USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quarta-feira, 29 de março de 2017

Notícias

Notícias


Ranking da Fifa: Brasil volta à liderança após 7 anos

Posted: 29 Mar 2017 10:17 AM PDT

Com a vitória sobre o Paraguai nesta quarta-feira, a seleção brasileira voltou à liderança o Ranking da Fifa, o que não ocorria desde maio de 2010. Quando Tite assumiu, a equipe estava na nona colocação, mas, com oito vitórias seguidas nas Eliminatórias, o Brasil ultrapassou todos os concorrentes. A Argentina, que vive intensa crise, perdeu a liderança após uma sequência de tropeços.

Pouco antes da Copa da África do Sul, em 2010, a seleção, então comandada por Dunga, vinha de três vitórias seguidas um um grande desempenho nas Eliminatórias para a Copa de 2010, além da conquista da Copa das Confederações de 2009, com 100% de aproveitamento. Em abril a seleção já havia chegado ao primeiro lugar e se manteve em maio, perdendo no ranking seguinte, após a leliminação para a Holanda nas quartas de final da Copa.

A lista atualizada do ranking será oficializada pela Fifa no início de abril. Mas já se sabe que, o top-20, o Uruguai cairá seis posições, de nono para 15ª, após três derrotas seguidas.

Veja como ficará o Ranking da Fifa de abril de 2017

1° – Brasil – 1661 pontos
2° – Argentina – 1603 pontos
3° – Alemanha – 1464 pontos
4° – Chile – 1403 pontos
5° – Colômbia – 1348 pontos
6° – França – 1294 pontos
7° – Bélgica – 1281 pontos
8° – Portugal – 1259 pontos
9° – Suíça – 1212 pontos
10° – Espanha – 1204 pontos
11° – Polônia – 1183 pontos
12° – Itália – 1165 pontos
13° – País de Gales – 1119 pontos
14° – Inglaterra – 1103 pontos
15° – Uruguai – 1097 pontos
16° – México – 1072 pontos
17° – Peru – 1042 pontos
18° – Croácia – 1016 pontos
19° – Egito – 910 pontos
20° – Costa Rica – 902 pontos


Arquivado em:Esporte, Placar

TV paga: Consumidor não pode ser prejudicado, dizem entidades

Posted: 29 Mar 2017 09:59 AM PDT

Os clientes das operadoras de TV paga não podem ser prejudicados com o desligamento do sinal analógico, segundo entidades de defesa do consumidor. As emissoras SBT, Record e RedeTV! deixarão de exibir a sua programação nas operadoras de TV paga.

A medida coincide com o fim do sinal analógico, que será desligado em São Paulo e mais 38 municípios a partir das 23h59 desta quarta-feira.

A coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Maria Inês Dolci, diz que os consumidores devem ser compensados pela suspensão da transmissão desses canais. "O consumidor não pode ser prejudicado. As operadoras devem oferecer uma compensação."

Segundo o Procon-SP, o consumidor que sentir prejudicado com o fim da transmissão desses canais deve procurar o órgão de defesa do consumidor da sua cidade para fazer uma reclamação. "[…] Em casos de alteração ou redução da grade de programação, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o assinante poderá, alternativamente e à sua livre escolha, solicitar cancelamento do contrato sem ônus ou desconto proporcional na mensalidade."

Isso significa, segundo Maria Inês, que o consumidor tem o direito de cancelar sua assinatura de TV paga sem pagamento de multas relacionadas à carência do contrato.

Relação comercial

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) informa que o fim da transmissão desses canais na TV paga não tem relação com o fim do sinal analógico. "A decisão foi tomada por questões comerciais e não tem relação com o fim do sinal analógico, mas coincide com a data de mudança do sinal em São Paulo", diz o Idec.

Para que esses canais voltem a ser transmitidos na TV paga é preciso que as partes façam um acordo, segundo a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA).

A ABTA diz que as operadoras não receberam nenhuma proposta dessas emissoras de TV para continuar transmitindo seus programas.

Enquanto a disputa não se resolve, o Idec diz que "o consumidor que quiser ter acesso a eles [canais abertos] precisará ter um televisor preparado para receber o sinal digital por conta própria (sem o sinal da TV por assinatura)."


Arquivado em:Economia, Entretenimento

Doria bate-boca com morador pró-Dilma: ‘Golpista é quem rouba’

Posted: 29 Mar 2017 09:59 AM PDT

O prefeito de São Paulo, João Doria, bateu boca nesta terça-feira com um manifestante que o interrompeu com gritos de “golpista” durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais em Grajaú, na Zona Sul de São Paulo. Além do prefeito, participavam do evento o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Enquanto Doria discursava, o homem gritava que aquela obra havia sido feita pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT). Com o microfone na mão e sendo aplaudido pelo público presente, Doria se exaltou e pediu para o manifestantes ir embora.”O golpista é quem rouba o dinheiro público. Golpista é quem rouba o povo. O povo sabe quem é honesto e é decente. Sabe ou não sabe? Vai procurar a sua turma em Curitiba. Pessoal, uma salva de palmas para o Brasil”, exclamou o tucano.

Ao sair do evento, Doria tirou selfies com participantes, disse que a manifestação foi “totalmente extemporânea” e aproveitou para dar uma cutucada no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Veio aqui falar de golpe. Golpe do quê? Golpe deu o Lula no Brasil, isso sim”, afirmou.

O manifestante, que se identificou apenas como Rafael, disse ser morador de Grajaú há anos e se recusou a ir embora, permanecendo no local sob escolta da Guarda Civil Metropolitana (GCM) depois que alguns participantes se aproximaram para pedir a sua retirada. “Eu só vim exercer o que exerço em todo lugar, que é o meu direito de expressão”, explicou.

O evento chegou a ser paralisado por alguns minutos e prosseguiu após o cerimonial intervir e pedir colaboração.

Ao todo, foram entregues 1.888 apartamentos do loteamento América do Sul, que, segundo os dados oficiais, beneficiarão 4.752 pessoas na região. O investimento total da construção é de 118,3 milhões de reais e a obra levou quatro anos para ser concluída.

(Com Estadão Conteúdo) 


Arquivado em:Brasil, Política

Implantes devolvem movimento do braço e mão a tetraplégico

Posted: 29 Mar 2017 09:54 AM PDT

Um homem tetraplégico conseguiu tomar café e comer batatas com um garfo sem a ajuda de ninguém, em um experimento que está sendo classificado como “inovador” pela comunidade científica internacional. O feito inédito na medicina foi possível graças a eletrodos implantados no cérebro que leem os pensamentos e os transmitem para um computador que, por sua vez, os envia para os eletrodos nos músculos do braço, estimulando o movimento. O estudo, descrito nesta terça-feira na revista científica The Lancet, foi feito com um paciente que perdeu os movimentos abaixo dos ombros em um acidente de bicicleta, há oito anos.

“O restabelecimento da comunicação entre a vontade de se mexer do cérebro diretamente para o corpo restaura a esperança de que milhões de indivíduos com paralisia possam, um dia, ser capazes de se mover livremente", disse Benjamin Walter, pesquisador da Case Western Reserve University, nos Estados Unidos, e um dos autores da publicação, em comunicado.

O experimento combina, pela primeira vez, movimentos funcionais e multi-articulares de um membro paralisado em um paciente com paralisia motora. Segundo os cientistas, este é um passo importante na restauração da mobilidade de paraplégicos e tetraplégicos.

Estudos anteriores já haviam alcançado resultados semelhantes com o uso dos estímulos cerebrais dos pacientes, por meio de interfaces cérebro-máquina (ICM). No entanto, a maioria foi realizada com braços robóticos e o único paciente que movimentou o próprio corpo conseguiu apenas abrir e fechar a mão. Testes feitos com macacos paraplégicos também obtiveram sucesso ao devolverem o movimento das pernas com o mesmo mecanismo de eletrodos.

Vencendo a paralisia

Para movimentar o braço novamente, o paciente americano Bill Kochevar, de 56 anos, foi treinado por 45 dias. No início, ele praticou o uso dos 96 canais de eletrodos implantados na superfície do córtex motor – área do cérebro relacionada às atividades motoras voluntárias – com um braço virtual. Em poucos minutos, segundo o estudo, ele conseguiu mexer o modelo no computador. Em seguida, passou a movimentar o próprio membro com o pensamento transmitido por eletrodos espalhados pelo braço e antebraço e o apoio de um suporte. Ele foi capaz de utilizar mão, pulso, cotovelo, braço e ombro e se alimentar utilizando um garfo e beber água e café com um canudo.

Kochevar conseguiu movimentar cada articulação tanto individualmente, como em conjunto. Para superar a gravidade que o impedia de levantar o membro, ele utilizou um suporte móvel, que também estava sob o controle do seu cérebro. "Estou fazendo com que ele se mova sem ter que me concentrar muito nisso. Eu só penso e o braço vai", disse o paciente, em comunicado.

A tecnologia, contudo, ainda tem limitações. Entre elas, o voluntário precisa olhar para seu braço o tempo todo para controlá-lo, visto que, devido à paralisia, ele perde o senso intuitivo dos movimentos e da localização do membro. Além disso, o sistema ainda utiliza muitos fios e os implantes cerebrais são temporários. Muitas melhoras ainda devem ser feitas, como uma melhor decodificação cerebral, para que o dispositivo possa estar disponível para pessoas com lesões na medula. “Isso não vai substituir os cuidadores. Mas, a longo prazo, as pessoas serão capazes, de forma limitada, de fazer mais por si mesmas”, afirmou o paciente.

“O objetivo é futurístico: um indivíduo paralisado pensa em mover seu braço como se o cérebro e os músculos não estivessem desconectados, e uma tecnologia implantada executa perfeitamente o movimento desejado… esse estudo é inovador sendo o primeiro relato de alguém executando movimentos funcionais e multi-articulados de um membro paralisado com uma prótese neuronal e motora”, afirmou o cientista Steve Perlmutter, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, em um comentário que acompanha o estudo publicado no Lancet.

Veja o vídeo (em inglês) do estudo divulgado pelos pesquisadores:


Arquivado em:Ciência, Saúde

Após Snap e Instagram, Facebook estreia função Stories

Posted: 29 Mar 2017 09:54 AM PDT

O Facebook anunciou nesta terça-feira a estreia de uma nova função para os usuários do aplicativo: o Stories. O mecanismo permite o compartilhamento de fotos e vídeos por até 24 horas em uma coleção no topo do feed de notícias e já está disponível para usuários dos sistemas iOS e Android.

Na nova aplicação do Facebook, os usuários podem compartilhar suas imagens com amigos específicos e por tempo limitado, por meio do direct. As pessoas que receberem o conteúdo podem reproduzi-lo mais uma vez de volta para o amigo ou escrever uma resposta. Mas quando a conversa ou o vídeo terminar, o conteúdo não estará mais visível.

O layout do aplicativo ganha uma barra no topo da página, com botões redondos, que indicam as publicações dos amigos. Apesar de agora contar com um ícone de câmera, o Stories também pode ser acionado ao deslizar a tela para a direita. Além do botão do Direct, em que o usuário vê as fotos entregues e as que recebeu dessa forma.

Apesar de estrear agora no Facebook, a função Stories é velha conhecida de outro aplicativo, o Snapchat. Desde o sucesso da plataforma, outros aplicativos vem fazendo uso da novidade, como o Instagram e WhatsApp, que assim como o Facebook pertencem ao empresário Mark Zuckerberg.

Efeitos

Parcerias com diversas marcas possibilitam a criação de máscaras de filmes – como 'Meu Malvado Favorito 3', 'Power Rangers' e 'Mulher Maravilha' – nas postagens. Além disso, artistas convidados criarão novos efeitos do aplicativo.

Nos próximos meses, a empresa irá lançar ferramentas para que os próprios usuários possam criar suas molduras e efeitos para qualquer foto ou vídeo feitos com a nova câmera.

“Nosso objetivo é que a câmera seja um lar de centenas de efeitos dinâmicos e divertidos para levar às pessoas novas formas de se conectar com amigos, família e a comunidade”, conta o gerente de produto Connor Hayes.


Arquivado em:Economia, Tecnologia

Áustria quer dispensa de cota de acolhimento de refugiados da UE

Posted: 29 Mar 2017 09:43 AM PDT

O governo austríaco quer ser dispensado da obrigação de receber uma cota mínima de refugiados, conforme foi imposto pelo sistema de realocação da União Europeia. Segundo o chanceler Christian Kern, a Áustria já recebeu uma quantidade superior de pessoas do que era estipulada por Bruxelas durante a crise imigratória da Europa.

“Acreditamos que é necessária uma exceção para a Áustria por já ter cumprido sua obrigação. Iremos discuti-las com a Comissão Europeia”, disse Kern na terça-feira. “Vamos enviar uma carta o mais rápido possível e depois iniciar as discussões.”

A União Europeia introduziu a controversa cota mínima de realocação de refugiados para aliviar a pressão dos principais países de entrada dos imigrantes na Europa, como Grécia e Itália. A medida exige que os países do bloco acolham um determinado número de pessoas, baseado em seu PIB total e no tamanho de sua população.

A Áustria recebeu cerca de 90.000 postulantes a asilo em 2015, mais de 1% de sua população. Dessa forma, a UE concedeu ao país uma exceção temporária ao sistema de cotas, que expirou em 11 de março de 2017. Agora, a nação busca ser dispensada da sua obrigação novamente.

O anúncio de Viena é mais um golpe ao sistema europeu, que já foi mal implantado devido à oposição liderada por países do leste europeu, como Polônia, Hungria, República Checa e Eslováquia. Desde o início da crise imigratória europeia, esses governos se posicionaram de forma contrária ao recebimento dos refugiados.

“O conceito de cota é uma rua sem saída" disse Peter Szijjarto, ministro das Relações Exteriores da Hungria, quando o sistema de reassentamento foi anunciado. "Parece uma ideia anunciada em Primeiro de Abril", brincou o ministro polonês, Witold Waszczykowski, em declaração à jornalistas na época.

E a resistência continua. Um encontro em Varsóvia, do grupo que ficou conhecido como Grupo de Visegrado, reuniu a primeira-ministra da Polônia, Beata Szydlo, e os seus homólogos da Hungria, Eslováquia e República Checa nessa terça-feira. Após discutirem o assunto, os líderes da Europa Central disseram que ainda rejeitam a política europeia de acolhimento de refugiados e que não irão ceder, mesmo sob pressão financeira.

Para eles, o plano de Bruxelas de implantar uma multa para as nações que não receberem o número de imigrantes estipulado não passa de chantagem. O governo polonês citou, ainda, preocupações de segurança entre as razões por trás de sua recusa em acolher refugiados.


Arquivado em:Mundo

Como assistir Record, SBT e RedeTV! fora da TV paga

Posted: 29 Mar 2017 09:42 AM PDT

Os canais SBT, Record e RedeTV!  retirarão seu sinal da televisão paga hoje (29), quando a TV analógica será desligada na Grande São Paulo. Quem ainda não possui um televisor com conversor de sinal UHF embutido ou não adquiriu seu kit TV Digital – composto pelo conversor e pela antena para sinal UHF – e mora no Distrito Federal (onde o sinal analógico já foi desligado) e em São Paulo, não terá acesso, portanto, à programação dessas três emissoras. Como fazer, então, para continuar assistindo a esses canais abertos?

A solução é garantir a conversão de seu televisor para o sinal digital, onde a programação da TV aberta seguirá sendo gratuita. Se o seu aparelho é de tubo ou de tela plana, mas sem conversor embutido, é necessário adquirir uma antena que capte sinal UHF (o preço pode variar entre 40 e 200 reais, conforme a marca) e um conversor para o sinal digital (custa entre 80 e 100 reais). Algumas lojas de eletrodomésticos vendem o kit por cerca de 150 reais.

Se você é beneficiário de algum programa social do governo federal, terá direito a receber o kit gratuito com conversor e antena. Para saber se é o seu caso e agendar a retirada, é possível consultar no site da SEJA Digital (EAD – Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV), responsável pelo processo de conversão para o sinal digital no Brasil.

Enquanto não adapta seu televisor, é possível acompanhar gratuitamente pela internet a programação do SBT e da RedeTV!. A Record, contudo, disponibiliza apenas o serviço pago R7 Play.

Entenda o caso

O acordo entre SBT, Record e Rede TV! e operadoras de TV paga era de que o sinal seria cortado, nas regiões que já tiveram o desligamento da frequência de TV analógica, na quarta-feira (29), quando acontecerá a desativação em São Paulo. A principal causa para a saída das três emissoras é sua exigência de remuneração da TV paga por suas transmissões digitais – algo que pode ser feito desde 2011, com base na Lei 12.485. A TV Globo, por exemplo, cobra por sua programação desde 2014.

Recentemente, as três emissoras se uniram em uma única empresa, a Simba Content, para negociar os direitos de sua programação com as operadoras de TV paga. Por conta desse cenário – no qual não são remuneradas, ao contrário do que acontece com a rival Globo -, a Simba entrou com um processo no Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade) em 2016, alegando concentração de mercado por parte das operadoras, que remuneram a TV Globo por uma transmissão semelhante.

O Cade deu ganho de causa à Simba, permitindo que as três emissoras retirassem seus canais das operadoras de TV por assinatura. Na última sexta-feira (24), as emissoras vieram a público exibindo comerciais dizendo que deixariam de ter seus conteúdos na TV paga na Grande São Paulo na quarta-feira. “Estas empresas ainda não concordaram em pagar pelos direitos de transmissão do sinal digital de RecordTV, SBT e RedeTV!, ao contrário do que já fazem com canais estrangeiros e com outras emissoras nacionais”, dizia o comunicado, também distribuído à imprensa.

Além disso, a Simba enviou às operadoras uma notificação dizendo que elas precisam de autorização das emissoras para transmitir seu sinal digital onde não há mais TV analógica. Em contrapartida, as operadoras decidiram cortar o sinal das emissoras no Distrito Federal, onde já não há sinal de TV analógico.

Procurada pelo jornal, a Simba disse que não vai se manifestar sobre o corte antecipado de seus sinais digitais no Distrito Federal. Já a Sky emitiu um posicionamento, dizendo que Record, SBT e Rede TV! não autorizaram a Sky a transmitir seus sinais nessas regiões – e que “apesar de terem uma concessão gratuita, Record, SBT e Rede TV! desejam cobrar dos clientes pelo mesmo conteúdo de programação (…) em uma decisão unilateral da Simba”. A Vivo, por sua vez, disse que não vai se pronunciar sobre o tema. Já a Claro/NET afirmam querer “manter a exibição gratuita aos seus clientes desses canais e seguem negociando com as emissoras”.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Amazon responde Doria em novo vídeo e promete doações a SP

Posted: 29 Mar 2017 09:31 AM PDT

A Amazon divulgou nesta quarta-feira uma resposta ao prefeito de São Paulo, João Doria, em que promete fazer doações de leitores de livro digital para instituições da cidade e disponibilizou livros para download gratuitamente.

A empresa publicou um vídeo, com as mesmas imagens do veiculado na segunda-feira –  que motivou resposta do prefeito – afirmando amar a cidade e anunciando a doação de “centenas” de dispositivos Kindle para instituições que promovem cultura e educação. A Amazon não deu mais detalhes sobre as doações, e informou apenas que se dará “em breve”.

Amazon produz novo comercial do Kindle

Amazon produz novo comercial do Kindle após resposta do prefeito de São Paulo, João Doria (Amazon Kindle Brasil/Facebook)

A Amazon também disponibilizou mais de 30 livros para download gratuito através de um site seu, com o nome “amamosSP”. “Kindle ama tanto São Paulo quanto ama leitura. Estamos abertos a todas as ideias que ajudem a democratizar o acesso à leitura no Brasil”, disse a empresa em post em uma conta sua no Facebook destinada ao Kindle no país.

O anúncio da Amazon acontece após um episódio polêmico envolvendo a própria companhia e o prefeito de São Paulo. Na última segunda-feira, a empresa publicou um vídeo promocional do Kindle que trazia imagens da cidade e a mensagem “cobriram a cidade de cinza?”, fazendo menção à política de apagar grafites e pichações promovida pela atual administração. O prefeito, então, publicou um vídeo em resposta à empresa, chamando-a a de “oportunista” e desafiando-a a fazer alguma doação caso realmente gostasse da cidade.


Arquivado em:Economia

Cueva sofre lesão em jogo do Peru e preocupa São Paulo

Posted: 29 Mar 2017 09:17 AM PDT

O São Paulo não jogou nesta terça-feira, mas ganhou um problema. O meia Christian Cueva, seu principal jogador, se lesionou durante a vitória do Peru por 2 a 1 sobre o Uruguai, em Lima, pela 14ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. O jogador ainda passará por exames, mas já há um receio pela ausência do camisa 10 nos compromissos decisivos do São Paulo, em abril.

No fim do primeiro tempo, Cueva saiu em disparada ao ataque após passe do flamenguista Paolo Guerrero. Ao tentar dominar a bola, o meia sentiu dores na coxa esquerda e precisou ser atendido fora de campo. Depois de alguns minutos, Cueva ainda tentou seguir na partida, mas, sem condições, caiu no gramado para solicitar a substituição.

Veja também

Cueva teve um estiramento muscular, que costuma levar semanas para ser tratado. Por isso, é provável que o técnico Rogério Ceni não possa escalar seu principal articulador para as quartas de final do Campeonato Paulista, diante do Linense, e também para os confrontos de mata-mata frente ao Cruzeiro, pela Copa do Brasil, e contra o Defensa y Justicia, pela Copa Sul-Americana, em abril.

As dores na coxa já incomodavam Cueva há algum tempo. O jogador foi poupado de alguns treinamentos e ficou de fora de alguns jogos do São Paulo nos últimos meses, mas, até então, nada havia sido constatado nos frequentes exames feitos pelo departamento médico. Nas últimas partidas, Thiago Mendes, Cícero e Wellington Nem tentaram suprir a ausência de Cueva de forma improvisada.

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Netflix renova série de Drew Barrymore para 2ª temporada

Posted: 29 Mar 2017 09:07 AM PDT

Drew Barrymore vai comer muito mais carne humana no próximo ano, pois a Netflix anunciou nesta quarta-feira que renovou a série original de comédia Santa Clarita Diet para sua segunda temporada.

A comédia (com um humor que pode ser nojento em alguns momentos) acompanha Sheila (Drew Barrymore) e Joel (Timothy Olyphant) enquanto eles tentam salvar seu casamento, até que ela subitamente se transforma em zumbi, e seu marido passa a ajudá-la a matar humanos para saciar seu crescente apetite por carne humana.

A primeira temporada com 10 episódios estreou na Netflix em 3 de fevereiro. Por enquanto, o serviço de streaming não divulgou uma data de estreia dos novos capítulos, mas agravações devem começar no meio deste ano.

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Elefantes ficam presos em lago feito por bomba

Posted: 29 Mar 2017 08:43 AM PDT

Onze elefantes asiáticos ficaram presos em um lago de lama no Camboja neste fim de semana. Eles atolaram ao irem se banhar e beber água no reservatório localizado no Santuário Keo Seima de Vida Selvagem, na província de Mondulkiri, no leste do país.

O lago artificial foi aberto por uma bomba da Guerra do Vietnã (1955-1975) e alargado por fazendeiros locais para armazenar água. Os animais que estavam presos foram encontrados pelos agricultores da região. Eles logo contataram as autoridades locais, a Wildlife Conservation Society (WCS) — ONG que administra reservas de vida selvagem ao redor do mundo — e a Elephant Livelihood Initiative Environment (ELIE), que cuida dos elefantes de Mondulkiri.

“Se a comunidade não tivesse se reunido com a WCS, a ELIE e o Departamento de Meio Ambiente para resgatar esses elefantes, isso teria sido uma tragédia”, disse Tan Setha, técnico da WCS para a área, em comunicado. “Esse rebanho consistia de três fêmeas adultas e oito jovens de várias idades, incluindo um macho que tinha quase atingido a maturidade. Estes elefantes representam uma parte importante da população reprodutora do santuário e sua perda teria sido um grande golpe para a conservação.”

Com a ajuda da comunidade e órgãos responsáveis, o lago foi irrigado para facilitar a saída dos animais. Quase todos conseguiram sair sozinhos, mas um acabou ficando para trás.  Os voluntários, então, tiveram que puxá-lo com o auxílio de cordas. O resgate foi bem sucedido e todos foram alimentados.

“Este é um grande exemplo de todos trabalhando juntos no Camboja para salvar a vida selvagem”, disse Ross Sinclair, diretor da WCS, em comunicado. “Muitas vezes as histórias em torno da conservação são sobre conflito e fracasso, mas este é um sobre cooperação e sucesso. Que o último elefante a ser resgatado precisava que todos o puxassem juntos é simbólico e representa como temos de trabalhar em conjunto para a preservação”, acrescentou.

O santuário Keo Seima é um dos principais habitats de elefantes asiáticos em Camboja e também abriga outras populações importantes dos animais selvagens, que incluem tigres e primatas.

Veja o restante do resgate:

 


Arquivado em:Ciência

A alegria voltou: os bastidores da classificação da seleção

Posted: 29 Mar 2017 08:37 AM PDT

De bandana vermelha na cabeça e sorriso no rosto, o capitão Neymar era o retrato da “nova” seleção brasileira: alegre e vencedora. O clima na Arena Corinthians era de total euforia após o fim do jogo. A vitória por 3 a 0 sobre o Paraguai, que classificou a equipe à Copa do Mundo da Rússia em 2018 com quatro rodadas de antecedência, foi celebrada com entusiasmo por atletas e torcedores. Na zona mista – percurso obrigatório de atletas depois de deixarem o vestiário, onde fica a imprensa após o jogo -, sobraram piadas e simpatia com os jornalistas, algo impensável nos tempos pré-Tite.

Neymar e Marquezine

Neymar e Marquezine, no show do lado de fora (Eduardo Martins/AgNews)

Neymar foi um dos primeiros a passar. Estava com pressa, queria logo encontrar a namorada Bruna Marquezine num show de Jorge e Mateus e de Thiaguinho em uma tenda montada dentro do estádio. Ao contrário do que fez nos últimos meses, Neymar parou e atendeu os jornalistas. E brincou dizendo que suas dores causadas pela truculência paraguaia seriam curadas por Bruna.

Enquanto Tite dava uma concorrida entrevista coletiva, ex-jogadores do Corinthians falavam sobre a experiência de jogar “em casa”. O meia Willian, que entrou na segunda etapa, passou rápido e saudou os presentes com entusiasmados gritos de “Vai, Corinthians!”.

Renato Augusto, que costuma ser o mais solícito com a imprensa, não foi visto desta vez, “escapou” por uma saída lateral, segundo os assessores da CBF. Talvez para não ser perguntado por que jogou de chuteira verde em Itaquera, algo que era proibido nos tempos de Corinthians, por causa da rivalidade com o Palmeiras.

O lateral Marcelo parecia aliviado com o golaço que marcou. Primeiro, foi perguntado sobre o fato de já ter marcado um gol contra no estádio (a favor da Croácia, na abertura da Copa de 2014) e depois sobre as perspectivas para a Copa da Rússia. Ao ser questionado sobre a partida, celebrou. “Poxa, até que enfim alguém resolveu falar sobre o jogo aqui”, divertiu-se.

O meia Philippe Coutinho, autor de outro golaço, também deixou a timidez de lado. Perguntado pela imprensa espanhola sobre um possível interesse do Barcelona, despistou. “Desculpa, mas para falar a verdade nem estava sabendo dessas notícias”, disse, sem disfarçar o sorriso. E depois satisfez a vontade de dois australianos enviados a São Paulo apenas para colher dele um recado. “Hello, Melbourne, see you soon” (Olá, Melbourne, nos vemos em breve, em inglês), disse, para promover uma visita do Liverpool à Austrália.

Quem mais deu entrevista foi justamente o menos exigido em campo: o goleiro Alisson, aliás, o único a “reclamar” da solidez da defesa. brasileira. “Goleiro não gosta de ficar o jogo todo sem tocar na bola, eu queria ter trabalhado mais.” Um radialista ainda fez piada com o goleiro-galã. “Além de bonito, o Alisson é muito cheiroso, viu…”

Paulinho, sempre sério e com tom de voz baixo, preferiu o discurso padrão: “Estamos felizes porque fizemos mais um grande jogo…” O volante Casemiro, em grande fase no Real Madrid e na seleção, mostrava alguma dificuldade para driblar o sotaque espanhol, e foi direto ao dizer como fugir do clima de “já ganhou” a quase 500 dias da Copa da Rússia. “Seguir trabalhando firme e com humildade.” 

Quando todos foram embora, Tite, o dono da festa, ainda terminava sua entrevista coletiva. Ao saber que o Brasil estava matematicamente classificado, o treinador apontou para cima e agradeceu. Foi aplaudido e disse que o “visto” para a Rússia merecia uma celebração especial. “Vou tomar uma caipora deste tamanho.” Por sinal, Tite toma suas caipirinhas com vodca, e não cachaça.

(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Neymar">(Brasil e Paraguai/VEJA.com)" description="Brasil e Paraguai">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Partida entre Brasil e Paraguai">(Ivan Pacheco)" description="Brasil">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Partida entre Brasil e Paraguai">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Brasil">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Bandeirinha e Juíz partida Brasil e Paraguai">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Brasil">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Neymar">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Brasil">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="O Goleiro da seleção do Paraguai, Antony Silva - 28/03/2017">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Angel Romero">(Heitor Feitosa/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="NEYMAR">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Torcida Brasil">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Neymar">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Torcida do Paraguai">
Arquivado em:Esporte, Placar

Eliminatórias: Brasil iguala seu recorde de vitórias seguidas

Posted: 29 Mar 2017 08:19 AM PDT

Tite chegou a oito vitórias seguidas com o Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Pela primeira veza seleção brasileira alcançou a marca em uma única edição. O time também igualou a marca histórica do Brasil no torneio.

Veja também

 

Apenas em uma ocasião a seleção conseguiu oito vitórias seguidas, mas não em uma mesma edição de Eliminatórias. O Brasil alcançou a marca nas qualificatórias para 1978, 1982 e 1986 (vitórias nas duas últimas partidas qualificatórias para a Copa de 1978,  em seguida venceu todas para o Mundial de 1982, e depois mais duas na qualificacão para 1986).

OS RECORDES DE VITÓRIAS SEGUIDAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA EM ELIMINATÓRIAS

Marca anterior

10/07/1977 – Brasil 1 x 0 Peru (Cláudio Coutinho)
14/07/1977 – Brasil 8 x 0 Bolívia (Cláudio Coutinho)
08/02/1981 – Venezuela 0 x 1 Brasil (Telê Santana)
22/02/1981 – Bolívia 1 x 2 Brasil (Telê Santana)
22/03/1981 – Brasil 3 x 1 Bolívia (Telê Santana)
29/03/1981 – Brasil 5 x 0 Venezuela (Telê Santana)
02/06/1985 – Bolívia 0 x 2 Brasil (Telê Santana)
16/06/1985 – Paraguai 0 x 2 Brasil (Telê Santana)

Marca atual

01/09/2016 – Equador 0 x 3 Brasil (Tite)
06/09/2016 – Brasil 2 x 1 Colômbia (Tite)
06/10/2016 – Brasil 5 x 0 Bolívia (Tite)
11/10/2016 – Venezuela 0 x 2 Brasil (Tite)
10/11/2016 – Brasil 3 x 0 Argentina (Tite)
16/11/2016 – Peru 0 x 2 Brasil (Tite)
23/03/2017 – Uruguai 1 x 4 Brasil (Tite)
28/03/2017 – Brasil 3 x 0 Paraguai (Tite)


Arquivado em:Esporte, Placar

Carne Fraca: Empresas investigadas começam a demitir funcionários

Posted: 29 Mar 2017 08:08 AM PDT

A Peccin Agro Industrial, investigada na Operação Carne Fraca, demitiu os funcionários das unidades de Curitiba (PR) e Jaraguá do Sul. As duas unidades estão interditadas desde a operação, que investiga um esquema de corrupção envolvendo fiscais e frigoríficos.

Segundo o Sindicarne, que representa a indústria de carne do Paraná, a Peccin empregava 177 funcionários em Jaraguá do Sul e 300 em Curitiba.

Com os donos presos e as unidades interditadas, a Peccin já não pagou o adiantamento salarial do dia 20 aos empregados.

Segundo o sindicato, a empresa também não deve ter recursos para pagar a verba rescisória. A dispensa, segundo a entidade, vai permitir que os trabalhadores consigam sacar o FGTS e receber o seguro-desemprego.

Procurado, o representante da Peccin não foi localizado para comentar as demissões.

O frigorífico Souza Ramos, que também está interditado, colocou os 140 funcionários em aviso prévio.

Na semana passada, a Secretaria Nacional do Consumidor determinou que a Peccin – unidades de Jaraguá do Sul e Curitiba -, Souza Ramos e Transmeat realizassem um recall de seus produtos. Após reclamação das empresas, o Ministério da Justiça suspendeu por dez dias o recall de produtos das empresas Transmeat e Souza Ramos, "a fim de que comprovem a rastreabilidade de seus produtos, após atestado do responsável técnico das empresas de que não havia risco à saúde dos consumidores".


Arquivado em:Economia

Previdência: Sem reforma, país paralisa em 7 anos, diz Temer

Posted: 29 Mar 2017 07:35 AM PDT

O presidente Michel Temer disse hoje que as regras de pagamento dos benefícios dos trabalhadores rurais e das pessoas com deficiência ainda podem ser negociadas na reforma da Previdência. Ele afirmou que se a reforma não for feita agora, terá de ser feita daqui a três anos. Caso contrário, acrescentou, “em sete anos paralisamos o Brasil”.

“Precisamos aproveitar este momento de apoio do Congresso Nacional para fazer essa reforma. A reforma não prejudicará ninguém. A questão dos trabalhadores rurais, a questão dos deficientes, eu compreendo, e nós podemos ainda negociar, de modo a aprovar a reforma”, disse Temer

Segundo ele, todos os estudos estatísticos mostram que se não houver reformulação previdenciária, em 2024 o país só terá verbas para pagar servidores públicos. “Estamos fazendo regras de transição que permitam que, muito brevemente, as finanças públicas possam estar mais equilibradas e que não possa gerar o que ocorreu na Grécia, em Portugal, na Espanha e na França, que tiveram de reduzir valores de aposentadorias e de salários de servidores”.

O presidente disse ainda que, nesse contexto, a “interlocução plena” que seu governo tem com o Congresso Nacional será fundamental para a aprovação da matéria.

Propostas

A proposta de reforma da Previdência prevê que a contribuição do trabalhador rural passe a ser individual e obrigatória. A base contributiva e a alíquota devem ser menores do que a dos demais trabalhadores. Eles teriam uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria, com 25 anos de contribuição. Na regra atual, a aposentadoria é garantida para os trabalhadores rurais que contribuíram ou não com a Previdência aos 55 anos (mulheres) e 60 anos (homens).

Já o BPC é concedido hoje para pessoas com deficiência e idosos carentes (a partir de 65 anos) com renda familiar per capita de 1/4 de salário mínimo. A proposta eleva para 70 anos.

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil, Economia

Preço da carne e embutidos pode subir até 6,5% em SP já em abril

Posted: 29 Mar 2017 07:32 AM PDT

O preço da carne e de embutidos pode subir de 6% a 6,5% no Estado de São Paulo. O aumento é reflexo da volta da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o produto a partir de sábado (1º) no Estado. Os cálculos são do presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Pedro Celso Gonçalves, que representa mais de 3.000 lojas.

Gonçalves calcula que, dependendo do estoque e da concorrência, o consumidor deve sentir o impacto já em abril.

Desde 2009, a carne era isenta de ICMS em São Paulo. Na virada do ano passado, o governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), extinguiu o benefício por meio de decreto. De acordo com a nova regra, o varejista que comprar a carne dos frigoríficos receberá um crédito de 7% de ICMS sobre o valor do produto.

No entanto, na venda da carne ao consumidor, o comerciante estará sujeito a uma tributação de ICMS equivalente a 11% do valor. A expectativa da Apas é que a diferença de quatro pontos porcentuais na alíquota do imposto entre a compra e a venda do produto será repassada para o preço ao consumidor.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Ex-presidente da Itambé vai chefiar negócios da BRF

Posted: 29 Mar 2017 07:23 AM PDT

A companhia de alimentos BRF contratou o executivo Alexandre Almeida, ex-presidente da empresa de laticínios Itambé, para comandar seus negócios no mercado brasileiro. A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, é a maior exportadora de carne de frango do mundo.

Segundo a BRF, além de dirigir os negócios da companhia no Brasil, Almeida será responsável por “conduzir o processo de integração e dar sequência às iniciativas prioritárias já em curso”.

Almeida substituirá Rafael Ivanisk que saiu por razões pessoais, segundo a empresa. Ivanisk atuava em conjunto com Leonardo Byrro, que agora passará à vice-presidência de rede de suprimentos.

“Essa nova configuração permite um foco adicional na gestão agroindustrial”, afirmou a BRF em comunicado.

A BRF afirmou ainda que a área de “Qualidade Global” passará a ser reportar diretamente ao presidente-executivo, Pedro Faria. “A agenda estratégica global de marketing e inovação fica sob a liderança de Pedro Navio, ex-presidente da RedBull para América Latina, recém-chegado à companhia”, disse a BRF.

Conselho de administração

A BRF convocou para o dia 26 de abril uma assembleia geral ordinária e extraordinária para votar a eleição de uma chapa proposta pelo conselho de administração que mantém o empresário Abilio Diniz como presidente.

Ao lado de Abilio, o nome de Francisco Petros Oliveira Lima Papathanasiadis foi indicado para vice-presidência do conselho.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Economia

Cristiano Ronaldo batiza aeroporto – mas sua estátua vira piada

Posted: 29 Mar 2017 07:18 AM PDT

O craque português Cristiano Ronaldo recebeu uma honraria e tanto nesta quarta-feira: o aeroporto de Funchal, capital da Ilha da Madeira e sua cidade natal, foi rebatizado com seu nome, uma medida para dar mais projeção turística à localidade. O atacante do Real Madrid compareceu à cerimônia e posou sorridente com os políticos locais. Algo, porém, chamou a atenção de forma negativa: a estátua do Cristiano, colocado na entrada do aeroporto, não deve ter agradado o vaidoso jogador.

Rapidamente, muitas piadas sobre o busto se espalharam pelas redes sociais. Cristiano, que tem estátuas suas mais bem feitas em seu próprio museu na cidade e também em museus de cera pelo mundo, não comentou sobre a escultura, mas mandou um recado aos políticos que foram contra a mudança do nome do aeroporto. “Nunca pedi isso. Mas não sou hipócrita. Fico feliz e honrado. Sei que algumas pessoas não estão de acordo, algumas dessas pessoas estão aqui neste momento. Somos livres, vivemos em democracia e todos temos direito à nossa opinião.” Abaixo, um pouco da repercussão sobre a estátua. 

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Homens que veem pornografia são menos felizes no casamento

Posted: 29 Mar 2017 07:14 AM PDT

O homem que consome conteúdo erótico regularmente tende a ser mais insatisfeito em seus relacionamentos — casamentos e namoros. É o que comprova estudo da Universidade de Indiana e da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, publicado no jornal Human Communication Research

Para as mulheres, no entanto, os resultados foram diferentes. Não foram identificadas relações entre o hábito de assistir à pornografia e a felicidade (ou infelicidade) no relacionamento das participantes. Uma das explicações levantadas foi a de que os homens tendem a assistir a pornô sozinhos — e isso seria prejudicial. Já as mulheres, acompanhadas de seus parceiros…  Outra possível justificativa pode ser o fato de a pornografia exceder para o homem as expectativas em relação a prática sexual, levando à decepção em situações da ‘vida real’.

Serviço de pornografia

No início deste mês, o site PornHub revelou que as mulheres utilizam o mobile para acessar conteúdo erótico com muito mais frequência que os homens. O serviço mostrou que 71% dos usuários do sexo feminino visitam o portal usando smartphones, 16% a mais do que os homens. Ainda em seu relatório anual, o portal descobriu que 26% dos visitantes são mulheres.


Arquivado em:Saúde

Dos 9 jogos da seleção que Tite dirigiu, quantos ele venceu?

Posted: 29 Mar 2017 07:06 AM PDT

Tite está em lua de mel com a torcida brasileira após um início arrasador na seleção. Mas, você sabe exatamente quantos jogos ele venceu, contando os oito das Eliminatórias Sul-Americanas e um amistoso? Teste seu conhecimento.


Arquivado em:Esporte