USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



terça-feira, 25 de abril de 2017

Notícias

Notícias


Igreja apoia greve geral e convoca fiéis contra reformas

Posted: 25 Apr 2017 09:42 AM PDT

A Igreja Católica vem se posicionando de forma crítica em relação as reformas trabalhista e da Previdência propostas pelo governo Michel Temer. A CNBB (Confederação Nacional de Bispos do Brasil), que já havia se declarado contrária às mudanças na aposentadoria, também apoia a greve geral planejada para sexta-feira no país.

Alguns quadros da Igreja vêm convocando os fiéis a participarem da paralisação contra as reformas, marcada para a sexta-feira, 28. O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, por exemplo, divulgou um vídeo nesta terça-feira conclamando a população para protestar.

“Queridos irmãos e irmãs, homens e mulheres de boa vontade, convoco a todos para que participem no dia 28 de abril, próxima sexta-feira, da grande manifestação contra as reformas trabalhistas e da Previdência Social”, disse. Segundo ele, a classe trabalhadora não pode perder direitos arduamente conquistados, com intensa participação democrática.

Nesta terça, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, afirmou em entrevista que o Congresso tem se mostrado ‘pouco sensível’ ao que a sociedade deseja em relação as reformas.

“O Brasil vive um momento particular de sua história, uma crise ética. Há situações de enorme complexidade nos quais estão envolvidos personagens do cenário político, sem falar da crise econômica que atinge a todos. Como encaminhar mudanças sem o respaldo da sociedade? Propostas de reformas que tocam na Constituição Federal, no sistema previdenciário, na CLT merecem estudo, pesquisa e aprofundamento. Sem diálogo não é possível criar um clima favorável que vise o bem do povo brasileiro”, disse, em nota.

A partir de quarta-feira, 26, bispos se reúnem em Aparecida (SP) para a Assembleia Geral da CNBB para, entre outras coisas, definir um parecer definitivo sobre as mudanças.

A reportagem apurou, entretanto, que a instituição deve manter o posicionamento de apoio em relação a greve geral e contrário às reformas que o governo Temer tenta aprovar no Congresso.

 

 


Arquivado em:Economia

Indústria fonográfica registra maior crescimento em 20 anos

Posted: 25 Apr 2017 09:34 AM PDT

A indústria fonográfica experimentou no ano passado um crescimento de 5,9%, o maior registrado no setor desde 1997, segundo informou a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, em sua sigla em inglês). A organização apresentou nesta terça-feira em Londres seu relatório anual, no qual constatou que 2016 é o segundo ano consecutivo em que mudou a tendência negativa dos últimos anos, com lucros totais de 15,7 bilhões de dólares. No entanto, a CEO da IFPI, Frances Moore, afirmou que é importante “contextualizar” estes resultados após 15 anos — de 1999 a 2014 — nos quais a indústria perdeu “quase 40% de seus investimentos. Estes dados são somente “passos pequenos” para um “maior crescimento”. Afinal, a indústria voltou a crescer, mas sobre uma base que encolheu.

Moore sustentou que o “motor” desse progresso é o streaming ou serviços de música ao vivo, que chegaram neste ano aos mais de 100 milhões de assinantes e cujos investimentos aumentaram 60,4%.

Os investimentos globais de música digital foram 50% dos investimentos totais, frente aos 34% de vendas físicas, com os quais 2016 se converteu no segundo ano no qual os lucros derivados das novas plataformas digitais superaram os dos suportes tradicionais. De fato, os investimentos por vendas físicas caíram no ano passado 7,6%, segundo o citado relatório, e os dos downloads afundaram 20,5%, a queda mais forte do setor.

Por mercados, a América Latina foi, pelo sétimo ano seguido, a região onde mais cresceram os investimentos musicais, com 12%, enquanto que na Ásia e Austrália o aumento foi de 5,1% e na Europa do 4%. A América do Norte registrou uma alta de 7,9%, uma melhoria muito considerável em contraste com os 1,4% que apresentou em 2015.

Os mais vendidos

Os álbuns mais vendidos de 2016 foram, tanto em formato físico como digital, Lemonade (Beyoncé), com 2,5 milhões de cópias vendidas, seguido de perto por 25 (Adele), que alcançou os 2,4 milhões de discos, e Views (Drake), com 2,3 milhões. Já as canções mais ouvidas via streaming foram One Dance (Drake), com 12,5 milhões de reproduções; Love Yourself (Justin Bieber) e Closer (The Chainsmokers), ambas com 11,7 milhões.

O relatório voltou a criticar, como já fez em sua edição de 2015, a distorção existente no mercado, o que denomina “lacuna de valor”, pela qual os artistas e gravadoras não recebem uma justa remuneração por seu trabalho e pela qual se beneficiam plataformas como YouTube. Assim, a IFPI denunciou que enquanto o Spotify paga 20 dólares por usuário às gravadoras, o YouTube apenas contribui com apenas 1 dólar por usuário.

O CEO da Warner Music, Stu Bergen, advertiu de que apesar da melhoria dos dados, as gravadoras devem “continuar em alerta”. “Só temos dois anos de crescimento positivo, é verdade que já não estamos em queda livre, mas não podemos relaxar”, preveniu.

Já o vice-presidente executivo de Estratégia Digital de Universal Music, Michael Nash, insistiu que a transição digital não é “uma viagem com um princípio e um fim”, senão uma transição “continuada” marcada pelos avanços tecnológicos, aos quais é preciso se adaptar. “As formas de consumo estão mudando constantemente e a indústria tem que ter iniciativa e continuar expandindo as maneiras nas quais os artistas podem chegar a seus fãs”, apontou.

Na mesma linha de seus colegas, o presidente da Sony Music, Dennis Kooker, qualificou o ano de 2016 como um “momento-chave” no mercado digital e considerou “positiva” a crescente concorrência no setor, pois a seu parecer, “favorece a expansão, crescimento e oportunidades para novos artistas “. “A indústria musical está mudando mais rápido do que nunca, mas a lista de coisas principais que as gravadoras devem adotar continua sendo o mesmo: descobrir, formar, apoiar e promover artistas e fazer sua música acessível em todo o mundo”, concluiu Moore.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Entretenimento

Periódico retrata 107 artigos por ‘revisão comprometida’

Posted: 25 Apr 2017 09:25 AM PDT

O periódico científico Tumor Biology retratou 107 artigos sobre câncer na última sexta-feira. Em nota, o editor-chefe Torgny Stigbrand explica que os estudos receberam a menção porque as publicações tiveram sua "revisão comprometida". Todos os artigos foram publicados entre 2012 e 2016.

"Após uma investigação completa, nós temos fortes evidências para acreditar que o processo de revisão por pares foi comprometido", escreve Stigbrand. Atualmente, a revisão por pares é o método mais prestigiado para avaliar artigos científicos antes de sua publicação. Ele consiste em submeter o trabalho científico à análise de um ou mais especialistas, que geralmente se mantêm anônimos, do mesmo escalão do autor. A maioria dos periódicos e prêmios utilizam esse modelo de revisão, e aqueles que optam por outros métodos tendem a ser vistos com desconfiança no meio acadêmico.

Segundo Stigbrand, a decisão de restringir o acesso aos periódicos foi motivada por um pronunciamento do Comitê de Ética na Publicação (COPE, na sigla em inglês). Na nota, a entidade afirmou "ter ficado ciente de tentativas sistemáticas e inapropriadas de manipular o processo de revisão por pares de várias revistas de diferentes editores". Segundo o comitê, as manipulações parecem ser orquestradas por agências que estariam oferecendo serviços aos autores, como manuscritos prontos e falsificação de comentários de revisores.

Fraudes científicas

Na maioria das vezes, os periódicos costumam pedir para os autores do artigo que está sendo revisado indicarem outros cientistas para avaliar seu trabalho. Isso, apesar de ser um mecanismo propício para falsificações, faz sentido quando o estudo é muito específico e poucos pesquisadores entendem do assunto. O esquema de fraudes, no entanto, alterava ou criava novas contas utilizadas para fazer comentários durante o processo de revisão, aproveitando as indicações para se passar por pesquisadores reais. Algumas das contas tinham nomes de especialistas existentes, mas estavam vinculadas a endereços de e-mail diferentes dos cadastrados oficialmente. Outras tinham nomes completamente fictícios.

A pressão da comunidade científica para que os pesquisadores publiquem cada vez mais artigos é um dos motivos pelos quais estudiosos consideram que a qualidade das pesquisas vem caindo, e esquemas fraudulentos estão se tornando cada vez mais comuns. Hoje em dia, o número de publicações em revistas científicas frequentemente é usado como referência para avaliar a relevância de um pesquisador no meio acadêmico.

No caso do periódico Tumor Biology, a maioria das publicações que foram tiradas do ar eram de autores chineses – embora isso não signifique, necessariamente, que os artigos não eram de qualidade. O problema é que grande parte dos autores confia em agências para traduzir seus trabalhos, abrindo espaço para que modificações e outras manipulações ocorram, com ou sem o consentimento dos pesquisadores.

Segundo o Comitê de Ética na Publicação, ainda não está claro até que ponto os autores dos artigos enviados estão cientes de certos tipos de fraudes feitas pelas agências, como nomes de revisores e endereços de e-mail falsos. Mesmo assim, a entidade orientou todos os editores que têm conhecimento de tais práticas em suas revistas a retratar as publicações suspeitas, contatar os autores e publicar uma nota em seus portais comunicando o ocorrido. Além disso, o comitê recomendou que os periódicos revisassem todos os seus bancos de dados e eliminassem todas as contas de revisores falsas, mesmo em artigos que não foram aceitos para publicação.


Arquivado em:Ciência

Militares que morreram em treinamento tinham 19 anos

Posted: 25 Apr 2017 09:21 AM PDT

O Exército divulgou nesta terça-feira a identidade dos três militares que morreram nesta segunda-feira durante um treinamento em uma área militar em Barueri, na Região Metropolitana de São Paulo. São eles: Wesley da Hora dos Santos, Jonathan Turella Cardoso Allah e Victor da Costa Ferreira, todos de 19 anos.

Eles participavam de uma atividade do chamado “combatente básico” na qual grupos, formados por quatro integrantes, deveriam se situar e ir até locais pré-determinados com a utilização de bússolas e mapas. Enquanto realizavam a instrução, eles entraram em um lago onde se afogaram. Um quarto participante sobreviveu e  passa por cuidados médicos. Segundo a o Exército, ele teria sido resgatado por militares que “apoiavam o treinamento”. 

Os soldados faziam parte do 21º Depósito de Suprimentos do Comando Militar do Sudeste e treinavam no quartel do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, o chamado Grupo Bandeirante, uma tradicional entidade do Exército criada em 1915.

Os corpos dos militares foram liberados nesta manhã do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo. Tanto o Exército como a Polícia Civil de Barueri abriram inquéritos para apurar o caso.


Arquivado em:Brasil

‘Descendentes 2’ estreará na TV e plataformas digitais da Disney

Posted: 25 Apr 2017 09:19 AM PDT

O braço televisivo do grupo Walt Disney, a Disney/ABC Television, anunciou nesta terça-feira que a sequência do filme Descendentes irá ao ar em todos os canais de sua rede de televisão em julho, em um evento de estreia sem precedentes. A estreia simultânea do filme nos Estados Unidos acontecerá nos canais Disney Channel, ABC, Disney XD, Freeform e Lifetime no dia 21 de julho, informou a companhia em comunicado nesta terça-feira.

O filme Descendentes 2 também será lançado nas plataformas digitais de cada um dos canais, incluindo a exibição ao vivo e transmissão sob demanda nos aplicativos dos canais Disney Channel, ABC, Freeform e Lifetime no dia 21 de julho e em serviços de vídeo sob demanda da Disney Channel, ABC, Freeform e Lifetime no dia 22.

A data do lançamento também coincide com a estreia exclusiva da série da ABC Marvel’s The Inhumans em cinemas IMAX.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Entretenimento

Zoe Saldana comemora retorno de ‘Avatar’: ‘Estou ficando velha’

Posted: 25 Apr 2017 09:08 AM PDT

A atriz Zoe Saldana comemorou o anúncio das datas de lançamento da aguardada sequência do sucesso de bilheterias Avatar, dizendo, de brincadeira, que não quer ficar “muito velha” e não ser capaz de fazer suas próprias cenas de ação no filme de aventura e fantasia. No final de semana, a página oficial da franquia no Facebook publicou uma foto do diretor James Cameron com uma equipe de produção e a legenda “Muito bom estar trabalhando com a melhor equipe do mercado! Avatar decola na medida em que nós começamos produção simultânea de quatro sequências. A jornada continua no dia 18 de dezembro de 2020, no dia 17 de dezembro de 2021, 20 de dezembro de 2024 e 19 de dezembro de 2025″.

Zoe Saldana falou sobre sua volta à pele azul de Neytiri em entrevista em Londres, durante a estreia do filme Guardiões da Galáxia Vol. 2 na segunda-feira à noite. “Estou feliz de finalmente ter chegado a hora porque… eu não quero ficar muito velha para gravar ou não vou conseguir fazer as cenas de ação”, disse a atriz, hoje com 38 anos. No primeiro filme, de 2009, ela tinha 30. “Se eu não me aquecer, eu não consigo fazer uma cena de ação nem que minha vida dependa disso.”

Ambientado no ano de 2154 na lua mágica de Pandora, e repleto de efeitos visuais, Avatar, que também foi estrelado por Sam Worthington e Sigourney Weaver, alcançou 2,8 bilhões de dólares nas bilheterias de todo o mundo, quebrando recordes. Uma sequência estava prevista inicialmente para 2014, mas foi adiada.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Entretenimento

Mais seis entidades aderem à greve geral; veja quem para

Posted: 25 Apr 2017 09:07 AM PDT

Até a tarde desta segunda-feira, mais seis sindicatos confirmaram que vão aderir à paralisação do dia 28 de abril, proposta pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras centrais sindicais contra às reformas trabalhista e previdenciária do governo do presidente Michel Temer.

Na última sexta-feira, sete sindicatos (dos metroviários, rodoviários, bancários, correios, servidores municipais, professores municipais e professores estaduais) haviam decidido fazer parte do protesto e paralisar suas atividades.

As centrais estão organizando um ato que começa às 17h no Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo, seguida de uma caminhada até a casa do presidente Temer. No dia 1º de maio, quando é celebrado o Dia do Trabalho, a CUT planeja um ato político na avenida Paulista. Veja quem para:

Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP)

Os professores das escolas privadas do estado de São Paulo confirmaram que vão aderir à greve geral na tarde da última sexta-feira. Os pedagogos estão fazendo um trabalho de mobilização que envolve visitas às escolas e distribuição de boletins, adesivos e camisetas.

Além de São Paulo, professores de outros estados também irão paralisar as atividades, como os docentes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Alagoas.

Federação dos Trabalhadores em Segurança e Vigilância Privada (Fetravesp)

Os trabalhadores dessa categoria também aderiram às paralisações da próxima sexta-feira. Em comunicado no site do sindicato, a federação pede que os trabalhadores participem do ato no Largo da Batata.

Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Mototaxista Intermunicipal do Estado de São Paulo (SindimotoSP)

O sindicato confirmou a participação nas paralisações e no ato do Largo da Batata, juntamente à União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)

A federação confirmou que vai paralisar as atividades durante o dia 28 de abril para aderir à greve geral. Os cinco sindicatos filiados à FNP também irão participar da paralisação, como o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista.

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon – SP)

O sindicato irá paralisar suas atividades no dia 28 de abril, para aderir à greve geral.

Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes / ABC 

Tanto o sindicato dos trabalhadores da região de São Paulo e Mogi das Cruzes, quanto os do ABC confirmaram que irão aderir à greve geral da próxima sexta-feira e participar da manifestação no Largo da Batata.

Sindicato dos Metroviários de SP

Os metroviários confirmaram a participação na greve. A paralisação será durante o dia inteiro. Os sindicalistas estão fazendo divulgação do ato nas estações de metrô e dentro dos vagões.

Sindicato dos Rodoviários

O Sindicato dos Rodoviários do ABC confirmou paralisação durante todo o dia 28 de abril. A greve irá atingir as empresas de ônibus de todas as cidades do Grande ABC.

Sindicato dos Bancários de SP e região

Os trabalhadores do sindicato também irão parar durante todo o dia de greve.

Sindicato dos Correios

O sindicato irá antecipar a greve para o dia 26 de abril, às 22h, e promete manterá a paralisação por tempo indeterminado. As reivindicações da categoria incluem críticas à gestão da empresa, como proibição de férias até maio de 2018, defasagem salarial e congelamento de contratações de funcionários desde 2011.

Sindicato dos Servidores Municipais de SP

O sindicato confirmou participação na greve geral do dia 28, mas ainda não determinou se a paralisação durará o dia inteiro.

Sindicato dos Professores Municipais (SINPEEM) e Estaduais (APEOESP):

As duas categorias irão parar durante todo o dia 28 de abril. O protesto será contra as reformas do presidente Michel Temer e a reposição salarial.

Sindicato dos Aeronautas

Os trabalhadores filiados ao Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) decidiram nesta segunda-feira entrar em estado de greve. A entidade realiza nova assembleia na quinta para decidir se adere à greve geral marcada para sexta-feira


Arquivado em:Economia

Sindicato de professores das escolas particulares adere à greve

Posted: 25 Apr 2017 08:56 AM PDT

Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), que representa os profissionais que atuam em escolas particulares, decidiu aderir à greve geral de sexta-feira, dia 28 de abril. A paralisação foi convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras centrais sindicais contra as reformas trabalhista e previdenciária do governo do presidente Michel Temer.

“Nem sempre é uma discussão fácil, mas muito necessária e que está surtindo efeito. Levantamento preliminar indica que já está confirmada a paralisação em cerca de 100 escolas. Esse número vai aumentar até o dia 28”, diz comunicado no site do sindicato.

 

Nos últimos dias, os professores estão fazendo trabalho de mobilização, que envolve visitas às escolas e distribuição de boletins, adesivos e camisetas. De acordo com o Sinpro-SP, quatro carros de som percorrem todas as zonas da cidade informando sobre a paralisação das atividades.

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp), que representa as escolas particulares da cidade, repudia a adesão dos professores à greve.

Para o Sinpro-SP, a greve é “um direito constitucional e um ato legítimo de uma categoria que é muito diversificada, mas encontrou unidade na luta em defesa das aposentadorias e dos direitos trabalhistas”.

Já o sindicato das escolas se diz a favor das reformas, que “devem ser implementadas para colaborar com o desenvolvimento do País”.

O movimento é apenas uma manifestação da CUT e seus sindicatos afiliados em defesa de seus interesses e causas políticas. Os professores da rede particular de ensino que se posicionarem a favor do movimento poderão ter seu dia de trabalho descontado da folha de pagamento”, informa o Sieeesp em seu site.

O presidente da Sieeesp, Benjamin Ribeiro, finaliza o comunicado dizendo que um posicionamento contrário ao do sindicato fica sob responsabilidade dos estabelecimentos de ensino.

Além de São Paulo, professores de outros estados também irão paralisar as atividades, como os docentes do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Alagoas.

Na próxima sexta-feira, dia da greve geral, as entidades sindicais realizarão um ato que começa às 17h no Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo, seguida de uma caminhada até a casa do presidente Temer. No dia 1º de maio, quando é celebrado o Dia do Trabalho, a CUT planeja um ato político na avenida Paulista.


Arquivado em:Economia

Relator muda regras de trabalho de grávidas e aeronautas

Posted: 25 Apr 2017 08:42 AM PDT

O relator da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), fez algumas alterações no texto final que será votado nesta terça-feira em comissão especial da Câmara dos Deputados. As mudanças foram anunciadas pouco antes do material começar a ser discutido na comissão.

Entre as mudanças previstas está a regulamentação do trabalho de gestantes e lactantes em locais insalubres. Hoje, elas não podem trabalhar em locais assim e devem ser transferidas para outra área. O texto anterior abria margem ao trabalho em local insalubre. "Ao invés de se restringir obrigatoriamente o exercício de atividades em ambientes insalubres, será necessária a apresentação de um atestado médico comprovando que o ambiente não oferecerá risco à gestante ou à lactante."

No texto, o relator diz que "para a autorização de trabalho de gestante ou lactante em ambiente insalubre, exige-se a apresentação de atestado médico que comprove que o ambiente não afetará a saúde do nascituro, além de não oferecer risco à gestação ou à lactação".

O relator também atendeu a uma demanda do Sindicato dos Aeronautas e proibiu que a categoria – que representa pilotos e comissários – pudesse ser contratada pelo modelo de trabalho intermitente. Essa é a modalidade de trabalho descontínuo, em que o empregado é remunerado por horas.

Os aeronautas aprovaram ontem em estado de greve contra mudanças previstas nas reformas da Previdência e trabalhista. A questão do trabalho intermitente era uma das reclamações da categoria em relação à reforma trabalhista.

Outras mudanças

Marinho também retirou do texto o artigo que mudava o cálculo de cotas para deficientes nas empresas. O artigo dizia que deviam ser retiradas do cálculo as vagas incompatíveis de serem cumpridas por deficientes físicos.

"Fomos convencidos das dificuldades em se definir quais as áreas que poderiam ser previamente excluídas da base de cálculo do percentual da cota de pessoas com deficiência ou reabilitadas que as empresas são obrigadas a contratar, bem como quanto à complexidade em se comprovar que o não cumprimento da lei por motivo alheio à vontade do empregador", diz o novo relatório da reforma trabalhista.

Terceirização

O texto também tenta ampliar salvaguardas para o trabalho terceirizado de modo a inibir a chamada pejotização – demissão de funcionários com carteira assinada para contratação de PJs (pessoas jurídicas) ou terceirizados.

No novo texto há um artigo dizendo que o "empregado que for demitido não poderá prestar serviços para esta mesma empresa na qualidade de empregado de empresa prestadora de serviços antes do decurso de prazo de dezoito meses, contados a partir da demissão do empregado".

No texto anterior, o prazo de 18 meses referia-se apenas à contratação de pessoas jurídicas, não falava de vínculo com empresa prestadora de serviços, as terceirizadas.


Arquivado em:Economia

Votação da reforma trabalhista começa em comissão; assista

Posted: 25 Apr 2017 08:41 AM PDT

A Câmara dos Deputados começa a discutir nesta terça-feira a reforma trabalhista. A reunião estava marcada para começar às 10h, mas começou depois das 11h30. O objetivo da base governista é votar o parecer do relator Rogério Marinho (PSDB-RN) hoje na comissão e levá-lo amanhã para o plenário da Casa.

Na semana passada, o plenário da Câmara aprovou requerimento de urgência para votação da proposta. Isso significa que não é possível pedir vista ou emendas à matéria na comissão especial que analisa o parecer.

O relatório da reforma trabalhista mexe em 100 pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O projeto dá força de lei aos acordos coletivos negociados entre empresas e trabalhadores em vários pontos.

Contrário às reformas trabalhista e da Previdência, a cúpula do PSB decidiu fechar questão sobre o assunto e orientar sua bancada a votar contra as duas propostas do governo.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras entidades sindicais estão convocando uma greve geral, em conjunto com movimentos sociais, contra as reformas propostas pelo governo Michel Temer (PMDB), inclusive a reforma trabalhista.

Acompanhe ao vivo a votação da reforma trabalhista na Câmara:

 

 


Arquivado em:Economia

Ministério Público denuncia Marcos Härter por agressão no BBB

Posted: 25 Apr 2017 08:32 AM PDT

A partir do relatório feito pela Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá, que na semana passada indiciou o médico Marcos de Oliveira Härter, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) decidiu denunciar o cirurgião plástico por agressão à estudante Emilly, então sua namorada, no Big Brother Brasil 17, da Globo. No entender do promotor de Justiça Gianfilippo Pianezzola, responsável pelo caso no MP-RJ,  as agressões físicas e psicológicas infligidas por Marcos a Emilly constituem “forma de violência doméstica e familiar”. Agora, o caso seguirá para o 3º Juizado Especial de Violência Doméstica, também em Jacarepaguá. Caberá ao juiz que o receber decidir se instaura ou não processo contra o ex-BBB.

Além do caso ocorrido cerca de dois dias antes de sua expulsão do reality show da Globo, quando encurralou Emilly em um canto da casa do Big Brother Brasil, gritou com ela, pôs o dedo em seu rosto e apertou seu pulso e seu cotovelo, levando-a a se queixar de dor, o MP-RJ menciona em nota beliscões que o médico teria dado na namorada “por motivo fútil” — ciúmes.

“O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ofereceu, nesta segunda-feira (24/04), denúncia contra Marcos de Oliveira Härter, participante do programa Big Brother Brasil 17, por dois delitos de lesão corporal. Ele é acusado de agredir a também participante do programa Emilly de Araujo Correa, durante as gravações”, diz texto enviado pelo MP-RJ a VEJA. “Segundo a denúncia, na festa Retrô, que aconteceu no programa, Marcos agrediu Emilly com fortes beliscões, que causaram um hematoma no braço esquerdo da vítima, por motivo fútil, que seria ciúmes. Em outro momento, o denunciado ofendeu novamente a integridade corporal de Emilly, com um apertão no antebraço direito, que acarretou um novo hematoma roxo. As lesões constam em Laudo de Corpo Delito.”

O texto termina citando o promotor de Justiça Gianfilippo Pianezzola, para quem “os crimes foram praticados no âmbito de uma relação íntima de afeto, já que Marcos mantinha um relacionamento amoroso com Emilly”. Segundo Pianezzola, “as agressões físicas e psicológicas suportadas pelas vítimas, causadoras de dano físico e emocional, consistem em forma de violência doméstica e familiar”.

Procurado pela reportagem, Gianfilippo Pianezzola não quis conceder entrevista.


Arquivado em:Entretenimento

Quadrilha usou fuzil .50 em assalto no Paraguai

Posted: 25 Apr 2017 08:30 AM PDT

Fuzil AR-50 apreendido depois de assalto milionário no Paraguai(Divulgação PF/VEJA)" description="">Fuzil .50, explosivo e dólares apreendidos com quadrilha que assaltou seguradora em Ciudad del Este(Divulgação PF/VEJA)" description="">Fuzil e pistola apreendidos após assalto no Paraguai(Divulgação PF/VEJA.com)" description="">Dólares roubados no Paraguai(Divulgação PF/VEJA)" description="">Carro usado por criminosos no assalto milionário em Ciudad del Este(VEJA/VEJA)" description="">Marcas de sangue em carro usado por bando que explodiu seguradora em Ciudad del Este(VEJA/VEJA)" description="">Agente do Grupo Especial de Operações do Paraguai morto em assalto à transportadora em Ciudad del Este(VEJA/VEJA)" description="">

A quadrilha que levou cerca de 120 milhões de reais (40 milhões de dólares) de uma seguradora de valores em Ciudad del Este, no Paraguai, usou pelo menos seis fuzis, um deles de calibre .50, além de dinamites, dois barcos, sete carros e outros armamentos no que pode ter sido o maior assalto da história do país. A Polícia Federal apreendeu primeiro munições .50 e depois chegou ao fuzil, em operação de captura com a Polícia Rodoviária Federal e as polícia Civil e Militar do Paraná, além das forças paraguaias.

O fuzil AR-50 A2 apreendido é de fabricação norte-americana e custa cerca de 3 500 dólares, algo em torno de 11 000 reais. A quantidade de explosivos se deve ao fato de a sede da multinacional Prosegur ser, até então, bastante fortificada – ela ficou destruída. No confronto, bandidos assassinaram um integrante do Grupo Especial de Operações do Paraguai. Por cerca de quatro horas na madrugada, eles incendiaram dezenas de carros, trocaram tiros pelas ruas da cidade e causaram pânico em moradores, como mostram vídeos obtidos pela reportagem.

Os investigadores ainda não sabem quantos integrantes a quadrilha arregimentou para o assalto. Estima-se que fossem setenta criminosos e que muitos ainda estejam escondidos nas matas.

Três criminosos morreram em dois confrontos em território brasileiro. Na fuga, parte da quadrilha se deslocou para Hernandarias, ainda em solo paraguaio, e depois atravessou em direção ao Brasil. Houve perseguição e um tiroteio entre viaturas policiais paranaenses e as picapes dos criminosos na estrada, perto de Itaipulândia, e outro nos arredores de um lago em São Miguel do Iguaçu. Dois suspeitos morreram na hora, e um terceiro foi socorrido, mas morreu no hospital.

Ao todo, oito assaltantes foram presos. As autoridades do Paraguai afirmam que o Primeiro Comando da Capital (PCC) está por trás da ação – o que ainda não é dado como certo por agentes da PF que trabalham em Foz do Iguaçu (PR) e monitoram a fronteira. Além da Polícia Nacional, o Paraguai enviou as Forças Armadas para a região.

No ano passado, um bando motorizado que teria integrantes do PCC e do Comando Vermelho provocou uma noite de terror em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã (MS), e emboscou com artilharia anti-aérea – no caso uma metralhadora Browning M2 .50 – o narcotraficante brasileiro Jorge Rafaat, então conhecido como “rei da fronteira”. Desde a morte dele, seguiu-se uma escalada de assassinatos na fronteira Brasil-Paraguai.


Arquivado em:Brasil, Mundo

Liga dos Campeões: Real confirma lesão e Bale não deve jogar semi

Posted: 25 Apr 2017 08:21 AM PDT

O Real Madrid divulgou nesta terça-feira o boletim médico de Gareth Bale, que voltava de lesão justamente contra o Barcelona, mas, novamente com dores, teve de ser substituído. Conforme exames, o galês sofre de uma lesão de grau 2 na perna esquerda e terá de tratá-la. Para o jornal Marca, a recuperação é de três a quatro semanas, deixando Bale de fora das semifinais da Liga dos Campeões.

A equipe de Zidane enfrentará o rival Atlético de Madri na semifinal, em jogos nos dias 2 e 10 de maio. O atacante pode não participar em nenhuma das partidas, mas há esperança para o segundo duelo, no Vicente Calderón, casa do Atlético.

Seu substituto natural vem sendo Asensio, que deve ser utilizado novamente nesses jogos. Além da competição continental, Bale será desfalque no Campeonato Espanhol, perdendo os jogos contra Deportivo La Coruña, Valencia e Granada.

(com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte, Placar

Polícia Civil faz reconstituição da morte de menino no Habib’s

Posted: 25 Apr 2017 08:16 AM PDT

A Polícia Civil faz na manhã desta terça-feira a reconstituição da morte de João Victor de Souza Carvalho, de 13 anos, ocorrida em frente a uma unidade do Habib’s em Vila Nova Cachoeirinha, na Zona Norte de São Paulo. Segundo Francisco Carlos da Silva, que representa a família de João Victor, serão testadas duas versões, a de testemunhas que relataram agressões por parte de funcionários do Habib’s e os próprios, que negam.

De acordo com as testemunhas, os empregados da lanchonete expulsaram João Victor do local e o agrediram do lado de fora do estabelecimento. Na versão dos funcionários, João foi repreendido após pedir esmolas aos clientes, saiu correndo e, na sequência, passou mal e desfaleceu.

Silva afirmou que ambos, testemunhas e funcionários, estão presentes no local e vão acompanhar a reprodução de suas versões. Além dos policiais civis, o Instituto de Criminalística (IC) e a Polícia Técnico-Científica também participam do procedimento. A morte ocorreu no último dia 26 de fevereiro e o laudo médico havia indicado complicações originadas pelo uso de drogas como a causa para o óbito.

O relatório médico combinava o abuso de substâncias ilícitas à condição cardíaca de João Victor, que teria “coração com hipertrofia miocárdica em ventrículo direito e esquerdo”. O exame identificou uso de lança-perfume e de substâncias análogas à cocaína, além de "ausência de lesões ou sinais hemorrágicos em região cervical", o que rejeitaria a hipótese de homicídio, segundo o delegado Antonio Celso Berna Peduti. “O laudo é categórico ao dizer que não houve agressão”, apontou.

A família e peritos independentes questionaram o laudo e pediram a exumação do corpo, o que ocorreu no último dia 3. Na data, foram refeitos todos os exames laboratoriais, bem como novas buscas para escoriações e análises de substâncias. A nova análise confirmou o laudo original.

O Ministério Público de São Paulo também abriu uma investigação contra a rede Habib's por infringir o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao divulgar boletins de ocorrência abertos contra João Victor. Segundo a promotoria, a empresa infringiu o ECA ao expor o garoto, através de comunicado à imprensa, em atos infracionais sem autorização da família e da Justiça.


Arquivado em:Brasil

Caso Isabella Nardoni: Anna Jatobá pede prisão semiaberta

Posted: 25 Apr 2017 07:51 AM PDT

A defesa de Anna Carolina Jatobá, madrasta da menina Isabella Nardoni, pediu à Justiça a progressão de regime da detenta – do fechado para o semiaberto nesta terça-feira. Anna está presa desde 2008. Em 2010, ela foi condenada a 26 anos e oito meses de prisão por homicídio triplamente qualificado e fraude processual.

Em 2008, Isabella Nardoni foi morta aos cinco anos de idade ao ser arremessada da janela do sexto andar de prédio no bairro do Carandiru, Zona Norte de São Paulo, onde morava Alexandre Nardoni, pai da menina.

Caso Isabella Nardoni

Segundo o Ministério Público, Anna esganou a enteada e Nardoni jogou o corpo da filha pela janela. Antes, o casal teria cortado uma tela de proteção da janela do apartamento.

Anna atualmente está presa na unidade Santa Maria Eufrásia Pelletier, em Tremembé, região metropolitana de São Paulo. Nardoni foi condenado a 31 anos, um mês e dez dias de prisão e também cumpre pena no Complexo Penitenciário de Tremembé.

Em 2013, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou um pedido para a realização de um novo júri.


Arquivado em:Brasil

Central ligada a Temer participará de greve contra reformas

Posted: 25 Apr 2017 07:44 AM PDT

Mesmo ligada ao PMDB, partido do presidente Michel Temer, a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) decidiu engrossar as fileiras da greve geral, marcada para sexta-feira (28) contra as reformas trabalhistas e da Previdência.

A central, que reúne cerca de 300 sindicatos e 15 federações, principalmente de trabalhadores autônomos e profissionais liberais, se colocou contrária às reformas. Para a entidade, não houve um debate adequado na sociedade civil sobre as mudanças.

Em nota, o presidente da CSB, Antonio Neto, afirmou que a reforma trabalhista irá sepultar os direitos dos trabalhadores. "Na prática, isso vai acabar com os direitos que estão estabelecidos na Constituição, como 13º salário, férias, licença maternidade, fundo de garantia, entre outros", disse.

Neto é filiado ao partido do governo e preside o PMDB Sindical –braço sindicalista dentro do partido de Temer. Nos bastidores, a central vem conversando com congressistas para que considerem alterações nos projetos de reformas, mas ainda não havia participado de protestos anteriores.

Para a próxima sexta-feira, a CSB orientou os sindicados e entidades filiadas a organizarem as bases para manifestações ou ao menos participarem em conjunto com outras centrais sindicais.

Na construção da greve geral, a entidade ligada ao PMDB estará ao lado da CUT, ligada ao PT, e a CTB , ligada ao PCdoB, por exemplo, partidos de forte oposição ao governo federal.


Arquivado em:Economia

IRPF: Mais de 10 mi ainda não entregaram declaração à Receita

Posted: 25 Apr 2017 07:40 AM PDT

A quatro dias do prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda, 10,2 milhões de contribuintes ainda não acertaram suas contas com a Receita Federal. O prazo vence às 23h59 de sexta-feira – nos outros anos, o contribuinte tinha o sábado e domingo para declarar.

Segundo a Receita, 18,1 milhões de contribuintes entregaram a declaração até as 11h desta segunda-feira. São esperadas 28,3 milhões de declarações neste ano.

As restituições começam a ser pagas em 16 de junho. O pagamento prossegue até dezembro para quem não caiu na malha fina.

A Receita prioriza a devolução da restituição para idosos, portadores de doenças graves e deficientes físicos.

Quem enviou a declaração primeiro – e não caiu na malha fina – também recebe antes a restituição. Entre os motivos para cair na malha fina estão erros no preenchimento da declaração, inconsistência de dados e omissão de rendimentos do contribuinte ou dependente.

Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa que varia de 165,74 reais a 20% do imposto devido.


Arquivado em:Economia

Time é obrigado a criar camisa só para jogar com o Barcelona

Posted: 25 Apr 2017 07:32 AM PDT

O Osasuna irá estrear um novo terceiro uniforme na partida contra o Barcelona, na próxima quarta-feira, pelo Campeonato Espanhol. O curioso no caso é que a nova camisa da equipe foi desenhada especialmente para este jogo. A produção do novo uniforme aconteceu a pedido da emissora de televisão que irá transmitir o jogo. De acordo com o site oficial do Osasuna, o clube foi avisado de que seu modelo principal (vermelho com detalhes azuis), e a segunda camisa (verde com detalhes azuis) iriam se confundir com as tradicionais cores do Barcelona.

Instagram Photo

A camisa laranja, de edição limitada, terá o slogan “Osasuna nunca se rende“. A equipe é a lanterna do Campeonato Espanhol com apenas 18 pontos ganhos, nove atrás do Leganés, 17º colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento. Já o Barcelona é o líder de La Liga com 75 pontos ganhos. A equipe vem de vitória por 3 a 2 contra o Real Madrid, no último domingo, e tomou a posição justamente do maior rival. O Real, porém, tem um jogo a menos no torneio.

Confira os dois uniformes do Osasuna, que não serão utilizados:

Camisa 1 do Osasuna

Primeira camisa do Osasuna (Site Oficial Osasuna/Divulgação)

Camisa 2 do Osasuna

Segunda camisa do Osasuna (Site Oficial Osasuna/Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

(com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte, Placar

Imagens do dia 25 de abril

Posted: 25 Apr 2017 07:25 AM PDT

(John B. Weller/Pew Charitable Trusts/Reuters)" description="Imagem divulgada pela organização Pew Charitable Trusts mostra pinguins na Antártica. A publicação realizada no Dia Mundial dos Pinguins, alerta para promoção da saúde e preservação das aves marinhas afetadas diretamente pelas mudanças climáticas - 25/04/2017">(Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)" description="Apicultores palestinos recolhem o mel em uma fazenda em Rafah, no sul da Faixa de Gaza - 25/04/2017">(Charles Platiau/Reuters)" description="Marine Le Pen, candidata à Presidência da França pelo partido de extrema-direita Frente Nacional Francesa (FN) fala com funcionários durante visita ao pavilhão de carnes no mercado internacional de alimentos de Rungis - 25/04/2017">(Himanshu Sharma/Reuters)" description="Mulher carrega potes de barro para os encher com a água nos arredores da cidade de Ajmer, no estado indiano do Rajastão - 25/04/2017">(STR/Reuters)" description="Homem vende leite fresco de cabra na parte traseira de uma minivan em Xi'an, província de Shaanxi, na China - 24/04/2017">(Odd Andersen/AFP)" description="A assessora e filha do presidente dos Estados Unidos Ivanka Trump, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Christine Lagarde e a chanceler alemã Angela Merkel participam de um painel de discussão na Cúpula de Empoderamento das Mulheres (W20) em Berlim, na Alemanha - 25/04/2017">(Kyodo/Reuters)" description="Militares norte-coreanos caminham na frente das estátuas de bronze do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, e do ex-ditador Kim Jong Il, em Pyongyang - 25/04/2017">(Arun Sankar/AFP)" description="Homem descansa em seu riquixá durante greve estadual em apoio aos agricultores em Chennai, na Índia - 25/04/2017">
Arquivado em:Galeria de Fotos