USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


terça-feira, 2 de maio de 2017

Notícias

Notícias


Estudante agredido por PM melhora e não corre mais risco de vida

Posted: 02 May 2017 09:43 AM PDT

O estudante Mateus Ferreira da Silva, de 33 anos, que foi golpeado violentamente na cabeça por um policial militar durante uma manifestação pela greve geral, no centro de Goiânia, apresentou melhora clínica e não corre mais risco de vida. A informação foi divulgada nesta terça-feira no último boletim médico do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), onde ele está internado desde a última sexta-feira.

Segundo o boletim, o estudante de ciências sociais da Universidade Federal de Goiás está “evoluindo com melhora clínica, estável na parte respiratória e com pressão normal”. Nesta terça, foi retirada a sedação e iniciou-se o processo para desligar o respirador.A pesar do quadro estável, ele ainda se encontra em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital.

Silva participava de uma manifestação organizada por centrais sindicais e movimentos de esquerda contra as reformas previdenciária e trabalhista na Praça Bandeirante, no centro de Goiânia. O ato acbou degenerando em confronto entre a Polícia Militar e mascarados. No meio da confusão, o capitão Augusto Sampaio de Oliveira Neto, subcomandante da 37ª Companhia Independente, em Goiânia, agrediu o estudante com um violento golpe de cassetete na cabeça. O jovem sofreu traumatismo cranianoencefálico e múltiplas fraturas.

Após a agressão, o capitão da PM foi afastado das ruas. Segundo o comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Divino Alves de Oliveira, o capitão continua exercendo funções administrativas. "Não temos outro tipo de medida que prevê o afastamento total de função", disse. O comandante ainda informou que um inquérito foi aberto para apurar o caso.


Arquivado em:Brasil, Política

‘Descobri que era o Homem-Aranha pelo Instagram’, diz ator em SP

Posted: 02 May 2017 09:36 AM PDT

Conseguir o cobiçado papel do Homem-Aranha não foi fácil. Na disputa com diversos atores, Tom Holland passou por mais de cinco testes antes de chegar, por assim dizer, às semifinais, onde conheceu os veteranos Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) e Chris Evans (o Capitão America). "Eu queria muito o papel. Foi a época mais estressante da minha vida", diz o britânico de 20 anos, estrela de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, que chega aos cinemas em 6 de julho.

 

Por fim, ele conquistou o direito de vestir o uniforme vermelho e azul. "Eu descobri que era o Homem-Aranha pelo Instagram", conta. "Ninguém me ligou (risos). Eu enlouqueci. Depois, me ligaram para contar e eu respondi: 'eu já sei, vocês postaram na internet'."

Sobre o desafio de dar vida ao personagem já interpretado no cinema por Andrew Garfield e Tobey Maguire, Holland parece tranquilo. "Tive muita sorte de ter cinco filmes antes do meu. Aprendi com os outros atores", diz. "A diferença entre o meu Homem-Aranha e os outros é que ele gosta de ser um herói. Dê superpoderes a um rapaz de 15 anos, claro que ele vai se divertir."

Para mim, na verdade, a parte mais difícil foi me segurar para ir ao banheiro. Não tinha zíper na roupa

Tom Holland

Holland afirma que seu objetivo é fazer com que o personagem mantenha no cinema a mesma popularidade conquistada nos quadrinhos. Por sorte, o rapaz tem ao seu lado, no elenco, nomes experientes no ramo. Além de Downey Jr, que faz uma participação como Tony Stark, Michael Keaton também atuou ao lado dos jovens. "Só de olhar para eles, você já aprende", conta Laura, que interpreta Liz, primeiro par romântico do herói aracnídeo nos quadrinhos.

As cenas de ação não assustaram a dupla. "Foi muito intenso", diz Laura, que precisou acalmar a mãe nos bastidores, de onde ela assistia apreensiva à complexidade das cenas. "Para mim, na verdade, a parte mais difícil foi me segurar para ir ao banheiro. Não tinha zíper na roupa", conta Holland.


Arquivado em:Entretenimento

Bruno Mars confirma shows no Brasil para novembro

Posted: 02 May 2017 09:32 AM PDT

O cantor Bruno Mars confirmou shows em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com ele, virá como convidada especial a banda DNCE, do Joe Jonas. Mars vai começar a turnê no dia 18 de novembro, na Praça da Apoteose, no Rio. No dia 22, ele segue para o Estádio Morumbi, em São Paulo.

Esta será a segunda vez do cantor no Brasil. Ele se apresentou no país pela primeira vez em 2013. As vendas de ingresso começam no dia 15 de maio.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Documentário desnuda intimidade de Laerte: ‘Hora de tirar o véu’

Posted: 02 May 2017 09:20 AM PDT

Escolhido como tema do primeiro documentário brasileiro da Netflix, a cartunista Laerte fala em “tirar os véus” no trailer de Laerte-se, com estreia prevista para 19 de maio. A produção apresenta Laerte em sua intimidade, forma de tocar em assuntos que para ela são ao mesmo tempo pessoais e políticos, caso da sua transição de gênero, questão de fundo do documentário.

O filme mescla depoimentos de Laerte e conhecidos, entre eles o filho Rafael Coutinho, também cartunista, com tirinhas em que o artista aborda a sua mudança. Rafael Coutinho, que ainda a chama de “pai”, conta que combinou com Laerte de o filho o chamar de “vovô”. Em seguida, Laerte aparece brincando com o neto.

Em outra cena, a cartunista Laerte surge discutindo se coloca próteses nos seios com a cantora Rita Lee, que retirou as mamas para se prevenir contra o câncer. “Não coloca, não, dá muito trabalho”, diz Rita. “Mas saco é um saco”, argumenta Laerte, ao que a cantora aquiesce.

 

 

 

 

 

 

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Funai monta ‘comitê de crise’ contra violência no Maranhão

Posted: 02 May 2017 08:52 AM PDT

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que vai montar um “comitê de crise” nesta terça-feira para lidar com os desdobramentos dos atos de violência ocorridos neste último domingo, quando indígenas do Povoado das Bahias, no município de Viana (MA), foram alvos de ataques de pistoleiros.

“A Coordenação Regional de Imperatriz [da Funai] já está mobilizada tomando todas as providências necessárias no caso”, declarou a autarquia, por meio de sua assessoria de comunicação. “A procuradoria da Funai está em contato direto com o delegado do município de Viana e nossos servidores acompanharão in loco o inquérito a partir de amanhã. Também será formado amanhã pela manhã um comitê de crise com os diretores e o presidente da Funai para prestar toda a ajuda necessária aos feridos e garantir o cumprimento da lei”, informou a fundação, vinculada ao Ministério da Justiça.

Segundo informações do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), chega a 13 o total de feridos. O número é desmentido pelo Governo do Maranhão, que fala em sete pessoas feridas. Cinco indígenas foram transferidos durante a noite de ontem e a madrugada de hoje para o Hospital Socorrão 2, Cidade Operária, na capital São Luís.

Carta

O governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), usou as redes sociais para publicar documentos nos quais afirma que já tinha pedido ajuda da Funai sobre os conflitos com o povo gamela em agosto de 2016. Em outubro, aponta uma carta da autarquia, o governo foi informado que não seriam feitos estudos sobre o processo de demarcação de terras na região porque a Funai não tinha recursos nem equipe técnica para tocar os trabalhos.

Flavio afirmou que, ao contrário do que foi divulgado pelo Cimi e pela Comissão Pastoral da Terra, indígenas não teriam tido membros decepados durante o conflito de domingo. “Até agora não houve nenhuma vítima com mãos decepadas. Continuamos procurando e cuidando dos 3 hospitalizados”, afirmou no Twitter.

O governador confirmou haver sete vítimas de violência e que, no momento, nenhuma delas corre risco de morte. “Dos sete, três ainda estão internados”, declarou. “Se políticos tiverem participado ou instigado atos de violência, o governo do Maranhão vai pedir investigação nas instâncias competentes”, afirmou Dino. “Repudio qualquer violência, sejam ou não indígenas. Tudo será apurado pela Polícia e entregue ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.”

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Com Victor, Atlético-MG ainda não sofreu gols em 2017

Posted: 02 May 2017 08:37 AM PDT

Victor é um dos mais experientes jogadores do elenco do Atlético-MG. Campeão da Libertadores de 2013, foi protagonista defendendo pênaltis importantes, como contra Tijuana, nas quartas de final, Newell´s Old Boys, na semifinal e Olimpia, na decisão. De volta ao time após se recuperar de lesão, o goleiro ainda não sofreu gols em 2017.

Com Victor, o Atlético-MG vem de três partidas decisivas e importantes para o clube mineiro. A estreia do goleiro foi na partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, contra o URT, no Independência, com vitória de 3 x 0 para o Atlético-MG. Na segunda partida, diante do Libertad, também no Independência, pela Libertadores, nova vitória por 2 x 0. Na última partida, no domingo, contra o Cruzeiro, no Mineirão, pela primeira final do Campeonato Mineiro, empate por 0 x 0.

Antes de Victor, Giovanni Santos era o titular do Atlético-MG. Em 16 partidas pelo clube, foram 13 gols sofridos, com seis partidas sem sofrer gols. Uilson, terceiro goleiro do clube, disputou duas partidas e sofreu quatro gols.


Arquivado em:Esporte, Placar

Imagens do dia 02 de maio

Posted: 02 May 2017 08:27 AM PDT

(Tibta Pangin/AFP)" description="O vulcão monte Sinabung expele cinza vulcânica em imagem vista da vila de Beganding em Karo, na Indonésia - 02/05/2017">(Borneo Orangutan Survival/AFP)" description="Foto divulgada pela fundação da sobrevivência do orangotango de Bornéu mostra um orangotango albino raro que foi salvo após ficar mantido em uma gaiola por aldeões em Kapuas Hulu, na Indonésia">(Jarbas Oliveira/Folhapress)" description="Familiares, amigos e fãs acompanham missa, velório e enterro do cantor Belchior, no Centro Dragão do Mar em Fortaleza - 02/05/2017">(Amit Dave/Reuters)" description="Menina se refresca em uma bacia com água em um dia quente em uma fazenda nos arredores de Ahmedabad, na Índia - 02/05/2017">(Sea World/Reuters)" description="A ursa polar Liya é fotografada com seus filhotes recém-nascidos no parque Sea World em Gold Coast na Austrália">(Danish Siddiqui/Reuters)" description="Membro da Polícia Federal iraquiana reage durante confrontos com jihadistas do Estado Islâmico no oeste de Mosul - 02/05/2017">(Suhaib Salem/Reuters)" description="Membro das forças iraquianas fotografado dentro do hospital Al-Salam, destruído durante confrontos contra o Estado Islâmico no leste de Mosul - 02/05/2017">(Sameer Al-Doumy/Reuters)" description="Alunos aprendem a se proteger de um bombardeio durante uma aula sobre segurança em guerra, conduzida por membros da defesa civil síria, na área de Harasta, controlada por rebeldes, nos arredores de Damasco - 02/05/2017">
Arquivado em:Galeria de Fotos

Reino Unido acaba de ligar seu primeiro reator de fusão nuclear

Posted: 02 May 2017 08:22 AM PDT

O primeiro reator de fusão nuclear do Reino Unido foi ativado na última sexta feira, informa a empresa responsável pelo equipamento, a britânica Tokamak Energy. Em seus primeiros dias de atividade, ST40, como foi batizado, já foi capaz de produzir uma bolha de gás, ou plasma, eletricamente carregada dentro de seu núcleo. O objetivo é que, até 2018, o reator consiga aquecer as substâncias a 100 milhões de graus Celsius – sete vezes mais quente do que o centro do Sol. Essa é a temperatura necessária para provocar a fusão controlada (processo no qual os núcleos dos átomos de hidrogênio se unem, transformando-se em hélio e liberando energia).

"Hoje é um dia importante para o desenvolvimento da energia de fusão no Reino Unido e no mundo. Estamos lançando o primeiro dispositivo de fusão controlada de classe mundial que foi projetado, construído e operado por uma empresa privada", diz em comunicado David Kingham, presidente da Tokamak Energy. "A ST40 é uma máquina que irá mostrar temperaturas de fusão são possíveis em reatores compactos e econômicos. Isso permitirá que o poder de fusão seja alcançado em anos, não em décadas." O objetivo da companhia é disponibilizar à população do Reino Unido energia gerada pelo ST40 até 2030.

A fusão nuclear é o mesmo processo que abastece o nosso Sol. Se os cientistas conseguissem reproduzi-lo de maneira controlada aqui na Terra, seria possível aproveitar uma fonte ilimitada de energia limpa, produzida quase sem emissões de carbono. O problema é que isso exige uma tecnologia tão avançada que, atualmente, ainda não existe nenhum reator capaz de atingir tal objetivo. Todos os reatores utilizados hoje geram energia a partir do processo contrário à fusão, a fissão nuclear, no qual o núcleo de um átomo se divide, gerando outros dois elementos.

Como dominar a fusão nuclear é uma técnica muito promissora, cientistas e empresas de todas as partes do mundo vêm investindo seu tempo e recursos em pesquisas para alcançar esse objetivo. ST40 é um modelo de reator tokamak (que significa "câmara toroidal magnética", em russo, e, curiosamente, deu nome à empresa fabricante do reator britânico). Isso significa que, quando estiver totalmente pronto, ele será capaz de utilizar bobinas magnéticas de alta potência para controlar um núcleo de plasma chamuscante em uma forma parecida com a câmara de um pneu.

O próximo passo da companhia é instalar e testar um conjunto completo dessas bobinas magnéticas, permitindo que a ST40 gere plasma a temperaturas de 15 milhões de graus Celsius ainda esse ano. Segundo David Kingham, a empresa está meio caminho andado do objetivo de fornecer energia de fusão nuclear em escala comercial. "Ainda precisamos de investimentos significativos, muitas colaborações acadêmicas e industriais, engenheiros e cientistas dedicados e criativos, e uma excelente cadeia de suprimentos", diz. "Nossa abordagem continua a ser para superar a jornada em uma série de desafios de engenharia, aumentando o investimento adicional ao alcançar cada novo marco."


Arquivado em:Ciência

Belchior é sepultado em Fortaleza depois de homenagem em Sobral

Posted: 02 May 2017 08:14 AM PDT

(Jarbas Oliveira/Folhapress)" description="Familiares, amigos e fãs acompanham missa, velório e enterro do cantor Belchior, no Centro Dragão do Mar em Fortaleza - 02/05/2017">(Jarbas Oliveira/Folhapress)" description="Familiares, amigos e fãs acompanham missa, velório e enterro do cantor Belchior, no Centro Dragão do Mar em Fortaleza - 02/05/2017">(Jarbas Oliveira/Folhapress)" description="Fãs fazem fila para se despedir do cantor Belchior durante velório no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza - 01/05/2017">(Jarbas Oliveira/Folhapress)" description="Fãs fazem fila para se despedir do cantor Belchior durante velório no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza - 01/05/2017">(Jarbas Oliveira/Folhapress)" description="Fãs fazem fila para se despedir do cantor Belchior durante velório no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza - 01/05/2017">
O corpo do cantor Belchior foi sepultado na manhã desta terça-feira em Fortaleza, no cemitério Parque da Paz. Natural de Sobral, no Noroeste cearense, ele morreu no Rio Grande do Sul no último domingo após passar dez anos sem localização certa. Belchior vivia em Santa Cruz com a mulher, Edna Prometheu. Segundo irmãos, ele nunca deixou de produzir e tem várias composições novas. Ainda não se sabe o que será feito desse material inédito. O sepultamento contou com a presença de Edna, muito emocionada e amparada por uma cadeira de rodas, de irmãos e dois filhos, entre outros familiares. A princípio, a cerimônia seria fechada à família e a amigos, mas fãs acabaram aparecendo e participando. A despedida mais emocionante do cantor, porém, foi a ocorrida nesta segunda-feira em sua cidade natal, Sobral, onde foi velado.

Veja também

O velório acabou por volta das 11h40 desta segunda-feira. As lágrimas não tomaram conta somente dos familiares, mas também de outros que estavam presentes. Com palmas, cantos, Belchior se despediu de Sobral ouvindo suas melhores músicas, dentre elas Como Nossos Pais, entoada pelos fãs na saída do teatro São João. Aos gritos, fãs se despediram na saída do caixão, que foi levado no carro do Corpo de Bombeiros até o aeroporto de Sobral, embarcando para Fortaleza.

Pela manhã, uma multidão fez fila para se despedir do cantor e compositor. O corpo do cantor chegou em Sobral em um jato particular, por volta das 7h30. O caixão foi conduzindo até a praça São João em um carro do Corpo de Bombeiros e levado por oficiais, além do prefeito da cidade, Ivo Gomes, até o palco do teatro São João, onde ocorreu o velório.

Veja também

O velório seguiu até 11h no histórico teatro São João e, em seguida, o corpo foi levado de volta para ser sepultado em Fortaleza. Os irmãos ficaram em espaço reservado próximo do caixão, no palco do teatro. Milhares de fã emocionados chegaram a cantar em coro e palmas, o repertório de Belchior durante a visitação.

Às 10 horas, houve uma parada para uma apresentação musical, composta por um dueto de fãs do cantor, com suas músicas, que foram acompanhadas em coro pelos presentes. Em seguida, a bênção do padre Jairo: “Obrigado por ter escolhido voltar para o seu povo, Belchior”. O pároco foi acompanhado por intensas palmas.

No domingo, 30, artistas plásticos e grafiteiros fizeram uma homenagem ao cantor, estampando sua caricatura em um muro na periferia da cidade. A obra, segundo o grafiteiro Jonas Sampaio, representa a partida dele para uma outra dimensão. “As letras musicais formam as asas que o faziam flutuar na melodia de suas músicas, e agora são as asas de um anjo que partiu.”

O cantor e compositor Belchior, nos anos 80(João Santos/Revista Contigo)" description="JOAO SANTOS">O cantor e compositor Belchior, nos anos 70(Paulo Salomão/Dedoc)" description="">O cantor e compositor Belchior, nos anos 70(Paulo Salomão/Dedoc)" description="PAULO SALOMAO">Belchior em sua residência , em 2005(Roberto Setton/Reprodução)" description="">O cantor e compositor Belchior(Leonardo Costa/Dedoc)" description="">Vanuza e Belchior cantam juntos no programa Jovens Tardes da TV Globo, em 2002(Renato Rocha Miranda/TV Globo)" description="">Miguel Arraes, Belchior e José Fogaça, do PMDB-RS, no comício pelas Diretas Já, na Praça da Sé, em 1984(Orlando Britto/Dedoc)" description="">

(Com Agência Brasil e Estadão Conteúdo)

(Jarbas Oliveira/Folhapress)" description="Familiares, amigos e fãs acompanham missa, velório e enterro do cantor Belchior, no Centro Dragão do Mar em Fortaleza - 02/05/2017">(Jarbas Oliveira/Folhapress)" description="Familiares, amigos e fãs acompanham missa, velório e enterro do cantor Belchior, no Centro Dragão do Mar em Fortaleza - 02/05/2017">(Jarbas Oliveira/Folhapress)" description="Fãs fazem fila para se despedir do cantor Belchior durante velório no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza - 01/05/2017">(Jarbas Oliveira/Folhapress)" description="Fãs fazem fila para se despedir do cantor Belchior durante velório no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza - 01/05/2017">(Jarbas Oliveira/Folhapress)" description="Fãs fazem fila para se despedir do cantor Belchior durante velório no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza - 01/05/2017">
Arquivado em:Entretenimento

EUA poupariam bilhões de dólares se jovens fizessem mais esporte

Posted: 02 May 2017 07:48 AM PDT

Se todos os jovens americanos praticassem o mínimo de esporte recomendado, os Estados Unidos teriam 1,2 milhão de crianças obesas ou com sobrepeso a menos e poupariam 62,3 bilhões de dólares (197,3 bilhões de reais) por ano em despesas médicas e em perda de produtividade. Os dados são de um estudo publicado nesta segunda-feira na revista Health Affairs.

"A atividade física não só faz com que as crianças se sintam melhor, como também as ajuda a ter hábitos de vida mais saudáveis, o que também é positivo para a economia do país", explicou o doutor Bruce Y. Lee, diretor do centro de prevenção da obesidade da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que dirigiu a pesquisa. "Nosso estudo mostra que o fato de incentivar e investir no esporte quando as crianças são mais jovens proporciona enormes benefícios mais adiante."

A análise, feita usando um modelo computacional para simular os efeitos da intervenção, mostra que a economia gerada é proporcional ao número de jovens que praticam a quantidade de atividade física recomendada. Segundo os autores do artigo, atualmente apenas 32% das crianças americanas de oito a onze anos faz o mínimo exercício requerido – ou seja, 25 minutos três vezes por semana. Se essa proporção aumentasse para 50%, por exemplo, o país já sentiria uma melhora expressiva na economia e poderia economizar anualmente 21,9 bilhões de dólares (69,3 bilhões de reais) em assistência de saúde e em perda de produtividade.

Dados preocupantes

Aproximadamente um jovem americano em cada seis, de 2 a 19 anos, tem obesidade ou sobrepeso, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). Outros estudos demonstram, ainda, que jovens que têm sobrepeso aos 18 anos correm mais riscos de ter excesso de peso quando adultos.

Mais de um terço dos americanos adultos são obesos, o que aumenta consideravelmente seus riscos de sofrer de doenças cardiovasculares, diabetes e inclusive alguns tipos de câncer. Segundo os autores do estudo recém-publicado, muitos desses males poderiam ser evitados com a simples prática de alguma atividade física.

(Com AFP)


Arquivado em:Ciência

Corinthians só perdeu por 4 gols para a Ponte uma vez: em 1977

Posted: 02 May 2017 07:46 AM PDT

O ano de 1977 foi histórico para o Corinthians, que encerrou um tabu de 23 anos sem título no Campeonato Paulista. Mas foi neste ano que a Ponte Preta venceu o Corinthians, pela única vez por quatro gols de diferença, resultado que dará o título ao clube de Campinas, domingo.

No Campeonato Paulista de 1977, ainda na segunda rodada, jogando no estádio Moisés Lucarelli, o Corinthians perdeu para a Ponte Preta por 4 a 0. Ainda há registros de dois 3 a 0, resultado que levaria a decisão para os pênaltis no próximo domingo, em Itaquera. Em 1979 e 1980, ambas pelo Campeonato Paulista, no Moisés Lucarelli e no Morumbi, respectivamente.

A goleada sofrida em 1977 foi essencial para a conquista corintiana naquele ano. Após o jogo, Duque foi demitido do comando da equipe, abrindo caminho para o retorno do técnico Oswaldo Brandão, treinador campeão com o Corinthians de seu último estadual, em 1954. A conquista de 1977 foi a última do treinador em sua carreira.

Além da escassez de goleadas sofridas para a Ponte, o Corinthians ainda se apoia no bom retrospecto em Itaquera, onde ainda não perdeu por mais de dois gols de diferença desde a inauguração, em 2014.

(com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte, Placar

Roteiristas de Hollywood chegam a acordo provisório com estúdios

Posted: 02 May 2017 07:42 AM PDT

Roteiristas de Hollywood disseram ter chegado a um acordo provisório com representantes de estúdios de cinema e televisão para um novo contrato, que deve ser firmado nesta terça-feira, evitando uma greve que poderia ter paralisado a gravação de programas como talk-shows. Pelas cláusulas acertadas, as temporadas de TV serão mais curtas –um tema importante desde o advento dos serviços de streaming — e haverá um aumento de 15% nos royalties (conhecidos como residuais) de TV. As informações estão no site do Sindicato dos Roteiristas da América (WGA, na sigla em inglês).

Os membros do sindicato como um todo irão receber 130 milhões de dólares a mais durante a vigência do novo acordo, disseram os negociadores no memorando, sem especificar o período de tempo. O acordo ainda precisa ser aprovado pelos membros do sindicato, de 9.000 integrantes.

O foco das conversas entre roteiristas e estúdios foi a revolução da indústria televisiva desde a chegada de serviços de streaming como Netflix e Amazon e a diminuição resultante no número médio de episódios de uma temporada de comédia ou drama roteirizados — de 22 para cerca de 10. O sindicato diz que seus membros, que são pagos por episódio, sofreram uma redução média de 23% na renda nos últimos três anos.

A entidade estava negociando com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão, que representa as gigantes do entretenimento Comcast Corp, Walt Disney, CBS, Viacom, Time Warner Inc. e Twenty-First Century Fox Inc. Se uma greve fosse convocada, o público veria o primeiro impacto nos talk-shows de fim de noite, que usam equipes de roteiristas para criar piadas sobre temas atuais.

A última greve do WGA ocorreu entre 2007 e 2008 e durou cem dias. As redes de TV exibiram reprises e mais reality shows, e o custo para a economia do Estado da Califórnia foi estimado em 2,1 bilhões de dólares, de acordo com o Instituto Milken.

(Com ag~encia Reuters)


Arquivado em:Entretenimento

Dirceu tem nova denúncia na Lava Jato – propina de R$ 2,4 mi

Posted: 02 May 2017 07:24 AM PDT

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) foi denunciado de novo nesta terça-feira pela força-tarefa da Operação Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF), agora por receber mais de 2,4 milhões de reais em propina. Os valores, oriundos de desvios na Petrobras, teriam sido utilizados, em parte, para financiar a assessoria de comunicação do petista durante o julgamento do mensalão, informou o MPF em comunicado. Esta é a terceira denúncia contra ele.

De acordo com os procuradores, a acusação trata de crimes de lavagem de dinheiro praticados entre abril de 2011 e outubro de 2014 para permitir o recebimento por Dirceu de vantagens indevidas das empreiteiras Engevix e UTC Engenharia. “É chocante que o ex-ministro-chefe da Casa Civil tenha usado dinheiro da corrupção na Petrobras para contornar os efeitos negativos da descoberta de seus crimes. É o crime sendo usado para reduzir os prejuízos do crime descoberto”, disse o procurador da República Júlio Noronha, em comunicado.

Além do petista, a denúncia desta terça-feira inclui Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão de Dirceu, João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, e os empresários Gerson de Melo Almada e Walmir Pinheiro Santana, executivos da Engevix e da UTC. O caso é derivado de uma outra ação, na qual o ex-ministro já foi condenado, com repasses fraudulentos de cerca de 15 milhões de reais da Engevix para o seu grupo político, tendo como contrapartidas cartel e ajuste de licitações em ao menos cinco contratos da Petrobras, sobretudo nas refinarias de Presidente Bernardes, Presidente Getúlio Vargas e Landulpho Alves.

Naqueles autos, reconheceu-se que uma das formas utilizadas pela Engevix para limpar os recursos sujos oriundos dos crimes praticados contra a Petrobras ocorreu por meio do operador financeiro Milton Pascowitch, o qual custeou serviços, como reformas de imóveis, em benefício de Dirceu.

Assessoria de Imprensa

A denúncia apresentada nesta data descreve novos atos de lavagem por meio dos quais a Engevix, com a finalidade de ocultar e dissimular a origem criminosa de recursos desviados da Petrobras, encobriu pagamentos por serviços de assessoria de comunicação prestados no interesse do ex-ministro.

Segundo a acusação, Dirceu contratou, em 2009, a empresa Entrelinhas Comunicação LTDA. para prestar serviço de assessoria de imprensa. Como não conseguiu arcar com as despesas dessa contratação e desejava continuar recebendo o serviço, em 2011, a Engevix, por meio de seu executivo Gerson Almada, atendendo a pedido de Luiz Eduardo, quitou a dívida pela assessoria já prestada e pagou por sua continuidade até fevereiro de 2013. Os serviços incluíram a emissão de relatórios sobre a imagem de Dirceu perante a sociedade, o gerenciamento de entrevistas, a elaboração de artigos e até a organização do livro assinado pelo ex-ministro, “Tempos de Planície”.

Os documentos utilizados para lastrear a transação não refletem com precisão o prazo, os valores e os beneficiários envolvidos, mas apontam que a empreiteira arcou com 900 mil reais entre abril de 2011 e julho de 2012, garantindo a prestação de serviços até o ano seguinte. Os pagamentos foram ainda confirmados por provas coletadas pelo Ministério Público Federal, como afastamento de sigilo bancário e fiscal das empresas envolvidas, e oitiva de seus representantes.

UTC

As investigações apontaram ainda que Dirceu recebeu valores da UTC decorrentes de crimes praticados em detrimento da Petrobras. Recentemente, o Ministério Público Federal apresentou denúncia contra Roberto Gonçalves, gerente executivo que sucedeu Pedro Barusco em 11 de março de 2011 na Petrobras, por seu envolvimento criminoso e recebimento de vantagens indevidas em decorrência do contrato firmado entre o Consórcio TUC e a Estatal.

Nesse contexto, Ricardo Pessoa e Walmir Pinheiro, ex-executivos da UTC, tinham plena consciência de que Dirceu fora o padrinho político responsável por indicar e manter Renato Duque na posição de diretor de Serviços da Petrobras, cargo este que foi por ele utilizado para beneficiar a UTC Engenharia em contratos com a Estatal. Desde 2007, eles assentiam com os pedidos de Duque e destinavam ao PT, por intermédio de João Vaccari, o valor de cerca de 1% dos contratos celebrados pela UTC na Petrobras, a título de propina.

Diante desse quadro, a UTC firmou, entre fevereiro de 2013 e outubro de 2014, aditivos contratuais fictícios com a JD Assessoria, empresa de Dirceu, para, com a aquiescência de Vaccari, lhe repassar mais de 1,5 milhão de reais em propinas.

Impunidade

Durante a entrevista coletiva em que foi apresentada a nova denúncia contra José Dirceu, os integrantes da força-tarefa ressaltaram a continuidade dos atos praticados pelo petista. Para o procurador Roberson Pozzobon, “a impunidade no país é tamanha que, no mensalão, o ex-ministro-chefe da Casa Civil acreditava que sua responsabilização criminal por corrupção seria como um raio que não poderia cair duas vezes em seu quintal“.

Pozzobon ressaltou que os fatos analisados nesta denúncia ocorreram “mesmo durante e após” o julgamento do esquema de compra de votos no Congresso Nacional, pelo qual Dirceu foi condenado. Ele ainda cumpria prisão domiciliar decorrente da condenação quando foi preso pela Lava Jato, em agosto de 2015.

O ex-ministro já foi condenado duas vezes na operação, com penas somadas que superam 30 anos de prisão. Em maio de 2016, foi condenado a 23 anos pelo juiz federal Sergio Moro pelo recebimento de quinze milhões de reais de propina em contratos envolvendo a Petrobras. Em março de 2017, outra sentença: onze anos de reclusão também por recebimento de vantagens ilegais relacionadas à estatal.

STF

José Dirceu tem um pedido de habeas corpus pendente de julgamento na segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode ser avaliado pela corte nesta terça-feira. Na semana passada, antes da interrupção da sessão, o colegiado já havia libertado os outros dois presos que estavam sob análise: o pecuarista José Carlos Bumlai e o ex-tesoureiro do PP João Cláudio Genu.

Também presente a coletiva, Deltan Dallagnol defendeu que o STF deve rejeitar o pedido. Para o procurador, “a liberdade do réu acarreta sérios riscos para a sociedade em razão da gravidade dos crimes, da reiteração delitiva e da influência do réu no ambiente político-partidário, lembrando que o imenso esquema identificado pela Lava Jato tem atuação em diferentes níveis da federação.”

Diante da possibilidade do Supremo optar por soltar o petista e a Procuradoria pedir nova prisão preventiva, o advogado Roberto Podval, que defende Dirceu, reagiu enfaticamente.”Esses fatos foram utilizados quando do primeiro pedido de pisão, embora quando da denúncia foram esquecidos. Não acredito que o juiz Sérgio Moro desautorize o Supremo Tribunal Federal dessa forma. Isso não é um jogo. O STF não irá autorizar chicana judicial. Não acredito que o juiz Sérgio Moro utilize tais procedimentos”, disse o criminalista por meio de nota.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Uber vai aceitar débito como forma de pagamento

Posted: 02 May 2017 07:20 AM PDT

A Uber anunciou que vai aceitar a partir desta terça-feira pagamento em débito para viagens realizadas por motoristas da empresa. A nova modalidade começará a aparecer nos aplicativos ao longo desta semana.

Por enquanto, a opção estará disponível para para clientes do Banco do Brasil e Bradesco que tenham cartão múltiplo (crédito e débito),  com bandeira Visa,  e para clientes do Santander com cartão múltiplo e de débito de bandeira Mastercard. A nova forma de pagamento estará disponível em todas as cidades, e a Uber planeja ampliar o número de bancos e bandeiras aceitos neste tipo de transação.

O usuário deverá fazer o cadastro do cartão no aplicativo, em vez de passar em uma maquininha. Além do débito, a empresa aceita atualmente pagamentos por cartão de crédito, transferência via PayPal e, em algumas cidades, em dinheiro.


Arquivado em:Economia

Lady Gaga dá presente de aniversário a atriz de ’13 Reasons Why’

Posted: 02 May 2017 07:17 AM PDT

Katherine Langford pode ter passado por momentos difíceis para interpretar Hannah Baker, a suicida adolescente de 13 Reasons Why, série da Netflix que deve ganhar uma segunda temporada no ano que vem. Mas, além de levantar a importância do debate sobre bullying, sofrimento juvenil e formas de evitar o suicídio, Katherine ganhou um presente de uma de suas maiores ídolas, a cantora Lady Gaga — ela mesma uma defensora da discussão sobre bullying na escola. O presente, um par de convites para um show com direito a encontro com a cantora nos bastidores, foi entregue para ela no seu aniversário, dia em que a atriz concedeu uma entrevista à apresentadora de TV Ellen DeGeneres ao lado de Dylan Minnette, o Clay Jensen da série.

Pouco antes de receber o mimo, Katherine contou empolgada que Lady Gaga a mencionou em um tuíte em que enviou a ela um coração. Segundo a atriz, foi aí que ela percebeu que havia ficado famosa. “Eu surtei com o tuíte”, contou, com um riso nervoso. Ao receber o par de convites, a atriz não se conteve e se emocionou. Confira:

Na entrevista, os atores enfatizaram que o grande objetivo da série, que tem como produtora a cantora Selena Gomez, outra vítima da depressão, é pautar um debate sobre o sofrimento dos jovens. "O principal objetivo é apenas iniciar uma conversa que achamos que era necessário ter e trazer essas questões à luz e mostrá-las de uma forma real. E se as pessoas estão falando sobre tais questões, acho que alcançamos nosso objetivo", disse Dylan.

 


Arquivado em:Entretenimento

Tradutora do FBI fugiu para casar com terrorista do EI

Posted: 02 May 2017 07:01 AM PDT

Uma tradutora do FBI viajou secretamente para a Síria em 2014 e se casou com um terrorista do grupo Estado Islâmico. A funcionária do serviço secreto dos Estados Unidos tinha acesso a informações sigilosas e deveria investigar o homem que acabou por se tornar seu marido, segundo a emissora CNN.

Daniela Greene mentiu sobre sua viagem, dizendo que ia visitar seus pais na Alemanha, quando na verdade viajou para a Síria para encontrar o extremista Denis Cuspert. De acordo com as informações obtidas pela CNN, ela teria avisado o jihadista de que ele era investigado pelo FBI.

Greene, que já era casada com um americano, viajou para a Turquia e depois seguiu para a Síria. Pouco tempo depois de chegar ao país casou-se com Cuspert, um rapper alemão que ganhou influência nas fileiras do Estado Islâmico como recrutador on-line de terroristas na Europa. O FBI o colocou em seu radar de contraterrorismo em dois continentes diferentes.

A CNN teve acesso a registos do tribunal americano, já que Greene foi acusada pelas autoridades por suas ações. Semanas depois do casamento, a mulher de 38 anos se arrependeu de seus atos e voltou aos Estados Unidos e foi detida. Ela aceitou cooperar com a inteligência americana e foi condenada a dois anos de prisão, mas já foi solta.

O FBI confirmou à CNN que, após o incidente, a organização trabalhou para identificar e reduzir pontos vulneráveis em sua segurança. Daniela Greene, que nasceu na antiga Checoslováquia e foi criada na Alemanha, antes de se casar e mudar para os Estados Unidos, trabalha agora com recepcionista num hotel. Ela se recusou a falar com a CNN, com a justificativa de que poderia colocar sua família em risco.


Arquivado em:Mundo

SpaceX lança satélite espião para o governo dos EUA

Posted: 02 May 2017 06:50 AM PDT

A empresa americana SpaceX lançou ao espaço nesta segunda-feira um foguete Falcon 9, que colocará em órbita um satélite a serviço do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O lançamento, que havia sido suspenso de última hora no domingo devido a um "problema no sensor", ocorreu às 7h15 local (8h15, em Brasília) da manhã seguinte, em Cabo Cañaveral, localizado na Flórida, nos Estados Unidos.

O foguete carrega um satélite espião NROL-76, que será colocado em órbita a serviço do Escritório Nacional de Reconhecimento dos Estados Unidos (NRO, na sigla em inglês), um projeto que tem, entre outros objetivos, detectar "potenciais ameaças à segurança" dos Estados Unidos, "acompanhar terroristas" e "controlar de desenvolvimento de armas nucleares", segundo o canal local WFTV9.

Aproximadamente 10 minutos depois do lançamento, a parte principal do foguete, que inclui os propulsores, retornou à Terra e aterrissou na base de Cabo Cañaveral. "A primeira fase do foguete tocou a superfície na Zona de Aterrissagem 1. Outro excelente dia para a SpaceX, foi algo bonito de se ver", expressou o narrador na transmissão ao vivo de toda a operação", disse o narrador durante a transmissão ao vivo do evento. A SpaceX já realizou várias experiências bem-sucedidas com lançamento de foguetes que retornam à Terra depois de lançar sua carga em órbita.

Carga secreta

Quanto ao satélite espião NROL-76, pouco se sabe. "Como um assunto de política e devido a sua classificação, o NRO não fornece informações sobre nossos contratos", disse uma porta-voz da SpaceX à AFP.

Até agora, os Estados Unidos destinavam bilhões de dólares por ano à United Launch Alliance (ULA, na sigla em inglês), uma operação conjunta com os construtores de aeronaves Boeing e Lockheed Martin, para lançar os satélites do governo. Em 2014, a SpaceX criticou o fato de a Força Aérea americana empregar apenas a ULA, argumentando que confiavam em apenas uma empresa para lançamentos relacionados à segurança nacional.

A SpaceX foi contratada para enviar o NROL-76 "depois de uma concorrência", disse a porta-voz da NRO, ressaltando não saber quando o contrato foi concedido. A companhia faz lançamentos regulares de naves não tripuladas rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) e desenvolve uma cápsula que poderá levar pessoas à órbita no próximo ano.

O lançamento de uma carga militar secreta representa uma nova fase em contratos entre empresas privadas e o Pentágono. A SpaceX também tem contratos já fechados com a Força Aérea americana para lançamento e colocação de satélites de GPS na órbita terrestre.

(Com EFE e AFP)


Arquivado em:Ciência

Homem esquece quadro de 1,5 milhão de euros em táxi

Posted: 02 May 2017 06:47 AM PDT

Um marchand apresentou uma denúncia por roubo depois de esquecer um quadro avaliado em 1,5 milhão de euros (cerca de 5 milhões de reais) na mala de um táxi em Paris, no dia 27 de abril. 

“Ele deveria encontrar um colecionador no centro da capital francesa na quinta-feira passada”, disse uma fonte da polícia, acionada pelo passageiro, que acusa o taxista de roubo por não conseguir localizá-lo para resgatar a obra. “Pegou um táxi, colocou a obra na mala e depois ‘esqueceu’.”

O quadro é uma pintura do ítalo-argentino Lucio Fontana, da série Concetto Spaziale, dos anos 1970, composta por obras monocromáticas com cortes verticais. Nascido em uma família de origem italiana, Fontana tratou de fugir das convenções plásticas do momento graças à introdução de cortes e buracos em suas telas, algumas das quais foram leiloadas por várias dezenas de milhões de euros. 

(Com agências EFE e France-Presse)

 


Arquivado em:Entretenimento

Idosa agredida por enfermeiro em UTI morre em SP

Posted: 02 May 2017 06:44 AM PDT

Faleceu, nesta segunda-feira, Thereza de Jesus Garcia, de 78 anos, que estava internada no Hospital Municipal do Servidor Público, em São Paulo. No último dia 16 de abril, a idosa foi agredida por um dos enfermeiros que faziam seus cuidados no hospital, quando se recuperava de uma cirurgia vascular na perna esquerda.

Segundo nota emitida pela Secretaria Municipal de Saúde, Thereza passou por uma cirurgia arterial de alto risco, com o consentimento de sua família, e faleceu por “complicações pós-cirúrgicas, como insuficiência renal e cardíaca”. A Secretaria ressalta que ela tinha idade avançada e “doenças preexistentes que agravavam o quadro clínico geral”.

A VEJA, Hedilaine Aparecida Garcia, filha de Thereza, relatou as agressões à mãe, que teriam acontecido após ela pedir ao profissional um copo d’água. "Minha mãe é uma pessoa totalmente lúcida, não apresentava confusão mental nenhuma e foi covardemente agredida por esse enfermeiro. Ela relatou diversas vezes a mesma versão. Quando o enfermeiro entrou no quarto, ela pediu um copo de água e ele começou a falar diversos palavrões, puxou os cabelos dela e a agrediu até cansar. Minha mãe está com diversas marcas roxas no rosto, isso é revoltante. Assim que vi o estado da minha mãe, comecei a chorar", disse.

De acordo com a nota, a investigação sobre o caso, aberta após as denúncias, vai continuar. “A direção informa que uma sindicância está em andamento para investigar os fatos e o funcionário permanece afastado de suas funções. O caso também está sendo investigado pelo Conselho Regional de Enfermagem e polícia.”

Veja o vídeo gravado por um dos filhos de Thereza, em que ela diz relata a agressão:


Arquivado em:Brasil

Michael Moore estreia na Broadway com ataque a Trump

Posted: 02 May 2017 06:21 AM PDT

O cineasta (e provocador) Michael Moore fará sua estreia no teatro com um monólogo que explora a tormentosa ascensão de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos e a resistência que o magnata desperta em boa parte da população. The Terms of My Surrender (Os termos da minha rendição, em tradução direta) tem pré-estreia prevista para 28 de julho no Teatro Belasco, na Broadway, em Nova York.

O espetáculo foi descrito por seus produtores como um “um show de um homem só revigorante e subversivo que certamente levará as plateias por uma viagem aos Estados Unidos da Insanidade”. O show traz uma interpretação da eleição de Trump e indica, segundo comunicado do Teatro Belasco, “onde é melhor jantar antes de cruzar as montanhas com a família Von Trapp rumo ao Canadá” — uma alusão ao musical A Noviça Rebelde, em que uma família foge da Áustria sob domínio nazista. “Para derrubar um presidente, é preciso um ato na Broadway”, acrescenta o texto.

Moore, que começou sua carreira como jornalista na imprensa escrita, tornou-se célebre ao combinar um ferrenho ativismo de esquerda com comentários humorísticos pessoais em filmes parciais como Tiros em Columbine, um mergulho na cultura das armas nos Estados Unidos, e Fahrenheit 9/11, sobre a “guerra contra o terrorismo” declarada pelo ex-presidente George W. Bush.

Conhecido pela aparência desalinhada e pelo indefectível boné de beisebol, o cineasta segue morando em Michigan, seu Estado natal. No ano passado, ele previu, com sucesso, que Estados industriais do Meio-Oeste americano, como o seu, inclinariam as eleições a favor de Trump em um momento em que a maioria dos analistas acreditava que o bilionário nova-iorquino do setor imobiliário não tinha chances diante da democrata Hillary Clinton, candidata de Barack Obama.

The Terms of My Surrender tem direção de Michael Mayer, que colaborou com o grupo de punk rock Green Day em seu musical de forte conteúdo político American Idiot e ganhou um prêmio Tony pelo musical de rock de Duncan Sheik, Spring Awakening.

A Broadway, no entanto, pode ser implacável com celebridades do mundo da música e do cinema, como aconteceu com o astro de rock Sting e a apresentadora de TV Rosie O’Donnell, cujas produções ao vivo não tiveram o desempenho esperado.

Playlist anti-Trump

Outra prova de que a arte vem sendo usada para atacar Donald Trump é a investida no Spotify do líder dos senadores democratas americanos, Chuck Schumer, que elaborou uma lista de músicas contra o presidente republicano. Trump acaba de concluir seus primeiros 100 dias de mandato.

A seleção de Schumer, em sua maioria de canções pop, tem músicas do The Who, caso de Won’t Get Fooled Again (Não seremos enganados novamente, em tradução livre), e duas de Stevie Wonder, You Haven’t Done Nothin’ (Você não fez nada) e He’s Misstra Know-it-All (Ele é o sr. sabe tudo). Várias canções fazem alusão às críticas contra o presidente pela liberdade com a qual ele interpreta os fatos: Lies (Mentiras), de Thompson Twins, Lyin’ eyes (Olhos mentirosos), dos Eagles, e Beautiful Liar (Belo mentiroso), de Beyoncé e Shakira.

Também há referências ao gosto do presidente pelas estadias em seu luxuoso clube de Mar-a-Lago, na Flórida, com Working for the Weekend (Trabalhando para o fim de semana), de Loverboy, e 9 to 5 (9h às 17h), de Dolly Parton.

Trump e Schumer, ambos nova-iorquinos, se conhecem há tempos mas nunca se deram bem. Trump zombou do senador democrata quando ele se emocionou, chegando a chorar, ao falar em público contra a decisão do governo do republicano de proibir a entrada de cidadãos de vários países muçulmanos e de refugiados nos Estados Unidos. Talvez em referência a este episódio, Schumer incluiu na lista The Tears of a Clown (As lágrimas de um palhaço), de Smokey Robinson e The Miracles.

A lista do Spotify chega ao fim com o hit do rapper canadense Drake Hotline Bling, com seu refrão You Used to Call me on My Cell Phone (Você costumava ligar para o meu celular). Schumer, como Trump, não é conhecido pela habilidade tecnológica. O senador de 66 anos ainda utiliza um celular de flip que possivelmente não lhe dá acesso ao Spotify.

(Com agência France-Presse)


Arquivado em:Entretenimento