USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



segunda-feira, 24 de abril de 2017

Notícias

Notícias


As excentricidades do banqueiro socialista Emmanuel Macron

Posted: 24 Apr 2017 09:35 AM PDT

Uma declaração provocativa apenas três horas depois de anunciado o resultado do primeiro turno da eleição francesa já dá sinais do excêntrico comportamento do enfant terrible que poderá habitar o Palácio do Eliseu a partir do próximo mês. "Eu não tenho lição nenhuma a receber desse mundinho parisiense", disparou Emmanuel Macron, 39 anos, aos repórteres que o aguardavam na saída do restaurante La Rotonde, onde ele reuniu sua equipe de campanha e artistas para comemorar.

A lição a que os repórteres se referiam era a da famosa noitada de 6 de maio de 2007, quando Nicolas Sarkozy, então eleito presidente, reuniu amigos e celebridades do primeiro escalão para festejar a vitória no luxuoso restaurante Fouquet. O episódio foi deplorado pela imprensa e até mesmo por eleitores de Sarkozy como símbolo de um governo que se anunciava extremamente elitista, ou bling-bling, na expressão francesa.

O local escolhido por Macron no bairro Montparnasse não se compara em nada ao de Sarkozy – conta de 45 euros por pessoa no Rotonde contra 100 euros no Fouquet. Mas a clara irritação do jovem candidato com o paralelo estabelecido pelos repórteres dá uma pista de sua personalidade. A crítica ao "mundinho parisiense", ao qual diz não pertencer, remete a cidade de Amiens, onde nasceu, e a praia de Touquet, onde tem residência – ambas no extremo norte da França.

Filho de dois médicos, Macron passou a conviver com a capital ainda muito cedo, quando se mudou para cursar o fim do Ensino Médio e fazer alguns anos de escola preparatória. Em seguida mudou-se a Estrasburgo, onde frequentou uma das típicas instituições formadora da elite francesa, a Escola Nacional de Administração (ENA). Começou a carreira profissional como inspetor de finanças na burocracia estatal, mas logo saltou para uma carreira bem-sucedida como banqueiro no Rothschild & Cie, onde acumulou pouco mais de três milhões de euros em quatro anos.

A trajetória, se contada apenas por seu lado oficial, é a típica de um filho da classe média alta francesa, loira e de olhos azuis. Mas não faltam detalhes que dão ares de excentricidade à vida de Emmanuel Macron. Tanto na sua formação quanto em sua vida pessoal. Antes e durante os estudos para se tornar administrador, também mergulhou na literatura e na filosofia. Sua verdadeira paixão na adolescência era a poesia e o teatro.

Foi enquanto ensaiava e encenava a peça "Jacques et Son Maitre", de Milan Kundera, no palco da escola Providence, em Amiens, que conheceu a atual esposa, Brigitte, então professora de francês no mesmo estabelecimento. O romance com a professora sonhado por tantos adolescentes no mundo todo se tornou real para Emmanuel Macron, então com 16 anos, 20 a menos que Brigitte. Encantada pelos poemas escritos e interpretados pelo jovem aluno, ela larga marido e três filhos, poucos anos depois, para viver a relação. O namoro se torna oficial quando ele completa 18 anos. Emmanuel e Brigitte se casam em 2007. Ele hoje tem 39, ela 64.

A trajetória política de Macron também tem seus toques poucos convencionais: foi um militante ativo do Partido Socialista apenas na juventude, entre 2006 e 2009. Depois disso, se tornou muito mais próximo de algumas cabeças principais do partido do que um ativista, nunca tendo concorrido a qualquer cargo. Integrou principalmente os círculos que formulavam o pensamento econômico da nova esquerda francesa. Seu grupo ficou conhecido como Grupo do Rotonde – não por acaso o restaurante escolhido por Macron para celebrar a vitória na noite de domingo. Entre os economistas que fazem parte da irmandade e que frequentam o local estão Philippe Aghion, Gilbert Cette e Elie Cohen, que defendem um choque de competitividade na economia francesa aliado a um forte sistema de seguridade social.

Parecido com Lula?

Há apenas três anos, quando o então desconhecido jovem burocrata assumiu o Ministério da Economia por ter chamado a atenção de François Hollande, o resultado verificado na eleição do dia 23 de abril não era cogitado nem pelo mais ousado dos analistas. A trajetória meteórica se explica muito mais por uma mudança no eleitorado, ou no air du temps, como dizem os franceses, do que pela lógica política. Macron soube ler o momento e, em vez de de disputar a vaga de candidato do Partido Socialista, lançou o próprio partido – o que parecia loucura em uma república cujo sistema político não se move há décadas.

Olivier Duhamel, presidente da Fundação Nacional de Ciências Políticas da França, arrisca uma explicação, quando perguntado por VEJA como descreveria Macron para os brasileiros: "Macron é completamente o contrário de Lula quando ele se elegeu. Não falo de Lula de hoje, mas de quando foi eleito: quando ele chegou lá, foi a primeira vez que um operário chegava ao poder", ressalva Duhamel, antes de partir para uma interpretação mais psicológica do eleitor: "Há uma coisa em comum entre Macron e o 'primeiro Lula': eles reverteram o sistema. Eles mudam as coisas, fazem as coisas se mexerem. Na França, as pessoas se sentiam sufocadas, e agora parece que respiram".

Plano de governo

Ao se definir como "nem de esquerda nem de direita", Emmanuel Macron promete radicalizar as políticas que tentou implementar enquanto ministro, sempre enfrentando forte resistência do próprio Partido Socialista. Em economia, seu perfil é muito mais liberal e próximo da direita conservadora do que da esquerda: Macron quer corte de impostos, quer demissão de funcionários públicos, quer endurecer a fiscalização do generoso seguro-desemprego francês. Por outro lado, aproxima-se do discurso politicamente correto em quase todas as causas sensíveis ao eleitor de esquerda: quer um Estado eficiente para arrecadar mais e continuar a distribuir renda, como gostam os franceses.

O perfil de seu eleitorado, extremamente jovem e pouco identificado com a clivagem esquerda/direita, pode explicar sua ascensão. Um comício de Macron se parece mais com uma reunião de start-ups de tecnologia. Da roupa moderna dos militantes aos cartazes coloridos, tudo lembra uma campanha eleitoral americana. Os voluntários, em grande parte adolescentes, são chamados de "helpers", ou ajudantes, o que faria o francês mais tradicional tremer de indignação diante do ataque à língua pátria. Macron propõe justamente "desbloquear" o mercado de trabalho para formatos de emprego adaptados ao mundo das start-ups, com os trabalhadores independentes.

Aos eleitores mais tradicionais de esquerda, o apelo de Macron é a renovação com moderação. Jean-Claude Bonnet, engenheiro parisiense de 51 anos, sempre votou no Partido Socialista. "Agora vou de Macron, porque os outros candidatos estão aí há três ou quatro eleições e não trazem nada de novo", contou ele a VEJA no último comício do movimento En Marche! "Macron junta as boas ideias de esquerda e da direita e também quer integrar a sociedade civil ao governo. Ele propõe um compromisso entre um certo realismo econômico e o lado social", explica Bonnet.

Com a autoridade de ser um dos mais experientes analistas políticos da França, Olivier Duhamel crava sem receio: "Macron será eleito. Não há nenhuma dúvida sobre isso. A grande questão não é esta. A pergunta é: será que ele e os que forem ao seu lado vão fazer realmente alguma coisa para mudar o modo de governar este país? Isso ninguém sabe."


Arquivado em:Mundo

Peggy Whitson é a astronauta dos EUA com mais tempo no espaço

Posted: 24 Apr 2017 09:30 AM PDT

A americana Peggy Whitson, de 57 anos, se tornou a astronauta dos Estados Unidos com mais tempo no espaço. Na madrugada desta segunda-feira, Peggy acumulou 534 dias, 2 horas e 49 minutos na órbita da Terra. Somando as três missões de longa duração na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), a cientista superou a marca de Jeffrey Williams. O feito foi parabenizado nesta manhã pelo presidente americano Donald Trump e sua filha, Ivanka Trump em transmissão ao vivo da TV Nasa. Peggy ainda soma outros recordes sendo a primeira mulher a comandar a estação espacial, em 2007 e a astronauta dos EUA com mais idade a ir ao espaço.

Peggy também é a primeira mulher a comandar a ISS duas vezes e a com mais caminhadas espaciais, somando sete saídas, que acumulam 53 horas e 25 minutos fora da estação e de espaçonaves. A bioquímica foi ao espaço pela primeira vez em 2002 para trabalhar em diversas pesquisas da Nasa, participando das expedições 5 e 16 da agência espacial americana. Durante a conversa com o presidente e Ivanka, a astronauta explicou um de seus trabalhos, que consiste em converter urina em água potável. Eles ainda conversaram sobre a participação de mulheres na ciência, o uso militar de pesquisas espaciais e a ida à Marte.

Gennady Padalka

O recorde mundial do astronauta com maior tempo no espaço é do russo Gennady Padalka, com 878 dias. Padalka anunciou neste domingo sua decisão de se aposentar, informou o Centro de Preparação de Cosmonautas (CPC), da Rússia. Aos 58 anos, o cosmonauta estava disposto a participar em uma sexta missão à ISS e chegar aos mil dias no espaço, mas decidiu parar de trabalhar ao perceber que não seria selecionado pela agência espacial russa, Roscosmos, para mais uma ida ao espaço. Herói da Rússia desde 1999, Padalka foi incluído na lista de candidatos a cosmonauta em 1991 e viajou pela vez primeira ao espaço em 1998.


Arquivado em:Ciência

Greve do dia 28 deve afetar escolas e transporte; veja quem para

Posted: 24 Apr 2017 09:13 AM PDT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outras entidades sindicais estão convocando uma greve geral para o dia 28 em conjunto com movimentos. A paralisação é um protesto contra as às reformas trabalhista e da Previdência do governo Michel Temer (PMDB).

As centrais estão organizando um ato que começa às 17h no Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo, seguida de uma caminhada até a casa do presidente Temer . A CUT informa que não tem a expectativa de superar o público da manifestação da última greve geral, no dia 15 de março, mas paralisar as atividades do país durante o dia.

No dia 1º de maio, quando é celebrado o Dia do Trabalho, a CUT planeja um ato político na Avenida Paulista. Até agora, sete sindicatos se posicionaram sobre o assunto e confirmaram a participação na paralisação do dia 28; veja abaixo:

Sindicato dos Metroviários de SP

Os metroviários confirmaram a participação na greve. A paralisação será durante o dia inteiro. Os sindicalistas estão fazendo divulgação do ato nas estações de metrô e dentro dos vagões.

Sindicato dos Rodoviários

O Sindicato dos Rodoviários do ABC confirmou paralisação durante todo o dia 28 de abril. A greve irá atingir as empresas de ônibus de todas as cidades do Grande ABC.

Sindicato dos Bancários de SP e região

Os trabalhadores do sindicato também irão parar durante todo o dia de greve.

Sindicato dos Correios

O sindicato irá antecipar a greve para o dia 26 de abril, às 22h, e promete manterá a paralisação por tempo indeterminado. As reivindicações da categoria incluem críticas à gestão da empresa, como proibição de férias até maio de 2018, defasagem salarial e congelamento de contratações de funcionários desde 2011.

Sindicato dos Servidores Municipais de SP

O sindicato confirmou participação na greve geral do dia 28, mas ainda não determinou se a paralisação durará o dia inteiro.

Sindicato dos Professores Municipais (SINPEEM) e Estaduais (APEOESP):

As duas categorias irão parar durante todo o dia 28 de abril. O protesto será contra as reformas do presidente Michel Temer e a reposição salarial.

Sindicatos de professores particulares de vários Estados também analisam parar suas atividades.


Arquivado em:Economia

Blake Lively retruca repórter: ‘Perguntaria isso a um homem?’

Posted: 24 Apr 2017 08:35 AM PDT

Blake Lively não gostou nem um pouco de uma pergunta sobre seu figurino durante a passagem pelo tapete vermelho do Variety’s Power of Women, evento promovido pela revista americana para promover a igualdade de gênero, no último fim de semana, em Nova York. A atriz se irritou quando um jornalista perguntou sobre o look poderoso que ela estava usando, já que ela estava no local para combater a pornografia infantil, um dos temas deste ano, e não para falar de moda. “Você perguntaria isso a um homem?”, disse Blake, de acordo com o NY Daily News.

“Você quer falar sobre uma roupa hoje? Que tal falar sobre empoderamento feminino? Moda? Você não perguntaria a um homem o que é uma roupa poderosa. Eu sinto muito”, disparou a atriz ao ouvir a questão.

“Este é o momento em que nos tornamos mais conscientes, em que mudamos, e que apoiamos as mulheres. Então, você pode me fazer outra pergunta”, diz Blake em um pequeno vídeo do momento divulgado no Twitter.


Arquivado em:Entretenimento

Destaque do Chelsea, Kanté é eleito melhor jogador do Inglês

Posted: 24 Apr 2017 08:32 AM PDT

Atual campeão do Campeonato Inglês com o Leicester City, o volante francês N’Golo Kanté, atualmente no Chelsea, foi eleito o melhor jogador da Premier League pelo sindicato dos jogadores profissionais da Inglaterra (PFA, sigla em inglês).  “Estou muito orgulhoso com este prêmio! Isso é incrível”, escreveu em sua rede social, comemorando o prêmio. Aos 26, ele se tornou o quarto francês a conquistar o prêmio, depois de Eric Cantona (1994), David Ginola (1999) e Thierry Henry (2003, 2004).

Instagram Photo

O preenchimento do meio-campo, a presença dentro os gramados e a participação no trabalho de marcação da equipe de Antonio Conte o fizeram chegar ao prêmio. Com ele entre os 11, a equipe de Londres tem aproveitamento de 88,78% nos passes.

Volante do líder do campeonato, Kanté tinha forte concorrência ao prêmio, principalmente de jogadores de frente. Além dele, estavam na lista Eden Hazard, seu companheiro de equipe, Zlatan Ibrahimovic, do Manchester United e Alexis Sánchez, do Arsenal.

O Chelsea ocupa a primeira colocação do Campeonato Inglês, com 75 pontos, quatro a mais que o principal rival na briga pelo título, o Tottenham. O time volta a campo pelo torneio nesta terça-feira, às 15h45 (de Brasília), contra o Southampton, no Stamford Bridge.

(com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte, Placar

Equipe de Alonso na Indy não vence uma corrida há quase um ano

Posted: 24 Apr 2017 08:26 AM PDT

Fernando Alonso irá pilotar pela primeira vez um carro de Fórmula Indy no próximo dia 3 de maio, no início da preparação para as 500 milhas de Indianápolis, no fim do mês (28). Sua equipe, a Andretti, no entanto, não vem sendo eficiente nas provas recentes da categoria.

Ainda que a Andretti tenha conquistado o título da Fórmula Indy em 2004, 2005, 2007 e 2012, seus representantes não sobem no lugar mais alto do pódio há quase um ano. O último vencedor da equipe foi Alexander Rossi, justamente nas 500 milhas de Indianápolis, no dia 29 de maio de 2016.

Com três corridas realizadas na atual temporada, o melhor resultado da equipe foi um quarto lugar na primeira prova, com Ryan Hunter-Reay no Grande Prêmio de St. Petersburg.

Na temporada 2017, o melhor piloto da Andretti é justamente Ryan Hunter-Reay, sétimo colocado no geral, com 65 pontos. O líder da categoria é Sébastien Bourdais, da Dale Coyne Racing, com 117 pontos. O melhor brasileiro é Hélio Castroneves, da Team Penske, na sexta colocação, com 84 pontos.

(com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

IRPF: A 5 dias do prazo final, 11,8 mi não entregaram declaração

Posted: 24 Apr 2017 08:23 AM PDT

A cinco dias do prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda, 11,8 milhões de contribuintes ainda não acertaram suas contas com a Receita Federal. O prazo vence às 23h59 de sexta-feira – nos outros anos, o contribuinte tinha o sábado e domingo para declarar.

Segundo a Receita, 16,5 milhões de contribuintes entregaram a declaração até as 11h desta segunda-feira. São esperadas 28,3 milhões de declarações neste ano.

As restituições começam a ser pagas em 16 de junho. O pagamento prossegue até dezembro para quem não caiu na malha fina.

A Receita prioriza a devolução da restituição para idosos, portadores de doenças graves e deficientes físicos.

Quem enviou a declaração primeiro – e não caiu na malha fina – também recebe antes a restituição. Entre os motivos para cair na malha fina estão erros no preenchimento da declaração, inconsistência de dados e omissão de rendimentos do contribuinte ou dependente.

Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa que varia de 165,74 reais a 20% do imposto devido.


Arquivado em:Economia

Delatora diz que discutiu caixa dois pessoalmente com Dilma

Posted: 24 Apr 2017 08:17 AM PDT

A marqueteira Mônica Moura, delatora da Operação Lava Jato, afirmou nesta segunda-feira em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que tratou pessoalmente com a ex-presidente Dilma Rousseff de repasses para a campanha da petista por meio de caixa dois. As revelações de Mônica, casada com o marqueteiro e também delator João Santana, foram feitas em depoimento por videoconferência ao ministro Herman Benjamin, relator do processo que pode levar à cassação da chapa Dilma-Temer, reeleita em 2014.

De acordo com Mônica, a reunião em que ela e Dilma trataram de caixa dois ocorreu por volta de maio de 2014 no Palácio do Planalto, em Brasília. Na versão apresentada pela publicitária, os contatos com o PMDB e com o então candidato a vice, Michel Temer, se resumiam a preparações para os programas de TV. Ao ministro Herman Benjamim, ela disse que não conversou sobre valores não contabilizados com Temer.

Na campanha de Dilma Rousseff à reeleição, Mônica Moura afirmou que, na primeira conversa com Dilma, ficou acertado que detalhes sobre pagamentos não contabilizados ficariam sob responsabilidade do ex-ministro Guido Mantega, que atuaria como operador do caixa paralelo de campanha.

Conforme revelou VEJA, desde que começou a negociar uma delação premiada na Operação Lava Jato, João Santana e Mônica Moura se dispuseram a comprovar que a presidente cassada autorizou, ela mesma, as operações de caixa dois de sua campanha. As revelações jogam por terra uma versão mais amena de que Dilma apenas sabia do que acontecia nos bastidores das finanças eleitorais. Segundo a marqueteira afirmou ao ministro Herman Benjamin, a própria Dilma deu aval para que o caixa clandestino funcionasse. Ao ministro do TSE, a delatora ainda garantiu que Dilma sabia dos pagamentos realizados no exterior por meio de repasses da Odebrecht e afirmou que, uma das conversas, demonstrou preocupação sobre a segurança e vulnerabilidade dos pagamentos fora do Brasil.

Na última semana, ao juiz Sergio Moro, João Santana já havia detalhado a participação da Odebrecht como financiadora ilegal de campanhas eleitorais e dito que o ex-ministro Antonio Palocci indicou a empreiteira como uma espécie de caixa complementar da campanha. Segundo Santana, restos a pagar do caixa dois da campanha de Dilma em 2010 foram quitados pela Odebrecht em 2011 por meio de repasses à offshore Shellbill, na Suíça. Em 2011, foram pagos US$ 10 milhões no exterior, não só relativos à campanha de Dilma, mas também à do ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, além de adiantamentos para as campanhas municipais de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo e de Patrus Ananias à prefeitura de Belo Horizonte.

"Todos [no PT] sabiam [do caixa dois]. Os tesoureiros, os coordenadores de campanha. Era dito que os financiadores não querem fazer dessa maneira, 'não temos como fabricar dinheiro', 'existe uma cultura', existe uma doutrina de senso comum que o caixa dois existe dessa maneira", relatou João Santana a Sergio Moro na semana passada.


Arquivado em:Brasil, Política

Novo Rui Rei? Corinthians confirma interesse em atacante da Ponte

Posted: 24 Apr 2017 07:56 AM PDT

O presidente do Corinthians, Roberto de Andrade, confirmou que o clube tem interesse na contratação do atacante Clayson, da Ponte Preta, equipe adversária dos corintianos na decisão do Campeonato Paulista. O dirigente, entretanto, garante que as conversas com o jogador de 22 anos só irão avançar após a disputa do Estadual. “Vamos esperar o campeonato acabar e nos falamos novamente. Mas ele é um jogador que nos interessa bastante”, disse Roberto de Andrade, sem se preocupar com o fato de os clubes se enfrentarem na decisão.

Há 40 anos, um fato semelhante aconteceu. O Corinthians, com uma fila de 23 anos sem conquistas, enfrentava a Ponte Preta na decisão. No terceiro jogo da final, o atacante ponte-pretano Rui Rei foi expulso no começo da partida, que terminou com título corintiano. Após o torneio, ele foi contratado pelo Corinthians, clube que defendeu de 1978 a 1979 e depois em 1981.

Recentemente, o Corinthians emprestou o zagueiro Yago e o atacante Lucca para o time de Campinas e ambos são titulares da equipe de Gilson Kleina. Houve ainda uma negociação para a contratação de William Pottker, mas a diretoria corintiana desistiu do negócio após o atleta ser utilizado pela Ponte em um jogo da Copa do Brasil, o que impossibilitou o time poder escalar o atacante em eventuais fases seguintes da competição nacional.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

São Paulo acumula 30 eliminações em mata-matas em 10 anos

Posted: 24 Apr 2017 07:53 AM PDT

O empate por 1 a 1 com o Corinthians, no último domingo, na arena do rival, deixou o São Paulo fora da final do Campeonato Paulista e aumentou a série de eliminações em mata-matas. Nos últimos dez anos, foram 29 eliminações em competições nesse formato antes mesmo de se conseguir chegar à decisão, além de uma na Recopa Sul-americana, disputada em apenas duas partidas. A única campanha em que o clube chegou à decisão foi em 2012, quando venceu a Copa Sul-Americana diante do Tigre, da Argentina.

Na última semana, o São Paulo acabou fora da Copa do Brasil ao ser eliminado pelo Cruzeiro. Esse revés, junto com a derrota na semifinal do Estadual, fazem o clube somar em uma década (2007 a 2017) 30 derrotas em mata-matas. A conta inclui, além dos torneios regulares do calendário como Paulista, Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil, a Recopa Sul-americana de 2013, na qual o time perdeu para o Corinthians.

Entre 2007 e 2017, o São Paulo teve 11 eliminações no Campeonato Paulista, seis na Copa do Brasil, cinco na Sul-Americana e sete na Copa Libertadores. Todas foram antes de o time atingir a decisão destas competições. Neste formato, o clube ainda disputa a Sul-Americana neste ano. Na partida de ida da primeira fase, contra o Defensa y Justicia, da Argentina, houve empate sem gols fora de casa. O jogo de volta acontece no dia 11 de abril, no Morumbi.

Confira as eliminações do São Paulo nos últimos dez anos:

Campeonato Paulista

2017 – semifinal – para o Corinthians

16/04/2017 – São Paulo 0 x 2 Corinthians
23/04/2017 – Corinthians 1 x 1 São Paulo

2016 – quartas de final – para o Audax

17/04/2016 –  Osasco Audax 4 x 1 São Paulo

2015 – semifinal – para o Santos

19/04/2015 – Santos 2 x 1 São Paulo

2014 – quartas de final – para a Penapolense

26/03/2014 – São Paulo (4) 0 x 0 (5) Penapolense

2013 – semifinal – para o Corinthians

05/05/2013 – São Paulo (3) 0 x 0 (4) Corinthians

2012 – semifinal – para o Santos

29/04/2012 – São Paulo 1 x 3 Santos

2011 – semifinal – para o Santos

30/04/2011 – São Paulo 0 x 2 Santos

2010 – semifinal – para o Santos

11/04/2010 – São Paulo 2 x 3 Santos
18/04/2010 – Santos 3 x 0 São Paulo

2009 – semifinal – para o Corinthians

12/04/2009 – Corinthians 2 x 1 São Paulo
19/04/2009 – São Paulo 0 x 2 Corinthians

2008 – semifinal – para o Palmeiras

13/04/2008 – São Paulo 2 x 1 Palmeiras
20/04/2008 – Palmeiras 2 x 0 São Paulo

2007 – semifinal – para o São Caetano

15/04/2007 – São Caetano 1 x 1 São Paulo
21/04/2007 – São Paulo 1 x 4 São Caetano

Copa do Brasil

2017 – quarta fase – para o Cruzeiro

13/04/2017 – São Paulo 0 x 2 Cruzeiro
19/04/2017 – Cruzeiro 1 x 2 São Paulo

2016 – oitavas de final – para o Juventude

24/08/2016 – São Paulo 1 x 2 Juventude
22/09/2016 – Juventude 0 x 1 São Paulo

2015 – semifinal – para o Santos

21/10/2015 – São Paulo 1 x 3 Santos
28/10/2015 – Santos 3 x 1 São Paulo

2014 – terceira fase – para o Bragantino

30/07/2014 – Bragantino 1 x 2 São Paulo
13/08/2014 – São Paulo 1 x 3 Bragantino

2012 – semifinal – para o Coritiba

14/06/2012 – São Paulo 1 x 0 Coritiba
20/06/2012 – Coritiba 2 x 0 São Paulo

2011 – quartas de final – para o Avaí

04/05/2011 – São Paulo 1 x 0 Avaí
12/05/2011 – Avaí 3 x 1 São Paulo

Copa Sul-Americana

2014 – semifinal – para o Atlético Nacional

19/11/2014 – Atlético Nacional 1 x 0 São Paulo
26/11/2014 – São Paulo (1) 1 x 0 (4) Atlético Nacional

2013 – semifinal – para a Ponte Preta

20/11/2013 – São Paulo 1 x 3 Ponte Preta
27/11/2013 – Ponte Preta 1 x 1 São Paulo

2011 – oitavas de final – para o Libertad

19/10/2011 – São Paulo 1 x 0 Libertad
25/10/2011 – Libertad 2 x 0 São Paulo

2008 – segunda fase – para o Atlético-PR

12/08/2008 – Atlético-PR 0 x 0 São Paulo
27/08/2008 – São Paulo (3) 0 x 0 (4) Atlético-PR

2007 – quartas de final – para o Millonarios

10/10/2007 – São Paulo 0 x 1 Millonarios
24/10/2007 – Millonarios 2 x 0 São Paulo

Copa Libertadores

2016 – semifinal – para o Atlético Nacional

06/07/2016 – São Paulo 0 x 2 Atlético Nacional
13/07/2016 – Atlético Nacional 2 x 1 São Paulo

2015 – oitavas de final – para o Cruzeiro

06/05/2015 – São Paulo 1 x 0 Cruzeiro
13/05/2013 – Cruzeiro (4) 1 x 0 (3) São Paulo

2013 – oitavas de final – para o Atlético-MG

02/05/2013 – São Paulo 1 x 2 Atlético-MG
08/05/2013 – Atlético-MG 4 x 1 São Paulo

2010 – semifinal – para o Internacional

28/07/2010 – Internacional 1 x 0 São Paulo
05/08/2010 – São Paulo 2 x 1 Internacional

2009 – quartas de final – para o Cruzeiro

27/05/2009 – Cruzeiro 2 x 1 São Paulo
18/06/2009 – São Paulo 0 x 2 Cruzeiro

2008 – quartas de final – para o Fluminense

14/05/2008 – São Paulo 1 x 0 Fluminense
21/05/2008 – Fluminense 3 x 1 São Paulo

2007 – oitavas de final – para o Grêmio

02/05/2007 – São Paulo 1 x 0 Grêmio
09/05/2007 – Grêmio 2 x 0 São Paulo

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

Imagens do dia 24 de abril

Posted: 24 Apr 2017 07:49 AM PDT

(Ilya Naymushin/Reuters)" description="">(Adnan Abidi/Reuters)" description="">(François Guillot/AFP)" description="">(Brendan Smialowski/AFP)" description="">(John Macdougall/AFP)" description="">(Marko Djurica/Reuters)" description="">(Christophe Simon/AFP)" description="">(Mohammad Ponir Hossain/Reuters)" description="">(Evaristo Sa/AFP)" description="">
Arquivado em:Galeria de Fotos

Competição reúne ‘super humanos’ em SP

Posted: 24 Apr 2017 07:33 AM PDT

Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">Bodybuilding Pro(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">
Arquivado em:Galeria de Fotos

‘Velozes e Furiosos’ pode ganhar spin-off

Posted: 24 Apr 2017 07:18 AM PDT

Velozes e Furiosos 8 está bem próximo de ultrapassar a marca de um bilhão de dólares, com uma bilheteria mundial de 908 milhões de dólares em sua segunda semana de exibição. O sucesso estrondoso do filme fez com que a Universal voltasse a reavaliar planos de um spin-off da franquia, segundo conta a revista Variety.

Fontes da publicação afirmam que o estúdio está considerando um spin-off com os personagens Luke Hobbs de Dwayne Johnson, Decker Shaw de Jason Statham, e Cipher de Charlize Theron com o roteirista da franquia, Chris Morgan, responsável também pelo filme derivado.

Os planos para um spin-off são tão preliminares que nenhum roteiro foi escrito e os três atores estão longe de se assinarem um novo contrato, informa a Variety. A ideia surgiu pela primeira vez quando o personagem de Johnson entrou na franquia em Velozes e Furiosos 5, e alcançou uma popularidade imediata.

A adição de Charlize Theron está sendo considerada pelo estúdio depois do sucesso da vilã no filme mais recente, [ALERTA DE SPOILER] em que ela escapa no final, deixando um gancho para o seu retorno nos próximos longas da franquia [FIM DO SPOILER].  Enquanto o spin-off está em estágios muito iniciais, a Variety indica que ele seria centrado em Johnson e Statham se unindo para ir atrás da personagem de Charlize Theron.

A franquia de Velozes e Furiosos ainda tem mais dois filmes programados, o 9º para 2019, e o último e 1oº longa para 2021.

Bilheteria

Velozes e Furiosos 8 manteve a liderança nas bilheterias dos Estados Unidos no fim de semana, deixando outros filmes comendo poeira. Embora a renda norte-americana tenha recuado 61 por cento do primeiro para o segundo final de semana, Velozes 8 se manteve no topo, arrecadando 38,7 milhões de dólares.

A perda de público local (e a renda menor que a de Velozes 7, que lucrou mais de 250 milhões de dólares em seus dois primeiros finais de semana, contra os atuais 163,6 milhões do novo capítulo) é mais do que compensada pelo apelo internacional do filme. Um elenco rentável e diversificado, que inclui Dwayne Johnson, Vin Diesel e Charlize Theron, levou a aventura dirigida por F. Gary Gray a uma arrecadação quinzenal de 744,8 milhões nos EUA e mais 908,4 milhões no mundo.

O Poderoso Chefinho encerrou sua quarta semana em cartaz com 12,8 milhões de dólares, o que o coloca na segunda colocação. A Bela e a Fera se mantém em terceiro lugar com 9,9 milhões de dólares arrecadados.

Em quarto lugar surge o documentário Born in China, sobre pandas chineses. A produção da Disney arrecadou 5,1 milhões de dólares em sua estreia. Despedida em Grande Estilo caiu para a quinta posição com seus 5 milhões de dólares A comédia com Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin, que visa uma plateia mais velha, só viu uma redução de 20 por cento na venda de ingressos entre o segundo e o terceiro fim de semana de exibição.

 


Arquivado em:Entretenimento

Focus: economistas elevam previsão do PIB de 2017

Posted: 24 Apr 2017 06:49 AM PDT

Os economistas do mercado financeiro elevaram suas projeções para a atividade em 2017. Pelo Relatório de Mercado Focus divulgado na manhã desta segunda-feira a mediana para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano avançou de 0,40% para 0,43%. Há um mês, a perspectiva era de avanço de 0,47%. Para 2018, o mercado manteve a previsão de alta de 2,50%, a mesma de quatro semanas atrás.

Na ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na semana passada, os diretores do Banco Central afirmaram que os indicadores permanecem compatíveis com a estabilização da atividade econômica ao longo de 2017.

No relatório Focus desta segunda, as projeções para a produção industrial indicaram um cenário de recuperação neste e no próximo ano. O avanço projetado para 2017 passou de 1,26% para 1,36%. Há um mês, estava em 1,22%. No caso de 2018, a estimativa de crescimento da produção industrial foi de 2,28% para 2,50%, ante 2,10% de quatro semanas antes.

Balança comercial

Os economistas do mercado financeiro alteraram suas projeções para a balança comercial em 2017. A estimativa de superávit comercial este ano foi de 52 bilhões de dólares (cerca de 162 bilhões de reais) para 53 bilhões de dólares (165 bilhões de reais), ante 49,5 bilhões de dólares (154 bilhões de reais) de um mês antes. Na estimativa mais recente do BC, o saldo positivo de 2017 ficará em 51 bilhões de dólares (cerca de 159 bilhões de reais).

Para 2018, os economistas do mercado projetam um superávit comercial de 42 bilhões de dólares (131 bilhões de reais), igual ao cálculo da semana anterior. Há um mês, a expectativa era de 41,2 bilhões de dólares (cerca de 128 bilhões de reais).

O mercado alterou a estimativa de rombo nas contas externas em 2018, de 36,75 bilhões de dólares (cerca de 114 bilhões de reais) para 37 bilhões de dólares (115 bilhões de reais). Um mês atrás, o rombo projetado era de 36,5 bilhões de dólares (114 bilhões de reais).

Para os analistas consultados semanalmente pelo BC, o ingresso de Investimento Direto no País (IDP) será mais do que suficiente para cobrir o resultado deficitário, tanto em 2017 quanto em 2018. A mediana das previsões para o IDP em 2017 seguiu em 75 bilhões de dólares (234 bilhões de reais).

Para 2018, a perspectiva de volume de entradas de investimento direto, de acordo com o Focus, foi de 75 bilhões de dólares (234 bilhões de reais), ante 74 bilhões de dólares (cerca de 231 bilhões de reais) de quatro semanas antes.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Quadrilha faz roubo milionário na fronteira com Paraguai

Posted: 24 Apr 2017 06:45 AM PDT

Bandidos fortemente armados protagonizaram um roubo cinematográfico na madrugada desta segunda-feira na fronteira do Brasil com o Paraguai. Um grupo de ao menos 30 assaltantes invadiu a sede da transportadora de valores Prosegur em Ciudad del Este e fugiu para uma cidade vizinha levando cerca de 40 milhões de dólares (cerca de 120 milhões de reais).

Durante a ação criminosa um policial do Grupo Tático de Operações paraguaio e quatro pessoas ficaram feridas. A polícia local acredita que os assaltantes eram brasileiros, ligados a uma organização criminosa. O ataque durou cerca de quatro horas, entre 0h30 e 04h30 da manhã do horário local (1h30 e 5h30 em Brasília).

Os criminosos utilizaram granadas, fuzis e outras armas de fogo durante ao assalto. Os bandidos instalaram explosivos para destruir a entrada da sede da transportadoras. Além disso, ao menos 15 veículos foram incendiados pela cidade como forma de distração.

Veja também

A polícia do Alto Paraná, onde fica Ciudad del Este, desativou vários explosivos encontrados na rua. As explosões destruíram também uma casa residencial vizinha à sede da Prosegur. A polícia local está realizando buscas pelos criminosos na região com auxílio de helicópteros.

O governador de Alto Paraná, Justo Zacarías Irún, afirmou que o presidente paraguaio Horacio Cartes ordenou o envio de militares para auxiliar nas buscas. Irún acrescentou também que as atividades na cidade não foram afetadas e que as escolas e o comércio estão funcionando normalmente, mas reconheceu que será um dia “atípico”.

A Polícia Militar do Brasil ainda não interveio na investigação, mas acompanha o caso no país vizinho à distância. Segundo a sede da PM em Foz do Iguaçu, já há suspeitas de organizações criminosas que possam estar envolvidas no assalto, mas as informações ainda são sigilosas. Todos os pontos de fronteira entre o estado do Paraná e o Paraguai foram reforçados.


Arquivado em:Mundo

Âncora da CNN também acusa ex-CEO da Fox News de assédio

Posted: 24 Apr 2017 05:51 AM PDT

Alisyn Camerota, âncora do canal de notícias CNN, engrossa agora a lista de denúncias contra o x-CEO da Fox NewsRoger Ailes, suspeito de assédio sexual. Camerota afirmou neste domingo ter sido assediada por Ailes quando trabalhava na Fox News, se juntando a outras ex-funcionárias da emissora que o acusam de comportamento inapropriado. Segundo declarou em entrevista a Brian Stelter, seu colega na CNN, Ailes teria sugerido a ela que “se conhecessem melhor” em um hotel, para que fosse bem-sucedida na Fox News.

 

“Eu soube naquele momento que não iria para aquele hotel em nenhuma circunstância, mas eu não sabia o que isso significaria para mim ou minha carreira”, disse. A entrevista ampliou declarações dadas por Alisyn Camerota na semana passada, quando disse ter passado por “assédio emocional” na Fox e afirmou que a cultura da emissora tornava impossível acabar com esse tipo de comportamento. As alegações vêm apenas alguns dias depois de a empresa matriz da Fox, a Twenty-First Century Fox, cortar laços com a sua maior estrela, Bill O’Reilly, também por acusações de assédio sexual.

Outro lado

A advogada de Ailes, Susan Estrich, negou as alegações de Camerota. “Ailes nunca participou das conversas inapropriadas que ela agora alega terem acontecido, e nega vigorosamente esse relato fictício das interações entre os dois e sobre a política editorial da Fox News.”

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Entretenimento

Temer diz que não há mais espaço para ‘concessões’ em reformas

Posted: 24 Apr 2017 05:49 AM PDT

Em reunião no Palácio do Jaburu na noite deste domingo, com ministros e líderes da base aliada, o presidente Michel Temer (PMDB) afirmou que não haverá novas mudanças nos textos das reformas trabalhista e previdenciária. “Não há espaço para concessão”, avisou o líder do governo, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

O encontro durou três horas e serviu para a definição da estratégia final para a votação das duas reformas. Segundo o líder da maioria na Câmara, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), Temer disse que o governo considera os relatórios das reformas como produto final das negociações. A ordem, explicou Lelo, é começar as conversas finais com as bancadas e captar o sentimento dos deputados.

O parlamentar alegou que a reunião foi para fazer um “ajuste de procedimentos”, deixar claro que não haverá novas concessões nas propostas e envolver toda a base na reta final das votações das reformas. “Estamos no aquecimento da base. A base estava um pouco solta”, disse o peemedebista.

Além de Aguinaldo e Lelo, participaram do encontro no Jaburu o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o líder do governo no Congresso, deputado André Moura (PSC-SE), e os ministros Antonio Imbassahy (Governo), Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência) e Henrique Meirelles (Fazenda). A reforma trabalhista deve ser votada na terça-feira na comissão especial sobre o tema e ir para o plenário no dia seguinte.

Ministros

Nesta segunda-feira, Temer vai se reunir com os ministros que têm influência na Câmara para pedir que eles tenham “empenho máximo” nas conversas com os deputados. O presidente também pedirá que os ministros não agendem mais reuniões com os parlamentares em horário de votações importantes na Câmara.

Na visão de Temer, os textos das reformas foram construídos em diálogo com os partidos governistas. Portanto, segundo o presidente, “todos são responsáveis” pelas propostas. Ele vai dizer aos ministros no encontro desta segunda que é preciso resistir ao pleito de categorias mais mobilizadas, mantendo inalterado o relatório do deputado Arthur Maia (PPS-BA).

“Divisor de águas”

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fez uma apresentação sobre a reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI), realizada em Washington, nos Estados Unidos, na semana passada, e destacou que a economia brasileira já dá sinais positivos. Segundo o ministro, as reformas vão consolidar os avanços dos últimos meses.

Para Meirelles, a aprovação da reforma da Previdência será um “divisor de águas” no processo de recuperação da economia brasileira. De acordo com ele, há uma “grande expectativa” no exterior sobre o tema.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Economia, Política

Congressistas que devem R$ 3 bi à União propõem perdão de débitos

Posted: 24 Apr 2017 05:46 AM PDT

Mesmo com a crise que abate parte da arrecadação no país, congressistas tentam se beneficiar do perdão de débitos com à União, que chegam a R$ 3 bilhões. Eles negociam alterações da Medida Provisória (MP) do Programa de Regularização Tributária (PRT), que institui novas regras para o parcelamento de débitos com a Receita Federal.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o projeto que converte a MP em lei deve estar concluído próximo ao mês de maio. O relator, que acumula uma dívida de R$ 67,8 milhões em nome de suas empresas, é o relator Newton Cardoso Júnior (PMDB-MG).

Uma das mudanças propostas prevê uma escala de descontos para multas e juros da dívida que, dependendo do valor, pode chegar a 90% de desconto. De acordo com a Folha, outra, propõe a alteração do índice de juros usado na correção dos débitos e até mesmo o aumento do prazo para o parcelamento das dívidas.

Veja também

Ao todo, parlamentarem submeteram 376 emendas ao texto enviado pelo Executivo, sendo que quase metade delas partiu de congressistas devedores e outra parcela (37%) foi apresentada por deputados que se elegeram com doações de empresas devedoras, segundo o jornal.

A publicação fez ainda um levantamento via Lei de Acesso à Informação mostrando que, na Câmara, 291 deputados devem R$ 1 bilhão em nome próprio, empresas controladas pelos mesmos ou em companhias que são sócios. Já no Senado, apenas o senador Zezé Perrella (PMDB-MG) aparece como corresponsável por uma dívida de R$ 1,7 bilhão. Além de Zezé, outros 46 senadores totaliza cerca de R$ 2 bilhões em débitos.

Os deputados e senadores afirmam, contudo, que não há interesses privados nas atuações no PRT e negaram conflitos de interesses.

 


Arquivado em:Economia

Marilia Mendonça desabafa: ‘Conheci o ódio de gente frustrada’

Posted: 24 Apr 2017 05:22 AM PDT

Em geral discreta, a cantora Marilia Mendonça soltou o verbo contra aqueles que a discriminam por estar fora dos padrões de beleza. "Sobrevivi a gente que difamou meu corpo, minha voz, o meu cabelo", escreveu, em um verdadeiro textão postado nas redes sociais neste domingo. "Conheci o ódio de gente frustrada e invejosa a que ainda não consigo dar um nome", diz em outro trecho do post, em que também cita a onda atual de suicídio de jovens.

A cantora sertaneja inicia o texto agradecendo ao público de Araçoiaba da Serra (SP), onde se apresentou no fim de semana, e falando de amor, para depois passar aos haters. "Como sentir amor é bom. Como é bom saber que existem pessoas maravilhosas como vocês de Araçoiaba da Serra e de tantos lugares por onde passo. Olhar esses olhos brilhantes e sorrisos verdadeiros e poder agradecer a Deus por hoje enxergar só amor. Estamos vivendo momentos difíceis no nosso mundo, momentos de depressão, de suicídios quase em série, de gente que se olha no espelho e não se ama… Os dias chegam cada vez mais cinza, e hoje eu quero te falar sobre o que eu vivi… Sempre fui uma pessoa muito querida na escola, na família, com os amigos…"

A onda de suicídio juvenil serve como gancho para Marilia falar de suas próprias dores. "Em tempos de 'Marilia Mendonça', conheci um tipo de amor diferente que ultrapassa fronteiras, chamado fã, mas também conheci o ódio de gente frustrada e invejosa a que ainda não consigo dar um nome  (pois nada é tão feio e triste que se possa nomear)…"

Depois, como uma mensagem de estímulo, ela diz que superou os haters. "Eu sobrevivi, sabia? Sobrevivi a gente que difamou meu corpo, minha voz, o meu cabelo… sobrevivi a gente que desacreditou, que xingou, que odiou quando me viu feliz num relacionamento totalmente puro e planejado por Deus, que desejou que eu morresse em um dia em que simplesmente adoeci… sobrevivi à falta da minha família, à falta do meu quarto, à falta dos meus amigos… E tô aqui, firme e forte e feliz, dizendo com todas as letras… Feche seus olhos e finja demência para quem não tem amor para dar, abra seu coração e o seu sorriso para quem faz como Araçoiaba fez hoje: te ama e te recebe do jeito mais bonito que tem… Obrigada, Deus! Obrigada, Araçoiaba!"

Instagram Photo


Arquivado em:Entretenimento

Oito modelos acusam donos da revista Playboy de assédio

Posted: 24 Apr 2017 05:01 AM PDT

Um grupo de oito modelos acusa os responsáveis pela publicação da revista Playboy no Brasil de assédio sexual. A informação foi dada no programa Fantástico, da TV Globo, domingo.

Segundo elas, em troca de trabalho, o empresário André Luís Sanseverino, um dos donos da publicação no país, teria proposto sexo e pedido fotos delas nuas. As denunciantes haviam participado da festa de relançamento da revista como “coelhinhas da Playboy”, em agosto do ano passado, em Florianópolis (SC), e disseram que nunca mais foram chamadas depois de recusarem os pedidos.

Após a festa, Sanseverino teria enviado mensagens às modelos condicionando, segundo elas, novas oportunidades na revista em troca de sexo.

Outro dono da editora, Marcos Aurélio de Abreu Rodrigues e Silva, também teria assediado as modelos durante a festa.

As modelos entraram com processo contra os dois empresários pedindo indenização por danos morais e lucros cessantes. Ao Fantástico, os dois sócios negaram ter assediado as mulheres.

RESPOSTA

A revista é editada atualmente pela PBB Entertainment, que, em nota, afirmou à TV Globo que André Sanseverino foi afastado por tempo indeterminado. Confirma a nota na íntegra:

“A PLAYBOY BRASIL declara que repudia toda forma de desrespeito contra a mulher. 

Informamos que decidimos pelo total afastamento do sócio André Sanseverino, por prazo indeterminado, de quaisquer atividades relacionadas à PLAYBOY.

Assim, qualquer declaração dada por André Sanseverino não reflete em absolutamente nada os valores da PLAYBOY. O mesmo encontra-se afastado da empresa e não responde mais pela mesma.

Acreditamos de forma franca e honesta que ele deverá colaborar para elucidar os fatos até que as denúncias sejam apuradas.

A PLAYBOY, ao longo de sua história, vem coadjuvando em defesa e em busca da liberdade e empoderamento das mulheres, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. E não será diferente neste momento.

Atenciosamente,
PBB EDITORA S.A”


Arquivado em:Brasil, Entretenimento