USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Notícias

Notícias


Para ministro, Rio de Janeiro não precisa de Exército no Carnaval

Posted: 15 Feb 2017 09:43 AM PST

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, general Sérgio Etchegoyen, declarou que, “neste momento não há nenhum indicativo que sinalize a necessidade de as Forças Armadas permanecerem no Rio de Janeiro após o dia 22 de fevereiro”. Ou seja, durante o Carnaval, que começa no fim de semana seguinte.

O general defendeu ainda que os policiais do Espírito Santo e do Rio que fizeram rebelião sejam “enquadrados e punidos”, assim como quem incitou o movimento. Ele destacou, também, que “o governo não vai apoiar qualquer projeto (que começam a tramitar no Congresso) de anistia aos policiais militares”.

Etchegoyen classificou como “genérico” o pedido pela atuação das Forças Armadas feito pelo governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB). O general insistiu que a inteligência do governo, comandada por ele, não vê motivos, neste momento, para permanência dos militares por mais tempo na cidade, incluindo durante o Carnaval, uma vez que o movimento “já está recrudescendo” com pagamento dos atrasados e concessão de um aumento de 7,5%. Ele reconheceu, no entanto, que, “se houver necessidade”, o prazo poder ser estendido, a depender de nova avaliação.

O governador Pezão havia pedido que as Forças Armadas permanecessem nas ruas do Rio até o dia 5 de março, incluindo aí o período do Carnaval. Etchegoyen não quis polemizar ou comentar sobre o incômodo dos militares com esse tipo de emprego constante das Forças Armadas e por tempo prolongado, questionado por oficiais-generais em conversas reservadas.

Eles alegam que deixar as tropas federais durante o feriado, no Rio, seria uma espécie de senha para que os policiais militares prorrogassem a greve e deixassem o Exército, a Marinha e a Aeronáutica assumirem a segurança do Estado. “A missão de Garantia da Lei e da Ordem é constitucional, mas ela tem de ser excepcional, eventual e pontual, não devendo ser prolongada e, sim, limitada no tempo e no espaço”, disse o ministro, reconhecendo que o pedido de Pezão foi “extenso” e “genérico”, mas ressaltou que “as condições e prioridades de emprego serão determinadas pelo Ministério da Defesa”.

Alerj

O ministro Sérgio Etchegoyen descartou a possibilidade de o Exército fazer o trabalho de patrulhamento e segurança da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, durante votações de projetos de interesse do governo local, como também pleiteou Pezão. “As Forças Armadas não irão para a Alerj. Este é um trabalho a ser feito pela Força Nacional e pela Polícia Militar do Rio de Janeiro”, avisou o ministro, ao lembrar que ali tem sido palco de enfrentamento entre manifestantes e policiais, o que certamente exigirá um resposta das tropas de segurança que estiverem no local.

“Os meios das Forças Armadas são inadequados para aquele local porque têm um grau de letalidade incompatível com os distúrbios populares. As polícias têm mais meios e experiência e esta é uma capacidade típica de PM”, explicou.

Sobre uma eventual punição e “enquadramento” dos policiais do Espírito Santo e do Rio de Janeiro que tiverem feito rebelião, o ministro salientou que o pedido de punição é responsabilidade do Ministério Público e foge da competência ou desejo do governador. A pena para rebelião é de 8 a 20 anos.

Salários

Na avaliação do ministro, o pagamento de salários, a partir desta terça-feira, com aumento de 7,5%, servirá para ajudar a reduzir o movimento dos policiais militares. Etchegoyen admitiu que, se for necessário por algum outro motivo prorrogar por mais tempo as Forças Armadas no RJ, a presença das tropas poderá ser estendida. “Mas, no momento, não há previsão de prorrogação”, reiterou ele, informando que, apesar de terem acendido “luzes amarelas” em alguns outros estados, esta situação está sendo contornada.

O general classificou ainda como “privilegiada” a carga horária de várias polícias militares, sem citar quais seriam elas. No caso do Rio de Janeiro, a escala de trabalho do policial militar é de 24 horas, seguida de 72 horas de descanso. “Um horário como este é especialíssimo, um privilégio em relação a outras categorias”, comentou o ministro.

No caso das Forças Armadas, o militar trabalha 24 horas, descansa sete horas e volta para a nova escala. Outro problema de permanência por mais tempo é o alto custo porque exige transporte de tropas, inclusive de um Estado para o outro. “Tudo tem de ser muito bem avaliado”, comentou.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Parentes de PMs protestam no Palácio dos Bandeirantes

Posted: 15 Feb 2017 09:34 AM PST

Familiares de policiais militares realizam um protesto nesta quarta-feira em frente ao Palácio Bandeirantes, sede do governo de São Paulo, na Zona Sul da capital. O grupo pede por melhores condições de trabalho aos agentes da PM paulista na esteira dos movimentos que acontecem no Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Os manifestantes foram recebidos nesta tarde pelo secretário adjunto da Casa Civil, Fabricio Cobra Arbex, para quem estão apresentando a pauta de reivindicações.

O grupo é formado por cerca de 15 pessoas que carregam cartazes com os dizeres “Apertem os cintos. A Polícia sumiu” e a “Polícia está em luto e na luta”. Os organizadores fazem parte do Movimento Unificado SOS Segurança Pública.

Protesto familiares PMs em frente ao Palácio dos Bandeirantes

 


Arquivado em:Brasil, Política

Propina bancou viagens da família Cabral a Dubai e Londres

Posted: 15 Feb 2017 09:14 AM PST

Em nova denúncia apresentada contra o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), sua mulher Adriana Ancelmo e outras nove pessoas, a força-tarefa da Lava Jato no Rio aponta que viagens de helicóptero do peemedebista e seus familiares, e até viagens de avião dele com sua mulher para Dubai e Londres, em 2014, foram pagas com dinheiro de propina. Foram identificados ao menos 21 voos de helicóptero entre 1º de janeiro e 22 de fevereiro de 2015, em valor superior a 187 mil reais.

Dentre os destinos, aparecem o município de Mangaratiba, onde o peemedebista tem uma mansão, e até o Palácio da Guanabara, sede do governo fluminense, atualmente sob a gestão de Luiz Fernando Pezão (PMDB) que foi secretário de Estado na gestão Cabral.

Também foram identificados pela Procuradoria da República ao menos 12 passagens de avião, incluindo ida e volta, adquiridas em nome Adriana Ancelmo, Sérgio Cabral e outros familiares para destinos como Londres e Dubai. Segundo a documentação encaminhada ao MPF, o casal adquiriu passagens para viajar para Londres entre agosto e setembro de 2014. Posteriormente, foram adquiridas passagens para Dubai, nos Emirados Árabes, entre 8 e 17 de outubro de 2014, durante as eleições presidenciais.

Neste período, segundo os registros, consta a reserva no hotel de luxo Atlantis The Palm em nome de Adriana Ancelmo.

A procuradoria chegou aos valores a partir da planilha entregue pelos irmãos Marcelo e Renato Chebar, operadores de contas no exterior de Sérgio Cabral e que fizeram delação premiada. Além de cuidar dos recursos do peemedebista em contas secretas, eles também admitiram que faziam entregas de dinheiro em espécie para o grupo de Cabral. Uma das planilhas dos irmãos indica a movimentação no Brasil de 1,06 milhão de reais entre 7 de agosto de 2014 e 1 de junho de 2015 para um destinatário identificado como “Pierre”.

Aos investigadores, Pierre Cantelmo Areas confirmou ter prestado, de 2004 a 2015, três tipos de serviços para Sérgio Cabral e seus familiares: fretamento de voos de helicóptero; emissão de passagens aéreas junto a empresas de aviação comercial para voos nacionais e internacionais e serviços de embarque e desembarque. Ele ainda entregou uma relação de e-mails e das planilhas com as viagens de helicóptero e de avião da família Cabral.

“A utilização desses serviços, no entanto, era uma forma de lavar os recursos ilícitos auferidos pelo grupo criminoso, tendo em vista que, segundo Pierre, a forma de pagamento que Sérgio Cabral utilizava em remuneração aos serviços prestados era a entrega de dinheiro em espécie ou depósito de dinheiro em contas do depoente”, diz a denúncia assinada por nove procuradores da República da força-tarefa do Rio.

Os investigadores apontam ainda que a acusação apresentada “não versa sobre todas as despesas pessoais de Sérgio Cabral e seus familiares, pois ainda estão sendo identificados todas as pessoas que movimentaram ou foram destinatárias dos recursos ilícitos da organização criminosa”.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

FGTS: primeiro dia de atendimento ampliado tem dúvidas e planos

Posted: 15 Feb 2017 08:28 AM PST

Uma longa fila tomava conta da calçada da rua Silva Bueno, no Ipiranga, onde fica a agência da Caixa Econômica Federal, na manhã desta quarta-feira. A maior parte dela buscava respostas para suas dúvidas sobre a possibilidade de resgatar valores de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O ajudante geral recentemente afastado da Coca-Cola Juliardi Lima, 29 anos, estava lá para confirmar a quantia que tem a receber. "Se não me engano, tenho algo em torno de 7.000 reais em três contas, mas preciso ver se é isso mesmo", conta. Assim que receber, quer dar início aos preparativos de construção de sua casa própria e, assim, deixar o aluguel.

A Caixa anunciou nesta terça-feira que hoje, quinta e sexta-feira suas agências abrirão duas horas mais cedo para que trabalhadores possam conferir se têm contas inativas e saldo a receber do FGTS. A partir deste sábado (18), as agências passam a atender das 9h às 15h. Desde o anúncio desta terça, o site da Caixa já conta com 26 milhões de acessos, uma média de 1 milhão por hora.

Muitos trabalhadores foram às agências de seus bairros para sanar dúvidas e entender melhor a consulta às contas inativas e o processo de retirada do dinheiro.

O taxista Givanildo (que não quis dizer seu sobrenome) ouviu na rádio sobre os saques das contas inativas e quis saber se tinha algo a receber. "Vim até aqui para entender como funciona, mas o funcionário disse que eu tinha que fornecer alguns dados pela internet. Mas não tenho acesso, então vou pedir ajuda para o meu filho", conta.

A dez quilômetros dali, mais cedo, quando o relógio marcava 7h55, o gerente abria as portas da agência da Caixa na rua Pedroso de Morais, em Pinheiros. Do lado de fora, três clientes aguardavam sua vez para serem atendidos. O farmacêutico Fabiano Passarela estava lá para entender como seria realizado o pagamento de suas 11 contas inativas, que, no total, somam cerca de 30.000 reais.

economia-caixa-fgts-fabiano-20170215-024

(Ricardo Matsukawa)

Sem dívidas a serem quitadas, Passarela planeja investir o dinheiro que vai receber em maio em educação para ele e sua filha. "Vou comprar livros técnicos da área farmacêutica para mim e colocá-la em cursos de inglês e espanhol", conta.

O coordenador de segurança Vinicius Villasboas, 38 anos, tem 15.000 reais para receber. "Quero terminar de pagar as três parcelas da minha geladeira e as cinco que faltam do meu carro." Com o dinheiro que sobrar, quer comprar uma cama com sua mulher. “Precisamos de uma cama nova lá em casa, mas quando eu for comprar vai ser à vista, sem parcelar.”

Rosane da Silva, 34 anos, segurança patrimonial, tem direito a sacar 3.000 reais de sua conta inativa. Assim que receber o dinheiro, vai guardá-lo. "Vou deixar na poupança, até porque estou trabalhando e não tenho nenhuma dívida." Guardar também é o plano da desempregada Genilda Oliveira, 24 anos. Tenho 700 reais, mas que vou guardar para o meu filho que tem um ano e meio de vida."

Já o analista de sistemas Adison Soares, 26 anos, vai analisar com bastante atenção o que fazer com o dinheiro. "Vim confirmar o valor que tenho, em torno de 10.000 reais. Quero pagar umas dívidas que tenho e investir em mercadorias para a loja de roupas da minha mulher", conta.

FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com/FGTS: primeiro dia de atendimento ampliado tem dúvidas e planos)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">FGTS - Contas inativas(Ricardo Matsukawa/VEJA.com)" description="">
Arquivado em:Economia

2018: Lula lidera e Bolsonaro supera Aécio, aponta pesquisa CNT

Posted: 15 Feb 2017 08:20 AM PST

Pesquisa CNT/MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), réu em cinco ações na Justiça Federal – três delas na Operação Lava Jato – , lidera todos os cenários para a sucessão presidencial. Outro destaque do levantamento são os números do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que aparece à frente do senador Aécio Neves (PSDB-MG), segundo colocado nas eleições de 2014, na maioria das simulações.

Na pesquisa espontânea, em que não é apresentada uma relação de candidatos ao eleitor, o petista tem 16,6% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 6,5%, e Aécio, com 2,2%. A ex-ministra Marina Silva (Rede) teria 1,8%, e o presidente Michel Temer (PMDB) seria o quinto, com 1,1%. Os eleitores também citaram a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), 0,9%, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), 0,7%, e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), 0,4%.

Na avaliação da CNT, chama a atenção o alto número de indecisos, brancos e nulos, que somam quase 70% dos eleitores que responderam à pesquisa espontânea. Para o instituto, isso “favorece o surgimento de novas lideranças políticas e de propostas” e torna a eleição indefinida.

Na pesquisa estimulada, foram apresentados três cenários aos eleitores e, em todos, Lula e Marina Silva avançariam para o segundo turno, com Bolsonaro, Aécio e Alckmin também podendo avançar, já que ficam dentro da margem de erro.

Veja os cenários pesquisados:

Cenário 1

  • Lula (PT):  30,5%
  • Marina Silva (Rede): 11,8%
  • Jair Bolsonaro (PSC): 11,3%
  • Aécio Neves (PSDB): 10,1%
  • Ciro Gomes (PDT): 5%
  • Michel Temer (PMDB): 3,7%
  • Brancos e nulos: 16,3%
  • Indecisos: 11,3%

Cenário 2

  • Lula (PT): 31,8%
  • Marina Silva (Rede): 12,1%
  • Jair Bolsonaro (PSC): 11,7%
  • Geraldo Alckmin (PSDB): 9,1%
  • Ciro Gomes (PDT): 5,3%
  • Josué Alencar (PMDB), 1%
  • Brancos e nulos: 17,1%
  • Indecisos: 11,9%

Cenário 3

  • Lula (PT): 32,8%
  • Marina Silva (Rede): 13,9%
  • Aécio Neves (PSDB): 12,1%
  • Jair Bolsonaro (PSC): 12%
  • Brancos e nulos: 18,6%
  • Indecisos: 10,6%

Segundo turno

Nas simulações para um segundo turno, Lula venceria em todos os cenários pesquisados: 39,5% a 27,5% contra Aécio; 42,9% a 19% contra Temer; e 38,9% a 27,4% contra Marina.

Aécio empataria, dentro da margem de erro, com Marina, por 28,6% a 28,3%, mas venceria Temer, por 34,1% a 13,1%. Marina teria vitória também apenas contra Temer, por 34,4% a 16,8%.

Também no segundo turno verifica-se um alto índice de eleitores sem candidato, que variam, em média, de 32% a 51% dos entrevistados, somando brancos, nulos e os que não quiseram ou não souberam responder. Apesar dos resultados obtidos por Jair Bolsonaro, ele não esteve em nenhuma das simulações de segundo turno projetadas pela pesquisa.


Arquivado em:Brasil, Política

Suspeita de matar irmão de Kim Jong-un é presa

Posted: 15 Feb 2017 08:05 AM PST

Os policiais malaios que investigam a morte do meio-irmão do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, detiveram uma suspeita nesta quarta-feira. A inteligência sul-coreana acredita que a agentes da Coreia do Norte assassinaram Kim Jong-nam. Enquanto a Coreia do Sul informou que a vítima havia sido envenenada por espiãs norte-coreanas, a polícia de Kuala Lumpur anunciou a detenção de uma mulher com passaporte vietnamita.

A detenção ocorreu 24 horas após o anúncio da morte de Kim Jong-nam, de 45 anos, filho mais velho do falecido ditador Kim Jong-il, que vivia no exílio há anos. Alguns meios de comunicação disseram que um líquido foi lançado contra o rosto da vítima com a ajuda de um spray; O assassinato, ocorrido na segunda-feira, dias antes das celebrações na Coreia do Norte pelo nascimento de Kim Jong-il, foi apresentado por Seul como uma prova da “brutalidade da natureza desumana” do regime de Pyongyang.

As imagens das câmeras de segurança publicadas pela imprensa malaia mostram uma asiática, apresentada como uma das suspeitas, vestida com uma camiseta branca com as letras “LOL” estampadas. O chefe da polícia malaia, Khalid Abu Bakar, declarou que Doan Thi Huong, de 28 anos, havia sido detida no aeroporto de Kuala Lumpur na manhã desta quarta-feira, mas não explicou por que a mulher estava no aeroporto dois dias após o crime. A asiática foi “formalmente identificada a partir das imagens das câmeras de segurança do aeroporto e estava sozinha no momento da detenção”.

Dor de cabeça — Nesta quarta-feira era realizada a necropsia do corpo da vítima, em Kuala Lumpur. Trata-se da personalidade mais importante assassinada pelo governo de Kim Jong-un desde a execução, em dezembro de 2013, de seu tio, Jang Song-thaek, outrora número dois oficioso do regime. A polícia malaia explicou que a vítima estava no hall de embarque do aeroporto quando o ataque ocorreu.

Kim Jong-nam disse “que alguém havia agarrado sua cabeça por trás e jogado um líquido em seu rosto”, declarou o chefe da polícia criminal, Fadzil Ahmat, segundo o jornal malaio The Star. “Ele pediu ajuda e imediatamente foi enviado à clínica do aeroporto. Neste momento, disse que tinha dor de cabeça e parecia estar prestes a desmaiar”, contou. “Na clínica do aeroporto ele sofreu um ataque cardíaco. Foi colocado em uma ambulância e quando estava a caminho do hospital, morreu”.

kim-jong-nam

Câmeras de segurança gravaram imagens de uma suspeita de atacar Kim Jong-nam

(Com agência France-Presse)

 


Arquivado em:Mundo

‘Tieta’ volta à TV e põe Perpétua no ar junto com Nazaré

Posted: 15 Feb 2017 08:01 AM PST

Duas das maiores vilãs da teledramaturgia nacional estarão no ar ao mesmo tempo a partir de maio, quando o canal pago Viva, herdeiro do baú da Globo, exibe Tieta, a trama inspirada na obra de Jorge Amado. A novela tinha Joana Fomm como Perpétua, a carola e amargurada irmã da personagem-título, a fulgurante ex-prostituta vivida por Beth Faria. Em março, a própria Globo retransmite Senhora do Destino, da maléfica e engraçadíssima Nazaré Tedesco (Renata Sorrah).

“Março: Senhora do Destino na Globo. Maio: Tieta no Viva. Nazaré e Perpétua, minhas duas vilãs mais icônicas, estarão no ar ao mesmo tempo!”, tuitou Aguinaldo Silva, autor das duas novelas, para anunciar a novidade.

No Viva, Tieta vai substituir A Gata Comeu, dos anos 1980, na faixa das 15h30.


Arquivado em:Entretenimento

Major da PM dá gravata e arrasta mulher durante protesto no Rio

Posted: 15 Feb 2017 07:55 AM PST

Um oficial militar deu uma gravata e arrastou de forma truculenta uma mulher para a viatura durante um protesto de familiares de policiais militares na manhã desta quarta-feira em frente ao 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Em um vídeo gravado por manifestantes é possível ver o homem, que se identifica como major Ramos, agir em meio aos manifestantes, em sua maioria, mulheres. Três delas são colocadas em uma viatura e conduzidas à delegacia. Na gravação, é possível ouvir manifestantes chamando o policial de “covarde”, enquanto continuam filmando. A PM não soube dizer se a mulher detida é parente de policial militar.

Segundo a PM, um grupo de manifestantes tentou impedir a entrada de policiais no batalhão. Houve, segundo a corporação, tentativa de diálogo para contornar a situação, mas, devido à resistência do grupo – que teria xingado os policiais -, três pessoas foram conduzidas para a delegacia. Ainda de acordo com a PM, uma delas tentou sair da viatura e foi preciso usar “os meios necessários para detê-la”. O 7º BPM está apurando o episódio.

A PM confirma que grupos de familiares de policiais se concentraram na frente de 27 batalhões desde a última sexta-feira. Eles reivindicam o pagamento do 13º salário, do regime adicional de serviço (RAS) e das bonificações por metas que estão atrasadas. Familiares de policiais estão há quase uma semana fazendo protestos no Rio.

 


Arquivado em:Brasil

Polícia mira conexão com Itália e Eslovênia para exploração sexual

Posted: 15 Feb 2017 07:38 AM PST

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira a Operação Marguerita com o objetivo de desarticular grupo criminoso internacional especializado em tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. As vítimas eram levadas de Fortaleza para a ItáliaEslovênia.

Um efetivo de 92 policiais federais cumpre 13 mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária, 13 de busca e apreensão e 18 de condução coercitiva (quando a pessoa é levada para depor), todos expedidos pela Justiça Federal no Ceará. Os mandados estão sendo cumpridos no Ceará, Bahia, Minas e São Paulo.

A ação conta, ainda, com a participação de autoridades policiais da Itália e da Eslovênia. De acordo com a PF, a rede é composta por aliciadores responsáveis pelo recrutamento, transporte, viagens para o exterior, alojamento e exploração sexual das mulheres nos países de destino.

O crime de tráfico internacional de pessoas com a finalidade de exploração sexual é classificado como uma grave violação de direitos humanos, “considerando a situação de vulnerabilidade das vítimas, que muitas vezes, iludidas pelos aliciadores, mediante fraude, são levadas a países da Europa e submetidas à condição degradante”, aponta a PF em nota.

Os presos serão indiciados por crime de tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com pena prevista de até 25 anos de reclusão.

A operação foi batizada de Marguerita em alusão ao nome da principal boate na Eslovênia onde se explora a prostituição.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Motorista de furgão ganhou R$ 515 mil em fraude da UFPR

Posted: 15 Feb 2017 07:38 AM PST

Operação Research da PF(PF/Divulgação)" description="">Operação Research da PF(PF/Divulgação)" description="">Operação Research da PF(PF/Divulgação)" description="">Operação Research da PF(PF/Divulgação)" description="">Operação Research da PF(PF/Divulgação)" description="">Operação Research da PF(PF/Divulgação)" description="">Operação Research da PF(PF/Divulgação)" description="">Coletiva sobre a Operação Research da PF(Cassiano Rosário/Folhapress/Futura Press)" description="">

A Operação Research – missão integrada da Polícia Federal, Procuradoria da República e Tribunal de Contas da União — identificou “fraudes grosseiras” na Universidade Federal do Paraná — como o caso de um cozinheiro de pizzaria que recebeu 318.000 reais entre 2013 e 2016 e um motorista de furgão que levou mais de 515.000 no mesmo período — ambos sem nenhum vínculo com a instituição.

Para o delegado Igor Romário de Paula, da PF no Paraná, se houvesse “um mínimo de controles internos” na UFPR seria possível impedir “fraudes grosseiras”. A Operação Research foi deflagrada nesta quarta-feira e prendeu 27 investigados por desvios milionários de verbas da UFPR destinadas à pesquisa e bolsas de estudo.

Ao autorizar a Research, o juiz Marcos Josegrei da Silva, da 14,ª Vara Federal no Paraná, apontou para “essa vergonhosa fraude milionária, com desvios descarados de dinheiro público destinado à pesquisa acadêmica de alto nível”. Ele destacou que “ao longo de, pelo menos, três anos, duas servidoras da UFPR atuaram direta e materialmente para autorizar pagamentos mensais a um grupo de, no mínimo, 27 pessoas que jamais tiveram qualquer vínculo com a Universidade”.

Os auditores do Tribunal de Contas da União — que atuam na 2ª Diretoria da Secretaria de Controle Externo do órgão no Paraná — alertaram que “nenhum dos referidos beneficiários possui vínculo com qualquer universidade federal de ensino, tampouco são servidores públicos na esfera federal”.

“De forma ainda mais agravante, constatou-se que os beneficiários, em sua maioria, não possuem curso superior e exercem profissões tais como cabeleireiro, motorista, cozinheiro (…) e alguns deles ainda possuem cadastro em Programas Sociais do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) , figurando como beneficiários de programas sociais”, assinala relatório do TCU.

Paulo Allan Rolland Bogado, que ganhou  357. 550 reais mora em Curitiba e é sobrinho dos também beneficiários Carlos Alberto Galli Bogado ( 323.000 reais), residente em Antonina/PR) e Marco Ronald Rolland (81.000 reais, tio de Paulo). “Tem coisa bem pior aqui”, disse um auditor do TCU que participa da Operação Research. “Um é assistente administrativo, outro recebe aposentadoria por invalidez, recebeu 739.000 reais”.

O auditor relata que foi ao gabinete da ministra Ana Arraes, do TCU. “Quando estive no gabinete da ministra Ana Arraes, em novembro, ela perguntou: ‘tem certeza? não tem nenhuma confusão?'” Os levantamentos junto à Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação mostram que os prejuízos podem alcançar 90 milhões de reais no período entre 2013 e 2016. Os investigados deverão ser indiciados por crime de peculato (desvio de recursos públicos) e associação criminosa.

Defesa

“Diante da operação deflagrada nesta quarta-feira pela Polícia Federal, a Universidade Federal do Paraná informa:

1. As suspeitas de irregularidades no pagamento de bolsas e auxílios são objeto de investigações internas na UFPR desde dezembro de 2016, quando a própria universidade também tomou a iniciativa de encaminhar o caso à Polícia Federal, para investigação criminal.

2. Assim que tomou conhecimento da suspeita de desvios de verba pública, em dezembro de 2016, a administração anterior da Reitoria determinou a abertura de sindicância para apurar responsabilidades. O procedimento é conduzido por uma comissão formada por dois professores e uma servidora técnico-administrativa e, por força de lei, corre em sigilo. O prazo para conclusão do trabalho é de 60 dias, prorrogáveis por mais 60. A previsão de término dos trabalhos é meados de abril de 2017.

3. Por determinação do atual reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, as duas servidoras suspeitas de envolvimento no caso foram suspensas do exercício de suas atividades funcionais, nos termos da Lei 8112/90.

4. O reitor Ricardo Marcelo Fonseca também determinou a criação do Comitê de Governança de Bolsas e Auxílios, visando aperfeiçoar os mecanismos de controle sobre esse tipo de pagamento. Também está criada, por meio de portaria, uma comissão para trabalhar no Plano de Transparência e de Dados Abertos da Universidade, instrumento para garantir que a sociedade tenha acesso a todas as informações de caráter público.

5. A Universidade Federal do Paraná tomou todas as providências cabíveis para esclarecer os fatos e responsabilizar os eventuais envolvidos. Com o resultado da investigação, a UFPR solicitará a restituição dos valores ao erário.

6. A gestão do reitor Ricardo Marcelo Fonseca reafirma seu compromisso com a transparência e a ética. Reforça ainda que condena veementemente qualquer prática ilícita e que continuará colaborando com as investigações, tanto no âmbito do Tribunal de Contas da União quanto da Polícia Federal.”

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Veja novo ator eleito para interpretar robô R2-D2 em ‘Star Wars’

Posted: 15 Feb 2017 07:37 AM PST

O escocês Jimmy Vee foi o eleito para substituir Kenny Baker e vestir a lataria de R2-D2, famoso robô da saga Star Wars e fiel amigo do androide dourado C-3PO. O ator de 57 anos e 1,12 metro de altura tem no currículo participações na série Doctor Who e em filmes como Peter Pan (2015) e Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001), como o personagem Goblin.

Ator Jimmy Vee

O ator Ator Jimmy Vee durante a Comic Con Manchester, na Inglaterra em 2016 (Shirlaine Forrest/WireImage/Getty Images)

Kenny Baker, que morreu no ano passado, aos 81 anos, já havia revezado o papel com Vee em Star Wars: O Despertar da Força. Agora, o escocês assume oficialmente o personagem em Star Wars: Episódio VIII – O Último Jedi, que chega aos cinemas em dezembro.

"Foi um prazer ter trabalhado ao lado da lenda Kenny Baker", disse Vee em comunicado oficial. "Kenny era um ator fantástico e me ensinou todos os detalhes sobre como ele trouxe R2-D2 a vida. Para honrá-lo, vou continuar seu trabalho."

O ator britânico Kenny Baker no papel de R2D2 na saga Star Wars

O ator britânico Kenny Baker no papel de R2D2 na saga Star Wars (Star Wars/Divulgação)


Arquivado em:Entretenimento

Alibaba e Mattel se unem para desenvolver brinquedos inteligentes

Posted: 15 Feb 2017 07:30 AM PST

A fabricante americana de brinquedos Mattel e a Alibaba, gigante do comércio eletrônico da China, assinaram nesta quarta-feira (15) um acordo para produzir em conjunto brinquedos inteligentes que incentivam o desenvolvimento infantil.

“O ato de brincar tem um tremendo impacto no crescimento cognitivo, social e emocional de uma criança”, afirmou Margo Georgiadis, diretora-geral da Mattel.

Segundo ela, o objetivo do acordo é ajudar os pais chineses na educação de seus filhos por meio dos produtos que serão desenvolvidos, além de ajudá-los a mudar a forma como enxergam o ato de brincar.

Georgiadis afirma que há “um tremendo potencial de crescimento” no país, onde o setor dos brinquedos está muito fragmentado.

Com este acordo, a marca detentora de brinquedos como a boneca Barbie e os carros Hot Wheels será comercializada na China através de um dos sites de venda da Alibaba, o Taobao, que é destinado às lojas e marcas.

“A Alibaba permite que as principais marcas mundiais possam transformar digitalmente seus negócios e abordar o panorama em transformação dos consumidores chineses”, disse, por sua vez, Daniel Zhang, executivo-chefe da companhia de comércio eletrônico.
As duas empresas informaram que esperam ter no mercado os primeiros produtos desenvolvidos em conjunto em meados deste ano.

(Com EFE)


Arquivado em:Economia

Saiba como sacar o FGTS da conta inativa sem o Cartão Cidadão

Posted: 15 Feb 2017 07:26 AM PST

Uma das formas mais práticas de sacar os recursos de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), cujo calendário foi divulgado na última terça-feira, é através do Cartão Cidadão. Se o trabalhador tiver direito a receber até 1.500 reais, precisará apenas da senha do cartão para retirar os valores nos postos de autoatendimento, evitando assim filas nas agências.

Para valores entre 1.500 reais e 3.000 reais, é preciso estar de posse do cartão, além da senha. O saque com o Cartão do Cidadão também pode ser feito em lotéricas e correspondentes da rede Caixa Aqui.

Mas quem não tem o cartão consegue sacar o FGTS da conta inativa mesmo assim. Basta se dirigir a uma agência da Caixa com  um documento de identidade, a partir das datas definidas no calendário de pagamento _que variam de acordo com a data de aniversário do trabalhador.

A recomendação do banco para agilizar o atendimento é levar também o número do PIS e a carteira de trabalho. O número do PIS pode estar anotado na carteira de trabalho. Se não estiver, ele pode ser consultado na própria Caixa. O limite para fazer os saques das contas inativas é o dia 31 de julho.

Outra forma de conseguir o dinheiro sem o Cartão Cidadão é pedir em uma agência da Caixa a transferência dos recursos outro banco. A operação é feita imediatamente e sem custos.

Se o trabalhador tiver uma única poupança individual na Caixa, esse valor é depositado automaticamente. É preciso informar ao banco se não quiser que esse depósito aconteça automaticamente. Pessoas com conta poupança no banco público também podem solicitar, gratuitamente, a transferência para outros bancos dos valores referentes ao FGTS que foram depositados, até o dia 31 de agosto.

 


Arquivado em:Economia

Temer confirma interesse em ter Velloso como ministro da Justiça

Posted: 15 Feb 2017 07:22 AM PST

Alvo de críticas por ter colocado no primeiro escalão do governo pessoas citadas na Operação Lava Jato e aliados políticos para conseguir maioria no Congresso, o presidente da República, Michel Temer, decidiu mostrar que não adotará a mesma prática na escolha do novo ministro da Justiça, que substituirá Alexandre de Moraes, indicado por ele para ocupar a cadeira de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em sua conta no Twitter, Temer disse que cogita nomear o ex-ministro do STF e advogado Carlos Velloso para ministro e que a escolha será “pessoal e sem conotações políticas”. “Estive com Carlos Velloso ontem. Conversamos privadamente por mais de 1h. Meu amigo há mais de 35 anos. Marcamos esse encontro diretamente. Continuaremos a conversar nos próximos dias. A escolha do novo ministro da Justiça será minha, pessoal, sem conotações partidárias”, postou o presidente nesta  quarta-feira.

Nos últimos dias, o presidente tem sofrido desgaste perante a opinião pública por uma série de decisões de seu governo que foram interpretadas como uma tentativa de abafar a Lava Jato. Inicialmente, foram cotados para o ministério da Justiça, ao qual está subordinada a Polícia Federal, o criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira e o deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) — ambos com restrições à operação que investiga o esquema de corrupção na Petrobrás.

A possibilidade de o governo tentar sufocar a Lava Jato foi um dos motivos que levaram movimentos que pediram o impeachment de Dilma Rousseff, como Vem pra Rua e Movimento Brasil Livre (MBL), a convocarem para o dia 26 de março um protesto para defender a operação.

Pegou mal também para Temer a recriação de um ministério, extinto por Dilma, para abrigar o seu braço-direito Moreira Franco, que foi citado mais de 30 vezes na delação do ex-diretor da Odebrecht Claudio Melo Filho. A medida garantiu a Moreira foro privilegiado, o que foi entendido por juízes da primeira instância como “desvio de finalidade”. O ministro Celso de Mello, decano do STF, no entanto, colocou ontem um ponto final na questão, decidindo mantê-lo no posto.

A postagem de Temer também ocorre um dia depois de vir à tona um áudio em que o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, explica com todas as letras como o governo monta o ministério pensando no número de votos no Congresso.

“A Saúde é de vocês, mas gostaríamos de ter um notável", diz Padilha, referindo-se a uma conversa que teve com lideranças do PP. "Diz para o presidente que nosso notável é o deputado Ricardo Barros (PP-PR)", teria respondido a sigla, segundo Padilha, que completa: "Vocês garantem todos os votos do partido nas votações? ‘Garantimos’. Então o Ricardo será o notável". Na época em que Temer assumiu a presidência, falava-se que ele iria montar uma equipe de “notáveis”.


Arquivado em:Brasil, Política

Aprovação ao governo Temer cai para 10,3%, mostra pesquisa CNT

Posted: 15 Feb 2017 07:04 AM PST

A avaliação positiva da gestão do presidente Michel Temer (PMDB) apresentou queda nos últimos quatro meses e foi para 10,3%, de acordo com pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) – destes, 9,1% consideram o governo como “bom” e apenas 1,2% o avaliam como “ótimo”. O levantamento anterior, divulgado em outubro do ano passado, apontava uma avaliação positiva por parte 14,6% dos entrevistados.

Já o índice de rejeição ao governo subiu, passando de 36,7% na pesquisa passada para 44,1% – deste total, 17,6% avalia a administração como “ruim”, enquanto 26,5% classificam o desempenho como “péssimo”. Já para 38,9% dos entrevistados, o governo Temer tem tido uma atuação “regular”.

Em relação à aprovação do desempenho pessoal do presidente, também foi registrada uma queda – de 31,7% para 24,4%. Já o número de pessoas que desaprovam subiu de 51,4% para 62,4%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de fevereiro. Foram ouvidas 2002 pessoas em 138 municípios de 25 unidades federativas, nas cinco regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.

Corrupção não mudou

Para quase 49% dos entrevistados, a corrupção no governo Temer é igual à da gestão de Dilma Rousseff (PT). Já para 31,5%, o problema era maior com a petista, enquanto 16,1% avaliam que ele aumentou com Temer. Na visão de 71,8% dos que responderam a pesquisa, o combate à corrupção no país, em aspectos gerais, cresceu nos últimos anos, enquanto 22,4% consideram que os desvios não passaram a ser mais coibidos no Brasil.

Um terço dos brasileiros, segundo a pesquisa da CNT, julga que a corrupção ocorre na mesma medida nos Três Poderes. Já para 23,7%, ela é maior no Legislativo, enquanto 19,4% avaliam que ela é superior no Executivo e 10,2% acham que o problema afeta mais o Judiciário. Na visão de nove em cada dez entrevistados, não existe partido político sem corrupção no país. Para 54,7%, a maior parte dos brasileiros também pratica esse tipo de delito.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Cosméticos antipoluição: a (boa) novidade antirrugas

Posted: 15 Feb 2017 06:32 AM PST

Você já ouviu falar em cosméticos antipoluição? Acredite: eles existem e têm ganhado cada vez mais atenção e espaço na indústria dermocosmética.
No geral, tais produtos possuem ativos que protegem a pele contra 3 principais tipos de poluição:

1. Poluição eletromagnética: 
Radiação UV, já bem conhecida e contra o Eletrosmog – poluição eletromagnética causada pelo excesso de ondas emitidas por antenas, celulares e equipamentos eletrônicos.

2. Poluição atmosférica:
Partículas nocivas e potencialmente tóxicas, como gases de carbono, enxofre, metais pesados e fumaça de cigarro.

3. Poluição Doméstica:
Partículas adquiridas em ambientes internos, liberadas pelo ar condicionado, sistema de aquecimento, substâncias alergênicas presentes em carpetes, além de agressores contidos em produtos químicos de limpeza, que danificam a barreira natural da pele.

De acordo com a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a poluição libera metais tóxicos (pesados) e partículas ligados à formação de radicais livres que resultam em envelhecimento precoce da pele e, consequentemente, no aparecimento de flacidez, linhas de expressão e rugas. Isto ocorre graças à destruição do colágeno, um dos responsáveis pela firmeza da pele. "Com a formação de radicais livres e produção de espécies reativas de oxigênio (superóxido e hidroxila), a poluição induz ao estresse oxidativo, secreta citocinas pró-inflamatórias  e colabora com o aumento de metaloproteinases, substâncias responsáveis pelo processo de ruptura e destruição das fibras elásticas e do colágeno", explica a dermatologista.

Para evitar os danos cumulativos de partículas poluentes, o ideal é utilizar vitaminas, substâncias antioxidantes e ativos específicos. E é aí que entram os chamados cosméticos antipoluição, que possuem mecanismos de atuação diferenciados – como a formação de um escudo biomimético ou um filme de proteção sobre a pele, algo muito comum em fotoprotetores. "Além disso, eles também possuem atuação antioxidante, promovendo reparo celular e, principalmente, impedindo que substâncias pró-inflamatórios que levam ao dano celular.", explica Lucas Portilho, farmacêutico, pesquisador em Cosmetologia e diretor científico da Consulfarma. "É fundamental incluir o uso de substâncias antioxidantes e antipoluição na rotina de beleza, principalmente aqueles que moram em grandes centros urbanos", acrescenta.

Entre os ativos mais comuns já disponíveis em farmácias de manipulação, estão o “Exo-P” (reduz adesão de micropartículas), “Filmexel” (novo conceito de ‘blindagem cutânea’; forma um espécie de filme flexível com proteção total, que permite a pele respirar naturalmente), “EPS White” (inibe manchas causadas pela poluição), “Polushield” (proteção contra metais pesados e radicais livres) e “I-Defender” (proteção contra o eletro magnetismo).

Mais sobre eles: 
Exo-P — é um antipoluente que reduz a adesão das PM 2,5 (partícula 100 vezes menor que um fio de cabelo), além de 'sequestrar' metais pesados. Além disso, o ativo reduz a atividade dos radicais livres, protege a pele e a integridade celular contra os poluentes, inclusive fumaça de cigarro", explica Lucas. A concentração de 1% do ativo é suficiente, com uso preferencialmente noturno ou conforme orientação médica. Complementar à limpeza, o uso de cremes de tratamentos anti-idade e antipoluição pode ser feito duas vezes ao dia, em formulações com Exo-P (3%), Vitamina C (3%) e Niacinamida (3%). "A Vitamina C vai ajudar no reparo da pele, ao mesmo tempo em que estimula colágeno; enquanto a Niacinamida possui ação hidratante e estimuladora do fibroblasto", diz o pesquisador.

Pollushield — O ativo protege a pele contra os danos induzidos pela poluição graças à combinação de um polímero com propriedade quelante de metais e uma ação antioxidante mais potente que resveratrol, ácido ferúlico e vitamina E. "O ativo induz à redução da concentração de malondialdeído, um biomarcador ligado ao estresse oxidativo; há um importante papel protetor, já que o ativo proporciona uma barreira entre a pele e os poluentes, além de aumentar a defesa antioxidante da pele", afirma Lucas. Pode ser manipulado em produtos de limpeza e cremes reparadores.

Pollustop — É um polissacarídeo de alto peso molecular, obtido por biotecnologia, que possui a capacidade de formar um filme sobre as superfícies da pele e do cabelo. "Age como uma barreira contra os três tipos de estresse causados pela poluição atmosférica, radiação UV e doméstica, envolvendo agentes químicos, e assim limita os danos causados às células", explica Lucas. Pollustop pode ser manipulado em produtos de higiene e limpeza. É importante ressaltar que apenas o médico poderá recomendar o produto que responderá melhor de acordo com cada tipo de pele.


Arquivado em:Saúde

Nos Emirados, jogadores são punidos por penteados ‘antiéticos’

Posted: 15 Feb 2017 06:11 AM PST

A Associação de Futebol dos Emirados Árabes Unidos (UAEFA) anunciou nesta semana uma diretriz que complicaria a maior parte dos boleiros das principais ligas do mundo. Quarenta e seis atletas foram advertidos por usarem "penteados antiéticos", segundo informações da emissora britânica BBCAsamoah Gyan, consagrado atacante de Gana que hoje defende o Al-Ahli, está entre os atletas advertidos.

O jogador de 31 anos, que foi destaque de Gana nas Copas de 2006, 2010 e 2014 e passou por clubes como Sunderland, Rennes e Udinese, costuma utilizar penteados pouco convencionais para o mundo islâmico: raspa o cabelo nas laterais e, geralmente, desenha um 3 – o número de sua camisa, apesar de ser centroavante – estilizado.

Veja também

O penteado "Qaza", na qual apenas parte da cabeça é raspada, está entre os banidos pela federação local. Cabe aos árbitros julgar se os cortes de cabelo dos atletas são apropriados e repassar as informações à federação.

O UAEFA, então, envia uma carta de advertência ao clube do jogador na primeira instância. As punições podem subir para multa ou até suspensão. As autoridades dizem estar preocupadas com o número de crianças interessadas em copiar o estilo dos ídolos do futebol. 

 


Arquivado em:Esporte

Chamadas entre telefones fixos e móveis ficarão mais baratas

Posted: 15 Feb 2017 06:02 AM PST

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quarta-feira (15) que as tarifas de interconexão entre as empresas de telefonia fixa e móvel serão reduzidas a partir do dia 25. Essa redução será repassada aos preços cobrados do consumidor.

Com isso, os valores das chamadas locais de fixo-móvel terão redução de 16,49% a 19,25%. Já as ligações interurbanas terão queda de 7,05% a 12,01%.

Essa redução de valor é reflexo da diminuição da tarifa de interconexão _valor que uma empresa cobra da outra pelo uso da sua rede.

De acordo com a agência, esses preços vão continuar caindo ano a ano até 2019, conforme decisão tomada em 2014, quando a Anatel aprovou um cronograma de redução da tarifa de interconexão.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

O mundo (não) vai acabar nesta quinta-feira, garantem astrônomos

Posted: 15 Feb 2017 05:46 AM PST

Desde janeiro deste ano, quando o jornal britânico Daily Mail publicou uma polêmica entrevista com o suposto astrônomo russo Dyomin Damir Zakharovich, boatos de que um asteroide gigante pudesse colidir com a Terra no dia 16 de fevereiro – esta quinta-feira – vêm se espalhando por todas as partes do globo. A dimensão que a história tomou foi tanta que a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) divulgou nesta terça-feira uma nota para desmentir o rumor.

Segundo a SAB, "não há fundamento científico para a notícia sobre o fim do mundo em 16 de fevereiro devido à colisão do asteroide 2016 WF9 com a Terra”. Na entrevista concedida ao tabloide britânico, Zakharovich teria contestado as informações da Nasa sobre o tamanho e a rota do objeto, afirmando que ele atingiria nosso planeta e provocaria gigantes tsunamis, extinguindo a vida na Terra.

Na nota, a SAB esclarece que o asteroide – que pode ser, na verdade, um cometa escuro e sem cauda – passará em seu ponto mais próximo da Terra em 25 de fevereiro, a cerca de 51 milhões de quilômetros. Para se ter uma ideia, isso equivale a um terço da distância entre a Terra e o Sol – longe o suficiente para não representar nenhuma ameaça, segundo os cientistas.

O objeto foi descoberto em 27 de novembro de 2016. De acordo com as medições da Nasa, ele possui um diâmetro estimado entre 0,5 e 1 quilômetro e completa uma volta em torno do Sol a cada 4,9 anos. "A trajetória do 2016 WF9 é bem conhecida, e o objeto não é uma ameaça à Terra em um futuro previsível", escreve a agência espacial americana ao anunciar a descoberta.

A SAB também afirma que informações atualizadas a cada segundo e a imagem interativa da projeção da órbita do objeto em 3D podem ser acompanhadas neste link.

Segundo informações do Near Earth Object Program, da Nasa, só até o fim de fevereiro, 36 asteroides vão passar perto da Terra – nenhum deles oferece risco de colidir com nosso planeta. O que vai passar mais perto é o 2017 BY93, que se aproximará em 23 de fevereiro, chegando a uma distância de 921.600 quilômetros. Apesar desse valor corresponder a apenas 2,4 vezes a distância entre a Lua e a Terra, o objeto é considerado pequeno e não preocupa os cientistas – possui um diâmetro entre 65 e 150 metros.


Arquivado em:Ciência

Imagens do dia 15 de fevereiro

Posted: 15 Feb 2017 05:23 AM PST

(Filippo Monteforte/AFP)" description="">(Mohammed Abed/AFP)" description="">(Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress)" description="">(Maxim Malinovsky/AFP)" description="">(Eric Gaillard/Reuters)" description="">(Abhishek N. Chinnappa/Reuters)" description="">(Vincent Kessler/Reuters)" description="">(Roslan Rahman/AFP)" description="">(Roslan Rahman/AFP)" description="">(Amr Abdallah Dalsh/Reuters)" description="">(Cathal McNaughton/Reuters)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos