USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


quarta-feira, 19 de abril de 2017

Notícias

Notícias


Vice dos EUA promete ‘resposta esmagadora’ à Coreia do Norte

Posted: 19 Apr 2017 09:40 AM PDT

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, prometeu nesta quarta-feira uma “resposta esmagadora em caso de ataque” da Coreia do Norte. Em visita ao Japão, ele classificou o regime comunista de Kim Jong-un como a “ameaça mais perigosa e urgente para a paz e a segurança na Ásia Pacífico”.

O vice americano garantiu que o governo de Donald Trump vai manter o esforço com aliados como Japão, China e outras potências globais para exercer pressão econômica e diplomática sobre Pyongyang. Vestindo um uniforme militar verde, Pence discursou a bordo do porta-aviões USS Ronald Reagan, estacionado no Japão. Ele realiza uma visita de dois dias ao país depois de ter passado pela Coreia do Sul.

Testes militares

O vice-ministro das Relações Exteriores norte-coreano, Han Song-Ryon, afirmou na terça-feira à emissora BBC que o ritmo de testes balísticos do país irá acelerar nos próximos dias. “Vamos realizar mais testes de mísseis semanalmente, mensalmente e anualmente”, afirmou.

Diante da atitude da comunidade internacional, que considera estes testes uma provocação e uma violação das resoluções da ONU, Pence já advertiu há alguns dias que “todas as opções estão sobre a mesa”. “Derrotaremos qualquer ataque e reagiremos ao uso de qualquer arma convencional ou nuclear com uma resposta esmagadora”, afirmou, citando a “determinação do presidente Trump e das forças armadas dos Estados Unidos”.

O porta-aviões Ronald Reagan, que se encontra na base naval americana de Yokosuka, faz parte da sétima frota de Washington e está pronto para uma mobilização programada no Pacífico ocidental. Outro componente da sétima frota, o porta-aviões USS Carl Vinson, atualmente diante da costa australiana, planeja chegar na próxima semana ao mar do Japão.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Relator suspende leitura de parecer de reforma da Previdência

Posted: 19 Apr 2017 09:18 AM PDT

O deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), relator da reforma da Previdênciasuspendeu a leitura de seu parecer, a pedido dos integrantes da comissão especial da Câmara. A apresentação do parecer deve ser retomada ainda hoje.

Ele apresentou ontem uma versão preliminar do relatório, fixando a idade mínima de aposentadoria em 62 anos para as mulheres e em 65 anos para os homens após um período de transição de 20 anos. Ou seja, o aumento seria progressivo, começando em 53 e 55 anos, respectivamente, na data da promulgação da emenda.

O texto mantém em 25 anos o tempo mínimo de contribuição para acesso ao benefício, que será igual a 70% da média de todos os salários de contribuição desde julho de 1994.

Após 25 anos de contribuição, cada ano seria contado a mais, possibilitando a obtenção de 100% da média aos 40 anos de contribuição.

(Com Agência Câmara)


Arquivado em:Economia

Pela moda, Victoria Beckham é condecorada por príncipe William

Posted: 19 Apr 2017 09:16 AM PDT

A estilista britânica e ex-Spice Girl Victoria Beckham recebeu nesta quarta-feira das mãos do príncipe William, neto da rainha Elizabeth II, a distinção Ordem do Império Britânico (OBE) em um evento no Palácio de Buckingham, em Londres. Casada com o ex-jogador de futebol David Beckham, ela foi condecorada na residência oficial da família real britânica por sua contribuição à indústria da moda, ao longo de uma carreira de 17 anos.

Victoria Beckham, que foi à cerimônia acompanhada do marido e dos pais, disse estar “orgulhosa de ser britânica” e que receber tal homenagem tinha sido “um autêntico prazer e uma honra”.

Aos 43 anos, a ex-Spice Girl também fez questão de agradecer a base que teve de sua família. “Sem o amor e o apoio deles, nada disso seria possível.”

Na mesma cerimônia, a atleta olímpica Jessica Ennis-Hill foi nomeada Dama do Império britânico e o ator Mark Rylance, cavaleiro por seus serviços ao teatro.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Entretenimento

André Esteves e BTG Pactual foram alvo de operação da PF

Posted: 19 Apr 2017 09:12 AM PDT

O banqueiro André Esteves e o banco BTG Pactual foram alvo de mandados de busca e apreensão da Polícia Federal nesta quarta-feira. As medidas ocorreram em razão da Operação Conclave, deflagrada nesta manhã.

A PF apura se houve crimes na venda de ações do Banco Panamericano à Caixa Participações, braço de investimentos da Caixa, em 2009.

O controle do Panamericano foi adquirido pelo BTG do Grupo Silvio Santos em 2011. O banco tem 51% das ações do agora chamado Banco Pan, enquanto a Caixa tem os 49% restantes. André Esteves era controlador do BTG até ser preso em novembro de 2015, em decorrência da Operação Lava Jato.

Agentes da polícia estiveram na casa do banqueiro na manhã desta quarta-feira, localizada no Rio de Janeiro, mas saíram sem levar documentos. As informações são do seu advogado pessoal, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. Segundo o defensor, Esteves estava presente no momento da ação e não houve apreensão porque o material buscado já havia sido requisitado pela Justiça em outra investigação.

A sede do BTG no Rio de Janeiro também foi alvo de mandado de busca e apreensão. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, a PF requisitou documentos da transação junto ao Grupo Silvio Santos, que eram públicos e já estavam em poder do Banco Central. “O BTG Pactual não foi parte ou teve qualquer envolvimento na compra de participação do Banco Panamericano pela Caixapar em 2009”, diz trecho de nota do BTG.

Operação Conclave

Cerca de 200 policiais federais foram às ruas cumprindo 46 mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Federal de Brasília/DF. Durante as buscas no Distrito Federal, houve a intimação de um dos investigados, que estava presente no local, segundo a PF. A pessoa compareceu à Superintendência da Polícia Federal para prestar esclarecimentos, e seu nome não foi divulgado.

A decisão da Justiça ainda determinou a indisponibilidade e bloqueio de valores de contas bancárias de alvos das medidas cautelares. O bloqueio alcança o valor total de 1,5 bilhão de reais, segundo a PF.

O nome da operação, Conclave, faz alusão ao ritual que ocorre a portas fechadas entre cardeais na Capela Sistina, no Vaticano, para escolher um novo papa para a Igreja Católica.

Outro lado

Procurado por VEJA, o Grupo Silvio Santos disse, por meio de sua assessoria, que não vai se manifestar sobre o ocorrido.

A Caixapar emitiu nota dizendo que “está em contato permanente com as autoridades, prestando irrestrita colaboração com os trabalhos, procedimento que continuará sendo adotado pela empresa”.

O Banco Pan publicou comunicado em seu site destinado a investidores confirmando que agentes da PF estiveram em sua sede na manhã desta quarta-feira. "A companhia esclarece que está colaborando com as investigações e que tal fato não tem nenhuma relação com a gestão atual ou com suas operações e comunicará ao mercado qualquer informação relevante sobre o assunto", diz trecho da nota.

 

 


Arquivado em:Economia

Oposição e chavismo medem forças nas ruas da Venezuela

Posted: 19 Apr 2017 09:10 AM PDT

(Carlos Garcia Rawlins/Reuters)" description="">(Juan Barreto/AFP)" description="">(Carlos Garcia Rawlins/Reuters)" description="">(Carlos Garcia Rawlins/Reuters)" description="">(Carlos Garcia Rawlins/Reuters)" description="">

Manifestantes contrários e favoráveis ao governo de Nicolás Maduro já tomam as ruas de Caracas no que promete ser uma das maiores manifestações do país. Os protestos desta quarta marcam a sexta jornada de marchas em menos de três semanas na Venezuela.

A oposição pretende organizar o que estão chamando de "a mãe de todas as marchas" ou "a maior expressão de protesto que este governo já sentiu desde que está no poder". Os manifestantes espalhados por todo o país exigem que o governo apresente um cronograma para as eleições, que suspenda a repressão contra as manifestações e que respeite a autonomia da Assembleia Nacional, liderada pela oposição.

Os protestos também são uma resposta a tentativa do Tribunal Superior de Justiça (TSJ) de assumir os poderes da Assembleia Legislativa a ao anúncio feito por Maduro na terça-feira sobre a ativação de uma operação militar, policial e civil para derrotar um “golpe de Estado”, que atribui à oposição e aos Estados Unidos.

Para os opositores, o plano de segurança “busca intimidar” a população. “Esse é um governo em sua fase terminal”, disse à Reuters o duas vezes candidato presidencial Henrique Capriles, na noite de terça-feira. “Isso vai se intensificar e forçar Maduro, e seu regime, a realizar eleições democráticas e livres”.

Maduro também convocou simpatizantes do governista Partido Socialista a realizar uma manifestação concorrente na capital Caracas, em comemoração ao feriado de 19 de abril, que marca o primeiro ato da independência do país.

Os protestos

Desde as primeiras horas do dia, simpatizantes do governo e da oposição já começaram a se concentrar em diferentes partes de Caracas, que tem várias ruas e acessos fechados e muitos militares nas ruas.

Os confrontos entre manifestantes contrários ao governo de Maduro e a Guarda Nacional Venezuelana (GNB) também começaram cedo. Vídeos e fotos postados nas redes sociais mostram os oficiais usando bombas de gás contra os protestantes.

Os opositores pretendem chegar ao coração da cidade, mas Maduro advertiu que os chavistas tomarão as ruas e que os opositores não poderão entrar nesta área da capital. “Se a direita quer marchar, que o faça no leste”, disse.

Policiais e militares bloquearam o percurso em passeatas anteriores e as ruas de Caracas foram cenário de confrontos com manifestantes encapuzados, que lançaram pedras e coquetéis molotov, em meio a nuvens de gás lacrimogêneo. O governo acusa a oposição de “terrorismo”, enquanto os opositores acusam as forças de segurança de repressão e torturas. A onda de protestos já deixou sete mortos, dezenas de feridos e mais de 300 detidos.

Reação internacional

Preocupados com a repetição da violência de outros protestos, 11 países da América Latina pediram ao governo chavista “garantias” ao direito de protesto pacífico. O governo do presidente americano Donald Trump fez uma dura advertência aos funcionários públicos venezuelanos para que desistam da repressão.

O ministério das Relações Exteriores chamou os avisos de “interferência grosseira”. “Estamos enfrentando uma arremetida internacional (…) Os Estados Unidos deram luz verde e aprovação para um processo golpista de escalada para a intervenção de Venezuela”, reagiu Maduro.


Arquivado em:Mundo

Morre, aos 86 anos, a atriz Neuza Amaral

Posted: 19 Apr 2017 09:09 AM PDT

Morreu nesta quarta-feira, dia 19, aos 86 anos, a atriz Neuza Amaral. Não foi divulgada ainda a causa do falecimento.

Nascida no interior de São Paulo, Neuza começou sua carreira no rádio no início dos anos 1950. Pouco depois, estreou na televisão na Rede Record, passando também pela TV Excelsior e indo para a Globo em 1967, onde participou de várias novelas da emissora carioca, como Irmãos Coragem e Selva de Pedra.

Em 1973, a atriz venceu o Prêmio da Associação de Críticos Paulistas de Arte (APCA) por sua atuação no folhetim Os Ossos do Barão.

Seu último trabalho na TV foi na série Pé na Jaca, da Globo, em 2007. Em 2006, fez participações nas novelas Páginas da Vida Cobras & Lagartos e no programa Linha Direta. Ela também participou do primeiro capítulo de Senhora do Destino, em 2004.

Neuza Amaral também fez importantes trabalhos no cinema, como A Lei do Cão (1967), de Jece Valadão, Pra Frente, Brasil (1982), de Roberto Farias, e O que É Isso, Companheiro? (1997), de Bruno Barreto. Também atuou em pornochanchadas como A Pantera Nua (1979), de Luiz de Miranda Corrêa.

Fora das telas, foi eleita vereadora no Rio de Janeiro na década de 1990, fato que a afastou da televisão. A atriz passou seus últimos em Araruama, cidade do interior fluminense.

Neuza Amaral

Neuza Amaral, atriz (Lucio Marreiro/Dedoc)

Neuza Amaral

Neuza Amaral, atriz (Lucio Marreiro/Dedoc)

Neuza Amaral

Neuza Amaral na novela ‘Olhai os lírios do campo’, da Rede Globo (Adalberto Diniz/Dedoc)

Neuza Amaral

Neuza Amaral na novela ‘O Pulo do Gato’, da Rede Globo (Lucio Marreiro/Dedoc)

Neuza Amaral

Neuza Amaral na novela ‘Cabocla’, da Rede Globo (Nelson Di Rago/Dedoc)

(Com informações do Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

44% dos estudantes brasileiros de 15 anos trabalham, diz ranking

Posted: 19 Apr 2017 08:49 AM PDT

No Brasil, 43,7% dos estudantes de 15 anos trabalham antes ou depois das aulas, segundo análise dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015, divulgados nesta quarta-feira. De acordo com o estudo, feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país é um dos seis com o maior número de jovens estudantes no mercado de trabalho.

Segundo o relatório, que contou com a participação de 540.000 estudantes de 15 anos que, por amostragem, representam 29 milhões de alunos de 72 países (são 35 países-membros da OCDE e 37 economias parceiras, entre elas o Brasil), o índice brasileiro é quase o dobro da média dos países-membros da OCDE, em que 23,3% dos alunos declaram trabalhar. O Brasil fica atrás da Tunísia (em que 47,2% dos estudantes trabalham), Costa Rica (45,3%), Romênia (45,3%), Tailândia (43,9%) e Peru (43,8%). O país com o menor número de estudantes no mercado de trabalho é a Coreia do Sul, com índice de 5,9%.

Segundo a OCDE, os jovens que estudam e trabalham tendem a ter pontuação menor em ciências do que os colegas que apenas estudam – a média é uma diferença de 55 pontos entre aqueles que trabalham e aqueles que não têm atividades remuneradas. Os estudantes que estão no mercado de trabalho também costumam chegar atrasados às aulas e um em cada cinco é mais propenso a dizer que não se sente enquadrado no ambiente escolar. Além disso, esses alunos também tendem a abandonar o colégio antes do fim do ensino médio.

Bullying

Esta é a primeira vez que o Pisa divulga dados da performance dos estudantes que dizem respeito à relação deles com os professores, à vida em casa e a como gastam o tempo fora da escola. Aplicado pela OCDE, o Pisa testa os conhecimentos de matemática, leitura e ciências de estudantes de 15 anos de idade. Em 2015, o foco foi em ciências, que concentrou o maior número de questões da avaliação. Neste quesito, os jovens brasileiros têm pontuação de 401, enquanto a média dos estudantes dos países da OCDE é de 439 pontos.

A nova análise dos dados mostra ainda que, no Brasil, aproximadamente um em cada dez estudantes de 15 anos é vítima frequente de bullying nas escolas, ou seja, estão no topo do indicador de agressões e mais expostos a essa situação. Em comparação com os demais países avaliados, contudo, o Brasil aparece com um dos menores "índices de exposição ao bullying".

Segundo os dados, 17,5% dos jovens brasileiros de 15 anos disseram sofrer alguma das formas de bullying "algumas vezes por mês"; 7,8% disseram ser excluídos pelos colegas; 9,3%, ser alvo de piadas; 4,1%, serem ameaçados; 3,2%, empurrados e agredidos fisicamente. Outros 5,3% disseram que os colegas frequentemente pegam e destroem as coisas deles e 7,9% são alvo de rumores maldosos.

Em um ranking de 53 países com os dados disponíveis a respeito de bullying, o Brasil está em 43º. Em média, nos países da OCDE, 18,7% dos estudantes relataram ser vítimas de algum tipo da agressão mais de uma vez por mês e 8,9% foram classificados como vítimas frequentes.


Arquivado em:Educação

Previdência: Idade mínima terá aumento progressivo; entenda

Posted: 19 Apr 2017 08:43 AM PDT

O relatório da reforma da Previdência prevê uma idade mínima para aposentadoria de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens. Hoje, não há idade mínima para a aposentadoria.

Mas a nova idade mínima não vai entrar em vigor assim que a reforma for promulgada. O relator da reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), criou uma regra de transição, que aumenta a idade mínima para aposentadoria progressivamente.

A idade mínima começará em 53 anos para as mulheres e 55 anos para os homens, subindo progressivamente ao longo do tempo.

Maia disse hoje que a idade mínima inicial para as mulheres crescerá um ano a cada biênio. Na terça, a proposta previa que essa idade subiria 11 meses a cada biênio. A mudança faz com que o período de transição fique mais rápido para as mulheres, que atingirão a idade mínima de 62 anos em 18 anos.

Para os homens, a idade mínima de transição começará em 55 anos e subirá progressivamente, ao longo de 20 anos, atingindo 65 anos.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Girafa deve estar na lista de animais em extinção dos EUA, diz pedido

Posted: 19 Apr 2017 08:41 AM PDT

Conservacionistas enviaram nesta quarta-feira um pedido formal ao governo dos Estados Unidos para que as girafas entrem para a lista de animais ameaçados do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos (FWS, na sigla em inglês). Com isso, eles procuram garantir que medidas preventivas sejam tomadas para barrar o que eles chamam de "extinção silenciosa" pela qual o animal está passando. A petição foi assinada por cinco grupos ambientais e encaminhada ao FWS.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), que em dezembro de 2016 reconheceu a girafa como um animal ameaçado de extinção, existem apenas 97.560 desses mamíferos terrestres na África Subsaariana hoje. Considerando que, em 1985, a população era de 151.700 indivíduos, queda nos últimos trinta anos foi de quase 40%. Isso significa que, agora, existem menos girafas do que elefantes na África – sendo que estes últimos também já enfrentam sua própria luta contra a extinção. Entre as principais ameaças às girafas estão a perda de habitat, caça ilegal, atropelamentos e colisões com fios de energia, doenças – e, agora, também a morte por "caçadores de troféus", alertam os conservacionistas.

Segundo dados dos grupos que assinaram a petição oficial, na última década, os Estados Unidos, sozinho, importou mais de 21.000 esculturas ósseas, 3.000 peças de pele e 3.700 troféus de caça variados de girafas. Se incluídas na lista de espécies ameaçadas, as girafas teriam uma série de medidas protetivas asseguradas, incluindo restrições a qualquer cidadão americano que deseje viajar para a África e voltar com um "troféu" do animal como lembrança.

A caça de girafas para produzir esses artefatos ganhou destaque em agosto de 2015, quando uma mulher americana postou nas redes sociais uma foto ao lado de animais que ela havia caçado durante uma viagem à África. Em uma das imagens, ela aparece posando apoiada no pescoço de uma girafa morta.

Espécies diferentes, a mesma ameaça

Em setembro de 2016, um extenso estudo de genética revelou que existem quatro espécies diferentes de girafas, e não uma, como se pensava. Uma vez que o cruzamento entre as quatro não gera descendentes férteis, cientistas consideram que isso pode também estar contribuindo para o declínio da população desses animais na natureza. A petição, no entanto, faz referência às girafas de maneira geral.

O documento foi assinado pela Fundação Internacional para o Bem-Estar Animal (IFWA, na sigla em inglês), Centro para a Diversidade Biológica, Sociedade Humanitária Internacional e sua divisão nos Estados Unidos, e o Concelho de Defesa de Recursos Naturais. Na página do IFWA, interessados podem assinar uma carta (disponível apenas em inglês), que será enviada também ao Serviço de Pesca e Vida Selvagem americano em apoio à petição.

O governo americano afirmou que irá analisar o pedido e, depois, abrirá um período para que o público em geral envie seus comentários e considerações.


Arquivado em:Ciência

9 verdades e nenhuma mentira sobre as delações da Odebrecht

Posted: 19 Apr 2017 08:25 AM PDT

A divulgação dos depoimentos de executivos e ex-executivos da Odebrecht à força-tarefa da Operação Lava Jato, na última semana, trouxe à tona detalhes de como a empreiteira comprou, com propinas ou dinheiro clandestino para campanhas, nomes de peso da política brasileira. De tão insólitas, as revelações parecem mentirosas, mas são, pelo menos na versão da Odebrecht, verdadeiras. Confira dez episódios divulgados nas gravações:

1) Deputado pediu propina em tom de brincadeira – e ganhou R$ 1 milhão
O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), conhecido no Congresso Nacional por seu estilo piadista, pediu "em tom de brincadeira" uma "ajuda" para a campanha eleitoral, segundo o delator Cláudio Melo. A Odebrecht repassou, via caixa dois, 1 milhão de reais ao peemedebista.

2) Lula recebeu “apoio” da Odebrecht desde os anos 1970
A relação entre Lula e a Odebrecht remonta aos anos 1970, quando o ex-presidente era líder sindical, de acordo com Emílio Odebrecht. O patriarca afirmou aos procuradores que os dois se conheceram quando a Odebrecht enfrentava uma greve geral no Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia, e o petista ajudou o empresário a ter "uma relação diferenciada com os sindicatos. Emílio Odebrecht disse que sempre "apoiou" o ex-presidente, seja com conselhos, seja com dinheiro. 

3) Empreiteira deu dinheiro às Farc
Marcelo Odebrecht revela que pagou resgate de funcionários sequestrados em países como Colômbia, Peru e Iraque. "Você não atua em países com guerrilha ou nas favelas do Rio sem pagar milícias", afirmou.

4) Odebrecht pediu que pastor Everaldo ajudasse Aécio Neves em debate
De acordo com o delator Fernando Reis, o grupo pediu que o candidato do PSC à Presidência da República em 2014, pastor Everaldo, fizesse perguntas para Aécio Neves (PSDB) ter mais tempo de fala em um debate presidencial daquele ano.

5) O mesmo político era apelidado de “Feio” e “Lindinho”
Estas eram as alcunhas do senador Lindbergh Farias (PT-RJ). O delator Claudio Melo Filho relacionou dezenas de políticos aos apelidos usados pela empresa para encobrir os beneficiários dos repasses. O senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL) era o “roxinho“.

6) Pedro Barusco escondeu vinhos avaliados em mais de R$ 750 mil
O delator Rogério Araújo disse que o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco, também delator no escândalo do petrolão, pediu a ele que escondesse da Operação Lava Jato uma coleção de 24 garrafas de vinhos avaliada em 240 000 dólares, mais de 750 000 reais. Agora, a mulher de Barusco quer as garrafas de volta.

7) Odebrecht pagava propina até para índios
Segundo Henrique Serrano Valladares, lideranças indígenas receberam depósitos em conta corrente em pagamentos vinculados ao Projeto Madeira, relacionado à drenagem de sedimentos do fundo do Rio Madeira, no Amazonas. "Esse cara se tornou até meu amigo, tenho até um cocar lá em casa. O chefe da tribo lá é o Antenor Karitário", relatou.

8) Houve roubo dentro do setor de propinas da empreiteira
A empresa perdeu o controle do esquema de corrupção e descobriu que houve roubo interno no Departamento de Operações Estruturadas, conhecido como “setor de propina”. De acordo com Marcelo Odebrecht, a construtora identificou prejuízos no caixa do departamento depois do desvio de mais de US$ 3 bilhões entre 2006 e 2014.

9) E-e-eymael, o eterno candidato, também levou seu quinhão
Fundador do nanico PSDC e sempre candidato do partido à Presidência, José Maria Eymael caiu nas graças da empreiteira. Segundo dois delatores, a empresa doou 50 000 reais à campanha dele em 2010. O valor não foi declarado.


Arquivado em:Brasil

Irmão de Silvio Santos é alvo da Operação Conclave

Posted: 19 Apr 2017 08:23 AM PDT

A Polícia Federal realiza buscas na residência do executivo Henrique Abravanel, irmão caçula do empresário e animador de TV Silvio Santos, dono do SBT. Por ordem do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal, de Brasília, procuram documentos ligados à aquisição possivelmente fraudulenta de ações do Banco Panamericano pela Caixa Participações S.A. (Caixapar).

O magistrado decretou a quebra do sigilo fiscal e bancário do irmão de Silvio. O inquérito instaurado apura a responsabilidade de gestores da Caixa Econômica Federal (CEF) na gestão fraudulenta, além de investigar possíveis prejuízos causados a correntistas e clientes.

A operação de aquisição de ações do banco Panamericano pela Caixapar é investigada por ter potencialmente causado expressivos prejuízos ao erário federal.

A reportagem de VEJA não localizou representantes do Banco Pan para comentar a operação da PF. O Grupo Silvio Santos informou que não comentaria.

Operação Conclave

Cerca de 200 policiais federais estão nas ruas cumprindo 46 mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Federal de Brasília-DF. A decisão ainda determinou a indisponibilidade e bloqueio de valores de contas bancárias de alvos das medidas cautelares. O bloqueio alcança o valor total de 1,5 bilhão de reais.

Os investigados responderão por gestão temerária ou fraudulenta, previstos nos artigos 4º e 5º da Lei nº7.492/86, além de outros crimes que possam vir a ser descobertos. As penas podem chegar a 12 anos de reclusão.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Doria tenta, mas não consegue convencer o papa a vir ao Brasil

Posted: 19 Apr 2017 08:17 AM PDT

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), se encontrou na manhã desta quarta-feira com o papa Francisco na Praça São Pedro, no Vaticano. O objetivo, segundo ele próprio alardeou nas redes sociais, era fazer o pontífice reconsiderar a decisão de não vir ao Brasil para a comemoração dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, em outubro, além de pedir bençãos ao povo brasileiro. O prefeito chegou a lhe entregar de presente o livro Gênesis, do fotógrafo Sebastião Salgado, uma camisa da seleção autografada pelos jogadores e uma bandeira do Brasil. Diante do pedido, no entanto, o papa respondeu que seria “difícil” rever os planos.

Segundo Doria, ele ainda teria insistido com a Sua Santidade, dizendo que “difícil não era impossível”. “Ele sorriu. Ele, aliás, é uma figura sorridente. Mas não fez uma resposta definitiva. Mas eu deixei ali o pedido em nome do povo brasileiro. Humildade é algo que não falta a um papa, especialmente ao papa Francisco. Voltar atrás é prova de grandeza. E eu espero sinceramente que o papa possa revisar essa decisão”, contou o tucano em vídeo postado em sua página no Facebook. O prefeito estava acompanhado da mulher e da filha.

Em carta endereçada ao presidente Michel Temer, cujo teor foi divulgado nesta terça-feira pelo blog do colunista Gerson Camarotti, do portal G1, o papa Francisco recusou o convite para visitar o Brasil, citando no texto que “os mais pobres” são os que pagam o “preço mais amargo” em “soluções fáceis e superficiais para crises”. A declaração foi dada num momento em que o governo tenta emplacar a reforma da previdência, que já foi publicamente criticada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A correspondência era uma resposta a outra enviada por Temer no fim de 2016, na qual o líder da Igreja Católica era convidado formalmente para a celebração de Nossa Senhora Aparecida.

“Sei bem que a crise que o país enfrenta não é de simples solução, uma vez que tem raízes sócio-político-econômicas, e não corresponde à Igreja nem ao Papa dar uma receita concreta para resolver algo tão complexo. Porém não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira”, diz trecho da carta revelada pelo portal.

O prefeito está em viagem na Europa desde a noite da última segunda-feira. Ele segue agora para Lisboa, onde participará do 5º Seminário Luso Brasileiro de Direito, na Faculdade de Direito da capital portuguesa. Ele deve voltar ao Brasil na manhã desta quinta-feira.


Arquivado em:Brasil, Política

PF prende oito em operação contra fraudes no seguro-desemprego

Posted: 19 Apr 2017 08:10 AM PDT

A Operação Stellio Natus da Polícia Federal prendeu oito pessoas na manhã desta quarta-feira. A operação investiga um esquema de fraude no seguro-desemprego, que desviou mais de 3 milhões de reais por meio de saques ilegais do benefício de trabalhadores.

Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos nas cidades de Anápolis (GO), Caldas Novas (GO), Nova Lima (MG), São Félix do Araguaia (MT) e Redenção (PA).

 

A Polícia Federal informou que os crimes eram cometidos em diversos locais do país e contavam com a colaboração de prepostos do Ministério do Trabalho e agente públicos cooptados pelo esquema para alterarem os endereços dos verdadeiros beneficiários a fim de desviar cartões.

"Assim, os integrantes da quadrilha usavam o documento para sacar o dinheiro das vítimas em agências lotéricas. Há também a participação de uma policial civil do Mato Grosso, esposa do principal investigado", diz comunicado da PF.

Cerca de 70 policiais federal participaram da ação. Os investigados responderão pelo crime de estelionato qualificado, com previsão de pena máxima de cinco anos, aumentada de um terço por ter sido cometido em detrimento de instituto de assistência social. Os detidos serão encaminhados para Anápolis.

O seguro-desemprego é um benefício pago a trabalhadores com carteira assinada demitidos sem justa causa. São liberadas de três a cinco parcelas mensais. O valor de cada parcela varia de 937 reais a 1.642,72 reais, dependendo da média salarial do trabalhador.


Arquivado em:Economia

Conheça os benefícios do sexo para a saúde

Posted: 19 Apr 2017 07:55 AM PDT

O sexo, além do prazer e da reprodução, está frequentemente associado a problemas de saúde pública como doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gestações inesperadas. Mas, a prática – desde que com proteção- também traz benefícios, tanto para a saúde física quanto mental.

Uma uma pesquisa publicada recentemente pelo Journal of Management mostrou que funcionários casados que priorizam as relações sexuais têm melhor desempenho no trabalho. Outro estudo, publicado no periódico científico Journal of Health and Social Behavior, associou a prática sexual rotineira a uma redução no risco de hipertensão em mulheres da terceira idade. Agora, o site britânico The Daily Mail elencou mais dez motivos para você “ficar íntimo” com mais frequência que vão desde o aumento do bem-estar até proteção do sistema imunológico.

Veja também

Fortalecimento da imunidade

Fazer sexo uma ou duas vezes por semana aumenta o nível de anticorpos – proteínas usadas pelo sistema imunológico para proteger o organismo contra gripes e resfriados – em 30%, de acordo com um estudo da Universidade Wilkes, na Pensilvânia, Estados Unidos. Acredita-se que esse benefício esteja associado ao fato de pessoas sexualmente ativas estarem mais expostas à vírus e bactérias, o que resulta em uma maior liberação dessas substâncias.

Embora todo tipo de sexo tenha impacto sobre o fluxo de sangue no corpo, especialistas explicam que a experiência sexual no popularizada pela trilogia Cinquenta Tons de Cinza, mais conhecida como BDSM (bondage, disciplina, submissão e sadomasoq pode ser mais impactante no que diz respeito ao fortalecimento da imunidade. “A pele é o maior órgão do corpo, com milhões de receptores logo abaixo da superfície. Quando alguém toca a nossa pele através de massagens, brincadeiras, abraços, mãos ou ter sexo físico, começamos a experimentar a cura fisiológica e física.”, disse Sandra LaMorgese, especialista em sexo, ao site especializado Medical Daily.

Melhor saúde cardiovascular

A atividade sexual contribui para o aumento da frequência cardíaca, que atinge seu pico durante o orgasmo. Homens na faixa dos 50 anos de idade, que fazem sexo ao menos duas vezes por semana, correm um risco 45% menor de problemas cardíacos, segundo um estudo da Instituto de Pesquisa New England, em Massachussts, EUA.

Redução da pressão sanguínea

Um estudo feito pela Universidade Estadual do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que mulheres com idade entre 57 e 85 anos com uma vida sexual ativa eram menos propensas a ter pressão alta. A hipertensão é um fator de risco para infarto e derrame.

Analgésico natural

Pessoas que sofrem com enxaqueca relataram uma redução de 60% na dor de cabeça após fazerem sexo, de acordo com um estudo a Universidade de Munster, na Alemanha. Dor de Cabeça em Salvas, caracterizada por uma dor excruciante em um dos lados da face, apresentaram uma melhora de 37% nas pessoas. Esse efeito seria causado pela liberação do hormônio do bem-estar, como a endorfina, durante o sexo, também associado ao alívio da dor.

Redução do risco de câncer de próstata

Homens que ejaculam pelo menos 21 vezes por mês correm um risco três vezes menor de desenvolver câncer de próstata, em comparação com aqueles que só “se liberam” de cinco a sete vezes, de acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer em Maryland, nos Estados Unidos.

Uma possível explicação para essa associação é que a ejaculação frequente pode ajudar a próstata a “limpar” o órgão de substâncias que causam câncer ou impedir o desenvolvimento de depósitos de cálcio, fator de risco para esse tipo de tumor.

Um sono restaurador

O sexo libera um coquetel de substâncias químicas no cérebro, incluindo ocitocina e prolactina. A combinação desses hormônios está associada ao relaxamento, o que ajuda a pegar no sono.

Redução do stress

Pesquisadores da Universidade de Paisley, na Escócia, descobriram que pessoas que fizeram sexo recentemente tinham menor pressão sanguínea enquanto falavam em público, em comparação com aqueles que não tiveram relação sexual na noite anterior. Os autores acreditam que a liberação da ocitocina durante o sexo tenham esse efeito calmante no corpo.

Diversos estudos mostraram também redução dos níveis de stress em casais engajados em sexo BDSM. Uma pesquisa de 2009 descobriu que tanto o dominador quanto o submisso tinham menores níveis de cortisol – também chamado de hormônio do stress – após realizarem a atividade. Além do stress, esse hormônio é responsável pela regulação de diversos elementos em nosso corpo, como os níveis de açúcar no sangue, a resposta imunológicas e até mesmo a inflamação.

Outro estudo realizado pela Universidade do Norte de Illinois, nos Estados Unidos com sete casais que realizaram sexo BDSM mostrou que, após a prática, todos os participantes relataram melhora no humor, apresentaram menores níveis de stress e pontuaram mais na escala de concentração plena. Felizmente, os autores ressaltam que, desde que seja alcançado um estado de atenção plena (mindfulness, no termo em inglês) na prática, esses benefícios podem ser alcançados com outros tipos de sexo também.

“A atenção consciente que as pessoas dão uns aos outros no contexto do BDSM tem aplicações em outros tipos de interações sexuais. Se as pessoas estiverem realmente focadas umas nas outras e na experiência positiva de seu parceiro, poderemos ver efeitos semelhantes.”, escreveram os autores.

Memória mais afiada

Sexo frequente pode melhorar a memória da mulher. Cientistas da Universidade McGill, no Canadá, descobriram que mulheres que haviam feito sexo recentemente tinham melhor capacidade de lembrar palavras abstratas durante uma tarefa de memorização de palavras.

Acredita-se que o sexo estimule o desenvolvimento de neurônios na parte do cérebro envolvida no aprendizado e memória.

Longevidade

Pesquisadores das Universidades de Bristol e Belfast, no Reino Unido, descobriram que o risco de morte foi reduzido em homens que têm orgasmos frequentemente, em comparação com aqueles que não ejaculam regularmente. O estudo foi feito com cerca de 1.000 homens com idade entre 45 e 59 anos, acompanhados ao longo de 10 anos.

Aumento da auto-estima

Além do inúmeros benefícios físicos, fazer sexo regularmente pode impulsionar seu bem estar mental. Estudantes que fazem sexo casual relatam maior auto-estima do que indivíduos mais comprometidos, de acordo com um estudo da Universidade Cornell, em Nova York, nos Estados Unidos.


Arquivado em:Saúde

Neuer sofre fratura no pé e não joga mais na temporada

Posted: 19 Apr 2017 07:47 AM PDT

Eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa pelo Real Madrid, o Bayern de Munique sofreu uma baixa de peso no jogo da última terça-feira. O goleiro Manuel Neuer sofreu uma fratura no pé esquerdo durante a partida, disputada no Santiago Bernabéu, e vai ficar afastado dos gramados no restante da temporada 2016/2017.

O Bayern explicou que Neuer sofreu a lesão durante a prorrogação do jogo, quando Cristiano Ronaldo marcou o seu terceiro gol na vitória por 4 a 2 do time espanhol. “Neuer está gravemente contundido. Ele vai ficar fora por oito semanas”, anunciou Karl-Heinz Rummenigge, o CEO do clube alemão.

Este é o segundo problema que Neuer tem no pé esquerdo na atual temporada. O goleiro, de 31 anos, passou por uma pequena cirurgia no local em 29 de março após se lesionar durante um treino. Agora, porém, a gravidade da contusão é maior. Com o afastamento pelo restante da temporada, Neuer vai desfalcar o Bayern nas últimas cinco rodadas do Campeonato Alemão – a equipe lidera o torneio com uma vantagem de oito pontos para o segundo colocado RB Leipzig, e nas semifinais da Copa da Alemanha, contra o Borussia Dortmund.

Sven Ulreich deverá ser titular na meta do Bayern de Munique nos compromissos restantes da temporada, como já havia ocorrido nos três jogos do Campeonato Alemão em que o goleiro titular da seleção alemã desfalcou o seu time.

(Sergio Perez/Reuters)" description="">(Susana Vera/Reuters)" description="">(Susana Vera/Reuters)" description="">(Susana Vera/Reuters)" description="">(Susana Vera/Reuters)" description="">(Sergio Perez/Reuters)" description="">(Shaun Botterill/Getty Images)" description="">(Michael Dalder/Reuters)" description="">(Sergio Perez/Reuters)" description="">(Michael Dalder/Reuters)" description="">(Michael Dalder/Reuters)" description="">(Susana Vera/Reuters)" description="">

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

Governo cede e comissão vota reforma da Previdência em maio

Posted: 19 Apr 2017 07:46 AM PDT

O presidente da comissão especial da Previdência, deputado Carlos Marun (PMDB-MS), afirmou nesta quarta-feira que a base do governo aceitou acordo proposto pela oposição para que a votação da matéria seja feita apenas em 2 de maio.

A vontade inicial do relator da reforma da Previdência, Arthur de Oliveira Maia (PPS-BA), era votar a proposta já na semana que vem. Pelo acordo que proposto, a semana que vem será dedicada a debates, que ocorrerão de terça-feira a quinta-feira.

Arthur Maia apresenta seu parecer para a comissão especial nesta quarta-feira. Ele apresentou ontem uma versão preliminar do relatório, fixando a idade mínima de aposentadoria em 62 anos para as mulheres e em 65 anos para os homens após um período de transição de 20 anos. Ou seja, o aumento seria progressivo, começando em 53 e 55 anos, respectivamente, na data da promulgação da emenda.

O texto mantém em 25 anos o tempo mínimo de contribuição para acesso ao benefício, que será igual a 70% da média de todos os salários de contribuição desde julho de 1994.

Após 25 anos de contribuição, cada ano seria contado a mais, possibilitando a obtenção de 100% da média aos 40 anos de contribuição.

(Com Reuters e Agência Câmara)


Arquivado em:Economia

Viacom, da TV paga, agora é dona do Porta dos Fundos

Posted: 19 Apr 2017 07:41 AM PDT

A Viacom, empresa responsável por canais pagos como  MTV, Nickelodeon, Nick Jr., Comedy Central, Paramount e VH1, fechou negócio para se tornar dona do coletivo de humor portadosfundos.com.br. Além do canal principal no YouTube, um dos mais seguidos do país, o Porta dos Fundos possui canais menores, o site portadosfundos.com.br, séries de TV, games, aplicativos para plataformas móveis e uma linha de produtos licenciados.

Fundado em março de 2012 pelos humoristas Fábio Porchat, Gregório Duvivier, João Vicente de Castro, Ian SBF e Antonio Tabet, do site Kibe Loco, o canal do Porta dos Fundos no Youtube conta hoje com mais de 13 milhões de seguidores e um total de 3,1 bilhões de visualizações. A rotina do canal é a mesma desde o começo: a publicação de vídeos curtos alguns dias da semana — atualmente, às segundas, quintas e sábados, às 11h.

Esta não é a primeira vez que o conteúdo do Porta dos Fundos se aproxima da TV paga. O coletivo já teve parceria com a Fox, que exibia alguns de seus vídeos mais populares na internet.

 

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Leco anuncia Raí como membro da administração do São Paulo

Posted: 19 Apr 2017 07:39 AM PDT

Sem esconder o alívio após a vitória sobre o oposicionista José Eduardo Mesquita Pimenta nas eleições à presidência do São Paulo da noite desta terça-feira, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, afirmou que levará para perto de si um dos maiores ídolos da história do clube. “Vou ter um ex-jogador no meu Conselho de Administração. É o Raí“, disse, concluindo sua primeira entrevista coletiva deste segundo mandato.

Raí será um dos três membros independentes e remunerados do novo Conselho de Administração, que será composto por mais oito pessoas. Entre elas, o presidente e vice (Leco e Roberto Natel), os três integrantes do Conselho Deliberativo eleitos nesta noite – Júlio Casares, Silvio Médicis e Adilson Alves Martins -, e um membro eleito e indicado pelo Conselho Consultivo.

Questionado se já teria um nome para o cargo de diretor-executivo de futebol, vago desde a saída de Marco Aurélio Cunha no fim do ano passado, Leco despistou. “Já tenho, sim, a ideia bem formada, mas não poderia, antes de ganhar a eleição, iniciar qualquer tipo de processo. Eu era presidente, mas meu mandato terminou hoje e começa um novo. Só a partir dele que eu posso tratar”, afirmou. A divulgação do novo diretor-executivo, porém, deve sair só daqui a algumas semanas. “Eu terei uns dias para definir várias coisas e entre elas cargos e diretores-executivos. Acho que em menos de 15 dias não poderei completar tudo isso”, completou.

Leco será o primeiro presidente do São Paulo a se dedicar exclusivamente às tarefas do clube e, por isso, será assalariado, conforme prevê o novo texto do Estatuto recém reformado. Entre as principais mudanças estatutárias, lideradas pelo mesmo Leco, ainda estão a obrigação da criação de uma diretoria profissional e remunerada e um Conselho de Administração, ao qual Raí foi integrado. Além disso, as eleições passarão a acontecer em dezembro, não mais em abril, e o futebol será separado do clube social.

(com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte, Placar

Ministério Público pede prisão para mulher de Eduardo Cunha

Posted: 19 Apr 2017 07:31 AM PDT

Os procuradores da Operação Lava-Jato pediram ao juiz Sérgio Moro que a jornalista Cláudia Cruz seja condenada por lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro nacional. Os 12 procuradores que assinam os "memoriais escritos" entregues ao juiz Moro querem que a esposa do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, comece a cumprir a pena em regime fechado. Nas próximas semanas, o juiz Moro deverá anunciar  sua sentença no processo em que Cláudia e o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada são réus.

O pedido de condenação de Cláudia Cruz se baseia em cinco fatos, todos ligados à manutenção de dinheiro não declarado no exterior. A jornalista sempre alegou que jamais teve conhecimento das movimentações ilegais do marido na Suíça, mas não convenceu os procuradores. "É claro que Cláudia Cruz, pessoa bem esclarecida, sempre teve conhecimento de que o salário de Eduardo Cunha, como servidor público, jamais seria capaz de manter o elevado padrão de vida por eles mantido", diz a petição do MPF.

"Cláudia Cruz não foi simples usuária dos valores, mas coautora de Eduardo Cunha em lavar os ativos mediante manutenção de conta oculta com os valores espúrios, cuja abertura foi assinada por ela, bem como por converter os ativos criminosos em bens e serviços de altíssimo padrão", dizem os procuradores. Para eles, Cláudia pagou despesas internacionais suas e de sua família com recursos ocultos que sabia serem provenientes do crime.

O MPF listou as compras de Cláudia e de sua filha Daniele Ditz Cunha nas melhores lojas do mundo, com dinheiro de propina que o marido ganhou em negócios ilícitos em contratos com a Petrobras, dinheiro esse que era depositado na Suíça. A lista inclui compras em lojas como Chanel, Louis Vuitton, Hermès e Cristian Dior, em cidades como Paris, Dubai, Lisboa e Roma.

Os procuradores estipularam um valor mínimo para a reparação do dano causado aos cofres públicos. Cláudia, se condenada, terá de ressarcir a União em 2,3 milhões de dólares (7 milhões de reais). Os réus Jorge Zelada, João Henriques e Idalécio Oliveira terão de ressarcir 77,5 milhões de dólares (240 milhões de reais).


Arquivado em:Brasil

Parlamento inglês aprova eleição nacional antecipada

Posted: 19 Apr 2017 07:31 AM PDT

O Parlamento inglês aprovou nesta quarta-feira, por 522 votos a 13, o plano da primeira-ministra Theresa May de realizar uma eleição nacional antecipada. A Inglaterra só teria uma eleição nacional em 2020, mas May anunciou na terça-feira que pediria a antecipação da votação para 8 de junho deste ano.

A medida apoiada pela primeira-ministra é uma forma de tentar fortalecer a posição do governo inglês nas negociações com a União Europeia sobre a saída do bloco. A premiê precisava do apoio de mais de dois terços dos 650 membros do Parlamento para conseguir aprovar a eleição antecipada e conseguiu superar a meta com folga.

A eleição escolherá novos membros para a Câmara Baixa do Parlamento. O partido que conquistar a maioria escolhe o premiê, um cargo que, segundo pesquisas, continuará ocupado por May. A premiê deve sair do pleito fortalecida para a discussões com UE e ficar menos dependente do apoio de outros partidos e de representantes que defendem um rompimento completo com o bloco.

A conservadora May assumiu o poder em julho, pouco tempo depois de os ingleses votarem a favor do Brexit, e tem maioria parlamentar de 17 legisladores. Segundo a premiê, porém, falta unidade entre os representantes para conduzir um processo ordenado de saída do bloco. "O país está se unindo, mas Westminster não", afirmou May na terça. "Eu concluí que o único jeito de garantir certeza e segurança nos anos que virão é realizar esta eleição", explicou.

May já havia afirmado em diversas oportunidades que não adiantaria a eleição, porém, explicou ter mudado opinião ao sentir que o "jogo político" de outros partidos inviabilizaria as conversas sobre o Brexit. "Se não fizermos uma eleição geral agora, seu jogo político vai continuar e as negociações com a UE chegarão a seu momento mais difícil até o próximo pleito previsto", disse May.


Arquivado em:Mundo