USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Notícias

Notícias


Sargento Pimenta comemora 50 anos de álbum dos Beatles

Posted: 27 Feb 2017 10:04 AM PST

It was 50 years ago today” (Foi há 50 anos hoje) foi o tema escolhido pelo bloco Sargento Pimenta para homenagear os Beatles este ano, com a comemoração dos 50 anos do álbum Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, que inspirou o nome do bloco. O tema deste ano é um trocadilho com a frase inicial da música It was 20 years ago today (Foi há 20 anos hoje). Além de várias canções clássicas da banda com batida de carnaval e funk, o bloco tocou o álbum inteiro na sequência.

Um dos fundadores do Sargento Pimenta, Leandro Donner, voz e guitarra da banda, disse que em sete anos o bloco lembrou o cinquentenário do álbum Help, em 2015, com o lema Help, I need sambare, e que o disco Sgt. Peppers merecia a mesma homenagem, por ser especial para os músicos ingleses.

“Além de ser um disco importante, antológico, é um disco carnavalesco, com eles [os Beatles] fantasiados de outra banda, com fardas, cores. A gente espera poder se aproximar dessa linguagem, mostrar o lado psicodélico dos Beatles, a parte da música indiana de George Harisson, com sonoridades que a gente vai usar ao vivo.”

A professora Jocélia dos Santos Chaves usava a camisa deste ano do bloco, espremida pela multidão na grade bem em frente ao palco. Ela diz que a família acompanha o bloco há quatro anos e o marido e filha, Antônio e Bruna, tocam caixa na bateria. “Eu amo o bloco, é excelente, animado, só com música dos Beatles, então a gente sempre acompanha, pega a blusa do ano e vem toda arrumada. Minhas músicas favoritas são Yesterday e All you need is love, que eles tocam como funk.”

A estudante Glória Cipriano também vestia uma camisa do Sargento Pimenta, mas de 2015. Ela diz que vai ao bloco desde 2014 e que começou a gostar de carnaval por causa dele. “Sou muito fã de Beatles e o Sargento Pimenta é um bloco diferenciado porque mistura dois universos, que é o rock dos Beatles e o carnaval. Então muita gente que não gosta de carnaval e de marchinha acaba vindo por causa dos Beatles. Eu também não era tão fã de carnaval, acabei gostando mais por causa do Sargento Pimenta, agora estou sempre no carnaval.”

Vestido como Jonh Lennon no Sgt. Pepper, o artista plástico Daniel Gnattali disse que é amigo dos músicos do bloco e há cinco anos “incorpora” o Beatle no bloco. “Já fui Jonh Lennon cabeludo, Jonh Lennon barbudo, esse ano eu Jonh Lennon Sgt Pepper. Sou artista plástico e todo ano faço a performance do Jonh Lennon e este ano resolvi misturar as duas coisas e vou fazer uma obra de arte ao vivo.”

Multidão

O Sargento Pimenta se firmou como um dos principais blocos do carnaval de rua carioca e atrai 180 mil pessoas ao Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade. Donner explica que o grupo amadureceu musicalmente e hoje os artistas trabalham exclusivamente com música, pois a banda básica, com 15 integrantes, viaja o Brasil todo fazendo shows. Além da banda principal, uma bateria de 140 ritmistas completa o bloco, que também já se firmou como uma atração do pré-carnaval paulista, onde toca há cinco anos.

O repertório deste ano inclui pela primeira vez músicas do álbum Sgt. Pepper como Lovely Rita, She’s Leaving Home, Within You Without You, Good Morning Good Morning e A Day In The Life. Entre as clássicas estão Yellow Submarine em ritmo de ciranda, Help! em ritmo de samba reggae e funk na música A Hard Day’s Night. She Loves You e All My Loving viraram marchinhas e Here Comes The Sun é tocada como quadrilha.

(Com Agência Brasil)

 


Arquivado em:Brasil

As cinco piores gafes do Oscar

Posted: 27 Feb 2017 09:45 AM PST

Os produtores do filme La La Land — Cantando Estações já estavam em meio a seus discursos de agradecimento pelo prêmio de melhor filme durante a cerimônia do Oscar, quando a confusão se instalou no palco: o vencedor, na verdade,  era Moonlight: Sob a Luz do Luar. A gafe, que causou caos nos bastidores e constrangimento de atores, produtores e repórteres, talvez tenha sido a pior já enfrentada durante a premiação da Academia, mas outros enganos históricos também provocaram surpresa e embaraço aos artistas.

Confira as cinco piores gafes do Oscar:

1. Spencer “Dick Tracy”

Em 1938, o ator Spencer Tracy ganhou o prêmio de melhor ator pelo filme Marujo Intrépido, mas teve que receber uma segunda estatueta. A que recebeu no dia da cerimônia veio com o nome Dick Tracy gravado, um famoso personagem de quadrinhos americano.

2. “Venha e pegue-o, Frank!”

O ator Will Rogers anunciou o prêmio de melhor diretor, na 6ª edição do Oscar em 1934, com as seguintes palavras: "Venha e pegue-o, Frank!" Frank Capra, diretor de Aconteceu Naquela Noite, correu para o palco e, ao chegar, descobriu que o vencedor era Frank Lloyd, por Cavalgada. Capra fez o que classificou de "a mais longa, triste e arrasadora caminhada de minha vida." No ano seguinte, Frank Capra ganhou a premiação.

3. Estatueta roubada

A atriz Alice Brady decidiu não comparecer à premiação, em 1938, e a estatueta que deveria receber como melhor atriz coadjuvante foi entregue a um homem desconhecido, que subiu ao palco como seu representante. O troféu e o homem jamais foram vistos novamente. A atriz morreu antes que a Academia pudesse encomendar uma nova estatueta para ela.

4. Indicados?

Ao anunciar o prêmio de melhor filme, em 1985, o ator britânico Laurence Olivier simplesmente se esqueceu de mencionar os indicados e foi direto para o resultado: "Amadeus!"

 

5. Branca de Neve constragedora

O número de abertura do Oscar de 1989 possivelmente é lembrado como o mais embaraçoso de todos os tempos. A atriz Eileen Bowman e o ator Rob Lowe cantaram e dançaram em uma interpretação de cerca de dez minutos de Branca de Neve e príncipe encantado, criada pelo produtor do filme Grease, Allan Carr. Os atores não acertaram o tom de voz em um único momento e o público assistiu à cena profundamente constrangido com a dança sexy. Além disso, a Disney ainda processou a Academia, que não havia pedido permissão pelos direitos autorais da cena.


Arquivado em:Entretenimento

Trump vai propor aumento de 10% em gastos com defesa e segurança

Posted: 27 Feb 2017 09:41 AM PST

O presidente de Estados Unidos, Donald Trump, vai propor um orçamento federal que eleva em 54 bilhões de dólares (168 bilhões de reais) os gastos com defesa e segurança para o ano fiscal de 2018, antecipou a Casa Branca nesta segunda-feira. O primeiro plano orçamentário do republicano deve incluir uma redução de recursos para o Departamento de Estado e gastos internacionais, como ajuda financeira e apoio militar a outros países.

Durante um encontro com a Associação Nacional de Governadores na Casa Branca, o próprio Trump detalhou que solicitará um aumento “histórico” nos gastos com os departamentos de Defesa e Segurança. O presidente entregará seu plano ao Congresso em março, que precisa aprová-lo, para que passe a valer a partir de outubro.

“Este orçamento será de segurança pública e segurança nacional”, enfatizou Trump, durante seu discurso a governadores. O republicano prometeu “fazer mais com menos” e acrescentou que é necessário que os Estados Unidos “comecem a ganhar as guerras de novo”.

De acordo com a Casa Branca, o orçamento da defesa será 10% maior. Sem dar detalhes, a administração de Trump informou que "outros programas" terão cortes, para compensar a mudança. Segundo oficiais do governo, que falaram ao jornal Washington Post, os gastos com ajuda internacional devem ser os primeiros afetados.

Os comentários de Trump sobre o plano orçamentário são a primeira indicação formal sobre suas prioridades financeiras. Durante seu discurso na Casa Branca, na manhã de hoje, Trump deixou claro que colocará "a América em primeiro lugar", usando internamente o dinheiro que costumava ser "gasto no exterior".

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Bloco Sargento Pimenta arrasta multidão no Rio

Posted: 27 Feb 2017 09:40 AM PST

Bloco do Sargento Pimenta no Rio(Fernando Maia/Riotur/Divulgação)" description="">Bloco do Sargento Pimenta no Rio(Fernando Maia/Riotur/Divulgação)" description="">Bloco do Sargento Pimenta no Rio(Akemi Nitahara/Agência Brasil)" description="">Bloco do Sargento Pimenta no Rio(Akemi Nitahara/Agência Brasil)" description="">Bloco do Sargento Pimenta no Rio(Akemi Nitahara/Agência Brasil)" description="">Bloco do Sargento Pimenta no Rio(Akemi Nitahara/Agência Brasil)" description="">Bloco do Sargento Pimenta no Rio(Akemi Nitahara/Agência Brasil)" description="">
Arquivado em:Galeria de Fotos

Árbitro ganha presente do Real Madrid e gera polêmica na Espanha

Posted: 27 Feb 2017 09:30 AM PST

O Real Madrid ganhou do Villarreal de maneira polêmica no domingo, por 3 a 2, e uma grande discussão começou após o presidente do Villa denunciar que os árbitros deixaram o estádio com sacolas do clube merengue. Alguns veículos conseguiram flagrar um dos juízes da partida com o presente.

“Os árbitros saíram do estádio com sacolas do Real Madrid (…) e isso não me parece correto”, afirmou o presidente Fernando Roig depois de ver o árbitro Gil Manzano com sacola com o logotipo do time da capital espanhola.

Em entrevista ao jornal Marca, o Comitê de Árbitros afirmou que a bolsa tinha produtos promocionais do time comandado por Zidane e declarou que: “na bolsa tinha chaveiros, pins e canetas do Real. Seis ou sete chaveiros, três ou quatro canetas e 15 ou 20 pins”.

O jornal de Madrid ainda afirma que é tradicional no mundo do futebol e também em jogos no Santiago Bernabéu, que os árbitros ganhem uma camisa relacionada à partida.

(Com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

OMS cobra novos antibióticos para combater 12 superbactérias

Posted: 27 Feb 2017 09:15 AM PST

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta segunda-feira uma lista de 12 famílias de bactérias resistentes aos tratamentos atuais e instou o desenvolvimento de novos antibióticos para combatê-las. Segundo a agência da ONU, o risco para a saúde é “crítico” no caso de três famílias de bactérias, resistentes inclusive aos antibióticos mais recentes e que causam a maioria das infecções hospitalares.

Os chamados “patógenos prioritários” provocam infecções no sangue, nos pulmões, no cérebro e no trato urinário que podem ser fatais. “A resistência aos antibióticos está crescendo, e estamos ficando rapidamente sem opções de tratamento”, disse Marie-Paule Kieny, assistente do diretor-geral da OMS. “Se deixamos este assunto para as forças do mercado, os novos antibióticos que precisamos urgentemente não serão desenvolvidos a tempo.”

Era pós-antibióticos

A OMS insta os governos a incentivarem o financiamento público e privado para lutar contra estas “superbactérias”. A agência da ONU alertou anteriormente para o risco de uma era”pós-antibióticos”, na qual infecções comuns e pequenas feridas voltarão a ser fatais.

Veja também

As bactérias destacadas pela OMS foram selecionadas, entre outros critérios, segundo o grau de severidade das infecções que causam, a facilidade com que se propagam e quantos antibióticos eficazes restam para combatê-las.

A lista está dividida em três categorias, segundo sua prioridade: crítica, alta e média. A primeira inclui superbactérias resistentes aos antibióticos carbapenêmicos, último recurso para infecções potencialmente mortais que com frequência se propagam em hospitais, asilos e entre pacientes que precisam de respiradores e cateteres. A segunda e terceira categorias incluem bactérias que causam doenças mais comuns, como gonorreia e salmonela.

(Com AFP)


Arquivado em:Ciência, Saúde

Embarcação portuguesa encontra bomba que seria da 2ª Guerra

Posted: 27 Feb 2017 08:33 AM PST

O Porto de Nazaré, em Portugal, foi isolado na manhã desta segunda-feira depois que uma embarcação de pesca recolheu em sua rede uma bomba, provavelmente utilizada na Segunda Guerra Mundial.

O artefato está em elevado estado de corrosão e foi transportado para o porto local. Estima-se que a bomba tenha cerca de 200 kg do explosivo H6, o que equivale a cerca de 600 kg de TNT, segundo a marinha portuguesa.

Avisada, a Polícia Marítima Local ficou responsável por resguardar um perímetro de segurança para o caso de um eventual acidente. Os portugueses pretendem fazer a deflagração da bomba no mar, a uma profundidade de pelo menos 20 metros.


Arquivado em:Brasil

Vítima de acidente com carro alegórico está em estado grave

Posted: 27 Feb 2017 07:35 AM PST

Uma das vítimas do acidente com o carro alegórico da escola Paraíso do Tuiuti está internada em estado grave e respira por aparelhos. A mulher, identificada como Maria de Lurdes de Moura, está no Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio. As outras duas vítimas que ainda estão hospitalizadas têm quadro estável, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Pelo menos 20 pessoas passaram por atendimento médico.

Veja também

Elizabeth Jofre, que também está no Hospital Souza Aguiar, está no setor de recuperação pós cirurgia da unidade, em observação. Já Lúcia Melo passa por novos exames no Hospital Miguel Couto, na zona sul. Segundo a secretaria de saúde, a vítima “está lúcida e consciente”.

Na manhã desta segunda-feira, 27, outras cinco vítimas do acidente tiveram alta hospitalar. Ao todo, o acidente com o carro que prensou pessoas contra a grade do setor 1 deixou 20 feridos. O fato teria sido causado por uma manobra equivocada do motorista do sexto e último carro da Tuiuti. A escola andava apressada para fechar sua apresentação nos 75 minutos regulamentares (esse ano, o tempo de cada agremiação foi encurtado em sete minutos, para dinamizar o espetáculo). O motorista está foragido.

(Com Estadão Conteúdo)

 

 

 


Arquivado em:Brasil

Mahershala Ali é o primeiro ator muçulmano a ganhar um Oscar

Posted: 27 Feb 2017 07:18 AM PST

Mahershala Ali se tornou o primeiro ator muçulmano a receber uma estatueta do Oscar, na noite de domingo. Ali ganhou o prêmio de melhor coadjuvante por sua interpretação de um traficante no filme Moonlight: Sob A Luz do Luar. A premiação é inédita – em 1963, o ator Omar Sharif foi indicado por sua atuação em Lawrence da Arábia, mas não chegou a ganhar.

Em seu discurso de agradecimento, Ali, de 43 anos, também conhecido por seu papel na série House of Cards, mencionou seus "maravilhosos professores" e sua esposa, que havia dado à luz alguns dias antes. "Sou abençoado por ter tido uma oportunidade. Foi uma experiência maravilhosa", afirmou ao microfone ao agradecer ao diretor de Moonlight, Barry Jenkins, e a Tarell Alvin McCraney, que escreveu a peça na qual o filme se baseia.

Foi também a primeira vez que Ali, que se converteu há 17 anos, foi indicado ao Oscar. Ao ganhar o prêmio como coadjuvante no SAG Awards, premiação do sindicato dos atores de Hollywwod, ele havia feito um discurso emocionado sobre a importância de apoiar pessoas marginalizadas. "O que aprendi em Moonlight é o que acontece quando perseguimos as pessoas", falou na ocasião, ressaltando sua condição de muçulmano.

 


Arquivado em:Entretenimento

Forças iraquianas tomam controle de ponte estratégica em Mossul

Posted: 27 Feb 2017 07:15 AM PST

As forças iraquianas chegaram nesta segunda-feira a uma ponte estratégica sobre o rio Tigre em Mossul, no nono dia da ofensiva para recuperar a zona oeste da cidade do grupo Estado Islâmico (EI). As tropas chegaram ao acesso oeste, parcialmente destruído por bombardeios, afirmou à AFP o general Yahya Rasool, porta-voz do comando militar. “Isto significa que a ponte está sob nosso controle dos dois lados”, completou.

As forças iraquianas conquistaram no fim de janeiro a parte leste de Mossul, três meses depois do início de uma ampla ofensiva para reconquistar o último reduto do EI no Iraque. Esta “quarta ponte”, como é chamada, é a mais ao sul das cinco que atravessam o rio Tigre. As construções foram todas atingidas por ataques e são praticamente inutilizáveis.

“As unidades de engenharia poderão habilitar uma ponte para que possamos atravessar com material e munições” afirmou no domingo o coronel Falah al-Wabdan, das Forças de Intervenção Rápida do ministério do Interior.

Cerco a Mossul – Depois controlar os arredores de Mossul, as forças de elite iraquianas precisaram de mais de dois meses para reconquistar, no final de janeiro, a parte leste de Mosul. A parte ocidental é menor que a oriental, mas está mais densamente povoada e é nesta área onde se encontram alguns dos redutos dos extremistas. Segundo a ONG Save the Children, cerca de 350.000 crianças se encontram na parte oeste da cidade.

A conquista de Mossul significaria o fim da presença no Iraque de EI como força implantada no território. O primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi, afirmou no final de dezembro que seriam necessários três meses para expulsar o EI do país. Na vizinha Síria, o EI defende com unhas e dentes o seu reduto de Raqa, assim como a cidade vizinha de Al Bab, perto da fronteira turca.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Destaque na Grande Rio, Xuxa reaparece por 8 segundos na Globo

Posted: 27 Feb 2017 07:01 AM PST

A apresentadora Xuxa Meneghel voltou à tela da Globo, ainda que de maneira relâmpago. Durante oito segundos ela foi destaque na transmissão do desfile da Acadêmicos do Grande Rio, que homenageou a cantora baiana Ivete Sangalo.

Xuxa, que trabalhou na emissora carioca por mais de 30 anos, fechou contrato com a Record em 2015 e permanece lá até hoje.

Fátima Bernardes, que comandou a transmissão, apenas citou o nome da apresentadora, sem qualquer outra menção. No desfile, Xuxa representou a chegada de Ivete Sangalo à Banda Eva.

O contrato com a Record foi assinado depois de dois anos de negociação. Na ocasião da assinatura, ela disse que agora poderia fazer o que quisesse.

“Agora se eu quiser fazer, eu posso. Antes eu tinha que pedir permissão”, disse Xuxa. “O que me motivou a mudar de casa foi a vontade de fazer algo novo e o aval que eles me deram. Eles acreditam em mim e me passaram segurança naquilo que tenho projetado.”

 


Arquivado em:Brasil

Gafe do Oscar provoca caos e constrangimento nos bastidores

Posted: 27 Feb 2017 06:35 AM PST

Os produtores do filme La La Land — Cantando Estações estavam fazendo os agradecimentos pela estatueta de melhor filme, durante a cerimônia do Oscar, quando um dos assistentes de palco cochichou: "Oh… Oh meu Deus! Eles leram o envelope errado!" Em poucos segundos, uma movimentação começa ao fundo do palco. Membros da produção do Oscar conferem os envelopes e avisam a equipe de La La Land – o verdadeiro vencedor da noite era Moonlight: Sob a Luz do Luar.

Enquanto o equívoco era desfeito, atores, produtores e repórteres olhavam a cena, atônitos. Warren Beatty, que havia feito o anúncio da principal premiação da noite com Faye Dunaway, é abordado por um dos produtores do palco: "A segurança gostaria de ver os envelopes, Sr. Beatty". O ator responde, conforme relato da revista Vanity Fair: "Estou com eles. Entregarei a Barry Jenkins [diretor de Moonlight] no momento apropriado.”

No caminho de Beatty em direção ao microfone, o produtor Jordan Horowitz, de La La Land, que já havia agradecido o prêmio, arranca o envelope que Beatty segurava e o mostra às câmeras: "Isso não é uma brincadeira. Moonlight venceu como melhor filme."

Beatty explica que havia aberto o envelope e lido "Emma Stone, La La Land". "Por isso dei uma olhada tão demorada a Faye. Eu não estava tentando ser engraçado", disse ao microfone. Stone havia ganhado a estatueta de melhor atriz alguns momentos antes.

Premiação por engano

O produtor do Oscar, Michael de Luca, já havia brindado à bela festa que havia sido a noite, quando a confusão começou, segundo informações do jornal Los Angeles Times. Assim que Luca cumprimentou o apresentador Jimmy Kimmel por sua performance durante a cerimônia, recebeu a resposta: "Obrigado, mas ninguém se lembrará disso agora. Não sei o que aconteceu. Vamos analisar ponto por ponto."

Após a cerimônia, Emma Stone, contou que não entendeu o que havia acontecido e ainda estava com o envelope com seu nome nas mãos quando a confusão começou. "Acho que todos ainda estão em um 'estado de confusão'. Emoção, mas confusão. Acho que todos estão muito empolgados por Moonlight. É um filme incrível", disse a atriz, segundo a revista americana People.

O diretor Barry Jenkins afirmou que nem ele nem a equipe de Moonlight receberam qualquer explicação em relação ao engano. Viram o cartão errado e o correto. "Essas coisas acontecem. Vi dois cartões. Essas coisas simplesmente acontecem. Queria ver o cartão. Warren se recusou a mostrar o cartão a qualquer outra pessoa antes de mim e foi o que fez. Subiu as escadas, veio em minha direção e me mostrou o cartão. Todos perguntavam 'posso vê-lo?' E ele respondia: 'Não, Barry Jenkins deve ver o cartão, preciso que ele saiba'. Depois disso, me senti melhor em relação ao que aconteceu", afirmou após a cerimônia, segundo a Vanity Fair.

A PricewaterhouseCoopers (PwC), empresa de auditoria que supervisiona a votação e contagem dos votos há 83 anos, assumiu a responsabilidade pelo erro e pediu 'sinceras desculpas' por meio de um comunicado no Twitter. A investigação da PwC, uma das empresas de auditoria mais respeitadas do globo, deve se concentrar em uma medida que pretende tornar o sistema de entrega dos envelopes à prova de erros: há envelopes duplicados com o resultado dos vencedores, que ficam com dois funcionários da empresa, posicionados um em cada lado do palco, nas coxias. Eles são entregues aos apresentadores e também servem para conferir os resultados depois do anúncio, no caso de algo dar errado. A questão é como o envelope que acabava de ser entregue a Emma Stone, que ganhou a estatueta de melhor atriz, foi dado a Beatty.


Arquivado em:Brasil

Imagens do dia 27 de fevereiro

Posted: 27 Feb 2017 05:41 AM PST

(Amit Dave/Reuters)" description="">(Denis Balibouse/Reuters)" description="">(Greg Baker/AFP)" description="">(Cathau McNaughton/Reuters)" description="">(Wolfgang Rattay/Reuters)" description="">(Karim Sahib/AFP)" description="">(Frazer Harrison/Getty Images)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Lava Jato ameaça contratos de US$ 16 bi da Odebrecht no exterior

Posted: 27 Feb 2017 04:57 AM PST

A crescente onda de rejeição que a Odebrecht atravessa no mercado internacional põe em risco contratos de quase US$ 16 bilhões em projetos conquistados nos últimos anos. Até setembro de 2016, dois terços da carteira de obras da empreiteira tinham origem no exterior, em países como Venezuela, Angola e Panamá. Juntos, esses três países tinham mais obras contratadas com a empresa do que o Brasil

Embora esteja presente no exterior desde a década de 1970, a política de expansão da Odebrecht para além das fronteiras brasileiras ganhou força nos anos 2000, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Com a Operação Lava Jato, os contratos no mercado externo começaram a ser contestados. Desde que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) divulgou os dados sobre pagamento de propina da Odebrecht em cada país, a participação que antes era comemorada virou foco de turbulência e preocupação. Alguns países já ameaçaram expulsar a empresa de seus territórios e cancelaram contratos bilionários, como foi o caso do Gasoduto Sul Peruano e a concessão para construir 528 km de estrada na Colômbia.

As decisões têm efeito duplo para a empreiteira e para o grupo. Além de perder a concessão, que representa um contrato de longo prazo para administrar um ativo, a empresa também perde a obra. No caso do gasoduto, no Peru, a construção do projeto representava 10% da carteira de obras da empresa, afirma o analista da agência de classificação de risco Fitch Ratings, Alexandre Garcia. O mesmo deve ocorrer com a rodovia na Colômbia, já que a concessão garantia contrato de construção de mais de 500 km de estrada.

A revolta no exterior tem ocorrido simultaneamente à tentativa de fechamento de acordos de leniência da empresa com os ministérios públicos locais. A esperança é que, com os acordos e a definição das multas, a empresa mantenha outros contratos importantes. Até agora, há pré-contratos firmados com Panamá, República Dominicana, Peru e Colômbia. Os demais países ainda estão em fase preliminar e há aqueles que nem têm interesse de iniciar algum processo de delação.

Por ora, a empresa está proibida de participar de novas licitações em três países: Panamá, Peru e Equador. Nada garante, no entanto, que outras nações façam embargos semelhantes até que a poeira comece a baixar. Nos Estados Unidos, embora não haja denúncia de pagamento de propina, a ação do DoJ exigiu um acordo e estabelecimento de multa. A empresa toca obras de modernização no Aeroporto Internacional de Miami, de uma rodovia no Texas e construções na Louisiana.

Em nota, a empresa afirma acreditar que conseguirá manter os contratos e estar livre para conquistar novos projetos, assim que consiga firmar acordos de leniência nos países.


Arquivado em:Economia, Política

Outra gafe do Oscar: tributo póstumo ‘mata’ produtora australiana

Posted: 27 Feb 2017 04:55 AM PST

O vídeo que homenageia artistas que morreram durante o ano anterior e é transmitido durante a premiação do Oscar acabou produzindo mais uma gafe durante a cerimônia. No filme ‘in memoriam’, o tributo à figurinista australiana Janet Patterson, que morreu em outubro de 2016, trazia por engano a foto de Jan Chapman, uma produtora australiana que está viva. O nome e os créditos estavam corretos, mas a foto, errada.

"Fiquei devastada pelo uso de minha foto no lugar da de Janet Patterson, minha grande amiga e colaboradora de tantos anos. Havia pedido a sua agência que checasse qualquer fotografia que pudesse ser usada e entendi que a Academia estava bem informada. Janet era uma grande beleza, foi indicada quatro vezes ao Oscar e é muito decepcionante ver que o erro não foi corrigido. Estou viva, bem e sou uma produtora ativa", afirmou Jan Chapman por e-mail ao site da revista americana Variety.

Janet Patterson foi indicada na categoria melhor figurino em quatro filmes, O Piano, Retratos de Uma Mulher, Oscar e Lucinda e O Brilho de uma Paixão. Jan Chapman é uma das produtoras mais conhecidas da Austrália e trabalhou junto com Patterson no filme O Piano.

A Academia ainda não comentou o equívoco.


Arquivado em:Entretenimento

Milícia jihadista decapita refém alemão nas Filipinas

Posted: 27 Feb 2017 04:30 AM PST

A milícia jihadista Abu Sayyaf decapitou o refém alemão Jurgen Kantner, de 70 anos, ao final do prazo dado pelos terroristas para negociar sua libertação, informou nesta segunda-feira a polícia das Filipinas. Ronald “Bato” Rosa, diretor da Polícia Nacional, declarou em entrevista coletiva que a execução aconteceu na província de Zamboanga, segundo o canal ABS-CNB. “Temos que encontrar o corpo, mas (a morte) está confirmada, segundo os relatórios de inteligência”, disse.

Os terroristas reivindicavam um pagamento de 30 milhões de pesos (cerca de US$ 600 mil) até o final da manhã de domingo para libertar Kantner, sequestrado em novembro do ano passado nas águas do estado malaio de Sabah. Durante a captura de Kantner, os jihadistas mataram a tiros a esposa do alemão, cujo corpo foi achado pelas autoridades das Filipinas no dia 7 de novembro no iate onde o casal viajava e teria sido abordado.

O Abu Sayyaf intensificou sua atividade no último ano com o sequestro de dezenas de pessoas nas águas das Filipinas e da Malásia, muitas delas tripulantes de embarcações que navegavam pela região. O grupo jihadista, que jurou lealdade ao Estado Islâmico, decapitou entre abril e junho do ano passado os canadenses John Ridsdel e Robert Hall.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Empresa pede ‘sinceras desculpas’ por troca de envelopes no Oscar

Posted: 27 Feb 2017 04:17 AM PST

A empresa que supervisiona a votação do Oscar pediu "sinceras desculpas" nesta segunda-feira" e se responsabilizou pela confusão que levou o filme La La Land – Cantando Estações a ser anunciado por engano como melhor filme. O verdadeiro vencedor foi Moonlight: Sob a Luz do Luar, o grande premiado após a gafe histórica que gerou enorme constrangimento durante a cerimônia.

"Pedimos sinceras desculpas a Moonlight, La La Land, Warren Beatty, Faye Dunaway e ao público do Oscar pelo erro durante o anúncio de Melhor Filme", afirmou a empresa PricewaterhouseCoopers (PwC) em comunicado publicado no Twitter. "Por engano, os apresentadores receberam o envelope da categoria errada o que, assim que descoberto, foi imediatamente corrigido.”

La La Land – Cantando Estações havia sido anunciado pelos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway como o vencedor da estatueta – os produtores do filme de Damien Chazelle já estavam no palco, discursando e agradecendo, quando um deles afirmou que havia acontecido um engano: Moonlight era o vencedor. Os produtores de La La Land foram rápidos e, simpáticos, cederam o microfone aos colegas de Moonlight, afirmando que estavam "muito felizes" de estarem entregando o prêmio a eles. Na plateia, o constrangimento e a incredulidade eram gerais. Barry Jenkins, diretor de Moonlight, segurava a estatueta do Oscar e afirmava que mal sabia o que dizer.

Segundo a PricewaterhouseCoopers, empresa de auditoria que supervisiona a votação e contagem dos votos há 83 anos, o equívoco está sendo investigado. A empresa diz que "lamenta profundamente" a confusão e que agradece "a graça" com que os indicados, a Academia, a ABC e Jimmy Kimmel lidaram com a situação.

Premiação por engano

 

Quando Warren Beatty voltou ao microfone para explicar que estava com o envelope errado, contou que em seu envelope estava escrito "Emma Stone, La La Land". "Por isso que dei uma olhada tão demorada a Faye. Eu não estava tentando ser engraçado", afirmou.

A investigação da PwC, uma das empresas de auditoria mais respeitadas do globo, deve se concentrar em uma medida que pretende tornar o sistema de entrega dos envelopes à prova de erros: há envelopes duplicados com o resultado dos vencedores, que ficam com dois funcionários da empresa, posicionados um em cada lado do palco, nas coxias. Eles são entregues aos apresentadores e também servem para conferir os resultados depois do anúncio, no caso de algo dar errado. A questão é como o envelope que acabava de ser entregue a Emma Stone, que ganhou a estatueta de melhor atriz, foi dado a Beatty.


Arquivado em:Entretenimento

Ivete brilha, Crivella falta e Salgueiro apresenta o diabo

Posted: 27 Feb 2017 03:19 AM PST

(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes)" description="">(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Daniel Ramalho/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">(Rafael Moraes/VEJA.com)" description="">

O primeiro dia de desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro começou em baixo astral. A chuva e a tragédia que deixou oito pessoas feridas na apresentação da Paraíso do Tuiuti esfriaram os ânimos na Marquês de Sapucaí. Só com a presença da cantora Ivete Sangalo, tema do enredo da Grande Rio, é que as arquibancadas voltaram a se contagiar.

Pela primeira vez desde 1984, o prefeito da cidade não prestigiou os desfiles no primeiro ano do seu mandato. Depois de fazer mistério durante toda a semana, Marcelo Crivella não apareceu na Avenida para assistir às escolas do Grupo Especial. Ele, que é bispo licenciado da igreja Universal, também já havia quebrado outro protocolo simbólico do Carnaval Carioca. Na sexta-feira, Crivella não entregou a chave da cidade para o Rei Momo.

Abaixo o que o prefeito perdeu esta madrugada na Sapucaí:

Paraíso do Tuiuti

É duro abrir o desfile das escolas de samba no domingo de Carnaval. A tarefa é destinada à agremiação que estava no Grupo de Acesso no ano anterior – ou seja, uma forte candidata a cair novamente para a segunda divisão do samba.

No caso da Paraíso do Tuiuti, um agravante: tudo o que a escola fez na Avenida acabou ofuscado pelo atropelamento provocado por um dos seus carros alegóricos. Oito pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave.

A escola da Zona Norte do Rio apresentou um enredo sobre o tropicalismo. O desfile foi até correto, mas o destino da Paraíso será a briga para não ser rebaixada.

Grande Rio

A homenagem da escola de Duque de Caxias para Ivete Sangalo era o momento mais esperado da noite de domingo – e a espera valeu a pena para os fãs da cantora. Ivete não se limitou a aparecer no carro alegórico que encerraria o desfile (prática comum de artistas temas de enredos na Sapucaí). Ela comandou a coreografia da comissão de frente, que contagiou a Avenida. Animada, a escola tinha na ponta da língua o samba de fácil assimilação do público (especialmente o refrão “Salve toda essa gente de fé, o tambor da invocada promete, Levanta a poeira, Ivete”).

O desfile da Grande Rio aproveitou para contar um pouco da história da Bahia, terra natal de Ivete. Também fez referências a músicas da cantora e a sua participação em programas de TV como o The Voice Kids.

O desfile foi bonito, mas deu a sensação de que pode ter faltado algo para arrebatar os jurados e pôr fim ao jejum de títulos da Grande Rio no carnaval carioca. Mas, verdade seja dita, foi a única escola a arrepiar a Avenida graças a Ivete.

Imperatriz

Terceira a desfilar na noite, a Imperatriz Leopoldinense levou para a avenida o polêmico samba-enredo Xingu, o Clamor que vem da Floresta. O tema despertou a ira dos ruralistas desde o início de janeiro, quando foi anunciado. A ponto do senador Ronaldo Caiado propor uma CPI para apurar quem são os financiadores do desfile que busca “denegrir o agronegócio”.

Na pista, a escola passou longe da polêmica. A ousadia ficou por conta de um carro alegórico inteiro com mulheres de seios de fora (sim, hoje isso é audacioso) e as paradinhas da bateria. Fora isso, a Imperatriz exibiu um punhado de alegorias que pareciam já ter passado pela Avenida nos últimos anos.

O desfile provavelmente colocará a escola em um nível intermediário na classificação geral. Dependendo do desempenho dos adversários na segunda-feira, é possível até brigar por um lugar no Desfile das Campeãs.

Vila Isabel

Depois do título no Carnaval de 2013, a Vila Isabel coleciona desempenhos decepcionantes na Avenida. A tendência é que mantenha a performance este ano e fique mais uma vez de fora do desfile das campeãs. Uma pena para Martinho da Vila e Sabrina Sato, estrelas que mais uma vez abrilhantaram a Sapucaí com seu carisma.

A escola levou ao Sambódromo um enredo sobre a influência africana nas Américas, especialmente na música. Na última alegoria, uma recriação de Kizomba, o enredo de 1988 que sagrou a Vila campeã. Alguns carros tiveram problemas de acabamento, o que fatalmente gerará perda de pontos para a escola.

Salgueiro

Os fotógrafos da Sapucaí lamentaram a ausência de Marcelo Crivella. Imaginavam fazer imagens do prefeito ao lado de carros alegóricos com referência ao diabo (haviam três deste tipo no desfile do Salgueiro).

A escola da zona Norte do Rio levou para a Avenida um enredo sobre a Divina Comédia de Dante Alighieri. Especialmente no início do desfile, o impacto visual dos carros e fantasias foi muito forte. Sem erros, o Salgueiro deverá brigar pelo título.

Beija-flor

A escola de Nilópolis irrita os rivais, mas o fato é: basta pisar na Avenida para vestir o manto do favoritismo. Não foi diferente no primeiro dia de desfiles. Com alegorias exuberantes, a Beija-flor fechou com chave de ouro o início da manhã de segunda-feira.

A grande novidade da Beija-Flor foi o fim do conceito de alas em alguns trechos do desfile. Integrantes com várias fantasias de cores diferentes integravam o mesmo grupo na Avenida.


Arquivado em:Entretenimento

Caso Kim Jong-nam: ministérios norte-coreanos planejaram morte

Posted: 27 Feb 2017 03:09 AM PST

A agência de inteligência da Coreia do Sul afirmou nesta segunda-feira acreditar que autoridades ligadas a dois ministérios da Coreia do Norte planejaram a morte de Kim Jong-nam. Em um discurso transmitido pela televisão, o parlamentar Kim Byung-kee afirmou que oficiais dos ministérios de relações exteriores e segurança nacional recrutaram as mulheres indonésias envolvidas no assassinato do meio-irmão do ditador da Coreia do Norte, que morreu devido ao VX, um potente agente nervoso, considerado pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), uma arma de destruição em massa.

"O assassinato de Kim Jong-Nam foi um ato de terror sistemático ordenado por Kim Jong-Un. A operação foi conduzida por dois grupos responsáveis pelo assassinato e um outro de suporte", afirmou em seu discurso Kim Byung-kee, que recebeu as informações do serviço secreto sul-coreano, segundo a CNN.

De acordo com informações dadas a jornalistas, entre os suspeitos de planejar a morte de Kim Jong-nam, seis são ligados a ministérios da Coreia do Norte. "Entre os oito suspeitos no caso, quatro são do ministério de segurança nacional e dois, que agiram diretamente, são do ministério de relações exteriores", disse o parlamentar Lee Cheol-woo a repórteres, segundo a Reuters.

Morte de Kim Jong-nam

Segundo resultados da autópsia feitos pela Malásia, Kim Jong-Nam sofreu paralisia provocada pelo VX e morreu cerca de vinte minutos depois de ser atacado no aeroporto de Kuala Lumpur, em 13 de fevereiro.

Duas mulheres, uma indonésia e uma vietnamita, que teriam jogado a substância em Kim Jong-Nam foram detidas, assim como um norte-coreano. A polícia da Malásia também quer interrogar outros sete norte-coreanos, incluindo um diplomata da embaixada da Coreia do Norte em Kuala Lumpur, mas quatro deles fugiram da Malásia no dia do assassinato.

Nas imagens das câmeras de segurança do aeroporto é possível observar duas mulheres que se aproximam de Kim Jong-nam pelas costas. Uma delas joga algo no rosto da vítima.

As duas detidas alegam que foram enganadas – a Indonésia disse ter recebido o equivalente a 280 reais para participar de uma "pegadinha" para um programa de TV – e que não sabiam o que faziam. Depois do assassinato uma das suspeitas ficou doente, com episódios de vômito, informou a polícia.

O VX é uma versão mais letal do gás sarin, extremamente tóxico. Os agentes nervosos agem com o estímulo excessivo das glândulas e dos músculos, o que cansa rapidamente as vítimas e ataca a respiração. De acordo com o ministro da Saúde, as causas da morte estão agora "mais ou menos confirmadas".

Durante a madrugada de domingo, as equipes de defesa civil da Malásia, com trajes de proteção, rastrearam minuciosamente o local do crime, não encontraram nada e declararam que o aeroporto é uma área segura.


Arquivado em:Mundo

Motorista que atropelou vinte na Sapucaí está foragido

Posted: 27 Feb 2017 02:59 AM PST

O motorista do último carro alegórico da Paraíso do Tuiuti, que atropelou pelo menos 11 pessoas – deixando três gravemente feridas – na abertura do Grupo Especial, no fim da noite de domingo, está foragido. A Polícia Civil tenta agora identificar o condutor do veículo, já que a escola de samba prometeu levar a documentação e apresentar o motorista, mas até o final da primeira noite de desfiles nada disso foi feito. Os investigadores buscam descobrir em que momento o condutor inicial fugiu, já que teria sido um mecânico da escola quem conduziu o carro pela Marquês de Sapucaí no desfile.

Veja também

Através de imagens de câmeras de tevê e do circuito de monitoramento da avenida os investigadores tentarão determinar o exato momento em que o motorista que dirigia na hora do acidente foi trocado. Policiais militares que estavam próximo não conseguiram impedir a fuga. O veículo continuou o desfile e só foi interceptado do outro lado da Sapucaí. Policiais civis descobriram, então, que o carro estava sendo pilotado pelo mecânico da escola. “Só não sabemos em que momento houve a troca”, diz um investigador.

O delegado da 6ª DP (Cidade Nova), William Bezerra, disse que o trabalho da perícia inicial, no local do fato, foi satisfatório. “A perícia vai trazer um dado importante, que indica que o campo de visão do condutor é muito pequeno. Na verdade, ele depende muito da orientação das pessoas de fora. O trabalho dele é manter o carro numa faixa amarela que tem pintada por toda a Avenida”, diz.

O delegado falou também que na primeira perícia realizada o veículo não apresentou defeito mecânico. Na manhã desta segunda-feira, porém, uma nova perícia de engenharia será realizada para confirmar se realmente não houve algum problema no carro.


Arquivado em:Brasil, Entretenimento