USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


terça-feira, 16 de maio de 2017

Notícias

Notícias


Festival: Cannes, 70, procura se modernizar

Posted: 16 May 2017 09:30 AM PDT

Cannes chega à sua 70ª edição tentando mostrar que ainda preza a tradição, mas está antenado com o que acontece no mundo. O festival deste ano, que começa amanhã com a exibição da produção francesa Les Fantômes D'Ismaël (em inglês Ismaël's Ghosts, ou "os fantasmas de Ismael", na tradução), de Arnaud Desplechin, fora de competição, traz dois longas-metragens produzidos pela Netflix na disputa da Palma de Ouro – o que já foi motivo de controvérsia antes mesmo do início do evento –, episódios de duas séries de televisão e um curta-metragem de realidade virtual dirigido por Alejandro González Iñárritu.

A realidade também está visível nas medidas de segurança mais rígidas tomadas este ano, com a instalação de raio-X nas entradas do Palais des Festivals, onde ficam todas as salas da seleção oficial, muitos policiais a pé, de bicicleta e moto nas ruas, e o fechamento de diversas ruas de acesso à Croisette para impedir um ataque com caminhões, nos moldes dos que aconteceram na vizinha Nice e em Berlim. Pela primeira vez, policiais municipais estão autorizados a portar armas – anteriormente, apenas os federais tinham a permissão.

Esse estado de coisas no mundo não se reflete muito nos filmes escolhidos para a competição, no entanto. Apenas alguns parecem falar de questões sociais e políticas mais de frente, caso de Happy End ("final feliz", na tradução), do austríaco Michael Haneke, que tenta levar sua terceira Palma de Ouro reunindo-se novamente com Isabelle Huppert (A Professora de Piano) e Jean-Louis Trintignant (Amor). Os dois interpretam membros de uma família de classe média em Calais, com a crise de refugiados ao fundo. Em se tratando de Haneke, pode-se esperar muito do filme, mas não um final feliz. O ucraniano Sergei Loznitsa (My Joy) também costuma mostrar a realidade do seu pedaço de mundo. Em Krotkaya (em inglês, A Gentle Creature, "uma criatura delicada", na tradução), uma mulher sofre ao tentar descobrir o que aconteceu com seu marido na prisão. Jupiter's Moon ("a lua de Júpiter", na tradução) do húngaro Kornél Mundruczó, fala de um jovem imigrante que, depois de levar um tiro ao tentar atravessar a fronteira, descobre ter adquirido poderes especiais. Okja, do sul-coreano Bong Joon Ho, mostra a luta de uma menina contra uma grande corporação depois que levam seu melhor amigo, um grande animal. O filme é uma das duas produções da Netflix na competição – a outra é The Meyerowitz Stories (New and Selected), de Noah Baumbach. Antes mesmo do início do festival, abriu-se uma polêmica entre a companhia de streaming e os cinemas franceses, que não concordam com a eliminação da janela de três anos entre o lançamento de um filme no cinema e plataformas como a Netflix, prevista na legislação francesa. A Netflix às vezes lança seus longas também no cinema, mas sempre concomitantemente com o streaming. A controvérsia fez com que os filmes estivessem ameaçados de serem retirados do festival, que acabou decidindo mantê-los, mas estabelecer que, a partir do ano que vem, será obrigatória a exibição nos cinemas franceses.

Outros diretores preferem apostar nos relacionamentos – é o caso da japonesa Naomi Kawase (Hikari, ou Radiance em inglês, "brilho", na tradução), do francês François Ozon (L'Amant Double, ou "o amante dobrado") e do sul-coreano Hong Sangsoo (Geu-Hu, ou The Day After em inglês, "o dia seguinte", na tradução). O prolífico Sangsoo também tem outro filme fora de competição, Keul-le-eo-ui Ka-me-la, em que volta a trabalhar com Isabelle Huppert. Sangsoo está filmando muito: em fevereiro, competiu em Berlim com o ótimo Bamui Haebyun-eoseo Honja, vencedor do Urso de Prata de atriz para Kim Minhee, que também estrela os dois novos filmes.

Enquanto isso, Sofia Coppola retorna a Cannes com uma refilmagem: O Estranho que Nós Amamos parece dar contornos feministas ao thriller filmado por Don Siegel e estrelado por Clint Eastwood em 1971. Aqui, Colin Farrell é o soldado inimigo acolhido pelas mulheres interpretadas por Kirsten Dunst, Elle Fanning e Nicole Kidman, em um dos quatro projetos que apresenta em Cannes – os outros são The Killing of a Sacred Deer ("a morte de um cervo sagrado", na tradução), do grego Yorgos Lanthimos, também em competição, How to Talk to Girls at Parties ("como falar com garotas em festas"), de John Cameron Mitchell, fora de competição, e a série Top of the Lake: China Girl, de Jane Campion. Cannes, que sempre se mostrou mais resistente à inclusão de programas de televisão na sua seleção oficial do que Berlim, Veneza e Toronto, este ano se rendeu. Além de Top of the Lake, mostra os dois primeiros episódios da retomada de Twin Peaks, de David Lynch, que volta após 25 anos da exibição de seu final. Verdade que Campion, única mulher a ganhar a Palma de Ouro (por O Piano), e Lynch são nomes consagrados primeiro pelo cinema.

A realidade virtual, que é uma das apostas da indústria e sempre apareceu em eventos de divulgação em Cannes, pela primeira vez é encampada pelo diretor artístico Thierry Fremaux: com sete minutos de duração, Carne y Arena ("carne e areia") tem direção de Alejandro González Iñárritu e fotografia de Emmanuel Lubezki. Os dois, como se sabe, são os mexicanos que venceram dois Oscar de direção (Birdman e O Regresso) e três de fotografia (Gravidade, Birdman e O Regresso), respectivamente.

O Brasil só tem um longa-metragem no Festival de Cannes, Gabriel e a Montanha, de Fellipe Gamarano Barbosa (Casa Grande), na mostra paralela Semana da Crítica, que conta com Kleber Mendonça Filho como presidente do júri. O curta Nada, de Gabriel Martins, é exibido na paralela Quinzena dos Realizadores.

Confira os destaques do Festival de Cannes:

Wonderstruck, Todd Haynes

(Festival de Cannes/Divulgação)

O diretor americano (Carol) volta a Cannes com um filme baseado no livro de Brian Selnick sobre duas crianças de épocas diversas que desejam vidas diferentes.

Okja, de Bong Joon Ho

(Festival de Cannes/Divulgação)

Com produção da Netflix, o diretor sul-coreano (Expresso do Amanhã) conta a história de Mija (An Seo Hyun), separada de seu amigo/animal de estimação pela poderosa CEO de uma companhia (Tilda Swinton).

Happy End, de Michael Haneke

(Festival de Cannes)

Vencedor da Palma de Ouro com os dois últimos longas que apresentou em Cannes, A Fita Branca e Amor, o austríaco Michael Haneke vem com um filme sobre uma família burguesa num cenário dominado pela crise de refugiados.

Geu-Hu, de Hong Sangsoo

(Festival de Cannes/Reprodução)

O cineasta sul-coreano mostra seu segundo filme do ano, sobre uma nova funcionária confundida pela mulher de seu chefe com uma ex-amante dele. E também o terceiro, Keul-Le-Eo-Ui Ka-Me-La (Claire's Cinema), fora de competição.

Twin Peaks, de David Lynch

(//Divulgação)

Em 1990, o cineasta americano revolucionou a televisão com a série sobre um agente do FBI e sua investigação de um assassinato numa pequena cidade. Agora, o diretor, que disse ter abandonado o cinema, volta com novos episódios.

O Estranho que Nós Amamos, de Sofia Coppola

(Festival de Cannes/Divulgação)

A cineasta promete uma versão sob o ponto de vista das mulheres da história contada por Don Siegel em 1971. Nicole Kidman, Kirsten Dunst e Elle Fanning acolhem um soldado inimigo ferido na Guerra Civil Americana.

D'Après Une Histoire Vraie, de Roman Polanski

(Festival de Cannes/Divulgação)

O cineasta, sempre envolto em polêmica, participa do Festival de Cannes fora de competição, com um filme estrelado por sua mulher Emmanuelle Seigner e Eva Green sobre uma relação conturbada de duas amigas.

Sea Sorrow, de Vanessa Redgrave

(Festival de Cannes/Divulgação)

A consagrada atriz estreia na direção com um documentário sobre a crise mundial dos refugiados. Ela não é a única atriz a se aventurar na direção: Kristen Stewart apresenta um curta, Come Swim.

Gabriel e a Montanha, de Fellipe Gamarano Barbosa

(//Divulgação)

O segundo longa de ficção do diretor de Casa Grande baseia-se na história real de Gabriel Buchmann, estudante brasileiro que morreu numa trilha do Monte Mulanje, em Malauí.

Carne y Arena, de Alejandro González Iñárritu

O cineasta mexicano faz sua primeira experiência com realidade virtual, com a ajuda do seu habitual parceiro, o diretor de fotografia de Emmanuel Lubezki.


Arquivado em:Entretenimento

Murilo, do vôlei, nega doping: ‘Consciência tranquila’

Posted: 16 May 2017 09:15 AM PDT

O jogador de vôlei Murilo Endres, recentemente flagrado em exame antidoping pelo uso do diurético furosemida, concedeu entrevista nesta terça-feira para esclarecer o ocorrido e jurar inocência. Na sede de seu clube, o Sesi-SP, o ponteiro de 36 anos alegou que não utilizou nenhuma substância ilícita para melhorar seu desempenho nas quadras e se mostrou surpreso com o resultado do exame, enviado a ele por e-mail.

“Estou com a consciência tranquila, minha preocupação é saber como isso deu positivo. Achei importante vir até aqui e olhar nos olhos de cada um de vocês. Fiquei muito surpreso, recebi a notificação no dia 4 de maio, um dia depois do meu aniversário. Acordei, abri o e-mail e vi que tinha dado positivo. Passei por inúmeros testes, em clubes e seleção, e sempre fiz os testes muito tranquilo.”

Veja também

Murilo ainda aguarda a contraprova do exame, que deverá ser divulgada em 15 dias. Caso o novo teste dê um resultado diferente do primeiro, a possível suspensão ao jogador será cancelada. Enquanto isso, ele poderá seguir atuando normalmente.

O advogado de Murilo, Marcelo Franklin, que já defendeu Cesar Cielo e Etiene Medeiros, assegurou que o uso de diuréticos não tem influência nenhuma no desempenho do atleta.  “Diurético no vôlei não melhora a performance, isso, quando muito, prejudica. Vamos aguardar a amostra B, se for confirmado, apresentaremos uma defesa dizendo que diurético não aumentaria a performance”, disse Franklin.

“Não costumo deixar atletas falarem, mas esse caso é excepcional. A imagem do atleta deveria ter sido preservada. Muitos clientes tinham resultados da amostra A, a B não confirmou e a imprensa nunca soube. O Murilo achou importante, em nome da carreira dele, falar com vocês.”

Eleito o melhor jogador do mundo em 2010, Murilo tem uma longa trajetória na seleção brasileira. Sob o comando de Bernardinho, o ponteiro conquistou duas medalhas de prata olímpicas (Pequim 2008 e Londres 2012), mas foi com o mesmo treinador que sofreu uma das maiores decepções de sua carreira: o corte para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Murilo Endres, ponteiro da seleção masculina de vôlei

Murilo Endres tem uma vasta história na seleção brasileira de vôlei (Alexandre Loureiro/Getty Images)


Arquivado em:Esporte

Rio-2016 tem prejuízo de R$ 132 milhões e cobra ajuda do governo

Posted: 16 May 2017 08:43 AM PDT

A Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 deu um enorme prejuízo e, contrariando o discurso que mantiveram por anos, os executivos responsáveis pela organização do evento agora alegam que sempre precisaram de ajuda pública. Segundo eles, o rombo financeiro foi causado justamente por acordos não cumpridos pela prefeitura do Rio e pelo governo federal. 

Dados das demonstrações contábeis do Comitê Rio-2016 e auditoria independente revelam que, ao final de 2016, a entidade registrou um déficit de 132 milhões de reais. O comitê espera que o valor “seja aportado pelo governo do estado e município do Rio de Janeiro”. Os dados, segundo a auditoria, “indicam a existência de incerteza relevante que pode levantar dúvida significativa quanto a capacidade da entidade em liquidar seus passivos”.

Durante os anos de preparação para o evento, os organizadores insistiram que as obras seriam bancadas pela iniciativa privada e que apenas obras externas ficariam a cargo da prefeitura, estado ou governo federal. No informe, porém, os dados revelam que “subsídios” dos três níveis de governo eram “essenciais para o equilíbrio orçamentário da entidade.”

Segundo o informe, em 10 de fevereiro de 2015, foi assinado entre o Comitê Rio-2016 e a prefeitura um acordo que estabelecia a “obrigação de adquirir bens e serviços de infraestrutura necessários para o funcionamento do IBC, em contrapartida à transferência para a prefeitura de parte dos cursos com energia temporário, em igual valor”.

“Contudo, em 2016, a prefeitura não assumiu a parte do custo de energia temporário, que acabou sendo suportado em parte pela União. Assim, dado que o Comitê Rio-2016 arcou com as despesas de infraestrutura do IBC e parte da energia temporária sem nenhuma contrapartida do município, o orçamento da entidade foi onerado em cerca de R$ 200 milhões”, explica o comitê.

Durante o ano de 2016, o governo federal ainda ficaria com os custos de energia e o governo do estado do Rio, com os serviços de água e esgoto. Por sua parte, a Prefeitura do Rio arcaria com a limpeza, construções de algumas estruturas temporárias, fornecimento de combustível para geradores, mobiliário e computadores.

Crise financeira, política e zika

O Comitê ainda aponta diversas adversidades que o teriam impedido de fechar as contas. “No primeiro semestre do ano passado, diversos fatores externos começaram a impactar diretamente na venda de ingressos, acomodações, hospitalidade, patrocínios entre outras fontes de receitas do comitê”, apontam os documentos. “Os principais foram: crise econômica do país, instabilidade política e surto de zika. Ademais, havia uma baixa procura de ingressos paralímpicos e patrocínios.”

O resultado foi a decisão dos organizadores de “reduzir as atividades dos Paralímpicos de maneira significativa”. Essa medida foi comunicada aos governos, assim como a previsão de déficit e necessidades de recursos. Mas, de acordo com o balanço, o presidente Michel Temer se recusou a reduzir a dimensão do evento e, num comunicado interno de 15 de julho de 2016, o governo garantiu 250 milhões de reais de socorro. Os recursos seriam divididos entre os diferentes níveis de administração.

Segundo o informe, porém, essa promessa não foi cumprida. Dos 150 milhões de reais que viriam da prefeitura, foram enviados apenas 30 milhões de reais. Uma parcela do que viria do governo federal em forma de patrocínio também não foi desembolsado e, no total, os entes públicos teriam uma dívida que chegaria a mais de 170 milhões de reais.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Propina na Agricultura pagou até faculdade de Medicina, diz PF

Posted: 16 May 2017 08:37 AM PDT

Principal investigada da Operação Lucas, aberta pela Polícia Federal nesta terça-feira, a ex-chefe de fiscalização do Ministério da Agricultura no Tocantins, Adriana Carla Floresta, teria recebido propina de frigoríficos e laticínios durante seis anos. Segundo a PF, as empresas teriam pagado até mensalidades escolares de cursos de medicina.

Os dois filhos de Adriana são médicos e também foram presos provisoriamente na operação. Em coletiva, os delegados da polícia disseram que é certo que ao menos uma das faculdades foi paga pelo esquema de corrupção, e que todo o núcleo familiar da servidora, que chegou a exercer interinamente a superintendência do Ministério no estado, foi beneficiado ilicitamente pelos recursos.

A Operação Lucas não visou possíveis comprometimentos à saúde pública relacionados ao pagamento de propina e focou exclusivamente na corrupção de agentes públicos. Após a quebra do sigilo fiscal e bancário de Adriana Feitosa, os agentes identificaram cerca de oito milhões de reais de pagamentos que não tinham relação com o recebimento de salários – 2,2 milhões foram bloqueados em contas. Desse montante, um recebimento em peso de valores oriundos de frigoríficos e laticínios.

Entre as empresas, os responsáveis pela ação da Polícia Federal identificaram sete: Frangonorte, Latício Veneza, Santa Isabel Alimentos, Frigorífico Minerva, Masterboi, Latícinio Fortaleza e Latícinio Palac. Procurado pelo site de VEJA, o Frigorífico Minerva afirmou que “está sempre colaborando com as autoridades para a investigação envolvendo servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Companhia reforça que segue rígidas normas de governança corporativa e que cumpre toda a legislação aplicável em suas operações, adotando rigorosos padrões de qualidade e segurança.”

O Frangonorte, a Masterboi e o Laticínio Palac foram contatados, mas não haviam respondido até a publicação desta nota. Funcionários das empresas Laticínios Veneza e Santa Isabel Alimentos afirmaram que os representantes não se encontravam no local para comentar. O Laticínio Fortaleza não foi encontrado.


Arquivado em:Brasil, Economia

Temer assina parcelamento de dívida de cidades e Estados com INSS

Posted: 16 May 2017 08:32 AM PDT

O presidente Michel Temer assinou nesta terça-feira medida provisória autorizando o parcelamento em 200 vezes dos débitos dos municípios e Estados com o INSS. A nova regra vai reduzir 25% nos encargos das dívidas, 25% das multas e 80% dos juros. A medida é uma tentativa do Planalto de conseguir apoio à reforma da Previdência, e foi anunciada durante a abertura da 20ª Marcha Nacional dos Prefeitos, em Brasília.

De acordo com dados do governo federal, cerca de 4.000 prefeituras devem cerca de 75 bilhões de reais ao INSS.  Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) indica que as dívidas das prefeituras com a Previdência atingem 67,4 % dos municípios. Destes, quase um quarto está inadimplente, situação que impede o repasse de recursos através de emendas de parlamentares.

Em seu discurso, Temer ainda comemorou o resultado da primeira prévia do Produto Interno Bruto deste ano (IBC-Br, do Banco Central), que cresceu 1,1% no primeiro trimestre deste ano. O presidente também mencionou a criação de quase 60.000 vagas de emprego no mês de abril, segundo dado divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta terça-feira.

“O PIB do último trimestre foi o maior dos últimos anos. Estamos recuperando a economia brasileira”, disse Temer aos prefeitos

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)


Arquivado em:Economia

Estádio para a Copa de 2022, no Catar, tem obras concluídas

Posted: 16 May 2017 08:28 AM PDT

A Associação de Futebol do Catar (QFA) anunciou nesta terça-feira que as obras de reforma do Estádio Internacional Khalifa, sede da Copa do Mundo de 2022, já foram finalizadas. De acordo com a entidade, a inauguração oficial da instalação, situada em Doha, ocorrerá na próxima sexta-feira, quando receberá a final da Copa do Emir, entre Al Rayyan e Al Sadd, time do meia espanhol Xavi Hernández, ex-Barcelona.

“A finalização de nosso primeiro estádio para a Copa do Mundo é um marco importante para o Catar e reflete nosso compromisso de entregar todas as sedes propostas com bastante antecedência”, disse Hassan Al Thawadi, secretário-geral do Comité Organizador. Entre os aspectos que mais se destacam nas obras está a instalação da inovadora tecnologia de refrigeração para o conforto do público e dos jogadores, além da ampliação da capacidade de 40.000 espectadores.

A QFA também anunciou que os torcedores viverão uma nova experiência em relação à visualização das partidas, pois é o primeiro estádio da região que contará com uma “espetacular iluminação LED”, expressou Mansur Al-Muhannadi, engenheiro e diretor das obras de remodelação.

Em seu novo projeto, a arquibancada do estádio também será coberta por uma rede de cabos de aço de 4.000 toneladas, que darão um aspecto mais inovador à estrutura. pós a reforma, o estádio receberá a partida inaugural e a final da Copa do Golfo em dezembro. Em 2019, também sediará o Campeonato Mundial de Atletismo da IAFF.

(com EFE)


Arquivado em:Esporte, Placar

Flamengo renova com a promessa Vinícius Júnior

Posted: 16 May 2017 08:10 AM PDT

O atacante Vinícius Júnior ampliou o seu contrato com o Flamengo nesta segunda-feira, dois dias depois de estrear como profissional no empate com o Atlético-MG. Pretendido pelo Real Madrid, a revelação de 16 anos recebeu aumento de salário e ampliou sua multa rescisória, de 30 milhões de euros para 45 milhões de euros (cerca de 154 milhões de reais).

Em seu comunicado oficial, o clube não informou se a duração do contrato (até 2019) foi ampliada. Segundo os principais jornais da Espanha, o Real Madrid está disposto a pagar a quantia pedida pelo Flamengo para ter Vinícius Júnior em julho de 2018, quando o atleta completará 18 anos e, assim, estará livre para atuar por um clube estrangeiro. 

Vinícius Júnior é tido como uma das maiores promessas do futebol mundial. Em 2017, foi destaque da Copa São Paulo em eleito o craque do Sul-Americano sub-17, conquistado pela seleção brasileira.

O atacante Vinícius Júnior do Flamengo

O atacante Vinícius Júnior brilhou intensamente nas categorias de base do Flamengo (Flamengo/Divulgação)


Arquivado em:Esporte, Placar

Cabral nomeou secretário para manter esquema de propina, diz MPF

Posted: 16 May 2017 08:08 AM PDT

O Ministério Público Federal (MPF) afirmou que o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), nomeou o ex-secretário de Saúde Sérgio Côrtes para que o esquema de propina, revelado na Operação Fatura Exposta, pudesse continuar da Secretaria de Saúde do Estado.

De acordo com os procuradores, Côrtes e outros aliados de Cabral mantinham cargos estratégicos que tinham como objetivo a manutenção da propina que, segundo o MPF, foi instituída desde que Cabral assumiu o governo, em 2007. "Sérgio Côrtes foi nomeado para transferir o esquema do Into para o sistema de saúde”, afirmou o procurador José Augusto Vagos. Ainda de acordo com Vagos, a investigação da Operação Fatura Exposta é "a ponta do iceberg na corrupção da saúde do Rio".

Na manhã desta terça-feira, Cabral e outros seis envolvidos no esquema foram formalmente denunciados por corrupção passiva, ativa e organização criminosa por irregularidades cometidas na Secretaria Estadual de Saúde, entre 2007 e 2014.

De acordo com as investigações, eram cobrados 10% de propina – 5% destinado ao ex-governador, 2% eram para Côrtes, 1% para Cesar Romero, 1% para um funcionário do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, que as investigações ainda estão tentam identificar e 1% usado para as despesas administrativas da quadrilha.

A procuradora Fabiana Schneider afirma que os 16 milhões de reais citados na denúncia  são apenas "uma pequena fração" do dinheiro movimentado pelo esquema e a organização criminosa ainda “está muito viva” e tenta interferir na produção de provas. Segundo o MPF, as investigações continuam com cooperação internacional para verificar os contratos fechados no exterior e tendem a encontrar valores superiores de propina.

O esquema de propina era alimentado pelo empresário Miguel Iskin, que comprava os agentes públicos, de acordo com o MPF. A investigação analisou cerca de 200 procedimentos licitatórios e verificou que Iskin negociava com os fornecedores estrangeiros e atuava como intermediário dos pagamentos, que eram encaminhados ao exterior.

De acordo com os investigadores, Cesar Romero é apontado como o responsável por cuidar dos valores em espécie. O ex-secretário teria realizados 35 aportes de 400 mil reais a 500 mil reais por mês para a organização de Cabral, o que teria somado cerca de 16 milhões de reais.


Arquivado em:Brasil, Política

Taís Araújo envia brigadeiro e Ana Maria despreza: ‘Tenho melhor’

Posted: 16 May 2017 07:59 AM PDT

Ana Maria Braga e Tais Araújo estão sabendo valorizar — e esticar — a repercussão da cena em que a atriz se recusou a provar um nhoque de abóbora no Mais Você, o matutino da Globo. Era uma bobagem: Tais não gosta de abóbora e explicou isso à apresentadora. Mas, com apoio do parceiro Louro José, Ana Maria fez troça e criou uma polêmica vazia, digna de redes sociais — onde, é claro, bombou “Nunca vi alguém chegar na casa dos outros e se recusar a comer”, disse. “Que desfeita”, emendou o papagaio. Depois de virar meme, Tais e Ana Maria trocaram mensagens no mesmo tom de falsa ofensa pelas redes sociais, e voltaram ainda uma vez ao tema na manhã desta terça, em que a apresentadora leu no ar um bilhete da atriz. Fofa, pero no mucho, Tais dizia que estava mandando brigadeiros e doces de abóbora para a equipe “incrível” do Mais Você. Os brigadeiros, claro, eram para ela mesma comer numa nova visita ao programa.

Depois de agradecer, Ana Maria lançou a deixa para continuar com a rusga de mentirinha. “A gente aqui tem melhores, Tais”, disse, se referindo ao doce de chocolate. A sequência pode ser conferida aqui. “E para com esse bullying com a minha abóbora, que ela nem dormiu essa noite!”, disse ainda a meiga Namaria.

Elas fingem que se desentendem e a gente finge que acredita. Só para não perder a piada.

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Ana Maria Braga e Taís Araújo trocam ‘farpas’ por causa de abóbora

Posted: 16 May 2017 07:56 AM PDT

Ana Maria Braga e Taís Araújo trocaram alfinetadas “amigáveis” nas redes sociais ao longo desta segunda-feira. Depois de se negar a comer um nhoque de abóbora oferecido pela apresentadora no programa matinal Mais Você, a atriz postou uma série de postagens no Twitter brincando com a situação. Ana Maria não deixou barato, e usou seu perfil no Instagram para “dar o troco”.

Frente a “chuva de tweets”, a apresentadora postou uma foto do prato e mandou o recado para a atriz: “Esta é a receita de nhoque de abóbora de hoje. Vai para todo mundo, menos para a Taís Araújo. Entre no meu site e pegue a receita”.

Instagram Photo


Arquivado em:Entretenimento

Acidente de trânsito é maior causa da morte de jovens, diz OMS

Posted: 16 May 2017 07:56 AM PDT

Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre jovens de 10 a 19 anos em todo o mundo, segundo um relatório publicado nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao menos 115.302 adolescentes morreram em 2015 por conta dessas ocorrências nas vias públicas. No total, de acordo com a publicação, a cada ano morrem 1,2 milhão de jovens por causas evitáveis, e mais de dois terços das mortes acontecem nos países em desenvolvimento, especialmente no continente africano e no sudeste asiático.

Depois dos acidentes de trânsito, que ocupam a primeira posição, as causas que mais matam adolescentes em 2015 foram infecções respiratórias (72.655), suicídios (67.149), doenças diarreicas (63.575) e afogamentos (57.125), de acordo com a OMS. Pelo menos 3.000 jovens morreram por dia, ao longo do período analisado no relatório, intitulado "Acelerador da Ação Global a favor da Saúde dos Adolescentes: Guia para apoiar a implementação em cada país".

A organização afirma que a maioria dessas mortes pode ser prevenida com bons serviços de saúde, educação e apoio social – porém, em muitos casos, os adolescentes que sofrem de distúrbios de saúde mental, uso de substâncias ou má nutrição não podem obter serviços críticos de prevenção e assistência, seja porque os serviços não existem, seja porque não os atendem.

“Os adolescentes estão totalmente ausentes nos planos nacionais de saúde há décadas”, disse Flavia Bustreo, diretora assistente geral da OMS, em comunicado. Para ela, investimentos relativamente modestos destinados a este grupo de população resultariam em uma geração de adultos mais saudáveis, pois é na adolescência que as pessoas desenvolvem comportamentos de risco que têm um impacto importante em seu futuro, como má alimentação, sedentarismo ou sexo inseguro.

Os dados divulgados pela OMS apresentam diferenças consideráveis entre os adolescentes por sexo e faixa etária. Os acidentes de trânsito são a causa mais comum de morte entre adolescentes no geral e também no caso dos jovens do sexo masculino, enquanto que o principal motivo de mortalidade feminina são as infecções respiratórias pulmonares.

Números por sexo

Na maioria de ocasiões, os adolescentes mortos nas estradas são usuários vulneráveis: pedestres, ciclistas ou motociclistas. Quase 88.590 jovens homens e 26.712 mulheres da mesma idade morreram por ferimentos ocasionados por conta de acidentes na via pública. Já muitas das infecções respiratórias, que causaram a morte de 36.637 mulheres e 36.018 homens adolescentes, são provocadas pela inalação de ar contaminado em suas próprias casas, onde ainda cozinham com combustíveis sujos.

O suicídio e autoflagelo constituem a segunda causa de mortes entre as garotas de todo o mundo (32.194) e a quinta entre os rapazes (34.650). Na Europa é a primeira entre os jovens, diz o estudo, que não fornece número por regiões. Além disso, os garotos adolescentes têm mais probabilidades de perder a vida em brigas e confrontos violentos (42.277) e afogamento (40.847) do que as garotas. Elas, por sua vez, falecem mais por causa de doenças diarreicas (32.194) do que o sexo masculino.

Segmentando os grupos por idade, o estudo prova que – para as mulheres com idade entre 15 e 19 anos – a primeira causa de morte são as complicações no parto ou aborto, um problema que acaba com a vida de 28.886 das adolescentes a cada ano.

Em alguns países africanos, as doenças contagiosas – especialmente o HIV –, as infecções respiratórias, meningites e diarreia matam mais adolescentes do que os acidentes de trânsito.

Mudando o cenário

“Melhorar o sistema de saúde que lida com os adolescentes é um primeiro passo para melhorar sua saúde. Os pais, parentes e comunidades também têm o potencial para influenciar de forma positiva no comportamento e na saúde do menor”, disse o diretor do departamento de infância da OMS, Anthony Costello.

O relatório divulgado hoje recomenda intervenções em todos os setores da sociedade. Desde promover programas de educação sexual integral nas escolas, limitar a idade máxima para consumo de álcool, tornar lei a utilização do cinto de segurança e capacete na via pública, redução da poluição no interior da residência, melhorar o acesso à água e incentivar a boa higiene pessoal.

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Ciência, Saúde

Coutinho em Barcelona? Meia já brilhou no outro time da cidade

Posted: 16 May 2017 07:48 AM PDT

Philippe Coutinho teve seu nome ligado ao Barcelona nos últimos dias, como um possível reforço do clube para a próxima temporada. Nem todos se lembram, porém, que o meia da seleção brasileira e do Liverpool já viveu na Catalunha e se destacou jogando pelo outro clube da cidade, o Espanyol. 

Revelado pelo Vasco em 2009, Coutinho foi vendido à Inter de Milão na temporada seguinte. Em 2012, o clube italiano o emprestou ao Espanyol para jogar a metade final da temporada 2011/2012 e ganhar experiência. Aos 19 anos, o meia fez sua estreia em fevereiro e logo se destacou: fez cinco gols e deu uma assistência em 16 partidas pelo “primo pobre” de Barcelona.

Philippe Coutinho

Philippe Coutinho em ação contra o Real Madrid, em 2012 (Jasper Juinen/Getty Images)

O desempenho da equipe, no entanto, não foi satisfatório quando Coutinho esteve por lá. O meia disputou apenas o Campeonato Espanhol e venceu só duas das 16 partidas, com mais cinco empates e nove derrotas. Coutinho ainda foi expulso na derrota para o Osasuna, fora de casa, por 2 x 0.

O Espanyol terminou em 14° lugar, lutando contra o rebaixamento, mas o meia saiu como destaque e deixou saudades na torcida catalã. Ele retornou à Inter como o camisa 7 do time, mas teve poucas chances e, uma temporada depois, foi vendido para o Liverpool, numa das mais infelizes negociações da história da equipe italiana.

Relembre, no vídeo abaixo, alguns momentos de Philippe Coutinho no Espanyol.


Arquivado em:Esporte, Placar

Brad Pitt em reconstrução: ‘Quero ser um pai melhor’

Posted: 16 May 2017 07:40 AM PDT

Oito meses depois do divórcio de Angelina Jolie, Brad Pitt procura acalmar os ânimos dos fãs: “Não sou suicida ou coisa do tipo”. Em entrevista à agência de notícias Associated Press, o ator afirmou estar descobrindo a nova configuração de sua família, e se mostrou esperançoso: “Ainda há beleza no mundo, e muito, mas muito amor para dar. Está tudo bem, é só a vida”.

Pitt também contou que está tentando ser um pai melhor para seus seis filhos. “Crianças são tão delicadas, elas absorvem tudo. Às vezes, precisamos pegá-las pela mão e explicar certas coisas. Acima de tudo, elas precisam ser ouvidas. Quando eu entro no ‘modo trabalho’, eu não as ouço. Quero ser melhor do que isso”, desabafou.

Quanto aos rumores que rodeiam a separação do casal Brangelina, o ator reforçou que a maioria é “mentira ou impreciso”, e disse que ignora a maioria deles. “Espero que as minhas ações e meu trabalho falem por si. Não é legal ter sua vida pessoal trazida a público.”

 


Arquivado em:Entretenimento

Tenista japonês é banido do esporte por fraudes

Posted: 16 May 2017 07:26 AM PDT

A Unidade de Integridade do Tênis (TIU, na sigla em inglês) comunicou nesta terça-feira o banimento do japonês Junn Mitsuhashi pelo resto da vida por fraudes em partidas profissionais e impôs uma multa de 45.000 euros (cerca de 153.000 reais) ao tenista de 27 anos.

Mitsuhashi é acusado de coagir outros jogadores, apostar em partidas de tênis e se negar a cooperar com uma investigação desenvolvida pela TIU. Em novembro e dezembro de 2015, Mitsuhashi ofereceu dinheiro a jogadores para manipular o resultado de jogos. Além disso, nesse mesmo ano, fez 76 apostas sobre diferentes partidas.

O japonês jamais obteve grande destaque em sua carreira: chegou a ser o 295º colocado do ranking da ATP em 2009 e ocupava a posição número 1.997 no final de 2015, quando parou de jogar por causa das investigações sobre corrupção.

(com agência EFE)


Arquivado em:Esporte

Brasil volta a gerar empregos formais em abril, diz Caged

Posted: 16 May 2017 07:17 AM PDT

O Brasil teve aumento de 59.856  vagas formais de emprego em abril deste ano, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O ganho acontece após o recuo de 40.864  postos de trabalho no mês anterior. O resultado negativo de março veio em sentido contrário ao de fevereiro, que registrou a primeira alta nas contratações em 22 meses.

Em abril do ano passado, o saldo foi negativo em 62.844 vagas.  Os dados do Caged levam em conta apenas as demissões e admissões feitas pelas empresas. O dado é diferente da taxa de desemprego, que considera a quantidade de pessoas em busca de uma ocupação.

O saldo acumulado de vagas no ano foi de perda de 933 postos.Em 2016, o Brasil perdeu 1,32 milhão de empregos formais, segundo dados do Ministério do trabalho.

Setores

Segundo o Ministério do Trabalho, sete dos oito setores analisados registraram aumento de vagas em abril. “Entre estes, destacaram-se, pela ordem, Serviços (24.712 postos ou + 0,15%), Agricultura (14.648 postos ou +0,95%) Indústria de Transformação (13.689 postos ou +0,19%) e Comércio (5.327 postos ou +0,06%)”, divulgou a instituição.

O único setor em que houve queda foi na construção civil, com perda de 1.760 vagas. O Ministério do Trabalho destaca, porém, que o recuo foi menor do que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando houve perda de 16.036 vagas.


Arquivado em:Economia

NBA: Celtics vencem Wizards e chegam à final do Leste

Posted: 16 May 2017 07:10 AM PDT

O Boston Celtics, conduzido mais uma vez por seu craque Isaiah Thomas, venceu o Washington Wizards por 115 a 105, fechou a série por 4 a 3 e garantiu vaga na final da Conferência Leste, nos playoffs da NBA. Na decisão, os Celtics terão seu maior desafio na competição: o atual campeão Cleveland Cavaliers, de LeBron James e companhia. No lado Oeste, a decisão terá o Golden State Warriors, atual vice-campeão, e o San Antonio Spurs.

Veja também

Discreto no último jogo, o “baixinho” Isaiah Thomas, de 1,75m de altura, brilhou no jogo 7. Cestinha da equipe, ele liderou o time com 29 pontos e 12 assistências. O armador de 28 anos viveu momentos difíceis após a morte da irmã, pouco antes do início dos playoffs, mas vem recuperando a boa fase e, mais uma vez, foi o líder da equipe mais vencedora da NBA, com 17 títulos.

O reserva Kelly Olynyk surpreendeu e foi o outro destaque do Boston, com 26 pontos, cinco rebotes e quatro assistências. Al Horford, por sua vez, contribuiu com 15 pontos, seis rebotes e cinco assistências. O time voltará à quadra na quarta-feira para o primeiro jogo da série contra o Cavaliers, em casa, pela final da Conferência Leste.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Caso Fifa: Brasil é impedido de cooperar com investigações do FBI

Posted: 16 May 2017 06:59 AM PDT

Quase dois anos se passaram desde a deflagração da maior operação contra a corrupção no futebol mundial, que colocou a a Fifa e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no centro de um escândalo, mas até hoje o Brasil não coopera com a Justiça dos Estados Unidos na troca de dados sobre os suspeitos. Um recurso impede o Ministério Público Federal de repassar aos americanos informações solicitadas sobre dirigentes ligados à CBF como José Maria Marin, Marco Polo del Nero e Ricardo Teixeira.

No próximo dia 27, o caso completará dois anos. Dos mais de 40 dirigentes e empresários indiciados pelo desvio de mais de 200 milhões de dólares (622 milhões de reais), apenas cinco dos que estão detidos se recusam a admitir culpa, entre eles José Maria Marin, que vive em Nova York, em prisão domiciliar.

Os investigadores americanos já fecharam acordos de cooperação com quase uma dezena de governos, diversos deles latino-americanos, mas uma decisão judicial no Brasil impediu a cooperação com os Estados Unidos, o que freou iniciativas do Ministério Público de confiscar recursos ou enviar à Justiça americana documentos relativos aos três dirigentes.

Uma juíza no Rio proibiu a troca de informações e determinou que apenas as mais altas instâncias do país poderiam dar sinal verde. O Ministério Público Federal recorreu. Em março, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu razão ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e autorizou a cooperação. Mas agora um novo recurso precisará ser julgado, já que a defesa entrou com um agravo. O caso deverá se arrastar por mais alguns meses e uma Corte Especial do STJ decidirá.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

Pastor Malafaia ataca padre Manzotti: “Por qué no te callas?”

Posted: 16 May 2017 06:40 AM PDT

O pastor Silas Malafaia, líder da igreja Vitória em Cristo e presidente do Conselho de Pastores do Brasil, rebateu a entrevista dada a VEJA neste fim de semana pelo padre Reginaldo Manzotti. O cantor e escritor católico alfinetou o crescimento dos evangélicos pentecostais nos últimos trinta anos: “A filosofia do 'me dê um Fusca que eu te devolvo uma Mercedes' soa bem, embora seja uma balela”.

Em entrevista ao site de VEJA, Malafaia desceu a borduna na fala de Manzotti sobre como o discurso evangélico tem prosperado em classes menos favorecidas: “"Em situações onde faltam saúde, moradia e alimento, qualquer teologia da prosperidade que prometa cura e riqueza em troca de doações funciona”, afirmou o padre. “É uma visão preconceituosa. Para ele, pobre é burro, idiota e sempre enganado. Mas a história mostra que quem explorou os pobres durante séculos não fomos nós, evangélicos, não”, rebateu Malafaia. “Uma pessoa pode até dar um Fusca esperando uma Mercedes, mas se ele não receber o prometido, pula fora”.

Malafaia defende que a igreja evangélica tem crescido em todos os segmentos sociais e cita o bairro de classe média alta onde vive no Rio de Janeiro. Em vinte anos, afirma que o Recreio dos Bandeirantes passou a ter 18 templos evangélicos (antes eram dois) e a igreja Católica permaneceu com apenas um. “De sete meses para cá, todas as vinte igrejas que abri foram longe de favelas, e olha que eu tenho muitas igrejas nestas áreas. Esse padre está precisando andar mais pelo Brasil para ver se nós evangélicos só pregamos para pobre mesmo”.

O líder evangélico faz ainda uma crítica mais conceitual à forma de conquistar fieis utilizada pelos católicos atualmente. “A questão é que a Igreja Católica deixou de pregar o Evangelho que transforma a vida das pessoas. Veja se você vê a Bíblia na mão de um padre”, questiona. “Sabe por que a Igreja Católica não incentiva seus membros a lerem a bíblia? Porque o dia que eles lerem, eles largam. A bíblia não é dos evangélicos nem dos católicos, é a palavra de Deus. E ela condena a idolatria de ponta a ponta”. Malafaia aponta diferenças sobre o uso de dinheiro nas duas igrejas: “O povo evangélico vê que o dinheiro que eles dão para a igreja fica aqui no Brasil, sendo investido na abertura de novos templos. Nós não mandamos bilhões todo ano para cobrir déficit de corrupto no banco do Vaticano”.

Malafaia chega a desafiar Manzotti a abrir as suas finanças. Embora o padre seja um dos maiores vendedores de CDs, DVDs e livros do país, afirma viver de uma herança da família e do salário pago pela paróquia. “Esse padre perdeu a oportunidade de calar a boca. Como disse o rei da Espanha para o Hugo Chavez, "por que não te callas?". É melhor ele continuar cantando do que ficar falando asneira a respeito da religião dos outros”.


Arquivado em:Brasil

Imagens do dia 16 de maio

Posted: 16 May 2017 06:36 AM PDT

(Ricardo Moraes/Reuters)" description="Membro da Força Nacional de Segurança patrulha as ruas no entorno do complexo de favelas do Chapadão durante operação que tenta coibir o roubo de veículos e cargas no estado do Rio de Janeiro - 16/05/2017">(Jose Luis Gonzalez/Reuters)" description="Filhote de tigre siberiano branco recém-nascido é retratado em seu recinto no zoológico de San Jorge em Ciudad Juarez, no México - 15/05/2017">(Haidar Hamdani/AFP)" description="Menina é fotografada entre tijolos colocados para secar no sol em uma olaria nos arredores da cidade de Najaf, no Iraque - 16/05/2017">(Dinuka Liyanawatte/Reuters)" description="Monge budista toca um instrumento musical tradicional enquanto caminha ao longo de uma rua ao amanhecer em Colombo, no Sri Lanka - 16/05/2017">(Frank Rumpenhorst/DPA/AFP)" description="Filhote de cisne se esconde na plumagem de sua mãe em um lago em Frankfurt, na Alemanha - 16/05/2017">(George Ourfalian/AFP)" description="Forças do governo sírio usam artilharia durante batalha contra o Estado Islâmico na cidade de Maskana - 16/05/2017">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

PF faz operação contra desvios na Agricultura em SC

Posted: 16 May 2017 06:11 AM PDT

A Polícia Federal realizou duas operações contra desvios na Agricultura nesta terça-feira. Além da Operação Lucas, baseada no Tocantins, foi deflagrada a Operação Fugu, em Santa Catarina. Ambos os casos dizem respeito à corrupção nas superintendências regionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A Operação Fugu contou com a participação de cerca de 110 policiais, cumprindo 37 mandados judiciais. São 20 mandados de busca e apreensão, doze de busca pessoal e cinco de suspensão cautelar das funções públicas, cumpridos nas cidades de Florianópolis, São José, Balneário Camboriú, Itaguaí, Blumenau, Navegantes e Jaraguá do Sul.

Os cinco servidores públicos afastados atuavam na unidade do MAPA em Santa Catarina. Segundo a Polícia Federal, os suspeitos atuavam concedendo benefícios ilícitos à empresas do ramo alimentício e perseguido, com punições disciplinares e remoções injustificadas, outros que não aceitavam participar do esquema.

A investigação da PF se aprofundou na região do Vale do Itajaí, a partir da suspeita que empresas investigadas podem ter colocado para a comercialização três espécies de peixe importadas da China alteradas. O processo conhecido como “Oversoaking” trata da inserção de água e produtos químicos nos animais para que seja aumentado o peso.

Os pescados seriam desviados e não passavam pelos entrepostos adequados para a entrada no Brasil, com a importação facilitada e sem a fiscalização devida. Os envolvidos podem responder pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação, importação, venda e entrega de produto alimentício adulterado, denunciação caluniosa, constrangimento ilegal e falso testemunho.


Arquivado em:Brasil, Economia