USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 21 de abril de 2017

#Brasil

#Brasil


Acusado por revista, Renan Calheiros rebate: “Ninguém mais do que Globo e Época sabe que nunca mercantilizei leis”

Posted: 21 Apr 2017 04:41 PM PDT

Divulgação

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) usou as redes sociais nesta sexta-feira (21) para rebater a matéria "Mercadores de Leis", capa da revista Época desta semana. A publicação acusa o líder do PMDB no Senado de "vender" medidas provisórias e defender projeto sobre abuso de autoridade para se livrar da Lava Jato.

No texto, Calheiros nega as acusações da revista.

— A capa da Revista Época desta semana traz ilações e acusações absurdas sobre minha conduta. Ninguém mais do que Globo e Revista Época — sobretudo por meio de seus diretores João Roberto marinho, Evandro Guimarães e, agora, Paulo Tonet —, sabem que nunca mercantilizei leis. Ao contrário. Proibi os "jabutis" e cobrei responsabilidades dos que faziam isso. Jamais me senti devedor de doadores de campanhas eleitorais ou de lobistas, que circulam legítima ou ilegitimamente pelo Congresso Nacional.

Renan Calheiros disse ainda que está tranquilo quanto as investigações da Lava Jato.

— Humildemente repito que não temo ser investigado. Tenho certeza de que jamais serei condenado por qualquer conduta, uma vez que sempre atuei dentro da legalidade.

Ibrahimovic se machuca e fica fora dos gramados por tempo indeterminado

Posted: 21 Apr 2017 03:49 PM PDT

LONDRES (Reuters) - O atacante do Manchester United Zlatan Ibrahimovic vai ficar muito tempo fora dos gramados após ter caído desajeitadamente de joelhos na vitória de quartas-de-final da Liga Europa sobre o Anderlecht, informou a mídia britânica nesta sexta-feira.

O sueco de 35 anos sofreu uma lesão no joelho direito no final do jogo contra o Anderlecht na quinta-feira e foi avaliado pela equipe médica do clube.

Ele deve perder o resto da temporada em que o United batalha para terminar entre os quatro primeiros da Premier League e ganhar a Liga Europa. Eles jogam contra o Celta Vigo nas semifinais da competição de clubes de segunda linha da Europa.

O United não deu nenhuma atualização sobre a condição do atacante, mas uma lesão em ligamentos poderia tirá-lo de ação até o final do ano.

Ibrahimovic, principal goleador do United nesta temporada, com 28 gols, estará sem contrato no final da temporada, mas conversou com o clube sobre uma extensão de 12 meses.

(Reportagem de Neil Robinson)

Após vídeo sobre abuso de autoridade, Randolfe e Requião batem boca pelas redes

Posted: 21 Apr 2017 01:48 PM PDT

Randolfe Rodrigues e Roberto Requião trocaram farpas no Twitter Reprodução/Twitter

O relator do projeto de abuso de autoridade no Senado, Roberto Requião (PMDB-PR), e o líder da Rede Sustentabilidade na Casa, Randolfe Rodrigues (AP), bateram boca pelas redes sociais nesta sexta-feira (21), após divulgação de vídeo postado pelo senador do Amapá contra o relatório da proposta.

Na gravação, realizada com a participação dos senadores Cristovam Buarque (PPS-DF) e Reguffe (sem partido-DF), Randolfe afirma que a aprovação do projeto poderá prejudicar as investigações no âmbito da Lava Jato. "Se for aprovado o substitutivo do senador Requião, estão comprometidas as ações futuras da magistratura, do Ministério Público, do próprio futuro de Operações como a Lava Jato, que tem sido um marco no combate à corrupção neste País", afirma Randolfe nas imagens postadas em perfil do Twitter.

"Só faltaram colocar no último artigo: essa lei entra em vigor a partir do inicio da Operação Lava Jato. Não podemos deixar que isso passe", afirma Cristovam. Já Reguffe faz uma apelo para que a sociedade se mobilize contra a votação da proposta. "Esse projeto de abuso de autoridade mais parece um projeto para proteger algumas autoridades", afirma o senador.

Após as declarações serem postadas nas redes sociais, Requião e Randolfe deram início ao bate-boca com o primeiro postando: "Vídeos com jograis, sem conteúdo, oportunistas, desqualificando trabalho sério a favor dos direitos do cidadão. Molecagem!". O senador amapaense respondeu: "Respeite!! Você e seus capangas não me intimidam".

 

 

O projeto de abuso de autoridade consta na pauta da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado da próxima quarta-feira (26). Caso seja votado, o texto segue para discussão no plenário da Casa. O texto abrange os crimes de abuso cometidos por agentes públicos incluindo militares, servidores públicos e pessoas a eles equiparadas, além de integrantes do Ministério Público e dos Poderes Judiciário e Legislativo de todas as esferas da administração pública: federal, estadual, distrital e municipal.

Apesar de ter acatado parcialmente a proposta do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em novo relatório Requião não aceitou modificar o trecho que trata de supostas interpretações equivocadas da lei, considerado o mais polêmico. Requião avaliou como "inconsistentes" as mudanças propostas pela PGR.

No projeto apresentado ao Senado pela PGR, fica estabelecido que "não configura abuso de autoridade a divergência na interpretação de lei ou na avaliação de fatos e provas, desde que fundamentadas". Para Requião, a expressão "desde que fundamentada" não foi bem colocada.

Fitch corta rating soberano da Itália para BBB

Posted: 21 Apr 2017 01:35 PM PDT

(Reuters) - A agência de classificação de risco Fitch cortou nesta sexta-feira a nota de crédito soberano da Itália de BBB+ para BBB, citando o fraco crescimento econômico e a incapacidade de reduzir a dívida pública.

"O histórico de debilidade fiscal da Itália, o retrocesso da consolidação, o fraco crescimento econômico e a conseqüente incapacidade de reduzir o nível elevado da dívida do governo deixaram-na mais exposta a possíveis choques adversos", disse a Fitch em comunicado.

(Reportagem de Pallavi Dewan)

Fachin pede manifestação de Janot sobre recurso do PSOL para investigar Temer

Posted: 21 Apr 2017 12:39 PM PDT

Ministro Fachin quer manifestação de Rodrigo Janot sobre recurso Fellipe Sampaio/16.06.2015/STF

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal, pediu ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que se manifeste sobre um recurso do PSOL que pede a inclusão do presidente Michel Temer (PMDB) como investigado em um dos inquéritos abertos com base nas delações da Odebrecht. O partido discorda da alegação da PGR (Procuradoria-Geral da República) de que presidentes contam com "imunidade temporária" e afirma que é possível investigá-lo.

O inquérito em que o PSOL entrou com recurso vai apurar pagamento de vantagens indevidas em um processo licitatório que o Grupo Odebrecht participou dentro do PAC SMS (Plano de Ação de Certificação em Segurança, Meio Ambiente e Saúde). O único investigado é o senador Humberto Costa (PT-PE), mas o ex-presidente da Odebrecht Engenharia Industrial Márcio Faria da Silva detalhou um encontro no escritório político de Temer, em Alto de Pinheiros, em São Paulo, em 15 de julho de 2010, em que afirma ter sido acertado pagamento de propina de US$ 40 milhões ao PMDB — valor era referente a 5% de contrato da empreiteira assinado com a Petrobras, que totalizava US$ 825 milhões.

Mesmo havendo citações a Temer, Janot alegou "impossibilidade de investigação do presidente da República, na vigência de seu mandato, sobre atos estranhos ao exercício de suas funções", com base no artigo 86, parágrafo 4º, da Constituição Federal.

Fachin, no despacho em que autorizou a abertura do inquérito, não chegou a analisar a argumentação da PGR sobre a não inclusão de Temer no rol de investigados. Apenas chancelou o pedido apresentado em relação ao senador, que nega qualquer irregularidade.

O PSOL quer a revisão e inclusão de Temer como investigado. O partido sustenta que "a imunidade prevista pela Constituição Federal à responsabilização de Presidente da República por ato estranho ao exercício de suas funções não alcança a fase pré-processual" e afirma que um arquivamento referente a Michel Temer "causa inequívoco prejuízo ao direito de toda a população brasileira" de "ver devidamente apurada a existência de infração penal".

Outro lado

Por meio de nota já divulgada, o Palácio do Planalto reforçou que Temer jamais tratou de "negócios escusos". "Como reiterado em outras ocasiões, o presidente contesta de forma categórica qualquer envolvimento do seu nome em negócios escusos." O texto diz ainda que Temer "nunca atuou em defesas de negócios particulares, nem defendeu pagamentos de valores indevidos a terceiros".

Em vídeo publicado nas redes sociais do Planalto no último dia 13, Temer admitiu que participou de uma reunião, em 2014, com Marcelo Odebrecht, mas nega que tenha solicitado propina. "A mentira é que nessa reunião eu teria ouvido referência a valores financeiros ou a negócios escusos da empresa com políticos", afirma o peemedebista no vídeo.

A defesa de Humberto Costa também nega irregularidades. "O senador, que espera a conclusão de inquérito aberto há mais de dois anos pelo STF, e para o qual a Polícia Federal já se manifestou em favor do arquivamento, aguarda ter acesso aos novos documentos para reunir as informações necessárias à sua defesa. O senador, que já abriu mão de todos os seus sigilos, se coloca, como sempre fez, à disposição das autoridades", diz em nota.

Trump diz que planeja anunciar plano de reforma tributária na quarta-feira

Posted: 21 Apr 2017 12:28 PM PDT

WASHINGTON (Reuters) - O presidente Donald Trump, ao assinar decretos presidenciais pedindo reavaliação de algumas regulações financeiras da administração Obama, disse nesta sexta-feira que haverá um grande anúncio de reforma tributária na próxima semana.

"Teremos um grande anúncio na quarta-feira que tem a ver com a reforma tributária. O processo começou há muito tempo, mas a reforma começará na quarta-feira", disse Trump no Departamento do Tesouro dos EUA.

Casal Lula queria passar fim de ano no tríplex do Guarujá, diz Léo Pinheiro

Posted: 21 Apr 2017 11:38 AM PDT

O imóvel no Guarujá onde Lula supostamente teria um triplex Reprodução

O casal Luiz Inácio Lula da Silva e Marisa Letícia (que morreu em fevereiro) planejava passar as festas de fim de ano de 2014 no tríplex 164-A do Edifício Solaris, que o empreiteiro José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, diz ter sido comprado e reformado pela OAS, como vantagens indevidas concedidas ao petista.

Léo narra que depois da primeira visita com Lula, foi feita uma segunda visita. Dessa vez Lula não foi, havia preocupação porque era ano de eleição. Léo foi com dona Marisa, ocasião em que ouviu um pedido.

"Então dona Marisa fez um pedido: 'Nós gostaríamos de passar as festas de fim de ano aqui no apartamento. Teria condições de estar pronta?'", relatou Léo Pinheiro ao juiz federal Sérgio Moro, dos processos da Operação Lava Jato em audiência na quinta-feira (21).

Moro perguntou depois se deu tempo de terminar a obra e o empreiteiro disse que sim.

"Pode ficar certo que antes disso...", disse Léo Pinheiro, o empreiteiro do cartel, que fatiava obras na Petrobras pagando propinas a políticos e agentes públicos, mais próximo do ex-presidente.

A denúncia do Ministério Público Federal sustenta que Lula recebeu R$ 3,7 milhões em benefício próprio — de um valor de R$ 87 milhões de corrupção — da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012. As acusações contra Lula são relativas ao recebimento de vantagens ilícitas da empreiteira OAS por meio do tríplex no Guarujá, no Solaris, e ao armazenamento de bens do acervo presidencial, mantido pela Granero de 2011 a 2016.

O Edifício Solaris era da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários), a cooperativa fundada nos anos 1990 por um núcleo do PT. Em dificuldade financeira, a Bancoop repassou para a OAS empreendimentos inacabados, o que provocou a revolta de milhares de cooperados — eles protestam na Justiça que a empreiteira cobrou valores muito acima do previsto contratualmente. O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto foi presidente da Bancoop.

Defesa de Lula

"Léo Pinheiro, no lugar de se defender em seu interrogatório, hoje, na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, contou uma versão acordada com o MPF como pressuposto para aceitação de uma delação premiada que poderá tirá-lo da prisão. Ele foi claramente incumbido de criar uma narrativa que sustentasse ser Lula o proprietário do chamado tríplex do Guarujá. É a palavra dele contra o depoimento de 73 testemunhas, inclusive funcionários da OAS, negando ser Lula o dono do imóvel".

"A versão fabricada de Pinheiro foi a ponto de criar um diálogo — não presenciado por ninguém — no qual Lula teria dado a fantasiosa e absurda orientação de destruição de provas sobre contribuições de campanha, tema que o próprio depoente reconheceu não ser objeto das conversas que mantinha com o ex-Presidente. É uma tese esdrúxula que já foi veiculada até em um e-mail falso encaminhado ao Instituto Lula que, a despeito de ter sido apresentada ao Juízo, não mereceu nenhuma providência".

"A afirmação de que o tríplex do Guarujá pertenceria a Lula é também incompatível com documentos da empresa, alguns deles assinados por Léo Pinheiro. Em 3/11/2009, houve emissão de debêntures pela OAS, dando em garantia o empreendimento Solaris, incluindo a fração ideal da unidade 164A. Outras operações financeiras foram realizadas dando em garantia essa mesma unidade. Em 2013, o próprio Léo Pinheiro assinou documento para essa finalidade. O que disse o depoente é incompatível com relatórios feitos por diversas empresas de auditoria e com documentos anexados ao processo de recuperação judicial da OAS, que indicam o apartamento como ativo da empresa".

"Léo Pinheiro negou ter entregue as chaves do apartamento a Lula ou aos seus familiares. Também reconheceu que o imóvel jamais foi usado pelo ex-Presidente".

"Perguntado sobre diversos aspectos dos 3 contratos que foram firmados entre a OAS e a Petrobras e que teriam relação com a suposta entrega do apartamento a Lula, Pinheiro não soube responder. Deixou claro estar ali narrando uma história pré-definida com o MPF e incompatível com a verdade dos fatos".

Palocci: "socorro" a empresas era usado no "limite do limite" da lei

Posted: 21 Apr 2017 11:24 AM PDT

Palocci prestou depoimento para o juiz Sergio Moro Fabio Rodrigues Pozzebom/08.06.2011/ABr

Na audiência desta quinta-feira (20), em que foi interrogado pelo juiz federal Sérgio Moro como réu em ação penal da Operação Lava Jato, o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antônio Palocci dedicou alguns minutos — até ser interrompido pelo magistrado — ao "socorro" que o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestava a empresas.

— Foi assim, por exemplo, na crise de 2008 (segunda administração de Lula). O governo salvou empresas. O sr. vai falar "Isso é uma prática normal do governo?". Eu digo não. São práticas emergenciais em que se usa o limite do limite da lei para salvar empresas e ativos do País. Então, nós fizemos, na construção civil, com redução de impostos e grandes ganhos para o País.

Nesta ação, Palocci tem a companhia, no banco dos réus, do empreiteiro Marcelo Odebrecht e do casal João Santana e Mônica Moura, marqueteiros das campanhas presidenciais do ex-presidente (2006) e da ex-presidente Dilma Rousseff (2010-2014) — o empresário, condenado a 19 anos e 4 meses de prisão; os publicitários, a 8 anos e 4 meses.

No interrogatório, o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil respondia às indagações sobre o suposto papel de captador de propinas milionárias da Odebrecht para abastecer o caixa do PT — uma planilha apreendida na empreiteira indica o repasse de pelo menos R$ 128 milhões para o codinome "Italiano", que a força-tarefa da operação sustenta ser Palocci, o que ele nega taxativamente.

"Jamais faria isso. Eu fui ministro da Fazenda", afirmou, ao ser indagado sobre pagamentos na campanha presidencial de 2010. Palocci negou, "peremptoriamente", a Moro que tenha operado recursos de campanha no exterior. Na audiência, o advogado dele, o criminalista José Roberto Batochio, fez a pergunta.

— O sr. interferiu, gerenciou, administrou, autorizou qualquer pagamento na campanha de 2010 no exterior?

"Absolutamente, não, digo de forma peremptória", respondeu. Batochio insistiu.

— Isso se aplica a João Santana, Mônica Moura ou qualquer fornecedor de qualquer campanha?

Palocci foi incisivo.

— Isso se aplica a João Santana, Mônica Moura. Eu nunca tratei onde seria pago, com ninguém, ninguém.

Santana e Mônica fecharam acordo de delação premiada. Na segunda-feira (16), o marqueteiro declarou ao juiz federal que se encontrou com o Palocci no Palácio do Planalto, quando Lula era presidente, e que o então ministro o apresentou à empreiteira. De acordo com Santana, Palocci o avisou que a Odebrecht pagaria a agência de publicidade dele no exterior.

"Eu não operava recursos de campanha", negou o ex-ministro da Fazenda nesta quinta-feira.

— De qualquer fornecedor, de qualquer campanha. Primeiro, que eu nunca tratei onde seria pago. Então, esse assunto nunca apareceu para mim onde pagar.

Então, falou sobre as relações da gestão do PT com as empresas.

— O governo, muitas vezes, salva empresas.

"Mas, sr. Palocci, isso não é objeto da acusação", interrompeu Moro. O ex-ministro insistiu e aí revelou a estratégia de defesa para justificar a proximidade com a empreiteira que escalou 77 executivos para delatar propinas pelo País afora.

— É que nesse mesmo período, quero comparar porque nesse mesmo período a Braskem (braço petroquímico da Odebrecht) nos procurou para pedir apoio técnico. Se uma empresa pudesse pedir uma coisa nessa época, era a Odebrecht. Ela tinha um relacionamento muito grande com o governo. Era uma época de crise. A Braskem estava quase quebrada.

Em outro trecho do relato, Palocci admitiu como fazia a abordagem. "Sempre dizia para o empresário: 'Olha, atenda o tesoureiro da campanha, atenda', veja se você pode ajudá-lo", confessou.

— Evidentemente, eu pedia recursos para as empresas acreditando que elas iriam tratar da melhor maneira possível. Eu falava, inclusive: 'Olha, vou falar para o tesoureiro levar os recibos, os bônus para você contribuir', sempre falei nesses termos.

Atlético e Real e se enfrentarão novamente pela Liga dos Campeões

Posted: 21 Apr 2017 11:20 AM PDT

(Reuters) - O Real Madrid, 11 vezes campeão europeu, vai enfrentar novamente o rival local Atlético de Madrid numa fase decisiva da Liga dos Campeões, de acordo com o sorteio realizado nesta sexta-feira na Suíça, enquanto a Juventus enfrentará o surpreendente Mônaco na outra semifinal.

O Real Madrid bateu o Atlético no final de 2014 e novamente no jogo do título em 2016. Também foi vitorioso no confronto pelas quartas de final de 2015, mas a equipe colchonera poderia ser favorecido desta vez jogando a segunda partida em casa.

Na segunda semifinal, o francês Mônaco, que marcou 24 gols na fase de grupos, vai tentar surpreender de novo, agora contra a Juventus, que só sofreu dois gols na campanha.

Eliminado pela Juventus nas semifinais da Liga dos Campeões 1997-98 e nas quartas de final há dois anos, o Mônaco nunca ganhou o torneio, mas chegou à final em 2004.

Mônaco e Real Madrid jogarão a primeira partida em casa, nos dias 2 e 3 de maio, respectivamente. Os jogos de volta serão disputados nos dias 9 e 10 de Maio. A final será disputada em Cardiff no dia 3 de junho.

(Por Julien Pretot)

Resultado da eleição de junho não é certo, diz Theresa May

Posted: 21 Apr 2017 10:50 AM PDT

(Reuters) - A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse nesta sexta-feira que ela não estava aceitando nada como garantido quando convocou a eleição antecipada para junho, em que as pesquisas sugerem que seu partido conservador estava indo para uma vitória esmagadora.

May convocou uma eleição nacional antecipada em um movimento surpreendente na terça-feira, dizendo que era necessário aumentar sua maioria e fornecer estabilidade enquanto o Reino Unido se prepara para dois anos de negociações com a União Europeia sobre sua partida do bloco.

As pesquisas dão ao partido conservador de May a liderança de cerca de 20 pontos percentuais, o suficiente para dar uma maioria parlamentar de mais de 100 cadeiras.

"A campanha eleitoral está apenas começando, não estou aceitando nada de garantido, o resultado não é certo", disse ela durante discurso em uma fábrica da GlaxoSmithKline em sua região eleitoral de Maidenhead, a oeste de Londres.

Oposição turca apela contra referendo que dá amplos poderes a Erdogan

Posted: 21 Apr 2017 08:42 AM PDT

(Reuters) - O principal partido da oposição da Turquia disse ter preenchido uma apelação em tribunal nesta sexta-feira contra uma decisão de autoridades eleitorais de aceitarem cédulas de voto não carimbadas no acirrado referendo que garante ao presidente Tayyip Erdogan amplos novos poderes.

Resultados preliminares do referendo deram uma apertada aprovação de 51,4 por cento para a maior transformação do sistema político da Turquia desde que o Estado moderno foi estabelecido, há quase um século, mas partidos da oposição dizem que a votação foi profundamente falha.

    Feita sob um estado de emergência ativo desde uma tentativa fracassada de golpe em julho, a eleição foi criticada por observadores eleitorais europeus, que dizem que a decisão de permitir que cédulas não carimbadas fossem contadas removeram uma segurança essencial contra fraudes na votação.

    Todas as cédulas de votação deveriam ter sido carimbadas pela autoridade eleitoral antes das votações começarem para indicar que eram válidas.

    Erdogan e ministros do governo rejeitaram críticas de que a eleição foi politicamente motivada e o conselho eleitoral rejeitou na quarta-feira desafios da principal oposição, o Partido Popular Republicano (CHP) e dois outros partidos opositores.

    "Estamos preenchendo uma apelação ao conselho do Estado hoje pedindo o cancelamento da decisão do conselho eleitoral de aceitar cédulas não carimbadas", disse o vice-presidente do CHP, Bulent Tezcan. O conselho do Estado é o órgão judicial que lida com reclamações e apelações contra instituições estatais e públicas.

     Tezcan também disse que o CHP vai exigir que os resultados oficiais do referendo sejam adiados até que o caso seja resolvido. O conselho eleitoral disse no domingo que iria anunciar os resultados finais 11 ou 12 dias após a votação.

     O CHP e o partido pró-curdos HDP, que dizem que milhões de cédulas não carimbadas foram aceitas, afirmaram também poder apelar o resultado do referendo no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) caso os desafios legais fracassem em tribunais turcos.

Kashkari, do Fed, diz que economia dos EUA pode crescer mais devagar sem imigração

Posted: 21 Apr 2017 08:23 AM PDT

(Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Minneapolis, Neel Kashkari, disse nesta sexta-feira que a imigração tem sido um fator importante para o crescimento econômico dos Estados Unidos, e sem ela ou sem o aumento da fertilidade no país, a economia simplesmente não crescerá tão rápido como antes.

"Podemos aceitar um crescimento mais lento, podemos subsidiar a fertilidade, o que é muito caro, ou você pode abraçar a imigração", disse Kashkari na Universidade Hamline em St. Paul, Minnesota. "E essas são as três escolhas. E isso é literalmente matemática, e você pode escolher qual você gosta."

Kashkari disse que ainda não havia incorporado os planos do governo de Donald Trump para reformas fiscais e regulatórias em suas previsões, dizendo que ainda era muito cedo para saber quais políticas serão implementadas.

Petrobras aumenta o preço da gasolina em 2,2%

Posted: 21 Apr 2017 08:09 AM PDT

A gasolina subiu R$ 0,04 por litro, diz Petrobras 07/11/2014 - Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas/

A Petrobras aumentou o valor do diesel em 4,3% e da gasolina em 2,2%, em média. Os novos preços valem a partir desta sexta-feira (21).

De acordo com a estatal, se o reajuste for integralmente repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode subir 2,9%, ou cerca de R$ 0,09 por litro, em média, e a gasolina, 1,2%, ou R$ 0,04 por litro, em média, nas bombas.

Leia mais notícias sobre Economia

O aumento, segundo a Petrobras, se deve à elevação dos preços dos derivados nos mercados internacionais desde a última decisão de preço, que mais que compensou a valorização do real frente ao dólar, e por ajustes na competitividade da estatal no mercado interno.

— É preciso destacar ainda que o comportamento dos preços de derivados foi marcado por volatilidade nos mercados internacionais em resposta a evento geopolítico, como o ocorrido na Síria. 

Por que o preço da gasolina não baixa no Brasil?

Crescimento melhorou, mas política expansionista ainda é necessária, diz Draghi

Posted: 21 Apr 2017 08:08 AM PDT

(Reuters) - O crescimento e o comércio global parecem estar melhorando, mas os riscos para a economia da zona do euro continuam, de modo que uma política expansionista ainda é necessária, disse o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, nesta sexta-feira.

Em uma afirmação que reflete em grande medida a declaração de março do banco, Draghi disse que, embora o risco de deflação tenha desaparecido em grande parte, a inflação não mostrou tendência de crescimento convincente.

"Há sinais de que a recuperação está se ampliando em vários países e setores", disse Draghi em uma declaração ao Comitê Monetário e Financeiro Internacional em Washington. "Há também sinais de uma recuperação global um pouco mais brilhante e crescente comércio global."

Draghi disse que a inflação - 1,5 por cento em março - provavelmente flutuará em torno de seu nível atual nos próximos meses, principalmente refletindo a taxa de câmbio e os movimentos dos preços da energia.

Número de mortos em protestos na Venezuela chega a nove

Posted: 21 Apr 2017 07:50 AM PDT

(Reuters) - Um homem foi morto em uma manifestação na capital da Venezuela na noite de quinta-feira, disse uma autoridade nesta sexta-feira, marcando a nona morte em uma onda de manifestações, algumas vezes violentas, contra o governo do presidente Nicolás Maduro.

Melvin Guaitan morreu por um ferimento de tiro na área de Petare, disse o prefeito Carlos Ocariz, via Twitter. A mídia local relatou roubos e confrontos nas ruas com forças de segurança em áreas pobres de Caracas na quinta-feira e início desta sexta-feira.

"Nós ordenamos que os responsáveis por este incidente sejam investigados e punidos", escreveu Ocariz, sem dar mais detalhes.

Líderes da oposição prometeram manter os protestos, exigindo que o governo de Maduro convoque eleições regionais adiadas desde o ano passado, liberte quase 100 ativistas da oposição presos e respeite a autonomia do Congresso, liderado pela oposição.

A oposição está organizando protestos em níveis comunitários pelo país nesta sexta-feira, uma marcha "silenciosa" em Caracas no sábado em homenagem aos mortos nas manifestações e um bloqueio nacional nas principais rodovias da Venezuela na segunda-feira.

O governo de Maduro até o momento resiste à pressão dos mais sérios protestos em três anos. Líderes do governista Partido Socialista descrevem os manifestantes como bandidos violentos que danificam propriedades públicas e perturbam a ordem pública para derrubar o governo com apoio de adversários ideológicos em Washington.

"Esta oposição ferida e fracassada está tentando gerar caos em áreas vitais da cidade e convencer o mundo que estamos em algum tipo de guerra civil, nas mesmas estratégias usadas para a Síria, para a Líbia e para o Iraque", disse a autoridade do Partido Socialista Freddy Bernal em transmissão na internet.

Uma testemunha da Reuters escutou tiros e lançamentos de latas de gás lacrimogêneo durante a noite de quinta-feira no bairro de El Valle, em Caracas, com diversos comércios indicando sinais nesta manhã de terem sido roubados.

A mídia local relatou situações similares em outras partes da cidade.

Parar a Lava Jato é "congelar a calúnia", afirma Jucá

Posted: 21 Apr 2017 07:50 AM PDT

Senador afirma que País vive tempo de "facilidade" e generalização de "acusação" Pedro Ladeira/16.3.2017/Folhapress

Alvo de inquéritos por corrupção e lavagem de dinheiro na operação Lava Jato, o senador Romero Jucá (RR), voltou a defender hoje a continuidade e a rapidez das investigações afirmando que "parar a Lava Jato nesta sexta-feira (21) é parar a calúnia como está".

— Defendemos a Lava Jato e queremos rapidez na Lava Jato porque hoje todos estão sendo caluniados. Ou não. O que vai definir se é calúnia ou se é verdade é a investigação. Então, parar a Lava Jato hoje é congelar a calúnia no estado em que ela está. Quem tem seriedade com o Brasil e quer passar a limpo este País quer a investigação.

Jucá afirmou que o país vive hoje um tempo de "facilidade" e "generalização" de acusação.

— Vivemos hoje um momento de crise política, que, sinceramente — e eu estudo história política, fui governador e tenho três mandatos como senador — e não vi uma crise como a que o país está vivendo. 

Leia mais notícias sobre Brasil e Política

Ao defender a necessidade de aprovação das reformas trabalhista e previdenciária, o senador peemedebista, líder do governo no Senado, disse que as investigações da Lava Jato "são questões tratadas no Judiciário" que "não vão paralisar o Congresso".

— As investigações são questões tratadas no Judiciário. Essas investigações e qualquer tentativa de qualquer setor não vão paralisar o Congresso Nacional, não vão paralisar o Senado da República e não vão paralisar o governo. 

Segundo ele, reformas devem ser aprovadas até julho. 

Ao falar para a elite empresarial do país, Jucá definiu o governo como "uma janela de oportunidades", que, segundo ele, busca recuperar três pilares básicos perdidos nos governos petistas: credibilidade, segurança jurídica e previsibilidade.

O senador conclamou os empresários a apoiarem e cobrarem o governo.

— Quero conclamar os setores brasileiros, e o empresariado é fundamental nisso, para que participem desse esforço. Não julguem, cobrem.

Vendas do varejo britânico têm maior queda trimestral desde 2010

Posted: 21 Apr 2017 07:36 AM PDT

(Reuters) - As vendas no varejo britânico registraram a maior queda trimestral em sete anos nos primeiros três meses de 2017, uma vez que a alta dos preços desde o Brexit prejudicou os consumidores, segundo dados oficiais divulgados nesta sexta-feira.

O volume de vendas no varejo recuou 1,4 por cento no primeiro trimestre depois de aumentar 0,8 por cento nos últimos três meses de 2016, informou o Escritório de Estatísticas Nacionais.

Foi o maior declínio trimestral desde o primeiro trimestre de 2010, e é provável que reforce a visão de muitos economistas de que os gastos das famílias - principal motor da economia - estão perdendo força.

Isso pode ser motivo de preocupação para a primeira-ministra, Theresa May, que no início desta semana pediu inesperadamente uma eleição nacional antecipada.

"As famílias estão enfrentando o aumento mais rápido nos custos de vida por mais de três anos e estão controlando seus gastos rapidamente", disse Richard Lim, diretor-executivo da consultoria de economia de varejo.

Sindicatos não querem "perder a boquinha", diz Rodrigo Maia

Posted: 21 Apr 2017 07:08 AM PDT

Maia fez críticas a depredação da entrada no prédio da Câmara durante a votação da urgência da reforma Antonio Cruz/11.04.2017/Agência Brasil

Ao defender a reforma trabalhista diante da elite empresarial do País, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez fortes críticas aos sindicatos, que resistem às mudanças na legislação.

— Os sindicatos não querem perder a boquinha, aquilo que ganham sem nenhum esforço. Então, é legítimo que se mobilizem. 

A afirmação do presidente foi feita no momento há uma forte tendência na Casa pela extinção do imposto sindical, principal fonte de recursos dos sindicatos.

Leia mais notícias sobre Brasil e Política

Na manhã desta sexta-feira (21), Maia fez novas críticas aos sindicatos, desta vez ao falar sobre a depredação da entrada do prédio da Câmara durante a votação da urgência da reforma.

— Os sindicatos, com muita competência, pressionam, acuam e depredam o Congresso como fizeram na semana passada. A Polícia Civil, que deveria estar preocupada com a nossa segurança, vai ao Parlamento e quebra as entradas do Parlamento brasileiro. A gravidade de um ato como este é muito maior que pressionar parlamentares na Câmara dos Deputados. 

Maia defendeu que o Congresso deve enfrentar essa agenda "tensa e difícil". Segundo ele, o trabalho do Legislativo está fundamentado em dois eixos. O primeiro é a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária na Câmara e no Senado até o meio do ano. O outro eixo é aprovar no segundo semestre avançar a reforma tributária no Congresso.

Parlamentar trabalhista britânica diz que partido da oposição não está tentando vencer eleição

Posted: 21 Apr 2017 06:38 AM PDT

(Reuters) - Uma parlamentar do Partido Trabalhista, da oposição britânica, admitiu publicamente que o partido não está tentando vencer a eleição antecipada convocada para 8 de junho pela primeira-ministra conservadora, Theresa May.

May está apostando que a fraqueza do líder trabalhista, Jeremy Corbyn, e a inesperada resiliência da economia de 2,6 trilhões de dólares do Reino Unido desde a votação para saída da União Europeia, no ano passado, irão impulsionar sua maioria para o Parlamento britânico.

Corbyn, um socialista que prometeu maiores impostos sobre os ricos e uma repressão a corporações poderosas, disse na quinta-feira que irá provar o contrário a especialistas eleitorais que preveem que seu partido sofrerá um colapso no apoio de eleitores.

Quando perguntada em entrevista à emissora ITV se Corbyn é um candidato realista como primeiro-ministro, a parlamentar trabalhista Helen Goodman disse: "Não acho que esta eleição seja sobre mudar o governo".

Quando pressionada sobre a finalidade da eleição, ela disse: "Esta eleição é sobre prevenir que os Tories (conservadores) tenham uma maioria tão esmagadora que não haja possibilidade de discordar neste país".

Dados de pesquisas de opinião realizadas pelo jornal The Times mostravam que May pode ter maioria esmagadora de 114 assentos, até 12 a mais do que David Cameron que venceu em eleição geral em 2015.

Economia da zona do euro começa segundo trimestre com forte crescimento, mostra PMI

Posted: 21 Apr 2017 05:26 AM PDT

LONDRES (Reuters) - A economia da zona do euro iniciou o segundo trimestre com um crescimento forte e sustentável, de acordo o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), o que mostrou que as empresas aumentaram a atividade para a taxa mais rápida em seis anos, conforme as novas encomendas permaneceram robustas.

O PMI, visto como um bom guia para o crescimento, subiu para 56,7 em relação a 56,4 de março, a maior leitura desde abril de 2011. Uma leitura acima de 50 indica crescimento.

O número veio acima da previsão mais otimista da pesquisa Reuters, cuja a mediana previa um resultado em 56,3.

"A força do crescimento no primeiro trimestre nos surpreendeu e isso é ainda melhor. É um crescimento muito amplo", disse o economista-chefe de negócios da IHS Markit, Chris Williamson.

Sinais de que a economia está em um caminho de crescimento sustentável, ao lado de pressões inflacionárias, serão bem recebidos pelos formuladores de política monetária do Banco Central Europeu, que têm lutado durante anos para conseguir esses dois objetivos, apesar da política monetária frouxa.

As empresas do setor de serviços aumentaram a atividade neste mês, com seu PMI subindo para 56,2 de 56,0, na máxima de seis anos. O resultado ficou acima de todas as previsões da pesquisa da Reuters.

A indústria também registrou um bom começo para o trimestre - o PMI subiu para a máxima de seis anos, a 56,8 de 56,2, superando todas as estimativas em uma pesquisa da Reuters.