USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Notícias

Notícias


Após 1º prejuízo líquido da história, Abilio reestrutura BRF

Posted: 24 Feb 2017 09:46 AM PST

Após a divulgação do primeiro prejuízo líquido anual da história da BRF, o presidente do conselho de administração, o empresário Abilio Diniz, afirmou que constituiu um comitê para reformular o modelo de gestão da companhia. “Essa será a conversa mais importante dos últimos quatro anos sobre BRF”, disse o executivo ao abrir a teleconferência.

Antes de comentar sobre as novas estratégias da alimentícia, Diniz quis esclarecer especulações que transitaram no mercado sobre uma possível saída da Península, gestora de investimentos do empresário, da BRF. “Quero deixar muito claro que a Península fica firmemente com a BRF”, afirmou.

Sobre a estratégia de recuperação da companhia, Diniz afirmou que este grupo, já aprovado pelo conselho da companhia, contará com os empresários Walter Fontana Filho, Eduardo D`Ávila e Zeca Magalhães e que deverá corrigir os erros cometidos na empresa, com um prazo de 90 dias de trabalho. “Esse time vai se reunir uma vez por semana. Pretendemos atuar corrigido os erros que cometemos. Essa companhia é incrível, mas está faltando ajustes”, disse o empresário citando também a “conjuntura extremamente adversa em 2016”.

Entre os problemas Abilio citou a falta de informações em tempo real disponível para os gestores. “Precisamos ter agilidade e rapidez, informações precisas no tempo em que elas estão acontecendo”, disse. Apontou uma definição melhor na ligação entre o início da cadeia produtiva e o consumidor final que poderá ser trabalhada com marketing estratégico. “Não vamos garantir resultado de curto prazo, mas não vamos mais fazer o mesmo”, completou.

A empresa deve trabalhar na reversão da rentabilidade, retomada de crescimento com foco no Brasil e em um modelo de gestão mais integrado, segundo o CEO da BRF, Pedro Faria. “Enxergamos oportunidades em um modelo de gestão bem diferenciado”, afirmou Faria.

Sobre a estratégia de marketing, Faria citou um reforço nos produtos mais básicos e também que o fim das restrições para categorias impostas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que acontece em julho deste ano, deve potencializar o leque da BRF.

Em 2016, a empresa foi pressionada negativamente pelo aumento dos custos dos grãos no Brasil – o milho que é o usado como ração na avicultura, atingiu patamares recordes – e também pela queda do preço médio da carne de frango no mercado internacional e uma valorização do real ante o dólar. A forte queda do consumo doméstico de proteínas e o acirramento da concorrência local também afetaram os resultados da companhia. “Estivemos menos preparados para agir sobre o impacto que os grãos causaram na nossa cadeia”, disse Faria. A companhia também trabalhou com estoques elevados e foi obrigada a trabalhar com a liquidação destes produtos.

“Elevamos nossos preços em dezembro. Fomos para um parâmetro diferente dos nossos concorrentes, esse efeito ficou potencializado no quarto trimestre”, disse Faria.

A BRF teve uma queda 0,6 pontos porcentuais de market share no trimestre, segundo a Nielsen. “A competição vinda de marcas regionais, cujo posicionamento fica entre 60% e 80% do índice de preço, impactou principalmente as categorias de embutidos e pratos prontos”, afirmou a empresa.

No total de janeiro a dezembro do ano passado, o prejuízo líquido da BRF atingiu 372 milhões de reais, contra lucro líquido de 2,928 bilhões de reais em 2015. O Ebitda ficou em 3,413 bilhões de reais no ano, cifra 38,2% menor que a de 2015, de 5,525 bilhões de reais em 2015. Neste período, a margem Ebitda recuou de 17,8% para 10,1%. No último trimestre do ano, a BRF registrou prejuízo líquido de 460 milhões de reais no quarto trimestre de 2016, revertendo o lucro de 1,415 bilhão de reais registrado no mesmo período de 2015.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Após 30 anos, Globo dispensa o diretor Luiz Fernando Carvalho

Posted: 24 Feb 2017 09:25 AM PST

O diretor Luiz Fernando Carvalho, responsável por sucessos como O Rei do Gado, não tem mais contrato exclusivo com a Rede Globo. A emissora informou, por meio de uma nota enviada ao site de VEJA, que o cineasta não tem mais vínculo contínuo com a emissora e agora será contratado por obra. O diretor trabalhava para o canal dos Marinho havia 30 anos.

O comunicado enviado pela assessoria de comunicação do canal afirma que a Globo e Luiz Fernando Carvalho decidiram em comum acordo por este novo modelo de contrato, o que vai permitir que o diretor desenvolva projetos também com outros parceiros

"A Globo continuará contando com o trabalho de Luiz Fernando Carvalho numa dinâmica como a que hoje tem com outros grandes diretores do mercado. Sempre que houver uma grande história para ser contada por Luiz Fernando Carvalho na Globo, a emissora e o diretor trabalharão juntos para levar o projeto ao ar”, esclarece Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo.

O primeiro folhetim que Luiz Fernando Carvalho comandou na Globo foi Vida Nova, em 1988. No seu currículo estão novelas como Tieta, Irmãos Coragem. Renascer, Os Maias, Esperança, Meu Pedacinho de Chão e Velho Chico. O diretor também produziu minisséries reconhecidas por sua qualidade artística e visual, como Capitu, A Pedra do Reino, Hoje É Dia de Maria, e a recente Dois Irmãos.


Arquivado em:Entretenimento

Liga Europa tem confronto alemão e United contra zebra

Posted: 24 Feb 2017 09:08 AM PST

O sorteio da Liga Europa foi realizado nesta sexta-feira e definiu os confrontos das oitavas de final da competição. Destacam-se o encontro alemão entre Schalke 04 e Borussia Mönchegladbach, a sorte do poderoso Manchester United, que enfrentará o time russo Rostov, e o duelo entre Lyon e Roma, times com tradição de jogar a Liga dos Campeões.

O primeiro sorteado foi o espanhol Celta, que eliminou o Shaktar Donetsk fora de casa, com decisão na prorrogação. Seu adversário será o russo Krasnodar, que passou pelo turco Fenerbahçe. Em seguida, foi sorteado o jogo entre Apoel, do Chipre, e Anderlecht, da Bélgica.

Responsável pela eliminação do Saint-Etienne na segunda fase, o Manchester United, de Zlatan Ibrahimovic, José Mourinho e companhia, enfrentará o Rostov, que eliminou o Sparta Praga. O jogo de volta será na Inglaterra.

Em seguida, foram sorteados os jogos entre Olympiacos, da Grécia, contra o Besiktas, da Turquia; o Gent, da Bélgica, contra o Genk, do mesmo país, entre outro duelo entre equipes do mesmo país. Por fim, o Copenhagen, da Dinamarca, encara o Ajax, da Holanda, no oitavo jogo desta fase.

Os confrontos das oitavas de final da Liga Europa (à esq., clubes que fazem primeiro jogo em casa)

Celta (Espanha) x Krasnodar (Rússia)

Apoel (Chipre) x Anderlecht (Bélgica)

Schalke 04 (Alemanha) x Borussia Mönchengladbach (Alemanha)

Olympique de Lyon (França) x Roma (Itália)

Rostov (Rússia) x Manchester United (Inglaterra)

Olympiacos (Grécia) x Besikstas (Turquia)

Gent (Bélgica) x Genk (Bélgica)

Copenhagen (Dinamarca) x Ajax (Holanda)


Arquivado em:Esporte, Placar

Senhas do Uber e de outros 5 milhões de sites podem ter vazado

Posted: 24 Feb 2017 09:00 AM PST

A CloudFare revelou nesta sexta-feira que uma falha em seus sistemas fez com que informações sensíveis de vários sites, como senhas e dados de autenticação, fossem vazadas ao longo de meses. A empresa presta serviços de otimização de conteúdo e segurança para mais de 5 milhões de sites, entre eles, o Uber. Entre as páginas que podem ter sido afetadas estão Change.org, Medium, 4chan, Yelp e Thepiratebay, segundo uma lista divulgada pelo site de tecnologia Gizmodo. 

Além de senhas, também podem ter sido reveladas mensagens privadas de sites de namoro, dados de reservas de hotéis, e até informações de sites de conteúdo adulto.A CloudFare diz que já corrigiu o problema, detectado no dia 18 de fevereiro por uma equipe de segurança do Google, e a suspeita é de que os vazamentos  tenham ocorrido desde setembro de 2016. A companhia diz que não revelou a falha imediatamente – como é comum em casos do tipo – porque descobriu que essas informações vazadas estavam sendo armazenadas automaticamente pelo serviço do Google que salva as versões “em cache” dos sites da internet.

A empresa alega que quis se certificar que os caches com as informações vazadas tivessem sido apagados antes de fazer a divulgação, para que não fossem explorados por hackers. A CloudFare diz que não tem evidência de que tenham sido feitos ataques ou uso mal-intencionado dessas informações.

Procurado pela reportagem de VEJA, o Uber não retornou o contato até o momento, e o posicionamento da empresa será incluído no texto quando for recebido.

Falha

Os vazamentos da CloudFare aconteciam por um problema de codificação e afetou as páginas dos seus clientes. Quando um usuário acessa o site dessas empresas, o arquivo passa pelos servidores da Cloudfare para ser otimizado. Nesse processo, o normal é que os computadores codifiquem (criptografem) informações sensíveis, como senhas, antes de enviá-las pela internet. Mas o bug fazia com que algumas das trocas de mensagens circulassem sem ser criptografadas, podendo ser lidas por pessoas ou outros computadores.

Apesar de ter atingindo uma pequena porcentagem (0,00003%) dos acessos, o imenso volume de tráfego de informações pelos seus servidores fez com que a empresa classificasse o incidente como “grave”.


Arquivado em:Economia, Tecnologia

Meryl Streep desiste de Chanel no Oscar — e grife alfineta

Posted: 24 Feb 2017 08:57 AM PST

Meryl Streep escolheu um vestido cinza de seda da última coleção de alta costura da Chanel para usar na cerimônia do Oscar, que acontecerá no domingo, dia 26. Porém, depois de receber outra proposta, voltou atrás.

Como é feito sob medida e a atriz havia pedido pequenas modificações, o vestido estava sendo produzido quando a equipe de Meryl ligou e disse que a Chanel deveria parar a confecção. “Eu fiz um croqui e nós começamos o vestido, mas recebemos uma mensagem que dizia ‘não continue o vestido. Encontramos alguém que vai nos pagar'”, declarou o Karl Lagerfeld, diretor criativo da maison ao WWD.

A Chanel tem uma política de não pagar para que as atrizes e modelos usem suas roupas. “Mesmo a gente dando a ela um vestido de 100.000 euros, acabamos descobrindo mais tarde que também precisávamos pagar para que ela o usasse”, disse Karl. “Nós damos o vestido a elas, mas não pagamos.”

Depois, o kaiser declarou que Meryl deveria ficar com o look, mesmo que não fosse usar no domingo, já que é uma peça de alta costura, feita com as medidas da atriz e perfeita para ela.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Libertadores: The Strongest repete 2015 e se classifica na pré

Posted: 24 Feb 2017 08:42 AM PST

O The Strongest, da Bolívia, será um dos adversário do Santos na Copa Libertadores de 2017. O clube boliviano foi o último classificado da pré-Libertadores deste ano, ao golear o Unión Española, do Chile, por 5 x 0 em La Paz. Essa foi a segunda vez que um clube da Bolívia passou fase prévia da Copa Libertadores.

A única vez em que um clube boliviano havia passado desta fase foi em 2015, com o próprio The Strongest, que passou pelo Monarcas Morelia, do México. Naquela edição, o clube ficou a um ponto de se classificar às oitavas de final.

Neste século, os clubes bolivianos passaram a ter boas campanhas de forma mais recorrente. Em 2012, o Bolívar foi o primeiro clube do país em anos a chegar na fase oitavas de final. Já em 2014, pela primeira vez na história, dois clubes do país chegaram na fase mata-mata. O The Strongest foi até as oitavas e o Bolívar parou nas semifinais.

Já em 2015, com o avanço do The Strongest na pré-Libertadores, o país teve, pela primeira vez, três clubes na fase de grupos, e o Universitario de Sucre foi até as oitavas de final.

Naquele ano, o The Strongest passou pela Unión Española, do Chile, que tinha 100% de aproveitamento na pré-Libertadores, com duas classificações em duas participações antes desta.

Na fase grupos deste ano, o clube boliviano enfrentará o Santos, no Grupo 2 da Libertadores, além do Santa Fe, da Colômbia, e do Sporting Cristal, do Peru.

Veja abaixo o desempenho dos países na fase prévia da Copa Libertadores

País Aproveitamento Classificados Eliminados
Brasil 95% de aproveitamento (20 participantes, 19 classificados) Palmeiras (2005, 2006, 2009), Goiás (2006), Santos (2007), Paraná (2007), Cruzeiro (2008, 2010), Grêmio (2011, 2013), Flamengo (2012), Internacional (2012), São Paulo (2013, 2016), Atlético-PR (2014, 2017), Botafogo (2014, 2017), Corinthians (2015) Corinthians (2011)
Argentina 88,2% de aproveitamento (17 participantes, 15 classificados) Quilmes (2005), River Plate (2006), Vélez Sarsfiled (2007), Lanús (2008, 2014), Arsenal (2008, 2012), Estudiantes (2009, 2015), Independiente (2011), Tigre (2013), Huracán (2015, 2016), Racing (2016), Atlético Tucumán (2017) Colón (2010), Newell´s Old Boys (2010)
Colômbia 60% de aproveitamento (15 participantes, 9 classificados) América de Cali (2005), Júnior Barranquilla (2005), Santa Fe (2006, 2014, 2016), Deportes Tolima (2007, 2011, 2013), Independiente Medellín (2009) Boyacá Chicó (2008), Júnior Barranquilla (2010, 2017), Once Caldas (2012, 2015), Millonarios (2017)
Chile 57,1% de aproveitamento (14 participantes, 8 classificados) Audax Italiano (2008), Universidad de Chile (2009, 2014), Universidad Católica (2010), Unión Española (2011, 2012), Deportes Iquique (2013), Palestino (2015) Colo Colo (2005, 2006, 2017), Cobreloa (2007), Universidad de Chile (2016), Unión Española (2017)
México 41,7% de aproveitamento (12 participantes, 5 classificados) Chivas Guadalajara (2005, 2006), América (2007), Atlas (2008), Jaguares (2011) Pachuca (2009), Estudiantes Tecos (2010), Tigres (2012), León (2013), Morelia (2014, 2015), Puebla (2016)
Paraguai 35,7% de aproveitamento (14 participantes, 5 classificados) Nacional (2009), Libertad (2010, 2012), Cerro Porteño (2011), Olimpia (2013) Tacuary (2005, 2007), Nacional (2006), Cerro Porteño (2008, 2015), Guaraní (2014, 2016), Olimpia (2017), Deportivo Capiatá (2017)
Equador 33,3% de aproveitamento (15 participantes, 5 classificados) LDU Quito (2005, 2007), Deportivo Cuenca (2009), Emelec (2010), Independiente del Valle (2016) Deportivo Cuenca (2006), Olmedo (2008), El Nacional (2009, 2012, 2017), Deportivo Quito (2011, 2014), LDU Quito (2013), Independiente del Valle (2015, 2017)
Uruguai 28,6% de aproveitamento (14 participantes, 4 classificados) Racing (2010), Peñarol (2012), Nacional (2014), River Plate (2016) Peñarol (2005, 2009), Defensor (2006, 2013), Danubio (2007), Wanderers (2008, 2017), Liverpool (2011), Nacional (2015), Cerro (2017)
Peru 21,4% de aproveitamento (14 participantes, 3 classificados) Universitario (2006), Cienciano (2008), Juan Aurich (2010) Cienciano (2005), Sporting Cristal (2007, 2009, 2014), Alianza Lima (2011, 2015), Sport Huancayo (2012), Universidad César Vallejo (2013, 2016), Deportivo Municipal (2017), Universitário (2017)
Bolívia 14,3% de aproveitamento (14 participantes, 2 classificados) The Strongest (2015, 2017) Oriente Petrolero (2005, 2006, 2014, 2016), Blooming (2007), La Paz (2008), Real Potosí (2009, 2010, 2012) , Bolívar (2011, 2013), Universitario de Sucre (2017)
Venezuela 7,1% de aproveitamento (14 participantes, 1 classificado) Deportivo Táchira (2015) Mineros (2005, 2008), Deportivo Táchira (2006, 2007, 2010, 2017), Deportivo Anzoátegui (2009, 2013), Deportivo Petare (2011), Caracas (2012, 2014, 2016), Carabobo (2017)

 


Arquivado em:Placar

Filhos de Edison Lobão têm contas bloqueadas pela Suíça

Posted: 24 Feb 2017 08:26 AM PST

Sentenças dos tribunais suíços confirmam que o senador Edison Lobão (PMDB-MA) está entre os políticos brasileiros que “fazem parte de uma investigação” por corrupção. Os documentos também apontam que contas secretas na Suíça em nome dos dois filhos do senador foram bloqueadas. O Ministério Público da Suíça confirmou que as contas estão em nome de Edison Lobão Filho e Márcio Lobão, alvo já da Polícia Federal no Brasil.

De acordo com sentenças dos tribunais suíços de 15 de julho de 2015, delações premiadas no âmbito da Lava Jato revelaram “um vasto sistema de corrupção, de financiamento de partidos e de lavagem de dinheiro”. “Partidos políticos e empresas fazem parte da investigação. Entre as pessoas está Edison Lobão. Seus dois filhos, Edison Lobão Filho e Márcio Lobão também são alvos da investigação brasileira”, indicou a sentença.

As suspeitas são de que essas contas receberam depósitos de origem criminosa. De forma preventiva, os recursos estão bloqueados em mais de uma conta desde 2015 e um processo criminal foi lançado contra ambos. “Podemos informar que o Escritório do Procurador-Geral da Suíça abriu processo criminal em fevereiro de 2015”, indicou o MP em um comunicado. “Nesse contexto, o Procuradoria Geral congelou contas bancárias”, declarou. Uma delas estaria em nome de Edison Lobão Filho. A outra estaria “em nome de seu irmão”, indicou o MP suíço e numa referência Márcio Lobão.

“A investigação suíça está em andamento”, completou a procuradoria, sem informar os valores congelados. O Ministério Público Federal já indicou que vai pedir cooperação dos suíços para obter os dados.

Lobão atua como presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Mas foi citado nas delações da Lava Jato.

As contas não estão em nome do senador, mas a pessoas e empresas ligadas a ele. O que chamou a atenção dos investigadores é que parte das transferências ocorreu com a movimentação de somas de dinheiro sem qualquer tipo de justificativa, o que acendeu os sinais de alerta entre os serviços de monitoramento.

Segundo a apuração do jornal, foi o próprio banco usado que, diante do surgimento do nome de Lobão entre os citados nas delações da Lava Jato, optou por comunicar às autoridades suíças a existência das contas.

Agora, elas estão sendo investigadas diante da suspeita de que tenham sido usadas para receber dinheiro de propina no setor elétrico, em especial no que se refere à usina de Belo Monte.

Nos últimos meses, os dois filhos de Lobão usaram todos os mecanismos legais para impedir que os dados relacionados com as contas fossem enviados ao Brasil e, assim, usados em um eventual processo no País.

A reportagem apurou que, por duas vezes, os tribunais suíços rejeitaram os recursos apresentados pelos donos das contas. Numa das decisões, os advogados alegaram que não existem provas de que o dinheiro tenha origem suspeita e que a medida é desproporcional. Os juízes, porém, rejeitaram o argumento.

Outro argumento era de que o banco que tomou a decisão do congelamento não havia informado de forma adequada os filhos do senador. A tese também foi derrubada.

Ainda assim, o processo está em andamento na Suíça e, portanto, os documentos e extratos não foram repassados aos procuradores brasileiros. O Ministério Público da Suíça optou por manter bloqueadas as contas até que seja esclarecida a origem.

Futuro

Esgotados todos os procedimentos legais, a esperança de procuradores brasileiros é de que o caso seja enviado ao Brasil, assim como ocorreu no processo do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Não tendo residência na Suíça e nem vínculos com o país, os suspeitos teriam maiores chances de serem punidos.

Para que haja uma repatriação do dinheiro, porém, os envolvidos precisam ser condenados em última instância ou fechar um acordo de delação premiada em que estejam de acordo a devolver os recursos.


Arquivado em:Brasil

Vale anuncia saída de Murilo Ferreira da presidência

Posted: 24 Feb 2017 08:01 AM PST

A Vale informou que o diretor-presidente da companhia, Murilo Ferreira, não renovará seu contrato. Ele deixa o comando da empresa em 26 de maio, de acordo com fato relevante divulgado nesta sexta-feira.

A saída de Ferreira já era esperada pelo mercado. Próximo de completar 65 anos, ele teria defendido que essa é a idade limite para a atuação de diretores.

Ferreira afirmou que não desconfia quem será o seu sucessor. “Que eu saiba eu não tenho sucessor, eu nunca fui informado de ter esse sucessor e para falar a verdade eu nem desconfio quem será esse sucessor”, disse.

Segundo ele, a decisão de deixar o cargo foi tomada na quinta-feira, de forma antecipada, após especulações na imprensa sobre o tema.

Em comunicado, a mineradora ressalta que sob sua gestão, desde maio de 2011, Ferreira “liderou a Vale durante um período de muita turbulência na indústria da mineração mundial e enfrentou alguns dos momentos mais difíceis da história da empresa”. E, que sob seu comando, a Vale “se tornou uma empresa mais enxuta e mais ágil, aumentando significativamente sua competitividade operacional e mantendo um nível de endividamento saudável.”

“A Vale simplificou seu portfólio, aumentou sua disciplina na gestão de capital, tendo completado cerca de 20 outros importantes projetos dentro do orçamento e do prazo”, diz o fato relevante assinado pelo diretor-executivo de Relações com Investidores, Luciano Siani Pires. E conclui: “Com sua experiência, dedicação e respeito às pessoas e à vida, Murilo deixa um legado para todas as futuras gerações de executivos e funcionários da Vale.”


Arquivado em:Economia

Urgente: operadores foragidos da Lava Jato são presos em Miami

Posted: 24 Feb 2017 07:54 AM PST

A polícia de imigração americana, em cooperação com a Polícia Federal brasileira, prendeu agora há pouco os lobistas Jorge Luz e Bruno Luz, alvos de mandados de prisão preventiva na Operação Blackout, 38ª fase da Operação da Lava Jato, deflagrada ontem. Apontados pelas investigações como operadores de propinas para o PMDB na Petrobras, eles estavam foragidos da polícia e foram capturados em Miami.

Os dois enviaram ofícios ontem ao juiz federal Sergio Moro e a delegados da PF informando que voltariam ao Brasil “o quanto antes”. A PF já está providenciando o traslado deles para o Brasil. Pai e filho ficarão presos em Curitiba.

Jorge é considerado pelos investigadores como uma espécie de "operador dos operadores" e teria movimentado 40 milhões de dólares em propina em 10 anos, oriundos, sobretudo, de contratos da diretoria Internacional da estatal petrolífera.  Segundo os investigadores, contudo, o lobista opera na estatal desde os anos 1980. Seu filho, Bruno, atua como “herdeiro” dos negócios escusos do pai.

O procurador Diogo Castor de Mattos, da força-tarefa da Lava Jato, afirmou ontem que os operadores teriam "fortes conexões tanto com diretores corruptos da Petrobras quanto com agentes políticos (diretores da estatal e políticos) do partido PMDB". Mattos não citou nomes, mas confirmou que os políticos envolvidos são em sua maioria pessoas ainda no exercício dos cargos – e, portanto, com foro privilegiado –, sobretudo senadores. Ele disse ainda que havia um senador responsável pela divisão dos valores entre os demais envolvidos.

Jorge e Bruno Luz foram citados nas delações premiadas do também lobista Fernando Baiano e de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras. Antes de se entregar à Justiça, Baiano chegou a se refugiar na casa de Jorge Luz. No ano passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, relacionou o nome de Luz no processo principal da Lava Jato no STF.


Arquivado em:Brasil, Política

Klopp compara demissão de Ranieri a Brexit e eleição de Trump

Posted: 24 Feb 2017 07:35 AM PST

Muitas personalidades do futebol saíram em defesa do técnico italiano Claudio Ranieri, demitido pelo Leicester City menos de um ano depois de levar o modesto clube a seu primeiro título do Campeonato Inglês. O alemão Jürgen Klopp, técnico do Liverpool, foi o mais incisivo ao comentar sua surpresa com a demissão e comparou o fato com importantes decisões políticas recentes: o Brexit, votação que decretou a saída do Reino Unido da União Europeia, e a eleição de Donald Trump à presidência dos Etados Unidos.

“Se essas coisas no futebol me surpreendem? Não, nada. Não é só futebol. Na minha opinião, foram tomadas algumas decisões estranhas nestes últimos anos. Olha o ‘Brexit’, Donald Trump, Ranieri. Tenho que entender? Não, e nem tenho ideia de por que o Leicester fez isso”, afirmou Klopp, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

“Todo o mundo vê a situação em que o Leicester estava no Campeonato Inglês e na Liga dos Campeões. Ranieri é uma pessoa muito especial, um homem muito simpático”. completou o alemão. O Liverpool encara o Leicester na próxima segunda-feira, pela 26ª rodada do Campeonato Inglês.

Mourinho – Outra estrela entre os técnicos, o português José Mourinho também prestou solidariedade a Claudio Ranieri. O treinador do Manchester United postou uma foto ao lado do italiano com uma mensagem dura. “Campeão inglês e eleito melhor técnico do mundo pela Fifa. Demitido. Este é o novo futebol. Continue sorrindo, amigo. Ninguém pode apagar a história que você escreveu.”

Instagram Photo

Ranieri, de 65 anos, chegou aos Leicester em julho de 2015 e conseguiu livrar a equipe da zona de rebaixamento. No ano seguinte, conseguiu um feito que parecia impossível: com elenco e orçamento modestos, desafiou os gigantes do país e levou o time ao primeiro título do Campeonato Inglês em seus 132 anos de história.

Em 2017, porém, o Leicester voltou a ser o que sempre foi: uma equipe que briga para se manter na elite. Apenas na 17ª colocação do Campeonato Inglês, a um ponto da zona de rebaixamento, Ranieri caiu após derrota por 2 a 1 para o Sevilla, fora de casa, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões. Em comunicado oficial, o Leicester afirmou que a diretoria teve de tomar uma decisão "dolorosa, porém necessária."

O vice-presidente do clube, Aiyawatt Srivaddhanaprabha, disse que esta foi a "decisão mais difícil que teve de tomar em sete anos no clube. "Seu calor, charme e carisma ajudaram a transformar percepções do clube e desenvolver seu perfil em uma escala global. Seremos para sempre gratos a ele por tudo que nos ajudou a conseguir", escreveu o clube. A maioria dos torcedores ficou absolutamente revoltada com a saída do ídolo.


Arquivado em:Esporte, Placar

IRPF: Mais de 608 mil baixaram programa para fazer a declaração

Posted: 24 Feb 2017 07:23 AM PST

Mais de 608 mil contribuintes baixaram o programa gerador da declaração do Imposto de Renda de 2017 até as 10h desta sexta-feira (24). O programa está disponível para download desde as 9h de quinta-feira (23).

A Receita Federal esperar receber 28,3 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física neste ano, um aumento de 1,2% em relação a 2016.

O prazo para envio das declarações vai de 2 de março a 28 de abril. Quem atrasar fica sujeito ao pagamento de multa que varia de 165,74 reais até 20% do imposto devido.

Uma das novidades do programa deste ano é que basta um software para preencher e enviar a declaração de Imposto de Renda. Nos anos anteriores era necessário fazer o download do programa gerador e do Receitanet _este último apenas para transmitir a declaração.

Segundo a Receita, se o programa sofrer alguma atualização não será necessário desinstalá-lo para instalar novamente, como nos anos anteriores. A atualização será feita automaticamente ou no menu "ferramentas – verificar atualizações".

Neste ano, o programa também passa a pedir que o contribuinte informe e-mail e número de celular. O preenchimento dessas informações, entretanto, não será obrigatório.

Outra mudança é que a partir deste ano passa a ser necessário informar o CPF dos dependentes com 12 anos ou mais. Em 2016, a obrigatoriedade valia para dependentes a partir de 14 anos.

Quem deve declarar

Estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superiores a 28.559,70 reais em 2016, Também estão obrigados aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a 40 mil reais.

Quem obteve, em qualquer mês de 2016, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros também deve entregar a declaração de IR.

No caso da atividade rural, deve declarar o contribuinte que tiver renda bruta superior a 142.798,50 reais; que pretenda compensar prejuízos do ano-calendário 2016 ou posteriores; ou que teve, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a 300 mil reais.

Deduções

Na declaração simplificada, o contribuinte tem direito a uma dedução padrão de 20% da renda tributável. Esse desconto está limitado a 16.754,34 reais _mesmo valor de 2016.

Para contribuintes com despesas dedutíveis acima desse valor vale a pena entregar a declaração completa.

Na completa, os limites de dedução com dependentes e educação permaneceram os mesmos do ano passado. É possível abater 2.275,08 por dependente. Com educação, o limite de dedução é de 3.561,50 por dependente _podem ser abatidos gastos com educação do contribuinte.

Não há limite de valor para deduções com despesas médicas. Podem ser abatidos gastos com consultas médicas, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, hospitais, além de exames laboratoriais, entre outros.

Já o limite de abatimento de despesas com empregados domésticos caiu de 1.182,20 reais para 1.093,77 reais.


Arquivado em:Economia

Carnaval: Sambódromo de SP recebe de Nossa Senhora a Elba Ramalho

Posted: 24 Feb 2017 07:13 AM PST

O Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, recebe nesta sexta-feira sete escolas de samba do Grupo Especial. Os enredos da noite vão homenagear desde a MPB e os artistas de rua, até animais de estimação e Nossa Senhora Aparecida. Os portões serão abertos às 19h.

A primeira a pisar na passarela do samba é a Tom Maior, às 23h15, que prestará um tributo à cantora Elba Ramalho e, de quebra, ao povo nordestino e aos sertanejos. No ano anterior, a escola também celebrou um cantor da MPB, no caso, Milton Nascimento, que ajudou o grupo a subir para o segundo lugar do Grupo de Acesso em 2016. O samba-enredo foi batizado como "Elba Ramalho canta em oração o folclore do Nordeste. Toque sanfoneiro forró, frevo e xaxado". Elba deve participar do desfile.

A Mocidade Alegre entra na avenida 00h20 para comemorar seus 50 anos. O Jubileu de Ouro fez com que a tradicional escola, vencedora de 10 títulos, elegesse a própria comunidade como tema de enredo, nomeado como: "A vitória vem da luta. A luta vem da força. E a força… da união".

Em seguida, Unidos de Vila Maria começa sua apresentação à 1h25. Sob a aprovação da Arquidiocese de São Paulo — que solicitou roupas mais comportadas para as musas da escola—, a agremiação vai narrar a história dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O samba-enredo completo será "Aparecida – A rainha do Brasil. 300 anos de amor de fé no coração do povo brasileiro". O cantor Daniel está confirmado no desfile.

A Acadêmicos do Tatuapé entra 2h30 com um tributo ao continente africano, focado apenas nas alegrias e na cultura local. No ano passado, o grupo passou perto do que seria seu primeiro título. Por isso, promete uma produção mais elaborada e deslumbrante para 2017.  O samba-enredo foi batizado como: "Mãe-África conta sua história: Do berço sagrado da humanidade à abençoada terra do grande Zimbabwe".

Às 3h35, a Gaviões da Fiel desfila para homenagear os migrantes que se mudaram para São Paulo em busca de novas oportunidades. O samba-enredo será: "Com as mãos e a garra de um povo sonhador, surge o contraste de uma nova metrópole Sampa, lugar de sonhos, oportunidades e esperança".

Acadêmicos do Tucuruvi é a próxima a pisar no Sambódromo, às 4h40. Os artistas de rua serão celebrados pela escola, que vai representar desde malabaristas de semáforo até os conhecidos músicos de calçada. O samba-enredo: "Eu sou a arte: meu palco é a rua".

Finaliza a primeira noite de apresentações, às 5h45, a Águia de Ouro. Os carnavalescos vão exaltar os animais de estimação, com cachorros celebridades do cinema e dos desenhos animados. Luísa Mell e outros ativistas da causa de defesa dos animais estão confirmados no desfile que contará com o samba-enredo: "Amor com amor se paga. Uma história animal".


Arquivado em:Entretenimento

Brasil tem superávit primário recorde para janeiro, de R$ 36,7 bi

Posted: 24 Feb 2017 06:49 AM PST

O setor público brasileiro registrou superávit primário de 36,712 bilhões de reais em janeiro, melhor resultado para o mês na série histórica do Banco Central iniciada em dezembro de 2001, beneficiado sobretudo pelos cortes de gastos do governo central, informou o BC nesta sexta-feira.Embora o resultado de janeiro seja tradicionalmente positivo, o dado veio muito acima da expectativa de saldo positivo em 11,60 bilhões de reais.

No mês, o governo central (governo federal, BC e Previdência) teve superávit primário de 26,293 bilhões de reais, acima dos 20,899 bilhões de reais em janeiro de 2016. O resultado de Estados e municípios também melhorou, indo a 10,804 bilhões de reais, sobre 7,976 bilhões de reais um ano antes. As empresas estatais tiveram déficit primário de 384 milhões de reais em janeiro.

Ao divulgar na véspera os dados do governo central, apurados sob outra metodologia, o Tesouro indicou que a performance positiva foi decorrente da queda nas despesas superior ao recuo observado nas receitas, com forte tesourada nos gastos discricionários.Em meados do mês passado, o governo limitou, até março, em 3/18 as despesas discricionárias aprovadas na Lei Orçamentária Anual para 2017, iniciando o ano com aperto nas contas diante dos desafios fiscais que enfrenta com a economia em recessão.Com o dado de janeiro, o déficit primário do setor público em 12 meses foi a 2,33%  do Produto Interno Bruto (PIB).Para o ano, a meta do governo é de rombo primário de 143,1 bilhões de reais, composto por desempenho negativo de 139 bilhões de reais do governo central, de 3 bilhões de reais de estatais federais e de 1,1 bilhão de reais de Estados e municípios.Se confirmado, será o quarto déficit consecutivo nas contas públicas, refletindo o contínuo desarranjo fiscal brasileiro.

O resultado nominal – receitas menos despesas, incluindo pagamento de juros – também ficou no azul no mês passado, em 299 milhões de reais, algo que não ocorria desde outubro do ano passado, quando houve forte ingresso de recursos nos cofres públicos com a chamada repatriação.

O BC informou ainda que a dívida líquida subiu a 46,4% do PIB em janeiro, contra 46%  em dezembro. A dívida bruta avançou a 69,7%, ante 69,6%.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Economia

Homem grita ‘fora do meu país!’ e mata indiano nos EUA

Posted: 24 Feb 2017 06:44 AM PST

Um homem de 51 está sendo acusado de homicídio em Kansas, nos Estados Unidos, depois de abrir fogo contra três clientes de um bar na noite de quarta-feira, no que pode ser um crime de ódio. Umas das vítimas, um engenheiro indiano de 32 anos, morreu. Testemunhas afirmam que Adam Purinton gritou “fora do meu país” antes de atirar.

Srinivas Kuchibhotla, que não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital, trabalhava na empresa Garmin, especializada em tecnologia de localização por satélite. As outras duas pessoas baleadas são o engenheiro Alok Madasani, colega de trabalho de Kuchibhotla, e Ian Grillot, americano de 24 anos que tentou impedir o atirador.

Ferido na mão e no peito, Grillot contou em entrevista que, depois que Purinton gritou insultos e atirou contra os dois engenheiros, acreditou que a arma estivesse descarregada e tentou segurar o agressor.

O atirador foi preso em Clinton, também no Estado de Missouri, cinco horas depois do crime, a cerca de 120 quilômetros do local. Purinton contou a um garçom de uma rede de restaurantes que havia se envolvido em um tiroteio e foi acusado de homicídio e tentativa de homicídio.

Autoridades não classificaram o caso como crime de ódio, mas o FBI investiga se o assassinato teve motivação racial.

 

Srinivas Kuchibhotla foi vítima do atirador americano Adam Purinton, em um bar no Kansas

Srinivas Kuchibhotla foi vítima do atirador americano Adam Purinton, em um bar no Kansas (Reprodução)

Herói

O crime ganhou destaque nos veículos de imprensa da Índia e gerou preocupação nos parentes de indianos que trabalham nos Estados Unidos. Preocupados com a política anti-imigração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e um possível aumento do preconceito contra estrangeiros, os indianos destacam a atitude de Grillot, que tentou defender as vítimas, e o jovem tem sido tratado como herói no país. “Eu só fiz o que qualquer pessoa deveria ter feito por outro ser humano. Não importa de onde você é, somos todos seres humanos”, disse Grillot.

 


Arquivado em:Mundo

Após Beyoncé cancelar show, ingressos para festival despencam

Posted: 24 Feb 2017 06:30 AM PST

Grávida de gêmeos, Beyoncé precisou cancelar sua apresentação no festival Coachella, que acontece na Califórnia em abril. Depois do anúncio, o festival viu o preço dos seus ingressos desabarem no mercado secundário em menos de um dia, segundo informa a revista Billboard.

Os ingressos oficiais do festival se esgotaram em três horas, quando postos à venda em janeiro. Por isso, só restou aos fãs o mercado secundário para encontrarem as disputadas entradas. Mas, segundo a publicação americana, após o anúncio do cancelamento de Beyoncé, o preço dos ingressos ofertados registrou um queda de até 12%.

Os preços para o primeiro fim de semana do festival, do dia 14 a 16 de abril, caíram de um preço médio de 978 para 872 dólares (aproximadamente 2600 reais). Os ingressos para o segundo fim de semana, de 21 a 23 de abril, sofreram uma queda menor, de 856 para 834 dólares (aproximadamente 2550 reais).

O Coachella ainda não anunciou quem será o substituto de Beyoncé na programação, que conta com shows de Radiohead, Kendrick Lamar, Bon Iver, Lorde, e outros. Pelo menos, os fãs da diva pop podem se programar para o próximo ano, pois junto com o cancelamento da apresentação, ela confirmou que vai se apresentar na edição 2018 do festival.

 


Arquivado em:Entretenimento

Mineirão dá kit de desodorantes a torcedor revoltado

Posted: 24 Feb 2017 06:27 AM PST

A confusão entre o estádio do Mineirão e um torcedor revoltado com a perda de um desodorante teve um final feliz. Na manhã desta sexta-feira, a conta do estádio no Twitter divulgou uma foto do cruzeirense Mateus Eleutério sendo presenteado com um kit de desodorantes idênticos àquele apreendido antes da goleada de 6 x 0 do Cruzeiro diante do São Francisco-PA, pela Copa do Brasil, na quarta-feira. 

Na ocasião, Mateus Eleutério ficou furioso com o fato de seu desodorante ter sido apreendido na entrada do Mineirão. Em revistas feitas antes dos jogos, a Polícia Militar bloqueia a entrada de produtos inflamáveis, como alguns tipos de desodorantes. Em sua defesa, o torcedor afirmava que não havia álcool no produto que levava e, portanto, ele não deveria ser confiscado.

Veja também

A revolta foi tanta, que o torcedor discutiu isso publicamente na conta do estádio no Twitter, pedindo de volta seu produto apreendido. A conversa foi ficando cada vez mais divertida e viralizou nas redes sociais. Além do desodorante devolvido, o torcedor ganhou outros 12 em uma caixa, que seriam “presente do Gigante”, apelido dado ao Mineirão. Abaixo, a discussão entre o torcedor e o estádio:

twitter-mineir%cb%9cao-rexona


Arquivado em:Esporte, Placar

Justiça de SP pede nova prisão de Edinho, filho de Pelé

Posted: 24 Feb 2017 06:14 AM PST

O ex-goleiro Edson Cholbi do Nascimento, conhecido como Edinho, filho de Pelé, teve a prisão pedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) nesta quinta-feira. O tribunal julgou recurso de apelação do ex-goleiro, de 46 anos, mantendo a condenação por envolvimento com o narcotráfico, mas reduzindo a pena de 33 anos e quatro meses para doze anos e dez meses em regime fechado.

Enquanto aguardava o último recurso, Edinho estava em liberdade. Agora, o TJ pede que a 1ª Vara Criminal da Praia Grande (SP) faça a expedição de um mandado de prisão contra ele. A pena foi definida em maio de 2014 pela juíza Suzana Pereira da Silva. Ele foi condenado com outras quatro pessoas: Ronaldo Duarte Barsotti de Freitas, o “Naldinho”, Clóvis Ribeiro, o “Nai”, Maurício Louzada Gherardi, o “Soldado”, e Nicolas Aun Júnior, o “Veio”.

Eugênio Malavasi, advogado do ex-jogador, protocolou um habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), contestando a decisão do TJ-SP. O documento apresentado pelo defensor solicita a revogação do pedido de prisão de Edinho, que ainda não foi detido, aguardando a publicação do mandado. “Assim que for expedido o mandado, Edinho se apresentará”, informou o advogado. Ele disse ainda que entrará com novos recursos.

Prisões

Sob a sombra do pai, o maior ídolo do futebol brasileiro, Edinho foi goleiro do Santos em duas passagens – uma entre 1990 e 1991 e a outra entre 1994 e 1998 -, mas ficou mais conhecido por sua prisão e envolvimento com o tráfico de drogas do que pelas suas atuações dentro de campo.

A primeira vez que o ex-jogador foi preso foi em 2005, quando o Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) deflagrou a Operação Indra, prendendo mais de 50 pessoas envolvidas com o comércio de entorpecentes, entre elas Edinho, por seu envolvimento nos negócios de Ronaldo Barsotti. Depois de seis meses em prisão provisória, o ex-goleiro foi solto com liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ele voltou a ser preso duas vezes em 2014, a primeira em julho e a segunda em novembro, quando conseguiu um habeas corpus para aguardar a conclusão do processo em liberdade.

(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil, Esporte

F1: McLaren volta a ter carro laranja – e desagrada fãs

Posted: 24 Feb 2017 06:10 AM PST

A McLaren apresentou nesta sexta-feira, em sua sede em Woking, no sudoeste de Londres, seu renovado carro para a temporada 2017 da Fórmula 1. O modelo MCL32, na verdade, remonta às origens da escuderia inglesa: voltou a ser laranja, como os primeiros carros da McLaren nos anos 1960. A mudança repercutiu bastante entre os fãs de automobilismo e nem todos aprovaram a cor dos carros que serão usados pelo espanhol Fernando Alonso e pelo belga Stoffel Vandoorne.

O MCL32 é também o primeiro carro da McLaren F1 desde 1981 a não incluir "MP4″ no nome – o prefixo foi batizado por Ron Dennis, ex-presidente da equipe, que deixou a equipe em novembro do ano passado, após 36 anos. 

A McLaren, que vem realizando temporadas decepcionantes há vários anos, não utiliza a cor laranja em seus carros desde 1971. Nos últimos anos, o carro manteve tons escuros, em preto e prateado, com detalhes em vermelho. No auge de Ayrton Senna, entre as décadas de 80 e 90, os carros da equipe eram em vermelho e branco.

Nas redes sociais, torcedores insatisfeitos lembraram que o  atual modelo, em laranja com detalhes em preto, lembra carro das já extintas equipes Marussia e Arrows. Abaixo, algumas das reclamações:


Arquivado em:Esporte

O que é o agente VX, arma que matou o norte-coreano Kim Jong-nam

Posted: 24 Feb 2017 05:55 AM PST

Autoridades da Malásia afirmaram nesta sexta-feira que uma arma química, chamada agente VXfoi utilizada no assassinado de Kim Jong-nam, meio-irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un. A presença da substância, um produto altamente tóxico, e considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma arma de destruição em massa, foi detectada nos olhos e no rosto de Kim Jong-nam, que morreu ao ser atacado por duas mulheres no aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, em 13 de fevereiro.

A substância é um neurotóxico, ou seja, age diretamente no sistema nervoso, e fez parte do arsenal militar de diversos países por décadas, até que foi banida pela Convenção Internacional de Armas Químicas da ONU, em 1993. Depois disso, a maioria dos países destruiu seus estoques do produto, incluindo os Estados Unidos. Confira mais detalhes sobre a substância que levou Kim Jong-nam à morte:

O que é um agente nervoso?

São substâncias que agem diretamente no sistema nervoso, paralisando os músculos. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, de todas as armas de guerra conhecidas, o agente nervoso VX é o mais tóxico e o que atua de maneira mais rápida no organismo – uma gota do produto na pele pode provocar sudorese e contrações musculares no local quase imediatamente. Desenvolvido no Reino Unido na década de 1950, é um óleo com cor de âmbar, sem cheiro e sem gosto, que evapora lentamente e não é encontrado na natureza.

Como ocorre a exposição?

A contaminação pode ocorrer tanto por contato com a pele ou com os olhos, sendo inalado ou ingerido. O produto pode ser lançado no ar ou na água, já que a maioria dos agentes nervosos não se mistura facilmente à água, explica o portal da CDC. Também é possível contaminar alimentos com a substância, ou aquecê-la a temperaturas elevadas e transformá-la em gás. Além disso, o VX tem efeito cumulativo no corpo, o que significa que pequenas exposições podem, a longo prazo, resultar em impactos maiores para o organismo.

Como o agente tem evaporação lenta, pode permanecer por dias em um objeto com o qual entrou em contato. Em condições mais específicas, com temperaturas muito baixas, pode durar até meses. Por isso, a CDC afirma que ele deve ser considerado uma ameaça a longo prazo.

O que acontece durante a contaminação?

As moléculas presentes no agente VX bloqueiam uma enzima responsável por permitir que glândulas e músculos relaxem, fazendo com que sejam constantemente estimulados e, no caso dos músculos, que se contraiam de maneira descontrolada. Às vezes, o efeito é tão forte que a vítima não consegue respirar.

Segundo o CDC, a exposição a doses pequenas ou moderadas do produto pode provocar visão borrada, pupilas reduzidas, sufocamento, confusão, dor nos olhos e na cabeça, vômitos, entre outros. Doses maiores do agente podem levar a convulsões, perda de consciência, paralisia, parada respiratória e morte.

Quando expostas a doses mais baixas de VX, normalmente as pessoas conseguem se recuperar completamente – em casos de exposição intensa, no entanto, é pouco provável que a vítima sobreviva, de acordo com o CDC.

Existem antídotos?

Segundo um documento divulgado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, injeções de atropina – uma substância alcalina encontrada na planta Atropa belladonna e outras de sua família – podem barrar os efeitos tóxicos do agente VX no organismo, se administradas rapidamente. Esse antídoto impede que as moléculas do produto atuem sobre as enzimas, permitindo que as células do organismo funcionem normalmente. Além das injeções, anticonvulsivantes também podem ser administrados. No entanto, como o VX tem uma ação muito rápida no organismo, na maioria dos casos não é possível aplicar as medicações necessárias a tempo.

Já foi utilizado anteriormente?

Os militares projetaram o agente para ser espalhado em uma grande área, utilizando aviões ou bombas, com o objetivo de matar as forças inimigas e fazer com que elas não pudessem avançar em segurança por aquela área. No entanto, não há evidências concretas de que esse produto tenha sido utilizado em combate.

Em 1995, membros do culto Aum Shinrikyo – “Verdade Suprema”, em português – realizaram um ataque liberando um agente nervoso, provavelmente sarin, no metrô de Tóquio, no Japão. Dezenas de pessoas ficaram feridas e doze foram mortas durante o episódio. Os autores do ataque também são suspeitos de aplicar uma forma caseira de agente VX em ao menos outras três pessoas, sendo que uma delas, que eles acreditavam ser um informante da polícia, morreu após entrar em contato com o produto.

Apenas os Estados Unidos e a Rússia admitiram ter armazenado VX anteriormente, embora outros países, sejam suspeitos de possuir estoques. Em 2013, a Síria foi acusada por autoridades francesas de utilizar a arma química contra civis durante a guerra no país.


Arquivado em:Ciência, Mundo

Imagens do dia 24 de fevereiro

Posted: 24 Feb 2017 05:53 AM PST

(Kai Pfaffenbach/Reuters)" description="">(Diptendu Dutta/AFP)" description="">(Benoit Tessier/Reuters)" description="">(Eduardo Anizelli/Folhapress)" description="">(Alaa Al-Marjani/Reuters)" description="">(Prakash Mathema/AFP)" description="">(Michaela Rehle/Reuters)" description="">(Goran Tomasevic/Reuters)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos