USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 18 de junho de 2017

#Brasil

#Brasil


Michel Temer passa a manhã de domingo no palácio do Jaburu

Posted: 18 Jun 2017 03:23 PM PDT

O presidente Michel Temer passa a manhã deste domingo (18) no Palácio do Jaburu. Até o momento, ele não recebeu visitas. A agenda oficial informa que não há compromissos oficiais para hoje.

Ontem, o Planalto divulgou nota rebatendo o empresário Joesley Batista, da JBS, que apontou Temer como o chefe da "maior organização criminosa do País" numa entrevista à revista Época. Na resposta, Temer chama Batista de "bandido notório" e informa que vai processá-lo nas esferas civil e criminal.

Em meio à crise, o presidente embarca nesta segunda-feira para uma visita à Rússia, nos dias 20 e 21, e à Noruega, nos dias 22 e 23. Em Moscou, ele deverá encontrar-se com o presidente da Rússia, Vladimir Putin e o primeiro-ministro, Dmitry Medvedev, além dos presidentes da Assembleia Federal da Rússia, Valentina Matvienko e Vyacheslav Volodin.

Na Noruega, a agenda prevê encontros com o rei Harald V, com a primeira-ministra Erna Solberg e com o presidente do Parlamento, Olemic Thommessen, além de se reunir com representantes das principais empresas norueguesas.

Em meio à crise política, Temer inicia viagem à Rússia e Noruega com agenda econômica

Posted: 18 Jun 2017 03:09 PM PDT

Michel Temer
Michel Temer BBC Brasil

Na tentativa de passar uma mensagem de normalidade em meio ao acirramento da crise política, o presidente Michel Temer embarca nesta segunda-feira (19) para a Europa, onde terá uma agenda de quatro dias na Rússia e na Noruega em busca de mais comércio, investimentos e cooperação. Enquanto na primeira parada a agenda será eminentemente econômica, na segunda ele deverá ouvir críticas a medidas aprovadas pelo Congresso Nacional que reduzem as áreas de preservação ambiental.

O presidente decidiu manter a viagem mesmo após a entrevista do empresário Joesley Batista, um dos donos do Grupo J&F, à revista Época na qual ele acusa Temer de ser chefe de uma organização criminosa envolvendo peemedebistas na Câmara dos Deputados. O Palácio do Planalto divulgou nota no sábado para rebater o empresário e informou que vai processá-lo.

Temer levará a Moscou, como sinal das intenções do Brasil de aprofundar suas relações com a Rússia, a notícia de que colocará em funcionamento um acordo para proteger da dupla tributação empresas que atuam nos dois países. "Esse acordo foi assinado em 2004, mas só passou no Congresso em maio deste ano", disse o gerente-executivo de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Diego Bonomo. "Falta um decreto do governo brasileiro."

O acordo evita que haja dupla incidência do Imposto de Renda em operações que envolvem dividendos, juros e royalties, informa carta do Fórum de Empresas Transnacionais (FET) entregue ao governo na semana passada, pedindo sua entrada em vigor. O acordo contribui para "ampliar os fluxos de comércio e investimentos entre os países", diz o texto assinado por seu presidente, Dan Ioschpe.

A formalização do acordo foi informada pelo próprio Temer, em artigo publicado no Estado na última sexta-feira. Ele disse também que pretende assinar acordos de investimento e facilitação de comércio. O compromisso de negociação desses dois acordos já é considerado um saldo positivo pelo empresariado. A indústria gostaria de ver avanços, também, nas áreas de proteção de patentes e de Previdência.

Embora os dados parciais deste ano mostrem alguma recuperação em relação a 2016, o comércio entre Brasil e Rússia vem se reduzindo desde 2013. "A Rússia sofre com a queda dos preços do petróleo", comentou Bonomo. "E nossa pauta é muito concentrada em produtos básicos e semimanufaturados."

Os russos querem equilibrar a balança comercial, que historicamente é favorável ao Brasil. "Eles querem abertura do mercado do Brasil para trigo, peixes e frutas, para prosseguir abrindo mais espaços para as carnes", informou ao Estado o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que está na Ásia e não acompanhará Temer. "Vamos nos abrir e ampliar nossa participação lá."

Entre os itens que o Brasil passará a importar deve estar o bacalhau. Muito da produção russa já chega aqui por intermédio da Noruega e de Portugal. Em troca, o País poderá obter cotas mais generosas para exportar carnes bovina, suína e de frango. No ano passado, o Brasil respondeu por 60% das importações russas de proteína animal.

Veja mais notícias de Brasil

Temer vai, também, "vender" projetos de concessão em infraestrutura. Os russos já indicaram interesse em operar a Ferrovia Norte-sul, que deve ir a leilão em fevereiro de 2018. Também serão oferecidas oportunidades em óleo e gás, como as áreas de exploração de petróleo a serem leiloadas em setembro.

Tal como Temer, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é suspeito de corrupção. Na semana passada, houve protestos contra o governo em cerca de 200 cidades russas, liderados pelo oposicionista Alexei Navalni, que acusa o primeiro ministro, Dmitry Medvedev, de comandar um império imobiliário financiado por oligarcas. Putin e Navalni são candidatos às eleições presidenciais no ano que vem.

Ambiente. O avanço do desmatamento no Brasil e a aprovação, pelo Congresso, de duas medidas provisórias que reduzem as áreas de proteção ambiental na Amazônia deverão estar no centro das reuniões de Temer na Noruega, com o rei Harald V, a primeira-ministra Erna Solberg e com o presidente do Parlamento, Olemic Thommessen. A Noruega é a principal financiadora do Fundo Amazônia, que mantém 89 projetos de combate ao desmatamento, de regularização fundiária e gestão territorial e ambiental de terras indígenas. O país já aportou R$ 2,8 bilhões.

As duas Medidas Provisórias (MPs) que reduzem as áreas de parques ambientais aguardam sanção presidencial. Questionado se Temer vetaria ao menos parte dos textos, reduzindo seu impacto ao meio ambiente, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, disse na semana passada que o presidente aguardava pareceres técnicos para tomar sua decisão. "Quanto a mim, não preciso enfatizar o quanto é importante preservar a defesa do meio ambiente e de sua sustentabilidade, que vêm se afirmando, contra ventos e marés, desde a Constituição de 88 e a Rio 92, como um dos traços mais valiosos da identidade internacional do Brasil", comentou.

A estatal norueguesa Statoil tem investimentos em exploração de petróleo no Brasil e Temer deverá oferecer as áreas a serem leiloadas em setembro. Mas, tanto lá quanto na Rússia, deverá ser questionado sobre a prorrogação do Repetro, um programa que suspende a cobrança de impostos nos projetos de exploração de óleo e gás e que reduz o valor do investimento entre 45% a 65%.

A Noruega integra, junto com a Suíça, a Islândia e o Liechtenstein, um bloco de países chamado Efta (Associação Europeia de Livre Comércio, na sigla em inglês), com o qual o Mercosul negocia acordo de livre comércio. A primeira rodada de negociações ocorreu na semana passada, em Buenos Aires.

Aliados de Macron conseguem maioria do parlamento francês, mostram pesquisas

Posted: 18 Jun 2017 11:50 AM PDT

Por Ingrid Melander e Maya Nikolaeva

PARIS (Reuters) - O presidente da França, Emmanuel Macron, ganhou a maioria nas eleições parlamentares realizadas neste domingo, mostram estimativas de pesquisadores, colocando de lado os principais partidos e garantindo um poderoso mandato para impulsionar suas reformas pró-mercado.

Se confirmado, o resultado redefine o panorama político da França, humilhando os tradicionais partidos socialista e conservador, que se alternaram no poder há décadas.

Duas pesquisas projetaram que a República em Marcha (LREM), partido de Macron, e seus aliados, ganhariam de 355 a 360 assentos na Câmara Baixa, que possui 577 lugares, abaixo do inicialmente previsto.

Uma terceira pesquisa Elabe mostrou uma maioria ainda maior, projetando entre 395 e 425 assentos para a aliança de Macron.

TSE lança campanha nas redes sociais para acabar com mitos eleitorais

Posted: 18 Jun 2017 08:01 AM PDT

Brasileiros poderão esclarecer mitos e verdades sobre as eleições
Brasileiros poderão esclarecer mitos e verdades sobre as eleições Reprodução/Rede Record

Com o objetivo de esclarecer questões sobre o processo de votação, opções de voto e o resultado de uma eleição, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral lança neste domingo (18) nas redes sociais a campanha Mitos Eleitorais. O primeiro tema será "Votar nulo anula uma eleição?".

A ideia da campanha, que será veiculada este mês e em julho, é desmistificar alguns temas e esclarecer o eleitor brasileiro. Para isso, foram criados nove vídeos de curta duração, animados, com infográficos para as redes sociais.

Os demais temas da campanha são "Voto em branco vai para quem está ganhando?", "Voto em branco é igual a voto nulo?", "É eleito sempre o candidato que possui mais votos?", "Quem não votou na última eleição não pode votar na próxima?", "Depois da eleição é possível saber em quem o eleitor votou?", "Quem é convocado para ser mesário, será convocado sempre?", "Ninguém pode ser preso no dia da eleição?" e "O eleitor pode votar usando a camiseta do seu partido?".

No Twitter do tribunal, o eleitor também pode participar de um jogo para testar seus conhecimentos.

Projeto de universidade mineira usa redes sociais para capacitar dentistas do interior do país

Posted: 18 Jun 2017 06:53 AM PDT

UFMG usa redes sociais para capacitar dentistas com debate ao vivo
UFMG usa redes sociais para capacitar dentistas com debate ao vivo Arquivo/Agência Brasil

Professores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) estão levando conhecimento, por meio das redes sociais, para dentistas, estudantes e outros profissionais ligados à odontologia. Trata-se de uma ideia simples que vem transformando o atendimento odontológico em pequenas cidades. Eles apresentam semanalmente um programa temático, ao vivo, com a presença de um convidado de destaque na área.

A iniciativa, que teve origem em 2015 e ganhou o nome de TV Dental News, já conta com mais de 6,5 mil inscritos. As transmissões ocorrem sempre às segundas-feiras, às 20h. Espectadores podem fazer perguntas e interagir com o convidado. Também é possível acessar programas antigos.

O coordenador do projeto, Rodrigo Richard da Silveira, explica que o público-alvo é composto sobretudo por profissionais que atuam em cidades com pouca estrutura e longe de centros de conhecimento. Eles podem tirar dúvidas que auxiliem o trabalho cotidiano. No entanto, qualquer pessoa pode acessar as transmissões. Desde que o projeto foi criado, os programas já foram assistidos por internautas em 111 países.

Os programas podem ser assistidos pela internet. A próxima edição, que ocorrerá amanhã (19), tratará dos traumatismos dentários, uma das causas mais comuns de procura dos serviços de pronto-atendimento odontológico.

"É uma forma de fazer esse conhecimento em odontologia, que vem sendo produzido nas instituições acadêmicas, chegar lá na ponta. Mas ele pode servir tanto para capacitar profissionais, quanto para auxiliar estudantes em seu aprendizado", explica Rodrigo.

Para ele, a tecnologia traz inúmeras possibilidades de difundir o conhecimento. "Desenvolver ferramentas de interação com um público cada vez mais habituado ao mundo digital é um dos maiores desafios atuais da docência. As gerações que estão chegando agora à universidade, por exemplo, já nasceram na era da internet. E os novos profissionais que se formam fazem bastante uso de ferramentas tecnológicas", acrescenta. Ele acredita que há muitas possibilidades de uso da tecnologia que não demandam alto investimento e iniciativas de baixo custo podem gerar resultado positivo.

As transmissões da TV Dental News tiveram grande importância para o trabalho de Dayanne Pedrosa Mesquita, dentista em Vespasiano (MG).

— Eu trabalho com cirurgia oral menor e o programa sobre terapia medicamentosa me ajudou a ver soluções para casos simples e graves. Foi de grande valia para os procedimentos que realizo no consultório.

Um exemplo citado por Dayanne é de um paciente que havia extraído um dente com outro profissional e estava se queixando de muita dor.

— Sugeri a mudança dos medicamentos justamente porque o programa dedicou uma parte do tempo para falar sobre as dores agudas. E realmente consegui solucionar o problema.

O projeto também ajudou Nora Lúcia Coelho, de 53 anos, moradora de Cotia (SP). Policial civil e bacharel em ciências jurídicas, ela decidiu, nos últimos anos, cursar odontologia e está agora terminando a faculdade. "Eu assisti a uma palestra sobre oclusão. É um assunto que eu detestava. Mas a aula da TV Dental News foi maravilhosa. Penso até em aprofundar o tema", contou ela, que já planeja fazer uma especialização na USP (Universidade de São Paulo).

Torcedor do Corinthians espancado em Curitiba recebe alta e volta para SP

Posted: 18 Jun 2017 06:28 AM PDT

Briga generalizada deixou torcedores gravemente feridos
Briga generalizada deixou torcedores gravemente feridos GERALDO BUBNIAK/AGB/ESTADÃO CONTEÚDO

O torcedor do Corinthians Jonatan José da Silva, espancado por torcedores do Coritiba na manhã deste domingo (18), foi liberado pelo hospital e já está a caminho de São Paulo. A informação foi fornecida pela Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos da Polícia Civil do Paraná, via Twitter, e compartilhada pelo Corinthians.

A briga entre as duas torcidas deixou ao menos três corintianos feridos. Um vídeo, divulgado por uma rádio local, mostra o momento em que os ataques começaram. Os corintianos que participavam de uma caravana para assisitir ao jogo do time contra o Coritiba, que começou às 11h, em Curitiba, foram atacados por torcedores da equipe local.

Inicialmente, a polícia de Curitiba havia dado a informação de que o torcedor havia morrido, mas a notícia foi desmentida na sequência pela própria Polícia Civil. 

A confusão aconteceu por volta das 8h30, na frente do estádio Couto Pereira, local da partida. De acordo com integrante da Gaviões da Fiel, o ocorrido foi uma "falha da PM de Curitiba que não fez a escolta e nem isolou o perímetro das torcidas". O torcedor ainda afirma que a organizada corintiana não foi ao jogo e está acompanhando a vítima no hospital.

Os dois clubes usaram as redes sociais para lamentar o episódio de violência. 

Veja o vídeo do momento da agressão. As cenas são fortes.