USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quinta-feira, 16 de março de 2017

Notícias

Notícias


Previdência: Meirelles já prevê que reforma fique para maio

Posted: 16 Mar 2017 10:01 AM PDT

Já contando com a possibilidade de algum atraso, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, previu nesta quinta-feira que a reforma da Previdência será aprovada pela Câmara dos Deputados até maio.  A expectativa inicial era de que o aval dos parlamentares fosse concedido em abril, mas Meirelles já considerou a possibilidade de alguma necessidade de postergação.

A aprovação no Senado, conforme Meirelles, deve se dar no início do segundo semestre deste ano, considerando que se trata de uma Casa com menos parlamentares e que, portanto, os trâmites tendem a ser mais rápidos.

As previsões do ministro foram apresentadas um dia depois de protestos contra a mudança nas regras da aposentadoria em várias regiões do país. Ele argumentou que não adianta manter as regras atuais e ter um sistema previdenciário falido, que não tem condições de cumprir suas obrigações. “Vimos isso acontecer aqui na Europa e também em alguns Estados no Brasil. Isso é uma coisa que prejudica todos”, disse após participar de um seminário na Alemanha.

Mais cedo, ao canal de notícias CNBC, Meirelles já havia dito que o Brasil tem mostrado que agora está caminhando para a direção certa. “As reformas estão ocorrendo”, afirmou. “Todas as reformas devem ser aprovadas no segundo semestre deste ano”, previu. Além da Previdência, o ministro citou também as reformas tributária, de trabalho e da educação.

Discussões

O ministro da Fazenda afirmou que, apesar do descontentamento popular e dos protestos recentes no Brasil contra a reforma da Previdência, as conversas com partidos e no Congresso “estão indo bem”. “Demonstrações como esta fazem parte da democracia”, afirmou. “O importante é que o debate no Congresso está indo para frente”, continuou, destacando que a reforma da Previdência é um desafio importante em todos os países.

O ministro falou da importância da aprovação da PEC do teto dos gastos pelo Congresso para as finanças do governo. Ele enfatizou que a relação dos gastos públicos com o Produto Interno Bruto (PIB) praticamente dobrou nos últimos 25 anos passando de 10% para pouco mais de 19%. “Essa tendência, evidentemente, ficou mais clara nos últimos dois anos, quando houve aceleração, que não foi sustentável”, disse, em relação ao governo de Dilma Rousseff. Com a PEC, de acordo com ele, haverá uma tendência importante de reversão.

Efeito das eleições

Meirelles afastou a possibilidade de que a disputa eleitoral de 2018 seja uma ameaça para as reformas que o governo quer implantar ainda deste ano – Previdência, trabalhista, tributária e de Educação. “A maioria dos candidatos é do centro ou do centro-direita e eles são favoráveis às reformas”, afirmou Meirelles. “Claro que o PT do Lula fala contra a reforma. Ele falou em São Paulo ontem; foi uma das coisas que ele falou.”

O ministro afirmou, no entanto, que, mesmo na hipótese de o ex-presidente Lula vencer o pleito, dificilmente haverá impacto na reforma da Previdência. Isso porque o ex-presidente, de acordo com Meirelles, possui um histórico de moderação. O atual ministro foi presidente do Banco Central durante todo o mandato de Lula como presidente de 2003 a 2010.

Ao descrever os candidatos que aparecem mais bem posicionados nas pesquisas, Meirelles citou o prefeito de São Paulo, João Doria. “Ele está subindo muito forte”, considerou. Ele também citou a existência de um “militar controverso” na corrida presidencial, referindo-se ao deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

Para Meirelles, o maior desafio no Brasil atualmente é a Educação, que possui reflexos sobre a produtividade. De acordo com ele, alunos se debruçam por muito tempo sobre áreas que não têm efetividade prática.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Economia, Política

Deltan sofre ‘retaliações indevidas’ de Lula, diz AGU

Posted: 16 Mar 2017 09:49 AM PDT

Para a Advocacia-Geral da União (AGU), o procurador da República Deltan Dallagnol é vítima de “retaliações indevidas” por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A afirmação foi feita em contestação anexada ao processo movido pelo petista contra Deltan, em que Lula pede um milhão de reais de indenização por danos morais. O ex-presidente cita a emblemática apresentação em PowerPoint, em que o procurador acusou ele de ser o “comandante máximo” do esquema investigado pela Operação Lava Jato.

Na avaliação da AGU, a ação de Lula pode comprometer “a independência e o funcionamento adequado do Ministério Público”, se autores de ações, como o procurador, estiverem “sujeitos à retaliações” dos acusados. Advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins afirmou, por meio de nota, que o processo movido não diz respeito à ação, “por mais estapafúrdia e frívola que seja”, mas, sim, pelas suas falas transmitidas pela televisão, em uma questão fora das suas atribuições.

Martins contesta, também, o fato de Dallagnol ser defendido pela AGU, justamente por não considerar que a acusação esteja dentro das atividades profissionais do procurador. O órgão público alega que defende Deltan por um pedido dele, com base em lei que autoriza agentes da Administração Pública federal a contar com a defesa dos advogados da União. Para a AGU, a ação trata das atribuições de Dallagnol.

Entrevista coletiva

Outro ponto de discordância entre os advogados do ex-presidente Lula e a Advocacia-Geral da União diz respeito ao caráter da entrevista coletiva concedida pelo procurador. Para Cristiano Zanin Martins, Deltan tratou de tema “estranho” à denúncia que informava na fala aos jornalistas, enquanto a AGU alega que ele obedeceu ao princípio de publicidade da Lei de Acesso à Informação e ao regulamento do MPF, que determina aos procuradores que expliquem casos de grande alcance.

Por fim, os advogados da União alegam que a apresentação feita por ele tinha finalidade de “proporcionar explicações mais didáticas” e contestaram o valor estabelecido para a ação, considerado desproporcional e superior a casos que envolvem morte. Os defensores de Lula acreditam que o comportamento do procurador “afronta as garantias constitucionais que o Ministério Público tem o dever de defender”.


Arquivado em:Brasil

Fachin manda arquivar citações de Sérgio Machado sobre Aécio

Posted: 16 Mar 2017 09:28 AM PDT

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou arquivar as citações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, um dos delatores da Operação Lava Jato, sobre o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Fachin atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República.

Em sua delação premiada, Machado relatou ter havido um esquema de corrupção quando ele ainda era líder do PSDB no Senado, em 1998, para eleger o hoje presidente da sigla à presidência da Câmara em 2000 e estruturar uma ampla base de apoio para o governo Fernando Henrique Cardoso no Congresso. O próprio Aécio, de acordo com Machado, teria recebido na época 1 milhão de reais em dinheiro vivo.

Segundo o delator, ele, o então senador Teotônio Vilela Filho e o então deputado Aécio Neves traçaram um plano em 1998 para “ajudar financeiramente 50 deputados a se elegerem naquele ano para garantir o apoio à eleição de Aécio para a presidência da Câmara, em 2000”. O dinheiro teria sido captado por meio de propinas de empresas e de recursos ilícitos da campanha de FHC à reeleição.

Em manifestação ao Supremo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu o arquivamento porque o “prazo para o exercício da pretensão punitiva se encerrou, nos termos do art. 109, II, do Código Penal, no ano de 2016”.

Relator da Lava Jato no STF, Fachin entende que “à época em que os fatos teriam ocorrido, a pena máxima cominada ao delito do art. 317 do Código Penal era de 8 (oito) anos de reclusão, à qual incide o prazo prescricional de 16 (dezesseis) anos, nos termos do art. 109, II, do Código Penal. Considerando que os fatos supostamente teriam ocorrido entre os anos de 1998 e 2000, encontra-se fulminada pela prescrição a pretensão punitiva estatal. Posto isso, determino o arquivamento destes autos, em decorrência da prescrição da pretensão punitiva”.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Chapecó é toda verde para momento histórico na Libertadores

Posted: 16 Mar 2017 09:00 AM PDT

A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">

Não é preciso procurar muito para encontrar torcedores vestidos com as cores da Chapecoense, o orgulho da cidade de Chapecó. Uma volta pela Avenida Getúlio Vargas, uma das principais do município, ou alguns minutos sentado na praça Coronel Bertaso, em frente à Catedral Santo Antônio, são suficientes para ver um mar de camisas oficiais, bermudas e bonés com o símbolo do time ou homenageando as vítimas do acidente do dia 29 de novembro de 2016. Nos bazares, nas loja de materiais de construção, de roupas ou de eletrônicos, não importa, sempre algum material do clube estará à venda.

Chapecó é uma cidade pacata e simpática. O clube sempre foi a menina dos olhos da cidade e o carinho pela equipe cresceu após a tragédia do ano passado. De bandeiras com o sinal de luto nas janelas de casas e lojas, até carros estilizados, se encontra de tudo em Chapecó para demonstrar o amor pelo time.

O vendedor Rafael de Quadros Ortiz, de 31 anos, pouco depois do acidente resolveu comprar um Fusca. Figura carimbada no estádio em todo jogo da Chape, decidiu fazer uma homenagem: "Comprei o carro branco e coloquei uns adesivos. Resolvi colocar uma bandeira na frente, para incentivar o time." O desejo é estilizar o carro todo e pintar as rodas de verde para fazer do automóvel um monumento aos seus ídolos.

Em um pet shop, uma bandeira da equipe com o sinal de luto. Felipe Tremea Peres, de 23 anos, comerciante, parece ter esquecido o símbolo ali. "Já devia ter tirado, né? Acho que o luto já passou." Para ele, o melhor jeito de homenagear as vítimas do acidente aéreo é seguir em frente. "O clube tem de manter o legado que a Chapecoense tinha e continuar sendo esse clube que trabalha, que monta elencos fortes mesmo sem muito dinheiro."

O sentimento é o mesmo de alguns membros da organizada Torcida Jovem. O estudante Maike Curzzel, de 17 anos, segue a Chapecoense onde for jogar e não esconde a ansiedade para o confronto desta noite contra o Lanús, às 19h30. Espera uma vitória e que todos saiam do estádio felizes. Ou quase todos. "Claro que estou falando da nossa torcida e não dos argentinos", brinca. "Vamos estar lado a lado não importa o que aconteça. Esse é o nosso dever. Temos amor ao clube".

O casal Alison Garbin Lazaretti,  de 22 anos, e Catiane Gonçalves Pereira, de 16, também frequenta a Arena Condá em todos os jogos. Ele é sócio do clube há anos e convenceu Catiane a se associar há alguns meses. A menina não conseguiu conter as lágrimas assim que começou a falar sobre a Chapecoense. O rapaz, também emocionado, espera que o espírito de união demonstrado nos últimos anos se repita no novo grupo. "Eles estão representando bem. Incorporaram a família que era o time anterior."

Depois de todo sofrimento, chegou o dia da população celebrar e homenagear aqueles que se foram e desfrutar do primeiro jogo da equipe na Copa Libertadores na Arena Condá.

A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores(Natália Luz/VEJA)" description="A expectativa em Chapecó pela estreia na Libertadores">
Arquivado em:Esporte, Placar

Após reclamações, Uber lança serviço com carros mais confortáveis

Posted: 16 Mar 2017 08:47 AM PDT

A Uber traz para o Brasil uma nova modalidade de serviço. É a UberSELECT, que promete trabalhar com carros mais confortáveis. A desvantagem é que o serviço custará cerca de 20% mais que o prestado pelas corridas feitas com UberX.

Segundo a empresa, essa modalidade dá ao usuário mais controle sobre o carro que será utilizado em sua corrida. Nesta categoria são aceitos apenas veículos fabricados a partir de 2012. Já a modalidade UberX trabalha com carros de 2008 em diante.

Outra diferença é o tipo de carro. A modalidade UberX trabalha com qualquer tipo de automóvel, inclusive os populares. A única exigência é que tenha ar-condicionado, quatro portas, cinco lugares, além do ano de fabricação. Já os veículos da categoria Select são 'menos populares', como Focus e Fusion, da Ford, e o A3 e A4, da Audi.

A novidade chega ao país após várias reclamações de usuários nas redes sociais sobre a queda na qualidade do serviço prestado pela Uber. Entre as principais empresas de transporte compartilhada, a Uber liderou o ranking de queixas do site ReclameAqui.

Também foram analisados os serviços da 99, Easy e Cabify. A Uber recebeu 30.144 reclamações, respondeu a 93,5% dos problemas, sendo 66,2% deles solucionados. Em seguida, aparecem a 99, a Easy e a Cabify, nessa sequência.

Por enquanto, o UberSELECT está disponível em 14 cidades: São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Vitória, Recife, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba.


Arquivado em:Economia

Imagens do dia 16 de março

Posted: 16 Mar 2017 08:45 AM PDT

(Marko Juntilla/Ranua Wildlife Park/Reuters)" description="">(Jose Lucena/Futura Press/Folhapress)" description="">(Eric Gaillard/Reuters)" description="Tiroteio em escola na França">(Christophe Archambault/AFP)" description="Explosão no prédio do FMI na França">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Felipe Andreoli assume ‘Esporte Espetacular’ no lugar de Canto

Posted: 16 Mar 2017 08:36 AM PDT

Ex-CQC, da Band, e colaborador do Encontro com Fátima Bernardes, o jornalista Felipe Andreoli tem agora um programa para chamar de seu na Globo. Ou quase. A partir de 26 de março, ele vai dividir o comando do Esporte Espetacular com Fernanda Gentil, em substituição ao judoca Flavio Canto, que se concentrará em reportagens especiais para o departamento de esportes da emissora.

Felipe, uma curiosidade, é filho de um ex-apresentador do Esporte Espetacular, o jornalista esportivo Luiz Andreoli, que já passou também pelo Globo Esporte. Com a promoção, Felipe deixará de participar do programa de Fátima Bernardes e irá colaborar também com o canal pago SporTV, do Grupo Globo.

 


Arquivado em:Entretenimento

Governo arrecada R$ 3,7 bi com leilão de 4 aeroportos

Posted: 16 Mar 2017 08:34 AM PDT

Operadores europeus arremataram a concessão dos aeroportos de Salvador, Fortaleza, Porto Alegre e Florianópolis, no primeiro leilão da área de transportes do governo Michel Temer.  O valor da outorga que os futuros concessionários deverão pagar ao longo dos até 30 anos de contrato é de 3,7 bilhões de reais, o que representa um ágio de 23% sobre o que o governo esperava (3,014 bilhões de reais).

Já o valor a ser pago de imediato, pelas assinaturas dos contratos, é de 1,459 bilhão de reais. Nessa conta, o ágio é de 93,7% em relação ao montante mínimo inicial , de 753,5 milhões de reais. Além dos montantes que serão desembolsados na assinatura do contrato e ao longo dos 30 anos, há ainda valores que serão pagos no futuro em razão da receita gerada.

 

O presidente Michel Temer comemorou o resultado do leilão em sua conta no Twitter.

A alemã Fraport conquistou dois terminais, Fortaleza e Porto Alegre. Para o primeiro, ofereceu 425 milhões de reais, o que corresponde a um ágio de 18% em relação ao montante mínimo inicial previsto, de cerca de 360 milhões de reais. Para Porto Alegre, ofereceu 290,512 milhões de reais, montante 852% maior que os cerca de 31 milhões de reais iniciais.

Já a francesa Vinci Airports ficou com Salvador, ao oferecer 660,943 milhões de reais, o que corresponde a um ágio de 113% ante o valor mínimo de 310 milhões de reais. A operadora foi a única a apresentar proposta pelo terminal, mas chegou a tentar abrir mão do aeroporto, preferindo disputar Fortaleza. Ao final, perdeu as disputas pelo terminal cearense e também pelo aeroporto de Florianópolis.

Por fim, a Zurich ficou com o terminal de Florianópolis, com um lance de 83,333 milhões de reais, o que corresponde a um ágio de 58% ante um valor mínimo de 52,75 milhões de reais.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), os quatro aeroportos operam atualmente 11,6% dos passageiros, 12,6% das cargas e 8,6% das aeronaves do tráfego aéreo brasileiro.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

McDonald’s insulta Trump pelo Twitter

Posted: 16 Mar 2017 08:29 AM PDT

O presidente americano Donald Trump provou de seu próprio veneno nesta quinta-feira.  Uma mensagem postada na conta corporativa no Twitter  da rede de fast food McDonald’s chamou Donald Trump de "um pretexto nojento de presidente". O tuíte desta quinta-feira foi atribuído a um hacker e logo deletado da página.

A mensagem zombava de Trump e pedia a volta de Barack Obama ao cargo: “@realDonaldTrump você é um pretexto nojento de presidente e nós iríamos amar ter o @BarackObama de volta, e também você tem mãos pequenas".

Tweet do McDonald's

Tweet do McDonald’s (@McDonaldsCorp/Twitter)

A mensagem foi postada na conta corporativa do McDonald’s (@McDonaldsCorp), que é separada da conta principal da empresa (@McDonalds). A conta corporativa é verificada pelo Twitter e tem 152.000 seguidores.

A mensagem foi replicada mais de 1.000 vezes antes de ser apagada alguns minutos depois. Algumas horas após o incidente, o McDonald’s postou em sua página do Twitter um aviso dizendo que sua conta havia sido comprometida e que está investigando o caso para descobrir quem tuitou o insulto.

 

Trump já esteve estrelou um comercial de televisão da rede de fast food alguns anos atrás e postou diversas fotos suas comendo os lanches do McDonald’s em suas redes sociais durante a campanha presidencial. Coincidentemente, o ex-secretário de imprensa de Barack Obama, Robert Gibbs, é hoje vice-presidente executivo e chefe de comunicação global do McDonald’s.


Arquivado em:Mundo

Demi Lovato comemora 5 anos sóbria: ‘Longo caminho’

Posted: 16 Mar 2017 08:22 AM PDT

Demi Lovato postou uma foto em seu Instagram para comemorar cinco anos de sobriedade. “Muito grata. Tem sido um longo caminho. Muitos altos e baixos”, escreveu a cantora.

Demi diz que pensou em desistir várias vezes, mais pediu a Deus que a livrasse de sua obsessão. “Estou muito orgulhosa de mim mesma, mas eu não conseguiria chegar aqui sem meu grande poder (Deus), minha família, meus amigos e todos que me apoiaram”, agradeceu.

São 1.827 dias, 60 meses e 43.813 horas sem sucumbir aos antigos vícios. A cantora teve problemas com o uso de cocaína no passado.

Batman

É a segunda celebridade a falar de dependência química nesta semana nas redes sociais. Ator e diretor, Ben Affleck assumiu publicamente, em seu perfil no Facebook, estar lutando contra o álcool.

(Com Estadão Conteúdo)

 


Arquivado em:Entretenimento

Previdência: emenda garante aposentadoria de atuais parlamentares

Posted: 16 Mar 2017 08:17 AM PDT

Desde que o projeto da reforma da Previdência, uma das prioridades do governo, foi enviado ao Congresso pelo presidente Michel Temer (PMDB), os deputados federais já apresentaram nada menos que 146 emendas de alteração no projeto. Elas versam sobre mudanças na idade mínima proposta – de 65 anos, para homens e mulheres –, no tempo de contribuição necessário e no pagamento de benefícios, entre outros temas. Uma, em especial, trata da aposentadoria dos próprios deputados.

Filiado ao PDT, partido da oposição a Temer, o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PE) apresentou a Emenda nº 24 à proposta original do governo para a previdência. Ela estabelece uma espécie de “regra de transição” específica para proteger a aposentadoria de parlamentares que já contribuem para o Plano de Seguridade Social dos Congressistas, a ser alterado pelo texto da reforma.

Pela emenda, os maiores de 54 anos e aqueles que já tiverem cumprido o tempo de ao menos um mandato – quatro anos para os deputados, oito anos para os senadores – não serão afetados pela reforma. Eles permanecerão com tempo de contribuição necessário de 35 anos. Os que não se encaixarem nessas regras pagarão uma taxa de transição de 50% do tempo restante.

O Plano dos Congressistas estabelece que o parlamentar que fizer a contribuição voluntária durante 35 anos garante o recebimento vitalício de um salário integral, hoje em 33,7 mil reais por mês. Em caso de falecimento, o benefício passa para os dependentes. Pela emenda de Cadoca, aqueles já tiverem atingido esse tempo de contribuição, tem o direito garantido.

‘Injustiça histórica’

Enquanto pela proposta da reforma todos os brasileiros menores de 50 anos, que contribuem para o sistema geral da previdência, serão obrigados a se submeterem às novas regras, a emenda de Cadoca visa garantir que apenas os parlamentares que tomarem posse após a validade da reforma ficam enquadrados na mesma situação.

Nesta quinta-feira, o deputado passou por um procedimento cirúrgico ocular de rotina e não foi encontrado para comentar o projeto. No campo de justificativa da emenda apresentada, o parlamentar do PDT argumentou que a sua emenda corrige “uma injustiça histórica ao fixar o direito, até agora suprimido, à paridade de remuneração para aposentados e pensionistas da seguridade parlamentar.”

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu prorrogar o prazo para entrega de emendas até sexta-feira. Ele atendeu a um pedido do PSB, legenda da base aliada que tem se colocado contra o projeto do governo Temer.


Arquivado em:Brasil, Economia

PF indicia ex-capa da Playboy na Operação Lava Jato

Posted: 16 Mar 2017 08:15 AM PDT

Três anos após receber um telefonema do doleiro Alberto Youssef avisando que havia caído na Operação Lava Jato, a modelo Taiana de Souza Camargo entrou na mira da maior investigação contra corrupção no país. Ex-amante do doleiro, Taiana foi indiciada pela Polícia Federal nesta segunda-feira pelo crime de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.

Grande operador de propinas no esquema instalado na Petrobras entre 2004 e 2014, o doleiro é um dos primeiros delatores da Lava Jato. Youssef revelou pagamentos de vantagens ilícitas por empreiteiras a políticos, entre deputados, governadores e senadores.

Em janeiro de 2015, Taiana foi capa da revista masculina Playboy. À publicação, ela contou que foi a primeira pessoa para quem o doleiro mandou mensagem, já na prisão da Lava Jato, em março de 2014. “Ele nunca mais me ligou depois daquela mensagem. Acho que ele primeiro pensou em se preservar. Fiquei magoada”, disse Taiana, na época.

O ex não mais apareceu para Taiana – até porque ficou preso em regime fechado por dois anos e meio –, e ela, por sua vez, não apareceu na Polícia Federal. Ao promover seu indiciamento indireto, a PF destacou as “inúmeras tentativas” de ouvir Taiana.

“Intimada em 3 de março de 2016, não compareceu pedindo para ser ouvida por precatória. Expedida carta precatória, não compareceu às oitivas marcadas para o dia 25 de julho de 2016, apesar da intimação. Em nova intimação para o dia 6 de outubro de 2016, obteve-se a informação que se encontrava no exterior. A carta precatória foi devolvida sem cumprimento. Taiana deixou o país dia 11 de julho de 2016, retornando dia 23 de dezembro de 2016”, afirma a PF.

Negócios

Relatório da Polícia Federal, subscrito pelo delegado Ivan Ziolkowski, aponta que o doleiro, “a título de doação, transferiu um apartamento em São Paulo e uma sociedade em um restaurante para Taiana de Souza Camargo” para ocultar seu patrimônio.

“Alberto Youssef mantinha um relacionamento com Taiana Camargo e transferiu diversos bens e patrimônio para ela a título de ‘presentes’. Além de quitar diversas despesas cotidianas de Taiana como condomínio e escola de seu filho, Youssef pagou para ela em 2011 um veiculo BMW 2007”, identificou a PF.

A declaração de Imposto de Renda de Ajuste Anual/Ano 2010 de Taiana aponta recebimento de 44 894,00 reais de Pessoa Física no Exterior. Em 2011, segundo o relatório, foram transferidos 62 991 mil reais à modelo. “Ainda em 2011, Taiana apontou na sua declaração anual um patrimônio total em 31 de dezembro de 2011 de 98 940,04. Chama a atenção, no entanto, que na declaração de 2012, declarou que seu patrimônio na mesma data de 31 de dezembro de 2011 totalizava 1 098 500,00 reais. Ao que tudo indica introduziu valor injustificado como Saldo em Giro e Domicílio para justificar o apartamento que recebeu de Alberto Youssef em 2012”, destaca o delegado.

O relatório destaca que o valor estimado do imóvel, atualmente, é 871 733,66. “Com as oscilações do mercado imobiliário experimentadas nesta década pode-se inferir que o valor declarado em 2012 foi compatível com a realidade”, aponta o delegado.

Para a PF, há “prova indiciária de má-fé” ao ocultar a origem do patrimônio. Segundo o relatório, Alberto Youssef declarou que a ex-amante recebeu a sociedade do restaurante Aracari “porque ele tinha restrições perante a Receita Federal, constituindo-se, portanto, Taiana, como pessoa interposta (laranja) na sociedade”.

“Evidentemente, Taiana tinha conhecimento das atividades ilícitas de Alberto Youssef, ou ao menos, era presumível que soubesse delas. Desta forma, havendo configuração clara da materialidade e autoria, pelos indícios apresentados, determino o indiciamento indireto de Taiana de Souza Camargo pelo crime de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores de Alberto Youssef”, escreve o delegado.

Na entrevista à Playboy, em 2015, Taiana relatou que, durante o namoro, tomou conhecimento de casos de corrupção envolvendo o doleiro, mas sucumbiu. “Cheguei a confrontá-lo. Mas ele disse que essas acusações eram isso, passado, e que eu estava sendo preconceituosa. Acabou me dobrando”, contou. A defesa a modelo ainda não se pronunciou sobre o indiciamento.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Animação da Pixar inspirada no México tem cores e sobrenatural

Posted: 16 Mar 2017 08:13 AM PDT

O primeiro trailer de Coco, nova produção da Pixar que sairá no Brasil em janeiro com o título Viva: A Vida É uma Festa, tem um quê de O Sexto Sentido, o suspense sobrenatural de M. Night Shyamalan. Miguel, um menino de 12 anos, tem o sonho de tocar e cantar, até que um dia se descobre entre os mortos. Na verdade, ele viaja para a Terra dos Mortos em busca de seus antepassados, uma jornada para entender quem ele é.

Veja também

O filme, que vai de encontro ao espírito Donald Trump de governar, por sua aversão aos imigrantes, é dos mesmos criadores de Toy Story, Procurando Nemo e Divertida Mente. Sua estreia no Brasil está programada apenas para o início de janeiro de 2018. Nos EUA, ele entra em cartaz em novembro.

Não é a primeira vez que a tradição mexicana de louvar os mortos, tema da festa do Dia de los Muertos, chega às animações. Festa no Céu, longa de Jorge R. Gutierrez lançado pela Fox em 2014, também mergulhava no tema.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Flamengo perde a primeira partida oficial em 2017

Posted: 16 Mar 2017 08:06 AM PDT

A derrota para a Universidad Católica, no Chile, pela Copa Libertadores, foi a primeira do Flamengo em 2017. Com isso, o clube deixa a seleta lista de invictos em partidas oficiais no ano.

O levantamento de PLACAR leva em conta a primeira divisão de todos os jogos oficiais da temporada – Estaduais, Copa do Brasil, Primeira Liga, Copa do Nordeste, Copa Verde e Copa Libertadores. Os Campeonatos Amapaense, Amazonense e Roraimense ainda não começaram e, por isso, clubes desses Estados não entram na lista por enquanto. Algumas equipes do Campeonato Tocantinense, que ainda não jogaram.

Neste momento, com o início de quase todos os estaduais, são 19 equipes invictas em 2017. Da série A do Campeonato Brasileiro, apenas o Cruzeiro permanece invicto neste ano.

Os invictos em 2017:

Acre (1)

Plácido de Castro

Bahia (1)

Fluminense de Feira

Distrito Federal (2)

Brasiliense
Gama

Espírito Santo (3)

Atlético Itapemirim
São Mateus
Tupy

Maranhão (1)

Imperatriz

Mato Grosso (1)

União Rondonópolis

Mato Grosso do Sul (1)

Corumbaense

Minas Gerais (1)

Cruzeiro

Rondônia (4)

Real Desportivo
Barcelona
Genus
Ji-Paraná

Tocantins (4)

Sparta
Tocantinópolis
Capital
Paraíso


Arquivado em:Esporte, Placar

Arquiteta Lotta de Macedo Soares é homenageada pelo Google

Posted: 16 Mar 2017 07:51 AM PDT

O Google está exibindo um doodle na manhã desta quinta-feira que homenageia a arquiteta e urbanista Lotta de Macedo Soares, no dia de seu aniversário – ela completaria 107 anos. Maria Carlota Costallat de Macedo Soares nasceu em Paris em 1910, mas mudou-se para o Rio de Janeiro em 1912 com a família.

Lotta nunca frequentou uma universidade e ficou conhecida por ser uma arquiteta autodidata e paisagista emérita. Convidada pelo político Carlos Lacerda, então governador do Estado da Guanabara, a arquiteta foi responsável pelo projeto do Aterro do Flamengo, inaugurado em 1965 e considerado o maior aterro urbano do mundo com 1 200 metros quadrados.

No doodle desta quinta, na página principal do buscador, a animação reproduz a figura Lotta desenhando seus projetos com uma ilustração do Aterro do Flamengo ao fundo.

Lotta de Macedo Soares em doodle do Google


Arquivado em:Brasil

Envelope-bomba explode no edifício do FMI em Paris

Posted: 16 Mar 2017 07:37 AM PDT

(Christophe Archambault/AFP)" description="Explosão no prédio do FMI na França">(Christophe Archambault/AFP)" description="Explosão no prédio do FMI na França">(Christophe Archambault/AFP)" description="Explosão no prédio do FMI na França">(Philippe Wojazer/Reuters)" description="Explosão no prédio do FMI na França">(Philippe Wojazer/Reuters)" description="Explosão no prédio do FMI na França">(Philippe Wojazer/Reuters)" description="Explosão no prédio do FMI na França">(Philippe Wojazer/Reuters)" description="Explosão no prédio do FMI na França">(Christophe Archambault/AFP)" description="">(Philippe Wojazer/Reuters)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

O goleiro Nivaldo, o maior ídolo da história da Chapecoense

Posted: 16 Mar 2017 07:30 AM PDT

Nivaldo não aparenta ter sido um goleiro, ainda mais de certo destaque no futebol. A altura de 1,83 m não impressiona para um jogador que quer jogar na função mais ingrata do esporte. "Mas e a agilidade e velocidade?", pergunta, sobre características fundamentais para a posição. Se não fosse bom como jogador e um líder dentro e fora de campo, jamais teria alcançado a idolatria absoluta da torcida da Chapecoense.

Goleiro de pequenas equipes do interior do Rio Grande do Sul e sem muito destaque até os 31 anos, o gaúcho de Torres aceitou um convite para defender o gol da Chape em abril de 2006. O cenário no clube beirava o amadorismo e Nivaldo pensou em voltar para Bento Gonçalves, onde defendeu a equipe local por cinco anos. Mas desistiu da ideia e foi recompensado. "Arrisquei ficar por aqui e logo no primeiro ano conseguimos um título estadual com uma folha de pagamento muito abaixo da dos outros clubes.",

Ele não poderia sair mesmo de Chapecó. Hoje, aos 42 anos, Nivaldo é um homem de fala tranquila e de poucas palavras. A educação, simpatia e timidez refletem o comportamento da população da cidade e o ex-goleiro e agora diretor de futebol do clube representa o que é ser chapecoense. Assim mesmo, com letra minúscula, como os nascidos no local.

O amor de Nivaldo pelo futebol, a chance de finalmente despontar na carreira mesmo depois dos 30 anos, a paixão do torcedor de Chapecó pelo clube da cidade e a ambição demonstrada pela Chapecoense para os próximos anos formaram o casamento perfeito. "Quando cheguei, percebi esse envolvimento, a cidade gosta de futebol. Só que era um momento difícil do clube, o torcedor estava num momento muito desacreditado. Foi só a Chapecoense começar a ganhar, disputar títulos, subir de série, que o torcedor passou a voltar".

O momento difícil passou, as vitórias aconteceram e o torcedor voltou. Nos dez anos em que Nivaldo defendeu o gol da Chapecoense, o clube se transformou em uma das principais forças do futebol brasileiro. O goleiro participou de todos os acessos da Chapecoense até o primeiro escalão do futebol nacional. Em 2014, quando finalmente a equipe chegou à Série A, perdeu a posição de titular  para Danilo. O novo camisa 1 virou ídolo da torcida pelas grandes atuações com a camisa do Verdão e pelas belas defesas na Sul-Americana do ano passado, que levou a equipe para a final da competição.

Nivaldo disputava a condição de reserva imediato com Jakson Follmann e estava na lista de passageiros para o fatídico voo da LaMia até o último momento. Com 298 jogos pela Chapecoense, a ideia era que ele entrasse nos momentos finais no lugar de Danilo na partida contra o Palmeiras, em São Paulo – que coincidentemente definiu o título para os paulistas – e atuasse como titular no duelo contra o Atlético-MG, na Arena Condá, pela última rodada do Brasileirão 2016, para se aposentar com 300 partidas disputadas.

Uma mudança no planejamento salvou a vida de Nivaldo. Como a delegação iria direto para Medellín de São Paulo e não voltaria mais para Chapecó, o técnico Caio Júnior levou  Follmann para a decisão da Sul-Americana na Colômbia. A tragédia fez com que o último jogo da Chape no Campeonato Brasileiro fosse cancelado e sem jogo de aposentadoria.

As luvas foram penduradas, mas a ligação com a Chapecoense não cessou. "Eu já tinha o convite de trabalhar no clube. Ano passado eu ainda estava jogando e alguns diretores me procuraram perguntando se eu tinha o interesse em ficar." A tragédia fez com que o cargo mudasse e o desafio se tornasse ainda maior. O ex-goleiro conta que o novo time foi montado em aproximadamente 20 dias. A diretoria e o departamento de futebol trabalharam no Natal e no Ano Novo e, finalmente quando a pré-temporada começou, 25 novos jogadores foram apresentados, somados a outros das categorias de base. A  ideia era trazer atletas que já haviam vestido a camisa da Chapecoense e já estavam acostumados com a cidade. "Alguns nos falaram que psicologicamente não estavam preparados."

A nova fase da Chapecoense passa pelo planejamento e pela vontade dos funcionários em seguir em frente e pensar adiante. Como Nivaldo e outros profissionais do clube comentam, não adianta baixar a cabeça e se prender ao passado, porque o que aconteceu não vai voltar atrás. Ídolo dentro de campo, ele quer dar sua contribuição como um dos homens fortes do futebol do Verdão. "Estou feliz por estar fazendo parte novamente, não dentro do campo, mas fora. Espero que a gente consiga fazer com que esse clube se reerga novamente para também poder dar uma alegria ao nosso torcedor, que sofreu e ainda está sofrendo bastante".


Arquivado em:Esporte, Placar

Tiroteio em escola no sul da França

Posted: 16 Mar 2017 07:23 AM PDT

(Valery Hache/AFP)" description="Tiroteio em escola na França">(Valery Hache/AFP)" description="Tiroteio em escola na França">(Eric Gaillard/Reuters)" description="Tiroteio em escola na França">(Eric Gaillard/Reuters)" description="Tiroteio em escola na França">(Eric Gaillard/Reuters)" description="Tiroteio em escola na França">(Valery Hache/AFP)" description="Tiroteio em escola na França">(Valery Hache/AFP)" description="Tiroteio em escola na França">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Atriz sobre ‘remendo’ em ‘A Lei do Amor’: ‘Mexeram para melhorar’

Posted: 16 Mar 2017 07:14 AM PDT

Que A Lei do Amor é uma chatice, ninguém discorda. Que existe um certo silêncio, aliás constrangedor, a respeito das mudanças operadas na trama para tentar torná-la mais atrativa para o público, também parece não haver dúvida. Por isso surpreendeu que Alice Wegmann, atriz que é uma das protagonistas do folhetim de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, tenha mencionado a tentativa dos autores de tornar o enredo "mais interessante" durante conversa com a apresentadora Ana Maria Braga no matinal Mais Você, também da Globo.

Alice falava sobre o sumiço de sua personagem, Isabela, na primeira metade da trama. Capítulos depois, a atriz retornaria com cabelos escurecidos para viver Marina, uma garota que ninguém sabe ainda se é Isabela disfarçada, recurso típico de melodrama, ou uma outra pessoa. "A minha personagem sumiu e a gente não sabia o que ia acontecer mais. Acho que os autores tiveram que reformular algumas coisas para deixar de um jeito mais interessante", disse. Em seguida, Alice tratou de elogiar o resultado da operação. "Essa dúvida (se a Marina é ou não a Isabela) ficou super legal. Eu não sabia que as pessoas iam comprar tanto."

Segundo Alice, tudo o que ela sabia, quando Isabella sumiu no mar durante um passeio de lancha com o namorado, Tiago (Humberto Carrão), era apenas que voltaria morena, que ia passar a atender pelo nome Marina e que seu sotaque seria carioca. "Ninguém sabe como a novela vai acabar. A gente não recebeu ainda o último capítulo, que vai ao ar no dia 31 de março."

Nessa hora, Ana Maria Braga não se conteve. "Um negócio muito atrapalhado esse", disse, "Porque eu soube que, como eles não sabem, ninguém sabe. Eu fico perguntando aqui nos bastidores, e me contaram que vocês vão gravar três finais diferentes para não vazar." Na sequência, a apresentadora amenizou o comentário dizendo que a novela é "deliciosa" e que todos devem acompanhá-la. Não é bem verdade: A Lei do Amor tem uma das piores audiências do horário em toda a história da Globo. A audiência média da trama gira em torno dos 26 pontos na Grande São Paulo, segundo o Ibope.

 


Arquivado em:Entretenimento

Brasil tem menos mulheres em ministérios do que a Síria

Posted: 16 Mar 2017 07:09 AM PDT

O Brasil tinha, em janeiro deste ano, uma das menores representações de mulheres no Poder Executivo no mundo. Dados divulgados nesta quarta-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que, de 186 governos avaliados, a administração do presidente Michel Temer ficou apenas na 167ª posição. Governos como o da Síria, do Kuwait, do Irã ou da Somália tinham, em janeiro, mais mulheres em postos ministeriais do que o Brasil, apesar de serem locais onde a situação feminina é denunciada pelas entidades de direitos humanos como “grave”.

De acordo com os dados publicados pela ONU, foram contabilizadas quantas mulheres existiam em níveis ministeriais em governos de todo o mundo em 1º de janeiro de 2017. No caso do Brasil, entre 25 ministérios, foi registrada apenas uma mulher, a advogada-geral da União, Grace Mendonça. Isso, segundo a entidade, aponta para uma representatividade feminina de apenas 4%.

Em fevereiro, quando o governo criou duas novas pastas, Temer empossou Luislinda Valois como ministra dos Direitos Humanos. A desembargadora aposentada comandava a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça.

Governos como o da França, Canadá, Suécia, Bulgária e Eslovênia aparecem com mais de 50% de seus ministérios ocupados por mulheres. No caso latino-americano, Peru e Uruguai são os líderes, com mais de 35% dos postos ocupados por representantes do sexo feminino.

Em sua região, o Brasil é o pior colocado e, em todo o mundo, só tem mais mulheres no governo do que Paquistão, Arábia Saudita, Tonga e outros em que todo o gabinete é composto somente por homens.

Os dados revelam que, em 2014, 25,6% dos postos ministeriais eram ocupados por mulheres no Brasil. A taxa caiu para 15,4%, em 2015, e para apenas 4% neste ano. O índice brasileiro também está distante da média mundial, de 18,3%, e das Américas, de 25%.

Legislativo

No Poder Legislativo a situação brasileira não é muito melhor. São apenas 10% de mulheres no Congresso e 14% no Senado, o que deixa o Brasil na 154ª posição no ranking, ao lado de Mianmar, Burkina Fasso e superando Botsuana e Congo. Por esse critério, o Brasil também é o país latino-americano com a menor representação de mulheres em seu parlamento.

No lado oposto do ranking estão países como Islândia, Suécia, Finlândia, Ruanda e Bolívia, com mais de 40% do Parlamento composto por mulheres.

De acordo com o informe da ONU, o progresso na participação feminina nos Parlamentos é ainda lento. Em média, ela é de 23%, duas vezes mais do que a média brasileira. Em 19% dos Parlamentos, a presidência é de uma mulher. “O poder ainda está nas mãos dos homens”, afirmou Martin Chungong, secretário-geral da União Parlamentar Internacional. “Uma representação igualitária é uma condição fundamental para uma democracia”, disse ele.

Com Estadão Conteúdo


Arquivado em:Mundo