USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


terça-feira, 4 de abril de 2017

Notícias

Notícias


Contas de luz devem ter bandeira vermelha o ano todo, diz Aneel

Posted: 04 Apr 2017 10:22 AM PDT

As contas de luz do consumidor devem permanecer com bandeira vermelha durante todo o ano. De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, é improvável que as tarifas de energia retomem a bandeira verde até o fim deste ano, pois foi necessário acionar usinas térmicas mais caras já no fim de março, antes mesmo do início do período de seca em algumas regiões do país.

“Se hoje já se justifica a bandeira vermelha, não é provável que essa situação se reverta até o início do próximo período úmido, em novembro”, afirmou Rufino. “Muito provavelmente, no período seco, não haverá reversão.”

Mesmo que as chuvas venham acima da média histórica durante os próximos seis meses, as chances de que os reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste se recuperem nesse período são baixas, explicou Rufino, o que impossibilita o retorno da bandeira verde, sem cobrança adicional na conta de luz.

Na semana passada, a Aneel decidiu que as contas de luz terão a bandeira vermelha no mês de abril. No primeiro patamar da bandeira vermelha, a cobrança adicional é de 3 reais a cada 100 quilowatt-hora (kWH) consumidos.

A decisão foi tomada porque foi necessário acionar mais usinas térmicas, que geram energia mais cara que as hidrelétricas. As termelétricas que foram ligadas produzem energia a 426 reais por megawatt-hora (MWh). A bandeira vermelha é acionada toda vez que esse custo supera 422 reais por MWh.

Há mais de um ano a bandeira vermelha não era acionada. O recurso, porém, foi usado durante todo o ano de 2015 e em janeiro e fevereiro de 2016. De lá para cá, as contas mensais oscilaram entre bandeiras verdes e amarelas.

A bandeira vermelha possui dois patamares de cobrança. Quando o custo das termelétricas ligadas supera 422,56 reais por megawatt-hora (MWh), a Aneel utiliza o primeiro patamar da bandeira vermelha, que adiciona entre 3 reais a cada 100 kWh consumidos.

Se o valor for superior a 610 reais por MWh, o sistema atinge o segundo patamar da bandeira vermelha, cujo acréscimo é de 3,50 reais a cada 100 kWh.

Em março, esse custo ficou entre 211,28 reais por MWh e 422,56 reais por MWh, nível em que é aplicada a bandeira amarela, que adiciona 2 reais para cada 100 kWh consumidos. De dezembro a fevereiro, havia vigorado a bandeira verde, sem nenhuma cobrança adicional na conta de luz, porque o custo das térmicas acionadas ficou abaixo de 211,28 reais por MWh.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Atrizes da Globo se unem em campanha contra assédio sexual

Posted: 04 Apr 2017 10:18 AM PDT

Quatro dias depois da denúncia de uma figurinista da Globo contra José Mayer, a quem acusa de assédio sexual, um grupo de atrizes da Globo saiu em campanha no Instagram contra o assédio. “Mexeu com uma, mexeu com todas. Chega de assédio”, diz o post de Bruna Marquezine, Sophie Charlotte, Tainá Muller e Drica Moraes, que chegaram a vestir uma camiseta com as frases.

Também estão na campanha a humorista Mariana Xavier e as atrizes Camila Queiroz, Luísa Arraes, filha do diretor Guel Arraes, e Alice Wegmann, ex-colega de elenco de José Mayer em A Lei do Amor, folhetim que acaba de sair do ar. Os posts estão sendo feitos na manhã desta terça-feira. Confira abaixo.

Nesta segunda, a Globo confirmou que José Mayer foi retirado da escalação de O Sétimo Guardião, novela de Aguinaldo Silva que deve substituir A Força do Querer, de Gloria Perez, na faixa das 9 da emissora. O canal também afirma estar apurando o caso internamente.

O caso

Na madrugada da última sexta-feira, a figurinista Susllem Meneguzzi Tonani publicou um relato no blog #AgoraÉQueSãoElas, do jornal Folha de S. Paulo, em que afirma ter sido assediada por longo tempo por José Mayer. No texto, ela afirmou que o desconforto com o ator começou quando ele fez elogios "simples": "Como você é bonita", "como sua cintura é fina", "como você se veste bem". Depois, segundo ela, o assédio ficou mais pesado e ele teria dito: "Fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho" e "você nunca vai dar para mim?", e culminou em fevereiro deste ano, quando ele tocou sua genitália, na presença de outras mulheres, que, segundo ela, não ficaram constrangidas e chegaram a rir da situação.

O ator negou ter assediado sexualmente a figurinista assistente da novela da Globo A Lei do Amor. "Respeito muito as mulheres, meus companheiros e o meu ambiente de trabalho e peço a todos que não misturem ficção com realidade", disse o ator à publicação. "As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra (seu personagem na novela), não são minhas! Nesses 49 anos trabalhando como ator sempre busquei e encontrei respeito e confiança em todos que trabalham comigo."

Instagram Photo

Instagram Photo

Instagram Photo

Instagram Photo

Instagram Photo

Instagram Photo

Instagram Photo

Instagram Photo


Arquivado em:Entretenimento

Chu Ming Silveira, criadora do orelhão, é homenageada pelo Google

Posted: 04 Apr 2017 10:16 AM PDT

O Google está exibindo um doodle especial em homenagem a Chu Ming Silveira, arquiteta sino-brasileira que nesta terça-feira, dia 4 de abril, completaria 76 anos. Chu Ming ficou conhecida por ter projetado os protetores de orelhão, com o mesmo design que vemos hoje nas ruas.

Pensando na melhor acústica possível, ela criou protetores no formato de 'casca de ovo', que, além de permitir escutar melhor as ligações, têm uma forma natural agradável. As cabines também são duráveis, leves e baratas de fabricar, instalar e manter. O sucesso do projeto pode ser observado em todo o país – são mais de 52.000 orelhões espalhados pelo território nacional. Fora do Brasil, adaptações do projeto de Chu Ming Silveira podem ser encontradas em países da América Latina, África e na China.

Chu Ming Silveira nasceu em Xangai, na China, em 4 de abril de 1941. Mudou-se para o Brasil quando tinha dez anos, fugindo da perseguição dos opositores ao comunismo em seu país natal. Ela morreu em São Paulo, em 18 de junho de 1997, quando tinha 56 anos.

Chu Ming Silveira, inventora do orelhão

Chu Ming Silveira, inventora do orelhão (Clovis Silveira/orelhao.arq.br/Divulgação)


Arquivado em:Brasil, Mundo

Fifa investiga atos homofóbicos em Itaquera e pode punir o Brasil

Posted: 04 Apr 2017 10:14 AM PDT

Investigada pela terceira vez nestas Eliminatórias da Copa do Mundo, por conta de gritos de “bicha” por parte da torcida, a seleção brasileira pode ser impedida de jogar na Arena Corinthians. A Fifa confirmou nesta terça-feira que abriu procedimento contra o Brasil por causa das ofensas no jogo contra o Paraguai, no mês passado. Dessa vez, a Fifa poderá recorrer não apenas a multas mas também a proibição de jogos em certos estádios.

Adotando uma postura dura contra gritos homofóbicos, a Fifa já multou as seleções sul-americanas em 13 ocasiões, o que resultou em multas de 550.000 francos suíços (cerca de 1,8 milhão de reais). A CBF já havia sido multada pelos incidentes que ocorreram na partida contra a Colômbia, em setembro, na cidade de Manaus, em 20.000 francos suíços (cerca de 62.000 reais) e contra a Bolívia, no dia 6 de outubro, em 25.000 francos suíços (cerca de 78.000 reais).

Veja também

A Fifa avisou que o Brasil pode ser obrigado a mudar o local de partidas, até impedindo que jogos voltem a ocorrer nos lugares onde os problemas foram registrados. Segundo a entidade, é o que ocorre com o Chile, que, ao ser multado pela terceira vez, foi impedido de disputar o jogo do dia 28 de março, contra a Venezuela, no Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos, em Santiago.

Em outubro do ano passado, a Conmebol tentou convencer a Fifa de que os gritos de “bicha” eram “culturais”. Wilmar Valdez, presidente da Federação Uruguaia de Futebol, confirmou que reuniões foram mantidas para explicar que o uso de certas palavras para ofender os adversários não tem o caráter de homofobia. A Fifa rejeitou a tese e promete que vai continuar sancionando as seleções. Segunda a secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, “é uma questão de educação e não pode ser autorizada”.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

Carta aberta de José Mayer é lida por Evaristo Costa na Globo

Posted: 04 Apr 2017 10:06 AM PDT

A carta aberta em que o ator José Mayer reconhece ter errado com a figurinista Susllem Meneguzzi Tonani, que o acusa de assédio sexual, foi lida na tarde desta terça-feira no Jornal Hoje pelo jornalista Evaristo Costa. O telejornal é um dos principais da Rede Globo. Evaristo também afirmou que o canal apoia a campanha feita por suas funcionárias contra o assédio, com participação de diversas atrizes de primeiro time, e que produção do jornalístico procurou Susllem para ouvi-la depois da divulgação da carta, mas ela não foi encontrada para comentar o texto.

Veja também

Nesta segunda, a Globo informou que suspendeu José Mayer, retirado da escalação de O Sétimo Guardião, novela de Aguinaldo Silva que deve substituir A Força do Querer, de Gloria Perez, na faixa das 9 da emissora.

O próprio Evaristo Costa aderiu nesta terça-feira à campanha “Mexeu com uma, mexeu com todas”, que envolve atrizes como Sophie Charlotte, Bruna Marquezine, Drica Moraes, Camila Queiroz, Luísa Arraes, filha do diretor Guel Arraes, e Alice Wegmann, ex-colega de elenco de José Mayer em A Lei do Amor, folhetim que acaba de sair do ar.

O caso

Na madrugada da última sexta-feira, a figurinista Susllem Meneguzzi Tonani publicou um relato no blog #AgoraÉQueSãoElas, do jornal Folha de S. Paulo, em que afirma ter sido assediada por longo tempo por José Mayer. No texto, ela afirmou que o desconforto com o ator começou quando ele fez elogios "simples": "Como você é bonita", "como sua cintura é fina", "como você se veste bem". Depois, segundo ela, o assédio ficou mais pesado e ele teria dito: "Fico olhando a sua bundinha e imaginando seu peitinho" e "você nunca vai dar para mim?", e culminou em fevereiro deste ano, quando ele tocou sua genitália, na presença de outras mulheres, que, segundo ela, não ficaram constrangidas e chegaram a rir da situação.

O ator primeiro negou ter assediado sexualmente a figurinista assistente da novela da Globo A Lei do Amor. "Respeito muito as mulheres, meus companheiros e o meu ambiente de trabalho e peço a todos que não misturem ficção com realidade", disse o ator à publicação. "As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra (seu personagem na novela), não são minhas! Nesses 49 anos trabalhando como ator sempre busquei e encontrei respeito e confiança em todos que trabalham comigo."

 

 

 

 

 

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Victor empurra a mulher em imagem de câmera de segurança

Posted: 04 Apr 2017 09:53 AM PDT

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais, as imagens usadas como base para o indiciamento do sertanejo Victor, acusado de agredir a mulher, Poliana, grávida do segundo filho do casal, mostram o cantor empurrando a esposa dentro do prédio onde moram, em Belo Horizonte. A delegada responsável pelo caso, Danúbia Quadros, não informa, porém, em que área do condomínio a cena foi captada nem pretende divulgar as imagens anexadas ao processo. Procurado, o advogado de Victor, Felipe Martins Pinto, não foi encontrado para comentar o inquérito. De acordo com a assessoria de imprensa da dupla, no entanto, Martins Pinto deve convocar uma entrevista coletiva em Belo Horizonte tão logo tenha acesso ao relatório da delegada Danúbia Quadros.

Nesta terça-feira, a Polícia Civil mineira anunciou ter decidido pelo indiciamento do cantor sertanejo Victor pelo crime de “vias de fato” no contexto de violência doméstica. "A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que relatou à Justiça o inquérito instaurado a partir da denúncia de agressão registrada por Poliana Chaves. Assim, diante das provas coletadas, a PCMG concluiu pelo indiciamento de Victor Chaves pela contravenção penal prevista no artigo 21, do Decreto Lei 3.688/41, vias de fato, conforme demonstrado no laudo pericial das imagens das câmeras de segurança do prédio e pelo depoimento da vítima", diz nota enviada à imprensa pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Entenda o caso

No dia 24 de fevereiro, Poliana Bagatini registrou um boletim de ocorrência contra o marido, Victor Chaves. A assessoria de imprensa da Polícia Civil de Minas Gerais informou que Poliana afirmou ter sido derrubada no chão e chutada diversas vezes. Victor negou as acusações e falou sobre o caso no programa Fantástico. Depois, Poliana retirou as acusações e o exame de corpo de delito não indicou agressão.

 


Arquivado em:Entretenimento

Com desemprego em alta, arrecadação líquida do FGTS cai 22%

Posted: 04 Apr 2017 09:51 AM PDT

A arrecadação líquida do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) caiu 22,2% em 2016 em relação a 2015. No ano passado, a diferença entre saques e depósitos do FGTS atingiu 10,2 bilhões de reais, volume menor que os 14,4 bilhões de reais contabilizados em 2015.

A queda é reflexo do aumento do desemprego no país. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que acompanha o total de empregos com carteira assinada, o país perdeu 1,32 milhão de vagas formais no ano passado. Só os trabalhadores com carteira assinada têm contas de FGTS.

Foi o segundo ano seguido de queda nas vagas formais. Em 2015, foram fechados  1.53 milhão de empregos com carteira assinada.

O governo liberou em 2017 o pagamento das contas inativas do FGTS. O pagamento começou em março para nascidos em janeiro e fevereiro e prossegue até 31 de julho. A expectativa é que 30 milhões de beneficiários saquem até 43 bilhões de reais das contas inativas.


Arquivado em:Economia

Marqueteiros de Dilma, João Santana e Mônica Moura fecham delação

Posted: 04 Apr 2017 09:41 AM PDT

O publicitário João Santana e a mulher dele, Mônica Moura, assinaram acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo vice-procurador-eleitoral, Nicolao Dino, durante o julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O casal foi responsável pelo marketing da campanha de Dilma Rousseff (PT) nas eleições de 2010 e 2014. Apesar de estar em sigilo, a informação foi anunciada para justificar a inclusão de depoimentos do casal de publicitários no processo em que o PSDB pede a cassação da chapa formada pela petista e pelo presidente Michel Temer (PMDB), decidida no julgamento de hoje.

“Se afigura não menos importante que se inquiram também o senhor João Santana, a senhora Mônica Moura e o senhor André Santana [auxiliar do casal]. Digo isso, diante da recentíssima notícia de que as pessoas agora nominadas celebraram acordo de colaboração premiada com a Procuradoria-Geral da República, acordo este que se encontra submetido ao Supremo Tribunal Federal (STF)”, disse Dino no julgamento.

Santana e Mônica Moura foram presos na 23ª fase da Operação Lava Jato, em fevereiro do ano passado, por determinação do juiz federal Sergio Moro, mas foram soltos após pagarem fiança de R$ 31,4 milhões e ficarem proibidos de atuar em campanhas eleitorais até uma nova decisão sobre o caso.

Durante as investigações, em depoimento ao juiz, Mônica, que era responsável pela parte financeira da empresa de marketing do casal, informou que recebeu US$ 4,5 milhões em uma conta offshore na Suíça. Segundo ela, o repasse era referente a uma dívida por serviços de marketing político prestados ao PT durante a campanha de Dilma em 2010.

Após o depoimento, o PT declarou que todas as “operações do partido foram feitas dentro da legalidade”. O partido também ressaltou que as contas de campanha eleitoral de 2010 foram aprovadas pela Justiça Eleitoral.

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil, Política

Engenheiro chinês se casa com robô construída por ele mesmo

Posted: 04 Apr 2017 09:38 AM PDT

Zheng Jiajia, um engenheiro chinês especialista em inteligência artificial de 31 anos, se casou com uma mulher-robô construída por ele mesmo. A cerimônia ocorreu na cidade de Hangzhou, na China, e contou com a participação de sua mãe, amigos e companheiros de universidade, informa o site Sina.com.

O casamento não tem valor legal, já que as núpcias entre humanos e androides por enquanto não estão contempladas na legislação chinesa, mas a cerimônia foi (quase) completa, com direito ao banquete, presentes e o véu vermelho sobre o rosto da noiva, costumes típicos das bodas tradicionais da cultura oriental.

A mulher-robô, criada por Zheng em 2016, se chama Yingying. Segundo ele, o relacionamento entre os dois começou há dois meses. Zheng, que não tinha namorada há anos, optou por fabricar sua própria esposa depois de sofrer pressão de sua família e amigos para que se casasse, segundo contou à imprensa.

Inteligência artificial

A China possui uma das maiores diferenças entre a população de homens e mulheres, principalmente devido ao aborto seletivo de bebês do sexo feminino depois que o país implementou a Política do Filho Único para controlar o crescimento populacional. Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, há 100 mulheres para cada 113,5 homens chineses. Isso significa que, inevitavelmente, muitos homens não vão encontrar uma mulher para se casar.

Por sorte, a nova esposa de Zheng é capaz de falar mediante uma conexão a um computador com textos e arquivos de áudio armazenados. Yingying também pode reconhecer fotografias e objetos, e ainda não está programada para caminhar, embora seu marido e desenvolvedor afirmou que está trabalhando nisso. Por enquanto, ele precisa carregar o robô de 30 quilos para transportá-la.

Zheng trabalhou anos no multinacional tecnológica Huawei, mas em 2014 abriu sua própria companhia. Nas redes sociais, usuários questionam se o casamento não seria uma forma de promoção publicitária. O chinês, no entanto, afirmou que pensa viver com Yingying até que a morte – ou os problemas de bateria – os separe.

(Com EFE)


Arquivado em:Ciência, Mundo, Tecnologia

Ibrahimovic estaria acertado com o LA Galaxy

Posted: 04 Apr 2017 09:36 AM PDT

O canal de televisão Fox Desportes, com atuação no México e Sul dos EUA afirmou que Zlatan Ibrahimovic, atualmente no Manchester United, irá jogar no Los Angeles Galaxy na próxima temporada. De acordo com o jornalista Héctor Fernández, correspondente do canal em Madri, o sueco estaria acertado já com o time dos EUA. Fernández ainda afirmou crer que o jogador receberá o maior contrato da Major League Soccer.

De acordo com o jornal inglês Express, o time dos EUA teria oferecido 18 milhões de dólares pelo jogador de 35 anos. Nesta temporada, em 41 jogos pelo United, Ibrahimovic marcou 26 gols e é o artilheiro do clube na temporada.


Arquivado em:Esporte, Placar

José Mayer: “Eu errei”

Posted: 04 Apr 2017 09:23 AM PDT

Confira a carta aberta enviada pelo ator José Mayer à Veja, por meio de sua assessoria de imprensa:

“Carta aberta aos meus colegas e a todos, mas principalmente aos que agem e pensam como eu agi e pensava:

Eu errei.

Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava.

A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora.

Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço.

Tenho amigas, tenho mulher e filha, e asseguro que de forma alguma tenho a intenção de tratar qualquer mulher com desrespeito; não me sinto superior a ninguém, nao sou.

Tristemente, sou sim fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas. Não podem. Não são.

Aprendi nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender. O mundo mudou. E isso é bom. Eu preciso e quero mudar junto com ele.

Este é o meu exercício. Este é o meu compromisso. Isso é o que eu aprendi.

A única coisa que posso pedir a Susllen, às minhas colegas e a toda a sociedade é o entendimento deste meu movimento de mudança.

Espero que este meu reconhecimento público sirva para alertar a tantas pessoas da mesma geração que eu, aos que pensavam da mesma forma que eu, aos que agiam da mesma forma que eu, que os leve a refletir e os incentive também a mudar.

Eu estou vivendo a dolorosa necessidade desta mudança. Dolorosa, mas necessária.

O que posso assegurar é que o José Mayer, homem, ator, pai, filho, marido, colega que surge hoje é, sem dúvida, muito melhor.

José Mayer”


Arquivado em:Entretenimento

Governo Temer parece a seleção de Dunga, diz Renan em novo ataque

Posted: 04 Apr 2017 09:11 AM PDT

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), afirmou que “ainda não” rompeu com o presidente Michel Temer (PMDB), e comparou o governo do seu colega de partido com o período em que a seleção brasileira era treinada pelo técnico Dunga. “Do jeito que está, está parecendo a seleção do Dunga. E não precisamos mais do Dunga, precisamos do Tite para nos levar a um porto seguro”, disse, em entrevista à TV Ponta Verde, de Maceió.

Durante a entrevista, na segunda-feira à noite, Renan foi questionado se havia rompido com Temer. “Rompimento, ainda não. O que está ficando claro são posições diferentes do PMDB e do governo. Conversei com o presidente Temer várias vezes, e ele chegou a perguntar se a agilização do julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iria ajudar na devolução da legitimidade. E eu disse: ‘Sinceramente, acho que não. Acho que o que vai devolver a legitimidade perdida é acertar a mão, escalar melhor, jogar para frente'”, contou.

Na noite desta terça-feira, Renan organiza um jantar com a bancada do PMDB na casa da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), que foi aliada fiel de Dilma Rousseff (PT) até o impeachment – ela votou contra o afastamento. No jantar, Renan vai buscar apoio dos peemedebistas no embate que trava com o Palácio do Planalto contra a condução das reformas econômicas.

Nas últimas semanas, ele tem feito sucessivos ataques às principais propostas defendidas por Temer, como a reforma da Previdência e a proposta da terceirização irrestrita para todas as atividades, sancionada na semana passada.

(Com Estadão Conteúdo)

 


Arquivado em:Brasil, Esporte, Política

BBB tem intrigas e até caso de polícia na reta final

Posted: 04 Apr 2017 09:10 AM PDT

Não é à toa que a Globo já confirmou uma nova edição do Big Brother Brasil para 2018. Em sua reta final, a temporada atual do programa vem subindo em temperatura e em audiência – o paredão da semana passada registrou 29 pontos na Grande São Paulo, repetindo o recorde do reality show neste ano. E os próximos dias prometem novas marcas no Ibope, impulsionado pelo caldeirão de tensões e baixaria que se viu no episódio desta segunda-feira, em que até um caso de polícia atravessou o horizonte do programa. O BBB17 acaba numa quinta-feira, 13 de abril.

Tiago Leifert teve pouco trabalho, nesta noite, para movimentar a atração. Bastou, para começar, apresentar uma edição das cenas em que o trio favorito do público, Emilly, Marcos e Ilmar, era implodido por intrigas internas, que levaram a estudante a colocar o chef de cozinha no paredão, e das cenas em que o cirurgião plástico gaúcho foi tirar satisfação – de forma agressiva – com o restante da casa, voltado contra ele e a namorada. Quando fazia uma acareação entre os agora inimigos Ilmar e Emilly, Marcos lançou a informação, que virou fogo nas redes sociais ao longo do dia, de que havia se oferecido para pagar três meses de pensão alimentícia que o cozinheiro estaria devendo, e que teriam levado a polícia a bater na porta do confinamento da Globo.

Marcos ensandecido durante briga com Ilmar (Reprodução/TV Globo)

A sequência foi mostrada de forma isolada por Leifert, que desmentiu Marcos, negando que algum policial tenha aparecido por lá. O que aconteceu, disse, foi que Ilmar se esqueceu de deixar suas senhas bancárias com a irmã, responsável por fazer o pagamento da pensão, e num determinado momento foi até o confessionário para passá-las. Na parte final, quando ex-participantes como Daniel, Pedro e Roberta foram convocados para fazer perguntas aos remanescentes, em um Jogo da Discórdia que deixaram Marcos e Emilly mais uma vez se sentindo injustiçados, Ilmar teve a chance de se defender, repetindo o que disse o apresentador. Não bastou para acalmar o chef, contudo: ele chorou e ameaçou desistir do programa. Marcos, vale lembrar, era o grande amigo e apoio do sul-mato-grossense no BBB.

Veja também

E Marcos se revelou o menos confiável de todos ali. Simplesmente porque é impossível saber o que pensa e do que é capaz o cirurgião plástico. Depois de uma conversa razoável com Ilmar, a quem escutou sem sobressaltos, o gaúcho passou a noite de domingo para segunda sem pregar o olho, e na segunda-feira tacou o terror na casa. Discutiu de maneira tão inflamada com Ieda e Marinalva que parecia prestes a bater nelas – a ponto de a amazonense Vivian intervir para proteger as colegas.

E isso porque, horas antes, Marcos havia subido o tom em mais uma DR (discussão de relação, típica de casais esquentadinhos) com Emilly e se justificado, dizendo que só falava alto porque ela era imatura e não sabia ouvir. Mas o que não faltou, na ausência de pancadas, foram gritos na discussão com os outros confinados. Da posição de observadora, Vivian viu com clareza: "Isso é agressão verbal. Não precisa ser física para ser agressão."

Com grandes chances de permanecer na casa no paredão desta terça-feira, em que disputa sua permanência justamente com Ilmar, Marcos é uma bomba-relógio que deve detonar novas baixarias na reta final do reality show. Mas, para felicidade da Globo, a despeito da perda da qualidade, pode também fazer explodir a audiência.


Arquivado em:Entretenimento

Toyota anuncia recall de 538.000 carros no Brasil por airbag

Posted: 04 Apr 2017 09:03 AM PDT

A Toyota anunciou nesta terça feira que fará um recall de 538.000 carros vendidos no Brasil por problemas relacionados ao airbag. De acordo com a montadora, o defeito afeta unidades dos veículos Corolla, Etios, SW4 e Hilux (veja tabela abaixo).

Segundo a empresa, a falha pode causar lesões em motoristas e passageiros e há, até mesmo, risco de morte quando o dispositivo de segurança é acionado.

Testes no Japão detectaram que uma peça do airbag, chamada de deflagrador, se deteriora após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e umidade. “Este fato torna o ‘deflagrador’ mais suscetível de romper-se inadequadamente, no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do ‘deflagrador’, juntamente com a bolsa, e causar danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo”.

Os airbags afetados são da marca Takata, e a falha nos dispositivos dessa marca também já havia motivado recalls de veículos de outras marcas, como Chevrolet, Honda, Nissan, Chrysler, Mitsubishi, Fiat, Volkswagen, Audi, Subaru, Jeep, BMW e Lexus (esta última também pertence à Toyota).

Os reparos começam a ser feitos a partir desta terça-feira segundo um cronograma que varia de acordo com o airbag defeituoso (se o do passageiro ou do motorista) e do modelo do veículo. No caso do airbag do passageiro, ele será consertado em duas etapas, sendo que ficará desativado no intervalo entre os dois processos.

Os proprietários deverão agendar o atendimento na rede de atendimento da Toyota, que pode ser consultada pelo site http://www.toyota.com.br. A empresa também atende os clientes através do telefone 0800 703 02 06.

Em 2016, a Toyota vendeu 134.804 veículos no Brasil, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).


Arquivado em:Economia

Anvisa suspende lote falsificado de sibutramina

Posted: 04 Apr 2017 09:00 AM PDT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu o lote 1310710-4 do medicamento Biomag 15 mg (cloridrato de sibutramina) por falsificação. Em resolução publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União, a agência determinou a apreensão e inutilização de todas as unidades do lote em questão.

Veja também

Em nota publicada em seu site, a Avisa afirma que a Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A, que detém o registro do produto, informou que não fabricou o lote 1310710-4 (validade 10/2018). 

Procurada por VEJA, a fabricante Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A não havia se manifestado até o início da tarde desta terça-feira. 

O medicamento

A sibutramina é uma das substâncias mais usadas para emagrecimento no Brasil. O remédio, lançado em 1998, age no cérebro estimulando a ação de serotonina e noradrenalina, neurotransmissores associados à sensação de saciedade. A sibutramina também ativa a liberação do neurotransmissor adrenalina, uma espécie de acelerador do metabolismo. Entre os seus efeitos colaterais estão ansiedade, impaciência, aumento dos riscos cardiovasculares e insônia.


Arquivado em:Saúde

Julgamento do Inter é adiado e provoca incerteza no Brasileiro

Posted: 04 Apr 2017 08:49 AM PDT

Rebaixado em 2016 no Campeonato Brasileiro, o Internacional vem alegando que o Vitória entrou em campo com o jogador Victor Ramos de forma irregular, depois de não o registrar como uma transferência internacional. Por isso, entrou com um pedido de revisão do assunto na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). Nesta semana, a equipe de advogados do Vitória e da CBF conseguiu adiar a decisão. A audiência que havia sido marcada para determinar o veredicto para os dois clubes acabou sendo suspensa depois que os advogados argumentaram que o tribunal não teria competência para lidar com o caso.

Caso o Internacional consiga comprovar a culpa do Vitória, o time baiano poderia ser punido com a perda de pontos e, assim, entraria na lista dos rebaixados no lugar dos gaúchos. No Brasil, porém, o caso foi arquivado e o STJD ainda anunciou, na semana passada, que os documentos que o Inter havia apresentado estavam adulterados. Isso incluía e-mails e outras comunicações. Entre as possibilidades, os árbitros podem simplesmente punir o Vitória, com uma multa e a retirada de pontos. Mas também podem apenas ordenar ao STJD que reabra o caso e examine as provas de ambas as partes.

Nos próximos dois dias, os árbitros vão chegar a uma decisão e podem convocar uma nova audiência para a semana que vem. A partir da nova reunião, será necessário ao menos uma semana para uma decisão final. Na prática, o Brasileirão não conhecerá todos os seus participantes até três semanas antes de seu início.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

FGTS: Contas inativas podem elevar em 2,4% faturamento do varejo

Posted: 04 Apr 2017 08:22 AM PDT

Os recursos das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão acrescentar até 2,4% ao faturamento do comércio varejista nacional em 2017, de acordo com estimativa da FecomercioSP , considerando uma injeção total de estimados 45 bilhões de reais no varejo brasileiro.

A liberação dos recursos em contas inativas do FGTS foi anunciada pelo governo no fim do ano passado dentro de pacote de medidas microeconômicas para dar impulso à atividade após dois anos de profunda recessão.

O governo trabalhava inicialmente com expectativa de injeção de 30 bilhões de reais com os saques na economia. Mas na assinatura do decreto que estabeleceu o cronograma para as retiradas, em fevereiro, destacou que a medida contempla o universo de 49,6 milhões de contas, com saldo total de 43,6 bilhões de reais.

“Ainda que nem todo o dinheiro seja destinado para o consumo, o varejo pode se beneficiar no médio e longo prazos já que, se o consumidor optar por quitar dívidas ou aplicar, tais recursos entrarão no mercado financeiro elevando a capacidade bancária de conceder empréstimos”, informou a FecomercioSP.

A entidade também considera que os consumidores endividados ou inadimplentes poderão reequilibrar seu orçamento doméstico, limpar o nome e se tornar novamente elegível a novos crediários, em condições mais vantajosas.

Por estados, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) calcula que 14,7 bilhões de reais do montante previsto oriundo das contas inativas do FGTS serão injetados na economia paulista, com as vendas do setor em SP podendo crescer até 2,5% este ano.

Na sequência, entre os maiores destinatários dos recursos, estão Rio de Janeiro (5 bilhões de reais) e Minas Gerais (3,9 bilhões). Roraima, com 86,9 milhões de reais, Amapá (139,6 milhões) e Acre (116,6 milhões) receberão o menor montante de recursos do FGTS.

O cálculo considera que a premissa de distribuição dos recursos das contas inativas do FGTS acompanhe a participação de cada Estado no total de rendimentos e remunerações pagas no Brasil. No caso de São Paulo, segundo a FecomercioSP, a fatia é de 32,7% do total.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Economia

Vasco: Luís Fabiano é suspenso por quatro jogos

Posted: 04 Apr 2017 08:17 AM PDT

Em julgamento na noite desta segunda-feira, o atacante Luís Fabiano, do Vasco foi suspenso por quatro jogos pela expulsão no clássico contra o Flamengo, pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, em decisão unânime. O relator do caso propôs a pena por ato hostil (artigo 250), por ter dado uma “peitada” no árbitro Luiz Antonio Silva Santos após receber cartão amarelo.

O atacante foi absolvido de ofensa (243-F: ofender a honra do árbitro) e pelas palmas ao deixar o gramado (258: conduta contrária à ética desportiva). A decisão do relator foi acompanhada pelo presidente da sessão e os três auditores. O jogador do Vasco poderia ter pego uma suspensão de até 15 jogos pelos três artigos.

O departamento jurídico do cruz-maltino vai pedir um recurso, que caso seja aceito, dará a Luís Fabiano um efeito suspensivo para estar presente no clássico contra o Flamengo, pela semifinal da Taça Rio, neste sábado. O atacante já cumpriu um jogo, na última rodada, contra o Nova Iguaçu.

(com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte, Placar

WhatsApp pode permitir transferência de dinheiro entre usuários

Posted: 04 Apr 2017 08:16 AM PDT

O WhatsApp, que pertence ao Facebookpode passar a permitir a realização de pagamentos e transferência de dinheiro entre usuários. Segundo o site indiano The Ken, quatro pessoas com conhecimento sobre o projeto disseram que a empresa planeja lançar esse serviço no país dentro de seis meses.

Outro veículo especializado em negócios, a agência Reuters, cita como evidência desse plano a busca da empresa pela contratação de um profissional com conhecimentos específicos sobre esse tipo de transação para atuar na Índia.

A empresa não confirmou o projeto, mas também não negou categoricamente o plano. “A Índia é um importante país para o WhatsApp e estamos entendendo como podemos contribuir mais para a visão da Índia Digital. Estamos explorando como podemos trabalhar com empresas que compartilham dessa visão e continuamos a ouvir de perto o feedback dos nossos usuários", disse porta-voz da empresa.

O anúncio de emprego no site do WhatsApp mostra que o aplicativo busca um candidato com embasamento técnico e financeiro, que entenda a interface unificada de pagamentos da Índia e o aplicativo de pagamentos BHIM, que permite transferir recursos usando números móveis.

A decisão do WhatsApp de entrar no mercado de pagamentos digitais na Índia, seu maior mercado, que concentra 200 milhões do seu bilhão de usuários no mundo, replica movimentos similares de aplicativos de mensagens como o chinês WeChat, da Tencent Holdings.

Em novembro do ano passado, a Índia restringiu a circulação de notas de dinheiro de maior valor. A medida fez com que aumentasse a procura por aplicativos de pagamentos digitais. A população do país tem grande acesso a smartphones e também faz bastante uso de ferramentas de comércio eletrônico, pagamentos e outros serviços financeiros online.

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia

Globo confirma afastamento de José Mayer da próxima novela das 9

Posted: 04 Apr 2017 08:15 AM PDT

Acusado de assédio sexual por uma figurinista da Globo, na última sexta-feira, José Mayer está fora da próxima novela das nove da Globo, que substituirá A Força do Querer, folhetim de Gloria Perez no ar desde ontem. Em nota, a emissora confirma que decidiu tirar o ator da escalação de O Sétimo Guardião, trama de Aguinaldo Silva, mas define a decisão como uma atitude isenta e responsável, no sentido “de não dar visibilidade a uma das partes envolvidas numa questão que é visceralmente contra tudo aquilo em que a Globo acredita”.

Veja também

“No que diz respeito à escalação, sim, a Globo decidiu não escalar José Mayer para a próxima novela das nove de Aguinaldo Silva, prevista para ir ao ar em 2018. Essa é uma atitude isenta e responsável da Globo de não dar visibilidade a uma das partes envolvidas numa questão que é visceralmente contra tudo que a Globo acredita”, diz o comunicado. E não é uma atitude isolada. A atitude da Globo será sempre essa. A de defender que casos como esse devem ser apurados, ouvindo e oferecendo todo apoio às duas partes, dando possibilidade para que a verdade aflore e criando condições para que não se repitam. Foi isso que fizemos. E é isso que sempre faremos.”

O sertanejo Victor Chaves, jurado do The Voice Kids, também foi afastado pelo canal depois de acusado de agredir a esposa, grávida do segundo filho do casal.

 

 


Arquivado em:Entretenimento