USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


sábado, 7 de janeiro de 2017

Notícias

Notícias


O Festival das Dunas no deserto de Liwa

Posted: 07 Jan 2017 09:33 AM PST

(François Nel/Getty Images)" description="">(Karim Sahib/AFP)" description="">(Karim Sahib/AFP)" description="">(Karim Sahib/AFP)" description="">(François Nel/Getty Images)" description="">(François Nel/Getty Images)" description="">(François Nel/Getty Images)" description="">(François Nel/Getty Images)" description="">(François Nel/Getty Images)" description="">(Karim Sahib/AFP)" description="">(François Nel/Getty Images)" description="">(Karim Sahib/AFP)" description="">(François Nel/Getty Images)" description="">(Karim Sahib/AFP)" description="">(François Nel/Getty Images)" description="">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Uber passa a cobrar R$ 0,75 de ‘taxa de segurança’

Posted: 07 Jan 2017 09:27 AM PST

O Uber passou a cobrar uma taxa de 0,75 centavos para cada viagem feita em todo o Brasil. A nova tarifa, que começou a valer anteontem, tem como objetivo “apoiar iniciativas de segurança” para motoristas e usuários e outros custos operacionais, segundo a empresa.

O Uber não informou quais são as iniciativas de segurança e também não quis comentar se a nova tarifa seria cobrada para implementar ações para coibir assaltos aos motoristas.

 

Em novembro, levantamento feito pelo Estado mostrou que ao menos três motoristas do Uber são assaltados por dia em São Paulo. De janeiro a outubro, os motoristas e passageiros do aplicativo sofreram pelo menos 271 roubos. Desses, 50 aconteceram até 29 de julho, data em que o aplicativo passou a aceitar dinheiro como pagamento – média de 7 casos por mês. De 30 de julho a 16 de outubro, a polícia contou 221 crimes, média de 88,4 por mês, ou 1 caso a cada 8 horas – um aumento de 1.162% em relação ao período anterior.

Como comparação, é possível verificar que o crescimento dos casos envolvendo o Uber é bem maior do que o de roubos no Estado. De janeiro a julho de 2016, a média mensal de roubos paulista foi de 26.666. Em agosto e em setembro, esse número ficou em 28.041 – aumento de 5,1% em relação à média anterior registrada.

A empresa informou apenas que os investimentos na plataforma ajudam a melhorar a confiabilidade e sustentabilidade. “Ao longo do último ano, cada vez mais pessoas utilizaram o Uber para conseguir transporte confiável e rápido nas cidades. Para manter o crescimento saudável da plataforma no Brasil, vamos implementar uma cobrança fixa de 0,75 centavos a cada viagem”, disse.

Além da nova tarifa, em São Paulo há também uma cobrança de R$ 0,10 por quilômetro rodado, recolhida pela Prefeitura.

Morte

Na madrugada de ontem, um motorista do Uber foi morto a facadas no bairro da Saúde, na zona sul da capital. O celular da vítima foi levado pelos autores do crime, mas a carteira foi achada no local.

O crime aconteceu na Alameda dos Ubiatans e o Uber nega que o motorista estivesse trabalhando no momento. O delegado Julio César de Almeida Teixeira, do 16.º DP (Vila Clementino), disse que testemunhas relataram que a vítima estava no carro com uma transexual, quando começaram a discutir e entraram em luta corporal.

Um homem, que estava na rua e presenciou a cena, abordou os dois e se identificou como policial. Ele deu ordem para que a transexual saísse do carro. O homem então entrou no veículo e começou a discutir com a vítima. “Segundo as testemunhas, o homem estava com um objeto que aparentava ser uma faca”, disse Teixeira.

O motorista saiu do veículo e foi seguido pelo homem, que o agrediu com a faca. O motorista caiu ao lado do carro e foi encontrado por policiais militares e encaminhado ao Pronto-Socorro Saboya, onde morreu.

“Trabalhamos com duas possibilidades, latrocínio ou homicídio. Ainda não podemos dizer se levaram o celular da vítima porque foi um crime patrimonial ou se levaram o celular para subtrair uma prova que pudesse levar à identificação do autor do crime”, disse o delegado.

Teixeira disse que solicitou ao Uber as corridas feitas pela vítima no dia do crime, mas até a tarde de ontem a empresa não havia fornecido as informações, apesar de afirmar que o motorista não trabalhava no momento da abordagem.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Charles Cosac é o novo diretor da Biblioteca Mário de Andrade

Posted: 07 Jan 2017 08:44 AM PST

O editor Charles Cosac, de 52 anos, foi convidado a assumir a diretoria da Biblioteca Mario de Andrade, a mais relevante da cidade e a segunda maior do país. Ele aceitou o convite. Herdeiro de uma família que construiu fortuna com a mineração, esse será o primeiro salário de Cosac. Segundo a colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o valor do salário é de 4.000 reais brutos – ou 3.000 reais líquidos. O que certamente não faz diferença, porque em entrevista ao site de VEJA, no início do mês passado, Cosac tinha comentado que queria trabalhar como “voluntário num museu”, já que fechou sua editora, a Cosac Naify, há um ano.

Leia também:
Regina Duarte ajuda Doria a 'varrer' a avenida Paulista
Gestão Doria 'envelopa' área em viaduto com moradores de rua

Na mesma entrevista, o editor criticou a vitória do novo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), para quem vai trabalhar agora. Cosac classificou Doria e a mulher, Bia, como “a cafonice de São Paulo”.

“Ele age como um Trump, um self-made-man que vai fazer todo mundo ficar rico em São Paulo. E isso não vai acontecer. Fiquei passado com a vitória contundente dele. E frustrado”, disse ao site de VEJA.


Arquivado em:Entretenimento

Imprensa internacional destaca perigosa moda brasileira de verão

Posted: 07 Jan 2017 08:27 AM PST

O desejo de conquistar a marquinha de biquíni perfeita foi destaque na imprensa internacional. A agência EFE classificou essa prática como “perigosa”, uma vez que o tempo prolongado a que as mulheres ficam expostas ao sol "quase sem proteção" vai contra “as recomendações médicas sobre o câncer de pele”.

A matéria, reproduzida pelo argentino Clarín, entrevistou a carioca Erika Romero, de 34 anos, que fez disso um negócio. Ela abriu a piscina de sua casa, no bairro Realengo, para as clientes pegarem o bronze do verão.

Leia também:
A internet começa a chegar aos lares de Cuba
Atirador da Flórida tinha transtornos psicológicos, diz irmão

“A especialidade dela consiste em colocar nas partes do corpo que normalmente ficam cobertas com o biquíni algumas tiras de uma espécie de fita isolante que bloqueia o sol, até mesmo os raios ultravioletas", diz o texto. "Isso faz com que o bronzeado fique mais visível e cria um contraste entre a parte bronzeada e a parte que está coberta."

Erika, segundo a reportagem, faturou 80.000 reais no ano passado e espera aumentar os ganhos para 100.000 reais neste verão.


Arquivado em:Mundo

Temer e Cármen Lúcia antecipam conversa sobre crise em presídios

Posted: 07 Jan 2017 08:16 AM PST

O presidente Michel Temer se reuniu na manhã deste sábado, por cerca de duas horas e meia, com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, para tratar da crise nos presídios, agravada com os assassinatos de presos em Roraima e Amazonas. O encontro, que ocorreu na casa da ministra, no Lago Sul, em Brasília, não estava registrado na agenda oficial de nenhum dos dois.

Temer deixou o Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência, por volta das 10h e seguiu para a reunião. Para não chamar a atenção, usou um carro prata, sem identificação, e não os tradicionais veículos oficiais pretos da Presidência da República. Ao sair, acenou para jornalistas, mas não deu declarações.

O presidente já havia conversado por telefone com Cármen Lúcia na sexta-feira. O encontro entre os dois estava previsto inicialmente para domingo, mas Temer solicitou que fosse antecipado diante da gravidade da situação. O presidente estaria, segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, muito preocupado com o “efeito dominó” das rebeliões em várias regiões do País.

Até agora, o Palácio do Planalto não conseguiu acertar o passo na estratégia de comunicação ao indicar que a segurança pública é, em primeiro lugar, uma questão a ser tratada pelos Estados. Nos bastidores, até mesmo ministros admitem que o governo federal passou uma imagem de “omissão” logo na virada do ano.

Na tentativa de não levar a crise para o Planalto, Temer demorou a se posicionar sobre a matança no presídio de Manaus. Depois, falou em “acidente pavoroso” e a expressão ganhou mais destaque do que as medidas anunciadas, como a construção de cinco presídios federais, consideradas um “factoide” até por aliados.

Na quinta-feira, Cármen Lúcia esteve em Manaus e se reuniu com presidentes de Tribunais de Justiça da região para discutir os problemas do sistema carcerário.


Arquivado em:Brasil

Morre o ex-presidente de Portugal, Mário Soares, aos 92 anos

Posted: 07 Jan 2017 08:11 AM PST

O ex-presidente de Portugal, Mário Soares, morreu neste sábado em Lisboa. Ele estava internado desde o último da 13 de dezembro, no Hospital da Cruz Vermelha.

Soares, fundador do Partido Socialista português e figura-chave da transição portuguesa, foi presidente de Portugal entre 1986 e 1996 e primeiro-ministro por três mandatos.

Veja também

Soares foi ministro dos dos quatro primeiros governos provisórios do Portugal democrático que iniciou oficialmente o processo de descolonização do país.

Foi ele também quem deu início ao processo de adesão de Portugal à Comunidade Econômica Europeia (CEE)  e assinou, como primeiro-ministro, o Tratado de Adesão ao grupo.

Soares, que contribuiu para a instauração da democracia em 1974 e para a integração europeia de seu país, esteve ativo na política portuguesa por quarenta anos.


Arquivado em:Mundo

Americano reage a assalto no Rio, escapa de tiro e é preso

Posted: 07 Jan 2017 08:02 AM PST

O turista americano Joe Ianco, de 54 anos, foi assaltado em Ipanema, zona sul do Rio, nesta sexta-feira, 6, e acabou preso por agredir o ladrão na delegacia. Ele e um amigo foram abordados pelo assaltante e reagiram. Depois de entregar seus pertences, Ianco o perseguiu e acabou levando uma coronhada ao travar uma luta corporal com o criminoso.

A polícia chegou e levou os dois para o Hospital Miguel Couto, no Leblon, e depois para a Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (Deat), no Leblon, para o registro da ocorrência.

Na delegacia, Ianco tentou agredir o ladrão, e foi contido por agentes. Com raiva, ele xingou os policiais, e recebeu voz de prisão por desacato à autoridade. Mais cedo, ainda em Ipanema, ele chegou a se machucar ao brigar com o ladrão. O criminoso tentou disparar contra ele, mas a arma falhou. O rapaz, então, entrou em um táxi para fugir e ameaçou o motorista, mas acabou contido. Foi quando chegaram os policiais militares.

Os PMs atiraram contra o ladrão, mesmo com a rua cheia de transeuntes. Os disparos não atingiram o assaltante, que seguiu em fuga. Toda a ação, na rua e na delegacia, foi filmada. As imagens mostram o turista muito nervoso e sendo contido fisicamente por agentes da Polícia Civil na Deat. Ianco já chegou à delegacia com a camisa toda suja de sangue, por causa dos ferimentos que sofrera. Ele veio de Nova York para passar o fim de ano no Rio com um amigo.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Veja os concursos públicos com inscrições já abertas para 2017

Posted: 07 Jan 2017 07:34 AM PST

Prestar um concurso público é a saída para muitos brasileiros que buscam uma ocupação no início de 2017.  A expectativa é que algumas das instituições mais visadas por quem procura carreira pública abram processos ao longo do ano por terem criado vagas recentemente, feito requisição ao governo ou estarem em processos de restruturação. Entre elas estão IBGE, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Polícia Federal, Abin, Banco do Brasil e Correios.

Confira os principais concursos com inscrições já abertas ou anunciadas:

Polícia Militar – MG

Inscrição: até 21/1

Função:  soldado

Remuneração: 3.278,74 reais

Prova: 19/2

 

Aeronáutica

Inscrição: até 31/1

Função: estágio de adaptação à graduação de sargento (várias especialidades)

Remuneração: não informada

Prova: 9/4

 

Aeronáutica

Inscrição: 19/1 a 17/2

Funções: Aluno de Escola de Formação de Sargentos

Remuneração: não informada

Prova: 14/5

 

Polícia Militar – DF

Inscrição: até 8/2

Funções: oficial

Remuneração: de 5.202,59 reais (1º ano de curso) até 11.894,25 reais (2º tenente)

Prova: 12/03

 

Polícia Militar –RJ

Inscrição: até 15/1

Função: oficial

Remuneração: de 2.550 reais (aluno oficial) até 6.595,83 reais (2º tenente)

Prova: 29/1

 

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Inscrição: de 23/1 até 20/2

Função: técnico-administrativo

Remuneração: de 1.834,69 reais até 3.868,21 reais

Prova: 2/4 e 9/4 (dependendo do cargo)

 

Tribunal de Justiça do Paraná

Inscrição:  de 1/2 até 3/3

Função: juiz substituto

Remuneração: não informada

Prova: data 2/4

 

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Inscrição:  até 18/1

Função:  pesquisador (Física)

Remunerção: 8.039,71 reais

Prova: a data será divulgada 5 dias antes da convocação

 

Universidade Estadual Paulista  (Unesp)

Inscrição: até 10/1

Funções: assistente administrativo e médico

Remuneração: 2697,94 reais e 4416,51 reais

Prova: 19/02

 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Inscrição: de 11/1 a 20/1

Função: pedagogo

Remuneração: 6.065,31

Prova: 10/02

 

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Inscrição: até 16/1

Função: médico

Remuneração: 6.368,58 reais

Prova: 31/1

 

Companhia Paranaense de Energia (Copel)

Inscrição: de 11/1 a 9/2

Funções: engenheiro e técnico (várias especialidades)

Remunerações: de 1.736,48 reais até 7.274,77 reais

Prova: 19/3

 

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Inscrição: até 10/1

Função: técnico-administrativo

Remuneração: 2.294,81 reais

Prova: 12/2

 

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Inscrição: de 13/4 até 16/5

Funções: várias

Remuneração: de 1.834,69 reais até 7.736,42 reais

Provas: 16/7


Arquivado em:Economia

Fernando Alonso diz que a era Senna e Prost na F1 foi ‘chata’

Posted: 07 Jan 2017 06:34 AM PST

O regulamento presente na Fómula 1 nos últimos anos acabou fazendo com que muitos se desinteressassem pela principal categoria do automobilismo mundial. Com o monopólio da Mercedes e pouca competitividade entre as equipes, a audiência caiu, no entanto, o piloto Fernando Alonso crê que a época de Alain Prost e Ayrton Senna era ainda mais chata.

“A Fórmula 1 naquela época era muito chata. Se você assistir uma corrida de 1985, 1988 ou 1992, você vai dormir durante a prova, porque eram duas McLarens, o quarto piloto chegava a ficar uma volta atrás dos líderes, havia 25 segundos de diferença entre os carros”, comentou o espanhol.

Em contrapartida o bicampeão mundial em 2005 e 2006 com a Renault valorizou o crescimento da Fórmula 1 no início dos anos 2000. Ele credita essa evolução da categoria à entrada de novas montadoras no negócio e os novos circuitos que foram integrados ao calendário.

“Creio que a Fórmula 1 cresceu muito. Muitas fábricas vieram para a Fórmula 1 nos anos 2000, como a BMW, Toyota. Havia muita gente chegando. A audiência estava lá em cima. Abrimos o esporte para novos países, corremos na Coreia do Sul, na Índia, em Singapura, duas corridas na Espanha”, lembrou.

Por fim, Alonso acredita que o ciclo natural na Fórmula 1 seja a transformação de pilotos aposentados em ídolos. Segundo o espanhol, quando alguém exerce seu papel nas pistas, é muito criticado, porém, posteriormente, acaba sendo reconhecido. Baseado nessa ideia, o atual piloto da McLaren já projeta dois nomes do atual grid que poderão se tornar lendas no futuro.

“Quando você para de correr, você é fantástico. Isso aconteceu com o Felipe Massa e com o Mark Webber. Os pilotos dos anos 80 são grandes campeões, ídolos. Agora nessa geração Lewis Hamilton e Sebastian Vettel serão ídolos para as crianças do kart”, encerrou.

(com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

Regina Duarte ajuda Doria a ‘varrer’ a avenida Paulista

Posted: 07 Jan 2017 05:57 AM PST

O prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) foi tietado no segundo dia da ação em que ele e seus secretários se vestem de garis para varrer ruas do município, dentro do programa Cidade Linda. O evento deste sábado está sendo realizado na avenida Paulista, na altura do Museu de Arte de São Paulo (MASP). A atriz Regina Duarte, que faz parte da associação de moradores da região, acompanhou parte da ação. “Não quero ser política, mas acho que todos os moradores de São Paulo devem se engajar”, afirmou.

 

Ao longo da madrugada, a avenida passou por reparos como pinturas de faixas e limpeza de totens. O trabalho de Doria começou pontualmente às 9h e, desta vez, a secretaria de Assistência Social, Sônia Francine, chegou ao local antes do prefeito. Ela chegou atrasada na primeira reunião do ano do alto escalão, o que levou Doria a sugerir a lei Sônia Francine, com multa para secretários que chegassem atrasados.

Ao chegar na avenida Paulista, Doria foi abordado por uma mulher que reclamou sobre a falta de remédios na unidade de saúde UBS Humaitá. O gestor ligou do seu celular para o secretário de Saúde, Wilson Pollara, enquanto conversava com a mulher.

Ele também foi interpelado por uma artesã que trabalha na avenida Paulista. Ela pediu para que Doria não retirasse os ambulantes da região. No entanto, durante a entrevista coletiva, ele afirmou que irá manter apenas 50 artesãos que estão cadastrados regularmente na prefeitura, o restante será direcionado a “bolsões” que devem ser criados para isso. “Cenário de crise não é justificativa de desrespeito à lei”, disse na coletiva.

 


Arquivado em:Brasil

Temer antecipa encontro com Cármen Lúcia após novo massacre

Posted: 07 Jan 2017 05:37 AM PST

O presidente Michel Temer vai se reunir neste sábado, 7, com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, para tratar da crise nos presídios, escancarada após as rebeliões em Manaus e em Roraima, que terminaram em massacres. Em conversas reservadas, auxiliares do presidente comparam a guerra entre facções criminosas a um “barril de pólvora” prestes a explodir e dizem que é necessário o Judiciário ajudar a encontrar soluções para o problema da superlotação carcerária.

Temer conversou nesta sexta por telefone com Cármen Lúcia. O encontro entre os dois estava marcado para domingo, mas o presidente solicitou que fosse antecipado, diante da gravidade da situação. Temer está muito preocupado com o “efeito dominó” das rebeliões, que podem pipocar em várias regiões do país.

Até agora, o Palácio do Planalto não conseguiu acertar o passo na estratégia de comunicação ao indicar que a segurança pública é, em primeiro lugar, uma questão a ser tratada pelos Estados. Nos bastidores, até mesmo ministros admitem que o governo federal passou uma imagem de “omissão” logo na virada do ano.

Na tentativa de não levar a crise para o Planalto, Temer demorou a se posicionar sobre a matança no presídio de Manaus. Depois, falou em “acidente pavoroso” e a expressão usada ganhou mais destaque do que as medidas anunciadas, como a construção de cinco presídios federais, consideradas um “factoide” até por aliados.

Ainda nesta sexta, horas depois de o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, anunciar as diretrizes do novo Plano Nacional de Segurança, uma polêmica envolvendo a recusa do governo federal em enviar tropas da Força Nacional para reforçar a segurança nos presídios de Roraima, meses antes da rebelião, provocou mal-estar no Planalto.

Interlocutores de Temer atribuem a Moraes boa parte dos problemas de comunicação em relação à crise nos presídios. Na quinta-feira, minutos antes da reunião do Núcleo Institucional do governo, um ministro que participaria do encontro perguntou onde estava Temer. “Alexandre de Moraes já privatizou o presidente”, respondeu outro colega, irônico, ao lembrar que o titular da Justiça é pré-candidato do PSDB ao governo de São Paulo.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

No Amazonas, cadeia improvisada tem gente até na capela

Posted: 07 Jan 2017 05:09 AM PST

Um tumulto entre dois detentos causou tensão na Cadeia Raimundo Vidal Pessoal, em Manaus, usada para abrigar presos ligados à facção Primeiro Comando da Capital (PCC) e separá-los dos detentos pertencentes à Família do Norte. O caso mostrou a situação crítica do local, que deveria estar desativado e tem de abrigar detentos até na capela e na enfermaria.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), os detentos também exigem banhos de sol e liberação das visitas no local – o que não tem sido possível. Até então, pelo menos 284 presos foram transferidos para a Vidal Pessoal, que havia sido fechada em outubro do ano passado.

Alegando a necessidade de garantir a segurança do sistema, após o massacre de 60 presos no início da semana, o Estado informou que está temporariamente suspensa a entrega de alimentos e materiais em todas as unidades prisionais e a visita de familiares aos internos hoje e amanhã. “A medida visa a garantir a segurança e a integridade física dos familiares, funcionários e internos do sistema prisional”, diz a nota da Seap.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

A internet começa a chegar aos lares de Cuba

Posted: 07 Jan 2017 04:53 AM PST

 

Desde que foram anunciados há três semanas a diminuição nas tarifas oficiais de internet e um teste de conexão em residências de Havana, os cubanos estão entusiasmados com o acesso à rede, embora muitos ainda não saibam se poderão manter o novo serviço após o término do período experimental.

A possibilidade de se conectar de casa até então era reservada a um número restrito de pessoas. No dia 20 de dezembro, no entanto, a empresa estatal de comunicações Etecsa anunciou a diminuição da tarifa de dois pesos conversíveis cubanos (CUC, equivalentes a dólares) para 1,50 a pontos públicos de conexão Wi-Fi e salas de navegação, junto ao início do teste, chamado “Nauta Hogar”, para dois mil usuários domésticos de Havana Velha.

Os diretores da Etecsa especificaram que seria utilizada banda larga com tecnologia ADSL por uma determinada quantidade de horas, associadas à velocidade da conexão, e que os beneficiados teriam, ao término do teste, a possibilidade de contratar o serviço. “O problema é que a internet foi dada a poucas pessoas e que não estão interessadas, que não sabem nem ligar um computador ou que não poderão manter a conexão”, disse à Agência EFE um usuário que optou pelo anonimato.

Cuba é um dos países com menor taxa de penetração de internet do mundo e, para tentar atenuar esta situação, a Etecsa abriu desde julho de 2015 pontos públicos de conexão Wi-Fi, que atualmente somam mais de 200 em todo o país, com 250 mil usuários diários. O governo cubano citou razões econômicas e a vigência do embargo dos Estados Unidos como justificativa para o atraso do país em acessar novas tecnologias da comunicação.

Mas, para os críticos e opositores ao modelo socialista do país, esse argumento é falacioso, por considerarem que as autoridades mantiveram restrito o acesso à internet por razões políticas e para limitar o livre acesso à informação.

(com agência EFE)

 


Arquivado em:Mundo

Para evitar confronto, SP já transfere 71 presos rivais do PCC

Posted: 07 Jan 2017 04:49 AM PST

A Secretaria Estadual da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP) transferiu 71 presos considerados rivais da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) para uma prisão mantida em sigilo. O objetivo é evitar que a guerra do crime organizado, que já matou 113 presos em quatro Estados desde outubro, chegue a São Paulo. Os detentos transferidos por ordem do secretário da pasta, Lourival Gomes, pertenciam a três facções: Comando Vermelho (CV), Família do Norte (FDN) e Okaida – esta, cujo nome é uma adaptação de Al-Qaeda, atua em Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

No fim de outubro, 65 presos haviam sido transferidos e, na tarde desta sexta, mais seis detentos suspeitos de pertencerem a essas facções foram recolhidos pela SAP e enviados para o isolamento. Além deles, a direção da secretaria também mantém isolados 16 líderes do PCC, entre eles o chefão Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), o cárcere duro da penitenciária de Presidente Bernardes, no oeste do Estado.

A decisão da secretaria de fazer o levantamento de facções no Estado foi tomada em outubro do ano passado, logo após as primeiras mortes da guerra – foram 18 em presídios de Rondônia e Roraima. A Inteligência do Grupo de Atuação Especial de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPE), descobriu que a cúpula do Primeiro Comando da Capital (PCC) dera uma ordem para localizar os seus inimigos do CV que estivessem nas 166 unidades prisionais paulistas. “A partir das mortes nos presídios do Norte, a guerra entre CV e PCC foi oficializada”, afirmou o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Gaeco de Presidente Prudente, região onde a cúpula do PCC está presa.

Antecipar

De acordo com o secretário Lourival, a Inteligência da SAP já havia começado o levantamento antes da ordem do PCC. “Nós sempre estamos atentos para tentar antecipar os movimentos dos presos.” De acordo com Lourival, a secretaria pesquisou cerca de 220 mil prontuários para encontrar os possíveis alvos de uma vingança do PCC. “Nenhum preso confessa pertencer a uma facção”, afirmou. Além dos registros do sistema carcerário, a SAP usou informações recolhidas pelos diretores de unidades prisionais.

Também foram obtidos dados com a rede de informantes dos funcionários do sistema prisional. Para justificar a transferência, mesmo que o preso negasse pertencer às facções rivais do PCC, ele foi realocado por segurança ou precaução. “No mínimo, você dizia para o preso que, com o sotaque de carioca dele, ele poderia ser confundido com alguém do CV e morto”, contou um diretor de presídio.

Levantamento feito pela inteligência do Ministério Público Estadual (MPE) mostra que, além dos novos inimigos do PCC – CV, FDN e Okaida – teriam presença no Estado outras facções menores, como o Terceiro Comando da Capital (TCC), o Comando Revolucionário Brasileiro da Criminalidade (CRBC), o Cerol Fino e a Seita Satânica.

O TCC e o CRBC foram fundados por dissidentes do PCC e tiveram a maioria de seus líderes já assassinada pelo Primeiro Comando da Capital. Entre eles estão três dos fundadores de seu principal rival, o CRBC.

Método

Em 1999, a cúpula do PCC inaugurou no anexo de segurança máxima da Casa de Custódia de Taubaté a forma de acerto de contas que se tornou um método de conduta – decapitação e extração do coração de suas vítimas. Com a participação de Marcola e de Idemir Carlos Ambrósio, o Sombra, o método teria sido criado por Jonas Mateus, que era açougueiro. A cúpula do PCC cortou as cabeças de Marx Luis Gusmão de Oliveira, o Dentinho, Ademar dos Santos, o Da Fé, e Antonio Carlos dos Santos, o Bicho Feio. A cabeça do último foi jogada aos pés do magistrado que estava no presídio para negociar o fim da rebelião.

A Seita Satânica foi por diversos períodos aliada do PCC, assim como a ADA (Amigos dos Amigos), facção carioca que se tornou um apoio do PCC depois que Roberto Soriano, o Tiriça, e Jeremias Rogério de Simone, o Gegê do Mangue, ambos da cúpula do PCC, negociaram um acordo em 2010 com Francisco Bonfim Lopes, o Nem, líder da ADA do tráfico na Rocinha.

Mapeamento

De acordo com o promotor Gakiya, o PCC está presente em todo o país, mas enfrenta forte oposição nos Estados do Amazonas (FDN), Ceará (CV), Maranhão (Bonde dos 40), Paraíba (Okaida), Mato Grosso (CV), Rio Grande do Norte (Sindicato RN) e Santa Catarina (Primeiro Grupo Catarinense). “A forma imediata de se evitar outras tragédias é separar os presos de facções rivais”, afirmou.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Marin tenta se livrar de Del Nero e Teixeira em processo nos EUA

Posted: 07 Jan 2017 04:06 AM PST

Acusado ao lado de outros 26 dirigentes de formar um “grupo conspiratório” que usou torneios de futebol em vários países para enriquecer ilicitamente, o ex-presidente da CBF José Maria Marin tenta se livrar da companhia dos demais cartolas na Justiça dos Estados Unidos. Marin está em prisão domiciliar em Nova York desde 2015 e o início do julgamento dele e dos outros acusados está marcado para novembro.

O jornal O Estado de S.Paulo teve acesso a duas solicitações feitas por Marin à Justiça norte-americana pedindo a anulação da acusação de participação de “grupo conspiratório”, o equivalente a formação de quadrilha no Brasil, o que agravaria a sua pena. A lista de acusados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos inclui o presidente da CBF Marco Polo Del Nero e o ex-presidente Ricardo Teixeira.

Entre as justificativas apresentadas pela defesa de Marin está o fato de ele ter presidido a CBF por apenas três anos (de março de 2012 a abril de 2015), enquanto que a denúncia feita pelo Departamento de Justiça afirma que o esquema de corrupção comandado por dirigentes ligados à Fifa durou pelo menos 25 anos, a partir de 1991, período no qual foram cometidos vários crimes, entre eles o recebimento propinas e suborno nas negociações de contratos.

Teixeira antecedeu Marin na CBF e presidiu a entidade de 1989 a 2012 e Del Nero ocupa o cargo desde 2015. O atual presidente da CBF foi vice da entidade durante a gestão Marin.

O ex-dirigente também alega para a Justiça dos Estados Unidos que a acusação duplicada contra ele (quando há combinação de dois ou mais crimes) prejudica a sua defesa e pode causar incertezas em relação ao veredicto final. E mais: o júri pode confundir a sua conduta com a de outro réu e, assim, condená-lo injustamente.

O ex-presidente da CBF rebate a acusação de que havia uma estrutura entre várias confederações que interagiram para formar uma organização criminosa. Segundo Marin, as confederações agiam de forma independente e cada entidade detém os direitos de seus próprios torneios, sem nenhuma conexão entre si. “São braços independentes da Fifa”, alegou Marin em documento enviado à Justiça dos Estados Unidos.

De acordo com o ex-dirigente, a única competição organizada em conjunto por mais de uma confederação foi a Copa América Centenário, realizada no ano passado por Conmebol (América do Sul) e Concacaf (Américas Central e do Norte) nos Estados Unidos. Ele ainda aguarda uma resposta da Justiça aos seus pedidos.

Corrupção

Marin é acusado de receber subornos e propinas em contratos de comercialização e direitos de marketing de torneios organizados pela Conmebol e a CBF. Ele, Del Nero e Teixeira teriam dividido R$ 2 milhões por ano de suborno pagos pela empresa Traffic. Em abril de 2014, Marin, por exemplo, teria viajado para Miami para participar de uma conferência de imprensa e teve uma reunião com J. Hawilla (dono da Traffic) para acertar os pagamentos da propina.

O ex-presidente da CBF está em prisão domiciliar em Nova York em seu apartamento localizado na 5.ª Avenida, no arranha-céu Trump Tower, em uma das regiões mais caras de Nova York. Marin pode sair de casa até sete vezes por semana desde que permaneça dentro de um raio de até duas milhas (o equivalente a três quilômetros) do prédio e esteja acompanhado por um segurança. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos também faz o monitoramento eletrônico de Marin através de tornozeleira.

Cabe ao ex-dirigente pagar a manutenção de câmeras de segurança instaladas na porta de seu apartamento e em todas as saídas do Trump Tower.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

‘Moana não é uma princesa: é uma heroína’, dizem diretores

Posted: 07 Jan 2017 04:00 AM PST

Animação 'Moana' da Disney(Disney/Reprodução)" description="">Animação 'Moana' da Disney(Disney/Reprodução)" description="">Animação 'Moana' da Disney(Disney/Reprodução)" description="">Animação 'Moana' da Disney(Disney/Reprodução)" description="">Animação 'Moana' da Disney(Disney/Reprodução)" description="">Animação 'Moana' da Disney(Disney/Reprodução)" description="">Animação 'Moana' da Disney(Disney/Reprodução)" description="">Animação 'Moana' da DisneyAnimação 'Moana' da Disney(Disney/Reprodução)" description="">

Três anos depois do sucesso de Frozen, a Disney volta a negar o arquétipo “donzela indefesa” no longa Moana: Um Mar de Aventuras. Herdeira da tribo de Motonui, na Oceania, a protagonista parte em busca do semideus Maui, a fim de convencê-lo a devolver o coração da deusa Te Fiti à uma ilha mística. Desde que o item fora roubado, todas as demais ilhas criadas pela divindade são amaldiçoadas — entre elas a de Moana.

John Musker e Ron Clementes, diretores de 'Moana: Um Mar de Aventuras' na Comic Con Experience 2016 em São Paulo (Foto: Marcos Amaral/ Disney)

John Musker e Ron Clementes, diretores de ‘Moana: Um Mar de Aventuras’ na Comic Con Experience 2016 em São Paulo (Foto: Marcos Amaral/ Disney)

O filme que já arrecadou mais de 400 milhões de dólares em bilheteria no mundo agora se prepara para brilhar nas premiações. O longa concorre como melhor animação e música original no Globo de Ouro, que acontece neste domingo, dia 8, e tem seis indicações ao Annie Awards, o Oscar da animação. Falando em Oscar, em breve, a produção deve também conquistar uma vaga no prêmio da Academia de Hollywood.

Além de honrarias pela qualidade da animação, Moana também tem sido aclamada pela bela trilha sonora. Os diretores John Musker, Ron Clements e Don Hall buscaram uma “equação” similar a utilizada em Rei Leão: canções originais características da Disney, mas com traços nativos da região tratada. O cantor samoano Opetaia Foa’i foi o responsável por, nas palavras de Musker, transmitir o sentimento de viver naquelas ilhas. Completam o time Lin-Manuel Miranda e o veterano Mark Mancina.

Confira no vídeo abaixo a entrevista exclusiva de John Musker e Ron Clements ao site de VEJA sobre o processo de criação e produção da nova e aventureira princesa da Disney:


Arquivado em:Entretenimento

Após matar 5 em aeroporto, ex-militar será interrogado pelo FBI

Posted: 07 Jan 2017 03:50 AM PST

O aeroporto de Fort Lauderdale – Hollywood, nos Estados Unidos, reiniciou suas operações neste sábado depois de ter vivido cenas caóticas nesta sexta-feira, quando um homem abriu fogo contra a multidão e deixou cinco mortos e oito feridos. O atirador foi identificado como Esteban Santiago, um americano de 26 anos que combateu na guerra do Iraque. O ex-militar foi preso sem ficar ferido. Agora, está sob custódia e passará por interrogatório do FBI.

“Tinha uma pistola e estava disparando contra as pessoas. Todo mundo estava esperando sua bagagem”, contou a testemunha, John Schlicher, à Fox News. Santiago foi membro da Guarda Nacional de Porto Rico e do Alasca. Entre abril de 2010 e fevereiro de 2011 esteve no Iraque e abandonou o exército em agosto do ano passado.

O agente especial do FBI em Miami, George Piro, disse que “a investigação está em uma fase muito preliminar ainda” e que não se pode determinar se foi, ou não, um ato terrorista. Também não informou que arma o agressor usou. “Nesse ponto, parece que agiu sozinho”, disse Piro.

Um vídeo gravado por uma testemunha com seu celular e exibido pelo canal Fox mostrava uma pessoa sangrando no chão do terminal 2 e outras caídas ou ajoelhadas. O doutor Ralph Guarnieri, do centro de traumatologia do hospital de Broward, disse em entrevista coletiva que recebeu cinco pacientes em estado grave, sendo que três estão estáveis e dois são submetidos a cirurgias.

O agente Piro explicou à imprensa que Santiago viajou do Alasca para Fort Lauderdale e fez escala em Minnesota. Citando fontes policiais, a CNN reportou que Santiago havia declarado que portava uma arma em sua bagagem, algo que não causa surpresa em um país onde o direito de portar armas é garantido pela Constituição.

Piro também assinalou que Santiago foi há dois meses num escritório do FBI em Anchorage, Alasca, mostrando “um comportamento errático”, que levou os oficiais a enviá-lo para um hospital psiquiátrico para avaliação. Segundo a CBS, o homem disse então que o estavam forçando a lutar pelo grupo Estado Islâmico e que a CIA controlava sua mente, ao obrigá-lo a ver vídeos dessa organização extremista. De acordo com a ABC News, Santiago recebeu baixa de seu serviço militar devido a seu “desempenho insatisfatório”.

Durante toda a tarde e noite de sexta, o aeroporto ficou fechado e milhares de pessoas retidas no terminal enquanto as autoridades verificavam a cena do crime. “Calculamos que havia umas 10 mil pessoas”, disse o diretor do aeroporto de Fort Lauderdale, Mark Gale.

Aeroporto

As autoridades também tiveram de organizar às pressas a complicada devolução de cerca de 20 mil malas e outros artigos pessoais aos passageiros que foram evacuados temporariamente. Em seu Twitter, o aeroporto informou que neste sábado todas as pistas já estão operacionais para os passageiros e recomendou que os viajantes contatassem suas companhias aéreas.

O presidente Barack Obama lamentou o incidente, em entrevista à ABC News. “Não quero comentar isto, apenas dizer que tenho o coração partido por todas as famílias afetadas”. O governador da Flórida, o republicano Rick Scott, viajou para o local e reiterou, em conversa com a imprensa, que se trata de “uma investigação em curso”, sem oferecer detalhes. “Há muita informação que as forças da ordem divulgarão em seu momento”, disse Scott.

O presidente eleito, Donald Trump, manifestou no Twitter que está “monitorando a terrível situação na Flórida” e enviou seus “pensamentos e orações” às vítimas.

(Com Agência AFP)

(Joe Raedle/AFP)" description="">(Joe Raedle/AFP)" description="">(Joe Raedle/AFP)" description="">(Joe Raedle/AFP)" description="">(Joe Raedle/AFP)" description="">(Joe Raedle/AFP)" description="">(Joe Raedle/AFP)" description="">(Andrew Innerarity/Reuters)" description="">(Joe Raedle/AFP)" description="">(Mike Starobinsky/Handout/Reuters)" description="">(Joe Raedle/AFP)" description="">(Andrew Innerarity/Reuters)" description="">(Joe Raedle/AFP)" description="">
Arquivado em:Mundo

PCC cumpre ameaça, mata 33 em RR e facções desafiam governo

Posted: 07 Jan 2017 03:12 AM PST

Cinco dias depois de 60 presos – a maioria do Primeiro Comando da Capital (PCC) – terem sido assassinados em cadeias do Amazonas por bandidos da Família do Norte (FDN), a facção paulista iniciou sua vingança e matou 31 detentos nesta sexta na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC), em Boa Vista, Roraima. O massacre começou às 2h30 (hora local).

Segundo a administração da prisão, os detentos quebraram os cadeados das celas e invadiram a Ala 5, a cozinha e o cadeião – onde estavam os presos de menor periculosidade – e mataram os desafetos. A maioria das vítimas foi esquartejada, decapitada ou teve o coração arrancado, método usado pelo PCC em conflitos entre facções. Os corpos foram jogados em um corredor que dá acesso às alas. Não houve fugas.

Os assassinos filmaram as execuções e distribuíram o vídeo pelo WhatsApp. Deixaram claro que se tratava de uma vingança pelo massacre de Manaus. “Olha aqui o que nós ‘faz’ aqui com você, seu safado. Vocês (bandidos da FDN) mataram os nossos irmãozinhos”, disse um criminoso enquanto ele e seus colegas chutam os corpos. “Aí o que vai acontecer com vocês. Aqui também tem criminoso.”

Enquanto uma vítima é decapitada, um preso faz ameaças. “Essa aí é a resposta. Esse é FDN”, diz o detento, que atira a cabeça da vítima no chão. “A gente vai fechar teu olho.” E o preso dá risada enquanto espeta uma faca o olho da vítima. Com o sangue, eles escreveram no chão: “Aqui é o PCC“.

Para a desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Ivana David, especialista em crime organizado, as rebeliões demonstram que os presos desafiam o Estado adotando comportamento que ultrapassa a selvageria. “Nesses vídeos, percebe-se que os detentos não estão preocupados com eventuais retaliações por parte do Estado. Pelo contrário, mostram que não têm medo da lei nem de quem as aplica.”

“É uma cena que choca pela brutalidade, pela violência, pela selvageria”, afirmou o deputado federal e médico-legista aposentado Hiran Gonçalves (PP-RR), que esteve no presídio. “Saí de lá agora e ainda havia 20 cadáveres para serem removidos. Um dos problemas é o fato de a equipe de necropsia ter de montar os cadáveres”, disse.

Parentes

Pela manhã, as imagens das mortes foram parar no celular da auxiliar de limpeza Silvana Santos, de 44 anos. Sem pensar duas vezes, saiu correndo para o presídio, dando início a um calvário de incerteza e medo. É lá onde estão presos o irmão e dois primos dela. “É muita aflição, a gente fica sem saber se morreu ou não.”

Silvana chegou às 6 horas à penitenciária, onde familiares de presos já aguardavam por informações sobre parentes. Do lado de fora, ouvia o que acontecia na unidade. “Era muito barulho de bomba. Tudo quanto era polícia estava lá dentro.” A auxiliar de limpeza disse estar convencida de que um primo é um dos 31 mortos no massacre. “Tenho certeza que ele já foi. Era da Ala 5 e, pelo que disseram, não sobrou ninguém de lá.”

Segundo o delegado-geral em exercício de Roraima, Marcos Lázaro, os presos mortos no PAMC haviam rompido com o PCC e queriam criar uma facção criminosa local. Ele afirmou que nem todas as vítimas eram ligadas ao crime organizado – entre os mortos também havia acusados de estupro. O grupo planejava fundar a nova facção estaria insatisfeito, segundo Lázaro, com “a remessa de valores obtidos com as ações criminosas para outros Estados, bem como o descontentamento com a suposta falta de ‘apoio’ do grupo”.

Com 1.475 detentos, a unidade é reduto do PCC, que está em guerra contra membros da facção carioca Comando Vermelho (CV) e seus aliados da FDN. Roraima tem 2.621 presos – 900 dos quais pertenceriam a facções, a maioria do PCC. Por segurança, o governo de Roraima transferira presos do CV para a Cadeia Pública de Boa Vista em outubro de 2016, após o PCC matar dez integrantes do CV.

Ministro

Em Brasília, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, negou que o sistema prisional brasileiro viva uma guerra entre facções rivais e que a situação tenha saído do controle. Ele afirmou que o massacre de Boa Vista não se tratou, “aparentemente”, de uma retaliação à FDN. Para o ministro, o que aconteceu em Roraima é o que pode ser chamando de “morte oportunista”. Ele tentou minimizar a responsabilidade do governo federal sobre o episódio e disse que a gestão do sistema prisional cabe aos Estados.

Horas antes do massacre, o setor de inteligência do Ministério Público Estadual (MPE) de São Paulo havia descoberto mais uma ordem vinda da cúpula do PCC para que a facção vingasse as mortes de 60 detentos no Amazonas. A mensagem é uma ameaça à FDN.

“FDN, o que vocês fizeram hoje vocês nunca mais terão sossego. Porque enquanto tiver família PCC iremos caçar vocês todos. Podem se esconder nos rios do Amazonas, porque se vocês saírem do Estado do Amazonas, FDN, iremos engolir vocês.” Anteontem, outra mensagem do PCC com ameaças aos rivais havia sido interceptada pela Polícia Civil de São Paulo.

O presidente Michel Temer lamentou as mortes e “se solidarizou com o povo do Estado”. Temer se encontra hoje com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia.


Arquivado em:Brasil

No Globo de Ouro, enfim o embate entre Netflix e HBO

Posted: 07 Jan 2017 03:00 AM PST

Há alguns anos se fala sobre a suposta disputa entre as produções da prestigiosa HBO e a novata Netflix. Mas o embate não havia chegado com tanta força às premiações – até agora. O Globo de Ouro, que acontece neste domingo, 8, colocou frente a frente os seriados mais comentados do ano das duas produtoras brigando pelo troféu de melhor série dramática, a mais relevante nas categorias de televisão do prêmio. Concorrem The Crown e Stranger Things, da Netflix, Game of Thrones e Westworld, da HBO, e This Is Us, a exceção, que é da NBC.

Bastante elogiada por sua sexta temporada, principalmente pelo episódio da Batalha dos Bastardos, Game of Thrones chega relevante à premiação após vencer dois anos consecutivos o Emmy, mas deve ser ofuscada por Stranger Things ou The Crown. A primeira se tornou, provavelmente, o maior fenômeno da TV no ano passado com seu terror inspirado nos filmes e séries dos anos 1980 e 1990. Já a segunda fez uma bela e refinada reconstrução dos primeiros anos de reinado de Elizabeth II. É bem possível que a estatueta fique com uma das duas, mas há especialistas que apostam também no drama familiar de This Is Us, que vem fazendo sucesso com a audiência americana.

Algumas das produções dessa categoria estão representadas na disputa pelo troféu de melhor atriz em série dramática. Concorrem Claire Foy, de The Crown, Winona Ryder, de Stranger Things, Evan Rachel Wood, de Westworld, Caitriona Balfe, de Outlander, e Keri Russell, de The Americans. Apesar de sua ótima interpretação da rainha, Claire Foy provavelmente terá que ver a estatueta ser entregue à veterana Winona Ryder.

Na categoria de melhor ator em série dramática, estão indicados Rami Malek, de Mr. Robot, Bob Odenkirk, de Better Call Saul, Matthew Rhys, de The Americans, Liev Schreiber, de Ray Donovan, e Billy Bob Thornton, de Goliath. A Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (HFPA, da sigla em inglês), responsável pelo Globo de Ouro, tem uma queda por Thornton: esta é sua quinta indicação ao prêmio e é provável que ele saia vencedor do troféu.

Comédia

Nas comédias, as indicações ficaram com Atlanta, Black-ish, Mozart in the Jungle, Transparent e Veep. Por mais prestigiosas que sejam Transparent e Veep, o prêmio deve ficar com Atlanta, obedecendo o hábito da HFPA de premiar séries novas e que fizeram sucesso durante o ano anterior. Um dos grandes acertos do canal FX do ano passado, o seriado mostra a vida de um jovem rapper que tenta construir uma carreira na música.

A segunda estatueta de Atlanta deve ir para Donald Glover, criador, roteirista e protagonista da produção. Ele concorre ao prêmio de melhor ator em série cômica junto com Anthony Anderson, de Black-ish, Gael Garcia Bernal, de Mozart in the Jungle, Nick Nolte, de Graves, e Jeffrey Tambor, de Transparent.

Na categoria de melhor atriz em série cômica estão indicadas Rachel Bloom, de Crazy Ex-Girlfriend, Julia Louis-Dreyfus, de Veep, Sarah Jessica Parker, de Divorce, Issa Rae, de Insecure, Gina Rodriguez, de Jane the Virgin, e Tracee Ellis Ross, de Black-ish. A categoria tem um histórico recente de premiar atrizes em séries novas. No ano passado, deu o troféu a Rachel Bloom e, no ano anterior, a Gina Rodriguez. Julia Louis-Dreyfus está na pele de Selina Meyer desde 2012 e Tracee Ellis Ross como Rainbow desde 2014. Se o Globo de Ouro mantiver seu estilo, a estatueta deve ir para Issa Rae ou Sarah Jessica Parker. A última, porém, já levou quatro troféus da premiação em sua época de Sex and the City, o que deve aumentar as chances de Issa.

Minissérie ou filme para a TV

O ano de 2016 foi recheado de ótimas séries limitadas. American Crime, The Dresser, The Night Manager, The Night Of e The People v. O.J. Simpson: American Crime Story concorrem na categoria de melhor minissérie ou filme para a televisão. Todas são de muita qualidade, mas é inegável que a antológica The People v. O.J. Simpson roubou a cena no ano passado. Foi muito bem produzida, contou com um elenco afinado e repercutiu bastante entre o público. É muito difícil que o prêmio fique com outro título.

O seriado também deve levar as estatuetas de melhor ator e atriz em minissérie ou filme para a TV para Courtney B. Vance e Sarah Paulson, respectivamente. Vance concorre com Riz Ahmed e John Turturro, de The Night Of, Bryan Cranston, de All the Way, e Tom Hiddleston, de The Night Manager. Já Sarah Paulson briga pelo troféu com Felicity Huffman, de American Crime, Riley Keough, de The Girlfriend Experience, Charlotte Rampling, de London Spy, e Kerry Washington, de Confirmation.

A premiação será exibida no Brasil pelo canal TNT a partir de 22h. O site de VEJA fará comentários ao vivo desde o tapete vermelho, às 20h.


Arquivado em:Entretenimento

O diário do assassino de Campinas

Posted: 07 Jan 2017 02:31 AM PST

Reportagem de VEJA desta semana traz detalhes do diário do assassino responsável pela chacina de Campinas. Desde a separação em 2011, o técnico de laboratório Sidnei Ramis de Araújo alimentava um ódio crescente contra a ex-mulher, Isamara Filier, registrado no caderno: “Perdão filho, mas ainda mato essa vaca”, escreveu em 2014. Na noite de Ano-Novo, ele invadiu a casa da família Filier e matou a ex-mulher, o filho e outras dez pessoas que comemoravam a virada do ano. Após a barbárie, Sidnei se matou com um tiro na cabeça.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.


Arquivado em:Brasil