USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Notícias

Notícias


Whatsapp libera status que desaparece em 24h a partir de hoje

Posted: 20 Feb 2017 10:18 AM PST

O Whatsapp começou a implantar, a partir desta segunda-feira, uma função que permite postar publicações que duram apenas 24 horas. O recurso, chamado de “status” é similar a funções do Snapchat e ao "Stories" do Instagram. Poderão ser postados textos, fotos ou vídeos de até 45 segundos, e haverá confirmação de visualização, de modo similar às mensagens convencionais. Os usuários também poderão selecionar quais contatos que estarão autorizados a ver o conteúdo, e também será permitido fazer comentários sobre a postagem.

A atualização será disponibilizada de acordo com o país a partir desta segunda, sendo que hoje poderão ser baixadas versões para iOs, Android e Windows Phone para usuários da França e Holanda. Amanhã, o download será liberado para Reino Unido e Espanha e, na quarta-feira, para Itália, Israel e Arábia Saudita. Segundo o Whatsapp, os demais países serão anunciados nos próximos dias, e o Brasil receberá a atualização em breve.  O aplicativo  tem mais de 100 milhões de usuários no país.

A nova função havia sido descoberta em uma versão veta do aplicativo ao qual o site WAbetainfo, que faz testes do programa, teve acesso.


Arquivado em:Economia, Tecnologia

PF defende denúncia contra Lula e Dilma por obstrução de Justiça

Posted: 20 Feb 2017 10:16 AM PST

Polícia Federal atribui aos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e ao ex-ministro Aloizio Mercadante o crime de obstrução de Justiça – o último também enquadrado em tráfico de influência. O documento de 47 páginas, assinado pelo delegado Marlon Oliveira Cajado dos Santos, do Grupo de Inquéritos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), defende que Lula, Dilma e Mercadante sejam denunciados criminalmente, mas em primeiro grau, no âmbito da Justiça Federal do Distrito Federal, porque nenhum dos três detém foro privilegiado.

O relatório do inquérito foi encaminhado ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, e ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Formalmente, a PF não indiciou os ex-presidentes e o ex-ministro, mas o relatório afirma que “o conjunto probatório é suficiente”.

Em março de 2016, Dilma Rousseff, então presidente da República, nomeou Lula para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Para a PF, com a nomeação – que concederia ao ex-presidente o direito ao foro privilegiado, ficando fora da jurisdição do juiz federal Sérgio Moro –, os dois provocaram “embaraço ao avanço da investigação da Operação Lava Jato”.

A conclusão da PF ocorre na mesma semana em que o ministro Celso de Mello, também do STF, deu sinal verde para a nomeação de Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência, pelo presidente Michel Temer. Moreira é citado em delações de executivos da empreiteira Odebrecht. A nomeação de Lula, então sob a condição de investigado da operação, foi barrada no Supremo pelo ministro Gilmar Mendes.

O inquérito foi aberto para investigar simultaneamente três capítulos emblemáticos da Lava Jato:

1) o teor da conversa gravada entre Mercadante e o ex-chefe de gabinete de Delcídio no Senado, ocorrida em 28 de dezembro de 2015 – 33 dias depois da prisão de Delcídio;

2) a nomeação de Lula para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil do governo Dilma;

3) e a indicação do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), episódio envolvendo o ex-presidente da Corte, ministro Francisco Falcão.

Mercadante

No caso do ex-senador e ex-ministro Aloizio Mercadante, a investigação foi baseada na gravação de uma conversa dele com o ex-chefe de gabinete do senador cassado Delcídio do Amaral (ex-PT-MS), Eduardo Marzagão. Mercadante teria demonstrado empenho em barrar a delação premiada de Delcídio. A PF crava que o ex-ministro provocou “embaraço à colaboração premiada” do então senador.

Com relação aos ministros do STJ, o delegado da PF sugere desmembramento dos autos porque ambos desfrutam de foro especial no Supremo. A nomeação de Navarro para o STJ teria sido resultado de um plano, segundo a delação de Delcídio, para favorecer o empreiteiro Marcelo Odebrecht, preso desde junho de 2015 pela Lava Jato.

Na parte da investigação que cita Navarro e Falcão, o delegado pretendia ouvir Odebrecht e também o ex-presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, além de Delcídio e Diogo Ferreira Rodrigues, que trabalhou no gabinete do ex-senador. Com os desdobramentos da delação premiada do ex-presidente da Odebrecht, Cajado considerou, no entanto, mais oportuno aguardar que se dê publicidade às revelações do empreiteiro.

Ao se referir especificamente a Mercadante e à gravação, a PF aponta que os conteúdos das conversas, gravadas por Marzagão, “são reveladoras”. Na ocasião, Delcídio já sinalizava que pretendia fazer uma delação premiada. O ex-senador foi preso em flagrante no dia 25 de novembro de 2015, por ordem do STF, sob acusação de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró – o próprio Delcídio foi gravado pelo filho de Cerveró tramando até uma possível fuga do ex-diretor da estatal petrolífera para o exterior.

O alcance explosivo da delação do senador, que foi líder do governo Dilma no Senado, deixou o Palácio do Planalto em alerta máximo. Mercadante tinha acabado de deixar a Casa Civil de Dilma, no dia 2 de outubro, e assumira a Educação. Mercadante teria se empenhado em encontrar uma estratégia legal para livrar o ex-senador. A prisão de Delcídio foi endossada pelo Senado, onde esta saída poderia ter sido encontrada, com o que Mercadante nunca concordou. “Só dá para fazer coisa na legalidade, com transparência”, disse o ex-ministro na conversa com Eduardo Marzagão.

“Ele (Delcídio) se defenda como achar que deve se defender, não tô falando nem como governo nem como ministro da Casa Civil. Eu serei solidário ao Delcídio”, disse, ainda, Mercadante. No relatório, o delegado Marlon Cajado afirma que o petista “atuou de forma consciente para prejudicar acordo de colaboração premiada de Delcídio do Amaral objetivando embaraçar o avanço das investigações da Operação Lava Jato”.

Tráfico de Influência

A ação de Mercadante incluiria uma conversa com o ministro Ricardo Lewandowski, do STF. “Também precisa conversar com Lewandowski. Eu posso conversar com ele para achar uma saída”. O ex-ministro e ex-senador sempre sustentou que a “saída” era dentro da lei e no próprio Senado, por meio da convocação de uma nova sessão na Casa.

Para o delegado da PF, contra Mercadante existem “indícios de obstrução de Justiça e tráfico de influência”, uma vez que ele, visando desestimular a delação de Delcídio, afirma ter prestígio para costumar esta “saída” junto ao Senado, a partir das suas relações com o então presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), com o advogado-geral do Senado, Bruno Dantas, e com Lewandowski.

Sobre Lula e Dilma, o delegado segue a mesma linha. No que diz respeito à investigação sobre tráfico de influência contra os ex-presidentes, ele afirma haver “suficientes indícios de materialidade e autoria do crime”, uma vez que o “embaraço” à Lava Jato, a nomeação de Lula, que “caracteriza obstrução de Justiça”, teria ocorrido “de forma consciente”.

Além de recomendar que Lula, Dilma e Mercadante sejam denunciados na Justiça Federal, o delegado sugere que os ministros do STJ Marcelo Navarro e Francisco Falcão devem continuar a ser investigados. No entanto, ressalta que essa continuação só pode ocorrer no âmbito do STF, uma vez que eles possuem foro privilegiado.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Bill Gates: Empresas que usam robôs devem ser taxadas

Posted: 20 Feb 2017 09:51 AM PST

Que os robôs estão tomando empregos dos humanos, isso não é novidade. Mas Bill Gates, o homem mais rico do mundo, acredita que os governos devem taxar empresas que usem as máquinas no lugar de funcionários de carne e osso. De acordo com o bilionário americano, essa é uma maneira de retardar temporariamente a expansão da automação e financiar outros tipos de emprego.

A avaliação de Gates foi feite em entrevista ao site de notícias Quartz, e chama a atenção pois o bilionário é co-fundador da Microsoft, uma das principais companhias de tecnologia que investe e aposta em inteligência artificial. Atualmente, ele é conselheiro de tecnologia e membro do conselho de administração da empresa.

Gates acredita que um imposto sobre robôs poderia financiar cuidadores de pessoas idosas ou de crianças em escolas, para as quais as necessidades ainda não são satisfeitas. Além disso, segundo ele, esse tipo de serviço deveria ser feito prioritariamente por humanos, que já estão adaptados a essas relações.

Ele argumenta que os governos devem supervisionar esses programas ao invés de confiar em empresas, a fim de redirecionar os empregos para ajudar pessoas com rendimentos mais baixos. “Você deveria estar disposto a elevar o nível de impostos e até mesmo desacelerar a velocidade” da automação, disse Gates.


Arquivado em:Economia

Filha de Kurt Cobain presta homenagem pelos 50 anos do pai

Posted: 20 Feb 2017 09:31 AM PST

Frances Bean prestou uma homenagem ao pai Kurt Cobain, que completaria 50 anos de idade nesta segunda-feira. O líder do Nirvana se matou em abril de 1994. "Hoje seria seu aniversário de 50 anos. Te amamos e sentimos sua falta. Obrigada por ter me dado o dom da vida. Para sempre sua filha, Frances Bean Cobain", escreveu a modelo no Instagram.

Instagram Photo

 

Cobain se suicidou em casa, na cidade de Seattle, Estados Unidos, com um tiro na cabeça. Líder do movimento grunge, o músico se tornou ícone da cultura pop. Seu trabalho é aclamado até hoje, especialmente pelo disco Nevermind, lançado em 1991, um dos mais vendidos da história da música, com 30 milhões de cópias comercializadas. 

Em suas letras, o músico expressava dor, raiva e falava abertamente sobre o sofrimento da depressão. O hit Smells Like Teen Spirit é um dos poucos hinos do rock, aclamado até por artistas de outros estilos, como Jay Z, que usou a canção como base para a produção da faixa Holy Grail, de 2013. 


Arquivado em:Entretenimento

Prouni: segunda chamada já está disponível

Posted: 20 Feb 2017 09:11 AM PST

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira, a segunda chamada de aprovados no Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2017. A lista está disponível no site do programa. Os convocados têm até esta sexta-feira para confirmarem as informações prestadas durante a inscrição.

O Prouni teve início em 2004 e concede bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) em cursos de graduação em instituições privadas de todo o país, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, foram ofertadas 214.110 bolsas que foram disputadas por 1.535.042 de inscritos na primeira chamada, em todo o país.

Para comprovar os dados, os aprovados devem apresentar na instituição para os quais forem selecionados: documentos originais de identificação (próprios e de membros da família) e comprovantes de residência, de conclusão do ensino médio, de rendimentos e, se for o caso, de separação, divórcio ou morte dos pais, pagamento de pensão alimentícia, de professor da educação básica e de deficiência. Algumas instituições podem pedir outros comprovantes, assim o aluno deve consultar quais os requisitos da respectiva faculdade.

Caso o estudante perca o prazo e não compareça ao centro de ensino, ele estará, automaticamente, reprovado. Aqueles que não foram aprovados nessa etapa ainda terão a chance de participar da lista de espera, nos dias 7 e 8 de março. O resultado das vagas restantes será divulgado dia 10 e as informações confirmadas nos dias 13 e 14.

Bolsas do Prouni

Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais. Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou, na rede particular como bolsista integral, e comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para o benefício integral e de até três salários mínimos para o parcial. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.


Arquivado em:Educação

Secretário de Defesa dos EUA vai ao Iraque e desmente Trump

Posted: 20 Feb 2017 09:10 AM PST

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, James Mattis, faz uma visita surpresa ao Iraque nesta segunda-feira. Antes de partir, ele desmentiu o presidente Donald Trump para tentar “acalmar” os ânimos dos iraquianos.

“Não queremos tomar o petróleo iraquiano. Acredito que todos nós nesta sala, todos nós nos EUA, sempre pagamos pelo gás e pelo petróleo e estou seguro que continuaremos a fazê-lo no futuro”, disse Mattis ao chegar em Bagdá. Um dia após tomar posse como presidente, Trump afirmou que os EUA “deveriam pegar o óleo iraquiano”. “Talvez tenhamos outra chance”, disse durante uma visita aos escritórios da CIA.

Em outra entrevista, dessa vez para a emissora ABC, o republicano afirmou que queria pegar o petróleo do Iraque e disse que “você não teria o Estado Islâmico [EI] se nós tivéssemos pegado o óleo”.

Outro ponto importante da visita de Mattis ao Iraque é a tentativa de proibição na entrada de imigrantes de sete países — incluindo o território iraquiano — nos EUA. Apesar de estar suspensa agora, a proibição causou revolta em Bagdá porque muitos iraquianos trabalham como informantes ou ajudantes dos militares norte-americanos no país em combate contra grupos terroristas.

(Com ANSA)


Arquivado em:Mundo

Palmeiras e Barcelona adiam prioridade na compra de Mina

Posted: 20 Feb 2017 08:56 AM PST

O zagueiro Yerry Mina poderá ficar no Palmeiras até o fim da Copa do Mundo de 2018. De acordo com o site oficial do clube, o presidente Maurício Galiotte, junto com o diretor de futebol Alexandre Mattos, acertaram com o Barcelona uma prorrogação na prioridade de compra do zagueiro colombiano.

Inicialmente, o clube espanhol poderia exercer a prioridade de compra do jogador em julho de 2017. Contudo, com o novo acerto entre os clubes, o colombiano poderá ficar no Verdão até o meio do próximo ano.

No Palmeiras desde maio de 2016, Mina entrou na seleção PLACAR do Campeonato Brasileiro de 2016 e foi um dos grandes destaques do time com quatro gols, sendo três contra os maiores rivais do Alviverde, Corinthians, Santos e São Paulo.

Além de adiar a prioridade do clube espanhol, o Palmeiras ainda acertou um convênio com o clube, com parceria para troca de ideias de metodologia de trabalho, além de intercâmbio entre treinadores e jogadores da base dos clubes.


Arquivado em:Placar

Moisés vai ficar afastado do Palmeiras por seis meses

Posted: 20 Feb 2017 08:12 AM PST

Uma lesão grave no joelho esquerdo do meia Moisés foi diagnosticada após exames clínicos e de imagem, nesta segunda-feira. O jogador do Palmeiras rompeu os ligamentos cruzado anterior e colateral medial. O prazo para retorno é de pelo menos seis meses.

A contusão aconteceu no primeiro tempo da vitória diante do Linense por 4 x 0, no último domingo, pelo Campeonato Paulista, em jogada com Zé Antônio. Depois da disputa de bola, o meia chorou bastante e saiu de campo de maca. Pouco depois da partida, o jogador postou no Instagram que iria “passar pelo momento mais difícil da carreira”.

Moisés demonstrou ressentimento com Zé Antônio, que não se desculpou pelo lance. No ano passado, o palmeirense sofreu uma fratura no pé direito após levar um pisão do mesmo jogador do Linense. “Não vou guardar mágoa, muito menos rancor do agressor, mas me entristece muito não ter recebido nem um pedido de desculpas ou qualquer palavra de incentivo, mas a vida segue e Deus há de me fortalecer”, publicou Moisés.

O técnico Eduardo Baptista já havia criticado as jogadas violentas do rival antes mesmo de saber a gravidade da lesão. “Ficamos tristes por ele. O Linense extrapolou na violência. Meu time sempre virá para jogar futebol”, afirmou o treinador.

Moisés é mais um camisa 10 do Palmeiras que sofre com lesões nos últimos anos. Logo que chegou, no meio de 2015, sofreu uma lesão na panturrilha em agosto e ficou fora dos gramados até o final do ano. Em janeiro, próximo de volta, nova lesão na panturrilha e só reestreou em abril.

Antes dele, Valdívia, camisa 10 do clube de 2010 a 2015, fez menos de 50% dos jogos do clube por causa de lesões, que o deixaram afastado em diversas ocasiões.

Com afastamento até o fim do Campeonato Paulista, o atacante Borja, recém-contratado junto ao Atlético Nacional-COL poderá ser inscrito no torneio para substituí-lo.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

‘Não roubamos direitos’, diz Temer sobre reforma da Previdência

Posted: 20 Feb 2017 08:04 AM PST

O presidente Michel Temer (PMDB) rebateu nesta segunda-feira (20) críticas de que a agenda de reformas do governo federal estaria retirando direitos dos trabalhadores. “Não roubamos direitos. Quem tem direito adquirido, adquirido está”, disse Temer ao abordar a proposta de reforma da Previdência durante discurso feito no lançamento de medidas de apoio ao agronegócio na zona sul de São Paulo.

Em sua fala, Temer defendeu a “higidez orçamentária”, lembrando que a sustentação de programas assistenciais, como o Bolsa-Família – bem como do financiamento estudantil – depende de dinheiro público.

Da mesma forma, repetiu que, sem a reforma previdenciária, o governo não terá condições de pagar aposentadorias no futuro. Nesse ponto, advertiu que ou se faz agora a reforma na Previdência, ou o aposentado que “bater na porta” do governo daqui a dez anos não terá o que receber.

Ao lembrar que o tema foi “longamente” discutido no passado, Temer também respondeu a críticas de que a reforma do ensino médio, feita por medida provisória, não teria sido adequadamente debatida com a sociedade. “A palavra que pauta nosso governo é a palavra diálogo”, afirmou o presidente.

Em defesa da fixação de um limite às despesas primárias da União, Temer afirmou também que o rombo previsto no orçamento deste ano, próximo de 140 bilhões de reais, é preocupante e precisa ser combatido. “Seria extremamente confortável gastar tudo e dizer, desculpe o termo, que se virem os outros. Mas nossa conduta foi de não gastar mais do que se arrecada”, disse. “Um déficit de R$ 140 bi não é normal. Ressalto isso porque passamos achar que bilhões é normal.”

Reforma tributária

Temer disse preferir falar em simplificação tributária, em vez de “reforma tributária”, mas não adiantou prazos das medidas que o governo pretende encaminhar nessa área.

O presidente frisou que “se houver tempo” dará apoio à reforma política, que chamou de “reformulação política”, classificada por ele como “fundamental”. Embora tenha ponderado que as mudanças nesse campo são de atribuição do Congresso, Temer argumentou que o Planalto poderá dar “uma mão” na aprovação dessa reforma.

“Se fizermos todas essas reformas, eu me darei por satisfeito”, afirmou o presidente, que, mais uma vez, disse que seu governo é reformista.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Justiça espanhola rejeita recurso e abre processo contra Neymar

Posted: 20 Feb 2017 08:02 AM PST

A Procuradoria da Audiência Nacional da Espanha confirmou nesta segunda-feira os processos contra o atacante Neymar e o Barcelona por corrupção na transferência do jogador, iniciada em 2011 e concretizada em 2013. A denúncia aberta pela empresa DIS, que detinha 40% dos direitos econômicos do atacante, será levada a julgamento, ainda sem data prevista. A sentença será definitiva e, portanto, não caberá recurso.

Além dessas resoluções, o tribunal divulgou mais cedo a confirmação dos processos contra o clube catalão, a mãe do jogador, Nadine Gonçalves, a empresa familiar N&N e o Santos, todos processados juntos com o atual presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, e seu antecessor, Sandro Rosell. 

A principal alegação de Neymar é ter ficado à margem dos negócios desde que era menor de idade até atingir a maioridade, “se dedicando exclusivamente a jogar futebol, depositando sua absoluta confiança, cega, em seu pai, para qualquer aspecto diferente”.

Os magistrados observaram que esse argumento é idêntico àquele apresentado pelo amigo Lionel Messi em processo semelhante, pelo qual foi julgado e condenado a 21 meses de prisão (penas menores que dois anos por crimes não violentos podem ser cumpridas sob liberdade condicional na Espanha) e ao pagamento de dois milhões de euros de multa por crime fiscal.

De acordo com o tribunal, os argumentos expostos por Neymar deverão ser esclarecidos no julgamento, já que “não se discute sua assinatura nos contratos investigados.” O Barcelona pediu o arquivamento dos processos que o afetam ao considerar que “não se demonstra a existência de um fato delitivo” próprio do clube nem crimes imputáveis a uma pessoa jurídica, alegação que o tribunal não aceitou.

Apesar da mãe de Neymar argumentar em recurso que não participou “de nenhuma negociação sobre nenhuma matéria relacionada a essa investigação, o tribunal afirma que as atuações de Nadine Gonçalves, que divide com o pai do atleta o comando da N&N, “apontam para sua possível responsabilidade penal”.

Entenda o caso 

O atacante Neymar e Sandro Rosell do Barcelona

O atacante Neymar e Sandro Rosell do Barcelona (Europa Press/Getty Images/Getty Images)

Neymar e seus familiares são alvos de processos na Espanha e no Brasil. O caso que pode levá-lo à prisão, tratado pela imprensa espanhola como "Neymar 2", se refere à quantia que o fundo de investimento DIS teria direito a receber com a transferência, pois detinha 40% dos direitos do jogador. 

Neymar assinou contrato com o Barcelona para que o clube adiantasse 10 dos 40 milhões de euros da sua transferência, no dia 6 de dezembro de 2011, nove dias antes de Neymar der derrotado pelo próprio Barcelona na final do Mundial de Clubes pelo Santos. Mas apesar do pré-acordo milionário, o jogador garantiu que a escolha pelo clube catalão só foi tomada em 2013, quando o negócio foi oficializado.

Inicialmente, o Barcelona informou que o negócio custou ao clube 57,1 milhões de euros (cerca de 249,5 milhões de reais na época). Oficialmente, o Santos recebeu 17,1 milhões de euros (cerca de 74,8 milhões de reais). Depois, o clube catalão admitiu que gastou 86,2 milhões de euros (pouco mais de 364 milhões de reais). Mas o clube espanhol alega que pagou 40 milhões de euros de indenização à empresa N&N, da família de Neymar.

Inicialmente, o tribunal concluiu que o dinheiro que a DIS reclamava representava salários e bônus acertados, e não o valor da transferência. O grupo, no entanto, manteve as denúncias contra Barcelona, Santos, Neymar e seus familiares. 

O DIS pediu, então, uma indenização de até 195 milhões de euros (700,3 milhões de reais). O fundo de investimentos solicitou ainda que o brasileiro seja condenado a cinco anos de prisão, enquanto os promotores do Ministério Público da Espanha querem dois anos de prisão e 10 milhões de euros (35,9 milhões de reais) de multa para o atacante. O DIS ainda pede oito anos de prisão para o atual presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu, e seu antecessor, Sandro Rosell. Neymar e seus familiares também respondem à Justiça brasileira a acusações de fraudes fiscais.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Esporte, Placar

Cientistas propõem nova definição de planeta que inclui Plutão

Posted: 20 Feb 2017 07:55 AM PST

Um grupo de cientistas da Nasa divulgou recentemente um manifesto que pede a alteração da definição de planeta. Se aceita, a mudança poderá incluir 100 novos astros à lista de planetas conhecidos do nosso sistema solar – entre eles, Plutão e a Lua. Os pesquisadores apresentarão a proposta durante a Conferência Anual de Ciência Planetária e Lunar (LPSC, na sigla em inglês), que ocorrerá de 20 a 24 de março, nos Estados Unidos.

A alteração que o grupo está tentando aprovar determina que os corpos celestes do nosso sistema solar não precisam orbitar o Sol para ser considerados planetas. Em vez disso, propõem que apenas suas propriedades físicas sejam consideradas na hora de fazer a classificação – e não sua interação com estrelas. Segundo eles, a maioria das pessoas assume que todos os corpos celestes que não são considerados planetas “deixaram de ser suficientemente interessantes para justificar sua exploração científica”. A nova classificação chamaria a atenção das pessoas para esses astros, destacando sua importância para a ciência.

A equipe é liderada por Alan Stern, cientista da Nasa que está à frente da missão New Horizons, enviada em 2009 em direção a Plutão. Em 2015, a sonda conseguiu efetuar com sucesso o primeiro vôo rasante já feito sobre o planeta anão, e desde então, tem explorado o cinturão de Kuiper, região nos confins do sistema solar, e enviado fotos em alta resolução para a Terra.

A mudança

No momento, a nova proposta de classificação aguarda aprovação da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês). Segundo os critérios atuais do órgão, para ser considerado um planeta, o corpo celeste deve orbitar o nosso Sol e ter dominância orbital na zona em que está – quando não há nenhum outro objeto de tamanho parecido além de seus satélites –, afirmação que Stern e sua equipe desconsideram na proposta. Para eles, uma definição que inclua corpos que orbitem outras estrelas e tenham objetos de qualquer tamanho ao seu redor seria mais adequada.

Simplificando, a equipe define planetas como "objetos redondos no espaço que são menores do que estrelas". Segundo os cientistas, essa classificação é mais abrangente e se aproxima do uso comum da palavra, além de ser mais fácil para estudantes e o público em geral compreenderem. Apesar de parecer muito ampla, ela exclui estrelas e outros objetos como buracos negros.

Apesar de orbitar o Sol, seguindo os critérios da IAU, Plutão deixou de ser considerado um planeta por não possuir dominância orbital, sendo "rebaixado" para a classificação de planeta anão em 2006. Com a mudança na definição, o astro poderia retornar ao seu status anterior, assim como a Lua também poderia ganhar o novo título. Na verdade, muitos outros corpos celestes do nosso sistema solar também entrariam na lista, incluindo as quatro luas de Júpiter e Titã, o maior satélite natural de Saturno.

Segundo Stern e sua equipe, além dos critérios da IAU serem muito restritos, mesmo alguns astros que são considerados planetas atualmente não conseguem cumpri-los totalmente. A Terra, por exemplo, possui um grande número de objetos que viajam em torno de sua órbita, o que não satisfaz completamente o critério da dominância orbital. Além disso, para que a dominância orbital exista, explicam os cientistas, é necessário delimitar uma zona – e, para eles, a classificação de um planeta não deveria ser feita com base em medições de distância, e sim nas suas propriedades físicas intrínsecas.


Arquivado em:Ciência

Assembleia do Rio aprova venda da Cedae

Posted: 20 Feb 2017 07:53 AM PST

O texto-base do projeto de lei que autoriza a privatização da Cedae, a estatal fluminense de águas e esgoto, foi aprovado no final da manhã desta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O governo Luiz Fernando Pezão (PMDB) conseguiu a aprovação por 41 votos a favor e 28 contra — um deputado não votou. A medida é exigida pelo governo federal como contrapartida do plano de recuperação fiscal, firmado com o Rio no fim de janeiro.

Veja também

As emendas em destaque começam a ser votadas no início da tarde. Mais cedo, o presidente da Alerj, Jorge Piccini (PMDB), disse que pretende terminar a votação ainda nesta segunda-feira, embora já tenha sessões marcadas para continuar a votação todos os dias, até quinta-feira. “Vou trabalhar com essa vontade, sem nenhuma pressa, dando todo o direito (à oposição). Cada destaque demora entre 30 e 40 minutos. Se não der para votar hoje, será votado amanhã (terça-feira)”, disse Picciani.

Na discussão, o projeto de lei recebeu 211 emendas dos deputados estaduais, mas os destaques terão de ser aglutinados, pois o regimento da Alerj impõe limites para a apresentação de destaques por bancada. A deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) criticou a aglutinação.

Na manifestação dos deputados durante a votação do texto base, a oposição criticou a medida. O deputado Marcelo Freixo (PSOL) classificou o valor a ser obtido com a privatização da Cedae como “pífio” diante do rombo nas contas públicas. “Sabemos que não é esse o caminho para sair da crise”, disse Freixo, citando proposta do PSOL de oferecer, em garantia a novos empréstimos, a dívida ativa do estado, no lugar das ações da Cedae.

Protestos

Cerca de 500 manifestantes se reúnem em frente à Alerj em ato contra a venda da Estatal. Os manifestantes fecharam a Avenida Presidente Antônio Carlos. A Polícia Militar acompanha o protesto, que até o momento ocorre sem nenhum registro de tumulto.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

‘Gegê do Mangue’, do PCC, tem paradeiro desconhecido

Posted: 20 Feb 2017 07:51 AM PST

Solto há duas semanas, Gegê do Mangue, considerado o número 3 na hierarquia do Primeiro Comando da Capital (PCC), tem o paradeiro desconhecido. Está previsto para começar nesta segunda-feira o julgamento dele, mas a defesa já informou à promotoria que não sabe onde ele está e poderá ser julgado à revelia.

Rogério Jeremias de Simone, nome de batismo de Gegê, deverá ser julgado no Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, acusado de ordenar um duplo assassinato no Rio Pequeno, também na Zona Oeste, em 2004. A suspeita é de que ele teria comandado as execuções por celular, de dentro do presídio. O objetivo seria vingar as mortes de traficantes ligados ao PCC.

Para garantir que o réu cumpra a pena em caso de eventual condenação, o Ministério Público Estadual (MPE) pedirá nesta segunda-feira que seja preso preventivamente. Por uma decisão da 3.ª Vara de Presidente Venceslau – onde o suspeito respondia a outro processo de homicídio, no qual acabou inocentado –, Gegê deixou a cadeia às vésperas do júri na capital.

Na outra ação, ele estava preso preventivamente desde 2007 e obteve, em 2014, habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF) para responder ao processo em liberdade. Agora, advogados de Gegê entraram em contato com MPE e confirmaram não saber onde achá-lo. Nas últimas semanas, duas tentativas de notificação por oficiais de Justiça fracassaram – no endereço que ele havia fornecido, no início do mês, quando saiu da cadeia.

Para o MPE, a gravidade do crime e o risco de ele se tornar foragido após eventual condenação justificam novo pedido de prisão. “Ele foi procurado em duas localidades e não foi encontrado. Então, para garantia da ordem pública e pela necessidade da aplicação da lei penal e em virtude do crime marcado pela perversidade e banditismo, a prisão será pedida”, explicou o promotor Rogério Zagallo, responsável pelo caso.

O MPE vai apresentar interceptações telefônicas em que mostram Gegê e comparsas discutindo o crime. A acusação sustenta ainda que, além da vingança, ele queria mostrar força da facção, “visando a amedrontar a sociedade e também os criminosos rivais”. O julgamento desta segunda-feira representará a quinta tentativa do júri popular analisar o caso, após sucessivos adiamentos obtidos com recursos em cortes superiores.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Acionistas da Vale propõem pulverizar controle da mineradora

Posted: 20 Feb 2017 07:41 AM PST

A mineradora brasileira Vale planeja se tornar uma companhia sem controle definido, segundo acordo dos seus maiores acionistas publicado nesta segunda-feira. A iniciativa visa aumentar a transparência e a igualdade de direitos para todos os detentores de ação.

Os principais acionistas da Vale concordaram em renovar um acordo que os mantém como um bloco de controle por mais três anos e meio, enquanto preparam uma proposta para listar a empresa no segmento especial do novo mercado da Bovespa.

“A transação parece ser uma vitória para os acionistas controladores e minoritários”, disse Rodolfo de Angele, analista sênior de materiais básicos da JPMorgan Securities.

A proposta tem caráter vinculante para os acionistas e fica sujeita à aprovação pelos órgãos societários da companhia.

Nos termos do acordo, está prevista a conversão voluntária das ações preferenciais classe A da Vale em ações ordinárias, na relação de 0,9342 ação ordinária por ação preferencial classe A da empresa.

A precificação será definida com base no preço de fechamento das ações ordinárias e preferenciais apurado com base na média dos últimos 30 pregões na Bovespa anteriores a 17 de fevereiro, ponderada pelo volume de ações negociado nesses pregões.

Após esse passo, a Vale incorporará a Valepar, a holding de investimentos que a controla, e pagará aos proprietários da Valepar um prêmio de 10% por suas ações. Esse passo diluirá os acionistas minoritários em 3% e é uma condição prévia para o restante do processo de transformação da estrutura da Vale, que deixaria de existir em novembro de 2020.

Fontes familiarizadas com o assunto disseram em janeiro que a Bradespar e o Previ, fundo de pensão dos empregados do Banco do Brasil, buscaram o plano para aumentar o apelo da Vale entre os investidores.

Uma vez que o acordo expirar, nenhum acionista poderá ter mais de 25%, sob pena de ter que realizar oferta pública de aquisição (Opa) para os demais acionistas titulares de ações ordinárias.

As ações da Vale sobem mais de 5%, demonstrando que o acordo de acionistas anunciado nesta data pela companhia é muito bem recebido por investidores. A PN da Bradespar, que tem alta correlação com o desempenho da mineradora, chegou a entrar em leilão nesse início de pregão.

APROVAÇÃO DO MERCADO

Atualmente, as American Depositary Shares (ADRs) da Vale são negociadas ao equivalente a 10,5 vezes o lucro estimado para este ano, abaixo das rivais Rio Tinto, a 10,7 vezes, e da BHP Billiton, a 15,9 vezes, de acordo com dados da Thomson Reuters.

O acordo também foi avaliado como muito positivo por analistas dos bancos BTG Pactual e Credit Suisse.

“No geral, mensagem é muito positiva para Vale e Bradespar BRAP4.SA”, afirmaram em nota a clientes analistas do BTG Pactual, que destacaram o potencial de “mudança de governança brutal” para a companhia sob o novo acordo.

Segundo os analistas do BTG Pactual, as ações da Vale são negociadas atualmente a 6,6 vezes o Ebitda, ante 7,7 vezes o Ebitda de Rio Tinto.

“Assumindo a melhora de governança, é de se esperar que a Vale vá convergir para Rio Tinto, o que se traduziria em criação de valor de 21%para a Vale”, escreveram os analistas.

O plano também ajudará a limitar as interferências do governo na empresa. A melhoria da governança decorrente da mudança poderia ajudar as ações da Vale a reduzirem o “gap” de valorização em relação aos seus pares globais de mineração.

Os sócios da Valepar incluem a Previ, a Bradespar, a japonesa Mitsui, BNDESpar e os fundos de pensão Petros, Funcef e Fundação Cesp.

O acordo de transição precisa de apoio do equivalente a 20%das ações com direito a voto da Vale, garantindo a governança necessária para implementar o plano de propriedade diluída, disse o comunicado.

O saldo do ágio de 3,073 bilhões de reais registrado nas demonstrações financeiras da Valepar, e a sua eventual e futura utilização pela Vale, não será objeto de capitalização em favor dos acionistas da Valepar, mas sim em proveito de todos os acionistas da Vale, segundo o comunicado.

(Com agências Reuters e Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Novo delator diz que Eike pagou propina a Cunha

Posted: 20 Feb 2017 07:33 AM PST

O empresário Alexandre Margotto confirmou, em delação premiada, que o empresário Eike Batista pagou propina ao corretor Lúcio Funaro e ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para que o fundo de investimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FI-FGTS) investisse, em 2012, 750 milhões de reais na empresa LLX Açú Operações Portuárias S.A.

Criada em março de 2007, a empresa fez parte do grupo EBX, de Eike, e atualmente é controlada pelo grupo EIG, que adquiriu 53% do capital social da LLX Logística S.A., mudando o nome para Prumo Logística S.A. Em sua delação, Margotto relatou aos investigadores as “ilicitudes envolvendo o investimento do FGTS na empresa LLX, bem como envolvendo o empresário/executivo Eike Batista”. Em depoimento gravado em vídeo, disse que Funaro não mantinha relações com Eike e que o empresário não conseguiria “um real” na Caixa sem sua ajuda.

De acordo com o delator, o corretor se “enaltecia” do suposto “poder de veto” que tinha nas liberações de valores do FI-FGTS. Lúcio Funaro teria avisado Fabio Cleto, ex-vice-presidente de Fundos e Loterias da Caixa, indicado por Cunha e que tinha poder de veto no comitê que decide os aportes do fundo, “para não fazer nada, não assinar nada” com as empresas de Eike. “Se ele acha que tem a turma do PT, ele vai ver a dificuldade que terá para pegar esse empréstimo”, teria dito Funaro ao delator.

Na versão de Margotto, a situação teria mudado após um jantar entre o corretor e Eike, em Nova York. A reunião, revelada a ele pelo corretor, teria sido intermediada por Joesley Batista, da holding J&F, que também teria participado do encontro. Batista nega.

Ainda segundo as declarações do delator, após Funaro lhe contar sobre o encontro, Fabio Cleto teria confidenciado que Cunha deu ordens para que o aporte do FGTS na empresa de Eike tivesse seguimento. Assim como a delação de Cleto, Margotto não soube informar o valor recebido por Cunha, mas disse que Lúcio Funaro recebeu ao menos 1,5 milhão de reais na operação.

Operação

O ex-vice-presidente da Caixa foi o primeiro a revelar os pagamentos indevidos da empresa de Eike para Cunha e Funaro. Em seu depoimento, Fábio Cleto assumiu ter recebido ao menos 240 mil reais e apontou Funaro como operador de Cunha no caso.

Além do esquema entre Eike e Cunha, o novo delator detalhou como o grupo político do PMDB da Câmara, liderado à época por Cunha e pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, atuava na liberação de valores para empresas junto a órgãos públicos, em especial a Caixa. O acordo de delação veio à público por decisão do juiz Vallisney de Souza, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal.

Defesas

A J&F, por meio de nota, negou a intermediação e também que Joesley Batista tenha participado de qualquer encontro entre Funaro e Eike. Ainda segundo a empresa, suas relações comerciais com Funaro “são lícitas, legais e devidamente documentadas”. A empresa reitera também que está à disposição do Ministério Público Federal (MPF) e da Justiça caso haja algo a acrescentar. Sobre Margotto, a J&F afirma que nenhum de seus executivos “teve ou tem qualquer relação” com ele.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

31 equipes de 1ª divisão estadual ainda estão invictas em 2017

Posted: 20 Feb 2017 07:30 AM PST

Como PLACAR fez nos últimos anos, o levantamento de invictos do ano só leva em conta equipes que estão disputando a primeira divisão estadual do Brasil em todos os jogos oficiais na primeira temporada, ou seja, também com Copa do Brasil, Primeira Liga, Copa do Nordeste, Copa Verde e Libertadores.

Nesse segundo levantamento, chegamos a 31 jogos equipes aparecem invictas até aqui. Mas temos algumas ressalvas. Os Campeonatos Amapaense, Amazonense, Rondoniense, Roraimense e Tocantinense ainda não começaram e, por isso, clubes desses estados não entram na lista, até que o torneio comece. No Acriano, há equipes que ainda não jogaram e, por isso, também não entraram.

Veja também

Há ainda jogos pelos estaduais nesta segunda. O Novo Hamburgo, um dos invictos do Rio Grande do Sul, por exemplo, recebe o Juventude para tentar manter sua invencibilidade.

Dos clubes da série A do Brasileiro, apenas Bahia, Cruzeiro, Flamengo Sport permanecem invictos.

Assim, chegamos a esta lista abaixo:

Acre (1)

Rio Branco

Bahia (2)

Bahia
Fluminense de Feira

Distrito Federal (3)

Brasiliense
Gama
Paracatu

Espírito Santo (5)

Atlético Itapemirim
Doze
São Mateus
Tupy
Vitória

Goiás (1)

Goiás

Maranhão (1)

Imperatriz

Mato Grosso (4)

Cuiabá
Luverdense
Sinop
União

Mato Grosso do Sul (2)

Corumbaense
SERC

Minas Gerais (1)

Cruzeiro

Pará (2)

Independente
São Raimundo

Pernambuco (2)

Santa Cruz
Sport

Piauí (1)

Altos

Rio de Janeiro (1)

Flamengo

Rio Grande do Sul (3)

Cruzeiro
Novo Hamburgo
Veranópolis

São Paulo (1)

Mirassol

Sergipe (1)

Confiança


Arquivado em:Placar

Com FGTS, financiar imóvel de até R$ 1,5 mi fica mais barato

Posted: 20 Feb 2017 07:27 AM PST

A decisão do governo de elevar o teto de financiamento de imóveis com uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para R$ 1,5 milhão, em vigor a partir desta segunda-feira (20) deve trazer algum alívio às incorporadoras, construtoras e consumidores, sobretudo os de classe média e alta. Mas, para especialistas, a medida não tem potencial para destravar de vez o mercado imobiliário e reinjetar ânimo na construção civil.

A economia para o consumidor mais endinheirado que está em busca da casa própria chega a R$ 250 mil ao final de um financiamento, segundo uma simulação elaborada pelo consultor Marcelo Prata, fundador do site Canal do Crédito. A parcela inicial, por exemplo, fica R$ 1.185,44 mais barata.

Já a taxa de juros pode ser 1,5 ponto porcentual menor entre o regime anterior e as novas regras. O efeito prático da redução no custo do empréstimo, contudo, deve ser maior. O cálculo utiliza a chamada taxa balcão, para quem não tem nenhum relacionamento com o banco.

A resolução aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na semana passada permite não só o enquadramento no Sistema Financeiro da Habitação (SFH), como já era permitido desde setembro do ano passado, mas inclui também o uso dos recursos do FGTS na compra.

Antes, imóveis a partir de R$ 800 mil ou R$ 950 mil, a depender da região do país, estavam de fora dessa combinação de utilização de dinheiro do Fundo e crédito subsidiado.

“A crise no setor imobiliário é muito mais por falta de confiança dos consumidores e do alto nível de desemprego do que pelos juros em nível elevado. Logo, o incentivo de uso do FGTS tem mais peso”, afirma Prata. Segundo o analista, a prova disso é que não houve recuperação no mercado quando a primeira autorização, que não incluía o FGTS, foi decidida.

A alteração só engloba empreendimentos novos e terá validade até 31 de dezembro deste ano, quando o governo vai reavaliar se mantém o estímulo por mais tempo.

Por excluir o mercado de usados, a medida pode ter efeito reduzido na economia, na avaliação do pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Eduardo Zylberstajn. “O proprietário de uma unidade usada poderia utilizar a nova regra para partir para um novo”, afirma. “A medida é endereçada às construtoras e só resolve parte do problema, que são os estoques altos”, avalia Prata, do Canal do Crédito.

De todo modo, Zylberstajn acredita que uma parcela da população deve ser beneficiada com a medida. “Desamarra um pouco o FGTS. Quem tem um valor considerável preso no FGTS a uma remuneração baixa agora pode destiná-lo à entrada de um imóvel”, afirma.

Para o presidente do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), Flávio Amary, a elevação do teto servirá mais como um empurrão ao setor, mas não será suficiente para produzir alguma pressão de alta nos preços. “Quem tiver recursos para se antecipar neste momento de baixa pode ter benefícios na negociação”, diz.

Um estudo conduzido pela Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos (Seplan), do Ministério do Planejamento, mostra que a medida vai gerar um impacto de 4,9 bilhões de reais na economia brasileiro neste ano. O reflexo no Produto Interno Bruto (PIB) deve ser de 0,07 ponto porcentual.

Nas contas da Seplan, a iniciativa poderá resultar em um acréscimo anual de 490 milhões de reais nos saques do FGTS. Esses recursos possibilitariam a venda de quatro mil unidades, mostra a projeção. “A medida vai contribuir para retomada do crescimento”, destaca nota do governo.

Amary, do Secovi-SP, é mais otimista e diz que o impacto da medida pode ir além do previsto. “Acredito que a medida deve ser vista num contexto mais amplo. O setor de decoração, por exemplo, deve ser beneficiado com o acréscimo de venda de imóveis novos”, destaca.

O executivo acredita que o atual ciclo negativo do segmento deve estar perto do fim. “Se confirmadas as expectativas de retomada de atividade no fim do ano, o setor deve melhorar as vendas e lançamentos”, afirma.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

’50 Tons’ e ‘Lego Batman’ superam ‘A Grande Muralha’ nos EUA

Posted: 20 Feb 2017 07:06 AM PST

Lego Batman: O Filme voltou a superar Cinquenta Tons Mais Escuros em bilheteria nos Estados Unidos. O longa de animação fez 34 milhões de dólares ao longo do último fim de semana, enquanto o segundo episódio da franquia erótica ficou com 21 milhões de dólares. Porém, a grande derrapada veio da superprodução A Grande Muralha, com Matt Damon no papel principal. A coprodução entre EUA e China, orçada em 150 milhões de dólares, fez 18 milhões no fim de semana no país americano. Em compensação, o longa já soma 170 milhões de dólares na China, onde ele estreou no fim de dezembro.

Em bilheteria global, Lego Batman fez, até o momento, 170 milhões de dólares; Cinquenta Tons Mais Escuros soma 276 milhões; e A Grande Muralha, 262 milhões de dólares.

A Grande Muralha acompanha uma lenda chinesa de seres monstruosos que atacam a famosa Muralha da China. Damon é um explorador europeu que acaba preso pelo exército chinês e, em seguida, parte do esforço para derrotar as criaturas. O filme chega ao Brasil na próxima quinta-feira, dia 23 de fevereiro.

Nos cinemas brasileiros, Cinquenta Tons Mais Escuros continua à frente de Lego Batman: O Filme. John Wick: Um Novo Dia para Matar; Aliados; O Chamado 3; Minha Mãe É uma Peça 2Lion: Uma Jornada para Casa; A Cura; La La Land: Cantando Estações e Estrelas Além do Tempo completam os dez mais vistos no país neste fim de semana, segundo dados da comScore.

 


Arquivado em:Entretenimento

Brasileiro chora após ser vítima de racismo na Sérvia

Posted: 20 Feb 2017 06:56 AM PST

Mais um jogador brasileiro foi vítima de racismo na Europa. Neste domingo, o meia Everton Luiz, do Partizan Belgrado, da Sérvia, deixou o clássico diante do Rad chorando após reagir a manifestações racistas com um gesto obsceno, causando confusão entre os atletas.

Jogando fora de casa, Everton foi alvo de cânticos racistas por parte da torcida do Rad, que imitava um macaco a cada toque na bola do jogador revelado pela Ponte Preta. Sua equipe venceu o clássico por 1 a 0 e, irritado com as ofensas, Everton exibiu o dedo do meio à torcida rival ao deixar o campo. Atletas do Red, então, foram tirar satisfação com o brasileiro e foram contidos pelos colegas de Everton após um longo bate-boca.

Quando os ânimos se acalmaram, Everton começou a chorar e foi consolado pelos companheiros, especialmente pelo goleiro Filip Kljajic.  Em comunicado, o Partizan afirmou que “condena veementemente cânticos racistas dirigidos a Everton”, que são “completamente contrários ao compromisso e à opinião da grande maioria dos cidadãos da Sérvia e todos os fãs do Partizan”.

“Condenamos fortemente os autores deste ato insensato, que não só é racista, mas é também um ato de ódio contra o Partizan e todos os cidadãos da Sérvia. Estamos confiantes de que Rad não está de forma alguma relacionado com as cenas desagradáveis e acreditamos que este evento vergonhoso não vai estragar o nosso esporte e nossa amizade”, continua o clube.

Everton, de 28 anos, começou a carreira na Ponte Preta, em 2009, e passou por Marília, Bragantino, CRB e Criciúma antes de iniciar sua aventura europeia por Lugano e St. Gallen, da Suíça, até chegar à Sérvia em 2016.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte, Placar

Polícia investiga ameaças ao secretário de Segurança de ES

Posted: 20 Feb 2017 06:45 AM PST

A Delegacia de Crimes Eletrônicos está investigando ameaças sofridas pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, André Garcia, e parte de seus familiares. O governador Paulo Hartung determinou neste domingo a investigação imediata à Polícia Civil e pediu auxílio à Polícia Federal por meio do Ministério da Justiça.

O Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Espírito Santo também foram informados da gravidade das ameaças e das tentativas de intimidação. Hartung comunicou à Presidência da República, por meio do ministro da Justiça, José Levi Mello do Amaral Júnior.

Em nota, o governo do Estado reiterou a”confiança e apoio ao trabalho exercido pelo secretário André Garcia e repudia o fato de que atitudes criminosas, realizadas por um pequeno grupo que ainda aposta na desordem, sejam utilizadas como estratégia de pressão para atender a interesses corporativistas”. O conteúdo das ameaças não foi divulgado.

Crise de segurança

A crise de segurança no Estado do Espírito Santo começou no dia 6 de fevereiro após mulheres e familiares de PMs acamparem diante dos quartéis impedindo a saída de viaturas para patrulhamento da cidade. As mulheres reivindicavam aumento salarial de 43% e benefícios como convênio médico, auxílio-alimentação e adicionais de periculosidade e noturno. Os PMs são proibidos por lei de entrarem em greve e, por isso, a Justiça chegou a classificar o movimento como ‘greve branca’.

Em dez dias paralisação, o Estado sofreu saques em lojas, adiamento da volta às aulas, interrupções do transporte coletivo, postos de saúde e outras repartições públicas fechados ou com atendimento restrito e, pelo menos, 145 pessoas foram mortas.

A situação preocupou o governo federal, que enviou 3.000 militares e homens da Força Nacional de Segurança para patrulhar as ruas do estado e passou a monitorar outras unidades da federação – especialmente o vizinho Rio de Janeiro – para evitar que o efeito do movimento se alastrasse pelo país.


Arquivado em:Brasil