USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Notícias

Notícias


Atacante da seleção é multado e proibido de dirigir por um ano

Posted: 01 Feb 2017 10:01 AM PST

Atacante do Liverpool e da seleção brasileira, Roberto Firmino recebeu nesta quarta-feira a punição por ter dirigido embriagado na noite de Natal. A decisão foi tomada pela Corte Magistral de Liverpool, e consiste em uma multa de 20.000 libras (cerca de 80.000 reais), além da suspensão da carteira de habilitação do brasileiro por um ano.

O julgamento de Firmino estava marcado para esta terça-feira. Entretanto, o Liverpool pediu adiamento para que o jogador pudesse disputar a partida contra o Chelsea, que terminou empatada em 1 a 1. Nesta quarta, o atacante compareceu ao fórum da cidade e admitiu ser culpado da acusação.

Apesar da multa e da suspensão do direito de dirigir, Firmino não receberá nenhuma punição da Premier League, permanecendo à disposição do clube inglês para o restante da temporada. O atacante aproveitou para pedir desculpas após o julgamento, afirmando que o erro não se repetirá.

"Peço desculpas, sem ressalvas, ao clube, ao técnico, meus colegas e torcedores por estar nesta situação. O que fiz foi errado e é completamente um mau exemplo. Prometo a todos da 'família do Liverpool FC' que aprenderei com este erro, com esta experiência, e não a repetirei no futuro", afirmou o brasileiro.

O próprio Liverpool lançou uma nota oficial com esclarecimentos sobre o caso. "O clube considera o incidente como uma ocorrência isolada e um raro lapso de julgamento e profissionalismo. Entretanto, trabalharemos com o jogador para orientá-lo especificamente a respeito dos perigos associados ao ato de beber e dirigir", disse o comunicado.


Arquivado em:Esporte

Balança comercial tem melhor superávit para janeiro desde 2006

Posted: 01 Feb 2017 09:52 AM PST

A balança comercial brasileira registrou superávit de 2,725 bilhões de dólares (8,60 bilhões de reais) em janeiro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Esse foi o melhor resultado para meses de janeiro desde 2006, quando o superávit comercial chegou a 2,835 bilhões de dólares (8,94 bilhões de reais). No primeiro mês de 2017, as exportações somaram 14,911 bilhões de dólares (47,03 bilhões de reais), e as importações, 12,187 bilhões de dólares (38,44 bilhões de reais).

Veja também

Nas exportações, cresceram em relação ao janeiro de 2016 os grupos básicos (30,0%), semimanufaturados (27,5%) e manufaturados (7,4%). Com o dólar mais caro, os produtos brasileiros ficam mais competitivos no exterior. As principais altas foram de óleos combustíveis (271,2%), suco de laranja congelado (251,2%) e soja em grão (124,7%)

Em relação às importações no mês, houve alta em bens intermediários (22,8%), combustíveis e lubrificantes (15,8%) e bens de consumo (2,8%), enquanto retrocederam as compras de bens de capital (-40,1%).

A balança comercial fechou 2016 com o maior superávit desde 1980, com saldo de 47,692 bilhões de dólares (150,432 bilhões de reais). Para este ano, a aposta do mercado financeiro é de saldo positiv0 de 45,10 bilhões de dólares (142,25 bilhões de reais), segundo o último Boletim Focus divulgado nesta semana pelo Banco Central.

 


Arquivado em:Economia

Nasa revela incríveis imagens dos anéis de Saturno

Posted: 01 Feb 2017 09:52 AM PST

A Nasa divulgou novas imagens dos anéis de Saturno, que revelam detalhes jamais vistos pelos astrônomos. Feitas pela missão Cassini, que iniciou uma série de mergulhos nos anéis do planeta em novembro de 2016, as fotos são algumas das mais próximas já feitas dos anéis gelados do planeta, capazes de captar características com dimensão de 550 metros (na Terra, essa é a altura de alguns de nossos prédios mais altos, mas, em termos cósmicos, é um tamanho minúsculo).

As novas imagens, divulgadas no site da missão, relevaram aos astrônomos alguns detalhes como os chamados "palha" ("straw", em inglês, aglomeração de partículas dos anéis) e "hélices" ("propellers", pequenas "luas" que flutuam nos anéis), que jamais haviam sido vistos.

"Esses closes representam a abertura de uma janela completamente nova para a observação dos anéis de Saturno e, durante os próximos meses, esperamos dados ainda mais interessantes, à medida em que treinamos as câmeras em outras partes dos anéis, mais próximos do planeta", afirmou Matthew Tiscareno, cientista da missão, em comunicado da agência espacial americana.

Missão Cassini

Lançada em 1997 com o objetivo de buscar informações sobre Saturno, seus anéis e campo magnético, a missão Cassini chegou ao planeta em 2004 e, desde então, registrou mais de 300.000 imagens. Seus instrumentos revelaram as sete luas de Saturno, mostraram grandes tempestades no planeta e trouxeram evidências para a existência de lagos de metano em Titã, uma das luas de Saturno, e de um oceano (e talvez, vida), na lua Enceladus.

Para o que a Nasa está chamando de "Grand finale", a sonda está realizando diversos rasantes entre os anéis e os polos e, em seguida, a partir de abril de 2017, nos anéis mais internos do planeta. Essa será a observação mais próxima e detalhada dessa região e pretende sondar a composição dos anéis, que podem revelar como se formaram e qual sua idade. As manobras também devem oferecer mais informações sobre as menores luas de Saturno, como Atlas e Pandora. Pouco antes de colidir com o planeta e encerrar a missão, Cassini será a sonda que mais chegou perto de Saturno – estará a 1.628 quilômetros das nuvens que o formam o gigante gasoso. A pequena distância dará a oportunidade de estudar os campos gravitacional e magnético.


Arquivado em:Ciência

Justiça determina bloqueio de até R$1 milhão de Joseph Safra

Posted: 01 Feb 2017 09:39 AM PST

A Justiça Federal do Distrito Federal determinou o bloqueio de até 1 milhão de reais do banqueiro Joseph Safra, dono do Banco Safra, em atendimento a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) no âmbito de uma ação de improbidade resultante da operação Zelotes. As informações são do MPF.

De acordo com o MPF do Distrito Federal, a decisão liminar determina o bloqueio de bens de Safra e de outras cinco pessoas até o limite de 1 milhão de reais cada, como forma de garantir o ressarcimento aos cofres públicos no caso de condenação deles. O banqueiro tem a fortuna estimada em 19,50 bilhões de dólares (61,50 bilhões de reais) segundo a revista Forbes.

Procurado pela agência de notícias Reuters, o Banco Safra informou que não comentaria a decisão da Justiça.

Zelotes

A Zelotes investiga um esquema de pagamento de propinas para autoridades ligadas ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ao qual se recorre contra sanções impostas pela Receita Federal.

Em dezembro, o Tribunal Federal da 1ª Região, ao qual a Justiça Federal do Distrito Federal está subordinada, encerrou processo penal contra Joseph Safra na Zelotes. A ação de improbidade é uma ação civil.

Em março do ano passado, o MPF havia denunciado Safra sob acusação de pagamento de 15,3 milhões de reais para servidores em troca de decisões favoráveis ao Safra no Carf. As irregularidades teriam ocorrido, de acordo com o Ministério Público, em processos administrativos de interesse da JS Administração de Recursos, do grupo Safra. Na ocasião da denúncia, a JS Administradora disse que as suspeitas levantadas pelo Ministério Público eram infundadas.

(Com Reuters)


Arquivado em:Economia

Votação reflete o apoio dos juízes federais à Lava Jato, diz Moro

Posted: 01 Feb 2017 09:33 AM PST

O juiz Sérgio Moro disse nesta quarta-feira que a eleição interna da Associação dos Juízes Federais (Ajufe) que o colocou em primeiro lugar na lista tríplice para a cadeira do ministro Teori Zavascki indica o incentivo de seus pares à Lava Jato.

“Reflete o apoio dos magistrados federais aos trabalhos na Operação Lava Jato, o que é importante para que se possa prosseguir”, declarou Moro, que recebeu 319 votos na consulta interna feita pela principal entidade que representa juízes federais no país.

Em segundo lugar na lista, com um voto a menos, ficou o ministro Reynaldo Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ),  com 318 votos. Em terceiro, ficou o desembargador federal Fausto de Sanctis (165 votos), que ficou conhecido ao ser o juiz responsável pelas operações Satiagraha e Castelo de Areia.

“Foi uma grande honra figurar na lista tríplice ao lado de tão ilustres magistrados federais, como o ministro Reynaldo Fonseca e o desembargador Fausto de Sanctis, além de todos os demais previamente selecionados”, disse Moro.

A Ajufe pretende entregar a relação dos mais votados ao presidente Michel Temer, a quem cabe escolher o sucessor de Teori, que morreu no dia 19 de janeiro em acidente aéreo no mar de Paraty (RJ).

Palocci

Moro voltou ao trabalho nesta semana, após férias. Nesta quarta-feira, ele começou a ouvir testemunhas de acusação em processo que envolve o ex-ministro Antônio Palocci – o petista é acusado de ter recebido propina para atuar em favor da Odebrecht entre 2006 e 2013 para beneficiar a empreiteira em projetos do governo federal. Palocci está preso desde setembro do ano passado.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Confronto em evacuação de assentamento judaico deixa 10 feridos

Posted: 01 Feb 2017 09:29 AM PST

Dez policiais israelenses ficaram feridos nos enfrentamentos com colonos que tentam evitar a evacuação do assentamento judaico de Amona, construído em propriedade privada no território palestino ocupado da Cisjordânia, em cumprimento de uma ordem do Tribunal Supremo israelense.

Sete famílias deixaram suas casas voluntariamente na manhã desta quarta-feira e a polícia continua negociando com os líderes da comunidade para convencê-los a saírem, afirmou o porta-voz policial Micky Rosenfeld. “Não está sendo uma evacuação pacífica. Atiram pedras, líquido ácido e há oficiais feridos”, acrescentou.

Mais cedo, o governo israelense aprovou a construção de 3.000 novas casas em assentamentos na Cisjordânia. Foi o terceiro anúncio desse tipo desde a posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, há doze dias. O republicano promete ser mais favorável aos assentamentos judaicos em território palestino do que seu antecessor, Barack Obama.

 

Dezenas de jovens que foram ao local nos últimos dois dias para mostrar seu apoio e resistir à expulsão entraram em confronto com a polícia, atearam fogo em pneus e acenderam fogueiras.

Segundo o plano estipulado, a polícia removerá hoje todas as famílias e fechará as casas, que devem ser demolidas nesta quinta-feira.

O exército israelense cerca o perímetro exterior do assentamento, situado ao nordeste de Ramala e onde até hoje moravam 42 famílias de colonos, cerca de 240 pessoas.

Aproximadamente 3.000 soldados das Forças de Segurança participam da operação, enquanto cerca de 2.000 pessoas – a maioria colonos jovens e adolescentes – protestam em Amona contra a evacuação.

Propriedade privada

A colônia está localizada em terrenos de propriedade privada palestina, por isso foi declarada ilegal pela Justiça israelense (a ONU declarou todos os assentamentos em território palestino ilegais) e a Suprema Corte ordenou em 2014 sua evacuação.

Desde então, o governo israelense conseguiu adiamento após adiamento, até que na última terça-feira a corte ordenou que sua sentença fosse cumprida em 48 horas.

O Executivo apresentou uma proposta de realocação em terras próximas, também em território ocupado, e a ONG israelense Yesh Din pediu sua rejeição em nome dos palestinos que reivindicam a propriedade dos terrenos.

(Com EFE)


Arquivado em:Mundo

Jon Jones lutará pelo cinturão em retorno ao UFC

Posted: 01 Feb 2017 09:19 AM PST

O retorno de Jon Jones ao octógono do UFC já está marcado. Quem confirmou a luta do ex-campeão da categoria meio-pesado foi o próprio Dana White, em entrevista ao podcast oficial do UFC. De acordo com o presidente da organização de MMA, Jones será o próximo desafiante ao cinturão e enfrentará o vencedor da luta entre Daniel Cormier, atual campeão, e Anthony Johnson, no UFC 210, marcada para 8 de abril.

Assim, a volta de Jon Jones deverá ocorrer no mês de julho, data em que o lutador, que foi pego no exame antidoping antes do UFC 200, poderá retornar aos ringues. Vale ressaltar que a punição a Jones foi aplicada em novembro, mas como já estava sendo cumprida, terminará em julho.

"Ainda não conversei com ele depois de todo o incidente (no UFC 200). Dependendo de como está a cabeça de Jones e onde ele acha que está, eu acreditaria que ele irá voltar diretamente para tentar vencer seu cinturão novamente", afirmou White.

 


Arquivado em:Esporte

Estado de saúde de Marisa Letícia se agrava

Posted: 01 Feb 2017 09:11 AM PST

Nestas últimas duas horas, o estado de saúde de Marisa Letícia se agravou.  Ela sofreu de anisocoria, caracterizada pelo tamanho desigual das pupilas.  A condição mostra que uma região importante do tronco cerebral pode estar sofrendo com hemorragia.

Hoje pela manhã os médicos já haviam constatado piora na inflamação cerebral. O problema é provocado pelo que se chama na medicina de hiperemia (aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local), como foi no caso do AVC de Marisa.

A ex-primeira-dama dama sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico na última terça-feira (24). Do tipo mais grave, consiste na ruptura da parede da artéria, com ocorrência de hemorragia.


Arquivado em:Saúde

STF abre Ano Judiciário com homenagem a Teori Zavascki

Posted: 01 Feb 2017 08:49 AM PST

A toga preta de cetim do ministro Teori Zavascki, morto em janeiro em um acidente aéreo em Paraty (RJ), foi colocada estrategicamente no espaldar da cadeira que o magistrado ocupava no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), entre os ministros Edson Fachin e Luiz Fux. Nesta quarta-feira, data em que é aberto o Ano Judiciário, a presidente da Corte, Cármen Lúcia, anunciou que a simplicidade da cerimônia era justificada pela tristeza da morte do juiz. Ao contrário dos demais anos, não foram convidadas autoridades como o presidente da República e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Horas antes da abertura da sessão plenária, Cármen Lúcia havia autorizado o desligamento do juiz Márcio Schiefler Fontes, que atuava como auxiliar do ministro Teori no Supremo e que se despedira ontem dos funcionários do STF. Ele não atua mais hoje nos processos relacionados à Operação Lava-Jato. Schiefler era considerado o braço direito do ministro Teori na análise das ações do petrolão e uma espécie de arquivo vivo de todas as delações premiadas sob responsabilidade do Supremo. Foi ele, por exemplo, quem tomou depoimento do herdeiro Marcelo Odebrecht, para que a delação do empresário pudesse ser homologada. O juiz retorna agora a Santa Catarina.

Nas homenagens a Teori Zavascki nesta quarta, coube ao decano Celso de Mello o discurso sobre o colega de Supremo. "Os grandes magistrados nunca se vão, nunca se despedem. Os grandes juízes, como o saudoso Teori Zavascki, permanecem na consciência e no respeito de seus jurisdicionados", disse Mello, que afirmou que a morte do relator da Lava-Jato ocorre em um "momento de graves e profundas inquietações" em que "o Judiciário não pode perder a qualidade de fiel depositário da confiança do povo brasileiro”. "A melhor forma de honrarmos sua memória é continuarmos esse trabalho com a mesma seriedade, tentando mudar o país dentro da Constituição e dentro das leis", disse.

Celso de Mello citou frases usadas por Teori, como versos da canção "Tocando em Frente", de Almir Sater, que afirmam que "cumprir a vida é simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente", e lições sobre seu trabalho como juiz. Em recado a políticos em suspeição alvos de processos como os relacionados à Operação Lava-Jato, o decano afirmou que "o Judiciário não pode perder a gravíssima condição de fiel depositário da permanente confiança do povo brasileiro, que deseja preservar o sentido democrático de suas instituições e, mais do que nunca, deseja ver respeitada, em plenitude, por todos os agentes e Poderes do Estado, a autoridade suprema de nossa Carta Política e a integridade dos valores que ela consagra na imperatividade de seus comandos, sob pena de a instituição judiciária deslegitimar-se aos olhos dos cidadãos da República”.

“O Supremo Tribunal Federal, atento às anomalias que pervertem os fundamentos ético-jurídicos da República e inspirado pela ação exemplar do saudoso Ministro Teori Zavascki repulsa vigorosa a atos intoleráveis que buscam capturar, criminosamente, as instituições do Estado, submetendo-as, de modo ilegítimo, a pretensões inconfessáveis, em detrimento do interesse público, não hesitará, agindo sempre com isenção e serenidade e respeitando os direitos e garantias fundamentais assegurados pela Constituição, em exercer, nos termos da lei, o seu magistério punitivo, com a finalidade de restaurar a integridade da ordem jurídica violada”, completou o decano.

O Ano Judiciário é aberto em meio a negociações sobre como será escolhido o novo relator da Lava-Jato. A tendência é que o sorteio do responsável pelos processos seja circunscrito à 2ª Turma, conforme precedente de 2009 – naquele ano, dois dias após a morte do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, o então presidente do STF Gilmar Mendes redistribuiu parte do acervo do ministro dentro da turma da qual ele fazia parte. Teori Zavascki integrava a 2ª Turma ao lado de Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Na manhã de hoje, o ministro Edson Fachin pediu formalmente para integrar o colegiado.


Arquivado em:Brasil, Política

Tóquio-2020 pede doações para produzir medalhas recicladas

Posted: 01 Feb 2017 08:10 AM PST

A organização da Olimpíada de Tóquio-2020 pediu a colaboração do público japonês para produzir as medalhas dos próximos Jogos. Os desejados itens de ouro, prata e bronze serão produzidas com metal reciclado de celulares e outros produtos eletrônicos doados por “pessoas que desejam se sentir diretamente envolvidas com o evento”, anunciou o comitê local nesta quarta-feira.

Os organizadores esperam coletar até oito toneladas de metal, sendo 40 quilos de ouro, 2.920 quilos de prata e 2.994 quilos de bronze, de celulares desatualizados e eletrodomésticos pequenos. A iniciativa resultará em duas toneladas de material reciclável, o suficiente para fabricar todas as 5.000 medalhas olímpicas e paralímpicas.

A medida é parte de um esforço para promover a sustentabilidade e poupar gastos, já que o orçamento do evento recebeu pesadas críticas nos últimos anos – chegou a 26,5 bilhões de dólares em certo momento e, no fim do ano passado, foi reduzido para 16,8 bilhões de dólares (cerca de 52 bilhões de reais pela cotação atual).

“Existe um limite e tanto nos recursos de nossa terra, e por isso reciclar estas coisas e lhes dar um novo uso irá fazer todos nós pensarmos sobre o meio ambiente”, disse o diretor esportivo da Tóquio 2020, Koji Murofushi, em coletiva de imprensa. “Ter um projeto que permite a todo o povo do Japão participar da criação de medalhas que serão penduradas nos pescoços dos atletas é muito bom”, acrescentou Murofushi, que foi campeão do lançamento de martelo dos Jogos de Atenas-2004.

A partir de abril, caixas de coleta serão instaladas em escritórios locais e nas lojas da empresa de telecomunicações NTT DoCoMo Inc, que irá fazer uma parceria com a empresa ambiental Centro de Saneamento Ambiental do Japão no projeto. As medalhas dos Jogos Rio 2016 também foram feitas com material reciclado, como restos de espelhos e chapas de raio-x.

Relembre as Olimpíadas do Rio através das imagens mais marcantes selecionadas por VEJA(/VEJA)" description="">O jamaicano Usain Bolt durante a semifinal dos 100m rasos, nas Olimpíadas Rio 2016(Kai Pfaffenbach/Reuters)" description="O jamaicano Usain Bolt durante a semifinal dos 100m rasos, nas Olimpíadas Rio 2016">Atletismo 200m rasos - Usain Bolt(Damien Meyer/AFP)" description="">Thiago Braz da Silva durante a prova de salto com vara, nos Jogos Olímpicos Rio 2016(Fabrice Coffrini/AFP)" description="Thiago Braz da Silva durante a prova de salto com vara, nos Jogos Olímpicos Rio 2016">Sergio Gonzalez, de Cuba, pula para pegar a bola na partida contra a Rússia, nas Olimpíadas Rio 2016(Adrees Latif/Reuters)" description="Sergio Gonzalez, de Cuba, pula para pegar a bola na partida contra a Rússia, nas Olimpíadas Rio 2016">Em Imagens: Rio 2016 - Rugby masculino(Phill Noble/Reuters)" description="">Rio-2016: Saltos ornamentais(Pilar Olivares/Reuters)" description="As brasileiras Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso, durante a final dos saltos ornamentais no Centro Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ) - 09/08/2016">Danielle Page, da Sérvia, durante a semifinal de basquete feminino contra a Espanha, nas Olimpíadas Rio 2016(Jim Young/AFP)" description="Danielle Page, da Sérvia, durante a semifinal de basquete feminino contra a Espanha, nas Olimpíadas Rio 2016">Rio-2016: Triatlo feminino (iPad)(Antonio Milena/VEJA/NOPP)" description="Competidoras participam do triatlo no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ) - 20/08/2016">Felipe-wu-tiro-Ivan-08(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">A ginasta Flávia Saraiva durante a final na trave, nos Jogos Olímpicos Rio 2016(Paulo Vitale/VEJA)" description="A ginasta Flávia Saraiva durante a final na trave, nos Jogos Olímpicos Rio 2016">Jogos Olímpicos Rio 2016(Danilo Verpa/Folha S.Paulo/NOPP)" description="A judoca brasileira, Rafaela Silva dá um golpe na alemã Miryam Roper, na primeira fase eliminatória das Olimpíadas Rio 2016">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Time brasileiro se prepara para realizar um salto, na final do nado sincronizado, nas Olimpíadas Rio 2016(Stefan Wermuth/Reuters)" description="Time brasileiro se prepara para realizar um salto, na final do nado sincronizado, nas Olimpíadas Rio 2016">Jogos Olímpicos Rio 2016(Adrees Latif/Reuters)" description="A canadense Colleen Loach, durante prova de hipismo, nos Jogos Olímpicos Rio 2016">Rio-2016 - Atletismo: Salto com barreiras (iPad)(Alexander Hassenstein/Getty Images)" description="Atletas durante a prova de salto com barreiras feminina, no Estádio Olímpico - 13/08/2016">Rio-2016: Taekwondo - Maicon Siqueira (iPad)(Ed Jones/AFP)" description="">(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Rio-2016 - Golfe masculino(Andrew Boyers/Reuters)" description="">Rio-2016 - Quartas de final, Brasil e Austrália(Eugenio Savio/AP)" description="">Atletas da marcha atlética durante a prova dos 20km masculino, nas Olimpíadas Rio 2016(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Rio-2016: Canoísta brasileiro Isaquias Queiroz conquista a medalha de prata na canoagem(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Canoísta brasileiro Isaquias Queiroz conquista a medalha de prata na canoagem - 16/08/2016">Michael Phelps durante a prova de 200m nado medley, nas Olimpíadas Rio 2016(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="Michael Phelps durante a prova de 200m nado medley, nas Olimpíadas Rio 2016">O nadador Michael Phelps supera favoritos nos 200m nado borboleta e garante sua segunda medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a 20ª de sua carreira(David Ramos/Getty Images)" description="">Rio-2016 - Polo aquático feminino(Adam Pretty/Getty Images)" description="">Rio-2016: Pedido de casamento no rugby feminino(Alexander Hassenstein/Getty Images)" description="A voluntária Marjorie Enya (dir), beija a jogadora de rugby Isadora Cerullo, após proposta de casamento, na partida entre Austrália e Nova Zelândia, em Deodoro, no Rio de Janeiro (RJ) - 08/08/2016">O lutador Iakobi Kajaia, da Geórgia, fica embaixo do ucraniano Aleksander Chernetski, durante a final da luta greco-romana nas Olimpíada Rio 2016(Toru Hanai/Reuters)" description="O lutador Iakobi Kajaia, da Geórgia, fica embaixo do ucraniano Aleksander Chernetski, durante a final da luta greco-romana nas Olimpíada Rio 2016">O brasileiro Thiago Braz e o francês Renaud Lavillenie durante a premiação da medalha, nos Jogos Olímpicos Rio 2016(Johannes Eisele/AFP)" description="O brasileiro Thiago Braz e o francês Renaud Lavillenie durante a premiação da medalha, nos Jogos Olímpicos Rio 2016">Rio-2016 - Final de hipismo por equipes(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Jhon Murillo, da Colômbia, durante a final de salto triplo na Rio 2016(Adrian Dennis/AFP)" description="Jhon Murillo, da Colômbia, durante a final de salto triplo na Rio 2016">Final vôlei masculino: Brasil x Itália(Antonio Milena/VEJA/NOPP)" description="">O ginasta Arthur Nory durante apresentação no solo, na final do individual geral masculino, nos Jogos Olímpicos Rio 2016(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="O ginasta Arthur Nory durante apresentação no solo, na final do individual geral masculino, nos Jogos Olímpicos Rio 2016">O brasileiro Robson Conceição (azul), vence Lázaro Álvarez e vai para a final do boxe(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="O brasileiro Robson Conceição (azul), vence Lázaro Álvarez e vai para a final do boxe, em luta realizada no Pavilhão 6 do Riocentro - 14/08/2016">Em imagens: Rio-2016: Levantamento de peso(Stoyan Nenov/Reuters)" description="A porto-riquenha Lely Burgos, durante as finais de levantamento de peso feminino, categoria 53 kg, no Pavilhão 2 do Riocentro - 07/08/2016">Em imagens: Rio-2016: Tênis de Mesa(Mike Ehrmann/Getty Images)" description="">Ginástica artística na Rio-2016(Paulo Vitale/VEJA.com)" description="">Em imagens: Rio-2016: Handebol(Kai Pfaffenbach/Reuters)" description="">Rio-2016: Vôlei de praia feminino - Egito x Alemanha(Lucy Nicholson/Reuters)" description="A egípcia Doaa Elghobashy e a alemã Kira Walkenhorst, durante partida do vôlei de praia feminino, no Rio de Janeiro (RJ) - 07/08/2016">Jogadores do Brasil comemoram gol sobre a Dinamarca, nas Olimpíadas Rio 2016(Lucas Figueiredo/Mowa Press)" description="Jogadores do Brasil comemoram gol sobre a Dinamarca, nas Olimpíadas Rio 2016">Jogos Olímpicos Rio 2016(Dominic Ebenbichler/Reuters)" description="">Ipad-Imagens(Bryn Lennon/Getty Images)" description="A americana Kristin Armstrong desaba no chão após conquistar a medalha de ouro na prova de ciclismo contrarrelógio, nas Olimpíadas Rio 2016">Em imagens: Rio-2016 - Remo(Carlos Barria/Reuters)" description="Competidoras australianas, durante a repescagem do remo feminino, no Estádio da Lagoa - 08/08/2016">O nadador Michael Phelps se surpreende com as três medalhas de prata nos 100m nado borboleta, nas Olimpíadas Rio 2016(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="O nadador Michael Phelps se surpreende com as três medalhas de prata nos 100m nado borboleta, nas Olimpíadas Rio 2016">Gabriel Jesus faz a finta no jogador da Colômbia, nos Jogos Olímpicos Rio 2016(Lucas Figueiredo/Mowa Press)" description="Gabriel Jesus faz a finta no jogador da Colômbia, nos Jogos Olímpicos Rio 2016">Jogos Olímpicos Rio 2016(Matthew Childs/Reuters)" description="">Final basquete masculino: EUA x Sérvia(Ivan Pacheco/VEJA.com)" description="">Em imagens: Rio-2016: Natação(Dominic Ebenbichler/Reuters)" description="A nadadora checa Simona Baumrtrova, durante a prova dos 100 metros nado costas, no Centro Aquático Olímpico - 07/08/2016">CICLISMO DE ESTRADACerimônia de abertura Rio-2016(Fabice Coffrini/AFP)" description="Fogos de artifício criam a palavra 'Rio', durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016, realizada no Estádio do Maracanã - 05/08/2016">Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016(Clive Brunskill/Getty Images)" description="A modelo Gisele Bündchen desfila no estádio do Maracanã durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016">Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016(Chris McGrath/Getty Images)" description="">

(com agência Reuters)


Arquivado em:Esporte

PSOL lança candidatura de Luiza Erundina à presidência da Câmara

Posted: 01 Feb 2017 07:51 AM PST

O PSOL anunciou nesta quarta-feira que a deputada federal Luiza Erundina (SP) será a candidata do partido à presidência da Câmara dos Deputados. Na eleição marcada para amanhã, Erundina terá como adversários o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), o líder do PTB, Jovair Arantes (GO), André Figueiredo (PDT-CE) e Júlio Delgado (PSB-MG).

Com a escolha de Erundina, pela primeira vez o deputado Chico Alencar (RJ) não será o candidato do PSOL ao comando da Câmara. Ele concorreu nas eleições de 2011, 2013 e 2015, vencidas por Marco Maia (PT-RS), Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), respectivamente.

Luiza Erundina está no quinto mandato de deputada e concorreu à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2016. Com 184.000 votos, ela ficou em quinto lugar, atrás de Fernando Haddad (PT), Celso Russomanno (PRB) e Marta Suplicy.

A pulverização de candidaturas, seis até agora, indica que dificilmente Rodrigo Maia, o favorito na disputa, vencerá a eleição no primeiro turno.

Além disso, há cinco ações judiciais no Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de barrar a candidatura do democrata. Seus adversários argumentam que ele não poderia se candidatar porque assumiu "mandato tampão" em julho de 2016, quando o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) renunciou à presidência da Câmara.


Arquivado em:Política

‘Castigo’ por cartão amarelo no futebol deve ser testado em 2017

Posted: 01 Feb 2017 07:44 AM PST

A International Football Association Board, a entidade que define as regras do futebol, anunciou nesta quarta-feira que discutirá possíveis mudanças nas normas do jogo em sua reunião anual, marcada para 3 de março, em Londres, na Inglaterra. Na pauta, está a expulsão temporária ao atleta que receber cartão amarelo, uma forma de “castigo” por uma infração grave, mas não passível de cartão vermelho. Também será discutido o papel do capitão dos times e a regulamentação do árbitro de vídeo, que tanto causou polêmica no último Mundial de Clubes da Fifa. 

Segundo a International Board, a proposta da suspensão temporária do jogador poderá entrar em vigor depois de dois ou três anos de testes realizados pela Uefa em divisões inferiores do futebol europeu, que devem começar já em 2017.  A suspensão seria decretada quando uma indisciplina não fosse suficientemente dura para merecer um cartão vermelho, nem suficientemente leve para merecer um cartão amarelo comum ou uma mera advertência verbal.

Existe a possibilidade de os cartões amarelos serem simplesmente substituídos pela suspensão temporária, algo que Michel Platini defendia quando era presidente da Uefa. O ex-jogador francês gostaria que o atleta advertido ficasse de 10 a 15 minutos fora de campo, pois, em sua avaliação, faz mais sentido punir um jogador na mesma partida do que o impedi-lo de jogar no futuro, contra uma terceira equipe que nada tem a ver com a ocorrência.

Jogador do Real Madrid, Fabio Coentrão, recebe cartão amarelo durante a partida contra o time do Basel pela Liga dos Campeões

“Rodinhas” de reclamações podem estar com os dias contados no futebol (Ruben Sprich/Reuters)

Capitães – Outra forma de incrementar a disciplina em campo é a de exigir que apenas capitães possam falar com os árbitros, evitando as conhecidas “rodinhas” de reclamação com vários atletas das duas equipes. Segundo a agenda da International Board, a reunião de março dará “especial atenção ao papel dos capitães e como suas responsabilidades podem ser incrementadas para conseguir maior disciplina e melhor comunicação com os árbitros”.

O encontro ainda vai examinar o uso do vídeo no futebol, algo que já vem sendo testado em 20 diferentes torneios pelo mundo. No Mundial de Clubes de 2016, o sistema cometeu falhas e causou bastante controvérsia. Outro tema na agenda será a flexibilização das normas em determinados campeonatos, como o número de substituições. A proposta é de que se introduza uma quarta substituição em  jogos com prorrogações.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Contra pichação, Doria quer 2,5 mil câmeras e multa de R$ 50 mil

Posted: 01 Feb 2017 07:40 AM PST

Em mais uma ação de combate aos pichadores, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira a instalação de 2,5 mil câmeras ainda neste ano para fiscalizar, principalmente, monumentos da cidade. Escolas e postos de saúde municipais e estaduais, além de grandes vias e pontes, também serão contempladas pelo monitoramento eletrônico.

Chamado City Câmeras, o programa é uma parceria entre a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar. Até o fim da gestão, o prefeito prometeu implementar um total de 10 mil câmeras.

Além da fiscalização em vídeo, Doria anunciou multa de R$ 50 mil para quem for flagrado pichando monumentos. Aos pichadores de muros públicos e privados, será cobrada multa de R$ 5 mil. O valor dobrará em caso de reincidência.

No primeiro mês da gestão Doria, a prefeitura informou ter detido 41 pichadores, contra os quais serão movidas ações civis públicas. A Secretaria de Estado da Segurança Pública, porém, fala em 33.

Nesta quarta-feira, o tucano se reúne com o Comando de Operações da Polícia Militar (Copom) pela quarta vez para definir os pontos que receberão o monitoramento. “A cada ano vamos multiplicando, até chegar a 10 mil câmeras em áreas estratégicas da cidade, todas elas integradas ao Copom e ao sistema Detecta, que é administrado pela PM”, disse Doria.

Na tarde desta quarta, o prefeito vai discutir a lei para punir pichadores na Câmara dos Vereadores, que reiniciou os trabalhos. “Vou à Câmara hoje também para debater a nova lei que será colocada em votação já na próxima semana. Os pichadores terão multa de R$ 5 mil para cada muro ou cada próprio privado ou público que for pichado. Se for um monumento, ainda terão mais R$ 50 mil. Se for reincidente, multa de R$ 10 mil”, explicou.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil, Política

Claudia Leitte pode ter bens bloqueados por dívida com MinC

Posted: 01 Feb 2017 07:30 AM PST

Claudia Leitte perdeu o prazo para devolver aos cofres públicos 1,2 milhão de reais captados pela Lei Rouanet para uma turnê que teve a sua prestação de contas reprovada pelo Ministério da Cultura no ano passado. A produtora da cantora, CIEL, tinha até 7 de janeiro para fazer a devolução integral ou ao menos entregar a primeira parcela da dívida (que pode ser quitada em doze vezes). Sem uma resposta da cantora e de sua empresa, o MinC envia agora o processo para o Tribunal de Contas da União (TCU), que tomará as medidas legais necessárias para reaver o dinheiro. No horizonte, há até um eventual bloqueio de bens da artista.

O projeto de shows da cantora usou recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), mas teve as contas reprovadas em sua análise técnica, que apontaram a ausência de medidas de democratização do acesso à cultura. “Não foi comprovada a distribuição gratuita de ingressos a beneficiários, sendo que a proporção de 8,75% dos ingressos deveriam ter sido distribuídos gratuitamente; os borderôs dos shows realizados em Picos/PI e em Ponta-Porã/MS indicam que os ingressos foram comercializados em valores acima do que foi pactuado; não foram encaminhados borderôs referentes ao show realizado em Cuiabá/MT”, informou a assessoria do ministério à reportagem de VEJA.

O último recurso da artista foi negado em 7 de dezembro. A contar desta data, a produtora CIEL tinha o prazo de trinta dias para efetuar o pagamento devido ou negociar o parcelamento da dívida de 1.274.129,88 de reais (com correção monetária), mas, segundo o ministério, “a proponente não atuou no período”. O MinC afirma em nota, nesta quarta-feira, ter feito contatos com a empresa por e-mail e telefone, e mesmo assim não ter recebido nenhuma manifestação do outro lado.

Com o sumiço da artista e de sua empresa, o ministério vai repassar o processo da instância administrativa para a instância jurídica. “Como não houve manifestação do proponente dentro do prazo informado, o processo foi encaminhado aos trâmites relativos à instauração da Tomada de Contas Especial (TCE), que deve ser instaurada em até 180 dias”, informa o MinC. Outra sanção que a cantora deve sofrer é a inscrição no Cadin, um banco de dados que contém os nomes das pessoas físicas e jurídicas devedores da União, o que impossibilita a captação de novos recursos através da Lei Rouanet.

A assessoria da cantora disse à reportagem de VEJA que não se manifestaria sobre o assunto.

A história

A cantora Claudia Leitte teve rejeitada a prestação de contas de um projeto de shows pelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que havia sido autorizado a captar recursos via Lei Rouanet. A jurada do reality show The Voice Brasil, da Globo, pediu autorização para captar 6,5 milhões de reais para doze shows em 2013, e recebeu aval para 5,88 milhões de reais, dos quais captou o valor agora cobrado – mais exatamente, o Ministério da Cultura (MinC) pede de volta 1,27 milhão de reais para ao Fundo Nacional da Cultura.

Os shows aconteceram entre maio e julho de 2013 em doze capitais: Rio Branco (AC), Macapá (AP), Belém (PA), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Teresina (PI), João Pessoa (PB), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e Brasília (DF).

 


Arquivado em:Entretenimento

Poluição aumenta o risco de Alzheimer, conclui estudo

Posted: 01 Feb 2017 07:15 AM PST

Mulheres que vivem em regiões muito poluídas correm maior risco de desenvolver Alzheimer. De acordo com um estudo publicado no periódico científico Translational Psychiatry, a probabilidade de desenvolvimento de demência é ainda maior naquelas que são portadoras da variante genética APOE-e4, que já é um importante fazer de risco para a doença. As informações são do jornal americano LA Times.

Poluição e risco genético

No estudo, pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, acompanharam, ao longo de dez anos, a saúde cognitiva de mulheres com idade entre 65 e 79 anos. Os resultados mostraram que as participantes portadoras da variante genética APOE-e4 corriam um risco três vezes maior de desenvolver Alzheimer se estivessem expostas altos níveis de poluição do ar, em comparação com aquelas que não carregam o gene.

Entre as participantes que tinham a variação genética, aquelas que viviam em áreas com muita poluição tinham uma probabilidade quatro vezes maior de apresentar algum tipo de declínio cognitivo – perda mensurável de memória e pouca habilidade de raciocínio – do que aquelas que respiravam um ar mais limpo.

Para uma análise mais completa dos possíveis estragos que a poluição pode causar no cérebro, além do acompanhamento das mulheres, os pesquisadores também realizaram experimentos em laboratório com cobaias e tecidos cerebrais. Os resultados mostraram que a exposição às partículas emitidas por motores, usinas de energia e queima de produtos de biomassa, como a madeira, aumenta não só os sinais comportamentais clássicos da demência, como desorientação e perda de memória, mas também suas características menos óbvias, como aumento de proteína beta amiloide e morte de células no hipocampo do cérebro, um centro-chave para a formação de memória.

Estudos anteriores já haviam relacionado a poluição do ar a outros problemas como asma e problemas cardíacos e respiratórios. Esse estudo mostra que o problema ambiental também pode ter um forte impacto no envelhecimento do cérebro.

Regulamentação da poluição

No novo estudo, os pesquisadores utilizaram padrões de poluição atmosférica estabelecidos pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês).  Eles estimam que, antes de a EPA definir novos padrões de poluição do ar em 2012, cerca de 21% dos novos casos de demência e de declínio cognitivo acelerado provavelmente poderiam ser atribuídos à poluição do ar.

Ainda existe a possibilidade de nem mesmo os padrões atuais serem seguros para o cérebros em envelhecimento ou para cérebros que são geneticamente vulneráveis à doença de Alzheimer, segundo Jiu-Chiuan Chen, especialista em saúde ambiental da Escola de Medicina Keck da USC e autor sênior do estudo.

“Se as pessoas na atual administração estão tentando reduzir o custo do tratamento de doenças, incluindo a demência, então eles devem saber que relaxar os regulamentos da Lei do Ar Limpo (tradução livre do inglês Clean Air Act) vai fazer o oposto.”, afirmou Chen.

Atualmente, o EPA é obrigado a considerar o impacto da poluição sobre a saúde de “populações vulneráveis.” A agência também é obrigada a usar a sua autoridade reguladora para tomar medidas para proteger essas populações. O novo estudo mostra que pessoas com uma predisposição genética para desenvolver a doença de Alzheimer são muito mais sensíveis aos efeitos da poluição do ar e, portanto, devem ser consideradas pelo órgão.

O estudo também vem para reforçar a importância da manutenção das políticas atuais de poluição do ar em uma época em que ela está ameaçada. O governo Trump já sinalizou que irá eliminar ou reescrever substancialmente os regulamentos da administração Obama que apertaram as emissões das usinas de energia e estabeleceram padrões mais rígidos de eficiência de combustível para carros em um esforço para conter as mudanças climáticas e reduzir a poluição do ar.


Arquivado em:Saúde

No aniversário de Ronda, Amanda Nunes pede desculpas por piadas

Posted: 01 Feb 2017 07:15 AM PST

A brasileira Amanda Nunes, campeã peso-galo feminino do UFC, se arrependeu das piadas e críticas que fez à americana Ronda Rousey, após nocauteá-la impiedosamente em apenas 48 segundos no UFC 207, em Las Vegas, no último dia de 2016. Nesta quarta-feira, dia em que Ronda completa 30 anos, a lutadora baiana pediu desculpas pelos excessos e agradeceu a ex-campeã por tudo o que fez pelo MMA feminino.

“Deixe-me tirar um momento para me explicar. Eu estava tomada por adrenalina, emoção e dor no momento. Suportei muita coisa durante as semanas que antecederam a luta. Talvez eu tenha dito ou postado algo algumas coisas que hoje vejo que não deveria ter feito. Quero me desculpar com Ronda. Com meus fãs, os dela e do UFC também. Ronda é uma atleta incrível e tem feito muito pelo esporte, especialmente pelas mulheres – escreveu Amanda no Instagram.

Instagram Photo

Logo após a luta, Amanda postou em sua conta oficial uma montagem em que aparece com o cinturão em uma das mãos e empurrando um carrinho de bebê com o rosto de Ronda. Ainda disse não entender como Ronda havia chegado tão longe e que o público deveria esquecer a ex-campeã. Nesta semana, o presidente do UFC Dana White disse acreditar que Ronda não voltará a lutar. A atleta, que reinou no UFC feminino entre 2013 e 2015, pediu um tempo para refletir e ainda não se manifestou sobre seu futuro. 

(Christian Petersen/AFP)" description="">(Christian Petersen/AFP)" description="">(Christian Petersen/AFP)" description="">(Christian Petersen/AFP)" description="">(Christian Petersen/AFP)" description="">(Christian Petersen/Getty Images)" description="">(Christian Petersen/AFP)" description="">(Christian Petersen/AFP)" description="">
Arquivado em:Esporte

Fachin pede troca de turma para se habilitar a relatar Lava Jato

Posted: 01 Feb 2017 07:05 AM PST

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), formalizou nesta quarta-feira pedido para que se transfira da Primeira para a Segunda Turma da Corte e, com isso, possa passar a ser habilitado para ser o relator dos processos da Operação Lava Jato. Com o pedido de mudança, que ainda precisa ser ratificado pela presidente Cármen Lúcia, Fachin deverá entrar na vaga aberta com a morte do ministro Teori Zavascki, relator original do petrolão no Supremo. Fachin entregou em mãos o pedido de mudança de Turma no final da manhã, quando se reuniu com a presidente do STF. Pelo rito no STF, Cármen enviou ofício a todos os quatro integrantes da Primeira Turma, da qual faz parte Fachin, para verificar se algum deles também deseja mudar de colegiado. A preferência é do ministro mais antigo – Fachin, que ontem se colocou à disposição da vaga, foi o último magistrado a entrar no STF e, por isso, os  outros quatro integrantes da Primeira Turma têm preferência na troca de colegiado.

"Se verificada essa premissa [de mudança de Turma] e a de que seja do melhor interesse do colegiado do Tribunal, expresso desde já pedido de compreensão aos ilustres colegas da Primeira Turma, especialmente por ter sido eleito ao final do ano pretérito o respectivo presidente", afirmou Fachin.

Na definição do novo relator da Lava Jato, a tendência é que o sorteio do novo relator seja circunscrito à Segunda Turma, conforme precedente de 2009 – naquele ano, dois dias após a morte do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, o então presidente do STF Gilmar Mendes redistribuiu parte do acervo do ministro dentro da turma da qual ele fazia parte.

Apesar da mudança de turma, Fachin não é automaticamente o relator dos processos sobre o escândalo do corrupção na Petrobras. Ele participará de um sorteio com os demais integrantes da Segunda Turma – Celso de Mello, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Como nenhum deles alegou suspeição ou impedimento anterior para julgar a Lava Jato, fontes do STF afirmam que, após o sorteio, eles não teriam argumento para declinar da relatoria.

O Palácio do Planalto espera que Edson Fachin seja o relator da Lava Jato por considerar que o magistrado teria um estilo que contribuiria para a diminuição do ritmo de tramitação dos processos envolvendo políticos suspeitos de se beneficiarem do propinoduto na Petrobras. Entre os integrantes da Segunda Turma, o nome de Ricardo Lewandowski, umbilicalmente ligado ao PT, é o que mais causa temor ao governo de Michel Temer. A avaliação de assessores do presidente é de que ele poderia livrar políticos ligados ao partido e ser mais duro com outros acusados.

Ainda entre os integrantes do colegiado, Gilmar Mendes e Dias Toffoli já criticaram publicamente decisões do juiz Sergio Moro e a própria condução das investigações, o que poderia provocar uma inflexão no ritmo das investigações. E mais: conforme revelou VEJA, Toffoli foi citado pelo ex-presidente da OAS Léo Pinheiro em um dos capítulos de sua proposta de delação premiada. Celso de Mello, por fim, é considerado garantista, embora não tão ágil em tomar decisões, o que poderia atrasar o ritmo de decisões sobre a Lava Jato no Supremo.


Arquivado em:Brasil, Política

Co-produção brasileira ‘Vazante’ terá distribuição internacional

Posted: 01 Feb 2017 06:57 AM PST

A distribuidora Films Boutique, de Berlim, adquiriu os direitos de venda e distribuição internacionais de Vazante, longa dirigido pela brasileira Daniela Thomas, com estreia mundial marcada para a próxima semana no Festival de Berlim.No evento, o filme abre a seção Panorama Specials. As informações são da revista Variety.

Este é o primeiro longa solo de Daniela Thomas, que co-dirigiu a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e trabalhou em três longas com Walter Salles: Linha de Passe (2008), O Primeiro Dia (1998), e Terra Estrangeira (1995).

Escrito por Daniela Thomas e Beto Amaral, Vazante se passa no sertão brasileiro, em 1821, em uma fazenda imponente na Chapada Diamantina. Seu dono, Antonio, volta ao local para descobrir que sua esposa morreu no parto, e se casa com uma sobrinha dela, uma criança de 12 anos. Ele parte uma vez mais, para negociar escravos e gado, deixando sua nova esposa com os escravos.

Por enquanto, Vazante não tem data de estreia no Brasil nem em outros países, apenas a exibição agendada para o Festival de Berlim.


Arquivado em:Entretenimento

Juiz que era braço-direito de Teori na Lava Jato vai deixar o STF

Posted: 01 Feb 2017 06:52 AM PST

Tido como o principal assistente do ministro Teori Zavascki na relatoria da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o juiz auxiliar Márcio Schiefler deixará a Corte. Considerado a memória operação no Supremo, ele acompanhou a investigação do esquema de corrupção na Petrobras desde o início, em 2014.

Schiefler já teria avisado os colegas de STF, que deve definir nesta quarta-feira, por sorteio, o relator que irá substituir Teori. Como braço-direito do ex-relator, Schiefler participou de decisões sobre a Lava Jato e ouviu delatores sobre os acordos assinados – o último foi Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira, em Curitiba, na semana passada.

Além de Schiefler, Teori tinha mais dois juízes auxiliares, Paulo Marcos de Farias, que era titular do Tribunal do Júri em Santa Catarina, e Hugo Sinvaldo da Gama Filho, juiz federal em Goiás. Os dois entraram na equipe no ano passado. Os três encaminharam, a pedido do presidente do STF, Cármen Lúcia, as últimas audiências antes da homologação das delações de 77 executivos e ex-executivos da empreiteira.


Arquivado em:Brasil

Crise aumenta diferença de salários do setor público e privado

Posted: 01 Feb 2017 06:42 AM PST

A diferença de salário entre os trabalhadores do setor público e do setor privado ficou ainda maior em 2016, quando comparado ao ano anterior. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o maior crescimento do indicador desde 2012, início da série histórica.

Reportagem desta quarta-feira do jornal Folha de S.Paulo mostra que em 2015 o funcionalismo recebia em média 3.152 reais, 59,3% mais do que um empregado com carteira assinada. Um ano depois, a diferença passou para 63,8%.

De acordo com a matéria, a diferença aumentou devido às demissões do setor privado, motivadas pela crise. “No setor público não há demissões. Já no privado, houve muita demissão, e, quando o setor privado corta, ele começa pelos maiores salários, jogando a média geral para baixo”, disse ao jornal Hélio Zylberztajn, coordenador da pesquisa Salariômetro, da Fipe.

No último ano, o salário médio de um servidor público aumentou (1,3%) enquanto o do trabalhador do setor privado encolheu (1,5%).


Arquivado em:Economia