USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


sexta-feira, 31 de março de 2017

Notícias

Notícias


Cobertor sai flutuando da ISS e fica perdido no espaço

Posted: 31 Mar 2017 10:01 AM PDT

Um tipo de "cobertor espacial" escapou das mãos da astronauta americana Peggy Wilson enquanto ela fazia uma caminhada no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), na última quinta-feira e foi perdido no espaço. O acidente ocorreu enquanto a astronauta – que se tornou a mulher com mais saídas ao espaço – tentava dobrar a volumosa capa, chamada escudo axial, para colocá-la em um saco.

O "cobertor", que funcionaria como uma proteção térmica em um dos módulos da ISS, saiu flutuando e causou preocupação no centro de comando da Nasa em Houston, nos Estados Unidos. O temor dos astrônomos é que a capa pudesse voltar inadvertidamente e atingir a Estação – o que não aconteceu.

Cerca de quatro horas depois do início da caminhada espacial, a Nasa comunicou que o cobertor tinha sido realmente perdido e estava a uma distância segura da ISS. Segundo as informações da agência espacial americana, o cobertor perdido, que fazia parte de um conjunto de quatro capas que seriam instaladas durante a saída ao espaço, foi substituído por uma proteção que havia sido removida.

Mulher com mais saídas no espaço

Astronauta americana Peggy Whitson

Astronauta americana Peggy Whitson (Divulgação/Nasa/VEJA.com)

A caminhada dos astronautas Shane Kimbrough e Peggy Whitson começou às 7h29 (8h29 no horário de Brasília) e foi encerrada sete horas depois. A tarefa dos astronautas era fazer alguns ajustes na ISS para a chegada de módulos espaciais comerciais, que devem acontecer nos próximos anos.

Com essa saída, a americana Whitson se tornou a mulher com mais saídas espaciais – ela superou o recorde da astronauta americana Sunita Williams, com sete caminhadas espaciais, e a superou no período em que passou no espaço: 53 horas e 25 minutos.

Whitson foi a primeira mulher a comandar a estação espacial, em 2008, e é astronauta americana com mais idade a ir ao espaço. Em 24 de abril a astronauta deve quebrar outro recorde, o de dias acumulados no espaço por um americano, ao completar 534 dias em órbita, mais que seu colega Jeff Williams.


Arquivado em:Ciência

Torcedores do Napoli preparam recepção para o ‘traidor’ Higuaín

Posted: 31 Mar 2017 09:42 AM PDT

Se depender da torcida do Napoli, Gonzalo Higuaín não terá um retorno nada tranquilo ao estádio San Paolo. O atacante argentino, que deixou a equipe para defender justamente a maior rival Juventus por 90 milhões de euros (304 milhões de reais pela cotação atual) no início da temporada, ficou com fama de "traidor", e deverá ser recebido com hostilidade pelos napolitanos.

O reencontro em Nápoles está marcado para este domingo, 2 de abril, às 15h45 (horário de Brasília). Nas ruas da cidade, já são comercializadas faixas com xingamentos à Juventus e rolos de papel higiênico com o rosto do atacante estampado. O jornal napolitano Il Mattino publicou frases como "ele prefere o dinheiro ao nosso amor", e "inimigo número 1 do Napoli" em suas principais capas.

"Não sei que tipo de recepção ele terá. Normalmente, os torcedores do Napoli são generosos. Alguns momentos de raiva aconteceram devido à sensação de traição que sentiram. Sempre houve afeto, já que Higuaín fez história no clube, nos deu muita satisfação, e a torcida deve reconhecê-lo por isso", disse Maurizio Sarri, treinador do Napoli.

Na época da transferência para a Juventus, o dono do Napoli, Aurelio Del Laurentiis, disse que se sentiu de fato traído pelo argentino. “Tem gente que acha que falar em traição é exagerado, mas eu acho o contrário. Há uma traição em sua máxima expressão na escolha e pela ingratidão apresentada”, afirmou ao diário esportivo Corriere dello Sport.

Até mesmo Diego Armando Maradona, maior ídolo da história do clube, criticou o compatriota na época. No jogo de ida, em Turim, Higuaín marcou na vitória da Juventus por 2 a 1, mas não celebrou seu gol contra a ex-equipe.


Arquivado em:Esporte, Placar

Protestos contra Nicolás Maduro tomam as ruas na Venezuela

Posted: 31 Mar 2017 09:36 AM PDT

Manifestantes de oposição ao presidente Nicolás Maduro bloquearam importantes vias de Caracas e outras cidades na Venezuela, na manhã desta sexta-feira. Os protestos acontecem um dia depois de o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) assumir as atribuições do Legislativo, dissolvendo a Assembleia Nacional.

A oposição inicialmente convocou uma manifestação para este sábado, 01 de abril, mas os protestos começaram ontem mesmo, quando um grupo de deputados foi à sede do TSJ e acabou agredido por apoiadores de Maduro. Com receio da repressão policial, a convocação não foi confirmada, mas espera-se que a mobilização da população aconteça de qualquer forma.

Nas redes sociais, a inciativa ganhou força com a hashtag #EnLaCaleContraElGolpe. Apesar de pequenas e dispersas, as manifestações foram repreendidas com violência, denunciaram os participantes. Cinco estudante e uma jornalista teriam sido detidos pela polícia, segundo informações do jornal venezuelano El National. 

 

 

A anúncio de que o TSJ assumiu por decisão judicial as funções da Assembleia Nacional foi recebido com repúdio ao redor do mundo. Estados Unidos, União Europeia (UE), Canadá e diversos países da América Latina (Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Argentina, México, Panamá e Guatemala) condenaram a decisão. 

O secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almago,  afirmou que a sentença é um “autogolpe de Estado perpetrado pelo regime venezuelano contra a Assembleia Nacional (AN), o último poder do Estado legitimado pelo voto popular” e convocou uma reunião de urgência este sábado para avaliar a situação.

 


Arquivado em:Mundo

Platini detona Blatter: ‘Pensou que ia morrer na Fifa’

Posted: 31 Mar 2017 09:31 AM PDT

Sentindo-se traído por seu antigo aliado político, o ex-presidente da Uefa Michel Platini fez duras críticas ao ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter. O ex-jogador, que foi banido do futebol por seis anos por causa de um pagamento suspeito feito por Blatterficou um ano afastado da imprensa, mas quebrou o silêncio nesta quinta-feira em entrevista ao jornal francês Le Monde.

Platini era sucessor natural de Blatter na presidência da Fifa, mas sofreu as primeiras sanções pouco antes do pleito de 2015, o que impediu sua candidatura – o eleito foi Gianni Infantino, que era seu braço-direito na Uefa. Platini voltou a jurar inocência e culpou Blatter por sua punição.

"Eu não sei o que fiz de errado. No fim, ele tentou salvar a própria pele. Blatter não defende ninguém mais além dele mesmo. Ele nunca me defendeu. É a pessoa mais egoísta que já conheci na minha vida”, afirmou o ex-jogador da seleção francesa e da Juventus. 

Platini ainda admitiu, não em tom elogioso, as “habilidades políticas” de Blatter”. “Não é qualquer um que me fascina. Nem sempre devemos acreditar no que diz, pois ele dirá sempre o que vocês quer ouvir. É um animal político excepcional”, disse. “Ele pensou que iria envelhecer, morrer e ser enterrado na Fifa”, completou. O dirigente suíço presidiu a entidade de 1998 até 2015.

Blatter e Platini, foram punidos em 2015 por causa de um pagamento suspeito feito pelo primeiro para o segundo, no valor de 2 milhões de francos-suíços (cerca de 8 milhões de reais), sem registro em contrato. Platini alegou que o valor se referia a serviços prestados como conselheiro da Fifa, cargo que ocupou de 1998 a 2002. A Fifa pagou Platini em fevereiro de 2011, nove anos depois do fim do trabalho e semanas antes de uma disputa presidencial entre Blatter e o catariano Mohamed bin Hammam. Ambos buscavam o apoio do presidente da Uefa naquele momento.


Arquivado em:Esporte, Placar

Quem são e como vivem os filhos dos ditadores

Posted: 31 Mar 2017 09:01 AM PDT

Teodoro Obiang governa a Guiné Equatorial desde agosto de 1979. O ditador é o líder africano há mais tempo no poder atualmente. Seu filho, também chamado Teodoro, é alvo de processos judiciais nos Estados Unidos, na França e na Suíça por corrupção, lavagem de dinheiro e apropriação de fundos públicos. Ele é o atual vice-presidente e existem muitos rumores – e temores – sobre a sua provável sucessão ao cargo de presidente. Já o atual presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, tem muitos candidatos à sucessão: teve dez filhos com cinco mulheres.

Alguns ditadores da atualidade preparam seus filhos para a sucessão, enquanto outros juram que as eleições democráticas estão próximas e que os mandatos de sua família chegarão ao fim. Saiba quem são e como vivem os filhos de alguns dos mais poderosos e ricos ditadores da atualidade.

Bashar Assad(Facebook Sawa Alassad/Divulgação)" description="Enquanto a guerra civil síria entra em seu sétimo ano, os três filhos do ditador <strong>Bashar Assad</strong> ocupam seus dias com aulas de línguas e outras atividades lúdicas. Segundo a emissora Al Jazeera, o descendente mais velho da família e sucessor natural de seu pai, Hafez, tem paixão por tecnologia e computação e faz aulas de <strong>russo</strong>. A filha do meio, Zain, faz aulas de<strong> espanhol</strong> e o caçula, Karim, pratica chinês e nutre um talento especial para os esportes.">Alexander Lukashenko(Sasha Mordovets/Getty Images)" description="Conhecido como 'o último ditador da Europa', <a href="http://veja.abril.com.br/mundo/ultimo-ditador-da-europa-e-reeleito-para-seu-quinto-mandato-na-bielorrussia/">Alexander Lukashenko</a>, presidente da Bielorrússia desde 1994, tem quatro filhos homens. Os três descendentes mais velhos são frutos de seu casamento com sua atual esposa, Galina Zhelnerovich. O caçula, Nikolai, é companhia frequente do ditador em encontros com líderes mundiais. <strong>Kolya, como é apelidado, tem apenas 12 anos e seria fruto de um relacionamento extraconjugal de Lukashenko.</strong> Especula-se que o bielorrusso esteja preparando Kolya para sucedê-lo no cargo. Há alguns anos, porém, Lukashenko negou a informação em uma entrevista à rede britânica BBC, alegando que o filho é muito "agarrado" a ele. "Sou obrigado a levá-lo comigo porque ele não dorme sem mim", disse.">José Eduardo dos SantosTeodoro Obiang(Justin Lane Pool/Abdelhak Senna/AFP/Getty Images)" description="Teodoro Obiang foi batizado com o nome de seu pai, ditador da Guiné Equatorial. Ele é o atual vice-presidente e existem muitos rumores – e temores - sobre a sua provável sucessão ao cargo de presidente. Acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e apropriação de fundos públicos, Teodorín, como é conhecido, é alvo de processos judiciais nos Estados Unidos, na França e na Suíça. Aos 47 anos, ele é dono de uma mansão avaliada em 200 milhões de dólares (<span>626</span><span class="color9"> milhões de reais</span>) localizada próximo ao Arco do Triunfo, em Paris. <p>No Brasil, ficou conhecido após a <a href="http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/ministerio-publico-federal-apura-doacao-da-ditadura-da-guine-equatorial-a-beija-flor/">doação de 10 milhões de reais à escola de samba Beija-Flor</a>, em 2015. Segundo Teodorín, a ideia do patrocínio foi dele mesmo. <strong>O filho do ditador possui um apartamento em São Paulo avaliado em cerca de 56 milhões de reais, além de outro imóvel no Rio que, segundo se especula, tem preço médio de 120 milhões de reais.</p> </strong> .">Robert Mugabe(Instagram/Reprodução)" description="O ditador do <strong>Zimbábue</strong> de 93 anos tem três filhos, mas afirma que nenhum deles será seu sucessor, que segundo ele será escolhido de forma democrática após sua morte. Bona, de 26 anos, formou-se em contabilidade e finanças na Universidade da Cidade de Hong Kong. Robert Jr. estuda arquitetura em Dubai e é um dos membros da família que mais causam <strong>alvoroço nas redes sociais</strong>. Muitos são os boatos sobre sua vida no país árabe: entre eles estão um suposto vídeo íntimo do filho do ditador com a namorada vazado e uma prisão por porte de drogas. Já o filho mais novo tem 19 anos e é constantemente visto com os pais durante eventos oficiais no Zimbábue.">Paul Biya(PCR/Divulgação)" description="No poder há 34 anos, o presidente camaronense tem<strong> três filhos</strong>. O mais velho, Franck Biya, é fruto de um relacionamento extraconjugal de Biya, mas foi adotado pela primeira esposa do ditador como parte da família. Franck tem um papel importante nos negócios internacionais da família e atua como um intermediário e facilitador para grandes grupos que desejam investir em Camarões. Apesar das especulações, ele não aparenta estar interessado nem na política, nem nos assuntos públicos. Seu nome não aparece em nenhum lugar na tabela oficial da Presidência e costuma evitar jornalistas e entrevistas. <p>Paul Biya tem outros dois filhos, frutos de seu atual relacionamento com a primeira-dama Chantal Biya: Paul Biya Jr. e Anastasia Brenda Biya Eyenga.</p>">Raúl Castro(Adalberto Roque/Ismael Francisco/AFP/AP)" description="O ditador de <strong>Cuba</strong>, Raúl Castro, tem quatro filhos. <strong>Alejandro Castro Espín</strong> é o único homem e se tornou um dos assessores mais próximos do pai nos últimos anos. Ocupa o cargo de coronel do Ministério do Interior e durante as negociações para a normalização das relações do governo cubano com os Estados Unidos era presença constante nas reuniões e encontros. Quando Raúl se reuniu com Barack Obama no Panamá, em abril do ano passado, Castro Espín fazia parte do seleto grupo na sala. Há rumores sobre a possibilidade de o sobrinho de Fidel ser o próximo da família a ocupar o cargo máximo do governo cubano.">

 


Arquivado em:Mundo

Cerveró lucra 1 milhão vendendo imóvel comprado com dinheiro sujo

Posted: 31 Mar 2017 08:49 AM PDT

Desde a sua gênese em 2014, a Operação Lava Jato estabeleceu uma meta: recuperar 5,5 bilhões de reais surrupiados dos cofres da Petrobras por meio de multas e devoluções dos próprios operadores do propinoduto. Há duas semanas, mais uma contribuição foi dada a este processo, por assim dizer, civilizatório. Diretor internacional da empresa entre 2003 e 2008, cargo em que comandou um esquema gigantesco de propina, o notório Nestor Cerveró pagou 6 milhões de reais como parte do ressarcimento previsto no acordo de delação premiada homologado pelo Supremo Tribunal Federal. Ficou no ar a dúvida: de onde Cerveró, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro e há três anos sem trabalhar, tirou recursos para pagar a multa? Resposta: ele vendeu por 7 milhões de reais um apartamento comprado assumidamente com dinheiro sujo. Resumindo, ainda saiu do negócio com 1 milhão no bolso.

A proeza de lucrar com a corrupção pregressa aconteceu no início deste mês e é fruto do acordo de delação. Em circunstâncias normais, um bem adquirido com dinheiro ilícito seria confiscado, mas Cerveró conseguiu que o imóvel continuasse sendo propriedade sua e, assim, pode concluir o negócio. O apartamento em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, onde ele morou com a mulher por cinco anos, foi justamente o alicerce da acusação pela qual o juiz Sérgio Moro o condenou a 5 anos de cadeia (hoje cumpridos em prisão domiciliar). Em 2015, VEJA revelou que o dúplex de 300 metros quadrados estava em nome de uma offshore uruguaia, a Jolmey Sociedad Anonima. A empresa criada em 2008 se dizia interessada no mercado imobiliário carioca, mas durante toda a sua existência comprou apenas um único bem no Brasil. Adivinhe qual? O apartamento de Ipanema. VEJA revelou ainda emails trocados entre Cerveró e advogados no Uruguai que tratavam da criação da Jolmey e da compra do imóvel. Depois de muito negar, o ex-executivo enfim assumiu que era dono da offshore e do dúplex.

Em seu acordo de delação premiada, o ex-diretor da Petrobras comprometeu-se a devolver um total de 17 milhões de reais aos cofres públicos em dez etapas. Parte deste dinheiro foi repatriada de contas no exterior; a outra virá da venda de imóveis da família Cerveró. O ex-diretor está negociando mais dois apartamentos (sem ligação com propina) para quitar as parcelas finais do ressarcimento – e, quem sabe, lucrar mais algum. Procurada, a defesa de Cerveró não quis confirmar o nome do comprador do apartamento de Ipanema e não informou o preço dos demais imóveis.

Apartamento vendido por Nestor Cerveró em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro (Reginaldo Teixeira/VEJA)

Cerveró atualmente vive em uma casa em Itaipava, na região serrana do Rio, de onde só pode sair para algum tratamento médico ou para audiências na Justiça. A tornozeleira eletrônica que usa deverá ser removida no ano que vem. Em suas delações, citou políticos como Lula, FHC, Dilma Rousseff, Eduardo Cunha, Renan Calheiros e Fernando Collor e contou muitas histórias, mas apresentou poucas provas objetivas. VEJA apurou que pelo menos dez denúncias dele acabaram não dando em nada.

Advogados envolvidos em outras delações justificam a existência de acordos do tipo do que beneficiou Cerveró. "É natural que o colaborador obtenha benefícios, tanto na redução de penas quanto em arranjos financeiros. Não fosse assim, não haveria interesse em colaborar", argumenta Fernanda Tórtima, que já advogou para o ex-deputado Eduardo Cunha e para o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Mas a instituição do troca-troca é criticada nos meios jurídicos quando, como no caso de Cerveró, as benesses parecem extrapolar o razoável. "Há delatores lucrando com o ilícito enquanto os lesados não recebem a indenização necessária", resume Érica Gorga, especialista em mercado de capitais e fraudes financeiras.


Arquivado em:Brasil, Política

Viaduto desaba durante incêndio em Atlanta

Posted: 31 Mar 2017 08:46 AM PDT

Um incêndio derrubou parte de um viaduto da rodovia Interestadual 85, em Atlanta, nos Estados Unidos, na noite de quinta-feira. Não há registro de feridos, porém, a fumaça preta tomou conta de parte da cidade e o trânsito caótico se tornou uma crise a ser solucionada pela Prefeitura.

Segundo o prefeito de Atlanta, Kasim Reed, a causa do fogo ainda não pôde ser determinada, mas terrorismo está descartado. O Departamento de Transportes estima que 250.000 carros passem diariamente no trecho prejudicado da estrada, por isso, autoridades buscam encontrar solução para organizar o trânsito em planos de tráfego usados nos Jogos Olímpicos de 1996, sediados pela capital da Geórgia, informou Reed.

Os bombeiros foram chamados para controlar as chamas no final da tarde de ontem. Pouco depois de chegarem ao local, observaram que o cimento começava a ceder e se afastaram do viaduto, que desabou em seguida.

Instagram Photo

Imagens nas redes sociais mostraram a fumaça preta em Atlanta, que atrapalhou a visão de motoristas. Um distrito escolar chegou a cancelar as aulas nesta sexta-feira, segundo a rede CNN. A previsão das autoridades é que o reparo da estrada demore de "semanas a alguns meses".

 


Arquivado em:Mundo

McDonald’s vai preparar quarteirão com carne fresca nos EUA

Posted: 31 Mar 2017 08:43 AM PDT

As redes McDonald’s e Burger King anunciaram novidades em seus lanches. Uma delas, entretanto, pode não chegar ao Brasil. É quarteirão, que começará a ser feito com carne fresca em meados de 2018 em restaurantes dos Estados Unidos.

O hambúrguer do lanche será preparado assim que o cliente fizer seu pedido. A mudança, segundo a empresa, tem o objetivo de atender às expectativas dos clientes, que estão mudando.

Segundo o McDonald’s, essa é "uma iniciativa exclusiva dos Estados Unidos". “Não existem planos para seguir esse movimento no Brasil.”

Já o Burger King está lançando seu lanche de picanha em duas novas versões: churras e chimichurras.

A novidade é que os acompanhamentos são aqueles tradicionalmente usados em churrascos. O lanche picanha churras, por exemplo,  vem acompanhado de vinagrete, farofa crocante e maionese de alho assado. Já o picanha chimichurras vem com fatias de bacon e molho chimichurri, à base de ervas

Os dois sanduíches já estão disponíveis em todas as lojas da rede no país.


Arquivado em:Economia

Mascherano é acusado de formar ‘seleção de amigos’ na Argentina

Posted: 31 Mar 2017 08:40 AM PDT

A crise na seleção argentina parece não ter fim. Nesta quinta-feira, Carlos Dibos, um ex-preparador físico da equipe, deu uma incendiária entrevista à emissora TyC Sports na qual acusou o volante Javier Mascherano de passar instruções aos treinadores da Argentina sobre quais atletas devem ser convocados. O jogador do Barcelona respondeu prontamente, negou a existência de um “clube de amigos” e atacou o ex-colega.

Dibos trabalhou na seleção argentina entre 2006 e 2008 – portanto, nos primeiros anos de Mascherano e Lionel Messi no time – e é casado com a irmã do treinador Diego Simeone, que já negou algumas vezes o convite para dirigir a Argentina. “Mascherano entrega a lista do clube de amigos aos treinadores”, afirmou Dibos, que ainda considerou que Mascherano faz parte de um grupo de “sete ou oito jogadores que já cumpriram seus ciclos na seleção”.

Há algum tempo, o termo “clube de amigos de Messi” (não de Mascherano) é motivo de acaloradas discussões na Argentina. Muitos jornalistas e torcedores consideram que jogadores como Sergio Aguero e Ezequiel Lavezzi são convocados por influência do camisa 10 – e que esse também seria o motivo para Carlos Tevez e o “fura-olho” Mauro Ircardi não serem chamados.

Mascherano, sempre discreto em entrevistas e nas redes sociais, não aceitou a acusação e respondeu prontamente. Em um comunicado, disse que “é uma lástima para o futebol argentino que um profissional como o Sr. Dibos, que trabalhou conosco na seleção, me responsabilize por coisas tão grave como as que mencionou. Posso aceitar qualquer tipo de críticas sobre meu nível de jogo, mas não assim. Tenho a consciência tranquila que jamais intervim em uma decisão de um treinador. ”

Mascherano disse ainda que prefere não comentar sobre o período em que trabalhou com Dibos, nem dar sua opinião sobre o profissionalismo do ex-preparador físico, mas lamentou “muitíssimo que o futebol argentino conte com gente desta qualidade humana.” Dibos também atacou Messi. Disse que o craque, que está suspenso pela Fifa, “não sente a camiseta como fazia Maradona” e que deixou de ser o melhor do mundo. “Hoje, o Neymar é melhor.”

Com a Argentina em quinto nas Eliminatórias para a Copa de 2018, o técnico Edgardo Bauza está cada vez mais pressionado no cargo. Segundo vários veículos de imprensa argentinos, Simeone, cunhado de Dibos e técnico do Atlético de Madri, recusou mais um convite. Jorge Sampaoli, do Sevilla, passou a ser o nome mais especulado no país. Por enquanto, Bauza segue no cargo.


Arquivado em:Esporte, Placar

American Arlines lança classe intermediária ‘econômica premium’

Posted: 31 Mar 2017 08:32 AM PDT

A companhia aérea American Airlines inciou na última quinta-feira a venda de assentos em uma classe intermediária entre a “econômica” e a “executiva”, chamada de Premium Economy (econômica premium). Entre as diferenças estão nas poltronas e nos itens e serviço disponíveis a bordo melhores que da classe econômica regular.

No caso dos assentos, eles são revestidos em couro, em vez de tecido, e tem apoio extensível para pés, pernas e cabeça que não existem na classe mais barata. O espaço entre elas também é maior que o da econômica comum.  Os clientes da Premium Economy terão direito também a bebidas como cerveja, vinhos e destilados, além do kit de itens para viagens internacionais (como pasta de dente e pente para cabelo) de nível melhor.

Por enquanto, a oferta para o Brasil é restrita aos voos realizados entre São Paulo (aeroporto de Guarulhos) e Dallas, no Texas, mas a empresa planeja adaptar, gradualmente, mais dos seus aviões para ter a nova classe.

Para efeito de comparação, um voo entre as duas cidades, sem levar em conta as taxas, sai por 4.200 reais na nova classe, contra 1.604 reais na econômica e 6.020 reais na executiva.


Arquivado em:Economia

Reprovação da maneira como Temer governa é de 73%, diz Ibope

Posted: 31 Mar 2017 08:29 AM PDT

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira revelou que 73% dos brasileiros desaprovam a maneira como o presidente Michel Temer governa o país, enquanto 20% aprovam. O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o levantamento, apenas 10% dos brasileiros consideram o governo Temer ótimo ou bom, enquanto 55% da população classificam o governo como ruim ou péssimo.

A pesquisa ainda revelou que 31% consideram o governo regular e 4% não sabem ou não responderam. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 16 e 19 de março e ouviu 2 000 pessoas em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O último levantamento, divulgado em dezembro de 2016, mostrava o governo com 13% de aprovação dos entrevistados, enquanto 46% consideram ruim ou péssimo – 6% não souberam ou não opinaram.

Segundo o Ibope, 79% dos brasileiros não confiam em Temer, quando 17% afirmam confiar – 3% não souberam ou não responderam. Ainda em comparação com o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, 41% consideram o governo Temer pior, 38% igual e 18% melhor – 3% não souberam ou não responderam.

A pesquisa mediu ainda o índice de aprovação por áreas do governo. As duas melhores avaliações aparecem em “meio ambiente” e “educação”, ambas com 26% de aprovação. Os piores índices estão em “taxas de juros” e “impostos” com 80% e 85% de reprovação, respectivamente.


Arquivado em:Brasil, Política

Rede aposta em ovos de brinquedo para crianças pequenas e alérgicas

Posted: 31 Mar 2017 08:04 AM PDT

De olho nos pais de crianças pequenas e alérgicas a chocolate ou lactose, as redes Ri Happy e PBKids estão investindo em ovos de brinquedo. Diferentemente dos ovos tradicionais, que têm a casca de chocolate e trazem brinquedos de brinde, esses só trazem bonecos, pelúcias, jogos e massinhas.

As redes já trabalhavam com esses produtos há três anos. Mas a quantidade de itens oferecidos dobrou neste ano em relação a 2016. Outra diferença é que nos anos anteriores os ovos tinham apenas pelúcias e bonecos. Agora há jogos e massinhas.

Veja também

A diretora de marketing da Ri Happy, Flavia Drumond, diz que a rede fez uma pesquisa e identificou que os pais desejavam esse tipo de produto.

"Uma das linhas mais vendidas é a do Pocoyo, que atinge as crianças menores, que, em tese, não comem chocolate ainda. Isso mostra o interesse dos familiares dessas crianças pelo produto", afirma.

Outra possibilidade para o aumento da procura por ovos de brinquedo é que muitas crianças só se interessam pelo brinquedo que vem dentro, descartando o chocolate.

"Tenho três filhos. Todos ganham da avó, da tia. Abrem os ovos e fica um monte de chocolate sobrando. Eles não têm nenhuma restrição, mas é uma alternativa para crianças que não podem comer chocolate ou lactose", diz Drumond.

Os ovos de brinquedo custam a partir de R$ 19,90. Sem especificar números, a diretora de marketing diz que a expectativa é que essa modalidade registre um crescimento de 'dois dígitos' nesta Páscoa em relação a 2016.

Para alcançar esses números, Drumond conta que a rede trouxe para licenciamentos que não estão nos ovos de chocolate, como Pokémon.

"Desde que entramos nesse segmento, este é o ano com mais força, mais variedade e licenças mais quentes, como Lady Bug e Cat Noir. Dobramos o número de produtos de Páscoa."

Ovo de páscoa Cat Noir

Ovo de páscoa Cat Noir (Divulgação/VEJA.com)


Arquivado em:Economia

Fosfoetanolamina, a ‘pílula do câncer’, não é eficaz, diz estudo

Posted: 31 Mar 2017 08:00 AM PDT

A fosfoetanolamina sintética, que ficou conhecida como pílula do câncer, não é eficaz para o tratamento de tumores. É o que revelam os resultados da segunda fase do estudo clínico realizado pelo Instituto do Câncer de São Paulo, o Icesp, divulgados nesta sexta-feira. Devido à ausência de “benefícios clínicos significativos”, o instituto decidiu suspender os testes com a substância.

Estudo

Os testes em humanos tiveram início em julho do ano passado, após forte pressão popular. A primeira etapa da pesquisa clínica avaliou a toxicidade da fosfoetanolamina. Os resultados mostraram que o produto não apresentava risco de efeitos adversos graves.

Nesta segunda etapa, o objetivo era comprovar a eficácia da substância. O plano era incluir 20 participantes em cada um dos dez grupos de tumores – cabeça e pescoço, pulmão, mama, cólon e reto, colo uterino, próstata, melanoma, pâncreas, estômago e fígado -, totalizando 210 pessoas em acompanhamento. Estatisticamente, a substância teria efeito se pelo menos três pacientes de cada subgrupo apresentassem uma redução de 30% do tumor. Não foi o que ocorreu.

Resultados aquém do esperado

Até o momento, 72 pacientes, de dez diferentes grupos de tumores, foram tratados com a fosfoetanolamina. Destes, 59 foram reavaliados e 58 não apresentaram resposta objetiva, de acordo com os médicos. Apenas um indivíduo, com melanoma, apresentou resposta ao tratamento.

O grupo de câncer colorretal foi o primeiro a completar a inclusão de todos os pacientes previstos nesta fase, e foi encerrado, pois nenhum paciente apresentou resposta objetiva ao tratamento. Nos últimos oito meses os pacientes passaram por avaliações periódicas, com retornos entre 15 e 30 dias, para a realização de consultas médicas e exames, dentre eles a avaliação da doença por tomografia, o que permite acompanhar de perto a evolução do câncer em relação ao uso da “pílula do câncer”.

Pesquisa suspensa

Como os resultados de reavaliação estão sendo  muito inferiores ao desejável, em todos os grupos, a inclusão de novos pacientes está suspensa. O protocolo será reavaliado antes de qualquer continuidade, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Os pacientes envolvidos no projeto vão continuar em tratamento no Icesp normalmente, com acompanhamento da equipe de oncologia.

Histórico

O composto foi desenvolvido pelo químico Gilberto Chierice, no laboratório do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, em São Carlos. Ele passou a distribuir as cápsulas da substância para pessoas que o procuravam no local. Desde o fim de 2015, enormes filas de familiares e pacientes, entre crianças e idosos debilitados pela doença, eram formadas em frente ao Instituto em busca do 'remédio milagroso'. O drama ganhou destaque quando uma liminar do Supremo Tribunal Federal autorizou a entrega das pílulas a um doente do Rio de Janeiro. A decisão provocou uma avalanche da ações judiciais, que ultrapassaram 20.000.

O clamor popular acabou pautando deputados, senadores e a presidente, que enfrentava um momento de baixíssima popularidade. A produção e comercialização da fosfoetanolamina sintética como droga anticâncer chegou a ser autorizada no Brasil, em abril de 2016, por um projeto de lei aprovado no Congresso e sancionado pela então presidente Dilma Rousseff. Mas a lei foi suspensa no mês seguinte por uma decisão do STF. A falta de comprovação científica sobre sua real eficácia sempre foi questionada por oncologistas, entidades médicas e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que criticava abertamente sua aprovação. O estudo, realizado pelo Icesp, tinha o objetivo de verificar o efeito da substância.


Arquivado em:Saúde

Editora Abril vence prêmio Colunistas Brasil

Posted: 31 Mar 2017 07:50 AM PDT

A Editora Abril venceu o prêmio Colunistas Brasil, concedido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), em 2016. A empresa ficou com o Grande Prêmio de Veículos Impressos do Ano, pelo desempenho de seus títulos.

Na segunda-feira, 3 de abril, ocorrerá a festa de entrega da medalha no Teatro Eva Hertz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, a partir das 19h30. Esta é a 49ª edição do Colunistas Brasil, concedido desde 1968 aos melhores trabalhos publicitários em revista, jornal, rádio, mídia alternativa, mídia digital, internet, televisão e rádio.


Arquivado em:Brasil

Juros de consignado a servidor, aposentado e pensionista caem

Posted: 31 Mar 2017 07:45 AM PDT

O governo reduziu a taxa máxima que poderá ser cobrada de servidores públicos, aposentados e pensionistas em empréstimos consignados (com desconto no pagamento do salário). A estimativa do Ministério da Fazenda  é que os novos limites gerem economia de 3,7 bilhões de reais em pagamentos de juros, pela troca de dívidas mais caras, como o rotativos do cartão de crédito, para o empréstimo consignado.

No caso dos servidores, o limite mensal do consignado cai de 2,5% para 2,2% ao mês. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira e é a primeira redução desde que esse limite foi criado, em 2008. Para os aposentados e pensionistas, a taxa máxima cai de 2,34% para 2,14% ao mês, segundo decisão do Conselho Nacional de Previdência divulgada ontem, mas ainda não publicada no Diário Oficial.

Segundo o governo, a alteração levou em conta a redução nas taxas de juros dos últimos meses e busca melhorar o perfil do crédito para esse grupo.  “A medida permitirá a migração de dívidas mais caras, como as de cartão de crédito, por exemplo, para uma modalidade mais barata e até mesmo estimular novas concessões.”, diz trecho da nota divulgada pelo órgão.

De acordo com dados da Fazenda, o saldo total de empréstimos consignados atingiu 291,4 bilhões de reais em fevereiro, dos quais aproximadamente 94% destinados a servidores públicos (169 bilhões de reais) e aposentados e pensionistas do INSS (104 bilhões de reais).


Arquivado em:Economia

Ex-conselheiro de Trump oferece testemunho em troca de imunidade

Posted: 31 Mar 2017 07:22 AM PDT

O ex-conselheiro de Segurança Nacional do presidente Donald Trump, Michael Flynn, se ofereceu para ser questionado pelos comitês do Congresso que investigam as relações da Rússia com a campanha do magnata, informou seu advogado na quinta-feira. A proposta de Flynn, porém, é de que receba imunidade em troca de sua colaboração, revelou o jornal The Wall Street Journal.

O general aposentado serviu como conselheiro de Trump durante menos de um mês, antes de pedir demissão em fevereiro. Flynn foi pressionado a sair quando se descobriu que havia passado "informações incompletas" para o vice-presidente Mike Pence sobre conversas que teve com o embaixador russo nos Estados Unidos, Sergey Kislyak, entre a eleição e a posse de Trump.

"O general Flynn certamente tem uma história para contar e quer muito contá-la, se as circunstâncias permitirem", declarou seu advogado, Robert Kelner, em comunicado. De acordo com a nota, a possibilidade do depoimento está em discussão com os comitês da Câmara dos Deputados e do Senado, responsáveis por analisar uma possível interferência russa no pleito de novembro de 2016.

Sem deixar claro que o general exige imunidade, Kelner diz no comunicado que "apesar da vida de serviço nacional" de Flynn, "a imprensa é inundada com alegações infundadas, reivindicações escandalosas de traição e insinuações direcionadas a ele", o que leva políticos a exigirem que seja investigado criminalmente. "Nenhuma pessoa razoável, que tenha o benefício do aconselhamento legal, iria se submeter a um questionamento em tal ambiente politizado e de caça às bruxas, sem garantias contra acusações injustas", escreve o advogado.

De acordo com o Wall Street Journal, os investigadores ainda não concordaram com os termos oferecidos por Flynn. Na manhã desta sexta-feira, Trump saiu em defesa do ex-conselheiro no Twitter e disse que, sim, deveria pedir por imunidade devido à "caça às bruxas" da mídia e dos democratas.

Opositores do governo imediatamente lembraram um comentário do general em 2016, quando assessores de Hillary Clinton receberam imunidade do governo para testemunhar ao FBI sobre o uso de um e-mail privado por parte da ex-secretária de Estado. "Quando você recebe imunidade, significa que provavelmente cometeu um crime", disse Flynn, em entrevista à emissora NBC.


Arquivado em:Mundo

UE divulga plano do Brexit: primeiro divórcio, depois acordo

Posted: 31 Mar 2017 07:19 AM PDT

A União Europeia (UE) apresentou nesta sexta-feira um documento de diretrizes para as negociações da saída do Reino Unido do bloco, que iniciadas oficialmente nesta semana. De acordo com o texto, os membros restantes da UE estão dispostos a discutir um acordo de livre comércio, porém, apenas quando o divórcio estiver finalizado.

Desde o referendo do Brexit, em junho, a premiê inglesa Theresa May deixou claro que quer buscar um acordo comercial de livre comércio com a UE, mas sem permanecer no mercado comum – uma questão no topo de suas preocupações. "Baseado nos interesses da União, o Conselho Europeu está pronto para iniciar o trabalho por um acordo, a ser finalizado e concluído quando o Reino Unido não for mais um estado-membro", define o documento da UE.

Em conferência em Malta, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, também insistiu que os 27 países que permanecerão no bloco estão unidos e, portanto, não haverá negociações diretas de cada membro com o Reino Unido. "Se desejam atingir acordos construtivos, significa que devem negociar com os 27 como um único", comentou Tusk.  "Este é meu primeiro divórcio e espero que o último", disse.

Veja também

A negociação em fases definida pelo documento da UE representa uma imposição clara de que o Reino Unido precisará cooperar para ter acesso ao importante mercado da Europa. Abalado com a saída inglesa, o grupo de países parece unido para não ser derrotado futuramente.  Enquanto a questão comercial é prioridade para May, Tusk insiste que seu papel é "controlar danos" e "minimizar a incerteza causada aos nossos cidadãos, negócios e estados-membros pela decisão do Reino Unido de deixar a UE".

Reforçando os pontos do documento, o presidente do Conselho afirmou ainda que a UE acredita ser necessário "pensar primeiro nas pessoas" e definir o futuro dos cidadãos de países-membro que vivem em outras partes do bloco. Tusk esclareceu também que o Reino Unido precisará pagar a conta e "respeitar as obrigações" que assumiu até a saída, prevista para março de 2019.


Arquivado em:Mundo

Atacante do Santos zoa Neymar e leva o troco

Posted: 31 Mar 2017 07:13 AM PDT

O atacante Kayke, do Santos, ficou tão empolgado ao marcar, de pênalti, um dos gols da vitória da última quarta-feira, sobre o Novorizontino, que decidiu brincar com um dos maiores ídolos do clube. No Twitter, Kayke marcou Neymar, que perdeu um pênalti na vitória da seleção brasileira sobre o Paraguai, e ofereceu ajuda. Mas acabou levando o troco.

"Alô, Neymar. Se quiser umas aulinhas chega aqui na Vila Belmiro", escreveu Kayke, com o vídeo de sua cobrança na vitória por 3 a 1 na Vila Belmiro, pelo Paulistão. Porém, talvez Kayke não esperasse que o craque responderia com uma nova ironia.

"Parabéns pela batida! E se você quiser o caminho das pedras da Vila, é só falar. Mando alguns vídeos de gols, não de pênalti", escreveu Neymar, que é formado no clube e conquistou  três Campeonatos Paulistas, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa Sul-Americana pelo Santos.

Kayke manteve o bom humor na conversa – mas viu que era hora de acrescentar uma pitada de humildade. "Chega mais, vamos fazer uma tabela aqui pra eu testar uma coisa 😂😂 sucesso, parceiro. Você é exemplo ."


Arquivado em:Esporte, Placar

Barcelona supera Real Madrid e é o campeão das redes sociais

Posted: 31 Mar 2017 07:06 AM PDT

A rivalidade é entre Barcelona e Real Madrid é sempre acirrada, tanto no campo, quanto fora. Nas redes sociais, os clubes espanhóis também são os maiores do mundo, com vantagem para o Barcelona. Uma pesquisa feita pela empresa Nielsen Sports e divulgada nesta sexta-feira pelo jornal Marca, mostra que o clube catalão tem 157,5 milhões de seguidores, contra 156,6 milhões do Real Madrid.

A vantagem de ambos sobre os outros clubes é absurda dentro da Espanha. O Atlético de Madri, terceiro colocado, tem 18,8 milhões de seguidores. Em uma comparação com o futebol inglês, os gigantes espanhóis também tem boa vantagem, mas menor. O Manchester United, melhor inglês no ranking, tem 96,9 milhões de seguidores.

No duelo BarcelonaReal Madrid, o primeiro leva vantagem no Facebook e no Instagram, enquanto o segundo leva a melhor no Twitter. Veja abaixo a diferença de ambos nas redes.

Clube Facebook Twitter Instagram Total
Barcelona 95.256.339 19.201.840 43.080.000 157.538.179
Real Madrid 93.634.940 21.386.933 41.580.000 156.601.873

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Nova pesquisa mostra Doria e Alckmin à frente de Lula em SP

Posted: 31 Mar 2017 07:00 AM PDT

Nova pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas deu gás à esperança do PSDB em retornar à Presidência da República após as eleições de 2018. O levantamento, realizado no Estado de São Paulo, mostrou que tanto o governador, Geraldo Alckmin (PSDB), quanto o prefeito da capital, João Doria (PSDB), superariam o ex-presidente Lula (PT) se as eleições fossem hoje. Os tucanos não teriam o mesmo sucesso, ao menos entre os paulistas, se o candidato fosse o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

Nos cenários contra Lula, Doria, com 26,3%, supera o ex-presidente, com 15,2%, enquanto Alckmin, com 24,6%, venceria o petista com 14,5%. Em ambos as simulações, o terceiro lugar fica com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Caso o nome do PSDB fosse Aécio, o segundo turno, pelos votos de São Paulo, ficaria entre Lula e Bolsonaro.

A pesquisa também registrou as presenças da ex-senadora Marina Silva (Rede) e do ex-presidente do STF Joaquim Barbosa, sem partido, oscilando entre 8 e 12% das intenções de voto. Já o presidente Michel Temer (PMDB), o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) e o senador Álvaro Dias (PV) não alcançaram 5% das intenções de voto em nenhum dos cenários analisados. A margem é de 2%, para mais ou para menos.

Veja os cenários pesquisados:

Cenário 1

  • Geraldo Alckmin (PSDB): 24,6%
  • Lula (PT): 14,5%
  • Jair Bolsonaro (PSC): 13,6%
  • Marina Silva (Rede): 10,2%
  • Joaquim Barbosa: 8,2%
  • Ciro Gomes (PDT): 3,5%
  • Michel Temer (PMDB): 3,4%
  • Álvaro Dias (PV): 3,1%
  • Não sabem/Nenhum: 19,0%

Cenário 2

  • João Doria (PSDB): 26,3%
  • Lula (PT): 15,2%
  • Jair Bolsonaro (PSC): 12,2%
  • Marina Silva (Rede): 11,6%
  • Joaquim Barbosa: 7,1%
  • Michel Temer (PMDB): 4,1%
  • Ciro Gomes (PDT): 3,7%
  • Álvaro Dias (PV): 3,0%
  • Não sabem/Nenhum: 16,7%

Cenário 3

  • Lula (PT): 15,8%
  • Jair Bolsonaro (PSC): 14,3%
  • Marina Silva (Rede): 12,5%
  • Aécio Neves (PSDB): 11,9%
  • Joaquim Barbosa: 9,4%
  • Michel Temer (PMDB): 4,3%
  • Ciro Gomes (PDT): 4,0%
  • Álvaro Dias (PV): 3,5%
  • Não sabem/Nenhum: 24,3%

PSDB

Em meio às especulações de que João Doria possa se tornar o candidato do PSDB em 2018, a pesquisa mostra que, ao menos a partir deste levantamento, ele desponta como favorito. Entre os entrevistados, 32,5% disseram preferir Doria como candidato, seguido por Alckmin (23,6%), José Serra (10,4%), Aécio Neves (7,1%) e o governador do Paraná, Beto Richa (0,7%). Os que não sabem ou não responderam somam 25,6%.

Sobre o governo do presidente Michel Temer, apenas 11,2% disseram aprovar, segundo a soma das respostas de “Ótima” e “Boa”. Outros 32,7% consideram a administração regular e 55% desaprovam, entre os que a avaliam como “Ruim” e “Péssima”.

Eleições estaduais

O instituto Paraná Pesquisas também fez um levantamento sobre as eleições para o governo de São Paulo e para o Senado em 2018 e novamente Doria teve a melhor. Se o prefeito optar por disputar o Palácio dos Bandeirantes, teria 44,7%, disparando com a possibilidade de vitória em primeiro turno.

Nesse cenário, enfrentaria o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB), com 13,2%, os ex-prefeitos Fernando Haddad (PT) e Gilberto Kassab (PSD), com 9,2% e 7,8%, o vice-governador Márcio França (PSB), com 3,1% e o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL), com 1,5%. Os que não optariam por nenhum ou não responderam somam 20,5%

Outro cenário traz o senador José Serra como candidato pelo PSDB. Serra também lideraria, com 34,5%, contra 21% de Skaf, 5,5% do ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT), 4% de Márcio França e 2% de Giannazi. Neste, as respostas negativas somam 33%.

Para o Senado, a pesquisa mostra que os senadores Marta Suplicy (PMDB) e Aloysio Nunes (PSDB) encontrariam dificuldades na busca pela reeleição. A ex-prefeita estaria apenas em quarto lugar, atrás de Alckmin, do deputado federal Celso Russomanno (PRB) e do seu ex-marido, o vereador Eduardo Suplicy (PT). Já Aloysio viria em sexto, perdendo ainda para o Pastor Marco Feliciano (PSC). Kassab estaria apenas em sétimo lugar.


Arquivado em:Brasil, Política