USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



terça-feira, 28 de março de 2017

Notícias

Notícias


Jogadores cantam música do Corinthians em jantar da seleção

Posted: 28 Mar 2017 09:31 AM PDT

A seleção brasileira desfruta de um ótimo ambiente, horas antes da partida desta terça-feira, diante do Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa de 2018. No hotel onde a equipe está hospedada, o jovem Franklin Joseph passou pelo tradicional "batismo" na seleção . O zagueiro das categorias de base do Corinthians completou o treino da equipe em Itaquera e pôde participar do jantar com os ídolos. E, para deixá-lo mais à vontade, estrelas como Neymar e Marcelo entoaram o canto "Timão ô ô" antes do discurso do garoto.

O momento foi divulgado pelas redes sociais do Corinthians, que citou a presença de vários atletas e ex-atletas do clube, além do técnico Tite, que hoje fazem parte da seleção. "Fagner, Arena Corinthians, Tite, Gil, Renato Augusto, Marquinhos, Willian, Paulinho… Parece, só parece, que a Seleção aprendeu como se faz: Timãããããão! Bom dia, Fiel! #VaiCorinthians #VaiBrasil", brincou o clube.

Instagram Photo

Franklin Joseph, de 18 anos, é conhecido no grupo como “Gilzinho”, por sua semelhança com o zagueiro Gil, ex-Corinthians. Filho de pai nigeriano, ele cogita defender a seleção africana no futuro, mas completou os treinos da seleção brasileira adulta em Itaquera. Tradicionalmente, os novatos da seleção devem passar por um “batismo” – subir na cadeira e fazer um discurso ou cantar, diante dos veteranos, no jantar.

Instagram Photo

Instagram Photo

Instagram Photo


Arquivado em:Esporte, Placar

Pharrell Williams deve ganhar musical sobre sua infância

Posted: 28 Mar 2017 09:30 AM PDT

A infância do cantor e produtor musical Pharrell Williams deve ser tema de um musical para o cinema, de acordo com o site The Hollywood Reporter. O projeto recebido pelos estúdios Fox chama-se Atlantis e foi descrito como uma história à la Romeu e Julieta, inspirado na primeira fase da vida do artista na cidade americana de Virginia Beach, Califórnia.

O filme viria em boa hora, já que a indústria cinematográfica tem conseguido emplacar musicais de sucesso como La La Land – Cantando Estações e A Bela e a Fera. Segundo o site Box-Office Mojo, a produção de Damien Chazelle arrecadou cerca de 427 milhões de dólares mundialmente, partindo de um orçamento de 30 milhões. Já o live-action da Disney levantou o valor recorde de 700 milhões de dólares depois de apenas umas semana em cartaz. Diante do sucesso de público e arrecadamento, uma série de novas produções do gênero já foram sinalizadas no Festival de Berlim.

Atlantis será dirigido por Michael Mayer, renomado diretor da Broadway que assina musicais como O Despertar da Primavera e Idiota Americano. Pharrell irá atuar como produtor executivo do longa, e irá compor a maior parte da trilha sonora.

 

 


Arquivado em:Entretenimento

Feirão renegocia dívida e limpa nome de inadimplentes

Posted: 28 Mar 2017 08:56 AM PDT

Quem está com o nome sujo pode aproveitar o Liquida Dívidas, da Serasa, para renegociar sua dívida e tirar seu CPF da lista de inadimplentes. O evento, que acontece até 2 de abril, reúne grandes empresas para renegociação de contas atrasadas.

Organizado pela Serasa, essa espécie de feirão permite que a dívida seja renegociada com descontos que podem chegar a 90% –  o percentual varia conforme empresa credora, situação e credor.

A consulta das empresas, locais de atendimento e horários deve ser feita pelo site do evento. Participam do Liquida Dívida empresas como Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal, AES Eletropaulo, Oi, TIM, SKY, Banco Honda, Qualicorp, BV Financeira e Pernambucanas.

Para o atendimento presencial são quase 20 mil postos espalhados por todo o país. "O Liquida Dívidas possibilita que até moradores de cidades mais distantes do interior do país tenham a oportunidade de acertar sua vida financeira pessoalmente", ressalta o vice-presidente do SerasaConsumidor Silvio Frison.

Agências da Serasa também irão oferecer aos clientes atendimento para consulta ao CPF, esclarecimento de dúvidas e orientação sobre o Liquida Dívidas. 

Frison também explica a importância de o consumidor se preparar antes de participar do evento. O primeiro passo é consultar o site para verificar se a empresa com a qual tem débitos está participando do evento. Outra dica é revisar suas contas antes de acessar o serviço e descobrir quanto pode dispor para quitar seus débitos – se à vista ou parcelado. 

Saque das contas inativas

A Serasa também está incentivando os consumidores a usar o dinheiro das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para o pagamento de dívidas. Estudo da Serasa Experian, realizado em janeiro de 2017, revela que 40% da população adulta no Brasil está inadimplente – são 59,7 milhões de pessoas com dívidas atrasadas em todo o país.

Segundo a empresa, quem tem contas em atraso e direito ao resgate deve utilizar ao menos parte do valor recebido para quitar dívidas pendentes. “O trabalhador inadimplente, que já teve acesso ao FGTS, pode utilizar o recurso para limpar o nome. Já para os credores, dar a chance de os clientes voltarem a ter o nome limpo contribui para a retomada da economia. A inadimplência não interessa a ninguém", completa Frison.

Durante os dias do evento, uma tenda, montada no Vale do Anhangabaú, na capital paulista, vai disponibilizar computadores, internet e impressoras para que os interessados possam realizar sua própria consulta no site da Caixa para verificar se tem saldo a retirar da conta inativa do FGTS.


Arquivado em:Economia

Conta de luz cairá até 20% em abril por cobranças indevidas

Posted: 28 Mar 2017 08:55 AM PDT

A conta de luz de consumidores de todo o país vai cair até 20% em abril devido à devolução de uma cobrança indevida de energia atrelada à usina nuclear de Angra 3. A decisão anunciada nesta terça-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atinge a maioria das distribuidoras de energia, com exceção de Sulgipe, Companhia Energética de Roraima e  Boa Vista Energia.

No caso dos clientes da Eletropaulo, a redução será de 12,44%. No caso da Light, do Rio de Janeiro, a queda será de 5,3%. A Cemig, de Minas Gerais, vai aplicar um desconto de 10,61%. A CEB, de Brasília, terá redução de 5,92%.

A queda varia entre cada uma das distribuidoras por conta dos diferentes prazos de cobrança da energia de Angra 3. No caso da Eletropaulo, por exemplo, o valor foi cobrado indevidamente por nove meses.

A redução ocorrerá apenas na cobrança do mês de abril.

Histórico

A usina termonuclear está em construção no Rio de Janeiro e só deve ficar pronta a partir de 2019, mas acabou entrando irregularmente nas cobranças de conta de luz. Os valores que serão devolvidos chegam a cerca de 1 bilhão de reais e foram corrigidos pela taxa Selic dos períodos cobrados.

A diretoria da Aneel já havia determinado, em dezembro de 2015, que a tarifa de energia relacionada a Angra 3 não devia entrar na conta de luz, porque a usina – prevista para entrar em operação em 2016 – não ficaria pronta no prazo. Por um erro interno da agência, porém, a cobrança acabou sendo incluída na conta.

Segundo o diretor da Aneel, André Pepitone, trata-se de um erro inédito, mas a agência tomou medidas para que não volte a ocorrer.

“Foi um erro, mas não houve má fé”, disse Pepitone. “A complexidade do processo é enorme. Esse episódio nos trouxe um ensinamento. Precisamos dar um passo adiante e tornar esse sistema ainda mais seguro”, comentou.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Samsung vai voltar a vender polêmico Galaxy Note 7

Posted: 28 Mar 2017 08:36 AM PDT

A fabricante sul-coreana Samsung anunciou na última segunda-feira que planeja vender uma versão remanufaturada do polêmico smartphone Galaxy Note 7. Lançado em agosto de 2016, o aparelho passou por dois recalls e, em seguida, foi descontinuado pela Samsung por problemas na bateria. Por um problema no design, o componente chegou a explodir em alguns casos, causando acidentes durante as poucas semanas em que o celular estava à venda.

De acordo com a Samsung, ainda não foram determinados os mercados que irão receber o produto remanufaturado, nem quando a nova versão chegará às lojas novamente. Tal decisão só deverá ser tomada quando a fabricante entrar em um acordo com autoridades e operadoras locais. A empresa ressaltou “que o aparelho não foi comercializado no Brasil”.

“As subsidiárias que comercializaram o Galaxy Note 7 estão trabalhando com organizações ambientais e órgãos regulatórios relevantes para garantir uma estratégia eficaz para os dispositivos Galaxy Note 7, cumprindo com as exigências regulamentares locais”, disse a empresa, por meio de nota.

Após o Galaxy Note 7 ser descontinuado, a Samsung havia dito que descartaria os dispositivos afetados. No entanto, a companhia mudou de opinião após protestos de ativistas ambientais no Mobile World Congress (MWC), evento de smartphones realizado em Barcelona, na Espanha, em fevereiro. Segundo eles, um descarte desse porte poderia causar muitos danos ao meio ambiente.

A Samsung, porém, não informou de que maneira pretende reaproveitar os componentes do Galaxy Note 7. Analistas indicam, no entanto, que a fabricante deve usar a carcaça e os componentes internos do aparelho, trocando apenas a bateria – que foi a causa das explosões. A versão remanufaturada deve ganhar uma bateria menor e fabricada por outro fornecedor.

A companhia também pode usar ou vender componentes recicláveis dos aparelhos, como microprocessadores e módulos de câmera, além de extrair metais usados no Note 7, como cobre, ouro, níquel e prata.

Fiasco

Em setembro de 2016, poucos dias após o lançamento oficial do Note 7, relatos começaram a surgir em redes sociais indicando que o aparelho estava superaquecendo e, em alguns casos, explodindo. Rapidamente, a Samsung anunciou um recall global para tentar reparar a falha. No entanto, não deu certo.

A empresa substituiu rapidamente o aparelho, mas novos casos de superaquecimento e explosões ocorreram, envolvendo até mesmo novas unidades do produto. Nos Estados Unidos, um voo precisou ser cancelado após um aparelho soltar uma densa fumaça na aeronave e queimar o carpete.

A Samsung, por fim, resolveu descontinuar o celular cerca de um mês depois dos primeiros relatos. No total, a empresa teve de recolher 2,5 milhões de unidades do Galaxy Note 7 em todo o mundo – 1 milhão que estavam usuários e 1,5 milhão com os varejistas.

Para colocar um fim na polêmica e nos problemas com a marca, a Samsung divulgou os motivos da falha de segurança em janeiro. Análises da sul-coreana e de pesquisadores independentes não encontraram outros problemas nos dispositivos Note 7, exceto as baterias.

A empresa estimou um prejuízo de 5,5 bilhões de dólares (17,22 bilhões de reais) ao longo de três trimestres por problemas com o Galaxy Note 7.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia, Tecnologia

Defesa pede absolvição de Eduardo Cunha na Lava Jato

Posted: 28 Mar 2017 08:29 AM PDT

A defesa do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) protocolou na noite desta segunda-feira as alegações finais do processo em que ele é acusado de receber propina em um contrato da Petrobras em Benin, na África. No documento, os advogados de Cunha pedem que ele seja absolvido dos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas no âmbito da Operação Lava Jato.

Segundo os advogados, Cunha realizou movimentações lícitas entre contas de sua titularidade no exterior. “É imperioso ressaltar: Eduardo Cunha não ocultou nem dissimulou a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores”, destaca a defesa.

Provas apresentadas pela Justiça da Suíça e anexadas ao processo também são criticadas pela defesa do ex-presidente da Câmara dos Deputados. Segundo os advogados, as provas obtidas com colaboração da Suíça devem ser descartadas tendo em vista que não houve decisão judicial que pedisse a quebra do sigilo bancário do ex-deputado na Suíça.

“É preciso verificar se as ações investigatórias tomadas pelas autoridades estrangeiras no bojo do procedimento criminal remetido coadunam com as regras e princípios insculpidos na Carta Magna, sob pena de nulidade do procedimento ou
dos atos. A dificuldade na interpretação – e aceitação – das informações documentais correlacionadas à determinado processo adquire contornos extremos ao se verificar a grandeza desta aludida prova e que, por dever constitucional, deve ser considerada prova proibida e impõe o descarte”, diz a defesa

Cunha também é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter participação direta na nomeação de Jorge Zelada à Diretoria Internacional da Petrobras, porém a defesa alega que indicação de Zelada partiu da bancada mineira do PMDB – na época presidido pelo presidente Michel Temer. “Restou evidenciado que o acusado não tinha qualquer influência na referida nomeação e que tal nomeação ocorreu por meio de indicação da bancada mineira do PMDB. Na época dos fatos, conforme é de conhecimento público, o Presidente do PMDB era o atual Presidente da República, Michel Temer”, diz a defesa.

Perguntas para Michel Temer

Os advogados também pedem que o juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato, aplique as 21 questões indeferidas por ele ao presidente Michel Temer, arrolado como testemunha de Cunha no processo. Na época, Moro autorizou apenas 20 questões das 41 formuladas por Cunha ao presidente.

“Contrariamente ao afirmado por este juízo, as referidas perguntas possuem completa pertinência e relevância com a ação penal e os indeferimentos consistem em cerceamento de defesa, ante a violação aos princípios constitucionais ao contraditório e a ampla defesa”, escrevem os advogados.


Arquivado em:Política

IRPF: Escola ajuda a preencher declaração gratuitamente

Posted: 28 Mar 2017 08:18 AM PDT

A Trevisan Escola de Negócios vai ajudar os contribuintes a preencher a declaração do Imposto de Renda gratuitamente. O serviço Imposto de Renda Solidário será realizado em dois sábados, dias 1 e 8 de abril, na unidade da avenida Tiradentes, 998,  região central de São Paulo.

Para conseguir ajuda gratuita no preenchimento da declaração é necessário agendar horário por telefone:  (11) 3138-5200.

Antes do atendimento, os contribuintes passam por uma triagem, por telefone, onde são orientados sobre os documentos necessários para elaborar a declaração. No dia agendado, ele precisa levar os documentos previamente e um pen drive para a gravação do formulário da declaração.

Em troca do atendimento, os contribuintes devem levar um quilo de alimentos não perecíveis, que serão doados para a associação Santo Agostinho, que cuida de crianças carentes.

Neste ano, a Receita Federal mudou algumas regras do Imposto de Renda. Os dependentes com idade a partir de 12 anos deverão ter CPF para serem relacionados na declaração. O prazo para entrega da declaração termina em 28 de abril. 


Arquivado em:Economia

Eliminatórias: Messi é suspenso por quatro jogos por ofender juiz

Posted: 28 Mar 2017 08:14 AM PDT

Lionel Messi vai desfalcar a Argentina por quatro jogos oficiais. A decisão foi tomada pela Fifa, após análise das denúncias feitas de que o jogador do Barcelona teria xingado os árbitros auxiliares brasileiros da última partida de sua seleção contra o Chile, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2018. Além da suspensão, o atacante receberá uma multa em dinheiro.

“Foi considerado culpado o jogador Lionel Messi de ter violado o artigo 57 do Código Disciplinar da Fifa (CDF) ao pronunciar palavras injuriosas contra um árbitro assistente”, informou a nota da Fida, que multou o argentino em 10.000 francos suíços (cerca de 31.000 reais).

Desta forma, Messi não entrará em campo para a partida desta terça, entre Argentina e Bolívia, disputada em La Paz, no Estádio Hernando Siles, válida pela 14ª rodada das Eliminatórias. De acordo com o comunicado da Fifa, a suspensão seguirá válida para os próximos jogos do torneio classificatório, caso a Federação Argentina de Futebol (AFA) não recorra à decisão. As partidas seguintes serão contra Uruguai (31 de agosto), Paraguai (5 de setembro) e  Peru (5 de outubro).

A atitude do argentino ocorreu contra os auxiliares brasileiros Emerson Augusto de Carvalho e Dewson Silva. Messi insultou os assistentes após a marcação de uma falta, durante a vitória sobre o Chile, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na última quinta-feira.

(Com Gazeta Press)

 

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Febre amarela: Espírito Santo tem 1ª morte na Grande Vitória

Posted: 28 Mar 2017 08:08 AM PDT

O Espírito Santo registrou o primeiro óbito por febre amarela na região metropolitana de Vitória. Um boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na segunda-feira confirmou uma morte em Cariacica, cidade de quase 350 mil habitantes.

A assessoria de imprensa da Sesa informa que, embora o caso tenha sido registrado na zona urbana, a investigação concluiu tratar-se febre amarela silvestre. O município tem uma grande área rural.

De acordo com o boletim, do início do ano até sexta-feira, a secretaria recebeu 344 notificações suspeitas da doença, dos quais 115 foram confirmados para febre amarela silvestre e 37 evoluíram para óbito. As outras mortes ocorreram nas regiões Sul, Serrada e Noroeste do estado.

Vacinação
A Sesa informa que, até o momento, 2.596.368 pessoas foram imunizadas contra a febre amarela no estado, o que representa uma cobertura vacinal de 72,56% da população.


Arquivado em:Saúde

Vietnã, o país em que milionários e desigualdade se multiplicam

Posted: 28 Mar 2017 07:59 AM PDT

O Vietnã, um dos últimos estados comunistas, é o país onde o número de multimilionários cresce em maior velocidade no mundo, enquanto a desigualdade entre ricos e pobres aumenta, segundo um estudo da empresa de consultoria imobiliária inglesa Knight Frank. O relatório indica que 200 vietnamitas ostentam o status de ultrarricos (com um patrimônio superior a 30 milhões de dólares, ou 93 milhões de reais), quatro vezes mais que em 2006, quando 50 pessoas pertenciam a este seleto clube.

A Knight Frank estima que o impressionante aumento de ultrarricos na Ásia será reforçado por “taxas de crescimento astronômicas em países como o Vietnã, onde está previsto que este setor da população suba 170% na próxima década, até os 540, o aumento mais rápido do mundo”.

A empresa prevê que até 2026 também deve aumentar no país asiático a quantidade de fortunas de mais de 10 milhões de dólares (31 milhões de reais), das atuais 610 para 1.650 pessoas. O número de cidadãos com fortunas de 1 milhão de dólares (3,1 milhões de reais) também deve crescer de 14.300 para 38.600. Andrew Amoils, um dos pesquisadores do estudo, prevê que o número de milionários no Vietnã aumente impulsionado por “um crescimento forte nos setores de saúde, das manufaturas e dos serviços financeiros”.

Mas este surgimento de grandes fortunas foi acompanhado por uma crescente desigualdade, há anos advertida por analistas e instituições como o Banco Mundial (BM), o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Um relatório do BM classifica de “preocupante” a desigualdade crescente no Vietnã. O país, que ao fim da guerra entre o Norte e o Sul em 1975 tinha uma taxa de pobreza de 70%, conseguiu reduzi-la a 58% em 1992 e a 32% em 2000 até chegar aos 13% atuais, mas nos últimos anos os ricos vêm se beneficiando mais deste crescimento.

Um relatório publicado em janeiro pela ONG Oxfam advertia que a desigualdade econômica é reforçada pela diferença de oportunidades de acordo com a classe social. O estudo sustenta que as 210 pessoas mais ricas do Vietnã ganham o suficiente para tirar da pobreza 3,2 milhões de vietnamitas. “As receitas líquidas por família aumentaram nos últimos anos, mas o ritmo foi mais rápido entre os mais ricos. Os analistas elogiaram o sucesso do Vietnã na redução da pobreza, mas o país não deveria dormir sobre seus louros”, alertou em artigo na imprensa local a diretora da Oxfam no Vietnã, Babeth Ngoc Han.

O próprio secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, reconheceu em várias ocasiões que as diferenças sociais cresceram enquanto muitos membros do partido levam um estilo de vida luxuoso. Para remediar a situação, a Oxfam considera necessário acabar com a corrupção institucional, melhorar o acesso dos pobres a serviços públicos e reformar o sistema fiscal em prol dos mais desfavorecidos.

(Com EFE)


Arquivado em:Economia, Mundo

Após chuva de gifs, Nicki Minaj quer saber quem é Gretchen

Posted: 28 Mar 2017 07:50 AM PDT

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. E eis que os internautas brasileiros finalmente conseguiram emplacar no exterior mais um meme brasileiro: as caras e bocas de Gretchen, outrora conhecida como a rainha do rebolado.

Depois de muito receber comentários com gifs que traziam as expressões da cantora, a rapper Nicki Minaj finalmente cedeu à curiosidade: “Cara, alguém pode me falar QUEM é essa moça?! Ela está em TODOS os gifs nos últimos seis meses”, questionou em seu Twitter, em um post cheio de risadas.

Os fãs brasileiros não tardaram a responder – com gifs, claro – “Cantora e atriz brasileira”. Confira:


Arquivado em:Entretenimento

Carne Fraca: veja lista de países com restrições ao Brasil

Posted: 28 Mar 2017 07:34 AM PDT

O Brasil conseguiu reabrir os mercados da China, Chile, Egito e Hong Kong para a carne brasileira. Mesmo assim, chega a 30 o número de mercados que adotaram algum tipo de restrição ao produto nacional, solicitaram informações adicionais ou ampliaram o reforço sanitário após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

A lista divulgada hoje pelo Ministério da Agricultura mostra que dez mercados decidiram suspender as compras das 21 unidades frigoríficas investigadas na Operação Carne Fraca. Outros 13 mercados mantêm algum tipo de suspensão ao produto nacional; veja abaixo:

Mercados reabertos

  1. Hong Kong
  2. China
  3. Chile
  4. Egito
  5. Coréia do sul
  6. Barbados

Suspenderam frigoríficos investigados

  1. Japão
  2. África do sul
  3. União européia
  4. Suíça
  5. Arábia saudita
  6. Canadá
  7. Emirados Árabes
  8. Vietnam
  9. Peru
  10. Bahrein

Suspenderam outros frigoríficos além dos 21 investigados

  1. Argélia
  2. Jamaica
  3. Trinidad e Tobago
  4. Panamá
  5. Qatar
  6. México
  7. Bahamas
  8. São Vicente e Granadinas
  9. Granada
  10. São Cristóvão e Névis
  11. Marrocos
  12. Zimbábue
  13. Santa Lúcia

Reforço do controle sanitário

  1. Estados unidos
  2. Malásia
  3. Argentina
  4. Benin

Pedidos de informação

  1. Israel
  2. Rússia
  3. Irã

Arquivado em:Economia

Dívida pública federal sobe 2,66%, a R$ 3,1 trilhões, diz Tesouro

Posted: 28 Mar 2017 07:23 AM PDT

O estoque da Dívida Pública Federal (DPF) subiu 2,66% em fevereiro em relação a janeiro, quando atingiu 3,134 trilhões de reais. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Tesouro Nacional. No mês anterior, o saldo era de 3,053 trilhões de reais. A dívida interna (DPMFi) subiu 2,80% e fechou o mês em 3,020 trilhões de reais . Já a dívida externa (DPFe) ficou 0,76% menor, somando 113,93 bilhões de reais no primeiro mês do ano.

O Tesouro considera que a redução dos débitos no exterior foi influenciada por mudanças no câmbio. ” A variação ocorreu principalmente devido à valorização do real frente às principais moedas que compõem o estoque da dívida externa e ao resgate líquido de 0,28 bilhão ocorrido no período”, diz trecho do relatório.

A previsão do governo, divulgada no Plano Anual de Financiamento, é que a Dívida Pública Federal encerre o ano entre 3,45 trilhões de reais e 3,65 trilhões de reais.

A parcela de títulos prefixados na DPF subiu de 33,37% em janeiro para 34,15% em fevereiro. Os papéis atrelados à Selic também aumentaram a fatia, de 29,66% para 29,70%. Já os títulos remunerados pela inflação caíram para 32,39% ante 33,08% em janeiro, e os papéis cambiais caíram de 3,89% para 3,76%. Todos os papéis estão dentro das metas do Plano Anual de Financiamento (PAF).

Estrangeiros

Os estrangeiros diminuíram a participação em títulos do Tesouro Nacional em fevereiro. A fatia dos investidores não-residentes no Brasil no estoque da DPMFi caiu de 14,22% em janeiro para 13,66% em fevereiro, somando 412,56 bilhões de reais. O grupo previdência continua sendo o maior detentor de papéis do Tesouro, com a participação passando de 25,58% em janeiro para 26,12% no mês passado.

A parcela das instituições financeiras no estoque da DPMFi teve elevação de 21,30% em janeiro.  Os Fundos de Investimentos reduziram a fatia de 23,23% para 22,42%. Já as seguradores tiveram crescimento na participação de 4,59% para 4,65%.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

‘Black Mirror’? Empresa quer conectar cérebros e computadores

Posted: 28 Mar 2017 07:19 AM PDT

Elon Musk, fundador de empresas como Tesla e SpaceX, tem um novo investimento. Batizada de Neuralink, a companhia foi criada para desenvolver tecnologias capazes de conectar o cérebro humano a máquinas. Segundo informações do The Wall Street Journal divulgadas na segunda-feira, um dos projetos da empresa é um implante neural que utilizará inteligência artificial para se comunicar diretamente com dispositivos eletrônicos, sem precisar de interface física.

O produto, chamado de “laços neurais”, consiste em pequenos eletrodos que, instalados no cérebro, “baixam” os pensamentos dos usuários em computadores. De acordo com o criador, o dispositivo poderia aprimorar funções cognitivas. Os primeiros lançamentos serão voltados à medicina, no tratamento de epilepsia e depressão, informa o jornal americano.

Musk já havia expressado o desejo de desenvolver os implantes. Ele descreveu a tecnologia pela primeira vez em 2016, durante a Vox Media’s Code Conference, afirmando que os dispositivos poderiam ajudar na simbiose entre humanos e máquinas. "Eu acho que uma das soluções, que parece a melhor, é adicionar uma camada de inteligência artificial [ao cérebro]", disse no encontro.

Black Mirror
Nas redes sociais, usuários comentaram a criação da empresa fazendo referência à série Black Mirror, que discute o futuro das tecnologias na sociedade. Segundo eles, implantes como os laços neurais seriam muito parecidos com os que aparecem no terceiro episódio da primeira temporada. Na série, os dispositivos são capazes de gravar e armazenar tudo que as pessoas fazem, vêem ou ouvem, criando um banco de memórias que podem ser revistas quando elas quiserem.


Arquivado em:Ciência, Tecnologia

Homem-Aranha leva bronca do Homem de Ferro em novo trailer

Posted: 28 Mar 2017 07:17 AM PDT

A Sony divulgou nesta terça-feira um novo trailer do novo filme solo do Homem-Aranha (o primeiro dentro do universo dos Vingadores). Os fãs que não querem saber detalhes da trama é melhor nem darem play, pois o trailer mostra os atos principais do filme, em que o herói adolescente só leva broncas de seu mentor Homem de Ferro.

O trailer começa mostrando várias inovações tecnológicas que Tony Stark (Robert Downey Jr.) dá a Peter Parker (Tom Holland) para enfrentar os crimes em Nova York. Porém, o Homem de Ferro quer que o garoto deixe os vilões perigosos para os adultos, vulgo os Vingadores, e foque apenas em bandidos do cotidiano.

Mas como todo bom adolescente, o Homem-Aranha desobedece o milionário e se mete em uma grande enrascada ao enfrentar o vilão Abutre (Michael Keaton) em uma barca. Desesperado, o aracnídeo sofre para salvar o dia, mas só consegue com a ajuda do Homem de Ferro, que obriga o herói a devolver seu traje especial. Assim, Peter Parker é visto no resto do trailer lutando contra seu arqui-inimigo usando apenas um moletom e uma máscara fajuta.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar é o primeiro filme do herói protagonizado por Tom Holland, que já apareceu em Capitão América: Guerra Civil. A inserção do aracnídeo no universo dos Vingadores só foi possível depois de um acordo entre a Sony, que detém os direitos sobre Peter Parker, e a Disney, que controla o universo expandido da Marvel.

Confira abaixo o novo trailer do filme que tem estreia programada para 6 de julho no Brasil:


Arquivado em:Entretenimento

Paris tem noite de protestos após morte de chinês pela polícia

Posted: 28 Mar 2017 07:11 AM PDT

A morte de um chinês a tiros pela polícia em sua casa em Paris provocou uma manifestação popular na cidade. Três policiais foram feridos e mais de 30 pessoas acabaram detidas para interrogatórios após os atos populares em frente a uma delegacia nessa segunda-feira.

Mais de 100 membros da comunidade franco-chinesa saíram às ruas do bairro parisiense de Chinatown para protestar contra os acontecimentos. Alguns manifestantes atiraram objetos do lado de fora da sede da polícia e vários veículos foram incendiados durante um confronto com o batalhão de choque.

A vítima, de 56 anos, foi morta a tiros em casa na noite de domingo, diante de sua família, quando policiais foram chamados para investigar uma discussão com um vizinho. A polícia disse que o homem atacou os agentes com uma tesoura, mas a família do homem negou esta versão. Uma investigação foi iniciada para esclarecer as circunstâncias da morte.

O incidente também levou o Ministério das Relações Exteriores da China a convocar um diplomata francês para que este explicasse os acontecimentos. As autoridades francesas devem “esclarecer o incidente” e tomar “medidas eficazes para proteger a segurança, os direitos e os interesses legítimos dos cidadãos chineses”, declarou o porta-voz do Ministério chinês, Hua Chunying.

Versões divergentes – De acordo com a polícia, os tiros contra o homem chinês foram disparados por legítima defesa dos agentes. A família, contudo, discorda.

Segundo os investigadores, “um vizinho chamou a polícia para relatar a presença de um homem andando pelas áreas comuns do prédio com uma faca na mão”. Quando os policiais chegaram ao prédio, viram a futura vítima na varanda de seu apartamento insultando-os. Segundo fontes policias, ao entrarem na casa, o homem apressou-se “para abrir a porta” e atacou um dos policiais, ferindo-o com uma faca

Um de seus colegas, em seguida, atirou para protegê-lo, ferindo fatalmente o agressor, disse a fonte. A família do chinês “nega a história e afirma que ele não machucou ninguém”, disse à AFP o advogado da família, Calvin Job. O homem, que estava com seus quatro filhos no momento da invasão da polícia, estava “cortando peixes”. “Ele não feriu ninguém e não se precipitou para abrir a porta”, declarou o advogado.

A comunidade chinesa na França conta com 300.000 pessoas.


Arquivado em:Mundo

Lava Jato: Operação Paralelo prende ex-gerente da Petrobras

Posted: 28 Mar 2017 07:09 AM PDT

A Operação Paralelo, 39ª fase da Operação Lava Jato deflagrada na manhã desta terça-feira, prendeu o ex-gerente da área de Serviços da Petrobras Roberto Gonçalves, acusado de receber e intermediar pagamentos de propinas em contratos da estatal. A operação foi baseada em depoimento de delatores e em documentos obtidos por meio da cooperação internacional da Lava Jato com autoridades suíças, segundo entrevista coletiva concedida pela força-tarefa da PF, em Curitiba.

Gonçalves se tornou gerente da Petrobras em março de 2011, substituindo Pedro Barusco, delator da Lava Jato. Segundo os procuradores, o cargo, assim como outros da petrolífera, representava uma estrutura específica no esquema e funcionava mesmo com a mudança de executivos. Portanto, ao assumir a função, Roberto Gonçalves continuou a executar o esquema que Barusco já praticava na Gerência. Outra “herança” identificada pelos procuradores no esquema é a financeira – ex-executivos continuaram a receber recursos ilegais muito tempo depois de terem deixado a estatal.

Foram encontradas cinco contas ligadas a Gonçalves, em um desvio total de mais de 5 milhões de dólares, sendo 3 milhões originários do Departamento de Operações Estruturadas, o “setor de propina” da Odebrecht;  um milhão vindo de uma conta do ex-diretor da estatal Renato Duque e um milhão e duzentos mil dólares do lobista Mário Góes.

O dinheiro de Duque seria oriundo de Guilherme Esteves, das obras do estaleiro Jurong. Outra suspeita contra Roberto Gonçalves é a de que ele fez a dissipação dos recursos para contas offshore na China e nas Bahamas, com o objetivo de dificultar as investigações. Isso, em abril de 2014, quando já não estava mais no cargo da estatal.

Uma das obras solicitadas pela Gerência Executiva de Serviços durante a gestão de Roberto Gonçalves foi a do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em que houve a contratação direta do consórcio TUC, formado pelas construtoras investigadas Odebrecht e UTC. Nessa operação, o ex-gerente teria recebido pagamentos de propina.

Operação

O mandado de prisão preventiva desta terça demorou a ser executado porque, durante a operação, os policiais descobriram que Roberto Gonçalves não estava no Rio de Janeiro, mas em Boa Vista, Roraima. Gonçalves já foi alvo de uma prisão temporária em novembro de 2015, mas, segundo o Ministério Público, as evidências não foram suficientes para sustentar a permanência do pedido de prisão.

Os cinco mandados de apreensão e busca desta terça também visaram uma corretora de valores, a Advalor. O responsável pela empresa, Miguel Júlio Lopes, de acordo com a investigação, executava atividades ilícitas, intermediando pagamentos de propina. Segundo a Força-Tarefa, em fase anterior da Operação, os sócios da Advalor foram chamados a dar esclarecimentos e omitiram intencionalmente fatos dos investigadores.

A corretora foi citada nas delações premiadas por diversos colaboradores como um grupo que atuava em lavagem de dinheiro e pagamento de propinas. Entre os que citaram a Advalor estão o lobista Mário Góes, Pedro Barusco e o ex-diretor da Petrobras Eduardo Musa.


Arquivado em:Brasil, Política

Carne Fraca: Hong Kong retoma importação do Brasil

Posted: 28 Mar 2017 07:08 AM PDT

Hong Kong retomou a importação de carnes do Brasil, segundo o Ministério da Agricultura. As compras estavam suspensas após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que investiga um esquema de corrupção envolvendo fiscais e frigoríficos.

Os 21 frigoríficos investigados pela operação estão proibidos de exportar, por determinação do Ministério da Agricultura.

A decisão de reabertura parcial ao mercado brasileiro foi tomada após informações fornecidas pelo Ministério da Agricultura.

Hong Kong é o maior importador de carnes do Brasil. Em 2016, a ex-colônia britânica importou 1,84 bilhão de dólares em carne, 773.070 toneladas. Outro grande comprador da carne brasileira é a China, responsável pela importação de 736.576 toneladas de carne, um total de 1,75 bilhão de dólares.

As exportações brasileiras de carne já foram afetadas pelas restrições impostas por outros mercados após a Operação Carne Fraca. Números do Ministério do Desenvolvimento mostram que a média diária de exportações de carne caiu 19% na quarta semana de março (dias 20 a 26) na comparação com o acumulado do mês até a terceira semana. A operação foi deflagrada no dia 17 de março.

O Ministério da Agricultura interditou seis frigoríficos investigados. Ao mesmo tempo, a Secretaria Nacional do Consumidor determinou o recall de produtos produzidos por quatro unidades citadas na investigação.

Confira abaixo, os maiores importadores da carne produzida no país:


Arquivado em:Economia

Sabesp diz que crise hídrica acabou e tem lucro recorde

Posted: 28 Mar 2017 07:00 AM PDT

A Sabesp teve lucro foi de 2,947 bilhões de reais em 2016, um resultado recorde, segundo balanço divulgado pela companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo nesta terça feira. O resultado é  mais de cinco vezes acima do de 2015. O recorde anterior havia sido registrado em 2013, de 1,923 bilhões de reais. A companhia considera que a crise hídrica pela qual passou o Estado chegou ao fim.

O lucro da Sabesp no quarto trimestre surpreendeu os analistas. A cifra veio 67% acima da média projetada por cinco instituições financeiras (BTG Pactual, Itaú BBA, Santander, JPMorgan e Socopa), que seria de 567,6 milhões de reais. As estimativas oscilavam bastante, mas o resultado superou até a casa mais otimista, que esperava um lucro de 689 milhões de reais (alta de 49,5%).

Contribuiu para o resultado positivo o aumento das receitas, motivado pelo aumento nas tarifas cobradas pelos serviços, maior venda de água e com menor bônus dado a clientes por economia de consumo, segundo a companhia.Os valores cobrados pela empresa subiram em média 15,2% em junho de 2015 e 8,4% em maio de 2016. “A receita operacional bruta relacionada à prestação de serviços de água e esgoto apresentou um acréscimo de 2,2 bilhões  de reais ou 24,3%, quando comparado a 2015”, diz a companhia.

O total de recursos do bônus do Programa de Incentivo à Redução no Consumo de Água, finalizado no último mês de abril,  foi de 187,4 milhões no ano passado, ante 926,1 milhões de reais em 2015. Em contrapartida, a receita extra através da Tarifa de Contingência, também encerrada em abril de 2016, foi menor (224,7 milhões de reais ante 499,7 milhões de reais em 2015).

No quarto trimestre, a Sabesp registrou lucro líquido de 946,9 milhões de reais, um avanço de 105% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Crise hídrica

Sobre a crise hídrica que o Estado enfrentou, a Sabesp considera que o problema foi superado graças à mudança de hábitos da população, ao retorno das chuvas e de obras emergenciais. “Vivemos hoje um cenário de normalidade com a franca recuperação dos mananciais que atendem a metrópole. Os volumes totais de água estocados do início de 2017 já superam os índices de 2013, antes de deflagrada a severa seca”, diz trecho do relatório de administração da companhia.

(Com Estadão Conteúdo)

 


Arquivado em:Economia

Ação contra tráfico internacional de drogas cumpre 18 mandados

Posted: 28 Mar 2017 06:51 AM PDT

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira a Operação All In com o objetivo de desarticular uma quadrilha responsável por tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais nos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

Cerca de 150 policiais federais estão cumprindo 50 mandados judiciais: 18 mandados de prisão cautelar, 25 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de condução coercitiva em 14 cidades nos seis Estados. A PF também cumpre o sequestro de 6 aeronaves, 5 imóveis, incluindo um aeródromo, bloqueio em 68 contas correntes e a apreensão de mais de 35 veículos.

Até o momento, segundo os investigadores, o patrimônio da quadrilha ultrapassa 7,5 milhões de reais.

A droga chegava ao Brasil por meio das aeronaves e posteriormente era distribuída na Região Sudeste do país por via terrestre. No decorrer das investigações, foram realizadas duas prisões em flagrante nas quais três integrantes do grupo foram presos transportando mais de 800 quilos de cocaína originária da Bolívia.

O nome da operação se refere a uma jogada típica do Poker em que o jogador aposta todas as suas fichas em uma carta. Alusão à forma como a quadrilha mantinha suas atividades – arriscando-se no transporte de grandes carregamentos de entorpecentes.

 


Arquivado em:Brasil