USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sábado, 2 de dezembro de 2017

Notícias

Notícias


Marina Silva lança oficialmente pré-candidatura à presidência

Posted: 02 Dec 2017 09:43 AM PST

A ex-senadora e fundadora da Rede, Marina Silva, lançou-se oficialmente como pré-candidata à presidência da República na tarde deste sábado. Em evento em Brasília, Marina disse que a definição da chapa ainda não foi feita — e será anunciada até agosto do próximo ano.

Em carta divulgada no início do evento, a Rede estabeleceu os pontos principais da pré-candidatura: o equilíbrio fiscal, os avanços sociais e o desenvolvimento sustentável. “O Brasil está atravessando um momento muito difícil, não por falta de
meios ou potencial para o desenvolvimento estável e sustentável, mas pela derrocada do sistema político como fonte de liderança, credibilidade, representatividade e propostas agregadoras e viáveis para sair da crise e ir adiante”.

Sem citar nomes, a Rede criticou o atual governo afirmando que os mesmos que “assaltaram os cofres públicos” hoje falam em “reformas imprescindíveis”. “Não aceitamos mais como regra da ação política o conluio que coloca o patrimônio de toda a sociedade a serviço de interesses individuais ou de grupos. Sem falar daqueles que assaltaram – e dos que continuam assaltando – os cofres públicos para enriquecimento próprio ou para irrigar seus projetos de poder, e que, com impressionante cinismo, falam hoje em "reformas imprescindíveis" para "salvar o país"”, diz o texto.

Em entrevista no seminário Amarelas ao Vivo, promovido por VEJA em São Paulo na última segunda-feira, Marina Silva declarou que estava prestes a anunciar sua decisão. "Estou fechando o meu círculo de reflexão e em breve estarei colocando qual será a forma da minha participação nas eleições de 2018", disse Marina. A ex-senadora vem sofrendo críticas, inclusive de aliados, por estar demorando muito para anunciar a candidatura.

Terceira colocada nas duas últimas eleições ao Palácio do Planalto, em 2010 e 2014, Marina Silva também afirmou na entrevista que vê um cenário mais difícil em 2018, já que a nova legislação eleitoral restringe o tempo de TV para partidos nanicos, como é o caso da Rede. Marina calcula que só terá 12 segundos de propaganda televisiva, enquanto nos pleitos passados contou com cerca de 2 e 1 minuto, respectivamente.

Sobre os dois candidatos que lideram as pesquisas eleitorais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), a ex-senadora disse que "um se tornou cabo eleitoral do outro". "Um se tornou o cabo eleitoral do outro. Um não sobrevive sem o outro. Eu apoio a quebra da polarização, e Lula e Bolsonaro são os dois extremos, de esquerda e direita", respondeu Marina, ao ser perguntada sobre quem apoiaria em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

Durante a entrevista, a ex-ministra se esforçou para, assim como na campanha de 2014, mostrar-se como uma via alternativa à polarização entre direita e esquerda, afirmando que os três maiores partidos do país atuam em conjunto para frear a Operação Lava Jato. "O PT, o PSDB e o PMDB estão todos juntos no combate à Lava Jato", afirmou.

Não aceitamos mais como regra da ação política o conluio que coloca o
patrimônio de toda a sociedade a serviço de interesses individuais ou de
grupos. Sem falar daqueles que assaltaram – e dos que continuam
assaltando – os cofres públicos para enriquecimento próprio ou para
irrigar seus projetos de poder, e que, com impressionante cinismo, falam
hoje em "reformas imprescindíveis" para "salvar o país".
Reformas? Sim, são necessárias e deverão ser feitas, mas não aquelas
feitas sob medida para resguardar os poderosos e desviar o foco da
gravíssima desqualificação ética e política de quem as promove, por
exemplo as que vêm ocorrendo no governo atual.


Arquivado em:Brasil

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Polícia prende mulher na Tanzânia por beijo gay

Posted: 02 Dec 2017 09:23 AM PST

A polícia da Tanzânia prendeu uma mulher, depois que um vídeo que a mostra beijando e abraçando outra mulher em uma festa viralizou na internet.

A homossexualidade é uma “ofensa criminal” na nação do leste da África, onde uma condenação por ter “conhecimento carnal de qualquer pessoa contra a ordem da natureza” pode implicar em prisão perpétua.

A mulher, que, segundo a polícia, mora na cidade de Geita, no noroeste da Tanzânia, foi presa depois que o vídeo circulou nas redes sociais mostrando uma mulher beijando e abraçando outra mulher e a presenteando com um anel.

“Posso confirmar que uma mulher está sob custódia por causa daquele vídeo. Vamos emitir mais detalhes posteriormente depois que concluirmos nossas investigações”, disse o chefe da polícia de Geita, Mponjoli Mwabulambo, à Reuters, por telefone, neste sábado.

O governo do presidente da Tanzânia, John Magufuli, intensificou a repressão contra a homossexualidade desde que assumiu o poder, em 2015, e ameaçou, em junho, prender e expulsar ativistas, assim como revogar o registro de todas as organizações não governamentais que fazem campanha a favor dos direitos dos gays.

(Com Reuters)


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Familiares de submarinistas pedem que buscas continuem

Posted: 02 Dec 2017 08:13 AM PST

Os familiares dos 44 tripulantes do submarino San Juan da marinha Argentina, que está desaparecido há 17 dias, rejeitaram neste sábado a ideia de se declarar “luto nacional” pelos tripulantes e suplicaram às autoridades que retomem a operação para encontrá-los e resgatá-los.

Após ser informado oficialmente sobre as últimas novidades em relação à busca do submarino, os familiares deixaram a base naval da cidade do Mar del Plata para falar com a imprensa e manifestaram angústia pela situação que estão vivendo.

“Não aceitamos o luto”, disseram os familiares, depois que meios de comunicação locais informaram que o governo do presidente Mauricio Macri pretendia declarar “luto nacional” a partir deste domingo pelos tripulantes do submarino da marinha argentina.

Os familiares expressaram sua rejeição à decisão adotada pela marinha de dar por encerrada a operação de busca visando um eventual resgate dos submarinistas e passar para uma fase só de busca da embarcação, uma medida tomada devido ao tempo transcorrido que, nessas condições extremas, não é “compatível com a vida humana”.

“Não podem declarar luto. Só Deus pode saber se eles estão vivos ou mortos. Temos fé de que eles estão bem. Por favor, que o senhor presidente diga que a busca continua”, disse um dos parentes dos tripulantes.

Entre lágrimas, a mãe de um dos submarinistas suplicou: “por favor, não deixem de buscá-los”.

Ontem, o ministro de Defesa, Oscar Aguad, viajou para a base de Mar del Plata para se reunir com os familiares.

Na manhã de hoje, as autoridades da marinha comunicaram aos familiares que a busca se concentra em um “sinal” detectado por um sonar a 477 metros de profundidade e que depois seguirá para outras regiões onde foram registrados outros três sinais, entre 700 e 900 metros de profundidade.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Polícia encontra arma e sangue em barco usado por irmão de Messi

Posted: 02 Dec 2017 05:48 AM PST

Matías Messi, irmão mais velho de Lionel Messi, foi detido por porte ilegal de armas após supostamente sofrer um acidente aquático. Em comunicado, a família de Matías diz que ele se feriu quando a lancha que dirigia colidiu com um banco de areia. A polícia diz ter encontrado um revólver dentro de seu barco, assim como diversas manchas de sangue.

O advogado de Matías Messi, Ignacio Carbone, disse à “Rádio Continental” que o seu cliente está internado em um hospital à espera de uma intervenção cirúrgica facial pelas lesões ósseas sofridas no rio Paraná, província de Santa Fé.

“Ele ficou internado para tratamento, em observação. O boletim médico indica repouso absoluto. No que diz respeito à questão jurídica, entrei em contato com o promotor da causa para me colocar à disposição”, disse Carbone.

Segundo o advogado, o irmão mais velho do capitão do Barcelona ainda está em observação. Além disso, Carbone disse que a Promotoria emitiu uma ordem de detenção porque foram encontradas “manchas de sangue” e Matías “não estava presente”.

Fontes judiciais asseguraram à agência oficial de notícias “Télam” que na embarcação foi encontrada uma pistola.

“A Promotoria teria encontrado uma arma sem registro na embarcação. Descartamos que exista uma arma que seja de propriedade dele. Antecipo que ainda não tivemos acesso ao dossiê e não posso certificar a existência de uma arma na embarcação”, acrescentou Carbone, que disse que não sabe se Lionel falou com seu irmão e garantiu que Matías Messi nunca esteve foragido, mas internado.

“Não tem armas, não possui armas, a priori a família descartou a tal arma seja dele. Não sabemos se ele estava sozinho, acompanhado ou se alguém entrou na embarcação depois do acidente”, explicou.

O diretor médico do hospital onde o irmão de Messi está internado disse à emissora “Rádio 2” que, apesar de ter que passar por cirurgia, o “quadro clínico” do irmão mais velho do atacante do Barcelona “é bom”.

No dia 3 de outubro de 2015, Matías Messi foi detido pela polícia de fronteiras, que apreendeu uma arma que não estava registrada.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Visita do Papa Francisco a Mianmar e Bangladesh

Posted: 02 Dec 2017 05:00 AM PST

Papa Francisco visita memorial em homenagem à Madre Teresa de Calcutá em Daca, capital de Bangladesh, durante visita do pontífice ao país - 02/12/2017(Osservatore RomanoHandout)
Papa Francisco discursa durante visita ao Colégio Notre Dame, localizado em Daca, capital de Bangladesh - 02/12/2017(Mohammad Ponir Hossain)
Papa Francisco se junta em uma oração conduzida por um mulçumano rohingya, durante sua visita a Bangladesh, em Dhaka - 01/12/2017(Mohammad Ponir Hossain)
REFILE - CORRECTING REPRESENTATIVE'S RELIGION Pope Francis shakes hands with a representative of the Hindu community during an inter-religious conference at St Mary's Cathedral in Dhaka, Bangladesh December 1, 2017. REUTERS/Mohammad Ponir Hossain(Mohammad Ponir Hossain)
Pope Francis takes a ride in a rickshaw during the second day of his visit to Bangladesh, in Dhaka on December 1, 2017.Pope Francis arrived in Bangladesh from Myanmar on November 30 for the second stage of a visit that has been overshadowed by the plight of hundreds of thousands of Rohingya refugees. / AFP PHOTO / Vincenzo PINTO(Vincenzo Pinto)
Pope Francis meets Bangladesh Bishops in Dhaka, Bangladesh December 1, 2017. Osservatore Romano/Handout via Reuters ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. NO RESALES. NO ARCHIVE.(Osservatore Romano)
Pope Francis greets believers as he arrives for a mass in Dhaka, Bangladesh December 1, 2017. REUTERS/Max Rossi(Max Rossi)
YANGON, BURMA - NOVEMBER 30: In this handout image provided by Catholic Bishops' Conference of Myanmar (CBCM), Pope Francis attends a public engagement on November 30, 2017 in Yangon, Burma. Thousands of Catholics have travelled from throughout Burma and neighboring countries to catch a glimpse of Pope Francis during his first ever papal visit to Myanmar. (Photo by CBCM/Getty Images)(CBCM)
Mulher segura um rosário em suas mãos durante missa na igreja do Santo Rosário, em Daca, Bangladesh - 29/11/2017(Prakash Singh)
Papa Francisco saúda os fiéis na chegada para uma missa no Kyite Ka San Football Stadium em Yangon, Mianmar - 29/11/2017(Max Rossi)
Papa Francisco faz os preparativos para a grande missa a céu aberto no estádio de Kyaikkasan, em Rangum, no Myanmar - 29/11/2017(Osservatore Romano)
Bhaddanta Kumarabhivasma, presidente do comitê estadual Sanga Maha Nayaka, presenteia o Papa Francisco durante uma reunião em Rangum, no Myanmar - 29/11/2017(Max Rossi)
Papa Francisco Lidera uma missa no estádio de esportes Kyaikkasan, em Rangum, no Myanmar - 29/11/2017(Max Rossi)
Milhares de pessoas assistem à missa do Papa Francisco, no estádio de esportes Kyaikkasan, em Rangum, no Myanmar - 29/11/2017(Ann Wang)
Um homem católico dorme com uma cópia do programa de visitação do papa Francis sobre os olhos na igreja de St. Anthony, no centro de R(Lauren DeCicca)
Papa Francisco cumprimenta o presidente do comitê estadual Sanga Maha Nayaka, Bhaddanta Kumarabhivasma, durante uma reunião com o comitê budista em Myanmar - 29/11/2017(Max Rossi)
Fiéis rezam durante uma missa realizada pelo Papa Francisco no estádio de esportes Kyaikkasan, no Rangum, durante a visita do Papa em Myanmar - 29/11/2017(Lauren DeCicca)
O Papa Francisco(Max Rossi)
Mulher reza durante visita oficial do Papa Francisco na capital Naypyidaw, em Mianmar - 28/11/201(Jorge Silva)
O Papa Francisco(YE AUNG THU)
O Papa Francisco(Osservatore Romano)
(Vincenzo Pinto)
(Jorge Silva)
(Osservatore Romano)
(Max Rossi)
(Max Rossi)
(Max Rossi)
(Osservatore Romano)
(Osservatore Romano)

Arquivado em:Galeria de Fotos, Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Em vitória dos republicanos, EUA aprovam reforma tributária

Posted: 02 Dec 2017 04:59 AM PST

O Senado dos Estados Unidos aprovou neste sábado uma ampla reforma tributária, em um grande passo para que os republicanos e o presidente Donald Trump se aproximem mais do objetivo de reduzir impostos para empresas e os mais ricos, oferecendo aos norte-americanos uma série de mudanças tributárias.

No que seria a maior reforma tributária do país desde a década de 1980, os republicanos querem aumentar a dívida nacional de 20 trilhões de dólares em 1,4 trilhão ao longo de 10 anos para financiar as mudanças, que eles dizem que aumentarão ainda mais uma economia já em crescimento. “Estamos um passo mais perto de entregar enormes cortes de impostos para famílias trabalhadoras em toda a América”, disse Trump, em um tweet.

Comemorando a vitória no Senado, líderes republicanos projetaram que os cortes nos impostos encorajariam empresas americanas a investirem mais, reforçando o crescimento econômico. “Agora, temos uma oportunidade de tornar o país mais competitivo, de manter empregos que foram enviados para outros países e de fornecer um alívio significativo para a classe média”, disse Mitch McConnell, líder republicano no Senado.

O Senado aprovou a lei por 51 a 49 votos, com os democratas reclamando que as emendas de última hora, para conquistar republicanos céticos, foram mal redigidas e são vulneráveis para serem exploradas, no futuro, por advogados e contadores da indústria da evasão fiscal. “Os republicanos conseguiram pegar uma lei ruim e torná-la pior ainda”, afirmou o líder democrata no Senado, Chuck Schumer. “Por baixo da escuridão, e com a ajuda da pressão, uma enxurrada de mudanças de última hora vão encher ainda mais os bolsos dos ricos e das grandes corporações com dinheiro”.

Nenhum democrata votou a favor da lei, mas o partido foi incapaz de bloqueá-la porque os republicanos têm maioria de 52 a 48 no Senado. As discussões começarão, provavelmente na próxima semana, entre o Senado e a Casa dos Representantes, que já aprovou sua versão da lei fiscal.

Trump quer que isso aconteça antes do fim do ano, permitindo que ele e seus colegas republicanos alcancem o primeiro feito legislativo de 2017, apesar de controlarem a Casa Branca, o Senado e a Casa desde que ele assumiu a presidência, em janeiro.

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia, Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Maioria dos brasileiros fará compras de Natal online, diz estudo

Posted: 02 Dec 2017 03:18 AM PST

A maioria dos consumidores brasileiros (51%)  planeja fazer suas compras de Natal  pela internet neste ano. O dado é de levantamento de pesquisa da consultoria Deloitte. Os entrevistados dizem que a principal vantagem das lojas virtuais em relação aos estabelecimentos físicos é a maior seleção de produtos. A preocupação com o orçamento, no entanto, deve fazer com que as vendas sejam menores neste ano.

A intenção de compra no ambiente online é a maior já registrado pela pesquisa – há quatro anos, o porcentual era de 37%, e o número vêm crescendo desde então. É a primeira vez que a intenção de compra para as lojas virtuais ultrapassa a das lojas do mundo real.  O levantamento foi realizado com 1.000 pessoas em todo o Brasil, com divisão igual entre homens e mulheres. A renda média dos entrevistados é de 3.250 reais.

Além da da maior oferta de mercadorias (citada por 60% dos entrevistados) os outros fatores apontados pelos consumidores para escolher o meio de compras são, a praticidade (53%), o menor preço (51%) e a velocidade e facilidade de pagamento (50%).

Segundo o sócio-líder da Deloitte para o atendimento às empresas de bens de consumo e varejo, Reynaldo Saad, apesar de ser um fator apontado por muitos, comprar pela internet nem sempre significa maior economia. “Na internet, há um apelo maior para conquistar o cliente, seja por promoção ou variedade de produtos e há uma sensação de preço diferenciado. Mas isso não existe, é só uma sensação”, disse à reportagem de VEJA.

Canais de venda

Entre os que preferem ir até a loja física, o principal atrativo (48% dos entrevistados) é a possibilidade de verificar e provar o produto pessoalmente como a principal justificativa da escolha.  O poder de barganhar preços (40%)  e a facilidade de troca ou devoluções (39%) e o fato de receber o produto imediatamente (37%) são os outros fatores mais citados.

Apesar da preferência por um meio ou por outro,  os brasileiros têm o hábito olhar ambos os canais, segundo o levantamento da Deloitte. A maioria (93%) diz que vai pesquisar os produtos tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais em busca das melhores condições.

O comportamento é descrito como phygital (junção das palavras físico + digital, em inglês), quando o consumidor percorre os dois canais de compra. “A jornada de compra começa quando ele fala ‘Quero comprar tal produto, onde vou primeiro?’. A partir daí, ele pode ir na loja física, olhar o produto na loja online, ou vice-versa, até comprá-lo de fato”, afirmou Saad.

Neste ano, as redes sociais também terão grande influência na decisão do consumidor. “Antigamente você perguntava para um amigo, existia um outro tipo de comunicação para saber se a loja e o produto eram bons. A partir do acesso a internet, todo mundo sabe o que o outro pensa e, muitas vezes, no seu nicho, as pessoas pensam igual a você”, explicou o sócio-líder da Deloitte.

A parcela do do público que se disse mais “maleável” são os jovens entre 18 e 24 anos, em que cerca de 31% declararam ser muito influenciados pelas publicações em mídias sociais.

Menos presentes

Para 57% dos consumidores, o Natal deste ano será mais enxuto na comparação com o ano anterior. Outros 32% afirmam que gastarão o mesmo, e apenas 11% devem desembolsar mais nas compras de fim de ano.

Com isso, gasto médio e o número de presentes também vão diminuir. O brasileiro deve comprar quatro presentes (em 2016, foram cinco presentes). Já o orçamento para o Natal deve girar em torno de 367,48 reais – foram 394,05 reais no ano passado. Segundo a pesquisa, o consumidor deve desembolsar 81,66 reais em cada presente.

“O brasileiro está prezando pela qualidade e para quem dará o presente. Ao invés de comprar 10 fósforos, por exemplo, ele vai adquirir três isqueiros, ou seja, ele prefere melhorar o que está dando e diminuir o número de presentes”, afirmou Saad.

A principal razão apontada para se gastar menos neste ano é a necessidade de redução das dívidas é citada por 47% dos entrevistados. Foram citados também  o interesse em economizar (37%) a piora da situação financeira da família (24%) e a preocupação com a situação econômica do país (19%).


Arquivado em:Economia

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Monte Agung entra em erupção na Indonésia

Posted: 02 Dec 2017 01:45 AM PST

(Darren Whiteside)
(Sonny Tumbelaka)
Crianças passam em frente ao Monte Agung durante uma erupção vista do subdistrito de Kubu em Karangasem Regency, na ilha turística de Bali, na Indoésia - 28/11/2017(Nyimas Laula)
Erupção do Monte Agung(Johannes P. Christo)
Vulcão do monte Agung, que continua em erupção, é visto expelindo nuvens de cinzas em Bali, na Indonésia - 28/11/2017(SONNY TUMBELAKA)
Monte Agung em Bali, na Indonésia - 28/11/2017(JUNI KRISWANTO)
Vulcão do monte Agung continua em erupção em Bali, na Indonésia - 28/11/2017(Johannes P. Christo)
Agricultores cuidam de suas colheitas enquanto o Monte Agung entra em erupção em Bali, na Indonésia - 27/11/2017(Nyimas Laula)
Aldeões caminham para orar perto de seu abrigo devido à erupção do Monte Agung em Karangasem, na ilha de Bali, na Indonésia - 27/11/2017(Johannes P. Christo)
O vulcão Monte Agung é visto expelindo fumaça e cinzas em Bali, na Indonésia - 26/11/2017(Emilio Kuzma-Floyd@eys_of_a_nomad)
Balineses passam em frente ao Monte Agung durante uma erupção vista do subdistrito de Kubu em Karangasem Regency, na ilha turística de Bali, na Indoésia - 27/11/2017(Sonny Tumbelaka)
Oficial da agência de gerenciamento de desastres BPBD coloca uma máscara em uma mulher idosa em um abrigo para residentes que tiveram que deixar suas casas devido à erupção do vulcão Monte Agung em Bali, na Indonésia - 27/11/2017(Nyoman BudhianaAntara Foto)
Passageiros se reúnem no aeroporto internacional Gusti Ngurah Rai em Denpasar, Bali, após o cancelamento dos voos devido à ameaça de erupção do vulcão Monte Agung - 27/11/2017(Yuda A Riyanto)
Passageiros buscam informações após dezenas de voos serem cancelados devido à erupção do Monte Agung em Bali, na Indonésia - 27/11/2017(Fikri YusufAntara Foto)
Motociclista atravessa uma estrada coberta de cinzas vulcânicas durante erupção do Monte Agung, em Bali, na Indonésia - 26/11/2017(Fikri Yusuf)
Vista do vulcão do Monte Agung durante erupção em Bali, na Indonésia - 27/11/2017(Donal HusniNurPhoto)
Balineses passam em frente ao Monte Agung durante uma erupção vista do subdistrito de Kubu em Karangasem Regency, na ilha turística de Bali, na Indoésia - 27/11/2017(Sonny Tumbelaka)
O vulcão Monte Agung entra em erupção em Bali, na Indonésia - 25/11/2017(Petra Simkova)
Pessoas esperam para ser evacuadas na aldeia de Sukadana, devido à erupção do Monte Agung, em Karangasem, na ilha de Bali, na Indonésia - 27/11/2017(Nyimas Laula)
A luz incandescente da lava expelida pelo vulcão do Monte Agung, é vista a partir de Amed em Karangasem, Bali, na Indonésia - 27/11/2017(Johannes P. Christo)

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

O príncipe, a atriz e o lado mais humano da realeza

Posted: 02 Dec 2017 01:00 AM PST

"Elas provavelmente teriam sido melhores amigas", disse o príncipe Harry, do Reino Unido, na segunda-feira 27. Referia-se à sua namorada, a atriz americana Rachel Meghan Markle, de ascendência africana, e à sua mãe, a princesa Diana, morta em um acidente de carro em Paris, em 1997, aos 36 anos, a mesma idade que Meghan tem hoje. Harry, que fez o comentário no dia em que foi anunciado que ficará noivo da americana plebeia, tenta se adequar a uma tendência recente na Casa de Windsor, a dinastia à qual ele pertence: a de diminuir a distância entre os membros da monarquia e seus súditos, sem descer do trono nem desfazer o encanto e o glamour que envolvem a vida palaciana. Em suma, a realeza britânica tenta mostrar, controladamente, seu lado mais humano, gente como a gente.

O futuro casal representa a diversidade e a complexidade que a sociedade britânica adquiriu nos últimos anos. Além de estrangeira, Meghan é divorciada (foi casada durante dois anos com um produtor de cinema), católica (ela terá de ser batizada na Igreja Anglicana), feminista e, para horror dos súditos racistas, mulata (ou "metade negra", como ela se define). Sua mãe, a professora de ioga em Los Angeles e assistente social Doria Rad­lan, é negra, e seu pai, o diretor de iluminação aposentado Thomas Markle, é branco. Eles se separaram quando Meghan tinha 6 anos. Ela diz que sofreu, mas também aprendeu muito, com o preconceito que enfrentou por ter nascido em uma família miscigenada, algo menos comum nos Estados Unidos do que no Brasil. Chegou a acontecer, por exemplo, de acharem que sua mãe era, na realidade, sua babá. Quando seu namoro se tornou público, em novembro do ano passado, a jovem virou alvo dos tabloides ingleses. Um deles, o The Sun, afirmou que ela estava em uma plataforma de vídeos pornográficos. A realeza condenou os ataques em uma nota oficial, considerando-os uma mistura de sexismo, racismo e difamação. "É claro que é desanimador. Mas eu realmente tenho orgulho de ser quem sou e de vir de onde eu venho, e nunca nos importamos com isso", disse a atriz, que é muito bem articulada quando fala.

Assine agora o site para ler na íntegra esta reportagem e tenha acesso a todas as edições de VEJA:

Ou adquira a edição desta semana para iOS e Android.
Aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Paulo Guedes, o liberal do militar

Posted: 02 Dec 2017 01:00 AM PST

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-­RJ), pré-candidato à Presidência da República, revelou no Amarelas ao Vivo, ciclo de debates promovido por VEJA na semana passada, o nome do economista que será responsável por sua orientação econômica durante a campanha e num eventual governo. É Paulo Roberto Nunes Guedes, de 68 anos, doutor em economia pela Universidade de Chicago, templo do liberalismo econômico. Ele trilhou toda a sua carreira no setor privado, nunca foi filiado a partido e o mais próximo que chegou da política foi quando participou da elaboração do plano de governo do empresário e ex-ministro Guilherme Afif Domingos, na campanha presidencial de 1989. Um dos fundadores do Banco Pactual, hoje BTG Pactual, Guedes é também fundador e sócio majoritário do grupo BR Investimentos, que atualmente faz parte da Bozano Investimentos. Foi professor de macroeconomia na PUC-Rio, na Fundação Getulio Vargas e no Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). É um dos fundadores do Instituto Millenium, centro de estudos liberais.

No debate promovido por VEJA, o economista foi citado por outro entrevistado. O apresentador Luciano Huck afirmou que ouviu dele a primeira avaliação de que a eleição de 2018 seria propícia para pessoas de fora da política. "Paulo tem um poder de enxergar o cenário, as coisas, antes que elas aconteçam. Antes do Trump, do Doria, dois anos atrás, ele dizia 'você tem que estar preparado na sua vida, porque vai acontecer isso, e isso, a classe política está completamente sem crédito, vai derreter, precisa ter gente de fora", disse Huck.

Assine agora o site para ler na íntegra esta reportagem e tenha acesso a todas as edições de VEJA:

Ou adquira a edição desta semana para iOS e Android.
Aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

 

 


Arquivado em:Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Taylor Swift chega à idade da razão

Posted: 02 Dec 2017 01:00 AM PST

"Eu fiz uma coisa má / Por que estou me sentindo tão bem?", pergunta Taylor Swift em I Did Something Bad. A faixa de reputation (assim mesmo, com letra minúscula), o sexto álbum de estúdio da americana, apresenta uma mudança de comportamento. Pela primeira vez, a pop star deixa a imagem de princesinha — uma postura virginal que lembrava muito a da cantora brasileira Sandy, no início da década passada — para se assumir como uma mulher de 27 anos. Saem as letras com queixumes contra ex-namorados (e contra as lambisgoias que os roubaram) e entra uma postura de franco desafio: "Desculpe, mas a velha Taylor não pode atender o telefone agora. Ela está morta", canta em Look what You Made Me Do, single que pode ser encarado como um resumo da sua nova fase. Em reputation, Taylor fala palavrão, canta sobre bebedeiras e sexo. E, se sua carreira inicial foi firmada nas raízes da música caipira (ainda que com arranjos modernosos), hoje é puro pop — um passo além do disco anterior, 1989, a primeira tentativa de Taylor no terreno de uma Katy Perry (a quem ela supera com folga).

O público aceitou de bom grado a transformação. Lançado em novembro — e conspicuamente ausente de Spo­tify e outras plataformas de streaming —, o novo disco vendeu 1,2 milhão de cópias na primeira semana, o que é mais do que os outros 199 álbuns da parada da revista americana Billboard juntos. Na seguinte, foram mais 232 000 unidades. É o lançamento mais bem-sucedido de 2017. A cantora frequenta essas alturas há tempo: é seu quarto disco a ultrapassar a marca do milhão.

Assine agora o site para ler na íntegra esta reportagem e tenha acesso a todas as edições de VEJA:

Ou adquira a edição desta semana para iOS e Android.
Aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

 


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Impopular, Temer ainda pensa em disputar a reeleição

Posted: 02 Dec 2017 01:00 AM PST

Em certas situações, há uma diferença abissal entre o que os políticos dizem em público e o que armam nos bastidores. Na quarta-feira 29, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, declarou que o presidente Michel Temer não tem a pretensão de disputar a reeleição: "O presidente diz, desde sempre, que cumprirá sua missão se conseguir colocar o Brasil nos trilhos. E, graças a Deus, o Brasil está começando a andar nos trilhos". Nos gabinetes de Brasília, no entanto, o mesmo Padilha aparece como entusiasta da candidatura de Temer à reeleição. Seu principal parceiro nesse projeto é o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco. Para a dupla, Temer, o mandatário mais impopular desde a redemocratização do país, pode conquistar um novo mandato se reerguer a economia. O crescimento do PIB e do nível de emprego transformaria a rejeição recorde de hoje em votos em 2018.

Não é só a economia que alimenta esse sonho eleitoral. Acusados de cobrar propina, Padilha e Moreira, identificados como "Primo" e "Gato Angorá" nas planilhas da Odebrecht, apostam na reeleição para que eles mesmos, além de Temer, preservem o foro privilegiado.

Assine agora o site para ler na íntegra esta reportagem e tenha acesso a todas as edições de VEJA:

Ou adquira a edição desta semana para iOS e Android.
Aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

 


Arquivado em:Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Quando a rua se torna o único refúgio

Posted: 02 Dec 2017 12:00 AM PST

Há 28 anos um grupo de pessoas se reúne semanalmente na sede da organização não governamental Anjos da Noite, em um sobrado no bairro de Artur Alvim, na Zona Leste de São Paulo. Os voluntários dedicam-se a aplacar as carências dos moradores de rua. Além de entregar cobertores e roupas, o grupo tem como principal incumbência a distribuição de refeições. Aos sábados, os colaboradores se organizam para preparar 200 quilos de comida. A distribuição de 800 marmitas tem início ao cair da noite. Anteriormente, os voluntários rodavam quatro horas pelas ruas da região central até entregar a última quentinha. Hoje, o trabalho é feito em menos de uma hora. Basta estacionar o carro e um grupo de pessoas carentes faz fila para ganhar o alimento.

A experiência dos Anjos da Noite confirma a percepção que tem qualquer cidadão dos maiores centros urbanos brasileiros: o número de pessoas que vivem nas ruas elevou-se, e muito, nos últimos anos. As estatísticas são esporádicas e por isso não é fácil saber com exatidão a proporção desse crescimento. O último recenseamento, realizado em São Paulo, em 2015, mostrou um total de 16 000 desabrigados, praticamente o dobro do registrado em 2000. De lá para cá, certamente esse número aumentou.

No Rio de Janeiro, cidade na qual a crise foi agravada pela dramática situação financeira do estado, a prefeitura estima que o número de moradores de rua tenha aumentado 150% nos últimos três anos, totalizando 14 200 pessoas. "Muita gente veio para aproveitar o boom econômico do Rio e perdeu tudo com a crise", diz o secretário de Assistência Social, Pedro Fernandes. Nos últimos quatro anos, a área ocupada por favelas ganhou 140 000 metros quadrados na cidade, o equivalente a vinte Maracanãs. Obtido com exclusividade por VEJA, um levantamento do Instituto Pereira Passos traça um perfil dos mais carentes: 95% das pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no Rio dizem não saber se aguentam até o fim do mês com comida na geladeira, 30% não possuem CPF, 25% têm filhos fora da escola e 20% vivem sem chuveiro nem vaso sanitário. O aumento no número de desamparados foi igualmente registrado em outras capitais. Em Belo Horizonte, havia menos de 2 000 moradores de rua em 2014; agora, eles passam de 6 000. O último Censo feito em Porto Alegre, de 2016, revelou a existência de 2 100 pessoas nessa situação, alta de 60% em cinco anos. No Brasil, um estudo do Ipea estimou em mais de 100 000 as pessoas sem teto em 2015.

Assine agora o site para ler na íntegra esta reportagem e tenha acesso a todas as edições de VEJA:

Ou adquira a edição desta semana para iOS e Android.
Aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

General bósnio-croata Praljak se envenenou com cianeto

Posted: 01 Dec 2017 03:58 PM PST

O general bósnio-croata Slobodan Praljak, que se suicidou na quarta-feira diante dos juízes do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) em Haia, morreu de um ataque cardíaco provocado por cianeto de potássio, anunciou nesta sexta-feira a Promotoria holandesa.

“Os resultados preliminares das análises toxicológicas mostraram que Praljak tinha uma grande concentração de cianeto no sangue”, explicou a Promotoria em comunicado. “Isso provocou uma insuficiência cardíaca, o que se observa como possível causa de sua morte.”

Paralelamente, o TPII começará uma investigação interna na semana que vem como complemento da investigação da Promotoria holandesa, solicitada pelo tribunal.

O suicídio de Praljak, de 72 anos, aconteceu durante a leitura de sua sentença de 20 anos de prisão no julgamento. O ex-general levou à boca um frasco enquanto o juiz anunciava sua decisão.  “Acabei de tomar veneno”, pronunciou.

Praljak foi condenado de crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos durante o conflito entre croatas e muçulmanos na Guerra da Bósnia. Outros cinco ex-dirigentes e ex-chefes militares bósnio-croatas também foram considerados culpados no mesmo julgamento.

A necropsia do corpo foi realizada em Rijswijk, perto de Haia, no Instituto Médico Legal holandês, reconhecido como um dos mais importantes laboratórios de medicina forense do mundo. Dois especialistas croatas foram enviados “a pedido do TPII” como observadores.

Dois dias depois ainda não se sabe como o acusado obteve o veneno, burlando todos os controles de segurança entre sua cela e a sala de audiência. Especula-se que o ex-general pode ter recebido ajuda de um dos funcionários do centro de detenção de Scheveningen, onde estava preso.


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Próximo filme de Tarantino chegará aos cinemas em agosto de 2019

Posted: 01 Dec 2017 03:43 PM PST

O nono filme da carreira de Quentin Tarantino chegará aos cinemas americanos em 9 de agosto de 2019, segundo o site da revista Variety. O enredo do longa vem sendo mantido em segredo, mas, segundo a imprensa americana, vai tratar dos assassinatos cometidos por um grupo liderado por Charles Manson, responsável pela morte de, entre outras pessoas, Sharon Tate, esposa do cineasta Roman Polanski que estava grávida de oito meses quando foi vitimada.

Tarantino está à procura de grandes nomes para estrelar o longa, como Tom Cruise, Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie. Esse será o primeiro filme que Tarantino vai lançar sem a produção dos irmãos Harvey e Bob Weinstein, cuja empresa está à beira da falência depois que Harvey foi acusado por dezenas de mulheres de assédio e abuso sexual.

O diretor já falou várias vezes que encerrará sua carreira no cinema quando lançar seu décimo filme. A próxima produção, portanto, seria sua penúltima.

 


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Governo Maduro e oposição venezuelana abrem negociações

Posted: 01 Dec 2017 03:00 PM PST

O governo de Nicolás Maduro e a oposição retomaram nesta sexta-feira, na República Dominicana, as negociações para buscar saídas para a grave crise na Venezuela.

Os delegados de Maduro e a coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) se sentaram frente a frente na mesa, na sede da Chancelaria dominicana. “Viemos determinados a lutar pelos direitos básicos dos venezuelanos, direito à saúde, direito à alimentação, direito ao voto, direito à democracia”, declarou o líder da delegação da MUD, Julio Borges, a cerca de 30 jornalistas antes de entrar na sede diplomática.

“Escutaremos o que a oposição vem dizer, mas nós viemos exigir o fim imediato das agressões econômicas contra a Venezuela”, expressou Jorge Rodríguez, principal negociador do chavismo, referindo-se às sanções financeiras dos Estados Unidos contra a Venezuela, pelas quais responsabiliza a MUD.

Esta rodada de negociação vai durar até sábado. O presidente do país anfitrião, Danilo Medina, disse esperar que a “boa vontade” se imponha com resultados positivos. “Não é um diálogo, mas uma negociação. Temos a esperança de que possamos tirar algo importante”, comentou na quinta-feira.

As partes voltam à mesa após aproximações frustradas entre 2014 e 2017 por acusações mútuas de descumprimentos. Como principais demandas, a MUD apresenta a abertura de “um canal humanitário” para a entrada de alimentos e remédios na Venezuela, assim como “condições justas” nas eleições presidenciais de 2018.

Maduro, que tentará se reeleger segundo anúncio de seu vice-presidente Tareck El-Aissami, exige de seus adversários que advoguem o fim das sanções. Essas medidas proíbem que funcionários e entidades americanos negociem a nova dívida da Venezuela e de sua petroleira Pdvsa.

Além de México e Chile – convidados pela MUD -, Bolívia, Nicarágua e São Vicente e Granadinas – aliados de Maduro -, as negociações contam com o acompanhamento do ex-chefe de governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero. México, Chile e Nicarágua enviaram seus chanceleres, e Bolívia e São Vicente, seus ministros de Governo e Finanças.

A MUD vai para o encontro fissurada. Deputados opositores se enfrentaram na terça passada entre gritos de “traição”, quando o Parlamento aprovou um relatório em apoio às aproximações. Borges, presidente da Câmara, defende a decisão de ir à República Dominicana: “sabemos o que estamos enfrentando. Não somos ingênuos”, mas “é um dever” tentar que “se abra a cooperação internacional com remédios e comida”.

A delegação opositora é apoiada por uma dúzia de assessores, entre os quais figuram empresários, sindicalistas e ativistas dos direitos humanos. O governo, que parecia estar mais coeso depois de superar a mais recente onda de protestos, tampouco está longe de rachas.


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Fernanda Montenegro será homenageada na Comic Con Experience

Posted: 01 Dec 2017 02:14 PM PST

Aos 88 anos, a atriz Fernanda Montenegro foi anunciada nesta sexta-feira como convidada de honra da Comic Con Experience, grande festa do universo nerd que tomará o São Paulo Expo entre 7 e 10 de dezembro. A grande dama do teatro e da televisão brasileiras vai comemorar 66 anos de carreira no painel que mostrará as novas produções da Globo, programado para dia 8.

Os organizadores do evento soltaram a informação pelo Twitter. Além de dezenas de trabalhos marcantes na telinha, como as novelas Guerra dos Sexos, Cambalacho e Sassaricando, e incontáveis papéis no palco, Fernanda também tem um longo e respeitável currículo no cinema. Destaque para a adaptação da peça Eles Não Usam Black-Tie, Central do Brasil – pelo qual foi indicada ao Oscar -, e O Outro Lado da Rua – premiada no Festival de Tribeca, em Nova York.


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Gilmar manda soltar, pela 3ª vez, empresário Jacob Barata Filho

Posted: 01 Dec 2017 01:46 PM PST

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes voltou a determinar nesta sexta-feira a soltura do empresário do ramo rodoviário Jacob Barata Filho e do ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro (Fetranspor) Lélis Teixeira. Esta é a terceira vez em que Gilmar concede habeas corpus a Barata Filho e Teixeira, cujas prisões mais recentes decretadas na Operação Cadeia Velha, que investiga pagamentos de propina por empresas de ônibus aos deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB.

No caso de Jacob Barata Filho, Gilmar derrubou as duas prisões preventivas contra o empresário, decretadas pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) na Cadeia Velha e pela juíza substituta da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, Caroline Vieira Figueiredo. O ministro considera que os decretos de prisão tentam "contornar" e “burlar” a decisão, tomada pelo próprio Gilmar Mendes, de converter as prisões por medidas cautelares, que incluíam o afastamento de Barata Filho das atividades de suas empresas de ônibus.

Ao decidir pela nova preventiva do empresário, a juíza concordou com a argumentação do Ministério Público Federal (MPF) de que ele desrespeitou a decisão de Gilmar e se manteve à frente de seus negócios. Os procuradores apontavam que a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na casa dele na Operação Cadeia Velha e encontrou documentos que mostram que ele não se afastou das empresas.

Foram apreendidos relatórios gerenciais de empresas de ônibus, relativos ao mês de outubro de 2017, planilhas de relação de pessoal e situação da frota, datadas de outubro de novembro, além de projetos de expansão de algumas das companhias de transporte coletivo administradas por Jacob Barata Filho, de setembro, e estudos de licitação, datados de outubro. Os policiais encontraram também anotações do empresário com uma proposta para reformulação do conselho da Fetranspor.

Na decisão desta sexta-feira, no entanto, Gilmar Mendes sustenta que a magistrada não deu oportunidade à defesa de Jacob Barata Filho de explicar a natureza dos documentos apreendidos. “A nova decisão há que deliberar se (i) houve o descumprimento; (ii) se o descumprimento foi injustificado; e (iii) se, mesmo em face do descumprimento injustificado, a prisão preventiva é necessária. A participação da defesa nessa decisão é de todo relevante”, afirmou Gilmar, que discordou da magistrada fluminense quanto às supostas ilegalidades que o material apreendido representaria.

‘O rabo não abana o cachorro’

As duas primeiras solturas de Jacob Barata Filho por Gilmar Mendes se deram em agosto. Naquela ocasião, quando Barata Filho fora preso na Operação Ponto Final, Gilmar determinou que ele fosse solto quando o habeas corpus do empresário chegou ao Supremo. O juiz federal Marcelo Bretas, no entanto, voltou a decretar a prisão preventiva do “rei do ônibus” do Rio.

Após decidir, pela segunda vez, para que Barata Filho deixasse a cadeia, o ministro afirmou que "isso é atípico e, em geral, o rabo não abana o cachorro, é o cachorro que abana o rabo". Além disso, Gilmar Mendes se referiu aos procuradores da República da Lava Jato no Rio como "trêfegos e barulhentos" por pedirem sua suspeição para atuar no caso, argumentando que o ministro e sua mulher, Guiomar Mendes, foram padrinhos do  casamento da filha de Jacob Barata Filho com um sobrinho de Guiomar.


Arquivado em:Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

PM improvisa boia com garrafas pet e cooler e salva homem no mar

Posted: 01 Dec 2017 01:41 PM PST

Eram cerca de 13h30 quando Victor Bonfim, policial militar do Batalhão de Choque de Santa Catarina, chegou à Prainha, uma praia pouco movimentada do município de Palhoça, litoral catarinense. Três horas depois, ele se arrastava até a areia da praia vizinha da Guarda do Embaú, exausto depois de horas lutando contra a arrebentação, a correnteza e um paredão de pedras para tirar um casal de namorados do mar.

Bonfim saiu de casa, na companhia de um amigo, Yuri Piazzarollo Guidine, capitão da Polícia Militar em Rondônia, e do cachorro para fazer uma trilha que acabaria na Prainha. “Chegamos lá, e a prainha estava vazia. Um pouco depois, chegou o Marcelo Lomba [goleiro do Internacional] com a esposa e os filhos e o outro casal [Roger Granella e Pâmela]. Parecia que seria uma tarde tranquila”, diz Bonfim.

A situação começou a mudar quando Roger e Pâmela entraram no mar. A força da correnteza surpreendeu os banhistas, que gritaram por socorro. Lomba e Yuri tentaram passar a arrebentação para resgatar Roger. Bonfim decidiu seguir um paredão, liso e com pedras cortantes, para chegar até próximo de Pâmela e, então, mergulhar. “Ela já estava afundando e voltando para a superfície várias vezes”, explicou.

Com dificuldade, Bonfim conseguiu puxar Pâmela até a areia. Ao chegar, percebeu que Lomba e Yuri não haviam conseguido resgatar Roger, que permanecia no mar, cada vez mais afastado da costa. “O mar estava violento. Muita onda estourando. Muita correnteza. Não ia conseguir trazer ele sozinho.”

Bonfim resolveu, então, montar uma espécie de boia improvisada, colocando dentro da sua mochila um cooler e garrafas pet. A estratégia se mostrou essencial para garantir a vida de Roger e do próprio policial militar.

Bonfim conseguiu chegar até Roger, mas não havia como tirá-lo da água. “Ele era um cara forte, grande, pesado, de mais de 120 quilos, e estava exausto. Mal conseguia se agarrar à mochila. Eu mesmo estava cansado. Se não fosse a mochila, não teria como sairmos dali”, contou.

Durante duas horas, eles esperaram ajuda. Primeiro, vieram três guarda-vidas e um surfista, chamados por Lomba e Yuri. Mesmo em cinco, eles não conseguiam tirar Roger da água. A situação só se resolveu com a chegada de um jet-ski. “Colocamos o Roger na prancha e amarramos com uma corda, rebocando ele. Mesmo assim, não conseguimos voltar para a Prainha e saímos em direção a outra praia.”

Ao chegar à areia, Bonfim sentou e chorou.  “Passei por muitas situações complicadas como policial. Temos treinamento de tropa especial. Eu sou atleta. Faço trilhas, mas isso foi diferente de tudo.”

Roger e a esposa foram levados para o hospital e passam bem. O goleiro Marcelo Lomba não quis falar com a reportagem.

Veja vídeo com imagens do salvamento:

Instagram Photo


Arquivado em:Brasil

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Cientistas descobrem o segredo da pele com aparência jovem

Posted: 01 Dec 2017 01:21 PM PST

Em breve, aplicações de botox, lifting facial e cosméticos anti-idade podem ficar no passado. Segundo um novo estudo publicado no periódico científico Journal of The American Academy of Dermatology, a expressão de determinados genes pode ser o responsável pela saúde e aparência mais jovem da pele.

De acordo com os cientistas, essa nova descoberta sugere que o estímulo dessas expressões pode ser uma estratégia viável para retardar o envelhecimento da pele.

A pesquisa

Pesquisadores do Centro Médico Beth Israel Deaconess, em Boston, nos Estados Unidos, analisaram 158 mulheres brancas, entre 20 e 74 anos. Algumas delas aparentavam ser mais novas do que a idade cronológica, conforme análise facial digital.

De cada participante, a equipe coletou amostras de saliva – usadas para identificar os genótipos – e biópsias de diversas partes da pele expostas ao sol, como o rosto e o antebraço, e de partes protegidas, como a pele das nádegas.

Expressão genética

Os cientistas identificaram em cada amostra diferentes expressões genéticas, que mudavam progressivamente conforme a idade. Esse processo inclui o estresse oxidativo (descompasso entre a produção de radicais livres e os antioxidantes, que eliminam seus efeitos) e a próprio processo natural de morte celular.

Os pesquisadores perceberam que as mudanças aceleravam à medida em que as participantes do estudo atingiam entre 60 e 70 anos. Ao compararem as amostras mais expostas ao sol às mais protegidas, eles também comprovaram o fator prejudicial da exposição solar na própria expressão genética da pele.

Pele jovem

O estudo também revelou que as mulheres que pareciam mais novas do que realmente eram tinham uma expressão genética mais favorável, respondendo melhor ao reparo do DNA, à divisão celular e ao estresse oxidativo, por exemplo.

Essas mulheres apresentaram melhores expressões genéticas associadas à estrutura e função da epiderme (camada mais superficial da pele), à produção de colágeno e elastina e à própria atividade das células.

O mais interessante, segundo os pesquisadores, é que os padrões observados nessas participantes foram comparáveis aos padrões das mais novas. “A pele que parece mais jovem realmente se comporta como uma pele jovem”, explicou Alexa Kimball, líder da equipe de pesquisa.

“Nós ficamos particularmente surpresos pela identificação de um grupo de mulheres que não só apresentaram uma aparência de pele muito mais jovem do que o esperado, mas que também apresentaram um padrão de expressão específico, imitando a biologia de uma pele muito mais jovem.”


Arquivado em:Saúde

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now