USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Notícias

Notícias


Técnico da Alemanha aponta favoritos: ‘Brasil está de volta’

Posted: 01 Dec 2017 10:26 AM PST

De Moscou – O técnico Joachim Löw, da atual campeã Alemanha, foi um dos últimos a deixar a zona mista do Kremlin Palace nesta sexta-feira após a definição dos grupos da Copa do Mundo de 2018. Sua equipe caiu no Grupo F ao lado de México, Suécia e Coreia do Sul, e pode cruzar com o Brasil nas oitavas de final, caso um passe em primeiro e o outro em segundo em suas chaves.

Löw listou seus principais candidatos ao título e reforçou a recuperação brasileira anos depois do vexame do 7 a 1. “Acho que não há um único favorito na Copa, acho que há alguns, como a Espanha, que é sempre forte, o Brasil está de volta, Argentina, França… Todas em um alto nível”, completou, antes de deixar o evento em Moscou. 

Adversários exaltam Brasil

Vladimir Petkovic, técnico da Suíça, adversária do Brasil na estreia, fez elogios à equipe e a Neymar, mas disse não se preocupar com a boa fase do craque do Paris Saint-Germain: “Jogadores deste nível não se discutem, fazem a diferença sozinhos, mas eu me concentro somente na minha equipe e tentar ser melhor que o adversário.”

O técnico da Costa Rica, Óscar Ramirez, destacou a grande campanha do Brasil sob o comando de Tite. “Nas Eliminatórias, o professor Tite armou uma seleção muito tática e que faz valer seu valores individuais, o Brasil é muito forte, que foi a todos os lugares e jogou bem.”

Óscar Ramirez, técnico da seleção da Costa RicaVEJA.com

 


Arquivado em:Placar

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Agora é que são elas

Posted: 01 Dec 2017 10:18 AM PST

São mais de 13 milhões de resultados alcançados quando digitamos a palavra “empatia” nos buscadores. Ela ganhou força com o avanço das discussões sobre diversidade e revigorou um conjunto de características que nos permite vestir os sapatos do outro: sensibilidade, compaixão, acolhimento e compreensão. Tratam-se de sinais de humanidade que deveriam ser comuns a todos, mas são associados às mulheres, como mostra a pesquisa O Valor do Feminino, realizada por Molico, marca de produtos lácteos da Nestlé, em parceria com a antropóloga Mirian Goldenberg.

“Em sua essência, todos os valores são neutros, mas acabam atribuídos a homens ou mulheres por razões culturais”, diz Mirian, que coordenou o estudo e é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No Brasil, tudo o que diz respeito à casa, ao cuidado e ao outro é considerado feminino, ao passo que os valores ligados ao trabalho e ao mundo exterior são tidos como masculinos."

O problema é que os estereótipos de gênero taxaram os comportamentos femininos como atributos reservados ao lar e à família. Logo, no ambiente de trabalho, a exposição das emoções e o olhar para o outro são considerados sinais de fraqueza e, portanto, pontos desvalorizados. E isso afeta diretamente as mulheres.

“No início da carreira, senti que precisava me mostrar racional e dura para que não encarassem alguma atitude como falta de profissionalismo. E isso se estendia até à forma de me vestir: tudo medido para alcançar aquela ideia de conduta profissional perfeita”, conta a empresária Silvina Ramal, 47 anos, sócia fundadora da empresa ID Projetos Educacionais, que presta consultoria na área de educação corporativa.

A carioca, que hoje dá aulas de empreendedorismo na PUC-Rio e na Fundação Getúlio Vargas, conta que via necessidade de se adequar ao código social daquele grupo para manter-se inserida. "Só consegui assumir a minha identidade quando alcancei a senioridade. Hoje em dia, uso a humanidade como um trunfo. Não tenho medo de falar sobre minhas paixões; pelo contrário: acredito que, assim, crio proximidade com as pessoas ao meu redor."

A inadequação, infelizmente, faz sentido. Uma pesquisa conduzida pela Universidade Estadual de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que, na disputa por um cargo na área de engenharia, as candidatas que ressaltaram atributos como foco em resultados (ponto considerado mais comum entre os homens) tiveram mais chances de ser contratadas do que as que enfatizaram valores relacionados ao feminino.

“A cultura corporativa favorece atributos considerados masculinos não porque exista uma intenção deliberada de escantear as mulheres, mas porque foram os homens que a desenharam”, explica Mirian Goldenberg. “O fato de as pessoas desejarem um ambiente de trabalho em que se valorize a cooperação, a confiança e a empatia não significa que foco, competitividade e apetite pelo risco não sejam importantes. Mas é preciso que haja um equilíbrio."

FÓRMULA OBSOLETA

Embora as mulheres sejam as mais afetadas, elas não são as únicas que sofrem com este mundo marcado por valores masculinos. Os dados levantados por Molico apontam que grande parte dos homens sente vontade de romper com o modelo atual de masculinidade, que exige deles o sucesso e uma postura inabalável. Eles querem um ambiente de trabalho receptivo, que inspire e valorize todos os membros das equipes; desejam que os valores atribuídos ao feminino permeiem as relações de trabalho.

A tendência é também observada por Claudia Santos, especialista em gestão estratégica de pessoas, de São Paulo. “Em um cenário como este, as organizações precisam ser cada vez mais humanizadas e construir um organismo acolhedor e colaborativo, que engaje as pessoas e, consequentemente, melhore a performance e os resultados.”

Para ela, tal posicionamento deve vir, especialmente, dos líderes. "Independentemente do gênero do chefe, para fazer uma boa gestão de pessoas, é preciso estabelecer conexões e bons relacionamentos", defende.

CAMINHO INVERSO

Há ainda quem busque do lado de fora o que precisa. O paulistano Sergio da Cunha, 43 anos, levava uma vida sem rotina enquanto trabalhava como gerente de marketing em uma montadora de veículos importados. A função exigia viagens constantes ao exterior, o que resultava em uma agenda sem qualquer tipo de planejamento.

"Minha família precisava de mim, e, ao mesmo tempo, o dia a dia estava cada vez mais cansativo. Uni a vontade de estar mais presente em casa ao sonho de empreender, e decidi deixar o emprego de carteira assinada", conta.

Investiu em um buffet de festas infantis, que passou a administrar com a esposa, Viviane. Com horários mais flexíveis, pôde acompanhar de perto a rotina dos filhos (hoje com 6, 9 e 13 anos), além de montar a própria agenda.

"O negócio próprio exige que você trabalhe aos fins de semana, mas, por outro lado, me permite criar as regras de acordo com minhas necessidades. E isso inclui todas as questões relacionadas à casa", afirma o agora empresário.

Depois de 8 anos à frente da empresa que fundou, Sergio decidiu retornar ao ramo em que atuava antes, mas com uma nova perspectiva. "A experiência deixou lições importantes para que eu tenha uma vida mais equilibrada, algo que procuro colocar em prática até hoje", finaliza.

Divulgação
Reflita mais sobre este e outros temas em #OValorDoFeminino.

Arquivado em:Ideias

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Padre pede orações para que príncipe George seja gay

Posted: 01 Dec 2017 10:18 AM PST

O padre da Igreja Episcopal Escocesa, Kelvin Holdsworth, afirmou em uma postagem em seu blog pessoal que os fiéis deveriam pedir para que o príncipe George seja gay. O reitor da Catedral de Santa Maria, em Glasgow, afirmou no texto: “Rezar na privacidade dos seus corações (ou em público, caso se atrevam) para que o Senhor abençoe o príncipe George com um amor, quando ele crescer, de um jovem cavalheiro”. 

A postagem de Holdsworth faz parte de uma lista de nove sugestões para forçar a inclusão de LGBTs na Igreja da Inglaterra, instituição anglicana. As afirmações do padre foram feitas após o anúncio do casamento do príncipe Harry com a atriz Meghan Markle.

Aos quatro anos, o príncipe George, filho do príncipe William e Kate Middleton, é o terceiro na linha sucessória para o trono da família real britânica. “Um casamento real pode resolver as coisas de uma forma notavelmente fácil, apesar de nós termos que esperar 25 anos para acontecer”, afirmou Holdsworth no texto.

 


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Vírus HIV infecta 18 crianças por hora no mundo, alerta Unicef

Posted: 01 Dec 2017 10:18 AM PST

Nesta sexta-feira, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou um novo relatório alertando sobre o número alarmante de crianças e adolescentes infectados com HIV no mundo. A cada hora, 18 crianças contraem o vírus. Se essa tendência persistir, até 2030 serão 3,5 milhões de casos novos.

Casos

De acordo com o relatório, Statistical Update on Children and Aids 2017 (Atualização de Estatísticas sobre Infância e Aids 2017), no ano passado, 120.000 crianças (menores de 14 anos) e 55.000 adolescentes morreram de causas associadas ao vírus, entre eles 91% viviam na África Subsaariana.

Além disso, os dados indicam uma vulnerabilidade maior no sexo feminino. Para cada cinco meninos que contraem o HIV, sete meninas da mesma idade foram infectadas.

Para Chewe Luo, pediatra e chefe da divisão sobre HIV/Aids da Unicef, é inaceitável que os progressos na prevenção da disseminação e controle da doença na adolescência sejam tão lentos.

“Existe uma epidemia real que ainda não acabou, continua a ser uma ameaça para a vida das crianças e dos jovens. É possível e necessário que algo seja feito para evitar isso”, disse o médico, em comunicado.

Prevenção

Apesar dos números negativos, o Unicef reconhece que houve uma melhora na prevenção ao longo dos anos, principalmente dos casos de transmissão vertical do HIV, passada de mãe para filho. Desde 2000, cerca de 2 milhões de mortes foram evitadas. 

No entanto, as crianças até quatro anos são as mais vulneráveis ao HIV e enfrentam o maior risco de óbito em comparação às outras faixas etárias. Para um maior controle da doença, segundo o órgão, é preciso investir em inovações médicas, novos medicamentos pediátricos e métodos de autodiagnóstico.

Vacina anti-HIV

Na quinta-feira, cientistas anunciaram o lançamento de dois novos estudos que irão testar uma vacina anti-HIV e um medicamento injetável de ação prolongada contra o vírus. Os novos experimentos pretendem prevenir a transmissão do HIV, revertendo a atual situação de pandemia.

O primeiro será testado, durante três anos, em 2.600 voluntárias no sul da África. No estudo, duas vacinas estão sendo desenvolvidas em uma parceria da empresa Johnson & Johnson com a agência governamental americana, Institutos Nacionais da Saúde (NIH, na sigla em inglês) e a Fundação Bill e Melinda Gates.

Enquanto isso, o medicamento experimental de efeito prolongado terá um estudo, realizado pela iniciativa ViiV (da empresa farmacêutica GlaxoSmithKline) – também em parceria com o NIH e a Fundação Gates –, com cerca de 3.200 mulheres da África subsaariana, que receberão injeções bimestrais.


Arquivado em:Saúde

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

TSE encontra três falhas no sistema da urna eletrônica em teste

Posted: 01 Dec 2017 09:49 AM PST

Um teste público de segurança (TPS) realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na urna eletrônica identificou três “falhas relevantes” no software do aparelho, informou nesta sexta-feira o ministro Gilmar Mendes, presidente da Corte Eleitoral.

Tais falhas, no entanto, não estavam presentes em eleições anteriores. São oriundas das atualizações na urna eletrônica realizadas este ano, para uso nas eleições de 2018, em que se votará para presidente, governador, senadores, deputado federal e estadual.

Perguntado se as falhas encontradas poderiam ser uma fonte de preocupação do eleitor em relação à segurança da urna eletrônica, Gilmar Mendes afirmou que “não há motivo para isso”. Ao explicar mais detalhadamente a jornalistas a natureza das falhas encontradas, o coordenador de Sistemas Eleitorais do TSE, José de Melo Cruz, disse que “não é nada que venha de outra eleição e que não seja resolvido em uma semana”.

Participaram do teste de segurança dezesseis especialistas em tecnologia da informação previamente inscritos, que passaram por um processo de seleção de planos de ataques hackers contra a urna eletrônica, organizado pelo TSE. Um dia antes dos testes, realizados na sede do tribunal em Brasília, eles tiveram acesso ao código-fonte do software da urna eletrônica.

Foram executados doze planos de testes na urna, segundo o TSE. Os ataques começaram na última terça-feira e seguem até o final desta sexta-feira. A pedido de uma das equipes que participam do TPS, foi acrescentado um dia aos trabalhos.

Falhas

A principal falha encontrada foi na chave eletrônica que dá acesso à urna, no momento de transferência das informações sobre os votos.

De acordo com o coordenador José de Melo Cruz, uma das equipes conseguiu acoplar um teclado e transferir comandos ao aparelho, tendo acesso ao arquivo de log, que registra todas as atividades realizadas na urna durante a votação, e a uma planilha interna com o RDV (Registro Digital do Voto) dos eleitores.

Ele assegurou, no entanto, que, mesmo com o acesso, foi impossível para os hackers “alterar ou identificar o voto”. Tal acesso também só seria possível se um especialista conseguisse acesso físico a algum aparelho, uma vez que as urnas não possuem nenhum tipo de conectividade de rede. Como há vigilância constante durante a votação, “isso seria pouco plausível”, disse Melo Cruz.

Questionado sobre as teorias que surgem a cada eleição, sobretudo em redes sociais, a respeito da falta de segurança no sistema da urna eletrônica, Melo ironizou e afirmou que “são tão verdadeiras quanto a teoria de que a Terra é plana”. O TPS 2017 continua em andamento e o TSE informou que deve divulgar um relatório técnico sobre as falhas encontradas no sistema da urna eletrônica pouco depois da conclusão dos trabalhos.


Arquivado em:Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Ex-conselheiro de Trump, Michael Flynn admite ter mentido ao FBI

Posted: 01 Dec 2017 09:42 AM PST

Michael Flynn, ex-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, revelou ter mentido ao FBI em janeiro. Flynn é investigado por seus contatos com funcionários do governo russo antes da posse do presidente Donald Trump.

Em uma audiência na Corte do Distrito de Columbia, Flynn não só se declarou culpado por ter mentido sobre seus encontros com o embaixador da Rússia nos Estados Unidos, Sergei Kisyliak, como se comprometeu a colaborar com o procurador especial do caso, Robert Mueller.

O ex-assessor de Trump depôs no tribunal depois que Mueller, que investiga a possível ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos EUA, o acusou formalmente de “intencionalmente e com conhecimento” fazer “declarações falsas, fictícias e fraudulentas” ao FBI.

Em depoimento dado poucos dias após a posse de Trump, o ex-conselheiro negou ter pedido ao embaixador russo que evitasse uma escalada na má relação com a Rússia, após a imposição de sanções dos Estados Unidos contra o país. Flynn também foi acusado de declarar falsamente que não pediu ao embaixador russo para retardar uma votação ou derrotar uma resolução no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Em nota divulgada nesta sexta, o ex-conselheiro afirmou que decidiu cooperar com o FBI “pelo melhor interesse da sua família e do seu país” e que assume “total responsabilidade por suas ações”.

Flynn foi obrigado a renunciar ao seu cargo na Casa Branca em fevereiro deste ano, menos de um mês após assumir a posição, por não ter revelado o conteúdo de suas conversas com Sergei Kislyak, e então mentir para o vice-presidente Mike Pence sobre as conversas.

O departamento de inteligência dos Estados Unidos concluiu em janeiro que Moscou tentou influenciar a eleição de novembro a favor de Trump. A Rússia negou envolvimento e o presidente americano insiste que ganhou de maneira justa.

(Com EFE e Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Uma revolução na China rural

Posted: 01 Dec 2017 09:27 AM PST

No ranking mundial da educação, Xangai está lá no topo. Mas o resultado não espelha a realidade do cinturão rural da China, tomado de pequenas escolas onde um único professor dá conta, como pode, do recado. Muitos são versados em apenas uma ou duas disciplinas e os alunos ficam restritos a um reduzido horizonte. Em meio a esse cenário de escassez em minúsculos vilarejos sem destaque no mapa, uma experiência vem garantindo a crianças pobres desde os 5, 6 anos acesso ao ensino dado pelos melhores professores do país. O que parecia altamente improvável só foi possível com o uso da internet. As aulas são à distância.

Seguindo a regra chinesa dos números superlativos, o projeto, batizado de Hu+, chega hoje a 2 000 escolas de trinta províncias alcançando 1 milhão de estudantes – isso em dois anos. O sistema que leva a qualidade a essas regiões esquecidas é muito simples: as aulas são transmitidas via internet e apresentadas em telas de TV. Uma mesma lição é vista em várias escolas ao mesmo tempo. E assim as crianças passaram a estudar pela primeira vez inglês, artes, ciências – matérias que muitos professores da zona rural não estavam preparados para ensinar.

A primeira imagem que vem à mente ao pensar na garotada em frente à TV é de uma turma agitada, sem disciplina nem atenção, meio que recreio. Mas não. Os alunos ficam fascinados pela boa aula, até mesmo os mais novos, que participam ativamente. "Eles estão habituados à obter informações na TV e, mais do que isso, entendem desde cedo que têm uma oportunidade que seus pais ou avós não tiveram", diz o jovem bilionário chinês Arnold Fu, 38 anos, dono da maior empresa de educação online do mundo, a Hujiang — o idealizador da inciativa. Em Doha, no Catar, onde esteve recentemente para dar uma palestra sobre o programa no Wise, congresso que reúne educadores do mundo todo, acompanhava em tempo real no celular as aulas que estavam sendo transmitidas naquele instante em escolas rurais de seu país.

Arnold Fu, o criador bilionário: seu projeto já alcança 1 milhão de crianças//Uma revolução na China rural/Uma revolução na China rural/VEJA.com

O sucesso, medido pelo avanço dos alunos, não é obra apenas de uma aula na TV. Fu conseguiu atrair os grandes nomes da docência para o projeto: eles doam uma hora da semana, às vezes mais. Já são 10 000 os voluntários. Numa outra frente, eles treinam – também à distância – os professores desses lugarejos. Uma das lições é sobre o manuseio e as possibilidades do computador e da internet para a educação. Afinal, no tempo em que se dá a aula tradicional nessas escolas, com mestre e aluno frente a frente, são eles que conduzirão o aprendizado, fazendo uso da tecnologia. "Quando o professor não domina o básico neste campo, o dinheiro gasto em tecnologia será jogado fora", enfatiza Fu.

Se está dando certo na China, é de se esperar que tenha potencial para ganhar escala em qualquer outro lugar. Mas o programa não se move apenas pelo voluntariado – e quem quiser se inspirar nele deve prestar atenção aí. Na parte da infraestrutura, o governo chinês investiu em banda larga inclusive nas áreas mais distantes, condição fundamental para as aulas online. Também empresários se envolveram, doando equipamentos que permitem ao aluno continuar a estudar quando chega em casa, via tablets e celulares.

A incursão de Fu na educação se deu inicialmente pelo próprio tédio que a escola convencional lhe despertava. Formado em finanças e relações internacionais, achava que havia uma trilha mais divertida no mundo online. Hoje, atende 1,6 bilhão de alunos com sua plataforma paga, atraindo 100 000 novos usuários por dia. A esta plataforma, aliás, os alunos mais pobres da zona rural também têm acesso. Países africanos andaram procurando Fu para saber como implantar a ideia . Ele, por sua vez, quer se expandir pela vasta zona rural chinesa. As crianças, que ganham com isso uma janela para o futuro, agradecem.


Arquivado em:Educação

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Volkswagen negocia indenização de vítimas da ditadura no Brasil

Posted: 01 Dec 2017 08:55 AM PST

O grupo automobilístico alemão Volkswagen, através de sua filial brasileira, está em negociações para indenizar as vítimas da ditadura militar no Brasil, mas ainda não há uma decisão sobre a quantia, segundo disse nesta sexta-feira um porta-voz da montadora na Alemanha.

 

“A Volkswagen reconhece sua responsabilidade moral pelas injustiças ocorridas durante a ditadura militar no Brasil. A Volkswagen do Brasil negocia de forma construtiva com vítimas da ditadura e com o Ministério Público brasileiro”, afirmou. “Nas negociações com as autoridades se trata também uma compensação financeira, mas sobre a quantia de possíveis pagamentos não há ainda nenhuma decisão”, completou a fonte.

Um investigador independente averiguou a responsabilidade do consórcio automobilístico alemão durante a ditadura no Brasil, e os resultados de seu trabalho serão apresentados em meados de dezembro no Brasil com representantes de alta categoria do grupo Volkswagen.

No final de fevereiro de 2015 a Comissão da Verdade, que aborda os crimes contra os direitos humanos durante o regime militar, começou a investigar a Volkswagen e outras empresas por suas ligações com os repressores.

Vários ex-funcionários da Volkswagen denunciaram ter sido espionados por seus superiores da empresa alemã por ordem dos militares que governavam o país. Meios de comunicação alemães informaram este ano sobre suposta colaboração da Volkswagen do Brasil com a ditadura militar no país e também a respeito da investigação na procuradoria.


Arquivado em:Economia

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

‘Teotônio montou organização criminosa’, afirma procuradora

Posted: 01 Dec 2017 08:48 AM PST

A procuradora Renata Baptista afirma que o ex-governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho (PSDB) montou uma “organização criminosa”. O tucano foi alvo de mandado de busca e apreensão nesta quinta-feira, na Operação Caribdis, que investiga suposta fraude em licitação de 33 milhões de reais para obras do Canal do Sertão alagoano, entre 2009 e 2014.

Teotônio comandou o governo de Alagoas por dois mandatos (2007-2014), foi senador pelo estado por três mandatos consecutivos, presidente nacional do PSDB e presidente do Comitê Estadual do partido.

“Teotônio, na qualidade de governador do estado de Alagoas, exercia o comando da organização criminosa. Neste sentido, buscou, inicialmente, não só se cercar de familiares para intermediar as práticas delitivas, como também, e principalmente, nomear pessoas de sua inteira confiança para cargos estratégicos — no caso em análise, para a pasta de infraestrutura do Governo do Estado, a fim de possibilitar negociatas envolvendo os recursos públicos por ela administrados”, afirmou a procuradora ao pedir a prisão preventiva de Teotônio. A Justiça negou a custódia.

Renata Baptista anotou ainda que “depois de infiltrar seus comparsas na administração do estado, ratificou rotineiramente sua posição de comando, dividindo e dirigindo, por vezes direta, por vezes indiretamente, as atividades dos demais, bem como dando a palavra final sobre o destino dos acertos ilícitos, seja para chancelá-los, seja para rechaçá-los. Na condição de líder da organização criminosa, revelou-se ainda o maior beneficiário das quantias obtidas a título de propina”.

Além do ex-governador, são investigados o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Marco Antonio Fireman (ex-secretário Estadual de Infraestrutura de Alagoas), Fernando José Carvalho Nunes (ex-secretário Estadual Adjunto de Infraestrutura de Alagoas), Carlos Alberto Quintella Jucá (o Beto Jucá, ex-assessor especial de Teotônio) e Elias Brandão Vilela Neto (irmão do ex-governador).

“Ele (Teotônio Vilela Filho) montou com caráter estável e permanente uma organização criminosa composta pela cúpula da secretaria estadual de infraestrutura, que era braço direito dele, era um secretário que assumiu praticamente com ele, ficou todo o tempo com ele na gestão, que é o Marco Fireman”, afirmou a procuradora.

De acordo com ela, Elias Vilela era “o suposto homem forte” de Teotônio. “A função do assessor Beto Jucá era blindar a figura do ex-governador nesses momentos de cobrança de propina”, disse.

Renata Baptista declarou que houve direcionamento da licitação de dois lotes do Canal do Sertão alagoano e que as empresas fizeram o projeto básico. “Elas moldaram tudo desde da obra em si até as quantidades que desejavam de cada serviço, e isso gerou um superfaturamento nesses dois trechos da ordem de 70 milhões de reais, fora os demais trechos”, afirmou.

Fireman seria o “Fantasma” da planilha de propinas da Odebrecht, segundo revelou um dos executivos da empreiteira que fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF). O delator Alexandre Biselli citou Téo “Bobão”, como o ex-governador era identificado na contabilidade do famoso Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht.

Biselli contou que se reuniu com o então secretário de Infraestrutura do governo alagoano, Marco Antonio Fireman, em 2014, para ajustar os detalhes de repasses a Téo “Bobão”, que somaram quantia superior a 2 milhões de reais.

O delator disse que Téo ficou “uns vinte minutos fora” da reunião e, nessa hora, “Fantasma” o teria abordado sobre dinheiro para a campanha daquele ano. Ainda segundo Biselli, “Fantasma” ameaçou tirar o contrato da Odebrecht.

Defesa

Em nota, a assessoria de imprensa do ex-governador afirma que “Teotônio Vilela Filho tem consciência de que não praticou nenhum crime e que a verdade será restabelecida”. De acordo com o comunicado, Teotônio é “o maior interessado na elucidação dessas investigações” e que permanecerá à disposição das autoridades.

O Ministério da Saúde de Alagoas também se manifestou. “Os policiais estiveram no gabinete do secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Marco Fireman, então secretário de Infraestrutura do Estado. Não foram levados documentos ao final da busca e o secretário está à disposição da PF para prestar todos os esclarecimentos”, diz o texto.


Arquivado em:Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Brasil x Alemanha e Galvão animado: os memes do sorteio da Copa

Posted: 01 Dec 2017 08:39 AM PST

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018 aconteceu na tarde desta sexta-feira, em Moscou, na Rússia. Na fase de grupos, o Brasil enfrenta Suíça, Costa Rica e Sérvia. O assunto dominou as redes sociais – e já tem gente comemorando o grupo do Brasil, sofrendo pela possibilidade de a seleção enfrentar a Alemanha ou a Argentina mais adiante no campeonato ou simplesmente criticando o locutor Galvão Bueno, da Rede Globo, que está animadíssimo com a possibilidade do hexa. Confira abaixo algumas piadas que estão circulando na internet:


A possibilidade de o Brasil pegar a seleção da Alemanha mais adiante na competição já está aterrorizando a internet:


O pessoal também se empolgou com o grupo B, que tem Portugal e Espanha – todo mundo saiu lembrando as aulas de história:


Galvão Bueno, na Globo, deu um espetáculo à parte simulando – e se empolgando com – a possibilidade do Brasil ir para a final:


A animação com a Copa já começou:


Arquivado em:Placar

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Pelé vai a sorteio da Copa em cadeira de rodas

Posted: 01 Dec 2017 08:37 AM PST

Maradona dá um beijo em Pelé antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo da Rússia no Kremlin em Moscou(Fifa)
(Mladen Antonov)
Pelé durante o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, no palácio do Kremlin, na Rússia - 01/12/2017(Alexander Nemenov)
Pelé(SPUTNIK Alexey NIKOLSKY)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, no palácio do Kremlin, Rússia - 01/12/2017(Mladen ANTONOV)
(Mathias Hangst)

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2018, em Moscou, nesta sexta-feira, teve entre a plateia, formada por treinadores das seleções e ex-jogadores de futebol, a presença de Pelé, um dos convidados de honra da Fifa. Festejado nos bastidores do sorteio pelo presidente russo, Vladimir Putin, e até por seu eterno antagonista, o argentino Diego Maradona, o rei do futebol compareceu ao evento em uma cadeira de rodas. Aos 77 anos, Pelé tem enfrentado dificuldades de mobilidade e foi submetido a quatro cirurgias nos últimos dois anos.

Quando concedeu sua mais recente entrevista a VEJA, em fevereiro de 2017, Pelé caminhava com o auxílio de uma bengala. Ele relatou na ocasião que, com tantas cirurgias, ficava "um pouco abatido psicologicamente porque toda vez que começava a melhorar acontecia algo".

"Na primeira cirurgia nos quadris, disseram que eu ficaria no máximo três meses parado. Passaram-se vários meses e não melhorei. Resolvi fazer a revisão nos Estados Unidos, e falaram que em dois meses eu ficaria bem de novo. Quando estava melhorando, torci o joelho. Isso me deixou chateado, me abateu um pouco. Joguei trinta anos e nunca tive problema, afinal", contou Pelé, que, por causa desses problemas físicos, não pôde participar da cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

Em outubro de 2017, quando ainda se recuperava da última cirurgia no quadril, o ex-jogador do Santos e da seleção brasileira sentiu dores e cancelou sua participação no evento de lançamento do filme Pelé – O Nascimento de uma Lenda, que aborda a infância e o início da carreira dele até a vitória na Copa do Mundo de 1958, com apenas 17 anos.


Arquivado em:Placar

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Só 5% das urnas terão voto impresso em 2018, diz Gilmar

Posted: 01 Dec 2017 08:26 AM PST

Contrariando o projeto aprovado pelo Congresso Nacional em 2015, o ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), confirmou nesta sexta-feira que não haverá a adoção do voto impresso de forma integral nas eleições de 2018. Questionado sobre a informação antecipada pela jornalista Mônica Bergamo, no jornal Folha de S.Paulo, Mendes confirmou a impressão em apenas 30 000 urnas.

Na prática, o número representa apenas 5% das 600 000 urnas eletrônicas que serão utilizadas em 2018. “Estamos estimando em torno disso”, afirmou o presidente do TSE. Sobre a meta estabelecida pelo projeto do Congresso, Gilmar Mendes argumenta que é inalcançável para o ano que vem: “Não temos condições nem recursos”. “Vamos comunicar o Congresso”, concluiu.

Apresentada pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), pré-candidato à Presidência da República que, por vezes, questiona a inviolabilidade das urnas eletrônicas, a proposta fez parte da minirreforma eleitoral em 2015. Chegou a ser vetada pela então presidente Dilma Rousseff (PT), que alegou o alto custo — na ocasião estimado em 1,8 bilhão de reais —, mas foi confirmada pelos deputados.

Em nenhum momento, pela norma, o eleitor terá contato com seu voto impresso. Após a escolha de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente, quem votar em uma das novas urnas verá a impressão de um bilhete, automaticamente depositado em uma urna física para eventual auditoria posterior das eleições.

‘Fase das cavernas’

Na Justiça Eleitoral, o voto impresso, além de carro, vem sendo classificado como um retrocesso para o país. Em julho, o ministro Tarcísio Vieira, do TSE, criticou os gastos decorrentes da medida em um momento de crise econômica. “O país, destroçado economicamente, agora fica desperdiçando dinheiro com isso? É voltar para a fase das cavernas do ponto de vista eleitoral."

A volta do voto físico já foi testada em 2002, quando todas as seções eleitorais do Distrito Federal e de Sergipe tiveram a impressão. Relatório do Tribunal concluiu que a experiência "demonstrou vários inconvenientes", "nada agregou em termos de segurança ou transparência" e criou mais problemas. O TSE apontou que nas seções com voto impresso foram observados filas maiores e um maior porcentual de urnas com defeito.

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil, Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Copa 2018: Afinal, temos um grupo da morte?

Posted: 01 Dec 2017 08:20 AM PST

O sorteio que definiu os grupos para a Copa do Mundo da Rússia, realizado nesta sexta-feira no Kremlin, em Moscou, fugiu um pouco da tradição dos últimos Mundiais. Desta vez, não há uma chave que possa ser classificada abertamente como um grupo da morte.

Duas chaves podem ser consideradas um pouco mais complicadas. O Grupo B, que contará com Portugal, Espanha, Marrocos e Irã, e o Grupo F, com Alemanha, México, Suécia e Coréia do Sul.

Reveja como foi o sorteio da Copa do Mundo 2018

O caminho para portugueses e espanhóis avançarem na Copa 2018 pode ser atrapalhado por Marrocos, uma das boas seleções africanas classificadas. Ainda assim, não deve representar um obstáculo muito grande.

Já grupo que tem a Alemanha como cabeça de chave é um pouco mais difícil. A Suécia chega ao Mundial embalada por ter eliminado a Itália da repescagem da Europa, além de ter o México, que fez uma ótima campanha nas eliminatórias da Concacaf.

A história dos “grupos da morte”

O primeiro grupo da morte em Copas aconteceu em 2002. Argentina, Inglaterra, Nigéria e Suécia caíram no grupo F e disputavam duas vagas nas oitavas de final. A Argentina foi a melhor colocada nas Eliminatórias da América do Sul com um recorde de pontos conquistados e era uma das favoritas, mas acabou ficando de fora do mata-mata após perder para a Inglaterra por 1 a 0 e empatar em 1 a 1 com a Suécia no jogo derradeiro.

Em 2006, na Copa da Alemanha, a Argentina esteve novamente envolvida em um grupo da morte, junto com Holanda, Costa do Marfim e Sérvia e Montenegro. Os argentinos eram os atuais campeões olímpicos e tinham entre seus convocados um jovem chamado Lionel Messi. Arjen Robben e Didier Drogba eram os craques da Holanda e da Costa do Marfim, respectivamente, enquanto os sérvios e montenegrinos estreavam em Mundiais como uma nação foram a melhor defesa das Eliminatórias europeias com apenas um gol sofrido.Argentina e Holanda, que fizeram a final da Copa de 1978 se classificaram nesse grupo. 

Em 2010, a África do Sul recebeu a competição e viu França, México e Uruguai caírem na mesma chave. Os africanos eram comandados pelo tetracampeão Carlos Alberto Parreira e, apesar da festa nas arquibancadas ao som das vuvuzelas, acabou sendo a primeira seleção anfitriã eliminada na primeira fase. Os franceses, então vice-campeões mundiais, foram a decepção e também acabaram eliminadas precocemente. Uruguai e México se classificaram.

Na última Copa do Mundo, em 2014, tivemos dois grupos da morte. HolandaChile, Espanha e Austrália formaram o grupo B, enquanto Uruguai, Itália, Inglaterra e Costa Rica ficaram no grupo D. Em ambos, houve surpresas. A Espanha, então campeã do mundo, perdeu por 5 a 1 para a Holanda na reedição da final anterior e viu holandeses e chilenos se classificarem para o mata-mata.

Na outra chave, o patinho feio acabou se destacando. A Costa Rica desbancou os três campeões mundiais do grupo e ficou com a primeira colocação. Os uruguaios deixaram os dois europeus para trás e ficaram com a segunda vaga. Uruguai e Chile acabaram ficando pelo caminho ainda nas oitavas. A invicta Costa Rica foi eliminada pela Holanda nas quartas, após a disputa dos pênaltis. Já os holandeses acabaram superados pela Argentina nas semifinais e acabou com o terceiro lugar após vencer o Brasil por 3 a 0.

Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018(Kai Pfaffenbach)
Painel exibe os grupos sorteados para a Copa da Rússia(Kai Pfaffenbach)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, no palácio do Kremlin, Rússia - 01/12/2017(Kai Pfaffenbach)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018(Kirill KUDRYAVTSEV)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018(Lars Baron - FIFA)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018(Sergei FadeichevTASS)
Resultado final do sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018(@FIFAWorldCup)
Painel exibe os grupos sorteados para a Copa da Rússia(Kai Pfaffenbach)
Painel exibe os grupos sorteados para a Copa da Rússia(Kirill Kudryavtsev)
O ex-capitão da seleção brasileira Cafu durante sorteio dos grupos da Copa do Mundo no Kremlin em Moscou(Alexander Nemenov)
Nikita Simonyan tira o Brasil durante o sorteio da Copa do Mundo 2018(Kai Pfaffenbach)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, no palácio do Kremlin, Rússia - 01/12/2017(Alexander NEMENOV)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, no palácio do Kremlin, Rússia - 01/12/2017(Matthias HangstBongarts)
Diego Maradona e Cafu durante o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, no Palácio do Kremlin, na Rússia(Grigory Dukor)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, no palácio do Kremlin, Rússia - 01/12/2017(Grigory Dukor)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, no palácio do Kremlin, Rússia - 01/12/2017(Mladen ANTONOV)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, no palácio do Kremlin, Rússia - 01/12/2017(Alexander NEMENOV)
O presidente da FIFA, Gianni Infantino(Mladen ANTONOV)
Miroslav Klose entra no palco com o troféu durante o sorteio final da Copa do Mundo FIFA de 2018, na Rússia, no Palácio do Kremlin(Shaun Botterill)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, no palácio do Kremlin, Rússia - 01/12/2017(Yuri KADOBNOV)
(Matthias HangstBongarts)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018(Kirill KUDRYAVTSEV)
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, no palácio do Kremlin, Rússia(Matthias HangstBongarts)
Sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, no palácio do Kremlin, Rússia - 01/12/2017(Kai Pfaffenbach)
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante o sorteio dos grupos da Copa do Mundo 2018, no palácio do Kremlin, Rússia(Kai Pfaffenbach)
Okocha, Kanu, Ronaldo, Gordon Banks, Blanc, Cafu, Schmeichel, Matthäus, Cannavaro, Klose e Pelé(Fifa)
Bolinhas preparadas para o sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo da Rússia(Fifa)
Cadeiras com tabelas para o sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo da Rússia(Fifa)
Últimos preparativos antes do início do sorteio dos grupos da Copa do Mundo da Rússia(Fifa)
Últimos preparativos antes do início do sorteio dos grupos da Copa do Mundo da Rússia(Kai Pfaffenbach)
O ex-jogador camaronês Samuel Eto'o posa para foto na chegada para o evento de sorteio da Copa do Mundo no Kremlin em Moscou(Sergei Karpukhin)
O treinador da seleção alemã Joachim Low e Oliver Bierhoff posam para foto na chegada para o evento de sorteio da Copa do Mundo no Kremlin em Moscou(Sergei Karpukhin)
Ronaldinho Gaúcho chega para o sorteio da Copa do Mundo da Rússia(Fifa)
Diego Maradona fala com a mídia em sua chegada no Kremlin para o sorteio da Copa do Mundo 2018(Sergei Karpukhin)
Ronaldinho Gaúcho, Clarence Seedorf e Jay-Jay Okocha posam para foto na chegada para o evento de sorteio da Copa do Mundo no Kremlin em Moscou(Sergei Karpukhin)
Cafu, Laurent Blanc, Fabio Cannavaro e Carles Puyol(Fifa)

 


Arquivado em:Placar

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Saiba quem são as seleções do Grupo H

Posted: 01 Dec 2017 08:16 AM PST

Polônia
Europa
Foto: Andrew Halseid-Budd/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
8
MELHOR RESULTADO
3° lugar
(1974 e 1982)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2006
(eliminada na primeira fase)
DESTAQUE
Foto: Kacper Pempel/Reuters
Robert Lewandowski
Artilheiro do Bayern de Munique, o atacante marcou 16 gols e é também um dos artilheiros das Eliminatórias para a Copa
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
10 jogos, 8 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 28 gols pró, 14 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
12 jogos, 1 vitória, 2 empates e 9 derrotas – 19 gols marcados, 37 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
05/06/1934 – Brasil 6 x 5 Polônia (primeira fase)
06/07/1974 – Brasil 0 x 1 Polônia (disputa do 3° lugar)
21/06/1978 – Brasil 3 x 1 Polônia (segunda fase)
16/06/1986 – Brasil 4 x 0 Polônia (oitavas de final)
Senegal
África
Foto: Dan Mullan/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
2
MELHOR RESULTADO
Quartas de final
(2002)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2002
(Quartas de final)
DESTAQUE
Foto: Mike Hewitt/Getty Images
Sadio Mané
Atacante é um dos destaques do Liverpool, contratado em 2016 por 41,2 milhões de euros junto ao Southampton
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
8 jogos, 5 vitórias, 3 empates, 0 derrota, 15 gols pró, 5 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
Nunca se enfrentaram
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
Nunca se enfrentaram
Colômbia
América do Sul
Foto: David Ramos/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
6
MELHOR RESULTADO
Quartas de final
(2014)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada nas quartas de final)
DESTAQUE
Foto: David Ramos/Getty Images
James Rodríguez
Dono do gol mais bonito e artilheiro do último mundial, James Rodríguez comanda o meio de campo do time colombiano. Pertence ao Real Madrid, mas está emprestado ao Bayern de Munique
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
18 jogos, 7 vitórias, 6 empates, 5 derrotas, 21 gols pró, 19 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
31 jogos, 3 vitórias, 9 empates e 19 derrotas – 15 gols marcados, 62 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
04/07/2014 – Brasil 2 x 1 Colômbia (quartas de final)
Japão
Ásia
Foto: Clive Rose/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
6
MELHOR RESULTADO
Oitavas de final
(2002 e 2010)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada na primeira fase)
DESTAQUE
Foto: Kaz Photography/Getty Images
Shinki Kagawa
Meia do Borussia Dortmund, teve passagem também pelo Manchester United. É o jogador japonês de maior sucesso atualmente
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
18 jogos, 13 vitórias, 3 empates, 2 derrotas, 44 gols pró, 7 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
12 jogos, 0 vitória, 2 empates e 10 derrotas – 5 gols marcados, 34 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
22/06/2006 – Brasil 4 x 1 Japão (primeira fase)

Arquivado em:Esporte

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Saiba quem são as seleções do Grupo G

Posted: 01 Dec 2017 08:16 AM PST

Bélgica
Europa
Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
13
MELHOR RESULTADO
4° lugar
(1986)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada nas quartas de final)
DESTAQUE
Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Eden Hazard
Meia de muita qualidade, é destaque do Chelsea e camisa 10 da seleção belga, que vem com sua boa geração, mais experiente, para 2018
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
10 jogos, 9 vitórias, 1 empate, 0 derrota, 43 gols pró, 6 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
4 jogos, 1 vitória, 0 empate e 3 derrotas – 6 gols marcados, 10 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
17/06/2002 – Brasil 2 x 0 Bélgica (oitavas de final)
Panamá
América Central e do Norte
Foto: Rebecca Naden/Reuters
PARTICIPAÇÕES
1
MELHOR RESULTADO
estreante
(primeira participação)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
estreante
(primeira participação)
DESTAQUE
Foto: Divulgação
Román Torres
Zagueiro de 31 anos, fez o gol da classificação panamenha para a Copa do Mundo. Já jogou no futebol colombiano e desde 2015 joga na Major League Soccer dos EUA, pelo Seattle Sounders. Foi campeão em 2016
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
16 jogos, 6 vitórias, 5 empates, 5 derrotas, 16 gols pró, 15 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
4 jogos, 0 vitória, 0 empate e 4 derrotas – 0 gol marcado, 16 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
Nunca se enfrentaram
Tunísia
África
Foto: Zoubeir Souissi/Reuters
PARTICIPAÇÕES
5
MELHOR RESULTADO
Primeira fase
(1978, 1998, 2002 e 2006)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2006
(eliminada na primeira fase)
DESTAQUE
Foto: Khaled Desouki/AFP
Aymen Mathlouthi
Goleiro do Étoile du Sahel, um dos mais populares times tunisianos, Mathlouthi é também o capitão da seleção que volta à Copa após 12 anos
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
8 jogos, 6 vitórias, 2 empates, 0 derrotas, 15 gols pró, 6 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
1 jogo, 0 vitória, 0 empate e 1 derrota – 1 gol marcado, 4 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
Nunca se enfrentaram
Inglaterra
Europa
Foto: Carl Recine/Reuters
PARTICIPAÇÕES
15
MELHOR RESULTADO
Campeã
(1966)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada na primeira fase)
DESTAQUE
Foto: Clive Rose/Getty Images
Harry Kane
Artilheiro do Tottenham, transformou-se também em homem-gol da seleção inglesa. Marcou cinco gols nas Eliminatórias
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
10 jogos, 8 vitórias, 2 empates, 0 derrota, 18 gols pró, 3 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
26 jogos, 4 vitórias, 11 empates e 11 derrotas – 23 gols marcados, 34 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
11/06/1958 – Brasil 0 x 0 Inglaterra (primeira fase)
10/06/1962 – Brasil 3 x 1 Inglaterra (quartas de final)
07/06/1970 – Brasil 1 x 0 Inglaterra (primeira fase)
21/06/2002 – Brasil 2 x 1 Inglaterra (quartas de final)

Arquivado em:Esporte

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Saiba quem são as seleções do Grupo F

Posted: 01 Dec 2017 08:16 AM PST

Alemanha
Europa
Foto: Laurence Griffiths/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
19
MELHOR RESULTADO
Campeã
(1954, 1974, 1990 e 2014)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(campeã)
DESTAQUE
Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images
Manuel Neuer
Goleiro campeão do mundo em 2014, foi eleito o 3° melhor jogador do ano pela Fifa naquele ano. É titular também no Bayern de Munique
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
10 jogos, 10 vitórias, 0 empate, 0 derrota, 43 gols pró, 4 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
22 jogos, 5 vitórias, 5 empates e 12 derrotas – 31 gols marcados, 40 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
30/06/2002 – Brasil 2 x 0 Alemanha (final)
08/07/2014 – Brasil 1 x 7 Alemanha (semifinal)
México
América Central e do Norte
Foto: Adam Nurkiewicz/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
16
MELHOR RESULTADO
Quartas de final
(1970 e 1986)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada nas oitavas de final)
DESTAQUE
Foto: Divulgação
Juan Carlos Osório
Treinador da seleção mexicana desde 2015, tem passagem pelo São Paulo. Apesar de ter perdido pelo Chile por 7 a 0 na última Copa América, classificou o México com antecedência para Copa, ao contrário de 2014
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
16 jogos, 11 vitórias, 4 empates, 1 derrota, 29 gols pró, 8 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
40 jogos, 10 vitórias, 7 empates e 23 derrotas – 36 gols marcados, 73 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
24/06/1950 – Brasil 4 x 0 México (primeira fase)
16/06/1954 – Brasil 5 x 0 México (primeira fase)
30/05/1962 – Brasil 2 x 0 México (primeira fase)
17/06/2014 – Brasil 0 x 0 México (primeira fase)
Suécia
Europa
Foto: Catherine Ivill/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
12
MELHOR RESULTADO
Vice-campeã
(1958)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2006
(eliminada nas oitavas de final)
DESTAQUE
Foto: Catherine Ivill/Getty Images
Victor Lindelöf
Após se destacar no Benfica, o zagueiro de 1,87 metro foi contratado pelo Manchester United de José Mourinho e é titular absoluto da seleção sueca
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
12 jogos, 7 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, 27 gols pró, 9 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
15 jogos, 2 vitórias, 3 empates e 10 derrotas – 17 gols marcados, 35 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
19/06/1938 – Brasil 4 x 2 Suécia (disputa do 3° lugar)
09/07/1950 – Brasil 7 x 1 Suécia (fase final)
29/06/1958 – Brasil 5 x 2 Suécia (final)
03/06/1978 – Suécia 1 x 1 Brasil (primeira fase)
10/06/1990 – Brasil 2 x 1 Suécia (primeira fase)
28/06/1994 – Brasil 1 x 1 Suécia (primeira fase)
13/07/1994 – Brasil 1 x 0 Suécia (semifinal)
Coreia do Sul
Ásia
Foto: Chung Sung-Jun/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
10
MELHOR RESULTADO
4° lugar
(2002)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada na primeira fase)
DESTAQUE
Foto: Chung Sung-Jun/Getty Images
Heung-min Son
Contratado a peso de ouro pelo Tottenham (30 milhões de euros), é um dos melhores jogadores do setor ofensivo do time coreano
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
18 jogos, 12 vitórias, 3 empates, 3 derrotas, 38 gols pró, 10 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
5 jogos, 1 vitória, 0 empates e 4 derrotas – 4 gols marcados, 8 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
Nunca se enfrentaram

Arquivado em:Esporte

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Saiba quem são as seleções do Grupo D

Posted: 01 Dec 2017 08:15 AM PST

Argentina
América do Sul
Foto: Epsilon/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
17
MELHOR RESULTADO
Campeã
(1978 e 1986)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(vice-campeã)
DESTAQUE
Foto: Rodrigo Buendia/AFP
Lionel Messi
Cinco vezes melhor jogador do mundo, será uma das principais estrelas do Mundial. Com três gols seus diante do Equador, colocou a Argentina na Copa
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
18 jogos, 7 vitórias, 7 empates, 4 derrotas, 19 gols pró, 16 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
104 jogos, 38 vitórias, 26 empates e 40 derrotas – 160 gols marcados, 162 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
30/06/1974 – Brasil 2 x 1 Argentina (segunda fase)
18/06/1978 – Brasil 0 x 0 Argentina (segunda fase)
02/07/1982 – Brasil 3 x 1 Argentina (segunda fase)
24/06/1990 – Brasil 0 x 1 Argentina (oitavas de final)
Islândia
Europa
Foto: Francois Nel/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
1
MELHOR RESULTADO
estreante
(primeira participação)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
estreante
(primeira participação)
DESTAQUE
Foto: Mike Hewitt/Getty Images
Torcida
Torcida que deu espetáculo na última Eurocopa, apoiou a equipe nas partidas em Reykjavík e fora dela. Em casa, foram cinco vitórias em cinco partidas pelas Eliminatórias. É o menor país já classificado a uma Copa do Mundo, com 103 mil m² de área e pouco mais de 330 mil habitantes
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
10 jogos, 7 vitórias, 1 empate, 2 derrotas, 16 gols pró, 7 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
2 jogos, 0 vitória, 0 empate e 2 derrotas – 1 gol marcado, 9 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
Nunca se enfrentaram
Croácia
Europa
Foto: Srdjan Stevanovic/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
5
MELHOR RESULTADO
3° lugar
(1998)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada na fase de grupos)
DESTAQUE
Foto: Srdjan Stevanovic/Getty Images
Luka Modric
Titular do Real Madrid bicampeão europeu nas últimas temporadas, Modric é o organizador do meio de campo e capitão do bom time croata
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
12 jogos, 7 vitórias, 3 empates, 2 derrotas, 19 gols pró, 5 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
3 jogos, 0 vitória, 1 empate e 2 derrotas – 2 gols marcado, 5 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
13/06/2006 – Brasil 1 x 0 Croácia (primeira fase)
12/06/2006 – Brasil 3 x 1 Croácia (primeira fase)
Nigéria
África
Foto: Oleg Nikishin/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
6
MELHOR RESULTADO
Oitavas de final
(1994, 1998 e 2014)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada nas oitavas de final)
DESTAQUE
Foto: Divulgação
Victor Moses
Jogador do Chelsea desde 2012, com saídas para jogar pelo Liverpool, Stoke City e West Ham no período, o jogador é um dos maiores artilheiros da equipe, ao lado de Musa e Iheanacho
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
8 jogos, 5 vitórias, 3 empates, 0 derrota, 14 gols pró, 4 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
1 jogo, 0 vitória, 0 empate e 1 derrota – 0 gol marcado, 3 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
Nunca se enfrentaram

Arquivado em:Esporte

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Saiba quem são as seleções do Grupo E

Posted: 01 Dec 2017 08:15 AM PST

Brasil
América do Sul
Foto: Laurence Griffiths/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
21
MELHOR RESULTADO
Campeã
(1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(4ª colocada)
DESTAQUE
Foto: Pedro Martins/Mowa Press
Neymar
Jogador mais caro do mundo, é hoje o principal jogador do já rico elenco do PSG, após brilhar também pelo Barcelona
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
18 jogos, 12 vitórias, 5 empates, 1 derrota, 41 gols pró, 11 gols contra
Suíça
Europa
Foto: Alex Livesey/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
11
MELHOR RESULTADO
Quartas de final
(1934, 1938 e 1954)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada nas oitavas de final)
DESTAQUE
Foto: Alex Livesey/Getty Images
Xherdan Shaqiri
O experiente meia ainda é um dos destaques do time. Atualmente joga no Stoke City e ainda é um dos titulares do time suíço
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
12 jogos, 10 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 24 gols pró, 7 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
8 jogos, 2 vitórias, 3 empates e 3 derrotas – 8 gols marcados, 10 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
28/06/1950 – Brasil 2 x 2 Suíça (primeira fase)
Costa Rica
América Central e do Norte
Foto: Aitor Alcalde/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
5
MELHOR RESULTADO
Quartas de final
(2014)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada nas quartas de final)
DESTAQUE
Foto: Mike Lawrie/Getty Images
Kaylor Navas
Goleiro do Real Madrid desde 2014, conquistou duas Ligas dos Campeões com o time. Foi destaque da melhor campanha da história da Costa Rica, em 2014
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
16 jogos, 9 vitórias, 5 empates, 2 derrotas, 25 gols pró, 11 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
10 jogos, 1 vitória, 0 empate e 9 derrotas – 9 gols marcados, 32 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
16/06/1990 – Brasil 1 x 0 Costa Rica (primeira fase)
13/06/2002 – Brasil 5 x 2 Costa Rica (primeira fase)
Sérvia
Europa
Foto: Srdjan Stevanovic/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
12
MELHOR RESULTADO
4° lugar
(1930 e 1962)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2010
(eliminada na primeira fase)
DESTAQUE
Foto: Srdjan Stevanovic/Getty Images
Aleksandar Kolarov
Zagueiro e lateral-esquerdo, foi jogador do Manchester City em sete temporadas, conquistando dois Campeonatos Inglês. Hoje defende a Roma, na Itália
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
10 jogos, 6 vitórias, 3 empates, 1 derrota, 20 gols pró, 10 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
19 jogos, 2 vitórias, 7 empates e 10 derrotas – 23 gols marcados, 37 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
14/07/1930 – Brasil 1 x 2 Iugoslávia (primeira fase)
01/07/1950 – Brasil 2 x 0 Iugoslávia (primeira fase)
19/06/1954 – Brasil 1 x 1 Iugoslávia (primeira fase)
13/06/1974 – Brasil 0 x 0 Iugoslávia (primeira fase)

Arquivado em:Esporte

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Saiba quem são as seleções do Grupo C

Posted: 01 Dec 2017 08:15 AM PST

França
Europa
Foto: Mike Hewitt/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
15
MELHOR RESULTADO
Campeã
(1998)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada nas quartas de final)
DESTAQUE
Foto: Charles Platiau/Reuters
Antoine Griezmann
Artilheiro e melhor jogador da última Eurocopa, foi também eleito o terceiro melhor jogador do mundo pela Fifa em 2016
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
10 jogos, 7 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 18 gols pró, 6 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
16 jogos, 5 vitórias, 4 empates e 7 derrotas – 20 gols marcados, 27 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
24/06/1958 – Brasil 5 x 2 França (semifinal)
21/06/1986 – Brasil (3) 1 x 1 (4) França (quartas de final)
12/07/1998 – Brasil 0 x 3 França (final)
01/07/2006 – Brasil 0 x 1 França (quartas de final)
Austrália
Ásia
Foto: Steve Christo/Corbis/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
5
MELHOR RESULTADO
Oitavas de final
(2006)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada na primeira fase)
DESTAQUE
Foto: Brett Hemmings/Getty Images
Mile Jedinak
Volante que também joga como zagueiro do Aston Villa, foi o herói da classificação australiana ao marcar três gols contra Honduras na repescagem mundial. Com 1,89m de altura, é capitão e o homem das bolas paradas do time australiano
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
22 jogos, 14 vitórias, 6 empates, 2 derrotas, 51 gols pró, 18 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
8 jogos, 1 vitória, 1 empate e 6 derrotas – 1 gol marcado, 21 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
18/06/2006 – Brasil 2 x 0 Austrália (primeira fase)
Peru
América do Sul
Foto: Hannah Peters/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
5
MELHOR RESULTADO
Quartas de final
(1970 e 1978 )
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
1982
(eliminada na primeira fase)
DESTAQUE
Foto: Otto Greule Jr/Getty Images
Paolo Guerrero
Mesmo pego no doping após jogo contra a Argentina, é o grande craque do time e foi um dos principais responsáveis pela classificação peruana para a Copa
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
20 jogos, 8 vitórias, 6 empates, 6 derrotas, 29 gols pró, 26 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
43 jogos, 4 vitórias, 9 empates e 30 derrotas – 29 gols marcados, 90 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
14/06/1970 – Brasil 4 x 2 Peru (quartas de final)
14/06/1978 – Brasil 3 x 0 Peru (segunda fase)
Dinamarca
Europa
Foto: Catherine Ivill/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
5
MELHOR RESULTADO
Quartas de final
(1998)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2010
(eliminada na primeira fase)
DESTAQUE
Foto: Catherine Ivill/Getty Images
Christian Eriksen
Meia do Tottenham é o grande jogador dessa seleção. Apesar de ter apenas 25 anos, é um dos mais experientes do time e marcou três gols no jogo contra a Irlanda, que classificou os dinamarqueses para o Mundial. Foram onze gols em toda as Eliminatórias
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
12 jogos, 7 vitórias, 3 empates, 2 derrotas, 25 gols pró, 9 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
3 jogos, 1 vitória, 0 empate e 2 derrotas – 7 gols marcados, 6 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
03/07/1998 – Brasil 3 x 2 Dinamarca (quartas de final)

Arquivado em:Esporte

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Saiba quem são as seleções do Grupo B

Posted: 01 Dec 2017 08:14 AM PST

Portugal
Europa
Foto: Ian Walton/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
7
MELHOR RESULTADO
3° lugar
(1966)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada na primeira fase)
DESTAQUE
Foto: Buda Mendes/Getty Images
Cristiano Ronaldo
Cinco vezes eleito melhor jogador do mundo pela Fifa, foi vice-artilheiro das Eliminatórias, com 15 gols
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
10 jogos, 9 vitórias, 0 empate, 1 derrota, 32 gols pró, 4 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
20 jogos, 4 vitórias, 3 empates e 13 derrotas – 16 gols marcados, 39 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
19/07/1966 – Brasil 1 x 3 Portugal (primeira fase)
25/06/2010 – Brasil 0 x 0 Portugal (primeira fase)
Espanha
Europa
Foto: Epsilon/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
15
MELHOR RESULTADO
Campeã
(2010)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada na primeira fase)
DESTAQUE
Foto: Aitor Alcalde/Getty Images
Andrés Iniesta
Meia de muita qualidade, foi um dos principais nomes do título mundial espanhol em 2010, quando foi eleito pela Fifa o segundo melhor jogador do mundo. É titular no Barcelona
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
10 jogos, 9 vitórias, 1 empate, 0 derrota, 36 gols pró, 3 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
9 jogos, 2 vitórias, 2 empates e 5 derrotas – 8 gols marcados, 14 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
27/05/1934 – Brasil 1 x 3 Espanha (primeira fase)
13/07/1950 – Brasil 6 x 1 Espanha (fase final)
06/06/1962 – Brasil 2 x 1 Espanha (primeira fase)
07/06/1978 – Brasil 0 x 0 Espanha (primeira fase)
01/06/1986 – Brasil 1 x 0 Espanha (primeira fase)
Marrocos
África
Foto: Alessandro Sabattini/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
5
MELHOR RESULTADO
Oitavas de final
(1986)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
1998
(eliminada na primeira fase)
DESTAQUE
Foto: Steve Haag/Getty Images
Medhi Benatia
O time que sofreu apenas um gol em todas as Eliminatórias tem um zagueiro de peso no elenco. Benatia, com passagens por Roma e Bayern de Munique, hoje joga pela Juventus
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
8 jogos, 4 vitórias, 3 empates, 1 derrota, 13 gols pró, 1 gol contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
2 jogos, 0 vitória, 0 empate e 2 derrotas – 0 gol marcado, 5 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
16/06/1998 – Brasil 3 x 0 Marrocos (primeira fase)
Irã
Ásia
Foto: Amin M. Jamali/Getty Images
PARTICIPAÇÕES
5
MELHOR RESULTADO
Primeira fase
(1978, 1998, 2006 e 2014)
ÚLTIMA PARTICIPAÇÃO E RESULTADO
2014
(eliminada na primeira fase)
DESTAQUE
Foto: Divulgação
Sardar Azmoun
Artilheiro iraniano nas Eliminatórias, com onze gols, é jogador do Rubin Kazan, da Rússia
CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS
18 jogos, 12 vitórias, 6 empates, 0 derrotas, 36 gols pró, 5 gols contra
RETROSPECTO CONTRA O BRASIL
1 jogo, 0 vitória, 0 empate e 1 derrota – 0 gol marcado, 3 gols sofridos
JOGOS CONTRA O BRASIL EM COPAS
Nunca se enfrentaram

Arquivado em:Esporte

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now