USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


sexta-feira, 10 de março de 2017

Notícias

Notícias


São Paulo não vence em estádio palmeirense desde 2007

Posted: 10 Mar 2017 09:32 AM PST

Palmeiras e São Paulo se enfrentam neste sábado, às 16h (horário de Brasília), no Allianz Parque. Na história do confronto, a equipe tricolor leva vantagem no total, mas não jogando na casa do rival. Desde 2007, o São Paulo não sabe o que é vencer o Palmeiras como visitante.

São 311 jogos, com 107 vitórias do São Paulo, 102 do Palmeiras e 102 empates, com 418 gols para o São Paulo e 410 para o Palmeiras. Contudo, no estádio palmeirense, somando Palestra Itália e Allianz Parque, o Palmeiras leva vantagem.

Em 30 jogos, foram 15 vitórias do Palmeiras, sete vitórias do São Paulo e oito empates, com 45 gols para o Palmeiras e 24 do São Paulo. Contando os amistosos, os números sobem para 41 jogos, com 21 vitórias palmeirenses, nove vitórias são-paulinas e 11 empates, com 62 gols para o Palmeiras e 35 para o São Paulo.

A última vitória do São Paulo como visitante foi por 1 a 0, no dia 29 de agosto de 2007, no antigo Palestra Itália. O time tricolor, que conquistaria o bicampeonato do Brasileirão, marcou aos 39 da primeira etapa, com Jorge Wagner. Pelo Palmeiras, o atacante Max até chegou a empatar com um gol de cabeça, mas o gol foi anulado por impedimento.

Desde então, foram quatro jogos no ex-Palestra Itália, com duas vitórias palmeirenses e dois empates. O último jogo foi uma vitória do Palmeiras por 2 x 0, com dois gols de Robert, pelo Campeonato Paulista.

Desde a abertura do Allianz Parque, foram três clássicos no estádio, com três vitórias do Palmeiras, com nove gols para os alviverdes e apenas um para os tricolores.

VEJA OS NÚMEROS DO CLÁSSICO PALMEIRAS x SÃO PAULO, NO ESTÁDIO PALMEIRAS

Estádio Palestra Itália (sem amistosos)

Jogos: 27
Vitórias Palmeiras: 12
Vitórias São Paulo: 7
Empates: 8
Gols Palmeiras: 36
Gols São Paulo: 23

Estádio Palestra Itália (com amistosos)

Jogos: 38
Vitórias Palmeiras: 18
Vitórias São Paulo: 9
Empates: 11
Gols Palmeiras: 53
Gols São Paulo: 34

Estádio Allianz Parque

Jogos: 3
Vitórias Palmeiras: 3
Vitórias São Paulo: 0
Empates: 0
Gols Palmeiras: 9
Gols São Paulo: 1

Estádios somados (sem amistosos)

Jogos: 30
Vitórias Palmeiras: 15
Vitórias São Paulo: 7
Empates: 8
Gols Palmeiras: 45
Gols São Paulo: 24

Estádios somados (com amistosos)

Jogos: 41
Vitórias Palmeiras: 21
Vitórias São Paulo: 9
Empates: 11
Gols Palmeiras: 62
Gols São Paulo: 35

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Secovi quer mudar regra de devolução de dinheiro em distrato

Posted: 10 Mar 2017 09:28 AM PST

Após vários meses de reuniões sem acordo entre empresários, consumidores e governo, a regulamentação dos distratos de imóveis – desistência da compra – pode tomar novos rumos. O Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) apresentou na quarta-feira ao presidente da República, Michel Temer, a proposta de liberar os incorporadores da obrigação de devolver os valores recebidos durante a obra, uma vez que já foram utilizados na construção do empreendimento imobiliário.

Hoje, não há lei sobre o tema, mas as decisões judiciais costumam permitir que as empresas retenham entre 10% a 30% do valor pago pelos consumidores.

“Queremos que o distrato tenha um rito de solução através do mercado e que não traga para a empresa a obrigatoriedade de indenizar o consumidor”, afirmou Flávio Amary, presidente da entidade.

Se o consumidor não concluir a compra por qualquer motivo quando a obra ficar pronta, o empresário sugere a revenda a terceiros ou o leilão. “Ele terá que vender o imóvel para um terceiro em vez de obrigar o incorporador a devolver o dinheiro”, disse. “Se ficar inadimplente ou não achar um comprador, o imóvel pode ir para um leilão”, acrescentou.

Segundo Amary, é preciso inibir os cancelamentos dos contratos de compra de venda de imóveis negociados na planta, pois isso já é o que estabelece a legislação. A lei 4.591/64, mais conhecida por lei de incorporação imobiliária, prevê em seu artigo 32 que “os contratos de compra e venda, promessa de venda, cessão ou promessa de cessão de unidades autônomas são irretratáveis”. “A nossa proposta é que se cumpra a lei. O contrato já é irrevogável e irretratável”, afirmou o presidente do Secovi-SP.

A proposta foi apresentada pessoalmente em Brasília a Michel Temer e ao ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, que ainda irão analisar o assunto antes de se posicionarem oficialmente. Agora, o sindicato vai preparar um texto para complementar a lei 4.591/64, com alguns parágrafos reforçando que os contratos de compra e venda de imóveis não podem ser desfeitos. Para Amary, essa é uma proposta fácil de ser defendida pelo governo, pois cumpre a lei à risca ao inibir o distrato.

Desde o ano passado, o debate sobre a regulamentação das rescisões se intensificou. Nas propostas na mesa até aqui, havia consenso de que a futura regra envolveria a devolução de valores, mas surgiram divergências sobre a base de cálculo do reembolso. Entidades de defesa do consumidor defendem que a devolução seja calculada sobre porcentual do valor já pago pelo imóvel, mas o setor da construção diz que o reembolso deve ser sobre o valor do contrato.

Sem um consenso das partes, caberia ao governo dar uma palavra final na formulação da regra. Já com a proposta do Secovi-SP, o governo não teria que arbitrar cálculo algum.

Viabilidade

Para o especialista em mercado imobiliário Alberto Mattos, advogado do escritório PMMF, a proposta do Secovi-SP dificilmente será viável. “A proposta faz sentido, mas acho difícil que passe”, disse.

Ele explica que há uma prática ampla no Judiciário de acatar o distrato, mesmo que a lei de incorporação estabeleça o contrário. “Essa proposta vai esbarrar no entendimento dos juízes, que tendem a proteger os consumidores”, comentou Mattos.

O advogado Ricardo Negrão, sócio do escritório NF&A, avalia que a proposta dos empresários da construção precisa ser discutida com mais profundidade, pois há muitas chances de esbarrar no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que veta a perda total de valores pagos pelos compradores em uma negociação. Se o adquirente ficar sujeito a não ter reembolso dos valores pagos, a lei de incorporação não vai prevalecer, segundo Negrão. “Ao se leiloar a unidade do adquirente, é preciso prever que parte do valor voltará para ele, caso contrário o CDC vai barrar”.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Meirelles diz que relação com Lula era ‘focada no Banco Central’

Posted: 10 Mar 2017 09:15 AM PST

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, depôs nesta sexta-feira como testemunha de defesa arrolada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Presidente do Banco Central durante os dois mandatos do petista, Meirelles falou ao juiz federal Sergio Moro, por meio de videoconferência, que não teve conhecimento de "práticas indevidas" de Lula durante o período em que integrou seu governo.

"Minha relação com o presidente Lula era totalmente focada em assuntos relativos ao Banco Central e à política econômica e nessa interação eu nunca vi ou presenciei nada que pudesse ser identificado como algo ilícito", disse o ministro quando questionado pelo advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins.

A oitiva de Henrique Meirelles durou 14 minutos e se deu na ação penal em que Lula é réu pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido um tríplex da OAS no Guarujá (SP), além de manutenção e custeio de seu acervo presidencial pela empreiteira.

Veja também

Ao apresentarem a denúncia contra Lula, em setembro do ano passado, os procuradores do Ministério Público Federal afirmaram que ele tinha como estratégia de perpetuação no poder a compra de apoio político no Congresso e era o "comandante máximo" do esquema de corrupção na Petrobras.

Zanin Martins perguntou ao ministro se ele teria conhecimento da prática de compra de votos de parlamentares atribuída a Lula. "Não, não tive conhecimento, inclusive porque minhas presenças no Congresso diziam respeito exclusivamente ao Banco Central", afirmou.

'Propaganda política' do governo Lula

Ao final do depoimento, o Moro indeferiu uma questão do advogado, que indagava o ministro se o governo de Lula "trouxe benefícios ao país" ou se foi "um governo que tenha buscado benefícios pessoais aos governantes e pessoas do alto escalão do governo".

"Vou indeferir essa pergunta, doutor, não é uma pergunta apropriada, perguntando a opinião da testemunha. Ela responde sobre fatos, apenas. A impressão é que a defesa está fazendo propaganda política do governo anterior, não é apropriado, aqui existe um objeto de acusação bem delimitado", justificou o magistrado.


Arquivado em:Política

FGTS: Caixa orienta beneficiários a levar carteira de trabalho

Posted: 10 Mar 2017 09:10 AM PST

Os trabalhadores com direito ao saque da conta inativa do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) devem levar a carteira de trabalho para retirar o dinheiro nas agências. Inicialmente, a Caixa Econômica Federal havia informado que apenas quem tinha acima de R$ 10 mil precisavam apresentar esse documento.

Agora, entretanto, o banco orienta que todos os beneficiários levem a carteira de trabalho, independentemente da quantia do FGTS a ser liberada. É que o documento ajuda a esclarecer pequenas divergências, como fim do vínculo empregatício.

Não é obrigatório, mas levar a rescisão do contrato de trabalho também ajuda a confirmar o fim do vínculo empregatício referente a contas inativas.

Casos mais complicados são os de pessoas em que o empregador não fez os depósitos do FGTS corretamente. Nesse caso é preciso pedir orientação no sindicato da categoria a que estava vinculado ou recorrer às superintendências regionais do trabalho.

O pagamento das contas inativas começou nesta sexta-feira para nascidos em janeiro e fevereiro.  Nesta primeira etapa serão liberados o saque para 4,8 milhões de beneficiários, com direito ao recebimento de R$ 6,9 bilhões.

Onde sacar

Para saber onde sacar é preciso primeiro descobrir a quantia a que o trabalhador tem direito. Para saques de até 3.000 reais não é necessário ir até uma agência. O dinheiro pode ser resgatado nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e caixas eletrônicos do banco.

Acima de 3.000 reais é necessário ir até uma agência da Caixa para sacar. O banco aconselha que as pessoas não saiam da agência com grandes quantias em dinheiro. A recomendação é que os recursos sejam transferidos para uma conta bancária. Se o beneficiário não tiver conta na Caixa, a transferência do FGTS pode ser feita por DOC ou TED sem cobrança de tarifa bancária.

Beneficiários com direito a sacar mais de 5.000 reis podem ter de ir à agência mais de uma vez – o banco precisa se preparar para saques mais altos. Na primeira, eles pedirão a reserva do dinheiro e agendarão um dia para o saque.


Arquivado em:Economia

Delatores da Odebrecht querem barrar divulgação de seus rostos

Posted: 10 Mar 2017 08:47 AM PST

Advogados de executivos da Odebrecht se movimentam para evitar que os vídeos em que os delatores da Operação Lava Jato prestam depoimento ao Ministério Público Federal sejam divulgados à imprensa. Há receio por parte dos defensores de que os ex-funcionários da empreiteira baiana sejam reconhecidos e sofram represálias.

Nos depoimentos, os delatores narraram esquemas de corrupção que envolvem caciques políticos de diversas esferas – federal, estadual e municipal – e partidos. A iniciativa será tomada individualmente pela defesa de cada delator uma vez que a decisão não partiu da empresa. Na quinta-feira, ao menos 16 petições sigilosas sobre o tema foram protocoladas no sistema do Supremo Tribunal Federal (STF). Os pedidos serão analisados pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato.

Os defensores não pretendem barrar a publicidade do conteúdo dos acordos, mas vão pedir para que seja evitada a exposição dos executivos por meio dos vídeos. Os defensores argumentam que a Lei de Organização Criminosa (12.850) prevê em seu artigo 5º que o colaborador tem direito a ter nome, qualificação, imagem e demais informações pessoais preservados.

Os advogados esperam que o ministro siga o exemplo do que foi feito com os delatores da Andrade Gutierrez, cujos depoimentos em vídeo ainda estão sob sigilo na Corte. Outro exemplo citado é o do juiz Sergio Moro, que, em audiências com delatores, tem atendido ao pedido das defesas para gravar e divulgar apenas os áudios dos depoimentos.

Sigilo

A mobilização de advogados teve início após a divulgação de informações de que os pedidos de inquéritos com base nas delações da Odebrecht estariam prestes a ser encaminhados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A previsão da equipe de Janot é de que o material seja encaminhado ao Supremo na próxima segunda-feira, com pedido para retirar o sigilo de boa parte das delações. Só permaneceriam em segredo informações prestadas pelos delatores sobre escândalos de corrupção no exterior e casos em que o Ministério Público avalia que a publicidade pode atrapalhar as investigações.

A publicidade do material, no entanto, depende de uma decisão favorável de Fachin. Devido à extensão dos pedidos sobre a Odebrecht, a expectativa é de que Fachin leve dias para despachar nos inquéritos após a chegada das requisições da PGR.

Nova lista

O grupo que auxilia Janot na Lava Jato tem trabalhado na finalização do material sobre as 78 delações de executivos da empreiteira baiana. Junto com pedidos de abertura de inquérito, Janot irá solicitar também arquivamentos nos casos em que não há indicação de crime e cisão de fatos que devem ser investigados por outros graus de jurisdição – e não pelo STF.

Os pedidos de abertura de inquérito devem atingir ministros de Estado, como Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência) e parlamentares. Padilha e Moreira foram citados na delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Claudio Melo Filho. O anexo do acordo do executivo veio a público em dezembro do ano passado.

Por meio de nota, a Odebrecht informa que não se manifesta sobre o tema, mas destaca que “está implantando normas internas rigorosas para que a atuação em todas as suas empresas ocorra sempre com ética, integridade e transparência”.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Brie Larson sobre não aplaudir Casey: ‘atitude falou por si’

Posted: 10 Mar 2017 08:32 AM PST

Brie Larson foi a responsável por entregar o Oscar de melhor ator a Casey Affleck, pelo filme Manchester À Beira-Mar. Olhares mais atentos perceberam que a atriz não demonstrou muita felicidade em entregar o troféu, nem aplaudiu o vencedor, envolto em casos de abuso sexual. Durante a première de Kong: A Ilha da Caveira, Brie deixou a entender, em entrevista à revista Vanity Fair, que sua atitude foi mesmo um protesto.

Ao ser questionada sobre o episódio, a atriz respondeu: "Acredito que minha atitude no palco falou por si. Já deixei clara minha posição sobre esse assunto".

Affleck foi processado por duas mulheres em 2010, que o acusavam de abuso sexual. O caso foi encerrado em um acordo extrajudicial. Com a indicação do ator, o caso voltou a ser assunto. Brie, que interpretou uma vítima de violência sexual no filme O Quarto de Jack, que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz, se tornou ativista de causas femininas.


Arquivado em:Entretenimento

FGTS: Saiba como sacar conta inativa e documentos necessários

Posted: 10 Mar 2017 08:27 AM PST

A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta sexta-feira (10) o saldo das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. Nesta primeira etapa serão liberados o saque para 4,8 milhões de beneficiários.

Para saber onde sacar é preciso primeiro descobrir a quantia a que o trabalhador tem direito. Para saques de até 3.000 reais não é necessário ir até uma agência. O dinheiro pode ser resgatado nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e caixas eletrônicos do banco.

Acima de 3.000 reais é necessário ir até uma agência da Caixa para sacar. O banco aconselha que as pessoas não saiam da agência com grandes quantias em dinheiro. A recomendação é que os recursos sejam transferidos para uma conta bancária. Se o beneficiário não tiver conta na Caixa, a transferência do FGTS pode ser feita por DOC ou TED sem cobrança de tarifa bancária.

Beneficiários com direito a sacar mais de 5.000 reis podem ter de ir à agência mais de uma vez – o banco precisa se preparar para saques mais altos. Na primeira, eles pedirão a reserva do dinheiro e agendarão um dia para o saque.

O diretor-executivo de FGTS da Caixa, Valter Nunes, disse que os beneficiários não precisam madrugar na porta das agências da Caixa. Todos os beneficiários, mesmo os que tiverem o dinheiro liberado em março, terão até 31 de julho para receber a conta inativa.

O banco, entretanto, montou um esquema especial de atendimento. Abrirá duas horas mais cedo nesta sexta, segunda e terça-feira. Também funcionará no sábado, das 9h às 15h.

Segundo Nunes, o banco tem um plano de contingenciamento para ser colocado em operação caso o esquema de atendimento não seja suficiente.

Tabela abaixo mostra esquema de pagamento:


Arquivado em:Economia

Ministro da Justiça critica indígenas: ‘Terra não enche barriga’

Posted: 10 Mar 2017 07:54 AM PST

Substituto de Alexandre de Moraes no Ministério da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB) já está seguindo os passos do antecessor, ao menos no que diz respeito às declarações polêmicas. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, publicada na edição desta sexta-feira, ele criticou os grupos indígenas que se concentram na questão da demarcação de terra, que, de acordo com ele, “não enche a barriga de ninguém”.

“Vamos dar boas condições de vida para eles, vamos parar com essa discussão sobre terras”, disse ao jornal. Ele também insinuou que ONGs do setor estariam desviando dinheiro público. “Ouço muito essas ONGs levando dinheiro, inclusive dinheiro oficial na saúde”, afirmou o titular da Justiça, que acrescentou que os indígenas estão sendo tratados “como uns animais”.

Confrontado com a contestação de que estava acusando as entidades de desvios, o ministro, deputado federal licenciado pelo PMDB-PR, disse que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Fundação Nacional do Índio (Funai) está com informações que vão “surpreender”.

Substituto

Osmar Serraglio não era a primeira opção do presidente Michel Temer para o Ministério da Justiça. Após o anúncio da indicação de Alexandre de Moraes para a cadeira vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), Temer afirmou várias vezes querer fazer uma escolha pessoal para a função, apesar da pressão da bancada do PMDB na Câmara, que buscava emplacar um nome no cargo.

Após a sinalização negativa de alguns nomes, como o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) e a ex-ministra do STF Ellen Gracie, o presidente chegou a convidar oficialmente outro antigo nome do Supremo, Carlos Velloso, que recusou o convite. Foi após o “não” de Velloso que o presidente decidiu ceder ao partido e nomear Serraglio como novo titular da pasta.


Arquivado em:Brasil, Política

Trilha de novo ‘A Bela e a Fera’ traz canções inéditas

Posted: 10 Mar 2017 07:37 AM PST

Emma Watson e Dan Stevens em cena do filme 'A Bela e a Fera'(./Divulgação)" description="">Dan Stevens em cena do filme 'A Bela e a Fera'(./Divulgação)" description="">Emma Watson e Dan Stevens em cena do filme 'A Bela e a Fera'(./Divulgação)" description="">Emma Watson em cena do filme 'A Bela e a Fera'(./Divulgação)" description="">Josh Gad e Luke Evans em cena do filme 'A Bela e a Fera'(./Divulgação)" description="">Emma Watson e Luke Evans em cena do filme 'A Bela e a Fera'(./Divulgação)" description="">Dan Stevens em cena do filme 'A Bela e a Fera'(/Divulgação)" description="">Josh Gad e Luke Evans em cena do filme 'A Bela e a Fera'(./Divulgação)" description="">Emma Watson e Dan Stevens em cena do filme 'A Bela e a Fera'(./Divulgação)" description="">Emma Watson em cena do filme 'A Bela e a Fera'(./Divulgação)" description="">Kevin Kline e Emma Watson em cena do filme 'A Bela e a Fera'(./Divulgação)" description="">Emma Watson e Dan Stevens em cena do filme 'A Bela e a Fera'(./Divulgação)" description="">Cena do filme 'A Bela e a Fera'(./Divulgação)" description="">

Uma semana antes da estreia da nova versão de A Bela e a Fera, a Disney disponibilizou nas plataformas de streaming a trilha sonora do filme estrelado por Emma Watson. É possível ouvir o álbum original, em inglês, e também a adaptação em português das cópias dubladas da produção. A nova adaptação do conto de fadas, que chega aos cinemas na próxima quinta-feira, 16, traz mais números musicais que a animação de 1991.

Estão na playlist faixas bem conhecidas, como Belle, música de introdução cantada pela princesa protagonista; as animadas Gaston e Be Our Guest; além da clássica Beauty and the Beast, agora interpretada por Emma Thompson. A canção também possui a versão entoada por Ariana Grande e John Legend, que no filme anterior foi cantada por Céline Dion.

A cantora canadense não foi esquecida. Céline é ouvida ao fim do filme, enquanto sobem os créditos, com a canção inédita How Does A Moment Last Forever. Kevin Kline e Emma Watson também entoam a música, em momentos distintos dentro da trama. Dan Stevens, a Fera, também ganha um solo, em Evermore.

Confira abaixo pelo Spotify a versão em inglês da trilha e, em seguida, português:

 


Arquivado em:Entretenimento

Autor de ataque com machado em Dusseldorf sofre de esquizofrenia

Posted: 10 Mar 2017 07:07 AM PST

O homem que atacou com um machado nove pessoas na estação central de Dusseldorf, na região oeste da Alemanha, é um homem de 36 anos da antiga Iugoslávia que sofre de esquizofrenia paranoide, informou nesta sexta-feira a polícia. Segundo as autoridades, ele chegou ao país como solicitante de asilo vindo do Kosovo em 1992 e tem uma permissão de residência por razões humanitárias.

Em entrevista coletiva, o chefe da polícia de Dusseldorf, Norbert Wesseler, explicou que há nove pessoas feridas, quatro delas em estado grave, entre elas uma menina de 13 anos.

O agressor, que ficou gravemente ferido ao saltar de uma ponte antes de ser detido, vivia na próxima cidade de Wuppertal. Na noite dessa quinta, seu irmão foi à polícia para informar sobre seu desaparecimento e alertar que ele havia comprado um machado porque se sentia ameaçado e perseguido.

Quando foi avisada pelo irmão sobre o desaparecimento do agressor, o ataque já tinha ocorrido na estação de Dusseldorf, explicou o responsável da Polícia regional, Dietmar Kneip.

Logo após descer na plataforma de estação, o homem começou a agredir pelas costas com um machado vários passageiros e, ao tentar voltar a entrar no vagão, o motorista fechou as portas. O agressor avançou pela plataforma e entrou no edifício principal da estação, agredindo mais pessoas, em ataque que durou cinco minutos.

O homem não tinha antecedentes, mas era conhecido pela polícia, que sabia de seus problemas mentais por um incidente registrado em 2015. Em sua primeira declaração perante os agentes que o detiveram ontem, ele afirmou que tinha certeza que a polícia iria atirar.

As forças de segurança revistaram ontem à noite sua casa em Wuppertal, onde encontraram um certificado médico com o diagnóstico de esquizofrenia paranoide e medicamentos para essa doença.

A promotoria tem a intenção de acusar o homem de nove tentativas de assassinato e explicou que, dados seus problemas psicológicos, provavelmente ingressará em um hospital prisional após ser julgado.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Jeff Koons é condenado por plágio de escultura

Posted: 10 Mar 2017 07:04 AM PST

O artista Jeff Koons plagiou a obra do fotógrafo francês Jean-François Bauret para sua escultura batizada de Naked (Nus, em tradução livre), em que duas crianças aparecem abraçadas e sem roupas. A estátua de porcelana de cerca de um metro de altura foi apresentada em 1988 pelo americano. Enquanto a foto de Bauret, nomeada como Enfants, que se tornou um cartão postal, data de 1975.

Koons e o Centro Pompidou, complexo de arte em Paris, foram condenados a pagar 40.000 euros (cerca de 135.000 reais) à família do fotógrafo. Contudo, segundo o jornal britânico The Guardian, a quantia mal cobre os gastos dos herdeiros com advogados. O museu foi envolvido no processo por ter divulgado a imagem da escultura no catálogo da exposição em homenagem ao artista, que ficou em cartaz entre novembro de 2014 e abril de 2015.

Escultura "Naked", de Jeff Koons

Escultura “Naked”, de Jeff Koons (Phillips Auction House/Divulgação)

 

"Enfants Nus", fotografia de Jean François Bauret

“Enfants Nus”, fotografia de Jean François Bauret (Reprodução/Divulgação)

 

A corte que tomou a decisão afirma que as poucas variações entre as imagens não impedem o reconhecimento de que se tratam de modelos idênticos na mesma pose.


Arquivado em:Entretenimento

FGTS: manhã do primeiro dia tem filas e trabalhadores com dúvidas

Posted: 10 Mar 2017 06:45 AM PST

O primeiro dia de saques de recursos das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) teve filas na Caixa e trabalhadores com dúvidas sobre o benefício. As agências do banco abriram excepcionalmente duas horas mais cedo  nesta sexta-feira (às 8h). Tem direito de sacar os valores nesta primeira etapa quem nasceu nos meses de janeiro e fevereiro.

Edilson Moreira da Silva, 34 anos, é analista de conteúdo e escolheu a agência do bairro Cambuci, na região central de São Paulo, para a segunda tentativa de retirar o dinheiro. Ele baixou o aplicativo do FGTS para consultar o saldo das suas contas inativas. “Fui na lotérica e falaram que não havia nada, mas no aplicativo aparece. Usando o Cartão Cidadão, não consegui sacar. Tenho conta poupança na Caixa e o valor não consta lá também. A divulgação foi boa, mas, na prática, é diferente”, disse.

Ele escolheu sacar o FGTS hoje porque está voltando de férias. “Vou pagar dívida, trabalhador vive para pagar conta”, afirmou. Por volta das 10h45, havia uma fila de cerca de 20 pessoas esperando por orientação nesta agência.

A modelo Jaqueline Ciocci, de 22 anos, recebeu da avó a informação de que o saque começava hoje e resolveu consultar o saldo no banco.”Se tiver, vou guardar. Mas tenho algumas coisas maiores pra comprar esse ano”, contou. Ela disse que chegou às 10h porque não sabia da antecipação do horário.

O manobrista Alan Cardoso dos Santos, 25, consultou o saldo pelo site, mas descobriu que a empresa em que trabalhava não depositou o valor do FGTS. “Não sei quanto dinheiro tem para sacar, por conta desse problema”. Ele foi à Caixa localizada na Avenida Faria Lima, também na capital paulista. A orientação da Caixa para Cardoso foi que ele tentasse resolver a situação dentro da agência.

Primeira etapa

Nesta primeira etapa serão liberados o saque para 4,8 milhões de trabalhadores. Ao todo, 30,2 milhões têm direito ao saque, um montante de 43,6 bilhões de reais, que está em 49,6 milhões de contas inativas.

Os beneficiários com caderneta de poupança individual na Caixa receberão o dinheiro automaticamente em suas contas. Nesta primeira leva, o número que receberá recursos do fundo através desta modalidade é de 1,65 milhão de pessoas.

A partir de hoje, serão 1,2 milhão de beneficiários que poderão sacar com o Cartão do Cidadão no autoatendimento da Caixa (caixas eletrônicos), lotéricas e correspondentes –aqueles com direito a receber menos de 3.000 reais. Os demais terão de sacar nas agências da Caixa.


Arquivado em:Economia

Primeiro ‘hat-trick’ de Messi completa 10 anos; veja números

Posted: 10 Mar 2017 06:23 AM PST

A primeira vez que Lionel Messi marcou três gols em um mesmo jogo (o chamado “hat trick” ou “tripleta”) aconteceu há exatos 10 anos, no dia 10 de março de 2007. A marca não foi alcançada contra qualquer um. Defendendo o Barcelona, o feito veio justamente contra o Real Madrid, no Nou Camp, pelo Campeonato Espanhol, em empate por 3 x 3. Desde então, o argentino acumulou feitos incríveis.

Naquele jogo, o protagonista do Barcelona ainda era Ronaldinho Gaúcho. Além dele, Sylvinho e Beletti foram outros brasileiros que estiveram no jogo pelo time catalão, entrando na segunda etapa.

Desde então, o jogador não parou de alcançar marcas incríveis. São 41 “hat-tricks” em sua carreira, somando os jogos pelo Barcelona (37) e pela seleção argentina (quatro). Em cinco destes jogos, o argentino foi além: marcou quatro gols em quatro jogos e cinco gols uma vez, pela Liga dos Campeões, em vitória de 7 x 1 sobre o Bayer Leverkusen.

Curiosamente, após o primeiro “hat-trick” na carreira, Messi demorou um pouco para alcançar seu segundo. Este aconteceu no dia 6 de janeiro de 2009, em vitória de 3 x 1 contra o Atlético de Madri, fora de casa. A partir de 2010, o argentino conseguiu atingir a marca diversas vezes por ano. Foram seis em 2010, seis em 2011, nove em 2012, quatro em 2013, cinco em 2014, três em 2015 e seis em 2016. Neste ano, o argentino ainda não marcou três gols em uma mesma partida.

Comparação com Cristiano Ronaldo

O craque português do Real Madrir e eterno antagonista de Messi leva vantagem neste quesito. Quase três anos mais velho, Cristiano Ronaldo tem 45 “hat-tricks”, na carreira sendo que em seis jogos marcou quatro gols e em dois marcou cinco.

O português Iniciou sua carreira profissional em 2002 e somente em 2008, ou seja, depois de Messi, conseguiu seu primeiro “hat-trick”. Foi no dia 12 de janeiro daquele ano, em goleada de 6 x 0 do seu Manchester United sobre o Newcastle, pelo Campeonato Inglês. Em 2010, seu segundo ano de Real Madrid, conseguiu quatro hat-tricks.

A partir daí, como Messei, em todos anos o jogador marcou três ou mais gols. Foram nove em 2011, quatro em 2012, oito em 2013, quatro em 2014, oito em 2015 e sete em 2016. Em 2015, aliás, CR7 marcou cinco gols em uma mesma partida duas vezes, contra o Espanyol (6 x 0 fora de casa) e contra o Granada (9 x 1, em casa), ambos pelo Campeonato Espanhol.

De seus 45 hat-tricks, um foi pelo Manchester United, quatro pela seleção portuguesa e 40 pelo Real Madrid.


Arquivado em:Esporte, Placar

FGTS: Caixa faz 700.000 pagamentos de contas inativas em 3 horas

Posted: 10 Mar 2017 06:10 AM PST

A Caixa começa a pagar nesta sexta-feira o saldo das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para os nascidos em janeiro e fevereiro. Até as 11h, o banco já havia liberado 300 milhões de reais, em 700.000 pagamentos. As agências abriram hoje excepcionalmente duas horas mais cedo (às 8h), para tratar das contas inativas do FGTS.

O total de trabalhadores que sacaram o benefício foi de 300.000. A diferença entre o número de saques e o de beneficiários ocorre porque é possível que cada pessoa tenha mais de uma conta inativa.

Nesta primeira etapa serão liberados  saques para 4,8 milhões de trabalhadores. Ao todo, 30,2 milhões têm direito ao saque, um montante de 43,6 bilhões de reais, que está em 49,6 milhões de contas inativas.

Os beneficiários com caderneta de poupança individual na Caixa receberão o dinheiro automaticamente em suas contas. Nesta primeira leva, o número que receberá recursos do fundo através dessa modalidade é de 1,65 milhão de pessoas.

A partir de hoje, serão 1,2 milhão de beneficiários que poderão sacar com o Cartão do Cidadão no autoatendimento da Caixa (caixas eletrônicos), lotéricas e correspondentes –aqueles com direito a receber menos de 3.000 reais. Os demais terão de sacar nas agências da Caixa.


Arquivado em:Economia

Governo contratou lancha sem licitação para passeio de Temer

Posted: 10 Mar 2017 06:10 AM PST

O Palácio do Planalto contratou, sem licitação, uma lancha para ser usada pelo presidente Michel Temer e sua família na Bahia durante os quatro dias do feriado do Carnaval. Como o aluguel da lancha custou R$ 6 mil por dia, a contratação saiu por um total de R$ 24 mil.

Apesar de a lancha ter sido contratada para os quatro dias, ela só foi utilizada na segunda-feira, dia 27, para um passeio feito pela primeira-dama, Marcela Temer, o filho, Michelzinho, de sete anos, e a sogra de Temer, Norma Tedeschi. O presidente e a família passaram o Carnaval na Base Naval de Aratu.

Foi a primeira vez que Temer aproveitou um período de folga para ir à base naval, que foi o destino da ex-presidente Dilma Rousseff nos Carnavais de 2013, 2014 e 2015. No Ano-novo, Temer levou a família para a Restinga de Marambaia, outra unidade militar, esta no Rio de Janeiro.

O Planalto explicou que precisou fazer a contratação da embarcação porque a lancha da Marinha, a Amazônia Azul, estava avariada. “Foi recomendada, por necessidade do plano de segurança, a contratação de embarcação substituta para possível evacuação em caso de emergência”, diz nota da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

A nota afirma ainda que a contratação foi feita sem licitação porque não havia necessidade legal, uma vez que quem alugou a lancha foi uma associação sem fins lucrativos, a Abrigo do Marinheiro, que fez o fretamento junto à empresa Bahia Patrimonia Ltda. “O locador é uma associação sem fins lucrativos, que não recebe recursos da União e não necessita se subordinar aos processos da Lei 8666/93 (que regulamenta as licitações)”, diz.

Não ficou claro, porém, se a União vai reembolsar a associação pelo custo do aluguel. Questionada, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto disse que esta dúvida deveria ser respondida pela Marinha que, por sua vez, não respondeu à pergunta. Em nota, a força marítima insistiu que a contratação através dessa associação foi a opção adequada “para fazer frente à necessidade emergencial que se configurou de transporte do presidente da República e familiares e eventual evacuação em emergência por lancha descaracterizada e de alta velocidade”.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Papa diz estar aberto a homens casados se tornarem padres

Posted: 10 Mar 2017 06:08 AM PST

A Igreja Católica precisa estudar a possibilidade de ordenar homens casados para ministrar a palavra de Deus, afirmou o papa Francisco a um jornal alemão. Segundo o pontífice, essa seria uma solução viável para lidar com a falta de clérigos, especialmente em comunidades remotas.

Em uma entrevista publicada na noite de ontem pelo jornal alemão Die Zeit, Francisco reiterou que a retirada da regra do celibato não é a resposta definitiva da Igreja para a falta de padres. No entanto, expressou estar aberto para estudar a possibilidade de que “viri probati” – homens casados de fé comprovada – possam ser ordenados.

“Precisamos considerar se o viri probati é uma possibilidade. Precisamos então determinar que tarefas podem fazer, por exemplo, em comunidades remotas”, disse Francisco. A proposta tem sido debatida há décadas, mas recebe atenção renovada por parte do pontífice argentino, graças ao seu conhecimento dos desafios enfrentados pela igreja em lugares como o Brasil, um enorme país católico com forte carência de padres.

O cardeal brasileiro Cláudio Hummes, um amigo de longa data de Francisco, tem publicamente defendido a ideia dos viri probati em locais como a Amazônia, onde a igreja conta com cerca de um padre para cada dez mil católicos. Por enquanto, a Igreja Católica permite poucas exceções à regra do celibato. Sacerdotes protestantes casados, por exemplo, podem continuar na relação e seguir como padres católicos caso se convertam à religião, se tiverem permissão das esposas.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo

Guardiola é eleito técnico do mês – e esnoba prêmio

Posted: 10 Mar 2017 06:08 AM PST

Pep Guardiola diz não dar a mínima para premiações individuais. E comprovou isso nesta sexta-feira ao receber o prêmio de melhor treinador do mês de fevereiro no campeonato inglês. Sem esboçar nenhuma alegria, o treinador espanhol do Manchester City posou com o troféu oferecido mensalmente pela Premier League e que ele próprio esnobou há uma semana.

“Ser o jogador ou treinador do mês…acredite, eu sei o que conta no futebol e para mim isso não importa”, afirmou o treinador de 46 anos em entrevista coletiva na semana passada. Na mesma conversa, disse lamentar que atletas se importem com premiações individuais. “Acho ridículo quando escuto um jogador dizer que seu sonho é ganhar a Bola de Ouro. Isso não faz sentido.”

Nesta sexta, ao superar o italiano Antonio Conte (Chelsea), o português José Mourinho (Manchester United) e o galês Tony Pulis (West Bromwich) em eleição realizada por um painel de especialistas, capitães e torcedores, Guardiola tentou ser mais diplomático. “Obrigado ao Manchester City, à comissão técnica, aos jogadores e aos torcedores. Isto é para vocês”, escreveu em sua conta oficial no Twitter, apesar de sua pouca expressão na foto. 

Lesão tira prêmio de Gabriel Jesus

O brasileiro Gabriel Jesus, do Manchester City, era o principal candidato a craque do mês de fevereiro até sofrer uma lesão que o manterá afastado dos gramados por mais algumas semanas. Nesta sexta, a liga inglesa confirmou que o prêmio ficou com Harry Kane, do Tottenham.

O artilheiro do campeonato superou Jesus e David Silva (Manchester City), Romelu Lukaku (Everton), Eldin Jakupovic (Hull City) e Gareth McAuley (West Bromwich). Kane, de 23 anos, marcou quatro gols e deu uma assistência nas três partidas do Tottenham no mês: o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Middlesbrough e um hat-trick na goleada por 4 a 0 sobre o Stoke City.

O prêmio de melhor gol do mês foi para Eden Hazard, do Chelsea, por ter driblado três jogadores e balançado as redes em bela jogada individual na vitória por 3 a 1 sobre o Arsenal, no dia 4 de fevereiro, em Stamford Bridge.

Gabriel Jesus se machuca durante partida entre Machester City e AFC Bournemouth

Gabriel Jesus se machucou durante partida entre Manchester City e AFC Bournemouth (Michael Steele/Getty Images)

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Vítimas de incêndio na Guatemala estavam trancadas em cômodo

Posted: 10 Mar 2017 05:42 AM PST

Autoridades da Guatemala investigam se as 35 meninas que morreram durante um incêndio em um abrigo para menores foram impedidas de fugir das chamas porque estavam trancadas em um cômodo. As primeiras investigações apontam que as vítimas foram mantidas presas após uma tentativa frustrada de fuga em massa, segundo testemunhas.

As chamas que tomaram conta da sala de aulas de apenas 16 metros quadrados, onde estavam 52 adolescentes, deixaram meninas com ferimentos tão graves que especialistas em queimaduras foram levados dos Estados Unidos. Além disso, médicos afirmaram que as vítimas da tragédia de quarta-feira precisam de centenas de doadores de sangue.

O governo demitiu o diretor do lar Virgen de la Asunción, fechou temporariamente o abrigo, decretou três dias de luto e prometeu reformar o sistema de assistência infantil, que especialistas afirmam sofrer de uma grave falta de financiamento.

“Os funcionários deixaram as meninas em um espaço extremamente reduzido, uma sala de quatro por quatro metros, para 52 meninas adolescentes”, disse Claudia López, vice-secretária de direitos humanos da Guatemala. “Foi uma decisão terrivelmente mal concebida”.

A polícia e testemunhas dizem que o fogo parece ter sido iniciado por uma das garotas, que incendiou um colchão, possivelmente para protestar depois de horas trancada na sala.

“Se realmente foram as meninas que iniciaram o incêndio, por que tinham fósforos à mão, por que não foram revistadas se iam ficar trancadas neste espaço minúsculo?”, indagou Claudia.

Convivência

O lar Virgen de la Asunción abriga jovens de até 18 anos em San José Pinula, 25 quilômetros a sudoeste da Cidade da Guatemala. Suas moradoras normalmente são uma mistura incomum de vítimas de violência e jovens infratoras, e outra ala acolhe crianças deficientes.

Os anos de problemas no abrigo vieram à tona no horário de almoço na quarta-feira, quando um grupo de adolescentes que se queixavam das instalações simulou uma briga no salão de refeições como distração para depois atacar funcionários e tentar fugir, disse uma testemunha.

Depois de horas de tumulto, a polícia capturou a maioria das foragidas, que foram separadas das centenas de outras moradoras no complexo, de acordo com um relato redigido pelo departamento de direitos humanos do governo.

(Com Reuters)


Arquivado em:Mundo

Ex-Palmeiras, Gabriel beija escudo em 1º gol pelo Corinthians

Posted: 10 Mar 2017 05:40 AM PST

O volante Gabriel marcou na noite desta quinta-feira o seu primeiro gol pelo Corinthians, na vitória por 2 a 0 sobre o Luverdense, em Cuiabá, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil 2017. O atleta, que atuou pelo rival Palmeiras nas duas últimas temporadas, beijou o escudo corintiano e mostrou que já está identificado com a nova casa.

Gabriel brincou com o fato de o bandeirinha ter, num primeiro momento, anulado o gol – por ver interferência de Jô, impedido, na reação do goleiro Diogo Silva, do Luverdense. O juiz, porém, validou o gol, marcado em bonito chute de esquerda, de fora da área.

“Foi no jeito do Corinthians, sofrido, primeiro levantou, depois validou, no final ainda bem que ele validou e deu tudo certo”, comentou o meio-campista. “Fico feliz com a adaptação rápida, sempre confiei no meu trabalho e sabia que era dentro de campo que eu iria adquirir a confiança e respeito de todos. O início é muito bom e estou muito feliz aqui”, completou, na saída da Arena Pantanal. 

Gabriel, de 24 anos, era um atleta querido pela torcida palmeirense, mas perdeu espaço no time após se lesionar e com o sucesso de Tchê Tchê e Moisés na campanha do título nacional. Com a chegada de Felipe Melo, mais um reforço para o setor, deixou o clube para jogar no rival. Ele foi protagonista justamente na vitória sobre o Palmeiras, pelo Paulistão, ao ser expulso de forma equivocada.

O Corinthians já havia marcado diante do Luverdense com Rodriguinho e conteve o ritmo para segurar a vantagem para o jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira, dia 16, no Itaquerão. O tricampeão Corinthians pode até perder por um gol de diferença para avançar às quartas de final da Copa do Brasil.

(com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte, Placar

Articulação para Lula presidir o PT divide o partido

Posted: 10 Mar 2017 05:39 AM PST

Vista como a salvação para as ameaças de rachas no PT, a possível indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência do partido se tornou motivo de divisão entre as diferentes forças internas da legenda. Desde terça-feira, Lula disse a pelo menos três interlocutores diferentes que não quer ser presidente do PT, mas está sendo pressionado pela corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB), da qual faz parte.

Na semana passada, o ex-presidente autorizou que uma comissão formada por integrantes da CNB e pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão (da tendência Novo Rumo), ouvisse todas as demais forças do partido sobre sua possível indicação à presidência da legenda.

Segundo integrantes da comissão, as correntes que integram o Muda PT, movimento que congrega mais da metade da bancada petista na Câmara Federal — além das correntes Mensagem ao Partido (a segunda maior), Articulação de Esquerda, Militância Socialista e Avante —, já se posicionaram contra a ida de Lula para a presidência do partido. Essas correntes argumentam que ele deve se dedicar a construir as condições para sua candidatura à Presidência de República em 2018 e que acumular as funções de candidato e dirigente é incompatível.

“É um equívoco muito grande. Ele próprio já disse que não quer. O que existe é uma pressão, uma chantagem da corrente majoritária”, disse o deputado estadual Raul Pont (PT-RS). “O que Lula expressa é a manifestação para ele voltar à Presidência da República. Ele vai assumir a administração do PT? Vai assinar cheques? Lula tem que estar na rua”, completou Pont.

Das correntes ouvidas até agora, além da CNB, Movimento PT, Novo Rumo e Esquerda Popular Socialista (EPS) se manifestaram a favor da indicação de Lula para dirigir o partido. É mais do que suficiente para garantir a eleição do ex-presidente, mas está longe da unanimidade pretendida pelos defensores da ideia de que Lula assuma o partido.

Alternativas

Além disso, Novo Rumo e EPS já trabalham, ao lado do Muda PT, por outro nome para a função, o do senador Lindbergh Farias (PT-RJ). Em texto publicado em seu blog, Valter Pomar, líder da Articulação de Esquerda, disse claramente que a tendência é contrária à tese de Lula na chefia do partido e apoia a candidatura de Lindbergh. No texto, Pomar diz que a pressão sobre Lula é a alternativa que a CNB encontrou para solucionar um problema interno da legenda, incapaz de construir uma candidatura unitária.

No início da semana, o PT do Rio Grande do Sul organizou um grande ato de apoio ao senador do qual participaram toda a bancada federal e quase todos deputados estaduais, além de lideranças como os ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra e o ex-ministro Miguel Rossetto. Outros atos do tipo estão marcados em Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia.

Nos últimos dias, defensores da ida de Lula para a presidência do PT – que até sexta-feira davam como certa a manobra –, mudaram de discurso e passaram admitir que adotaram a estratégia errada. O maior equívoco, segundo eles, foi escolher uma comissão formada prioritariamente pela CNB, o que irritou as demais correntes. Diante da possibilidade de o “plano Lula” ir por água abaixo, setores da corrente articulam a candidatura de Marcio Macedo, atual tesoureiro do partido, à presidência do PT.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política