USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


sexta-feira, 5 de maio de 2017

Notícias

Notícias


Morre o sambista Almir Guineto, aos 70 anos

Posted: 05 May 2017 09:41 AM PDT

Morreu, na manhã desta sexta-feira, o sambista carioca Almir Guineto. Fundador do grupo Fundo de Quintal, Almir tinha 70 anos e estava internado para tratar uma pneumonia. Por problemas renais e decorrentes de diabetes, seu quadro se complicou e ele não resistiu. Sua morte foi anunciada em seus perfis no Twitter e no Facebook.

 

 


Arquivado em:Entretenimento

SpaceX quer levar acesso à internet para todo o mundo

Posted: 05 May 2017 09:05 AM PDT

A SpaceX, companhia de transporte espacial criada pelo empresário Elon Musk, pretende expandir o acesso à internet para todas as partes do mundo – e a autorização para fazer isso já foi solicitada ao governo americano, segundo a vice-presidente da empresa para assuntos de satélites governamentais, Patricia Cooper. Ela voltou a falar sobre o plano, que existe desde 2015, nesta quarta-feira durante um encontro da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos. Para concretizá-lo, ela contou que a empresa irá colocar 4.425 satélites em órbita entre 2019 e 2024.

"SpaceX planeja trazer banda larga de alta velocidade, confiável e acessível para consumidores dos Estados Unidos e ao redor do mundo, incluindo áreas sem serviço ou que não são cobertas pelos serviços atuais", disse Cooper. Em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o acesso à internet como um direito humano básico. Porém, seis anos depois, algumas complicações envolvidas em levar a conectividade a áreas afastadas ainda existem, e a iniciativa da SpaceX pode representar um passo a mais para garantir que todos os cidadãos do mundo possam se beneficiar desse direito.

“Na grande maioria dos casos, a disparidade no serviço disponível para áreas rurais e 'difíceis de alcançar' é o resultado dos pesados ​​gastos necessários para fazer com que a conectividade chegue a esses locais”, afirma a vice-presidente da empresa. Por isso, a intenção da SpaceX é fazer isso da maneira mais eficiente possível, sem elevar excessivamente os custos para os consumidores.

Elon Musk e sua companhia, no entanto, não são os únicos reunindo esforços para expandir e melhorar a conectividade. O Facebook, por exemplo, está usando drones movidos a energia solar para transmitir internet aos cantos mais afastados do globo. Além disso, outras iniciativas vêm surgindo, como a da operadora americana AT&T, que quer fornecer redes sem fio por meio dos cabos de energia elétrica já existentes, e de alguns governos, que também estão se movimentando para levar banda larga a todos os cidadãos.


Arquivado em:Ciência

Ambev paga R$ 5.800 para trainees; conheça programas abertos

Posted: 05 May 2017 08:48 AM PDT

Os estudantes e formandos devem ficar de olho nas oportunidades para participar de Programas de Trainee. Nesta época, muitas empresas abrem os processos seletivos para seus programas de treinamento. Três grandes companhias continuam com inscrições abertas para a seleção de novos talentos: Ambeb, Tetra Pak e Unisys.

Para a gerente executiva da Page Talent, Manoela Costa, o segredo para ir bem nesse tipo de processo seletivo é simples. “O candidato precisa se conhecer, o autoconhecimento é fundamental. Saber quais áreas combinam mais com ele, os próprios valores e se os mesmos combinam com a empresa. Tudo isso é importante por que senão ele pode se candidatar em 20 programas e não passar em nenhum”.

O segundo ponto fundamental seria conhecer a empresa. “Hoje temos muitas ferramentas, não só o site da empresa. O candidato pode ler notícias, achar o LinkedIn de funcionários, conversar com quem já passou pela companhia”.

Na hora da entrevista, a gerente executiva aconselha segurar a ansiedade, o nervosismo e prestar atenção ao que está sendo perguntado. “Além do velho clichê de ser você mesmo, por que se a pessoa monta um personagem e consegue a vaga, ela não consegue manter a consistência desse papel depois”.

 

A seguir, confira processos de seleção que finalizam em maio as inscrições e se atente para o período de inscrições:

Ambev

A empresa possui dois programas de trainee, um em cada semestre do ano. As inscrições para o trainee industrial ainda estão abertas, por meio do site, mas se encerram hoje. Os selecionados começam a trabalhar em agosto de 2017.

O contrato tem duração de 10 meses, com salário inicial de 5.800 reais. Mas as vagas são abertas apenas para determinados cursos (confira na tabela abaixo).

No segundo semestre, a Ambev abre as inscrições para outro programa de trainee. Os candidatos podem acompanhar a abertura das vagas no site da empresa.

Programa: Para se candidatar para o Trainee Industrial é necessário ter fluência no idioma inglês, disponibilidade para morar em outros estados e ter se formado entre julho de 2015 e julho de 2017.

Durante o processo de seleção, a empresa informou que serão analisadas competências como a desenvoltura para negociação, gerenciamento de pessoas, interesse por novas tecnologias, capacidade de liderança e visão empreendedora.

Após o período de inscrições, os candidatos selecionados passarão por testes de alinhamento de cultura, inglês e raciocínio lógico. A segunda etapa consiste em cases online, por todo o país, e finalmente as etapas presenciais, primeiro as entrevistas, depois um painel de negócios e painel final com presidente e vice-presidentes da companhia.

Candidatos de todo o Brasil podem se candidatar as vagas, mas para as fases presenciais, as entrevistas acontecem em seis cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Fortaleza.

A fase final será realizada em São Paulo, com custos de passagem pagos pela Ambev, se necessário.

Os trainees receberão benefícios como assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, previdência privada, vale refeição, vale transporte, abono assiduidade, entre outros.

Com a contratação, os funcionários têm a oportunidade de passar por todas as áreas da companhia com orientação dos principais executivos e contam com uma grade de treinamentos para, de acordo com a empresa, acelerar o conhecimento pessoal e profissional.

Durante os cinco primeiros meses, os trainees conhecem o processo de produção das unidades fabris, passam pelas áreas comerciais e participam de treinamentos em todas as demais áreas estratégicas da empresa no escritório central em São Paulo.

Nos meses seguintes, os jovens recebem orientação dirigida para área que optaram, e aprofundam os conhecimentos sobre suas atividades futuras. Após o programa, os trainees são alocados em projetos assistidos no Brasil ou enviados ao exterior para complementarem a formação com cursos específicos.

Ambev Cursos
Programa de Trainee Industrial Engenharia, Química, Farmácia, Agronomia, Biologia, Ciências da Alimentação, Biotecnologia e demais cursos relacionados

Tetra Pak

Neste ano, a empresa irá lançar mundialmente o programa de futuros talentos que será dividido em duas categorias: futuros líderes (duração de 2 anos) e o de desenvolvimento técnico (duração de 1 ano). Nas Américas, as vagas serão para Argentina, Brasil, Colômbia, México, Canadá e Estados Unidos.

De acordo com a Tetra Pak, nos últimos cinco anos, cerca de 70% dos participantes do programa de trainee seguiram carreira na companhia. Deste total, 40% alcançaram cargos de liderança, a frente de gerências ou diretorias estratégicas, inclusive com experiências internacionais.

Programa: Em 2017, as inscrições começam em maio, mas ainda sem data definida – é preciso acompanhar a abertura de vagas pelo site da empresa. Os candidatos irão disputar 19 vagas, sendo 4 para o programa de futuros líderes e 15 para o programa de desenvolvimento técnico.

Para participar do primeiro programa, a empresa exige inglês avançado. No segundo, é importante o conhecimento técnico na área de formação do candidato. Além disso, a empresa pede que o interessado tenha disponibilidade para viagens.

A Tetra Pak informou que os benefícios são compatíveis com o mercado e o salário não foi divulgado. O processo de seleção tem duração de quatro meses.

Para ser contratado, o candidato precisa passar por testes on-line, dinâmicas de grupo, entrevista e simulações, etapas comuns para os dois programas. A seletiva para o Programa de Desenvolvimento Técnico, contará ainda com um teste técnico.

No ano passado, ainda no formato antigo de Programa de Trainee, a empresa teve uma média de 244 candidatos por vaga.

Tetra Pak Cursos
Programa de Desenvolvimento Técnico Graduação completa em Engenharias e/ou formação técnica em Mecânica/Mecatrônica, Automação, Elétrica/Eletrônica
Programa de Futuros Líderes Graduação completa nos cursos de Engenharias

Unisys

O Programa de Trainee da empresa de tecnologia, o Eagles Trainee Program, abriu as inscrições no dia 3 de abril para candidatos de todo o Brasil e o prazo acaba em 7 de maio.

Com foco nas áreas de Cloud Computing e Consultoria, o programa oferece experiência internacional para os selecionados. As inscrições podem ser feitas por meio do site.

Programa: O maior diferencial do programa é a oportunidade de experiência no exterior ofertado pela companhia. O processo de seleção será realizado em cinco etapas: A fase de inscrição, testes on-line de inglês e raciocínio lógico, dinâmica em grupo, painel com o Board da empresa e entrevistas individuais.

Serão duas vagas para os candidatos do programa, que também terão direito aos seguintes benefícios:  vale-transporte, vale-refeição, seguro saúde, seguro de vida, previdência complementar e salário compatível com o mercado de tecnologia. Além da temporada fora, com as despesas custeadas pela Unisys.

Ainda de acordo com a Unisys, o candidato terá a vivência de trabalhar em uma empresa multinacional e uma experiência internacional, que promoverá a integração com um time global. Além disso, será um mês de imersão nas soluções de tecnologia da companhia, de maneira prática.

Em relação as fases presenciais, a Unisys declarou que não se responsabiliza pelos custos dos candidatos de regiões fora de São Paulo no processo seletivo.

O único pré-requisito para os interessados é a fluência avançada no idioma inglês (Confira os cursos no box abaixo).

Unisys Cursos
Eagles Trainee Program Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Matemática, Estatística e outras áreas correlatas à Tecnologia da Informação

 


Arquivado em:Economia

Temer diz não ter intenção de continuar na política após 2018

Posted: 05 May 2017 08:37 AM PDT

O presidente Michel Temer (PMDB) afirmou que não pretende continuar na vida política após terminar o mandato, em 2018. Ele também reforçou que não pretende concorrer a um novo mandato presidencial. “Aposentar-me nunca, jamais, mas eu não tenho intenção de continuar a atividade política, já cumpri meu papel”, afirmou em entrevista à RedeTV! gravada na última terça-feira e exibida na noite desta quinta.

Temer voltou a dizer que espera aprovar as reformas até o fim do mandato. “Só espero que as reformas deem certo e que não haja necessidade de pedirem para eu continuar”, disse.

O presidente afirmou ainda que acredita não ter errado durante seu mandato, que assumiu após o afastamento da petista Dilma Rousseff, em maio de 2016. “É possível que eu tenha errado aqui e acolá, mas não sinto que tenha errado”, disse. Temer falou que, se cometeu erros, foram acidentais e não propositais.

Renan: ‘idas e vindas’

Temer também comentou a relação do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) com o governo. Segundo o presidente, o comportamento de Renan se deve às preocupações do senador com Alagoas, sua base eleitoral. “Eu compreendo isso”, completou o presidente. “Primeiro minhas homenagens ao trabalho dele, mas, em segundo lugar, eu quero registrar que o Renan é de idas e vindas. Ele já foi muitas vezes e voltou. Eu estou esperando que ele volte”, afirmou.

Quando perguntado se acredita que Renan voltará ao governo, Temer afirmou que “eu não descreio disso, não, eu acho que é possível que ele volte”. O presidente evitou se posicionar sobre uma saída de Renan da posição de líder do PMDB no Senado. Ele enfatizou que essa é uma decisão da bancada do partido.

Temer disse ainda que os próprios colegas de Renan não estão tranquilos com a conduta do líder. “Na verdade os senadores dizem ‘poxa, mas o governo é nosso, o governo é do PMDB’.”

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Maria Casadevall elogia o ex Caio Castro: ‘Contigo amadureci’

Posted: 05 May 2017 08:35 AM PDT

Maria Casadevall usou o seu perfil no Instagram nesta sexta-feira para se declarar e elogiar o ex Caio Castro, com quem fez par romântico na novela Amor à Vida em 2013, um romance que extrapolou para a vida real, embora, oficialmente, nenhum dos dois confirme. “Contigo, amadureci também (e muito). Com amor, Maria”, escreveu a atriz na rede social.

Instagram Photo

A mensagem de Maria Casadevall foi uma resposta a uma entrevista que Caio Castro deu à revista Caras, em que disse que amadureceu nos últimos anos graças à colega. “O amadurecimento pessoal é quase obrigatório, ou você amadurece ou não cresce. O que mudou muito foi minha posição profissional. Hoje acendeu em mim uma chama de sentir aquilo lá dentro, quase de receber um espírito e pôr para fora. E foi Maria Casadevall, minha grande parceira em Amor à Vida, esse isqueiro. Ela me mostrou o lado mais poético da profissão”, declarou à publicação.

A dupla interpretou outro par romântico na novela I Love Paraisópolis (2015), e sempre foi flagrada em momentos íntimos pelas ruas do Rio de Janeiro, o que levantava suspeitas sobre um romance na vida real. Na última semana, Maria Casadevall foi vista aos beijos com Renato Goés, com quem trabalha na série Os Dias Eram Assim.

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Estádio em Portugal ganhará o nome do papa Francisco

Posted: 05 May 2017 08:24 AM PDT

O estádio do clube português de futebol Fátima será rebatizado com o nome do papa Francisco, que será homenageado no dia 12 de maio durante visita ao célebre santuário da cidade. A homenagem em Fátima foi confirmada por Antonio Pereira, que é padre e diretor do clube, em entrevista à rádio católica Renascença.

No dia da visita do pontífice argentino, o campo, atualmente chamado apenas de Estádio Municipal de Fátima e com capacidade para pouco mais de 1.500 torcedores, ganhará uma placa com o novo nome, “Estádio Papa Francisco”. 

Dois dias depois da homenagem, o time de Fátima jogará a sua última partida nesta temporada europeia, com a possibilidade de subir à segunda divisão nacional – hoje é o quarto colocado de seu grupo na terceira divisão.

No domingo, dia 7 enfrenta o líder Praiense, e fecha sua participação no dia 14, em seu estádio, contra o Louletano. O clube tem 19 pontos, atrás de Praiense (24), Real (21) e Farense (20). Os dois primeiros colocados garantem o acesso.

(SE Palmeiras/Divulgação)" description="Papa Francisco recebe camisa personalizada do Palmeiras - 12/04/2017">(Paolo Bruno/Getty Images)" description="">(Vaticano/Divulgação)" description="">(Osservatore Romano/Reuters)" description="">(Twitter/Reprodução)" description="">(Osservatore Romano/Reuters)" description="">(Osservatore Romano/Reuters)" description="">(Claudio Villa/Getty Images)" description="">(L'Osservatore Romano/AP)" description="">(Twitter/Reprodução)" description="">(Max Rossi/Reuters)" description="">(Osservatore Romano/Reuters)" description="">(Osservatore Romano/Reuters)" description="">(Osservatore Romano/Reuters)" description="">(Osservatore Romando/Reuters)" description="">

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

Produção de veículos sobe 11,4% em abril, diz Anfavea

Posted: 05 May 2017 08:20 AM PDT

A indústria brasileira de veículos teve alta de 11,4% na produção em abril frente ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O total de veículos comerciais leves, caminhões e ônibus feitos no mês foi de 191.069, ante 171.517 em abril de 2016.

 

Na comparação com março de 2017, no entanto, houve queda de 18,8%. O acumulando nos quatro primeiros meses de 2017 registrou um crescimento de 20,9%, para 801.600 unidades.

Já as vendas totais de veículos novos registraram queda tanto na comparação com o mês anterior quanto com abril do ano passado. Os emplacamentos caíram 17,1% sobre março, para 156.894 unidades. Na comparação com abril do ano passado, a baixa foi de 3,7 %, segundo os dados da entidade. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, os licenciamentos mostram queda de 2,4% sobre o mesmo período de 2016, para 628.929 veículos novos.

A entidade divulgou ainda que as exportações de veículos e máquinas agrícolas e rodoviárias do país tiveram salto anual de 55,5% em abril, para 1,26 bilhão de dólares (4,01 bilhões de reais), acumulando desde janeiro expansão de 52,6%, para 4,61 bilhões de dólares (14,68 bilhões de reais).

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia

Empresário de Cuca abre portas para retorno ao Palmeiras

Posted: 05 May 2017 08:07 AM PDT

Para alegria dos torcedores do Palmeiras, o período sabático do técnico Cuca pode estar próximo do fim. Pouco após o anúncio da demissão do técnico Eduardo Baptista na noite desta quinta-feira, Eduardo Uran, empresário de Cuca abriu as portas para conversas e admitiu que o retorno ao Palmeiras é possível.

Uran admitiu que espera o contato da diretoria palmeirense. “Eles não falaram com a gente, porque sabem que nós não negociamos com clubes que têm técnico, o que era fato até o início da noite. Agora, tudo pode mudar amanhã, se houver o contato. Por enquanto, não temos nada.”

Uran garantiu que os problemas familiares de Cuca foram superados e lembrou que um clube chinês já vem seduzindo o treinador com uma oferta milionária. “Quando ele não renovou foi por motivos particulares, não por outra razão. Ele não iria trabalhar em nenhum clube de futebol do mundo. Isso superado e o Palmeiras sem treinador, vejo como normal (uma conversa para o retorno). Estamos nessa ansiedade, porque todo mundo já sabe que tem a consulta de um clube chinês.”

O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, concederá entrevista na manhã desta quinta-feira para falar sobre a demissão de Baptista. A tendência é que o Palmeiras não demore a anunciar seu próximo treinador. 

(com Gazeta Press)

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Revista do EI elogia facilidade para comprar armas nos EUA

Posted: 05 May 2017 08:06 AM PDT

Em edição publicada nessa quinta-feira, a revista Rumiyah, um dos meios de propaganda grupo terrorista Estado Islâmico (EI), incentiva jihadistas a se aproveitarem das leis permissivas dos Estados Unidos para a compra de armas. Na versão em inglês da publicação, voltada para apoiadores estrangeiros, o EI sugere que terroristas procurem especialmente feiras de armamentos e vendas na internet.

"A compra de armas de fogo pode ser muito simples, dependendo da localização geográfica de alguém", aponta um artigo de táticas de terrorismo na Rumiyah. "Em grande parte dos casos americanos, qualquer coisa desde uma espingarda de tiro único até um rifle semiautomático pode ser adquirida em exposições ou por vendas online – através de revendedores privados – sem checagem de antecedentes", descreve a publicação.

Apesar de "elogiar" a facilidade das leis americanas, a revista insiste que também é possível que jihadistas comprem armas na Europa, através de traficantes, por causa da "proximidade com zonas de conflito, como Ucrânia, Rússia e Turquia, e da inabilidade de controlar suas fronteiras porosas".

Em entrevista ao jornal The New York Times, em agosto, um ex-membro alemão do EI já havia comentado que o grupo extremista busca se utilizar das regras frouxas dos Estados Unidos. "Eles dizem que os americanos são burros por terem políticas abertas de armas", disse Harry Sarfo. "Falam que podemos radicalizá-los facilmente e, se não tiverem antecedentes, podem comprar armamento, assim não precisamos encontrar contatos para fornecer as armas", relatou.

Os Estados Unidos têm anualmente mais de 30.000 mortes por armas de fogo, de todas as origens (suicídio, assassinatos simples e tiroteios em massa). Parte disso é atribuído por especialistas à facilidade em comprar armas no território americano: o país é líder mundial em número de armas per capita, com mais de 88 para cada 100 habitantes.

Além de relembrar atentados terroristas nos Estados Unidos, como o assassinato de 49 pessoas na boate Pulse, no ano passado, a Rumiyah ainda incentiva táticas para atrair vítimas. As sugestões vão desde publicar vagas de emprego falsas até anunciar imóveis inexistentes em jornais.


Arquivado em:Mundo

Presidente do Palmeiras despista sobre Cuca e explica demissão

Posted: 05 May 2017 08:05 AM PDT

O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, concedeu entrevista nesta sexta-feira para explicar a demissão do técnico Eduardo Baptista. A “oscilação” do time nos quatro meses de trabalho foi apontada como o fator decisivo para a mudança. Em pouco mais de 15 minutos de discurso, Galiotte evitou falar sobre a possibilidade de Cuca retornar ao Palmeiras, menos de seis meses depois do título do Brasileirão. 

“Na nossa avaliação, o time, apesar de ter conquistado pontos, oscilou demais. Nós tivemos problemas de desempenho dentro de campo. Esse é o entendimento da nossa diretoria, e esse é o motivo de nós termos que fazer a alteração”, explicou. 

A eliminação para a Ponte Preta na semifinal do Paulistão e o mau desempenho do time nos dois últimos jogos da Libertadores, apesar de o time ser líder de seu grupo, acabaram com a paciência dos dirigentes e torcedores. “Tínhamos um planejamento e no decorrer dos meses não atingimos a evolução esperada e necessária. Entendemos que precisávamos de ajustes.”

Cuca –  Maurício Galiotte garantiu estar com pressa para encontrar o substituto de Eduardo Baptista, mas evitou falar sobre possíveis sucessores, como Cuca, o favorito da torcida e também da diretoria. “Vamos a partir desse momento trabalhar internamente e, assim que tivermos uma situação mais evoluída, passaremos aos senhores”, disse, sem citar um prazo para a definição. 

O presidente, porém, negou que Cuca tenha tido problemas de ambiente com jogadores e dirigentes do Palmeiras em 2016. “O Cuca saiu em dezembro apenas por problemas particulares.” Na ocasião, o treinador disse que tiraria um ano sabático para resolver questões familiares. 

(com Estadão Conteúdo)

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Votação da reforma da Previdência pode ficar para 2º semestre

Posted: 05 May 2017 07:35 AM PDT

O conturbado cenário político em Brasília pode jogar a conclusão da votação da reforma da Previdência no Congresso para o segundo semestre deste ano, admitem lideranças da base aliada e interlocutores do governo. E a estratégia de condicionar a votação do projeto na Câmara à apreciação da trabalhista pelo Senado pode retardar ainda mais o andamento.

Os 37 integrantes da comissão especial da reforma da Previdência na Câmara votarão na próxima terça-feira os 11 destaques que podem modificar o texto principal do projeto apresentado pelo relator Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). O texto-base da emenda à Constituição foi aprovado na última quarta-feira.

Agentes penitenciários invadiram a sessão durante a noite no dia da votação, em protesto para que o limite mínimo de idade para a categoria fosse reduzido. O presidente da comissão, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), classificou a invasão, que acabou encerrando os debates, como uma “interrupção indevida” e afirmou que os deputados não podem ser “coagidos” por categorias. “Parlamentar não pode ter temor. Se tiver, está na atividade errada”, afirmou.

Para o deputado Beto Mansur (PRB-SP), um dos encarregados de mapear os votos favoráveis à proposta, as mudanças na aposentadoria só devem prosseguir após a conclusão das mudanças na CLT. “Só devemos aprovar a Previdência na Câmara depois da reforma trabalhista no Senado. Já conversei com o presidente (Michel Temer) sobre isso e ele achou a ideia boa. Estamos trabalhando nisso”,disse. Apesar de o governo ter tentado dar urgência à tramitação da proposta trabalhista no Senado, ela passará ainda por três comissões na casa revisora antes de ir à Plenário.

Na comissão da Câmara, o parecer de Oliveira Maia foi aprovado por 23 votos a 14. Os agentes penitenciários, que pleiteiam aposentadoria aos 55 anos, como os policiais, chegaram a ser incluídos no texto, mas foram retirados momentos depois. Apesar da pressão de diferentes categorias para passar ao grupo das exceções à idade mínima de 65 (homens) e 62 anos (mulheres), o governo diz que não haverá mais concessões. “Na marra não vai, não é possível”, disse Marun.

Depois da votação dos destaques, a proposta de emenda à Constituição (PEC) seguirá para o plenário da Câmara, onde precisará da aprovação de três quintos dos 513 deputados (308 votos favoráveis) em dois turnos de votação. No plenário, a reforma só deve ser votada em junho.

Pressão e cargos

O Planalto está pressionando ministros e dirigentes partidários a substituírem líderes na Câmara que não demonstrem controle sobre suas bancadas nas votações de interesse do governo. Um desses movimentos culminou anteontem com a renúncia do líder do PR na Casa, deputado Aelton Freitas (MG).

Na quarta-feira, ministros do núcleo de articulação política chamaram o ministro dos Transportes, o deputado licenciado Maurício Quintella (PR-AL), para pressionar pela mudança do líder da legenda na Câmara. Na conversa, pediram a Quintella que reunisse os parlamentares da sigla com cargos no governo e cobrasse fidelidade em votações de interesse do Executivo.

Na votação da reforma trabalhista, no dia 26 de abril, 7 dos 37 deputados do PR votaram contra a proposta. Na análise do projeto que criou o Regime de Recuperação Fiscal para Estados em situação de calamidade financeira, 16 deputados da bancada, a quinta maior da Câmara, votaram contra a orientação do governo no plenário, que era pela aprovação da matéria.

Além da pressão sobre ministros e líderes, o Palácio do Planalto começou a exonerar de cargos federais nos Estados afilhados políticos de deputados considerados “infiéis”. De acordo com interlocutores do governo no Congresso, as demissões atingiram mais de 30 parlamentares de diversos partidos da base, entre eles, PSB, PSD, PP, PTN e até o PMDB, sigla do presidente Michel Temer.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Jogadores da Roma são ameaçados com bonecos enforcados

Posted: 05 May 2017 07:33 AM PDT

A derrota da Roma no clássico diante da Lazio, no último domingo, ainda ecoa pela capital italiana, que nesta sexta-feira amanheceu chocada com uma ameaça pendurada próxima a seu principal cartão-postal: em uma passarela em frente ao Coliseu, quatro bonecos vestindo o uniforme da Roma foram “enforcados”, abaixo de uma faixa com os dizeres: ‘Um conselho, sem ofensa: durmam com a luz acesa”. Torcedores organizados da rival Lazio assumiram a autoria da ameaça, chamada por eles de “uma provocação sadia.”

Três camisas tinham nome e número de jogadores da Roma: o italiano Daniele De Rossi – ídolo histórico do time e que marcou um gol na derrota por 3 a 1 do último domingo –, o belga Radja Nainggolan e o egípcio Mohamed Salah. Os bonecos foram colocados perto da meia noite, no horário local, por um grupo de torcedores vestidos de preto.

Já na manhã desta sexta-feira, a torcida “Irriducibili” (Irredutíveis, em italiano), da Lazio, conhecida como uma das mais violentas da Europa e com histórico ligado ao fascismo, assumiu a autoria das ameaças. Em comunicado, publicado pelo jornal La Gazzetta dello Sport, os “ultras”, como são conhecidos os torcedores violentos no futebol europeu, disseram que o enforcamento é apenas uma “metáfora” e culparam o “sensacionalismo da imprensa” pela repercussão.

“Tudo não passa de uma provocação saudável que o dérbi da capital gera. Não houve nenhuma ameaça a nenhum jogador da Roma, os bonecos infláveis representam uma metáfora que quer enfatizar o estado depressivo que fãs e jogadores da outra margem do rio Tibre estão enfrentando.” A nota diz ainda que o conselho sobre a luz acesa é para “evitar os pesadelos que possam perturbar o sono dos romanistas”.

 

 

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Primeiro grande avião de passageiros chinês faz voo inaugural

Posted: 05 May 2017 07:33 AM PDT

O avião de passageiros C919, desenvolvido na China, completou seu aguardado primeiro voo nesta sexta-feira. A estreia é um importante passo na estratégia do país em se tornar um participante relevante no mercado global de aviação, além de impulsionar o desenvolvimento interno de manufatura de alta tecnologia.

O jato pousou no aeroporto internacional de Xangai depois de um voo de 80 minutos, sendo ovacionado por milhares de autoridades, trabalhadores e entusiastas do setor. O avião chinês é capaz de transportar entre 158 e 168 passageiros. A aeronave foi desenvolvida pela estatal Commercial Aircraft Corporation of China (Comac).

O C919 é um símbolo das ambições da China de ingressar no mercado global de jatos comerciais estimado em 2 trilhões de dólares (6,37 trilhões de reais) ao longo das próximas duas décadas. A aeronave também integra o plano “Made in China 2025”, que quer incentivar a produção interna de produtos de tecnologia desde medicamentos a robôs.

Atualmente, Boeing e Airbus são líderes do setor. O C919, cujo voo teste foi adiado pelo menos duas vezes desde 2014 por causa de problemas de produção, pode precisar de anos ainda de testes para obter certificações na China, bem como nos Estados Unidos e Europa. A primeira empresa aérea a usar o novo jato é a China Eastern Airlines. A Comac afirma que tem 570 encomendas pelo modelo feitas por 23 clientes.

Concebido em 2008, a China quer que o C919 tome mercado de Boeing e Airbus no lucrativo mercado de aviões de corredor único, que representa mais de 50% das aeronaves em serviço no mundo.

O primeiro jato de passageiros desenvolvido na China, o avião regional ARJ-21, recebeu certificação em dezembro de 2014, seis anos depois do voo inaugural e mais de 12 anos depois de ser concebido. O avião fez seu primeiro voo com passageiros em junho do ano passado.

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia

Fifa anula suspensão de Messi nas Eliminatórias da Copa do Mundo

Posted: 05 May 2017 07:28 AM PDT

O Comitê de Recursos da Fifa revogou nesta sexta-feira a suspensão de quatro partidas imposta ao argentino Lionel Messi por ter insultado o árbitro assistente brasileiro, Emerson Augusto de Carvalho, após vitória da Argentina contra o Chile por 1 x 0, em partida das Eliminatórias da Copa do Mundo.

“Apesar do fato de o Comitê de Recursos da Fifa considerar a atitude de Lionel Messi repreensível, concluiu-se que as evidências disponíveis não são suficientes para estabelecer que punições possam ser aplicadas”, disse o comitê em comunicado nesta sexta-feira.

O comitê acatou um recurso da Associação de Futebol Argentino em nome do jogador, que havia recebido uma punição de quatro partidas por insultar o bandeirinha brasileiro. Além de cancelar a suspensão de Messi, a Fifa ainda retirou a multa de 10.000 francos suíços que havia sido imposta ao jogador.

Messi chegou a cumprir um jogo de suspensão, na derrota da Argentina para a Bolívia, em La Paz, resultado que complicou sua seleção, atual quinta colocada das Eliminatórias, posição que a levaria à repescagem do Mundial da Rússia. 

(com Reuters)

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Sindicatos farão novo protesto contra reformas na próxima semana

Posted: 05 May 2017 07:25 AM PDT

As nove centrais sindicais que organizaram a greve geral do dia 28 decidiram na última quinta-feira que vão preparar uma grande marcha de trabalhadores a Brasília, entre os dias 15 e 19, para realizar protestos e tentar impedir a votação das reformas trabalhista e da Previdência. Ainda não está definido como os trabalhadores serão levados ao Distrito Federal.

Antes disso, de terça (9) a sexta-feira (12) da próxima semana, lideranças sindicais de todo o país estarão em Brasília para visitar cada deputado e senador e tentar convencê-los a votar contra as duas propostas de reforma. “Será a maior marcha a Brasília da classe trabalhadora, vamos ocupar Brasília”, avisa o presidente da CUT, Vagner Freitas. “Se essas ações não forem suficientes para reverter essas reformas nefastas, vamos decidir a data para uma nova greve geral, maior que a primeira.”

O encontro ocorreu na sede da CUT em São Paulo e teve a participação de dirigentes do CSB, CTB), CGTB, CSP-Conlutas, Força Sindical, Intersindical, NCST e UGT.

Ação na Justiça

No mesmo encontro, as centrais decidiram orientar os sindicatos filiados em São Paulo a entrarem com ações coletivas na Justiça contra o prefeito João Doria (PSDB) por ele ter chamado os grevistas de “vagabundos”. Segundo as centrais, as ações serão por dano moral coletivo porque o prefeito atribuiu aos trabalhadores um sentido “pejorativo”. Também vão alegar que a Constituição assegura o direito de protestar e fazer greves, e eles foram ofendidos pelo prefeito.

Nos eventos do dia 1º de Maio realizados pela CUT e Força Sindical, o prefeito foi um dos mais criticados nos discursos de sindicalistas e políticos também por ele ter dito que vai multar as centrais por danos ao patrimônio público após quebra-quebra ocorrido no centro da cidade depois de um ato da CUT.

Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação de São Paulo informa que o prefeito não usou o termo “vagabundos” em relação à totalidade dos grevistas e sim como referência aos manifestantes que tentaram, na manhã do dia 28, bloquear seu acesso à Prefeitura. Em entrevistas a uma rádio, diz a nota, “Doria usou o termo para criticar todos aqueles que adotaram meios violentos durante os atos”.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Volkswagen faz recall de 54 mil carros, de 8 modelos

Posted: 05 May 2017 07:23 AM PDT

A Volkswagen anunciou nesta sexta-feira o recall de 54.170 carros, de 8 modelos diferentes, por conta de um problema no sistema elétrico que pode causar o desligamento do motor e acidentes. A empresa está convocando proprietários dos carros up!, Gol,  Voyage, Saveiro, Fox, CrossFox, SpaceFox e Space Cross, de modelos produzidos nos anos de 2016 e 2017 (veja tabela abaixo) para comparecerem às concessionárias a partir do dia 10 de maio.

A Volkswagen fará inspeção no alternador dos veículos e, se necessário, a troca da peça. O reparo é gratuito e tem previsão de duração de três horas.

A empresa informou que detectou falhas no componente,  responsável por gerar energia elétrica nos automóveis, o que traz risco aos ocupantes. “Em situações em que a carga da bateria não for suficiente para o funcionamento do veículo, poderão ocorrer panes elétricas e até o desligamento do motor, com risco de acidentes”, diz trecho da nota enviada pela empresa.

Os clientes da montadora podem obter mais informações pelo telefone 0800-019 8866 e pelo site da empresa (www.vw.com.br).

 


Arquivado em:Economia

Imagens do dia 05 de maio

Posted: 05 May 2017 07:11 AM PDT

(Gonzalo Fuentes/Reuters)" description="Bailarina é fotografada durante um protesto com ativistas do Greenpeace na Torre Eiffel contra a candidata presidencial da Frente Nacional (FN) Marine Le Pen, em Paris - 05/05/2017">(Mohamad Torokman/Reuters)" description="Manifestante palestino usa um estilingue para atirar pedras contra tropas israelenses durante confrontos em um protesto em apoio aos prisioneiros palestinos em greve de fome nas prisões israelenses, na aldeia de Beita, na Cisjordânia - 05/05/2017">(Ahmad Al-Rubaye/Reuters)" description="Família deslocada do bairro de al-Haramat, ao norte de Mosul, reage depois de sere obrigada a deixar sua casa enquanto as forças iraquianas avançam para a área durante ofensiva para retomada da cidade das mãos dos jihadistas do Estado Islâmico - 05/05/2017">(KCNA/Reuters)" description="O ditador Kim Jong Un inspeciona o destacamento de defesa na Ilha Jangjae e o destacamento de defesa do Herói na Ilha Mu, na Coreia do Norte - 05/05/2017">(Hector Retamal/AFP)" description="Jovens se divertem durante o pôr-do-sol no cais Soleil, na comuna de Cité Soleil, em Porto Príncipe, no Haiti - 04/05/2017">(Rafael Marchante/Reuters)" description="Estudantes espanhóis posam para um retrato após um desfile no 12º Festival Internacional da Máscara Ibérica em Lisboa, Portugal - 05/05/2017">(China Daily/Reuters)" description="O avião de passageiros chinês C919 é visto durante o seu primeiro vôo perto do Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai, na China - 05/05/2017">
Arquivado em:Galeria de Fotos

Crítico espanhol diz que Machado de Assis é maior que Balzac

Posted: 05 May 2017 07:06 AM PDT

Escritor e crítico espanhol, Antonio Maura acredita que Joaquim Maria Machado de Assis, o grande gênio da literatura brasileira, não foi devidamente valorizado pela crítica e mereceria ser reconhecido como uma dos melhores escritores do século XIX. “Acho que Machado é um dos grandes nomes do século XIX. Não acredito que se compare nem a (Charles) Dickens, (Honoré de) Balzac, Eça de Queiroz ou ao nosso (Benito Pérez) Galdós. São grandes escritores, mas estão abaixo nos quesitos riqueza, crítica e análise da sociedade e versatilidade. Não chegam aos pés”, diz.

Sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras, Maura está no Cairo para a conferência “El autor y sus máscaras: una aproximación a Cervantes y Machado de Assis” (O autor e suas máscaras: uma aproximação de Cervantes e Machado de Assis), no Instituto Cervantes, e afirma que, fora de suas fronteiras, o escritor brasileiro “é um grande desconhecido”. Em sua opinião, até mesmo no Brasil os estudos sobre Machado de Assis “não refletiram bem” sua faceta de grande crítico do sistema de sua época e da escravidão.

Para ele, o cronista e poeta teve que recorrer à ironia para falar “na surdina” de um tema que não podia ser encarado abertamente por ele ser neto de escravos. Um exemplo disso é “Memórias póstumas de Brás Cubas” (1881). Segundo Maura, a verdadeira intenção de do autor é “colocar o dedo na ferida” da sociedade e para isso se serve de uma sutil alegoria para denunciar que o morto é o próprio Brasil.

A escolha do nome do protagonista, que coincide com o início do nome do país, “não é à toa” para um alguém tão “inteligente e cuidadoso com a linguagem” quanto era Machado de Assis. De acordo com ele, “a crítica brasileira foge” desta interpretação porque “não é fácil aceitar que seu país é um país morto ou esteve morto”.

Maura defende que as obras que o romancista e dramaturgo escreveu depois de “Memórias póstumas”, como “Dom Casmurro” ou “Quincas Borba”, são dos livros “mais importantes de sua geração, não apenas do Brasil, mas de todo o mundo”.

Segundo ele, alguns autores de língua espanhola, como Jorge Edwards, Julián Ríos e Carlos Fuentes, destacaram a importância de Machado de Assis, mas o mestre brasileiro ainda carece do merecido reconhecimento mundial.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Entretenimento

Sistema que devolve dinheiro de cada compra chega a SP e Rio

Posted: 05 May 2017 06:49 AM PDT

A Méliuz, empresa responsável por um programa que faz devoluções em dinheiro de um porcentual do valor de cada compra, iniciou parcerias com lojas físicas e pretende atingir 10.000 estabelecimentos até o fim do ano.

A empresa já atuava com lojas online desde 2011 e inaugurou na última semana as operações no Rio de Janeiro, com cerca de 200 parceiros na cidade. A companhia já atua em lojas físicas em Belo Horizonte e São Paulo, e pretende chegar a Porto Alegre e Brasília neste mês.

O sistema, conhecido como cashback, funciona como um programa de bônus ao fazer compras nos estabelecimentos cadastrados. Mas, em vez de dar pontos ou descontos, o cliente recebe de volta uma parte do dinheiro gasto na compra e, a partir de 20 reais, pode fazer o saque dos valores. A porcentagem do dinheiro que será dada de volta é definida por cada lojista.

As lojas virtuais identificam os clientes participantes após um cadastro feito no site da Méliuz. No caso das físicas, é preciso pedir para usar a máquina de cartão da Méliuz e informar o número do celular.

A ideia do programa é funcionar como uma ferramenta de marketing para atrair e fidelizar clientes. Dessa forma, é possível fazer promoção de itens sem alterar o seu preço – já houve casos de empresas que devolveram todo o valor gasto. Também, ao fornecer uma recompensa, as lojas buscam fazer com que os compradores retornem para futuras compras. Por causa do cadastro, os lojistas também têm acesso a mais informações sobre o comportamento dos consumidores, o que os ajuda a planejar sua atuação.

A Méliuz tem cerca de 2.000 empresas parceiras entre lojas online e físicas. A empresa começou as parcerias fora do mundo virtual em março deste ano, em Belo Horizonte. No mês de abril, inaugurou o serviço em São Paulo. A empresa planeja investir 80 milhões de reais em expansão até o fim do ano. Em 2016, participou de 1 bilhão de reais em compras, segundo a companhia.


Arquivado em:Economia

Revista alemã é condenada por dar notícia falsa sobre Schumacher

Posted: 05 May 2017 06:39 AM PDT

A revista alemã Bunte foi condenada nesta sexta-feira a pagar uma indenização de 50.000 euros (cerca de 168.000 reais) à família de Michael Schumacher por ter divulgado uma notícia falsa sobre a recuperação do maior campeão da história da Fórmula 1. Em dezembro de 2015, dois anos depois do acidente de esqui sofrido pelo alemão nos Alpes Franceses, a publicação noticiou que Schumacher teria voltado a caminhar, com o título “um milagre de Natal”.

Nesta manhã, o tribunal distrital da cidade de Hamburgo condenou a Bunte por violação do direito à privacidade da família de Schumacher. O tribunal ainda informou que Schumacher segue sem conseguir andar. “Schumacher não pode andar hoje e é improvável que tenha conseguido na época.”

Veja também

A revista, no entanto, alegou que a informação foi passada por uma fonte e que havia investigado o caso, o que teria reduzido o valor da indenização. Familiares e a assessora de Schumacher trataram a notícia como "irresponsável" e chegaram a pedir compensação de 100.000 euros.

O acidente de esqui ocorrido em 29 de dezembro de 2013, na França, deixou o ex-piloto alemão de 48 anos com a saúde bastante debilitada e, desde então, não se sabe ao certo qual é a real condição de Schumacher. Ele bateu a cabeça em uma pedra enquanto esquiava na estação de Méribel, na França, e teve uma séria lesão no crânio.

Schumacher passou seis meses internado em Grenoble e, depois de sair do estado de coma, passou três meses na cidade suíça de Lausanne, até ir para casa, na vizinha Gland, onde segue sua recuperação. Nos últimos meses, seu estado de saúde não teve atualizações oficiais.


Arquivado em:Esporte