USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sábado, 22 de abril de 2017

Notícias

Notícias


Refrigerante diet pode aumentar risco de AVC e demência

Posted: 22 Apr 2017 09:38 AM PDT

Pessoas que ingerem bebidas e refrigerantes diet diariamente são mais propensas a sofrer acidente vascular cerebral (AVC) ou desenvolver demência (como o Alzheimer). De acordo com estudo realizado pela Universidade de Boston e publicado recentemente na revista científica Stroke, a ingestão de apenas uma lata da bebida adocicada artificialmente por dia pode corresponder a um aumento de quase três vezes na propensão de desenvolver os problemas.

A pesquisa coletou dados de mais de 4.000 pessoas, divididas em dois grupos, por mais de 10 anos. O primeiro time era composto por 2.888 pessoas com mais de 45 anos (que foram estudadas para o caso do desenvolvimento de AVC), e o segundo contava com 1484 pessoas acima de 60 anos (estudadas para o risco de demência). As informações foram obtidas por meio de questionários feitos pelo projeto Framingham Heart Study (FHS), da própria universidade.

O estudo, liderado por Matthew Pase, do departamento de neurologia da Boston University School of Medicine e pesquisador do FHS, investigou a quantidade de bebidas diet e normal ingerida por cada participante entre 1991 e 2001. Esses dados foram comparados com o número de pessoas que, no mesmo período, sofreu algum derrame ou apresentou demência. O pesquisador encontrou foi que, neste intervalo, houve 97 casos de AVC e outros 81 de demência.

"É importante mencionar que ainda é prematuro afirmar, apenas com base em nossos estudos, que existe uma relação de causa e efeito entre a ingestão dessas bebidas e o desenvolvimento de AVC ou demência. De qualquer forma, nós aconselhamos as pessoas a serem mais cautelosas com o consumo destas bebidas", afirma Pase. Ainda segundo o pesquisador, mais investigações são necessárias para delinear quais são os efeitos das bebidas adocicadas artificialmente no cérebro.

Confira o vídeo da pesquisa (em inglês):


Arquivado em:Saúde

Participante do MasterChef faz texto contra haters

Posted: 22 Apr 2017 07:51 AM PDT

A participante da quarta temporada do reality culinário MasterChef, Carolina Martins, usou o Facebook para fazer um desabafo. Após ver diversos tuítes mencionando suas roupas – que os usuários da rede social alegam ser sempre as mesmas –, Carolina resolveu responder aos comentários. Em um “textão”, ela conta que a escolha de suas vestimentas vai muito além do "look" – é uma ideologia.

"Cresci acreditando que a sociedade só me aceitaria se eu estivesse dentro do 'peso ideal', se eu estivesse com os cabelos lindos e sedosos, e também acreditava que só seria aceita se estivesse bem vestida e bem calçada", afirma a concorrente no texto. "Aos 27 anos me preparava para iniciar um pós-doutorado nos Estados Unidos. Tinha tudo para estar em êxtase. Porém, a ideia de iniciar uma nova fase em outro país estava me causando mais ansiedade do que felicidade. E se não gostarem de mim? Será que estou muito gorda? Neste vórtex de ansiedade e conflito, resolvi fazer o seguinte experimento: eu me mudaria para Austin levando uma mala com apenas 6 trocas de roupa e 2 pares de calçados", continua o "textão".

De acordo com ela, a ideologia é uma “máxima” que levou para a vida. "Então, coleguinhas que me perguntam, a resposta é: Sim! Só tenho estas roupas! E, Sim! Só tenho duas botinhas! Com muito orgulho!"


Arquivado em:Entretenimento

Franceses começam a votar e militantes disputam voto a voto

Posted: 22 Apr 2017 06:39 AM PDT

Josephine Staro tem 24 anos e vota na direita. Oriane Dioux tem 27, e quer a esquerda no poder. Na reta final da campanha eleitoral francesa mais concorrida da história, elas passaram a semana disputando lado a lado o voto dos parisienses mais pobres, em grande parte imigrantes, no norte da capital. A França metropolitana só vai às urnas amanhã, mas a votação começou neste sábado pelas ilhas de Saint-Pierre e Miquelon, território ultramarino localizado na costa do Canadá.

Outros seis departamentos franceses espalhados pelo mundo dão a largada no pleito ainda hoje. Josephine, estudante e auto empreendedora, e Oriane, jornalista científica freelancer, acordaram cedo quase todos os dias da semana final da campanha para distribuir panfletos na saída da estação de metrô Max Dormoy, no bairro de La Chapelle, um dos mais populosos e de menor renda per capita da capital francesa.

Campanhas eleitorais na França estão longe de apresentar a poluição visual verificada no Brasil – não há bandeiras nas ruas, adesivos nos carros ou nas janelas das casas. Não há comitês de campanha abertos ao público, "bandeiraço", carreata nem propaganda eleitoral na TV. Quem caminha pelas ruas, em geral, só sabe que há uma eleição por causa dos cartazes com o rosto de cada um dos candidatos fixados em frente aos locais votação algumas semanas antes da eleição.

Mas o fato inédito de que pelo menos quatro candidatos podem chegar ao segundo turno mudou levemente este cenário. Os pouquíssimos pontos percentuais que separam Emmanuel Macon, Marine Le Pen, François Fillon e Jean-Luc Mélenchon nas pesquisas levaram militantes a distribuir panfletos e fazer a tradicional campanha "corpo a corpo" nas saídas do metrô ao longo de toda semana. A impressão é de que cada voto poderá contar no dia da eleição.

Em uma região de perfil popular e que tradicionalmente vota na esquerda, Josephine encontrou menor receptividade ao tentar convencer os passantes a votar por François Fillon, que carrega a fama de elitista. Ela não tem dúvida de que o candidato conservador, que está em terceiro nas pesquisas, pode ser uma boa opção também para os mais pobres: "Ele propõe uma reforma da previdência que trará mais igualdade nas aposentadorias, além de mais igualdade também nas ajudas sociais oferecidas pelo governo. Quando tivermos estas duas coisas, seremos um país mais livre", acredita Josephine, celebrando as reformas liberais que são o centro do projeto de Fillon.

Para Oriane, a proposta do candidato radical de esquerda Jean-Luc Mélanchon de promulgar uma 6ª constituição francesa é o que favorecerá mais a população de baixa renda e os imigrantes que ela tentava convencer na saída do metrô. "Também acredito na ambição ecológica dele, com sua ideia de passar para uma energia 100% renovável, além da renegociação do acordo da União Europeia, que Hollande prometeu e não fez", completa.

A falta de militantes de Emmanuel Macron e de Marine Le Pen disputando o voto da região mais pobre de Paris não chega a surpreender. No caso de Macron, líder nas pesquisas, parecem faltar militantes. Liderando um movimento fundado há apenas um ano, o En Marche!, Macron parece mobilizar a classe média de centro que tradicionalmente não milita ou se engaja em campanhas políticas.

Já o eleitorado de Marine Le Pen passa bem longe do bairro de La Chapelle, bairro povoado pelos imigrantes africanos e seus descendentes franceses que o Front National tanto combate. A campanha corpo a corpo de Marine tem força nos rincões da França profunda, de vilarejos e zonas rurais onde, ironicamente, a presença de imigrantes é quase uma miragem.


Arquivado em:Mundo

Documentos da Odebrecht guardados na Suíça chegam ao Brasil

Posted: 22 Apr 2017 05:55 AM PDT

Uma cópia do servidor com 2 milhões de páginas de documentos, e-mails e provas de transações bancárias das atividades suspeitas da Odebrecht já está em Brasília. Os dados guardados pela construtora na Suíça passam atualmente por uma “preparação” para que possam ser usados pelos procuradores da Operação Lava Jato e pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O conteúdo é tratado pelos procuradores da força-tarefa como uma espécie de “caixa-preta da República” de todos os pagamentos de propinas pela construtora pelo mundo. Entre as informações contidas no servidor estão, segundo os delatores e investigadores, os registros de pagamentos para a campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer, em 2010.

Os dados vão ajudar no cruzamento de informações com os inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) relacionados às delações premiadas de executivos e ex-executivos da Odebrecht.

Comprovantes

A expectativa da Procuradoria-Geral da República (PGR) é de obter comprovantes de pagamentos, tabelas de transferências e extratos bancários. As defesas de políticos investigados têm minimizado o conteúdo das acusações.

Até agora, há registro de mil relações bancárias ligadas à Odebrecht em contas na Suíça, com o bloqueio de US$ 1 bilhão. Pelas movimentações da construtora, US$ 635 milhões passaram pelas contas secretas.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Ataque talibã deixa 148 mortos no Afeganistão

Posted: 22 Apr 2017 04:59 AM PDT

Dez talibãs vestidos com uniformes militares atacaram uma base do Exército na província de Balkh, uma das mais seguras de Afeganistão. De acordo com informações de uma fonte militar, são 138 mortos e 64 feridos, além dos dez atacantes que também faleceram.

O governo afegão, que tem sido muito cauteloso ao divulgar número total de vítimas, confirmou hoje que a quantidade de mortos e feridos é grande. “Dez insurgentes, incluído, dois atacantes suicidas que se sacrificaram, também morreram”, afirmou um porta-voz do Ministério de Defesa do Afeganistão, Dawlat Waziri.

O ataque, que durou cerca de seis horas, teve início pouco depois do meio-dia, quando os soldados deixavam a mesquita após as orações de sexta-feira, em um quartel localizado no distrito de Dehdadi.

Os insurgentes estavam vestidos com uniformes militares e conseguiram entrar no quartel em vários veículos do Exército até serem descobertos no segundo posto de controle da entrada, onde o primeiro dos atacantes se suicidou, enquanto os outros iniciaram o tiroteio.

O gabinete do presidente afegão, Ashraf Ghani, publicou hoje uma única mensagem no Twitter em que o governante condenava o “covarde ataque” contra os militares durante a “oração de sexta-feira”. “Os atacantes são infiéis”, disse Ghani.
Os talibãs reivindicaram ontem o ataque em um comunicado enviado à Efe por seu porta-voz, Zabihullah Mujahid.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Mundo

A história do assassino do Facebook

Posted: 22 Apr 2017 04:00 AM PDT

"Olá, você poderia me fazer um favor?", perguntou o assistente social americano Steve Stephens, de 37 anos, logo depois de descer do carro, enquanto filmava, com o celular, seu interlocutor, o aposentado Robert Godwin, de 74 anos, também americano. "Diga Joy Lane", pediu o dono da câmera. "Joy Lane?", indagou o idoso. "Ela é a razão do que está prestes a acontecer com você", completou Stephens, que, então, sem se importar com as súplicas de sua vítima, sacou uma pistola e matou Godwin.

A trágica cena foi transmitida no que hoje é a maior plataforma virtual do planeta. Ao publicar o vídeo em seu perfil no Facebook, Stephens pretendia alcançar um potencial público de 1,8 bilhão de pessoas, o número de usuários da rede. Infelizmente, não se trata de uma história isolada nas mídias sociais. Reportagem de VEJA mostra como as redes sociais estão falhando na responsabilidade com o que divulgam. Tornaram-se veículos de qualquer coisa, inclusive daquilo que, em qualquer sociedade civilizada, não deveria vir a público.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Tecnologia

A Turquia é a nova Venezuela

Posted: 22 Apr 2017 04:00 AM PDT

A vontade do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, de mudar a Constituição para ampliar seus poderes vem de longa data, mas até então vinha sendo frustrada pela população. Em junho de 2015, seu partido, o AKP, perdeu a maioria no Congresso, necessária para mudar a Carta. Erdogan, então, convocou outra eleição para novembro daquele ano, mas ainda assim não conseguiu o que pretendia. O jeito, então, foi fazer uma consulta popular, a qual aconteceu no domingo 16 e foi descaradamente fraudada. Reportagem de VEJA desta semana mostra que o Erdogan seguiu à risca a cartilha do falecido presidente venezuelano Hugo Chávez, que também ignorou o resultado de consultas populares, perseguiu rivais acusando-os de tentarem um golpe de Estado e atacou o Judiciário.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Mundo

Theresa May: ainda mais decidida para o Brexit

Posted: 22 Apr 2017 04:00 AM PDT

Menos de um ano após o referendo em que os ingleses decidiram pela saída da União Europeia (UE), a premiê Theresa May convocou eleições antecipadas para o Parlamento, as quais devem acontecer no dia 8 de junho.

Com essa decisão May, está a aproveitando o bom momento do Partido Conservador e a péssima fase dos rivais trabalhistas, liderados pelo atrapalhado Jeremy Corbyn, para ganhar força.

Com mais deputados a seu lado (ela pode conseguir 375 das 650 cadeiras), May terá mais liberdade para fazer o acordo que bem entender com a UE.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Mundo

O mapa das tribos brasileiras

Posted: 22 Apr 2017 04:00 AM PDT

A população indígena do país é semelhante à de João Pessoa, capital da Paraíba. São 715 213 indivíduos, separados em 252 culturas, que habitam 705 áreas demarcadas para eles. Os números vieram a público na semana passada, com a divulgação do censo Povos Indígenas do Brasil, apelidado de Pibão, uma pesquisa publicada pelo Instituto Socioambiental (ISA), ONG brasileira dedicada à proteção dos povos nativos, que chega à sua 12ª edição. O Pibão apresenta um mapa completo dessas comunidades.

Reportagem de VEJA detalha os resultados desse censo indígena e defende a importância de ter informações precisas sobre o assunto. Usualmente, os dados a respeito das tribos brasileiras são dispersos – e conflitantes. Alguns dos números apresentados pelo levantamento do ISA, por exemplo, não coincidem com os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Ciência

Impulso elétrico: como a Tesla alcançou o valor de mercado da GM

Posted: 22 Apr 2017 04:00 AM PDT

A americana General Motors vendeu mais de 10 milhões de veículos em 2016, com lucro de 9,4 bilhões de dólares. A Tesla, fabricante de carros elétricos de luxo, negociou apenas 76 000 automóveis e fechou o ano com um prejuízo de quase 800 milhões de dólares. Para cada Tesla vendido, a GM comercializou mais de 130 carros e picapes. Parece óbvio, portanto, que a GM seja uma aposta mais confiável para os investidores. Será? Uma das queridinhas do Vale do Silício, a Tesla viu seu valor de mercado bater em 51 bilhões de dólares e ultrapassou a GM, assumindo, brevemente, o posto de montadora mais valiosa dos Estados Unidos. Mas o que explica esse desempenho tão espetacular de uma empresa com resultados tão tímidos? Reportagem de VEJA desta semana explica por que a companhia fundada por Elon Musk, que, entre outros projetos, deseja levar humanos a Marte, é vista por seus investidores como a Apple dos carros.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Economia, Tecnologia

Brasil, um país de obesos

Posted: 22 Apr 2017 04:00 AM PDT

Nos Estados Unidos, onde uma em cada três pessoas está muito acima do peso, a obesidade é um seríssimo problema de saúde pública. O Brasil, infelizmente, vai pelo mesmo caminho. Na semana passada, o Ministério da Saúde revelou os dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o mais amplo levantamento já realizado no país sobre os hábitos de vida e sua relação com o sobrepeso e as enfermidades. O resultado é dramático: a taxa de obesidade subiu 60% em apenas dez anos – o que representa 25 milhões de adultos obesos.

Como não poderia ser diferente, o estudo revelou também que o brasileiro come muito mal. Apenas 35% dos adultos consomem frutas e hortaliças ao menos cinco vezes por semana e 17% exageram na ingestão de refrigerantes ou sucos artificiais, para se ter uma ideia. Ambas as taxas estão longe das metas estipuladas pelas autoridades para os próximos anos. A má alimentação encurta o tempo de vida. A ingestão de um cachorro-quente ou e seis pedaços de bacon por dia, dois alimentos fartamente presentes à mesa, corresponde a aumentar em 18% o risco de tumores no intestino. Reportagem de VEJA detalha as consequências da obesidade à saúde e formas de combatê-las.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Saúde

IMPERDÍVEL: Murakami fala da arte da escrita em novo livro

Posted: 22 Apr 2017 03:40 AM PDT

Um dos autores japoneses mais conhecidos e festejados da atualidade e constantemente apontado como um dos favoritos ao Prêmio Nobel de Literatura, Haruki Murakami ganhou uma legião de fãs ao redor do mundo com seu trabalho de ficção. Livros como Kafka à Beira-Mar, a trilogia 1Q84 e Caçando Carneiros conquistaram leitores fervorosos em mais de quarenta idiomas com narrativas que misturam o dia a dia mais mundano do Japão com elementos fantasiosos. Em sua mais nova obra, Romancista como Vocação (tradução de Eunice Suenaga, Alfaguara, 168 páginas, 39,90 reais), livro de não-ficção que chega agora ao Brasil, porém, o autor se dedica a falar sobre a arte da escrita.

(Alfaguara/Divulgação)

No livro, Murakami mostra a sua visão da literatura e do ofício do autor ao mesmo tempo em que oferece relatos de sua vida pessoal – mesmo bastante celebrado, o escritor se mantém recluso, longe dos holofotes. Fala de como se casou, abriu um estabelecimento que tocava jazz e servia café, bebidas alcoólicas e alguns pratos e se formou na Universidade de Waseda, nessa ordem, subvertendo a lógica comum de estudar, trabalhar e se casar que geralmente norteava a vida das outras pessoas de sua geração. Relembra a infância e conta como chegou à carreira de romancista, após uma epifania que teve durante um jogo de beisebol em abril de 1978.

Murakami ainda apresenta uma teoria: a de que os romancistas que tentam explorar outras áreas são recebidos com "cara feia" por seus respectivos especialistas, o que não acontece quando um cantor ou pintor decide escrever porque "praticamente todas as pessoas são capazes de escrever um mero romance". "(…) Basta a pessoa saber escrever (a maioria dos japoneses sabe), ter caneta esferográfica e caderno e certa capacidade de criar histórias, sem precisar receber treinamento especializado", diz.

Para ele, a escrita de um romance é uma maneira de uma pessoa converter em narrativa o que existe em sua consciência. "O que existe na consciência e o que foi expresso são diferentes, e eles usam essa diferença como uma alavanca para criar o dinamismo da narrativa. É um trabalho cheio de rodeios, que demanda muito tempo", escreve.


Arquivado em:Entretenimento

IMPERDÍVEL: Novo álbum de Future Islands é alento aos ouvidos

Posted: 22 Apr 2017 02:40 AM PDT

A apresentação do trio Future Islands no late-show de David Letterman lançou o grupo à fama em 2014, depois de oito anos de carreira. Depois dos singles Seasons (Waiting on You) e A Dream of You aAnd Me, a banda estreia seu quinto álbum em estúdio, The Far Field: uma coletânea de músicas agradável aos ouvidos até de quem não gosta de synthpop.

Marca registrada do grupo, os teclados e sintetizadores regem todas as canções do novo disco, acompanhados da voz rouca e grave do vocalista Samuel T. Herring. Ran e Cave são os hits da vez.


Arquivado em:Entretenimento

IMPERDÍVEL: ‘Orange Is the New Black’ chega à TV paga

Posted: 22 Apr 2017 02:22 AM PDT

Orange Is the New Black, uma das séries mais populares da Netflix, começará a ser exibida na TV paga, no Paramount Channel, a partir da próxima quarta-feira, 26 de abril.

Protagonizada por Taylor Schilling, Lauren Prepon, Laverne Fox e Uzo Aduba, entre outros talentos, a série aborda temas como homossexualidade, racismo, as injustiças do sistema penitenciário, a repressão sexual e a corrupção policial. O canal pago vai exibir agora a primeira temporada. No dia 26 de abril, serão transmitidos os dois primeiros episódios, e o restante irá ao ar todas as quartas-feiras, às 22h.

Orange Is the New Black foi lançada em 2013 pela Netflix, e colecionou diversos prêmios ao longo dos últimos anos, incluindo o Emmy de melhor elenco em série de comédia. A quinta temporada do programa estreia no serviço de streaming no dia 9 de junho.


Arquivado em:Entretenimento

IMPERDÍVEL: Autêntica relança infantis de Chico Buarque e Ziraldo

Posted: 22 Apr 2017 01:45 AM PDT

Estão de volta às prateleiras, além das gôndolas digitais, duas investidas do cantor e compositor Chico Buarque no universo infantil, ambas acompanhadas de ilustrações de Ziraldo: Chapeuzinho Amarelo, que foi lançada em 1979 e no mesmo ano recebeu o selo Altamente Recomendável para Crianças da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e Os Saltimbancos, texto do italiano Sergio Bardotti que Chico verteu para o teatro e livro há quarenta anos. Os Saltimbancos conta a história de um burro, um cachorro, uma galinha e uma gata que se unem contra a marginalização e tentam, com um grupo musical, sobreviver na – e à – cidade grande. Já Chapeuzinho Amarelo é sobre uma menina medrosa de tudo, que supera seus temores ao conhecer um lobo que se pretende mau, mas está mais para bolo. “E Chapeuzinho Amarelo, de tanto pensar no lobo, de tanto sonhar com o lobo, de tanto esperar o lobo, um dia topou com ele. Que era assim: carão de lobo, olhão de lobo, jeitão de lobo e, principalmente, um bocão tão grande que era capaz de comer duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapéu de sobremesa”, diz trecho do livro.


Arquivado em:Entretenimento

Indianos protestam contra seca com crânios humanos e ratos vivos

Posted: 21 Apr 2017 06:45 PM PDT

Agricultores da Índia carregam ratos vivos entre os dentes e crânios humanos em protestos para chamar a atenção do governo para uma seca extrema que atinge a região de Tamil Nadu, um dos estados mais desenvolvidos do país. Há quarenta dias, os cerca de cem fazendeiros estão acampados em uma área da capital Nova Délhi que permite manifestações exibindo caveiras que dizem ser de vítimas da estiagem.

"Eu e outros estamos tentando transmitir a mensagem de que seremos forçados a comer ratos se as coisas não melhorarem", disse Chinnagodangy Palanisamy, de 65 anos, à britânica BBC.

Segundo os fazendeiros, é preciso que o governo ofereça recursos que ajudem os agricultores a enfrentar as condições extremamente desfavoráveis à produção, como preços melhores para seus produtos, alternativas para irrigar as plantações e pensões para os mais velhos.

Além dos ratos e crânios, um dos agricultores envolveu o pescoço em uma corda e ameaçou se enforcar. Os bombeiros resgataram o homem e também têm levado dezenas de agricultores com quadros de desidratação aguda a hospitais da capital. Os manifestantes têm criticado a imprensa do país, que retratam o protesto com um 'show de horrores' e deixa de mencionar o profundo desespero que levou os fazendeiros a sair de seu estado para tentar chamar a atenção do governo para a situação insustentável devido à seca.

Suicídios

Tamil Nadu, onde cerca de 40% da população vive da agricultura, está passando pela pior crise das últimas décadas. "Chegamos a uma situação em que centenas de agricultores estão se suicidando por não conseguirem pagar os empréstimos que fizeram. Mesmo assim, nosso primeiro-ministro faz muito pouco. Estamos aqui para que nos ajudem com esses débitos", afirmou P. Ayyakannu, presidente da South Indian Rivers Linking Farmers Association, à Reuters.

Fazendeiros na Índia protestam com crânios de fazendeiros que se suicidaram

Fazendeiros do estado de Tamil Nadu protestam por medidas que aliviem a seca com crânios que, segundo eles, são de outros fazendeiros da área que cometeram suicídio, em Nova Deli, Índia – 22/03/2017 (Cathal McNaughton/Reuters)

Segundo informações do National Crime Records Bureau, que recolhe informações mundiais, mais de 12.600 fazendeiros e trabalhadores ligados à agricultura se suicidaram em 2015 em todo o mundo – 10% das mortes aconteceu na Índia. De acordo com os dados, 60% dessas mortes esteve ligada à falência ou impossibilidade de saldar débitos.


Arquivado em:Mundo

Jovem morre quatro dias após espancamento em SP atribuído a PMs

Posted: 21 Apr 2017 05:45 PM PDT

Um estudante de 16 anos morreu na tarde de quinta-feira após ficar quatro dias internado no Hospital Regional Sul, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. Ele foi vítima de agressões que, segundo uma série de testemunhas, teriam sido praticadas por policiais militares. Tanto a Polícia Civil quando a Corregedoria da Polícia Militar investigam o caso, segundo a Secretaria Estadual da Segurança Pública.

Segundo relato à Ouvidoria das Polícias do Estado, Gabriel Paiva estava em uma festa com cerca de 50 pessoas em uma rua da Vila Missionária, Zona Sul, quando policiais militares chegaram ao local e dispersaram o encontro. Nesse momento, Paiva teria sido abordado e espancado pelos PMs. Testemunhas afirmam que os policiais usaram um cabo de enxada contra o garoto, que ainda bateu a cabeça numa caçamba de entulho.

“Os familiares e testemunhas ainda disseram que os policiais, após as agressões, abandonaram o jovem agonizando na rua. Eles só socorreram o rapaz após a intervenção de uma moradora do local”, diz o advogado Ariel de Castro Alves, membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), que acompanha o caso.

Um boletim de ocorrência foi aberto no 80º Distrito Policial (Vila Joaniza). Os policiais acusados do espancamento são do 22º Batalhão da Polícia Militar, que atua na Zona Sul. A Secretaria Estadual da Segurança Pública não deu mais detalhes sobre o caso.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Caça colide no porta-aviões que EUA mandaram para Coreia

Posted: 21 Apr 2017 05:30 PM PDT

Uma caça F-18 colidiu quando tentava aterrissar no porta-aviões USS Carl Vinson, que os Estados Unidos teriam mandado recentemente para a Península da Coreia, embora o piloto tenha conseguido ativar o sistema de ejeção e sair imune, informou nesta sexta-feira a Sétima Frota americana.

O USS Carl Vinson e seu grupo de ataque estavam realizando exercício aéreo rotineiro no Mar de Célebes, perto das Filipinas, quando o avião se aproximava do convés do navio para aterrissar.

O piloto ativou o sistema de ejeção e foi resgatado imediatamente por um helicóptero.

A Marinha americana investiga o acidente, do qual não deu mais detalhes, mas o piloto parece não ter ferimentos graves.

O USS Carl Vinson, de propulsão nuclear, e seu grupo de ataque tomou recente rumo norte a partir do Oceano Índico para se situar no Mar do Japão (Mar do Leste) como medida de dissuasão contra a Coreia do Norte, que fez várias provocações com testes de mísseis.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Margot Robbie, a Arlequina, vai viver rainha Elizabeth em filme

Posted: 21 Apr 2017 05:20 PM PDT

Dos quadrinhos para a realeza: a atriz australiana Margot Robbie, a Arlequina de Esquadrão Suicida, vai interpretar a rainha do Reino Unido Elizabeth II no cinema. Segundo o site da revista The Hollywood Reporter, ela foi escalada para o filme Mary Queen of Scots, que vai retratar a rivalidade entre Elizabeth e sua prima, Mary, que chegou a reivindicar o trono inglês para si.

Mary vai ser interpretada pela atriz Saoirse Ronan, indicada ao Oscar duas vezes, a última delas por Brooklyn (2015). O filme será dirigido por Josie Rourke (The Vote e Much Ado About Nothing) e roteirizado por Michael Hirst (Vikings, The Tudors e Elizabeth) e Penelope Skinner (Minha Nova Vida).

Margot se tornou uma das atrizes mais procuradas em Hollywood. Seus projetos futuros incluem, além de Mary Queen of Scots, os filmes Terminal, Goodbye Christoper Robin e I, Tonya, previstos para estrearem entre 2017 e 2018.

Cena do filme 'Esquadrão Suicida'

A atriz Margot Robbie em cena do filme ‘Esquadrão Suicida’ (Divulgação/Divulgação)


Arquivado em:Entretenimento

Eleição na França: Macron mantém liderança em pesquisas

Posted: 21 Apr 2017 04:49 PM PDT

Pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais deste domingo na França dão ligeira vantagem ao candidato centrista Emmanuel Macron. Ele continua na frente em dois dos três levantamentos divulgados nesta sexta-feira, seguido de perto pela líder da Frente Nacional, a ultradireitista Marine Le Pen.

Na pesquisa feita pelo Ifop-Fiducial, que ouviu o maior número de eleitores (2.823), Macron tem 24,5% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto sua principal opositora, Le Pen, aparece com 22,5%. O conservador François Fillon vem na sequência, com 19,5%, e o esquerdista Jean-Luc Mélenchon fica 18,5% dos votos.

Os dois principais candidatos estão em empate técnico, de acordo com o instituto, já que a margem de erro da pesquisa é de 1,3 ponto percentual, para mais ou para menos.

O levantamento feito pela Odoxa também mostrou os mesmos 24,5% de intenções de voto para Macron, mas, ao ouvir 953 pessoas, identificou um porcentual maior de eleitores, 23%, dispostos a dar seu voto a Le Pen. Fillon e Mélenchon apareceram empatados com 19% cada.

Já a pesquisa feita pela BVA, com 1.494 eleitores, mostra Macron e Le Pen com os mesmos 23% das intenções de voto. Mélenchon tem 19,5%, e Fillond, 19%, respectivamente.

Ifop-Fiducial e Odoxa mostraram que, em uma eventual disputa no segundo turno, Macron bateria com folga Le Pen: 60,5% contra 39,5%, segundo o Ifop-Fiducial, e 62% contra 38%, de acordo com a segunda pesquisa. O BVA não fez sondagem para o segundo turno.

Ifop-Fiducial fez as consultas junto aos eleitores franceses entre os dias 18 e 21 de abril, enquanto BVA fez o levantamento entre a quinta e a sexta-feira. A Odoxa, por sua vez, fez o levantamento hoje (21).

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo