USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Notícias

Notícias


Como seria viajar aos planetas “irmãos” da Terra?

Posted: 23 Feb 2017 09:50 AM PST

Como seria viajar pelos planetas muito parecidos com a Terra, anunciados por cientistas na última quarta-feira? Um incrível vídeo publicado pela Nasa permite que as pessoas admirem as paisagens do exoplaneta descoberto TRAPPIST-1d em 360º, sem sair de casa. As imagens foram divulgadas no mesmo dia em que a agência espacial americana comunicou a descoberta dos sete planetas-irmão da Terra (entre eles, o TRAPPIST-1d), fora do nosso sistema solar. Esses exoplanetas, como são chamados no meio científico os planetas ao redor de estrelas diferentes do Sol, orbitam a estrela anã TRAPPIST-1, a 39 anos-luz de distância (cada ano-luz corresponde a 9,46 trilhões de quilômetros).

O vídeo mostra o horizonte vermelho do planeta e permite que o observador explore o ambiente em todas as direções. Também é possível procurar os outros seis planetas do sistema, que aparecem visíveis no céu – alguns até maiores do que Lua aparece para os observadores aqui na Terra.

De férias em TRAPPIST-1e

Três dos exoplanetas anunciados como parte do sistema TRAPPIST-1 foram descobertos em 2016. Na época, a Nasa divulgou uma série de pôsteres imaginando como seria se as pessoas pudessem viajar a alguns dos principais "pontos turísticos" do universo – entre eles, outro "irmão" da Terra que pertence ao sistema TRAPPIST-1, chamado TRAPPIST-1e. Com o anúncio da descoberta do sistema planetário, a imagem voltou a circular na comunidade científica e foi atualizada.

A ilustração faz parte do projeto Visions of the Future – ou "visões do futuro", em português –, desenvolvido pela Nasa em parceria com um grupo de estrategistas visuais chamado The Studio. Ela mostra duas pessoas admirando as paisagens do planeta através de uma janela, enquanto seis grandes esferas aparecem no céu. Na parte inferior, traz escrito "um pulinho até o planeta TRAPPIST-1e, votado como as melhores férias em zonas habitáveis".

Pôster

Pôster de viagem futurística a TRAPPIST-1e divulgado pela Nasa (Divulgação/Nasa)

A descrição da imagem diz que "a 40 anos-luz da Terra, um planeta chamado TRAPPIST-1e oferece uma vista de parar o coração: objetos brilhantes em um céu vermelho, aparecendo como versões maiores e menores da nossa própria Lua. Porém, eles não são luas. São planetas do tamanho da Terra em um espetacular sistema planetário fora do nosso. Esses sete mundos rochosos se amontoam em torno de sua pequena, escura e vermelha estrela, como uma família ao redor de uma fogueira".

Presença de água

Na época em que a ilustração foi divulgada, os cientistas ainda não sabiam que mais planetas poderiam estar na "zona habitável" da estrela TRAPPIST-1 e, portanto, apenas TRAPPIST-1e era um forte candidato a ter água em sua superfície. Durante o anúncio feito ontem, no entanto, os cientistas revelaram que os primeiros seis planetas do sistema encontram-se nessa zona, sendo que dois deles, TRAPPIST-1f e TRAPPIST-1g, além do TRAPPIST-1e, também podem abrigar oceanos – condição essencial para o surgimento da vida.

De acordo com os cientistas, a descoberta demonstra que planetas semelhantes à Terra são abundantes no universo – e isso faz com que a hipótese de existir vida fora do nosso sistema solar não possa ser descartada. Durante a transmissão do anúncio no Facebook, Thomas Zurbuchen, diretor de ciência da Nasa, chegou a afirmar que “encontrar uma nova Terra não é questão de ‘se’, mas de ‘quando'”.

Segundo os pesquisadores, se houver vida em estrelas anãs fracas como TRAPPIST-1, em cerca de uma década, ela poderá ser encontrada. Isso porque estrelas grandes e muito brilhantes, como o nosso Sol, ofuscam os planetas que estão ao seu redor e dificultam que eles sejam observados com telescópios, o que não ocorre no caso das estrelas menores. A TRAPPIST-1, por exemplo, possui um brilho 2.000 vezes mais fraco que o Sol. Por conta disso, os cientistas afirmam que pretendem focar em estrelas parecidas para buscar planetas semelhantes ao nosso.


Arquivado em:Ciência

Campeonato Paulista terá clássicos aos sábados

Posted: 23 Feb 2017 09:46 AM PST

A Federação Paulista de Futebol (FPF) desmembrou a sétima e a oitava rodadas do Campeonato Paulista, detalhando dias, horários e locais dos jogos, marcando os dois próximos clássicos estaduais para tardes de sábado. Até aqui, no Paulistão, nenhum jogo entre rivais foi disputado em um domingo.

Na sétima rodada, o duelo entre Corinthians e Santos foi marcado para 4 de março, sábado, às 16h, na Arena Corinthians. O São Paulo jogará na capital no domingo, dia 5, diante do Santo André, no Morumbi.

Já pela oitava rodada Palmeiras e São Paulo se enfrentam no Allianz Parque, no sábado, dia 11, também às 16h. No domingo, no horário tradicional de clássicos, às 16h, o Corinthians enfrenta a Ponte Preta, em Campinas. O Santos joga mais tarde, às 18h30, em São Bernardo do Campo, diante do time da casa.

Também chama atenção que nas duas rodadas há duas partidas marcadas para sexta-feira, às 19 horas e às 21h05, e uma na segunda-feira, às 20 horas. No dia 3, sexta, o Palmeiras enfrenta o Red Bull Brasil no Moisés Lucarelli, no segundo horário, para dar tempo de o jogo entrar na grade do SporTV após o duelo entre Botafogo e Mirassol.

Veja como ficarão os jogos destas rodadas

7ª rodada

Sexta-feira, 3 de março

19 horas – Botafogo-RP x Mirassol
21h05 – Red Bull Brasil x Palmeiras

Sábado, 4 de março

16 horas – Linense x Novorizontino
16 horas – Corinthians x Santos
18h30 – São Bernardo x Audax Osasco

Domingo, 5 de março

16 horas – São Paulo x Santo André
19 horas – Ituano x Ponte Preta

Segunda-feira, 6 de março

20 horas – Ferroviária x São Bento

8ª rodada

Sexta-feira, 10 de março

19 horas – São Bento x Linense
21h05 – Novorizontino x Ferroviária

Sábado, 11 de março

15 horas – Santo André x Botafogo-RP
16 horas – Audax Osasco x Red Bull Brasil
16 horas – Palmeiras x São Paulo

Domingo, 12 de março

16 horas – Ponte Preta x Corinthians
18h30 – São Bernardo x Santos

Segunda-feira, 13 de março

20 horas – Mirassol x Ituano

(Com Estadão Conteúdo)

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Protesto em Paris contra a violência policial

Posted: 23 Feb 2017 08:54 AM PST

(Lionel Bonaventure/AFP)" description="">(Lionel Bonaventure/AFP)" description="">(Geoffroy Van Der Hasselt/AFP)" description="">(Lionel Bonaventure/AFP)" description="">(Geoffroy Van Der Hasselt/AFP)" description="">(Lionel Bonaventure/AFP)" description="">(Lionel Bonaventure/AFP)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos, Mundo

Desemprego é maior entre pretos e pardos, diz IBGE

Posted: 23 Feb 2017 08:51 AM PST

A taxa de desemprego é maior entre negros e pardos do que entre os brancos, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, a taxa de desemprego entre a pessoas que se declararam de cor preta foi de 14,4% no quarto trimestre de 2016. Entre a população parda, foi de 14,1%.

Veja também

Essas duas taxas são superiores à média nacional, de 12%, e estão bem acima do desemprego registrado entre os que declararam de cor branca (9,5%).

No primeiro trimestre de 2012, início da série histórica da Pnad Contínua, a taxa de desemprego nacional foi estimada em 7,9%. A taxa entre a população que se declarava de cor preta era de 9,7%; de 9,1% entre os pardos, e 6,6% entre os brancos.

Emprego doméstico

A pesquisa mostrou também que a proporção de empregados domésticos com carteira assinada caiu para 31,9% no quarto trimestre de 2016. Um ano antes, o total de empregados domésticos com carteira assinada era de 33,3%.

“A crise também afetou a patroa. Você está com rendimento mais baixo e se tiver empregado doméstico cinco vezes na semana vai ter que pagar todos os direitos, vai ter um custo maior. Então você entra em acordo, vai ter a empregada doméstica só duas vezes na semana, porque aí não cria vínculo. Então ela trabalha como diarista”, explicou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

A proporção de empregados domésticos trabalhando sem carteira assinada saiu de 66,7% no quarto trimestre de 2015 para 68,1% no quarto trimestre de 2017.


Arquivado em:Economia

Deputado do PMDB, Serraglio assumirá Ministério da Justiça

Posted: 23 Feb 2017 08:46 AM PST

Após a aprovação de Alexandre de Moraes como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer escolheu o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. O nome dele ganhou força após a negativa do advogado Carlos Velloso, que recusou o convite na última sexta-feira alegando motivos particulares.

Com a escolha, a bancada do PMDB consegue seu objetivo e assume mais um ministério de peso na Esplanada. O ponto alto da carreira do parlamentar foi em 2005, quando ele, um deputado inexperiente em segundo mandato foi escolhido para ser o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, que desencadeou o escândalo e o posterior julgamento do Mensalão.

Quando foi escolhido, a expectativa era de que ele, como um parlamentar integrante da base aliada do governo Lula (PT), fosse o nome perfeito para que a CPI terminasse sem prejuízos maiores ao governo. Mas não: o relatório produzido por ele baseou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF em 2006, que resultou na condenação de figuras importantes do PT, como o ex-ministro José Dirceu.

Durante o julgamento do Mensalão, em 2012, Serraglio deu entrevista a VEJA em que manifestou seu descontentamento com quem dizia que o escândalo não existiu. “Não admito que se diga isso. Em matéria de provas, nossa CPI foi muito consistente. Relatamos as evidências que colhemos – não inventamos nada”, afirmou à época.

Biografia

Osmar José Serraglio, de 69 anos, é natural de Erechim (RS), mas fez carreira política no Paraná. É formado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e mestre em Direito do Estado pela PUC-SP. Ele se filiou ao extinto Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em 1978 e continuou na legenda após a sua refundação, em 1981, como PMDB.

Seu primeiro cargo eletivo, no entanto, só veio na década seguinte, em 1993, quando se tornou vice-prefeito de Umuarama (PR). Exerce mandatos como deputado federal desde 1999, estando atualmente em seu quinto mandato na Câmara dos Deputados, onde exerceu funções diversas, como a vice-liderança do PMDB na Casa.

Em 2016, Osmar Serraglio assumiu a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e foi apontado como um dos aliados próximos do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e que sua ascensão ao posto tinha relação direta com o processo de cassação contra ele. Eleito por 43 a 7 para o cargo, ele rechaçou ter qualquer relação com articulações favoráveis a Cunha. "Mal consigo chegar em algum lugar e já dizem que eu devo isso a todo mundo, menos a mim próprio. Eu construí uma história. A minha história vale por si", afirmou.

Alguns meses antes, em entrevista ao site de VEJA, Serraglio havia afirmado que Cunha, que já enfrentava acusações de corrupção, não tinha condições de seguir presidindo a Câmara. Ainda em 2016, votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff.


Arquivado em:Brasil, Política

Gêmeos são acusados de matar tios e prima em briga por herança

Posted: 23 Feb 2017 08:45 AM PST

Lucas Resende Matheus, 23 anos, foi preso nesta quinta-feira em sua casa, em Saquarema, no Rio de Janeiro. Ele é acusado de participação na morte da tia Soraya Gonçalves Resende, 37 anos, do marido dela, Wagner Salgado, 42, e da filha do casal e sua prima, Geovanna Resende, 9 anos, todos assassinados a tiros na casa onde viviam, em São Gonçalo, na madrugada de sexta-feira. O irmão gêmeo de Lucas, Matheus Resende Khalil, se entregou e também foi e encaminhado à prisão.

Segundo a polícia, Lucas confessou o crime e disse que sua mãe, Simone Gonçalves de Resende, irmã de Soraya, também está envolvida no caso. Um outro rapaz, de 15 anos, teria ajudado a cometer os assassinatos.

A principal hipótese da polícia é que o crime tenha sido motivado por uma briga pela herança do pai de Simone, que totalizaria cerca de 7 milhões de reais, incluindo imóveis.

Duas armas foram usadas – uma calibre 32 e outra 380 – com silenciadores, o que, para a polícia, evidencia ainda mais a tese de que o assassinato foi premeditado.

Com a morte da família, Simone torna-se a única beneficiada pela herança deixada pelo pai. Durante depoimento, ela alegou que não havia nenhum desentendimento na família e que sua irmã, que era adotada, sempre foi muito amada.

O crime

Imagens de uma câmera de segurança da rua mostram três homens parados diante do prédio por volta das 3h5o de sexta que, em seguida, entram no local. De acordo com a polícia, os crimes aconteceram por volta das 4h e os assassinos ficaram cerca de 50 minutos dentro do imóvel.

Os investigadores também trabalham com a hipótese de ter ocorrido luta corporal ou disparo acidental de uma das armas. Três dentes foram encontrados no local e não pertencem a nenhuma das vítimas, de acordo com a perícia. Outra hipótese da investigação para os dentes é que tenha havido um ritual de magia negra no local.

Salgado era advogado e diretor de eventos da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Geral de Colubandê, mas morreu em seguida. Soraya e a filha morreram no local.

Diretor da OAB, esposa e filha são assassinados em São Gonçalo

Diretor da OAB, esposa e filha são assassinados em São Gonçalo (Facebook/Reprodução)


Arquivado em:Brasil

Ex-diretor do FMI é condenado a quatro anos e meio de prisão

Posted: 23 Feb 2017 08:31 AM PST

Rodrigo Rato, ex-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), foi condenado nesta quinta-feira em Madri a quatro anos e meio de prisão por desvio de dinheiro nos bancos espanhóis que presidiu entre 2010 e 2012.

Ele foi julgado no caso “Black Card” com 64 outros ex-dirigentes e membros dos conselhos administrativos do banco Caja Madrid e do conglomerado Bankia, nascido em 2011 a partir da fusão de sete bancos de poupança.

Os ex-dirigentes são acusados de desviar mais de 12 milhões de euros entre 2003 e 2012, utilizando cartões bancários “ocultos” para pagar despesas estritamente pessoais, sem controle ou declarações às autoridades fiscais.

Os gastos cobertos por esse dinheiro incluíram gasolina, compras em supermercados, viagens caras, compra de bolsas de luxo ou noitadas em boates.

O caso provocou um grande escândalo na Espanha, em plena crise econômica, especialmente porque estas irregularidades continuaram enquanto o Bankia passava por sérias dificuldades financeiras, terminando por ser salvo da falência por muito pouco em 2012.

O Estado teve de injetar mais de 22 bilhões de euros de fundos públicos, precipitando um resgate bancário europeu de mais de 40 bilhões.

Contra a impunidade

Rato poderia escapar da prisão imediata, se recorrer desta decisão, como o fez o cunhado do rei da Espanha, Iñaki Urdangarin, que foi deixado em liberdade nesta quinta-feira depois de ser condenado na semana passada a mais de seis anos de prisão em um caso de corrupção.

No entanto, a justiça espanhola decidiu em janeiro enviar para a prisão cinco ex-executivos de um banco de poupança, condenados a dois anos de prisão por peculato, a fim de não incentivar a “impunidade”.

Atualmente com 67 anos de idade, Rato foi ministro da Economia do país e um dos pilares do Partido Popular (PP) de Mariano Rajoy, no poder na Espanha.

Vice-presidente do governo de José Maria Aznar de 1996 a 2004, dirigiu o FMI depois de deixar o cargo e até 2007.

Este caso é apenas uma parte do enorme dossiê criminal do Bankia. Rato também está sendo processado por fraude, apropriação indevida de ativos corporativos, falsificação de documentos e uso de documentos falsificados.

Sua curta carreira de dois anos como banqueiro levou ao maior escândalo bancário da história da Espanha: a constituição controversa do Bankia por meio da fusão de bancos de poupança já em dificuldades, incluindo Caja Madrid, a sua entrada no mercado de ações desastrosa e alegada fraudes, e, por fim, a sua estatização forçada.

Durante o julgamento, Rato apresentou como “perfeitamente legal” o sistema de cartões não declarados, afirmando que o mesmo já existia antes de sua chegada à presidência do Bankia em 2010.

Segundo a acusação, Rato manteve o “sistema corrupto” criado em 1999 pelo ex-presidente da Caja Madrid, Miguel Blesa, que, em seguida, foi reproduzido no Bankia.

(Com Agência France Presse)


Arquivado em:Economia, Mundo

Jovens bloqueiam escolas em Paris contra violência policial

Posted: 23 Feb 2017 08:17 AM PST

Estudantes bloquearam com barricadas a entrada de dezesseis escolas de Paris nesta quinta-feira, em protesto contra a violência policial na França. As manifestações foram desencadeadas pelo caso do jovem negro Théo, de 22 anos, estuprado e espancado por policiais no início de fevereiro.

Alguns manifestantes entraram em conflito com as forças de segurança parisienses, que usaram gás lacrimogênio para conter secundaristas que colocaram fogo em carros, motos e lixeiras. Segundo o jornal Le Monde, nove estudantes foram detidos no subúrbio de Clichy e outros oito foram presos na Place de la Nation, no oeste da capital francesa.

Um porta-voz da polícia informou ao jornal The Guardian que esquadrões de choque estavam preparados para atuar, mas que foram poucos os incidentes violentos registrados e não há ocorrência de feridos. Os protestos foram organizados pelo grupo estudantil Movimento Inter-Lutas Independente, por meio das redes sociais, para denunciar a ocorrência de "abordagens policiais racistas".

Três policiais estão sendo investigados por violência no caso de Théo e outro é alvo de inquérito por estupro. "Eles jogaram gás lacrimogêneo na minha cabeça, na boca, levei golpes de cassetete na cabeça. Achei que fosse morrer", contou o jovem à emissora BFM TV. Segundo informações policiais, Théo foi violentado com um cassetete elétrico e precisou passar por cirurgia no reto.

(Lionel Bonaventure/AFP)" description="">(Lionel Bonaventure/AFP)" description="">(Geoffroy Van Der Hasselt/AFP)" description="">(Lionel Bonaventure/AFP)" description="">(Geoffroy Van Der Hasselt/AFP)" description="">(Lionel Bonaventure/AFP)" description="">(Lionel Bonaventure/AFP)" description="">
Arquivado em:Mundo

Brasil é recorde em casos de depressão na América Latina

Posted: 23 Feb 2017 08:04 AM PST

O Brasil tem a maior taxa de pessoas com depressão na América Latina e uma média que supera os índices mundiais. Dados publicados nesta quinta-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 5,8% da população nacional seja afetada pela depressão. A taxa média supera a de Cuba, com 5,5%, a do Paraguai, com 5,2%, além de Chile e Uruguai, com 5%.

Ainda de acordo com o levantando, no mundo, 322 milhões de pessoas sofrem de depressão, 18% a mais do que há dez anos. O número representa 4,4% da população do planeta. A doença já é a que mais contribui com a incapacidade no mundo. Ela é também a principal causa de mortes por suicídio, com cerca de 800.000 casos por ano, a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Entre os sexos, globalmente, as mulheres são as principais afetadas, com 5,1% delas com o problema, versus 3,6% dos homens. Em números absolutos, metade dos 322 milhões de vítimas da doença vivem na Ásia.

A organização também alertou que, apesar da existência de tratamentos efetivos para a doença, menos da metade das pessoas afetadas pela condição no mundo – e, em alguns países, menos de 10% dos casos – recebe ajuda médica. As barreiras incluem falta de recursos, falta de profissionais capacitados e o estigma social associado a transtornos mentais, além de falhas no diagnóstico.

“A depressão é diferente de flutuações habituais de humor e respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou severa, a depressão pode se tornar um sério problema de saúde. O fardo da depressão e de outras condições envolvendo a saúde mental está em ascensão em todo o mundo.”, destacou a organização em comunicado. 

Ansiedade

Além da depressão, a entidade indica que, pelo mundo, 264 milhões de pessoas sofrem com transtornos de ansiedade, uma média de 3,6% da população mundial. O número representa uma alta de 15% em comparação a 2005.

Uma vez mais, o Brasil lidera na América Latina, com 9,3% da população com algum tipo de transtorno de ansiedade. Em relação à média mundial, a taxa do país é três vezes superior. Os índices brasileiros também ultrapassam de forma substancial as taxas identificadas nos demais países da região: 7,6% no Paraguai, 6,5% no Chile e 6,4% no Uruguai.

Como na depressão, em números absolutos, o Sudeste Asiático é a região que mais registra casos de transtornos de ansiedade: 60 milhões (23% do total mundial). No segundo lugar vêm as Américas, com 57,2 milhões (21% do total).

A OMS estima ainda que, a cada ano, as consequências dos transtornos mentais gerem uma perda econômica de 1 trilhão de dólares para o mundo.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Saúde

Papa sugere que é ‘melhor ser ateu do que católico hipócrita’

Posted: 23 Feb 2017 08:04 AM PST

O papa Francisco criticou membros da Igreja Católica que “dizem uma coisa e fazem outra” e sugeriu, nesta quinta-feira, que é melhor ser ateu do que um dos “muitos” católicos hipócritas.

Em comentários improvisados em sermão de missa privada matinal em sua residência, ele afirmou que alguns católicos dizem: “eu não pago aos meus funcionários salários apropriados, eu exploro pessoas, eu faço negócios sujos, eu lavo dinheiro”. “Isto é uma vida dupla”, criticou o papa.

“Quantas vezes todos ouvimos pessoas dizerem ‘se esta pessoa é católica, é melhor ser ateu'”, disse o chefe da Igreja Católica Romana, que tem cerca de 1,2 bilhão de membros, de acordo com transcrição da Rádio Vaticano.

 

 

Desde sua eleição em 2013, Francisco disse frequentemente a católicos, tanto padres quanto membros não ordenados, para praticaram o que a religião prega.

Em seus frequentes sermões improvisados, ele já condenou abuso sexual de crianças por padres como sendo equivalente a uma “missa satânica”, disse que católicos na máfia se excomungam, e disse a seus próprios cardeais para não agirem como se fossem “príncipes”.

Em menos de dois meses após sua eleição, ele disse que os cristãos devem ver ateus como pessoas boas caso eles sejam boas pessoas.

(Com Reuters)


Arquivado em:Mundo

Como acumular mais pontos para trocar por recompensas

Posted: 23 Feb 2017 07:56 AM PST

Foi-se o tempo em que era preciso concentrar todos os gastos no cartão de crédito para acumular pontos e trocar por recompensas, como passagens aéreas. Os programas de fidelidade já oferecem outras maneiras para os clientes turbinarem suas pontuações sem precisar gastar muito dinheiro. É possível, por exemplo, fazer adesão entre diversos planos oferecidos por clubes de benefícios e pagar uma taxa mensal para ganhar mais pontos.

A Livelo, programa de fidelidade criado por Bradesco e Banco do Brasil, lançou recentemente o Clube Livelo, que tem mensalidades a partir de 21,90 reais. Com esse valor, o cliente recebe 500 pontos por mês. Há diversas modalidades de plano – inclusive um que permite acumular até 7 000 pontos mensais. Para este, o valor da mensalidade é de 199,90 reais. "Clubes de benefícios são uma forma de os programas de fidelidade melhorarem e personalizarem ainda mais a experiência do usuário", explica Mauro Bizatto, diretor de estratégia, marketing e produtos da Livelo.

Outro benefício é que, diferentemente do que é acumulado com as compras no cartão de crédito, os pontos adquiridos pelo Clube Livelo não expiram. Além disso, os assinantes têm acesso a promoções e ofertas exclusivas. Como, por exemplo, os shows dos cantores Elton John e James Taylor.

Clientes assinantes do Clube Livelo puderam trocar pontos por ingressos antes dos clientes não assinantes e com condições especiais. "Também existem promoções de descontos na compra de pontos, em que o participante do Clube Livelo tem um desconto maior do que os não assinantes", afirma Bizatto.

Participar de um clube de benefícios como o da Livelo é uma boa estratégia para acelerar o acúmulo de pontos. Por exemplo, fazendo adesão ao Clube Livelo 7000, o usuário terá 84 000 pontos e mais 16 000 pontos bônus como premiação pelo seu primeiro ano de adesão.

Assim, o cliente acumulará 100 000 pontos para utilizar como desejar, seja na troca por produtos, pacotes de viagens, aluguel de carros, diárias em hotéis ou passagens nas mais de 750 companhias aéreas disponíveis na plataforma Livelo.

"Saber se vale a pena pagar mensalmente por pontos é relativamente simples. Basta analisar se o benefício recebido com o pagamento mensal tem um valor maior ou menor do que o que se paga. Se o benefício custar mais do que a mensalidade, vale a pena o pagamento da mensalidade", explica Alexandre Prado, especialista em finanças.

Ficou interessado em participar de um clube de pontos? A dica principal é estabelecer uma meta, como uma viagem ou a troca dos pontos por outros serviços e produtos. "Uma vez estabelecido o objetivo, é possível identificar e calcular qual será a melhor estratégia: comprar pontos diretamente da empresa ou deixar somente que os pontos se acumulem no cartão de crédito", afirma Marcos Melo, professor de finanças do Ibmec/DF e diretor da Valorum Gestão Empresarial.

A tendência é que a possibilidade de contribuir mensalmente em troca de mais pontos se popularize nos próximos anos, da mesma forma como tem acontecido com os programas de fidelidade. Segundo a Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), o faturamento do setor cresceu 27,1% em 2015. "O comportamento dos consumidores está em transformação. As pessoas têm buscado maximizar o retorno de seu consumo e melhorar sua experiência", afirma Prado.

livelo_info_final4


Arquivado em:Economia

Copa do Brasil: Mandantes se dão bem na segunda fase

Posted: 23 Feb 2017 07:45 AM PST

O regulamento da Copa do Brasil mudou e, assim como a primeira fase do torneio, a segunda também é disputada em partida única. Nesta quarta-feira, foram disputados os primeiros sete jogos, com larga vantagem para os mandantes.

Na primeira fase, os jogos foram divididos por ranqueamento, com o time pior qualificado jogando em casa, mas com vantagem de empate para o clube visitante. Nesta segunda fase, no entanto, os mandos foram pré-sorteados e o empate levava o jogo para os pênaltis.

Em sete partidas realizadas nesta quarta, seis clubes mandantes passaram para a terceira fase. Somente a Portuguesa, que perdeu para o Boavista-RJ no Canindé, por 0 x 2, foi derrotado em casa.

Outros dois times que jogaram em casa só passaram nos pênaltis. O Murici, das Alagoas, empatou em 0 x 0 com o América-MG, mas venceu nos pênaltis por 5 x 4. Já o Criciúma, venceu o Altos-PI, uma das equipes ainda invictas neste ano, até os 50 do segundo tempo, quando Tiaguinho empatou por 2 x 2. Contudo, nos pênaltis, o Criciúma avançou com vitória por 4 x 3.

Nos outros jogos, os mandantes tiveram mais facilidade para avançar. O Vitória, clube que teve mais “dificuldade”, fez 3 x 2 no Bragantino. Já Cruzeiro e Internacional golearam seus rivais. O time mineiro, em casa, fez 6 x 0 no São Francisco-PA. Já o Inter, também em casa, fez 4 x 1 contra o Oeste-SP. Já o Sport fez 3 x 0 no Sete de Setembro-MS.


Arquivado em:Placar

Aloysio Nunes nega ter sido sondado para o Itamaraty

Posted: 23 Feb 2017 07:32 AM PST

Na lista de nomes cotados para substituir José Serra no Ministério das Relações Exteriores, o líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), negou nesta quinta-feira que tenha interesse em assumir o cargo. “Não teve sondagem, nem haverá, podem ficar tranquilos. Gosto do trabalho que estou fazendo. Sou parlamentar por excelência”, afirmou o tucano.

Na noite desta quarta-feira, Serra pediu exoneração do comando do Itamaraty e deixou o governo do presidente Michel Temer. Segundo Aloysio, o principal motivo para a saída de Serra no ministério foi, de fato, o problema de saúde relacionado à coluna do ex-governador de São Paulo. “A cirurgia foi exitosa do ponto de vista ortopédico, mas do ponto de vista institucional ele precisa se poupar”, disse o líder do governo.

Integrantes da cúpula do PSDB viram a iniciativa com “surpresa”. “O Serra entrou em contato no meio da tarde para saber se eu estava em Brasília, mas disse que já estava voltando para São Paulo. Não disse o que seria. Depois veio a carta (com pedido de exoneração). Foi algo inesperado”, afirmou o senador José Aníbal (PSDB-SP), suplente de Serra e que agora devolve o mandato ao titular.

José Serra estava no comando do ministério desde o dia 12 de maio, quando a presidente Dilma Rousseff (PT) foi afastada durante o processo de impeachment que levou à sua cassação e Temer nomeou os novos titulares dos ministérios.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

F1: Mercedes apresenta carro para 2017 com vídeo em 360º

Posted: 23 Feb 2017 07:10 AM PST

A Mercedes, atual tricampeã mundial de Fórmula 1 entre construtores e pilotos, apresentou nesta quinta-feira, no circuito de Silverstone, no Reino Unido, o W08, modelo que será utilizado em 2017 pelo britânico Lewis Hamilton e pelo finlandês Valtteri Bottas. A escuderia inglesa inovou ao transmitir o lançamento do carro, ao vivo, com um vídeo em 360º, em suas redes sociais:

“É um dia super importante para nós. As regras mudaram substancialmente. Na temporada passada, perguntávamos a cada semana o que tínhamos que fazer para nos adaptar. Agora, parece que descobrimos o Santo Graal”, afirmou o entusiasmado Toto Wolff, diretor da escuderia alemã.

Veja também

Visualmente, o novo carro da Mercedes apresenta poucas novidades: é pintado predominantemente em prateado e verde, as mesmas cores com que o time assombrou a Fórmula 1 nos últimos anos, com dois títulos de Hamilton e um, no ano passado, do alemão Nico Rosberg, que anunciou aposentadoria dias depois da conquista.

As pequenas mudanças com relação ao modelo anterior foram feitas em adequação e adaptação ao regulamento, como a frente mais estreita e arredondada. A diminuição da “barbatana”, agora quase imperceptível na traseira do carro, também chamou a atenção. O Mundial de 2017 será iniciado em 26 de março, com o GP da Austrália, em Melbourne.

(com agência EFE)


Arquivado em:Esporte

Técnico do Atlético-PR desabafa contra racismo no Paraguai

Posted: 23 Feb 2017 06:36 AM PST

Após apenas empatar por 3 a 3 no jogo de ida do mata-mata, em Curitiba, o Atlético-PR cumpriu a sua missão ao vencer o Deportivo Capiatá por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Paraguai, onde assegurou classificação à fase de grupos da Copa Libertadores. Contudo, um fato triste marcou o jogo na casa do adversário e revoltou o treinador Paulo Autuori.

Vários atletas do Atlético-PR foram vítimas de racismo, entre eles o meia Carlos Alberto, que precisou ser contido pelo atacante Grafite quando se irritou com torcedores que o chamavam de “macaco” e foi tentar tirar satisfação. Ao comentar os episódios racistas ocorridos no estádio Erico Galeano Segovia, em Capiatá, na Grande Assunção, Autuori ressaltou que punições contra este tipo de prática são frequentes no futebol europeu e cobrou a mesma rigidez da Conmebol.

“A América do Sul me parece, às vezes, uma República das Bananas, onde tudo pode acontecer. Na Europa, já estamos vendo punições claras em situações de racismo. O Nikão, na saída, foi chamado de macaco, e ninguém faz nada. Toda hora estão jogando garrafas em cima dele, e o quarto árbitro nada. É a República das Bananas a América do Sul, não tenho dúvida. Lá (na Europa) eles agem”, reclamou o técnico.

Grafite, que conteve Carlos Alberto, já havia sofrido caso de racismo pela mesma competição, em 2005. Então atacante do São Paulo, Grafite sofreu ofensas racistas do zagueiro Desábato, do argentino Quilmes, no estádio do Morumbi. Na ocasião, o zagueiro foi autuado e ficou detido por dois dias em São Paulo.

(com Estadão Conteúdo)

 


Arquivado em:Esporte, Placar

Juro do cartão de crédito bate recorde em janeiro

Posted: 23 Feb 2017 06:36 AM PST

Os juros do cartão de crédito na modalidade rotativo subiram 2,2 pontos porcentuais em janeiro sobre dezembro e atingiram o patamar de 486,8% ao ano. As informações foram publicadas pelo Banco Central nesta quinta-feira. A taxa do rotativo no mês é a mais alta desde o início da série histórica desse indicador, iniciada em 2011. O recorde anterior era de dezembro de 2016, quando registrava 484,6%.

 

O rotativo do cartão de crédito a modalidade mais cara do mercado para pessoas físicas, superando, por exemplo, a do cheque especial. Em janeiro, o Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão que reúne membros do setor econômico do governo, publicou uma medida que limita a permanência dos consumidores no rotativo em um mês após o vencimento da fatura. A medida havia sido anunciada pelo presidente Michel Temer em dezembro, como forma de reduzir os juros para o cartão de crédito.

Cheque especial e inadimplência

Os juros cobrados no cheque especial em janeiro eram de 328,3% ao ano, segundo o BC. Trata-se da segunda queda mensal consecutiva nas taxas desde o recorde histórico  – da série iniciada em 1994 – atingido em outubro do ano passado, de 330,6%. No total de todas as modalidades, os juros para as pessoas físicas avançaram de 41,6% ao ano, em dezembro, para 41,9%, em janeiro. Os juros médios cobrados das empresas subiu 1,2 ponto porcentual no período, indo de 19,9% para 21,1%

A inadimplência no mês ficou estável no total, em 3,7%, apesar de alta de 0,1% no atraso dos pagamentos das pessoas físicas (de 3,9% para 4%). Em um ano, houve avanço de 0,2 ponto porcentual, com aumento de 0,8 entre as empresas e de 0,2 entre os consumidores.


Arquivado em:Economia

Dançarino de Katy Perry cai do palco durante show no BRIT Awards

Posted: 23 Feb 2017 06:36 AM PST

 

A cantora Katy Perry levou o seu novo single, Chained To The Rhythm, para o palco da premiação BRIT Awards, no Reino Unido, na noite de quarta-feira, 23. A apresentação é mais uma com tom de protesto da cantora, que se posicionou contra as medidas de políticos conservadores no mundo, como Donald Trump e a primeira-ministra britânica Theresa May. No show, ambos foram representados por gigantes caveiras.

Mas, apesar do caráter político da apresentação, o que chamou a atenção e se tornou viral nas redes sociais foi o momento em que um dos dançarinos da cantora, com um figurino de uma casa, cai do palco em cima da plateia.

Após o evento, Katy Perry foi às redes sociais para criticar mais uma medida do governo Trump, a que revoga a proteção federal dada a estudantes transexuais para que possam utilizar os banheiros e vestiários reservados ao gênero o qual se identificam.

Com uma imagem com os dizeres “protejam as crianças trans”, a cantora indicou duas instituições voltadas para a causa em sua conta na rede social. “Amigo trans, se você está passando por dificuldades está noite, por favor procure o @TrevorProject e o @Translifeline. Igualdade para todos!”.

 

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Entretenimento

Imagens do dia 23 de fevereiro

Posted: 23 Feb 2017 06:35 AM PST

(Geoffroy Van Der Hasselt/AFP)" description="">(Glyn Kirk/Reuters)" description="">(Rolf Vennenbernd/DPA/AFP)" description="">(China Daily/Reuters)" description="">(Lionel Bonaventure/AFP)" description="">(Reprodução/TV Globo)" description="">(Zohra Bensemra/Reuters)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Denúncia de ‘barba islâmica’ pode render R$ 890 na China

Posted: 23 Feb 2017 06:33 AM PST

Denunciar um jovem com barba que represente sinal de extremismo islâmico pode valer 2.000 iuanes (cerca de 890 reais) de recompensa em Xinjiang, região noroeste da China. A área é cenário de tensão entre a etnia dos hans chineses e os uigures muçulmanos, de origem turca, que alegam ter sido os primeiros a ocupar a região.

As autoridades da cidade de Hotan criaram um fundo de 100 milhões de iuanes (44,1 milhões de reais) para financiar recompensas “antiterroristas”, informa a imprensa local. Os valores podem alcançar 5 milhões de iuanes (2,2 milhões de reais) pela revelação de um plano de atentado ou para qualquer um que “ataque, mate, provoque ferimentos ou controle os criadores de distúrbios”, revela um jornal de Hotan.

Segundo a publicação, levar às autoridades informações sobre um homem de barba, uma mulher totalmente coberta ou outros sinais de trajes tradicionais islâmicos pode render 2.000 iuanes ao informante. Denunciar extremistas que “se escondem na religião para perturbar o funcionamento dos mecanismos judiciais, administrativos e educativos, ou para atentar contra as leis do país” rende um milhão de iuanes (445.000 reais).

Na terça-feira, as autoridades de Pishan, localidade que tem sua administração vinculada a Hotan, pagaram 1,76 milhão de yuanes a policiais e funcionários das equipes de resgate que atuaram na semana passada para combater casos descritos pela polícia como “ataques militantes”. Criminosos mataram, a facadas, cinco pessoas em meio a uma multidão, antes que três agressores fossem abatidos pelas forças de segurança.

Xinjiang, que ocupa todo o noroeste da China, tem como etnia majoritária os uigures, população muçulmana de língua turca que acusa Pequim de repressão cultural e religiosa. O regime chinês acusa os separatistas uigures de terrorismo.

(Com AFP)


Arquivado em:Mundo

Herói do Botafogo, Gatito é festejado em retorno ao Rio

Posted: 23 Feb 2017 06:26 AM PST

O goleiro paraguaio Gatito Fernández foi o herói improvável da classificação do Botafogo para a fase de grupos da Copa Libertadores. O jogador de 28 anos entrou na equipe após lesão de Helton Leite e brilhou em seu país ao defender três pênaltis na disputa contra o Olimpia, na noite desta quarta-feira, em Assunção, no Paraguai.

O Botafogo desembarcou no Rio no início desta manhã e Gatito foi o atleta mais festejado pelos torcedores do time no Aeroporto Internacional do Galeão. Alguns torcedores chegaram a madrugar no local para esperar a chegada dos ídolos.

Por Ironia do destino, Gatito viveu sua noite de glória diante de um velho conhecido. Filho de Gato Fernández, ex-goleiro com  passagens por Inter e Palmeiras na década de 90, Gatito é formado nas categorias de base do Cerro Porteño, grande rival do Olimpia, o que aumentou ainda mais a sua alegria. “Era um jogo especial para mim”, admitiu, em entrevista à TV Globo após o confronto. 

“Não queria entrar nessa situação, por causa da lesão de um colega. Por isso queria dedicar a nossa gente, em especial ao Helton, que foi um reforço grande para o jogo, ao Montillo, que ficou em casa, ao Jefferson, o Luis. A equipe é muito forte, muito forte”, ressaltou o goleiro, se referindo também ao meia argentino, que não pôde atuar por estar lesionado.

Com a classificação, o Botafogo integrará o complicado Grupo 1 da Libertadores, que conta com o colombiano Atlético Nacional, atual campeão, o Estudiantes, da Argentina, e o Barcelona de Guayaquil, do Equador.

O goleiro do Botafogo Gatito Fernandez

Gatito Fernandez durante partida contra seu antigo rival Olimpia, em Assunção (Jorge Adorno)

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar