USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sábado, 25 de fevereiro de 2017

Notícias

Notícias


Casa Branca intensifica a guerra contra a imprensa americana

Posted: 25 Feb 2017 09:45 AM PST

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nunca manteve uma relação amigável com a imprensa americana e, nessa sexta-feira, a Casa Branca mostrou que o mandato do republicano pode ser marcado não só por críticas mas também por retaliações e intimidações aos principais veículos de comunicação do país. A pressão aumentou com a cobertura intensiva sobre a relação da cúpula da campanha – e do próprio magnata – com a Rússia.

As acusações de "notícias falsas", resposta à qual o republicano recorre diante do noticiário negativo sobre seu governo, foram repetidas em seu discurso na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), o principal encontro dos republicanos nos EUA, quando Trump também se referiu aos jornalistas como "inimigos do povo".

[abril-veja-tambem]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[/abril-veja-tambem]

Mais tarde, na entrevista coletiva do Casa Branca, Sean Spicer, repórteres de veículos como The New York Times, BuzzFeed News, CNN, Los Angeles Times, Politico, BBC e Huffington Post foram barrados na entrada da sala onde ocorreria o evento. Ainda na sexta-feira, o presidente americano recorreu à sua rede social favorita, o Twitter, para afirmar que a imprensa "não conta a verdade" e representa "um grande perigo ao nosso país".

"Isso nunca aconteceu antes na Casa Branca em nossa longa história de cobertura de vários mandatos, de diferentes partidos", disse Dean Baquet, editor-executivo do NYT. "Livre acesso da imprensa a um governo transparente é, obviamente, um interesse nacional fundamental".

Desavenças entre Casa Branca e imprensa não são novidade. A administração Obama era duramente criticada por bater de frente com a rede Fox News, uma das mais conservadoras dos Estados Unidos. Em 2009, a Casa Branca ameaçou impedir que repórteres da emissora entrevistassem um recém-empossado membro do governo. Em resposta à tentativa de barrar os jornalistas, executivos das redes ABC, CNN, CBS e NBC ameaçaram boicotar a entrevista se os colegas não fossem autorizados a participar.

Revide

O porta-voz Spicer afirmou a um pequeno grupo de jornalistas que a Casa Branca será implacável em rebater notícias que considerar imprecisas. "Vamos revidar agressivamente", disse, de acordo com uma gravação oferecida por um repórter.

A artilharia fortemente voltada para a imprensa é um contrassenso em um país que se orgulha de defender a liberdade de expressão e a imprensa livre. Trump critica os jornalistas por reportarem informações de fontes anônimas do FBI, que ele alega serem fictícios, sobre a relação de seu governo com a Rússia. Ao pedir a quebra dos sigilos das fontes jornalísticas – e puni-las pelos vazamentos -, o presidente americano ataca um dos pilares da liberdade de imprensa.

O Comitê de Proteção aos Jornalistas, ONG sediada em Nova York acostumada a defender o direito da imprensa em ditaduras, divulgou um comunicado sobre as ofensivas do governo americano contra a mídia. "Não é função dos líderes políticos determinar como os jornalistas devem conduzir seus trabalhos", disse o diretor do grupo, Joel Simon. "Os Estados Unidos deveriam estar promovendo a liberdade de imprensa e o acesso à informação. E não dando um péssimo exemplo para o resto do mundo."


Arquivado em:Mundo

Bayern de Munique faz 8 a 0 no Hamburgo pelo Campeonato Alemão

Posted: 25 Feb 2017 09:40 AM PST

O Bayern de Munique não deu chances ao Hamburgo neste sábado, na 22ª rodada do Campeonato Alemão, e marcou 8 a 0 no tradicional adversário. O líder Bayern tem 53 pontos, cinco à frente do RB Leipzig, e na quarta-feira enfrenta, em casa, o Schalke 04. O Hamburgo voltou à zona de rebaixamento, tem 20 pontos, e joga na quarta com o Borussia Mönchengladbach.

[abril-veja-tambem]W3smI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxOTExNTMxLCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO1ByZXNpZGVudGUgZG8gQmF5ZXJuIGNyaXRpY2EgRG91Z2xhcyBDb3N0YSBwb3IgJiN4MjAxODtmb3ImI3hFNzthciBhdW1lbnRvJiN4MjAxOTsmI3gyMjt9LHsmI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxOTEyMjc0LCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO0xhaG0gY29tcGxldGEgNTAwIGpvZ29zIG9maWNpYWlzIHBlbG8gQmF5ZXJuIGRlIE11bmlxdWUmI3gyMjt9XQ==[/abril-veja-tambem]

O time do técnico Carlo Ancelotti iniciou a goleada com Vidal, em chute da entrada da área, aos 16 minutos. Sete minutos depois, Lewandowski marcou o segundo, de pênalti, e o terceiro, ainda no primeiro tempo. Ele marcou o quarto aos oito minutos do segundo tempo. Dois minutos depois, Thomas Müller recebeu sozinho de frente para o goleiro e tocou para Alaba marcar.

Aos 19, Coman recebeu lançamento e bateu na saída do goleiro, e novamente ele marcou três minutos depois. A goleada foi finalizada por Robben.


Arquivado em:Esporte, Placar

Carnaval no Anhembi terá Bahia, paz e ‘Asa Branca’ neste sábado

Posted: 25 Feb 2017 09:08 AM PST

A segunda e última noite de desfiles do Grupo Especial das escolas de samba de São Paulo começa às 22h30 neste sábado. O Anhembi será aberto a partir das 18 horas para o público e os desfiles serão transmitidos pela Rede Globo. Entre os temas abordados pelas escolas, estão a Bahia – Salvador, no caso da Unidos da Peruche, e Mãe Menininha do Gantois, no caso da Vai-Vai –, e a canção Asa Branca, que vai ganhar releitura da Dragões da Real.

[abril-veja-tambem]W3smI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxOTI0MDQyLCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO0Nhcm5hdmFsOiBTYW1iJiN4RjM7ZHJvbW8gZGUgU1AgcmVjZWJlIGRlIE5vc3NhIFNlbmhvcmEgYSBFbGJhIFJhbWFsaG8mI3gyMjt9LHsmI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxOTIzMzg2LCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO09zIHByaW5jaXBhaXMgVHJpb3MgZG8gc2VndW5kbyBkaWEgZGUgQ2FybmF2YWwgZW0gU2FsdmFkb3ImI3gyMjt9XQ==[/abril-veja-tambem]

A primeira escola a desfilar pelo Anhembi no sábado será a Mancha Verde, às 22h30. Neste ano, a escola, que volta ao Grupo Especial em 2017, resolveu homenagear o nome José, com o samba-enredo Zé do Brasil, um Nome e Muitas Histórias. "Eu sou José! / Mas, se preferir, pode me chamar de Zé. / Emprestei meu nome ao anônimo e também a personalidade, / do padre fundador ao mártir que lutou pela liberdade", diz a introdução do samba.

Em seguida, às 23h35, desfila a Unidos do Peruche, que vem com a homenagem a Salvador, "cidade da Bahia Caldeirão de Raças, Cultura, Fé e Alegria", segundo a escola. O samba-enredo promete muitas citações a orixás, candomblé e os pratos típicos da Bahia. "Baiano, é calor no coração / liberdade, nunca mais a opressão / mulheres guerreiras… terço, arruda e guiné / tem candomblé, nesse cortejo de fé", diz um trecho da letra.

Vencedora do Grupo Especial em 2016, a Império de Casa Verde entra no sambódromo à 0h40 e desfila com um samba-enredo sobre a paz. "Meu maior tesouro é a vida / E o desejo do meu carnaval / Sou Casa Verde paixão e amor / Juntos num só ideal / Vamos erguer essa bandeira / Clamando pela paz Universal", diz um trecho da canção.

Seguindo a Casa Verde vem a Dragões da Real, à 1h45. A escola vai homenagear a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. O samba-enredo faz uma releitura da canção: "De tanto 'oiá' o sol 'queima' a terra / Feito fogueira de São João / Puxei o fole, embalado me inspirei / Aperreado coração aliviei / De joelhos para o pai, pedi / Com os olhos marejados, senti / Quanta tristeza brota desse chão rachado".

A Vai-Vai dá continuidade aos desfiles às 2h50 com uma homenagem à Mãe Menininha do Gantois, conhecida mãe-de-santo de Salvador. "Ê laroiê… abra o caminho pro Vai-Vai passar / A energia que emana do Orun / Meus versos no acalanto de Olorun / E no Ayê… rufam atabaques no Xirê", diz um trecho da letra.

A penúltima escola a desfilar no Anhembi será a Nenê de Vila Matilde, que começa sua festa às 3h55. O grupo vai prestar uma homenagem à cidade de Curitiba. "Curitiba é sinfonia genial / que vai brilhar, no palco no meu carnaval / Lá vem nenê, segura que eu quero ver / Meu samba vai levantar poeira / É o lado leste sacudindo a avenida / A vila exaltando Curitiba", diz o samba-enredo.

A escola que fecha o último dia dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo é a Rosas de Ouro, iniciando sua passagem pelo Anhembi às 5 horas. A escola terá como tema a convivência: "O tempo vem nos ensinar / Que a vida é pra celebrar /Viver em união e harmonia / Ser é a razão de existir, amar é um dom / Um fruto a colher, ver a natureza sorrir".


Arquivado em:Entretenimento

Cordão da Bola Preta: o maior bloquinho do Rio de Janeiro

Posted: 25 Feb 2017 08:57 AM PST

[galeria-abril id=”1925477″ type=”slider” showtitle=”false” data-restrict=”false”]

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Galo tem festa para Alceu e Chacrinha e críticas a Trump e Temer

Posted: 25 Feb 2017 08:56 AM PST

O Galo da Madrugada, que disputa com o Cordão da Bola Preta o título de maior bloco do país em número de foliões no Carnaval, começou a desfilar pelos bairros centrais da capital pernambucana. São 30 trios elétricos e seis alegorias, sem cordas para separar os foliões.

Este ano os homenageados do tradicional bloco são os músicos Jota Michilles – com 50 anos de carreira, é compositor de váriso frevos tradicionais – e Alceu Valença, que completou 70 anos de vida, além da lembrança ao centenário do nascimento do apresentador José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha.

Na concentração, que começou às 9h em frente ao Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, os mais animados eram os grupos organizados de foliões fantasiados, que todo ano saem no Galo usando um tema da atualidade.

Trinta e sete velhinhos de cabelos e sobrancelhas brancas, de pijamas e pantufas, carregavam uma placa “aposentados 2067”, em referência à reforma da Previdência, proposta pelo presidente Michel Temer, e réplicas da Carteira de Trabalho – é o grupo O Brasil Vai Temer e Ninguém Vai se Aposentar. “Esse grupo sai há mais de 30 anos no Galo, sempre procurando um tema atual e polêmico do país”, explica Luiz Fernando Miranda, professor universitário. “A gente junta protesto com irreverência. Porque Carnaval é alegria, mistura de ritmos. Então, a gente aproveita a tragédia para fazer a parte cômica da coisa”.

Outro grupo de amigos que sai há dez anos no Galo sempre com fantasia combinando se dividiu em dois. Os homens vieram de muro e as mulheres, de mexicanas, em referência à intenção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de construir uma nova barreira na fronteira com o México. Até um frevo e uma coreografia foram organizadas para fazer a sátira. “Presidente, deixa disso e vem pra cá, vem brincar no Galo da Madrugada. Porque no Carnaval pernambucano, o Trump abre o muro para os mexicanos”, diz a letra, enquanto o muro se desfaz e as mulheres passam.

O agrônomo Gustavo Bruno Moreira de Castro, 57, representou Trump, com uma maquiagem alaranjada no rosto e uma peruca loira. “É uma coisa que todo mundo é contra, essa ideia de criar um muro entre países irmãos”, opina, imitando um sotaque em inglês.

Dragão × Galo

Uma atração que deve animar também é uma surpresa programada pelo bloco. O presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes, disse que este ano um dragão chinês vai aparecer no meio da multidão. “A China tem um calendário que associa cada ano com um animal. Este ano é do Galo, então vamos fazer a homenagem”.

Por outro lado, a estátua gigante do Galo, instalada na Ponte Duarte Coelho, é alvo de críticas e piadas nas redes sociais, porque tem um porte menor que o de anos anteriores. Nesta edição houve mudança no idealizador da escultura. Menezes defendeu o projeto atual: “Quando você muda a cozinheira, alguém reclama que a comida está diferente. É normal. A gente tem que mudar, sair da mesmice”.

O bloco percorre 6 quilômetros por quatro bairros do Recife e acaba apenas no fim da tarde. A dispersão acontece por volta das 18h30 na Rua do Sol, bairro de Santo Antônio.

(Com Agência Brasil)

[galeria-abril id=”1925477″ type=”slider” showtitle=”false” data-restrict=”false”]


Arquivado em:Brasil

‘Aqui as pessoas não tem acesso a armas’, diz Hollande a Trump

Posted: 25 Feb 2017 08:36 AM PST

O presidente francês, François Hollande, reagiu aos comentários de Donald Trump de que “Paris não era mais Paris” depois dos ataques terroristas de grupos radicais islâmicos e cobrou apoio a países aliados dos Estados Unidos.

“Há terrorismo e temos que lutar contra isso juntos. Eu acredito que nunca é bom mostrar o menor sinal de provocação a um país aliado. Eu não faria isso com os Estados Unidos e estou insistindo com o presidente dos Estados Unidos a não fazer isso com a França”, disse Hollande.

“Não farei comparações, mas aqui as pessoas não tem acesso a armas. Aqui, você não tem pessoas abrindo fogo em uma multidão simplesmente pela satisfação de causar drama e tragédia”, disse o presidente francês respondendo a perguntas durante uma visita a Feira de Agricultura de Paris.

[abril-veja-tambem]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[/abril-veja-tambem]

Durante um discurso na Conferência da Ação Política Conservadora, na sexta, Trump repetiu suas críticas à maneira de a Europa lidar com os ataques de grupos radicais islâmicos dizendo que um amigo não queria mais levar sua família a Paris. Mais de 200 pessoas morreram em uma série de ataques na França desde o começo de 2015 e o país está em estado de emergência desde novembro do mesmo ano.

(Com Reuters)


Arquivado em:Mundo

Cordão da Bola Preta arrasta multidão de foliões ao centro do Rio

Posted: 25 Feb 2017 08:01 AM PST

O bloco de rua mais tradicional do Rio, o Cordão da Bola Preta, começou a desfilar por volta das 10h deste sábado, no centro do Rio. O Bola Preta costuma reunir mais de 1 milhão de pessoas e cantar marchinhas históricas. Por volta das 9h, o movimento de foliões já era grande na concentração, na Rua Primeiro de Março, uma das principais vias. O bloco tem como porta-bandeira a atriz Leandra Leal.

O Cordão da Bola Preta disputa com o Galo da Madrugada, que também saiu na manhã deste sábado às ruas de Recife, o título de maior bloco do país em número de foliões.

Foliões usavam a tradicional camisa do bloco, branca com as bolas pretas, desta vez, na versão comemorativa que festeja os 99 anos de fundação da agremiação carnavalesca. Foi o caso de Francisco Antunes, de 68 anos, que frequenta o Bola Preta desde jovem. “O desfile é perfeito, os músicos são ótimos e aqui eu encontro muitos amigos”, disse o servidor público aposentado.

Rogério Amaro, de 28 anos, que estava com um grupo de amigos vestidos de índio, disse que o Bola Preta seria apenas o primeiro bloco de sua jornada do primeiro dia de Carnaval. “A gente quer ir a mais três blocos depois daqui. É só todo mundo aguentar o ritmo para a gente não perder ninguém”, brincou.

Leandra Leal desfila no bloco tradicional Cordão da Bola Preta no Rio de Janeiro - 25/02/2017
Leandra Leal desfila no bloco tradicional Cordão da Bola Preta no Rio de Janeiro – 25/02/2017

As amigas Larissa Costa, de 24 anos, e Camila Pinheiro, de 26 anos, foram vestidas, respectivamente, de Mulher Maravilha, uma das fantasias mais vistas no bloco, e de noiva. “Chegamos cedo para conseguir uma posição boa, mas daqui a pouco fica tudo lotado e quase não dá mais para andar”, disse Larissa, ainda na concentração. “O bom é que hoje não está o calor da semana passada. Tudo perfeito”, completou Camila.

O sábado de Carnaval no Rio amanheceu nublado, depois de vários dias de sol e calor. Por volta das 10h30 fazia 26ºC. A máxima prevista para o sábado é de 33ºC, com 80% de probabilidade de chuva, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

(Com Estadão Conteúdo)

[galeria-abril id=”1925477″ type=”slider” showtitle=”false” data-restrict=”false”]


Arquivado em:Brasil

Presos em Miami, lobistas ligados ao PMDB chegam a Brasília

Posted: 25 Feb 2017 06:42 AM PST

Os lobistas ligados ao PMDB Jorge Luz e seu filho Bruno Luz, presos em Miami, nos Estados Unidos, chegaram na manhã deste sábado a Brasília e serão transferidos para Curitiba na quinta-feira. Os dois foram presos pela Interpol (polícia internacional) na última sexta-feira, como VEJA antecipou. De acordo com a superintendência da Polícia Federal, o transporte dos dois foi adiado para quinta-feira devido ao alto preço das passagens aéreas durante o Carnaval.

Logo após chegarem a Brasília, os dois passaram por exames no Instituto Médico Legal e foram levados à sede da PF na capital federal, onde ficarão até quinta-feira. Bruno Luz, ao ser abordado pela polícia de imigração dos Estados Unidos, afirmou que ele e o pai já estavam com as passagens compradas para o Brasil e que não tinham intenção de permanecer foragidos.

[abril-veja-tambem]W3smI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxOTIyMDMxLCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO0Fsdm8gbmEgTGF2YSBKYXRvLCBKb3JnZSBMdXogJiN4RTk7IG8gJiN4MjAxODtPcGVyYWRvciBkb3Mgb3BlcmFkb3JlcyYjeDIwMTk7JiN4MjI7fSx7JiN4MjI7aWQmI3gyMjs6MTkyMjIwNiwmI3gyMjt0aXRsZSYjeDIyOzomI3gyMjtSZW5hbiBkaXogcXVlIG4mI3hFMztvIHYmI3hFQTsgbG9iaXN0YSBKb3JnZSBMdXogJiN4MjAxODtoJiN4RTE7IDI1IGFub3MmI3gyMDE5OyYjeDIyO30seyYjeDIyO2lkJiN4MjI7OjE5MjIxOTksJiN4MjI7dGl0bGUmI3gyMjs6JiN4MjI7T3BlcmEmI3hFNzsmI3hFMztvIEJsYWNrb3V0IGFwdXJhIGRlc3Zpb3MgZGUgVVMkIDQwIG1pIGEgYWdlbnRlcyBwJiN4RkE7YmxpY29zJiN4MjI7fV0=[/abril-veja-tambem]

Os dois tiveram a prisão decretada pelo juiz Sergio Moro, na 38ª fase da Operação Lava Jato, denominada Operação Blackout, em alusão ao sobrenome dos envolvidos. Eles são acusados de intermediar propinas entre empresas que pretendiam fazer contratos com a Petrobras e políticos do PMDB. Ao todo, eles teriam repassado cerca de US$ 40 milhões aos peemedebistas, principalmente senadores. Nas operações, teriam sido utilizadas contas bancárias na Suíça e nas Bahamas.

Lobistas

A partir dos anos 1990, Jorge Luz passou a ser um dos principais lobistas em atuação na Petrobras e, de acordo com investigadores da Lava Jato, ele sempre foi muito ligado ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Ele e seu filho são suspeitos de desviar propinas para agentes públicos principalmente em contratos da diretoria Internacional da Petrobras, como a compra dos navios-sonda Petrobras 10.000 e Vitoria 10.000 e na venda, pela estatal, da Transener para a Eletroengenharia. Eles também atuaram em outras diretorias da empresa, como as de Abastecimento e Serviços. Pai e filho também são suspeitos de pagar propinas para o ex-gerente de Serviços, Pedro Barusco, por contratos da Petrobras com a Sete Brasil para a exploração do pré-sal.

Para operarem os pagamentos ilícitos, a dupla utilizava contas de empresas offshore no exterior, uma vez que foram detectados pela força-tarefa da Lava Jato movimentações do tipo na Suíça e nas Bahamas.

Defesa

O PMDB nega que Jorge e Bruno Luz ou qualquer outro operador citado na Lava Jato tenha relação com o partido e nega acusações de recebimento de propinas da Petrobras. O senador Renan Calheiros, líder do partido no Congresso e apontado na investigação como beneficiário das atividades dos lobistas, disse que não vê Luz há 25 anos.

"O senador reafirma que a chance de se encontrar qualquer irregularidade em suas contas pessoais ou eleitorais é igual a zero. O senador reitera ainda que todas as suas relações com empresas, diretores ou outros investigados não ultrapassaram os limites institucionais. Embora conheça a pessoa mencionada no noticiário, Jorge Luz, não o vê há vinte e cinco anos e que não possui nenhum operador", diz a nota do peemedebista.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Incêndio em hotel deixa ao menos dez mortos e 13 feridos na China

Posted: 25 Feb 2017 06:16 AM PST

Pelo menos dez pessoas morreram e outras 13 ficaram feridas em um incêndio em um hotel da cidade chinesa de Nanchang, capital da província sudeste de Jiangxi. O fogo teria começado com uma faísca, quando operários trabalhavam com solda, segundo explicação do governo local à emissora de TV oficial CCTV.

O Hotel Platinum Mix, do grupo chinês HNA, uma construção de quatro andares, é ligado a um edifício de apartamentos de 24 andares. Sete pessoas foram detidas pela polícia por seu suposto envolvimento com o episódio. O incêndio começou por volta das 8h20 (horário local, 21h20 de sexta-feira em Brasília), quando operários trabalhavam no segundo andar do edifício, e foi extinto em menos de duas horas.

Os bombeiros acharam sete corpos no local, enquanto outras três pessoas morreram pouco depois de serem internadas no hospital. Outras 13 recebem atendimento médico, segundo a agência oficial “Xinhua”, que também relatou o caso de um homem que saltou de uma janela do segundo andar e foi hospitalizado.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Após relato de Yunes, PGR quer inquérito para investigar Padilha

Posted: 25 Feb 2017 05:56 AM PST

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, prepara o pedido de abertura de inquérito para investigar o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, citado como beneficiário de repasse de dinheiro da Odebrecht na delação do ex-diretor da empreiteira Claudio Melo Filho e no depoimento espontâneo feito pelo advogado José Yunes, ambos no âmbito da Operação Lava Jato.

Amigo há quase 50 anos e ex-assessor especial do presidente Michel Temer, Yunes disse a VEJA desta semana que atuou como “mula involuntária” de Padilha ao receber um “pacote” do operador financeiro Lúcio Funaro. As declarações fragilizaram a situação de Padilha no Palácio do Planalto e abriram uma nova crise no governo.

De acordo com relato de Yunes a VEJA, Padilha entrou em contato para pedir-lhe um favor às vésperas da eleição de 2014, em setembro, mês em que, segundo o delator da Odebrecht, parte da fatura dos 10 milhões de reais foi quitada. "Padilha me ligou falando: 'Yunes, olha, eu poderia pedir para que uma pessoa deixasse um documento em seu escritório? Depois, outra pessoa vai pegar'. Eu disse que podia, porque tenho uma relação de partido e convivência política com ele."

Segundo Melo Filho, a Odebrecht deu 10 milhões de reais, retirados do seu “departamento de propina”, para financiar políticos do PMDB. A maior parte deste dinheiro teria ido para a campanha de Paulo Skaf ao governo de São Paulo. O restante teria ido para Padilha e parte desse dinheiro teria sido entregue nesse encontro de Funaro com Yunes.

“Ah, não dava para saber. Não era um pacote grande, não. Mas não me lembro. Foi tudo tão rápido. Parecia um documento com um pouco mais de espessura. Mas não dava para saber. A delação do Claudio Melo fala que recebi 4 milhões de reais. Cá entre nós, 4 milhões não caberiam num pacote, né? O que o Lúcio deixou aqui foi um pacotinho”, disse Yunes, que afirmou não se recordar do nome da pessoa que foi retirar a encomenda destinada a Padilha.

 

As declarações do ex-assessor aumentaram as articulações no governo para que Padilha deixe o cargo após a licença que ele tirou para tratar sua saúde. Ele passa por exames finais pré-operatórios em Porto Alegre e deverá ser submetido a uma cirurgia até segunda-feira para a retirada da próstata. O ministro avisou que pretende retornar ao trabalho em 6 de março.

[abril-veja-tambem]W3smI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxOTI0Nzg0LCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO0VtIG1laW8gYSBjcmlzZXMsIFRlbWVyIGF0cmFzYSBmb2xnYSBkZSBDYXJuYXZhbCBlbSA0IGhvcmFzJiN4MjI7fSx7JiN4MjI7aWQmI3gyMjs6MTkyNDc0NywmI3gyMjt0aXRsZSYjeDIyOzomI3gyMjtOJiN4RTM7byByZWNlYmkgbmVuaHVtIGRpbmhlaXJvIHNlbSBhbXBhcm8gbmEgbGVpIGVsZWl0b3JhbCwgZGl6IFRlbWVyJiN4MjI7fV0=[/abril-veja-tambem]

Embora a investigação sobre Padilha já estivesse prevista no grupo de trabalho de Janot desde que o ministro foi citado na delação de Melo Filho, a avaliação na Procuradoria-Geral da República é de que o depoimento de Yunes reforçou a necessidade. A solicitação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o ministro, que tem foro privilegiado, deverá estar no pacote que Janot pretende encaminhar à Corte após o Carnaval com base nas delações de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht.

Padilha é um dos principais auxiliares de Temer, responsável pela articulação da reforma da Previdência. Sua saída seria mais uma baixa no núcleo duro do governo, após as demissões de Romero Jucá (Planejamento) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), ambos por causa de citações em investigações sobre corrupção. Temer não pretende, por ora, tirá-lo. O presidente leva em conta o fato de que um eventual afastamento do auxiliar faria com que ele perdesse o foro privilegiado e ficasse sob a jurisprudência do juiz Sérgio Moro.

(Com Estadão Conteúdo)

 


Arquivado em:Brasil, Política

Caso Kim Jong-nam: suspeita diz que recebeu R$ 280 por ‘pegadinha’

Posted: 25 Feb 2017 05:30 AM PST

Uma indonésia suspeita no ataque que matou o meio-irmão do ditador norte-coreano Kim Jong-un afirmou que recebeu 400 ringits (cerca de 280 reais) para participar daquilo que ela achava ser uma “pegadinha” de um reality show. A informação foi dada por autoridades da Indonésia neste sábado.

A mulher de 25 anos, chamada Siti Aisyah, disse ainda a autoridades que não queria que seus familiares a visitassem enquanto estivesse em custódia. O depoimento foi dado um dia depois de autoridades da Malásia revelarem que o agente nervoso VX foi usado no assassinato no aeroporto de Kuala Lumpur.

[abril-veja-tambem]W3smI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxOTIzOTA2LCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO08gcXVlICYjeEU5OyBvIGFnZW50ZSBWWCwgYXJtYSBxdWUgbWF0b3UgbyBub3J0ZS1jb3JlYW5vIEtpbSBKb25nLW5hbSYjeDIyO30seyYjeDIyO2lkJiN4MjI7OjE5MjIwNjEsJiN4MjI7dGl0bGUmI3gyMjs6JiN4MjI7TWFsJiN4RTE7c2lhIHBlZGUgYWp1ZGEgJiN4RTA7IEludGVycG9sIHBhcmEgYWNoYXIgc3VzcGVpdG9zIG5vcnRlLWNvcmVhbm9zJiN4MjI7fSx7JiN4MjI7aWQmI3gyMjs6MTkxMDU2NSwmI3gyMjt0aXRsZSYjeDIyOzomI3gyMjtNYWwmI3hFMTtzaWEgcHJvY3VyYSA0IG5vcnRlLWNvcmVhbm9zIHBlbG8gYXNzYXNzaW5hdG8gZGUgS2ltIEpvbmctbmFtJiN4MjI7fV0=[/abril-veja-tambem]

O assassinato de Kim Jong-nam, que ocorreu no dia 13 de fevereiro em meio a viajantes no aeroporto, parece ter sido um evento altamente planejado. Kim morreu horas depois do ataque, após duas mulheres terem se aproximado dele e terem espalhado uma substância em seu rosto.

Aisyah já havia dito anteriormente que foi enganada para promover o ataque. A polícia da Malásia, porém, diz que ela e a outra suspeita, uma vietnamita, sabiam o que estavam fazendo.

A revelação de que o agente VX foi usado na morte de Kim elevou a especulação de que a Coreia do Norte poderia ter enviado pessoas à Malásia para realizar o ataque.

O veneno, grosso e oleoso, provavelmente foi produzido em um sofisticado laboratório, segundo especialistas, e é banido de acordo com tratados internacionais. A Coreia do Norte nunca assinou o tratado.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Mundo

Estado Islâmico assume atentados que mataram ao menos 51 na Síria

Posted: 25 Feb 2017 05:12 AM PST

O grupo Estado Islâmico assumiu em comunicado na internet a autoria de dois atentados suicidas ocorridos na sexta-feira que deixaram ao menos 51 mortos na Síria– um deles com um carro-bomba e outro com explosivos amarrados ao corpo – em postos militares em Sousian, distrito a oito km da cidade de Al-Bab, que havia sido recuperada horas antes por tropas turcas e rebeldes que lutam contra o governo de Bashar al-Assad. 

Apesar de os ataques terem ocorrido em postos militares, a maioria dos mortos (perto de 30) era de civis, segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). “O ataque foi feito perto de um posto de controle, mas havia muitas famílias reunidas ali que queriam retornar a Al-Bab. Portanto, temos muitas mortes de civis”, disse um combatente de um dos grupos rebeldes que lutam na região com o apoio de tropas turcas.

O principal ataque ocorreu às 8h (3h de Brasília), quando um carro-bomba explodiu em frente a dois centros de comando rebelde. No segundo ataque, um pouco mais tarde, terroristas explodiram bombas que carregavam presas às roupas matando dois soldados turcos e ferindo outros. “Os ‘cães’ de [Abu Bakr] al-Baghdadi [chefe do EI] não puderam suportar esta grande perda e seus suicidas começaram sua vingança” pela tomada de Al-Bab, disse Abu Jaafar, comandante das Brigadas Mutasem, um dos grupos rebeldes sírios que lutam na região.

[abril-veja-tambem]W3smI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxOTI1MjgwLCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO0lyYXF1ZSBtYXRhIDM1IG1lbWJyb3MgZG8gRUkgZSByZWN1cGVyYSBwb3ZvYWRvcyBwZXJ0byBkZSBNb3N1bCYjeDIyO31d[/abril-veja-tambem]

Localizada a 25 km ao sul da fronteira com a Turquia, a cidade de Al-Bab era o último reduto dos extremistas do EI na província síria de Aleppo. A batalha contra o grupo islâmico se intensificou na última quarta-feira (22) com disparos de morteiros e artilharia. A retomada da cidade é vista como uma grande vitória do governo turco, que quer criar ali uma zona de segurança para o país e, para isso, iniciou uma grande ofensiva na Síria em agosto do ano passado.

Em um comunicado, o Exército turco assegurou que os rebeldes que têm seu apoio “controlam todos os bairros de Al-Bab” e realizam um trabalho para retirar minas e material bélico deixados pelo EI que não explodiram nos confrontos. “Esta cidade está um caos, há explosivos, bombas, armadilhas”, acrescentou, afirmando que uma “operação de limpeza está sendo conduzida com extremo cuidado”, disse o primeiro-ministro turco Binali Yildirim.

O avanço dos rebeldes em Al-Bab contra o EI ocorre no mesmo momento em que tem início, em Genebra (Suíça), a quarta rodada de negociações entre o regime e os rebeldes sob mediação da Organização das Nações Unidas (ONU) para tentar acabar com a guerra que assola a Síria há seis anos.

(Com Agências)


Arquivado em:Mundo

Saiba quem são os recordistas do Oscar

Posted: 25 Feb 2017 05:00 AM PST

Os atores mais premiados, os vencedores mais velho e a atriz que levou o Oscar aos 6 anos de idade. Confira na lista abaixo quem são as pessoas que fizeram história ao bater recorde na premiação da Academia de Hollywood.

[abril-veja-tambem]W3smI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxODYwMDI1LCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO09zY2FyIDIwMTcgdGVtIHJlY29yZGUgZGUgbmVncm9zIGluZGljYWRvcyYjeDIyO30seyYjeDIyO2lkJiN4MjI7OjE4NTk2MTgsJiN4MjI7dGl0bGUmI3gyMjs6JiN4MjI7SW5kaWNhZG9zIGFvIE9zY2FyIDIwMTc6IGZhdm9yaXRvLCAmI3gyMDE4O0xhIExhIExhbmQmI3gyMDE5OyBsaWRlcmEmI3gyMjt9XQ==[/abril-veja-tambem]

Maiores vencedores
Três filmes levaram para casa 11 estatuetas no total: Ben Hur (1959), Titanic (1997), e Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003).

Filme "Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei"
Filme “Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”

Maior número de nomeações
Três filmes receberam 14 indicações no total: A Malvada (1950), que ganhou seis prêmios, e Titanic (1997), que levou 11 homenzinhos dourados para casa, e La La Land (2016), que ainda espera os resultados deste Oscar.

LEIA TAMBÉM:
Especial Oscar – A taxa de sucesso dos grandes indicados

Pessoa com mais vitórias
Walt Disney é o homem com mais vitórias, 22 no total. Já Edith Head é a mulher mais vitoriosa, ela coleciona oito homenzinhos dourados, todos por seus trabalhos como figurinista.

Diretor que mais venceu
John Ford recebeu o prêmio de melhor diretor quatro vezes, por O Delator (1935), Vinhas da Ira (1940), Como Era Verde Meu Vale (1941), e Depois do Vendaval (1952). O cineasta ainda foi indicado pelo seu trabalho em No Tempo das Diligências (1939).

Atriz que mais venceu
Katharine Hepburn é a recordista dos prêmios de atuação, quatro vezes, por seus trabalhos em Manhã de Glória (1933), Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967), O Leão no Inverno (1968), e Num Lago Dourado (1981). Meryl Streep só precisa de mais uma estatueta para igualar o recorde.

Ator que mais venceu
Daniel Day Lewis coleciona três troféus por suas atuações em Meu Pé Esquerdo (1989), Sangue Negro (2008), e Lincoln (2013). Denzel Washington pode alcançar o colega se for premiado por seu trabalho em Um Limite Entre Nós (2016).

Daniel Day-Lewis, após cerimônia do Oscar em 2013
Daniel Day-Lewis, após cerimônia do Oscar em 2013

Atores indicados mais vezes
Meryl Streep tem um total de 20 indicações (e 3 vitórias). Já entre os homens, o campeão é Jack Nicholson, com 12 indicações (e também 3 vitórias).

Vencedor mais jovem
Shirley Temple ganhou o prêmio aos 6 anos de idade, em 1934. Ela venceu a extinta categoria Juvenile Oscar, que premiava jovens talentos do cinema.

Vencedor mais velho
Depois de cinco indicações em que saiu de mãos abanando, Ennio Morricone se tornou a pessoa mais velha a receber um Oscar. O compositor foi premiado aos 87 anos na categoria melhor trilha sonora, por seu trabalho em Os Oito Odiados (2015). O artista já tinha recebido um Oscar honorário em 2007.

Vencedores consecutivos
Receber o maior prêmio do cinema em anos seguidos é um privilégio para poucos. Apenas duas atrizes subiram ao palco consecutivamente: Luise Rainer, por Ziegfeld – O Criador de Estrelas (1936) e Terra dos Deuses (1937); e Katharine Hepburn por Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967) e O Leão No Inverno (1968). Entre os homens, os privilegiados são Spencer Tracy, por Marujo Intrépido (1937) e Com Os Braços Abertos (1938); e Tom Hanks, por Filadélfia (1993) e Forrest Gump (1994). Na categoria de direção, três cineastas dominaram o Oscar por dois anos seguidos: John Ford,  por Vinhas da Ira (1940) e Como Era Verde Meu Vale (1941); Joseph L. Mankiewicz, por Quem É o Infiel? (1949) e A Malvada (1950); e Alejandro G. Iñárritu, por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014) e O Regresso (2015).


Arquivado em:Entretenimento

Iraque mata 35 membros do EI e recupera povoados perto de Mosul

Posted: 25 Feb 2017 04:52 AM PST

Trinta e cinco integrantes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) foram mortos e quatro povoados ao oeste da cidade de Mosul, no norte do Iraque, foram recuperados por membros de uma milícia que atua ao lado do Exército iraquiano neste sábado.

Segundo a milícia Multidão Popular, os terroristas estão desertando porque o comando do EI não consegue enviar reforços para a região. Sete carros-bomba foram desarmados e destruídos, e os combatentes iraquianos apreenderam ainda equipamentos e armas do EI.

Em fevereiro, o Exército do Iraque e outros grupos, incluindo a milícia Multidão Popular, iniciaram uma ofensiva contra a parte oeste de Mosul, que segue controlada pelo EI. A metade leste foi reconquistada pelo governo em janeiro.

[abril-veja-tambem]W3smI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxOTIyMDI5LCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO0ZvciYjeEU3O2FzIGRvIElyYXF1ZSByZWN1cGVyYW0gYWVyb3BvcnRvIGRlIE1vc3VsIHNvYiBjb250cm9sZSBkbyBFSSYjeDIyO30seyYjeDIyO2lkJiN4MjI7OjE1ODQwMzgsJiN4MjI7dGl0bGUmI3gyMjs6JiN4MjI7RUkgdXNhICYjeEUxO2d1YSBjb21vIGFybWEgcGFyYSByZWNydXRhciBjaXZpcyBlbSBNb3N1bCYjeDIyO31d[/abril-veja-tambem]

Centenas de pessoas, algumas delas feridas, abandonaram suas casas no oeste da cidade de Mosul para fugir dos bombardeios do Exército do Iraque contra os jihadistas, fugindo em direção ao sul. Khalaf al Jabouri, prefeito da cidade de Hamam al Alil, que fica a 25 quilômetros ao sul de Mosul, informou que mais de 940 pessoas chegaram à região entre ontem e hoje.

Os jihadistas estão usando civis que permanecem em Mosul como escudos humanos e obrigando-os a erguer barricadas com seus próprios carros para tentar conter o avanço das tropas do Iraque.

Faltam comida, água potável e atendimento médico nessa parte da cidade. Os produtos que ainda podem ser encontrados são vendidos a preços muito elevados. O EI cobra por um saco de farinha, por exemplo, 600 mil dinares iraquianos (1.250 reais).

A ONU calcula que há cerca de 750 mil pessoas no oeste de Mosul.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Primeiro dia de Carnaval em SP tem Nossa Senhora e Elba Ramalho

Posted: 25 Feb 2017 03:41 AM PST

[galeria-abril id=”1924989″ type=”slider” showtitle=”false” data-restrict=”false”]

A primeira noite do desfile das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo teve homenagem à música popular brasileira e a Nossa Senhora Aparecida.

Primeira a desfilar, a Tom Maior homenageou Elba Ramalho, seguida pela Mocidade, que aproveitou para festejar seu jubileu de ouro. Na sequência, com aval da Igreja, a Unidos de Vila Maria falou de Nossa Senhora Aparecida.

O Zimbábue, na África, foi o tema da Acadêmicos do Tatuapé. Sexta e penúltima a desfilar, a Tucuruvi falou de um tema que virou polêmica paulistana só após a escolha do enredo: o grafite. Os pets de Luisa Mell, tema da Águia de Ouro, encerraram o primeiro dia de desfiles.

[abril-veja-tambem]W3smI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxOTI1MTQ1LCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyOyYjeDIwMTg7QW5vIHF1ZSB2ZW0gcG9kZSBzZXIgbyAmI3hGQTtsdGltbyBjYXJuYXZhbCBwJiN4RkE7YmxpY28mI3gyMDE5OywgZGl6IERvcmlhJiN4MjI7fSx7JiN4MjI7aWQmI3gyMjs6MTkyNTEyOCwmI3gyMjt0aXRsZSYjeDIyOzomI3gyMjtBcyBtdXNhcyBkYSBwcmltZWlyYSBub2l0ZSBkbyBDYXJuYXZhbCBkZSBTUCYjeDIyO30seyYjeDIyO2lkJiN4MjI7OjE5MjUwOTgsJiN4MjI7dGl0bGUmI3gyMjs6JiN4MjI7QXMgY2VsZWJyaWRhZGVzIG5vIENhcm5hdmFsIGRlIFMmI3hFMztvIFBhdWxvJiN4MjI7fV0=[/abril-veja-tambem]

Com homenagem aos migrantes de São Paulo, o desfile da Gaviões da Fiel chamou a atenção por sua rainha de bateria, a artista Sabrina Sato, e, como de costume, pela ausência da cor verde, que remete ao rival Palmeiras.

A Tom Maior, primeira escola de samba a entrar no Anhembi, passou por um sufoco na entrada do primeiro carro alegórico. No Carnaval deste ano, a Tom Maior homenageou a cantora Elba Ramalho. Com o rosto do Padre Cícero, o veículo não fez a manobra correta para sair da concentração e precisou dar ré quatro vezes, o que atrasou a escola. Na tentativa de resolver o problema, o carro ultrapassou a linha amarela, que limita o espaço do desfile. A dificuldade mobilizou pelo menos 20 membros da escola. O público vibrou quando o problema foi resolvido, quase dez minutos depois.

(Com Estadão Conteúdo)

 

 

 

 


Arquivado em:Brasil

A batalha papal: Francisco reage aos ultraconservadores

Posted: 25 Feb 2017 03:00 AM PST

O Vaticano atravessou a era moderna protegido por uma muralha de secretismo e de silêncio, em que desvios internos, crimes e discussões raramente chegavam aos ouvidos de quem estava tirando fotos na Praça São Pedro, em Roma. Essa tranquilidade foi arruinada neste século com a revelação de vários casos de pedofilia e de corrupção dentro da instituição. Nos últimos seis meses, foi a vez de as brigas internas extravasarem para o grande público, com o papa Francisco sendo atacado sem misericórdia por críticos conservadores de dentro e de fora do Vaticano. Cardeais deram entrevistas falando abertamente contra ele, grupos anônimos pregaram cartazes críticos em Roma e ativistas anti­abor­to postaram na internet um vídeo com insinuações e maldades a respeito do pontífice. No domingo 19, ele deu o troco sutil: “Os inimigos são todos aqueles que falam mal de nós, que nos caluniam e nos fazem mal. E não é fácil digerir isso. Estamos chamados a responder a todos eles com o bem”. A origem das críticas está na mudança avançada que Francisco pretende imprimir à relação entre a Igreja e os fiéis divorciados. Pelo dogma católico, o casamento é indissolúvel. Se uma pessoa se separa e se casa novamente, comete um pecado e não merece a comunhão na missa. O papa João Paulo II declarou que a única maneira de esses indivíduos serem novamente aceitos e participarem dos sacramentos consistiria em viverem como "irmão e irmã". É uma solução obviamente esdrúxula e inaplicável no mundo de hoje, que só afasta os separados da Igreja.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Mundo

Vale prepara-se, enfim, para deixar de ser uma ‘paraestatal’

Posted: 25 Feb 2017 03:00 AM PST

A Companhia Vale do Rio Doce foi fundada pelo presidente Getúlio Vargas, em 1942. Era uma estatal destinada a explorar as jazidas de ferro de Minas Gerais. A empresa transformou-se em um gigante internacional depois que sua produção foi impulsionada pela descoberta da maior reserva de minério de ferro do mundo, na Serra dos Carajás, no Pará. Privatizada em maio de 1997, no governo FHC, a Vale é hoje a terceira maior empresa de mineração do mundo e a principal produtora de minério de ferro. Nestas duas décadas, o valor das ações da empresa, medido em dólares, multiplicou-se por sete. Apesar de a empresa ser privatizada e ter bons resultados financeiros, sempre pairou sobre ela o risco de ingerência política. Isso porque o governo podia exercer influência por intermédio dos fundos de pensão das estatais e do BNDES, grandes acionistas do bloco controlador da companhia. Agora, às vésperas do aniversário de vinte anos do leilão de privatização, a Vale prepara-se para finalmente deixar de ser uma empresa "paraestatal". Na semana passada, anunciou-­se uma reestruturação societária da mineradora que vai diluir o peso dos fundos de pensão em seu capital. Se tudo correr conforme o planejado, a Vale se tornará uma empresa com capital pulverizado em 2020: no jargão dos negócios, isso significa que não haverá um acionista controlador. Será uma companhia sem dono, ou melhor, com milhares de donos. No Brasil, empresas assim são poucas.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil, Economia

IMPERDÍVEL: John Mayer lança mais quatro canções do novo álbum

Posted: 25 Feb 2017 02:00 AM PST

Um mês depois de divulgar as primeira músicas de seu novo disco, John Mayer volta com quatro canções inéditas em The Search for Everything — Wave Two. O sétimo álbum em estúdio do cantor vem sendo lançado em partes, no formato de EPs (conjunto de músicas menor que um disco comum). O compilado final quebrará o jejum de quase quatro anos do músico americano, cujo último CD, Paradise Valley, foi lançado em 2013.

[abril-veja-tambem]W3smI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxMzcxMjkxLCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO1NhbmR5IGRpeiBxdWUgSm9obiBNYXllciBkZXUgZW0gY2ltYSBkZWxhICYjeDIwMTQ7IG5hIGZyZW50ZSBkbyBtYXJpZG8mI3gyMjt9LHsmI3gyMjtpZCYjeDIyOzoyOTU3MTEsJiN4MjI7dGl0bGUmI3gyMjs6JiN4MjI7S2F0eSBQZXJyeSB2YWkgY3JpYXIgbSYjeEZBO3NpY2Egc29icmUgdCYjeEU5O3JtaW5vIGNvbSBKb2huIE1heWVyJiN4MjI7fV0=[/abril-veja-tambem]

Entre o jazz, funk e blues, John Mayer não poupa versatilidade no novo quarteto de faixas. Na canção de abertura, I Still Feel Like Your Man, o cantor aposta no jazz com fumaças de funk, enquanto banca o ex-namorado inconformado com o fim do relacionamento. Já Emoji of a Wave é uma balada clássica em ode ao amor, com referências a temática praiana do novo álbum. Na animada Helpless, Mayer flerta com o dançante, e apresenta um belo solo de guitarra. Roll it on Home encerra o EP, ao som do bom e velho country, mas também com relances de rock clássico ao melhor clima setentista.

The Search for Everything — Wave Two está disponível nas plataformas de streaming Spotify, Deezer e Apple Music. As faixas tanto do primeiro, quanto do segundo EP também podem ser ouvidas via canal do YouTube oficial de John Mayer.


Arquivado em:Entretenimento

O Carnaval de SP em imagens exclusivas do site de VEJA

Posted: 25 Feb 2017 01:52 AM PST

[galeria-abril id=”1925054″ type=”slider” showtitle=”false” data-restrict=”false”]

 


Arquivado em:Entretenimento, Galeria de Fotos

IMPERDÍVEL: Livro faz passeio envolvente pelo corpo humano

Posted: 25 Feb 2017 01:45 AM PST

Nosso maior companheiro, o corpo humano é ainda pouco conhecido pela maior parte das pessoas. Com exceção de médicos em geral, fisioterapeutas, preparadores físicos e outros profissionais que têm o corpo como objeto de trabalho, a população fica no escuro sobre o que acontece dentro de cada um de nós. Uma dor, por exemplo, pode ser só cansaço, mas também pode ser um importante indicativo de que há algo mais grave acontecendo. Os mistérios do corpo humano são o mote do livro Da Cabeça aos Pés: Histórias do Corpo Humano (tradução de Maria Luiza X. de A. Borges, Zahar, 304 páginas, 49,90 reais), escrito pelo médico escocês Gavin Francis, que vai de órgão a órgão explicando suas funções, com um texto acessível e gostoso de ler.

[abril-veja-tambem]W3smI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxNTEyODYwLCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO0lNUEVSRCYjeENEO1ZFTDogTGl2cm9zIGRlIE1vbnRlaXJvIExvYmF0byBnYW5oYW0gbm92YXMgZWRpJiN4RTc7JiN4RjU7ZXMmI3gyMjt9LHsmI3gyMjtpZCYjeDIyOzoxOTIwMzc1LCYjeDIyO3RpdGxlJiN4MjI7OiYjeDIyO1RvbSBIYW5rcyB2YWkgcHVibGljYXIgc2V1IHByaW1laXJvIGxpdnJvIGRlIGNvbnRvcyYjeDIyO30seyYjeDIyO2lkJiN4MjI7OjE4Nzc4NDksJiN4MjI7dGl0bGUmI3gyMjs6JiN4MjI7Tm92byBsaXZybyBkZSBTYWxtYW4gUnVzaGRpZSB2YWkgcmV0cmF0YXIgb3MgRVVBIGRlIE9iYW1hIGUgVHJ1bXAmI3gyMjt9XQ==[/abril-veja-tambem]

dacabecaaospeshistoriasdocorpohumano_0

Cada capítulo é dedicado a um órgão do corpo humano. Para além de dizer para que serve cada coisa, Francis conta causos que aconteceram com pacientes – sem, é claro, identificar nenhum deles, como mandam os princípios de sua profissão –, relembra como o órgão já foi interpretado ao longo da história – os gregos antigos, por exemplo, acreditavam que a visão se dava graças a um "fogo divino" dentro do olho – e ainda faz relações entre as partes do corpo e a cultura – William Shakespeare, Jorge Luis Borges e Leonardo Da Vinci são alguns dos artistas mencionados.

Por esses e outros motivos, ao ser publicado na Inglaterra e nos Estados Unidos, o livro foi bastante elogiado e chegou a ser eleito o melhor livro de ciências do ano de 2015 do jornal britânico Observer. "O resultado final é um trabalho altamente interessante e provocativo", disse o jornal The Guardian sobre o livro.


Arquivado em:Entretenimento