USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 21 de abril de 2017

Notícias

Notícias


Médica acusada de acelerar morte de pacientes é absolvida

Posted: 21 Apr 2017 09:25 AM PDT

O Tribunal de Justiça do Paraná inocentou na noite desta quinta-feira a médica Virgínia Soares de Souza acusada de acelerar a morte de sete pacientes na UTI do Hospital Evangélico de Curitiba. A decisão foi tomada pelo juiz Daniel Surdi de Avelar, da 2ª Vara do Júri de Curitiba. Ele considerou que não havia provas suficientes para levá-la a júri. Além de Virgínia, também foram absolvidos mais sete profissionais que trabalham com a médica.

O caso ganhou repercussão em fevereiro de 2013, quando Virgínia foi presa pela Polícia Civil. Posteriormente, o Ministério Público estadual a denunciou por sete homicídios duplamente qualificados e formação de quadrilha. Segundo o MP, ela usava um coquetel de medicamentos, o chamado “kit morte”, para induzir pacientes ao óbito. O objetivo seria liberar leitos na UTI para a chegada de novos pacientes. A investigação foi baseada na oitiva de testemunhas, interceptações telefônicas e análise de prontuários médicos.

O advogado Elias Mattar Assad celebrou a decisão, afirmando que sua cliente foi “injustamente presa” e “linchada moralmente”. “Não ficou provado quem matou, quando e como aconteceu. Eles [os pacientes] morreram dos efeitos deletérios da sua própria doença. Morrer não é crime. Matar é. Não ficou provado nenhum ato humano que induzisse a morte de alguém. A dor da perda não dá o direito a ninguém de acusar inocentes. Hoje, houve um resgate de uma verdade”, disse o advogado, em coletiva de imprensa transmitida pelo Facebook nesta sexta-feira.

O advogado disse que pretende processar o Estado pelas acusações que a levaram perder o emprego e lembrou que a sua cliente ganhou uma ação de indenização de cerca de 4 milhões de reais movida contra o Hospital Evangélico.


Arquivado em:Brasil

Polícia apreende 3 toneladas de comida irregular em Walmart de SP

Posted: 21 Apr 2017 09:10 AM PDT

A Polícia Civil apreendeu na última terça-feira 3 toneladas de comida em situação irregular, como com prazo de vencimento ultrapassado, em uma unidade do Walmart da cidade de São Paulo. A gerente da unidade também foi presa durante a operação, realizada por volta do meio dia, e liberada após pagamento de fiança.

Segundo o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Civil, agentes foram ao supermercado da rede localizado na Rua James Holland, na Barra Funda, após receberem a denúncia de haver comércio de alimentos estragados no estabelecimento. Os policiais fizeram uma investigação no local, na presença da gerente, Rosangela Freitas Alípio Silva, e encontraram alimentos vencidos, sem identificação de data de validade e de procedência.

A funcionária foi presa em flagrante por crime contra relações de consumo e foi liberada após o pagamento de fiança de 30 salários mínimos (28.110 reais). O caso foi registrado no Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania.

Procurado por VEJA, o Walmart considerou o episódio é “inaceitável” e “alheio à rotina” da empresa. A instituição afirma que “possui procedimentos internos rigorosos para assegurar a excelência dos serviços e produtos oferecidos aos seus clientes” e que tomou medidas a respeito do ocorrido, “como intensificar inspeções e controles já existentes em todas as unidades”, diz trecho da nota.


Arquivado em:Economia

Liga dos Campeões: semis têm Real x Atlético e Monaco x Juventus

Posted: 21 Apr 2017 08:55 AM PDT

Real Madrid x Atlético de Madri e Monaco x Juventus. Essas serão as semifinais da Liga dos Campeões da Europa na temporada 2016/2017, definidas em sorteio nesta sexta-feira, em Nyon, na Suíça, sede da Uefa. Os jogos de ida ocorrerão nos dias 2 e 3 de maio, enquanto os de volta estão agendados para 9 e 10 de maio – Atlético e Juventus serão os mandantes do segundo confronto. A decisão da Liga será dia 3 de junho, no Millennium Stadium, em Cardiff (País de Gales).

O clássico de Madri será disputado pela quarta edição seguida da Liga dos Campeões. Os times se enfrentaram nas decisões de 2014 e de 2016, além das quartas de final de 2015. Em todos os jogos o Real Madrid se deu melhor, como na única semifinal entre eles, na temporada 1958/1959.

Recorde do Real

Campeão em duas das últimas três edições do torneio, o Real Madrid vai disputar a sétima semifinal consecutiva da competição, um recorde. Mas agora terá pela frente um time que se consolidou entre os grandes da Europa, que vai disputar a terceira semifinal em quatro temporadas, sendo que foi finalista duas vezes.

O confronto entre Juventus e Monaco vai opor times de estilo bem diferentes. A equipe de Turim só sofreu dois gols nesta Liga dos Campeões, com uma defesa segura e jogadores experientes. O Monaco tem um ataque poderoso, o mais produtivo do futebol europeu nesta temporada, liderado pelo jovem Kylian Mbappé, de 18 anos.

Na temporada 2014/2015, quando a Juventus foi finalista da Liga dos Campeões, a equipe de Turim passou pelo Monaco nas quartas de final. E o confronto se repetiu nas semifinais em 1998, quando o time italiano também se deu melhor, parando na decisão contra o Real Madrid, em um confronto que inclusive poderá se repetir na final de 2017.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

Ministério da Justiça: Carnaval é livre; ‘A Lagoa Azul’, para 12 anos

Posted: 21 Apr 2017 08:50 AM PDT

Os tempos são outros, de fato. Se em 1995 o clássico A Lagoa Azul (1980) foi visto pelas autoridades federais como um filme a que espectadores de qualquer idade poderiam assistir, e a partir daí exibido diversas vezes nas tardes da Globo, agora o Ministério da Justiça entende que o longa que alçou Brooke Shield à fama contém "tendências" de "ato violento" e "apelo sexual” que o tornam terreno proibido a menores de 12 anos. Foi o que anunciou despacho (abaixo) veiculado pelo Ministério da Justiça na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União.

"Considerando que durante a análise do filme A Lagoa Azul – Versão Editada foram identificadas as tendências de: 'ato violento' e 'apelo sexual', sendo este segundo de forma reiterada, predominantemente incompatível com a publicação realizada anteriormente, resolve: Reclassificar ex-ofício a obra A Lagoa Azul – Versão Editada  como 'não recomendado (sic) para menores de doze anos', por conter: violência e conteúdo sexual", diz o texto do despacho, resultado de um processo administrativo aberto após a denúncia de um espectador. Ao que tudo indica, ele denunciou a reexibição do filme pela Globo, em março.

Na mesma edição do Diário Oficial, porém, pode-se ver como o Ministério da Justiça pega mais leve com conteúdos não mais desprovidos de "apelo sexual". É o caso do DVD Carnaval 2017, aquele que traz os desfiles das escolas de samba. Lançado pela mesma Globo, recebeu a classificação de "Livre" para todos os públicos.

Vale lembrar que a classificação indicativa não impacta mais a programação da TV — ou seja, o filme A Lagoa Azul pode ser transmitido em qualquer horário, a indicação do governo funciona apenas como alerta a pais e cuidadores. Em setembro de 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a regra que obriga as emissoras de televisão a veicular seus programas de acordo com o horário recomendado pela classificação indicativa do Ministério da Justiça. Segundo a maioria dos ministros, a imposição prévia de horário para exibição das atrações é ilegal por tratar-se de censura prévia à programação das TVs.


Arquivado em:Entretenimento

Carne Fraca: Ministério Público denuncia 60 pessoas

Posted: 21 Apr 2017 07:40 AM PDT

O Ministério Público Federal no Paraná denunciou na última quinta-feira 60 investigados pela Operação Carne Fraca, deflagrada em março. A investigação da Polícia Federal apura a existência de um esquema envolvendo empresários de frigoríficos e fiscais do Ministério da Agricultura para a liberação de licenças sanitárias e pagamento de propinas.

A Carne Fraca foi a maior operação da história da PF e contou com aproximadamente 1.100 policiais federais. Sua divulgação fez com que mais de 30 países adotassem algum tipo de restrição em relação à importação de carne brasileira, com alguns inclusive suspendendo temporariamente as compras deste produto.

Segundo os procuradores, ficou comprovada a existência de uma verdadeira organização criminosa atuando na Superintendência Federal de Agricultura do Paraná, envolvendo inclusive suas altas cúpulas. A denúncia do MPF se baseia em depoimentos, na quebra de sigilo fiscal e bancário e monitoramento telefônico de suspeitos.

Entre os crimes apontados estão corrupção passiva, corrupção ativa, corrupção passiva privilegiada, prevaricação, concussão, violação de sigilo funcional, peculato, organização criminosa e advocacia administrativa. “Ainda foi constatada adulteração e alteração de produtos alimentícios e emprego de substância não permitida em algumas unidades frigoríficas”, diz a Procuradoria.

Segundo o MPF, o esquema no Paraná era comandado pelo ex-superintendente regional do Ministério Daniel Gonçalves Filho e pela chefe do Setor de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa/PR) Maria do Rocio Nascimento, que trabalhavam em Curitiba. “Outros fiscais agropecuários participavam das irregularidades e mantinham contato direto com a dupla que liderava a quadrilha”, afirma o Ministério Público Federal. “Da mesma forma, representantes das empresas envolvidas atuavam de tal forma a manter o funcionamento do esquema criminoso.”

A Procuradoria identificou a comercialização de certificados sanitários e pagamento de propina a fiscais e agentes de inspeção para que algumas empresas continuassem atuando ilegalmente. E também a transferência de funcionários do órgão de fiscalização para outras unidades de atuação para atender ao interesse de fiscalizados.

O MPF pede que todos os funcionários públicos federais percam seus cargos, o confisco do produto dos crimes e que haja fixação de valor para  reparação de danos.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Roger Waters lança primeiro álbum solo em 25 anos

Posted: 21 Apr 2017 07:28 AM PDT

Roger Waters pôs em pré-venda nesta sexta-feira Is This The Life We Really Want?, o seu primeiro álbum de rock em 25 anos. O lançamento, mundial, está marcado para 2 de junho. Além do novo projeto de estúdio, Waters prepara uma turnê, Us + Them, que começa no dia 26 de maio nos Estados Unidos e já tem agenda disponível no site do artista, com shows nos Estados Unidos e no Canadá.

O último trabalho de estúdio de Roger Waters, Amused To Death, de 1992, foi um estudo profético da cultura popular, que explorava o poder da televisão na época da primeira Guerra do Golfo. A aguardada sequência do álbum é uma rigorosa observação sobre o mundo moderno e tempos incertos, além de se mostrar uma continuação natural de álbuns clássicos do Pink Floyd, como Animals e The Wall. Produzido e mixado por Nigel Godrich, que já trabalhou com nomes como Radiohead, Paul McCartney e U2, Is This The Life We Really Want? conta com 12 novas composições.

Além de Waters, que canta, toca baixo e violão no trabalho, o álbum inclui músicos como Godrich (arranjos, teclado, guitarra), Gus Seyffert (baixo, guitarra, teclado), Jonathan Wilson (guitarra, teclado), Joey Waronker (bateria), Roger Manning (teclado), Lee Pardini (teclado) e Lucius (vocais) com Jessica Wolfe e Holly Proctor.

A faixa Wait For Her é uma composição de Waters baseada em uma tradução para o inglês do poema Lesson From the Kama Sutra (Wait for Her), do escritor palestino Mahmoud Darwish.

Confira as faixas:

1. When We Were Young

2. Déjà Vu

3. The Last Refugee

4. Picture That

5. Broken Bones

6. Is This The Life We Really Want?

7. Bird In A Gale

8. The Most Beautiful Girl

9. Smell The Roses

10. Wait For Her

11. Oceans Apart

12. Part of Me Died

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

As baleias cometem suicídio? Segundo a ciência, não

Posted: 21 Apr 2017 07:22 AM PDT

Há quem diga, em geral nas redes sociais, que as baleias são capazes de se suicidar, provocando o próprio encalhamento. A crença vai além: encalhamentos em massa seriam desencadeados por um animal que fica preso na praia, e os outros, como uma forma de solidariedade (ou simplesmente um instinto de manter o bando reunido), se atirariam também à terra firme. Não é, porém, o que a ciência diz. Não há comprovação, estudo, pesquisa alguma que indique qualquer veracidade nesse comportamento dos mamíferos marinhos. O que os biólogos sabem é que fatores como doenças e algumas ações do homem podem levar os animais a nadarem até muito próximo da praia, o que causaria – acidentalmente – o encalhamento e eventual morte.

Mas e quando não há uma explicação aparente, seria o suicídio coletivo uma possibilidade para as baleias? A ciência garante que não. "Essa é mais uma tentativa de transferir para os animais algo que é um comportamento exclusivamente humano", diz Mario Rollo, professor e pesquisador de biologia marinha do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Vicente. "Não há evidências científicas de nenhuma outra espécie que cometa suicídio." As baleias, portanto, foram muito injustamente usadas por criadores e usuários da página ‘Baleia Azul’, que induz seus usuários às praticas suicidas

Por que, então, esses mamíferos encalham? Segundo o pesquisador, uma das causas mais comuns é a presença de doenças ou ferimentos. Na maioria dos casos, os animais ficam fracos e não conseguem continuar nadando. Por causa disso, são levados até praia e acabam ficando presos, o que resulta, muitas vezes, em morte. O mesmo ocorre quando eles ficam muito velhos.

As ações humanas também contribuem – e muito – para o encalhamento das baleias. A maioria desses animais é extremamente sensível ao som. Rollo afirma que alguns sonares utilizados para navegação podem deixá-los confusos, estressados e atordoados, aumentando as chances de eles nadarem sem querer em direção à praia. Além dessas causas, a poluição, temperatura da água e disponibilidade de alimento são outros fatores que os cientistas consideram estar por trás de alguns desses episódios.

E como explicar, por exemplo, a ocorrência de encalhamentos coletivos, como as baleias piloto – na verdade são golfinhos gigantes – que foram encontradas em uma praia da Nova Zelândia em fevereiro de 2017? Rollo explica que, como esses mamíferos costumam viver em grupos grandes, é muito comum, que um indivíduo adoeça e acabe transmitindo a enfermidade aos demais, provocando uma contaminação em massa. O mesmo se aplica aos outros fatores, já que os animais dividem o mesmo ambiente.

O suicídio, no entanto, definitivamente não é uma hipótese com sustentação científica, segundo o pesquisador. Por mais heroico que pareça, esses animais não estão tirando suas próprias vidas em nome do bando. "Não existe nenhuma indicação de que tenham solidariedade uns com os outros", afirma. "Para que um animal cometa suicídio é necessário que exista um componente depressivo, algo que é próprio do comportamento humano."


Arquivado em:Ciência

‘Vade Retro’: Tony Ramos é a melhor parte de estreia mediana

Posted: 21 Apr 2017 07:08 AM PDT

Filha de uma senhorinha católica que a levou para ver o Papa João Paulo II em sua passagem pelo Brasil em 1979, quando recebeu uma beijoca do pontífice, Celeste (Monica Iozzi) é em tudo correta. Namora sério e, advogada que é, atua do lado da Justiça. Até conhecer Abelardo Zebu (Tony Ramos), de apelido Abel Zebu, um cacófato que indica bem de que lado ele samba. Abel Zebu entra na vida de Celeste causando faíscas – e um apagão, como se viu no capítulo de estreia de Vade Retro, na cena em que ele deixa São Paulo inteira no escuro. Apesar das faíscas promissoras, a nova série de Fernanda Young e Alexandre Machado teve uma estreia mediana, para não dizer chocha, na noite desta quinta-feira na Globo. Piada precisa de ritmo, de timing, e, ao menos nesse primeiro episódio, Vade Retro se mostrou bem arrastada no texto e na direção.

Exceto por uma ou outra cena, como quando Celeste toma banho com direito a sonoplastia, o capítulo de estreia frustrou quem esperava rir mais com a série do que com o humor involuntário de Gloria Perez em A Força do Querer, a novela das 9 exibida antes. Faltou aos diálogos a afiação que Fernanda Young e Alexandre Machado imprimiam às falas de Rui (Luís Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres) em Os Normais, humorístico que ainda é o destaque no currículo do casal de roteiristas. Lentas e de conteúdo pouco inspirado, as falas passaram longe da esgrima verbal que se espera de uma comédia, especialmente as de Celeste.

Monica Iozzi e Tony Ramos são o bem e o mal (Reprodução/TV Globo)

Em parte, porque Monica Iozzi, apesar do pendor natural que demonstra para o humor, ainda lembra demais aquela apresentadora da bancada do Vídeo Show – até pela carga de alheamento e ingenuidade que a personagem carrega. Juliano Cazarré, como o namorado de Celeste, Cecília Homem de Mello como Leda, a religiosa mãe das advogada, e a ótima Maria Luisa Mendonça como Lucy Fergson, a mulher encapetada de Abel Zebu, são potenciais ainda mal explorados da trama, que podem render mais nos próximos episódios.

Neste primeiro capítulo, o destaque foi mesmo Tony Ramos, que prova mais uma vez a sua capacidade de fazer diferentes papéis e atuar em gêneros diversos. O lobista Abel Zebu não é apenas um vilão, mas um vilão cômico, trabalho fora da curva na trajetória do ator acostumado a dar vida a mocinhos. E Tony Ramos não apenas cumpriu bem o papel. Ele conseguiu dar vigor ao texto por vezes banal de Vade Retro.


Arquivado em:Entretenimento

Vaccari e Okamotto pediram que tríplex ficasse em nome da OAS

Posted: 21 Apr 2017 06:43 AM PDT

O ex-presidente da construtora OAS, Léo Pinheiro, afirmou em depoimento à Justiça Federal que o tríplex no Guarujá que o petista Luiz Inácio Lula da Silva nega ser dono não foi transferido ao seu nome a pedido de Paulo Okamotto, ex-diretor do Instituto Lula, e João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), informou o jornal o Estado de S. Paulo.

Condenado pela Operação Lava Jato, o empreiteiro confirmou ao juiz Sergio Moro que Lula era, sim, dono do imóvel no Edifício Solaris. Segundo Léo Pinheiro, porém, Vaccari e Okamotto pediram que o tríplex ficasse em nome da OAS e afirmaram que, depois, seria transferido "para alguém que o presidente determinasse ou para a família dele mesmo".

"O Vaccari me pediu que não fizesse. Me liberou para venda a unidade que teria sido escolhida e disse que a unidade que pertenceria à família do presidente ficaria em nosso nome", afirmou o empreiteiro a Moro. "Ele [Vaccari] falou isso?", questionou o juiz. "Ele e o Okamotto. Como iríamos resolver, não sei como", respondeu Léo Pinheiro.

O depoimento do ex-diretor da OAS escancarou detalhes da troca de favores e pagamentos ilegais envolvendo Lula, ameaçando ainda mais o futuro do ex-presidente, réu em cinco processos da Lava-Jato. O empreiteiro confirmou que o imóvel no Guarujá pertencia a Lula e, ainda, que o petista pediu a ele para destruir provas que pudessem incriminá-lo.


Arquivado em:Brasil

Polícia mata o homem que uniu milícia e tráfico no Rio

Posted: 21 Apr 2017 06:42 AM PDT

Desde o início da expansão das milícias pelo Rio de Janeiro, há duas décadas, uma das grandes preocupações das autoridades é a quase inevitável ligação desses grupos paramilitares com o tráfico. Na Zona Oeste, a Liga da Justiça, maior quadrilha de milicianos do país, era quem vinha fazendo essa costura de relações. Há mais de um ano a Polícia Civil havia detectado o estreito relacionamento deste grupo com a facção Amigos dos Amigos (ADA). O elo entre essas duas pontas do crime vinha sendo feito por Carlos Alexandre da Silva Braga, o Carlinhos Três Pontes. Na manhã de hoje, o chefe da milícia de Santa Cruz e Campo Grande foi morto ao tentar reagir ao cerco policial numa operação que o pegou de surpreso, por volta das 6h da manhã.

O principal aliado de Três Pontes nessa empreitada conjunta entre milícia e tráfico era seu grande amigo Carlos José da Silva Fernandes, o Arafat, uma das principais lideranças da ADA, que comanda favelas em Japeri e na Pavuna. No último dia de novembro do ano passado, porem, ele acabou preso pela Polícia Militar enquanto passeava num carro de luxo pela Avenida Brasil. Arafat tinha ido dar uma volta na praia antes de iniciar uma nova guerra.

Com o apoio logístico de Carlinhos Três Pontes, a quadrilha do ADA se preparava para invadir, no fim daquela semana, a Favela da Carobinha, em Campo Grande, para expulsar um grupo de milicianos com quem Três Pontes vinha tendo problemas de relacionamento. “Ali eles montariam as bocas de fumo. E era o passo que a milícia estava dando já partindo para a venda de  drogas”, explica o delegado Maurício Mendonça, lembrando que a Liga da Justiça já vem praticando roubos a caminhões de cargas na cidade.

Polícia mata o homem que uniu milícia e tráfico no Rio

Polícia mata o homem que uniu milícia e tráfico no Rio (Foto/Divulgação)

Em janeiro, uma disputa entre milicianos na mesma Carobinha resultou num tiroteio que deixou três mortos e 13 pessoas feridas por balas perdidas.

A ação de hoje foi coordenada pelo Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e contou com agentes das delegacias de Homicídios (DH) e de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC). Ele estava dentro de sua fortaleza, uma espécie de bunker que nem mesmo sua quadrilha conhecia. Na verdade, apenas um de seus seguranças sabia exatamente o endereço de um imóvel luxuoso que destoava dos demais na Rua Apuruna, número 22, no bairro pobre de Paciência.

Estavam na casa ele, a mulher, a filha de 3 anos e a sogra. Ele se escondeu em um quarto e, como sempre dizia, não se entregou. Chegou a entrar em luta corporal com o delegado Thiago Dorigos, tentou pegar sua pistola e acabou baleado no peito pelo delegado Fabio Salvadoretti. Levado para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, ele não resistiu. Com Carlinhos foram encontradas uma pistola Glock, um fuzil AK-47, um revólver e fardas de policiais e de combate militar.

Ex-traficante, Três Pontes comandava um exército de milicianos e vinha expandindo sua área de atuação para a Baixada Fluminense. O bando controla transportes alternativos, gás, distribuição de cesta básica, cobra taxas de moradores e comerciantes, movimentando mais de 5 milhões de reais por mês.


Arquivado em:Brasil

Imagens do dia 21 de abril

Posted: 21 Apr 2017 06:34 AM PDT

(Christof Stache/AFP)" description="">(Akhtar Soomro/AFP)" description="">(Marko Djurica/Reuters)" description="">(Omar Haj Kadour/AFP)" description="">(Philippe Lopez/AFP)" description="">(Jaafar Ashtiyeh/AFP)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

‘Arquivo X’ retornará com nova temporada de 10 episódios

Posted: 21 Apr 2017 06:18 AM PDT

A clássica série Arquivo X retornará à Fox com uma temporada de dez episódios protagonizados por David Duchovny e Gillian Anderson, segundo anunciou nesta quinta-feira a emissora americana em comunicado. A nova temporada, que será uma continuação dos capítulos exibidos no ano passado, chegará às telas durante entre 2017 e 2018, ou seja, no final deste ano ou no começo do próximo. A produção será supervisionada uma vez mais por Chris Carter, criador da série.

“Personagens icônicos, uma grande narrativa, criadores ousados… São selos distintivos de uma grande série de televisão. E são algumas das razões pelas quais Arquivo X teve um impacto tão profundo em milhões de fãs em todo o mundo”, disse David Madden, presidente da Fox Broadcasting Company. “A criatividade de Chris, junto ao brilhante trabalho de David e Gillian, continua propulsando este fenômeno da cultura popular, e estamos ansiosos para ver os novos mistérios que serão investigados por Mulder e Scully”, acrescentou Madden.

O retorno da série em 2016 atraiu uma audiência média de 16 milhões de espectadores.  Arquivo X estreou em 1993 e, ao longo de suas nove temporadas iniciais, conquistou um total de 16 prêmios Emmy.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Entretenimento

Morre o cantor Cuba Gooding, pai do ator Cuba Gooding Jr.

Posted: 21 Apr 2017 06:04 AM PDT

O cantor de soul Cuba Gooding, pai do ator Cuba Gooding Jr., morreu nesta quinta-feira em Los Angeles aos 72 anos. Gooding foi encontrado sem vida em seu carro, estacionado em Woodland Hills, um bairro situado ao noroeste da cidade californiana. A causa da morte ainda não foi revelada, e a imprensa de celebridades americana especula se houve overdose.

Gooding chamou atenção com sua voz aguda e doce no grupo de soul Main Ingredient, que alcançou a fama nos anos 1970 graças, principalmente, ao hit Everybody Plays the Fool.

Embora não tenha alcançado a mesma notoriedade sozinho, o cantor seguia carreira solo desde 1978, quando lançou o álbum The First Cuba Gooding Album. Acabou se tornando mais conhecido como pai do ator Cuba Gooding Jr., vencedor do Oscar de melhor coadjuvante por Jerry Maguire (1996) e conhecido também pelo filme Homens de Honra (2000) e, recentemente, pela minissérie American Crime Story: The People v. O.J. Simpson.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Entretenimento

Novos estádios da Europa vão ter até… futebol!

Posted: 21 Apr 2017 06:00 AM PDT

A Fiorentina anunciou no começo de março o projeto de seu novo estádio, com capacidade para 40.000 lugares, que vai substituir o Artemio Franchi, inaugurado em 1931 e que pode receber 47.000 pessoas. Não se trata, portanto, de aumentar a quantidade de gente nas partidas, mas de elevar a quantidade de dinheiro arrecadado com o equipamento. E o clube de Florença não está sozinho nessa.

Nos próximos anos, a Europa contará com sete estádios novos, ou remodelados, e eles terão em comum o fato de não dependerem dos dias de jogos para faturar. Nos anos 90, surgiu no continente o conceito de estádio de futebol multiuso, com restaurantes e lojas para atrair a atenção (e os euros) dos torcedores antes e depois das partidas, mas agora a ideia é receber o público sete dias por semana.

Para isso, os estádios terão atrações que serão independentes do calendário de jogos dos clubes, e capazes de atrair tanto os fanáticos por futebol (com museus das equipes) quanto quem não tem muito interesse pela modalidade, com centros comerciais e hotéis de luxo, tal qual o que será construído no novo Santiago Bernabéu, do Real Madrid.

Conheça os sete estádios que serão inaugurados na Europa a partir de setembro, quando o Atlético de Madri começará a usar sua nova casa:

Fiorentina

O novo estádio da equipe italiana, com 40.000 lugares, poderá receber mais de 10% da população da cidade de Florença, de cerca de 377.000 habitantes.

Roma

Com o novo estádio, a Roma deixará de dividir a casa com seu maior rival, a Lazio. Os dois clubes usam atualmente o Estádio Olímpico, palco principal dos Jogos Olímpicos de 1960.

Chelsea

Durante a construção de sua nova arena, no mesmo lugar da atual, o Chelsea vai utilizar Wembley, maior estádio da Inglaterra (90.000 lugares) e casa da seleção nacional.

Tottenham

A capacidade do estádio (61.000 lugares) é motivo de satisfação para a torcida do clube de Londres. São cerca de mil lugares a mais do que o Estádio Emirates,  do Arsenal, maior rival da equipe.

Barcelona

O novo Camp Nou será o segundo maior estádio de futebol do mundo, perdendo apenas para o Rungrado Primeiro de Maio, de Pyongyang, Coreia do Norte (cuja capacidade varia entre 114.000 e 150.000 lugares, de acordo com a fonte consultada).

Real Madrid

O novo Santiago Bernabéu seguirá à risca o “estilo Real Madrid”, clube que gosta de ostentar seu grande poder financeiro. Entre as atrações do estádio, estará um hotel de luxo, coisa para endinheirados como Cristiano Ronaldo.

Atlético de Madri

Primeiro da nova leva de estádios a ser inaugurado, o Wanda Metropolitano é resultado de uma reconstrução do La Peineta, que seria o principal palco dos Jogos Olímpicos caso Madri tivesse ganho uma das três disputas em que entrou (para 2012, 2016 e 2020).

Dinheiro de sobra

A nova onda de estádios da Europa vai custar caro para os clubes de Itália, Espanha e Inglaterra. No total, as sete arenas terão custo de 3,375 bilhões de euros, o que equivale a aproximadamente 11,3 bilhões de reais.

O mais caro de todos será o sucessor do White Hart Lane, do Tottenham, que tem o orçamento de 860 milhões de euros (cerca de 2,9 bilhões de reais). São 300 milhões de reais a mais do que o Estádio Mané Garrincha, de Brasília, a mais custosa das 12 arenas da Copa do Mundo de 2014.

Ao contrário dos estádios construídos no Brasil, no entanto, os sete novos equipamentos europeus serão todos erguidos ou reformulados com dinheiro privado, obtido pelos próprios clubes. Nesse aspecto, a Fiorentina é quem tem mais dificuldades, pois seus dirigentes admitem que ainda não conseguiram captar os 420 milhões de euros (1,4 bilhão de reais) estimados para a construção de sua nova casa.

Mau exemplo brasileiro

Se os novos estádios da Europa surgirão com a preocupação de serem utilizáveis nos sete dias da semana, muitos dos equipamentos erguidos para a Copa do Mundo do Brasil não são usados sequer para sua finalidade básica, o futebol.

A Arena Amazônia, em Manaus, a Arena Pantanal, em Cuiabá, e o Mané Garrincha, em Brasília, dependem da boa vontade de clubes dos principais centros futebolísticos do país para receber eventos de grande público, ainda assim muito esporadicamente.

O caso da Arena Pantanal é emblemático. O governo do Mato Grosso não tem dinheiro para fazer obras de manutenção no local e, por isso, o estádio no momento tem capacidade para apenas 10.000l pessoas (31.000 lugares a menos do que a capacidade original). Os mato-grossenses tinham a intenção de receber na arena um jogo da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa de 2018, mas desistiram porque, sem as obras, não seria possível liberá-la para receber um público de 41.000 torcedores.


Arquivado em:Esporte, Placar

Prisão de Julian Assange é ‘prioridade’ para os EUA

Posted: 21 Apr 2017 05:57 AM PDT

A prisão do fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, é uma “prioridade” para os Estados Unidos, afirmou o procurador-geral Jeff Sessions nesta quinta-feira, enquanto a imprensa americana afirma que seu gabinete prepara acusações contra o australiano. “Vamos intensificar nossas atividades e já estamos redobrando nossos esforços sobre os vazamentos feitos por Assange”, disse o chefe do departamento de Justiça americano, em entrevista coletiva, a respeito dos planos para deter Assange.

Jeff Sessions disse que há uma explosão de vazamentos de informações sensíveis sem precedentes. “É um assunto que vai além de tudo o que se sabia. Temos profissionais que estão trabalhando em temas de segurança nos Estados Unidos durante anos e que estão chocados com o número de vazamentos, alguns dos quais muito sérios”, afirmou. “Mesmo que se defendam, vamos tratar de colocar algumas pessoas na prisão.”

Segundo o jornal The Washington Post, os promotores redigiram nas últimas semanas acusações contra Assange e outros membros do WikiLeaks, que devem incluir complô, roubo de bens do Estado e violação da lei de espionagem.

Assange, 45 anos, está refugiado na embaixada do Equador em Londres desde 2012, para escapar de um mandado de prisão emitido pela Suécia por um suposto estupro.

(Com agência France-Presse)


Arquivado em:Mundo

Aliados resistem a fechar apoio para reformar Previdência

Posted: 21 Apr 2017 05:30 AM PDT

Apesar da pressão do governo, partidos da base aliada resistem em fechar questão a favor da Reforma da Previdência. Por enquanto, apenas lideranças do PMDB e PP afirmaram que devem adotar uma medida para garantir os votos necessários à aprovação da proposta na Câmara. Já PSB, SD e PROS, apesar de serem da base, devem votar contra. Diante dos vários sinais de rebelião no Congresso Nacional, o Palácio do Planalto escalou os ministros para pressionar os deputados dos seus partidos a votar a favor da reforma, sob o risco de perder seus cargos no governo.

Não é à toa que a situação preocupa o governo Temer. Até mesmo aliados de primeira ordem, como o PSDB e o DEM, declararam não estar dispostos a obrigar suas bancadas a votar fechadas com a proposta. No jargão político, o termo “fechar questão” é usado quando a legenda adota posição única sobre como cada um deve votar. O parlamentar que desrespeitar a ordem corre o risco de punição. Essa também é a posição do PSD, PR, PTB e PV. Já integrantes do PRB, PPS, PTN e PSC disseram que ainda iriam discutir o assunto, em reuniões que devem acontecer nas próximas semanas, mas a sinalização inicial é de que não devem impor um posicionamento a seus parlamentares.

Sem cargos

Nesta quinta-feira, após um evento no Itamaraty de comemoração ao Dia do Diplomata, Michel Temer declarou que “vai avaliar” uma punição aos os parlamentares dos partidos da base aliada que votarem contra a reforma — se eles poderão perder seus cargos. Questionado se a base pode perder cargos, se votar contra, primeiramente Temer respondeu: “Espero que não”. Diante da insistência de repórteres, disse: “Não sei. Nós vamos examinar no futuro”. Temer também minimizou traição de partidos como PSB e PRB na votação nesta semana da urgência da reforma trabalhista na terça-feira.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Cunha recebeu mesada por três anos, afirma delator

Posted: 21 Apr 2017 05:07 AM PDT

O ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura Benedicto Júnior afirmou, em delação premiada, que a empreiteira pagou 19,7 milhões de reais ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para que o peemedebista exercesse influência sobre a liberação de recursos do FI-FGTS para obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Os pagamentos, segundo o delator, foram feitos por meio de 36 parcelas de 547.000 reais cada uma, pagas entre 2011 e 2014.

A delação da Odebrecht é a terceira que aponta esquema de corrupção envolvendo Cunha na Caixa Econômica Federal. O empresário Ricardo Pernambuco Júnior, da Carioca Engenharia, entregou ao Ministério Público Federal uma tabela com 22 depósitos no total de 4.680.297,05 dólares (14,4 milhões de reais) também correspondentes ao Porto Maravilha.

O ex-vice-presidente da Caixa Fábio Cleto, homem forte de Cunha dentro da instituição financeira, também relatou que o peemedebista cobrava comissões variáveis de 0,3%, 0,5% ou de até mais de 1% dos repasses feitos pelo fundo. Uma delas teria chegado a 52 milhões de reais.

Benedicto disse ter se reunido em 2011 com Cunha, no escritório político do então deputado, onde o peemedebista teria pedido as propinas. Os valores exigidos pelo parlamentar foram discutidos em reunião entre as integrantes da Concessionária do Porto Maravilha – OAS, Odebrecht e Carioca Engenharia.

De acordo com o delator da Odebrecht, teria ficado claro que, “a partir dos pagamentos concretizados, haveria apoio do deputado Eduardo Cunha para eventuais liberações futuras do FI-FGTS para o Porto Maravilha, no Rio”.

No sistema Drousys, utilizado pelo Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht – o “departamento de propina” da empreiteira – para controlar o pagamento de vantagens indevidas, Cunha tinha o apelido de “Caranguejo”. Procurada, a defesa de Cunha não se manifestou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

IRPF: Como deduzir gasto com doméstica? Tire suas dúvidas

Posted: 21 Apr 2017 04:58 AM PDT

VEJA vai tirar dúvidas dos leitores sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda de 2017 (ano-base 2016) em parceria com o Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis).

Envie suas perguntas para o e-mail veja-IR2017@abril.com.br – nas respostas aparecerão apenas as iniciais do leitor. O prazo para envio das declarações termina no dia 28.

Veja abaixo respostas dos consultores do Sescon para dúvidas sobre a declaração de IR:

Tenho gasto com empregada doméstica, com carteira assinada.  Qual o valor que devo declarar como despesa na minha declaração de ajuste anual? (J.G.A.)
Os valores que podem ser deduzidos do imposto de renda pelo empregador doméstico são aqueles pagos à Previdência Social. A declaração deve ser feita na ficha "Pagamentos Efetuados", código "50 – Contribuição patronal paga à Previdência Social pelo empregador doméstico." O limite de dedução é de 1903,77 reais, devendo, porém, ser informado todo o valor pago, sendo a dedução calculada automaticamente pelo programa da Receita Federal.

Fui demitida no ano passado e saquei o FGTS no mês de novembro. Ocorre que o valor da multa do FGTS consta em duas fontes pagadoras: no informe de rendimentos da empresa e no extrato do saque do FGTS que realizei. Estou com dúvida sobre qual fonte pagadora devo declarar a multa do FGTS e se devo deduzir o valor da multa do informe da empresa ou da Caixa para não declarar em duplicidade. (A.R.M.)
A fonte pagadora que se deve incluir na declaração, neste caso, é a Caixa Econômica Federal. A empresa onde trabalhou deverá corrigir seu informe de rendimentos, uma vez que a multa do FGTS por dispensa sem justa causa não é paga diretamente ao trabalhador, e portanto, não deve ser informada como rendimento pago pela empresa a ele.

Trabalhei 10 anos em uma empresa. Em 2016, ela fechou e não pagou meus direitos trabalhistas. Consegui através da justiça o saque do FGTS, cerca de 11.000 reais. Desse valor foi abatido 30% do advogado. Essa foi a minha única receita em 2016. Como deverá ser minha declaração: deve constar essa receita e a saída para o advogado? (S.V.B.)
Pelo motivo informado, não é obrigatória a entrega da declaração. É importante verificar outros motivos de obrigatoriedade de apresentar a declaração.

É obrigatório informar os valores da caderneta de poupança, mesmo, que sejam provenientes das verbas rescisórias e FGTS que já foram declarados na ficha de rendimentos deste ano? Em qual ficha deve ser declarado? Fui demitida em 06/16, em 07/16 passei a recolher a contribuição previdenciária como facultativo. Estes valores devem ser somados à contribuição previdenciária descontadas pela empresa e declaradas no campo de contribuição previdenciária oficial? É obrigatório a declaração de veículo, independentemente do valor? (T.M.)
Os depósitos de poupança devem ser informados em caso de entrega da declaração de imposto de renda, independente da fonte do dinheiro depositado. Para deduzir as contribuições como facultativo à previdência, inclua os pagamentos na ficha "Rendimentos recebidos de PF/Exterior", na aba Outras Informações, na coluna de "Deduções", "Previdência Oficial", deixando os demais campos em branco.

Há oito anos, meu pai fez doação de alguns imóveis à minha pessoa. Na escritura de doação os bens foram transferidos pelo valor venal na época, valor esse bem superior ao que era informado na declaração dele. O contador na época optou por informar na minha declaração o mesmo valor que era informado na declaração do meu pai.  Posso retificar as minhas cinco últimas declarações de renda e mudar o valor informado dos bens, colocando na declaração o valor em que foi feito a escrituração de doação, ou seja, o valor venal da época? (D.M.)
Você poderá retificar a declaração dos anos anteriores neste caso. Porém, será necessário pagar o ganho de capital entre o valor declarado pelo seu pai na declaração de IR dele, com os encargos legais, além das multas pela retificação dos últimos cinco anos, previstas na legislação. Importante ressaltar ainda que com a retificação do valor haverá diferença de ITCMD a ser recolhido pela doação, caso na época da doação o ITCMD tenha sido calculado pelo valor incluído na declaração de IR e não pelo valor da escritura de doação.


Arquivado em:Economia

Quero ser exemplo, diz afegã escolhida para representar Alemanha

Posted: 21 Apr 2017 04:00 AM PDT

Quando Zohre Esmaeli tinha 9 anos, o grupo extremista Talibã tomou o poder de Cabul, no Afeganistão, e colocou a sobrevivência de sua família em risco. Seu pai, muçulmano xiita, temia ser morto a qualquer momento por fazer parte de uma linha oposta da religião. Proibida de frequentar a escola e sair sozinha, a menina afegã não imaginava que, em 2017, seria o rosto do governo da Alemanha em uma campanha institucional para divulgar a imagem do país para o resto do mundo, posto já ocupado por Claudia Schiffer.

“Aos 13 anos, em 1999, ouvi que deixaríamos o Afeganistão, junto de outros seis familiares. Vendemos tudo para pagar aos contrabandistas russos que nos levariam à Europa, onde um irmão vivia”, relatou Zohre, hoje com 32 anos. Depois de uma trajetória de seis meses, a afegã se viu como refugiada na Alemanha, onde precisou lidar com o preconceito e enfrentar a resistência de seus pais à nova cultura. Na adolescência, descoberta pela representante de uma agência de modelos, Zohre fugiu de casa para perseguir a carreira nas passarelas de Paris, Milão e Nova York. “Depois de deixar Cabul para ter uma nova vida, em uma sociedade segura, eu estava trocando a família pela liberdade”, relatou. Em depoimento a VEJA, a modelo de sucesso conta como encontrou chance de futuro no território alemão, que serve de inspiração a outros refugiados.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Mundo

Exército foi sondado para decretar estado de defesa, diz general

Posted: 21 Apr 2017 04:00 AM PDT

O comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, revela em entrevista a VEJA que a instituição foi sondada e rechaçou a hipótese de apoiar a decretação de estado de defesa nos dias tensos que antecederam o impeachment de Dilma. Villas Bôas não diz quais foram os políticos que fizeram a consulta, mas reconhece que as Forças Armadas ficaram “alarmadas” com a perspectiva de serem empregadas para “conter as manifestações que ocorriam contra o governo”. “Nós temos uma assessoria parlamentar no Congresso que defende nossos interesses, nossos projetos. Esse nosso pessoal foi sondado por políticos de esquerda sobre como nós receberíamos uma decretação do estado de defesa”, afirmou Villas Bôas. Na entrevista a VEJA, o comandante do Exército também manifesta também preocupação com o “perigo” de surgir no país líderes populistas com discursos “politicamente incorretíssimos, mas que correspondem ao inconformismo das pessoas”.

Para ler a entrevista na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Política