USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Notícias

Notícias


Volkswagen terá marca inédita de baixo custo em 2019

Posted: 21 Feb 2017 09:21 AM PST

Não é de hoje que o Grupo Volkswagen planeja aumentar sua participação de mercado com uma inédita marca de baixo custo: em 2014, executivos do grupo apontaram a estreia para 2017. Com a crise do mercado mundial e o escâncalo do dieselgate, os planos foram adiados – mas não descartados. Segundo o chefe de desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch, em entrevista ao site britânico Auto Express, a marca (ainda sem nome definido) está sendo preparada a todo vapor para suprir a necessidade do mercado chinês, hoje com 40% de seu mercado representado por carros de baixo custo. O lançamento é previsto para 2019.

Diferente do que ocorreu nos Estados Unidos e na Europa, a imagem do Grupo Volkswagen não foi atingida pelo dieselgate em mercados emergentes como a China, uma vez que o país tende a comprar menos veículos movidos a diesel. Por lá, os modelos serão produzidos em uma joint-venture com a FAW.

O executivo também deu detalhes sobre quais serão os primeiros modelos. Inicialmente, os planos incluíam apenas um sedã compacto. Com a explosão do segmento dos SUVs, um utilitário médio também passou a fazer parte do planejamento. "Na pesquisa de mercado ficou claro que, quando precisamos de um carro barato, também precisamos de um SUV barato", disse, acrescentando a possibilidade de uma versão alongada de três fileiras e sete lugares.

Confira o restante desta reportagem no site da QUATRO RODAS


Arquivado em:Economia

Alexandre de Moraes é sabatinado na CCJ do Senado; assista

Posted: 21 Feb 2017 09:06 AM PST

(Pedro França/Ag. Senado)" description="">(Pedro França/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Pedro França/Ag. Senado)" description="">(Geraldo Magela/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Pedro França/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Agência Senado)" description="">(André Dusek/Estadão Conteúdo)" description="">(Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)" description="">

Indicado pelo presidente Michel Temer para substituir a cadeira deixada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo em janeiro, Alexandre de Moraes passa por sabatina nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), do Senado.

Ao longo da sabatina, os senadores membros da CCJ podem perguntar a Alexandre de Moraes suas opiniões sobre temas da alçada do STF ou em discussão na sociedade e no Congresso. Os parlamentares também poderão interpelar Moraes sobre seu currículo profissional e outros fatos de sua vida que considerarem relevantes.

Cada senador terá dez minutos para formular sua pergunta e Moraes terá o mesmo tempo para responder. São previstas réplica e tréplica com cinco minutos cada. O debate não tem limite de tempo. A  sabatina do ministro Edson Fachin, em 2015, se estendeu por mais de 11 horas, enquanto do ministro Teori, indicado por Dilma Rousseff em 2012, foi concluída em pouco mais de três horas.

PCC

Em um dos principais questionamentos feitos no início da sabatina, Moraes afirmou que "jamais foi advogado do PCC". A pergunta sobre o tema foi uma das lidas pelo relator Eduardo Braga (PMDB-MA) e lembrava o fato de ele ter advogado para a Transcooper, uma cooperativa de vans que foi citada em investigação que apurou um esquema de lavagem de dinheiro da facção criminosa com origem em São Paulo.

Moraes confirmou que o seu escritório tinha como cliente a cooperativa, mas que só atuava em casos de indenizações por acidentes de trânsito. "Jamais fui advogado do PCC e de ninguém ligado ao PCC. O escritório, do qual eu era sócio-administrador, tinha inúmeros clientes. Um deles era a cooperativa", afirmou o ministro.

Segundo ele, a empresa foi envolvida nas apurações do Ministério Público de São Paulo por ter emprestado uma de suas garagens para uma reunião da campanha do ex-deputado estadual Luiz Moura (PT), em 2014. Nesse encontro, haviam duas pessoas investigadas por ligação com o PCC.  "Absolutamente nada ficou comprovado em relação ao deputado. Nada ficou comprovado em relação à Transcooper. Muito menos nada ficou comprovado em relação ao escritório, que não sabia da reunião, que não sabia do empréstimo da garagem", frisou Moraes.

Plágio

Questionado sobre ter cometido plágio num livro de sua autoria (“Direitos Humanos Fundamentais”), publicado em 1988, Moraes afirmou que a informação é "absolutamente inverídica" e veio de "alguém que foi reprovado em concurso na Universidade de São Paulo (USP)", talvez "por rancor" — Moraes foi professor de direito constitucional da instituição.

Moraes também falou sobre sua tese de doutorado, na qual defendeu que pessoas que exerçam cargos de confiança "durante o mandato do presidente da República em exercício" não fossem indicadas para o STF para evitar "demonstração de gratidão política". Ele respondeu que não vê incompatibilidade entre o trabalho e a indicação.  "Qual foi o objeto principal da minha tese? Que o STF se transformasse um tribunal constitucional assim como os tribunais constitucionais europeus", afirmou.

Lava Jato

Questionado duramente pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ) sobre o fato de vários nomes do governo Michel Temer estar na mira da Lava Jato, Moraes disse que atuará “com absoluta imparcialidade”. Ele se recusou a se declarar suspeito em casos relativos à operação, como sugerido pelo petista, e lembrou que é uma "tradição histórica" no Supremo a indicação de pessoas que atuaram no Executivo e no Legislativo, citando os ministros Gilmar Mendes (ex-advogado-geral da União do governo FHC), Dias Toffoli (ex-advogado do PT) e Edson Fachin (que defendeu publicamente a candidatura de Dilma Rousseff). "Nenhum deles deixou de ter atuação imparcial", afirmou Moraes.

Lindbergh lamentou: "Infelizmente, vai ficar parecendo que o senhor não fez isso [declarar-se suspeito] porque não pode, porque quem te indicou o fez para ser revisor da Lava Jato."

Acompanhe a sabatina ao vivo na TV Senado:


Arquivado em:Brasil, Política

Maia prevê dificuldade para aprovar recuperação fiscal de Estados

Posted: 21 Feb 2017 08:55 AM PST

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiu nesta terça-feira que deve haver dificuldades na aprovação de projeto de lei sobre recuperação fiscal de Estados estrangulados financeiramente, uma vez que a União não abre mão de contrapartidas.

“Eu não sei se é fácil passar”, disse Maia a jornalistas. “O problema é que vamos ter de explicar aos deputados que o governo entende que as condições que ele tem pra poder assinar esse contrato é com as contrapartidas no projeto de lei complementar. Não quer dizer que eu concorde”, acrescentou ele.

O projeto que o governo federal deverá enviar em breve ao Congresso Nacional prevê que os Estados que aderirem ao regime só poderão contratar empréstimos para finalidades predeterminadas pela União, entre elas o financiamento de programa de desligamento voluntário de pessoal, reestruturação de dívidas junto a bancos e antecipação da receita de privatização de empresas para quitação de passivos.

O Estado do Rio de Janeiro tem se preparado para conseguir a ajuda da União num momento em que não consegue honrar compromissos, incluindo salário do funcionalismo.

Questionado se o projeto com as contrapartidas teria condições de prosperar na Câmara, Maia afirmou ser preciso dialogar com os deputados “para ver se tem algum ambiente diferente do que tinha ano passado para se aprovar desse jeito”.

“Eu não consultei ninguém porque esse texto ainda não é público. Mas se o ambiente do ano passado continuar nesse ano, a gente sabe que é difícil, não adianta a gente negar”, disse.

No ano passado, o governo já havia enviado projeto de lei sobre o assunto. O texto foi incorporado ao projeto sobre a renegociação da dívida dos Estados mas, ao votá-lo, a Câmara dos Deputados afrouxou as contrapartidas que seriam exigidas dos Estados interessados em participar, o que acabou fazendo com que o presidente Michel Temer vetasse o regime de recuperação fiscal.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Economia

Relator de comissão de reforma tributária defende volta da CPMF

Posted: 21 Feb 2017 08:38 AM PST

 

O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), 66, ouve, há décadas, de colegas economistas que é preciso fazer uma reforma tributária profunda no Brasil. Para ele, o assunto deveria ter sido melhor tratado desde, pelo menos, a Reforma Constituinte de 1988, na qual foi suplente. O problema é que mexer na arrecadação é mexer diretamente com o dinheiro que os governantes têm à disposição para tocar os projetos prometidos nas campanhas. E ninguém quer, obviamente, ter menos que o seu antecessor ou que o vizinho. Somam-se às dificuldades os interesses de diversos setores privados e trabalhadores – que querem pagar menos. Eis o motivo que, entra governo, sai governo, o assunto vai sendo adiado.

Mas Hauly acredita que a crise fiscal pela qual passa o país trouxe finalmente o momento adequado -até mesmo o governo diz que pretende abordar o assunto. O deputado é relator na Comissão Especial para reforma tributária na Câmara e quer apresentar uma primeira versão do texto já neste mês. A ideia para conseguir apoio necessário é organizar a base do sistema sem fazer ninguém sair perdendo, e copiar modelos que já deram certo em outros países. Aposta também na experiência como ex-secretário da Fazenda do Paraná e em 26 anos de mandato como deputado federal para aparar as arestas. Eis sua entrevista:

 A alta carga tributária no Brasil é alvo constantes reclamações. Já que vai se propor um modelo novo, não é possível reduzi-la? Vamos ser bem pragmáticos e claros: não tem como reduzir carga tributária no Brasil, que nos últimos está numa média de 35%, porque o gasto público é maior que este patamar. O que nós queremos, com a PEC do Teto, é que ele diminua e se enquadre nos limites defendidos pelo ministro [da Fazenda, Henrique] Meirelles. Isso diminuiria a despesa pública para União, estados e municípios. Só que, se não tiver crescimento econômico, essa situação vai piorar. Porque quando a economia está crescendo, a arrecadação aumenta num ritmo acima da economia. Quando a arrecadação decresce, como aconteceu nos últimos 3 ou 4 anos, a arrecadação cai mais.

Dá para eliminar tributos, então? Existe um levantamento do IBPT que menciona 63 obrigações, entre federais, estaduais e municipais, que são impostas aos brasileiros. Grande parte dessa parafernália de 63 impostos são os parafiscais, que é 1% da arrecadação nacional. Não tem nenhum sentido mexer nisso.  Quase 99% da receita estão em imposto sobre propriedade, renda, consumo e Previdência. Eu não posso dizer que eu vou eliminar, porque, de repente, é alguma prestação de serviço, para alguma determinada atividade. É como a Cide, que eu estou com medo de extinguir, que é regulatória, mas acaba sendo arrecadatória. Nosso projeto vai acabar com nove tributos: CSLL, ISS, ICMS, IPI, PIS/Pasep, Cofins, Salário Educação. Talvez a Cide seja um décimo tributo que pode ser eliminado.

O senhor fala em extinguir o IOF, que taxa o setor financeiro e voltar com a CPMF, que incide sobre toda movimentação. Isso não seria tributar os mais pobres? Não. Não tem precedente no mundo um tributo sobre operação financeira, cheque especial, cartão de crédito, empréstimo, remessas. Essa é uma excrescência do ponto de vista tributário.

No que toca a população mais pobre, estou disposto, na minha proposta, a desonerar comida, remédio, máquinas e equipamentos, a zero. E realocar essa carga para outros setores, da base de consumo, da base de circulação financeira.

Por que não tributar as operações do sistema financeiro? Porque não tem precedente onerar [o sistema financeiro]. Ao longo desses 30 anos o Brasil onerou os empréstimos. Quanto mais você onera, mais gravames têm na formação de preço relativo. Vai para o preço do produto, mercadorias e serviço. O Brasil tem uma cunha fiscal de 20 e poucos por cento. Quando o governo perdeu a CPMF, ele aumentou o IOF, aumentou PIS e Cofins, aumento real, bem acima da inflação. Perdeu 38 bilhões de reais de CPMF e ganhou 74  bilhões de reais, por causa do poder discricionário, de aumentar sem decreto. O governo nunca sai perdendo.

Por que vamos voltar com a CPMF? Em primeiro lugar, porque milhões de trabalhadores não têm contribuição definida. Em segundo lugar, ela é neutra. Não tem imposto bom, pagar imposto é um negócio complicado. Tanto o IVA quanto a movimentação financeira terão a mesma contribuição na economia. Não há imposto benigno.

Qual exatamente o propósito do projeto que o senhor vai propor como relator da comissão da reforma tributária na Câmara? O que se pretende fazer é uma reforma completa nos moldes do que existe na União Europeia. O sistema brasileiro é um verdadeiro manicômio. Tributa mais os mais pobres e menos os mais ricos. É extremamente complexo, oneroso e vai contra a economia e os trabalhadores. Ficou uma coisa tão louca que isentaram o veículo pra deficiente, mas negaram isenção para medicamento de câncer. Reforma fatiada, arranjo, remendo, não servem para nada.

O nosso desenho é fazer primeiro uma reforma da arquitetura constitucional. Isso leva alguns meses, espero que não demore mais que até o meio do ano. E, no segundo semestre, discutiríamos as leis complementares: um novo formato para o IR, a Cofins, e dos novos itens como, o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), e os impostos seletivos.

 

Qual o problema mais grave do sistema atual? Quando a União perdeu uma boa parte da receita para estados e municípios na guerra de partilha de recursos que aconteceu durante Constituinte de 1988, ela se fragilizou e tornou o sistema pior. Para compensar, criou a CSLL, pegou o antigo Finsocial, e transformou num monstro, que é a Cofins e o PIS, que era uma contribuiçãozinha e virou um monstro também.

Além disso, ao longo dos anos, como o poder foi mantido com os estados e municípios sobre o ICMS e o ISS, começou a haver uma guerra predatória entre os estados para a absorção de investimentos. Isso acabou de destruir a economia brasileira.

E como acabar com esse descompasso na distribuição dos recursos? Os estados vão ser donos de um novo órgão que agregará todos os Fiscos estaduais. Eles terão um IVA, que é um imposto sobre bens e serviços, com cobrança no destino, como é em qualquer lugar do mundo. Acaba com a guerra fiscal da noite por dia. E também haverá impostos seletivos sobre determinados produtos. Aproveitam-se as atuais estruturas de cobrança, e os atuais auditores do ISS dos estados e dos municípios.

A União teria o seu Fisco, com um único imposto sobre a renda, não mais dois (IR e CSLL).

Como seria a arrecadação desses novos impostos, vai unificar tantos tributos e tantos estados? Seria mais ou menos como nos Estados Unidos: na hora que comprou, se é no cartão de crédito – em parcelas ou à vista – já separa o dinheiro do tributo. O imposto seletivo não deve atingir mais de que 2.000 empresas, porque só incide sobre 12 itens. O IVA é abrangente: vai englobar o ISS e a base da indústria e do comércio.  E também da agricultura, minerais, toda a cadeia que é base do ICMS, IPI, ISS, PIS/Pasep, Cofins, que foi invadida. O que deve existir é um imposto só sobre o consumo, além do seletivo, e o Brasil ficou perdido no tempo com essa bobagem de guerra fiscal.

Mexer na arrecadação, especialmente na estadual, é uma briga constante. Isso não vai gerar enorme resistência? A minha proposta é transformar tudo num bolo de 100%. A União, estados e municípios teriam um percentual desse bolo de acordo com o que arrecadaram de receita líquida disponível no ano anterior – ou na média de 2 anos, como quiserem. Vamos garantir que eles terão consagradas as suas arrecadações médias dos últimos anos, no mesmo tamanho do PIB. Aos empresários, garantiremos que não haverá crescimento de carga tributária, de que eles terão um sistema de imposição mais barato, mais enxuto, como eu fiz no Supersimples: oito tributos em um.

A receita da União, estados e municípios, é uma mina de ouro. Já tiraram todo o ouro, só sobrou o cascalho, que as empresas estão todas combalidas. Agora estão revolvendo o cascalho pra ver se tem alguma pepita. Não tem mais como tirar ouro desta mina chamada setor produtivo nacional.

O senhor propõe uma mudança estrutural completa, mas o que acontece com as pendências antigas, como dívidas e vícios relacionados ao modelo antigo? Haveria renegociação? Vamos convalidar tudo e começar uma vida nova. O Brasil fez o que fez porque precisava fazer. Precisamos de um Refis generoso, abrangente. Não por benesse, por necessidade de dar fôlego às empresas. Metade delas e 60 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Alguns com tributos e outros com bancos e demais fornecedores. O Refis que o governo fez não ajuda a economia, mantém o caos. Você acha que algum empresário que não está vendendo, que não está produzindo, que está endividado no Fisco, vai pagar o Fisco? Ele não vai ao banco para pegar dinheiro para pagar uma parcela do Fisco. Primeiro ele paga salário, depois fornecedores, para continuar funcionando, em terceiro lugar, vai negociar com os bancos, e por último, o Fisco. Mesmo com um Refis generoso da União, ele vai ter Estado, municípios e os bancos.

O ministro da Fazenda tem dito que a diferença do ajuste fiscal que o governo faz em relação aos anteriores é que este de agora ataca as despesas, em vez das receitas. Propor reforma tributária não vai contra a estratégia do Planalto? Se você falar com os secretários dos municípios, estados, União, todos eles acham que estão no potencial máximo da arrecadação. Mas não adianta aumentar a alíquota que a receita não cresce, isso é uma lei econômica – isso é demonstrado pela curva de Laffer. O ministro da Fazenda quer diminuir a despesa, ele está correto, tem que fazer mais ainda, tem que repensar o estado brasileiro. Tem que decidir, o que vamos fazer para saúde, educação, segurança. O estado não cabe no bolso. É culpa de uma estrutura que vem de décadas. A Constituinte agravou esse problema porque encheu de benefícios e colocou uns poucos direitos.

O governo já encaminhou reformas, como a da Previdência e a trabalhista, em vez de esperar iniciativa do Congresso. O ministro da Casa Civil, José Padilha, disse que o Planalto vai mandar uma proposta de reforma tributária até, no máximo, abril. Não haverá choque? O Planalto vai mandar, o ministro disse que vai mandar. Ótimo, porque nós já temos uma proposta, será mais uma, será bem-vinda. É importante que o governo disse “eu quero a reforma tributária”. Quando ele mandar, eu vou soltar fogos. Eu tenho certeza absoluta que, fora essa ideia de consertar PIS e Cofins, qualquer reforma que ele mandar vai ser 90% igual ao nosso projeto. Todas as propostas dos últimos 30 anos são parecidas com a minha, eu não inventei nada.

O momento político é complicado, há várias reformas em curso e já se tentou fazer a reforma tributária inúmeras vezes. Por que isso seria factível agora? Porque os astros estão conjugados. Essa degringolada fiscal dos estados, municípios, e União ajuda. O Congresso precisa de uma bandeira, as empresas precisam de uma nova imposição tributária nacional, e os trabalhadores, de serem um pouco desonerados. Eu sou um otimista: a bancada do meu partido (PSDB) adorou, tem pessoas próximas do Temer convergentes conosco. E temos também respostas positivas de auditores municipais e os do estado de SP, do Instituto Atlântico, da Confederação Nacional dos Serviços. Nós vamos angariando adeptos. A própria comissão nos apoia, o PT, outros membros do PMDB. O próprio Hildo Rocha, que é presidente da comissão, está entusiasmadíssimo. A segurança que eu dou é que não estou falando nada mais do que é feito lá fora.

O senhor diz que um sistema tributário mais organizado trará benefícios. Qual o benefício que isso pode trazer para a economia do Brasil? Se fizer a reforma tributária na Constituição, aprovar as quatro leis complementares e entrar em vigor em 2018, o Brasil passa a crescer mais de 7% já no ano que vem. Até por conta de tudo o que foi perdido por causa da crise. E com esse modelo tributário, o país nunca mais vai crescer menos de 5% ao ano.

Se deixar do jeito que tá, só com esses projetos de teto de gastos, reforma trabalhista, e Previdenciária, não se conserta. Vai crescer, 1%, 2%, e depois volta ao 'voo da galinha'.

 

 

 

 

 


Arquivado em:Economia

Tiros, PMs feridos e roubo milionário aterrorizam Recife

Posted: 21 Feb 2017 08:36 AM PST

Os moradores de Estância e Jiquiá, na zona oeste do Recife, viveram momentos de terror na madrugada desta terça-feira, durante a investida de um grupo criminoso que assaltou, usando armamentos pesados, explosivos e disparando muitos tiros, a sede da empresa de segurança e transporte de valores Brink’s. O valor levado pode ultrapassar os 50 milhões de reais.

 

Moradores contam que a troca de tiros durou mais de uma hora. Pelo menos três policiais foram feridos, mas todos sem gravidade.

Veja também

“Parecia que o mundo ia acabar. Era tiro para todo lado. Muita gente entrou em desespero. Moradores correndo para baixo de camas e para cômodos sem janelas, com medo de bala perdida”, contou o professor Isaías Dias, de 43 anos, que reside a pouco mais de 500 metros da empresa atacada. “Era tanta explosão que eu achei que o prédio ia cair.”

Bandidos invadem e roubam empresa de segurança de valores Brinks, na Estância em Recife. Os criminosos se utilizaram de loja de conveniência de um posto de combustíveis vizinho na ação - 21/02/2017

Carro foi incendiado na fuga dos bandidos (Bobby Fabisak/JC Imagem/Folhapress)

De acordo com informações do 12º Batalhão da Polícia Militar, o grupo era formado por pelo menos 20 homens. Por volta das 2h, eles cercaram todo o entorno da empresa e bloquearam os acessos das ruas próximas, ateando fogo em veículos estacionados. Vários carros, casas e um posto de gasolina ficaram parcialmente destruídos.

O grupo explodiu o muro de uma loja de conveniência de um posto de gasolina para ter acesso ao cofre da Brink’s. Na fuga, os criminosos passaram por uma blitz do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), entrando em confronto com a polícia. Policiais do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha e da Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe) chegaram como reforços. Desde o início da manhã, cerca de 300 policiais, entre civis e militares, participam das buscas pelo grupo.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Alexandre de Moraes em sabatina: serei imparcial na Lava Jato

Posted: 21 Feb 2017 08:24 AM PST

(Pedro França/Ag. Senado)" description="">(Pedro França/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Pedro França/Ag. Senado)" description="">(Geraldo Magela/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Pedro França/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Agência Senado)" description="">(André Dusek/Estadão Conteúdo)" description="">(Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)" description="">

O ministro licenciado da Justiça e indicado pelo presidente Michel Temer para vaga no Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, garantiu nesta terça-feira aos senadores na Comissão de Constituição e Justiça que atuará com “absoluta imparcialidade” na Corte. A declaração foi dada em resposta ao senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que o questionou pelo fato de integrar um governo cujos principais membros são citados em delações da Odebrecht, incluindo Temer. Lindbergh pediu a Moraes para que se declare suspeito de julgar qualquer caso envolvendo a Operação Lava Jato. Se seu nome for aprovado pelo Senado, o ministro se tornará o revisor de ações da Operação no plenário, que envolvem os presidentes da República, do Senado e da Câmara.

Na resposta, Moraes se recusou a se declarar impedido e lembrou que é uma “tradição histórica” no Supremo a indicação de pessoas que atuaram no Executivo e no Legislativo, citando os ministros Gilmar Mendes (ex-advogado-geral da União do governo FHC), Dias Toffoli (ex-advogado do PT), e Edson Fachin (que defendeu publicamente a candidatura de Dilma Rousseff). “Nenhum deles deixou de ter atuação imparcial. Em relação a nenhum desses ministros houve qualquer problema em relação a independência”, afirmou Moraes.

“Eu me julgo absolutamente capaz de atuar com absoluta imparcialidade dentro do que determina a Constituição, sem nenhuma vinculação político partidária”, completou, lembrando que integrantes da força-tarefa da Lava Jato elogiaram a sua atuação como ministro da Justiça, a quem está subordinada a Polícia Federal.

Na réplica, Lindbergh lamentou a negativa de Moraes em declarar suspeição: “Infelizmente, vai ficar parecendo que o senhor não fez isso [declarou-se suspeito] porque não pode, porque quem te indicou o fez para ser revisor da Lava Jato. Eu dei uma oportunidade para vossa excelência falar ao Brasil que não iria atuar na Lava Jato, que não seria revisor porque participou de um governo com pessoas envolvidas”, comentou.

Acompanhe ao vivo a sabatina de Alexandre de Moraes no Senado:


Arquivado em:Brasil, Política

Alexandre de Moraes em sabatina: ‘Jamais fui advogado do PCC’

Posted: 21 Feb 2017 08:08 AM PST

(Pedro França/Ag. Senado)" description="">(Pedro França/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Pedro França/Ag. Senado)" description="">(Geraldo Magela/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Pedro França/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Ag. Senado)" description="">(Marcos Oliveira/Agência Senado)" description="">(André Dusek/Estadão Conteúdo)" description="">(Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)" description="">

O ministro licenciado da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou nesta terça-feira, durante sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que “jamais foi advogado do PCC”. O indicado pelo presidente Michel Temer a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) respondeu a perguntas feitas por internautas sobre ele ter advogado para a Transcooper, uma cooperativa de vans que foi citada em investigação que apurou um esquema de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Moraes confirmou que o seu escritório tinha como cliente a cooperativa, mas que só atuava em casos de indenizações por acidentes de trânsito. “Jamais fui advogado do PCC e de ninguém ligado ao PCC. O escritório, do qual eu era sócio administrador, tinha inúmeros clientes. Um deles era a cooperativa”, afirmou o ministro. Ele explicou que a empresa foi envolvida nas apurações do Ministério Público de São Paulo por ter emprestado uma de suas garagens para uma reunião da campanha do ex-deputado estadual Luiz Moura (PT), em 2014. Nesse encontro, haviam duas pessoas investigadas por ligação com a facção criminosa.

“Absolutamente nada ficou comprovado em relação ao deputado. Nada ficou comprovado em relação à Transcooper. Muito menos nada ficou comprovado em relação ao escritório, que não sabia da reunião, que não sabia do empréstimo da garagem”, frisou Moraes.

Questionado sobre a denúncia de ter plagiado um jurista espanhol, Moraes afirmou que a informação é “absolutamente inverídica” e veio de “alguém que foi reprovado em concurso na Universidade de São Paulo”, talvez “por rancor” — Moraes foi professor de direito constitucional da instituição.

Moraes também falou sobre sua tese de doutorado, na qual defendeu que pessoas que exerçam cargos de confiança “durante o mandato do presidente da República em exercício” não fossem indicadas para o STF para evitar “demonstração de gratidão política”. Ele respondeu que não vê incompatibilidade entre a sua argumentação e a indicação. “Qual foi o objeto principal da minha tese? Que o STF se transformasse um tribunal Constitucional assim como os tribunais constitucionais europeus”, afirmou.

Em relação à sua esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, atuar em ações que tramitam no STF, Moraes disse que “obviamente” se declarará impedido de julgar os casos em que ela advogue. “A minha esposa é advogada. Eu a conheço há 30 anos. Ela fez universidade de publicidade. Depois, faculdade de direito. Eu pergunto: Qual é o problema? A esposa em virtude do marido tem que abdicar do seu trabalho e voltar a ficar em casa não fazendo nada, mesmo não querendo?”, questionou.

Acompanhe ao vivo a sabatina de Alexandre de Moraes no Senado:


Arquivado em:Brasil, Política

França prende 3 suspeitos de planejar atentado terrorista

Posted: 21 Feb 2017 07:43 AM PST

Três homens foram detidos nesta terça-feira pela polícia francesa em Clermont-Ferrand, em Marselha e na região de Paris, suspeitos de planejar um atentado terrorista, informaram veículos de imprensa locais. O jornal regional La Montagne indicou em seu site que em Clermont-Ferrand a operação começou no início da manhã no bairro de Fontaine du Bac, com a captura de um indivíduo, que teve seu apartamento e sua garagem revistados por membros do esquadrão antibomba, que chegaram de helicóptero.

Os serviços secretos franceses, que monitoraram os suspeitos durante meses por estarem planejando viajar a zonas controladas por grupos jihadistas na Síria, decidiram atuar por considerar que os três homens avançavam em seus planos de atentado, indicou a emissora BFMTV. A Procuradoria de Paris, responsável pelos casos de terrorismo, tinha lançado em janeiro uma investigação preliminar.

Nas comunicações interceptadas pelos investigadores da direção geral da Segurança Interior (DGSI), além de falar de projetos de atentado, os suspeitos mostraram vínculos com um conhecido jihadista francês, Rachid Kassim, dado como morto desde o início do mês em uma operação americana na Síria. De acordo com a rádio France Info, o homem detido em Clermont-Ferrand tem 27 anos, o de Marselha 18 e o da região de Paris 30.

A França, que está em estado de emergência desde os atentados de 13 de novembro de 2015, vive uma ameaça terrorista que se materializou em repetidas ocasiões desde então. No último dia 3 de fevereiro, um egípcio de 29 anos atacou com um facão militares que faziam a segurança do museu do Louvre e feriu um deles aos grito de “Alá é grande”.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Mundo

Flamengo x Vasco é vetado pela prefeitura de Juiz de Fora

Posted: 21 Feb 2017 07:35 AM PST

Menos de 12 horas depois de a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) anunciar que o clássico entre Flamengo e Vasco, no próximo sábado, válido pelas semifinais da Taça Guanabara, seria em Juiz de Fora (MG), às 18h30, no estádio Mário Helênio, a Prefeitura da cidade mineira informou em seu site, na manhã desta terça, que o local estará impedido por causa do carnaval.

O estádio está reservado para a partida Tupi x URT, no sábado, pelo Campeonato Mineiro, às 11h, e o efetivo policial designado para o dia estará ocupado, à tarde, com a segurança nos blocos de carnaval.

“Em virtude da intensa programação de blocos de carnaval na cidade – como a tradicional Banda Daki – e em toda a região, o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio estará restrito ao jogo da Federação Mineira de Futebol, Tupi x URT, no próximo fim de semana, como forma de garantir o esquema de segurança da 4ª Região da Polícia Militar aos torcedores do município e aos foliões de 86 cidades da Zona da Mata em todo o carnaval. Não está autorizado, então, qualquer outro evento no estádio neste período”, informou a prefeitura, em breve comunicado também assinado pelo Comando da 4ª Região da Polícia Militar.

Veja também

A decisão pela adoção da torcida única em clássicos no Rio foi tomada pela Justiça após a série de episódios de violência que ocorreram nos arredores do Engenhão antes do clássico entre Flamengo e Botafogo, no último dia 12, no Rio, e resultaram na morte do botafoguense Diego Silva dos Santos, de 28 anos, baleado em uma das confusões.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

Globo prioriza Carnaval e transforma Oscar em Sessão da Tarde

Posted: 21 Feb 2017 07:33 AM PST

No próximo domingo, dia 26, acontece a 89ª edição do Oscar, no mesmo momento em que entram na Marquês de Sapucaí seis escolas de samba cariocas. A Rede Globo, detentora do direito de exibição de ambos os eventos, vai colocar no ar o desfile e transformar a premiação em um programa especial, que entra na grade na segunda-feira, às 15h20, faixa do Sessão da Tarde. A mesma escolha de programação foi feita em 2014, quando Carnaval e Oscar coincidiram pela última vez.

A cerimônia da Academia de Hollywood será apresentada pela Globo por Christiane Pelajo com comentários de Xexeo e Miguel Falabella. Na segunda, o Video Show também será limado para dar lugar a um apanhadão do Carnaval do Rio, com os melhores momentos da madrugada anterior, informa a emissora.

Na noite do domingo, o reality Big Brother Brasil e o Fantástico vão ao ar um pouco mais cedo, antes dos desfiles das escolas cariocas. Quem preferir assistir ao Oscar deve conectar no canal pago TNT, às 21h30.


Arquivado em:Entretenimento

Dois envolvidos no estupro coletivo do Rio são condenados

Posted: 21 Feb 2017 07:33 AM PST

Dois envolvidos no estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos em maio do ano passado, no Rio de Janeiro, foram condenados a 15 anos de prisão nesta segunda-feira. Raí de Souza, 22 anos, e Raphael Assis Duarte Belo, 41 anos, cumprirão pena em regime fechado.

A prisão foi decretada pelo juiz Aylton Cardoso Vasconcellos, da 2ª Vara Criminal Regional de Jacarepaguá pelos crimes de estupro de vulnerável e devido a reprodução de pornografia envolvendo criança ou adolescente, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, no artigo 240.

O crime aconteceu no Morro da Barão, na Praça Seca, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio e ganhou grande repercussão após um vídeo da menor desacordada e nua ser compartilhado no Twitter. Belo aparecia em uma das imagens fazendo selfie com a jovem estirada na cama ao fundo. Relatos iniciais da vítima informavam que 33 pessoas teriam participado do crime, o que não se confirmou após realização das perícias.

Dias após o crime, Souza chegou à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) para prestar depoimento debochando, rindo e fazendo caretas para fotógrafos e cinegrafistas. Ele admitiu ter tido um relacionamento sexual com a menor.

Em junho do ano passado, cinco pessoas foram indiciadas, além de Souza e Belo. São elas: Sergio Luiz da Silva, conhecido como "Da Rússia" e apontado pela polícia como o chefe do tráfico na região; Moisés Camilo de Lucena, de 28 anos, traficante que foi reconhecido pela vítima, que segue foragido; Perninha, de 17 anos, apontado como responsável pela gravação das imagens; Marcelo Miranda da Cruz Corres, de 18 anos, e Michel Brasil da Silva, de 22 anos, esses últimos responsáveis por divulgar as imagens da garota desacordada e nua.

A vítima entrou para o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, em parceria com o governo federal.


Arquivado em:Brasil

Anvisa suspende propaganda da fosfo, a “pílula do câncer”

Posted: 21 Feb 2017 07:30 AM PST

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão das propagandas dos suplementos a base de fosfoetanolamina das marcas Quality Medical Line e New Life. As medidas, publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira foram motivadas pela divulgação de possíveis propriedades terapêuticas dos produtos pela publicidade das marcas, o que é proibido pela legislação sanitária brasileira.

As resoluções citam especificamente as propagandas divulgadas nas páginas das marcas no Facebook, mas ressaltam que as determinações se estendem a qualquer mídia.

Na página da Quality Medical Line no Facebook, a fosfoetanolamina é apresentada como um suplemento que "fortalece seu sistema imunológico e inibe disfunções celulares e metabólicas". A suposta propriedade anti-câncer não é diretamente mencionada, mas a descrição do produto afirma que o suplemento "ativa a eliminação das células defeituosas de forma controlada".

Já o suplemento da New Life, produzido por um grupo diferente, alega que o produto foi desenvolvido com base nos estudos de uma cientista canadense. A embalagem afirma que ele é “recomendado para apoiar o tratamento de câncer, diabetes, Alzheimer, esclerose múltipla e outros”.

Propaganda proibida, importação permitida

De acordo com informações do G1, embora nenhum desses produtos seja produzido no Brasil – ambos têm autorização de produção nos Estados Unidos e devem ser fabricados por laboratórios no local – a publicidade direcionada ao público brasileiro deve seguir a legislação da Anvisa. E apesar da ausência de registro de suplemento alimentar pela Anvisa, a agência informou que sua importação por consumidores brasileiros é permitida.

 


Arquivado em:Saúde

Dona do Burger King anuncia compra da Popeyes por US$ 1,8 bilhão

Posted: 21 Feb 2017 07:22 AM PST

A multinacional canadense Restaurant Brands International, dona do Burger King e controlada pela brasileira 3G Capital, empresa que tem entre seus sócios Jorge Paulo Lemann, anunciou nesta terça-feira a compra da rede americana de fast food Popeyes. Cada ação será comprada por 79 dólares, o que avalia a companhia 1,8 bilhão de dólares.

A RBI também é dona da rede de cafeterias canadense Tim Hortons.

A empresa de private equity brasileira 3G Capital, controlada por Lemann, detém cerca de 43% das ações com direito a voto da RBI. A 3G Capital fez seu nome depois de comprar grandes empresas americanas, incluindo a Kraft Heinz (dona da própria Heinz, do Kraft Mac and Cheese, da Philadelphia, entre outras).

A Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffett, que tem participação na 3G Capital, se comprometeu a pagar 3 bilhões de dólares em ações preferenciais para financiar esse negócio.

Em comunicado publicado nesta terça-feira em seu site, a companhia declara ser "uma das maiores redes de serviço rápido de frango do mundo, com 2.688 restaurantes nos Estados Unidos e 25 outros países ao redor do mundo e a sua presença global complementará o portfólio existente da RBI de mais de 20 mil restaurantes em mais de 100 países e territórios".

Por volta das 12h, as ações da Popeyes subiam 19,22%, sendo cotadas a 78,83 dólares.

A conclusão da aquisição está prevista para abril. A partir de então, a rede será administrada de forma independente nos Estados Unidos. A RBI planeja continuar a desenvolver a marca nos mercados americano e internacional nos próximos anos.


Arquivado em:Economia

Anvisa determina suspensão do anticoncepcional permanente Essure

Posted: 21 Feb 2017 07:09 AM PST

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou esta segunda-feira um comunicado que determina a suspensão do anticoncepcional Sistema Essure, registrado pela empresa Commed Produtos Hospitalares e fabricado pelo grupo alemão Bayer. Segundo o órgão do governo, relatórios técnico-científicos revelaram que o contraceptivo pode "provocar alterações no sangramento menstrual, gravidez indesejada, dor crônica, perfuração e migração do dispositivo, alergia e sensibilidade ou reações do tipo imune" e, por isso, foi classificado como de risco máximo. Com a nova resolução, a importação, distribuição e comercialização do produto fica proibida em todo o território nacional.

Efeitos colaterais

O produto foi lançado com a promessa de ser o método contraceptivo permanente mais eficaz disponível no mercado. O sistema consiste em um dispositivo de titânio e níquel que é implantado no primeiro terço da tuba uterina, expandindo-se ao ser liberado e provocando uma reação na qual as trompas são completamente obstruídas em 90 dias.

Segundo os desenvolvedores, estudos clínicos demonstraram que, em cinco anos de acompanhamento, nenhuma gravidez indesejada foi registrada com o uso de Essure e, em seis meses, nenhuma abertura do implante foi observada. Porém, no portal oficial do produto, um aviso aparece em destaque alertando que algumas usuárias podem apresentar "eventos adversos" semelhantes aos descritos pela Anvisa. Em alguns países, como a França e os Estados Unidos, mulheres que recorreram ao procedimento também alegaram ter efeitos colaterais semelhantes após a aplicação.

Segurança comprovada

A assessoria de imprensa da Commed informou a VEJA que a comerciante foi "surpreendida" pela decisão da Anvisa, uma vez que o contraceptivo estava aprovado desde 2009 no Brasil e teve sua "eficácia e segurança comprovadas por inúmeros estudos nacionais e internacionais". Em nota, a empresa afirma que está apurando junto às autoridades os motivos que levaram à suspensão do produto.

A Bayer, fabricante do Essure, também foi procurada. Porém, até o momento desta publicação, não havia se manifestado.


Arquivado em:Saúde

David Cassidy, de ‘A Família Dó-Ré-Mi’, revela estar com demência

Posted: 21 Feb 2017 06:55 AM PST

O ex-ídolo adolescente David Cassidy revelou que sofre de demência. O anúncio, feito na segunda-feira, acontece logo após uma série apresentações do artista na Califórnia, durante o fim de semana, nas quais esqueceu letras e chegou a se desequilibrar no palco, o que causou preocupações a respeito de sua saúde.

O ex-cantor e ator da série Família Dó-Ré-Mi, hoje com 66 anos, disse à revista People que está lutando contra a doença que também afetou sua mãe. “Eu estava em negação, mas parte de mim sempre soube que isso iria acontecer”, contou à publicação. Por isso, ele decidiu parar de excursionar como músico para se dedicar à saúde.

“Quero me concentrar no que sou, em quem eu sou e como tenho sido, sem quaisquer distrações”, afirmou. “Quero amar. Quero aproveitar a vida.”

David Cassidy durante show em Nova York, em 2015

David Cassidy durante show em Nova York, em 2015 (Bobby Bank/WireImage/)

Cassidy, cujos sucessos Cherish e I Think I Love You fez meninas adolescentes suspirarem nos anos 1970, lutou contra o vício do álcool e recentes problemas financeiros.

Em 2015 ele teve que leiloar sua casa na Flórida depois de pedir falência. Ele foi preso três vezes por dirigir alcoolizado entre 2010 e 2014 e foi obrigado a passar por uma desintoxicação, parte da pena que recebeu em 2014.

(Com agência Reuters)


Arquivado em:Entretenimento

Surfe: padrasto e técnico de Medina é suspenso pela WSL

Posted: 21 Feb 2017 06:29 AM PST

Charles Saldanha, padrasto e treinador de Gabriel Medina – chamado de “pai” pelo surfista – foi suspenso pela World Surf League (WSL) dos próximos eventos do Mundial. Em comunicado, a entidade cita “um incidente envolvendo oficiais da liga em Peniche, Portugal, na temporada passada”, sem dar detalhes do ocorrido.

Por causa do incidente, Charles está suspenso até abril de 2017 – a punição começou a valer ainda em outubro do ano passado – e não poderá auxiliar Medina nas etapas de Gold Coast, Margaret River e Bells Beach. O treinador do campeão mundial de 2014 se desculpou com os dirigentes da liga. “Lamento minhas ações em Portugal em outubro passado”, afirmou Charles Saldanha. Ele teria reclamado de forma vigorosa com juízes da WSL sobre pontuação de um surfista brasileiro na etapa portuguesa.

“Esse não é o tipo de pessoa que me esforço para ser e não reflete os valores da minha família. Era uma parte intensa da temporada e respondi mal a ela. Quero pedir desculpas à WSL, aos funcionários e aos apoiadores desta comunidade, que deu tudo à minha família e continua a oferecer uma plataforma para os melhores surfistas do mundo. Boa sorte a todos nesta temporada”, completou. 

A assessoria de Gabriel Medina informou que não se pronunciará sobre o assunto, assim como a WSL, que se negou a dar mais detalhes sobre o ocorrido. Na temporada passada, o brasileiro teve problemas com a arbitragem, sobretudo na etapa de Trestles, na qual se sentiu incrivelmente prejudicado. Em Peniche, ele foi eliminado na terceira rodada pelo francês Jeremy Flores. O havaiano John John Florence venceu a etapa e, consequentemente, o título mundial.

Veja também

Arquivado em:Esporte

CBF publica tabela completa do Brasileirão 2017

Posted: 21 Feb 2017 06:27 AM PST

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela completa do Campeonato Brasileiro de 2017. O torneio começará no dia 13 de maio, um sábado, e terminará no dia 3 de dezembro, um domingo.

Logo na primeira rodada, os maiores clubes do país se enfrentam em cinco duelos: o Fluminense recebe o Santos, o Flamengo recebe o Atlético-MG, o Cruzeiro recebe o São Paulo, o Grêmio recebe o Botafogo e o atual campeão  Palmeiras, recebe o Vasco, que subiu da série B em 2016.

Os primeiros clássicos regionais do Campeonato Brasileiro acontecerão na terceira rodada, com Vasco x FluminenseSão Paulo x Palmeiras e Chapecoense x Avaí.  A tabela completa do Campeonato Brasileiro pode ser conferida aqui. Apesar de ter divulgado quais jogos acontecerão em cada rodada, o desmembramento da tabela, com datas e horários dos jogos, ainda não foi feito.

O goleiro Jailson comemora o título do Campeonato Brasileiro, após partida contra a Chapecoense, em São Paulo(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">(Felipe Cotrim/VEJA.com)" description="">
Arquivado em:Esporte, Placar

Katy Perry usa fofura para alfinetar Trump em novo clipe

Posted: 21 Feb 2017 06:11 AM PST

Katy Perry liberou nesta terça-feira o clipe da canção Chained To The Rhythm, em que leva os seus fãs a um parque de diversões fictício extremamente colorido e feliz. Mas apesar de toda a fofura e sorrisos, o vídeo serve para alfinetar o presidente Donald Trump e a sociedade americana, que seria facilmente controlada, segundo diz a letra da canção.

O clipe apresenta Oblivia, um parque de diversões, cujo teaser liberado pela cantora no último fim de semana descrevia como um lugar para as pessoas fugirem da realidade, esquecerem dos problemas e viverem felizes em uma utopia. Tudo é muito claro e colorido, e é impossível não parar de sorrir.

Conforme a cantora se aventura nas atrações do local, fica explícita a crítica ao novo presidente e à sociedade americana. Há uma montanha-russa em que as pessoas ganham “likes”, como nas redes sociais (com direito a um placar), e uma casinha em que os jovens podem entrar para viver o sonho americano de uma família do subúrbio. Os visitantes também são facilmente influenciados a entrarem em uma fila gigantesca para a chamada “maior atração do universo”, que consiste em ficar correndo em uma roda — como um hamster — até cair de exaustão.

A crítica mais direta ao presidente americano é uma catapulta chamada de “Não há lugar como nosso lar”, em que os visitantes de Oblivia são lançados por cima de um muro branco escrito “tenha uma viagem segura para casa”. Durante o vídeo, Katy se mostra tão deslumbrada quanto os figurantes, mas não repete os mesmo movimentos coordenados destes, que estão presos na utopia daquele mundo perfeito.

A canção, que conta com participação de Skip Marley, neto de Bob Marley, tem um ritmo disco e uma letra crítica, sobre a vida em uma bolha com pessoas que vivem e dançam como zumbis. A música também diz que é necessário derrubar muros, e que os poderosos contam mentiras e verdades vazias.

A canção complementa a apresentação de Katy no Grammy 2017. Na ocasião, a cantora usou uma faixa no braço, em que se lia a palavra “Persist” (Persista, em inglês), e o cenário continha uma cerca branca que subia à sua frente, como o muro que o presidente quer construir na fronteira com o México. No fim, uma projeção mostrou trechos da Constituição dos Estados Unidos, com destaque para as palavras "We the people" (Nós, as pessoas), enquanto ela berrava "No hate" ("sem ódio") ao se despedir, uma clara referência ao clima de animosidade que tomou conta dos americanos nas últimas eleições.


Arquivado em:Entretenimento

FGTS: Caixa funcionará em quatro sábados até julho

Posted: 21 Feb 2017 06:02 AM PST

As agências da Caixa Econômica Federal abrirão uma vez por mês aos sábados, até julho, para atender os trabalhadores com direito ao saque das contas inativas do FGTS. No último sábado, primeiro dia de plantão, as agências atenderam 356.000 pessoas em todo o país.

Os próximos plantões estão marcados para 11/3, 13/5, 17/6 e 15/7, das 9h às 17h. Não haverá expediente atendimento em nenhum sábado de abril devido ao feriado de Páscoa.

A procura por informações sobre os saques das contas inativas do FGTS mais que triplicou o atendimento da Caixa na semana passada. A média de atendimento de quarta a sexta-feira foi de 312.000 pessoas, enquanto nos dias anteriores, o banco estatal recebeu, em média, 86.000. O site criado pelo banco recebeu 60 milhões de acesso até sexta.

Desde a divulgação do calendário de pagamento, mais de 1,4 milhão de trabalhadores interessados em obter informações sobre o FGTS já foram atendidos nas agências.

O pagamento da conta inativa do FGTS começa em 10 de março para nascidos em janeiro e fevereiro. Todos os trabalhadores com direito ao saque devem retirar o dinheiro até 31 de julho. Veja calendário abaixo:


Arquivado em:Economia

Operação Catatau prende ex-prefeito e seu laranja, ‘Zé Colmeia’

Posted: 21 Feb 2017 06:01 AM PST

A Polícia Federal e o Ministério Público Estadual de São Paulo deflagraram na manhã desta terça-feira a Operação Catatau contra desvios de recursos públicos durante a gestão do ex-prefeito do município de Dolcinópolis (SP) José Luiz Reis Inácio Azevedo. Segundo a PF, estão na mira dos investigadores milhões de reais em pagamentos suspeitos realizados durante a gestão de Azevedo em contratos de consultorias, compras, serviços e convênios.

O ex-prefeito do município paulista foi preso pelos federais em sua nova casa em Porto Seguro, na Bahia, na manhã desta terça. Azevedo será conduzido por policiais federais em voo de Porto Seguro até São José do Rio Preto (SP), de onde será escoltado em viatura até Jales, também no interior paulista, para ser ouvido pelas autoridades responsáveis pelas investigações. Posteriormente, Azevedo será conduzido a presídio da região de Jales, onde permanecerá à disposição da Justiça Estadual.

O ex-prefeito mudou-se com a família e uma empregada para Porto Seguro, onde foi detido. Outro alvo da operação é uma ex-tesoureira da prefeitura – que além de conduzida coercitivamente para depor, é alvo de dois mandados de busca e apreensão em Fátima Paulista e Dolcinópolis.

Veja também

“Zé Colmeia”, suspeito de ser “laranja” do ex-prefeito, também foi preso em sua casa. Na gestão de Azevedo, ele figurou como sócio em construtoras e empresas de consultoria, com capital social acima de um milhão de reais, que prestavam serviços para o município de Dolcinópolis.

No total, a Justiça Estadual de Estrela d’Oeste (SP) expediu dois mandados de prisão temporária, dez conduções coercitivas e onze mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos nas cidades de Porto Seguro (na Bahia), Dolcinópolis, Distrito de Fátima Paulista, Cardoso, Pontalinda e Jales (em São Paulo). Os conduzidos serão levados até a sede da PF de Jales para prestar esclarecimentos, com exceção da esposa do ex-prefeito e sua funcionária que serão ouvidas na PF em Porto Seguro.

A casa da irmã do ex-prefeito e do cunhado dele, as duas em Jales, também são alvo de busca e apreensão e eles serão conduzidos de forma coercitiva para prestar esclarecimentos.

Também estão na mira da Catatau os pagamentos com recursos provenientes da Lei de Repatriação, recebidos do governo federal e utilizados nos últimos dias do ano de 2016. Em Dolcinópolis, segundo a PF, estes valores foram pagos apenas a alguns servidores, ligados ao ex-prefeito, e fornecedores do município.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil