USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Notícias

Notícias


Irmã de Day McCarthy elogia família de Titi: ‘História linda’

Posted: 30 Nov 2017 10:22 AM PST

Mayare Andrade, irmã de Day McCarthy, brasileira que chamou atenção recentemente ao fazer comentários extremamente ofensivos e racistas sobre Titi, filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, posicionou-se novamente a respeito do ocorrido.

Ela compartilhou um vídeo que mostra a história da família que foi alvo das ofensas de Day, acompanhado pela legenda: “História linda!”. Ao longo da semana, Mayare usou o Facebook para criticar Day. “Parem de fazer comparações”, diz. “Somos irmãs sim, mas com personalidades e opiniões totalmente diferentes.”

No vídeo, Ewbank fala sobre o primeiro momento em que encontrou Titi, como deu a notícia de que havia encontrado sua filha para Bruno e a diferença que a pequena faz em sua vida.


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Clientes reclamam que aplicativo do Bradesco apresenta lentidão

Posted: 30 Nov 2017 10:22 AM PST

Desde a amanhã desta quinta-feira, o sistema de internet banking do Bradesco está fora do ar ou apresentando lentidão, segundo reclamações dos clientes.

Usuários têm se queixado nas redes sociais que o banco não emitiu nenhuma nota ou comunicado sobre a falha, que atinge tanto o acesso por celular quanto pelo computador.

Em resposta à Veja, o Bradesco informou que o sistema do Mobile Banking está apresentando lentidão em alguns acessos. “Equipes do banco estão atuando para normalizar o mais breve possível". Entretanto, não foi relevada a causa nem a previsão para correção do problema.

 


Arquivado em:Economia

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Oito dúvidas sobre Jesus Cristo já respondidas pela ciência

Posted: 30 Nov 2017 09:36 AM PST

A existência de Jesus Cristo não é uma questão de fé, mas de ciência. Ao menos é o que diz a maioria dos historiadores, que considera um consenso que a figura central do cristianismo, de fato, existiu em carne e osso. A questão é que o personagem histórico estudado pelos acadêmicos difere em vários aspectos daquele retratado pela Bíblia e outros registros. Para começar, não existe nenhuma prova de que Jesus nasceu em 25 de dezembro, data em que comemoramos o Natal – o dia foi escolhido pela igreja para coincidir com uma festa pagã já existente, que celebrava o nascimento de Mitra, o deus do Sol.

Além disso, os historiadores já sabem que aquela imagem de um Jesus branco de olhos azuis e feições europeias, provavelmente, não é verdade. Isso porque ele nasceu na Galileia, uma região que fica ao norte de Israel – e é muito mais provável que ele tenha traços parecidos com a população local (moreno, com cabelos curtos e cacheados) do que com as pessoas que vivem em outro continente.

Mas a aparência e a data de nascimento do Jesus histórico são apenas algumas das dúvidas que que intrigam os pesquisadores. Abaixo, confira oito perguntas e respostas que a ciência já conseguiu responder.

<br>A maior parte dos historiadores concorda que nenhum dos evangelistas foi testemunha ocular da vida de Jesus. Os Evangelhos, na verdade, faziam parte de uma grande variedade de textos que circulavam nos primeiros séculos depois de Cristo e representavam o que algumas das comunidades cristãs pensavam (os Evangelhos que foram deixados de lado pela tradição católica se tornaram conhecidos como apócrifos). <br> <br> <br>Os textos têm autoria anônima, e os pesquisadores possuem poucas informações sobre sua exata origem geográfica. O que se sabe é que eles foram criados a partir de relatos, memórias, tradições e textos mais antigos, que circulavam entre as primeiras comunidades cristãs. Eles teriam sido escritos entre o ano 60 e o 120, e só no século II é que seus autores foram atribuídos — o primeiro Evangelho a Marcos, e o último a João. <br> <br> <br>Com o passar dos séculos — e com a ortodoxia cristã tendo relações cada vez mais próximas ao Império Romano — surgiu a preocupação de delimitar exatamente quais os textos que guardavam a memória verdadeira sobre Jesus. Por volta do século IV, depois de sérias disputas teológicas, a Igreja finalmente escolheu quais haviam sido inspirados por Deus — criando o cânone do Novo Testamento. "Decidiu-se assim quais textos seria destruídos e quais preservados, e quais tradições cristãs seriam perseguidas e quais aceitas pela Igreja", diz André Chevitarese, professor do Instituto de História da UFRJ e autor dos livros "Jesus Histórico - Uma Brevíssima Introdução" e "Cristianismos: Questões e Debates Metodológicos" (Editora Kline), em entrevista ao site de VEJA. <br> <br> <br>Dentre os textos do Novo Testamento, aqueles que os historiadores atribuem, de fato, a alguém que conviveu com Jesus são as encíclicas escritas por Paulo — pelo menos sete delas teriam sido ditadas pelo apóstolo. "Na forma como o Novo Testamento está organizado, os quatro Evangelhos aparecem antes dos textos de Paulo. No entanto, as encíclicas foram escritas primeiro. O pesquisador tem de começar a ler por elas — assim fica mais fácil entender a evolução das primeiras comunidades cristãs." <br>(VEJA.com)
<br>A família de Jesus é citada em diversos pontos das escrituras, de Maria e José até seus irmãos e primos. No Evangelho de Marcos, o primeiro a ser escrito, seus parentes são mostrados de forma bastante distanciada. Em certo momento, eles tratam Jesus como maníaco, afirmando que suas atividades como pregador só poderiam ser fruto da loucura. Jesus se afasta, e passa a defender uma nova percepção de família, formada por aqueles que estão juntos dele, fazendo a vontade de Deus. <br> <br> <br>Nos outros Evangelhos, no entanto, a família é mostrada como sendo muito mais próxima do movimento de Jesus — com destaque especial para a figura de Maria, presente em momentos-chave da história. Em Atos dos Apóstolos, o livro bíblico que narra o que acontece com os discípulos após a ressurreição, a família recebe ainda mais destaque: os parentes de Cristo estão entre os principais pregadores da nova religião cristã que passa a ser construída. Dessa vez, o destaque fica para Tiago, irmão de Jesus e um dos principais líderes do cristianismo primitivo. <br> <br> <br>"Do primeiro texto, em que a família vê Jesus como um louco, ao último, onde são eles que levam adiante o cristianismo, parece haver uma contradição — mas não necessariamente. Pode ser que, com o passar do tempo, a família tenha se reaproximado de Jesus, e tomado seu lugar na Igreja", diz André Chevitarese. <br> <br> <br>A citação bíblica aos irmãos de Jesus é alvo de grandes discussões entre acadêmicos e teólogos, pois pode afrontar uma das principais crenças da igreja católica: a da virgindade de Maria. Ao longo dos séculos, os teólogos católicos esboçaram possíveis explicações para isso. Uma delas diz que eles seriam, na verdade, meios-irmãos de Jesus, filhos de um primeiro casamento de José. Outra explicação afirma que o termo grego utilizado no texto bíblico original pode significar tanto primo quanto irmão, e teria havido uma confusão nas traduções. <br> <br> <br>Essa segunda interpretação também pode estar correta. "A noção de família que se apresenta no contexto do século I mediterrâneo é muito diferente da atual. Ela é uma família extensiva, onde todos os parentes orbitam em torno de uma figura masculina mais velha. Nesse ambiente, o primo pode, sim, ser um irmão." <br>(Reprodução)
<br>Assim como Jesus, João Batista é um personagem histórico. Segundo diversas fontes da época, ele era um importante pregador judeu que viveu na Galileia durante o século I. O tipo de movimento messiânico comandado por João e Jesus era bastante comum na época. Esmagados pelo Império Romano, os camponeses judeus eram levados a esperar pela intervenção de um salvador que fosse mudar os rumos da história. O historiador judeu Flávio Josefo cita dezenas de candidatos a messias em seus textos. <br> <br> <br>Segundo as fontes históricas, o movimento liderado por João Batista chegou a ser, por certo tempo, mais importante que o de Jesus. "O número de páginas que Josefo dedica a Batista é muito maior do que o dedicado a Jesus. O historiador narra como Herodes reconhece sua força e manda matá-lo. Isso mostra que era Batista quem realmente desafiava Roma em sua época", diz André Chevitarese. <br> <br> <br>Na verdade, segundo os historiadores, Jesus pode ter sido um discípulo de João Batista — teria sido com ele que aprendeu a batizar, exorcizar e a desafiar as autoridades romanas. Acontece que, em algum momento, discípulo e mestre romperam. "As ideias dos dois eram muito diferentes. Enquanto João acreditava em preparar o caminho para um personagem divino intervir na história, Jesus dizia que essa personagem já veio, e era ele mesmo", diz o pesquisador. <br> <br> <br>Os próprios Evangelhos podem servir para mostrar o quanto João Batista era importante em seu tempo histórico. Segundo os pesquisadores, a necessidade que os evangelistas demonstram ter de citá-lo em seus textos se deve ao fato de sua memória ainda continuar forte no século I. Assim, os autores precisam mostrar que esse personagem, que até então permanecia independente do cristianismo, poderia ser amarrado à sua própria teologia. "Os cristãos tiveram a necessidade de mostrar que João Batista enxergou em Jesus o Messias. Assim, eles conseguiram demonstrar ainda mais o valor de Jesus." <br>(Hulton ArchiveGetty Images)
<br>Jesus demonstra saber ler em dois momentos da Bíblia. O primeiro deles acontece no Evangelho de Lucas, quando ele entra em uma sinagoga na cidade de Nazaré e começa a ler textos escritos pelo profeta Isaías. O segundo é mostrado no Evangelho de João, onde Jesus aparece escrevendo. Logo depois de intervir no apedrejamento de uma mulher — usando o conhecido desafio de "quem nunca tiver pecado que atire a primeira pedra" — ele se abaixa e começa a escrever no chão. <br> <br> <br>O problema é que ambos os trechos apresentam problemas. Não existe nenhum indício de sinagoga em Nazaré e, mais importante, o verbo grego para ler é o mesmo para memorizar — Jesus poderia simplesmente ter decorado a passagem de Isaías. Ao mesmo tempo, o trecho tirado do Evangelho de João (capitulo 8, versículo 8) é bastante discutido entre os pesquisadores. Muitos deles vêm a passagem como uma alteração tardia feita à Bíblia, adicionada já no século V. <br> <br> <br>A verdade é que as estimativas dos historiadores mostram que entre 95% e 98% da população que vivia naquela região do mediterrâneo era analfabeta. Seria natural que Jesus, um camponês pobre que nasceu e nunca saiu daquele ambiente, estivesse dentro dessa estatística. <br> <br> <br>"Na verdade, o maior incômodo com o fato de Jesus ser analfabeto vem do mundo contemporâneo. Hoje, se assume que uma liderança — politica, religiosa ou econômica — precisa ter feito até faculdade, quanto mais saber ler. Mas essa não era uma demanda dos discípulos." <br>(Reprodução)
<br>"Jesus nasceu judeu, viveu judeu, e morreu judeu", responde André Cheviterese. Foi só nos séculos seguintes à sua morte que a Igreja começou a se distanciar do judaísmo e a se aproximar do Império Romano. Nesse processo, a teologia cristã vai se tornando cada vez mais arredia aos judeus, resvalando até no antissemitismo — o que transparece nos Evangelhos, principalmente no de João. <br> <br> <br>"Acho que a base para se entender isso está na tensão que é criada entre a comunidade cristã joanina [que se pretendia seguidora do apóstolo João] e a religião judaica. A partir da década de 80 do século I, seu proselitismo se torna tão agressivo que eles são expulsos das sinagogas. A partir daí, se tornam muitos hostis", diz o pesquisador. <br> <br> <br>Assim, no Evangelho de João (capítulo 8, versículo 44), Jesus se refere aos judeus como Filhos do Diabo, adoradores de um Deus homicida e mentiroso. Do mesmo modo, a narração deixa de mostrar Jesus sendo morto de forma sumária pelos romanos. Segundo os textos, ele é assassinado a pedido dos judeus — Pôncio Pilatos até lava as mãos. <br> <br> <br>"Essas passagens não deixaram de ser repercutidas desde então, e foram usadas, inclusive, para perseguir os judeus. Por sorte, a Igreja se desviou dessa visão nas últimas décadas", afirma o historiador. <br>(Thinkstock)
<br>Maria Madalena é uma das figuras mais importantes e disputadas de todo o cristianismo. Ela costuma ser usada como a prova de que Jesus teria apóstolos e apóstolas — o que contraria a doutrina religiosa de só permitir padres do sexo masculino. Mais que isso, ela é uma personagem central dos Evangelhos, pois é a primeira a visitar o sepulcro de Jesus e perceber que seu corpo não estava lá — e a primeira a reconhecer o Cristo ressuscitado. <br> <br> <br>Do século I ao IV, houve uma grande disputa dentro do cristianismo para decidir se mulheres poderiam ou não assumir funções de proeminência nos ritos religiosos. "No ano 591, o papa Gregório Magno proferiu uma homilia onde juntava duas personagens diferentes citadas no Evangelho de Lucas. Ele afirma que uma mulher vista como pecadora (uma prostituta) e Maria Madalena eram a mesma pessoa. Desse modo, sugere que as mulheres são demoníacas", afirma Chevitarese. <br> <br> <br>No século XIX, a Igreja finalmente voltou atrás: Maria Madalena deixa de ser prostituta e é promovida a santa. Mesmo assim, sua imagem como pecadora continua entranhada no imaginário cristão. <br> <br> <br> <br>Quanto às teorias que defendem seu casamento com Jesus, elas têm origem em uma passagem do Evangelho de Felipe, um dos livros apócrifos, onde os dois personagens aparecem se beijando. "Analisando esse trecho com os olhos de hoje, alguns pesquisadores enxergaram um elemento erótico na cena. Mas no mesmo evangelho Jesus beija seus apóstolos homens. Isso não tinha nada de anormal. Usar isso para afirmar que Jesus tinha um caso com Maria Madalena passa longe de fazer história." <br>(Reprodução)
<br>Os pesquisadores costumam concordar que Jesus foi traído e entregue por um de seus discípulos para o exército romano. Mas o traidor é desconhecido. A figura de Judas — desde seu nome até seus trejeitos — parece ter sido criada sob medida para objetivos teológicos. <br> <br> <br>"Ele é fruto de uma teologia evidentemente antijudaica. Seu nome remete a Judá, a Judeia. Suas características também vêm das caricaturas que se fazem dos judeus: ele ama o dinheiro, é traidor e ladrão. Do século 2 em diante, isso vai, de novo, ser usado como ferramenta antissemita. Quando pensado em seus efeitos de longo prazo, isso é muito cruel. É só lembrar da malhação de Judas, por exemplo", diz Chevitarese. <br> <br> <br>As próprias narrativas da morte de Judas servem como exemplo de que o personagem é mais fruto da teologia do que de história. No Evangelho de Mateus, ele se enforca. No Ato dos Apóstolos, ele tropeça, rasga a barriga e morre. E nos textos de Papias, um autor cristão contemporâneo ao Evangelho de João, ele come até explodir. <br>(Reprodução)
<br>A crucificação é, sim, um fato histórico. Já o contexto que a cerca, como o julgamento de Jesus e a via-crúcis, não é. <br> <br> <br>Ser pregado em uma cruz era a penalidade aplicada pelos romanos aos escravos que matavam seus senhores, aos escravos que se rebelavam e aos rebeldes políticos — categoria onde Jesus poderia ser facilmente incluído. O historiador Flávio Josefo, por exemplo, cita uma cena onde milhares de judeus foram crucificados após uma rebelião em Jerusalém. <br> <br> <br>Quanto à Via Crúcis e ao julgamento, eles dificilmente seriam realizados pelo governo romano naquelas circunstâncias. Jesus foi preso em Jerusalém, na sexta-feira que antecede a Páscoa. Acontece que nessa época do ano a cidade estava lotada de judeus de todos os cantos, desde o Mediterrâneo até o Oriente Médio, vindos para as festividades. Além disso, a Páscoa judaica não é uma festa apenas religiosa, mas também política — ela celebra a passagem dos hebreus da escravidão para a liberdade. <br> <br> <br>"Nesse ambiente explosivo, é claro que as autoridades romanas não iam prender uma liderança judaica, fazer um julgamento público e colocá-lo para desfilar de forma humilhante pela cidade, arrastando uma cruz. Isso seria uma provocação desnecessária, um tiro no pé", diz Chevitarese. <br> <br> <br>Pôncio Pilatos é um personagem histórico. Os pesquisadores sabem, a partir de escavações arqueológicas da década de 1960, que ele realmente foi um procurador romano radicado na região da Judeia. Mas não existe nenhum registro dos ritos seguidos pelo personagem na Bíblia. As autoridades romanas, por exemplo, nunca se ofereceram para soltar um prisioneiro judeu, a gosto do público. "Essas passagens foram colocadas para reforçar o caráter messiânico de Jesus. Elas são baseadas em profecias do Antigo Testamento, mas sua plausibilidade histórica é zero." <br>(Fred De NoyelleGodong)

Arquivado em:Ciência

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Morre o homem que inspirou o desafio do balde de gelo

Posted: 30 Nov 2017 09:33 AM PST

O americano Anthony Senerchia Jr., paciente com esclerose lateral amiotrófica (ELA) que inspirou a famosa campanha ‘desafio do balde de gelo‘ morreu aos 46 anos, após lutar por mais uma década contra a doença. Anthony foi diagnosticado com ELA, condição também conhecida como doença de Lou Gehrig, em 2003.

Seu obituário exaltava sua luta incansável pela conscientização sobre a ELA e classificou o paciente como uma “bola de fogo que tentou de tudo na vida”. “É uma doença difícil e dura quando você está perdendo. Seu corpo está falhando com você. Mas ele era um lutador… Ele era nossa luz. Ele fez nossa vida melhor.”, disse Jeanette, ao Journal News Media Group.

 

O papel de Anthony Senerchia Jr. na campanha

O ‘Desafio do Balde de Gelo’ foi uma campanha lançada em 2014 para arrecadar dinheiro para pesquisas sobre a ELA. O que poucos sabem é que a inciativa só ganhou esse propósito quando o jogador de golf Chris Kennedy, que é primo de Jeanette Senerchia, esposa de Anthony, desafiou sua prima a doar 100 dólares (340 reais) para a ALS Association ou jogar um balde de gelo em sua cabeça.

Desafio do gelo - Taylor Swift(Reprodução)
(Reprodução)
(Divulgação)
(Reprodução)
(Reprodução)
(Reprodução)
(Reprodução)
(Reprodução)
(Reprodução)
(Reprodução)
(Reprodução)
(Reprodução)

Em seguida, a campanha ganhou notoriedade mundial e as doações foram revertidas para a ALS Association, graças à luta de Anthony contra a doença. “O que começou como um pequeno gesto para colocar um sorriso no rosto de Anthony e trazer um pouco de conscientização para essa terrível doença se tornou um fenômeno nacional e isso é uma coisa com a qual nós não tínhamos nem sonhado.”, disse Kennedy à revista americana Time em 2014.

O desafio arrecadou 115 milhões de dólares. Parte desse dinheiro foi usado para financiar uma pesquisa que descobriu a existência do gene NEK1, associado à esclerose lateral amiotrófica.

A doença

A esclerose lateral amiotrófica danifica as células nervosas do cérebro e da medula, inclusive os nervos motores. Com isso, a capacidade de o cérebro iniciar e controlar movimentos voluntários diminuiu progressivamente. Em estágios avançados, o paciente pode ter paralisia completa. Segundo o neurologista Acary Oliveira, professor da Unifesp e um dos fundadores da Abrela, pessoas com a doença vivem, em média, três anos e meio a partir dos primeiros sintomas. No entanto, há casos mais raros de pessoas que conquistam uma longevidade maior. É o caso do cientista Stephen Hawking, hoje com 72 anos. Ele recebeu o diagnóstico de ELA aos 21 anos.

Estima-se que a doença atinja cerca de 6 000 brasileiros. "No entanto, trata-se de uma doença subdiagnosticada porque o tempo entre o aparecimento dos sintomas e a detecção da doença é longo. Em média, demora um ano", diz Oliveira. Segundo o neurologista, um dos motivos pelo qual a campanha conquistou tantas adesões é o fato de a doença progredir de forma muito rápida e debilitar a função motora do paciente, mas sem afetar a sua cognição. "Pessoas com a doença chegam a ficar na cama, sem conseguir mover-se, falar ou comer. Porém, a cognição delas está preservada. Isso mexe com as pessoas", afirma.


Arquivado em:Saúde

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Toffoli nega pedidos de liberdade de Picciani e Paulo Melo

Posted: 30 Nov 2017 09:09 AM PST

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou os pedidos de liberdade feitos pelos presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, e o deputado estadual Paulo Melo, ambos do PMDB. Picciani e Melo foram presos na Operação Cadeia Velha, há duas semanas, sob a acusação de participarem de um esquema de propinas no setor de transporte público e de empreiteiras.

Em sua decisão, assinada nesta quarta-feira, Toffoli alegou que os deputados queriam trazer ao conhecimento do STF “questões não analisadas definitivamente” no Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde o ministro Felix Fischer negou, liminarmente, a soltura dos políticos. O mérito dos pedidos de liberdade ainda não foi analisado pela Quinta Turma do STJ.

“Consoante se lê na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, ‘não pode esta Suprema Corte, em exame per saltum, apreciar questão não analisada, em definitivo, pelo Superior Tribunal de Justiça'”, destacou o ministro do Supremo.

“Ressalte-se, ademais, que o deferimento de liminar em habeas corpus constitui medida excepcional por sua própria natureza, justificada apenas quando a decisão impugnada estiver eivada de ilegalidade flagrante, demonstrada de plano, o que não é o caso”, prosseguiu.

Dias Toffoli enfatizou na decisão que as “circunstâncias do caso reclamam especial cautela quanto à sua análise”, levando em consideração o julgamento previsto para o próximo dia 6, no plenário do STF, de uma ação ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra resolução da Alerj que revogou a primeira prisão dos deputados.

A PGR questiona, entre outros pontos, a fundamentação da decisão do Legislativo fluminense, que mencionou o julgamento do STF no mês passado que permitiu ao Congresso Nacional a palavra final sobre a aplicação de medidas cautelares a deputados ou senadores que interfiram no exercício do mandato. A ação é de relatoria do ministro Edson Fachin.


Arquivado em:Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Padilha: Temer e Alckmin vão definir saída de ministros tucanos

Posted: 30 Nov 2017 08:41 AM PST

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, reafirmou nesta quinta-feira que o governo do presidente Michel Temer (PMDB) já considera o PSDB fora da base aliada e disse que a saída dos ministros tucanos que ainda estão em seus cargos deve ser acertada em conversas entre Temer e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que deve assumir o comando do partido no próximo dia 9.

“Se houve anúncio por todos os líderes que eles iriam sair (da base) me parece que (saída dos ministros) é uma questão apenas de Temer e Alckmin definirem a forma com que vai ser feita essa transição”, afirmou Padilha.

O ministro disse ainda que o presidente “sabe conduzir como ninguém” essas negociações em torno dos cargos de primeiro escalão. “Questão de ministério é questão presidencial e ele está definindo a forma que tem caracterizado o presidente Michel Temer, com muito diálogo, conversando com as lideranças mais importantes do PSDB, e com o diálogo com o governador Alckmin”, reforçou.

Geraldo Alckmin e Michel Temer devem se encontrar no próximo sábado, quando ambos participam de cerimônia de entrega de unidades do Minha casa, Minha Vida, no interior de São Paulo.

Ao ser questionado se os dois também deveriam tratar na conversa sobre a costura de aliança para as eleições do ano que vem e se o governo pode vir a apoiar Alckmin caso ele demonstre apoio à reforma da Previdência, Eliseu Padilha disse que os partidos têm seus projetos para 2018 e que todos precisam ser respeitados.

“O PMDB, os partidos da base de sustentação e o governo têm um projeto de poder para 2018. Nós vamos cuidar deste projeto de poder”, destacou. “Acho que de forma absolutamente justa o PSDB e Alckmin têm um projeto de poder, que eles devem defender. Nós compreendemos e de outra parte se espera também que haja compreensão com a decisão do PMDB e dos demais partidos da base do governo.”

Padilha deu as declarações ao chegar para uma cerimônia na Imprensa Oficial para marcar o fim da versão impressa do Diário Oficial da União (DOU).

Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores, o tucano Aloysio Nunes Ferreira, havia afirmado que as declarações de Padilha feitas ontem sobre a saída do PSDB da base aliada foram mal interpretadas. Segundo ele, o partido mantém o apoio ao presidente Michel Temer.

“O PSDB não faz parte da base do governo, o PSDB apoia o governo, não rompeu com o governo. Participação do governo ou não é uma decisão do presidente”, disse o tucano.


Arquivado em:Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Bitcoin supera US$ 11 mil e gera temor de bolha

Posted: 30 Nov 2017 08:31 AM PST

Horas depois de ultrapassar a marca de 10 mil dólares, o bitcoin escalou para além dos 11 mil, marcando seu mais recente recorde nesta quarta-feira. A moeda criptografada, que multiplicou por dez seu valor em um ano, tem gerado o temor de uma bolha.

Comprado e vendido em plataformas especiais na internet, o bitcoin subiu até 11.434 dólares por unidade, para depois cair abruptamente a 9.643 por volta das 15h30 de Brasília – uma baixa de 15% em questão de horas.

Em meados de outubro, o bitcoin era negociado a 5.000 dólares, menos da metade do valor alcançado esta semana. Uma alta espetacular, levando-se em conta que começou o ano em torno dos 1.000 dólares.

Atenção do mercado financeiro

Nos últimos meses, investidores resolveram deixar de lado as dúvidas sobre o uso de bitcoin em atividades ilícitas e mudaram o enfoque para o potencial transformador da tecnologia por trás da moeda e a perspectiva de que o bitcoin poderia substituir o ouro como um investimento para comprar quando a confiança em outras moedas cair.

Essa caraterística interessa muito ao setor bancário, onde a tecnologia usada pelo bitcoin, a blockchain, poderia abrir novos horizontes, simplificar as transações de títulos desmaterializados e reduzir custos.

A moeda virtual ganhou força em outubro, quando o grupo americano CMW, um dos mais poderosos agentes bursáteis do mundo, anunciou o lançamento de contratos nesta moeda no mercado futuro. Este anúncio disparou seu valor, já que a quantidade de bitcoins em circulação é limitada. O também americano CME, um dos maiores operadores financeiros do mundo, também comunicou que vai oferecer produtos derivados que permitam especular com o bitcoin.

Também a Nasdaq planeja lançar um contrato de futuro de bitcoin em 2018, tornando-se a terceira bolsa a ter contratos de derivativos dos Estados Unidos vinculados à moeda digital. Em Wall Street, o banco de negócios Goldman Sachs afirmou contemplar especular para seus clientes, assim como o concorrente JPMorgan Chase, que se declarou “muito aberto” às criptomoedas “controladas e reguladas adequadamente”.

Risco

Sem existência física, o Bitcoin lançado em 2009, apoia-se em um sistema de pagamento entre pessoas, baseado em uma tecnologia denominada blockchain. Entre as facilidades prometidas estão a rapidez do processo, a inexistência de burocracia e a confiabilidade, baseada em tecnologia. A moeda virtual é comprada e vendida em plataformas específicas de Internet e não tem marco jurídico. Não é regida por um Banco Central, ou por um governo, mas por uma grande comunidade internacional, e é aceita em um número crescente de transações.

De uso polêmico, essa moeda levanta inúmeras críticas, em particular de instituições financeiras, como os bancos, e de governos, porque não podem controlá-la.  Em meados de setembro, o presidente do JPMorgan, Jamie Dimon, afirmou que o Bitcoin é uma “fraude” prestes a explodir.

Os altos e baixos do Bitcoin despertam o temor de uma explosão especulativa: em seu lançamento, em fevereiro de 2009, um Bitcoin valia apenas alguns centavos de dólar.

 


Arquivado em:Economia

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Flamengo busca, na Colômbia, vaga na final da Sul-Americana

Posted: 30 Nov 2017 08:19 AM PST

O Flamengo enfrenta o Junior Barranquilla, no estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, na Colômbia, nesta quinta-feira, a partir das 22h30 (de Brasília), em busca de uma inédita final de Copa Sul-Americana. Depois de vencer a partida de ida, na semana passada, por 2 a 1, o time rubro-negro precisa de um empate para chegar à decisão contra o Independiente.

Não se sabe ainda se o goleiro Alex Muralha vai para o jogo. Ele seria a opção mais óbvia após a confirmação da lesão na clavícula do titular Diego Alves, mas as falhas recorrentes – principalmente diante do Santos, no último domingo – tiraram a tranquilidade dele, da torcida e do técnico colombiano Reinaldo Rueda. As outra opção é o prata da casa Cesar, que não faz uma partida oficial pelo clube desde dezembro de 2015. O restante do time deve ser o mesmo que venceu o time colombiano no Maracanã.

No Junior Barranquilla, impera a confiança na classificação. O time deverá ter o apoio de um estádio lotado e para avançar precisa de uma vitória simples por 1 a 0 – neste caso, iria à final graças ao gol qualificado. O time, mesmo preservando vários titulares, conseguiu um bom resultado no fim de semana, ao empatar sem gols com o América de Cali, fora de casa, pelo confronto de ida das quartas de final do Campeonato Colombiano.


Arquivado em:Placar

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

População muçulmana pode triplicar na Europa até 2050

Posted: 30 Nov 2017 07:51 AM PST

A população muçulmana poderá triplicar na Europa até 2050, em contraste com a própria população europeia, que tende a diminuir. A conclusão é do relatório "Europe's Growing Muslim Population", conduzido pelo Pew Research Center, com sede em Washington, nos Estados Unidos.

Em 2016, os muçulmanos correspondiam a 4,9% da população europeia, cerca de 25,6 milhões de pessoas. Em 2010, os dados giravam em torno de 19,5 milhões ao longo de 30 países. O aumento se deu principalmente a partir de 2014, com meio milhão de imigrantes chegando ao continente anualmente, fugindo principalmente de conflitos na Síria, Iraque e Afeganistão.

O estudo considerou três cenários: zero imigração, média imigração (em que o fluxo de refugiados pararia, mantendo-se apenas os migrantes por outros motivos) e alta imigração. Em todos eles a população muçulmana continua em crescimento, mas nos cenários de média e alta imigração esse aumento corresponde a mais que o dobro do número atual.

No cenário de zero imigração, a população tende a crescer de 4,9% para 7,4% no continente. O maior crescimento seria na França de 8,8% para 12,7%. O país ficaria atrás apenas do Chipre que já concentra uma alta população muçulmana, cerca de 25,4%.

Já no cenário de imigração média, que é apontado como o cenário mais provável, a Suécia teria o maior crescimento, com 20,5%. Seguida pelo Reino Unido que aumentaria de 6,3% para 16,7% e Finlândia, de 2,7% para 11,4%. O crescimento total seria de 11,2%

Se o fluxo de imigração continuar como está atualmente, os muçulmanos da Suécia podem crescer para até 30,6%, seguida por Noruega com 17% e Finlândia com 15%. No continente, o aumento seria de 14%.

O relatório também aponta uma grande diferença entre o crescimento da população  do oeste e do leste europeu. Praticamente todos os países do leste verão o crescimento, enquanto no leste apenas Grécia e Hungria assistem a alguma mudança nos números desta população.

População mais fértil e jovem

O cenário de crescimento mesmo se todas as fronteiras da Europa fossem fechadas é explicado pela alta taxa de natalidade e também pela juventude dos muçulmanos, concluiu o relatório. O estudo apontou que muçulmanos têm mais filhos do que outras religiões e até não religiosos. A fertilidade de muçulmanos na Europa é de 2,6 filhos, contra 1,6 de não muçulmanos.

Eles também são mais jovens. A proporção de muçulmanos com 15 anos é de 27%, enquanto a de não muçulmanos é de 15%.

Na contramão, a população europeia não muçulmana tende a diminuir de 2016 a 2050 em cada um dos três cenários analisados.


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Leilão de casa de Clodovil em Ubatuba termina sem nenhum lance

Posted: 30 Nov 2017 07:39 AM PST

leilão da mansão que pertenceu ao estilista Clodovil Hernandes foi encerrado nesta quinta-feira sem nenhuma proposta. O hoje destroçado imóvel, construído em uma área de preservação ambiental em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, está avaliado em 1,5 milhão de reais. O lance inicial era de 900 000 reais, mas ninguém se interessou. Agora, uma nova data deve ser estabelecida.

Com duas dezenas de quartos, a casa fica em uma área total de 4.375,13 metros quadrados entre as praias do Leo e do Meio, lugar conhecido como Sertãozinho. Desde a morte do ex-deputado federal, há oito anos, o local o local ficou abandonado e deteriorou bastante. Por ferir leis ambientais, a Justiça chegou a determinar sua demolição. Mas apenas o canil, um salão de festas e um dos quartos foram derrubados.

Não há mais pertence algum de Clodovil no imóvel. Representante legal do estilista, a advogada Maria Hebe Pereira de Queiroz alegou que manter casa traria menos consequências para o meio ambiente do que demoli-la. O terreno tem autorização de uso. Assim, o leilão foi autorizado e ele foi aberto em 10 de novembro. O dinheiro da venda será depositado em juízo e caberá à Justiça determinar seu destino.


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Quadrilha que explodia agências bancárias é desarticulada

Posted: 30 Nov 2017 07:30 AM PST

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira a Operação Miguelito para desarticular uma quadrilha que explodia agências bancárias. Segundo informações divulgadas pela PF, cerca de cem agentes federais cumprem 35 mandados de prisão preventiva, 5 de prisão temporária, 2 mandados de condução coercitiva e 18 mandados de busca e apreensão em cidades do interior do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

As investigações dos últimos 18 meses apontaram a existência de pelo menos dois grupos criminosos. No Paraná e em São Paulo, a polícia detectou a prática em 20 agências bancárias. Ainda de acordo com a PF, o grupo utilizava “armas de grosso calibre, em sua maioria fuzis” e eram responsáveis por “clima de terror na população de pequenas cidades”.

Para intimidar a ação policial, os bandidos realizavam disparos às bases policiais. Em alguns roubos, a quadrilha usava reféns para garantir “escudos humanos”.

Em um confronto, em abril, seis integrantes de um grupo em Alvorada do Sul, no Paraná, foram mortos. Na ocasião, que ocorreu durante interceptação no rio Paranaparema, rota de fuga dos criminosos, foram apreendidos fuzis, pistolas, coletes balísticos, explosivos e valores provenientes do crime.

De acordo com a PF, o nome da operação é uma referência aos pregos retorcidos espalhados no caminho pelo grupo para dificultar a ação policial. A operação desta quinta-feira ocorreu em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná. Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Maringá, no Paraná.

Os detidos responderão por organização criminosa, roubo agravado e latrocínio (roubo seguido de morte), por causa da situação de risco nas quais as pessoas ao redor foram expostas devido o porte de arma de fogo de calibre restrito e perigo de explosão. Caso condenados, podem passar 30 anos na prisão.

Imagens do circuito de segurança registraram a ação dos bandidos:

 

 


Arquivado em:Brasil

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

PF faz buscas na casa de ex-governador do Alagoas

Posted: 30 Nov 2017 07:09 AM PST

A Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou nesta quinta-feira a Operação Caribdis, no estado do Alagoas. Entre os investigados estão o ex-governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), seu secretário de infraestrutura e alvos ligados a empresas e órgãos públicos.

Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal de Alagoas em Maceió, na área metropolitana da capital alagoana, além das cidades de Salvador(BA), Limeira (SP) e Brasília (DF).

Em nota, a PF informou que a ação tem como objetivo complementar as provas colhidas durante um inquérito que apura a suposta prática dos crimes de fraude a licitação, desvio de verbas públicas (peculato), corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, todos relacionados à obra do Canal do Sertão Alagoano. Os atos ilícitos teriam ocorrido entre os anos de 2009 e 2014.

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a PF a utilizar provas decorrentes de colaborações premiadas de pessoas relacionadas à construtora Norberto Odebrecht no procedimento investigativo.

A elas foram somados relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU), que constatavam sobrepreço em contrato firmado entre o governo de Alagoas e a empresa no montante de mais de 33 milhões de reais. Todo o material apreendido será encaminhado à Superintendência da PF do estado, onde será analisado. A soma das penas máximas atribuídas aos delitos citados pode chegar a mais 46 anos de prisão.


Arquivado em:Brasil

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Espetáculo com Jesus trans tem nova apresentação em São Paulo

Posted: 30 Nov 2017 07:06 AM PST

Espetáculos que enfrentaram a censura recentemente serão apresentados em São Paulo. A Casa 1, centro cultural e de acolhimento LGBT na Bela Vista, recebe duas peças: nesta quinta-feira, às 21h, a atriz transexual Renata Carvalho estrela O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, da inglesa Jo Clifford, e, em 7 de dezembro, é a vez de Bicha Oca, do pernambucano Marcelino Freire, com atuação de Hugo Godinho e Rodolfo Lima.

A primeira peça, que mostra Jesus voltando nos dias atuais no corpo de uma mulher trans, teve encenação cancelada no Sesc Jundiaí, em setembro, após liminar do juiz Luiz Antonio de Campos Júnior, da 1º Vara Cível da cidade paulista. Um mês depois, o episódio se repetiu na Bahia.

Já a segunda integrava a programação do Mês da Diversidade, no Rio de Janeiro, mas foi suspensa após a Prefeitura de Marcelo Crivella fechar o Castelinho do Flamengo, local da apresentação, alegando “problemas elétricos”. O texto aborda o processo de ser gay na terceira idade.

Além da temática, os espetáculos, voltados a maiores de 18 anos, tinham em comum momentos de nudez. Corpos despidos também são o tema da exposição Descoberta: Construções do Corpo Nu, em cartaz na Casa 1 desde o início de novembro. Todos os eventos são gratuitos. Com fotografia, vídeo, pintura, ilustração, a mostra foi motivada pelos ataques de grupos conservadores a seleção Queermuseu, no Santander Cultural, em Porto Alegre, e uma performance com um artista nu no Museu de Arte Moderna, em São Paulo, além da decisão do Museu de Arte de São Paulo de proibir a entrada de menores de idade na exposição Histórias da Sexualidade.

A Casa 1 fica na Rua Condessa de São Joaquim, 277, Bela Vista.


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Previdência: ‘Estamos longe dos votos necessários’, diz Maia

Posted: 30 Nov 2017 06:55 AM PST

Os defensores da reforma da Previdência estão “muito longe” dos 308 votos necessários para aprovar a proposta na Câmara dos Deputados, disse nesta quinta-feira o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Falando a jornalistas após um evento fechado organizado por um banco em São Paulo, Maia disse que não tem como definir uma data para votar a matéria justamente por não haver o apoio necessário para sua aprovação.

Na quarta-feira, o presidente da Câmara disse, durante almoço com representantes do setor comercial e de serviço e com parlamentares que tinha “certeza” de que a base aliada conseguiria reunir o número de votos necessários nas próximas semanas.

O governo tenta colocar em votação uma versão modificada da reforma até o dia 6 de dezembro para que o projeto seja aprovado ainda neste ano. A avaliação do Planalto é de que a tramitação será mais complicada se for deixada para 2018, um ano eleitoral.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda as regras da previdência foi aprovada na comissão especial da Câmara sobre o tema em maio, mas ainda precisa passar por dois turnos no plenário da Casa, além de igual tramitação no Senado, para ser sancionada.


Arquivado em:Economia

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Leilão de mansão de Clodovil em Ubatuba acaba nesta quinta-feira

Posted: 30 Nov 2017 06:55 AM PST

Até 13h17 desta quinta-feira, é possível participar do leilão da mansão que pertenceu ao estilista Clodovil Hernandes, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O imóvel, construído em uma área de preservação ambiental, está avaliado em 1,5 milhão de reais, mas o lance inicial é de 900 000 reais. Até o momento, não há propostas de interessados no site da ação.

Com duas dezenas de quartos, a casa fica em uma área total de 4.375,13 metros quadrados entre as praias do Leo e do Meio, lugar conhecido como Sertãozinho. Desde a morte do ex-deputado federal, há oito anos, o local o local ficou abandonado e deteriorou bastante. Por ferir leis ambientais, a Justiça chegou a determinar sua demolição. Mas apenas o canil, um salão de festas e um dos quartos foram derrubados.

Não há mais pertence algum de Clodovil no imóvel. Representante legal do estilista, a advogada Maria Hebe Pereira de Queiroz alegou que manter casa traria menos consequências para o meio ambiente do que demoli-la. O terreno tem autorização de uso. Assim, o leilão foi autorizado e ele foi aberto em 10 de novembro. O dinheiro da venda será depositado em juízo e caberá à Justiça determinar seu destino.


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

PF indicia pai, irmãos e cunhada do governador do Tocantins

Posted: 30 Nov 2017 06:42 AM PST

A Polícia Federal (PF) indiciou criminalmente quatro familiares do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), no inquérito da Operação “Rei do Gado”. A investigação apura suposto esquema de lavagem de dinheiro em contratos de gaveta no valor de 200 milhões de reais, referentes à compra de fazendas e bois.

A informação sobre o indiciamento do pai do governador, Brito Miranda, dos irmãos, José Edimar e Maria da Glória, e da cunhada, Márcia Pires, foi inicialmente noticiada pela TV Anhanguera. O governador não foi denunciado, mas é alvo de investigação conjunta das Operações Rei do Gado e Ápia.

Nesta terça-feira, a Justiça Federal condenou o governador por ato de improbidade administrativa à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por até 7 anos e pagamento de multa equivalente a 100 vezes sua remuneração da época em que as irregularidades teriam sido praticadas (entre 2003 e 2004, no primeiro mandado do peemedebista).

Defesas

Em nota, o governador Marcelo Miranda informa “que não foi notificado da decisão da Justiça que o condenou por improbidade”. “Tão logo seja, os advogados apresentarão recursos à instância superior”, diz o texto. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos familiares do governador.


Arquivado em:Brasil

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Casamento pode levar a menor risco de demência, sugere estudo

Posted: 30 Nov 2017 06:32 AM PST

Boa notícia para os casais: pesquisadores sugerem que o casamento pode reduzir o risco de desenvolver demência. Uma pesquisa publicada nesta terça-feira no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry concluiu que, comparados com os que levam a vida a dois, solteiros apresentam 42% mais chances de ter a doença. No caso dos viúvos, o risco também a maior do que casados, mas o valor cai para 20%.

"Pessoas casadas tendem a ter estilos de vida mais saudáveis ​​e estão mais engajadas socialmente, o que pode explicar por que elas são menos propensas a desenvolver demência”, disse em comunicado o principal autor do estudo, o psiquiatra Andrew Sommerlad, da University College London, no Reino Unido. Ainda assim, os pesquisadores admitem que essa tendência pode estar mudando.

Sommerlad e sua equipe basearam suas descobertas em dados de 15 estudos publicados em periódicos científicos de grande relevância até o final de 2016. O objetivo era analisar um possível papel do estado civil no risco de desenvolver demência. Os dados analisados envolvem mais de 800.000 pessoas na Europa, América do Norte e do Sul e na Ásia.

A visão geral, no entanto, diverge daquela que aparece quando se leva em conta a idade das populações analisadas. Embora, juntos, os estudos mostrem que solteiros têm 42% mais chance de desenvolver demência, as pesquisas que levam em conta pessoas nascidas depois de 1927 (ou seja, com menos de 90 anos) indicam que o risco é menor, de apenas 24%. Isso pode sugerir que a associação entre os dois fatores esteja diminuindo com o tempo. O motivo, no entanto, ainda não está claro para os cientistas.

Da mesma forma, o risco de desenvolver a doença para viúvos também diminuiu misteriosamente quando foi considerado o grau de educação dos participantes. Pessoas que estudaram mais apresentavam uma tendência menor.

Já no caso dos divorciados, a associação não esteve presente em praticamente nenhum dos estudos, embora os cientistas ressaltem que isso pode ser resultado da pequena representatividade deste grupo nas populações analisadas. Todas as descobertas foram baseadas em estudos observacionais, portanto, nenhuma conclusão sólida sobre causa e efeito pode ser tirada, apenas sobre uma associação entre os dois fatores. Os pesquisadores advertem também que alguns dos estudos incluídos não fornecem dados sobre o tempo que os participantes estão viúvos ou divorciados.

A única conclusão sem ressalvas do estudo é que, em todos os casos, o menor risco de desenvolver demência persistiu entre pessoas casadas. "Esperamos que nossas descobertas possam ser aplicadas em medidas de prevenção de demência para pessoas não casadas, como manter a saúde física e garantir a estimulação mental por meio do envolvimento social", afirma Sommerlad.


Arquivado em:Ciência

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Premiê croata condena julgamento de general que cometeu suicídio

Posted: 30 Nov 2017 06:21 AM PST

O primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic, condenou nesta quarta-feira o julgamento do ex-general bósnio-croata Slobodan Praljak no Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), em Haia, Holanda. O premiê declarou que o suicídio do militar, que havia sido sentenciado a 20 anos de prisão por crimes de guerra pela Corte, “parecia ser o único modo de mandar a mensagem que a sentença é injusta e inaceitável”.

“O seu ato mostra a profunda injustiça moral contra seis croatas da Bósnia e contra o povo croata”, manifestou Plenkovic em entrevista coletiva em Zagreb, em referência aos outros cinco bósnios-croatas condenados como o suicida. As sentenças foram pronunciadas em 2013, e confirmadas na sessão de apelação nesta quarta-feira. Segundo o premiê, o ato cometido por Praljak, de 72 anos e preso desde 2004, “mostra quanto ele estava convencido de que tudo o que fazia, fazia pelo bem do povo croata”.

Após ouvir o veredito do TPII, Praljak bebeu um líquido que estava em um pequeno frasco, que supostamente continha uma substância venenosa, e morreu pouco depois em um hospital da Haia. Ele foi considerado culpado pela participação no massacre na vila bósnia de Stupni Do em 1993, que deixou 36 pessoas mortas, incluindo três crianças, e de associação criminosa com o regime de Franjo Tudjman, então presidente da Croácia durante a Guerra da Bósnia (1992-95).

Plenkovic, líder do partido conservador nacionalista HDZ, considerou as “alusões” à antiga direção política do país em relação a crimes de guerra como “falsas e errôneas”. O primeiro-ministro croata disse que seu governo buscará “os modos jurídicos e políticos” para negar as conclusões da sentença que se referem à Croácia, e, em seu pronunciamento, qualificou como o absurdo o fato do TPII não relacionar o líder militar sérvio-bósnio Ratko Mladic, recém-condenado à prisão perpétua, ao regime de Belgrado, “desde onde, evidentemente, foram dirigidas todas as guerras dos anos 1990”.

O primeiro-ministro, contudo, negou que a sentença vá influenciar negativamente nas relações entre a Croácia e a Bósnia, as quais classificou de “mútuo respeito, confiança e amizade”. “A Croácia seguirá sustentando tal política, orientada para a estabilidade, reconciliação e a satisfação de todas as vítimas”, acrescentou Plenkovic.

 


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Palmeiras contrata Lucas Lima por 5 anos

Posted: 30 Nov 2017 06:18 AM PST

Meia do Santos nas últimas quatro temporadas, Lucas Lima foi anunciado como reforço do Palmeiras nesta quinta-feira. Com 27 anos e passagem pela seleção brasileira, o jogador terá contrato de cinco anos com o clube, válido a partir de 1° de janeiro de 2018.

Lucas Lima tem 13 jogos e dois gols pela seleção brasileira e conquistou dois Campeonatos Paulistas pelo Santos. Em 2015, foi eleito o melhor jogador da Copa do Brasil, conquistada pelo Palmeiras contra o rival.


Arquivado em:Placar

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Aloysio diz que PSDB não rompeu aliança com Temer

Posted: 30 Nov 2017 06:18 AM PST

O ministro das Relações Exteriores, o tucano Aloysio Nunes Ferreira, afirmou nesta quinta-feira que as declarações do ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, sobre a saída do PSDB da base aliada foram mal interpretadas. Segundo ele, o PSDB mantém o apoio ao presidente Michel Temer.

“O PSDB não faz parte da base do governo, o PSDB apoia o governo, não rompeu com o governo. Participação do governo ou não é uma decisão do presidente”, disse Aloysio. Questionado se manteria o cargo de ministro mesmo após uma decisão oficial do partido sobre deixar o governo, Aloysio disse apenas que sim, sem dar mais detalhes e demonstrando irritação.

Nesta quarta-feira, um dia após o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin – pré-candidato do PSDB à Presidência -, pregar o desembarque dos tucanos, Padilha foi ainda contundente ao dizer que “O PSDB não está mais na base de sustentação do governo”, disse.

“O partido tem os seus interesses políticos, que está procurando preservar. Nós vamos fazer de tudo para manter um caminhar conjunto, com um projeto único de poder para 2018. Mas o PSDB já disse que vai sair da base no dia 9”, argumentou Padilha, em uma referência à data da convenção nacional do partido.

Ao ser questionado se não haveria constrangimento com a presença de três ministros do PSDB na Esplanada, Padilha disse que Temer pode manter auxiliares tucanos em sua “cota pessoal”.


Arquivado em:Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now