirospmespDivulgação)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Willian MoreiraFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Willian MoreiraFutura PressFolhapress)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
Incêndio provoca desabamento no centro de SP(Leonardo BenassattoReuters)
esquina(ReproduçãoGoogleVEJA)
image1(@bombeirosPMESPDivulgação)

Deitada em um colchão doado, a auxiliar de limpeza Marta da Cruz, de 54 anos, olhava para canto nenhum. “Não consegui pensar em nada”, ela diz, ainda atônita com o incêndio que a fez procurar abrigo sob uma árvore do Largo do Paissandu, aos fundos da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

Quando o fogo começou, Marta estava dormindo. Com ela, só conseguiu levar a roupa do corpo, uma bolsa (com documento e a chave do trabalho) e 12 prestações que ainda não pagou da geladeira que ficou sob os escombros. “Deixei celular, dinheiro, tudo.”

Uma gatinha, de 1 ano, chamada Menina, também ficou para trás. “Tentei pegá-la, mas ela corria”, diz Marta. Na hora, ouviu estalos nos vidros do quarto, pelo qual pagava 160 reais ao mês, e a gritaria da vizinhança. Correu tão atordoada que errou a direção da escada. Foi parar em um paredão de fogo. “No desespero, sai pelo lado errado do corredor.”

Uma das mais antigas na invasão, Marta estava no edifício há sete anos. Antes de chegar lá, foi despejada da casa de uma patroa e rodou por outros prédios ocupados da cidade. Mora em São Paulo desde os 10 anos, quando chegou com a mãe vindo da cidade de Andirá, no interior do Paraná. Um ataque cardíaco havia deixado órfã de pai dois anos antes. Aos 11, começou a trabalhar de babá. Nunca mais viu a mãe.

Desabou

A poucos metros, sob a mesma árvore, Francisca da Silva, de 41 anos, comia um marmitex de carne assada e arroz. Com uma colher de plástico, servia um dos seus cinco filhos – um menino de 2 anos. “Até agora estou tentando entender o que aconteceu.”

Francisca também estava dormindo e sentiu um safanão no braço. Era o marido, assustado com o incêndio. Às pressas, o casal, que morava no 3.º andar, carregou as crianças no colo e ainda conseguiu salvar a vira-lata Mel. Todos desceram pelas escadas. “Foi questão de, por Deus, a gente descer e o prédio desabar”, conta.

Vestida com uma calça de gari, que usava de pijama, a desempregada Jéssica Matos, de 20 anos, teve menos sorte: não conseguiu resgatar o seu cachorro, Spyke, e nem os oito gatinhos. “Acordei com a minha mãe gritando: ‘É fogo! É fogo!'”, diz. “Fui tentar salvar o cachorro, mas ele, com medo, correu para baixo da cama.”

O ambulante Wanderley Ribeiro Silva, de 27 anos, estava na Zona Norte no momento e soube do incêndio pela TV. “Pensei que tinha acontecido uma tragédia com a minha família”, diz. Na ocupação, dividia um quarto com outras 11 pessoas, incluindo a mulher e os dois filhos, de 4 e 2 anos.

Segundo a Prefeitura, 146 famílias (ou 372 pessoas), vítimas do incêndio, foram cadastradas ontem. Elas devem receber auxílio-aluguel de 1,2 mil reais neste primeiro mês. Nos 11 seguintes, a ajuda reduz para 400 reais. Aos desalojados, foi oferecido abrigo em 107 Centros de Acolhidas, mas a maioria não quis ir para os albergues.

<span class="hidden">–</span>VEJA

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now