USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


sexta-feira, 12 de maio de 2017

Notícias

Notícias


Estudante agredido por PM em manifestação tem alta após 14 dias

Posted: 12 May 2017 09:45 AM PDT

O estudante Mateus Ferreira da Silva, 33 anos, que ficou 14 dias internado após ter sido violentamente agredido com um golpe de cassetete na cabeça durante manifestação contra as reformas propostas pelo governo Michel Temer (PMDB) recebeu alta nesta quinta-feira em "boas condições clínicas", segundo o Hospital de Urgências de Goiânia.

Mateus, que é estudante de ciências sociais na Universidade Federal de Goiás (UFG), teve um traumatismo cranioencefálico e ficou 12 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros dois na enfermaria do hospital e passou por várias cirurgias. Ele ainda terá que se submeter a outros procedimentos. Segundo o hospital, ele receberá assistência multidisciplinar e deverá retornar à unidade de saúde rotineiramente para dar continuidade ao tratamento.

Mateus é formado em ciências da computação e está no terceiro semestre do curso de ciências sociais. Segundo a mãe, Suzethe Barboza, ele trabalha desde os catorze anos de idade.

O momento em que Mateus Ferreira da Silva é atingido por um policial durante protesto, em Goiânia (Reprodução/Facebook)

O caso teve repercussão nacional e gerou um debate a respeito da força policial. Dias depois, o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, Ricardo Balestreri, apresentou uma proposta de um novo código de ética para a Polícia Militar goiana. Segundo Balestreri – que foi secretário nacional de Direitos Humanos em 2008, no governo Lula -, conceitos deveriam ser revistos e a polícia necessitaria passar por uma melhor capacitação: “A intenção é consolidar um novo método prático, profissionalizado e científico para uso da força policial.”

O capitão Augusto Sampaio de Oliveira Neto, identificado como autor da agressão, foi retirado das ruas e está atuando na área administrativa da corporação. Ele é alvo de uma investigação interna na Polícia Militar.

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil, Política

Políticos e intelectuais lamentam morte de Antonio Candido

Posted: 12 May 2017 09:41 AM PDT

Políticos como Eduardo Suplicy e intelectuais lamentaram a morte do crítico literário e sociólogo Antonio Candido nesta sexta-feira, aos 98 anos, em São Paulo. De suas obras, a mais importante é Formação da Literatura Brasileira, de 1959, em que discorre sobre os momentos decisivos da literatura nacional.

Antonio Candido foi professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), que suspendeu as aulas nesta sexta-feira. Nos seus estudos, ele usou a literatura como base para uma análise social do Brasil. Também foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. Formação da Literatura Brasileira é seu livro de maior fôlego, mas seu pensamento sobre literatura se expande em ensaios e estudos distribuídos em coletâneas, como Brigada Ligeira (1945) e O Discurso e A Cidade (1993).

Antonio Candido conquistou quatro vezes o Prêmio Jabuti e foi o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Internacional Alfonso Reyes, um dos mais importantes da América Latina, em 2005.

Confira abaixo a repercussão da morte de Antonio Candido:

Academia Brasileira de Letras

Ao tomar conhecimento da morte, hoje, de Antonio Candido, o Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmico Domício Proença Filho, afirmou: “Perde o Brasil um de seus maiores estudiosos de Literatura e de cultura brasileiras, um dos maiores pensadores de Brasil”
A Secretária-Geral da ABL, Acadêmica Nélida Piñon, assim se manifestou: ” Perdemos um Mestre – o Mestre do Brasil”
Para o Acadêmico Marcos Vilaça, ex-presidente da ABL que havia sugerido o nome de Antonio Candido para substituir na ABL o Acadêmido Eduardo Portella, morto na semana passada, ” O ano está sendo trágico para o pensamento brasileiro. Com Antonio Candido, vai-se uma parte importante da cultura e da inteligência deste país”

Câmara Brasileira do Livro

A Câmara Brasileira do Livro sente muito pela perda de Antonio Candido. "Hoje perdemos Antonio Candido, um dos maiores críticos literários do país. Vencedor por quatro vezes do Prêmio Jabuti, Antonio Candido foi pai de grandes obras que refletiam e discutiam a cultura e literatura brasileira, como Método crítico de Silvio Romero, Formação da literatura brasileira e Literatura e sociedade. Que seu conhecimento e produção intelectual continuem desenvolvendo críticos literários como ele.", afirma Luis Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro.

Eduardo Suplicy

Luciana Genro

Marcelo Rubens Paiva

Maria do Rosario


Arquivado em:Entretenimento

Marcelo Rezende gravou entrevista sobre doença antes da internação

Posted: 12 May 2017 09:23 AM PDT

Marcelo Rezende já sabia que estava severamente doente antes de ser internado, na última segunda-feira, quando foi socorrido pelo amigo e vizinho Geraldo Luís, seu colega na Record, e levado ao Hospital Albert Einstein, de onde só teve alta nesta quinta-feira. Rezende, que havia pedido esta semana de folga à emissora, gravou uma entrevista em que dá detalhes sobre o seu diagnóstico, por ora mantido em segredo pelo canal. A entrevista, já anunciada com estrépito pela Record, que fala no "maior desafio da vida" de Rezende, vai ao ar no próximo Domingo Espetacular.

Apesar da alta, Rezende deve permanecer mais uma semana afastado do Cidade Alerta, o telejornal policialesco que apresenta nos finais de tarde. Em seu lugar, desde segunda-feira está Luiz Bacci, que por sua vez está sendo substituído por William Travassos no Balanço Geral Manhã e no São Paulo no Ar.

 

Em suas redes sociais, que segue atualizando, Marcelo Rezende também faz mistério sobre se estado de saúde. Nunca alude diretamente ao que o levou ao hospital, mas fala muito em "Deus", em "fé" e em "vencer o mal", e agradece pelo apoio do amigo Geraldo Luís. E aparece quase sempre de branco.

Instagram Photo

Instagram Photo

Instagram Photo

 

 

 

 

 


Arquivado em:Entretenimento

A coleção de fiascos do São Paulo na última década

Posted: 12 May 2017 09:22 AM PDT

Nos últimos 10 anos, o São Paulo colecionou resultados que entraram na história da equipe de forma negativa. Em uma década, o time sofreu com eliminações para times menores, goleadas para rivais e venceu apenas dois títulos: o Brasileiro de 2007 e a Sul-americana de 2012. Nesta quinta-feira, o time passou por um dos piores constrangimentos: foi eliminado da Copa Sul-Americana, em pleno Morumbi, pelo Defensa y Justicia, clube pequeno da Argentina que jamais havia disputado uma competição internacional.

Relembre 12 momentos em que o time decepcionou desde 2007

21/04/2007 – São Paulo 1 x 4 São Caetano (Morumbi) – Semifinal do Campeonato Paulista

O time foi eliminado no Campeonato Paulista de 2007 com uma goleada em casa para o São Caetano, que já era um clube de segunda divisão. O São Paulo havia empatado o jogo de ida por 1 x 1.

São Paulo x São Caetano - Paulista 2007

Jogadores do São Caetano comemoram vitória sobre o São Paulo no Morumbi (Renato Pizzutto/PLACAR/Dedoc)

12/05/2011 – Avaí 3 x 1 São Paulo (Ressacada) – Quartas de final da Copa do Brasil

Após ter vencido por 1 x 0 no Morumbi, o São Paulo foi a Florianópolis como favorito pela vaga, mas acabou eliminado.

Avaí x São Paulo - Copa do Brasil 2011

Jogadores do Avaí comemoram a classificação na Copa do Brasil na Ressacada (Giuliano Gomes/Folhapress)

26/06/2011 – Corinthians 5 x 0 São Paulo (Pacaembu) – 6ª rodada do Campeonato Brasileiro

Com show de Liedon e Danilo, o Corinthians não tomou conhecimento do São Paulo no Morumbi. Era apenas o começo do Campeonato Brasileiro daquele ano e o São Paulo jogar sem vários titulares, mas nada pode ser pior para o torcedor do que ser goleado pelo maior rival.

Corinthians x São Paulo - Brasileirão 2011

Liedson comemora gol sobre Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, na goleada por 5 a 0 do Corinthians, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 2011 (Daniel Augusto Jr/Folhapress)

27/11/2013 – Ponte Preta 1 x 1 São Paulo (Moisés Lucarelli) – Semifinal da Copa Sul-americana

Defendendo o título do torneio, o São Paulo tinha a Ponte Preta, que lutava contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Após perder a partida de ida, no Morumbi, por 3 x 1, o time foi eliminado com um empate em Campinas.

São Paulo x Ponte Preta - Copa Sul-Americana 2013

O jogador César da Ponte Preta, comemora o gol de sua equipe, no empate com o São Paulo, em 1 a 1, no estádio Romildo Ferreira, em jogo válido pela semifinal da Copa Sul-Americana (Rodrigo Capote/Uol/Folhapress)

26/03/2014 – São Paulo (4) 0 x 0 (5) Penapolense (Morumbi) – Quartas de final do Campeonato Paulista

Em outro vexame histórico, o São Paulo foi surpreendido pela equipe de Penápolis, que segurou um empate sem gols no Morumbi e venceu nos pênaltis, eliminando o time do estadual.

Vexames do São Paulo

Rogério observa defesa de Samuel: Penapolense eliminou São Paulo nos pênaltis no Campeonato Paulista  (Rodrigo Coca/Fotoarena)

13/08/2014 – São Paulo 1 x 3 Bragantino (Morumbi) – 3ª fase da Copa do Brasil

Pela primeira vez o São Paulo foi eliminado antes das oitavas de final da Copa do Brasil. E de forma doloroso: após vencer em Bragança Paulista por 2 x 1, o time foi eliminado no Morumbi pelo Bragantino, clube que disputava a segunda divisão nacional.

São Paulo x Bragantino - Copa do Brasil 2014

Jogadores do São Paulo ao final da partida contra o Bragantino pela Copa do Brasil de Futebol 2014 (Julia Chequer/Folhapress)

28/06/2015 – Palmeiras 4 x 0 São Paulo (Allianz Parque) – 9ª rodada do Campeonato Brasileiro

Novamente, uma goleada para um rival. Dessa vez, no estádio do Palmeiras, o time do São Paulo perdeu por 4 x 0, ainda no começo do Campeonato Brasileiro de 2015.

Palmeiras x São Paulo - Brasileirão 2015

Cristaldo comemora o quarto gol na vitória do Palmeiras sobre o São Paulo em 2015 (Alexandre Schneider/Getty Images)

22/11/2015 – Corinthians 6 x 1 São Paulo (Arena Corinthians) – 36ª rodada do Campeonato Brasileiro

O Corinthians já era campeão e jogou com um time cheio de reservas. Mesmo assim, goleou impiedosamente o São Paulo em Itaquera na grande festa do hexacampeonato.

Corinthians x São Paulo - Brasileirão 2015

Jogadores do Corinthians comemoram na goleada por 6 a 1 sobre o São Paulo no Itaquerão (Friedemann Vogel/Getty Images)

17/02/2016 – São Paulo 0 x 1 The Strongest (Pacaembu) – 1ª rodada da fase de grupos da Libertadores

Logo na primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, jogando no Pacaembu, o São Paulo perdeu para o The Strongest. Essa foi a primeira vitória de um time boliviano no Brasil.

Partida entre São Paulo e The Strongest, válida pela primeira rodada do grupo 1 da Taça Libertadores da América, no estádio do Pacaembu (Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho), em São Paulo (SP)

Derrota por 1 a 0 foi tratada como um dos maiores vexames do time na Libertadores (Ricardo Matsukawa/VEJA)

17/04/2016 – Audax Osasco 4 x 1 São Paulo (Prefeito José Liberatti) – Quartas de final do Campeonato Paulista

O Audax Osasco surpreendeu naquele ano, com um grande futebol. Mas contra o São Paulo, nas quartas de final, venceu por goleada, eliminando o time que não vence o Estadual desde 2005.

Partida entre Audax e São Paulo

Partida entre Audax e São Paulo, no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco  (Foto/Folhapress)

24/08/2016 – Juventude 0 x 1 São Paulo (Alfredo Jaconi) – Oitavas de final da Copa do Brasil

O São Paulo até venceu o Juventude, que disputava a terceira divisão, em Caxias do Sul. Mas a derrota por 2 x 1 no jogo de ida, no Morumbi, fez com que o time fosse eliminado na Copa do Brasil, título que o clube jamais conquistou.

Sao Paulo x Juventude

Roberson do Juventude comemora seu gol durante partida contra o Sao Paulo pela Copa do Brasil 2016  (Mauro Horita/AGIF/Folhapress)

11/05/2017 – São Paulo 1 x 1 Defensa y Justicia (Morumbi) – 1ª fase da Copa Sul-americana

Após empate sem gols na Argentina, o São Paulo aparentemente teria facilidade para se classificar na Copa Sul-americana. No entanto, o que se viu no Morumbi foi um jogo fraco do time da casa, que empatou em 1 x 1 contra o pequeno clube argentino, ficando fora do torneio.

São Paulo x Defensa y Justicia - Copa Sul-Americana

Jogadores do Defensa y Justicia (ARG) comemoram após eliminar o São Paulo na primeira fase da Copa Sul-Americana no Morumbi (Nelson Almeida/AFP)


Arquivado em:Esporte, Placar

Escola oferece intercâmbio para estudantes a partir de 13 anos

Posted: 12 May 2017 09:15 AM PDT

A escola de intercâmbio EF (Education First) está sorteando uma viagem de duas semanas para São Francisco, Nova York ou Roma. A campanha oferece acomodação e passagens aéreas, de ida e volta. Outros benefícios podem ser consultados no edital.

 

Para participar, os candidatos precisam responder a pergunta “Por que um intercâmbio muda a sua vida?”. Estudantes de todo o Brasil podem participar da campanha, os destinos disponíveis foram escolhidos porque fazem parte dos cenários do filme.

Os interessados podem se inscrever por meio do site da escola, preenchendo o formulário. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho e o resultado sairá em setembro.

Estudantes menores de idade também podem participar, mas é necessário ter a partir de 13 anos. O ganhador escolhe o dia da viagem, respeitando calendário do início do curso no exterior, sendo a data limite para embarque setembro de 2018.


Arquivado em:Economia

Ciberataques afetam hospitais públicos na Inglaterra

Posted: 12 May 2017 08:59 AM PDT

Vários ciberataques afetaram os equipamentos informáticos de hospitais e centros médicos na Inglaterra. Os trabalhadores a área de saúde relataram ter sido bloqueados de seus sistemas e recebido mensagens exigindo pagamentos de resgate para recuperar o acesso.

Hospitais de Londres, Blackpool, Nottingham, Cumbria e Hertforshire, entre outras áreas, foram afetados, e muitos deles se viram obrigados a desligar os equipamentos. Ao todo, 16 instituições foram afetadas. Ainda não se sabe se as informações confidenciais de pacientes foram capturadas.

As autoridades de saúde de Blackpool informaram no Twitter sobre “um problema informático que está afetando alguns dos sistemas nas consultas médicas”. “Por favor, evitem entrar em contato com seu centro médico se não for absolutamente necessário”, pediram aos cidadãos, ao mesmo tempo que divulgaram o número de telefone para casos médicos não urgentes.

Os responsáveis do serviço de saúde em Derbyshire indicaram que seus sistemas informáticos ficaram “temporariamente desligados”. Segundo a imprensa inglesa, diversos hospitais foram afetados de forma simultânea por um vírus que bloqueou seus sistemas.

 

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Eldorado e JBS são suspeitas de dar R$ 10 milhões em propina em MS

Posted: 12 May 2017 08:48 AM PDT

A Eldorado Celulose e a JBS, empresas controladas pela holding J&F, são suspeitas de envolvimento em esquema para obter incentivos fiscais do governo do estado do Mato Grosso do Sul e teriam pago cerca de 10 milhões de reais em propina. As informações são das investigações da 4ª fase da Operação Lama Asfáltica, deflagrada na última quinta-feira.

 

Segundo os investigadores, o total dos valores teria sido pago em 2014 a um grupo criminoso formado por servidores públicos do governo do estado, que concedia, em troca, isenções fiscais às empresas.

Na manhã da última quinta-feira, a sede da Eldorado, em Três Lagoas (MS), foi alvo de busca e apreensão de documentos da 4ª fase da Operação Lama Asfáltica, intitulada Operação Máquina de Lama e deflagrada pela Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria-Geral da União (CGU).

A JBS foi alvo de outra operação na manhã desta sexta-feira, mas relacionada a outra investigação, que busca apurar se a empresa foi favorecida ilegalmente na concessão de investimentos pelo BNDES.

Contratos fictícios

De acordo com as investigações da Operação Lama Asfáltica, a Eldorado e a JBS estariam envolvidas em um esquema de corrupção que reunia empreiteiras e duas empresas locatárias de máquinas de obra rodoviária, Proteco Construções e ASE Participações. O envolvimento das empresas da J&F em um ramo diferente da sua atuação principal, levantou suspeitas.

Segundo os  investigadores, os contratos eram superfaturados: identificou-se que o número de máquinas contratadas foi superior ao necessário. Também foi verificado que o maquinário era subutilizado, o que deu teria causado desvios de cerca de 125 milhões de reais em recursos públicos. Cerca de 20% do montante retido com os alívios tributários teriam sido pagos aos servidores públicos do governo do estado do Mato Grosso como propina.

“As investigações começaram com os desvios nas obras públicas. Depois, com análise dos inúmeros contratos, vimos que havia o viés de isenção tributária de algumas empresas como Eldorado e JBS. O fato de elas não terem nenhum negócio nas obras rodoviárias e nenhuma relação com o maquinário chamou atenção e abriu caminhos para a suspeita de fraude nos contratos e pagamento de propina”, afirma o superintendente da Controladoria Regional de Mato Grosso do Sul, José Paulo Barbieri.

Segundo o delegado regional da Polícia Federal, Cleo Mazzoti, a ação de quinta-feira na sede da Eldorado envolveu apenas a busca e apreensão de documentos para novas investigações, e nenhum executivo das empresas da holding J&F foi citado.

Posicionamento

A produtora de celulose do grupo J&F confirmou que a Polícia Federal realizou busca e apreensão em suas dependências, disse estar segura de que a questão será esclarecida e afirma que todas as suas atividades são realizadas dentro da legalidade. “A empresa se mantém à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais”, disse, por meio de nota.

A JBS disse em comunicado que as informações sobre a companhia são públicas e que prestou os esclarecimentos necessários. “A empresa se mantém à disposição das autoridades”, diz trecho do texto.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Desemprego ainda vai subir mais, diz ministro da Fazenda

Posted: 12 May 2017 08:41 AM PDT

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira que o desemprego ainda deve crescer no país já que tem uma reação mais lenta à retomada da economia, mas repetiu que “inevitavelmente” começará a cair na segunda metade do ano. A avaliação foi feita durante cerimônia que marca o primeiro ano do governo Michel Temer, realizada nesta sexta-feira em Brasília.

 

O IBGE divulgou, há duas semanas, que o número de desempregados atingiu 14,2 milhões no trimestre encerrado em março. Foi o maior registro de pessoas procurando ocupação desde o início da série histórica do indicador.

Segundo Meirelles, a recessão que o país enfrentava ficou no passado e o Brasil já voltou a crescer, o que deve trazer de volta os empregos em breve. “Estamos ainda vivendo os efeitos da recessão, o desemprego ainda está elevadíssimo e tem reação mais lenta, mas inevitavelmente começa a cair no segundo semestre”, ponderou. O ministro avaliou que a queda da confiança levou à queda no emprego. “Isso foi revertido completamente”, afirmou.

O chefe da Fazenda citou medidas aprovadas, como o limite para os gastos públicos federais, que, segundo ele, deram previsibilidade para a economia e são parte de um projeto de longo prazo “O Brasil vive um governo de profunda transformação. Encontramos um país que viveu a maior recessão da história. Foi maior do que a depressão de 1939”, disse Meirelles.

(Com Reuters e Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Mexicana que investigou morte de filha por cartel é assassinada

Posted: 12 May 2017 08:37 AM PDT

A fundadora de um grupo de 600 famílias em busca de parentes desparecidos no México foi morta por atiradores no violento Estado de Tamaulipas, confirmaram nesta sexta-feira autoridades locais. Miriam Rodríguez Martínez ficou conhecida por investigar e descobrir informações cruciais sobre o assassinato de sua filha pelo cartel de drogas Zetas, em 2012.

Martínez foi baleada em sua casa e morreu a caminho do hospital, na última quarta-feira, Dia das Mães no país. Sua morte foi condenada pela Comissão Nacional de Direitos Humanos do México (CNDH), que acusa o governo de falhar em proteger a população e militantes da causa humanitária. O procurador estadual Irving Barrios disse em coletiva que a segurança de Martínez era controlada pela polícia e que oficiais faziam rondas em sua casa três vezes ao dia, afirmação questionada por familiares.

Karen Alejandra passou dois anos desparecida, após ser sequestrada pelo cartel. Graças à incessante investigação da mãe, seu corpo foi encontrado em uma vala clandestina e nove pessoas ligadas ao assassinato foram presas. Segundo a rede BBC, Martínez também frustrou uma tentativa de sequestro de seu marido quando seguiu os criminosos no próprio carro, enquanto avisava o exército.

De acordo com a CNDH, mais de 100.000 pessoas morreram em casos de violência relacionados ao tráfico de drogas na última década no México. O número de desaparecidos em circunstâncias suspeitas, casos muitas vezes ligados a cartéis, era de 30.000 em 2016. Tumaulipas tem o índice mais alto do país, com 5.563.


Arquivado em:Mundo

Temer defende reformas e diz que direitos não serão cortados

Posted: 12 May 2017 08:35 AM PDT

O presidente Michel Temer (PMDB) reuniu na manhã desta sexta-feira ministros e parlamentares para fazer o balanço de um ano de seu governo. Ele voltou a defender as reformas propostas pelo governo e destacou que seu governo não toma medidas populistas, mas “está construindo pilares sólidos” para o futuro da país. Temer assumiu a presidência da República em 12 de maio de 2016, após o Senado Federal aceitar o impeachment de Dilma Rousseff.

Temer afirmou que encontrou o país com “um rombo milionário, recessão, desemprego e inflação galopante e juros alto” e sem diálogo com o Poder Executivo, mas sem fazer referência à ex-presidente Dilma. O presidente também destacou as “importantes reformas aprovadas”, como a PEC do Teto, que limita os gastos públicos em 20 anos.

“Cortamos gastos sem sacrificar nada na área social, protegendo quem mais precisa. Por isso, tratamos de fazer  o que qualquer pessoa de bom senso faria e estabelecemos um teto para os gastos públicos que vale para os próximos 20 anos. Encontramos um déficit era tão elevado que não se podia eliminar de uma dia para outro e essa era única maneia de preservar o direitos sociais”, afirmou Temer.

 

O presidente destacou que nenhum direito do trabalhador será retirado com a reforma trabalhista. “A modernização trabalhista gerará mais emprego e, aqui, quero destacar que iremos garantir total proteção ao trabalhador. A palavra mais suave  para as pessoas que dizem que os direitos do trabalhadores serão retirados é a irresponsabilidade, afinal basta deitar os olhos sobre o artigo 7º da Constituição e veremos que todos os diretos trabalhistas estão garantidos lá. Por isso, eu digo sem medo de errar, não haverá nenhum direto a menos para o trabalhador brasileiro”, disse.

Temer destacou que a reforma da Previdência será o próximo desafio do governo. A reforma prevê mudanças na idade mínima da aposentadoria, além de outras medidas que estão sob a relatoria do deputado Arthur Maia (PPS-BA).

“Sem apelar para o encanto do populismo ou marketing enganador, estamos construindo pilares sólidos e devo dizer que a tarefa importante nos próximos dias é a de salvar a Previdência. Não tenho dúvidas que conseguiremos e vamos garantir que todos os brasileiros tenham aposentadoria”, afirmou.


Arquivado em:Brasil, Política

Gorila em zoológico de BH vai passar Dia das Mães com novo bebê

Posted: 12 May 2017 08:25 AM PDT

A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) acaba de ganhar um novo motivo para comemorar este Dia das Mães. Imbi, a gorila fêmea que vive no local, deu à luz ao seu segundo filhote nesta segunda-feira, o terceiro a nascer em um zoológico da América do Sul. Os outros dois nascimentos, dos irmãos Sawidi e Jahari, filhos de outra fêmea, também ocorreu no local, em 2014. Agora, a fundação conta com um total de seis gorilas – duas fêmeas adultas, um macho adulto, dois machos filhotes e o recém-nascido, que ainda não teve o sexo determinado. A FZB afirma que abrirá uma votação ao público para escolher o nome do bebê.

Gorilas da planície ocidental (identificados pelo nome científico Gorilla gorilla gorilla), como os que vivem no zoológico de BH, são uma espécie que luta contra a extinção. Eles aparecem na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) como uma espécie "Criticamente Ameaçada", sendo vítimas de caça predatória, doenças e perda de habitat. Por isso, para toda a equipe da fundação e defensores da preservação desses animais, o nascimento foi um motivo de grande comemoração. "Temos obtido sucesso na reprodução de gorilas e isso nos deixa muito confiantes em todo o trabalho que vem sendo realizado por nossa equipe técnica", diz em comunicado o presidente interino da FZB, Homero Brasil, adicionando que, para ele, é muito significativo ser uma das referências na América do Sul no Programa Internacional de Conservação de Gorilas.

Veja também

Como o parto de Imbi foi normal, informa o zoológico, não houve a necessidade de nenhuma intervenção por parte dos veterinários, o que tornou todo o processo bastante tranquilo para os animais. Agora, Sawidi e Jahari contam com mais um companheiro de brincadeiras. Até mesmo Leon, pai do novo filhote e dos irmãos mais velhos, parece entusiasmado com a novidade. A tendência é que ele, com a chegada do novo bebê, continue a participar de brincadeiras e a estimular a prole em suas incursões no recinto, diz a FZB.

A orientação dada aos os visitantes é que haja silêncio para não perturbar a rotina do grupo e para que os animais possam ter a liberdade necessária para se acostumar à nova rotina e ao novo membro do grupo.

Segundo a fundação, gorilas dessa espécie medem cerca de 1,70 metro de altura e pesam até 275 quilos quando adultos.


Arquivado em:Ciência

Fundador da Gol é condenado por morte de líder comunitário

Posted: 12 May 2017 08:19 AM PDT

O fundador da GOL Linhas Aéreas, Nenê Constantino, foi condenado a 16 anos e seis meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado e corrupção de testemunha. Ele é acusado de encomendar a morte do líder comunitário Márcio Brito, em 2001. O empresário terá de arcar com multa de 84 mil reais.

Outros quatro réus também foram a julgamento. João Alcides foi condenado a 17 anos e seis meses de prisão por homicídio qualificado e corrupção de testemunha, além de multa. João Marques, Vanderlei Batista e Victor Bethônico foram condenados pelo crime de homicídio qualificado – os dois últimos foram absolvidos do crime de corrupção de testemunha.

Veja também

 

O assassinato de Brito aconteceu em 12 de outubro de 2001. O rapaz foi morto com três tiros, em frente a sua casa, localizada em Brasília. Ele liderava um grupo de cem pessoas que ocupou terreno em que estava a garagem de ônibus da viação Planeta, pertencente a Nenê, em Taguatinga. O empresário tentava expulsar os ocupantes e chegou a ameaçar pessoalmente o líder, que teve a casa incendiada meses antes de ser morto.

Julgamento

A sessão, que começou na última segunda-feira e teve fim na madrugada de ontem (11/05), foi presidiada pelo juiz João Marcos Guimarães Silva. A acusação foi feita pelo promotor de justiça Bernardo de Urbano Resende, do MPDFT (Ministério Público do DF e dos Territórios).

Durante o primeiro dia de júri, Constantino e Batista pediram a dispensa das oitivas, que foi concedida devido ao estado de saúde dos acusados. Antes do julgamento, os réus João Alcides e Victor Bethônico respondiam ao processo em liberdade, Nenê Constantino e Vanderlei Batista Silva tiveram a prisão substituída por medidas cautelares.

Não foi a primeira vez que Constantino se tornou réu. Em 2010, havia sido preso pela acusação de encomendar a morte do então genro. O empresário foi absolvido do caso em 2015. 

Em 2011, o pistoleiro João Marques sofreu um atentado depois de depôr contra Constantino. Ele havia confessando participação no assassinato de Márcio Brito, a mando de Nenê.

Outro lado

Procurada, a GOL Linhas Aéreas não retornou o contato até a publicação da matéria.


Arquivado em:Brasil

Atriz de ‘Liga da Justiça’ diz que filme é pior que ‘Vingadores’

Posted: 12 May 2017 08:01 AM PDT

O filme da Liga da Justiça estreia em novembro de 2017, e desde o anúncio do projeto da DC Comics e a Warner Bros, as comparações com Os Vingadores (2012), da Marvel e Disney, são recorrentes. Quem se manifestou dessa fez foi a atriz Diane Lane, que vive Martha Kent, mãe do Super-Homem nos cinemas, ao dizer que o filme dos heróis da DC será pior que o da rival nos quadrinhos.

O comentário aconteceu durante participação da atriz no programa Watch What Happens Live, do apresentador Andy Cohen. Ao ser questionada se poderia dar spoilers sobre o filme e se achava que ele seria melhor que Os Vingadores, a atriz parou, pensou e respondeu: "Não e não (risos). Breve, mas honesta. Eu odeio decepcionar".

Confira o vídeo (em inglês) da entrevista com Diana Lane abaixo. A reposta ocorre aos 1m40s:

Liga da Justiça tem estreia programada para 16 de novembro nos cinemas brasileiros. O filme vai unir os personagens Super-Homem (Henry Cavill), Batman (Ben Affleck), Mulher-Maravilha (Gal Gadot), Aquaman (Jason Momoa) e Flash (Ezra Miller). Mas antes, a Mulher-Maravilha ganha uma aventura solo que estreia em 1º de junho.

A última empreitada da DC nos cinemas foi Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (2016), que apesar de arrecadar mais de 800 milhões de dólares nas bilheterias mundiais, foi considerado um fiasco por público e crítica.


Arquivado em:Entretenimento

Imagens do dia 12 de maio

Posted: 12 May 2017 07:52 AM PDT

Bebê elefante brinca com cuidador na Indonésia(Chaideer Mahyuddin/AFP)" description="Bebê elefante brinca com um cuidador da unidade da conservação de Trumon em uma área da reserva de animais selvagens no distrito de Aceh, na Indonésia - 10/05/2017">Monte Sinabung expele cinzas na Indonésia(Tibta Pangin/AFP)" description="Motociclista atravessa uma estrada enquanto o vulcão do monte Sinabung expele cinza vulcânica, em imagem registrada a partir da vila de Tangkulen em Karo, na Indonésia - 12/05/2017">Santuário de Fátima recebe o papa Francisco(Pedro Nunes/Reuters)" description="Peregrinos oram antes da chegada do papa Francisco no santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal - 12/05/2017">Crianças iraquianas confinadas por medo dos conflitos em Mosul(Fadel Senna/AFP)" description="Crianças iraquianas confinadas por medo dos conflitos na cidade de Mosul são fotografadas na porta de sua casa durante ofensiva das forças iraquianas contra o Estado Islâmico no bairro al-Haramat, noroeste de Mosul - 11/05/2017">Parque Nacional de Nairóbi no Quênia(Baz Ratner/Reuters)" description="Cidade de de Nairóbi é vista ao fundo enquanto antílopes pastam no Parque Nacional de Nairóbi, no Quênia - 12/05/2017">
Arquivado em:Galeria de Fotos

VEJA (agosto de 2002): Antonio Candido, o radical de classe média

Posted: 12 May 2017 07:46 AM PDT

Talentos que Antonio Candido identificou na estreia

Sobre Guimarães Rosa, em 1946
"A província é menos uma região do Brasil do que uma região da arte, com detalhes e locuções e vocabulário e geografia cosidos de maneira por vezes quase irreal, tamanha é a concentração com que trabalha o autor. Por isso sustento, e sustentarei, mesmo que provem meu erro, que Sagarana não é um livro regional como os outros, porque não existe região igual à sua, criada livremente pelo autor com elementos caçados analiticamente e, depois, sintetizados na ecologia belíssima das suas histórias."

Sobre João Cabral de Melo Neto, em 1943
"Pedra do Sono é a obra de um poeta extremamente consciente. Os poemas que o compõem são, é o termo, construídos com rigor, dispondo-se os seus elementos segundo um critério seletivo, em que se nota a ordenação vigorosa que o poeta imprime ao material que lhe fornece a sensibilidade. Disso já se depreendem as duas características principais desses poemas, tomados em si: hermetismo e valorização por assim dizer plástica da palavra."

Sobre Clarice Lispector, em 1943
"Tive verdadeiro choque ao ler o romance diferente que é Perto do Coração Selvagem. Esse romance é uma tentativa impressionante de levar a nossa língua canhestra para domínios pouco explorados, forçando-a a adaptar-se a um pensamento cheio de mistério, para o qual, se sente, a ficção não é um exercício ou uma aventura afetiva, mas um instrumento real do espírito, apto a nos fazer penetrar em alguns dos labirintos mais retorcidos da mente."

O nome de Antonio Candido vem cercado de uma aura de reverência. Aos 84 anos, ele é tido como o maior crítico literário, e talvez o maior intelectual vivo do Brasil. Esse renome foi construído em múltiplas frentes. Na imprensa, o crítico descobriu autores que depois comporiam o primeiro time da literatura nacional. Na universidade, o professor formou sucessivas gerações de alunos. Candido é ainda uma referência política. Esteve presente à fundação de dois partidos: o Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 1947, e o Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. Nesta semana, o lançamento de uma caixa com dois livros provavelmente servirá de ensejo para que se reafirme a unanimidade em torno dele. Bibliografia de Antonio Candido e Textos de Intervenção (Livraria Duas Cidades/Editora 34; 271 e 391 páginas; 54 reais) foram ambos organizados pelo pesquisador Vinicius Dantas. O primeiro é fruto de um levantamento exaustivo de toda a produção do autor. O segundo é uma coletânea variada, que vai dos anos 40 aos 90. Ela inclui ensaios, entrevistas, palestras e prefácios que nunca haviam sido recolhidos em livro. Abrange desde temas literários até memórias e questões políticas.

Fosse o autor qualquer outro, em idade assim avançada, e uma caixa como essa poderia receber o rótulo de homenagem. No caso de Antonio Candido, a palavra deverá ser evitada. Avesso ao foguetório e a tratamentos por demais reverentes, Candido se fez conhecido pela modéstia. O que não significa que ele se tenha mantido alheio à construção de sua imagem pública. A modéstia foi apenas um dos instrumentos pelos quais ele administrou — com inegável zelo — essa construção. Outro caminho foi tornar-se uma personalidade de difícil acesso, do tipo que odeia dar entrevistas. Por isso, quando as dá, elas viram um acontecimento que repercute nas hostes literárias. Candido também leva a ferro e fogo a sua imagem de homem austero. Embora na intimidade goste de entoar árias de óperas — a sua preferida é Tosca, de Giacomo Puccini — e de improvisar alguns passos do cururu, uma dança caipira que conheceu em pesquisas de campo para sua tese de sociologia, Os Parceiros do Rio Bonito (1954), ele já aos 40 anos se comportava como alguém bem mais velho.

Assim como no trato pessoal, ele é de uma polidez irretocável em seus escritos. Trata-se de um intelectual de restrições ponderadas, não de pauladas mortíferas. "Antonio Candido intervém energicamente, mas as pessoas às vezes não notam, pois ele sempre é muito educado", diz um de seus discípulos diletos, Roberto Schwarz. Graças a esse mecanismo, foi capaz de evitar a formação de qualquer inimizade sanguínea. Pelo contrário, acabou conquistando a admiração até de eventuais opositores. Foi o caso de Oswald de Andrade, que, na década de 40, apelidou Candido e seus companheiros da revista Clima de "chato-boys" — por considerá-los por demais livrescos, rapazes do tipo que leu muito e viveu pouco. O crítico nunca acusou a alfinetada. Anos depois, acabaria convidado pelo escritor modernista para fazer o prefácio de seu livro de memórias. Para adaptar uma expressão criada pelo próprio Candido, num texto sobre o amigo Sérgio Buarque de Holanda, pode-se dizer que o crítico encarna um certo radicalismo de classe média. Suas idéias são ousadas, mas sempre envoltas numa capa de respeitabilidade.

A reputação de Antonio Candido — carioca de nascimento, mineiro de criação e paulista por adoção — começou a ser erigida nos anos 40, quando ele se tornou assíduo comentarista de literatura nas páginas de jornais como o Diário de S. Paulo e a Folha da Manhã. A segunda seção da coletânea Textos de Intervenção, intitulada "Argumentos", inclui amostras da sensibilidade com que Candido praticou a crítica jornalística. Hoje, por exemplo, falar do "rigor" de João Cabral de Melo Neto é repetir um juízo consagrado, do tipo que se lê em qualquer apostila de cursinho. Ainda não era assim em 1942, quando apareceu Pedra do Sono, primeiro livro do poeta pernambucano. O crítico que no ano seguinte publicou um artigo dizendo que aqueles poemas eram "construídos com rigor" não recorreu a um lugar-comum. Estava fazendo uma descoberta. Até o fim da década de 50, Candido foi assíduo nessas críticas de rodapé. Quando optou definitivamente pelo ensino universitário de literatura, deixando a sociologia em que também havia atuado, diminuiu o ritmo das colaborações jornalísticas — e também deixou de considerar uma obrigação acompanhar passo a passo a produção contemporânea, algo para que a Bibliografia aponta. A refrega jornalística, ao que parece, não condizia com suas novas ambições acadêmicas. Sua obra máxima, o tratado Formação da Literatura Brasileira, foi publicada em 1959.

Foi na carreira acadêmica, em particular na Universidade de São Paulo (USP), que Candido conquistou sua unanimidade. Professor diligente, sempre trazia suas aulas por escrito e não gostava de ser interrompido em classe. Mais do que alunos, pretendeu formar discípulos. Sua capacidade de articulação tem um bom exemplo no modo como coordenou o Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre 1976 e 1978. Em plena ditadura militar, Candido chamou professores de sua confiança, como José Miguel Wisnik e João Luís Lafetá, e estruturou a instituição de forma que ela sofresse o mínimo possível caso ocorressem expurgos ditados por razões ideológicas. Candido agiu segundo uma verdadeira lógica de guerra. "Chegou a distribuir cópias de um tratado do general De Gaulle sobre táticas militares", relembra uma professora que atuou na Unicamp nesse período.

Seu comprometimento com posições de esquerda ganha nova luz com alguns artigos dos anos 40 e 50 coligidos em Textos de Intervenção. Militando no PSB, Candido atacava ao mesmo tempo o conservadorismo da UDN, o populismo do PTB e o stalinismo do PCB. Alguns dos textos que escreveu no começo dos anos 40 chegaram a servir de diretrizes partidárias para os socialistas. Hoje, Candido dedica boa parte de sua energia ao PT. Segundo Luiz Dulci, secretário-geral nacional do partido e presidente da Fundação Perseu Abramo, quando lhe pedem para participar de determinada atividade, Candido costuma perguntar: "É tarefa partidária?". Se a resposta é positiva, ele não se recusa. Esquerdista histórico, nunca se declarou marxista. Mas utiliza o instrumental analítico do marxismo na crítica literária. Candido defende um certo socialismo democrático — expressão política ideal, ao que tudo indica, para o radicalismo de classe média. Também no campo político sua proverbial polidez se faz valer. Até onde se sabe, o professor petista nunca expressou nenhum desencanto com o mais célebre de seus alunos: o tucano Fernando Henrique Cardoso.

Talentos que Antonio Candido identificou na estréia

Sobre Guimarães Rosa, em 1946
"A província é menos uma região do Brasil do que uma região da arte, com detalhes e locuções e vocabulário e geografia cosidos de maneira por vezes quase irreal, tamanha é a concentração com que trabalha o autor. Por isso sustento, e sustentarei, mesmo que provem meu erro, que Sagarana não é um livro regional como os outros, porque não existe região igual à sua, criada livremente pelo autor com elementos caçados analiticamente e, depois, sintetizados na ecologia belíssima das suas histórias."

Sobre João Cabral de Melo Neto, em 1943
"Pedra do Sono é a obra de um poeta extremamente consciente. Os poemas que o compõem são, é o termo, construídos com rigor, dispondo-se os seus elementos segundo um critério seletivo, em que se nota a ordenação vigorosa que o poeta imprime ao material que lhe fornece a sensibilidade. Disso já se depreendem as duas características principais desses poemas, tomados em si: hermetismo e valorização por assim dizer plástica da palavra."

Sobre Clarice Lispector, em 1943
"Tive verdadeiro choque ao ler o romance diferente que é Perto do Coração Selvagem. Esse romance é uma tentativa impressionante de levar a nossa língua canhestra para domínios pouco explorados, forçando-a a adaptar-se a um pensamento cheio de mistério, para o qual, se sente, a ficção não é um exercício ou uma aventura afetiva, mas um instrumento real do espírito, apto a nos fazer penetrar em alguns dos labirintos mais retorcidos da mente."


Arquivado em:Entretenimento

PF investiga fraude em empréstimos do BNDES para a JBS

Posted: 12 May 2017 07:45 AM PDT

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira operação que investiga fraudes e irregularidades em aportes concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através de seu braço de investimentos BNDESPar, a uma grande empresa do ramo de proteína animal. Segundo fontes da PF, o alvo seria a JBS.

Os aportes, realizados a partir de junho de 2007, tinham como objetivo a aquisição de empresas também do ramo de frigoríficos no valor total de 8,1 bilhões de reais.

A PF também investiga a suspeita de envolvimento da  firma de consultoria do ex-ministro Antonio Palocci no esquema.

“Realizadas após a contratação de empresa de consultoria ligada a um parlamentar à época, as operações de desembolso dos recursos públicos tiveram tramitação recorde”, disse a PF em nota, sem citar o nome da consultoria. “Além disso, essas transações foram executadas sem a exigência de garantias e com a dispensa indevida de prêmio contratualmente previsto, gerando um prejuízo de aproximadamente 1,2 bilhão de reais aos cofres públicos.”

O ex-presidente do BNDES, Luciano Coutinho, também é alvo da operação.  Houve busca e apreensão em sua residência, segundo informações da GloboNews.

A operação foi chamada “Bullish” – referência à tendência de valorização gerada entre os operadores do mercado financeiro em relação aos papéis da empresa investigada devido ao aporte do BNDES, segundo a polícia.

Foram expedidos pela Justiça 37 mandados de condução coercitiva e 20 mandados de busca e apreensão nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, além de medidas de indisponibilidade de bens de pessoas físicas e jurídicas que participam direta ou indiretamente da composição acionária do grupo empresarial investigado.

Procuradas pela reportagem, a JBS disse por meio de nota que sua relação com bancos públicos é feita de forma “profissional e transparente”. “Todo o investimento do BNDES na Companhia foi feito por meio da BNDESPar, seu braço de participações, obedecendo a regras de mercado e dentro de todas as formalidades. Esses investimentos ocorreram sob o crivo da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e em consonância com a legislação vigente. Não houve favor algum à empresa”, diz trecho da nota.

Os advogados de Luciano Coutinho disseram em nota que o ex-presidente do BNDES afirma que as operações foram feitas de maneira regular, que não ainda não tiveram acesso ao processo, e que ele está à disposição das autoridades para esclarecimentos. “Coutinho está absolutamente tranquilo e encontra-se no exterior em compromisso profissional previamente agendado, regressando ao Brasil no começo da semana que vem, quando poderá prestar todos os esclarecimentos pertinentes sobre o caso”, disseram.

O advogado do Palocci, José Roberto Batochio, disse que ainda não teve acesso ao processo, mas que acredita que não há nenhum elemento que incrimine seu cliente. Isso porque, segundo ele, a relação da consultoria do ex-ministro com grandes empresas, como a JBS ,já foi alvo de outras cinco investigações por outros órgãos públicos e foram arquivadas porque comprovou-se que Palocci realmente prestou os serviços.

O BNDES disse, por meio de nota, que está buscando mais informações sobre a operação junto à Polícia Federal, que colabora com as autoridades, e fará um novo pronunciamento ainda hoje.

Greenfield

A JBS faz parte da holding de investimentos J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista. Os dois empresários foram proibidos pela Justiça no ano passado de comandar empresas em decorrência de uma outra operação da PF, a Greenfield, e só foram liberados da restrição após a J&F aceitar apresentar garantia financeira de 1,5 bilhão de reais.

Em março deste ano, a Justiça Federal de Brasília determinou o afastamento de Joesley Batista da presidência do conselho da J&F por ter descumprido termo de acordo no âmbito da operação Greenfield, que investiga suspeitas de irregularidades em fundos de pensão de estatais envolvendo a holding J&F.

Apesar de não citar a empresa, a Polícia Federal disse no comunicado sobre a operação Bullish que os controladores do grupo investigado estão proibidos, em razão de decisão judicial, de promoverem qualquer alteração societária na empresa investigada e de se ausentar do país sem autorização judicial prévia.

A Polícia Federal informou ainda que monitora cinco investigados que se encontram atualmente em viagem ao exterior.

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia

Temer visita agência da CEF e diz estar ‘animadíssimo’ com 1º ano

Posted: 12 May 2017 07:32 AM PDT

O presidente Michel Temer visitou hoje uma agência da Caixa Econômica Federal em Brasília. A visita coincide com o início da liberação de mais um lote de pagamento das contas inativas do FGTS. O presidente recebeu informações de gerente da Caixa de que, só nesta sexta, houve 242 mil consultas sobre o assunto nos canais eletrônicos do banco.

Temer disse estar “animadíssimo” no momento em que comemora um ano de governo. Em seguida, ele se dirigiu ao Palácio do Planalto para presidir uma reunião com ministros e presidentes de estatais para fazer um balanço de seus primeiros 12 meses à frente do comando do país.

O novo lote libera quase 11 bilhões de reais para 7,6 milhões de pessoas. As agências abriram duas horas mais cedo para fazer o pagamento, esquema que será mantido na segunda e terça-feira.

No sábado, 2.100 agências do banco funcionarão em regime de plantão, das 9h às 15h, para saques, solução de dúvidas e demais providências, como emissão da senha do Cartão do Cidadão.

De acordo com a Caixa, já foram liberados até a semana passada 16,6 bilhões e reais, resgatados por cerca de 10,6 milhões de cidadãos desde o início do calendário, no dia 10 de março. Ao todo, 30,2 milhões de trabalhadores devem sacar pouco mais de 43 bilhões de reais, segundo estimativas do governo.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Trump faz ameaça a ex-diretor do FBI sobre vazamentos à imprensa

Posted: 12 May 2017 07:30 AM PDT

Através de sua rede social favorita para ataques, o presidente americano Donald Trump lançou uma ameaça misteriosa ao diretor demitido do FBI, James Comey, sobre possíveis vazamentos de informações a imprensa. O chefe da polícia, que investigava a conexão entre a campanha republicana e a interferência russa nas eleições dos Estados Unidos, foi afastado na última terça-feira, por decisão do magnata.

Na manhã desta sexta-feira, o presidente escreveu no Twitter: “Melhor James Comey esperar que não haja ‘fitas’ das nossas conversas antes de começar a vazar para a imprensa”. A mensagem de Trump levantou dúvidas sobre o que poderia estar por trás da indireta, se o presidente gravou encontros com Comey e que informações foram discutidas.

Uma série de histórias divergentes sobre os bastidores da demissão surgiram por parte do presidente, de sua equipe na Casa Branca e de outras figuras próximas ao FBI. Em entrevista à emissora NBC News, na quinta-feira, Trump disse que falou com Comey em três ocasiões, duas por telefone e a terceira em um jantar. Segundo o republicano, o encontro ao vivo foi um pedido do ex-diretor que, na ocasião, pediu para permanecer no cargo. Ele também teria dito ao presidente que ele não estava sob investigação do FBI.

Os relatos do chefe de Estado, porém, foram questionados em Washington. Oficiais da polícia disseram que o convite partiu da Casa Branca e que o ex-diretor nunca diria ao presidente se ele era ou não investigado, de acordo com um funcionário de alto escalão do FBI. Segundo o jornal The New York Times, duas pessoas que ouviram de Comey relatos sobre o encontro afirmaram que o presidente pediu que ele assegurasse sua lealdade política, mas que o ex-diretor prometeu apenas honestidade.

A possibilidade de haver gravações de conversas por parte de Trump trouxe ainda mais comparações da demissão de Comey com o escândalo de Watergate, no mandato de Richard Nixon. Na época, se descobriu um hábito de Nixon herdado de outros líderes americanos de grampear os principais cômodos da Casa Branca. Suas fitas, porém, acabaram usadas contra ele na investigação. Nixon também demitiu um promotor especial independente que investigava o caso, situação comparada por democratas ao afastamento de Comey.

Divergências

Outra ameça online de Trump nesta sexta-feira foi direcionada aos que criticaram as divergências entre as suas justificativas para a demissão e aquelas divulgadas pela Casa Branca. “Como um presidente muito ativo com muitas coisas acontecendo, não é possível para meus representantes estarem no pódio com perfeita precisão”, escreveu Trump no Twitter. “Talvez a melhor coisa a fazer seja cancelar todos os meus futuros ‘boletins de imprensa’ e entregar respostas escritas pelo bem da exatidão?”, completou.


Arquivado em:Mundo

PLACAR lança o programa diário ‘Ao Vivo’ nesta segunda

Posted: 12 May 2017 07:15 AM PDT

A partir de segunda-feira, a Revista PLACAR terá o programa PLACAR Ao Vivo, de segunda a sexta, às 12h30, com o comando de Rodrigo Rodrigues, ex-apresentador dos programas Bate-Bola e Resenha, ambos da ESPN Brasil. Ele receberá convidados no estúdio da Editora Abril para falar de futebol, com transmissão pelo perfil de PLACAR no Facebook.

Veja também

“É um conteúdo em vídeo, feito especialmente para a internet. Rápido, nada rasteiro e bem divertido", conta Rodrigues.


Arquivado em:Esporte, Placar

Olfato humano é tão bom quanto o dos cães, mostra estudo

Posted: 12 May 2017 07:03 AM PDT

Os humanos não têm um olfato ruim, como se pensava. Quando se trata de detectar odores, somos tão bons quanto cachorros ou roedores, indica um artigo publicado nesta sexta-feira na revista Science. O autor do estudo, o neurocientista John McGann, professor no Departamento de Psicologia da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, passou 14 anos estudando o sistema olfativo.

O último desses anos foi gasto apenas revendo pesquisas existentes, examinando dados e investigando escritos históricos que ajudaram a criar a concepção equivocada de que o olfato humano era inferior devido ao tamanho do bulbo olfatório. Ao final da investigação, ele confirmou sua suspeita de que poderíamos estar subestimando o sentido humano.

Para McGann, reconhecer e compreender a potência do olfato humano pode ajudar a identificar doenças. "Algumas pesquisas sugerem que perder o senso olfativo pode ser o início dos problemas de memória e de doenças como Alzheimer e Parkinson", disse em comunicado. "Uma esperança é que o universo da medicina comece a compreender a importância do olfato, e que perdê-lo é um grande problema."

Farejadores por natureza

"O fato é que o olfato é tão bom em seres humanos quanto em outros mamíferos, como roedores e cães”, afirma McGann. Segundo ele, os seres humanos podem discriminar quase um trilhão de odores diferentes – o que representa, diz ele, muito mais do que o senso comum acredita e os livros de psicologia introdutória com pouco embasamento científico ensinam. Até agora, alguns cientistas ainda insistiam que humanos só poderia detectar cerca de 10.000 odores diferentes.

De acordo com o neurocientista, a ideia de que os humanos têm um sistema olfativo pobre remonta ao século XIX, iniciada pelo cirurgião cerebral Paul Broca. Essa afirmação, segundo McGann, influenciou até a psicanálise de Sigmund Freud, que insistiu na ideia de que essa deficiência tornava os seres humanos suscetíveis a doenças mentais.

“Existe uma crença cultural muito antiga de que, para ser uma pessoa racional, você não poderia ser dominado por um senso olfativo", diz McGann. "O olfato foi ligado a tendências animalescas." Em estudos de Broca, publicados em 1879, o cirurgião afirma que o menor volume da área olfativa em humanos significava que eles tinham vontade própria e não precisavam confiar no olfato como outros animais para sobreviver. Essa ideia foi sustentada por quase 150 anos, reforçada por estudos genéticos que comparavam os genes de ratos, que determinavam 1.000 diferentes tipos de receptores ativados pelo odor, aos de humanos, que configuravam apenas 400 desses receptores.

Mas, para McGann, não há evidências científicas que o tamanho do bulbo olfatório influencie diretamente na capacidade olfativa. Ele diz que essa região do cérebro, responsável por enviar sinais sobre os aromas captados a outras áreas do órgão, em humanos é grande e bem semelhante em número de neurônios quando comparado a outros mamíferos. Inclusive, o autor escreve em seu artigo recém-publicado que "nós somos capazes de farejar rastros de odor e nosso comportamento e estado afetivo são influenciados pelo nosso senso de odor".

"Cães podem ser melhores do que seres humanos em identificar urinas em um hidrante – e os seres humanos podem ser melhores do que os cães para diferenciar odores de vinho fino, mas poucas comparações têm suporte experimental real", compara o neurocientista no estudo. Ele afirma que o senso olfativo tem um papel importante – às vezes, até inconsciente – em como nós percebemos e interagimos com outros, selecionamos nossos parceiros e decidimos o que gostamos ou não de comer. Quando se trata de lidar com situações traumáticas, o pesquisador afirma que os cheiros podem até ser um gatilho para o estresse pós-traumático.


Arquivado em:Ciência