USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



segunda-feira, 27 de março de 2017

Notícias

Notícias


Ateus e religiosos fervorosos têm menos medo da morte

Posted: 27 Mar 2017 10:05 AM PDT

Pessoas muito religiosas e ateias têm menos medo de morrer do que indivíduos que acreditam em alguma entidade superior, mas sem grande fervor, indica um estudo publicado neste mês no periódico Religion, Brain and Behavior. O levantamento foi baseado em uma revisão de 100 pesquisas sobre a associação entre religião e ansiedade diante da morte.

Segundo Jonathan Jong, cientista do Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolucionária da Universidade de Oxford, no Reino Unido, o estudo contraria a hipótese de que pessoas sem religião teriam mais medo da morte do que as demais. "Pode ser que o ateísmo também traga algum conforto ou que indivíduos sem medo de morrer não sintam necessidade de procurar uma religião", afirma em comunicado.

O trabalho gira em torno de um conceito chamado Terror Management Theory (TMT), algo como "teoria da administração do terror", em português. Segundo essa hipótese, o choque entre o desejo de viver e a noção da morte inevitável são a razão por trás da maioria dos valores culturais e dos rituais. Por causa desse conflito, criamos comportamentos que nos ajudam a evitar a morte ou nos distrair dela.

Esse mecanismo de defesa também determinaria o desejo de se misturar a grupos sociais específicos, como os religiosos ou políticos. A teoria prevê que a ansiedade em relação à morte seria inferior em pessoas com graus elevados de religiosidade, e que indivíduos que temem o fim da vida naturalmente se sentiriam atraídos pela religião.

De fato, 30% dos estudos analisados indicavam uma relação entre níveis altos de religiosidade e menor medo de morrer. A surpresa foi constatar que, das onze pesquisas que consideravam dados de ateus, dez apontavam que esses indivíduos temiam menos a morte do que os demais. De acordo com os cientistas, o receio é maior para quem está no meio do caminho em termos de religiosidade.


Arquivado em:Ciência

Gol indenizará índios em R$ 4 milhões por queda de avião em 2006

Posted: 27 Mar 2017 09:38 AM PDT

A empresa Gol Linhas Aéreas vai pagar cerca de R$ 4 milhões aos índios da etnia mẽbêngôkre kayapó, da Terra Indígena Capoto Jarina, uma reserva com cerca de 1.400 habitantes – segundo levantamento de 2010 -, por danos ambientais, materiais e imateriais decorrentes da queda de um avião da companhia, no nordeste do Mato Grosso, em setembro de 2006.

O acidente matou todos os 154 ocupantes do Boeing 737. O avião da Gol, que havia decolado do aeroporto internacional de Manaus com destino ao Galeão, no Rio de Janeiro, se chocou um Embraer Legacy. O Boeing caiu em uma área de mata fechada na floresta. O Legacy, apesar do choque, pousou em segurança em uma base aérea no Pará – os pilotos, americanos, foram considerados culpados pelo acidente e condenados.

A indenização foi resultado de um acordo entre indígenas e companhia aérea mediado pelo Ministério Público Federal – a questão vinha sendo negociada desde 2013. A negociação contou com o apoio de antropólogos e outros especialistas em assuntos indígenas. Segundo o MPF, "a companhia aérea entendeu que a mensuração do dano não poderia ser feita por instituição ou agente externos à comunidade indígena, razão pela qual acolheu a proposta feita pela comunidade".

De acordo com os indígenas, os destroços do avião, que estão lá até hoje e não serão retirados, limitaram o uso da área – não só por ser um obstáculo físico, mas porque o local, pelo número de pessoas que morreram ali, passou a ser considerado pelos mẽbêngôkre como "casa dos espíritos", ou "mekaron nhurunkwa" em língua caiapó, onde não poderiam mais caçar, pescar, fazer roças ou construir aldeias, permanentemente.

A indenização será depositada em até 60 dias, em conta bancária gerida pelo Instituto Raoni, que irá empregar o dinheiro em favor, não só da etnia mẽbêngôkre caiapó, mas de todos os membros das outras etnias e aldeias que habitam a Terra Indígena Capoto Jarina, também afetados pela queda. O MPF vai fiscalizar o emprego do dinheiro, junto com a Fundação Nacional do Índio (Funai).


Arquivado em:Brasil, Política

A hipocrisia desfilou no Miss São Paulo

Posted: 27 Mar 2017 09:12 AM PDT

O Pequeno Príncipe e a "paz mundial" andam em desuso na lista de citações das misses contemporâneas, mas isso não indica que o concurso tenha envelhecido bem.

Empoderamento, feminismo e igualdade de gênero, temas atualmente tão repetidos – e que originaram, por exemplo, ótimas sacadas no programa Amor e Sexo – foram tratados no Miss São Paulo, no último sábado, da mesma forma robótica e artificial que sempre caracterizou o torneio. Entre as várias perguntas “moderninhas”, aparentemente ensaiadíssimas, o apresentador Cássio Reis fez uma questão com resposta embutida:

– Você é a favor da reavaliação dos padrões de beleza?

A Miss São Caetano do Sul, Stefany  Salles respondeu:

– Eu sou a favor da queda dos padrões, sim. (…) Geralmente os padrões colocam uma casca – e aquilo que temos dentro é muito mais do que os olhos podem ver, não importa se você usa 36, 46 ou 56.

Foi aplaudidíssima, cercada pelas concorrentes com medidas em quase nada diversas, que as distanciam das "mulheres reais" e as aproximam das bonecas Barbie. O desalinhamento entre discurso “empoderado” e passarela de clones sugere algum oportunismo em apenas parecer atualizado. Martha Rocha, com suas polegadas “reais”, possivelmente não teria sido nem classificada.

*

Em tempo: a vencedora da noite foi a representante da capital, Karen Porfiro.

Miss São Paulo 2017

Karen Porfiro, a Miss São Paulo 2017 (Laércio Souza/Futura Press/Folhapress)


Arquivado em:Entretenimento

Kim Kardashian quer mais um filho – mas médicos não deixam

Posted: 27 Mar 2017 09:03 AM PDT

Kim Kardashian revelou em vídeo promocional do reality Keeping Up With the Kardashians que está cogitando ter um terceiro filho com seu marido Kanye West, a despeito de todos os conselhos médicos.

Isso porque a socialite de 36 anos, que já é mãe de North (3 anos) e Saint (1 ano), enfrentou complicações nas gestações anteriores. Segundo o site The Hollywood Reporter, quando estava grávida de North, Kim teve acretismo placentário, uma condição que pode causar intensa hemorragia durante o parto.

“Quero que meus filhos tenham irmãos, mas os médicos acham que não é muito seguro para mim”, ela diz no vídeo, que foi ao ar no domingo à noite. Sua mãe, Kris Jenner, vê a questão com contornos bem mais dramáticos. Em um episódio da temporada passada chegou a dizer: “Você poderia sangrar até a morte”.

No vídeo que antecipa cenas do próximo episódio, Kim diz às suas irmãs: “Eu vou tentar ter outro filho”, notícia que é recebida com cara de choque por Khloe, e rebatida com a recomendação da mãe: “Não quero que você faça nada que coloque sua saúde em risco”.


Arquivado em:Entretenimento

Trump vai criar escritório de inovação liderado por Kushner

Posted: 27 Mar 2017 09:02 AM PDT

O presidente Donald Trump confiou ao seu genro e assessor sênior Jared Kushner a tarefa de liderar um novo escritório na Casa Branca, com o qual pretende conciliar a ação do governo com ideias oriundas do mundo dos negócios, informou o jornal The Washington Post.

Kushner, de 36 anos, marido de Ivanka Trump, assumirá a chefia do Escritório de Inovação Americana na Casa Branca, que deverá ser apresentado oficialmente nesta segunda-feira, de acordo com o jornal. No cargo, Kushner terá autoridade para contornar a burocracia e deve realizar esforços implementar promessas de campanha do presidente, como o apoio aos veteranos de guerra. Segundo o Post, é possível que o escritório também conduza algumas privatizações de funções do governo.

“Todos os americanos, independentemente de suas visões políticas, podem reconhecer que a estagnação do governo dificultou nossa habilidade de funcionar devidamente, muitas vezes criando congestionamento generalizado e levando a custos extras e atrasos”, disse o presidente, em nota à publicação. “Prometi aos americanos que produziria resultados e que aplicaria ao governo a minha mentalidade de estar antecipado e dentro do orçamento”, acrescentou.

Em entrevista ao jornal, Kushner defendeu que “o governo deve ser gerenciado como uma grande empresa americana”. “Nossa esperança é que consigamos atingir sucesso e eficiência para os nossos clientes, que são os cidadãos”, disse. A unidade será ocupada por ex-executivos do mundo dos negócios e é planejada para levar pensamentos inovadores a Washington.

De acordo com o Post, os setores de tecnologia e de dados devem estar no centro da nova unidade. A Casa Branca já trabalha com referências do mercado, como o CEO da Apple, Tim Cook, e o fundador da Microsoft, Bill Gates, e organizou reuniões com líderes de inovação. Apesar de alguns dos executivos terem feito críticas públicas a ações de Trump, eles se mostraram dispostos a trabalhar com o presidente para solucionar problemas do governo.

Rússia

O Comitê de Inteligência do Senado americano decidiu interrogar Kushner como parte da investigação sobre possíveis interferências russas na eleição presidencial dos Estados Unidos,  informou o jornal The New York Times nesta segunda-feira. O assessor de Trump se encontrou com o embaixador da Rússia no país, Sergey Kislyak, em dezembro e, de acordo com a publicação, também se reuniu com o chefe de um banco estatal russo de desenvolvimento.

A porta-voz da Casa Branca Hope Hicks confirmou os dois encontros de Kushner ao Times e disse que o genro do presidente está disposto a falar com o Senado. "Ele não quer esconder nada e deseja ser transparente", afirmou. Kushner era parte do time de transição de Trump e uma de suas funções era se reunir com líderes estrangeiros. A natureza tensa da relação entre Estados Unidos e Rússia durante a corrida eleitoral, porém, levantou questionamentos sobre as reuniões, que não foram levadas a público na época.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

A ‘Cuevadependência’ do São Paulo

Posted: 27 Mar 2017 08:57 AM PDT

Em 2017, o São Paulo não sabe o que é vencer sem o meia peruano Christian Cueva. Sem o camisa 10, o time jogou quatro partidas, com três empates e uma derrota. Neste domingo, Cueva, que serve a seleção peruana nas Eliminatórias, fez muita falta ao time dirigido pelo técnico Rogério Ceni no empate em 1 a 1 diante do Corinthians, no Morumbi.

Nas outras três partidas sem Cueva, o São Paulo empatou em 2 x 2 com o Novorizontino, fora de casa, perdeu para o Palmeiras por 3 x 0 no Allianz Parque e empatou com o Botafogo por 1 x 1, em Ribeirão Preto.

Com o peruano em campo, a história é bem diferente: em 11 jogos, foram sete vitórias, três empates e apenas uma derrota, na primeira partida oficial do ano, em Barueri, para o Audax Osasco, por 4 x 2. O peruano marcou sete gols e ajudou o time a vencer seu único clássico no ano, diante do Santos, na Vila Belmiro, por 3 x 1.

Copa América: Brasil x Peru - 14/06/2015

Cueva é titular absoluto da seleção peruano e costuma desfalcar o São Paulo nas datas Fifa (Ricardo Moraes/Reuters)

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Terceirização: Temer deve sancionar projeto da Câmara

Posted: 27 Mar 2017 08:56 AM PDT

O presidente Michel Temer deve sancionar a proposta sobre terceirização aprovada na última quarta-feira pela Câmara. A proposta permite a terceirização irrestrita, ou seja, de todas as atividades da empresa. Hoje, não se pode terceirizar as chamadas atividades-fim (principal).

Temer avalia que o texto da Câmara, mesmo não sendo o ideal, dá segurança jurídica para empregados e empregadores.

No entanto, ele sinalizou que algumas mudanças na terceirização podem ser incluídas na reforma trabalhista, hoje na Comissão Especial da Câmara.

“A ideia é que, se houver qualquer tipo de problema, seja corrigido na reforma trabalhista”, disse o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM).

Pauderney foi anfitrião de um almoço que, além de Temer, reuniu neste fim de semana os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Eunício disse que o Senado vai examinar outro projeto, com regras mais brandas para a terceirização.

O problema é que Temer tem apenas 15 dias para sancionar ou vetar o projeto aprovado pela Câmara, prazo considerado muito apertado para que a outra proposta em análise passe pelo Senado.

O relator da reforma trabalhista, Rogério Marinho (PSDB-RN), disse à VEJA que haverá uma reunião amanhã com as presidências da Câmara, Senado e lideranças partidárias para tentar construir um consenso sobre a terceirização.

"Vamos conversar com o Senado e buscar um denominador comum que dê mais tranquilidade sobre os direitos do trabalhador e ao mesmo tempo não crie nova tensão sobre esse tema", afirmou.

O objetivo é incluir na reforma trabalhista mecanismos de proteções ao trabalhador terceirizado.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Cristiano supera Messi e Neymar como jogador mais bem pago

Posted: 27 Mar 2017 08:44 AM PDT

Cristiano Ronaldo foi o jogador mais bem pago da temporada 2016-2017, com 87,5 milhões de euros (cerca de 295 milhões de reais) recebidos entre salário bruto, bonificações e publicidade, segundo ranking elaborado pela revista France Football. O atacante português do Real Madrid superou pela primeira vez o argentino Lionel Messi, do Barcelona. O brasileiro Neymar foi o terceiro da lista. 

Messi recebeu 76,5 milhões de euros (258 milhões de reais) e o companheiro Neymar faturou 55,5 milhões de euros (185 milhões de reais) na 19ª edição do ranking anual “Salário das Estrelas” da revista francesa. Na sequência aparecem o galês Gareth Bale, companheiro de Cristiano no Real Madrid, e o argentino Ezequiel Lavezzi – que, apesar da fortuna que recebeu, não marcou nenhum gol em sua primeira temporada no Hebei Fortune, da China. 

Entre os técnicos, o mais bem pago é o português José Mourinho, do Manchester United, com 28 milhões de euros (94 milhões de reais). Na sequência aparecem o italiano Marcelo Lippi, técnico da seleção da China, o francês Laurent Blanc, ex-Paris Saint-Germain, Carlo Ancelotti (Bayern de Munique) e Pep Guardiola (Manchester City).

A France Football também lista os jogadores mais bem pagos no futebol local. O zagueiro brasileiro Thiago Silva, do PSG, lidera com 14,4 milhões de euros (47 milhões de reais) de bonificação. A lista completa será divulgada na próxima edição da revista.

Os atletas mais bem pagos da temporada 2016/2017:

Cristiano Ronaldo – 87,5 milhões de euros

Lionel Messi – 76,5 milhões de euros

Neymar – 55,5 milhões de euros

Gareth Bale – 41 milhões de euros

Ezequiel Lavezzi – 28,5 milhões de euros


Arquivado em:Esporte, Placar

Carne Fraca: governo interdita mais um frigorífico do Paraná

Posted: 27 Mar 2017 08:13 AM PDT

O Ministério da Agricultura interditou mais um frigorífico paranaenses como consequência das investigações da operação Carne Fraca, da Polícia Federal. A operação investiga um esquema de corrupção envolvendo fiscais e frigoríficos.

A nova interdições atinge agora uma unidade da Souza Ramos, em Colombo (PR). Mais cedo, o ministério informou equivocadamente que a Transmeat, em Balsa Nova (PR), também tinha sido interditada.

Na semana passada, a Secretaria Nacional do Consumidor, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, determinou o recolhimento de carnes de três frigoríficos paranaenses – Souza Ramos, Transmeat e da Peccin.

O Ministério da Agricultura já tinha paralisado anteriormente atividades de duas unidades da Peccin – uma em Curitiba (PR) e outra em Jaraguá do Sul (SC) – e uma da BRF, em Mineiros (GO).

O ministério não deu mais detalhes sobre as novas interdições, mas afirmou que análises sobre o restante dos 21 frigoríficos citados na operação Carne Fraca prosseguem.

No sábado, China, Egito e Chile anunciaram a reabertura de seus mercados para a importação de carne brasileira, movimentos que foram comemorados pelo governo brasileiro, que se mobilizou nos últimos dias para tentar diminuir o dano às exportações após o escândalo de propina envolvendo a fiscalização dos produtos no Brasil.

Outro lado

O porta-voz da Souza Ramos informou que a empresa não comentaria a interdição.

Em nota, a Transmeat informa que “está trabalhando normalmente, estando apenas com uma linha de produtos parada, que é a linha de carnes temperadas”. “Tal paralisação em nada tem haver com problemas do frigorífico, e sim de ordem burocrática do próprio Ministério da Agricultura, pois eles não sabem dizer quem tem competência para liberação desta linha de produção. […] Salientamos e deixamos claro, a Transmeat não está interditada”, diz comunicado da empresa.

Procurada, a porta-voz da Peccin não estava na fábrica para comentar a interdição.  A BRF não retornou o contato da VEJA até o fechamento da matéria.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Economia

Paulistão já tem sete classificados para as quartas de final

Posted: 27 Mar 2017 08:08 AM PDT

O Campeonato Paulista já tem sete clubes classificados para as quartas de final. Corinthians, Linense, São Paulo, Palmeiras, Novorizontino, Santos e Ponte Preta se classificaram antes da última rodada. Resta apenas uma vaga, que será disputada entre Botafogo de Ribeirão Preto e Ituano, com ligeira vantagem para o primeiro. Quem avançar, enfrentará o Corinthians nas quartas de final.

O Botafogo, com 16 pontos e saldo de gols de três, recebe a Ferroviária, que luta contra o rebaixamento, em Ribeirão Preto. O Ituano, com 13 pontos e saldo de menos 1, recebe o Red Bull Brasil, em Itu. Para se classificar, o time de Itu teria que vencer e torcer por uma derrota botafoguense, além de tirar a diferença do saldo de gols.

Pelo regulamento do Paulistão, o primeiro colocado de cada grupo enfrenta o segundo colocado da mesma chave, em jogos de ida e volta, nas quartas de final. Na última rodada, haverá a disputa para definir que time decidirá em casa na próxima fase. Linense e São Paulo têm 17 pontos no grupo B, enquanto Santos e Ponte Preta têm 19 pontos no grupo D.  No grupo A, o Corinthians já está classificado em primeiro lugar, enquanto no grupo C, Palmeiras e Novorizontino estão nas quartas de final, com o jogo de volta no Allianz Parque.

Sete clubes lutam contra o rebaixamento

As duas equipes com pior campanha em todo o Campeonato Paulista serão rebaixados para a série A2. Neste momento, o Audax Osasco, com nove pontos, é o último colocado. O São Bernardo, com dez pontos, também está na zona de rebaixamento.

São Bento (10), Santo André (11), Ferroviária (12), Red Bull Brasil (12) e Ituano (13), que ainda luta pela classificação, são as outras equipes que podem ser rebaixadas.

GRUPO A

Pos. Equipe Pontos Jogos V E D Gols pró Gols contra Saldo de gols
Corinthians* 21 11 6 3 2 11 8 3
Botafogo 16 11 4 4 3 13 10 3
Ituano 13 11 3 4 4 11 12 -1
São Bernardo 10 11 3 1 7 10 16 -6

GRUPO B

Pos. Equipe Pontos Jogos V E D Gols pró Gols contra Saldo de gols
Linense* 17 11 5 2 4 15 22 -7
São Paulo* 17 11 4 5 2 24 20 4
Red Bull Brasil 12 11 3 3 5 14 16 -2
Ferroviária 12 11 3 3 5 10 15 -5

GRUPO C

Pos. Equipe Pontos Jogos V E D Gols pró Gols contra Saldo de gols
Palmeiras* 25 11 8 1 2 23 7 16
Novorizontino* 15 11 4 3 4 16 18 -2
Santo André 11 11 2 5 4 13 17 -4
São Bento 10 11 3 1 7 7 12 -5

GRUPO D

Pos. Equipe Pontos Jogos V E D Gols pró Gols contra Saldo de gols
Santos* 19 11 6 1 4 20 12 8
Ponte Preta* 19 11 5 4 2 17 16 1
Mirassol 15 11 4 3 4 17 16 1
Audax Osasco 9 11 2 3 6 15 19 -4

*Clubes classificados para as quartas de final

Última rodada – 29 de março

Ponte Preta x Palmeiras
São Bernardo x São Paulo
Corinthians x Linense
Santos x Novorizontino
Ituano x Red Bull Brasil
Botafogo x Ferroviária
Audax Osasco x Santo André
Mirassol x São Bento


Arquivado em:Esporte, Placar

Ciclone força remoção de 25.000 pessoas na Austrália

Posted: 27 Mar 2017 08:02 AM PDT

Milhares de pessoas foram orientadas a deixar suas casas nesta segunda-feira, devido à chegada de um ciclone a cidades litorâneas da região Queensland, na Austrália. Autoridades pediram que 25.000 pessoas se retirem de áreas baixas mais suscetíveis a inundações e ventos de até 300 km/h. O ciclone Debbie  será o mais intenso a se abater sobre o Estado desde que a tempestade Yasi destruiu lares, plantações e resorts em 2011.

O Debbie deve ganhar força antes de tocar o solo no Queesland do nordeste do país, no início da terça-feira. O Escritório Australiano de Meteorologia estimou uma tempestade de categoria 4, só um nível abaixo da categoria mais perigosa. “Por causa da intensidade deste ciclone, estamos muito preocupados, no momento, com a perspectiva de uma inundação costeira em Mackay”, disse a primeira-ministra do Estado, Annastacia Palaszczuk, nesta segunda-feira.

A cidade de Mackay fica a cerca de 950 quilômetros ao norte da capital estadual, Brisbane, e seus residentes foram alertados a procurarem locais mais elevados no sul. As autoridades também criaram 15 centros de retirada em partes mais seguras do município, como forma de providenciar abrigo para as pessoas impossibilitadas de partir, acrescentou a premiê.

O comissário de polícia Ian Stewart informou que a tempestade pode causar inundações de 0,8 a 2,5 metros na região de Mackay. Segundo Stewart, se acredita que um grande número de moradores de Queensland já tenha deixado suas residências. Moradores de áreas com menor risco também se preparam para enfrentar a tempestade, com estoques de comida e água e proteções nas casas.

(Com Reuters e AFP)


Arquivado em:Mundo

United Airlines proíbe embarque de garotas com legging

Posted: 27 Mar 2017 08:01 AM PDT

A companhia aérea americana United Airlines foi alvo de críticas no Twitter no domingo, depois de impedir duas adolescentes de embarcar em um voo porque vestiam calças legging. As garotas, que viajavam de Denver para Minneapolis com bilhetes especiais — usados por funcionários da empresa e seus familiares —, não usavam roupas adequadas às normas da companhia, declarou Jonathan Guerin, porta-voz da United. As duas não teriam sido rejeitadas se tivessem pagado pelas passagens, afirmou.

O assunto espalhou-se pelas redes sociais a partir dos tuítes de Shannon Watts, passageira que aguardava um voo para o México e testemunhou o episódio. Em entrevista ao jornal The New York Times, Watts disse que, depois do aviso feito pelo funcionário no portão de embarque, a mãe das meninas tirou um vestido da bagagem de mão e colocou em uma delas, que parecia ter 10 ou 11 anos. Já o pai das garotas, que usava shorts “de 5 a 7 centímetros” acima do joelho, não foi impedido de voar, de acordo com Watts. “Este comportamento é sexista e sexualiza meninas novas”, postou.

O porta-voz da empresa afirmou ao The New York Times que os passageiros com bilhetes especiais “representam” a companhia aérea, e por isso não podem vestir leggings, jeans rasgados, tops croped, chinelos ou qualquer vestimenta que exiba a roupa íntima.

No Twitter, a empresa defendeu o agente do aeroporto, argumentando que a companhia se reserva ao direito de recusar o embarque de qualquer pessoa que não esteja vestida adequadamente. E postou: “Aos nossos clientes… suas leggings são bem-vindas!”.

(Com Reuters)


Arquivado em:Mundo

Apresentadora chama DJ do Lolla de ‘machista e babaca’ ao vivo

Posted: 27 Mar 2017 07:51 AM PDT

Titi Müller chamou a atenção durante a transmissão ao vivo do Lollapalooza 2017 no canal pago BIS, neste domingo, ao criticar o DJ israelense Borgore, que se apresentava no festival, que aconteceu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A apresentadora começou o anúncio dizendo que ele era um dos artistas mais polêmicos do evento. “Na medida que ele foi ganhando visibilidade, as letras compostas por ele, extremamente machistas, misóginas, babacas mesmo, foram ganhando visibilidade”, disse.

Titi usou como exemplo o verso de uma música de Borgore, que diz “aja como uma vadia, mas antes lave a louça”, e acrescentou: “Não sei como interpretar isso. Ele falou que isso é só um personagem. Querido, na próxima encarnação invente um personagem melhor.”

Nada contente com a transmissão do show do israelense, a apresentadora aproveitou para alfinetar o próprio canal. “Eu gostaria de falar machistas não passarão neste canal, mas vai passar. Vai que é tua, Borgore”, disse com uma expressão claramente contrariada e irritada.

Em seguida, foi exibida uma breve aparição do DJ, mas que logo foi cortada e a apresentadora voltou ao ar. “Opa, cortou, não vamos mais passar Borgore, tadinho, querido”, ironizou. Titi avisou que o show estaria disponível na íntegra pelo site do Multishow, “sendo machista ou não.” 

Mesmo com o corte do artista da programação, Titi fez questão de explicar o seu raciocínio para os telespectadores. “Estávamos falando sobre esse papel, um personagem, que Borgore supostamente inventou de um babaca machista, que faz letras horrorosas, e os amigos dele falam que ele é um super fofo na vida real. Acho engraçado, porque justamente o que a gente vê por aí é o contrario, são pessoas que são abusivas, que fazem o papel de legal”, concluiu.

Confira o desabafo ao vivo da apresentadora no vídeo abaixo:


Arquivado em:Entretenimento

Por foro, parlamentares mudam planos para 2018

Posted: 27 Mar 2017 07:29 AM PDT

O avanço da Operação Lava Jato, com a expectativa da divulgação das delações da Odebrecht, está fazendo parlamentares repensarem seus planos para as eleições de 2018, quando estarão em disputa todas as 513 vagas da Câmara e dois terços das 81 cadeiras do Senado. Políticos buscam “caminhos” para manter o foro privilegiado e continuar sob a alçada do Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ritmo é mais lento em comparação à primeira instância.

No Congresso, há pelo menos três movimentos nesse sentido. O primeiro é de senadores que queriam disputar governos estaduais, mas já pensam em não arriscar e devem tentar a reeleição. Outro movimento é de senadores que reconhecem a dificuldade que terão para se reeleger e cogitam disputar uma vaga para a Câmara. Há, ainda, deputados que pretendiam disputar o Senado, mas estão refazendo planos para tentar se manter no cargo.

No primeiro grupo está, por exemplo, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), um dos 15 senadores do PMDB que devem disputar novo mandato na Casa. Eunício tinha planos de disputar de novo o governo do Ceará mas, segundo aliados, mudou de ideia. Para tanto, vem se aproximando do governador Camilo Santana (PT), que o derrotou em 2014. Eunício, conforme interlocutores, não descarta uma aliança com o petista para concorrer ao Senado na chapa do governador.

Caso concorra ao governo do Estado, o peemedebista pode não ser eleito e perder a prerrogativa de foro. Citado na delação do ex-diretor da Odebrecht Cláudio Melo Filho, que disse ter repassado dinheiro ao senador como contrapartida à aprovação de uma medida provisória, Eunício é um dos alvos dos 83 pedidos de inquéritos feitos pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF, com base nos acordos da empreiteira. O peemedebista nega irregularidades.

Alianças

Assim como Eunício, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) busca alianças até com partidos adversários no plano nacional. O parlamentar do PP afirmou que fechou acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), para disputar reeleição ao Senado em 2018 na chapa do petista.

“Vamos separar os palanques de presidente (da República)”, disse Nogueira, que foi denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na Lava Jato. O senador nega envolvimento em ilícitos.

Há, ainda, senadores que avaliam disputar uma vaga na Câmara, como os petistas Gleisi Hoffmann (PR), Lindbergh Farias (RJ) e Humberto Costa (PE). Gleisi é ré da Lava Jato no STF e Lindbergh, apontado como integrante da “lista de Janot” enviada à Corte com pedidos de investigação. Em relação a Costa, a Polícia Federal pediu o arquivamento de um inquérito contra ele, mas a mais recente fase da Lava Jato mirou em nomes ligados ao senador.

Segundo aliados, os três cogitam pleitear uma vaga de deputado também como forma de tentar reforçar a bancada do PT na Câmara. Questionados, os políticos afirmaram que seus planos para 2018 vão depender de alianças. “Vai depender muito da aliança que a gente vai construir, porque lá em Pernambuco o voto do senador é muito vinculado ao do governador”, disse Humberto Costa.

A assessoria do senador Lindbergh informou que ele “está se posicionando mais à esquerda, dentro do PT, em busca de apoio dos movimentos de rua, já como estratégia para 2018″.

Imagem desgastada

Apesar de não ser alvo da Lava Jato, a senadora Ângela Portela (RR) repensa os planos e deve anunciar em breve a saída do PT, legenda que está na mira da operação. Aliada da governadora de Roraima, Sueli Campos (PP), Ângela encomendou pesquisas de intenção de voto ao Senado no Estado, em que teria constatado que é prejudicada nos levantamentos por ser do PT.

O deputado Maurício Quintella (PR-AL), atualmente licenciado porque é ministro dos Transportes, almejava o Senado em 2018, mas já disse a interlocutores que desistiu e vai disputar a reeleição. Ele recebeu doação de empreiteiras investigadas na Lava Jato, como a OAS, mas não aparece até o momento em nenhuma delação. Procurados, Eunício, Gleisi e Maurício Quintella não quiseram se manifestar.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Marcelo Odebrecht: ‘duvido’ que alguém se elegeu sem caixa 2

Posted: 27 Mar 2017 07:27 AM PDT

O empresário Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo que leva seu sobrenome, declarou em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no início do mês, que o financiamento ilegal de campanhas chegou a um nível de usualidade que incluía todos aqueles que foram eleitos. “Duvido que exista um político no Brasil que tenha sido eleito sem caixa 2. E, se ele diz que se elegeu sem, é mentira, porque recebeu do partido. Então, impossível”, afirmou.

A fala do empresário fez parte do depoimento prestado na ação que apura abuso de poder político e econômico por parte da chapa formada pela então presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo sucessor, Michel Temer (PMDB), na campanha pela reeleição. Naquele ano, somando a então presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, 1626 pessoas conseguiram votos suficientes para assumir algum dos cargos em disputa.

No que diz respeito às contribuições da Odebrecht, o empreiteiro apontou que, dos recursos disponíveis para financiar campanhas, 75% eram pagos fora do sistema oficial. “Caixa 2, para a gente, e eu acho que para todas as empresas, era visto como natural. Os valores definidos pelos candidatos eram tão aquém do que eles iam gastar que não tinha como a maior parte das doações não ser caixa 2. Era impossível”, declarou ao TSE.

O empreiteiro afirmou que, ao acertar propinas com parlamentares ou ocupantes de cargos executivos, o valor podia ser pago nas eleições tanto como doação oficial, o “caixa 1”, quanto por fora. No entanto, ele ponderou também que parte dos valores do chamado caixa 2 não foi destinada a campanhas com uma “contrapartida específica”.

Doação oficial

Marcelo Odebrecht alegou que como a doação oficial acaba por vincular a empresa ao candidato eleito – uma vez que os registros da origem dos recursos permanece pública após o pleito –, ela foi “criminalizada no Brasil”. E que por isso, ao longo dos últimos “20, 30 anos”, o dinheiro não contabilizado para campanhas foi crescendo, o que na visão dele, há quase dois anos preso pela Operação Lava Jato, “precisa mudar”.

“A gente tinha medo de doar com medo da penalização que havia”, sustentou ele durante seu depoimento. O empreiteiro ressaltou que os empresários têm a preocupação de não mostrar tudo o que gastam nas campanhas para evitar que alguns concorrentes, vendo eventuais disparidades nas contribuições, cobrem mais.

Arrependimento

Num dos trechos do depoimento, Odebrecht afirmou que se arrepende de ter tratado de propina no governo federal. Falando de forma geral, considerou que não só ele, mas toda a sociedade, errou ao assistir, supostamente de forma passiva, o esquema de aparelhamento político no setor público, potencial fonte de desvios e do financiamento ilegal de campanhas.

“O governo sabia, a população sabia, eu sabia que o meu empresário, para atuar na Petrobrás, de alguma maneira, tinha de atender aos interesses políticos daquela diretoria. Eu fazia vista grossa, a sociedade fazia vista grossa, todo mundo fazia vista grossa”, disse. “Olhando para a frente, precisa mudar muita coisa, entendeu? Essa questão da Lava Jato foi positiva, porque acho que vai corrigir daqui para a frente.”

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

No México, jogador corrige árbitro e dá lição de ‘fair play’

Posted: 27 Mar 2017 07:18 AM PDT

No mesmo fim de semana em que dois grandes clássicos no Brasil foram prejudicados por erros da arbitragem, um belo exemplo de “fair play” aconteceu no México. Neste domingo, o atacante do Morelia, Luis Gabriel Rey, se recusou a bater um pênalti mal marcado diante do América, em amistoso em San José, nos Estados Unidos. O árbitro, então, assumiu o equívoco, retificou a jogada e marcou falta para o América, que venceu o jogo por 2 a 0.

Veja também

Ainda no primeiro tempo, quando o América vencia por 1 a 0, Gastón Lezcano, do Morelia, finalizou para o gol e a bola explodiu nas costas do zagueiro brasileiro William. O árbitro Guido González Jr. considerou mão na bola e assinalou o pênalti, mas foi corrigido por Rey. “A honestidade está acima de qualquer coisa”, afirmou o atacante colombiano naturalizado mexicano após o jogo.


Arquivado em:Esporte, Placar

Anvisa proíbe venda de energético e determina seu recolhimento

Posted: 27 Mar 2017 07:14 AM PDT

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes da bebida Dopamina. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. A agência justificou o pedido como  “medida de interesse sanitário”, sem especificar qual a razão.

Dentre as normas listadas na publicação de hoje, a Anvisa cita regulações sobre a restrição do nome de um produto indicar uma propriedade que ele não tem, e sobre níveis seguros do consumo de substâncias presentes em energéticos. Dopamina é um neurotransmissor produzido pelo corpo e associado à sensação de bem-estar. A bebida energética de mesmo nome, contudo, indica em seu site que é feita das substâncias taurina, cafeína e tirosina.

Procurada por VEJA, a Cervejaria Imperial Cidade de Petrópolis, que é responsável pela marca, não se manifestou até o momento.


Arquivado em:Economia

Opositor russo é condenado a 15 dias de prisão após protestos

Posted: 27 Mar 2017 07:06 AM PDT

O opositor do governo da Rússia Alexei Navalny foi condenado a 15 dias de prisão nesta segunda-feira, no dia seguinte a protestos contra corrupção que levaram à detenção de mais de 1.000 pessoas em Moscou. O crítico de Vladimir Putin quer concorrer ao cargo de presidente no ano que vem, uma eleição que pode levar o atual líder a um novo mandato de seis anos.

Navalny foi condenado por resistir à prisão e multado com 20.000 rublos (1.100 reais) por ter organizado uma “concentração não-autorizada”, segundo decisão do tribunal Tverskoi de Moscou. Para o Kremlin, as manifestações que tomaram o país no domingo foram uma “provocação”.

“O que vimos ontem em muitos lugares e talvez em particular em Moscou, foi uma provocação e uma mentira”, declarou à imprensa o porta-voz do governo Dmitri Peskov. Segundo Peskov, menores de idade receberam a promessa de “recompensas financeiras em caso de detenção pelas forças de segurança” durante os protestos. Ele não apresentou, porém, nenhuma prova sobre as acusações e se limitou a afirmar que eram “fatos”.

Convocadas por Navalny, milhares de pessoas protestaram no domingo em Moscou e outras cidades da Rússia. O líder opositor anunciou a manifestação depois de publicar um relatório no qual acusa o primeiro-ministro Dmitri Medvedev de estar à frente de um império imobiliário financiado por oligarcas.

Sem mencionar o nome de Navalny, Peskov disse que o Kremlin está preocupado com o fato de “algumas pessoas continuarem utilizando pessoas ativas para seus próprios fins, com o apelo para ações ilegais e não autorizadas”. Depois da decisão da Justiça, o opositor publicou uma foto no Twitter de dentro do tribunal, com a frase: “Chegará o tempo em que vamos colocar eles em julgamento (mas honestamente)”.

Autoridades em grande parte das cidades negaram os pedidos para a realização de manifestações, por isso, a polícia prendeu aqueles que protestavam nas ruas. De acordo com o jornal The Guardian, que teve um jornalista detido, 1.030 pessoas foram presas apenas em Moscou. A maioria foi multada ou acusada de ofensas menores, como participação em protestos não-autorizados.

(Com AFP)

 


Arquivado em:Mundo

Petrobras renova mandato de Pedro Parente até março de 2019

Posted: 27 Mar 2017 07:00 AM PDT

O conselho de administração da Petrobras aprovou a recondução de Pedro Parente ao cargo de presidente-executivo da companhia, para um mandato de dois anos, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira – referindo-se a uma reunião realizada no domingo.

O comunicado destacou que Parente havia sido eleito para o cargo a partir de 31 de maio de 2016, substituindo Aldemir Bendine.

Parente assumiu a presidência como uma das medidas do presidente Michel Temer, que assumiu o Palácio do Planalto no ano passado em meio ao processo de impeachment de Dilma Rousseff.

A assessoria de imprensa da companhia informou que o novo mandato de Pedro Parente começou a valer no domingo e vai até 26 de março de 2019.

A Petrobras registrou um prejuízo líquido de 14,824 bilhões de reais em 2016. Foi o terceiro ano seguido de resultado negativo para a estatal. Em 2015, a empresa teve um prejuízo recorde de 34,8 bilhões de reais. Em 2014, a perda foi de 21,6 bilhões de reais.

 Em comunicado, a Petrobras atribuiu o resultado anual "principalmente, do impairment [reavaliação] de ativos e de investimentos em coligadas, no valor total de R$ 20.891 milhões".

Apesar do prejuízo anual, a companhia encerrou o quarto trimestre do ano com lucro líquido de 2,5 bilhões de reais.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Economia

Imagens do dia 27 de março

Posted: 27 Mar 2017 07:00 AM PDT

(Toby Melville/Reuters)" description="">(Tauseef Mustafa/AFP)" description="">(Patrick Stollarz/AFP)" description="">(Romeo Ranoco/Reuters)" description="">(Denis Balibouse/Reuters)" description="">(Heinz-Peter Bader/Reuters)" description="">(Pedro Pardo/AFP)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos