USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sábado, 29 de abril de 2017

Notícias

Notícias


Thor Batista comemora decisão do STF de soltar Eike

Posted: 29 Apr 2017 09:13 AM PDT

Thor Batista, filho do empresário Eike Batista, comemorou a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de libertar seu pai, preso desde janeiro em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Eike foi preso na Operação Eficiência, desdobramento da Lava Jato na capital carioca, acusado de pagar 16 milhões de dólares em propinas para o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB).

(reprodução/Reprodução)

 

 

 

 

 

 

 

No instagram, Thor postou a imagem da notícia da soltura do pai com a foto de um dragão – na legenda, o primogênito escreveu: “Yes!!!!!!” Diversos seguidores de Thor comemoraram a liberdade de Eike Batista na postagem.

Outro filho do empresário chegou a iniciar uma campanha nas redes sociais quando o pai foi preso, mas acabou sendo ironizado por diversos seguidores.

Com a frase "Está na hora de passar as coisas a limpo", Olin usou sua conta no Twitter para começar a campanha #ForçaEikeEstamosComVoce, em solidariedade ao empresário. A mensagem veio junto com uma foto ao lado de Eike, de Thor e da mãe de ambos, a ex-modelo Luma de Oliveira.

A hashtag foi usada para diversas piadas sobre a prisão de Eike, sua fortuna, sua condição social e a possibilidade de fazer uma delação premiada.


Arquivado em:Brasil

Marido de Ana Hickmann se desculpa por ataque a grevistas

Posted: 29 Apr 2017 08:57 AM PDT

Alexandre Corrêa, marido da apresentadora Ana Hickmann, postou um vídeo em sua conta do Instagran, neste sábado, para se desculpar sobre declarações sobre a ação de grevistas, nesta sexta. “Ta todo mundo bravo comigo, porque me exacerbei ontem…” diz no início da gravação. “Fui extremamente egoísta porque não me dei conta de que tem muita gente por aí em estado calamitoso de vida. Por isso peço desculpas. Errei.” To texto do post (abaixo), escreveu ainda: “Minhas declarações foram patéticas e egoístas.”

Nesta sexta, Corrêa postou um vídeo em que aparecia inflamado contra a greve geral. O empresário fez uma série de postagens em seu perfil no Instagram, todas na função "story" (em que as publicações são apagadas em 24h), com críticas virulentas aos grevistas. "Manifestantes cornos. Eu tenho prejuízo", disse em um dos vídeos.

A explosão do empresário teve início na noite de quinta-feira, quando, segundo ele, teve que trabalhar até tarde por causa da greve. "Eu, que não tenho nada com o pirulito… tome! As pessoas precisam entender que um país parado em uma sexta-feira inteira é prejuízo. Isso é baderna, é coisa de gente vermelha. Quem tá incitando a fazer greve tá pensando no seu bolso, que ganha fazendo greve", diz no vídeo.

O empresário retomou os ataques aos grevistas na manhã desta sexta-feira, em vídeo que mostra que a sua empregada doméstica dormiu em sua casa para "burlar a manifestação", como o próprio diz. De post em post, o marido de Ana Hickmann foi subindo o tom. O empresário, que comercializa produtos com o nome da esposa, mostrou como as manifestações começaram a atrapalhar seu dia ao impedi-lo de ir até a academia, fechada "por conta dos manifestantes cornos".

Instagram Photo


Arquivado em:Entretenimento

Aeronave com dois passageiros cai no interior de São Paulo

Posted: 29 Apr 2017 08:20 AM PDT

Um avião bimotor que decolou do Aeroclube de Campinas na tarde desta sexta-feira e foi localizado na manhã deste sábado na região de Itapira, no interior de São Paulo. A aeronave, modelo Twin Comanche TA 30, da fabricante Taiper, perdeu o contato com a torre de controle por volta das 16 horas desta sexta. O Corpo de Bombeiros localizou os destroços e os corpos do piloto instrutor e de um aluno por volta das 9 horas deste sábado.

Segundo Márcio Doná, assessor de imprensa do Aeroclube de Campinas, a região do voo é conhecida por ter muitos urubus, mas ainda não se sabe as causas do acidente. O aeroclube recebeu a informação do impacto por meio da Força Aérea Brasileira (FAB) e então as buscas foram iniciadas.

O bimotor havia passado por uma manutenção em março e o instrutor era considerado muito experiente, segundo Doná. “O piloto tinha mais de 2000 mil horas de voo e era considerado um dos mais experientes do aeroclube. As investigações ainda não se iniciaram, mas nós estamos acompanhando tudo junto aos órgãos responsáveis”, disse. O aeroclube não autorizou a divulgação do nome do instrutor e do aluno.

Além da FAB, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal de Itapira e a Polícia Militar com o auxílio de um helicóptero Águia trabalharam nas buscas. O local, segundo o Corpo de Bombeiros, é de difícil acesso e fica na zona rural da cidade. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) afirmou que uma equipe será enviada ao local para iniciar os procedimentos de perícia.


Arquivado em:Brasil

Coreia do Norte quer acabar com o mundo, diz presidente filipino

Posted: 29 Apr 2017 07:55 AM PDT

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu neste sábado que os Estados Unidos mostrem moderação após o último teste de mísseis da Coreia do Norte e que evitem ‘jogar’ com o líder Kim Jong-un que “quer acabar com o mundo”.

O notoriamente contundente Duterte disse que a região do Sudeste Asiático está extremamente preocupada com as tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. Para ele, um passo em falso seria uma “catástrofe” e a Ásia seria a primeira vítima de uma guerra nuclear.

Os Estados Unidos, o Japão, a Coreia do Sul e a China, disse ele, estão lidando com um homem que está animado com a perspectiva de disparar mísseis.

Duterte é atual presidente da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) e deve falar por telefone com presidente dos EUA, Donald Trump, no sábado. Ele disse que iria exortar Trump a não entrar em um confronto com Kim. “Parece que há dois países brincando com seus brinquedos e esses brinquedos não são realmente para entreter”, disse ele em uma coletiva de imprensa após a reunião de cúpula da Asean em Manila, referindo-se a Washington e Pyongyang.

(com agência Reuters)


Arquivado em:Mundo

Pulseira fitness delata marido por assassinato de mulher nos EUA

Posted: 29 Apr 2017 07:13 AM PDT

Uma pulseira fitness, que mede a atividade corporal durante exercícios físicos, incriminou o americano Richard Dabate, 40 anos, pelo assassinato da própria mulher, Connie Dabate, 39 anos. O crime aconteceu em 23 de dezembro de 2015, em Connecticut, e Connie foi morta com dois tiros, segundo informações do site britânico Daily Mail.

Em seu depoimento, Dabate informou que deixou os filhos na escola naquela manhã e, por volta das 9 horas, voltou para casa, que já havia sido invadida por um homem, classificado por ele como “gordo, alto, vestindo roupas camufladas e com a voz rouca como a do ator Vin Diesel”. Ele teria sido o autor dos disparos que mataram Connie.

 

Ao longo das investigações, a Polícia descobriu que, na data do crime, Connie usava uma pulseira fitness e tinha feito exercícios físicos naquela manhã. Dabate alegou que sua mulher lutou com o invasor antes de ser morta e, foi justamente a partir dessa declaração, que a polícia de Connecticut percebeu que a versão do depoimento do marido era falsa.

Os dados coletados na pulseira mostram que Connie havia praticado exercícios cerca de uma hora antes do crime – depois disso, às 10h05 min, não foi registrado novos movimentos que alterassem a atividade corporal. Às, 10h20min, Dabate ligou para polícia informando a invasão e foi encontrado pelos oficiais amarrado a uma mesa.

Segundo as autoridades, Dabate arquitetou o assassinato da mulher após descobrir que a amante estava grávida. Ele havia pedido o divórcio há cerca de um ano e a arma do crime foi comprada por ele dois meses antes do crime. A defesa alega que Dabate é inocente. Ele responde em liberdade após pagar fiança de um milhão de dólares.


Arquivado em:Mundo

Seca na Califórnia: antes e depois

Posted: 29 Apr 2017 06:52 AM PDT

A barragem do Lago Oroville, na Califórnia, em agosto de 2014 e agora em abril de 2017


As docas na marina do Lago Folsom, em El Dorado Hills, Califórnia, em 2014 e agora em 2017


Placa que indica risco de incêndio no Parque Estadual Samuel P. Taylor, em Lagunitas, Califórnia, no ano de 2014 e agora em 2017


A marina Bidwell no Lago Oroville, Califórnia, em agosto de 2014 e em abril de 2017


O Bernal Heights Park em São Francisco, Califórnia, em julho de 2014 e em abril de 2017


A marina do Lago Folsom em El Dorado Hills na Califórnia durante a seca de 2014 e agora em 2017


A Ponte Enterprise no Lago Oroville, em Oroville, Califórnia, em 2014 e agora em 2017


Um pasto na cidade de Woodacre, Califórnia, em 2014 e agora em 2017

Fotos: Justin Sullivan/Getty Images


Arquivado em:Galeria de Fotos

Restituição do imposto de renda começa em junho; Veja datas

Posted: 29 Apr 2017 06:08 AM PDT

O prazo para declaração do Imposto de Renda 2017 terminou às 23h59min desta sexta-feira e, segundo o site da Receita Federal, mais de 27 milhões contribuintes acertaram suas contas com o Fisco. A restituição dos valores declarados já tem data para começar: 16 de junho.

De acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal, o segundo lote de restituições começa em 17 de julho. As demais datas são: 15 de agosto, 15 de setembro, 16 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro. O primeiro lote do dia 16 de junho será destinado aos contribuintes que declararam ser portadores de deficiência e idosos, de acordo com a lei 9.784/99.

A Receita alerta que os contribuintes que perderam o prazo deverão pagar uma multa mínima de 165,74 reais e máxima de 20% do imposto devido.

Confira o calendário de restituição abaixo:

 


Arquivado em:Economia

Campeonato Espanhol: Real e Barcelona encaram partidas duras

Posted: 29 Apr 2017 05:47 AM PDT

Líderes e únicos candidatos ao título do Campeonato Espanhol da temporada 2016/2017 Barcelona e Real Madrid, ambos com 78 pontos, entram em campo neste sábado pela 35ª rodada com duelos duros pela frente. Líder por conta dos critérios de desempate, o Barcelona encara o clássico de sua cidade contra o Espanyol no Estádio Cornellà El-Prat, em Barcelona. Já o Real Madrid vai jogar como anfitrião, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, contra o Valencia.

Embalado pela goleada de 7 a 1 sobre o Osasuna e pela vitória no clássico contra o Real Madrid, o Barcelona joga o clássico contra um Espanyol que soma 50 pontos e tem chances remotas de brigar por uma vaga na Liga EuropaLuis Enrique, técnico do Barça, terá o retorno do atacante Neymar, que cumpriu três partidas de suspensão.

O Real Madrid vai jogar contra o tradicional Valencia, que tem 40 pontos e perambula na parte intermediária da tabela de classificação, apesar de ter vencido o Real por 2 x 1 no primeiro turno. Os valencianos não têm mais aspirações, mas contam com o respeito dos merengues. O francês Zinedine Zidane, técnico dos madrilenhos, poderá poupar jogadores na partida.

O jogo entre Real Madrid e Valencia acontece às 11h15, enquanto o clássico catalão acontece às 15h45. Com um jogo a menos na tabela, por conta de jogo atrasado contra o Celta de Vigo, o Real Madrid, apesar de estar na segunda colocação, ainda tem uma vantagem sobre o Barcelona. De acordo com o site Chance de Gol, as chances de título do Real são de 64%, contra 36% do time catalão.

(com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte, Placar

‘Sete milhões não é dinheiro demais?’

Posted: 29 Apr 2017 05:11 AM PDT

Durante a campanha de reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff, a Odebrecht recebeu um pedido dos petistas para que a empresa comprasse cinco partidos: PP, PDT, PCdoB, PRB e Pros receberiam cada um 7 milhões de reais em troca de seu tempo de propaganda política no rádio e na TV. Somando tudo, a campanha de Dilma ganharia três minutos e dezenove segundos a mais de exposição no horário eleitoral. Alexandrino Alencar, executivo da Odebrecht destacado para cuidar do negócio, revelou os detalhes da negociata em um depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral. Contou que ficou encarregado de pagar três desses cinco partidos: Pros, PRB e PCdoB. E assim foi feito, com dinheiro do departamento de propina da empreiteira. Os partidos — todos eles — negam envolvimento nesse crime eleitoral. Mas Alexandrino revelou um fio da meada: disse que, no caso do Pros, 500 000 reais foram entregues ao então deputado Salvador Zimbaldi, a pedido de Euripedes Junior, o presidente do partido. “Na época, comentei com o próprio Junior: ‘Junior, 7 milhões não é dinheiro demais?’ Ele falou: ‘É pouco, vale 50 milhões'”, lembra Henrique José Pinto, presidente de honra do Pros, que conta ter ouvido de Euripedes Junior que a Odebrecht estava por trás do negócio.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Política

Moro confisca ‘tralhas’ do cofre de Lula

Posted: 29 Apr 2017 04:56 AM PDT

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância, autorizou a Presidência da República a incorporar ao patrimônio da União 26 bens do cofre do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os objetos estão armazenados em uma sala no Banco do Brasil, no centro de São Paulo, e foram apreendidos em março de 2016 na Lava Jato. Na ocasião, Lula se referiu aos objetos como “tralhas”.

Durante seus mandatos, entre 2003 e 2010, o petista recebeu centenas de itens. Após avaliação da Secretaria de Administração da Presidência, Moro considerou que um acervo de 21 bens deve ser restituído em favor da União.

“Constatou este Juízo que havia alguns bens entre os apreendidos que teriam sido recebidos, como presentes, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o exercício do mandato, mas que, aparentemente, deveriam ter sido incorporados ao acervo da Presidência e não ao seu acervo pessoal. É que agentes públicos não podem receber presentes de valor e quando recebidos, por ser circunstancialmente inviável a recusa, devem ser incorporados ao patrimônio público”, anotou Moro.

Há ainda outros cinco itens armazenados no cofre de Lula, no Banco do Brasil, que tiveram problemas na averiguação, mas que também foram considerados bens a serem devolvidos à Presidência. Entre eles uma caneta com brasão do Vaticano recebida em 2008 e uma escultura de Juan Miró.

Dos 176 itens analisados pela Comissão Especial da Secretaria da Presidência da República, 21 foram considerados bens que não deveriam ter sido levados por Lula, como itens de seu acervo pessoal. Entre eles uma coroa, uma espada, esculturas, moedas, entre outros itens.

“Autorizo o levantamento pela Secretaria de Administração da Presidência da República dos bens relacionados no item 61 do Relatório Final do Processo 00140.000326/2016-16 e que se encontram atualmente apreendidos por ordem deste Juízo junto a cofre no Banco do Brasil (agência do Banco do Brasil, na Rua Líbero Badaró, 568, centro, São Paulo/SP), para fins de incorporação administrativa ao patrimônio da União Federal”, decidiu Moro, nesta sexta-feira.

Segundo Moro, os bens a serem confiscados foram “recebidos em cerimônias oficiais de trocas de presentes com Chefes de Estados ou Governos estrangeiros, que têm algum valor mais expressivo, mas que não caracterizam presentes de caráter personalíssimo”.

No mesmo despacho, o juiz determinou que permaneça na posse do ex-presidente outros objetos, como “medalhas, canetas, insígnias, arte sacra, por terem caráter personalíssimo”.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Doria diz que manifestantes que foram às ruas receberam 100 reais

Posted: 29 Apr 2017 04:56 AM PDT

O prefeito de São Paulo, João Doria, afirmou em entrevista à Rádio Eldorado nesta sexta-feira, dia de greve geral, que os manifestantes que foram às ruas receberam 100 reais dos sindicatos que convocaram as pessoas para a greve. Doria também defendeu o fim do imposto sindical, proposta pela reforma trabalhista.

"Os que pegaram bandeiras, os que gritaram, receberam 100 reais para fazer isso, um sanduíche e uma lata de refrigerante, além de um transporte parcial para chegar a um ponto da cidade, para gritar nem sabem por quê e nem do quê com o dinheiro da contribuição sindical", disse o prefeito.

Para o prefeito, a greve geral não teve sucesso em São Paulo e no país. Ele afirmou que a convocação fez com que mais pessoas se manifestassem contra a paralisação. "O tiro saiu pela culatra. Eles não conseguiram parar São Paulo e não vão parar", disse.

O prefeito criticou novamente os manifestantes que tentaram interromper a chegada dele ao trabalho pela manhã. "Enquanto essa turma ronca na cama, eu já estou trabalhando e produzindo faz tempo", disse.


Arquivado em:Brasil, Política

Aposentado, uma ova: a reinvenção de Boni

Posted: 29 Apr 2017 04:00 AM PDT

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni é sinônimo de televisão. Pois quem achou que a biografia do ex-todo-poderoso estava encerrada não espera por aguardar os novos capítulos. Aos 81 anos, convidado para ser conselheiro das prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo, Boni traça grandes planos para o turismo e cultura das duas cidades: quer reinventar o Carnaval carioca e criar uma espécie de Smithsonian paulistano, complexo de museus e centros de pesquisa em Washington.

Reportagem de VEJA desta semana mostra que a língua de Boni continua afiadíssima. Ele defende o jogo do bicho (“sem este dinheiro o Carnaval não aconteceria) e classifica o Sambódromo, onde as escolas desfilam, de “sarcófago”. Confira os detalhes dos planos do ex-manda-chuva da televisão para o futuro em reportagem de VEJA desta semana.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Entretenimento

Trump: 100 dias de turbulência

Posted: 29 Apr 2017 04:00 AM PDT

Nos primeiros três meses de seu mandato, em 1933, Franklyn Roosevelt aprovou quinze leis no Congresso, inaugurando assim a tradição de fazer uma avaliação geral de todos os presidentes dos Estados Unidos ao cabo de 100 dias no cargo. John F. Kennedy destacou um assessor para escrever um texto comparando sua estreia com a de todos os antecessores. Richard Nixon criou um grupo especial para mostrá-lo como um chefe atuante nesse período inicial.

"Desde Roosevelt, todos se preocuparam com a questão dos 100 dias, ainda que na prática isso não importe", diz o historiador David Greenberg, da Universidade Rutgers, em Nova Jersey. Donald Trump, embora dizendo que não estava nem aí para os primeiros 100 dias, fez de tudo para ficar bem na foto.

Nas últimas duas semanas, ele gastou a caneta em propostas de lei e os polegares em tuítes na tentativa de acelerar o cumprimento das promessas de campanha. Convidou os senadores para falar sobre a Coreia do Norte na Casa Branca, propôs mudanças na cobrança de impostos e tentou uma nova investida no Congresso contra o sistema de saúde criado por Barack Obama. Sem esperar o marco dos 100 dias, em 29 de abril, ele próprio já se avaliou. "Fiz muito. Fiz mais que qualquer outro presidente em seus primeiros 100 dias", disse. Em uma balanço de seus suas promessas de campanha, disse: “Estou quase lá na maioria dos itens”.

Festejar sucessos mesmo coberto de derrotas é uma estratégia que Trump trouxe do mundo dos negócios. Mas será que ele tem razão? Reportagem desta semana em VEJA avalia como foram os 100 primeiros dias do presidente, suas vitórias e derrotas.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Mundo

A delação de Palocci é um terremoto à vista

Posted: 29 Apr 2017 04:00 AM PDT

O ex-ministro Antonio Palocci está disposto a detonar de vez o PT. Junto com Renato Duque, ex-diretor da Petrobras, Palocci negocia um acordo de delação premiada no qual pretende revelar como as propinas originadas do esquema de corrupção na estatal abasteceram as campanhas do partido e o bolso do ex-presidente Lula. Na próxima sexta-feira, 5 de maio, Duque deverá prestar depoimento ao juiz Sergio Moro – e dar uma amostra das revelações explosivas que estão por vir. Para o PT, os segredos de Palocci e Duque certamente causarão mais estragos que as acusações feitas pelo ex-líder do governo no Senado Delcidio do Amaral, que acusou Lula e Dilma de obstrução da Lava-Jato.

O temor inspirado pela delação de Palocci também deixado o meio econômico de cabelo em pé. O ex-ministro da Fazenda, que chegou a despontar como a melhor possibilidade presidencial para substituir Lula, tinha um bom trânsito entre empresários e banqueiros. Quando deixou o governo, em função das revelações de que o seu patrimônio se multiplicara inexplicavelmente, Palocci passou a prestar consultorias para diversas companhias, ganhando uma fortuna, embora não se saiba a natureza dos serviços oferecidos aos seus clientes.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Política

Fernanda Montenegro: “Vivemos uma tragédia”

Posted: 29 Apr 2017 04:00 AM PDT

Fernanda Montenegro não havia completado 50 anos quando, em 1976, nas páginas de VEJA, refletiu sobre a longevidade de sua carreira. "Quando a gente chega à casa dos 40 anos, deixa de ser novidade", ponderava a atriz. Aos 87 anos, Fernanda é a memória das artes cênicas no país. Seus filmes, novelas e espetáculos teatrais já lhe renderam mais de uma centena de prêmios e a única indicação de uma atriz brasileira ao Oscar. Lavrar o inventário de sua obra implica, portanto, confrontar o que de melhor foi produzido nos palcos e telas do Brasil. Mas Fernanda diz não valer­-se de troféus para medir seu grau de satisfação. "Nunca almejei esses títulos. Aceitei minha vocação como um bicho impetuoso", fala a VEJA.

Se Fernanda se resignou ao ímpeto de seu talento, o mesmo não se pode dizer sobre o momento atual. Em raro desabafo, a atriz afirma estar decepcionada com o PT e incrédula com os que ocuparam seu lugar. “Esses corruptos invadiram Brasília feito ETs e dominaram o país. Sempre votei no Lula, mas minha decepção começou há tempos, em 2012, quando ele visitou Paulo Maluf para pedir apoio à candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo, bem antes da Lava-Jato. Ali, a máscara caiu, e ele virou um anti-herói”, diz. Sobre a hipótese de Lula ser preso, diz a atriz: “O momento é tão surpreendente que não sabemos o que vai acontecer amanhã. Brasília continua como se nada estivesse acontecendo. A equipe do Temer está toda envolvida com corrupção. Mas, quando gritam ‘Fora, Temer’, não temos quem colocar no lugar. A Lava-Jato nos mostrou que todas as tendências partidárias e correntes ideológicas estão unidas no crime. A propina conseguiu algo incrível: unir esquerda e direita.” Fernanda diz que não vê esperança neste governo. “E o pior é que nem começamos a passar as coisas a limpo. Ainda estamos na fase de pôr as cartas na mesa. Muitas descobertas virão à tona. Vivemos uma tragédia.”E explica por que entoou o coro “Fora, Temer” no Festival de Teatro de Curitiba: “Acho que o Temer tinha de ter saído junto com a Dilma, já que era uma chapa só. Eles foram cúmplices, coniventes, aderentes.”

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Entretenimento, Política

O filho de Cabral entra na mira da Lava-Jato

Posted: 29 Apr 2017 04:00 AM PDT

Foi em circunstâncias nada românticas que o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e sua mulher Adriana Ancelmo se reencontraram pela primeira vez em mais de um mês. O cenário foi o avião da Polícia Federal que os levou a Curitiba — ele vindo do presídio Bangu 8, ela saída de prisão domiciliar. No desembarque, os aguardava Nilton Ishii, o onipresente japonês da Federal, que levou o casal direto para o primeiro cara-a-cara com o juiz Sérgio Moro. O curso da justiça vai seguindo para Cabral, o maior corrupto até agora pego pela Lava-Jato, mas a teia de propinas que ele montou e comandou ainda está sendo desvendada. A investigação agora pode envolver em breve mais um Cabral: o deputado federal Marco Antônio, 25 anos, filho nº 2 do ex-governador, sob investigação por suspeita de caixa dois em sua campanha, em 2014.

Em VEJA desta semana, os detalhes sobre o homem que pode comprometer Marco Antonio, o publicitário Francisco de Assis Neto, o Kiko, que foi subsecretário do governo Cabral e é dono da Corcovado Comunicação. Sua mulher chegou a procurar advogados com planilhas em mãos que mostram o repasse de 35 milhões de reais para a campanha do filho de Cabral em dobradinha com candidatos a deputado estadual do PMDB.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Política

A Justiça e a lei

Posted: 29 Apr 2017 03:55 AM PDT

Terça-feira, 25 de abril. A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) dá um perigoso sinal sobre os rumos da Operação Lava-Jato e coloca em liberdade dois condenados no escândalo do petrolão: o empresário José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula e avalista de um empréstimo fraudulento usado para canalizar propina para o PT, e o ex-tesoureiro do Partido Progressista (PP) João Claudio Genu, apenado em oito anos e oito meses de prisão por 11 crimes, entre eles corrupção passiva e associação criminosa por ter participado do esquema que desviava recursos da Petrobras. Ambos haviam sido condenados pelo juiz Sergio Moro, que em Curitiba conduz com mão de ferro os processos que tratam do propinoduto instalado na Petrobras. Após a ordem para a soltura dos dois condenados, o ministro Gilmar Mendes, que preside a Turma, verbalizou o recado do Supremo: "Curitiba passou dos limites e concedemos os habeas corpus".

O julgamento daquela terça reacendeu a esperança em políticos e empresários condenados e encarcerados em Curitiba e pode significar a maior derrota do juiz Sergio Moro desde o início da Lava-Jato, há mais de três anos. O ex-diretor Renato Duque, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e os ex-deputados Eduardo Cunha e André Vargas esperam que os argumentos em favor da liberdade de Genu e Bumlai possa ser estendido a eles. O ex-ministro José Dirceu, condenado a 32 anos de prisão, é o primeiro da fila. Ele deve ter um pedido de habeas corpus julgado nos próximos dias.

A liberdade de condenados no petrolão é apenas o primeiro grande revés contra Sergio Moro. Há um golpe muito maior em andamento contra a Lava-Jato, no Congresso Nacional: um truque que pode livrar os políticos de serem julgados por Moro, mesmo que percam o foro privilegiado.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Política

IMPERDÍVEL: Poesia de Hilda Hilst é reunida em volume único

Posted: 29 Apr 2017 03:40 AM PDT

A editora Companhia das Letras lançou nesta semana o livro Da Poesia (616 páginas/ 64,90 reais), que revisa e reúne todas as poesias escritas por Hilda Hilst (1930-2004) em um único volume. A edição ainda é completada por desenhos de Hilda, um posfácio inédito de Victor Heringer, textos de Lygia Fagundes Telles, Caio Fernando Abreu e uma entrevista que a escritora deu a Vilma Arêas e Berta Waldman, publicada no Jornal do Brasil, em 1989.

Livro ‘Da Poesia’, com textos de Hilda Hilst (Companhia das Letras/Divulgação)

Essa não é a primeira retomada editorial da obra da escritora paulista: em 2000, quando a escritora tinha 70 anos, a Globo começou a publicar suas obras completas com organização do crítico literário Alcir Pécora, processo que terminou em dezembro de 2014 com Pornô Chic. Da Poesia é, porém, a primeira reunião de seus 25 livros de poemas (entre Presságio, de 1950, e Cantares do sem Nome e de Partidas, de 1995) em um mesmo tomo.

Multi-facetada, Hilda Hilst não escreveu apenas poesia, gênero em que iniciou carreira. Ela também assinou peças de teatro e livros de ficção, que publicou em pequenas tiragens entre 1950 e 1995, graças ao entusiasmo de editoras independentes. Foi com as edições da editora Globo que a escrita da paulista, até então considerada marginal, passou a ter ampla divulgação e a receber o interesse de leitores e estudiosos.

A poesia de Hilda explora a morte, a solidão, o amor erótico, a loucura e o misticismo, fundindo o sagrado e o profano, e firmando a autora como uma das vozes mais transgressoras da literatura brasileira do século XX.

 

 


Arquivado em:Entretenimento

IMPERDÍVEL: Mundo fantástico de Neil Gaiman chega à TV

Posted: 29 Apr 2017 03:32 AM PDT

Em desenvolvimento desde 2011, primeiro pelas mãos da HBO e depois da Starz, a série que adapta para a televisão o mundo fantástico criado pelo escritor britânico Neil Gaiman no romance Deuses Americanos finalmente estreia. Nos Estados Unidos, o primeiro episódio de American Gods vai ao ar no dia 30 de abril. Por aqui, o seriado começa a ser exibido pelo serviço de streaming Amazon Prime Video em 1º de maio.

A série acompanha o personagem Shadow Moon (Ricky Whittle), um homem que, ao ser libertado da prisão, é contratado pelo misterioso Mr. Wednesday (Ian McShane) como seu segurança. Aos poucos, Shadow Moon descobre que acabou se envolvendo com um universo secreto dominado por deuses: Wednesday, por exemplo, é Odin, a mais importante figura da mitologia nórdica, que tem o plano de reunir os deuses antigos para confrontar novos deuses, como Mídia e Tecnologia, que estão cada vez mais fortes.

A série foi elogiada pela crítica especializada pela profundidade de seus personagens, pelo conceito ousado e por seu estilo, com experimentações e um visual deslumbrante, principalmente quando mostra os deuses em ação. O seriado foi criado por Bryan Fuller (Hannibal e Pushing Daisies) e Michael Green (Lanterna Verde e Logan) e conta com Neil Gaiman como um dos produtores executivos.


Arquivado em:Entretenimento

IMPERDÍVEL: Depois de 7 anos, Gorillaz volta com o álbum ‘Humanz’

Posted: 29 Apr 2017 03:00 AM PDT

Depois de um hiato de sete anos, a banda Gorillaz ressurge no cenário musical com o álbum Humanz. Popular nos anos 2000, o grupo segue irreverente em suas críticas políticas, voltadas agora à saída do Reino Unido da União Européia e à Era Trump nos Estados Unidos. E segue embalado por uma melodia que vai na contramão das letras: dançante e animada.

Das 26 faixas inéditas, dezenove são frutos de parcerias com artistas diferentes — como Vince Staples, Kalela, Benjamin Clementine, Grace Jones, Albarn, Pusha T e a lenda gospel Mavis Staples. Damon Albarn, único membro fixo do Gorillaz, pediu a cada convidado para "imaginar uma noite na qual tudo aquilo em que você acredita tenha virado de cabeça para baixo", e responder na música como se sentiria então.

O resultado é um álbum heterogêneo, recheado de particularidades reunidas pelo acaso — pelo caos. O baixo típico do rock alternativo, que marcou a primeira fase do Gorillaz, aparece apenas em algumas músicas, como Let me Out, mas sua ausência não necessariamente é ruim. Caso a banda não entre em outro hiato, Humanz marcará o começo de uma nova etapa, puxada para o eletrônico e dubstep.

Humanz já está disponível nas plataformas de streaming Spotify, Deezer e Apple Music. No Brasil, o álbum físico pode ser adquirido por um valor entre 37,90 a 39,90 reais. Já a versão digital está disponível na iTunes Store por 9,99 dólares.


Arquivado em:Entretenimento