USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sábado, 17 de junho de 2017

Notícias

Notícias


Júri não chega a veredicto e julgamento de Bill Cosby é anulado

Posted: 17 Jun 2017 10:12 AM PDT

O processo contra o comediante Bill Cosby foi anulado neste sábado, depois que o júri não alcançou um veredicto por unanimidade, exigida pela Justiça americana, sobre nenhuma das acusações contra o americano, após mais de 50 horas de deliberações. O júri era formado por cinco mulheres e sete homens.

O fato representa uma vitória para o comediante, de 79 anos, acusado de abuso sexual contra Andrea Constand em 2004, embora o Ministério Público tenha a possibilidade de exigir um novo julgamento.

O promotor do condado de Montgomery, Kevin Steele, que havia acusado o ator, indicou imediatamente que solicitará a abertura de um novo processo, como autoriza a lei.

Cosby não fez comentários após o anúncio da anulação do processo. O comediante, que se tornou uma celebridade ao protagonizar a série de TV The Cosby Show (1984-1992), corria o risco de ser condenado a 30 anos de prisão. Ele permanece em liberdade condicional, segundo o juiz Steven O’Neill.

Impasse

Os jurados já haviam indicado, na última quinta-feira, que estavam em um impasse. Mais de 20 horas de debates suplementares não lhes permitiram chegar a um veredicto unânime.

Denúncias

Mais de 60 mulheres apresentaram denúncias de abuso sexual contra Cosby, mas o caso de Andrea Constand era o único em que o crime não havia prescrito. No entanto, as ações em andamento na Justiça civil são numerosas.

Na ausência de testemunhas diretas ou elementos materiais de prova, todo o processo se concentrava no depoimento de seus dois protagonistas, Bill Cosby e Andrea Constand.

O ator reconheceu que teve contato com a jovem na noite de janeiro de 2004, mas assinalou que se tratou de uma relação consensual. Também admitiu que deu a Andrea um sedativo, mas alegou que queria apenas que ela relaxasse, uma vez que havia dito que estava estressada.

A canadense, 44, massagista terapêutica em Toronto, apresentou incoerências em diversas declarações, destacadas com insistência pela defesa.

(Com AFP)


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Polícia estima em 58 o número de mortos no incêndio em Londres

Posted: 17 Jun 2017 09:48 AM PDT

A polícia londrina anunciou neste sábado que estima que 58 pessoas morreram no incêndio do conjunto habitacional Torre Grenfell. O comandante Stuart Cundy, um dos chefes da Polícia Metropolitana de Londres (Met), afirmou que são 30 mortes estão confirmadas e que outras 28 pessoas desaparecidas estão “possivelmente” mortas. “Esse balanço poderá ainda mudar e aumentar”, declarou Cundy.

Em um pronunciamento, o comandante também confirmou que o refugiado sírio Mohammed Alhajali, que vivia no edifício de 24 andares, foi a primeira vítima identificada.

Protestos

Na sexta-feira, dezenas de pessoas invadiram a Câmara municipal de Kensington e Chelsea para protestar contra as autoridades e pedir ajuda e justiça às vítimas da tragédia. No mesmo dia, a premiê Theresa May visitou as vítimas no hospital e prometeu um fundo de 5 milhões de libras (cerca de 21 milhões de reais) para pagar provisões de emergência, comida, roupas e outros custos.

A primeira-ministra também enfrenta pressões do governo e da população para fornecer explicações sobre o ocorrido. Moradores e vizinhos alegam que a Câmara municipal ignorou durante anos pedidos para que medidas de segurança fossem aplicados ao edifício de 120 apartamentos.

(Com EFE e AFP)


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Ação policial contra tráfico em nova Cracolândia acaba em tumulto

Posted: 17 Jun 2017 09:12 AM PDT

Uma ação da Polícia Militar para buscar suspeitos de tráfico de drogas na Praça Princesa Isabel, onde está instalada uma nova Cracolândia, terminou em confusão na manhã deste sábado em São Paulo. A tropa de choque e helicópteros foram acionados para controlar a situação.

A PM informou que os policiais abordavam indivíduos que estavam comercializando crack na praça quando, por volta das 9h30, os dependentes químicos começaram a correr pelo local e para as ruas do entorno. Com a confusão, o trânsito teve que ser desviado para outras vias.

A polícia disse ainda que viaturas e cavalos da corporação foram atingidos por paus e pedras.

Há três dias, outra ação terminou com um suspeito de tráfico preso na nova Cracolândia, um guarda civil ferido e um ônibus depredado.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Katy Perry bate recorde no Twitter com 100 milhões de seguidores

Posted: 17 Jun 2017 08:44 AM PDT

A estrela da música pop americana Katy Perry bateu, na sexta-feira, o recorde de número de seguidores no Twitter, virando a primeira pessoa com mais de 100 milhões de fãs, segundo a rede social.

“Hoje somos #testemunhas de um momento histórico”, registrou a rede social, fazendo alusão ao título do quinto e mais recente álbum da cantora, Witness (testemunha em inglês).

O cantor pop Justin Bieber está logo atrás dela no Twitter, com um pouco menos de 97 milhões de seguidores. Já a cantora Taylor Swift soma 85 milhões de fãs.

(Com AFP)


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

STF: Aécio tem recurso negado e 1ª Turma vai decidir sobre prisão

Posted: 17 Jun 2017 08:42 AM PDT

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso da defesa do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) para que o pedido de prisão contra ele, apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), seja apreciado pelo plenário da Corte e não pela Primeira Turma.

O advogado de Aécio, Alberto Toron, alegava que a análise do pedido de prisão é uma questão “da mais alta relevância e gravidade” e, portanto, deveria ser remetida ao plenário. Já Marco Aurélio entendeu que “o desfecho desfavorável a uma das defesas é insuficiente” para este deslocamento e manteve sua decisão anterior.

Na semana passada, Marco Aurélio afirmou que o recurso da PGR reforçando o pedido de prisão de Aécio será analisado na próxima terça-feira pela Primeira Turma – formada pelos ministros Marco Aurélio, Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

Há menos de uma semana, esta mesma composição negou o pedido de liberdade de Andrea Neves, irmã do tucano, presa desde o dia 18 de maio pela Operação Patmos. O placar foi apertado e terminou em 3 a 2. Barroso, Rosa e Fux votaram pela manutenção da prisão, enquanto Marco Aurélio e Alexandre se manifestaram pela revogação da medida.

Pedido de prisão

Relator da Lava Jato na Corte, o ministro Edson Fachin inicialmente negou o pedido de prisão feito pela PGR e determinou apenas o afastamento de Aécio do mandato parlamentar. O tucano é acusado de ter acertado e recebido por meio de assessores vantagem indevida no valor de 2 milhões de reais da JBS. A PGR, no entanto, insistiu no pedido e o recurso foi sorteado para análise de Marco Aurélio.

A defesa do senador afastado alega inexistência de crime inafiançável por parte do tucano, ao rebater o segundo pedido de prisão feito pela PGR. “A menos que rompamos de vez com os princípios constitucionais mais caros da nossa República, a decretação de prisão do Senador Aécio Neves é uma verdadeira aberração”, diz a defesa de Aécio.

Mandato

A Primeira Turma do STF também deve examinar na próxima semana recurso da defesa de Aécio para que ele retorne ao exercício do mandato de senador.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Memória: a morte de Foé na Copa das Confederações

Posted: 17 Jun 2017 08:21 AM PDT



Arquivado em:Esporte, Placar

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Alckmin: compromisso do PSDB é com o país, não com o governo

Posted: 17 Jun 2017 08:20 AM PDT

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou neste sábado que o seu partido está comprometido com a retomada do crescimento do país, e não com a figura do presidente Michel Temer (PMDB). Na segunda, os tucanos decidiram seguir na base aliada do governo, apesar das denúncias de corrupção, para apoiar as reformas da Previdência e trabalhista.

“O PSDB deixou muito claro que o compromisso dele não é com o governo, é com o país”, disse o governador, em conversa com jornalistas após participação no XXXVIII Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. “Vamos ajudar na questão das reformas.”

Alckmin citou a reforma trabalhista, que, segundo ele, está perto de ser concluída e ajudará a estimular a geração de empregos e diminuir a informalidade. “Vamos monitorar permanentemente os desdobramentos dos acontecimentos”, ressaltou.

Diretas

Questionado a respeito do posicionamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que durante a semana sugeriu que Temer deveria convocar eleições antecipadas, o governador avaliou que tal cenário é uma hipótese possível, mas improvável.

“Você precisa mudar a Constituição e terá de fazê-lo até setembro”, disse Alckmin, ressaltando que alterações na legislação eleitoral devem ser feitas com um ano de antecedência. “E tem que aprovar na Câmara e no Senado, em duas votações. Não é fácil, mas é uma hipótese.”

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Quer ser campeão do mundo? Não conquiste a Copa das Confederações

Posted: 17 Jun 2017 08:11 AM PDT

Originalmente Copa Rei Fahd (torneio disputado na Arábia Saudita, em 1992 e 1995, que reunia campeões continentais), a Copa das Confederações foi adotada pela Fifa na edição de 1997. A partir de 2005, deixou de ser bienal e se consolidou como evento teste para o anfitrião do mundial — como fora em 2001, na Coreia do Sul e no Japão. Quase um mundialito, sempre reunindo camisas de peso, a competição empolgou torcidas — sobretudo a brasileira —, mas criou uma maldição: ganhá-la significa tropeçar na hora do filé mignon. 

Veja também

Desde o início, aliás. A Argentina, campeã de 1992 com Goycoechea, Caniggia, Simeone e Batistuta, ainda ganharia a Copa América do ano seguinte, seu último troféu no futebol profissional! Na Copa de 1994, abalada pela suspensão do craque Maradona por doping, foi eliminada pela Romênia nas oitavas.

Em 1997, o Brasil goleava sob o comando de Zagallo e com Ronaldo então melhor jogador do mundo. Em 1998, os contundidos Romário e Juninho Paulista deram lugar a Bebeto e Rivaldo — que foram bem, mas a França de Zidane fez uma soberba final e deixou os brasileiros com o vice.

Veja também

Embalada pelo título mundial e pela Eurocopa de 2000, a França ganhou a Copa das Confederações de 2001 mesmo poupando o goleiro Barthez, o meia Zidane e o atacante Henry. Na Copa seguinte, caiu na primeira fase sem marcar um gol sequer…

Em 2005, Ronaldinho Gaúcho e Adriano comandaram o pagode no campo e no vestiário. Essa mesma alegria extracampo, porém, atrapalhou a preparação para o mundial da Alemanha, quando Zidane colocou os brasileiros pra dançar.

Se o time de Dunga em 2009 era menos habilidoso, por outro lado primava pela eficiência nos contra-ataques. Levou as Confederações de forma invicta e manteve a base com Júlio César, Lúcio, Felipe Melo, Kaká, Robinho e Luís Fabiano para o mundial. Um segundo tempo desastroso contra a Holanda, nas quartas, finalizou a caminhada canarinho.

A maior prova da “maldição” certamente é 2013. País sede, o Brasil lotou seus estádios, foi envolvido por muito orgulho e muito amor e viu Neymar assumir o esperado protagonismo. O categórico 3 a 0 sobre a Espanha na final deu início à contagem regressiva para o hexa. E até hoje estamos contando aqueles sete gols da Alemanha.


Arquivado em:Esporte, Placar

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Morte de Carrie Fisher ocorreu por apneia, afirmam legistas

Posted: 17 Jun 2017 08:11 AM PDT

A atriz Carrie Fisher morreu por complicações de uma apneia do sono, apontou a perícia preliminar publicada na sexta-feira  por legistas do condado de Los Angeles. Famosa por interpretar a princesa Leia na franquia Star Wars, Carrie morreu em 27 de dezembro, aos 60 anos, quatro dias após ficar inconsciente durante um voo entre Londres e Los Angeles.

De acordo com o relatório, a morte foi causada, além da apneia, por outros fatores não revelados. A perícia ainda apontou o uso de medicamento, mas afirmou que os seus efeitos não foram decisivos para a morte.

A atriz, que era ativista pelas questões de saúde mental, sofria com transtorno bipolar e arteriosclerose. Um dia depois da morte de Carrie, a sua mãe, a também atriz Debbie Reynolds, faleceu aos 84 anos.

A última aparição de Carrie como Leia ocorreu em O Despertar da Força (2015), onde ela revivia o papel, já como uma general da Resistência.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Memória: o desempenho do Brasil na Copa das Confederações

Posted: 17 Jun 2017 08:05 AM PDT



Arquivado em:Esporte, Placar

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Polícia mata dois traficantes em favela do Rio

Posted: 17 Jun 2017 07:34 AM PDT

Três traficantes foram mortos na madrugada deste sábado durante uma operação da Polícia Militar na Favela de Antares, em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo a PM, criminosos armados reagiram à ação policial e houve confronto.

Jaime de Souza Pires, o Tyrson, seria do comando o tráfico na Favela de Antares e Renato Gomes Batista, o Bodão, o segundo na hierarquia. Eles foram socorridos na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Cesarão, mas não resistiram. Um terceiro suspeito, ainda não identificado, também morreu durante o tiroteio.

Na operação, a PM apreendeu um fuzil AK-47, uma pistola 9mm e quatro granadas.

Segundo o Centro de Operações Rio, ainda há interdições na Avenida Antares, entre a Rua Felipe Cardoso e a Avenida Cesário de Melo, por causa da operação. Um protesto também interditou ruas na região e o tráfego do BRT TransOeste, entre Santa Cruz e Campo Grande, chegou a ser paralisado. Quatro ônibus foram incendiados. Policiais do 27º Batalhão de Polícia Militar reforçaram o policiamento na região.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Marta Suplicy recusou convite para o Ministério da Cultura

Posted: 17 Jun 2017 05:52 AM PDT

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), ex-ministra da Cultura no governo Dilma Rousseff, foi sondada semanas atrás para reassumir a pasta, mas rejeitou o convite. Seria uma tentativa de fazer agrado ao PMDB, que quer mais um ministério depois da demissão de Osmar Serraglio da Justiça para dar lugar a Torquato Jardim.

Em carta enviada ao presidente Michel Temer, o ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira, alegando que a pasta ficou “inviável” e que há uma “deterioração” do ambiente político. Ele é o terceiro a deixar o comando do Ministério da Cultura em um ano de governo Temer.

Segundo pessoas próximas a Marta, os motivos da recusa são os mesmos usados por Andrade para pedir demissão: redução de pessoal e corte de verbas. De acordo com interlocutores da senadora, o corte de pessoal feito ainda na gestão de Marcelo Calero e o contingenciamento de 43% do orçamento da Cultura inviabilizaram a gestão da pasta.

Interino

O Planalto já não tinha a intenção de efetivar o ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade, no cargo, em retaliação ao fato de Roberto Freire, titular anterior, ter saído e cobrado a renúncia de Temer, após a delação do empresário Joesley Batista, um dos acionistas da J&F. Os dois são filiados ao PPS.

A pasta poderia ser oferecida à base aliada na negociação por apoio político no Congresso assim como o Ministério da Transparência, que também está com ministro interino.

Andrade disse ao jornal O Estado de S. Paulo que decidiu deixar o cargo após perceber que o posto estava sendo negociado com outros partidos da base. “Eu não vim aqui atrás de cargo, vim fazer política cultural”, afirmou Andrade, alegando que não quer ficar no meio “dessa roda de disputa”. O interino afirmou que o corte de mais de 40% do orçamento da pasta tornou o funcionamento “inviável”. “Os governantes não ligam muito para o Ministério da Cultura”, disse.

Ele lembrou que sua indicação para ocupar o cargo de presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Debora Ivanov, foi ignorada, e que Temer preferiu outra pessoa. “Se como ministro não posso indicar os nomes das agências que estão ligadas à pasta, o que eu estou fazendo aqui? É um grau de desprestígio muito grande. Isso vai desgastando”, afirmou.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Um passeio pelo metrô de Moscou

Posted: 17 Jun 2017 05:20 AM PDT

Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="As pessoas esperam o trem na estação de metro de Kurskaya em Moscou, Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Gerente da estação controla o fluxo de trens que chegam e saem da plataforma em uma cabine na estação de de Zhulebino em Moscou, Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Passageiros caminham pela estação de metrô Elektrozavodskaya em Moscou, Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Mulher passa pelas catracas da estação de metrô Vykhino em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Trem decorado para homenagear os 400 anos da morte de William Shakespeare na estação de metrô Park Pobedy em Moscou, Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Passageiros se acomodam em um trem lotado do metrô durante a hora do rush em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Passageiro lê um jornal na estação de metrô Baumanskaya em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Dezenas de passageiros usam a escada rolante para atravessar a estação de metrô Park Kultury, em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Funcionário do metrô de Moscou conduz um trem pela estação de Paveletskaya">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Imagem geral do interior da estação de metrô Park Pobedy em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Homem trabalha na restauração de um ornamento de estuque durante as reformas da estação de metrô de Kievskaya, em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Trem chega à estação de metrô Rumyantsevo, decorada com réplicas das obras do pintor holandês Piet Monrian em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Funcionária controla o fluxo de trens na estação de metrô Komsomolskaya em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Passageiros caminham durante a hora do rush na estação de metrô Kievskaya em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Vista geral da luxuosa estação de metrô Slavyansky Bulvar em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Passageiros esperam o trem em frente a um afresco de Lênin na estação de metrô Kievskaya em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Funcionário trabalha na manutenção dos trens na garagem do metrô Krasnaya Presnya em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Funcionários reparam os trilhos na estação de metrô de Sukharevskaya em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Funcionárias da estação se reúnem em seu escritório enquanto controlam os trens que saem da plataforma na estação de metrô Komsomolskaya em Moscou, na Rússia">Um passeio pelo metrô de Moscou(Grigory Dukor/Reuters)" description="Passageiros atravessam a estação de metrô Fonvizinskaya em Moscou, na Rússia">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

A ascensão do pop trans de Pabllo Vittar

Posted: 17 Jun 2017 04:00 AM PDT

A edição de VEJA que circula nesta semana traz um perfil de Pabllo Vittar, drag queen que se converteu em um sucesso sob medida para estes dias de sexualidade fluida na música pop. Nascido Phabullo (pronuncia-se "Pábulo") Rodrigues da Silva, o maranhense de 22 anos e 1,87 metro de altura (ou mais de 2 metros quando "se monta" com suas botas longuíssimas) tem um séquito fiel de fãs, os VittarLovers. Floresceu na comunidade LGBT, mas vem conquistando um público que abriga os mais diversos gêneros e sexualidades. Os vídeos das canções Todo Dia e K.O., de Vai Passar Mal, seu álbum de estreia — lançado apenas no formato digital —, passaram de 47 milhões de visualizações no YouTube. Ela é um dos destaques da bancada de Amor & Sexo, programa comandado por Fernanda Lima na Globo. No início de junho, o Major Lazer, grupo de música eletrônica, recrutou Pabllo e Anitta para cantar Sua Cara — e o dueto está na quarta colocação do Spotify no Brasil. "Quero que as pessoas me vejam daqui a dez anos e digam: 'arrasou!' ", projeta Pabllo.

Ao entrar no estúdio para fazer o ensaio fotográfico que ilustra a reportagem, o cantor vestia blusa preta e jeans, calça chinelos e usa como adereços um bottom do cantor pop The Weeknd (que ele a-do-ra!) e uma pochete, presente de um fã. Silva tem voz aguda e gestos naturalmente delicados, próprios do personagem que vive regularmente nos palcos. Mesmo assim, a mutação é um processo longo: quase três horas, entre maquiagem, ajustes da peruca e de figurino, para não falar no trabalho de calçar as botas. "Eu me sinto completa quando estou assim", diz. No palco brasileiro, o antecessor das drag queens foi Ney Matogrosso, que usava saia e maquiagem andrógina com sua banda, Secos & Molhados, lá no início dos anos 70. Atualmente, o cenário musical brasileiro abriga uma leva de cantores trans, de Liniker, especializado em soul music, à força percussiva da banda As Bahias e a Cozinha Mineira. Pabllo Vittar não é trans: ele se "monta" no palco apenas para a performance artística, não porque se identifique com a sexualidade feminina (defende seu gênero como fluido). É o mais hedonista dessa leva, como se atesta no seu agitado show. Ele faz as poses de Madonna em Vogue, dá os trinados agudos de Beyoncé e Whitney Houston e rebola como dançarina de funk. O entusiasmo do público, que tenta se aproximar da artista (ou até apalpá-la), lembra de longe os shows de rebolado da ex-chacrete Rita Cadillac. É uma catártica liberação para todos os que a veem no palco — adultos e adolescentes, gays e héteros.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Livro recolhido pelo MEC não é apologia do incesto. É seu oposto

Posted: 17 Jun 2017 04:00 AM PDT

— Isso aqui não é literatura — vociferou o vereador. — É um lixo!

E exibiu para a assembleia o objeto da sua repulsa, um livrinho de capa azul com o desenho de um menino tocando flauta.

— Já liguei para a secretária de Educação — prosseguiu o político. — Ela mandou recolher todos os exemplares das escolas públicas municipais.

Na hora dos apartes, os demais vereadores fizeram fila até o microfone e parabenizaram a indignação do orador. — Vamos assinar uma moção de repúdio — disse um deles. — Temos de passar um pente-fino nas escolas — disse outro, até que um terceiro, mais delirante, reivindicou o retorno de disciplinas como a extinta educação moral e cívica.

— Concordo 100 por cento com Vossa Excelência — apoiou o orador. — Eu sou do tempo em que toda semana se cantava o hino na escola.

***
A cena ocorreu há alguns dias na Câmara de Vereadores de Blumenau, município catarinense situado a 150 quilômetros de Florianópolis. Na verdade, os heroicos representantes do povo estavam apenas chutando um cachorro morto. O MEC acabara de determinar que 93 000 exemplares do livro em questão, Enquanto o Sono Não Vem, de José Mauro Brant, fossem recolhidos das escolas públicas do país. A alegação é que a obra seria imprópria para estudantes em processo de alfabetização.

Um dos recontos do livro, inspirado em tradições populares, narra a história de um rei que pretende se casar com Eredegalda, a mais bela de suas filhas.

O convite é feito assim:

— Se quiseres casar comigo, serás minha esposa, e tua mãe, nossa criada.

Não deixa de ser curioso que o discurso do nosso vereador — e de muitos que condenaram o livro — tenha omitido a resposta da menina:

— Isso não, querido pai, isso não pode ser. Prefiro ficar fechada do que ver minha mãe criada.

Na sequência, por resistir à bestialidade do pai, a menina é trancada numa torre, onde morre de sede.

Se entendermos um conceito simples como "histórias são ferramentas para a vida", será fácil perceber que o conto de Eredegalda não é uma apologia do incesto, mas o seu oposto. O universo simbólico dos contos de fadas serve para isso mesmo: criar condições psicológicas para que as crianças se defendam do autoritarismo e da barbárie. Se não fosse assim, o MEC também deveria recolher os livros com a história de Chapeuzinho Vermelho. O clássico surgiu para que temas como estupro e assédio sexual fossem discutidos com crianças de 6, 7 e 8 anos, justamente a faixa etária indicada para a leitura de Enquanto o Sono Não Vem.

***

A decisão do MEC quanto ao livro da Eredegalda se ampara no parecer técnico da Secretaria de Educação Básica (SEB), que considera as crianças limitadas, sem "autonomia, maturidade e senso crítico para problematizar determinados temas". Mais grave é que o parecer fecha os olhos para a violência sexual — um problema que existe, inclusive, no seio de muitas famílias brasileiras — e assim impede que as crianças criem defesas individuais contra as situações do gênero. Se o objetivo da censura foi proteger nossas crianças, como dito por tantos demagogos, lamento informar que o tiro saiu pela culatra.

Apesar disso, o ministro da Educação, Mendonça Filho, reafirmou o propósito de "reavaliar" todo o material de leitura disponível nas escolas. Menos, ministro, por favor. Não sei exatamente por que alguém com seu currículo foi nomeado para uma pasta tão importante, mas tenho certeza de que não foi para incentivar devassas em bibliotecas públicas.

É que o tom justiceiro dos vereadores de Blumenau se repetiu em inúmeras cidades brasileiras, de Sidrolândia (MS) a Londrina (PR), de Vila Velha (ES) a Recife (PE). Não são só os blumenauenses que querem passar o "pente-­fino" no currículo e na literatura escolar. Com as porteiras abertas pelo MEC, a histeria inquisitiva está se generalizando Brasil afora.

As decisões do governo federal deveriam pelo menos preservar os estudantes da sanha vingativa de políticos populistas que ainda não entenderam para que servem os livros. Isso vale não apenas para os conservadores, mas também para o pessoal do politicamente correto, haja vista o carnaval que há alguns anos se montou sobre Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, acusado de difundir a intolerância e o racismo.

Ganha a hipocrisia, perde a educação.

Toda censura se instaura a partir de uma boa causa. Começamos a proibir livros para "proteger as nossas criancinhas" e terminamos compondo um índex de obras nocivas ao governo (que poderia ser representado por esse rei imoral que oprime a família). Depois vemos as fogueiras nos pátios das repartições e, por fim, pessoas sendo presas e torturadas por abrir um livro em praça pública. Vivemos isso há pouquíssimos anos no Brasil. Com essa vocação autoritária dos nossos políticos, basta um titubeio para o pesadelo voltar.

***
Eu deveria terminar com um gracejo — como é que se combate a violência sexual com o retorno da educação moral e cívica? —, mas o assunto é sério demais para brincadeiras.

* Maicon Tenfen é escritor e professor de literatura brasileira na Universidade Regional de Blumenau (Furb)

Compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Educação

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Cozinha invisível: a proliferação dos restaurantes fantasmas

Posted: 17 Jun 2017 04:00 AM PDT

Restaurantes exclusivamente dedicados ao delivery começam a se popularizar nos Estados Unidos e na Europa. Em Chicago, nove estabelecimentos de um mesmo grupo chegam a dividir uma só cozinha, de 186 metros quadrados. A constatação é de que o avanço da tecnologia está remodelando o mercado de delivery. De acordo com um estudo da consultoria McKinsey, feita em 16 países (o Brasil incluído), o modelo de entregas tradicional, em que o cliente faz um pedido diretamente ao restaurante, ainda corresponde a 90%. Desse total, 26% dos pedidos são realizados online. O restante ainda é feito por telefone. Espera-se, no entanto, que os consumidores migrem cada vez mais — e rapidamente — para as plataformas online. "Até 2020, o Brasil deve se tornar o quarto maior mercado de delivery no mundo", estima Paulo Floriano, diretor de inovação do iFood, aplicativo criado em 2011 com o objetivo de fazer a ponte entre consumidores e restaurantes que oferecem serviço de entrega. Só em 2016, o aumento no número de pedidos foi de 140%. No mês passado, o aplicativo intermediou a entrega de 4 milhões de pedidos. "Ainda não temos restaurantes fantasmas no Brasil, mas há espaço para esse tipo de negócio aqui", diz Floriano. "Os aplicativos são convenientes para o consumidor e para o estabelecimento porque geram informação. Se um restaurante quer abrir uma nova unidade podemos indicar em qual bairro há maior demanda por aquele tipo de comida", justifica. Os fantasmas querem ser vistos.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Entretenimento

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

“Que venham os brasileiros”, diz primeiro-ministro de Portugal

Posted: 17 Jun 2017 04:00 AM PDT

Quando se tornou primeiro-ministro de Portugal, o socialista António Costa foi na contramão da política europeia que tendia à direita. Assumiu um país que começava a sair do fundo do poço econômico depois de um severo plano de austeridade, o que lhe deu possibilidade de abrandar ajustes e repor salários e pensões. Ao contrário da Grécia, Portugal vem obtendo indicadores positivos: o desemprego atingiu a casa de um dígito e o déficit nas contas públicas é o menor em quatro décadas de democracia.

A abertura das fronteiras a estrangeiros que queiram viver em solo português é um caminho para dar fôlego à economia. Atraídas pelas oportunidades no mercado de trabalho, levas de brasileiros estão se mudando para lá. Costa afirmou a VEJA, em sua segunda visita ao Brasil: “Somos uma boa porta de entrada para a União Europeia. Para nós, é um prazer vocês nos descobrirem. É como se estivéssemos acertando uma dívida de 500 anos”. Outros trechos da conversa estão na edição desta semana.

Para ler a entrevista na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Em marcha rápida: maioria no Legislativo dá impulso a Macron

Posted: 17 Jun 2017 04:00 AM PDT

Pouco mais de um ano após ter criado o partido Em Marcha!, Emmanuel Macron, de 39 anos, conseguiu não apenas se tornar presidente da França, como obteve uma vitória histórica nas eleições legislativas.

No segundo turno, dia 18, seu movimento deve obter uma maioria de assentos como não se via desde 1968, com o general Charles de Gaulle, nos primórdios da 5ª República.

As projeções indicam que o partido, agora chamado República em Marcha, aliado ao Movimento Democrático (MoDem), deve ganhar de 415 a 455 dos 577 assentos da Assembleia Nacional.

Como os deputados do República em Marcha são inexperientes e devem seus cargos quase que unicamente ao sucesso do presidente, Macron não terá problemas em comandar seus deputados.

A oposição dos partidos tradicionais, como o Socialista e Os Republicanos, foi severamente punida pelos eleitores. A resistência deve vir principalmente de outros grupos de pressão, principalmente do funcionalismo público e dos sindicatos.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Michael Lewis: ‘Somos enganados por nossa própria mente’

Posted: 17 Jun 2017 04:00 AM PDT

Nos Estados Unidos, o uso de algoritmos assumiu um papel preponderante em certos julgamentos criminais, como em decisões sobre liberdade condicional. Uma das razões para isso é o reconhecimento das limitações da mente humana, que, muitas vezes, se mostra mais suscetível a falhas do que os algoritmos e as análises de dados. É uma transformação que não teria sido possível sem a amizade improvável e o trabalho conjunto de mais de duas décadas de dois psicólogos israelenses, Daniel Kahneman e Amos Tversky. A história da parceria e o impacto dessas pesquisas – eles são considerados os pais da economia comportamental, e Kahneman ganhou o Nobel de Economia em 2002 – são o tema do livro O Projeto Desfazer (editora Intrínseca), de Michael Lewis.

Aos 56 anos, Lewis é hoje um dos mais influentes e populares escritores americanos. Ele se notabilizou por Moneyball – O Homem que Mudou o Jogo, em que conta como o uso de estatísticas para selecionar jogadores revolucionou o beisebol, e A Jogada do Século, em que descreve com rara clareza as raízes da crise financeira de 2008 (o livro foi adaptado para o cinema como A Grande Aposta, que ganhou o Oscar de roteiro adaptado). Em entrevista a VEJA, Lewis analisa o mundo atual e fatos recentes, como a inesperada eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, à luz das teorias de Kahneman e Tversky.

Para ler a entrevista na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Economia

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Colisão entre navio dos EUA e cargueiro deixa 7 desaparecidos

Posted: 16 Jun 2017 07:34 PM PDT

Sete marinheiros americanos estão desaparecidos após a colisão entre um navio de guerra dos EUA e um cargueiro filipino na costa do Japão nesta sexta-feira. O contratorpedeiro USS Fitzgerald, de 154 metros de comprimento, colidiu com a embarcação ACX Crystal, de 222 metros, a 103 quilômetros da cidade japonesa de Yokosuka. Imagens aéreas divulgadas pela rede NHK mostram parte do casco do navio de guerra destruído.

Segundo a Marinha americana, pelo menos três marinheiros ficaram feridos no acidente. Um deles é o comandante do USS Fitzgerald, Bryce Benson, que foi transferido para o Hospital Naval dos EUA em Yokosuka. O destroier USS Dewey e outras embarcações da Marinha dos EUA foram deslocados à região para auxiliar a Guarda Costeira do Japão nas buscas pelos sete desaparecidos e prestar assistência nos reparos ao USS Fitzgerald.

“Os reforços da Marinha e da Guarda Costeira estão na área para garantir que os marinheiros do USS Fitzgerald tenham os recursos que eles precisam para estabilizar o navio”, afirmou o almirante John Richardson, chefe de Operações Navais dos EUA. “No momento temos duas prioridades: a segurança do navio e o bem-estar dos marinheiros.”

Imagem da rede de TV japonesa NHK

Imagem da rede de TV japonesa NHK (NHK/Reprodução)

Danos

De acordo com um comunicado da Marinha americana, o navio ainda opera com potência própria, mas sua propulsão é limitada. “O USS Fitzgerald sofreu danos em seu lado estibordo acima e abaixo da linha da água. A colisão resultou em algumas inundações. A extensão total dos danos ainda está sendo verificada.”

O contratorpedeiro, que leva uma tripulação de 330 marinheiros, pertence à classe Arleigh Burke de destróieres lança-mísseis e se encontra entre os de maior tamanho e potência de fogo construídos nos Estados Unidos. O USS Fitzgerald tem base em Yokosuka e apoia missões de paz e segurança na região Ásia-Pacífico.

 


Arquivado em:Mundo

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now