USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


segunda-feira, 6 de março de 2017

Notícias

Notícias


Trump assina novo decreto anti-imigração

Posted: 06 Mar 2017 09:41 AM PST

O presidente Donald Trump assinou nesta segunda-feira a nova versão de seu controverso decreto anti-imigração que proibirá a entrada de cidadãos de seis países de maioria muçulmana nos Estados Unidos. A nova ordem entrará em vigor no dia 16 de março e substituirá o veto emitido em 27 de janeiro e bloqueado por uma decisão judicial.

O decreto proíbe a emissão de vistos para cidadãos do Irã, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen por 90 dias. O Iraque não faz mais parte da lista, já que, segundo funcionários do governo americano, o Executivo iraquiano assegurou que irá colaborar com o Departamento de Imigração dos EUA.

O governo do Iraque se comprometeu a melhorar os padrões de documentação de seus cidadãos que viajam aos EUA e a executar no “tempo oportuno” os processos de repatriação de seus nacionais com ordens de deportação nos Estados Unidos.

O decreto assinado nessa segunda-feira também não proíbe mais exclusivamente a entrada de refugiados sírios no país. A ordem, no entanto, suspende o programa de refugiados dos EUA por 120 dias.

O secretário americano de Estado, Rex Tillerson, afirmou que o novo veto imigratório é vital para fortalecer a segurança nacional dos Estados Unidos. “A ordem executiva assinada pelo presidente para proteger a nação da entrada de terroristas estrangeiros é uma medida vital para fortalecer nossa segurança nacional”, afirmou o chefe da diplomacia americana.

A ordem não influenciará a validade de vistos e permissões de residência concedidas antes de 16 de março.  Segundo o Departamento de Estado americano, os vistos revogados por conta do veto original, de janeiro, também já foram totalmente restaurados.

As mudanças no decreto, que motivou protestos pelo país e foi barrado na Justiça, têm como fim reforçar os procedimentos de segurança e assegurar que as pessoas que pedem asilo não são uma ameaça para a segurança dos americanos. A ordem revisada estava originalmente prevista para ser divulgada na última semana, mas foi adiada devido à boa repercussão do discurso de Trump no Congresso, em 26 de fevereiro.


Arquivado em:Mundo

Executivo confirma a Moro que Palocci era ‘Italiano’ na Odebrecht

Posted: 06 Mar 2017 09:40 AM PST

Em depoimento ao juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em Curitiba, Fernando Barbosa Sampaio, o presidente do estaleiro Enseada Indústria Naval, em que a Odebrecht tem participação, confirmou que o ex-ministro da Fazenda e da Casa Civil Antonio Palocci era identificado como "Italiano" nas planilhas e e-mails da empreiteira. Sampaio depôs como testemunha de defesa arrolada pelo ex-presidente da empresa Marcelo Odebrecht, na ação penal em que o empresário é réu ao lado de Palocci e outras 13 pessoas, incluindo o marqueteiro João Santana.

O executivo fez a confirmação depois de Moro ler um e-mail enviado a ele por Odebrecht em 2011 a respeito de construção e afretamento de navios-sonda que citava o codinome. "Chegou no italiano a fofoca, via Petrobras, de que estaríamos saindo, desistindo da Bahia. Neguei e afirmei que as conversas não evoluíram, apenas por eles estarem concentrados no pacote. Ele tem claro que a linha vai ser na compensação via tarifa de arrendamento", dizia o e-mail.

Questionado pelo magistrado a quem o apelido se referia, Sampaio disse "a gente sabia que o italiano era o Palocci. Eu sabia, tinha sido informado pelo Márcio Faria". Ele respondeu a Moro, no entanto, que só conhece o ex-ministro "de imprensa, televisão, pessoalmente não, nunca estive com ele" e que não sabe por que Palocci era citado como "Italiano" nos e-mails.

Conforme análise da planilha "Posição italiano 31/07/2012 MO", apreendida pela Polícia Federal na 23ª fase da Operação Lava Jato, Palocci teria acertado o pagamento de propinas de cerca de 200 milhões de reais de 2008 a 2013. Ao final, 128 milhões de reais teriam desaguado em destinatários definidos pelo PT, como o marqueteiro João Santana, até outubro de 2013, restando um saldo de 71 milhões de reais.

Ao final da oitiva de Fernando Sampaio, o advogado de Antonio Palocci, José Roberto Batochio, perguntou a ele se sabia da identificação do codinome apenas por "ouvir falar" e o executivo disse que sim. "Eu realmente ouvi dizer de colegas da empresa que o Italiano era o Paloccci, agora, não estive com ele, não conheço ele", ressaltou.

Palocci foi preso na 35ª fase da Lava Jato, batizada de Omertà, em setembro de 2016. Ele é acusado pelo Ministério Público Federal crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em duas ações penais na operação.


Arquivado em:Brasil, Política

Com derrota em clássico, Sport deixa lista de invictos do ano

Posted: 06 Mar 2017 08:59 AM PST

O Sport era um dos times invictos em competições oficiais no ano de 2017. Era uma das equipes da série A do Campeonato Brasileiro deste ano que ainda não tinha perdido. mas foi batida no clássico com o Náutico, pelo Campeonato Pernambucano, por 2 x 1, neste domingo, na Arena Pernambuco. A lista de invictos do ano agora tem 21 clubes.

O levantamento de PLACAR leva em conta a primeira divisão de todos os jogos oficiais da temporada – Estaduais, Copa do Brasil, Primeira Liga, Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa LibertadoresOs Campeonatos Amapaense, Amazonense, Rondoniense, Roraimense e Tocantinense ainda não começaram e, por isso, clubes desses Estados não entram na lista por enquanto. 

Os invictos em 2017:

Acre (1)

Plácido de Castro

Bahia (2)

Bahia
Fluminense de Feira

Distrito Federal (2)

Brasiliense
Gama

Espírito Santo (5)

Atlético Itapemirim
Doze
São Mateus
Tupy
Vitória

Maranhão (1)

Imperatriz

Mato Grosso (3)

Cuiabá
Luverdense
União Rondonópolis

Mato Grosso do Sul (2)

Corumbaense
SERC

Minas Gerais (1)

Cruzeiro

Pará (1)

Independente

Rio de Janeiro (1)

Flamengo

Rio Grande do Sul (1)

Novo Hamburgo

Sergipe (1)

Confiança


Arquivado em:Placar

França: homem admite assassinato de quatro parentes por herança

Posted: 06 Mar 2017 08:52 AM PST

Um homem de 46 anos admitiu ter assassinado quatro membros de sua família que estavam desaparecidos desde meados de fevereiro na França.  Hubert C, como foi identificado pela imprensa francesa, confessou à polícia que a disputa de uma herança motivou o crime que chocou o país.

O assassino golpeou o irmão da ex-esposa, a mulher dele e os filhos do casal com um objeto contundente na casa da família em Nantes, noroeste da França, durante uma briga por barras de ouro que teriam sido deixadas como herança pelo ex-sogro de Hubert, segundo o jornal Le Parisien.

A existência de tais peças de ouro ainda é um mistério. Elas teriam sido encontradas pelo pai da ex-mulher e do ex-cunhado de Hubert durante uma reforma em um imóvel dele na cidade de Brest, no entanto, a mãe de Hubert contou a jornalistas franceses que a existência das barras de ouro é um “mito”.

A polícia investiga se Lydie Troadec, a ex-mulher de Hubert, teve participação na morte do irmão Pascal Troadec. Ela também está presa, informou a imprensa local.

As vítimas Pascal e Brigitte, ambos de 49 anos, e os filhos Sebastien, de 21, e Charlotte, de 18 anos, estavam desaparecidos desde o dia 16 de fevereiro. Durante as primeiras investigações, Hubert informou à polícia que não havia visto os parentes nos últimos anos. Sua versão foi contestada depois que os investigadores descobriram seu DNA na casa da família e no carro de Sebastien.

A imprensa local não divulgou se Hubert revelou onde escondeu os corpos.

Polícia forense investiga morte de família na França

Polícia forense investiga morte de família na França (Jean Sebastien Evrard/AFP)

 

 

 

 

 

 


Arquivado em:Mundo

Renda de domésticos salta 64%, mas fica abaixo do mínimo

Posted: 06 Mar 2017 08:50 AM PST

A renda das domésticas subiu 64% em 20 anos, atingindo o valor médio de R$ 739 em 2015. Mesmo com o crescimento, o rendimento médio ainda ficou abaixo do salário mínimo da época, que era de R$ 788. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No entanto, o trabalho doméstico atrai cada vez menos mulheres jovens no país. A proporção de empregadas domésticas com até 29 anos de idade caiu mais de 30 pontos porcentuais em 20 anos: de 51,5% em 1995 para 16% em 2015, um recuo de 35,5 pontos porcentuais.

Já o número de trabalhadoras formalizadas aumentou. Em 1995, 17,8% das empregadas domésticas tinham carteira de trabalho assinada. Em 2015, a proporção de trabalhadores com carteira chegou a 30,4%.

Segundo o Ipea, a análise dos dados da Pnad sinalizou ainda uma tendência de aumento na quantidade de diaristas no país. Em 1995, as empregadas que trabalhavam por diária eram 18,3% da categoria. Em 2015, 31,7% das domésticas trabalhavam com esse vínculo empregatício.

O emprego doméstico ainda era a ocupação de 18% das mulheres negras e de 10% das mulheres brancas no Brasil em 2015.

Negros x brancos

Em 20 anos, a renda média das mulheres negras cresceu oito vezes mais do que o ganho médio dos homens brancos, mas isso foi insuficiente para cobrir o abismo que há entre as duas realidades financeiras. Em 2015, na média, um homem branco ganhava 2.509,70 reais, mais do que o dobro do rendimento médio de uma mulher negra, que ficou em 1.027,50 reais.

Os dados também foram divulgados nesta segunda pelo Ipea, com dados da Pnad, do IBGE.

Conforme o Ipea, as distâncias entre os quatro principais grupos populacionais considerando cor e gênero não se alteram expressivamente ao longo do período. A ordem da desigualdade de renda também se mantém: homens brancos ganham mais, seguidos de mulheres brancas, homens negros e mulheres negras, grupo que recebe menos.

Em 1995, a diferença entre homens brancos e mulheres negras era muito maior porque elas ganhavam bem menos. Na média, há 20 anos, o rendimento das mulheres negras era de 570,30 reais, em valores já atualizados pela inflação. Os 1.027,50 reais de 2015 representam crescimento de 80,2%.

Já o avanço da renda dos homens brancos foi mais modesto. Os 2.509,70 reais de 2015 estão 10,9% acima dos 2.262,60 reais de 1995, também com a inflação descontada.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Previdência: Regras de transição são muito abruptas, diz relator

Posted: 06 Mar 2017 08:28 AM PST

O relator da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, Arthur Maia (PPS-BA), afirmou nesta segunda-feira que as regras de transição são muito abruptas e a questão precisa ser debatida. Ele também deixou em aberto a possibilidade de manutenção da aposentadorias com pensões, desde que limitadas a um teto.

“Continuo entendendo que as regras de transição merecem um aprofundamento melhor, alternativas outras que sejam colocadas na mesa para que a gente possa aprofundar esse debate”, afirmou Maia, acrescentando que qualquer mudança dependerá de números que ainda estão sendo analisados.

A proposta enviada pelo governo ao Congresso Nacional prevê que somente homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 poderão entrar num regime de transição, pelo qual terão que pagar um pedágio de 50% sobre o tempo faltante para a aposentadoria. Todos os demais estarão sujeitos às novas regras, podendo se aposentar a partir de 65 anos, com contribuição mínima de 25 anos.

Sua posição em relação ao regime de transição destoa da que foi expressa na semana passada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que afirmou ter sido convencido pela Fazenda da necessidade de manutenção do modelo sugerido pela União.

A regra de transição sempre vai ter polêmica, pois porque qualquer ponto que você fizer alguém vai ficar fora

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados

O relator também pontuou que o acúmulo de pensão com aposentadoria também está sendo estudado. O texto enviado pelo governo veda essa possibilidade. “Existem emendas que propõem que não pode acumular, mas acima do teto previdenciário”, afirmou.

Segundo Maia, os pontos mais demandados pelos deputados são justamente as mudanças nas regras de transição, além de aposentadoria especial para policiais e alterações nas propostas para a aposentadoria rural e para a concessão do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Em outra frente, ele disse que está estudando o endurecimento de regras para agentes públicos que não arcam com o pagamento de aposentadorias para que passem a responder por crime de responsabilidade.

Maia se encontrou nesta manhã com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e com o secretário da Previdência, Marcelo Caetano.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Economia

‘Logan’: adeus de Wolverine já foi visto por 1,8 milhão no Brasil

Posted: 06 Mar 2017 08:23 AM PST

O apelo é forte e nem mesmo a classificação etária de 18 anos segura Logan. O filme, que marca a despedida de Hugh Jackman do papel do mutante Wolverine, já foi visto por quase 2 milhões de pessoas no Brasil desde a pré-estreia, na Quarta-Feira de Cinzas. Mais exatamente, 1,796 milhão de pessoas viram o longa, em cartaz desde quinta no país. Na pré-estreia, foram 172.000 — uma arrecadação de 6,5 milhões de reais. A boa performance também pode ser explicada pelo número de salas que exibem o filme: 1.200, ao todo.

Com o resultado, o longa somou 28 milhões de reais de faturamento e deixou para trás o bisonho A Grande Muralha, com Matt Damon, o risível Cinquenta Tons Mais Escuros, adaptação do best-seller erótico da britânica E. L. James, o vencedor do Oscar, Moonlight, a animação Lego Batman e a comédia nacional Internet – O Filme.

 

 

 


Arquivado em:Entretenimento

FGTS: Agências da Caixa abrem sábado para saque de conta inativa

Posted: 06 Mar 2017 08:16 AM PST

O saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) começa nesta sexta-feira (10) para nascidos em janeiro e fevereiro. Para pagar quem tem direito ao saque e dar informações, cerca de 1.800 agências abrirão neste sábado (11).

O atendimento acontecerá das 9h às 15h. As agências abrirão ainda em mais três sábados: 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

O pagamento das contas inativas prossegue até 31 de julho. Pelas estimativas da Caixa, 30,2 milhões de trabalhadores têm direito ao saque de 43,6 bilhões de reais de 49,6 milhões de contas inativas

A medida provisória 763/2016 prevê a liberação do saque das contas que deixaram de receber depósitos a partir de 31 de dezembro de 2015. Podem sacar o dinheiro quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa até esta data. Quem foi mandado embora sem justa causa tem o direito de sacar imediatamente o dinheiro depositado no FGTS.

Pagamento

Os beneficiários têm quatro opções para recebimento dos valores de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço:

  1. Crédito em conta da Caixa: Quem tem conta corrente no banco pode pedir o crédito no site das contas inativas.
  2. Caixas eletrônicos: Valores de até 1.500 reais podem ser sacados só com a senha do Cartão do Cidadão, mesmo que o beneficiário tenha perdido o documento. Acima de R$ 3.000 reais é necessário sacar com cartão e senha.
  3. Lotéricas e correspondentes: É preciso apresentar Cartão do Cidadão, senha e documento de identidade para efetuar o saque.
  4. Agências da Caixa: Os documentos necessários são o número de inscrição do PIS (Programa de Integração Social) e o documento de identificação do trabalhador.

Divergência de informação

Como há a possibilidade divergência entre no saldo da conta inativa do FGTS, a Caixa recomenda que os beneficiários também levem o comprovante da extinção do vínculo empregatício. Pode ser a carteira de trabalho ou rescisão do contrato.

Essa divergência acontece, principalmente, porque a empresa não deu baixa no vínculo empregatício do trabalhador. Nesses casos, a conta não aparece como inativa.

Calendário

 

FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com/FGTS: Agências da Caixa abrem sábado para saque de conta inativa)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">
Arquivado em:Economia

Libertadores 2017: a obsessão dos brasileiros em novo formato

Posted: 06 Mar 2017 08:05 AM PST

A fase de grupos da Copa Libertadores 2017 terá início nesta semana em formato inédito e recorde de equipes brasileiras: Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Chapecoense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos lutarão pela taça mais desejada do continente. Para tentar renovar a competição – sempre cercada de confusões, problemas de organização e escândalos de corrupção –, a Conmebol ampliou o torneio, que será disputado até novembro. O atual campeão Atlético Nacional, da Colômbia, perdeu seus principais destaques – Miguel Borja e Alejandro Guerra foram para o Palmeiras e Orlando Berrío está no Flamengo –, enquanto as equipes do Brasil entram reforçadas  o último campeão do país foi o Atlético-MG, em 2013. O campeão deste ano receberá 7,7 milhões de dólares (cerca 25 milhões de reais) caso tenha iniciado o torneio na fase de grupos.  Se tiver avançado desde a pré-Libertadores, poderá receber até 27 milhões de reais. A seguir, saiba quais os Grupos da competição, quem são os craques em destaque, as estatísticas dos times brasileiros no torneio em 2017. E ainda teste seus conhecimentos sobre a Libertadores e saiba, no mapa interativo, a geolocalização dos estádios em que serão disputadas as partidas até novembro.

 

Os Grupos

A Libertadores teve início com 44 clubes, com duas fases prévias, e não apenas uma, como ocorria até a última edição. Botafogo e Atlético-PR deixaram para trás equipes tradicionais como Colo-Colo e Olimpia e avançaram à fase de grupos.  As equipes estão novamente divididas em 8 chaves de quatro equipes e nem todos os brasileiros saíram satisfeitos do sorteio. Flamengo e Atlético-PR caíram no chamado “Grupo da Morte”, com outras equipes tradicionais do continente.

 

Os Craques

Grandes estrelas como Pelé, Zico e Neymar já conquistaram o título da Libertadores. Em 2017, algumas das equipes brasileiras apostam em atletas estrangeiros como craques da competição. Robinho e Diego, que em 2003 quase foram campeões com o Santos na decisão diante do Boca Juniors, terão nova chance de conquistar a América por outras equipes brasileiras. A seguir, os candidatos a craque da Libertadores (clique na imagem para saber mais sobre cada jogador):

 

Números

Das oito equipes brasileiras que participarão desta edição, já foram campeões Santos (1962, 1963 e 2011), Grêmio (1983 e 1995), Palmeiras (1999), Flamengo (1981) e Atlético-MG (2013). O Atlético-PR foi finalista em 2005, quando perdeu para o São Paulo, e o Botafogo chegou à semifinal em 1963 e 1973. A Chapecoense, declarada campeã da Copa Sul-Americana de 2016 após o desastre aéreo na Colômbia, jogará o torneio pela primeira vez. Abaixo, o retrospecto das equipes na competição.

Quiz

Em mais de 50 edições, ídolos e equipes inesquecíveis já brilharam na Copa Libertadores da América. Você sabe tudo sobre a competição mais importante do futebol sul-americano? Teste seus conhecimentos. 

 

Os estádios

A história da Libertadores foi contada em alguns estádios históricos, como o La Bombonera, o Centenário de Montevidéu, o Maracanã, o Monumental de Núñez, o Morumbi. Esta temporada marcará a estreia da Arena Condá, em Chapecó, e o retorno do reformado Palestra Itália, onde o Palmeiras conquistou o título em 1999, hoje rebatizado de Allianz Parque. Navegue no mapa abaixo e conheça os estádios que receberão a Libertadores 2017. 


Arquivado em:Esporte, Placar

Globo vai voltar a exibir ‘A Grande Família’ em março

Posted: 06 Mar 2017 07:56 AM PST

Após o término de A Grande Família, em 2014, os fãs agora têm uma boa notícia: a série volta à Globo neste mês. Com o nome de O Álbum da Grande Família, o programa vai dedicar uma semana para fazer uma retrospectiva de cada personagem, com a narração de Lineu (Marco Nanini) em cada episódio.

Com estreia prevista para 20 de março e término em 28 de abril, a série será veiculada de segunda a sexta, após o Jornal da Globo. Cada semana é dedicada a um personagem. Os primeiros cinco episódios serão voltados a contar a trajetória de Nenê (Marieta Severo), que começou A Grande Família como dona de casa e terminou como empresária de sucesso.

Em seguida, O Álbum da Grande Família contará a história de Bebel (Guta Stresser), Agostinho (Pedro Cardoso), Tuco (Lúcio Mauro Filho), os convidados especiais e, por fim, o próprio Lineu.

Elenco de A Grande Família em 2014(Divulgação/TV Globo)" description="Elenco de A Grande Família em 2014">Elenco de A Grande Família em 2001(Divulgação/TV Globo)" description="Elenco de A Grande Família em 2001">Marieta Severo e Glória Pires, as duas Donas Nenês de A Grande Família(TV Globo/Divulgação/VEJA)" description="Marieta Severo e Glória Pires, as duas Donas Nenês de A Grande Família">Tony Ramos e Marco Nanini posam para foto durante as últimas gravações do programa A Grande Família(Raphael Dias/TV Globo)" description="Tony Ramos e Marco Nanini posam para foto durante as últimas gravações do programa A Grande Família">Cenas do último episódio da série A Grande Família(Raphael Dias/TV Globo)" description="Cenas do último episódio da série A Grande Família">Cenas do último episódio da série A Grande Família(Raphael Dias/TV Globo)" description="Cenas do último episódio da série A Grande Família">Atores e equipe técnica comemoram o final das gravações de A Grande Família(Raphael Dias/TV Globo)" description="Atores e equipe técnica comemoram o final das gravações de A Grande Família">Lázaro Ramos, Deborah Secco e JP Rufino posam para foto durante as últimas gravações do programa A Grande Família(Raphael Dias/TV Globo)" description="Lázaro Ramos, Deborah Secco e JP Rufino posam para foto durante as últimas gravações do programa A Grande Família">Evandro Mesquita e Alexandre Borges posam para foto durante as últimas gravações do programa A Grande Família(Raphael Dias/TV Globo)" description="Evandro Mesquita e Alexandre Borges posam para foto durante as últimas gravações do programa A Grande Família">A atriz Camila Morgado vive lésbica em A Grande Família, da Globo(TV Globo/Divulgação/VEJA)" description="A atriz Camila Morgado vive lésbica em A Grande Família, da Globo">O beijo gay entre Tuco (Lúcio Mauro Filho) e Thiago Lacerda, em A Grande Família(Divulgação/TV Globo/VEJA)" description="O beijo gay entre Tuco (Lúcio Mauro Filho) e Thiago Lacerda, em A Grande Família">Fábio Porchat participando da série A Grande Família, da Rede Globo(Divulgação/Rede Globo/VEJA)" description="Fábio Porchat participando da série A Grande Família, da Rede Globo">Fábio Porchat participando da série da Rede Globo A Grande Família, com Marieta Severo(Divulgação/Rede Globo/VEJA)" description="Fábio Porchat participando da série da Rede Globo A Grande Família, com Marieta Severo">Fábio Porchat participando da série  A Grande Família, da Rede Globo(Divulgação/Rede Globo/VEJA)" description="Fábio Porchat participando da série A Grande Família, da Rede Globo">O ator Marco Nanini em cena de A Grande Família(Alex Carvalho/TV Globo/VEJA)" description="O ator Marco Nanini em cena de A Grande Família">Marieta Severo no seriado "A Grande Família" da Rede Globo(Rede Globo/Divulgação/VEJA)" description="Marieta Severo no seriado "A Grande Família" da Rede Globo">Lineu ( Marco Nanini ) passa em frente ao muro da casa, onde está pichado: "Lineu é ladrão"(Alex Carvalho/TV Globo/VEJA)" description=" Lineu ( Marco Nanini ) passa em frente ao muro da casa, onde está pichado: "Lineu é ladrão"">Lineu ( Marco Nanini ), Tuco ( Lúcio Mauro Filho ) e Floriano ( Vinícius Moreno )(Alex Carvalho/Tv Globo/VEJA)" description=" <br><br> Lineu ( Marco Nanini ), Tuco ( Lúcio Mauro Filho ) e Floriano ( Vinícius Moreno )">Família reunida para comer o tradicional cozido, agora feito por Bebel (Guta Stresser) e Nenê (Marieta Severo).(Raphael Dias/TV Globo/VEJA)" description=" <br><br> Família reunida para comer o tradicional cozido, agora feito por Bebel (Guta Stresser) e Nenê (Marieta Severo).">Paulão (Evandro Mesquita), durante gravação(Raphael Dias/Tv Globo/VEJA)" description=" <br><br> Paulão (Evandro Mesquita), durante gravação">

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Fluminense renova contrato de Gustavo Scarpa após título

Posted: 06 Mar 2017 07:48 AM PST

Não foi somente o título da Taça Guanabara que foi comemorado pela torcida do Fluminense, na noite de domingo. Poucas horas após a conquista do primeiro turno do Campeonato Carioca, a diretoria anunciou a renovação do contrato do meia Gustavo Scarpa, uma das referências da equipe tricolor.

Scarpa estendeu seu vínculo até setembro de 2020. Inicialmente, seu contrato se encerraria em 2019. “Finalmente conseguimos renovar nosso vínculo. Demorou um pouquinho, a gente sabe que o pessoal estava um pouco ansioso. Mas tinha que ser da forma correta. O Scarpa vai estar com a gente por mais tempo do que estava previsto antes. Ele ainda tem muita alegria para trazer para a gente”, afirmou o presidente do Fluminense, Pedro Abad.

Os camisas 10 da Série A do futebol brasileiro em  2017

Revelado pelo Fluminense em 2014, o jogador disputou o Campeonato Paulista de 2015 pelo Red Bull Brasil, por empréstimo, e após ótimo torneio voltou ao Fluminense.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

MIS consulta Silvio Santos para esticar exposição em SP

Posted: 06 Mar 2017 07:47 AM PST

Silvio Santos Vem Aí, a exposição do MIS (Museu da Imagem e do Som) em homenagem ao Homem do Baú em São Paulo, pode ganhar mais duas semanas. A assessoria pessoal do apresentador foi procurada no fim da semana passada pela direção do museu, que pretende postergar o término da mostra de 12 de março, data inicialmente prevista, para o dia 26. A decisão será tomada ainda nesta segunda.

De acordo com o MIS, entre 7 de dezembro, data da abertura, e o Carnaval, 73.000 pessoas visitaram a exposição, que narra toda a trajetória de Silvio Santos, desde o nascimento no Rio de Janeiro até os dias atuais, passando pela época em que atuou como camelô, quando tocou um bar com alto-falante em uma barca para Niterói, e seus primeiros passos no rádio.

Como faz todos os anos, Silvio Santos curte um período de descanso em Orlando, Estados Unidos, onde tem casa. Descanso relativo: embora não esteja gravando, despacha assuntos do SBT de lá, remotamente. Ele deve retornar no final do mês e voltar a gravar em abril.

Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´Silvio Santos Vem Aí - MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Silvio Santos(esq), em foto de infância, durante exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´Silvio Santos Vem Aí - MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Ceridão de nascimento de Señor Abravanel, durante a exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="A ´Caravana do Peru que fala´ foi um programa transmitido na década de 50 pela Rádio Nacional de São Paulo, onde Silvio Santos recebia grandes cantores da época como Hebe Camargo, Solon Sales, Francisco Egídio, entre outros - 06/12/2016">Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="A ´Caravana do Peru que fala´ foi um programa transmitido na década de 50 pela Rádio Nacional de São Paulo, onde Silvio Santos recebia grandes cantores da época como Hebe Camargo, Solon Sales, Francisco Egídio, entre outros - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="´Boa-noite, Cinderela´ foi um quadro do Programa Silvio Santos exibido na década de 70, pela Rede Globo, onde o apresentador realizava o desejo de uma criança - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="´Boa-noite, Cinderela´ foi um quadro do Programa Silvio Santos exibido na década de 70, pela Rede Globo, onde o apresentador realizava o desejo de uma criança - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MISExposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´Silvio Santos Vem Aí - MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="´Cidade contra cidade´ foi um quadro apresentado durante o Programa Silvio Santos pela TV Tupi entre 1968 e 1971, e entre 1977 e 1980 pela TVS. Duas cidades competiam por prêmios através de gincanas realizadas na atração -06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="O ´Show de Calouros´ foi um programa de auditório apresentado por Silvio Santos entre julho de 1977 e 1992 - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="´Qual é a Música´ estreou em 1976 no Programa Silvio Santos, pouco depois da saída de Silvio Santos da Rede Globo - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Réplica do cenário de ´Domingo no Parque´, que foi um programa de competição que fazia parte do Programa Silvio Santos entre 1977 e 1988 - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Réplica do cenário de ´Domingo no Parque´, que foi um programa de competição que fazia parte do Programa Silvio Santos entre 1977 e 1988 - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´ - MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Em 1989, Silvio Santos decidiu concorrer à Presidência da República. Tentou encontrar um partido para se filiar e lançar sua candidatura e ficou com o nanico PMB (Partido Municipalista Brasileiro). Dias antes das eleições, teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Em 1989, Silvio Santos decidiu concorrer à Presidência da República. Tentou encontrar um partido para se filiar e lançar sua candidatura e ficou com o nanico PMB (Partido Municipalista Brasileiro). Dias antes das eleições, teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="´Topa Tudo Por Dinheiro´foi um programa de auditório comandado por Silvio Santos, e exibido pelo SBT entre 1991 e 2001 - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Retrato do humorista Ivo Holanda, durante a exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Com o enredo ´O Homem do Baú - Hoje é Domingo, é alegria, vamos sorrir e cantar´, a escola de samba Tradição contou a história do apresentador Silvio Santos no Carnaval de 2001, na Marquês de Sapucaí - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="´Casa dos Artistas´ foi o primeiro reality show da televisão brasileira, exibido pelo SBT entre 2001 e 2004, sendo apresentado por Silvio Santos. O programa rendeu a maior audiência da história da emissora - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="´Casa dos Artistas´ foi o primeiro reality show da televisão brasileira, exibido pelo SBT entre 2001 e 2004, sendo apresentado por Silvio Santos. O programa rendeu a maior audiência da história da emissora - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="´Namoro na TV´ foi exibido na década de 80, e comandado por Silvio Santos, sendo o primeiro programa de relacionamento da televisão brasileira - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Réplica do cenário do seriado ´Chaves´, na exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">Exposição ´ Silvio Santos Vem Aí´- MIS(Bruno Menezes/VEJA.com)" description="Exposição ´Silvio Santos Vem Aí´, realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo (SP) - 06/12/2016">
Arquivado em:Entretenimento

‘Marronzinhos’ da CET vão virar ‘amarelinhos’, anuncia Doria

Posted: 06 Mar 2017 07:42 AM PST

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou na manhã desta segunda-feira, 6, que vai mudar a tradicional cor dos uniformes dos agentes de trânsito da capital, conhecidos pela população como “marronzinhos” por usarem roupas em tom marrom.

Em entrevista à Rádio Jovem Pan, o tucano anunciou que em breve a equipe da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) passará a usar amarelo, considerada por ele uma cor mais adequada por aumentar a visualização a longa distância.

Segundo Doria, os “amarelinhos” receberão novas atribuições e treinamentos, ambos não detalhados pelo prefeito. O tucano também não explicou se os novos uniformes serão doações de alguma empresa ou se serão custeados pela Prefeitura.

“A equipe da CET é muito boa. Os agentes gostam de servir a cidade e são reconhecidos pela população, assim como os carteiros e os bombeiros”, disse.

Com a mudança no uniforme, o tucano afirma que os cidadãos conseguirão identificar melhor os agentes pelas ruas da cidade.

Durante a entrevista, Doria anunciou que a nova frota de picapes da CET, para uso exclusivo nas Marginais do Pinheiros e do Tietê, ficará completa nesta semana, com a entrega, pela Mitsubishi, de mais oito veículos – são dez no total, dos quais dois já estão rodando.

A frota é chamada pelo tucano como “anjos das Marginais” e foi idealizada dentro do programa Marginal Segura, iniciado em 25 de janeiro com a ampliação das velocidades máximas das pistas. As picapes serão responsáveis por socorrer a população em caso de acidentes.


Arquivado em:Brasil

Para pai, ‘milagre’ salvou menina de seis anos baleada em SP

Posted: 06 Mar 2017 07:22 AM PST

Baleada durante uma operação policial na última quinta-feira, na Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo, a menina Ana Victoria Rodrigues Silva, de seis anos, segue internada. Em vídeo publicado nas redes sociais, o pai, o professor de tênis Gilson Silva, de 27 anos, diz que sua filha ter sobrevivido foi um milagre, e agradeceu o apoio de amigos e familiares.

O vídeo foi gravado no Hospital Municipal do Tatuapé, onde Ana Victoria está internada após passar por um procedimento cirúrgico para retirar fios de cabelo que estavam presos à bala. Segundo uma postagem de Gilson no Facebook, foram justamente os cabelos longos que salvaram a vida da filha, impedindo que o projétil acertasse uma artéria.

Ainda no vídeo, Silva diz para a filha que ela está com uma bala “de menta, doce”, alojada em um músculo das costas. “Eu estou bem. Foi só um tirinho”, responde ela. “Nada mais, né? Foi só um tiro, você só quase matou o seu pai e a sua mãe do coração, seu vô, suas avós. Mas, graças a Deus, a Ana Victoria está muito bem. Já está aí, bagunçando, já ganhou presentinho, comeu duas marmitas inteiras sozinha”, brinca.

Ana Victoria está em estado estável e não corre riscos. Não há, contudo, uma definição se ela passará ou não por um procedimento para a retirada da bala. Também não há previsão de alta hospitalar.

Tiro

Na quinta-feira,  Gilson disse que a filha correu para casa quando viu policiais militares na rua. Quando estava na garagem de sua residência, foi atingida por um projétil no lado esquerdo das costas. Em seguida, foi socorrida por uma das avós, que pediu ajuda dos próprios PMs, que, segundo o pai, responderam que não poderiam prestar socorro.

“Os vizinhos é que tiveram de ajudar. Os policiais se negaram a socorrer minha filha”, afirmou. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os PMs faziam patrulhamento quando um homem atirou contra eles. O tiro teria “ricocheteado” e atingido a criança. Os agentes também dizem que tentaram socorrer a menina, a entregaram à avó e pediram ajuda, mas que teriam sido agredidos por moradores. Um inquérito foi aberto para apurar de onde partiu a bala que atingiu Ana Victoria.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Batmóvel de ‘Liga da Justiça’ tem mais armas embutidas

Posted: 06 Mar 2017 07:21 AM PST

O batmóvel ganhou algumas melhorias para o filme Liga da Justiça. O diretor Zack Snyder divulgou em sua conta na rede social Vero uma foto do icônico carro do Batman, que agora ganha novos aparatos, como novas armas embutidas — Snyder não diz quais, porém.

Batmóvel de 'Liga da Justiça'

Batmóvel de ‘Liga da Justiça’ (Reprodução/)

A trama prevista para estrear em 16 de novembro dá sequência à história de Batman vs Superman, em que Clark Kent/Superman (Henry Cavill) “morre” no final, após uma longa batalha com o vilão Apocalipse. Bruce Wayne/Batman (Ben Affleck) descobre a existência de outros heróis com superpoderes e parte na missão de recrutá-los, com o intuito de criar um supertime de defensores da Terra.

Farão parte da trama os heróis Mulher Maravilha (Gal Gadot), Cyborg (Ray Fisher), Flash (Ezra Miller) e Aquaman (Jason Momoa). Completam o elenco Amy Adams (Lois Lane), Jeremy Irons (Alfred), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), J.K. Simmons (Comissário Gordon) e Willem Dafoe (Nuidis Vulko).


Arquivado em:Entretenimento

Iraque recupera segunda ponte sob controle do EI em Mosul

Posted: 06 Mar 2017 07:11 AM PST

As forças iraquianas, apoiadas pelo exército dos Estados Unidos, retomaram nesta segunda-feira o controle da ponte Al Hurriya, em Mosul. Essa é a segunda das cinco pontes sobre o rio Tigre a ser recapturada das mãos do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

A captura vem após nova investida do exército do Iraque para conquistar a parte oeste de Mosul, depois que a área leste foi dominada em janeiro. As pontes ligam as duas regiões da cidade e são, portanto, peças essenciais para garantir o controle total de Mosul.

Todas as cinco pontes sobre o rio Tigre foram danificadas em ataques aéreos, informou a rede BBC. Sua captura e subsequente reconstrução facilitará o trabalho do exército contra os jihadistas, que dominam Mosul desde 2014.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), até 650.000 civis podem estar presos em Mosul, em áreas onde o EI ainda tem controle. A campanha para retomar a cidade envolve uma força de 100.000 soldados iraquianos e americanos, combatentes curdos e milícias xiitas e obteve avanços rápidos desde o início do ano, auxiliada por novas táticas e uma coordenação melhor.


Arquivado em:Mundo

Novak Djokovic diz que tênis deixou de ser sua prioridade

Posted: 06 Mar 2017 07:09 AM PST

O tenista Novak Djokovic não parece estar muito preocupado com sua queda de rendimento nas últimas competições. Ex-número 1 do mundo (o sérvio perdeu o posto para o britânico Andy Murray no fim do ano passado), Djokovic enfrenta dificuldades para retomar seu bom tênis. Entrevistado pela emissora sérvia RTS TV, o jogador admitiu que não passa por uma boa fase, mas não se lamentou.

“O topo da minha lista de prioridades deixou de pertencer ao tênis desde que Stefan nasceu”, disse Djokovic ao falar do filho, nascido em outubro de 2014. “Cheguei em um ponto na minha vida em que estou tentando ser o melhor esposo, pai e tenista possível. Todos tentam dar o melhor de si e comigo não é diferente, é difícil, mas não impossível. O fato é que não posso estar 100% todos os dias com as funções que tenho”, completou.

Apesar do tom despreocupado com seu atual desempenho nas quadras, Djokovic afirmou que ainda pretende lutar para voltar ao topo do tênis mundial. Em 2017, o atleta foi eliminado na segunda rodada do Aberto da Austrália para o até então 117º do mundo, Denis Istomin. Na última semana, foi a vez do australiano Nick Kyrgios derrotá-lo, no torneio ATP 500 de Acapulco.

 

“Continuo um apaixonado por tênis e jogando com o mesmo amor que tive quando peguei na raquete pela primeira vez. O esporte me fez mais forte e me deu grandes emoções, e por isso ainda sinto que devo seguir jogando e retornar ao posto de número um do mundo segue sendo um dos meus objetivos. Quero voltar à essa posição, mas não é minha prioridade no momento”, finalizou Djokovic.


Arquivado em:Esporte

Vídeo: Maradona era muito mais que gols

Posted: 06 Mar 2017 07:07 AM PST

Maradona não era só artilheiro. O argentino, um dos maiores jogadores dos anos 1980, era um craque completo. Fez história jogando por Boca Juniors, Barcelona, Napoli e, claro, seleção argentina.

Um resumo do que ele fez está em vídeo divulgada pelo próprio Maradona, em seu perfil no Facebook no dia 23 de fevereiro, com lances de  técnica, assistências de calcanhar, de cabeça, além de jogadas com extrema habilidade.

 

No título, Maradona coloca “a bola sempre para o companheiro”, em referência aos passes que deu a colegas de equipe.


Arquivado em:Esporte, Placar

Operação da PF mira cobrança de parto por médicos do SUS no RS

Posted: 06 Mar 2017 06:36 AM PST

A Polícia Federal (RS) deflagrou nesta segunda-feira, 6, em Itaqui, no Rio Grande do Sul, a Operação Falso Juramento que investiga a cobrança indevida de partos integralmente cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dois mandados de prisão preventiva são cumpridos.

Em nota, a PF informou que, durante as investigações, “foram identificadas dezenas de mulheres que relataram cobrança pela realização de parto cesárea por dois médicos obstetras e um anestesista, no Hospital São Patrício, em Itaqui”. Segundo a Federal, o hospital apresentou documentação de que todo o procedimento foi custeado pelo SUS.

“As pacientes solicitavam diretamente aos médicos uma cesárea, que concediam mediante o pagamento de valores que variavam entre 400 e 1,8 mil reais. Esses valores eram integralmente embolsados pelos médicos, pois a internação era realizada pelo SUS”, diz a nota.

A Polícia Federal informou que os pacientes que não conseguiam obter o dinheiro ficavam aguardando o nascimento natural. “Há relatos de mulheres que já estavam em trabalho de parto há vários dias, mas os médicos negavam a cesárea se não houvesse o pagamento. Foram identificados casos de sequelas em bebês por terem passado da data do parto e até mesmo o óbito de um recém-nascido”, afirma a nota da Federal.

A investigação identificou cobrança indevida há pelo menos 13 anos, “o que pode ter rendido mais de 1,6 milhão de reais aos dois médicos”. Segundo a PF, também eram cobrados outros procedimentos cobertos pelo SUS, como cauterização, aplicação de injeção e cirurgias.

Os dois médicos presos foram encaminhados à Penitenciária Modulada de Uruguaiana e responderão por crimes de corrupção, estelionato e realização de esterilização cirúrgica ilegal. Também foram indiciados uma funcionária de um dos médicos e o anestesista.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Andrade também apontou Padilha como operador do presidente

Posted: 06 Mar 2017 06:18 AM PST

O empreiteiro Marcelo Odebrecht não foi o único a declarar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que Eliseu Padilha, atualmente licenciado do cargo de ministro-chefe da Casa Civil, era operador financeiro do presidente Michel Temer. Em novembro do ano passado, Otávio Marques de Azevedo, ex-presidente da Andrade Gutierrez, disse ao TSE que a empreiteira acertou com Padilha o repasse de 1 milhão de reais para Temer na campanha de 2014. A informação foi prestada no segundo depoimento de Azevedo ao tribunal. No primeiro, realizado em setembro, ele afirmara que o dinheiro tinha sido destinado a Dilma, a cabeça da chapa, e era na verdade uma propina lavada na forma de doação legal. Em resposta, a defesa da ex-presidente comprovou, com a apresentação de dados bancários, que o valor irrigou a conta aberta por Temer na condição de candidato a vice-presidente. Desmentido nos autos, Azevedo pediu para depor novamente. Foi quando mudou completamente sua versão, para declarar que a grana teve Temer como beneficiário e, ao contrário do que dissera, nada tinha a ver com propina.

Azevedo contou ao ministro Herman Benjamin, relator do ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, que combinou a doação diretamente com Temer, numa reunião no Palácio do Jaburu. Depois, tratou com Padilha a forma de pagar a fatura.

– E aí o senhor disse que comunicou à assessoria do vice-presidente?, perguntou o advogado Flávio Caetano, da defesa de Dilma no TSE
– Isso, respondeu Azevedo
– Quem era a pessoa?, insistiu Caetano
– Padilha

Em 2014, Temer usou a mesma estratégia para pedir dinheiro às empreiteiras. Um de seus homens de confiança procurava as empresas. Depois, levava os executivos para uma reunião com o então vice-presidente. O acordo para o repasse de recursos era sempre sacramentado pessoalmente com Temer. Foi o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha que levou Otávio Azevedo ao Jaburu.

Na semana passada, Marcelo Odebrecht disse ao TSE que acertou previamente com Padilha a liberação de 10 milhões para o grupo político de Temer, antes de se encontrar pessoalmente com o peemedebista no Palácio do Jaburu. O depoimento de Marcelo complica mais a situação jurídica de Temer do que o de Azevedo. Primeiro, porque ele reconheceu que a Odebrecht repassou dinheiro ao grupo de Temer por fora, um "extra" que nada tinha a ver com a doação legal da empreiteira ao PMDB, que foi de 11,3 milhões de reais em 2014. Segundo, porque, conforme Marcelo Odebrecht, Padilha sabia de antemão que o "extra" sairia de uma fonte clandestina de recursos. As declarações reforçam os indícios de que a chapa Dilma e Temer usou dinheiro sujo para vencer a última sucessão presidencial.

 

Em 2014, Temer também recebeu uma doação legal de 5 milhões de reais da construtora OAS. O valor foi repassado depois de ele se encontrar, no Jaburu, com Léo Pinheiro, então presidente da empreiteira, preso pela Lava-Jato. Em mensagens telefônicas interceptadas pela operação, Pinheiro dá a entender a Cunha que o dinheiro foi transferido em troca do empenho do PMDB na defesa dos interesses da OAS, concessionário do aeroporto de Guarulhos. Na época da transação, Moreira Franco, braço direito de Temer, era o ministro da Secretaria de Aviação Civil.


Arquivado em:Brasil, Política