USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 24 de março de 2017

Notícias

Notícias


Projeto permite demitir e recontratar, diz Paim; deputado rebate

Posted: 24 Mar 2017 10:06 AM PDT

O projeto sobre terceirização aprovado nesta semana pela Câmara dos Deputados gerou críticas e elogios acalorados. De um lado estão os que acreditam que ele abre brecha para a precarização do trabalho por meio da substituição de funcionários contratados por terceirizados. Do outro estão as empresas, que alegam que o projeto traz segurança jurídica para esse modelo de contratação.

O projeto da Câmara permite a terceirização irrestrita, inclusive das chamadas atividades-fim (principal) das empresas. Isso permite que escolas terceirizem professores, por exemplo. Hoje, somente as atividades-meio –não relacionadas à atividade principal – podem ser terceirizadas.

Para o senador Paulo Paim (PT-RS), essa possibilidade abre brecha para as empresas demitirem seus funcionários contratados e recontratá-los depois como terceirizados. Segundo ele, a terceirização irrestrita permitiu que isso acontecesse no México.

"Lá, os bancos demitiram os funcionários e recontrataram como terceirizados, mas ganhando 40% menos. Houve uma precarização da mão-de-obra", afirmou Paim.

Relator de outro projeto sobre terceirização no Senado, Paim diz que seu texto regulamente a terceirização, mas não permite que as atividades-fim sejam desempenhadas por terceirizados. "Isso evita a substituição do contratado por terceirizado."

Crítico do projeto da Câmara, ele diz que está disposto a conversar com todos os interessados para fazer eventuais ajustes em seu texto. "O projeto da Câmara é o pior dos mundos. O do Senado garante aos terceirizados os mesmos direitos do contratado e cria a responsabilidade solidária no pagamento de débitos trabalhistas –o texto da Câmara prevê a responsabilidade subsidiária, na qual a dívida é cobrada primeiro da terceirizada."

Para gerente-executiva de relações de trabalho da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sylvia Lorena, as empresas ficam mais seguras para decidir quais atividades vão terceirizar ou não.  “Se uma tecelagem decide lançar uma coleção com 100 peças, e 40 delas tem um bordado especial, mas ela não tem bordadeiras nem máquina para bordar, ela pode contratar uma empresa para produzir isto”, explica Sylvia.

O deputado Laércio Oliveira (SD-SE), relator do projeto da Câmara, diz que dificilmente uma empresa terceirizará todas as suas atividades. "Existem funções essenciais para o funcionamento da empresa e que por isso é melhor que ela tenha seus próprios funcionários."

Oliveira diz que as pessoas estão confundindo o que é terceirização. "As empresas terceirizam serviços, não funções. O serviço de vigilância, por exemplo, costuma ser terceirizado porque é muito específico e sem relação com a atividade principal das companhias."

Ele critica a possibilidade de o projeto do Senado ser aprovado. "Isso vai criar um constrangimento ao presidente [Michel Temer], que terá que vetar vários pontos do projeto do Senado apenas para permitir que alguns entrem em vigor com a alegação de protegerem mais o trabalhador."

A proposta aprovada na Câmara é de 1998. Já a do Senado, que faz parte da chamada Agenda Brasil, de 2015. O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que pautará "de imediato" o projeto sobre a terceirização. "É preciso que a gente atualize esse projeto que foi aprovado na Câmara", defendeu Eunício.

Para as centrais sindicais, "o trabalhador ganhará menos, trabalhará mais e ficará exposto a acidentes de trabalho". A CUT já planeja convocar uma greve geral para 31 de março contra a terceirização irrestrita.


Arquivado em:Educação

Emma Thompson conta que já foi xavecada por Trump

Posted: 24 Mar 2017 09:58 AM PDT

Emma Thompson revelou que Donald Trump uma vez a convidou para jantar, e até mesmo ofereceu acomodação em um dos quartos de seus hotéis. A estrela de A Bela e a Fera fez a revelação durante uma entrevista ao canal sueco de notícias Skavlan nesta quinta-feira. Ela disse aos outros convidados que o incidente aconteceu durante as gravações do filme Segredos de Poder (1998), pouco depois de seu divórcio do ator Kenneth Branagh.

Emma disse que estava em seu trailer quando o telefone tocou. “Eu atendo e ouço ‘Olá, é Donald Trump aqui.’ Eu digo ‘Sério? Posso te ajudar?’ Ele diz: ‘Eu me pergunto se posso oferecer uma estadia nas minhas Trump Towers, elas são realmente confortáveis'”, narrou rindo.

A atriz disse que perguntou ao agora-presidente por que ele oferecia um lugar para ficar, Trump respondeu: “Por que você sabe, eu acho que a gente iria se dar muito bem. Talvez pudéssemos sair para jantar algum dia” “Eu não sabia o que fazer”, admitiu Emma. “Eu estava sozinha e apenas disse ‘OK, eu retorno. Muito obrigada pela oferta'”, completou.

Depois de deixar os participantes do programa em choque, Emma contou que até hoje nunca conheceu o atual presidente americano, mas brincou que deveria ter aceitado o convite. “Imagina só as histórias que eu teria”, disse. Em seguida, a atriz gargalhou quando os apresentadores falaram que hoje ela poderia ser a primeira-dama americana ou mesmo ter impedido Trump de se tornar presidente.

Confira a revelação de Emma Thompson no vídeo (em inglês) abaixo:


Arquivado em:Entretenimento

Empresário pagou propaganda de Doria em jogo do Brasil

Posted: 24 Mar 2017 09:56 AM PDT

Além do show da seleção brasileira, os telespectadores e torcedores que assistiram o jogo contra o Uruguai nesta noite de quinta-feira se depararam com a propaganda do programa SP Cidade Linda nas placas digitais em volta do estádio do Centenário, em Montevidéu. Foi a primeira exibição internacional do projeto vitrine do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), cuja popularidade tem alimentado a especulação do seu nome como pré-candidato à Presidência em 2018.

Logo que a publicidade apareceu, internautas foram às redes sociais questionar o tucano se ele estava gastando dinheiro público para fazer propaganda em um evento internacional — precisamente, em uma partida das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. A assessoria do prefeito esclareceu que a publicidade, que durou 3 minutos, foi uma doação “sem contrapartida” feita pela empresa Ultrafarma, uma das patrocinadores da seleção brasileira. Segundo nota da prefeitura, a propaganda “não teve nenhum custo aos cofres públicos” e os termos de doação serão publicados no Diário Oficial em até trinta dias.

Com a meta de revitalizar áreas degradadas da capital, o Cidade Linda já levou o prefeito e secretários a se vestirem de gari para varrer as ruas e apagar pichações pela cidade. As constantes aparições públicas e vídeos publicados na internet dão a impressão de que Doria está em plena campanha eleitoral. Ele, no entanto, nega a intenção de disputar a presidência e ressalta que o seu candidato é o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que viabilizou a sua entrada no PSDB e a vitória nas prévias para a prefeitura de São Paulo. Aliados tucanos também tentam lançá-lo como sucessor de Alckmin no governo paulista.

Em fevereiro, o prefeito postou um vídeo em seu Facebook fazendo propaganda de vitaminas da Ultrafarma. Na mesma semana, ele havia recebido como doação um cheque de 600.000 reais do dono da empresa, Sidney Oliveira, para a compra de medicamentos à rede municipal de saúde. “Tudo sem contrapartida”, disse a prefeitura, na ocasião.

 

 


Arquivado em:Brasil, Política

Indiano é banido de voos após agredir comissário com chinelo

Posted: 24 Mar 2017 09:51 AM PDT

Depois de admitir ter agredido um comissário de voo com 25 chineladas, o deputado indiano Ravindra Gaikwad, de 56 anos, está proibido de viajar pela companhia área Air India, a principal do país. A confusão aconteceu em um voo da cidade de Pune até Nova Délhi, um trajeto de menos de duas horas, na quinta-feira.

O político do partido Shiv Sena afirmou à imprensa local que brigou com o funcionário, Shivkumar, de 60 anos, porque foi colocado na classe econômica, quando tinha uma passagem para a executiva. Gaikwad alega que o comissário o "insultou". "O que ele disse, que eu bati nele com a minha mão? Eu bati nele 25 vezes com um chinelo", afirmou o político à agência de notícias indiana ANI.

Um vídeo divulgado na imprensa local mostra parte da discussão, quando o deputado é afastado do comissário por outros membros da tripulação, já em terra. Uma aeromoça o critica: "Você é um representante, um líder democrático", diz ela.

Depois do episódio, Gaikwad se recusou a descer da aeronave durante 45 minutos e declarou a repórteres que "desafia a polícia de Délhi" a prendê-lo. "Ele [o comissário] me disse 'vou reclamar para [o primeiro-ministro] Modi', então bati nele", disse o deputado. "Eu deveria ter que ouvir esses abusos?", questionou.

Em entrevista ao site Times of India, Shivkumar afirmou que Gaikwad o fez se sentir humilhado perante o resto da tripulação. "Ele se comportou mal comigo, até quebrou meus óculos", relatou o comissário. "Nunca imaginei que isso poderia acontecer… Deus salve o nosso país se essa é a cultura e o comportamentos dos nossos parlamentares".


Arquivado em:Mundo

Carol Castro quer parto humanizado

Posted: 24 Mar 2017 09:29 AM PDT

Grávida de 22 semanas, a atriz Carol Castro tem planos bem definidos para a chegada da filha, Nina, em agosto. Adepta do parto natural sem cortes nem anestesia, ela está pesquisando maternidades que adotem um procedimento "humanizado".

“Não quero que a Nina nasça em casa. Para isso, teria que fazer como a Gisele Bündchen, que montou uma UTI domiciliar. Mas procuro um lugar legal, com luz suave e música calma. Estou lendo muito”, disse Carol, que contratou uma doula (pessoa que assiste e apoia parturientes) para acompanhá-la no grande dia.

Com pouco mais de cinco meses de gravidez, quase não ganhou peso — “acho que 1,5 kg”. Mas o sutiã aumentou: está no tamanho G. O cuidado com a alimentação é constante. “Já que não como carne, sigo as orientações de um nutricionista. Meu cardápio tem muitos vegetais escuros e vários tipos de feijão".

Carol não passa mais de três horas sem comer e sempre carrega um lanchinho. "Na minha bolsa hoje tem macadâmia”, revela. Outra mudança trazida pela gravidez foi evitar noticiários. “Estou muito sensível", explica.


Arquivado em:Entretenimento

PF pede à Justiça para deportar alemão que vive em aeroporto

Posted: 24 Mar 2017 09:28 AM PDT

A Polícia Federal (PF) fez nesta sexta-feira um pedido à Justiça Federal para deportar um cidadão alemão que vive no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, há cerca de três meses. De acordo com a PF, a intenção é que a Justiça permita que Stephan Brode, 44 anos, seja detido enquanto ocorrem os trâmites para a sua deportação.

O visto de turista do alemão venceu na última semana. Nesta sexta-feira, também se encerrou o prazo dado pela PF para que ele deixasse o país. Brode permanece no terminal 2, próximo ao bloco E do aeroporto. Ele foi flagrado pelas câmeras de segurança do aeroporto agredindo mulheres várias vezes. Nenhuma das vítimas prestou queixa à polícia ou fez exame de corpo de delito.

Em uma das imagens, Brode agride uma mulher que havia acabado de entrar no aeroporto com um tapa na nuca. Um homem que a acompanhava também é ameaçado. Em outro flagrante, Brode se dirige a uma mulher que mexia no celular e a agride com dois tapas.

Em nota, a PF informa que “o aeroporto possui área pública de livre acesso, não há como impedir qualquer cidadão de ter acesso ao local. A Polícia Federal entrou hoje com uma representação junto à Justiça Federal para que seja autorizada a prisão do estrangeiro para fins de deportação”. Autorizada a deportação, o alemão será “conduzido coercitivamente e escoltado por dois policiais federais ao seu país de origem”.

De acordo com a PF, como nenhum boletim de ocorrência foi feito sobre as agressões praticadas pelo alemão, ainda não foi aberta uma investigação. A concessionária que administra o aeroporto, a GRU Airport, informou que não tem poder de polícia para prender Brode, mas que está monitorando sua movimentação pelo circuito de câmeras.

Brode chegou a Guarulhos vindo do Marrocos e deveria pegar uma conexão com destino a Nova York, onde poderia voltar para a Alemanha. O alemão, no entanto, perdeu a conexão e, sem dinheiro para pagar a multa, passou a viver no saguão do aeroporto. O Consulado Alemão informou está cooperando com as autoridades e oferecendo apoio consular.

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil

Vazamentos mostram um ‘país de trambiques’, diz presidente do TSE

Posted: 24 Mar 2017 09:22 AM PDT

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, criticou nesta sexta-feira o vazamento dos depoimentos sigilosos prestados por executivos da Odebrecht nas ações que pedem a cassação da chapa formada em 2014 por Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB).

“Eu exijo que nós façamos a devida investigação nesses vazamentos lamentavelmente ocorridos. Isso fala mal das instituições. É como se o Brasil fosse um país de trambiques“, disse ao participar de um seminário sobre reforma política no TSE.

Na quinta-feira, o relator das ações no tribunal, ministro Herman Benjamin, autorizou investigações sobre o vazamento atendendo a um pedido feito pelos advogados de Dilma – em depoimento vazado, o ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Alexandrino Alencar relatou pagamentos de caixa 2 para a campanha da petista em 2014.

Mendes disse que todas as providências serão tomadas e voltou a criticar os vazamentos de informações sigilosas em outras investigações, como as da Operação Lava Jato.”Acho que em todos os setores isso tem que ser feito. Vazamento feito por autoridade pública é crime. Tem que ser investigado e nós vamos investigar aqui”, afirmou.

Na terça-feira, Mendes provocou polêmica ao defender que documentos e depoimentos sob sigilo que forem vazados sejam descartados como provas nos processos. "Eu mesmo me manifestei publicamente sobre este lamentável fenômeno em mais de uma oportunidade. Cheguei a propor no final do ano passado o descarte de material vazado, uma espécie de contaminação de provas colhidas licitamente, mas divulgadas ilicitamente. E acho que nós deveríamos considerar este aspecto”, disse o ministro.

Ele ainda acusou a Procuradoria-Geral da República de promover entrevistas coletivas em off (quando a fonte fica sob anonimato) para vazar informações a jornalistas. “Não há nenhuma dúvida de que aqui está narrado um crime. A Procuradoria não está acima da lei. E é grande a nossa responsabilidade, sob pena de transformarmos este tribunal num fantoche”, disse.

Eu exijo que nós façamos a devida investigação nesses vazamentos lamentavelmente ocorridos. Isso fala mal das instituições. É como se o Brasil fosse um país de trambiques

Gilmar Mendes, presidente do TSE

A declaração irritou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que, no dia seguinte, rebateu a acusação e acusou o ministro de promover “disenteria verbal” e sofrer de “decrepitude moral” ao fazer insinuações contra o trabalho da PGR. “Só posso atribuir tal ideia a mentes ociosas e dadas a devaneios, mas, infelizmente, com meios para distorcer fatos e desvirtuar instrumentos legítimos de comunicação institucional. É uma mentira que beira a irresponsabilidade afirmar que realizamos na Procuradoria-Geral da República coletiva de imprensa para "vazar" nomes da Odebrecht”, afirmou Janot.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Ranking da Fifa: Brasil será líder se vencer Paraguai

Posted: 24 Mar 2017 08:47 AM PDT

O Brasil está muito próximo de assumir a primeira colocação no ranking da Fifa. Para isso, basta vencer o Paraguai pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na próxima terça-feira, no Itaquerão, em São Paulo. Caso confirme o favoritismo, a seleção chegará a 1661 pontos e ultrapassará a Argentina, que mesmo que vença a Bolívia, só chegará a 1655 pontos, caindo para o segundo lugar.

Confira como pode ficar o ranking da Fifa masculino:

Brasil (atual 2º colocado)

Vencendo o Paraguai – 1661 pontos (seria 1° lugar de qualquer forma)
Empatando com o Paraguai  – 1601 pontos (seria 2° lugar de qualquer forma)
Perdendo para o Paraguai – 1570 pontos (seria 2° lugar de qualquer forma)

Argentina (atual líder)

Vencendo a Bolívia – 1655 pontos
Empatando com a Bolívia – 1620 pontos
Perdendo para a Bolívia – 1603 pontos

Alemanha (3ª)

Vencendo o Azerbaijão- 1464 pontos

Chile (4º)

Vencendo a Venezuela – 1403 pontos

Bélgica (5º)

Vencendo Grécia e Rússia – 1346 pontos

A brasileira Marta, durante jogo entre Brasil e Suécia, válida pela segunda rodada do grupo E, do torneio de futebol feminino da Rio-2016 - 06/08/2016

Marta, a estrela da seleção feminina (Daniel Kfouri/VEJA.com)

Ranking feminino

Nesta sexta-feira, foi divulgada a atualização do ranking da Fifa feminino, com a seleção brasileira da craque Marta na nona colocação. A Alemanha, atual campeã olímpica, é a primeira colocada, seguida de Estados Unidos e França.

O ranking da Fifa no futebol feminino

1° – Alemanha – 2108 pontos
2° – EUA – 2105 pontos
3° – França – 2072 pontos
4° – Inglaterra – 2022 pontos
5° – Canadá – 2017 pontos
6° – Japão – 1977 pontos
6° – Suécia – 1977 pontos
8° – Austrália – 1976 pontos
9° – Brasil – 1961 pontos
10° – Coreia do Norte – 1953 pontos


Arquivado em:Esporte, Placar

Rio confirma mais dois casos de febre amarela

Posted: 24 Mar 2017 08:36 AM PDT

A secretaria municipal de Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea fluminense, confirmou mais dois casos de febre amarela na cidade. O primeiro, um paciente de 68 anos, residente da área urbana, que ia com frequência para cachoeiras. Ele está internado no Hospital dos Servidores, no Rio, e seu estado de saúde é estável. O segundo paciente não teve a idade divulgada e, de acordo com a prefeitura de Casimiro de Abreu, se tratou na cidade e já teve alta. 

Com esses já são cinco casos de febre amarela no Estado do Rio, todos em Casimiro de Abreu. Uma pessoa morreu, três já receberam alta e uma permanece internada. 

Vacinação em massa

Diante do inesperado surto de febre amarela, o Rio de Janeiro decidiu que, até o final do ano, irá vacinar toda a população do Estado contra a doença.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Saúde

F-1: Hamilton é o mais rápido nos treinos iniciais da temporada

Posted: 24 Mar 2017 08:29 AM PDT

O tricampeão mundial Lewis Hamilton abriu a temporada 2017 da Fórmula 1 com a maior velocidade da pista do circuito de Albert Park, em Melbourne, na Austrália, na madrugada desta sexta-feira. Embora tenha dito na última quinta que via a Ferrari como a dona do carro mais rápido e como favorita ao título do Mundial, o inglês da Mercedes não deu chances aos adversários ao liderar os dois primeiros treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália.

Hamilton garantiu o bom resultado com mais de meio segundo de vantagem para o alemão Sebastian Vettel, segundo colocado. No segundo treino livre, o inglês bateu o tempo de 1min23s620 em sua melhor volta, enquanto o tetracampeão da Ferrari cravou 1min24s167. Na primeira sessão, o cronômetro apontou 1min24s220 para Hamilton, que superou seu novo companheiro de equipe, Valtteri Bottas, por 0s583. 

O finlandês teve bom desempenho na segunda sessão, assegurando o terceiro lugar ao completar seu giro mais rápido em 1min24s176. Kimi Raikkonen, também da Ferrari, subiu uma posição entre os dois treinos. Na primeira sessão, cravou 1min25s372, fechando em 1min24s525 na seguinte.

Atrás das duplas de Mercedes e Ferrari vieram os dois pilotos da Red Bull na segunda sessão. O australiano Daniel Ricciardo foi o quinto, à frente do companheiro Max Verstappen. O grupo dos dez primeiros deste segundo treino livre foi fechado, nesta ordem, pelo espanhol Carlos Sainz (Toro Rosso), pelo francês Romain Grosjean (Haas), pelo alemão Nico Hülkenberg (Renault) e pelo russo Daniil Kvyat (Toro Rosso).

O brasileiro Felipe Massa, que havia conquistado um bom sétimo lugar na primeira etapa de treinos, enfrentou problemas com o câmbio da sua Williams na segunda sessão. Assim, o piloto só conseguiu completar apenas seis voltas, permanecendo na 14ª posição ao cravar 1min26s331. Lance Stroll, estreante na Fórmula 1 e novo parceiro de Massa, conquistou a 16ª colocação na segunda prática.

O treino classificatório para o Grande Prêmio da Austrália acontecerá na madrugada desta sexta para sábado, às 3 horas (horário de Brasília). Antes, porém, haverá a terceira prática livre, que começará à meia-noite. A corrida que abrirá a temporada oficialmente será no domingo, às 2h.

 

 

 


Arquivado em:Esporte

Cantora Sia tira a peruca e ‘causa’ ao mostrar o rosto

Posted: 24 Mar 2017 08:25 AM PDT

(Jason Merritt/Getty Images)" description="">(Frederick M. Brown/Getty Images)" description="">(Presley Ann Slack/Getty Images)" description="">(Ollie Millington/Redferns/Getty Images)" description="">(Frederick M. Brown/Getty Images)" description="">

A cantora australiana Sia surpreendeu os fãs ao fazer uma rara aparição com o rosto à mostra, na quarta-feira. Conhecida por circular com perucas chamativas que cobrem a cara — como um modelo metade loiro, metade preto, e outro armado e branco — ela entrou no Aeroporto Internacional de Los Angeles exibindo maquiagem discreta e cabelos naturais, lisos e loiros.

No embarque para Dubai, onde fará um show no sábado, Sia passaria despercebida, não fossem os flashs dos fotógrafos. A cantora vestia um look prosaico: calça e agasalho de malha nude e tênis branco.

Carreira

Sia se apresenta desde os anos 1990 e compôs cancões para Rihanna, Beyoncé e Shakira. Ela, no entanto, ficou mundialmente famosa somente em 2014, quando estourou com a música Chandelier e o álbum 1000 Forms of Fear.

Desde que alcançou a fama, a artista costuma aparecer em shows, eventos e ensaios fotográficos com peruconas — e até um saco de pão — que escondem seu rosto.


Arquivado em:Entretenimento

As marcas históricas de Paulinho e Tite em Montevidéu

Posted: 24 Mar 2017 08:20 AM PDT

A goleada de 4 x 1 do Brasil contra o Uruguai, nesta quinta-feira, foi marcada por recordes de dois dos protagonistas do jogo no estádio Centenario, em Montevidéu. O volante Paulinho foi o primeiro brasileiro a conseguir marcar um hat-trick (três gols em uma mesma partida) no país vizinho, além de ser apenas o terceiro na história a alcançar a marca contra a seleção uruguaia. Já o treinador Tite superou a marca de vitórias consecutivas nas Eliminatórias, que pertencia ao treinador João Saldanha.

Na história dos clássicos contra o Uruguai, apenas dois jogadores conseguiram marcar três gols. O primeiro foi Jair da Rosa Pinto, em 1944, na vitória brasileira por 4 x 0 em partida amistosa no estádio do Pacaembu. O outro foi Paulo Valentim, em vitória de 3 x 1 durante a Copa América de 1959, disputada no estádio Monumental de Núñez, na Argentina. Paulinho ainda tornou-se um dos jogadores brasileiros com mais gols contra Uruguai, ficando atrás apenas de Jair da Rosa Pinto, Heleno de Freitas, Ademir Menezes e Ronaldo Fenômeno (ver tabela abaixo).

Tite alcançou a marca de sete vitórias seguidas nas Eliminatórias. João Saldanha, treinador brasileiro nas Eliminatórias para a Copa de 1970, estava empatado com o atual treinador da seleção, com seis. Veja abaixo a sequência de vitórias de cada treinador.

Jogadores brasileiros com mais gols contra o Uruguai

10 gols

Jair da Rosa Pinto

5 gols

Heleno de Freitas
Ademir Menezes
Ronaldo

4 gols

Leônidas da Silva
Zizinho
Paulo Borges
Paulinho

3 gols

Neco
Nilo
Tesourinha
Paulinho Valentim
Sócrates
Romário
Rivaldo
Luís Fabiano

Marca de João Saldanha

06/08/1969 – Colômbia 0 x 2 Brasil – El Campín (Bogotá)
10/08/1969 – Venezuela 0 x 5 Brasil – Olímpico (Caracas)
17/08/1969 – Paraguai 0 x 3 Brasil – Defensores del Chaco (Assunção)
21/08/1969 – Brasil 6 x 2 Colômbia – Maracanã (Rio de Janeiro)
24/08/1969 – Brasil 6 x 0 Venezuela – Maracanã (Rio de Janeiro)
31/08/1969 – Brasil 1 x 0 Paraguai – Maracanã (Rio de Janeiro)

Recorde de Tite

01/09/2016 – Equador 0 x 3 Brasil – Olímpico Atahualpa (Quito)
06/09/2016 – Brasil 2 x 1 Colômbia – Arena Amazônia (Manaus)
06/10/2016 – Brasil 5 x 0 Bolívia – Arena das Dunas (Natal)
11/10/2016 – Venezuela 0 x 2 Brasil – Metropolitano de Mérida (Mérida)
10/11/2016 – Brasil 3 x 0 Argentina – Mineirão (Belo Horizonte)
15/11/2016 – Peru 0 x 2 Brasil – Nacional (Lima)
23/03/2017 – Uruguai 1 x 4 Brasil – Centenario (Montevidéu)

Neymar se aproxima de Romário

Com o gol marcado contra o Uruguai, Neymar chegou a 51 gols pela seleção brasileira. Agora, o camisa 10 está a quatro gols de se igualar a Romário, como terceiro maior artilheiro do Brasil em todos os tempos.

Artilheiros da seleção brasileira

1° – Pelé – 77 gols em 91 jogos
2° – Ronaldo – 62 gols em 98 jogos
3° – Romário – 55 gols em 70 jogos
5° – Neymar – 51 gols em 76 jogos

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Narrador argentino enlouquece com o golaço de Neymar

Posted: 24 Mar 2017 08:18 AM PDT

A imprensa esportiva estrangeira deu grande destaque para a goleada por 4 a 1 da seleção brasileira diante do Uruguai, em Montevidéu. Paulinho, Neymar e Tite ganharam as manchetes de grandes jornais, como o italiano La Gazzetta Dello Sport, o francês L’Equipe e o espanhol Marca. Até mesmo os jornalistas argentinos, geralmente muito críticos em relação ao futebol brasileiro, se renderam à boa fase da equipe pentacampeã.

O sempre ácido diário Olé destacou a “sétima maravilha” do Brasil, em referência à sétima vitória consecutiva da equipe nas Eliminatórias sobre o comando de Tite (seria também uma referência velada ao 7 a 1 alemão de 2014?). Já os jornalistas da emissora Torneos Y Competencias (TYC Sports) se derreteram por Neymar após o golaço de cobertura do brasileiro.

"Aí vem Neymar, sim, o liquida…sim, sim, sim….que golaço, Neymar, por favor, senhores, de pé…Gooooool….Golaço do Brasil, estupendo, sensacional, extraordinária definição do melhor, do 10, de Neymar", exclamou o narrador Julian Bricco. "Desfrutemos, demos risada, hoje somos neutros. É preciso ver como esse 10 é uma maravilha, como desfruta em campo, como faz os rivais passarem mal”, completou o comentarista Esteban Edul. Abaixo, a narração do gol “classe A” de Neymar:

Um dos principais jornalistas da Argentina, o ex-jogador Diego Latorre também rasgou elogios a Neymar e o colocou à frente até de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. “Neymar é o mais parecido ao melhor jogador do mundo”, tuitou Latorre.

 

Neymar comemora após marcar o terceiro gol do Brasil sobre o Uruguai(Pedro Martins/Mowa Press)" description="">Neymar comemora após marcar o terceiro gol do Brasil sobre o Uruguai(Pedro Martins/Mowa Press)" description="">Paulinho comemora após marcar seu segundo gol sobre o Uruguai, pelas eliminatórias da Copa da Rússia de 2018, no no Estádio Centenário em Montevidéu(Pedro Martins/Mowa Press)" description="">Paulinho comemora após marcar seu segundo gol sobre o Uruguai, pelas eliminatórias da Copa da Rússia de 2018, no no Estádio Centenário em Montevidéu(Pedro Martins/Mowa Press)" description="">Jogadores do Brasil comemoram após Paulinho marcar seu segundo gol sobre o Uruguai, pelas eliminatórias da Copa da Rússia de 2018, no no Estádio Centenário em Montevidéu(Pedro Martins/Mowa Press)" description="">Paulinho comemora após marcar gol sobre o Uruguai, pelas eliminatórias da Copa da Rússia de 2018, no no Estádio Centenário em MontevidéuSoccer - Uruguay v Brazil - World Cup 2018 Qualifiers(Andres Stapff/Reuters)" description="">O técnico Tite durante o jogo do Brasil contra o Uruguai pelas eliminatórias para a Copa da Russia de 2018, no Estádio Centenário em Montevidéu(Pedro Martins/Mowa Press)" description="">Neymar durante o jogo do Brasil contra o Uruguai pelas eliminatórias para a Copa da Russia de 2018, no Estádio Centenário em Montevidéu(Pedro Martins/Mowa Press)" description="">Paulinho comemora após marcar gol sobre o Uruguai, pela eliminatórias da Copa da Rússia de 2018, no no Estádio Centenário em Montevidéu(Dante Fernandez/AFP)" description="">Jogadores do Brasil comemoram após Paulinho marcar gol sobre o Uruguai, pela eliminatórias da Copa da Rússia de 2018, no no Estádio Centenário em Montevidéu(Pedro Martins/Mowa Press)" description="">Paulinho comemora após marcar gol sobre o Uruguai, pela eliminatórias da Copa da Rússia de 2018, no no Estádio Centenário em Montevidéu(Pedro Martins/Mowa Press)" description="">Edinson Cavani, do Uruguai, comemora gol sobre o Brasil, pelas eliminatórias da Copa da Rússia de 2018, no no Estádio Centenário em Montevidéu(Dante Fernandez/AFP)" description="">(Pedro Martins/Mowa Press)" description="">(Pedro Martins/Mowa Press)" description="Neymar durante o jogo do Brasil contra o Uruguai pelas eliminatórias para a Copa da Russia de 2018, no Estádio Centenário em Montevidéu">(Pedro Martins/Mowa Press)" description="Renato Augusto durante o jogo da Selecao Brasileira contra o Uruguai pela decima terceira rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa da Russia de 2018 no Estadio Centenario em Montevideu.">(Dante Fernandez/AFP)" description="">(Dante Fernandez/AFP)" description="">
Arquivado em:Esporte, Placar

Putin encontra Le Pen e nega que Rússia tente influenciar eleição

Posted: 24 Mar 2017 07:54 AM PDT

O presidente russo Vladimir Putin, recebeu no Kremlin, nesta sexta-feira, a candidata da Frente Nacional à Presidência francesa, Marine Le Pen, que está em viagem a Moscou. Acusado por serviços de inteligência internacionais de tentar influenciar eleições pelo mundo, Putin aproveitou para negar qualquer intenção de interferir no pleito francês, marcado para abril.

“De nenhuma maneira queremos influenciar nos eventos, mas nos reservamos ao direito de falar com os representantes de todas as forças políticas, como também fazem nossos parceiros na Europa e Estados Unidos”, afirmou Putin, na defensiva sobre suposições de que apoia a extrema-direita europeia. “A Rússia dá grande importância a suas relações com a França e tratamos de mantê-las iguais tanto com representantes do atual governo como da oposição”, acrescentou o líder do Kremlin, segundo agências russas.

A política francesa chegou nesta manhã a Moscou, a convite de um deputado russo, para um encontro com parlamentares. A conversa com Putin, porém, não estava confirmada previamente na agenda oficial e surpreendeu a imprensa russa. “Seria muito interessante dividir nossa opiniões sobre as relações bilaterais e a situação que se desenvolve na Europa”, disse o russo a Le Pen. “Eu sei que você representa uma força política europeia que está crescendo rapidamente”, acrescentou.

A líder da Frente Nacional, por sua vez, comentou que França e Rússia mantêm importantes laços culturais, econômicos e estratégicos e afirmou que o contato com o presidente russo é importante perante à ameaça mundial do terrorismo. “Seria útil trocar informações de inteligência entre os nossos países”, disse Le Pen.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Hungria ameaça banir estrela vermelha da Heineken: ‘comunismo’

Posted: 24 Mar 2017 07:54 AM PDT

A icônica estrela vermelha no logotipo da marca de cerveja Heineken pode estar com os dias contados na Hungria. Um projeto de lei apresentado nesta semana pelo partido do primeiro-ministro, Viktor Orban, de direita, quer proibir o uso comercial de símbolos “totalitários”, entre eles a suástica nazista e a estrela de cinco pontas vermelha, associada ao comunismo.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o projeto é visto como reação a uma vitória judicial obtida pela empresa sediada na Holanda sobre uma cervejaria de origem húngara na Romênia, em uma disputa sobre direitos autorais. O governo de Budapeste chegou a apoiar um boicote ao consumo da bebida da garrafa verde.

No entanto, o partido nega que a proposta seja retaliação, alegando ter uma “obrigação moral” com os húngaros que sofreram com os regimes nazista e bolchevique.

Estrela vermelha
Em comunicado, a Heineken afirma que seu logotipo não tem significado político, e remonta aos cervejeiros da Europa medieval. “Nós usamos a mesma logomarca em todo o mundo, em todos os mercados”, diz o texto.

A estrela vermelha começou a ser utilizada pela empresa nos anos 1930. Após a Segunda Guerra e a associação da imagem ao comunismo, a cervejaria adotou uma estrela branca, e retomou a cor original depois da queda da União Soviética, em 1991.

 


Arquivado em:Mundo

Com dólar mais baixo, gasto de brasileiros no exterior sobe 75%

Posted: 24 Mar 2017 07:54 AM PDT

Os gastos de brasileiros no exterior somaram 1,360 bilhão de dólares em fevereiro deste ano, informou o Banco Central (BC) nesta sexta-feira. O resultado é 61,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando os brasileiros desembolsaram 841 milhões de dólares.

Nos dois primeiros meses do ano, as despesas ficaram em 2,939 bilhões de dólares, 74,8% acima dos gastos registrados no primeiro bimestre de 2016 (1,681 bilhão de dólares).

Já as receitas de estrangeiros no Brasil ficaram em 535 milhões de dólares em fevereiro e em 1,196 bilhão de dólares nos dois meses do ano, contra 599 milhões de dólares e 1,249 bilhão de dólares,respectivamente em iguais períodos de 2016.

Com esses resultados das despesas de brasileiros no exterior e as receitas de estrangeiros no Brasil, a conta de viagens internacionais ficou negativa em 824 milhões de dólares no mês passado, e em 1,743 bilhão de dólares no primeiro bimestre.
A projeção do Banco Central para o saldo negativo da conta de viagens este ano subiu de 10,5 bilhões de dólares para 12,5 bilhões de dólares.

O chefe adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha, explicou que, com o dólar mais barato este ano, as viagens ao exterior caíram de preço. Ele lembrou que o dólar encerrou 2016 em 3,48 reais, na média, e agora está em torno de 3,10 reais. "A apreciação do câmbio na comparação interanual é significativa", disse.

Conta corrente

O resultado das transações correntes ficou negativo em 935 milhões de dólares em fevereiro deste ano. O número foi apresentado nesta sexta-feira pelo Banco Central.

O resultado representa grande diferença na comparação com janeiro, quando o saldo negativo somou 5,085 bilhões de dólares. O BC projetava para fevereiro um déficit em conta de 1,3 bilhão de dólares. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o déficit corrente soma 6,020 bilhões de dólares.

A estimativa do BC para o rombo externo em 2017 foi elevada de US$ 28 bilhões para 30 bilhões de dólares.

A balança comercial registrou um saldo positivo de 4,378 bilhões de dólares em fevereiro, enquanto a conta de serviços ficou negativa em 2,422 bilhões de dólares. A conta de renda primária ficou deficitária em 3,058 bilhões de dólares. No caso da conta financeira, o resultado ficou no vermelho em 577 milhões de dólares.

Nos últimos 12 meses até fevereiro deste ano, o saldo das transações correntes está negativo em 22,818 bilhões de dólares, o que representa 1,24% do Produto Interno Bruto (PIB).

Remessa de lucros e dividendos

A remessa de lucros e dividendos de companhias multinacionais instaladas no Brasil para suas matrizes foi de 2,454 bilhões de dólares em fevereiro, informou o Banco Central. A saída líquida representa valor muito próximo dos 2,465 bilhões de dólares que foram enviados em igual mês do ano passado, já descontados os ingressos.

A expectativa do BC para as remessas de lucros e dividendos neste ano foi ajustada e subiu de 23,5 bilhões de dólares para 26,5 bilhões de dólares.

O BC informou também que as despesas com juros externos somaram 629 milhões de dólares em fevereiro, ante 698 milhões de dólares em igual mês do ano passado. Para 2017, o BC atualizou a expectativa de pagamento de juros externo e elevou o valor de 20,9 bilhões de dólares para 21,4 bilhões de dólares .

(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)

 


Arquivado em:Economia

Mariano é convocado para a vaga de Daniel Alves

Posted: 24 Mar 2017 07:33 AM PDT

O lateral-direito Mariano foi convocado para completar o elenco da seleção brasileira para o jogo contra o Paraguai, terça-feira, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, no Itaquerão, em São Paulo. O jogador do Sevilla foi chamado para o lugar de Daniel Alves, que recebeu cartão amarelo na goleada sobre o Uruguai e foi suspenso.

Revelado pelo Guarani em 2005, Mariano ganhou destaque no futebol brasileiro jogando pelo Fluminense na conquista do Campeonato Brasileiro de 2010. Naquele ano ainda foi eleito o melhor lateral direito do torneio. Desde 2012 atua no futebol europeu. Até 2015 jogou na França, pelo Bordeaux e hoje defende o Sevilla, da Espanha.

Em 2010, enquanto atuava pelo Fluminense, chegou a ser convocado por Mano Menezes para defender a seleção brasileira em amistosos contra Irã e Ucrânia, mas só ficou na reserva. Na próxima partida, diante do Paraguai, brigará por posição com Fagner, do Corinthians.


Arquivado em:Esporte, Placar

Trump dá ultimato a deputados sobre lei da saúde: agora ou nunca

Posted: 24 Mar 2017 07:28 AM PDT

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou os parlamentares republicanos da Câmara dos Representantes que irá deixar o Obamacare como está, se os deputados do partido não apoiarem sua nova lei para a saúde em uma votação nesta sexta-feira. A decisão sobre o projeto estava marcada para quinta-feira, mas foi adiada por divergências internas no partido, que não entrou em consenso sobre o texto.

O ultimato do magnata foi passado aos republicanos pelo diretor de Orçamento da Casa Branca, Mick Mulvaney, na noite de ontem, em reunião do Capitólio. Ele indicou que se o projeto não conseguir apoio suficiente e imediato no Congresso, Trump está disposto a seguir adiante com sua agenda e deixar de pé o sistema de saúde atual. “O presidente disse que quer uma votação amanhã, (é) tudo ou nada”, disse o deputado Chris Collins, de Nova York.

Hoje cedo, ainda não estava claro se Trump e os líderes republicanos que elaboraram o projeto de lei, como o presidente da Câmara Paul Ryan, têm apoio suficiente para aprová-lo. Os conservadores acreditam que o texto não é ambicioso o bastante para colocar fim ao Obamacare e os moderados temem que o plano prejudique seu eleitorado.

Grande marco da administração Obama, a lei atual da saúde é defendida com vigor pelos democratas, por isso, a saída republicana é contar com o apoio de quase todo o seu partido. O risco da derrota implica em prejuízos importantes: seria uma humilhação na primeira tentativa do novo governo de passar uma lei de peso e ainda quebraria uma das grandes promessas da campanha.

“Estamos prometendo ao povo americano que iremos revogar e substituir esta lei fracassada porque ela está desmoronando e decepcionando as famílias e amanhã iremos prosseguir”, disse Ryan a repórteres, após reunião noturna com a liderança partidária. Questionado se pode garantir que tem os votos necessários para a aprovação, o presidente da Câmara se recusou a responder.

Os planos de vitória de Trump estavam desenhados: a de votação da lei foi planejada para quinta-feira para coincidir com o aniversário da assinatura do ex-presidente Barack Obama na reforma de saúde de seu governo, o Obamacare. Depois de uma semana convocando parlamentares republicanos e chamando-os ao Salão Oval para reuniões, Trump foi incapaz de fechar um acordo com duas facções de seu partido a tempo para a votação na data simbólica.

(Com Reuters e EFE)


Arquivado em:Mundo

Amy Schumer não será mais a boneca Barbie nos cinemas

Posted: 24 Mar 2017 07:24 AM PDT

Amy Schumer não vai mais dar vida à Barbie nos cinemas. A atriz e comediante abandonou o filme do estúdio Sony baseado na icônica boneca da Mattel, segundo informações da revista Variety. Em declaração à revista Variety, Schumer disse: “Infelizmente, eu não sou mais capaz de me comprometer com Barbie devido a conflitos de agenda. O filme tem grande potencial, e Sony e Mattel têm sido grandes parceiros. Estou chateada, mas ansiosa para ver Barbie na telona.”

Schumer entrou no projeto em dezembro e inclusive deu sugestões ao roteiro. Na época, a atriz recebeu comentários negativos feitos em relação ao seu peso, mas rebateu as críticas:"Eu sou forte e tenho orgulho da maneira como vivo e digo o que penso, e luto pelo que acredito, e me divirto fazendo isso com as pessoas que amo. Onde está a minha vergonha? Não existe. É uma ilusão. Quando olho no espelho eu sei quem sou."

O estúdio Sony trabalha no projeto há anos, e pretende usar a boneca mais famosa do mundo para abordar questões como empoderamento feminino e o que significa ser perfeito. O filme da Barbie está programado para chegar aos cinemas em junho de 2018, mas, por enquanto, não tem diretor nem elenco escalados.


Arquivado em:Entretenimento

Seleção do Camboja, o desafio do treinador Leonardo Vitorino

Posted: 24 Mar 2017 07:22 AM PDT

Mudar-se para um novo país e adaptar-se a uma realidade cultural totalmente distinta já deixou de ser um desafio na vida do carioca Leonardo Vitorino. Longe do Brasil há mais de uma década, o treinador de 43 anos assumiu, no início de março, a modesta seleção do Camboja, 173ª colocada do ranking da Fifa. Ex-goleiro das categorias de base do Botafogo e profissional por Madureira, Americano, entre outros, Vitorino trilhou um caminho incomum: entre diversos cargos, como treinador de goleiros e auxiliar, trabalhou em países como Estados Unidos e Austrália e em clubes pequenos do Brasil até iniciar sua aventura pela África e pela Ásia. Com foco no desenvolvimento de atletas jovens, o brasileiro colecionou bons trabalhos em AngolaCatar, TailândiaLaos, até receber o convite da federação cambojana.

A trajetória de Leonardo Vitorino
1993 – Arraial do Cabo
1994 – seleção sub-17 dos Estados Unidos
1996 – Cianorte
1997 – Zico Centro de Futebol
1998 a 2000 – Categorias de base do Botafogo
2000 – seleção sub-20 de Trinidad e Tobago
2002 a 2004 – Santos FC (Angola)
2005 – Universidade de La Sierra (EUA)
2006 – Estrela do Norte (ES)
2007 – América (RJ)
2007 a 2012 – Al Gharafa (Catar)
2012 a 2014 – El Jaish (Catar)
2014 – Buriram United (Tailândia)
2016 – Lanexang United (Laos)
2017 – Seleção do Camboja

Na última quarta-feira, Vitorino fez sua estreia pelo Camboja e, apesar da derrota por 3 a 2, em casa, para a Índia, saiu satisfeito com o que viu. Mais de 50.000 torcedores lotaram o Estádio Olímpico da capital Phnom Penh e deixaram o brasileiro animado. “Meu objetivo principal é desenvolver o futebol no país, quero iniciar uma nova era do futebol do Camboja.” Enquanto aguarda a chegada da família ao país, o que deve ocorrer no segundo semestre, Vitorino trabalha incessantemente para garimpar os talentos do futebol local, que tem o Brasil como referência. “O maior ídolo aqui é o Neymar”. E diz ainda estar se adaptando à culinária local, carregada de pimenta – mas mais agradável que a carne de camelo que teve de comer com um sheik no Catar. 

Fluente em espanhol e inglês e com algum conhecimento em árabe e francês, Vitorino falou sobre como é viver e trabalhar em países tão distantes geográfica e culturalmente do Brasil, recordou histórias curiosas e contou quais são seus objetivos profissionais no Camboja. Também disse ter recusado ofertas de clubes brasileiros, mas não descartou um dia retornar ao país.

O senhor já se acostumou a viver tão longe do Brasil? Sua família não se incomoda? Moro há mais de dez anos no exterior. Voltei em 2007 por apenas três meses, mas logo retornei à Ásia. Sou casado, tenho um filho, o Leonardo, de 15 anos, que foi alfabetizado no Catar, fala inglês e um pouco de árabe. Eles gostam de viver fora. Nesse ano, como acabei de me mudar, meus familiares ainda estão no Brasil, mas o objetivo é trazê-los no segundo semestre. Eu adoro trabalhar na Ásia, porque tenho tempo de implantar minha filosofia, e me sinto reconhecido. No Brasil, se o time não ganhar treinador dura nem três semanas.

Nesse tempo morando fora, passou por muitos choques culturais? Houve alguns fatos interessantes. No Catar, era a cultura da reza. Às vezes a partida atrasava porque os atletas muçulmanos tinham de rezar. Aqui no Camboja e no Laos não se entra de sapato nem de tênis em nenhuma casa, tem de ficar descalço. Por isso, nunca podemos estar com meia furada para não passar vergonha.

E a culinária? Aqui no Camboja, o mais difícil é o tempero, é muito forte. Quando você pede a comida com pouca pimenta, vem mais ardida que comida baiana. No Catar também teve um episódio engraçado. Quando o time é campeão, o sheik coloca comida no seu prato e eles fazem até camelo assado. Eu não queria comer camelo, fiquei enrolando, comendo arroz, mas o sheik ficou me encarando e não teve jeito… Mas comi um pedacinho só.

E era bom? Olha, eu prefiro a nossa picanha (risos). O cheiro é muito forte.

O futebol brasileiro ainda é admirado na Ásia ou teve seu prestígio abalado pelo 7 a 1? Não abalou em nada. Vejo muitas camisas da seleção brasileira, hoje mesmo vi um rapaz, de olhos puxados, com a camisa azul do Brasil. O ídolo máximo aqui é o Neymar. Depois, mais abaixo, escuto sobre Cristiano Ronaldo e Messi. E o Gabriel Jesus também está ganhando bastante destaque.

O Camboja ocupa hoje a 173ª posição do ranking da Fifa. Quais são suas metas para o time? O primeiro objetivo é classificar para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. A de 2018 não tem mais como. Mas o objetivo principal é desenvolver o futebol no país, digo que quero iniciar uma nova era do futebol do Camboja.

Em termos salariais, ser treinador no Camboja equivale a quê? Equivale a treinar um clube da Série B do Brasileirão, que brigue para subir. A faixa salarial, dependendo do clube, é muito boa. Para os jogadores também não é ruim. Os jogadores são todos  profissionais. No Laos tem jogador que até trabalha com outras coisas, mas no Camboja não. Até a arbitragem aqui é profissionalizada e no Brasil ainda não.

Aliás, fala-se muito sobre escândalos de corrupção e manipulação de resultados no futebol asiático. O senhor já presenciou algo? Sinceramente, comigo nunca aconteceu. No Laos, a equipe rival à nossa teve jogadores punidos, mas por jogos da seleção do Laos. Então não tinha nada a ver com o campeonato nacional que eu disputava. Desde que estou na Ásia, nunca vi nem soube de nada.

E como é o campeonato nacional no Camboja? A qualidade da liga é boa, bem melhor do que imaginava. O campo do estádio Olímpico é de grama sintética, e os estádios dos grandes clubes do país são bons. A média de público nos jogos da seleção do Camboja é de 50.000pessoas. As pessoas amam futebol, me lembra bastante a torcida do Fortaleza, que lota o estádio e faz barulho.

Como o senhor montou sua primeira convocação? Conhecia algum jogador? Sim, já conhecia os melhores atletas do país. Por ter trabalhado num grande clube da Tailândia, tinha de acompanhar os times da região. A maioria joga por aqui, mas tem dois atletas que jogam fora: o ídolo do país, Vathanaka, no Japão, e o Chanta Bin, na Tailândia.

Como é a comunicação com os atletas? O idioma local é o khmer. Já colocaram uma professora à minha disposição, mas converso com os jogadores em inglês, todos sabem falar, não preciso de tradutor. Mas quero aprender o khmer, sim, pelo menos os termos técnicos do futebol, como fiz com o árabe.

Os treinos são semelhantes aos do Brasil? Não, os métodos têm de ser um pouco diferentes. Aqui os jogadores têm certa dificuldade na parte técnica, de coordenação motora,  fundamento, controle, passe, cabeceio. Então muitas vezes temos de fazer o trabalho que deveria ter sido feito nas categorias de base.

Seleções menores costumam recorrer à naturalização de jogadores. O senhor pretende levar brasileiros para o Camboja? Não, até tem um brasileiro jogando aqui, mas ele chegou há pouco tempo. Não existe essa possibilidade porque para se naturalizar o jogador deve estar há cinco anos no país. Nossa meta é trabalhar a base, renovar essa equipe, já que os últimos resultados não foram bons.

Em qual país o senhor foi mais feliz? O Catar marcou minha vida, porque me deu totais condições de trabalho, qualidade de vida. Trabalhei com grandes jogadores como Juninho Pernambucano, Araújo, Zé Roberto, Fernandão. E, profissionalmente, o Laos também me marcou muito.

E dá para aguentar o calor no Catar? Acha que o país conseguirá sediar uma boa Copa em 2022? Claro, o Catar tem totais condições, porque os estádios são todos climatizados. Pode estar 40° do lado de fora, mas tem ar-condicionado até debaixo da arquibancada, a sensação é de 20°. E como as distâncias são curtas, será possível uma pessoa assistir dois jogos da Copa num mesmo dia pela primeira vez na história.

Mas o fato de ser um país minúsculo não pode atrapalhar na logística, hotelaria, segurança, etc? Creio que não. Eles organizaram em 2011 a Copa da Ásia com muito sucesso. Claro que é diferente de uma Copa do Mundo, mas acho que vai dar tudo certo. Acho que o maior problema vai ser liberar a bebida no estádio, mas de qualquer forma nos hotéis a torcida vai poder beber.

Sonha em fazer carreira também num grande clube brasileiro? Claro que o sonho de voltar ao Brasil sempre existe. Quando deixei o Laos, recebi uma sondagem dos grandes clubes do Ceará, mas não deu certo porque faltaram detalhes, como prazo de contrato e valores. Quem sabe um dia…


Arquivado em:Esporte, Placar