USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



domingo, 23 de abril de 2017

Notícias

Notícias


Imagens da semana (17 a 21 de abril)

Posted: 23 Apr 2017 09:13 AM PDT

Protestos contra Nicolás Maduro em Caracas(Marco Bello/Reuters)" description="">Manifestantes tentam invadir o Congresso Nacional(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)" description="">Michel Temer e Sérgio Moro(Pedro Ladeira/Folhapress)" description="">Comissão Especial da Reforma da Previdência(Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados)" description="">João Doria beija a mão do Papa Francisco(Prefeitura de São Paulo/Divulgação)" description="">O papa emérito Bento XVI bebe cerveja, no Vaticano. Bento XVI completou 90 anos no domingo (16). (Foto: Osservatore Romano/Reuters)(Osservatore Romano/Reuters)" description="">Macaco bebe água em torneira na Índia(Foto/AFP)" description="">Theresa May discursa no Parlamento(PRU/AFP)" description="">Tiroteio na Champs Élysee em Paris(Christian Hartmann/Reuters)" description="">Casal em frente à torre Eiffel em Paris(Ludovic Marin/AFP)" description="">Nave é lançada no cosmódromo de Baikonur no Cazaquistão(Shamil Zhumatov/Reuters)" description="">Imagens do dia - Crianças deslocadas brincam em Mosul(Muhammad Hamed/Reuters)" description="">Menina brinca de corda na Síria(Omar Haj Kadour/AFP)" description="">Imagens do dia - Menino montado em burro carrega água em Al Hudaydah, Iémen - 17/04/2017(Stringer/AFP)" description="">Crianças tomam banho em uma bacia na Índia(Adnan Abidi/Reuters)" description="">Imagens do dia - Deslizamentos em Manizales, na Colômbia(Santiago Ozorio/Reuters)" description="">Lixão no Sri Lanka(Ishara S. Kodikara/AFP)" description="">Pato procura por comida na neve(Karl-Josef Hildenbrand/DPA/AFP)" description="">Imagens do dia - Ciclistas durante a corrida Fleche Wallone indo de Binche para Mur de Huy, na Bélgica - 19/04/2017(Philippe Lopez/AFP)" description="">Neymar lamenta desclassificação do Barcelona da Liga dos Campeões, após empate com a Juventus(Sergio Perez/Reuters)" description="">
Arquivado em:Galeria de Fotos

Acidente em show de Luan Santana

Posted: 23 Apr 2017 08:25 AM PDT

A apresentação do cantor Luan Santana em Catanduva, na madrugada deste domingo, por pouco não terminou em tragédia. Uma parte do palco desabou momentos antes do show, deixando seis pessoas feridas – nenhuma com gravidade, embora uma tenha quebrado a perna e outra teve um descolamento de rótula. Elas foram medicadas e liberadas. Santana atrasou o início do espetáculo por uma hora até que o Corpo de Bombeiros local fizesse a remoção das vítimas e analisasse as condições do palco e desse OK para o início do espetáculo. Os bombeiros também farão uma perícia para solucionar as causas do acidente.

Segundo a organização, o acidente aconteceu numa espécie de mini-camarim localizado no lado direito do palco. “Ele cedeu e as meninas caíram uma sobre as outras”, relata a jornalista Mara Gabas, que compareceu ao espetáculo juntamente com sua filha adolescente. Santana e a banda ainda não tinha entrado – ele estava atendendo os fãs. Uma das possibilidades do desabamento pode ter sido as chuvas constantes que caíram na cidade dias antes da apresentação de Luan Santana. “Mas isso é somente a perícia que irá decidir”, justifica Claudio Romagnolli, diretor do Clube Rodeio Os Bravos de Catanduva, que organizou o evento. Houve também um pequeno tumulto por parte do público, que pensou que o show teria de ser cancelado. Quando o Corpo de Bombeiros finalmente autorizou a entrada de Santana, ele atuou num espaço reduzido do palco. Abaixo, trechos da apresentação e o desabafo de Luan Santana.


Arquivado em:Brasil

Coreia do Norte detém terceiro cidadão dos EUA, diz agência local

Posted: 23 Apr 2017 07:42 AM PDT

A Coreia do Norte prendeu um cidadão dos Estados Unidos na sexta-feira, informou a agência de notícias sul-coreana, elevando para três o número total de americanos detidos pelo país isolado. O homem, um coreano-americano de 50 anos identificado apenas pelo sobrenome Kim, esteve na Coreia do Norte há um mês, informou a Yonhap no domingo. Ele foi preso no Aeroporto Internacional de Pyongyang quando tentava deixar o país.

Kim era ex-professor na Universidade Yanbian de Ciência e Tecnologia (YUST), informou a Yonhap, citando fontes anônimas. Um funcionário do Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul disse que não estava ciente da detenção relatada. A Coreia do Norte mantém detidos dois norte-americanos.

Otto Warmbier, um estudante de 22 anos, foi detido em janeiro do ano passado e condenado a 15 anos de trabalho duro por um tribunal norte-coreano ao tentar roubar uma bandeira de propaganda.

Em março de 2016, o coreano-americano Kim Dong Chul, 62, foi condenado a 10 anos de trabalho duro por subversão.

O missionário norte-americano Kenneth Bae foi preso em 2012 e condenado a 15 anos de trabalho duro por crimes contra o Estado. Ele foi libertado dois anos depois.


Arquivado em:Mundo

Morre atriz do seriado Happy Days

Posted: 23 Apr 2017 07:27 AM PDT

Erin Moran, atriz que ficou famosa ao interpretar a personagem Joanie, do seriado Happy Days, foi encontrada morta na tarde de sábado pela polícia de Harrison, estado de Indiana. Ela tinha 56 anos e as causas de seu falecimento ainda não foram divulgadas. Erin tinha catorze anos quando entrou para o seriado de Happy Days, seriado que durou de 1974 a 1984. O programa se passava na década de 50 e revelou o cineasta Ron Howard (que fazia Richie, irmão mais velho de Joanie) e o ator Henry Winkler (o motoqueiro Fonzie). Pouco conhecido no Brasil, foi uma série de sucesso nos Estados Unidos – ao ponto de, em 1994, ser revivida no clipe Buddy Holly, do grupo de rock Weezer.

Em 1982, Erin saiu do elenco de Happy Days para estrelar Joanie Loves Chachi. Era uma história paralela à do seriado, na qual ela vivia o dia-a-dia de casada com Cachi (Scott Baio), primo do personagem Fonzie. O show, no entanto, durou apenas uma temporada, e ambos os personagens voltaram a integrar o elenco de Happy Days. Erin não conseguiu nenhum outro papel de destaque após esses dois programas, vivendo de participações ocasionais em outros seriados. Ela também passou por problemas financeiros. Sete anos atrás, Erin e o resto do elenco de Happy Days processaram a CBS, que exibia o seriado, pedindo uma porcentagem sobre as vendas de merchandising em relação ao programa. O pedido inicial foi de dez milhões de dólares, mas a emissora concordou em pagar 65 000. Ultimamente, Erin morava num trailer. Henry Winkler, seu companheiro de elenco em Happy Days, postou a seguinte mensagem: "Você finalmente vai encontrar a paz que desejou ardentemente em vida.”


Arquivado em:Entretenimento

Empresas citadas na Lava Jato demitiram quase 600 mil em 3 anos

Posted: 23 Apr 2017 07:08 AM PDT

A recessão, a queda do preço do petróleo, a redução dos gastos do governo e a Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção envolvendo a Petrobrás, empreiteiras e agentes do governo, tiveram efeito devastador no emprego. Levantamento do jornal “Estado de S. Paulo” com dez das maiores empresas citadas na Lava Jato mostra que, somente entre funcionários diretos e terceirizados dessas companhias, o corte de vagas entre o fim de 2013 (antes da deflagração da Lava Jato, em março de 2014) e dezembro de 2016 foi de quase 600 mil pessoas. Analistas apontam que o efeito foi ainda maior, quando se consideram as vagas indiretas.

Empresas do setor de óleo e gás, como a Petrobrás, foram afetadas pela redução da cotação do petróleo, que hoje está próxima de US$ 50. Já as grandes construtoras e incorporadoras tiveram de lidar com o alto endividamento da população, que deixou de comprar imóveis, e com a conclusão – ou interrupção – de projetos de infraestrutura, diante da deterioração das contas do governo.

A conta de 600 mil postos de trabalho fechados mostra um impacto considerável – equivalente a 5% do total de pessoas que entraram na fila do desemprego entre 2013 e 2016, que foi de 11,2 milhões. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o total de desocupados no País era de 1,1 milhão em dezembro de 2013; no fim de 2016, o número havia crescido para 12,3 milhões.

Após um período de longa bonança, as companhias envolvidas na Lava Jato vivem momentos de dificuldade e tentam se reestruturar. As construtoras Queiroz Galvão, Engevix, OAS e Mendes Júnior estão entre as que pediram recuperação judicial. A Sete Brasil, empresa criada pela Petrobrás para a construção de sondas de petróleo, está na mesma situação.

Os cortes de vagas são impressionantes, diz Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), porque muitos projetos de expansão se basearam em previsões pouco realistas. Pires afirma que, após a descoberta do petróleo do pré-sal, instalou-se um clima de euforia que levou à tomada de decisões de governo – e de negócio – sem sentido econômico.

Pires cita como exemplos a determinação de que a Petrobrás fosse operadora dos campos do pré-sal e a criação da Sete Brasil. “A Petrobrás não tinha condições de fazer o trabalho de exploração sozinha. Essa decisão espantou investimentos estrangeiros que hoje seriam bem-vindos”, frisa o diretor do CBIE. O sinal verde para a construção das sondas do pré-sal, lembra Pires, foi baseada em uma previsão de produção de quase 5 milhões de barris de petróleo por dia até 2020. Em 2013, a projeção foi reduzida a 4,2 milhões; dois anos depois, houve novo corte, para 2,8 milhões de barris diários.

Essa falta de critério, segundo o economista Sérgio Lazzarini, professor do Insper, influenciou o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que acelerou a concessão de empréstimos, e também o Banco do Brasil e a Caixa, que inflaram o crédito mesmo quando a economia já dava sinais de exaustão. “O que essa gastança nos trouxe de benefícios? Acho que esse modelo de desenvolvimento mostrou que é preciso dosar a participação do Estado na economia”, diz Lazzarini.

Os efeitos colaterais da Lava Jato – o desemprego, a revelação de intricados esquemas de corrupção e o abalo à reputação de grandes companhias – levaram, pelo menos momentaneamente, a uma mudança no curso da economia. Hoje, diz o professor do Insper, o lema é a redução de gastos públicos e a abertura de vários setores a investimentos externos, entre eles infraestrutura e companhias aéreas.

A manutenção deste caminho não é garantida, na visão de Lazzarini. Ele acredita que ainda há risco de uma “guinada” populista no País como reação à crise. “Basta ver o que aconteceu nos Estados Unidos, com Donald Trump. Quando se olham os candidatos para a eleição presidencial de 2018, é muito difícil fazer uma previsão para onde vamos.”

 

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

O clássico Real Madrid x Barcelona em números

Posted: 23 Apr 2017 06:51 AM PDT

Válido pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol, o clássico Real Madrid e Barcelona, neste domingo, às 15h45 (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu, em Madri, pode definir o campeonato. O Real é líder do Espanhol, com 75 pontos, e tem um jogo a menos. O Barcelona tem 72 pontos e se vencer poderá seguir na briga pelo título. Um dos maiores duelos do planeta, o clássico se caracteriza pelas grandes cifras em todos os planos:

3,3

É a média de gols dos jogos entre Real Madrid e Barcelona na Liga. No século XXI, em 48 jogos disputados, apenas uma das partidas acabou com um empate sem gols, em novembro de 2002.

29

São os gols de Lionel Messi, artilheiro do Campeonato Espanhol. O uruguaio Luis Suárez é o segundo, com 24, seguido pelo português Cristiano Ronaldo, com 19 gols.

21

É o recorde absoluto de gols marcados por Messi em todos os duelos entre os clubes, superando o mítico jogador merengue Alfredo Di Stéfano, com 18. Cristiano é o terceiro, com 16 gols marcados no rival.

24 contra 32

É o número de títulos da Liga Espanhola levantados respectivamente por Barcelona e Real Madrid, desde a criação do torneio em 1929. Os dois times somam dois terços do total de troféus da história.

Veja também

55

O número de jogos que o Real Madrid marcou pelo menos um gol. Desde o empate sem gols contra o Manchester City, nas semifinais da Liga dos Campeões de 2016, os merengues não ficaram uma partida sem marcar.

82 contra 91

São os melhores ataques da Liga, respectivamente Real Madrid e Barcelona, que tem um jogo a mais.

115

Ano de disputa entre as equipes, desde 13 de maio de 1902. A palavra clássico foi introduzida pela imprensa, substituindo o termo “Madrid-Barça”.

233

É o número de clássicos oficiais, com 93 vitórias para o Real, 91 vitórias para o Barça e 49 empates.

650 milhões

É o número estimado de telespectadores que vão acompanhar a partida neste domingo, segundo a Liga Espanhola. O jogo vai ser televisionado em 185 países e 650 jornalistas foram credenciados para cobrir o evento.

679 milhões de euros contra 620 milhões de euros

São os valores dos negócios de Barcelona e Real Madrid, respectivamente, para a temporada 2015/2016, segundo dados comunicados pelos clubes. Segundo a consultora Deloitte, os clubes estão na lista dos 5 primeiros clubes que mais faturam no mundo.

81.044

É o número de lugares do estádio Santiago Bernabéu, inaugurado em 1947. O Camp Nou, inaugurado 10 anos depois, conta com 99.354 lugares.

(Com AFP)


Arquivado em:Esporte, Placar

Memória: 10 clássicos Real Madrid x Barcelona históricos

Posted: 23 Apr 2017 06:49 AM PDT

Válido pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol, o clássico Real Madrid e Barcelona, neste domingo, às 15h45 (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu, em Madri, pode definir o campeonato. O Real é líder do Espanhol, com 75 pontos, e tem um jogo a menos. O Barcelona tem 72 pontos e se vencer poderá seguir na briga pelo título. Os clássicos entre o Barcelona e o Real Madrid são sempre grandes, mas alguns dos 233 jogos disputados ficaram marcados na história:

1. O primeiro

O “Madrid Foot-Ball Club” e o “Foot-Ball Club Barcelona” se enfrentaram pela primeira vez dia 13 de maio de 1902, em Madri, pelas semifinais da Copa da Coroação, futura Copa do Rei. O Barcelona venceu por 3 a 1.

2. Empate com 12 gols

Em um jogo de desempate das semifinais da Copa do Rei de 1916, os times empataram em 6 a 6.

3. O primeiro da Liga

Na primeira temporada da Liga, em 1928/29, o Real Madrid venceu no primeiro turno por 2 a 1 na Catalunha, mas no segundo confronto os catalães venceram por 1 a 0, em Madri.

4. O mais sombrio

No dia 13 de junho de 1943 o ambiente era de tensão. O Real Madrid goleou o Barcelona por 11 a 1 nas semifinais da Copa do Rei. O jogo aconteceu ainda contagiado pela guerra civil espanhola (1936-1939) e alguns historiadores afirmam que jogadores do Barcelona foram ameaçados.

5. O jogo de Di Stéfano

Com a transferência de Alfredo Di Stéfano nos anos 1950, a rivalidade ganhou corpo. O argentino poderia ter defendido o Barcelona, mas escolheu morar na capital. Di Stéfano se tornou do Real por uma decisão judicial. O Barça perdeu por 5 a 0 com dois gols do atacante, em seu primeiro clássico, em outubro de 1953.

6. O jogo de Cruyff

O primeiro clássico de Johan Cruyff mudou o destino do Barcelona. O time venceu por 5 a 0 no Bernabéu, dia 17 de fevereiro de 1974. Nesta temporada, o Barcelona voltou a vencer a Liga, depois de 14 anos sem títulos.

7. As revanches

Nos anos 1990, o Dream Team catalão treinado por Cruyff venceu o Real Madrid por 5 a 0, em janeiro de 1994. No ano seguinte, os madrilenhos se vingaram com outro 5 a 0, liderado pelo dinamarquês Michael Laudrup, ex-jogador do Barcelona.

8. O mais quente

Em 2002, o Camp Nou recebeu como traidor o português Luis Figo, contratado por Florentino Pérez para o Real Madrid, vindo do Barcelona, em 2000. Vaiado do início ao fim, o primeiro “Galático” não conseguiu bater um escanteio por causa dos objetos lançados da arquibancada. A partida foi paralisada e o jogo acabou empatado, sem gols.

9. O mais difícil

Na última década, o Barcelona emplacou várias vitórias seguidas:  6 a 2 no Bernabéu, em maio de 2009, e 5 a 0 no Camp Nou, em novembro de 2010. Mas uma das mais doloridas foi a derrota por 4 a 0 sofrida pelo Real Madrid, dia 21 de novembro de 2015, quando o técnico Rafael Benítez foi demitido, e em seu lugar assumiu o francês Zinedine Zidane.

10. O mais recente

Em dezembro de 2016, o Barcelona recebeu o líder Real Madrid, que tinha seis pontos de vantagem na classificação. O Barcelona marcou com o uruguaio Luis Suárez, aos 8 minutos do segundo tempo, mas Sergio Ramos empatou aos 45 minutos da etapa final. O time de Zidane ficou 40 jogos sem perder na temporada, novo recorde na Espanha.

(Com AFP)


Arquivado em:Esporte, Placar

Vídeos: Terrorista esfaqueia quatro em hotéis de Tel Aviv

Posted: 23 Apr 2017 06:37 AM PDT

Um palestino de 18 anos feriu neste domingo com uma faca pelo menos quatro israelenses em Tel Aviv, Israel.

O agressor entrou em um hotel e atacou duas pessoas. Então, fugiu pela porta giratória e se dirigiu a outro estabelecimento, onde atacou outros dois cidadãos israelenses até ser contido.

 

Assista aos vídeos:

 

 

 

 

“Eu estava com meu marido um cliente”, contou Jacqueline, de 70 anos e uma das vítimas. “Então alguém chegou e olhou para mim. Eu perguntei o que ele queria e logo depois ele me atacou na orelha com algo e saiu correndo. Meu marido o perseguiu e o pegou do lado de fora, segurando o moço até que a polícia chegasse. O terrorista me cortou com um instrumento afiado”.

As vítimas ficaram levemente feridas e foram levadas ao centro médico de Ichilov.

O agressor é da cidade palestina de Nablus e, acredita-se, estava motivado pela causa nacionalista. Depois de detido, ele foi submetido a um interrogatório.


Arquivado em:Mundo

Procuradores apuram vídeos que incentivam jovem a se mutilar

Posted: 23 Apr 2017 06:15 AM PDT

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo investiga a divulgação de vídeos com “jogos perigosos” para crianças e adolescentes nas redes sociais. Os canais estimulam automutilação e suicídio. Os promotores acionaram o Google, empresa responsável pelo YouTube, onde os vídeos estão hospedados. Donos desses canais chegam a lucrar até R$ 20 mil mensais com publicidade.

O assunto ganhou repercussão nos últimos dias com relatos de suicídios e automutilações pelo País supostamente ligados ao jogo virtual Baleia-Azul, que incentivaria esse tipo de prática. Os casos mobilizaram escolas, famílias e a polícia, que investiga se o jogo existe e quem seriam os responsáveis por estimular as agressões.

No último mês, a Procuradoria Regional do Direito do Cidadão já conseguiu remover 11 vídeos que estimulam jovens a se ferirem ou se matarem, com base no critério de maior popularidade. Sobre o Baleia-Azul, o MPF paulista informou que ainda não abriu investigação.

O objetivo do MPF agora é fazer com que o YouTube tenha maior controle sobre os conteúdos, além de estudar eventual responsabilização da empresa caso não remova os vídeos.

“Se a empresa propicia essas situações (divulgação dos vídeos), discutimos se pode ser considerada corresponsável por elas. Estamos recebendo cada vez mais casos deste tipo. É um problema que a tecnologia criou e ainda não se sabe como lidar”, diz o procurador Pedro Antonio de Oliveira Machado.

A investigação sobre os canais que divulgam os desafios teve início neste ano. Isso ocorreu após uma entidade que denuncia estes vídeos, o Instituto Dimicuida, de Fortaleza, ter apontado ao MPF a existência de ao menos 19 mil vídeos com este tipo de conteúdo na internet.

Uma reunião entre os procuradores, o Google e a entidade deve acontecer ainda neste mês, com o propósito de buscar novos mecanismos para filtrar os vídeos. Uma das queixas a serem analisadas é a demora para que eles sejam removidos, mesmo depois de denúncias.

Explicações. Ao Estado, o Google disse que não comenta o caso específico do inquérito. Já ao MPF informou que o Youtube é uma plataforma de hospedagem e não faz controle prévio do conteúdo. Destacou ainda que, a cada segundo, cerca de uma hora de novos conteúdos é gerada e enviada . Segundo a empresa, o site é voltado a maiores de 18 anos ou usuários sob supervisão de adultos responsáveis. Ainda há, acrescenta, canais dentro do próprio site para denúncias.

O inquérito faz menção direta a pelo menos quatro canais no YouTube com desafios perigosos – todos com mais de 1 milhão de seguidores. Segundo o site Social Blade, de estatísticas sobre canais de vídeos, conteúdos acessados por esta quantidade de pessoas rendem até R$ 20 mil mensais. As publicações mostram desafios como o jogo do enforcamento, que pode levar ao suicídio, e congelamento com desodorante, que causa queimaduras no corpo.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Eleições presidenciais na França

Posted: 23 Apr 2017 06:11 AM PDT

Eleições presidenciais na França(Joel Saget/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Benjamin Cremel/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Frederick Florin/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(François Lo Presti/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Frederick Florin/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Jeff Pachoud/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Jean-Sebastien Evrard/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Christophe Archambault/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Eric Feferberg/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Christophe Archambault/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Christophe Archambault/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Alain Jocard/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Charles Platiau/Reuters)" description="">Eleições presidenciais na França(Charly Triballeau/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Georges Gobet/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Philippe Lopez/AFP)" description="">Eleições presidenciais na França(Bertrand Guay/AFP)" description="">
Arquivado em:Galeria de Fotos

Militantes são detidas após tentarem boicotar voto de Le Pen

Posted: 23 Apr 2017 05:53 AM PDT

A polícia francesa deteve neste domingo um grupo de militantes do movimento Femen que tentou boicotar o voto da candidata ultradireitista à presidência da França Marine Le Pen, em seu reduto eleitoral de Hénin-Beaumont, no norte de França.

Uma dúzia de militantes dessa organização feminista apareceu no colégio eleitoral da líder da Frente Nacional (FN) com os seios descobertos e usando máscaras de Marine, de seu pai, Jean-Marie, e dos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, da Síria, Bashar Al Assad, e dos Estados Unidos, Donald Trump.

O forte esquema de segurança que estava no local interrompeu rapidamente a ação do grupo.

A presidente do FN já tinha sido alvo das militantes do Femen na última segunda-feira, quando uma ativista invadiu o palco da sala Zenith de Paris enquanto Marine pronunciava um discurso, ou em 1 de maio de 2015, durante uma marcha com simpatizantes da extrema também na capital francesa.

(Com Agência EFE)


Arquivado em:Mundo

Revistas e poucas urnas eletrônicas marcam eleição francesa

Posted: 23 Apr 2017 05:43 AM PDT

Na manhã em que 28,5% dos eleitores franceses foram às urnas para o primeiro turno da presidencial, a escola de Ensino Básico Houdon, localizada a poucos metros da célebre Praça Pigalle, em Paris, trocou a alegria habitual das 317 crianças que frequentam as aulas por um hostil aparato de segurança. Para acessar as duas seções eleitorais abrigadas no edifício, é preciso apresentar documento na entrada e passar por revista em bolsas e mochilas.

Agentes de uma empresa privada contratados especificamente para a votação se encarregam de autorizar ou não a entrada de cada pessoa, que em seguida passa pela única porta da escola aberta ao público, garantindo que não haja acesso por nenhuma outra entrada. O gradil diante da calçada, que em tempos normais serve apenas para evitar a travessia de crianças pela rua pouco movimentada, também foi reforçado.

O esquema de segurança, que se repete em maior ou menor grau em todos os 64.000 locais de votação em todo o país, faz parte do esforço para evitar ataques terroristas, mas não afugenta os eleitores. No primeiro balanço da votação divulgado ao meio-dia do horário local pelo Ministério do Interior revela uma ligeira alta no comparecimento, com presença de 28,5% das 47 milhões de pessoas habilitadas a votar – pouco mais que os 28,2% verificados no mesmo horário na eleição de 2012.

O termo de comparação que muitos analistas utilizam para se mostrar otimistas quanto a este número não é a eleição anterior, mas o pleito de 2002, que apresentou abstenção recorde nas urnas.

Nos últimos dias, os principais institutos de pesquisa previram um índice de abstenção potencialmente elevado para a eleição deste domingo, entre 27% e 28%. O índice se aproxima do recorde de 28,4% verificado no pleito de 2002. Por coincidência, esta foi a única vez que um candidato do partido de extrema-direita radical Frente Nacional se qualificou para o segundo, a exemplo do que pode se repetir este ano. Na ocasião, o candidato era Jean-Marie Le Pen, pai de Marine Le Pen.

Urnas eletrônicas em queda

Apenas 64 dos mais de 35.000 municípios estão utilizando urnas eletrônicas. E a implantação do voto eletrônico não está em alta, pelo contrário: este ano serão 15 cidades a menos do que na eleição de 2007, quando a expansão das urnas eletrônicas foi proibida.

Na eleição daquele ano, após oito dos 12 candidatos pedirem o fim do voto eletrônico, foi determinada uma moratória na expansão do método, considerado pouco confiável e transparente. Os municípios que já haviam adotado o voto através das máquinas, podem continuar. É o caso de Rosny-Sous-Bois, na periferia de Paris.


Arquivado em:Mundo

Coreia do Norte ameaça afundar porta-aviões dos EUA

Posted: 23 Apr 2017 05:21 AM PDT

A Coreia do Norte ameaçou afundar um porta-aviões dos Estados Unidos, neste domingo, para demonstrar força militar. Dois navios da Marinha japonesa se juntaram a um grupo dos EUA para exercícios no Mar das Filipinas, de acordo com o site FoxNews.com.

“Nossas forças revolucionárias estão prontas para combater um porta-aviões de propulsão nuclear americano com um único ataque”, informou o jornal Rodong Sinmum, do Partido dos Trabalhadores do país.

Na semana passada, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, prometeu uma "resposta esmagadora em caso de ataque" da Coreia do Norte. Em visita ao Japão, ele classificou o regime comunista de Kim Jong-un como a "ameaça mais perigosa e urgente para a paz e a segurança na Ásia Pacífico".

O vice americano garantiu que o governo de Donald Trump vai manter o esforço com aliados como Japão, China e outras potências globais para exercer pressão econômica e diplomática sobre Pyongyang. Vestindo um uniforme militar verde, Pence discursou a bordo do porta-aviões USS Ronald Reagan, estacionado no Japão. Ele realiza uma visita de dois dias ao país depois de ter passado pela Coreia do Sul.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo

Lula levou proposta a Cuba, diz delator da Odebrecht

Posted: 23 Apr 2017 05:02 AM PDT

O executivo da Odebrecht João Carlos Mariz Nogueira relatou em delação premiada ter presenciado, em 2014, em Cuba, conversa entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o representante do Itamaraty Marcelo Câmara, na qual o petista teria afirmado ter levado ao presidente cubano, Raúl Castro, uma proposta da empreiteira que ajudaria a viabilizar uma linha de crédito para a construção de uma zona franca industrial. A obra seria um anexo do Porto de Mariel, que também foi construído pela Odebrecht. O negócio, porém, não foi levado adiante.

O ex-presidente estava no país para ministrar palestras que contavam com financiamento da construtora. O delator diz ter acompanhado e instruído Lula a fazer a proposta em reunião com o então enviado do Itamaraty Marcelo Câmara. Ao fim da passagem pela ilha, o petista teria dito ao representante do Ministério das Relações Exteriores que Castro gostou da proposta elaborada pela Odebrecht.

Em 2015, uma reportagem da revista Época revelou que um telegrama foi enviado por Câmara ao Brasil, indicando que Lula teria tratado sobre a proposta da empreiteira com o líder cubano e que, em seguida, falaria sobre o assunto com a então presidente Dilma Rousseff.

Segundo o delator, após a conclusão do Porto Mariel, o governo cubano havia “provocado” a Odebrecht para construir uma zona franca industrial no país. No entanto, havia restrições do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a respeito da obra. Para liberar os créditos, segundo o executivo, o banco exigia o “robustecimento das garantias”.

“Como eu era diretor de crédito à exportação, coube a mim explicar ao ex-presidente Lula as alternativas que nós vislumbrávamos – nós, Odebrecht – para contribuir a questão das garantias. Tínhamos vislumbrado quatro ou cinco alternativas para essas garantias”, relatou.

Reunião. As instruções teriam sido passadas pelo executivo da Odebrecht ao ex-presidente já na viagem a Cuba, na mesma época em que Lula teria dado palestras na ilha financiadas pela empreiteira. Em uma reunião no hotel Meliá, em Havana, com a presença do representante da Embaixada brasileira e diretores da Odebrecht, o petista teria pedido uma “atualização” de “quais são os investimentos”.

“Quando se tratou o tema das garantias, eu fiz a exposição pra ele. Ele entendeu e eu pedi que pudesse explicar ao presidente Raúl Castro e a Dilma Rousseff e, adicionalmente, pedi um dialogo direto entre os líderes. Estávamos propondo objetivamente algumas soluções sendo que duas ou três delas a gente participava. Havia um interesse empresarial objetivo”, relatou.

Uma das proposições para a viabilização das linhas de crédito pelo BNDES envolvia a compra de nafta – matéria-prima para a indústria petroquímica – pela Braskem, do grupo Odebrecht. De acordo com Mariz Nogueira, a empresa poderia comprar nafta cubana “e depositar parte do dinheiro devido a Cuba em uma conta garantia para acessar o financiamento brasileiro”.

O executivo enxergava dificuldade de aprovação do BNDES, que não queria que a “conta garantia ficasse em Cuba”, e por isso, alega ter pedido ao ex-presidente para haver um “acordo para destravar a questão”.

“Eu me lembro que o presidente Lula quando estava embarcando ou prestes a embarcar no avião, conversou com esse representante da Embaixada Marcelo Câmara e disse: �eu conversei com o presidente Raúl Castro, ele gostou da alternativa nafta�… Que nós compraríamos a nafta cubana”, conclui o delator. Ele ainda diz ter ouvido de Lula que “conversaria com a presidente Dilma” sobre o assunto.

Mariz Nogueira relatou que o projeto acabou não sendo levado em frente porque “os cubanos voltaram a insistir em garantia soberana, ou em conta dentro de Cuba”, e ainda avaliou que a Odebrecht teria sido surpreendida pelos “problemas de produtividade” da nafta em Cuba.

Defesas. O Estado entrou em contato com a defesa de Lula, mas não obteve resposta. A reportagem também tentou contato com Marcelo Câmara, mas ele não foi localizado.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Tese defendida por ministro do STF traz incertezas à Lava Jato

Posted: 23 Apr 2017 04:43 AM PDT

Defendida pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), a tese de restringir a aplicação do foro privilegiado aos crimes relacionados estritamente ao cargo ocupado pelo político traz incertezas sobre a tramitação dos inquéritos recém-abertos na Corte com base nas delações da Odebrecht.

Os ministros do STF discutirão a questão no dia 31 de maio, quando está previsto o julgamento de uma ação penal, sob a relatoria de Barroso, contra o atual prefeito de Cabo Frio, Marcos da Rocha Mendes (PMDB), por crime eleitoral. Ele é acusado de ter distribuído notas de R$ 50 e carne aos eleitores para se eleger prefeito nas eleições de 2008. Como Mendes mudou de função de 2008 para cá, seu caso foi remetido para diversas instâncias.

No despacho de 10 de fevereiro, quando remeteu ao plenário do Supremo uma questão de ordem na qual pretende limitar a aplicação do foro, Barroso não previu as possibilidades múltiplas que se apresentariam depois nos inquéritos autorizados pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, com base nas delações da Odebrecht.

No STF, a ideia de Barroso tem sido tema de conversas internas e é vista como “proposta possível” para desafogar o tribunal por meio de interpretação interna, sem iniciativa do Legislativo. No entanto, há críticas nos bastidores sobre a possibilidade de a proposta aumentar os problemas de conflito de competência. Isso porque as investigações precisariam apontar, desde o início, de forma muito clara, como se deu a atuação da autoridade e o período determinado, para delimitar se o ato foi durante o exercício do mandato. Muitas vezes, na Lava Jato, a clareza sobre o momento e a forma do crime é obtida já com o inquérito em andamento.

Segundo integrantes da Corte ouvidos pela reportagem, não está claro o que aconteceria com os inquéritos que vão apurar casos de caixa 2 e propina com uso do dinheiro na campanha eleitoral de candidatos que não ocupavam cargos que traziam o foro privilegiado.

Por uma interpretação restritiva da proposta do ministro, esses procedimentos de investigação poderiam ser remetidos para outras instâncias, pois foram cometidos antes do início do mandato dos políticos. É o caso por exemplo de inquérito aberto contra o senador Humberto Costa (PT-PE), que teria recebido R$ 591.999 na campanha eleitoral de 2010, antes de assumir o cargo. Ele nega irregularidades.

Também não é possível concluir o que aconteceria em casos que envolvem autoridades que mudaram de cargo, mas tinham e continuam ter prerrogativa de foro no STF. Por exemplo, o hoje senador Edison Lobão (PMDB-MA) será investigado por suspeitas de crime de quando era ministro de Minas e Energia no governo Lula.

Procurado, Barroso disse que não se pronunciaria.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Real e Barcelona se enfrentam sem Neymar em campo

Posted: 23 Apr 2017 04:33 AM PDT

Real Madrid e Barcelona fazem neste domingo, no estádio Santiago Bernabéu, às 15h45 (de Brasília), mais um clássico decisivo. A partida é válida pela 33.ª das 38 rodadas do Campeonato Espanhol. Com uma vitória, o time da casa praticamente garantirá o título. O Real lidera o campeonato com 75 pontos, em 31 partidas. O Barça, que tem uma partida a mais, soma 72 pontos. Neymar, suspenso, não está relacionado para partida.

Novamente Cristiano Ronaldo e Messi estarão frente a frente. O português terá a companhia de Bale, retornando de lesão. O argentino, porém, não poderá contar com brasileiro suspenso após a expulsão no jogo contra o Malaga. O atacante ironizou o árbitro e foi suspenso por três jogos pelo Comitê da Competição da Liga Espanhola. O Barça tenta até o último momento manobra no tribunal para obter efeito suspensivo da punição, mas, pelo histórico dos tribunais espanhóis, as chances de sucesso são reduzidas.

Cristiano Ronaldo vive excelente fase e marcou 12 gols nas últimas 11 vezes em que entrou em campo, pelo Real e pela seleção portuguesa. Messi é o artilheiro do Espanhol – 29 gols. No clássico, ambos têm números expressivos. O atacante português fez 16 gols em 26 jogos contra o adversário. O argentino enfrentou os madrilenhos 33 vezes e marcou 21 gols.

O jogo tem todos os ingredientes de uma decisão e está sendo aguardando com expectativa mundial. “É clássico que para o mundo”, disse Marcelo. “Todos querem jogar essa partida e as pessoas têm falado muito nela.” A Fox Sports mostra ao vivo.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

Candidatos vão às urnas na França sob forte esquema de segurança

Posted: 23 Apr 2017 04:08 AM PDT

Os franceses vão às urnas neste domingo para decidir o novo presidente sob forte esquema de segurança. Uma operação de guerra foi montada para que os candidatos pudessem votar neste domingo. A participação do eleitorado francês no primeiro turno das eleições presidenciais chegou a 69,42% às 17h (horário local, 12h de Brasília) de hoje, número ligeiramente inferior ao do pleito anterior, em 2012, indicou neste domingo o Ministério do Interior. Há cinco anos, nesse mesmo horário, tinham votado 70,59% dos eleitores, em eleições que acabaram com uma forte participação, de quase 80%.

O candidato de extrema esquerda à presidência da França Jean-Luc Mélenchon votou na Câmara Municipal do 10º distrito de Paris acompanhado de seus principais colaboradores de campanha. Sorridente e bem tranquilo, Mélenchon depositou seu voto na urna após ter se tornado a grande surpresa em uma campanha que o levou a quase 20% das intenções de voto nas pesquisas.

A exemplo dos outros candidatos que já votaram – o social liberal Emmanuel Macron, o conservador François Fillon e a ultradireitista Marine Le Pen -, a chegada de Mélenchon ao colégio eleitoral aconteceu sob fortes medidas de segurança.

A candidata ultradireitista à presidência de França Marine Le Pen votou neste domingo no primeiro turno das eleições em seu reduto eleitoral de Hénin-Beaumont, no norte do país, onde também pretende continuar durante todo o dia. Acompanhada do prefeito da cidade, Steeve Briois, também da Frente Nacional (FN), Marine votou em meio a uma grande expectativa da imprensa

O presidente da França, François Hollande, votou em seu reduto eleitoral de Tulle, no departamento de Corrèze (centro do país), nas eleições presidenciais marcadas por sua renúncia a concorrer à reeleição. Hollande votou logo depois das 10h (horário local, 5h em Brasília) em um colégio eleitoral de Tulle, localidade da qual foi prefeito, e onde conta com um forte apoio popular.

O presidente anunciou no dia 1º de dezembro que não tinha intenção de concorrer à reeleição para um novo mandato, devido a seus fortes índices de impopularidade. A decisão de Hollande representou um marco na 5ª República francesa (instaurada em 1958), ao se tornar o primeiro presidente que desiste de concorrer à reeleição. Seu correligionário e candidato pelo Partido Socialista, Benoît Hamon, que segundo as pesquisas deve ser o grande derrotado deste primeiro turno das eleições, votou praticamente na mesma hora que Hollande em Trappes, na periferia de Paris.

(Com Agência EFE)

 


Arquivado em:Mundo

Caso tríplex: documentos reforçam o elo entre Léo Pinheiro e Lula

Posted: 22 Apr 2017 07:18 PM PDT

Documentos que mapeiam ligações entre Lula e ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, viagens de carros do Instituto Lula e emails de reuniões que teriam ocorrido entre os dois são algumas das provas que o empreiteiro deve usar para provar que o tríplex no Condomínio Solaris, no Guarujá, pertence ao petista. Os arquivos, anexados pelo Ministério Público Federal à ação penal do tríplex, foram obtidos pelo blog do jornalista Fausto Macedo, do Estadão.

Emails revelam agendas de reuniões entre Pinheiro e Lula nos dias 3 de setembro de 2013 e 3 de junho, 25 de julho, 13 de outubro e 10 de novembro de 2014. Outro anexo é um mapeamento do sistema de pedágio Sem Parar, que mostra que dois carros do Instituto Lula realizaram seis viagens em possível trajeto desde São Bernardo do Campo, onde reside o ex-presidente, até o Guarujá, entre 2012 e 2014.

Há também um relatório que lista ligações realizadas entre Léo Pinheiro e pessoas próximas ao ex-presidente, como Paulo Okamotto.

À coluna de Fausto Macedo, a defesa de Lula afirmou que Léo Pinheiro não tem provas e que o ex-presidente não cometeu qualquer ato ilícito. "Ele tem uma versão negociada para agradar os Procuradores para ter a sua delação premiada – negociada desde 2016 – finalmente aceita, para que possa deixar a prisão ou obter benefícios".

Destruição de provas

Na última quinta-feira, em depoimento ao juiz Sergio Moro, Pinheiro afirmou que o tríplex pertencia a Lula, algo que o ex-presidente continua a negar com veemência.

Na ocasião, o executivo também afirmou que Lula o orientou a destruir provas que pudessem incriminá-lo na Lava Jato, entre outras revelações.

Na tarde deste sábado, o jornal O Globo revelou que Léo Pinheiro está se preparando para entregar provas, e que algumas delas já foram anexadas à ação judicial sobre o caso.

 


Arquivado em:Brasil, Política

Milhares marcham pela ciência e contra ‘fatos alternativos’

Posted: 22 Apr 2017 06:18 PM PDT

Na esteira de um grande número de marchas pela ciência no mundo todo, milhares de pessoas se reuniram neste sábado (22), em Washington, para defender a pesquisa científica, que consideram ameaçada pelo governo de Donald Trump.

Dezenas de cientistas discursaram, como Nancy Roman, responsável pelos programas de astronomia da Nasa sobre uma tribuna instalada na esplanada do National Mall, em frente à Casa Branca.

Depois, começou uma marcha para o Capitólio, sede do Congresso americano, na qual a maioria dos manifestantes carregava cartazes com mensagens como “Ciência, não ideologia”, ou “Os fatos científicos são os que contam”.

Outras cidades americanas, como Nova York e Los Angeles, registraram mobilizações semelhantes, e mais de 500 marchas foram realizadas no mundo todo.

Trump reagiu em um comunicado publicado pela Casa Branca neste sábado: “Uma ciência rigorosa é essencial para os esforços de uma administração para cumprir o duplo objetivo de crescimento econômico e proteção ambiental”.

Pouco depois de assumir a presidência, Trump assinou decretos para revogar regulações ambientais promovidas por seu predecessor democrata, Barack Obama, e nomeou o cético do clima Scott Pruitt para a direção da Agência de Proteção Ambiental (EPA).

“Estou preocupada com a retórica anticiência dessa administração e com sua falta de conhecimento científico”, diz à AFP a bioquímica Kathy Ellwood, que participava da marcha.

A ciência ameaçada

Os cientistas ecoam as afirmações de Rush Holt, presidente da Associação Americana pelo Avanço da Ciência (AAAS), a maior organização científica do mundo, com 120.000 membros. Na quinta-feira, Holt disse que “os pesquisadores percebem cada vez mais que os fatos científicos são ignorados com frequência nos debates públicos e substituídos por opiniões e crenças ideológicas”. Ele aponta que o orçamento geral de pesquisa representa hoje menos da metade que nos anos 1960, em porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB).

Ao longo da campanha, Trump defendeu que as mudanças climáticas eram “um mito” e prometeu tirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o clima, o qual prevê a redução de emissões de gases de efeito estufa. Essa decisão continua sendo debatida por seus conselheiros.

Seu primeiro projeto de orçamento propõe uma redução de 31% dos fundos destinados à EPA e cortes nas subvenções aos institutos nacionais de saúde.

A ideia da marcha pela ciência nasceu no dia seguinte da posse de Trump, quando foram organizadas em todos os Estados Unidos e em outros países marchas das mulheres em defesa dos direitos cívicos, que mobilizaram mais de dois milhões de pessoas.

“Fatos alternativos”

Em Londres, centenas de pessoas marcharam do Museu da Ciência até o Parlamento, com cartazes com mensagens como “A ciência é sexy” e “Menos invasões, mais equações”.

Em Gana, cientistas ofereceram uma palestra em um hotel de Acra sobre temas ambientais de interesse local, como o impacto de resíduos plásticos no meio ambiente.

Em Sidney, os manifestantes marcharam com jalecos de laboratório brancos.

Houve também concentrações em outras cidades australianas e em Wellington e Auckland, na Nova Zelândia.

No Twitter, circularam fotos de marchas em Helsinki, Munique, Bonn, Estocolmo e outras cidades europeias.

Em Paris, manifestantes exibiam um cartaz com a legenda: “Somos a resistência à ameaça laranja em Washington! Defenda a ciência!”.

Outras manifestações foram realizadas no Brasil, Canadá, Japão, México, Nepal, Nigéria e Coreia do Sul.

(Com AFP)


Arquivado em:Ciência, Mundo

Comissário da American briga com passageiro e é suspenso

Posted: 22 Apr 2017 04:53 PM PDT

Um comissário de bordo da American Airlines foi suspenso hoje após aparecer discutindo de forma agressiva com um passageiro em um vídeo publicado nas redes sociais.

No vídeo, ele briga com um cliente que reclamou do tratamento dispensado pela equipe da companhia a uma passageira com dois filhos pequenos que havia tentado embarcar com um carrinho de bebê. De acordo com o protocolo das companhias aéreas, os carrinhos de bebê devem ser despachados junto com as bagagens.

No vídeo publicado no YouTube por uma pessoa que estava no avião, a mulher, que estava em conexão com destino a Buenos Aires, chora e pede que devolvam seu carrinho de bebê. Então, outro passageiro entra na briga. Em resposta, o comissário aponta o dedo para o cliente e provoca “Me bata, vamos lá, mande ver!” Assista ao vídeo, republicado pela CBS This Morning:

“O que vimos nesse vídeo não reflete nossos valores ou como nós zelamos pelos nossos clientes”, disse a empresa, em nota nesta sexta (21) , algumas horas depois do incidente ganhar as redes sociais. “Nós nos desculpamos profundamente pela dor que causamos a este passageiro e a sua família”.

Viral

O conflito vem à tona menos de duas semanas depois de outro vídeo ter viralizado nas redes sociais em que um passageiro foi arrastado para fora de um avião da United Continental, evento que colocou a empresa no meio de uma crise.

 

A empresa se recusou a divulgar o nome do comissário ou há quanto tempo ele trabalha na empresa.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia, Mundo