USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


segunda-feira, 15 de maio de 2017

Notícias

Notícias


Quem é quem na família Kim, o núcleo de poder da Coreia do Norte

Posted: 15 May 2017 09:34 AM PDT

Há três gerações e quase 70 anos de poder, a dinastia Kim comanda com punho de ferro a Coreia do Norte. Vistos como os ditadores cruéis que são pelo resto do mundo, os membros da família forjam uma imagem divina no isolado país – nasceram em locais sagrados, são esportistas exímios e sequer vão ao banheiro.

Relatórios conseguidos pela imprensa da Coreia do Sul mostram que as crianças norte-coreanas dedicam 648 horas do ensino fundamental a estudar as proezas dos Kim. Segundo as aulas, Kim Jong-Il, o segundo ditador, inventou o hambúrguer e foi um ícone de moda copiado internacionalmente. As brigas e traições familiares, claro, são apagadas pelo regime: há inúmeras amantes, tentativas de fuga, execuções e até parentes que casualmente desapareceram da história.

É difícil saber com clareza quem são os descendentes de Kim Jong-il. Além do país ser extremamente fechado, segredos da dinastia raramente vazam na controlada imprensa. Ao longo dos anos, porém, algumas figuras adquiram status de poder e foram levadas a público, enquanto outras foram reveladas por fugitivos, como o meio irmão do tirano Kim Jong-un, Kim Jong-nam, assassinado em fevereiro.

Conheça algumas das figuras importante da família Kim – e suas polêmicas:

Kim Il-sung, o fundador

 

Kim Il Sung, o "Grande líder" da Coreia do Norte

Kim Il-sung, o “grande líder” da Coreia do Norte (Adriano Alecchi/Getty Images)

Conhecido como o "grande líder" ou o "presidente eterno", Kim Il-Sung foi o fundador do regime ditatorial da Coreia do Norte e comandou o país desde 1948 – época em que foi dividido entre o sul, alinhado com os Estados Unidos, e o norte soviético – até sua morte em 1994. O ditador nasceu em uma ocupação japonesa em Mangyungbong, no território norte-coreano, sob o nome de Kim Song-ju.

Na juventude, Kim fundou grupos de oposição ao imperialismo do Japão e se juntou ao Partido Comunista da China. Registros estatais apontam que, quando lutava na guerrilha anti-japonesa, mudou seu nome para Kim Il-sung, algo como “Kim se torna o sol". Após anos no comando de batalhas em favor do regime soviético, Kim foi indicado pelo ditador Josef Stalin para mandar no novo país, que surgia com a separação das Coreias.

O culto à personalidade do ditador ainda é amplamente divulgado na imprensa e nas escolas, que contam com os "Institutos de Pesquisa Kim Il-sung", e há mais de 500 estátuas suas pelo país.

Kim Jung-suk, a “esposa perfeita”

Kim Jung Suk, esposa de Kim Il Sung

Kim Jung-suk, esposa de Kim Il-sung (Reprodução/Reprodução)

Também parte da guerrilha anti-japonesa, Kim Jung-suk é divulgada como a "perfeita esposa comunista" pelo regime norte-coreano e teria conhecido e casado com Kim Il-sung na União Soviética. A história oficial conta que tinha extraordinárias habilidades de guerra, mas que também dedicava sua vida a cuidar do marido ditador – a não oficial diz que sofria com depressão e com a infidelidade do cônjuge.

A morte da primeira esposa de Kim Il-Sung, aos 29 anos, também é cercada de informações incertas. Na biografia oficial, divulgada pelo regime, se explica apenas que faleceu pelas "durezas que enfrentou durante os anos como guerrilheira". Relatos não confirmados pela família apontam que morreu no parto de um bebê natimorto ou até que foi baleada.

Kim Jong-il, o “querido líder” fashion

Kim Jong-Il, o "Querido líder" da Coreia do Norte

Kim Jong-il, o “querido líder” da Coreia do Norte (Pool/Getty Images)

Sucessor do pai na dinastia, Kim Jong-il foi a figura mais venerada (e falsificada) pelos propagandistas do regime, entre 1994 e sua morte. Apesar de registros soviéticos mostrarem que nasceu em um vilarejo da Sibéria, sua biografia oficial relata um nascimento mágico no sagrado Monte Paektu, com direito a arco-íris, uma nova estrela no céu e mudança repentina nas estações.

As invenções sobre seus feitos incluem habilidades intelectuais e esportivas. Na imprensa estatal, se diz que Kim fez 11 hole-in-ones na primeira vez que jogou golfe, escreveu 1.500 livros durante a faculdade e inventou o hambúrguer. Em 2010, o jornal do regime Rodong Sinmun noticiou que o ditador também se tornara um ícone fashion ao redor do mundo com seu modelito clássico, uma espécie de abrigo marrom. Kim, porém, está longe de ser querido no ocidente e sua falha administração econômica levou o país a uma terrível crise fome entre 1994 e 1998, que pode ter matado até 3,5 milhões de pessoas.

Obsessivo por cinema, Jong-il tinha uma coleção de mais de 20.000 fitas. A fixação chegou a tal ponto que mandou sequestrar Shin Sang-ok, diretor sul-coreano, e sua esposa, a atriz Choi Eun-hee, para fomentar a indústria do entretenimento da Coreia do Norte. Eles fizeram sete filmes até escaparem do país, oito anos depois.

Ko Young-hee, a “mãe de Pyongyang”

Ko Young-hee esposa de Kim Jong Il

Ko Young-hee esposa de Kim Jong-il (Foto/Reprodução)

Nascida no Japão, mas com ancestrais coreanos, Ko Young-hee era a esposa oficial de Kim Jong-il e mãe do atual ditador, Kim Jong-un. Sua história está entre as mais escondidas pelo regime, por causa da herança japonesa – essa característica a colocaria na escória da sociedade comunista. Apesar de suas origens serem de conhecimento geral, elas não podem ser discutidas entre os cidadãos. O título oficial usado pelos propagandistas para se referir Ko é "a respeitada mãe que é o sujeito mais fiel e leal ao querido líder companheiro comandante supremo", resumido eventualmente para "mãe de Pyongyang". Ela faleceu em decorrência de um câncer, em 2004, aos 51 anos, após tentar tratamento em Paris.

Sua irmã, Ko Young-suk vive exilada em Nova York com o marido e os três filhos desde 1998, onde tem uma lavanderia. Foi ela quem criou Kim Jong-un na pré-adolescência, quando o acompanhou para que fosse estudar na Suíça. A família evita revelar os motivos para a fuga, mas defende que foi uma tentativa de encontrar tratamento para o câncer de Ko Young-hee.

Kim Kyong-hui, a tia poderosa

Kim Kyong Hui, irmã de Kim Jong Il

Kim Kyong-hui, irmã de Kim Jong-il (Reprodução/Reprodução)

É a irmã caçula de Kim Jong-il, única filha mulher de Kim Il-sung e Kim Jung-suk (o casal ainda teve outro filho, do meio, que morreu afogado na infância). Confidente do irmão, foi figura presente no regime e a única a ter contato direto com a liderança. Ela também auxiliou o sobrinho quando assumiu o comando da nação, em 2011, e foi descrita como a segunda figura mais poderosa do país.

A participação da tia na política norte-coreana praticamente acabou após a execução do marido, Jang Song-thaek, em 2013. Com o desaparecimento dos holofotes, a imprensa internacional noticiou sua morte algumas vezes, com especulações de infarto e suicídio. Em 2015, um desertor próximo ao regime declarou também que Kim Jong-un mandou auxiliares envenenarem a tia. A inteligência sul-coreana, porém, confirmou que ela está viva, mas possa por tratamentos médicos.

Curiosamente, Kyong-hui é dona do único restaurante de hambúrguer do país, descrito como "carne moída e pão", para evitar o uso da palavra americana. Ela teve uma filha com Jang que se suicidou aos 29 anos, quando estudava em Paris.

Jang Song-thaek, o traidor

Jang Song Taek, marido de Kim Kyong Hui

Jang Song-taek, marido de Kim Kyong-hui (AP/AP)

Vice-presidente da poderosa Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte, Jang estava apenas abaixo de Kim Jong-il na hierarquia vermelha e quase comandava o país no fim de sua vida. O cenário mudou quando Kim Jong-un assumiu o posto e precisou ouvir os conselhos do tio.

Em 2013, o jovem tirano expulsou Jang do Partido dos Trabalhadores e, dias depois, mandou que fosse executado sob acusações de traição. Em comunicado, o ex-assessor foi chamado de  "escória humana, pior que cachorro", por ter supostamente formado uma facção contra o regime.

Song Hye-rim, a amante fugitiva

Song Hye Rim, amante de Kim Jong Il

Song Hye-rim, amante de Kim Jong-il (Reprodução/Reprodução)

Uma das primeiras atrizes famosas da Coreia do Norte, Song Hye-rim fascinou o ditador aficionado por cinema, Kim Jong-il, e se tornou sua amante favorita. O casal chegou a morar junto em segredo e o duradouro caso resultou no nascimento de Kim Jong-nam, em 1971 – rejeitado pelo avô por anos. Na década de 80, Song viajou à Rússia para tratamentos médicos e fugiu de vez para o país após a queda da União Soviética. Sua melhor amiga, Kim Young-soon, ficou nove anos presa em um campo de trabalhos forçados, assim como seus familiares, por ter revelado o caso de Song e o ditador. A atriz morreu em 2004, em Moscou.

Kim Jong-nam, o filho renegado

Kim Jong Nam, irmão de Kim Jong Un e filho de Kim Jong Il com Song Hye Rim

Kim Jong-nam, irmão de Kim Jong-un e filho de Kim Jong-il com Song Hye-rim (Toshifumi Kitamura/AFP)

O membro mais falado da dinastia norte-coreana em 2017 é Kim Jong-nam, fruto da relação de Kim Jong-il com sua amante atriz. Apesar de ser escondido na infância, o primogênito caiu nas graças do pai e foi considerado como o melhor posicionado para substituí-lo. A preferência acabou em 2001, ao ser detido no aeroporto de Tóquio com um passaporte falso, que pretendia usar para visitar a Disneylândia japonesa. Jong-nam, sempre mais liberal pelos anos de estudo na Europa, se mudou para a China em 1995 e vivia desde então entre Pequim e Macau, na Malásia, amparado pelo governo chinês. Ele foi assassinado na capital malaia em fevereiro deste ano, por meio de um agente químico, em ação que o governo sul-coreano acredita ter sido ordenada pelo regime.

Kim Han-sol, o herdeiro mente aberta

Kim Han Sol, filho de Kim Jong Nam

Kim Han-sol, filho de Kim Jong-nam (Reprodução/Reprodução)

Nascido em 1995, o filho de Kim Jong-nam viveu em Pyongyang durante a infância, até seu pai ser rejeitado pelo regime e levar a família para viver em Macau. Ao longo da juventude, Han-sol deu entrevistas em que chamou o tio de “ditador”, disse desejar paz entre as Coreias e contou ter diversos amigos americanos. Segundo a rede BBC, ele estudou na Bósnia-Herzegovina, em Paris e estaria com planos para ir à Universidade de Oxford antes da morte do pai. Depois do incidente, apareceu em um vídeo na internet onde diz estar seguro, junto à irmã e à mãe.

Kim Jong-un, o “líder supremo”

Kim Jong-un, o "líder-supremo" da Coreia do Norte

Kim Jong-un, o “líder-supremo” da Coreia do Norte (Damir Sagolj/Reuters)

Era difícil imaginar que Kim Jong-un poderia ser mais brutal que o pai, porém, aos 33 anos e há seis no poder, o atual ditador mostrou sua personalidade histriônica e cruel. O mimado filho mais novo não era o sucessor esperado do regime, mas foi o único a não decepcionar o pai. Sobre seu hobbies, se sabe que é fã da Disney e visitou os parques de Tóquio e Paris na infância, além de amar o basquete americano.

Desde que assumiu o poder, Jong-un já ordenou 340 assassinatos, inclusive do próprio tio e, possivelmente, do irmão. Recentemente, o desenvolvimento do programa nuclear do país também tem acirrado a relação com os vizinhos do sul e os Estados Unidos.

Menos carismático que Kim Jong-il, para os padrões coreanos, os propagandistas do regime tem se dedicado incessantemente a cultuá-lo em escolas e na imprensa. Os mitos incluem que teria começado a dirigir aos três anos de idade e escreveu seis óperas completas em dois anos, "melhores que qualquer outra na história", segundo sua biografia oficial.

Ri Sol-ju, a esposa invisível

Ri Sol Ju, esposa de Kim Jong Un

Ri Sol-ju, esposa de Kim Jong-un (Foto/Reuters)

Com os olhos do mundo focado em Kim Jong-un, pouco se sabe sobre sua mulher, apresentada à imprensa em 2012. Ri Sol-ju, de 27 anos, foi membro da Orquestra Unhasu e é filha de uma médica e um professor. Ela nunca aparece sozinha em frente às câmeras e raramente está presente ao lado do marido em eventos oficiais, por isso, é frequentemente alvo de especulações de morte ou fuga. Em 2013, o jogador de basquete americano Dennis Rodman, amigo do ditador, deixou escapar que o casal teve uma filha chamada Ju-ae.

Kim Jong-chul, o playboy

Kim Jong Chul, filho de Kim Jong Il com Ko Young Hee

Kim Jong-chul, filho de Kim Jong-il com Ko Young-hee (Ahn Young-joon/AP)

Filho mais velho de Kim Jong-il com a esposa oficial, Kim Jong-chul foi superado pelo irmão mais novo como sucessor por ser “afeminado demais”, segundo relatos de um ex-chef de cozinha da dinastia. Ao contrário dos cidadãos do país, ele viaja ao exterior para assistir a shows e mantém uma vida repleta de entretenimento. Sua grande paixão é o músico Eric Clapton: em 2015, foi a dois concertos em Londres, além de outro em Cingapura, em 2011, e quatro na Alemanha, em 2006. Jong-chul é a representação dos privilégios da família de ditadores: quase toda música ocidental é proibida aos norte-coreanos, mas não aos Kim.

Kim Yo-jong, a propagandista

Kim Yo-jong, filha de Kim Jong Il com Ko Young Hee

Kim Yo-jong, filha de Kim Jong-il com Ko Young-hee (KCNA/AFP)

Oficial sênior do regime comunista, aos 29 anos, a irmã caçula do ditador norte-coreano é um dos nomes mais influentes da Coreia do Norte. Assim como os homens da família, estudou na Suíça e ganhou notoriedade no funeral do avô, quando apareceu à frente de homenagens e como braço direito do irmão. Desde 2015, ocupa o posto de chefe do Departamento de Propaganda e é responsável por convencer a população de cultuar Kim Jong-un. Yo-jong é casada há três anos com um filho de Choe Ryong-hae, considerado o número três do regime.


Arquivado em:Mundo

Taís Araújo recusa prato feito por Ana Maria Braga – ‘Desfeita’

Posted: 15 May 2017 09:25 AM PDT

Nesta segunda-feira, 15, Ana Maria Braga recebeu Taís Araújo no Mais Você e, como de costume, preparou uma receita e ofereceu para a convidada. Porém, a atriz surpreendeu a apresentadora e o público ao recusar o prato, um nhoque de abóbora com molho de parmesão, porque não gosta de abóbora.

Após Taís dizer que não iria provar o nhoque, Ana Maria agiu com surpresa mas com bom humor. “Nunca vi você convidar alguém para comer na sua casa e a pessoa chegar e falar que não come”. Louro José engrossou o coro e disse: “Que desfeita”.

Ana Maria então perguntou o que mais a atriz não comia. “Mas é para eu aprender também. Normalmente, quando a gente recebe visita, pergunta o que não come, né? Mas minha produção é muito cuidadosa, só coloca coisa saudável na mesa. Por que você não falou que não come abóbora?”.

Taís então respondeu: “Porque nunca imaginei que teria abóbora às oito horas da manhã. Eu não vou comer só porque estou aqui. Mas isso é problema meu, não de vocês. Eu como de tudo, a única coisa que não como na vida é abóbora!”. A atriz, entretanto, comeu o molho de parmesão que acompanhava o nhoque e elogiou o prato.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Morre José Zaragoza, um dos fundadores da DPZ&T

Posted: 15 May 2017 09:21 AM PDT

O publicitário José Zaragoza, um dos fundadores da agência DPZ&T, morreu na madrugada desta segunda-feira em sua casa, aos 86 anos. Ele era a letra Z do nome da agência.

"É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do grande José Zaragoza, nosso Z da DPZ&T. Dono de múltiplos talentos, o artista plástico, pintor e publicitário descansou em sua casa nesta madrugada", diz comunicado publicado pela agência nas redes sociais.

Ao lado de Francesc Petit e Roberto Duailibi, ele fundou a agência em 1968. Zaragoza trabalhou na agência até 2013, mesmo depois da venda para o grupo francês Publicis.

Ainda não há informações sobre o velório e enterro de Zaragoza. "Mandamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com essa referência da publicidade e da arte", diz a DPZ&T .


Arquivado em:Economia

Arqueólogos encontram 17 múmias em catacumba do Egito

Posted: 15 May 2017 08:52 AM PDT

Uma equipe de arqueólogos anunciou neste sábado a descoberta de 17 múmias em catacumbas na província de Menia, no Egito, um achado "sem precedentes" para esta região do centro do país, no coração de um sítio arqueológico desértico. As autoridades egípcias, que buscam relançar a atividade turística no país, multiplicaram nos últimos meses os anúncios sobre as descobertas de novos vestígios arqueológicos.

As múmias descobertas poderiam datar do período tardio (712-332 a.C.), segundo comunicado do Ministério das Antiguidades do país, mas a porta-voz do órgão, Nevine al Aref, afirmou que também poderiam remontar à era da dinastia ptolomaica (até 330-30 a.C.), última dinastia antes de o Egito passar ao domínio romano. Como elas estavam muito bem preservadas, os pesquisadores acreditam que pertençam a oficiais e sacerdotes. "Esta é a primeira necrópole encontrada no centro do Egito com tantas múmias", disse Salah al Juli, chefe da equipe de arqueólogos que fez a descoberta na região desértica de Tuna el Yebel, situada na governadoria de Menia, 200 quilômetros ao sul do Cairo. "Isso pode indicar a presença de uma necrópole muito maior", disse.

O "esconderijo de múmias" abrigava mortos que não pertenciam à realeza, um labirinto de corredores subterrâneos onde ficavam "17 múmias e alguns sarcófagos" escavados em pedra ou argila, segundo o comunicado do governo. Os arqueólogos também encontraram "caixões de animais" e "dois papiros escritos em demótico", uma forma de escrita hieroglífica simplificada utilizada durante as últimas dinastias faraônicas no Egito e até o início da era romana.

No lugar, ânforas e outras panelas de barro estavam expostas em um pequeno armário exumado nas escavações, constatou um jornalista da AFP.

Sem precedentes

"É uma descoberta importante, sem precedentes", afirmou Mohamed Hamza, chefe das escavações, dirigidas pela Universidade do Cairo. "Ela remonta ao período greco-romano", indicou, ressaltando que o sítio arqueológico de Tuna el Yebel abriga restos que datam desta época, "entre o século III a.C e III d.C".

Além disso, o ministério anunciou em seu comunicado a descoberta em um sítio vizinho "de templos funerários romanos esculpidos em barro, nos quais foram encontradas moedas, (…) e outros objetos domésticos".

O Egito autorizou recentemente vários projetos arqueológicos na esperança de fazer novas descobertas, num momento em que o setor turístico, pilar da economia egípcia, não consegue decolar, depois de vários atentados no ano passado.

(Com AFP)


Arquivado em:Ciência

Jim Parsons, o Sheldon de ‘Big Bang Theory’, se casa com namorado

Posted: 15 May 2017 08:51 AM PDT

O ator Jim Parsons, que dá vida ao nerd Sheldon Cooper na série The Big Bang Theory, se casou com o namorado, Todd Spiewak, no último sábado, em Nova York. O casal está junto há 14 anos. "Conhecê-lo foi a melhor coisa que aconteceu comigo", disse Parsons em um post no Instagram. "Você é minha pessoa favorita no mundo", escreveu em uma outra mensagem, quando festejava o aniversário de 40 anos do companheiro.

O ator já havia comentado em entrevistas que tinha o desejo de celebrar a união com o designer. "Ainda não temos uma data nem um anel", disse em 2015 ao programa de TV americano The View, transmitido pelo canal ABC.

Parson pulou o constrangedor episódio de “sair do armário”. Em 2012, em uma entrevista ao The New York Times, ele simplesmente confirmou o que muitos imaginavam — já que sempre levava Spiewak aos eventos. "Eu simplesmente não comentava nada da minha vida pessoal. Um dia, o jornal perguntou como era ser um homem gay atuando no romance The Normal Heart (sobre ativistas gays na luta contra a Aids), e foi minha chance de falar sobre isso. Aquela pergunta foi um presente. Foi a chance de tornar público e oficial."

Instagram Photo


Arquivado em:Entretenimento

Senadores pedem que Trump entregue supostas gravações de Comey

Posted: 15 May 2017 08:28 AM PDT

Seis dias após a demissão do diretor do FBI, James Comey, as controvérsias por trás do caso ainda incomodam democratas e republicanos. No domingo, parlamentares fizeram pedidos públicos ao presidente Donald Trump para que entregue ao Congresso supostas "fitas" de suas conversas com Comey, referentes a uma insinuação que o magnata fez no Twitter.

Na sexta-feira, depois de dizer que afastou Comey por decisão própria, Trump foi à rede social para fazer uma ameaça: "Melhor James Comey esperar que não haja 'fitas' das nossas conversas antes de começar a vazar para a imprensa", escreveu. Imediatamente, internautas começaram a especular o que o presidente quis dizer com a indireta. Sean Spicer, secretário de imprensa da Casa Branca, se negou a comentar o assunto e disse que o magnata "não tem nada a acrescentar".

Em entrevista à emissora NBC, transmitida ontem, a senadora republicana Lindsey Graham, da Carolina do Sul, disse que o governo deve "limpar o ar" sobre as especulações de um encontro gravado entre o presidente e o ex-diretor do FBI. "Se há fitas dessa conversa, elas precisam ser entregues", declarou. Outro senador do partido, Mike Lee, de Utah, comentou ao programa Fox News Sunday que é "provavelmente inevitável" que registros em áudio sejam encaminhados ao Congresso, se de fato existirem.

Entre os democratas, a exigência corrente é a indicação de um promotor independente para investigar os contatos entre a Rússia e campanha de Trump. Para o senador democrata por Nova York, Charles E. Schumer, o presidente deve entregar as gravações imediatamente ao Congresso e aos outros ramos de investigação, como o próprio FBI. "Destruí-las seria uma violação da lei", disse à CNN. "Se não existirem fitas, ele [Trump] deve se desculpar a Comey e ao povo americano por desinformá-los", completou.

Segundo Schumer, é possível que a indignação entre os senadores democratas resulte em um boicote ao novo indicado de Trump à diretoria FBI, caso uma investigação independente não seja aprovada. Contudo, como os republicanos têm 52 lugares no Senado, é provável que o presidente escolha o substituto de Comey com facilidade.


Arquivado em:Mundo

Avril Lavigne e outros 3 cantores que ‘morreram’ e ganharam clone

Posted: 15 May 2017 08:08 AM PDT

Avril Lavigne, a cantora de Complicated, não é quem diz ser. Na verdade, a canadense foi substituída por uma sósia chamada Melissa, em 2003. A teoria da conspiração, que ressurgiu e circulou pelo Twitter nos últimos dias, coloca a cantora numa lista que já inclui Beyoncé, Taylor Swift e, claro, Paul McCartney, para muitos morto desde aquela famosa capa do disco Abbey Road, em que os Beatles atravessam a rua e ele está descalço — um sinal inequívoco de que passou dessa para melhor. Um dado interessante sobre a lenda em torno de Abril Lavigne é que, segundo o site do jornal britânico The Guardian, ela surgiu em uma página de fãs brasileiros da canadense.

De acordo com essa lenda, a cantora, em crise com a fama no início da carreira, passou a se valer de uma dublê de corpo parecidíssima com ela. Em algum momento, a Avril Lavigne real morreu e Melissa, a dublê, tomou definitivamente o seu lugar. Prova disso seria a diferença nos figurinos desfilados pela cantora. A Avril original gosta de usar calças, já Melissa é chegada em saias e vestidos. A dublê, que teria ligeiras diferenças faciais, inseriria pistas em suas músicas para que os fãs desvendassem a troca. Em Slipped Away, por exemplo, ela diz: "The day you slipped away was the day I found it won't be the same" (“O dia em que você fugiu foi o dia em que eu descobri que tudo seria diferente”).

 

Paul McCartney

Paul McCartney durante seu primeiro show no Morumbi, da turnê "Up and Coming"

Paul McCartney durante seu primeiro show no Morumbi, da turnê “Up and Coming” (Marcos Hermes/Divulgação/VEJA)

A teoria da conspiração mais conhecida, no que diz respeito a morte e substituição por clones, é a que envolve o ex-beatle Paul McCartney. Ele teria morrido em um acidente do carro e aberto caminho para um sósia. A lenda urbana teve início em 1969, após o lançamento de Abbey Road. Os fãs procuraram pistas. Muitos juram que John Lennon diz “Eu enterrei Paul” em Strawberry Fields Forever — já ele garantiu que dizia apenas “molho de cranberry” na música. Em uma entrevista à revista Life em novembro de 1969, McCartney comentou o rumor, dizendo que se devia a seu sumiço dos jornais. “Talvez o boato tenha começado porque ultimamente eu não tenho falado muito com a imprensa”.

 

Taylor Swift

A cantora Taylor Swift durante o BMI Awards (Mark Davis/Getty Images)

A lenda em torno da cantora americana é distinta das demais, na verdade. Uma versão ainda mais amalucada desse tipo de teoria da conspiração. Taylor não teria morrido e sido substituída por um clone, e, sim, seria ela própria um clone — a cópia exata de uma antiga sacerdotisa satânica. A tese, que remonta a 2011, afirma que a cantora é uma espécie de xerox de Zeena LaVey, a filha do fundador da Igreja de Satã. As duas são de fato semelhantes, como mostram milhares de vídeos no YouTube que se dedicam a compará-las.

 

Beyoncé

Beyoncé posa duas premiações Grammy

Beyoncé posa duas premiações Grammy (Robyn Beck/AFP)

Beyoncé e Jay Z têm sido associados com o grupo dos Illuminati em certos boatos da internet — tanto que Beyoncé referenciou-o em Formation. Também se afirma que os Illuminati usam clones para lavar a mente da sociedade. Se morreu ou transcendeu, não se sabe. Nos boatos da internet, tudo é possível.

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Ministro diz que trabalha pessoalmente por retomada da Samarco

Posted: 15 May 2017 08:04 AM PDT

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse nesta segunda-feira que tem se envolvido diretamente em negociações com o órgão ambiental federal, com o governo mineiro e com prefeituras locais para viabilizar a retomada das operações da mineradora Samarco, paralisada desde o final de 2015, após o rompimento de uma barragem da empresa que deixou mortos e desabrigados, além de poluir o importante rio Doce.

“Com a Samarco, em particular, estou tratando pessoalmente com a presidente do Ibama, com o pessoal do Estado de Minas Gerais, com as prefeituras… nossa expectativa é que no segundo semestre possamos estar com a Samarco de novo operando”, afirmou Coelho Filho, durante apresentação em evento da Arko Advice e da Consulting House em São Paulo.

A retomada da Samarco, uma joint venture da Vale com anglo-australiana BHP, é importante para que a empresa possa arcar com reparações que devem atingir valores bilionários.

Segundo o ministro, essa ação faz parte de medidas do governo federal para impulsionar investimentos no setor de mineração, o que passará também pela conclusão de longos debates sobre o marco regulatório do segmento.

Coelho Filho disse que uma proposta de Código de Mineração que tramita há anos no Congresso Nacional deverá ser retirada pelo governo e substituída por outros projetos, que entre outros pontos criarão uma agência regulatória para o setor e definirão novas alíquotas para a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

“Me perguntam se vai aumentar o imposto, em alguns casos aumenta, em outros diminui. Mas tudo ficando muito em compasso com o preço do minério de ferro, que é 65 por cento da arrecadação de CFEM, e ficando em linha com o que outros países praticam no mundo”, disse Coelho Filho.

“Esses projetos que estão para ser encaminhados ao Congresso já estão em fase de consolidação final na Casa Civil, e a expectativa é que possamos vencer todas as questões legais e jurídicas ainda no primeiro semestre”, disse.

De acordo com o ministro, o governo acredita que essas mudanças permitirão que a contribuição do setor de mineração para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil possa “avançar rapidamente” dos atuais 4,5 por cento para 6 por cento.

Entre outras medidas em estudo para o setor estão ainda uma redução do papel do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), visto por Coelho Filho como “o órgão mais burocrático da estrutura do ministério”, e a emissão de outorgas de mineração “online”.

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia

Rato com ‘flexibilidade sexual’ pode virar macho ou fêmea

Posted: 15 May 2017 07:52 AM PDT

Um grupo de cientistas japoneses descobriu que as células de uma espécie ameaçada de rato são "sexualmente flexíveis", e podem derivar em qualquer um dos dois sexos apesar de não possuir o cromossomo Y, essencial para que um indivíduo seja macho. Segundo o estudo, publicado nesta sexta-feira na revista Science Advances, a descoberta pode ajudar os pesquisadores a compreender como ocorre a reprodução em indivíduos que tem um modelo de cromossomos diferente do nosso e, mesmo assim, não formam indivíduos hermafroditas.

Esta espécie de roedores, denominada Tokudaia osimensis, vive em ilhas do Japão e se encontra em perigo de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês) devido à destruição de seu habitat. O que os pesquisadores fizeram foi gerar esperma e óvulos desses ratos e criar embriões, para observar o crescimento do filhote. Além de ajudar a compreender como ocorre o desenvolvimento dos sexos nestes animais, o procedimento utilizado na pesquisa poderia ser realizado em outras espécies em perigo de extinção, tornando possível reduzir o risco de vários animais ameaçados e "contribuir para salvar a biodiversidade", comentou o pesquisador em biologia do desenvolvimento Arata Honda, da Universidade Miyazaki, no Japão, um dos autores do estudo. "Se temos pequenas partes de tecido ou células de um animal extinto, talvez possamos trazê-lo de volta para futuras pesquisas", acrescentou.

Ausência do cromossomo Y

Na maioria dos mamíferos, incluindo humanos, o sexo biológico é determinado por uma combinação aleatória entre duas letras – ou melhor, cromossomos sexuais: X e Y. Se alguém herda um X da mãe e um X do pai, vai desenvolver ovários, um útero e uma vagina. Se alguém herdar um X da mãe e, do pai, um Y, vai desenvolver testículos e pênis. Porém, no mundo animal, há exceções raras e misteriosas. O caso dos Tokudaia osimensis é um deles – mesmo sem ter cromossomos Y, nascem como fêmeas ou machos, não hermafroditas.

Para descobrir como funciona a determinação do sexo nesses animais, os cientistas utilizaram uma amostra da cauda de uma exemplar fêmea do rato para gerar células-tronco pluripotentes induzidas (iPSC, na sigla em inglês), que podem dar lugar à maioria dos tecidos. Depois, eles injetaram essas células-tronco em embriões machos de ratos de laboratório e observaram que as células se desenvolveram e sobreviveram como precursores de esperma em machos adultos.

A surpresa, para os cientistas, é que eles nunca foram capazes de gerar espermatozoides maduros a partir de células-tronco femininas, em grande parte porque a produção de espermatozoides normalmente requer o cromossomo Y. Isso, segundo Honda, pode significar que as células do Tokudaia osimensis podem ser modificadas para melhorar o entorno reprodutivo destes ratos.

Ninguém sabe como ou por que, mas em um determinado momento de sua história evolutiva esses animais perderam seu cromossomo Y e, junto com ele, um gene importante para o desenvolvimento anatômico de machos na maioria dos mamíferos, conhecido por Sex-determining Region Y (SRY, na sigla em inglês).  A principal teoria, levantada por estudos anteriores, é que outros genes envolvidos na diferenciação sexual masculina não foram perdidos, e sim transferidos do cromossomo Y para outras partes do genoma dos ratos, incluindo o cromossomo X.

(Com EFE)


Arquivado em:Ciência

Massa culpa Alonso por mau resultado: ‘Arruinou minha corrida’

Posted: 15 May 2017 07:49 AM PDT

Felipe Massa deixou o GP da Espanha de Fórmula 1 deste domingo bastante decepcionado. O piloto brasileiro da Williams largou na nona colocação, mas terminou em 13º. Segundo ele, o choque com o espanhol Fernando Alonso, da Mc Laren, que interrompeu a sua ótima largada, “arruinou” toda a sua corrida.

Veja também

Massa teve o pneu furado e o bico danificado no lance e precisou parar nos boxes e voltar no pelotão de trás. “Estou desapontado. Tive uma largada fantástica, ultrapassei o Perez e o Alonso na reta. Na curva 2, o Alonso veio pela parte de fora e nos tocamos e isso arruinou minha corrida. Tínhamos a oportunidade de terminar em quarto lugar, pois estava com um ótimo ritmo. É muito doloroso porque perdemos muitos pontos para a equipe”, lamentou.

Como ficou fora da zona de pontuação, Felipe Massa permanece com 18 pontos, em nono lugar no Mundial de Pilotos. O brasileiro é o único que pontuou até agora pela Williams. Seu companheiro, o canadense Lance Stroll, terminou em 16.º na Espanha. A próxima etapa da Fórmula 1 acontecerá no próximo dia 28 com o GP de Mônaco.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Reféns são liberados após sequestro em Correios de SP

Posted: 15 May 2017 07:36 AM PDT

Um bandido invadiu uma agência dos Correios na Vila Formosa, na zona leste de São Paulo, na manhã desta segunda-feira, fazendo seis funcionários reféns, segundo a GloboNews. Existe a suspeita de que o criminoso teria abordado uma das colaboradoras antes mesmo da chegada dela à agência. A princípio, imaginou se tratar de até seis assaltantes, mas, ao final, ficou confirmado que havia apenas um dentro da unidade e um outro que conseguiu fugir.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estiveram no local, negociando a liberação dos reféns, o que ocorreu após cerca de cinco horas sob o controle dos bandidos. Na sequência, procederam à prisão do sequestrador que, segundo a emissora de TV, teriam exigido a presença da imprensa para conversarem com os agentes a respeito da soltura dos profissionais e da saída da agência.

De acordo com o Grupo de Ações Técnicas Especiais (Gate), o principal objetivo do criminoso era roubar dinheiro e o crime foi aparentemente premeditado. Havia um segundo envolvido que não adentrou na agência, mas, segundo o major que foi responsável pela ação, ainda vai se averiguar o paradeiro deste.

A PM teria sido acionada após um contato através do serviço de atendimento à emergência, no ramal 190. Não se sabe, ainda, quem procurou os policiais, se alguém que está dentro da agência ou algum transeunte que estranhou a movimentação. Em nota enviada ao site de VEJA, os Correios informam que “o referido caso está sendo acompanhado pelos órgãos de segurança pública, no local."


Arquivado em:Brasil

China tem mais de 29.000 instituições afetadas por ciberataque

Posted: 15 May 2017 07:32 AM PDT

A China e o Japão também foram vítimas do ciberataque que atingiu mais de 150 países de todo o mundo. Segundo a imprensa asiática, mais de 29.000 instituições chinesas tiveram seus computadores invadidos pelos hackers desde sexta-feira.

Segundo a empresa de segurança na internet Threat Intelligence Center of Qihoo 360, muitas universidades e escolas estavam entre as empresas atingidas na China. Um total de 4.341 computadores, ou cerca de 15% das máquinas atacadas no país, pertenciam a essas instituições. Estações ferroviárias, postos dos correios, postos de gasolina, hospitais, shoppings e serviços governamentais também foram afetados.

No Japão, a Nissan Motors confirmou nesta segunda que algumas de suas unidades foram afetadas, mas afirmou que o ataque não causou grande impacto nos negócios. O conglomerado multinacional Hitachi também informou, por meio de um porta-voz, que os e-mails de seus funcionários ficaram lentos ou não foram entregues e que muitos arquivos não puderam ser abertos. A empresa acredita que os problemas estejam relacionados ao ataque, embora nenhum resgate tenha sido exigido.

O Japan Computer Emergency Response Team Coordination Center, uma empresa sem fins lucrativos que fornece suporte para ataques hackers, disse que 2.000 computadores em 600 empresas no Japão foram afetados até agora. Algumas máquinas pessoais também foram alvo do ciberataque.

O ataque

Usando ferramentas de espionagem que teriam sido desenvolvidas pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), o ataque cibernético infectou dezenas de milhares de computadores no mundo todo desde sexta-feira. Os piores danos foram causados ao sistema de saúde do Reino Unido.

Os hackers enganaram suas vítimas, fazendo-as abrir anexos maliciosos em e-mails de spam que pareciam conter pagamentos, ofertas de emprego, avisos de segurança e outros arquivos legítimos.

Uma vez dentro da rede, os programas que exigiam resgates usaram ferramentas de espionagem recentemente reveladas para silenciosamente infectar outras máquinas sem nenhuma intervenção humana. Isso, segundo especialistas de segurança, marcou uma piora sem precedentes de riscos de novos ataques nos próximos dias ou semanas.


Arquivado em:Mundo

Temer admite estudo sobre ampliar faixa de isenção de IR

Posted: 15 May 2017 07:30 AM PDT

O presidente Michel Temer admitiu nesta segunda-feira, em entrevista a rádios regionais, que o governo considera a possibilidade de ampliar a faixa de isenção do imposto de renda. Ele defendeu a utilidade da medida, mas reconheceu que é uma mudança “complicada”.

“Houve apenas uma primeira conversa para verificar se seria possível ampliar a faixa limite para o Imposto de Renda. Se for possível é claro, se aumenta a faixa de isenção, está se permitindo que muita gente possa economizar no pagamento do tributo para aplicar no varejo ou onde seja”, disse Temer, ao ser perguntado sobre a possibilidade de ampliar a faixa de isenção do IR.

Questionado depois sobre a previsão para uma decisão, o presidente negou que haja algo concreto. Disse que houve “uma breve fala” apenas, mas afirmou que a ampliação da isenção o agrada.

“Se você me perguntar ‘seria bom’? Seria bom, porque seria uma maneira de alcançar uma boa margem de trabalhadores que seria beneficiada por isso de um lado, e de outro lado a economia, porque em vez de pagar o tributo usariam isso na economia”, afirmou.

“Seria útil, mas é uma coisa complicada. Eu reconheço que é complicado”, disse Temer, acrescentando que analisaria “com muito cuidado” a possibilidade, mas que não tem um prazo para decisão.

Reformas

Temer disse que o governo apreciaria votar o mais rápido possível a reforma da Previdência. Mas, segundo ele, só é possível levar o assunto a plenário quando o Palácio do Planalto conseguir no mínimo 320 votos favoráveis à matéria.

Com isso, Temer estimou que a votação em primeiro turno na Câmara só deve ocorrer no fim do mês ou início de junho. “Você só leva para o plenário se tiver 320, 330 votos garantidos para assegurar os 308 necessários. Então, qual é o objetivo? Talvez na última semana de maio, talvez na primeira semana de junho, você consiga votar o primeiro turno na Câmara dos Deputados”, disse.

Durante a entrevista, o presidente foi questionado também se a proposta de reforma da Previdência teria passado do ponto, ao que ele respondeu que sabia que haveria objeções. “O Congresso é que vê se está de acordo ou não com a proposta, que foi feita para durar 30 anos. O relator trouxe as mudanças e eu disse: vamos negociar”, explicou, citando mais uma vez que o Congresso é parceiro do seu governo. Na avaliação dele, melhor aprovar uma reforma que vai permitir uma economia de 600 bilhões de reais do que não ter nenhuma economia.

Ele também reafirmou que, do jeito que o projeto da reforma da Previdência está atualmente, será preciso uma atualização daqui a dez anos, mas minimizou a questão dizendo que é um trâmite normal de propostas que revisam as regras da aposentadoria.

Lava Jato

O peemedebista voltou a negar a influência negativa que as citações de ministros no âmbito da Lava Jato podem ter sobre a votação da reforma da Previdência. Segundo ele, um número infindável de pessoas foram mencionadas em delações, mas a operação está “prestando um benefício ao país”.

Citando o caso da ex-presidente Dilma Rousseff, em especial a denúncia de que o cabeleireiro de Dilma era pago “por fora”, Temer disse que não se pode culpá-la imediatamente. “Eu entendo a revolta popular, mas precisamos que o judiciário examine isso. Não se pode incriminá-la.”

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Tênis: brasileira Bia Haddad chega ao top 100 após título

Posted: 15 May 2017 07:21 AM PDT

Bia Haddad Maia já é uma das 100 melhores tenistas do mundo. Um dia depois de conquistar o título de torneio de Cagnes-Sur-Mer, na França, a tenista paulista de 20 anos apareceu na 100ª colocação do ranking da WTA divulgado nesta segunda-feira. A alemã Angelique Kerber voltou ao topo do ranking.

Veja também

Neste domingo, Bia Haddad conquistou o principal título de sua carreira ao derrotar a suíça Jil Teichmann por 2 sets a 0, com duplo 6/3 e se tornou a sétima brasileira na história a chegar ao top 100. A entrada nesta lista praticamente garante a brasileira na chave principal de Wimbledon, em julho, que dá vaga direta às 104 melhores do ranking. Antes, Bia disputará o qualifying de Roland Garros.

Kerber – Mesmo sem brilhar no circuito nas últimas semanas (deixou o Masters 1000 de Madri nas oitavas de final), Angelique Kerber retomou a liderança do ranking da WTA. Ela desbancou a americana Serena Williams, afastada das competições porque está grávida. A checa Karolina Pliskova segue na terceira posição. Já a quarta colocada agora é a romena Simona Hale, campeã em Madri.

 

Ranking da WTA em 15 de maio de 2017:

1.º – Angelique Kerber (ALE), 7.035 pontos

2.º – Serena Williams (EUA), 6.110

3.º – Karolina Pliskova (RCH), 6.010

4.º – Simona Halep (ROM), 5.205

5.º – Dominika Cibulkova (ESL), 4.480

6.º – Johanna Konta (ING), 4.330

7.º – Garbiñe Muguruza (ESP), 4.287

8.º – Svetlana Kuznetzova (RUS), 4.260

9.º – Agnieszka Radwanska (POL), 4.195

10.º – Caroline Wozniacki (DIN), 3.915

11.º – Elina Svitolina (UCR), 3.780

12.º – Venus Williams (EUA), 3.752

13.º – Madison Keys (EUA), 3.162

14.º – Kristina Mladenovic (FRA), 2.965

15.º – Elena Vesnina (RUS), 2.875

16.º – Petra Kvitova (RCH), 2.780

17.º – Anastasia Pavlyuchenkova (RUS), 2.590

18.º – Anastasija Sevastova (LET), 2.135

19.º – CoCo Vandeweghe (EUA), 2.082

20.º – Kiki Bertens(HOL), 2.064

100.º – Beatriz Haddad Maia (BRASIL), 598

252.º – Teliana Pereira (BRASIL), 198

292.º – Paula Cristina Gonçalves (BRASIL), 154

410.º – Laura Pigossi (BRASIL), 84

 


Arquivado em:Esporte

França: Macron nomeia Edouard Philippe como primeiro-ministro

Posted: 15 May 2017 07:16 AM PDT

O presidente da França, Emmanuel Macron, nomeou nesta segunda-feira como primeiro-ministro Edouard Philippe, prefeito da cidade de Le Havre e membro do partido de direita Os Republicanos, anunciou o secretário-geral do Palácio do Eliseu.

A designação do político de 46 anos, que não pertence ao movimento do presidente, o En Marche!, reflete o desejo de união do centrista Macron. A escolha é também um estratégia necessária do líder francês para atrair parte dos conservadores, com intenção de conquistar maioria nas eleições legislativas de junho. Com o discurso “nem de direita nem de esquerda”, Macron luta por apoio nos dois lados da política francesa, para colocar em prática seus planos de reforma.

Considerado parte da direita moderada, o primeiro-ministro escolhido é um aliado de longa data de Alain Juppé, que ficou em segundo lugar nas indicações republicanas para a corrida eleitoral à Presidência deste ano. Como premiê, Philippe ocupará a função de chefe de governo e deve recomendar os outros membros do gabinete para aprovação de Macron.

O anúncio do presidente francês, feito por Alexis Kohler, secretário-geral, dá início a sua primeira semana de governo. Ainda hoje, Macron, um defensor da União Europeia (UE),viajará para a Alemanha para um encontro com a chanceler Angela Merkel.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Tênis: Nadal ultrapassa Federer no ranking da ATP

Posted: 15 May 2017 07:14 AM PDT

No embalo de mais um título no saibro, Rafael Nadal ultrapassou Roger Federer e subiu para para o quarto lugar do ranking da ATP divulgado nesta segunda-feira, um dia depois do título do espanhol no Masters 1000 de Madri. O top 3 permanece inalterado: o britânico Andy Murray é o líder, seguido pelo sérvio Novak Djokovic e pelo suíço Stan Wawrinka.

Com três títulos em sequência na temporada, Nadal soma agora 5.195 pontos, com ligeira vantagem sobre Federer, que tem 5.035. O suíço está afastado das competições desde que ganhou em Miami. Ele decidiu ficar de fora do giro de saibro na Europa para se recuperar do desgaste físico do início do ano e só competirá em Roland Garros, nas próximas semanas.

O austríaco Dominic Thiem, vice-campeão em Madri, subiu duas posições e é o sétimo. Entre os brasileiros, Thomaz Bellucci caiu cinco posições, para 59º, Rogério Dutra Silva despencou 13 colocações, para 84º, e Thiago Monteiro subiu dois postos, para o 98º lugar.

Ranking ATP em 15 de maio de 2017:

1. Andy Murray (GBR) 10.360 pts

2. Novak Djokovic (SRV) 6.845

3. Stan Wawrinka (SUI) 5.605

4. Rafael Nadal (ESP) 5.195 (+1)

5. Roger Federer (SUI) 5.035 (-1)

6. Milos Raonic (CAN) 4.180

7. Dominic Thiem (AUT) 4.035 (+2)

8. Marin Cilic (CRO) 3.735 (-1)

9. Kei Nishikori (JAP) 3.470 (-1)

10. David Goffin (BEL) 3.055

(com Estadão Conteúdo)

 


Arquivado em:Esporte

FGTS: 42% dos saques de contas inativas ocorreram em SP

Posted: 15 May 2017 07:12 AM PDT

A Caixa divulgou balanço da primeira e segunda fase do saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Desde o início do pagamento dos recursos, foram 16 bilhões de reais sacados – 7 bilhões apenas no Estado de São Paulo.

O número de trabalhadores paulistas que fizeram o saque do benefício representa 42,3% do total de beneficiários em todo o Brasil. O Sudeste também é o que lidera em número de saques, até o dia 10 de maio, 63,2% dos pagamentos foram feitos na região.

Em sequência, aparecem a região Sul do país, com 18,6% dos valores sacados, Nordeste (8,1%), Centro-Oeste (7,2%) e o Norte (2,8%).

O saque das contas inativas foi dividida em cinco fases, no dia 12 de maio os recursos foram liberados para os trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho e agosto – o valor total para a terceira fase chega a 10,8 bilhões de reais.

Inicialmente, a Caixa havia previsto que até maio seriam sacados, nas primeiras etapas, pouco mais 18 bilhões de reais para 12 milhões de trabalhadores. Ou seja, o total de dinheiro sacado representa 92,6% da estimativa, e 80% dos beneficiários foram receber os recursos.

A agência bancária é o local mais procurado pelos beneficiários na hora de sacar o dinheiro das contas inativas, 46,4% foram aos bancos fazer o saque de mais de 7 bilhões de reais. Entretanto, é possível fazer o saque por outros canais de atendimento. (confira as opções abaixo).

Ainda assim, o maior número de pagamentos foi registrado por meio do crédito automático em contas da Caixa, 4 milhões de trabalhadores foram beneficiados com a medida, totalizando mais de 5 bilhões de reais.

Saques em terminais de autoatendimento representaram 10,9%, equivalente a cerca de 1,8 bilhão de reais, enquanto as lotéricas e correspondentes Caixa Aqui totalizaram 7,7% dos saques, pouco mais de 1,3 bilhões de reais.

Como sacar

As opções e documentos necessários para o saque variam de acordo com o valor disponível nas contas inativas. Para todos os casos, a Caixa aconselha que os trabalhadores levem um documento de identificação e a Carteira de Trabalho, para que qualquer pendência cadastral seja regularizada e o beneficiário não tenha que retornar a agência.

Os recursos poderão ser sacados das contas inativas até o dia 31 de julho, independentemente da etapa em que forem liberados.

Valor Canais Documentos necessários
Até R$ 1.500 Caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências Senha do Cartão Cidadão
De R$ 1.500 a R$ 3.000 Caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências Cartão Cidadão, com senha. Nas lotéricas, é preciso também de documento de identificação
Entre R$ 3.000 e R$ 5.000 Agências Documento de identificação e Carteira de Trabalho
Acima de R$ 5.000 Agências É preciso avisar o banco com antecedência, além de levar documento de identificação e Carteira de Trabalho
FONTE: Caixa

Arquivado em:Economia

Imagens do dia 15 de maio

Posted: 15 May 2017 07:08 AM PDT

(Rebecca Naden/Reuters)" description="Mamãe cisne nada com seus filhotes em uma lagoa em Pembrokeshire, no País de Gales - 14/05/2017">(Zein Al Rifai/AFP)" description="Menino come algodão doce enquanto vende doces em um carrinho em uma rua na cidade de Al-Bab ao norte de Aleppo, na Síria - 15/05/2017">(Paulo Lopes/Futura Press/Folhapress)" description="Criminosos fazem funcionários reféns em uma agência dos Correios, na Zona Leste de São Paulo - 15/05/2017">(Benjamin Cremel/AFP)" description="Nadadora realiza aquecimento na piscina durante os Jogos Islâmicos da Solidariedade em Baku, no Azerbaijão - 15/05/2017">(Ed Jones/AFP)" description="Estudantes sul-coreanas posam para um selfie durante cerimônia tradicional na vila de Namsan em Seul - 14/05/2017">(Rupak de Chowdhouri/Reuters)" description="Vendedor espera por clientes em um mercado de vegetais em um dia quente do verão em Calcutá, na Índia - 15/04/2017">(KCNA/Reuters)" description="O ditador norte-coreano Kim Jong Un inspeciona o míssil balístico estratégico de longo alcance Hwasong-12 (Marte-12)">(Mike Hutchings/Reuters)" description="Mulher senta-se ao lado de um mural enquanto membros de partidos de oposição marcham a favor da saída do presidente Jacob Zuma do lado de fora do Tribunal Constitucional em Joanesburgo, África do Sul - 15/05/2017">
Arquivado em:Galeria de Fotos

Primeira-dama da França usa roupa emprestada na posse

Posted: 15 May 2017 06:57 AM PDT

O novo presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu tomar diversas medidas para aumentar a transparência de seu governo e já está cumprindo com sua palavra. Após a cerimônia de posse neste domingo, o líder revelou o valor e a origem dos trajes usados por ele e sua esposa, Brigitte Macron.

Macron compareceu à cerimônia usando um terno azul-marinho da loja Jonas&Cie, de Paris, conhecida pelo comércio atacadista na área da moda. A roupa custou 450 euros, cerca de 1600 reais.

Já a primeira-dama vestiu um traje emprestado a ela pela marca de luxo Louis Vuitton. O conjunto azul de três peças foi desenhado especialmente para Brigitte pelo estilista Nicolas Ghesquière, diretor artístico da marca. A bolsa e os sapatos usados por ela também foram fornecidos pela LV.

Veja também

Os assessores do presidente fizeram questão de ressaltar que todo o traje da primeira-dama foi emprestado e que ela não gastou nada com sua produção. Além disso, com o terno de preço razoável, Macron busca se distinguir da imagem dos políticos da antiga geração, rejeitados pelos franceses nas urnas.

O conservador François Fillon, que chegou a liderar a campanha presidencial até o início do ano, saiu da batalha eleitoral indiciado por suspeita de nepotismo. Os franceses também descobriram recentemente que Fillon recebeu diversos ternos de presente no valor de 48.500 euros (165.100 reais) desde 2012.


Arquivado em:Mundo

Silvio Santos faz ‘tutorial’ para ensinar a sintonizar TV digital

Posted: 15 May 2017 06:39 AM PDT

Não consegue mais acessar o SBT pelo menu da operadora de TV paga? Não seja por isso: Silvio Santos explica como ter o sinal digital de televisão em casa — e o canal dele no seu televisor. Em vídeo de 1 minuto publicado nos perfis oficiais do SBT nas redes sociais (abaixo), o Homem do Baú relembra seus tempos de vendedor de rua e anuncia que uma antena digital custa de 29 a 49 reais — “o preço está subindo porque a procura é enorme” — e pode ser comprada pela internet ou na Santa Ifigênia, rua que concentra o comércio popular de itens de informática, em São Paulo.

"Você vai na Santa Ifigênia e compra essa anteninha aqui. Só de fio, ela tem cinco metros. Você coloca atrás da televisão, é facílimo. Tem até um ímã, você pode colocar na porta e pronto. Ele fica preso e você assiste à televisão. Olha a imagem do SBT que nós estamos pegando aqui", diz o apresentador no vídeo.

A cidade de São Paulo, vale lembrar, foi uma das primeiras do país a desligar o sinal analógico, no final de março. Foi por ocasião desse desligamento que o SBT, a Record e a RedeTV! deixaram os catálogos das operadoras de TV paga, às quais vinham reivindicando um repasse da mensalidade paga por seus assinantes. O argumento dos três canais, reunidos em uma empresa batizada de Simba, é que fornecem seu conteúdo de graça às operadoras, que se recusam a pagar o que eles pedem.

O impasse levou as três emissoras a deixar a TV fechada e perder audiência, que agora está sendo retomada — e, com o vídeo de Silvio Santos, que viralizou, essa audiência pode até, quem sabe, ficar maior do que era antes da saída dos canais do menu das operadoras.

 

 


Arquivado em:Entretenimento