USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Notícias

Notícias


Apps alternativos de paquera unem pessoas de todos os gostos

Posted: 17 Feb 2017 10:11 AM PST

Com o sucesso das redes sociais e dos aplicativos de paquera, a exemplo do popular Tinder, o que não falta é algum que prometa unir e aproximar as pessoas de acordo com o que elas gostam – ou odeiam. Existe aplicativo para formar casais inteligentes, milionários, e até que possui os mesmos ódios. Confira cinco aplicativos de paquera, no mínimo, curiosos.

Sapio

Lançado recentemente, a proposta é unir pessoas de acordo com seu nível intelectual. Por meio de um questionário de 300 questões, o aplicativo combina os usuários usando o seu desempenho no quiz. Opiniões, interesses e capacidade de se comunicar também são levados em conta.

Aplicativo Sapio

Luxy

Nem todas as contas bancárias são bem-vindas ou fazem sucesso nessa plataforma. Isso porque o Luxy é o aplicativo de paquera dos milionários. Há versões disponíveis que custam até 349 dólares (pouco mais de mil reais) e, entre as informações de perfil dos usuários, é possível encontrar a média de salário e marcas favoritas.

Hater

O Hater (em português, odiador) faz jus a seu nome e aproxima casais com ódios em comum. Para reconhecer os gostos do usuário, o app apresenta tópicos iniciais com questões sobre diversos pontos populares como 'não gosto de dias ensolarados' e 'odeio determinada banda'. Com o resultado, o app tece as combinações.

Aplicativo Hater

DogsApp  

O Dogsapp foi desenvolvido para aqueles que amam cachorros. O perfil cadastrado deve ser do animal, logo, são os dois cachorros que vão se curtir. Se acontecer um "Match", os donos dos animais podem se conhecer.

Tinder para primatas

A conquista online chegou até para os animais. Biólogos do parque Apenheul, na Holanda, pesquisam as respostas de chimpanzés e orangotangos para animais da mesma espécie. No experimento, os pesquisadores colocam uma fêmea de frente para um tablet e analisam suas reações. O objetivo é entender como as fêmeas fazem sua escolha de acasalamento e, então, tentar facilitar a reprodução entre os animais que vivem no parque.


Arquivado em:Tecnologia

Matéria orgânica é encontrada em planeta anão Ceres

Posted: 17 Feb 2017 10:07 AM PST

A sonda Dawn, da Nasa, encontrou compostos orgânicos na superfície do planeta anão Ceres, segundo um estudo publicado na revista Science nesta quinta-feira. As análises demonstraram que os materiais tiveram origem dentro do próprio planeta anão, que fica entre Marte e Júpiter, no principal cinturão de asteroides do sistema solar. A descoberta faz com que Ceres, assim como Marte, passe a integrar a lista de planetas e satélites próximos à Terra que podem ter abrigado vida no passado.

Segundo a equipe de pesquisadores, liderada por María Cristina De Sanctis, do Instituto Nacional de Astrofísica de Roma, na Itália, se os compostos tivessem chegado ao planeta anão por meio de cometas ou asteroides, teriam sido destruídos pelo impacto. Além disso, Ceres abriga uma grande quantidade de água e possivelmente ainda retém calor de seu período de formação, o que fornece mais evidências para demonstrar que as moléculas orgânicas encontradas se desenvolveram no seu interior.

Vida em Ceres

Descobertas anteriores já sugeriam que o planeta anão possuía condições favoráveis para abrigar vida. Outras pesquisas encontraram minerais hidratados contendo amônia, gelo, carbonatos e sais no planeta – e agora matéria orgânica. "Essa descoberta contribui para nossa compreensão das possíveis origens da água e compostos orgânicos na Terra", afirma a cientista Julie Castillo-Rogez, que faz parte da missão Dawn, em comunicado da Nasa.

Os instrumentos da nave detectaram as substâncias medindo comprimentos de onda e identificando bandas de absorção que são características da matéria orgânica alifática – moléculas contendo carbono que possuem um importante papel na formação da vida.

Os materiais orgânicos encontrados estão concentrados em uma área que cobre aproximadamente 1.000 quilômetros quadrados, na cratera de Ernutet, localizada no hemisfério Norte do planeta anão.

Missão Dawn

Lançada em 2007 pela Nasa, a sonda Dawn visitou e fotografou o asteroide Vesta entre 2011 e 2012 antes de seguir seu rumo para Ceres. A nave iniciou sua aproximação em direção ao planeta anão em dezembro de 2014 e, em janeiro do ano seguinte, começou a enviar imagens de alta qualidade para a Terra. Dawn foi o primeiro objeto a orbitar um planeta anão.

Segundo os cientistas, tanto Vesta quanto Ceres estavam no caminho de se tornarem planetas, mas seu desenvolvimento foi interrompido pela gravidade de Júpiter. Por isso, eles são como "fósseis" que trazem informações sobre o nascimento do sistema solar e podem ajudar a compreender sua origem.


Arquivado em:Ciência

Prêmio Camões tem barraco entre Raduan Nassar e Roberto Freire

Posted: 17 Feb 2017 10:02 AM PST

A entrega do Prêmio Camões, que aconteceu na manhã desta sexta-feira no Museu Lasar Segall, em São Paulo, foi marcada por discursos inflamados e troca de farpas. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o ministro Roberto Freire afirmou durante a cerimônia que o escritor Raduan Nassar não deveria aceitar o prêmio, no valor de 100.000 euros (330.000 reais, aproximadamente). “É um adversário recebendo um prêmio de um governo que ele considera ilegítimo”, disse Freire.

Enquanto falava, o ministro foi vaiado e interrompido por gritos de "Fora Temer!" da plateia. Fazendo uma referência ao discurso de Nassar, que havia classificado o impeachment de Dilma Rousseff como golpe, Freire rebateu: “Lamentavelmente, o Brasil assiste hoje a pessoas da nossa geração, que podiam dar testemunhos da sua experiência, que viveram um golpe verdadeiro, dando o inverso de todo esse testemunho”.

O ministro falou por último. Em seu discurso, Nassar elogiou Dilma e criticou o governo Temer, o ex-ministro da Justiça Alexandre de Moraes e a decisão do Supremo Tribunal Federal que permitiu que Moreira Franco virasse ministro. “Em sua decisão, o ministro [Celso de Mello] acrescentou um elogio superlativo a Gilmar Mendes por ter barrado Lula para a Casa Civil. Dois pesos e duas medidas”, disse, segundo a Folha. A fala do escritor terminou com a frase: "O golpe estava consumado. Não há como ficar calado".

Roberto Freire também mirou em Marilena Chauí, que durante o discurso do ministro gritou "O silêncio é precioso". Respondendo à filósofa, Freire disse que ela estava dizendo aquilo por ser "de classe média", lembrando uma ocasião em 2013, quando Marilena disse que odiava a classe média.

No começo da tarde, o Ministério da Cultura divulgou um comunicado oficial sobre a cerimônia, criticando as manifestações durante o discurso de Roberto Freire:

"O Ministério da Cultura (MinC) lamenta, mais uma vez, a prática do Partido dos Trabalhadores em aparelhar órgãos públicos e organizar ataques para tentar desestabilizar o processo democrático. Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Camões de Literatura, em São Paulo, o ministro da Cultura, Roberto Freire, teve sua fala interrompida por manifestantes partidários, sinal de desrespeito à premiação oficial dos governos de Brasil e Portugal.

Considerada a mais importante distinção da Língua Portuguesa, o prêmio concedeu 100.000 euros (sendo 50.000 euros arcados pelo MinC) ao escritor brasileiro Raduan Nassar.

O agraciado foi respeitado por todos durante sua fala, ao contrário do que ocorreu com o ministro da Cultura, interrompido de forma agressiva. Apesar de ser um adversário político do governo, Raduan recebeu o prêmio, legitimando sua importância. Uma premiação literária com essa dimensão não merecia esse comportamento intolerante de alguns, que tentaram partidarizar o evento."


Arquivado em:Entretenimento

Relator da Lava Jato, Fachin diz ser contra foro privilegiado

Posted: 17 Feb 2017 09:42 AM PST

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta sexta-feira ter uma visão crítica sobre o foro privilegiado e disse que a Corte deve debater o alcance da prerrogativa, conforme proposto pelo ministro Luís Roberto Barroso.

A principal controvérsia é a possibilidade ou não de o Supremo mudar a interpretação sobre a Constituição ou se uma alteração teria de ser feita pelo Poder Legislativo. A Constituição Federal diz que compete ao Supremo processar e julgar, nas infrações penais comuns, o presidente da República, o vice-presidente, os membros do Congresso Nacional, o procurador-geral da República e os próprios ministros do STF.

Barroso defendeu que a Corte limite o foro privilegiado a casos relacionados a acusações por crimes cometidos durante e em razão do exercício do cargo. Afirmando que “o sistema é feito para não funcionar” e que o foro por prerrogativa de função “se tornou uma perversão da Justiça”, ele decidiu levar a discussão para o plenário a fim de que seja fixado um entendimento.

“Eu, já de há muito tempo, tenho subscrito uma visão crítica do chamado foro privilegiado, por entendê-lo incompatível com o princípio republicano, que é o programa normativo que está na base da Constituição brasileira”, disse Fachin à imprensa, após mediar uma palestra do ministro da Corte Suprema de Justiça da Argentina, Ricardo Lorenzetti, no STF.

“A questão, todavia, que se coloca é saber se essa alteração pode ser feita por uma mudança de interpretação constitucional ou se ela demanda uma alteração própria do Poder Legislativo”, ponderou o relator da Lava Jato na Corte.

“Esse é o debate que o Supremo vai enfrentar para saber se há espaço para interpretação, como, por exemplo, na proposta feita no sentido de que o foro compreenderia apenas os eventuais ilícitos praticados no exercício da função e não abrangeria os ilícitos praticados anteriormente”, disse, citando uma tese que é defendida pelo ministro Barroso e já foi pregada pelo ministro Celso de Mello no passado.

Sobre a posição que terá dentro desse debate específico, Edson Fachin despistou. “Na Corte, de um modo geral, tenho me inclinado por uma posição de maior contenção do tribunal”, disse Fachin – a contenção, neste caso, seria deixar que o Congresso fizesse alterações na lei, e não o Supremo. “Mas nós vamos examinar a proposta e, no momento certo, vamos debater”, disse.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

CIA espionou eleições da França em 2012, informa WikiLeaks

Posted: 17 Feb 2017 09:31 AM PST

Documento tornado público pelo WikiLeaks, nesta quinta-feira, aponta que os maiores partidos franceses e os três principais candidatos à Presidência foram espionados pela CIA, nos meses que antecederam as eleições presidenciais de 2012. De acordo com a emissora ABC, no comunicado à imprensa foram descritas algumas ordens, que sugerem que os espiões americanos buscavam informações privilegiadas sobre a corrida presidencial, incluindo financiamento partidário, rivalidades internas e futuras atitudes em relação aos Estados Unidos.

Foram colocados na mira o Partido Socialista, o Frente Nacional e o então partido de Sarkozy, União por um Movimento Popular (UMP), que mais tarde foi dissolvido para criar Os Republicanos, atual sigla do ex-mandatário.

Também foram alvo de espionagens, na época, o candidato socialista à presidência François Hollande, a líder do Frente Nacional, Marine Le Pen, e o então presidente Nicolas Sarkozy, que estava tentando a reeleição, além dos ex-candidatos socialistas Martine Aubry e Dominique Strauss Kahn.

A operação durou 10 meses — entre 21 de novembro de 2011 até 29 de setembro de 2012. A equipe de Julian Assange divulgou o material como uma “prévia” das novas revelações que o grupo obteve, batizada de “Vault 7 Series”, e que será totalmente revelada “em breve”.

O objetivo das espionagens era “apoiar as atividades” da CIA, da seção sobre a União Europeia da Agência de Espionagem de Defesa (DIA) e da seção de Inteligência e busca do Departamento de Estado. A menos de três meses das eleições presidenciais francesas mais acirradas dos últimos anos, os documentos obtidos pelo grupo foram publicanos nesta sexta pelos jornais “Libération” e “Mediapart”.

(Com agência ANSA)


Arquivado em:Mundo

Americano que atirou em si mesmo recebe transplante de rosto

Posted: 17 Feb 2017 09:28 AM PST

O americano Andy Sandness finalmente voltou a ter uma vida normal. Em 2006, aos 21 anos, ele atirou em si mesmo durante uma crise de depressão. Após passar por diversos procedimentos ao longo de dez anos, em junho do ano passado Andy foi submetido a um transplante de rosto na Clínica Mayo em Rochester, nos Estados Unidos e agora tem vida normal. Seu doador, um jovem de 21 anos, morreu em tragédia semelhante: atirou em si mesmo, segundo informações da agência de notícias AP.

Andy atirou no próprio rosto em 2006, aos 21 anos de idade, em meio a uma crise de depressão. Ele se arrependeu na hora e implorou para os médicos não o deixarem morrer. Em consequência do tiro, Sandness ficou sem nariz e mandíbula. A boca estava dilacerada, sobraram apenas dois dentes e ele perdeu parte da visão do olho esquerdo.

Após o incidente, o jovem foi tratado em dois hospitais e, em seguida, transferido para a Clínica Mayo, onde conheceu o cirurgião plástico Samir Mardini, especializado em reconstituição facial. Na época, a equipe de Mardini reconstruiu sua mandíbula com osso, músculo e pele retirados do quadril e da perna. Eles reconectaram os ossos da face com placas de titânio e parafusos.

Após quatro meses e cerca de oito cirurgias, Andy retornou para sua cidade, onde foi acolhido por famílias e amigos.  Mas a adaptação não foi fácil: ele quase não tinha vida social e frequentemente se recolhia no campo para caçar ou pescar.

Transplante de rosto

Em 2012, Mardini anunciou que a Clínica Mayo iria começar um programa de transplante de rosto e que Sandness seria um paciente ideal. O cirurgião explicou os riscos envolvidos na cirurgia, realizada cerca de 20 vezes no mundo inteiro.

“Quando você tem aparência que eu tinha e vive do modo que eu vivia, se agarra a qualquer gota de esperança. Essa era a cirurgia que me levaria a ter uma vida normal de novo.” ,disse Andy.

Em junho passado, Andy finalmente foi comunicado que havia um doador disponível. Era Calen “Rudy” Ross, que também atirou em si mesmo aos 21 anos de idade, mas não resistiu ao ferimento. Sua viúva, Lily Ross, de 19 anos, estava grávida de 8 meses. Ela seguiu a vontade do marido ao autorizar a doação de seus órgãos e apesar de ter ficado apreensiva quando consultada sobre a doação de face, aceitou a ideia.

O procedimento durou 56 horas: foram cerca de 24 horas para retirar o rosto do doador e outras 32 horas para implantá-la no paciente. “Superou em muito minhas expectativas”, escreveu Sandness em um caderno quando viu seu rosto no espelho pela primeira vez após a cirurgia.

Agora com 31 anos Andy está aproveitando os pequenos prazeres da vida, como comer bife e pizza (antes, isso não era possível, pois o orifício de sua boca era pequeno demais para esses alimentos). Ele também desfruta do fato de não chamar mais a atenção por sua aparência e ser “apenas mais um rosto na multidão”.


Arquivado em:Saúde

Neymar visita Gabriel Jesus no hospital: ‘Volta voando’

Posted: 17 Feb 2017 09:08 AM PST

Gabriel Jesus recebeu uma visita ilustre no hospital nesta sexta-feira, um dia depois de operar o operar o pé. Neymar, seu parceiro de ataque na seleção brasileira, aproveitou o fato de o jogador do Manchester City estar se tratando em Barcelona e passou para desejar uma boa recuperação ao amigo.

"Bom ver que você está bem, molecão… Já já volta voando! Tamo junto, fiote", escreveu Neymar na legenda da foto em que aparecem sorridentes.  Jesus compartilhou a imagem e agradeceu Neymar e os fãs pelo carinho. "Bom te ver irmão, obrigado pela visita! Com você sempre é só risada. Obrigado a todos que me mandaram força."

Instagram Photo

Mais cedo, o Manchester City divulgou uma foto de Gabriel Jesus, sorridente, já se recuperando da operação. O atacante de 19 anos sofreu fratura no quinto metatarso do pé direito, na última segunda-feira, e deve ficar pelo menos dois meses afastado.

O clube inglês ainda não informou qual o tempo de recuperação do jovem atacante, mas a previsão é de que ele fique longe dos gramados por até três meses. Nesta sexta, o técnico Guardiola disse que “não pode garantir” que o brasileiro retorne ainda nesta temporada.

Além dos jogos de sua nova equipe, pela qual vinha brilhando intensamente, o jogador também será desfalque em ao menos duas partidas da seleção brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018, contra Uruguai e Paraguai, em março.

Gabriel Jesus se machuca durante partida entre Machester City e AFC Bournemouth

Gabriel Jesus se machucou durante partida entre Machester City e  Bournemouth (Michael Steele/Getty Images)


Arquivado em:Esporte

Revelados os sexos dos gêmeos de Amal e George Clooney

Posted: 17 Feb 2017 09:01 AM PST

Acabou o mistério. Em entrevista à revista americana Vogue, a mãe de George Clooney, Nina, revelou os sexos dos gêmeos que o filho espera com sua mulher, Amal. "Vai ser um de cada! Sim, um menino e uma menina. Foi isso o que me disseram", afirmou Nina. "É maravilhoso! Meu marido e eu estamos muito animados."

Nina e o pai de Clooney, Nick, já são avós – a irmã do ator, Adelia Zeidler, é mãe de duas crianças, um menino e uma menina. Amal e George Clooney se casaram em 2014. A gravidez da advogada foi revelada na semana passada e, segundo Nina, o nascimento dos bebês está previsto para acontecer em junho.

Matt Damon, grande amigo de Clooney, ficou sabendo da gravidez semanas antes e não escondeu a animação. "Essas crianças têm muita sorte", disse durante o programa Today, na semana passada. "Ele vai ser um ótimo pai. Ele é tão inteligente, tão amoroso. Ele vai ser ótimo."


Arquivado em:Entretenimento

Vasco anuncia contratação de Luis Fabiano

Posted: 17 Feb 2017 08:49 AM PST

Agora é oficial. Depois de Luis Fabiano publicar uma foto da camisa do Vasco da Gama em suas redes sociais, o próprio clube confirmou a contratação do atacante. Aos 36 anos, o jogador deixou o Tianjin Quanjian, da China, para se tornar o oitavo reforço do clube carioca na temporada. Na publicação, porém, o time não informou detalhes da negociação, nem quando o jogador será apresentado.

Instagram Photo

Pelo Tianjin Quanjian, Luis Fabiano foi o artilheiro da segunda divisão chinesa, com 23 gols em 29 partidas. O clube, antes treinado por Vanderlei Luxemburgo, demitido, reagiu sob a direção do italiano Fabio Cannavaro e conquistou o título e o acesso à agora badalada elite chinesa. 

A mudança nas regras sobre o limite de estrangeiros nas equipes e a contratação do também brasileiro Alexandre Pato e do belga Axel Witsel fizeram com que Luís Fabiano acelerasse seu retorno ao país. Será a primeira passagem do atacante, revelado pela Ponte Preta e consagrado no São Paulo, por uma equipe do Rio.


Arquivado em:Esporte

F1: Williams apresenta novo carro de Felipe Massa

Posted: 17 Feb 2017 08:38 AM PST

De surpresa, a Williams foi a primeira escuderia da Fórmula 1 a apresentar seu carro para a temporada de 2017. A escuderia inglesa apresentou nesta sexta-feira o modelo FW40 por meio de seu site oficial, com duas fotos e um vídeo. O modelo, que será usado pelo brasileiro Felipe Massa e pelo estreante canadense Lance Stroll, evidenciou o impacto do novo regulamento da categoria, que terá carros mais baixos e largos do que os vistos até 2016.

Com o seu nome inspirado no aniversário de 40 anos da Williams, o novo carro da equipe manteve o mesmo padrão visual do seu antecessor: é predominantemente branco e com os filetes de faixas azuis e vermelhas que atravessam o modelo de ponta a ponta.

A Williams também confirmou nesta sexta-feira que a apresentação oficial do seu novo carro foi marcada para 25 de fevereiro, dois dias antes do início dos testes de pré-temporada da Fórmula 1. O Mundial de 2017 será iniciado em 26 de março, data da disputa do GP da Austrália, em Melbourne.

Mudanças – O novo regulamento técnico da F-1 para 2017 trouxe mudanças com o objetivo de, entre outras coisas, deixar os carros com maior aerodinâmica e aderência na pista. Para isso, as asas e pneus traseiros serão mais largos. Fornecedora única da F-1, a Pirelli calcula que os novos pneus irão colaborar para que os tempos de volta sejam de três a cinco segundos mais rápidos do que os anteriores em todos os circuitos.

Ao mesmo tempo, a expectativa também é a de que os carros se tornem mais difíceis de guiar. A Williams voltará a contar com a experiência de Felipe Massa, que desistiu de sua aposentadoria na Fórmula 1, após a saída do finlandês Valtteri Bottas  -contratado pela Mercedes para substituir o campeão aposentado Nico Rosberg.

Massa fará dupla titular de pilotos com Lance Stroll, de apenas 18 anos de idade. Com a mescla entre a juventude de Stroll e a experiência do brasileiro, que completará 36 anos em abril, a Williams espera reagir no cenário das principais forças da Fórmula 1 – foi apenas a quinta colocada em 2016.


Arquivado em:Esporte

Saiba quais serão as maiores economias do mundo em 2050

Posted: 17 Feb 2017 08:32 AM PST

O mais recente estudo da PricewaterhouseCoopers (PwC), uma das maiores empresas de auditoria do planeta, revela que entre as dez maiores economias do mundo em 2050, seis poderão ser mercados emergentes, que tendem a crescer duas vezes mais rapidamente do que as economias avançadas, em média.

O relatório, intitulado “Visão de longo prazo: como a ordem econômica global mudará em 2050?” classificou 32 países pelo seu Produto Interno Bruto (PIB) global projetado pela paridade do poder de compra (PPP, na sigla em inglês), padronizada em dólar.

A PPP é usada pelos macroeconomistas para determinar a produtividade econômica e os padrões de vida entre os países ao longo de um determinado período de tempo.

Se quiserem estar no topo das mais fortes economias em 2050, os mercados emergentes precisam melhorar suas instituições e infraestrutura de forma significativa, revela o estudo.

Confira abaixo a lista, organizada por ordem decrescente (das últimas potências para as primeiras):

(IStock/Getty Images)" description="">(IStock/Getty Images)" description="">(IStock/Getty Images)" description="">(IStock/Getty Images)" description="">(IStock/Getty Images)" description="">(IStock/Getty Images)" description="">(IStock/Getty Images)" description="">(IStock/Getty Images)" description="">(IStock/Getty Images)" description="">(IStock/Getty Images)" description="">
Arquivado em:Economia

Lava Jato pede a Moro suspensão de benefícios da delação de Costa

Posted: 17 Feb 2017 08:05 AM PST

A força-tarefa da Operação Lava Jato pediu ao juiz federal Sergio Moro, no último dia 7, a suspensão dos benefícios da delação premiada do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que desde novembro cumpre pena no regime aberto. O Ministério Público Federal incluiu a solicitação nas alegações finais da ação penal em que Costa é réu por tentativa de obstrução das investigações da Lava Jato. Além dele, serão julgados suas filhas, Arianna e Shanni Azevedo Costa Bachmann, e os genros, Márcio Lewkowicz e Humberto Mesquita.

O MPF argumenta a Moro que há contradições entre os depoimentos das delações premiadas do ex-diretor da Petrobras, os de suas filhas e o de Lewkowicz, que também são alvos de pedidos de suspensão de benefícios.

"Desta feita, resta impossibilitada a aplicação dos benefícios previstos nos referidos acordos, uma vez que, no caso em tela, a colaboração não foi efetiva, pelo que o parquet federal requer sua desconsideração para fins de condenação e dosimetria da pena", afirmam os procuradores da Lava Jato.

O acordo de Costa foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro de 2014. Assim, não cabe a Sergio Moro decidir sobre a anulação da colaboração, mas apenas aplicar ou não os benefícios na possível condenação do delator.

Segundo a denúncia do MPF, a pedido de Paulo Roberto Costa, suas filhas e genros retiraram documentos e valores em dinheiro vivo da sede da empresa dele, a Costa Global, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na manhã do dia 17 de março de 2014, quando a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no escritório e prendeu o ex-diretor da Petrobras.

A Lava Jato descobriu na Suíça, em nome de Shanni, Arianna, Lewkowicz e Mesquita, contas bancárias nas quais Costa mantinha 70 milhões de reais, cerca de 23 milhões de dólares à época. No final do ano passado, a Receita enviou a Paulo Roberto um auto de infração. Ele terá que pagar 65 milhões de reais sobre o dinheiro indevido que desviou.

Primeiro delator premiado da Operação Lava Jato, Costa revelou em seus depoimentos ao MPF como PT, PMDB e PP indicavam e sustentavam politicamente os diretores da estatal petrolífera em troca de repasses de propina. Em sua delação, o ex-diretor da Petrobras citou 28 políticos que teriam recebido dinheiro sujo no esquema de corrupção.

O acordo com o Ministério Público Federal prevê que Paulo Roberto Costa cumpra pena por 20 anos. Em novembro de 2016, autorizado por Sergio Moro, ele retirou a tornozeleira eletrônica e passou a cumprir pena em regime aberto. Ele vive em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro.


Arquivado em:Brasil, Política

Diretor da OAB, mulher e filha são mortos a tiros dentro de casa

Posted: 17 Feb 2017 07:56 AM PST

Uma família – pai, mãe e uma filha de 9 anos – foi assassinada em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, na madrugada desta sexta-feira. Wagner da Silva Salgado, de 42 anos, Soraya Gonçalves de Resende, de 37, e a filha deles, Geovanna, foram mortos a tiros dentro de casa, no bairro Barro Vermelho.

Salgado, que é advogado e diretor de eventos da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no município, chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Geral de Colubandê, mas morreu em seguida.

A investigação ficará a cargo da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG). A polícia informou que “perícia e um minucioso trabalho de investigação foram realizados no local e outras diligências estão em andamento para esclarecer o crime e identificar sua autoria”.

Segundo o presidente da OAB São Gonçalo, Eliano Enzo, Salgado trabalhava havia mais de um ano como diretor da subseção. “Ele era advogado cível, nunca quis entrar na área criminal. Não era o que ele gostava de fazer. A gente não tem nem pista do que pode ter acontecido aqui. Ele era filho único, então também não acreditamos que seja alguma coisa envolvendo parentes”, afirmou, referindo-se à possibilidade de o crime estar relacionado à atividade do advogado.

A presidência da OAB-RJ pediu à Secretaria Estadual de Segurança rapidez nas investigações. “Acabo de receber a estarrecedora notícia do assassinato do diretor da subseção de São Gonçalo e sua família. Já estou em contato com o secretário para pedir atenção total na investigação do crime bárbaro. Não vamos descansar enquanto esse crime não for esclarecido”, disse, por meio de nota oficial, o presidente da seccional RJ, Felipe Santa Cruz.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Kraft oferece R$ 431 bilhões por fusão; e Unilever recusa

Posted: 17 Feb 2017 07:54 AM PST

A empresa de alimentos e bebidas americana Kraft Heinz fez uma proposta de fusão, envolvendo 143 bilhões de dólares (431 bilhões de reais) para a companhia anglo-holandesa dos bens de consumo Unilever. A Unilever, no entanto, informou não ver mérito na oferta e diz que ela "subvaloriza-a fundamentalmente".

A proposta recebida pela Unilever foi de 50 dólares (154,42 reais) por ação, composta por 30,23 dólares (93,36 reais) em dinheiro e o restante em ações no novo grupo, representando um prêmio de 18%. "Isso basicamente subestima a Unilever", disse nesta sexta-feira. "A Unilever rejeitou a proposta porque não vê nenhum mérito, financeiro ou estratégico, para os acionistas da Unilever. A Unilever não vê a base para mais discussões."

A Kraft Heinz é controlada pelo grupo de investidores 3G Capital e pelo multibilionário americano Warren Buffet. O brasileiro Jorge Paulo Lemann, atualmente o homem mais rico do Brasil segundo a revista Forbes, é um dos sócios da 3G Capital.

Além do ketchup Heinz, do queijo Philadelphia e da brasileira Quero, a empresa é dona de marcas mais conhecidas no mercado americano. A Kraft teve faturamento de 26,5 bilhões de dólares (81,84 bilhões de reais) em 2016. A Unilever faturou 57,2 bilhões de euros (173,5 bilhões de reais) no ano passado, e é dona de marcas com forte presença no Brasil como Helmann’s, Omo, Dove, Axe, e Knorr.

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia

Viatura da Polícia Militar capota em frente ao Palácio do Planalto

Posted: 17 Feb 2017 07:15 AM PST

Uma viatura da Polícia Militar do Distrito Federal capotou na manhã desta sexta-feira em frente ao Palácio do Planalto. O incidente provocou agitação na sede do Poder Executivo federal – o presidente da República, Michel Temer, está em São Paulo.

Por volta das 10h30, a viatura avançou o sinal vermelho em um cruzamento e capotou ao desviar de um veículo Gol preto guiado pela servidora da Casa Civil, Yara Greyck. “O sinal abriu para mim, e todos os veículos que vinham do outro lado já haviam parado. A viatura então ligou, já em cima do sinal, a sirene. Não deu tempo para eu parar. Como eles estavam muito rápido, eles perderam o controle ao tentar desviar do meu carro”, disse a servidora.

Os dois policiais que estavam na viatura foram encaminhados ao Hospital de Base com ferimentos aparentemente leves e dores no pescoço, na cabeça e na coluna. “Todas as informações de que dispomos no momento são ainda preliminares, mas ao que parece a culpa do acidente não foi da motorista [do Gol preto]”, disse o major Michello Bueno, do Centro de Comunicação Social da PM.

Segundo ele, como a sirene havia sido acionada, provavelmente, o veículo estava atendendo a algum chamado. “Ao que parece, ainda temos de confirmar isso, a viatura estaria sendo deslocada para uma ocorrência na rodoviária, onde havia sido pedido apoio para uma abordagem policial”, acrescentou o major.

(Com Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil

PSOL recorre, e plenário do STF irá decidir sobre Moreira Franco

Posted: 17 Feb 2017 06:58 AM PST

O PSOL entrou com recurso nesta sexta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão de Celso de Mello que manteve a nomeação de Moreira Franco (PMDB) como ministro do governo Michel Temer – e o consequente foro privilegiado nas investigações da Operação Lava Jato -, o que irá levar a discussão sobre o caso para o plenário da Corte, que reúne os 11 ministros do tribunal.

Na quarta-feira, Celso de Mello já havia dito que, se houvesse recurso do PSOL ou da Rede – outro partido que foi ao tribunal contra a nomeação -, ele enviaria o caso ao plenário do STF.  "Se tiver recurso, vai para o plenário", disse, salientando que isso exigiria pedir um parecer sobre o caso ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, um dos chefes da Lava Jato, e intimar Moreira Franco, que não foi ouvido antes da concessão da liminar – apenas Temer, responsável pela nomeação, apresentou justificativa, dizendo que o ato não teve a intenção de dificultar a ação da Justiça.

Os partidos alegavam, no entanto, que a indicação serviu para blindar Moreira Franco com foro privilegiado em meio às delações premiadas da Odebrecht. Somente no acordo de colaboração do ex-diretor de Relações Institucionais da empreiteira Claudio Melo Filho, o ministro foi citado 34 vezes. Segundo o ex-executivo, o apelido de Moreira nas planilhas do departamento de propinas da empreiteira era "Angorá".

Para Celso de Mello, no entanto, uma nomeação a ministro "não configura, por si só, hipótese de desvio de finalidade (que jamais se presume), eis que a prerrogativa de foro não importa em obstrução e, muito menos, em paralisação dos atos de investigação criminal ou de persecução penal".  Para ele, com o foro privilegiado, não há "qualquer círculo de imunidade" em torno do ministro, que "está sujeito, como qualquer outro cidadão da República, às mesmas medidas de restrição e de coerção, inclusive decretação de prisão preventiva e suspensão cautelar do exercício do cargo ministerial".

No recurso, o PSOL insiste na tese de que a concessão de foro privilegiado atrapalha as investigações porque impede que a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, de primeira instância, prossiga com qualquer apuração sobre o ministro. Além disso, afirma que, além da questão do desvio de finalidade na nomeação, há também a questão da moralidade que, para a legenda, estaria prejudicada no ato de Temer.

 

“Da mesma forma que o ato administrativo deve guardar o fim correto a que se propõe, também deve, para sua validade, ser revestido de moralidade. Ora, será um ato moral indicar um investigado pela Operação Lava Jato à condição de ministro?”, questiona o partido no recurso.

 


Arquivado em:Brasil, Política

Conar suspende divulgação de McLanche Feliz por youtubers

Posted: 17 Feb 2017 06:32 AM PST

Em decisão tomada nesta quinta-feira, em São Paulo, o Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária) decidiu pela suspensão de vídeos em que youtubers e blogueiros comentam — e exaltam — brindes do McDonalds. A ação, chamada de unboxing, pelo ato de “desempacotar” e apresentar o “mimo”, foi alvo de uma queixa do Instituto Alana, de defesa da criança, feita em meados do ano passado e avaliada agora pelo Conar. Uma vez notificados, os youtubers e blogueiros terão de tirar do ar seus textos e vídeos.

É o caso dos canais de Victor Soares, o Garotas Geeks e o Gameblast TV. Na ocasião em que o McLanche ofereceu brindes do universo do game Mario Bros., o blog Garotas Geek publicou um texto que terminava com a frase: “Fazendo fila no dia 7 de manhã nas lojas do McDonald's: sim ou claro? =P”

No GameBlast, o ato de abrir e mostrar os brindes do McLanche Feliz é chamado de "review", ou seja, "resenha", "crítica". Para o Alana, porém, uma criança não sabe diferenciar a resenha do comercial propriamente dito.

Confira abaixo o vídeo do canal Gameblast TV sobre os brindes de um determinado McLanche Feliz. Logo no início, o apresentador chama a caixa enviada pelo McDonald's de "presentão". O vídeo é um dos mais populares do canal.


Arquivado em:Economia, Entretenimento

MEC pagou youtubers para defender Novo Ensino Médio, diz jornal

Posted: 17 Feb 2017 06:31 AM PST

O Ministério da Educação (MEC) pagou 65 mil reais para dois youtubers defenderem em um vídeo a Reforma do Ensino Médio, sancionada pelo presidente Michel Temer. Produzido em outubro, o vídeo, com 1,7 milhão de visualizações, não deixava claro que o conteúdo era uma uma campanha publicitária. As informações são da edição desta sexta-feira do jornal Folha de S.Paulo.

Sob aparência de espontaneidade, o vídeo reforça os principais pontos do Novo Ensino Médio, como o aumento da carga horária, e rebate as principais críticas, de que a nova fórmula vai excluir disciplinas e prejudicar o aprendizado básico como um todo, uma vez que metade do segundo grau será para o estudo de conteúdos específicos da área em que o aluno se interessa. “Você que quer trabalhar com História, não vai querer ficar perdendo tempo com célula”, diz no vídeo o youtuber Lukas Marques, um dos apresentadores do canal “Você Sabia?”.

Além de não informar ao público que ele e o colega, Daniel Miolo, receberam verbas públicas para produzirem o conteúdo, Marques ainda encerrava o vídeo justificando de outra forma a escolha do tema. “A gente achou um tema bastante interessante, estava uma galera discutindo isso nas rede sociais e a gente pensou ‘deixa com nóis, que nós explica’ [sic]”. Associado à mesma produtora que a dupla, a Digital Stars, outro youtuber, Pyong Lee, também foi pago pelo MEC para falar sobre o tema em um vídeo, segundo o jornal.

Procurado pelo site de VEJA, o Ministério da Educação não havia se manifestado até a publicação desta reportagem. A produtora Digital Stars, responsável pelos canais “Você Sabia?” e Pyong Lee, também não respondeu o pedido de entrevista.


Arquivado em:Brasil, Educação

Governo envia projeto que corta gradualmente multa sobre demissão

Posted: 17 Feb 2017 06:23 AM PST

O presidente Michel Temer enviou ao Congresso Nacional projeto de lei que pretende eliminar a multa devida aos empregadores em casos de demissão sem justa causa. A multa corresponde hoje a 10% sobre o valor do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

De acordo com a mensagem publicada no "Diário Oficial da União", a eliminação dessa multa acontecerá gradualmente.

O objetivo da mudança é reduzir os custos que as empresas têm hoje na hora da demissão.

Na terça-feira, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que a mudança vai ajudar o setor empresarial. "Isso vai melhorar a eficiência da economia, vai reduzir o custo do empresário", afirmou.

O advogado trabalhista Maurício Corrêa da Veiga, sócio do escritório Corrêa da Veiga Advogados, diz que a cobrança da multa adicional de 10% foi criada em 2001 para cobrir o rombo da Caixa Econômica Federal para pagar os expurgos inflacionários.

"O governo não está sendo bonzinho, está deixando de cobrar uma multa que deveria ter sido extinta faz tempo. O rombo [dos expurgos] já foi coberto e a multa continuou sendo cobrada", afirmou.

Na opinião de Correa da Veiga, a extinção da multa vai ser um incentivo à contratação de funcionários. "O custo da demissão vai cair."

Ele diz não acreditar que a mudança deve estimular o desemprego. "O empresário não tem interesse em demitir sem necessidade. Ele precisa de mão-de-obra para produzir."

A eliminação da multa de 10% não afeta os demitidos sem justa causa, que continuarão recebendo a multa de 40% sobre o saldo depositado no FGTS na hora da rescisão trabalhista. Hoje, a empresa paga 40% de multa do FGTS para o trabalhador demitido sem justa causa e 10% para o governo. 

A redução do percentual da multa de 10% deve ocorrer gradualmente _o projeto inicial falava de um ponto percentual por ano_ para não impactar o caixa do FGTS.


Arquivado em:Economia

Governo alemão recomenda que pais destruam ‘boneca espiã’

Posted: 17 Feb 2017 06:17 AM PST

Autoridades alemãs recomendaram às famílias que destruam exemplares de um modelo de boneca interativa para evitar possível violação de privacidade. Segundo a Bundesnetzagentur, agência regulatória de comunicações e energia da Alemanha, a tecnologia da boneca Cayla permite que ela seja hackeada, deixando dados pessoais vulneráveis.

Pesquisadores do governo afirmam que os invasores virtuais conseguem acessar facilmente o sistema bluetooth de comunicação sem fio do brinquedo para ouvir conversas na residência e, por meio do sistema de voz da boneca, conversar com as crianças.

A vulnerabilidade do software foi revelada pela primeira vez em janeiro de 2015, de acordo com a rede BBC. Consumidores registraram queixas de acesso indevido ao programa da boneca na Europa e nos Estados Unidos.

A distribuidora Vivid Toy informou que exemplares hackeados da Cayla haviam sido recolhidos e estudados para promover mudanças no aplicativo do brinquedo. No entanto, especialistas alegam que o problema não foi corrigido.

Boneca espiã

A boneca Cayla usa a tecnologia bluetooth para se conectar a dispositivos Android e iOS (Rob Stothard/Getty Images)

A fabricante Genesis Toys ainda não se manifestou sobre o alerta alemão. A boneca acessa a internet via smartphones, por meio do bluetooth, para interagir com a criança, que pode fazer perguntas ao brinquedo, como por exemplo, ‘como se chama um filhote de cavalo?’ e a boneca pesquisa na rede antes de responder: ‘ele é chamado de potro’.

O alerta da agência reguladora alemã ocorreu depois que um estudante da Universidade de Saarland apontou que o programa da brinquedo poderia ser acessado por qualquer pessoa, via bluetooth, em um raio de 10 metros. Assim, Stefan Hessel demonstrou que um estranho pode espionar ou se comunicar com uma criança mesmo com “muitas paredes” entre eles.

Um porta-voz da Bundesnetzagentur afirmou que a boneca carrega um “dispositivo de transmissão oculta”, ilegal nos termos da legislação alemã das telecomunicações. “Não importa qual é o produto – poderia ser um cinzeiro ou um alarme de incêndio”, explicou.


Arquivado em:Mundo