USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 3 de dezembro de 2017

Notícias

Notícias


Grávida é baleada no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio

Posted: 03 Dec 2017 10:03 AM PST

Aos 19 anos e grávida, uma jovem foi de dezenove anos foi baleada na noite deste sábado (2) no complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Karolayne Nunes de Almeida Alves levou um tiro no peito e outro na barriga.

Ela foi levada para o hospital Miguel Couto, na Zona Sul, onde foi submetida à cirurgia e permanece internada em estado grave. Ainda não há informações sobre o período da gestação e o estado de saúde do bebê também não foi confirmado.

De acordo com o jornal comunitário “Voz das Comunidades”, a jovem foi atingida numa localidade conhecida como "Birosca", na Fazendinha, no interior do conjunto de favelas.


Arquivado em:Brasil

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Goleiro marca e frustra estreia de Gattuso no Milan

Posted: 03 Dec 2017 10:02 AM PST

As atenções estavam todas voltadas para o ex-jogador Gennaro Gattuso, que fazia sua estreia como técnico do Milan – clube pelo qual atuou por mais de dez anos. Tudo indicava que a vitória viria, mas o goleiro adversário Alberto Brignoli, do modesto Benevento, se transformou no grande herói deste domingo: conseguiu o primeiro ponto de sua equipe no Campeonato Italiano e estragou o que seria o primeiro triunfo de Gattuso no comando do Milan. Aos 50 minutos do segundo tempo, o arqueiro arriscou tudo, foi para a área em uma cobrança de falta e, de cabeça, selou o empate por 2 a 2 diante do adversário, em casa.

O resultado ficará marcado não só por ter sido definido por um improvável gol de goleiro em cima de um dos maiores clubes da Itália e do futebol mundial, mas também por representar o primeiro ponto do Benevento na história da primeira divisão italiana. Com a pior campanha da elite em todos os tempos, o pequeno time passou as primeiras 14 rodadas sem pontuar.

O empate, no entanto, não altera a situação do Benevento, agora com um ponto na lanterna. Mas tanto os jogadores como a torcida comemoraram ao fim do jogo como se fosse um título. Já o Milan segue seu calvário no Italiano e é o sétimo colocado, com 21 pontos. Gattuso fez sua estreia como técnico do Milan, substituindo Vincenzo Montella. Os outros gols do Milan foram marcados por Bonaventura e Kalinic. Puscas fez o primeiro do Benevento.

O técnico do Milan, Gennaro Gattuso, durante partida contra o enevento Calcio, válida pelo Campeonato Italiano - 03/12/2017

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira deixam prisão no Rio

Posted: 03 Dec 2017 09:21 AM PST

Dono e sócio de empresas de ônibus, Jacob Barata Filho e o ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor), Lélis Teixeira, deixaram a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro. O alvará de soltura foi recebido no fim da noite e por volta das 23h ambos deixaram a prisão, confirmou a Secretaria de Administração Penitenciária.

Os investigados foram beneficiados por decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira. A defesa de Barata elogiou a decisão do Supremo e afirmou que a determinação do ministro “comprova que o STF é o guardião maior das garantias individuais”.

Esta é a terceira vez que Gilmar manda soltar Barata. Em agosto, o ministro deu habeas corpus para o empresário, conhecido como “Rei do Ônibus”, derrubando decisões do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Criminal Federal do Rio e responsável pela 1ª instância da Operação Lava Jato.

Gilmar Mendes considerou que as ordens de prisão preventiva confrontavam habeas corpus que já havia sido deferido anteriormente, por ele mesmo, ao empresário.

“Tenho que a decisão do juízo de origem sugere o propósito de contornar a decisão do STF. Dado o contexto, é viável conceder ordem de ofício, suspendendo a execução de ambos os decretos de prisão em desfavor do paciente. Tenho que o contexto impõe a desconstituição da decisão que decretou a nova prisão preventiva. Ante o exposto, revogo a prisão preventiva decretada”, escreveu o ministro em sua decisão sobre Barata, praticamente repetindo o argumento na decisão sobre Lélis.

Barata e Lelis foram presos no dia 14 de novembro, na Operação Cadeia Velha, desdobramento da Lava Jato, que investiga o pagamento de propinas pelas empresas de transporte a políticos.

Os dois foram levados para a Cadeia Pública José Frederico Marques, onde também estão o ex-governador Sérgio Cabral e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, além de outros políticos e assessores do grupo político do PMDB fluminense.


Arquivado em:Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Sabrina Sato pega o buquê no casamento de Ticiane e César Tralli

Posted: 03 Dec 2017 09:18 AM PST

Sabrina Sato tirou a sorte grande ao pegar o buquê atirado por Ticiane Pinheiro, após a celebração de seu casamento com César Tralli, realizado na noite do último sábado 2, em Campos do Jordão, interior de São Paulo.

A apresentadora da Record TV ficou feliz com o momento e aproveitou para pressionar seu namorado, o ator Duda Nagle, sobre o pedido de casamento.

“Será que dou sorte agora do Duda me pedir em casamento?”, disse Sabrina à revista Vogue.

O youtuber Matheus Mazzafera fez um registro de Sabrina com o buquê e publicou em seu Instagram.

Sabrina Sato e Duda Nagle namoram desde o início de 2016 e já falaram por diversas vezes sobre casamento. A apresentadora, inclusive, já o cobrou publicamente sobre o pedido.

Alguns veículo chegaram a dar como certo o casamento para este ano, mas até agora os artistas não deram sinais de que a cerimônia esteja sendo planejada.

Clássicos da MPB marcaram a cerimônia de casamento da modelo e atriz Ticiane Pinheiro com o jornalista Cesar Tralli, neste sábado, em Campos do Jordão. O noivo entrou ao lado de sua mãe ao som de Pela Luz dos Olhos Teus, de Tom Jobim. Ele estava sorridente, mas contido, mais ou menos como se apresentasse o SPTV.  Era fachada. Logo se deixaria levar pela emoção.

Outro clássico da Bossa Nova embalou a entrada dos padrinhos. Puxada pela mãe da noiva, Helô Pinheiro, o desfile só poderia ter como trilha sonora Garota de Ipanema, de Tom e Vinícius. Já a criançada teve a companhia de Toquinho e sua Aquarela.

No momento mais esperado, Ticiane despontou nos acordes de Como É Grande o Meu Amor por Você, de Roberto Carlos.

Ao se encontrarem no altar, Tralli já havia perdido a pose e chorou bastante.


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Madrugada de segunda terá única superlua de 2017

Posted: 03 Dec 2017 08:39 AM PST

O fenômeno da superlua, quando o perigeu lunar (período de maior aproximação com a terra) coincide com a fase cheia do astro, proporcionando um espetáculo natural. O ápice da aproximação está previsto para ocorrer por volta das 6h45 da manhã, no horário de Brasília, quando a lua estará a “apenas” 357.492 quilômetros da terra, cerca de 7% a menos do que os 384.400 quilômetros habituais, segundo a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos.

Com a maior proximidade, o astro aparecerá de forma mais nítida e destacada no céu durante o período. Em noites mais claras, a superlua pode aparecer até 14% maior e 30% mais brilhante. A percepção vai variar de região para região e estará condicionada com fatores externos, como neblina e poluição.

Nenhuma superlua é igual nem ocorre de forma periódica. A que será vista nesta madrugada, primeira de uma sequência de três, será um pouco mais distante do que a que aconteceu em novembro de 2016, a maior em 70 anos. A Nasa explica que “como ‘superlua’ não é um termo astronômico oficial, não há uma definição de quão próximo do perigeu a lua cheia precisa estar para poder ser chamada de ‘super'”.

A agência americana sugere que a “superlua é uma grande oportunidade para professores pontuarem conceitos para conectar conceitos ensinados em classe com algo que os estudantes com certeza vão ouvir falar”. De qualquer forma, para aqueles que viverem em regiões de boas condições climáticas, será mais uma boa oportunidade para ver cenas quase tão bonitas como as que vimos em 2016.

Veja abaixo fotos da Superlua no ano passado:

(Shamil Zhumatov)
(Alkis Konstantinidis)
(David Mdzinarishvili)
(David W Cerny)
(Mohammed Albuhaisi)
(Sebastian Kahnert)
(Sam Yeh)
(Isaac Lawrence)
(Carlos Barria)
(Mohd Rasfan)
(Ted Aljibe)
(Yagiz Karahan)
(Jason Reed)
(ANTHONY WALLACE)
(GREG BAKER)
(Jason Reed)
(GREG BAKER)
(Jose Luis Gonzalez)
(Jason Reed)
(Diogo ZanattaFutura Press)

Arquivado em:Ciência

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Brasileiros acham Temer pior que Dilma, diz Datafolha

Posted: 03 Dec 2017 07:15 AM PST

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (3) aponta que cresceu para 62% o percentual de brasileiros que acham que o governo de Michel Temer (PMDB) é pior que o de sua antecessora, Dilma Rousseff (PT). Para efeito de comparação, um ano atrás, esse percentual era de 40%. Atualmente, só 13% dos ouvidos na pesquisa disseram que que Temer governa melhor do que a petista, enquanto em dezembro do ano passado esse número era 21%.

Já o índice de rejeição ao peemedebista permanece alto, embora tenha reduzido dois pontos em relação a setembro, dentro da margem de erro. Temer é rejeitado por 71%. Outros dados da pesquisa: 23% dos brasileiros acham o governo do atual presidente regular, contra 20% na pesquisa passada. Já os que o aprovam como ótimo ou bom seguem em inalterados 5%.

Diante da melhoria de alguns índices econômicos, como o desemprego e o PIB positivo de 0,1%, aliados do presidente chegam a cogitar uma candidatura à reeleição de Temer. Mas pessoas próximas a ele acham difícil ele resistir a uma possível delação de seu ex-aliado Gedeel Vieira Lima (PMDB), ex-ministro da Secretaria de Governo, preso na Papuda depois que deixou suas digitais nos 51 milhões de reais achados pela Polícia Federal em um bunker, em Salvador. O presidente chegou a publicar um vídeo em que destaca a melhora econômica e defende a reforma da Previdência, em tramitação no Congresso.

A pesquisa do Datafolha mostra ainda os seguintes percentuais de avaliação do governo Temer: Ruim/péssimo: 71%; regular: 23%; ótimo/bom: 5%; e não sabe: 1%

O Datafolha fez 2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa, segundo o jornal, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos percentuais, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.


Arquivado em:Brasil, Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Imagens da semana (27 de novembro a 01 de dezembro)

Posted: 03 Dec 2017 04:00 AM PST

Cão do exército levanta-se enquanto soldados fazem continência antes de se aposentarem em Suqian, província de Jiangsu, na China 28/11/2017(Stringer)
Maradona dá um beijo em Pelé antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo da Rússia no Kremlin em Moscou(Fifa)
Papa Francisco é ovacionado pelos fiéis em sua chegada para liderar uma missa na Catedral de St Mary, na cidade de Rangum, Mianmar - 30/11/2017(Osservatore Romano)
O Papa Francisco(Max Rossi)
Papa Francisco cumprimenta o presidente do comitê estadual Sanga Maha Nayaka, Bhaddanta Kumarabhivasma, durante uma reunião com o comitê budista em Myanmar - 29/11/2017(Max Rossi)
Príncipe Harry e sua noiva Meghan Markle, posam para foto no Sunken Garden no Palácio de Kensington, em Londres - 27/11/2017(Daniel Leal-Olivas)
Dia Mundial de Combate à Aids -01/12/2017(Stringer)
Um estudante exibe seu rosto e sua mão pintados com mensagens durante uma campanha de conscientização sobre o HIV, no Dia Mundial da AIDS em Chandigarh, na Índia - 01/12/2017(Ajay Verma)
Tori, um tigre siberiano de dois anos é fotografado em seu recinto no zoológico de Tbilisi, na Geórgia - 27/11/2017(Vano Shlamov)
O ex-comandante das forças bósnio-croatas na Guerra da Bósnia, Slobodan Praljak, afirma tomar veneno durante audiência no tribunal de crimes de guerra da ONU em Haia, na Holanda - 29/11/2017(YCTV)
O ditador norte-coreano Kim Jong-Un acompanha o lançamento do míssil balístico intercontinental Hwasong-15 que capaz de alcançar os Estados Unidos(KCNA)
Agricultores cuidam de suas colheitas enquanto o Monte Agung entra em erupção em Bali, na Indonésia - 27/11/2017(Nyimas Laula)
A silhueta de um homem carregando um guarda-chuva é vista através de uma janela molhada pela chuva na cidade de Colombo, no Sri Lanka - 01/12/2017(Dinuka Liyanawatte)
O empresário Joesley Batista(Evaristo Sá)
Soldado do exército passa por uma criança, durante operação na favela de Barbante no Rio de Janeiro, onde no início da semana traficantes destruíram um posto policial - 30/11/2017(Leo Correa)
rohingya em Bangladesh - 28/11/2017(Ed JONES)
Apoiadores da Super Aliança Nacional (NASA) do Quênia são fotografados ao lado de um veículo queimado em Embakasi, nos arredores de Nairobi, no Quênia - 28/11/2017(STR)
Palestina atualmente(Mohammed Abed)
Menino iemenita muçulmano com a palavra "Allah" em árabe pintada em seu rosto participa de uma manifestação na capital Sanaa em ocasião do aniversário do Profeta Maomé - 30/11/2017(Mohammed Huwais)
Homem atravessa um mural gigante retratando meninos correndo atrás de uma roda, em Dubai nos Emirados Árabes - 30/11/2017(Giuseppe Cacace)
Pessoas participam de uma cerimônia em homenagem às vítimas e sobreviventes do voo Lamia 2933 no primeiro aniversário do acidente de avião na Colômbia, que abalou o clube de futebol brasileiro Chapecoense, em Chapecó, Santa Catarina - 28/11/2017(Nelson Almeida)
SAO PAULO, BRAZIL - Players of Palmeiras celebrate their second goal during the match against Botafogo for the Brasileirao Series A 2017 at Allianz Parque Stadium on November 27, 2017 in Sao Paulo, Brazil. (Photo by Alexandre Schneider/Getty Images)(Alexandre Schneider)
Jogadores do Grêmio levantam a taça da Libertadores após vencerem o Lanús, na Argentina(Marcos Brindicci)

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Brasileiro em campanha pelo Oscar: ‘Me sinto numa turnê de rock’

Posted: 03 Dec 2017 03:34 AM PST

Tem brasileiro na temporada de premiações: Rodrigo Teixeira, dono da RT Features, é o produtor por trás de filmes como Me Chame pelo Seu Nome, de Luca Guadagnino, Patti Cake$, de Geremy Jasper, e A Ciambra, de Jonas Carpignano, que é coproduzido por Martin Scorsese. Os três longas estão indicados a um total de oito Independent Spirit, a principal premiação do cinema independente americano, cuja cerimônia acontece em Santa Monica, no sábado, 3 de março, um dia antes do Oscar. É a segunda vez que a RT Features participa do Independent Spirit. No início de 2017, A Bruxa, produzido pela companhia, levou dois troféus (longa de estreia e roteiro de estreia), numa festa dominada por Moonlight – Sob a Luz do Luar, que no dia seguinte levaria o Oscar de melhor filme.

"Eu adoro esse prêmio, a gente já tinha sido indicado antes, mas desta vez foi um batalhão, com três filmes que a gente trabalhou com tanto carinho e tanto suor", disse Rodrigo Teixeira em entrevista a VEJA. "É um dos momentos profissionais mais felizes da minha vida." Me Chame pelo Seu Nome, que dificilmente fica de fora da disputa pelo Oscar, tem seis indicações (filme, direção, montagem, fotografia, ator para Timothée Chalamet e ator coadjuvante para Armie Hammer), Patti Cake$ concorre como longa de estreia e A Ciambra, ao troféu de direção. O filme de Jonas Carpignano também é o candidato da Itália a uma vaga entre os candidatos a melhor produção em língua estrangeira no Oscar.

Para aumentar a confiança do brasileiro, a RT Features levou o prêmio de melhor filme no Gotham Independent Film Award no dia 27 de novembro, em Nova York, com Me Chame pelo Seu Nome. Outra cerimônia que tem se consagrado como termômetro do Oscar. Agora, Teixeira passa boa parte do seu tempo nos Estados Unidos, onde faz campanha por mais estatuetas. Confira abaixo a conversa:

 

Em que medida você participa das campanhas na temporada de premiações? Eu estou em campanha com eles. Estou em Nova York e Los Angeles em campanha. Me sinto numa turnê de rock.

Em que consiste essa campanha? Exibir o filme em várias pré-estreias, encontrar pessoas, fazer reuniões, atender jornalistas. É uma campanha de Oscar. É muita coisa, é cansativo, mas bem legal. E é só o começo, porque se houver sucesso em termos de indicações, tem muito trabalho até março. Muito. E é meio ficar fora. Passei mais tempo nos Estados Unidos neste semestre do que no Brasil.

Por que escolheu esses projetos especificamente para produzir? Sempre invisto em coisas que falam a meu coração, à minha cabeça e que eu tenho vontade de assistir no cinema. Assim que li o roteiro, automaticamente fiquei com vontade de tentar realizá-los no cinema.

Mas o que cada um deles tinha de especial? Patti Cake$ para mim era a história de um vira-lata que caminhava para o início de uma possível carreira de sucesso. Era uma história que sempre tive vontade de fazer e me chamou muito a atenção a forma como ele estava sendo concebido. Participei desde o começo, desde o desenvolvimento. Me Chame pelo Seu Nome é uma história de amor, e eu sempre quis fazer um filme lindo de história de amor. E acho que encontrei. É um dos filmes mais bonitos que eu já vi e eu fico muito feliz de ter sido produtor dele. A Ciambra é um trabalho diferenciado. Jonas Carpignano é um dos diretores com maior personalidade que eu já conheci. Quando ele me vendeu a ideia, topei na hora. Graças a Deus a gente conseguiu convencer o (Martin) Scorsese a ser parte disso, e a gente está aí colhendo os frutos.

Como foi trabalhar com o Scorsese? Nunca imaginei na minha infância que ia trabalhar com um cara que mexeu com minha cabeça como ele. É uma loucura.

Me Chame pelo Seu Nome deve ser indicado a muitos Oscars. O filme é uma história de amor entre dois rapazes, um de 17 e um de 24. Houve um princípio de polêmica por causa da questão da diferença de idade, por serem dois meninos. Acha que isso pode afetar? São jovens que se apaixonam. Não vejo nenhum tipo de problema em relação a isso. São dois jovens com uma proximidade de idade muito grande, isso acontece. Não é nada agressivo, nada complicado. Infelizmente o momento atual desse mundo é mais conservador, então às vezes se interpreta isso da forma errada. Mas eu não vejo nada disso, não. Não existe nenhum "buzz" negativo. O filme não é por aí. Acho um pouco vazia essa polêmica.

Quando você começou, imaginava chegar onde está? Desde garoto, tinha ambição de trabalhar com cinema nos Estados Unidos. Ambição, sempre tive. Mas isso é uma construção, e estou construindo ainda. A ideia é construir cada vez mais, é fazer com que esse tipo de coisa não mude o comportamento da companhia, mude o nosso comportamento, que a gente tente manter o pé no chão. E continuar construindo. Eu faço isso por amor.

Como está a produção de cinema no Brasil? O Brasil é um polo de audiovisual muito importante, que está no meio de um processo de crescimento. Existem recursos disponíveis hoje para que se produza no Brasil. Acho que o país está começando a pensar como indústria audiovisual fora da televisão. Há o amadurecimento artístico de muitos talentos. Estou muito otimista com o momento do audiovisual brasileiro artisticamente. Em termos de indústria, acho que a gente ainda tem muito a crescer.

Como foi seu começo nos Estados Unidos? Quando você vem para os Estados Unidos, a tendência é se deslumbrar muito rápido, por ter acesso a talentos que admira. Então o tombo chega rápido. Mas você volta à superfície, começa a remar e a entender como esse negócio funciona. E começa a jogar como eles. É como se tivesse feito uma pós-graduação aqui nesses últimos anos. Em termos de negócio, penso como americano. Artisticamente, eu sou brasileiro, moro no Brasil e consigo ter um senso crítico, na minha opinião, melhor do que vem sendo feito fora do Brasil. Isso me ajuda na hora de escolher os projetos.

Pensar com a cabeça de americano significa o quê? Ter uma lógica de mercado diferente. E uma outra coisa que eu faço é que eu estudo cinema todo dia. Produzir cinema não é só achar que você vai levantar o dinheiro e fazer o filme. Você tem de ler sobre cinema, ver muito filme, estudar como os filmes eram feitos no passado, encontrar possíveis referências para que você chegue rápido nas futuras tendências – acho que esse é o trabalho do produtor. Aproximar-se dos jovens, entender o que o jovem está buscando. Estou muito feliz porque esses três filmes falam muito com os jovens. Eu sou um cara de 40 anos, estou entrando na segunda parte da minha vida. Estou conseguindo me comunicar com o público jovem. É algo que me interessa profundamente.

Ser brasileiro influencia de que forma na hora de escolher seus projetos? Acho que influencia de diversas formas. Coisas que não me interessam enquanto espectador são talvez mais comuns para o americano. Estou procurando justamente aquilo que é diferente. E isso pode ter o lado bom e o lado ruim, porque o que você busca como diferente não é necessariamente o que o público e os críticos querem ver. Mas é um risco que eu acabo correndo e tenho sido bem-sucedido nesse quesito.

As plataformas digitais, como a Netflix, estão ganhando força. Como isso afeta o cinema que você faz? É um comprador novo. Acho que é preciso gerenciar a expectativa. Quando você vai vender para a Netflix, tem de saber que vai ser uma experiência diferente, não é a experiência de entrar na tela grande, exibir seu filme lá e ter uma reação com o público. É um outro tipo de tela, outro tipo de momento, o público é o mesmo, mas não está dentro de uma sala de cinema, e sim em casa. Cabe ao mercado, aos estúdios, à Netflix encontrar uma forma de coexistir. Se eles conseguirem chegar nesse lugar, eles vão coexistir de uma forma coerente e fazer com que esse mercado aconteça.

Os estúdios americanos não têm investido muito em coisas diferentes. Acha que essa busca pelo blockbuster acabou revitalizando novamente o cinema independente? O cinema independente hoje está num ótimo momento. Há muitos compradores. Mas dá para jogar nos dois ambientes. Acabei de fazer um filme de estúdio e adorei ter tido essa oportunidade. Foi incrível. Também gosto de ver filme de estúdio. Sou apaixonado por filme, independentemente de onde está vindo.

O filme de estúdio que você fez é o Ad Astra, de James Gray. Pode falar alguma coisa? Não muito. Está sendo preparado para o fim do ano que vem, dirigido pelo James Gray, com Brad Pitt, Tommy Lee Jones, Donald Sutherland e Ruth Negga. Acho que é um filme incrível e espero que ano que vem a gente tenha algo muito especial sendo lançado no cinema.

 


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

‘Good morning, America!’ A voz do Kremlin chega a Washington

Posted: 03 Dec 2017 01:00 AM PST

Good morning, America! Assim mesmo, em inglês, iniciou-se a primeira transmissão de uma emissora de rádio russa instalada bem na capital dos Estados Unidos. A quatro quarteirões da Casa Branca, a Sputnik transmite 24 horas diárias de programação desde julho passado. Entrevistas, reportagens e comentários são dirigidos ao público de Washington D.C. e de algumas áreas do Estado de Virgínia. Criada e financiada pelo governo de Vladimir Putin, a emissora é uma máquina de propaganda estatal coordenada do Krem­lin. "A regra é fazer os Estados Unidos parecer idiotas e idolatrar as realizações da Rússia", disse um ex-­funcionário a VEJA. Quem sintoniza o dial de seus aparelhos na frequência 105,5 escuta o que seus diretores definem como um cardápio alternativo de notícias. O patrão, Putin, é a estrela. Seus atos são exaltados no mais clássico estilo soviético.

Na semana passada, o noticiário destacou a ação do Kremlin para encontrar uma solução pacífica para a questão nuclear da Coreia do Norte, um dos maiores desafios do governo de Donald Trump. Os aliados sempre são mencionados com complacência, e as questões de Cuba e do Irã são tratadas com críticas às intervenções americanas. "Eles fazem pura propaganda. A intenção é causar danos à política americana, criando tensões sociopolíticas entre grupos rivais e sujando a reputação dos Estados Unidos no exterior", diz o historiador Stephen Blank, de Washington. Nada, a rigor, que o próprio governo americano já não tenha feito também.

A diferença substancial, agora, está na tentativa russa de ditar os rumos dos acontecimentos, espalhando rumores e manipulando as redes sociais. Suspeita-se que nos últimos dezessete meses os russos interferiram em pelo menos quatro importantes pleitos ao redor do mundo: o referendo do Brexit na Inglaterra, em junho de 2016; as eleições presidenciais nos Estados Unidos, em novembro do ano passado; as da França, em maio deste ano; e o plebiscito sobre a separação da Catalunha, em outubro. Metade dos perfis falsos criados nas redes sociais para favorecer os independentistas de Barcelona era de russos. Em todas essas incursões, os agentes de Putin disseminaram notícias falsas ou distorcidas para defender o desfecho que interessava ao Kremlin ou simplesmente para lançar dúvidas sobre a democracia ocidental.

Assine agora o site para ler na íntegra esta reportagem e tenha acesso a todas as edições de VEJA:

Ou adquira a edição desta semana para iOS e Android.
Aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Lava Jato coloca políticos na ‘lista negra’ dos bancos

Posted: 03 Dec 2017 01:00 AM PST

Graças ao foro privilegiado, os políticos envolvidos na Lava Jato se mantêm longe da cadeia, mas não escapam de enfrentar situações embaraçosas. A última delas tem afetado diretamente a vida financeira dos parlamentares. Alguns, depois de se tornar alvo de delações premiadas, passaram a encontrar dificuldades para operar ou abrir contas bancárias e também para obter empréstimos. Isso porque os bancos começaram a restringir suas respectivas carteiras de clientes especiais — "pessoas politicamente expostas", assim chamados os deputados, senadores, presidentes de partido e seus familiares. Com isso, os bancos aumentaram o rigor da fiscalização sobre os nomes citados na maior investigação de corrupção na história do país. Esse procedimento, inédito, tem incomodado.

Assine agora o site para ler na íntegra esta reportagem e tenha acesso a todas as edições de VEJA:

Ou adquira a edição desta semana para iOS e Android.
Aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

O inédito texto do autor de ‘Marília de Dirceu’

Posted: 03 Dec 2017 01:00 AM PST

O próprio imperador dom Pedro II estava na sessão do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1872, quando se anunciaram notícias da província de Minas. Assim informa a ata do encontro: "Uma caixinha forrada de veludo contendo os instrumentos cirúrgicos de que se serviu Tiradentes" havia sido encontrada por lá. Outra relíquia relacionada à Inconfidência Mineira fora descoberta. Diz a ata: "Um volume manuscrito, com todas as probabilidades, atribuído ao desditoso Gonzaga". O "desditoso" era o poeta português Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810), que fora extraditado para Moçambique em 1792, por ter partici­pado do movimento mineiro contra Portugal. No manuscrito mineiro, haveria um prólogo para a segunda parte de Marília de Dirceu, a coleção de poemas amorosos que fez a fama literária do poeta inconfidente. O manuscrito do poeta foi considerado naquela reunião como "precioso documento de nossa história e de nossa literatura" — mas, ao que parece, nunca foi editado. O tal prólogo não consta das primeiras edições de Marília de Dirceu, no fim do século XVIII, nem das inúmeras reedições dos séculos posteriores. Mas um museólogo carioca radicado em Portugal, Luiz Guilherme Machado, achou uma cópia desse documento perdido da história e da literatura do Brasil.

Assine agora o site para ler na íntegra esta reportagem e tenha acesso a todas as edições de VEJA:

Ou adquira a edição desta semana para iOS e Android.
Aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Ted Sarandos, da Netflix, diz quais são os planos para o Brasil

Posted: 03 Dec 2017 01:00 AM PST

Em 1997, quando foi criada, a Netflix era um serviço on-line de aluguel de DVDs nos Estados Unidos. Logo tomou a frente da revolução do streaming, conquistando 109 milhões de assinantes em 190 países. Também se tornou uma potência na produção de séries e filmes — potência que o cinema tradicional olha com desconfiança. Na empresa desde 2000, Ted Sarandos, 53 anos, hoje chefe de conteúdo, é o grande responsável pelas produções originais da Netflix, como The Crown e Stranger Things. Em rápida passagem pelo Brasil, Sarandos concedeu a seguinte entrevista a VEJA.

Constantemente, perguntam ao senhor sobre o futuro da TV. Já se cansou disso? Não. É bom ficar repensando o modelo da televisão. Para mim, o futuro continua sendo pôr o espectador em primeiro lugar. A Netflix se destacou por isso, ao deixar o público escolher como e a que assistir, e ao melhorar a qualidade da programação. Deixar uma pessoa assistir a todos os episódios de uma série de uma vez só não é o modelo ideal para um canal de TV, que precisa vender espaço publicitário e fazer o espectador voltar semanalmente no mesmo horário. Mas os espectadores querem ter o poder de decidir o que ver e quando ver.

Existem outras empresas seguindo o mesmo caminho. Como continuar na liderança? Sempre soubemos que esse seria um grande negócio, que outras empresas fariam isso, que a indústria evoluiria. Produzir programas originais de qualidade foi nossa resposta. Damos atenção à produção regional, como fazemos no Brasil.

Em algum momento a Netflix terá de se render à publicidade? Não. O modelo de assinaturas é o que acreditamos ser o correto. As pessoas fogem da publicidade. Por isso amam a Netflix.

O senhor divulgou que a Netflix vai gastar 7 bilhões de dólares na produção de conteúdo no ano que vem. Quanto desse orçamento será gasto em produções brasileiras? Não divulgamos valores por região, pois nosso negócio é global. O que é produzido no Brasil não é só para o Brasil, fica disponível para o mundo inteiro. É o caso da série 3%, que fez sucesso em diversos países que não são de língua portuguesa.

Mas qual a relevância do Brasil nesse negócio global? É um território muito importante para nós. Nosso primeiro programa original fora da língua inglesa foi no México (a série Club de Cuervos), e o segundo foi no Brasil (3%). Temos um planejamento específico para o país.

O que se prevê nesse planejamento? Acabamos de lançar O Matador, nosso primeiro filme local. Faremos outros. E mais quatro séries no próximo ano, com atores, filmagens e produtoras nacionais. Teremos a segunda temporada de 3%, e Coisa Mais Linda, uma série de época. E também a comédia Samantha e O Mecanismo, série de José Padilha, sobre a Lava-Jato — pela qual estou ansioso: já vi uma parte, e está bem forte. José Padilha foi nossa porta de entrada no Brasil — sou fã dele desde Tropa de Elite. Um ano antes de chegarmos ao país, agendei uma reu­nião com ele, que me deu uma aula de como as coisas funcionam aqui.

Assine agora o site para ler na íntegra esta reportagem e tenha acesso a todas as edições de VEJA:

Ou adquira a edição desta semana para iOS e Android.
Aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Neymar sofre a primeira derrota no PSG, para o Strasbourg

Posted: 02 Dec 2017 04:34 PM PST

O Paris Saint-Germain, até aqui invicto na temporada, sofreu sua primeira derrota neste sábado, na 16ª rodada do Campeonato Francês, ao ser superado por 2 a 1 pelo modesto Strasbourg, recém-promovido da segunda divisão. Contando o fim da última temporada, o PSG não perdia há 18 rodadas no Campeonato Francês.

A partida se desenhava como mais um passeio para o PSG, acostumado a encadear vitória atrás de vitória nesta temporada, mas o Strabourg estragou a festa parisiense rapidamente, abrindo o placar aos 13 minutos de jogo com o cabo-verdiano Nuno Da Costa.

Kylian Mbappé chegou a empatar a partida para o PSG aos 42 minutos, dando a impressão que o clube da capital seria capaz de endireitar seu rumo e buscar novo triunfo, mas Stephan Bahoken surpreendeu a todos ao marcar o gol da vitória do Strasbourg, finalizando um rápido contra-ataque com um forte chute, aos 20 do segundo tempo.

Neymar e Mbappé jogaram a partida inteira, enquanto o atacante uruguaio Edinson Cavani, poupado pelo técnico Unai Emery, entrou no jogo aos 30 minutos do segundo tempo, mas nada pôde fazer para ajudar o PSG.

Uma semana depois de mostrar sua força na Ligue 1 ao vencer o rival Monaco (2-1) e ampliar a vantagem para 10 pontos sobre o segundo colocado Olympique de Marselha, o PSG poderá ver seu principal perseguidor se aproximarem novamente. O Olympique encara no domingo o Montpellier (7º).

Lyon (3º) e Monaco (4º), ambos a 12 pontos do líder, também terão a chance de se aproximar do PSG, mas precisam vencer Caen (6º) no domingo e Angers (19º) neste sábado, respectivamente.

— Resultados da 16ª rodada do Campeonato Francês:

– Sexta-feira:

Dijon – Bordeaux 3 – 2

– Sábado:

Strasbourg – Paris SG 2 – 1

(17h00) Lille – Toulouse

Monaco – Angers

Nice – Metz

Rennes – Amiens

Troyes – Guingamp

– Domingo:

(12h00) Saint-Etienne – Nantes

(14h00) Caen – Lyon

(18h00) Montpellier – Olympique de Marselha

Classificação: Pts J V E D Gp Gc SG

1. Paris SG 41 16 13 2 1 48 12 36

2. Olympique de Marselha 31 15 9 4 2 31 18 13

3. Lyon 29 15 8 5 2 38 17 21

4. Monaco 29 15 9 2 4 36 16 20

5. Nantes 26 15 8 2 5 14 15 -1

6. Caen 23 15 7 2 6 10 14 -4

7. Montpellier 21 15 5 6 4 12 8 4

8. Rennes 21 15 6 3 6 19 19 0

9. Amiens 21 15 6 3 6 15 15 0

10. Dijon 21 16 6 3 7 24 27 -3

11. Bordeaux 20 16 5 5 6 22 23 -1

12. Saint-Etienne 19 15 5 4 6 16 23 -7

13. Troyes 18 15 5 3 7 16 20 -4

14. Strasbourg 18 16 4 6 6 19 27 -8

15. Nice 17 15 5 2 8 17 26 -9

16. Toulouse 16 15 4 4 7 14 22 -8

17. Guingamp 16 15 4 4 7 14 23 -9

18. Lille 15 15 4 3 8 14 23 -9

19. Angers 14 15 2 8 5 18 25 -7

20. Metz 4 15 1 1 13 5 29 -24


Arquivado em:Esporte

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

O sim corintiano de César Tralli a Ticiane Pinheiro

Posted: 02 Dec 2017 04:03 PM PST

Depois de cair em prantos ao ver a noiva, Ticiane Pinheiro, se aproximar do altar armado no salão do hotel Vila Inglesa, em Campos do Jordão, César Tralli se recompôs a tempo de fazer brincadeirinhas na hora do sim.

Diante de Ticiane, que fez um voto sério e romântico, agradecendo ao jornalista por ter “acreditado” no amor do casal e “lutado” por ele, e dizendo que o casal amadureceu no hiato por que passou, Tralli prometeu que cuidaria dela e da “Biscoito”.

O apelido é a forma como Tralli chama Rafa Justus, a filha da apresentadora com o publicitário Roberto Justus, seu primeiro marido. E também a maneira como Rafa, daminha que levou as alianças aos noivos, o chama. O apelido surgiu durante uma viagem a uma fazenda, em que havia um gato chamado biscoito.

“Agradeço do fundo do coração por você também ter acreditado. Pode ter certeza de que vou cuidar muito bem de você. De você e da Biscoito. Eu te amo, Biscoito. Gosto até mais de você”, disse, brincando, antes de soltar um “Vai, Corinthians”.

Instagram Photo

Instagram Photo

Instagram Photo

Instagram Photo

Instagram Photo

 

 

 


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Vazamento em tanque da Vale preocupa técnicos no Espírito Santo

Posted: 02 Dec 2017 04:01 PM PST

Na tarde desta sexta-feira, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), do Espírito Santo, identificou um vazamento de efluentes de um tanque da mineradora Vale no terminal de Praia Mole, na Grande Vitória. Os técnicos estão avaliando o impacto que o incidente pode ter no mar e na areia da praia, mas até o fim deste sábado a empresa ainda não havia contido as águas suspeitas.

O Iema soltou um comunicado hoje avisando que as amostras foram coletadas e enviadas ao laboratório para análise. O resultado pode demorar até até 15 dias para sair. Mesmo assim, por estudo preliminares e pela coloração avermelhada da água, os técnico imaginam que possa conter minério de ferro. A instituição também emitiu o auto de intimação, onde é exigido todo o monitoramento para que seja caracterizado o impacto e a composição desse efluente.

A mineradora pode ser punida com multa, caso os testes confirmem o prejuízo ao bioma local. Ela foi intimada para que promova adequações necessárias para que o vazamento não volte a acontecer. A empresa também terá que apresentar soluções para reparar o dano ambiental causado.


Arquivado em:Brasil

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Com rivais definidos, Tite projeta evolução do Brasil até a Copa

Posted: 02 Dec 2017 03:47 PM PST

Os primeiros adversários da Seleção Brasileira na busca pelo hexacampeonato serão Suíça, Costa Rica e Sérvia. O técnico Tite, ciente dos rivais que enfrentará na fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia 2018, projeta uma evolução da equipe nacional até o torneio.

“Devemos ter a real dimensão, as características da competição são muito importantes. Precisamos crescer no aspecto tático e fazer os ajustes físicos para chegar na melhor condição. Pela pressão e pelas expectativas, tem também o emocional”, afirmou o treinador.

Logo após o sorteio dos grupos, realizado no Kremlin durante a tarde de sexta-feira, Tite evitou entrar em detalhes sobre os adversários. E reiterou o foco em cuidar da preparação de sua equipe até a estreia na Copa do Mundo, no mês de junho.

“Vou desafiar, vou incentivar, vou fazer todo o trabalho possível para que possa crescer. Mas não sei quanto essa equipe pode crescer. Tenho 16 jogos na Seleção Brasileira. Isso é (equivalente a) quase que três meses de clube”, declarou o sucessor de Dunga no time nacional.

Cabeça de chave do Grupo E, o time comandado por Tite enfrenta a Suíça às 15 horas (de Brasília) do dia 17 de junho, em Rostov-on-Don. Às 9 horas de 22 de junho, o duelo é com a Costa Rica, em São Petersburgo. No último jogo da primeira fase, às 15 horas de 27 de junho, o Brasil pega a Sérvia, em Moscou.

Nos últimos amistosos já marcados antes da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira encara Rússia e Alemanha, em março. A convocação final deve ser anunciada por Tite durante a primeira quinzena de maio, com apresentação na Granja Comary na segunda quinzena.


Arquivado em:Esporte

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Os candidatos com menor intenção de voto no novo Datafolha

Posted: 02 Dec 2017 03:02 PM PST

Enquanto não estão confirmados os nomes que concorrerão à Presidência da República em 2018, os institutos de pesquisa simulam cenários com diversos nomes. Alguns, porém, já mostram ter pouca chance de chegar lá. É o caso de Paulo Rabello de Castro (PSC), Guilherme Boulos (sem partido), João Amoêdo (Novo) e o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), que não passam de 2% das intenções de voto.

Meirelles, que já declarou sua pretensão de concorrer à cadeira principal do país, tem 1% dos votos em dois cenários: no quadro com Lula, Jair Bolsonaro, Marina Silva, Geraldo Alckmin, Ciro Gomes e Michel Temer e na corrida com apenas Lula, Bolsonaro, Alckmin e Ciro, sem Marina e sem Temer.

Ele alcança 2% no cenário sem Lula, em que Bolsonaro lidera, seguido de Ciro Gomes, Alckmin e Alvaro Dias, ex-tucano, hoje no Podemos.

Paulo Rabello de Castro, que seria uma opção do PSC no caso de Bolsonaro não concorrer, também tem 1% da intenção de voto em quase todos os cenários – sete dos oito em que é listado. E apenas em um cenário sem Lula e sem Marina ele chega a 2%.

Já João Amoêdo (Partido Novo) e o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos, cortejado pelo PSOL, não passam de 1% em nenhum dos cenários de que participam.

O levantamento ouviu 2.765 pessoas nos dias 29 e 30 de novembro, em 192 cidades do país e tem margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo.


Arquivado em:Brasil

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Novo Datafolha: e se Joaquim Barbosa fosse candidato?

Posted: 02 Dec 2017 02:13 PM PST

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa é presidenciável – ao menos, na nova pesquisa Datafolha. O levantamento, divulgado neste sábado, aventa a possibilidade de Barbosa concorrer à cadeira hoje ocupada por Michel Temer em três diferentes cenários.

No primeiro quadro, com Lula (PT), Jair Bolsonaro (PSC), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) na disputa, Barbosa é apenas o sexto colocado, com 5% das intenções de voto. Lula, o líder, tem 34% das intenções de voto, o dobro de Bolsonaro (17%) e 25 pontos percentuais a mais que sua ex-ministra do Meio Ambiente, que figura com 9%. Alckmin e Ciro estão empatados com 6%.

Depois de Barbosa, ainda aparecem, nesse quadro, Alvaro Dias (Podemos) com 3%, Manuela D’Ávila (PCdoB), com 1%, Temer (PMDB), o presidente impopular, com 1%, e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), e Paulo Rabello de Castro (PSC) com 1%. Ao todo, 2% não sabem responder e 12% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.

No segundo cenário, sem Marina Silva, que só confirmou sua pré-candidatura neste sábado, horas antes da divulgação da pesquisa, Joaquim Barbosa sobe um ponto e vai a 6%. Lula é novamente o líder, com 37%, contra 18% de Bolsonaro, 8% de Alckmin e 7% de Ciro Gomes.

Depois, vêm Alvaro Dias (Podemos), com 4%, Manuela D'Ávila (PCdoB) com 1%, Boulos (Sem Partido) surge com 1%, Paulo Rabello de Castro (PSC), com 1%, 3% não sabem em que votar e 14% declaram voto em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.

O terceiro e último cenário é o mais favorável a Barbosa. Nesse quadro, que exclui Lula da disputa, o ex-ministro do STF chega a 8% das intenções de voto. Bolsonaro tem 21%, Ciro Gomes figura com 12% e Alckmin com 11%.

Em seguida, vêm o ex-tucano Alvaro Dias (6%), Fernando Haddad (3%), Manuela D'Ávila (2%), Paulo Rabello de Castro (1%), Guilherme Boulos (1%), João Amoêdo (1%), em branco/nulo/nenhum (28%), não sabe (4%).

O levantamento ouviu 2.765 pessoas nos dias 29 e 30 de novembro, em 192 cidades do país e tem margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo.


Arquivado em:Brasil

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Conheça a trilha sonora do casamento de Ticiane e Tralli

Posted: 02 Dec 2017 02:11 PM PST

Clássicos da MPB marcaram a cerimônia de casamento da modelo e atriz Ticiane Pinheiro com o jornalista Cesar Tralli, neste sábado, em Campos do Jordão. O noivo entrou ao lado de sua mãe ao som de Pela Luz dos Olhos Teus, de Tom Jobim. Ele estava sorridente, mas contido, mais ou menos como se apresentasse o SPTV. Era fachada. Logo se deixaria levar pela emoção.

Outro clássico da Bossa Nova embalou a entrada dos padrinhos. Puxada pela mãe da noiva, Helô Pinheiro, o desfile só poderia ter como trilha sonora Garota de Ipanema, de Tom e Vinícius. Já a criançada teve a companhia de Toquinho e sua Aquarela. No momento mais esperado, Ticiane despontou nos acordes de Como É Grande o Meu Amor por Você, de Roberto Carlos. Ao se encontrarem no altar, Tralli já havia perdido a pose e chorou bastante.

Já as alianças foram levadas pela filha da apresentadora com Roberto Justus, Rafa, ao som de Trem Bala, de Ana Vilela.

Instagram Photo

 

 

César Tralli(César Tralli)
César Tralli(César Tralli)
Casamento de Ticiane Pinheiro e César Tralli - 02/12/2017(César Tralli)
Roberto Jesus e Ana Paula Siebert, no casamento de Ticiane Pinheiro e César Tralli(Instagram)
Roberto Justus e Ana Paula Siebert chegam ao Hotel Vila Inglesa, na cidade de Campos do Jordão (SP), onde será realizado o casamento de Ticiane Pinheiro e César Tralli - 02/12/2017(Francisco Cepeda)
Os apresentadores Rodrigo Faro e Vera Viel chegam ao Hotel Vila Inglesa, na cidade de Campos do Jordão (SP), onde será realizado o casamento de Ticiane Pinheiro e César Tralli - 02/12/2017(Francisco Cepeda)
Movimentação em frente ao Hotel Vila Inglesa, na cidade de Campos do Jordão (SP), onde será realizado o casamento de Ticiane Pinheiro e César Tralli - 02/12/2017(Francisco Cepeda)

Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Justus, o ex, é todo sorrisos no casamento de Ticiane e Tralli

Posted: 02 Dec 2017 01:31 PM PST

Neste sábado, o empresário e apresentador Roberto Justus compareceu ao casamento de sua ex-mulher, a atriz e modelo Ticiane Pinheiro, com o jornalista Cesar Tralli. Acompanhado da atual esposa, Ana Paula Siebert, ele soltou o sorriso nas fotos de outros convidados e até publicou uma foto no seu Instagram usando a hashtag #ticiecesarvãocasar. Rafa Justus, a filha de dele com Ticiane, será a daminha de honra.

Veja as fotos do Instagram de Justus e do apresentador Cesar Filho, também convidado.

Instagram Photo

Instagram Photo


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now