USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos


sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Notícias

Notícias


BBC faz sátira polêmica em ‘As verdadeiras donas de casa do EI’

Posted: 06 Jan 2017 09:47 AM PST

Uma atração humorística lançada pela rede britânica BBC causou controvérsia ao fazer piada com mulheres que fugiram no Reino Unido para se juntar ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O quadro “As verdadeiras donas de casa do EI” (The Real Housewives of ISIS), no programa Revolting, mostra esquetes que imitam um reality show, no qual mulheres discutem "problemas" da vida ao lado do grupo terrorista. Em umas das cenas, as personagens reclamam de estarem vestindo o mesmo colete de explosivos e, em outra, conversam sobre "o que vestir na próxima decapitação”.

A sátira causou discussão nas redes sociais sobre os limites entre piada e ofensa. Em uma das brincadeiras polêmicas, a personagem comenta que ganhou um presente do marido: uma corrente mais longa para ficar presa em casa, que quase a deixa chegar na rua.

Em entrevista ao site iNews, os criadores da atração, Heydon Prowse e Jolyon Rubinstein, disseram que pretendem entreter o público, ao mesmo tempo que fazem uma crítica social. "É uma mistura de comédia e protesto", disse Rubinstein. "Não se pode ter medo de nada, se não a sua credibilidade cai".

Vídeo: assista a um trecho da sátira “As verdadeiras donas de casa do EI” (em inglês)


Arquivado em:Mundo

Morre Tilikum, a orca do SeaWorld que protagonizou ‘Blackfish’

Posted: 06 Jan 2017 09:45 AM PST

A orca Tilikum, do parque SeaWorld de Orlando, nos Estados Unidos, famosa pela morte de sua treinadora em 2010 e em torno da qual girou o polêmico documentário Blackfish, morreu aos 36 anos, provavelmente em consequência de uma infecção respiratória, informou nesta sexta-feira a empresa.

“A família do SeaWord está profundamente entristecida por ter de anunciar que uma de suas orcas mais conhecidas, Tilikum, morreu na manhã de hoje rodeada dos treinadores, veterinários e equipe que lhe deram o melhor atendimento médico”, afirmou o SeaWorld em comunicado de imprensa.

A saúde de Tilikum tinha se deteriorado nesse último ano. O parque informou em março de 2016 que, pelo tamanho que tinha quando foi capturado em 1983, o animal estava muito perto do limite da expectativa de vida das orcas machos. O parque ressaltou no comunicado que Tilikum “sofria de problemas de saúde muito graves”, mas a “causa oficial de sua morte não será determinada até que se complete a autópsia”.

Os veterinários do SeaWorld estavam tratando uma “infecção pulmonar bacteriana persistente e complicada” que minava a saúde desta orca de seis toneladas e 6,7 metros de comprimento.

O Seaword acrescentou que a “vida de Tilikum sempre estará intrinsicamente ligada à perda de nossa querida amiga e colega Dawn Brancheau”, treinadora que em 2010, e no meio de um espetáculo, foi agarrada pelo cabelo pela orca e arrastada ao fundo do tanque no qual se encontravam. A mulher morreu asfixiada, segundo o relatório legista.

A baleia chegou ao parque de diversões de Orlando com antecedentes de ter atacado fatalmente uma treinadora no Canadá. E, em 1999, um homem apareceu morto sobre as costas de Tilikum após entrar durante a noite no tanque da orca.

O incidente de 2010 deu novo impulso à controvérsia sobre as orcas assassinas e os parques temáticos que exploram os animais, culminando no documentário Blackfish, da cineasta Gabriela Cowperthwaite, lançado em 2013 e que retrata os maus-tratos e o cativeiro de bichos a serviço do espetáculo.

A polêmica gerada pelo filme provocou uma diminuição considerável de visitantes para o parque, que se viu obrigado a despedir cerca de 300 empregados nos últimos meses e a iniciar uma mudança de modelo de negócio, centrado mais em atrações mecânicas, como o recente anúncio da montanha-russa “Electric eel”, em seu parque de San Diego, Califórnia.

O SeaWorld aproveitou o dia de hoje para lembrar que não recebeu um cetáceo em estado selvagem em quase 40 anos e que, em março do ano passado, anunciou o “fim do programa de criação de orcas”, o que transforma as baleias atualmente em cativeiro no SeaWorld na “última geração de orcas sob cuidado humano”.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Entretenimento, Mundo

Zilu passa mal ao volante e bate carro em Alphaville

Posted: 06 Jan 2017 09:25 AM PST

Zilu Camargo sofreu um acidente nesta sexta-feira na região de Alphaville, em Barueri, na Grande São Paulo. A empresária passou mal enquanto dirigia e acabou batendo seu carro, uma BMW, em outro veículo, um Chevrolet Agile. Ela foi levada para o hospital Albert Einstein em Alphaville. Segundo a assessoria de imprensa de Zilu, ela não sofreu nenhuma lesão, mas está em observação. Zilu estava sozinha no carro no momento da colisão.

"A empresária Zilu Camargo teve um mal súbito hoje quando estava indo fazer exames de rotina. Ela desmaiou e colidiu com outro carro. Foi socorrida e conduzida para o hospital Albert Einstein em Alphaville, onde realizou vários exames. No momento, está num quarto em observação", diz a nota divulgada pela assessoria.

Nas redes sociais, os fãs de Zilu demonstraram preocupação com o acidente. Sua última postagem no Instagram, da manhã desta sexta, está recebendo diversos comentários de pessoas perguntando sobre seu estado de saúde. “Gente, alguém sabe falar se ela está bem? Meu Deus, que coisa”, escreveu um fã.


Arquivado em:Entretenimento

Governo ignora número e grau de perigo de detentos nos Estados

Posted: 06 Jan 2017 09:04 AM PST

O governo federal ignora o número de presos em cada Estado do país e o grau de periculosidade desses detentos. A afirmação foi feita pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, durante detalhamento do Plano Nacional de Segurança nesta sexta-feira, em Brasília.

Segundo o ministro, nunca houve troca de informações no sistema penitenciário e essa será uma das principais mudanças após a implementação do plano. “Hoje, não temos registro que para possamos saber quantos presos nós temos na penitenciária x do Estado y ou quantos presos por furtos qualificados nós temos no Brasil todo. Isso vai ser feito nos primeiros seis meses de 2017 e então teremos informações precisas de todos os presídios”, afirmou.

A partir desses dados, segundo ele, haverá a separação dos presos por alta e baixa periculosidade. “Não é solução para sistema penitenciário só construir presídio. Também investiremos em equipamentos de segurança e, por isso, destinamos 32 milhões de reais para construir e 13 milhões de reais para equipar esses presídios”, disse Moraes.

Leia também:

Logo após o massacre de 60 presos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, no domingo, a ministra Carmem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), também havia proposto a realização de um censo da população carcerária a ser conduzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Presos provisórios

Segundo Moraes, 42% da população carcerária no Brasil é formada por presos provisórios – o que representa 260 mil pessoas que ainda não passaram por audiências de custódia. Apenas no Amazonas, 56% da população carcerária é formada por presos provisórios. Para o ministro, o Brasil prende quantitativamente e não qualitativamente.

“Essa situação é um problema sistêmico. Se há culpa de alguém, a culpa é de todos que estão envolvidos nesse sistema. Isso não se melhora de um dia para o outro, nós devemos verificar se todos que estão lá precisam estar. O Brasil prende muito, mas prende mal”.

O Plano de Segurança Nacional vai criar mutirões formados por 27 defensores públicos que passarão pelos Estados fazendo “uma limpa” e estudando caso a caso com o intuito de diminuir o número de presos provisórios no sistema penitenciário. Segundo Moraes, não se pode continuar com a “lógica burra” adotada ao longo dos anos que incha o sistema e produz “soldados para o crime organizado”.


Arquivado em:Brasil

Os shows internacionais que vão agitar o Brasil em 2017

Posted: 06 Jan 2017 09:04 AM PST

O primeiro semestre de 2017 tem uma agenda promissora de shows internacionais confirmados para acontecer no Brasil. Elton John, James Taylor, Jason Mraz e Justin Bieber são alguns dos nomes que passarão por cidades do país — sem falar do Rock in Rio, em setembro, que ainda não anunciou sua line-up completa.

Confira abaixo a agenda de shows no Brasil para o primeiro semestre:

Jason Mraz

O cantor Jason Mraz durante show em Nova York

O cantor Jason Mraz durante show em Nova York (Jemal Countess/Getty Images)

Autor de hits como I'm Yours e I Won’t Give Up, Jason Mraz passará por cinco cidades brasileiras em 2017: São Paulo, em 26 de janeiro, no Citibank Hall; Belo Horizonte, no dia 28 de janeiro, na programação do Planeta Brasil Festival; Curitiba, em 1º de fevereiro, no Live Curitiba; Porto Alegre, em 3 de fevereiro, dentro do line-up do Planeta Atlântida Festival, e em Florianópolis, no dia 5 de fevereiro, no Parador 12.

As entradas para os festivais Planeta Brasil e Planeta Atlântida estão à venda na internet. Em São Paulo, os ingressos são vendidos online da Tickets for Fun, ou em pontos de venda autorizados. O mesmo vale para Curitiba e Florianópolis, mas nos sites Disk Ingressos e Ingresso Rápido.

Jake Bugg

O cantor Jake Bugg

O cantor Jake Bugg (Divulgação/)

O cantor inglês ganhou o público brasileiro no Lollapallooza 2014, e volta a se apresentar no país com a turnê do disco On My One. Bugg fará shows em São Paulo, no dia 9 de março, no Citibank Hall; no Rio de Janeiro, em 10 de março, no Circo Voador, e em Belo Horizonte, no dia 11, no Music Hall.

Os ingressos já estão disponíveis para compra via internet (no site da Tickets for Fun para os shows de São Paulo e do Rio de Janeiro; e no Queremos para Rio de Belo Horizonte), nos pontos de venda espalhados pelo Brasil e nas bilheterias oficiais das casas de shows.

The 1975

Banda The 1975 se apresenta no Coachella

Banda The 1975 se apresenta no Coachella (Kevin Winter/Getty Images)

A veterana The 1975 estava com show marcado em São Paulo para 23 de setembro de 2016, mas por motivos de agenda, remarcaram para 27 de março deste ano, no Audio Club. Ainda há ingressos disponíveis para venda para certos setores, no site da Tickets For Fun. O valor varia de 125 reis (meia-entrada da pista) à 280 reais (inteira do mezanino vip).

Lollapalooza Brasil

Primeiro dia do Festival Lollapalooza, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo

Primeiro dia do Festival Lollapalooza, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (Felipe Cotrim/VEJA.com)

Em sua sexta edição no país, o Lollapalooza traz na line-up os reincidentes Cage The Elephant, Two Door Cinema Club e Flume junto as atrações inéditas Tove Lo, The Weeknd, The Chainsmokers, entre outros. Confira aqui a lista de confirmados completa. O evento será sediado no Autódromo de Interlagos, em 25 e 26 de março. Os ingressos custam de 540 a 1920 reais, com possibilidade de meia entrada. Eles podem ser adquiridos no site da Tickets For Fun ou nos pontos de vendas oficiais.

Justin Bieber

Justin Bieber em show no Madison Square Garden, em Nova York, em julho de 2016

Justin Bieber em show no Madison Square Garden, em Nova York, em julho de 2016 (Kevin Mazur/Getty Images)

Em 2013, ele passou pelo Brasil e deixou um rastro de polêmicas. Agora, o cantor pop retorna ao país com uma postura mais branda para divulgar sua turnê Purpose. Serão três apresentações entre Rio de Janeiro (29 de março) e São Paulo (1 e 2 de abril). Os ingressos para o primeiro show na capital paulista esgotaram em menos de 24 horas, causando furor entre os fãs. Já para a segunda apresentação — criada em vista da demanda da primeira — ainda restam ingressos para os setores cadeira inferior e pista premium branca. No Rio, estão disponíveis apenas o pacote VIP Where R U Now, que dá acesso a pista premium e custa 1.980 reais a inteira. O site da Tickets for Fun é o canal oficial de vendas.

Elton John e James Taylor

Capa de 'Wonderful Crazy Night', novo disco de Elton John

Capa de ‘Wonderful Crazy Night’, novo disco de Elton John (VEJA.com/Divulgação/Divulgação)

Elton John volta ao Brasil em 2017 em turnê conjunta com James Taylor, para quatro apresentações: Curitiba, em 31 de Março, na Pedreira Paulo Leminski; Rio de Janeiro, no dia 1º de Abril, na Praça da Apoteose; Porto Alegre, em 4 de abril, no Anfiteatro Beira Rio, e São Paulo, em 6 de abril, no Allianz Parque. Os ingressos serão vendidos a partir de 13 de janeiro, no site da Tickets For Fun, e custam entre 125 e 750 reais.

Korn

Korn se apresenta em evento no Ace Hotel, em Los Angeles

Korn se apresenta em evento no Ace Hotel, em Los Angeles (Kevin Winter/Getty Images)

A banda de metal californiana passará pelo Brasil com a turnê The Serenity of Suffering em 2017, nos dias 19, 21 e 23 de abril, respectivamente em São Paulo, no Espaço das Américas; Curitiba, no Live Curitiba e Porto Alegre, no Pepsi On Stage. O site da Mercury Concerts, realizadora do evento, divulgou preços e locais de compra dos ingressos. Confira aqui.

Evanescence

Evanescence durante o show no palco Mundo, no último dia do Rock in Rio, em 02/10/2011

Evanescence durante o show no palco Mundo, no último dia do Rock in Rio, em 02/10/2011 (Marcelo Sayão/EFE/VEJA)

Para a alegria dos adolescentes nos anos 2000, a banda de metal gótico Evanescence fará três shows no Brasil em 2017. A começar por Brasília (20 de abril, no Net Live), a banda segue para Rio de Janeiro (22 de abril, no Vivo Rio) — onde se apresentou na última vinda ao país, em 2011, no Rock in Rio — e termina em São Paulo (23 de abril, no Espaço das Americas).

Os ingressos já estão disponíveis para compra na internet, nos sites Ingresso Rápido, para São Paulo e Rio de Janeiro, e no Eventim para Brasília.

Sting

sting

Com a turnê "57th & 9th", Sting vem ao Brasil para apresentação única em São Paulo, em 6 de maio, no Allianz Parque. Com alguns setores já esgotados, os ingressos estão a venda no site Ingresso Rápido, e variam de 150 a 325 reais.

 


Arquivado em:Entretenimento

CNI: brasileiros terminaram 2016 com mais medo do desemprego

Posted: 06 Jan 2017 08:51 AM PST

Os brasileiros encerraram 2016 com mais medo do desemprego do que tinham ao fim de 2015, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Medo do Desemprego cresceu 3,6 pontos no último trimestre do ano, chegando a 64,8 pontos. Em setembro do ano passado e em dezembro de 2015, o indicador estava em 61,2 pontos.

“O aumento no fim do ano compensou a queda verificada em setembro e fez com que o índice encerrasse o ano acima do verificado em dezembro de 2015, o que indica que o brasileiro permanece receoso em relação à situação no mercado de trabalho”, avaliou a CNI no documento.

Já o Índice de Satisfação com a Vida ficou praticamente estável no último trimestre de 2016, com uma queda de 0,2 ponto em relação com setembro, passando de 67,0 pontos para 66,8 pontos. Em dezembro de 2015, esse indicador estava em 65,9 pontos.

Somente a região Sul registrou queda no medo do desemprego no ano passado, com recuo 5,4 pontos na comparação entre dezembro de 2015 e último mês de 2016. Foram os Estados do Sul que também apresentaram maior aumento na Satisfação com a Vida nesse período, com alta de 4,4 pontos.

Já a região Nordeste, no sentido inverso, registrou aumento de 11,3 pontos no Medo do Desemprego ao longo de 2016, com retração de 1,4 ponto na Satisfação com a Vida.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Mortalidade por câncer cai 25% em 25 anos nos Estados Unidos

Posted: 06 Jan 2017 08:45 AM PST

Foram 2,1 milhões de mortes por câncer a menos nos últimos 25 anos, nos Estados Unidos, de acordo com relatório anual da American Cancer Society (ACS), publicado na última quinta-feira, 5. Os dados equivalem a uma diminuição de mortalidade em 25% desde 1991.

Tal declínio acentuado no número de mortes causadas por tumores malignos se deve, principalmente, a uma queda constante do tabagismo, combinada aos avanços médicos na detecção precoce e no tratamento.

O relatório aponta maior queda na mortalidade ligada a quatro tipos de câncer: mama, próstata, colorretal e pulmão. A mortalidade associada ao câncer de pulmão caiu 43%, entre 1990 e 2014, entre os homens e 17%, entre 2002 e 2014, entre as mulheres. Já a mortalidade por câncer de mama diminuiu 38% entre 1989 e 2014. O declínio foi ainda mais significativo no câncer de próstata: 51% a menos de 1993 a 2014. No índice por doença colorretal, houve queda de 51% entre 1976 e 2014 em ambos os sexos.

De acordo com o relatório da ACS, haverá 1,68 milhão de novos casos de câncer nos Estados Unidos em 2017 e mais de 600.000 mortes por esta doença.

A incidência da doença na última década permaneceu estável entre as mulheres e diminuiu quase 2% por ano entre os homens. A taxa de mortalidade da doença reduziu em cerca de 1,5% ao ano para ambos os sexos. O relatório foi publicado no periódico científico Journal for Clinicians.

 


Arquivado em:Saúde

Carne bem passada pode aumentar o risco de câncer

Posted: 06 Jan 2017 08:32 AM PST

Uma nova pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) traz más notícias para os amantes de churrasco: o consumo das crostas escuras presentes na carne vermelha bem passada está relacionado ao desenvolvimento de câncer. O estudo afirma que, durante o preparo a altas temperaturas, são formados nessas partes do alimento compostos que podem induzir mutações responsáveis pelo aparecimento de células cancerígenas.

"Esperamos que os resultados do estudo possam contribuir para a compreensão do desenvolvimento do câncer e descobrir novas maneiras de preveni-lo", afirmou ao site de VEJA a nutricionista Aline Martins de Carvalho, responsável pelo novo estudo, apresentado em sua tese de doutorado na Faculdade de Saúde Pública da USP.

Carne bem passada e câncer

A relação entre as partes escuras da carne e o desenvolvimento de câncer já era bem estabelecida em pesquisas com modelos animais, mas os efeitos do consumo desses alimentos no corpo humano ainda não eram completamente compreendidos. Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em 2011, já havia confirmado as implicações do consumo de carne bem passada no desenvolvimento de tumor de próstata.

Com a nova pesquisa, o objetivo de Aline era estudar a relação entre o consumo de carne vermelha e o surgimento do câncer em humanos. Para isso, a pesquisadora utilizou dados de um inquérito de saúde com amostras de 560 adultos e idosos de São Paulo e coletou informações sobre os hábitos de consumo dos participantes a partir de diários e questionários de frequência alimentar. Em seguida, extraiu amostras do sangue das pessoas avaliadas e realizou análises no DNA para estimar a exposição ao câncer.

Os resultados revelaram que, entre os indivíduos, o principal risco para o desenvolvimento de tumores estava no consumo de carne vermelha muito bem passada – quando preparada a altas temperaturas, a carne forma compostos carcinogênicos nas partes em que esquenta até quase queimar. Essas substâncias são compostos orgânicos nitrogenados chamados aminas heterocíclicas.

No corpo, a metabolização dessas moléculas é feita pelo fígado, produzindo espécies reativas conhecidas como radicais livres. O excesso dos radicais livres no organismo pode levar a um processo chamado estresse oxidativo, que ocorre quando a quantidade dos radicais livres no organismo é maior do que a capacidade física de neutralizá-los. Assim, as moléculas excedentes podem gerar danos a proteínas, lipídios e até ao DNA, levando ao aparecimento de doenças, como pode acontecer com o câncer.

Como evitar

A boa notícia a todos os amantes de carne bem passada é que, apesar dos danos que as deliciosas partes crocantes das extremidades podem causar ao organismo, não é necessário cortá-las completamente da dieta. Uma dica da pesquisadora é marinar a carne no limão, alho e cebola, para neutralizar os efeitos danosos.

"Esses temperos possuem compostos bioativos que são capazes de evitar a formação das substâncias prejudiciais à saúde", afirma Aline. Também é aconselhável aquecer a carne por três minutos no micro-ondas antes de colocá-la na churrasqueira ou na chapa. Dessa forma, ela ficará menos tempo exposta ao fogo.

A pesquisadora ressalta, no entanto, que apesar da relação confirmada entre os compostos presentes na crosta escura da carne e o aumento dos níveis de estresse oxidativo e consequentes danos ao DNA – fatores que podem levar ao aparecimento de tumores – uma relação direta com o câncer não foi confirmada. Os resultados indicam apenas a ligação entre o consumo de partes escuras da carne bem passada e o desenvolvimento de mutações que podem levar à doença.


Arquivado em:Ciência, Saúde

Plano inclui Patrulhas Maria da Penha e pacificação de famílias

Posted: 06 Jan 2017 08:31 AM PST

 

O Plano Nacional de Segurança, detalhado nesta sexta-feira pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, prevê a criação de “Patrulhas da Maria da Penha“, a pacificação das famílias com histórico de violência e o uso de sistemas implantados para a Copa do Mundo e Olimpíada para combater a criminalidade.

A implantação do plano começará pelas capitais Natal (Rio Grande do Norte) Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Aracaju (Sergipe). Nos dois primeiros casos, a medida foi adotada porque esses Estados pediram ajuda da Força Nacional de Segurança no ano passado. Já Aracaju foi a capital que mais registrou homicídios em 2016.

Na entrevista, o ministro destacou que é preciso ousar no combate à criminalidade. “Vamos ousar, vamos tentar algo diferente. O importante é começar essa nova filosofia”, afirmou. Segundo Moraes, o plano terá três eixos centrais: capacitação, inteligência e atuação conjunta.

Haverá o aproveitamento de sistemas de segurança e monitoramento desenvolvidos para a Copa do Mundo e Olimpíada do Rio. Os Núcleos de Inteligência Policial (Nipos) serão estendidos para 27 capitais com apoio da Polícia Federal,  Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que foi usado com êxito na Olimpíada, também será ampliado em todos os Estados. O intuito é implantar a filosofia do CICCR na troca de informações sobre a segurança nacional. A segurança nas fronteiras também será ampliada e intensificada com apoio da PRF e do sistema de radares das rodovias, além do aumento gradativo do efetivo da Força Nacional. Segundo o ministro, tudo o que foi proposto é “extremamente realista e será efetivado”.

Patrulha Maria da Penha

Durante a entrevista, o ministro destacou a importância no combate aos homicídios dolosos, ao feminicídio e à violência doméstica. Ele citou a criação do programa “Patrulhas da Maria da Penha” que contará com apoio de dois ônibus e três caminhões equipados com câmeras para fazer o georreferenciamento dos locais em que há maior índice de violência doméstica. Segundo o ministro, será implantado um policiamento comunitário com o intuito de aproximar as vítimas da Polícia Militar.

Outro programa, chamado “Família Forte”, também será implementado com o intuito de pacificar famílias vítimas de violência e capacitar mulheres por meio de cursos profissionalizantes.

Dentro do combate a homicídios dolosos, feminicídio e violência doméstica, haverá quatro eixos: prevenção, investigação, inteligência e maior integração entre o Ministério Público e o Judiciário. O governo, em parceria com o Ministério da Justiça, também implantará um laboratório central de perícia criminal e o fortalecimento de alguns laboratórios estaduais que passarão a exercer um papel regional para dar celeridade às investigações.

Segundo o ministro, na parte de inteligência do plano, já um mapeamento que aponta as regiões do Brasil com maior índice de feminicídios, violência doméstica e homicídios dolosos.

Modernização carcerária

O ministro também prometeu mapear a população carcerária do país para que o governo federal tenha dados preciso sobre os presos do país, sua distribuição geográfica e o grau de periculosidade.

Segundo o ministro, nunca houve troca de informações no sistema penitenciário e essa será uma das principais mudanças após a implementação do plano. “Hoje, não temos registro para que possamos saber quantos presos nós temos na penitenciária x do Estado y ou quantos presos por furtos qualificados nós temos no Brasil todo. Isso vai ser feito nos primeiros seis meses de 2017 e então teremos informações precisas de todos os presídios”, afirmou.

A partir desses dados, segundo ele, haverá a separação dos presos por alta e baixa periculosidade. “Não é solução para sistema penitenciário só construir presídio. Também investiremos em equipamentos de segurança e, por isso, destinamos 32 milhões de reais pra construir e 13 milhões de reais pra equipar esses presídios”, disse Moraes.

Combate integrado ao crime organizado transnacional 

Haverá ainda a atuação conjunta com os países vizinhos e a parceria integrada com o Ministério da Defesa, das Relações Exteriores e Abin para que a segurança seja reforçada e o crime organizado seja combatido nas regiões de fronteira do país. Segundo ele, o ministro das Relações Exteriores, José Serra, já manifestou total apoio.

Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru e Chile estão de acordo com as medidas adotadas no plano, segundo Moraes. Haverá também o reforço no controle de armas legais e ilegais e combate ao tráfico de drogas nas fronteiras. "Há uma boa vontade geral desses países para que possamos avançar", disse o ministro.

 


Arquivado em:Brasil, Política

Exército dos EUA passa a tolerar barbas, turbantes e hijabs

Posted: 06 Jan 2017 08:24 AM PST

O Exército dos Estados Unidos adotou novas medidas para facilitar a entrada de sikhs, muçulmanos e outras minorias religiosas em suas tropas. Agora, o Exército aprova que os soldados se vistam de acordo com seus costumes religiosos, com barbas, turbantes ou dreadlocks.

As novas regras permitem também lenços para cobrir cabeça, os hijabs usados por mulheres muçulmanas. Eles devem ser de uma cor semelhante ao uniforme e estar livre de desenhos ou marcas, a "menos que eles são camuflados e usados com um uniforme de camuflagem". As regras de higiene do cabelo foram alteradas para permitir tranças, coques e dreadlocks.

O secretário do Exército, Eric Fanning, em um memorando assinado esta semana, revisou a política de uniformes para definir padrões de aparência. “Nosso objetivo é equilibrar a prontidão e a segurança dos soldados com a aceitação das práticas de fé de nossos soldados, e esta última diretriz nos permite fazer isso”, disse o tenente coronel Randy Taylor em um comunicado.

As novas regras foram bem recebidas pela Coalizão Sikh. “Estamos satisfeitos com o progresso que esta nova política representa para a tolerância religiosa e diversidade”, disse o diretor jurídico da coalizão Harsimran Kaur. Os sikhs têm uma longa tradição de serviço militar na Índia e em outros lugares. Nos EUA, eles têm servido nos Estados Unidos desde a I Guerra Mundial. Mas reformas nos códigos de uniforme e aparência após a Guerra do Vietnã tornaram difícil para eles servir sem violar os princípios de sua fé.


Arquivado em:Mundo

Gestão Doria ‘envelopa’ área em viaduto com moradores de rua

Posted: 06 Jan 2017 07:34 AM PST

A gestão do prefeito João Doria (PSDB) instalou telas em volta do Viaduto Doutor Plínio de Queirós, na Avenida 9 de Julho, no centro da capital paulista, onde há moradores de rua desde segunda-feira, quando a Prefeitura executou a primeira ação do programa Cidade Linda, de mutirões de zeladoria. Os moradores de rua estão abrigados em uma quadra embaixo do viaduto, que agora foi “envelopada”. O governo municipal afirma que a medida é para proteção deles.

Com as telas, é possível ver apenas vultos das pessoas e suas barracas. Funcionários a serviço da Prefeitura Regional da Sé disseram que as telas serviriam para impedir que as pessoas que transitam pela rua possam ver o que se passa no local. “Mas isso aqui vai durar dois dias. Logo eles (moradores de rua) tiram”, disse um dos servidores.

Há cerca de 50 moradores de rua abrigados no espaço. Eles disseram não saber o motivo da instalação das telas e reclamam da concentração de tanta gente naquele lugar. “Eu já estava aqui antes de vir todo mundo para cá. Agora, já começou a ter briga, sumir coisas. Não vou ficar mais aqui”, contou, enquanto carregava sacos e mochilas, a moradora de rua Simone Santos, de 36 anos.

Já os moradores dos prédios do entorno do abrigo improvisado também reclamam da situação. “Primeiro que, à noite, muitos deles saem de lá (da quadra) e voltam para onde estavam, na praça. E deixam toda a sujeira de manhã. Outra coisa é o barulho. Ontem à noite, chegou uma mulher com vários cachorros e eles ficaram latindo a noite toda”, conta a aposentada Neyde Andrade, de 59 anos.

Na 9 de Julho, após a operação da Prefeitura, ainda há barracas e carroças de gente que não quis ir para a quadra. Também há novos grafites nas paredes pintadas na segunda-feira.

O padre Julio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de São Paulo, que esteve na quadra nesta quinta-feira, disse que “a situação é dramática”. “Criou-se uma série de expectativas que precisam ser concretizadas com urgência”, afirmou. “Aos moradores de rua foram ditas informações desencontradas para convencê-los a ir para a quadra, promessas de trabalho, encaminhamento, acolhimento, e eles estão agitados.” O padre continua: “E entre os moradores dos prédios foi criada a expectativa de que os moradores de rua iriam sair. Há muita tensão”.

Segundo Lancellotti, os moradores de rua se queixam de serem filmados, fotografados e xingados pelos moradores dos prédios durante a noite. “Tenho medo de uma tragédia”, disse.

Proteção

Por meio de nota, a gestão Doria informou que “a Prefeitura instalou telas no local para proteção dos moradores” e que a ação só foi executada “após diálogo entre agentes da Secretaria de Assistência Social e as pessoas em situação de rua”. No texto, a administração diz que a ocupação do espaço é provisória e que a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está atuando para que os moradores “aceitem os encaminhamentos da rede”.

A expectativa é de que as pessoas que se encontram no local sejam encaminhadas para vagas de acolhimento, moradia e emprego o mais breve possível”, diz o texto.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Adeus, Bola de Ouro: Fifa revela novo troféu de melhor do mundo

Posted: 06 Jan 2017 07:17 AM PST

A Fifa revelou nesta sexta-feira o troféu que será entregue ao melhor jogador do mundo de 2016. A premiação, marcada para o próximo dia 9, em Zurique, na Suíça, não terá mais a tradicional bola na cor dourada, que era dada ao vencedor nos anos em que o prêmio era unificado com a Bola de Ouro, da revista France Football. O fim da parceria fez a entidade criar sua própria taça, dessa vez em tom prateado, que será entregue a Cristiano Ronaldo, Lionel Messi ou Antoine Griezmann. 

As mudanças em relação ao desenho anterior vão do tamanho do troféu, que dessa vez será mais comprido, ao formato. Uma grande base inferior faz o troféu se assemelhar até mesmo com a taça da Copa do Mundo. A bola no topo é semelhante àquela usada a na final da primeira Copa, em 1930, (com gomos semelhantes a uma bola de vôlei) e foi mantida em favor da tradição.

“A bola no topo do troféu representa a história do futebol e a história da Fifa também. Acredito que esta é uma bela narrativa, mostra respeito pelas tradições do futebol”, comentou o ex-jogador croata Zvonimir Boban, atual secretário-geral de futebol da Fifa.

Em sua região frontal, está gravado no troféu a mensagem ‘The Best’ (O Melhor), em alusão ao novo nome do prêmio, que deixa de ser “Bola de Ouro da Fifa” para ser chamado em 2016 de “Prêmio Fifa The Best”. “A inspiração atrás do design deste troféu é a de honrar os melhores jogadores do mundo pela Fifa”, explicou a designer da taça, Ana Barbic Katicic.

Cristiano Ronaldo, que já venceu a Bola de Ouro em 2013 e 2014 e o prêmio de melhor do mundo em 2008, é o favorito a conquistar o título pela quarta vez. Messi, cinco vezes vencedor, corre por fora, assim como o francês Griezzman, estreante no prêmio. Em seu site, a Fifa disponibilizou um vídeo detalhando a produção do novo troféu. (Clique e assista)

Cristiano Ronaldo conquista pela terceira vez a Bola de Ouro da Fifa, durante cerimônia em Zurique, na Suíça(Fabrice Coffrini/AFP)" description="Cristiano Ronaldo conquista pela terceira vez a Bola de Ouro da Fifa, durante cerimônia em Zurique, na Suíça">Cristiano Ronaldo conquista pela terceira vez a Bola de Ouro da Fifa, durante cerimônia em Zurique, na Suíça(Fabrice Coffrini/AFP)" description="Cristiano Ronaldo conquista pela terceira vez a Bola de Ouro da Fifa, durante cerimônia em Zurique, na Suíça">O craque do Real Madrid e da seleção portuguesa entrega a Bola de Ouro da Fifa para seu filho Cristiano Ronaldo Júnior durante premiação em Zurique(Arnd Wiegmann/Reuters)" description="O craque do Real Madrid e da seleção portuguesa entrega a Bola de Ouro da Fifa para seu filho Cristiano Ronaldo Júnior durante premiação em Zurique">Cristiano Ronaldo conquista pela terceira vez a Bola de Ouro da Fifa, durante cerimônia em Zurique, na Suíça(Fabrice Coffrini/AFP)" description="Cristiano Ronaldo conquista pela terceira vez a Bola de Ouro da Fifa, durante cerimônia em Zurique, na Suíça">O português Cristiano Ronaldo e a alemã Nadine Kessler, eleitos os melhores do mundo pela Fifa(Jamie McDonald/Fifa/Getty Images)" description="O português Cristiano Ronaldo e a alemã Nadine Kessler, eleitos os melhores do mundo pela Fifa">Cerimônia da Bola de Ouro FIFA 2015 é realizada em Zurique, na Suiça(Fabrice Coffrini/AFP)" description="Cerimônia da Bola de Ouro FIFA 2015 é realizada em Zurique, na Suiça">Troféu da Bola de Ouro 2015, evento organizado pela FIFA que premia o melhor jogador do ano de 2014(Ennio Leanza/AP)" description="Troféu da Bola de Ouro 2015, evento organizado pela FIFA que premia o melhor jogador do ano de 2014">Vencedores do prêmio FIFPro World XI durante cerimônia do Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique(Fabrice Coffrini/AFP)" description="Vencedores do prêmio FIFPro World XI durante cerimônia do Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique">Presidente da FIFA, Joseph Blatter, abre cerimônia da Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique(Fabrice Coffrini/AFP)" description="Presidente da FIFA, Joseph Blatter, abre cerimônia da Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique">Kate Abdo é a apresentadora da cerimônia do Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique(Jamie McDonald/FIFA/Getty Images)" description="Kate Abdo é a apresentadora da cerimônia do Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique">Projeção na tela da cerimônia do Bola de Ouro FIFA 2015 mostra apoio ao jornal satírico Charlie Hebdo, atacado em Paris na última semana(Arnd Wiegmann/Reuters)" description="Projeção na tela da cerimônia do Bola de Ouro FIFA 2015 mostra apoio ao jornal satírico Charlie Hebdo, atacado em Paris na última semana">A alemã Nadine Kessler discursa após receber o prêmio de melhor jogadora de 2014 durante a cerimônia do Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique(Arnd Wiegmann/Reuters)" description="A alemã Nadine Kessler discursa após receber o prêmio de melhor jogadora de 2014 durante a cerimônia do Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique">Arjen Robben, Angel Di Maria, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Manuel Neuer, Sergio Ramos, Philipp Lahm, Toni Kroos e Andreas Iniesta ganham o prêmio FIFPro World XI Award 2014 durante a Bola de Ouro FIFA 2015, em Zurique(Oliver Morin/AFP)" description="Arjen Robben, Angel Di Maria, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Manuel Neuer, Sergio Ramos, Philipp Lahm, Toni Kroos e Andreas Iniesta ganham o prêmio FIFPro World XI Award 2014 durante a Bola de Ouro FIFA 2015, em Zurique">Colombiano James Rodriguez ganha prêmio por gol mais bonito, feito durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014, na cerimônia do Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique(Alexander Hassenstein/FIFA/Getty Images)" description="Colombiano James Rodriguez ganha prêmio por gol mais bonito, feito durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014, na cerimônia do Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique">Philipp Lahm e Sergio Ramos recebem prêmio durante Bola de Ouro FIFA 2015, em Zurique(Fabrice Coffrini/AFP)" description="Philipp Lahm e Sergio Ramos recebem prêmio durante Bola de Ouro FIFA 2015, em Zurique">Goleiro da seleção alemã e do Bayern de Munich, Manuel Neuer, com seu prêmio de goleiro do ano de 2014 durante a Bola de Ouro FIFA, em Zurique(Oliver Morin/AFP)" description="Goleiro da seleção alemã e do Bayern de Munich, Manuel Neuer, com seu prêmio de goleiro do ano de 2014 durante a Bola de Ouro FIFA, em Zurique">Lionel Messi discursa no palco durante a cerimônia do Bola de Ouro FIFA 2015, em Zurique(Oliver Morin/AFP)" description="Lionel Messi discursa no palco durante a cerimônia do Bola de Ouro FIFA 2015, em Zurique">Ao lado do jogador Philipp Lahm, o treinador da seleção alemã, Joachim Loew, recebe o prêmio de melhor técnico de seleção masculina durante o evento do Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique(Ruben Sprich/Reuters)" description="Ao lado do jogador Philipp Lahm, o treinador da seleção alemã, Joachim Loew, recebe o prêmio de melhor técnico de seleção masculina durante o evento do Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique">Ralf Kellermann, técnico da seleção feminina alemã, ganha prêmio de melhor técnico de times femininos durante o Bola de Ouro FIFA 2015(Jamie McDonald/FIFA/Getty Images)" description="Ralf Kellermann, técnico da seleção feminina alemã, ganha prêmio de melhor técnico de times femininos durante o Bola de Ouro FIFA 2015">Nomeado ao prêmio de melhor jogador de 2014, Lionel Messi, e sua mulher, Antonella Roccuzzo, durante o tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015(Michael Buholzer/AFP)" description="Nomeado ao prêmio de melhor jogador de 2014, Lionel Messi, e sua mulher, Antonella Roccuzzo, durante o tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015">Presidente da FIFA, Joseph Blatter, e sua mulher, Linda Barras, durante o tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015(Arnd Wiegmann/Reuters)" description="Presidente da FIFA, Joseph Blatter, e sua mulher, Linda Barras, durante o tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015">A brasileira Marta, durante o tapete vermelho da Bola de Ouro 2015, em Zurique(Michael Buholzer/AFP)" description="A brasileira Marta, durante o tapete vermelho da Bola de Ouro 2015, em Zurique">Jogador da seleção espanhola e do Real Madrid, Sergio Ramos, com a namorada jornalista Pilar Rubio durante o tapete vermelho da Bola de Ouro da FIFA 2015(Michael Buholzer/AFP)" description="Jogador da seleção espanhola e do Real Madrid, Sergio Ramos, com a namorada jornalista Pilar Rubio durante o tapete vermelho da Bola de Ouro da FIFA 2015">Jogador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, durante tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique(Michael Buholzer/AFP)" description="Jogador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, durante tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015 em Zurique">Jogador do Barcelona, Andres Iniesta, durante tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015(Michael Buholzer/AFP)" description="Jogador do Barcelona, Andres Iniesta, durante tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015">Marta e Cristiano Ronaldo tiram selfie momentos antes de iniciar a cerimônia da Bola de Ouro FIFA 2015, em Zurique(Alexander Hassenstein/FIFA/Getty Images)" description="Marta e Cristiano Ronaldo tiram selfie momentos antes de iniciar a cerimônia da Bola de Ouro FIFA 2015, em Zurique">O argentino Lionel Messi atende os fãs no tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015(Ruben Sprich/Reuters)" description="O argentino Lionel Messi atende os fãs no tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015">O francês Thierry Henry autografa pertences de fãs na entrada da Bola de Ouro, evento da FIFA em Zurique(Mike Hewitt/FIFA/Getty Images)" description="O francês Thierry Henry autografa pertences de fãs na entrada da Bola de Ouro, evento da FIFA em Zurique">Colombiano James Rodriguez atografa pertences de fãs durante o tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015(Mike Hewitt/FIFA/Getty Images)" description="Colombiano James Rodriguez atografa pertences de fãs durante o tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015">Fãs tiram foto com a brasileira Marta durante tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015(Mike Hewitt/FIFA/Getty Images)" description="Fãs tiram foto com a brasileira Marta durante tapete vermelho da Bola de Ouro FIFA 2015">O português Cristiano Ronaldo, nomeado ao prêmio de melhor jogador do ano de 2014, momentos antes da entrevista coletiva no evento Bola de Ouro 2015(Arnd Wiegmann/Reuters)" description="O português Cristiano Ronaldo, nomeado ao prêmio de melhor jogador do ano de 2014, momentos antes da entrevista coletiva no evento Bola de Ouro 2015">Manuel Neuer, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo durante coletiva de imprensa para o prêmio Bola de Ouro da Fifa, em Zurique, na Suíça - 12/01/2015(Olivier Morin/AFP)" description="Manuel Neuer, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo durante coletiva de imprensa para o prêmio Bola de Ouro da Fifa, em Zurique, na Suíça - 12/01/2015">O argentino Lionel Messi durante a coletiva de imprensa do prêmio Bola de Ouro 2015 da FIFA(Ennio Leanza/EFE)" description="O argentino Lionel Messi durante a coletiva de imprensa do prêmio Bola de Ouro 2015 da FIFA">Jogador da seleção portuguesa e do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, é um dos nomeados ao prêmio da Bola de Ouro da FIFA(Ennio Leanza/EFE)" description="Jogador da seleção portuguesa e do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, é um dos nomeados ao prêmio da Bola de Ouro da FIFA">

(com Gazeta Press)


Arquivado em:Esporte

Nova lei francesa deve aumentar doação de órgãos

Posted: 06 Jan 2017 07:08 AM PST

Uma nova legislação em vigor desde o dia 1° de janeiro pretende fazer prevalecer a vontade da pessoa falecida e otimizar as doações de órgãos na França.

Apesar do aumento de 7% em doações em 2015 em relação ao ano anterior, a demanda ainda é maior que a oferta no país. Por isso, um dos objetivos da mudança é que a taxa de oposição passe de 32,5% ao ano para 25% num período de três anos.

Com a reforma da lei, a família de um falecido será agora informada sobre a doação, e não mais consultada. Se ela insistir com a recusa, terá de apresentar provas ou fornecer testemunhos de que o morto seria contra também.

O número de não-doadores declarados quase dobrou em um ano, com picos de até 900 pedidos por dia no auge da polêmica da discussão da nova lei, em março e abril de 2015. Mas o jornal Le Monde observa que o número ainda está "longe de representar os 15% a 20% da população que se declara hostil à doação".

Se o desejo for entrar no registro nacional de não-doadores (que conta hoje com quase 150 mil nomes), por enquanto é preciso fazer um pedido explícito pelo correio, com formulário preenchido e cópia de um documento de identidade.

Registros podem ser feitos online, a partir do dia 23 de janeiro. "O novo site também vai oferecer a possibilidade de uma recusa parcial, excluindo especificamente alguns órgãos, como o coração ou os olhos (córneas)", explica o jornal francês.

Desde 1976, todo francês é um potencial doador de órgãos, a menos que tenha deixado explícito uma vontade contrária. Se não for o caso, a família é consultada e, em um terço dos casos, isso resulta em uma negativa à doação.

 


Arquivado em:Saúde

Motorista perde BMW em garagem – por seis meses

Posted: 06 Jan 2017 06:53 AM PST

Perder um carro em um estacionamento não é exatamente incomum, mas um episódio ocorrido em Manchester, na Inglaterra, foi elevado a níveis surreais.

Em junho, um escocês pegou emprestado o BMW – de modelo não especificado – de um amigo e dirigiu até a cidade para assistir a um show da banda de rock Stone Roses. A apresentação ocorreu no Etihad Stadium, o estádio onde joga a equipe do Manchester City.

Na saída do show, o motorista simplesmente não conseguia encontrar o veículo. A busca durou cinco dias, até que o condutor, desconfiado de que o BMW havia sido furtado ou guinchado, registrou um boletim de ocorrência e desistiu da procura.

Na semana entre o Natal e o Ano Novo, a surpresa: a polícia de Manchester encontrou o carro em um edifício-garagem no centro da cidade e anunciou a descoberta orgulhosamente em seu perfil de Twitter.

Saiba mais sobre a BMW perdida no site de QUATRO RODAS.


Arquivado em:Economia

Massacre na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista

Posted: 06 Jan 2017 06:37 AM PST

(Rodrigo Sales/FolhaBV)" description="Movimentação de policiais nos arredores da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR), onde ao menos 33 presos foram mortos - 06/01/2017">(Rodrigo Sales/FolhaBV)" description="Movimentação nos arredores da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR), onde ao menos 33 presos foram mortos - 06/01/2017">(Rodrigo Sales/FolhaBV)" description="Movimentação de policiais nos arredores da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR), onde ao menos 33 presos foram mortos - 06/01/2017">(GloboNews/Reprodução)" description="Movimentação de policiais na entrada da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR), após briga entre facções deixar 33 mortos no local - 06/01/2017">(Rodrigo Sales/FolhaBV)" description="Movimentação de policiais nos arredores da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR), onde ao menos 33 presos foram mortos - 06/01/2017">(Rodrigo Sales/FolhaBV)" description="Movimentação de policiais nos arredores da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR), onde ao menos 33 presos foram mortos - 06/01/2017">(Rodrigo Sales/FolhaBV)" description="Movimentação de policiais nos arredores da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR), onde ao menos 33 presos foram mortos - 06/01/2017">

 


Arquivado em:Galeria de Fotos

Apple corta bônus de presidente por lucro abaixo do esperado

Posted: 06 Jan 2017 06:25 AM PST

A Apple informou que os vencimentos de seu presidente, Tim Cook, e de outros altos executivos foram reduzidos em 2016. A decisão foi tomada porque a companhia não alcançou as metas de lucro e faturamento estabelecidas para o ano.

Segundo um documento divulgado nesta sexta-feira, as vendas da Apple somaram 215,6 bilhões de dólares no ano passado, montante 3,7% menor que a meta de 223,6 bilhões de dólares. O ganho operacional, por sua vez, foi de 60 bilhões de dólares, ou 0,5% inferior à meta de 60,3 bilhões de dólares.

Com isso, os executivos da empresa receberam 89,5% dos vencimentos que seriam pagos caso as metas tivessem sido atingidas. Em 2015, os executivos receberam 100%. Tim Cook recebeu, ao todo 8,75 milhões de dólares em 2016, abaixo dos 10,28 milhões de dólares do ano anterior. Outros executivos também embolsaram menos.

No ano passado, a Apple enfrentou queda na receita devido à primeira queda prolongada nas vendas do iPhone registrada pela companhia.


Arquivado em:Economia, Tecnologia

Racha em facção que se aliou ao PCC deixa cadeias do RJ em alerta

Posted: 06 Jan 2017 06:09 AM PST

Uma desavença entre duas lideranças da facção Amigos dos Amigos (ADA) ligou o alerta máximo na Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro na noite de quinta-feira. O Grupo de Intervenção Tática foi acionado e entrou na Penitenciária Jonas Lopes de Carvalho (Bangu 4), dentro do Complexo de Gericinó, na zona oeste da cidade. O motivo seria uma guerra interna que fez com que pelo menos 300 detentos pedissem para a direção da unidade para trocar de galeria.

O número de detentos que foram transferidos para a chamada ala de seguro (ou seja, que não foram para o lado de qualquer facção), segundo agentes penitenciários ouvidos pelo site de VEJA, pode chegar a 400. A Seap ainda não confirmou qualquer problema dentro do Bangu 4.

ADA é a facção que, desde outubro, está oficialmente aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), depois que a quadrilha paulista rachou sua aliança de mais de 20 anos com o Comando Vermelho. Entre regiões importantes do Rio dominadas pelo ADA estão a Favela da Rocinha, os complexos de São Carlos, da Pedreira e do Caju.

O racha teria ocorrido em virtude de uma desavença entre Edmilson Ferreira dos Santos, o Sassá, antigo líder da facção que está preso há 11 anos e cumpre pena em presídio federal, é um de seus mais antigos e fiéis homens, Cristiano dos Santos Guedes, o Puma, chefe do tráfico da Favela da Quitanda, em Costa Barros, mas que está preso em Bangu 4. “Os que foram para a outra galeria estão esperando uma ordem do Sassá para saber como vai ficar essa situação agora dentro da facção. Mas ontem não houve qualquer problema. Eles simplesmente pediram para sair da galeria do ADA e foram atendidos”, explicou um agente.


Arquivado em:Brasil

Entrega da declaração do IR 2017 começa dia 2 de março

Posted: 06 Jan 2017 06:07 AM PST

A Receita Federal divulgou nesta sexta-feira o cronograma para a declaração do Imposto de Renda pessoa física 2017. O prazo para a entrega da declaração vai de 2 de março a 28 de abril.

O programa gerador da declaração estará no site da Receita a partir de 23 de fevereiro. Já no dia 20 de janeiro serão disponibilizados programas auxiliares para download (Carnê-Leão e Ganho de Capital).

No programa do IRPF, além da Declaração de Ajuste Anual e do programa gerador da declaração, há aplicativos como o programa de Apuração dos Ganhos de Capital, o Carnê Leão e o rascunho da declaração, que permite efetuar o rascunho da declaração a ser entregue no ano seguinte.

Segundo a Receita, na segunda quinzena de janeiro será publicada portaria com a tabela de reajuste do salário para aplicação das alíquotas da contribuição previdenciária. A portaria será publicada após a divulgação pelo IBGE do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), previsto para 11 de janeiro de 2017.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Roraima: freezer e galinheiro eram celas no presídio do massacre

Posted: 06 Jan 2017 05:58 AM PST

Dominada pelas facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e a Família do Norte (FDN), a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior de Boa Vista, tem um histórico de péssimas condições e superlotação. Duas cenas encontradas por integrantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária durante uma inspeção em 2014 mereceram destaque no relatório do órgão: um freezer e até um galinheiro abrigavam os presos, também espalhados em redes sob árvores. Um detento dava expediente como enfermeiro.

Atualmente, a penitenciária destinada a presos do regime fechado também abriga apenados do semiaberto. O último relatório do Conselho Nacional de Justiça, de setembro do ano passado, indica que as condição continuavam deploráveis dois anos depois: havia 1398 presos na unidade, quase o dobro das 750 vagas disponíveis. Ao menos 161 detentos ficavam em celas de segurança, o "seguro". Havia 23 presos de nacionalidade estrangeira, e 79 indígenas. A ampla maioria dos internos – 923 ao todo – era de presos provisórios, à espera de julgamento.

As visitas à penitenciária de Monte Cristo também mostraram o grau de improvisação com que o Estado trata o local, com esgoto a céu aberto: "Uma antiga cozinha virou alojamento, e um freezer virou cela", diz um documento sobre o regime fechado. No semiaberto, havia "barracos individuais e coletivos (favela dentro da penitenciária)" e "barraco dentro do galinheiro com 150 galinhas", ou dormindo em redes armadas em árvores ou em colchonetes debaixo delas. O serviço de enfermaria era prestado por um preso. Por algum tempo, só havia uma viatura na unidade, comandada e monitorada por policiais militares.

Desde outubro do ano passado, a Monte Cristo contabiliza 43 assassinatos cruéis com decapitações e esquartejamentos como consequência da guerra do tráfico, que eclodiu nacionalmente entre o PCC e o Comando Vermelho (CV), do Rio, aliado ao FDN desde a fundação da facção amazônica.

(JPavani/Reuters)" description="">(Rodrigo Sales/FolhaBV)" description="">(Rodrigo Sales/FolhaBV)" description="">(Rodrigo Sales/FolhaBV)" description="">(Rodrigo Sales/FolhaBV)" description="">(JPavani/Reuters)" description="">(Folha de Boa Vista/STR/AFP)" description="">(Folha de Boa Vista/STR/AFP)" description="">
Arquivado em:Brasil

Atriz Viola Davis ganha estrela na Calçada da Fama

Posted: 06 Jan 2017 05:32 AM PST

Aos 51 anos de idade, a atriz norte-americana Viola Davis ganhou nesta quinta-feira sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood, em Los Angeles (EUA). Durante a cerimônia, ela recebeu o certificado das mãos de Meryl Streep, de quem afirmou ser admiradora desde a infância. Seu marido, Julius Tenno, e a filha Genesis prestigiaram a homenagem.

Viola vive um merecido momento de ascensão e prestígio na carreira. Ela concorre ao prêmio de melhor atriz no Globo de Ouro e no SAG Awards por seu papel em Fences, no qual interpreta Rose Maxson, mulher de Troy (Denzel Washington), jogador de beisebol aposentando que tem uma relação difícil com a família. O filme, que se passa nos anos 1950 e aborda também o espinhoso tema dos conflitos raciais, vem sendo cotado como forte candidato a abocanhar vários troféus no Oscar 2017.

Em 2016, Viola brilhou como a agente Amanda Waller em Esquadrão Suicida. Um ano antes, havia se consagrado como a primeira mulher negra a ganhar o prêmio de melhor atriz no Emmy por sua interpretação de Annalise Keating, uma professora de Direito que se vê às voltas com um crime em How to Get Away with Murder. Na ocasião, fez um discurso histórico no qual afirmou que a única coisa que diferencia as mulheres negras de qualquer outra é a oportunidade. A quarta temporada da série estreia dia 19, nos Estados Unidos.

 


Arquivado em:Entretenimento