USAComment.com
Zicutake USA Comment | Busque Artigos



terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Notícias

Notícias


Ligre, raro híbrido de leão e tigre, nasce na Rússia

Posted: 31 Jan 2017 09:14 AM PST

Um raro bebê ligre, híbrido que resulta do cruzamento entre um leão e uma tigresa, nasceu em um zoológico itinerante na região de Rostov del Don, no sul da Rússia. Batizado Zar, o felino é resultado da união entre a tigresa Princesa, e o leão Caesar. Os pais do ligre “vivem juntos há muito tempo e se conhecem bem. Quando a tigresa ficou no cio, ela não tinha outra opção [para acasalar]”, disse Erik Airapetian, diretor do local.

Os ligres são animais extremamente raros, já que a probabilidade de que nasçam em liberdade é quase nula. Os tigres vivem na Ásia, e o hábitat dos leões fica na África. Por essa razão, atualmente, há apenas cerca de 20 ligres no mundo. Existem também os tigreões, que resultam do cruzamento de uma leoa e um tigre, mas são bem menores que os pais.

O pequeno Zar tem a pele bege, própria dos leões, e o rosto coberto de listras, como os tigres, e está sendo alimentado com o leite de uma das cabras do zoológico. Por enquanto, seu tamanho não ultrapassa o de um gato, mas o ligre adulto é sempre maior do que seus pais. Ele pode chegar a pesar 400 quilos, enquanto o peso máximo de um tigre é de cerca de 300 quilos, e o de um leão, de 250 quilos. Nos Estados Unidos, o ligre Hércules, que pesa 418 kg e mede 3,33 metros, é oficialmente o maior felino do mundo, registrado no Livro Guinness dos recordes.

(Com AFP)


Arquivado em:Ciência

Eike Batista é levado pela PF a prestar depoimento no Rio

Posted: 31 Jan 2017 09:06 AM PST

O empresário Eike Batista, preso na Operação Eficiência, foi levado nesta terça-feira à tarde à Delegacia de Combate à Corrupção, na sede da Polícia Federal, para prestar depoimento. A autorização foi dada pela juíza Débora Valle de Brito, substituta da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

Antes de embarcar de Nova York para o Rio, Eike demonstrou em entrevistas que pretende colaborar com as investigações, ao afirmar que vai mostrar “como as coisas são”. Uma possível delação premiada ainda depende de negociação com o Ministério Público Federal.

O ex-bilionário ocupa desde a tarde de ontem uma cela de 15 metros quadrados com quatro beliches no presídio de Bandeira Stampa, conhecido como Bangu 9, no Complexo Penitenciário de Gericinó, Zona Oeste do Rio. A unidade é destinada a milicianos e ex-policiais militares. O empresário divide o espaço com outros seis presos da Lava Jato que, assim como ele, não têm curso superior.

A cela não tem vaso sanitário – os presos fazem necessidades em um buraco no chão, conhecido como boi. No lado oposto, há um cano por onde sai água fria. A prisão sofre ainda com problemas de abastecimento de água e entupimento no sistema de esgoto, segundo funcionários da unidade. Os registros são abertos três vezes ao dia, de acordo com os servidores. A Secretaria de Administração Penitenciária negou os problemas.

Cada preso tem direito a levar uma televisão de 14 polegadas e um ventilador. Eles recebem quatro refeições ao dia – café da manhã e lanche, composto de pão com manteiga e café com leite; e almoço e jantar, em que são servidos uma proteína, arroz ou macarrão, feijão, e legumes, além de refresco e sobremesa (fruta ou gelatina).

A família de Eike terá de fazer a carteira de visitante, que permite o acesso ao Complexo Penitenciário. O documento fica pronto entre quinze dias e um mês. Antes desse prazo, é possível pedir à secretaria autorização especial para visita.


Arquivado em:Brasil

PF livra Mantega e ex-presidente do Carf em inquérito da Zelotes

Posted: 31 Jan 2017 08:42 AM PST

A Polícia Federal indiciou sete pessoas, mas livrou o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e o ex-presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) – o “tribunal da Receita” – Otacílio Cartaxo em um dos inquéritos da Operação Zelotes. Os indiciamentos foram propostos pela delegada federal Rafaella Vieira Linhas Parca no inquérito sobre supostos ilícitos envolvendo um processo do Grupo Cimento Penha. Victor Sandri, amigo de Mantega e proprietário do Cimento Penha, foi indiciado por lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

O inquérito havia sido instaurado, em 2015 para apurar supostas negociações ilícitas envolvendo o Cimento Penha, advogados e integrantes do Carf para modificar decisões desfavoráveis ao Grupo. O Carf é uma espécie de tribunal que avalia questionamentos de contribuintes a débitos aplicados pela Receita Federal.

O processo tramitou no Carf entre os anos de 2011 e 2012 e resultou na exoneração de exigência tributária na ordem de 57 milhões de reais. Os crimes apurados são lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa fazendária e associação criminosa. Mantega e Cartaxo chegaram ser alvo de condução coercitiva e busca e apreensão na investigação.

“E em que pese haver algumas evidências de que outras pessoas provavelmente estariam envolvidas no esquema criminoso (Guido Mantega, Otacílio Cartaxo, Jorge Celso, Francisco de Sales e Valmir Sandri), esta subscritora deixou de indiciá-las por entender que não restou comprovado, por meio dos elementos objetivos colhidos, o aspecto subjetivo dos referidos investigados”, anotou a delegada em seu relatório final.

No documento, Rafaella Parca ainda detalha que a atuação do suposto grupo criminoso se deu entre fevereiro de 2011 e agosto de 2012 de modo a atender os interesses do Cimento Penha. Para isso, narra a delegada, foram manipuladas a composição e o sistema de escolha do relator do processo. No inquérito, entre outras provas colhidas da atuação do grupo, a PF elenca indícios de encontros pessoais, troca de e-mails e ligações telefônicas entre os investigados.

O Grupo Comercial Cimento Penha é uma sociedade de comércio atacadista de cimento, calcário e materiais de construção sediada em São Paulo e com filial na cidade de Votorantin (SP). Segundo a PF, a empresa comandada por Victor Sandri foi autuada pela Receita em 2004, após não comprovar a origem de recursos enviados a instituições financeiras internacionais nas Bahamas e no Uruguai por meio das contas CC5 – investigadas no caso Banestado. As tentativas da empresa em anular o débito milionário tiveram início em 2008 e se estenderam até 2012, quando um recurso especial foi provido durante a gestão de Cartaxo, então presidente do Carf.

Responsável pela defesa de Cartaxo, o advogado Rodrigo Mudrovitsch afirma que a conclusão da autoridade policial “mostra que as medidas constritivas adotadas contra seu cliente não eram necessárias”. Segundo Mudrovitsch, o ex-presidente do Carf “não possui qualquer envolvimento com o caso”.

Pelo ex-ministro Guido Mantega, o criminalista José Roberto Batochio disse que a decisão da delegada federal realiza Justiça uma vez que o petista, “nem mesmo de longe, tem qualquer relação ou envolvimento nas supostas irregularidades que teriam envolvido o Carf”.

O advogado Ticiano Figueiredo, responsável pela defesa de Victor Sandri, afirmou estar perplexo com o indiciamento e apontou que a “ausência de prova é tão manifesta no relatório que a delegada não descreveu uma só conduta criminosa praticada pelo empresário”. “Ao que parece se buscou um indiciamento para justificar as gravosas medidas cautelares deferidas contra ele no inicio da operação”, disse Figueiredo.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Brasil

Estão abertas inscrições para 214 mil bolsas do Prouni

Posted: 31 Jan 2017 08:40 AM PST

A partir desta terça-feira, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado podem se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), pelo site do programa. O período de inscrições se encerrará às 23h59 (horário de Brasília) da sexta-feira. O Prouni é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de todo o país.

Veja também

Nesse ano serão oferecidas 214.110 bolsas, 5% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, 103.719 são bolsas integrais e 110.391 parciais – nas quais o governo federal cobre 50% da mensalidade. Para acesso ao processo seletivo, na página do programa, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 6 de fevereiro e o da segunda chamada, no dia 20. Podem concorrer os estudantes que não tenham diploma de curso superior e tenham alcançado o mínimo de 450 pontos no Enem; tenham cursado o ensino médio em escola pública ou na rede particular, com bolsa integral, e comprovem renda familiar de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública que integrem o quadro permanente da instituição de ensino.

Problemas na inscrição

Depois de falhas na divulgação dos resultados do Enem e na inscrição do Sisu, alguns candidatos afirmaram nas redes sociais que o site do Prouni estava lento e que a candidatura demorou horas para ser finalizada. Para evitar estes problemas, o MEC adiou em um dia o início das inscrições do Prouni e do Fies (7 a 10 de fevereiro).


Arquivado em:Educação

Parlamento britânico debaterá cancelamento da visita de Trump

Posted: 31 Jan 2017 08:35 AM PST

O parlamento do Reino Unido debaterá no próximo dia 20 de janeiro se a visita de Estado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao país deve ser cancelada. A Câmara deverá avaliar a solicitação feita por um cidadão no site do parlamento e que foi apoiada por mais de 1,6 milhões de pessoas. Os deputados são obrigados a estudar solicitações populares que ultrapassem as 100.000 assinaturas.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, convidou Trump a visitar o país durante a viagem que fez a Washington na última sexta-feira. A decisão gerou muitas críticas dos britânicos, sobretudo depois do decreto migratório assinado pelo republicano para impedir a entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana nos EUA.

(Com agências EFE e France-Presse)


Arquivado em:Mundo

Frituras e gordura saturada: conheça a dieta de Donald Trump

Posted: 31 Jan 2017 08:18 AM PST

O presidente americano Donald Trump abastece o jato particular com baldes de frango frito de conhecida rede americana de fast-food, tem predileção por comida congelada, hambúrgueres, bacon, Doritos, batata frita e, tampouco, dispensa coca-cola diet. “Os Big Macs são ótimos. O Quarterão é excelente”, chegou a dizer publicamente sobre os lanches do McDonald’s, durante reunião promovida pela CNN no início do ano passado. E tudo isso mesmo desfrutando dos cinco chefs de cozinha à sua disposição na Casa Branca.

A pedido do jornal britânico “The Guardian”, a nutricionista Jo Travers, autora do livro “The Low-Fad Diet”, pesquisou e avaliou a rotina alimentar de Trump e se mostrou bastante preocupada com o impacto da dieta fast-food sobre a capacidade do americano de raciocinar e tomar decisões. “É um atentado à saúde”, comentou.

De acordo com a profissional, Trump não come nada que contenha ômega 3 — gordura encontrada em nozes, semente de linhaça e peixes — fundamental para o bom funcionamento das células cerebrais.  “O corpo dele acaba substituindo isso por outros tipos de gorduras, que são menos fluidas, tornando mais difícil o trabalho dos neurotransmissores. Isso está muito ligado a distúrbios de humor”, explicou Jo Travers.

O café da manhã não é dos melhores. Sempre que Trump pode, pula essa refeição, mas, quando é forçado a fazê-la, ingere ovos e bacon. O ideal, segundo a nutricionista, seria reabastecer o corpo com os nutrientes que não consegue armazenar durante a noite, como as fibras presentes em frutas. “Uma dieta rica em proteínas, como a de Trump, pode aumentar a pressão sobre seus órgãos se ele não beber bastante água. E, quanto ao bacon, deveria ser cortado. É um produto de carne de porco processado que tem sido associado ao câncer, por isso seu risco de desenvolver a doença vai aumentar”, afirmou.

No almoço, o prato favorito é bolo de carne, que ele costuma comer acompanhado de pão. “Bolo de carne é só carne, essencialmente. Não tem fibra nenhuma. E, se você não alimentar suas bactérias intestinais com frutas e legumes, que têm fibras, isso pode afetar o sistema imunológico e levar a infecções”

Nem o jantar é poupado: a última refeição de Trump é, geralmente, um sanduíche ou algum outro pedido de rede de lanches. E a escolha do presidente costuma ser “um bife super bem passado” que, segundo a nutricionista, se o alimento é muito tostado, pode acarretar mudanças no DNA e também causar câncer.

Certa vez, Trump chegou a sugerir dispensar os jantares de Estado, numa tentativa de economizar tempo e dinheiro. “Deveríamos comer um hambúrguer em uma mesa de conferência”, disse.

Para quem busca dieta balanceada, a dica da especialista é preencher metade do prato com legumes e verduras, um quarto com carboidratos e um quarto com proteínas.

 


Arquivado em:Saúde

Futebol: China pode ultrapassar Espanha e Itália em investimentos

Posted: 31 Jan 2017 07:58 AM PST

Um estudo realizado pela Fifa comprovou algo já imaginado pelos fãs assíduos do futebol. De acordo com a entidade máxima da modalidade, a China se tornou a quinta maior compradora de jogadores do mundo, atrás de Inglaterra, Alemanha, Espanha e Itália, representando "um crescimento sem precedentes" na economia do esporte.

O dinheiro gasto pela nação mais populosa do mundo já ameaça os principais e mais tradicionais países do futebol europeu. Em 2016, o número de transferências de jogadores ultrapassou a marca de 14.000, um recorde para a China. No âmbito financeiro, foram gastos 4,8 bilhões de dólares (cerca de 15 bilhões de reais pela cotação atual) pelos clubes para a compra de atletas.

"A China pulou do 20º maior investidor em jogadores em 2013, com despesas de no máximo 27 milhões de dólares, para o quinto maior do mundo, três anos depois", afirmou o estudo da Fifa. O aumento de 2015 para 2016 também surpreende. No primeiro ano, foram investidos 168,3 milhões de dólares para trazer jogadores que estavam fora do país. No ano seguinte, o número saltou para 451,3 milhões de dólares.

Ainda segundo o estudo da entidade máxima do futebol, o Brasil também teve um crescimento nos gastos com o futebol. Em 2016, os clubes gastaram 85 milhões de reais em compra de jogadores, 140% a mais que em 2015. Assim, o país atingiu o posto de décimo maior investidor. Além disso, segue como maior exportador de atletas, com 1.600 transferências de jogadores para o exterior.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Exame detecta trombose em Marisa Letícia

Posted: 31 Jan 2017 07:55 AM PST

Um exame de ultrassom feito na ex-primeira-dama Marisa Letícia na tarde desta segunda-feira detectou uma trombose venosa profunda (um coágulo sanguíneo) nos membros inferiores. Por causa disso, um filtro foi introduzido no local para evitar uma embolia (obstrução de vaso), segundo informações do último boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês nesta terça-feira. A esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está internada há uma semana na UTI, sendo mantida em coma induzido. Pacientes que passam muito tempo acamados costumam apresentar problemas de circulação sanguínea, como ocorreu com Marisa.

Apesar do incidente, o Hospital informou que o quadro dela é estável e que ela tem tido “melhora progressiva dos parâmetros evolutivos neurológicos”. “Desde a admissão hospitalar até a presente data, a paciente permanece com controle neurointensivo, apresentando melhora progressiva dos parâmetros evolutivos neurológicos. A paciente permanece estável do ponto de vista cardiovascular, com níveis normais de pressão arterial sem necessidade de utilização de medicamentos para controle pressórico. Não há anormalidades na coagulação, função renal ou hepática da paciente”, afirma o boletim.

Segundo informações da equipe médica, Marisa deve ter a sedação suspensa ainda nesta terça-feira. Com isso, ela deve acordar em dois dias, quando os médicos saberão o real estado de saúde dela. Esse procedimento deve ser feito com cautela, pois a interrupção da sedação pode causar crises convulsivas ou uma dilatação dos vasos.

Nesta terça-feira, o Partido dos Trabalhadores fez um ato inter-religioso, que reuniu representantes de diversas religiões, pela recuperação de Marisa. No domingo, ela recebeu a visita do médium João de Deus, que também prestou auxílio a Lula quando ele enfrentou um câncer na laringe, em 2011.

Na última terça, Marisa começou a se sentir mal em seu apartamento, em São Bernardo do Campo (SP), devido a um pico de pressão. Segundo os médicos, um aneurisma (má formação de um vaso sanguíneo) no cérebro se rompeu em decorrência do quadro hipertensivo, provocando um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.  Às pressas, foi levada por um dos filhos para o hospital Assunção, em São Bernardo — no caminho, chegou a desmaiar no elevador. Dada a gravidade da situação, ela foi transferida ao Sírio-Libanês, onde passou por uma cirurgia de emergência para estancar o sangramento. Desde então, ela está na UTI, sob supervisão da equipe de médicos liderada pelo diretor da divisão de cardiologia do Sírio, Roberto Kalil Filho.

 

 

 


Arquivado em:Brasil, Política

‘Jesus me mandou ajudar o Casagrande’, diz Baby na Fátima

Posted: 31 Jan 2017 07:36 AM PST

Baby do Brasil está "voando", como disse nesta terça-feira no Encontro com Fátima Bernardes, da Globo. Apaixonada, a cantora não se cansa de falar do namorado, Walter Casagrande, e do que os aproximou – a religião. Baby, que é pastora, fez um testemunho de mais de três minutos, no programa ao vivo, em que contou ter procurado o ex-jogador a mando de Jesus.

"Para nós foi uma coisa estruturada. Eu passei a admirar o Casa pelas conversas que a gente estava tendo. Ele me encontrou para dizer, lá dentro do show dos Novos Baianos, que há 18 anos, quando ele estava cheirando cocaína num momento terrível, que de longe eu vi e Jesus me mandou falar pra ele, olha, pra tirar você dessa aflição, você vai ter de catar Jesus", disse, quando questionada pela atriz Guta Stresser sobre o seu relacionamento.

Sem ser interrompida, a cantora continuou. "Aí, ele falou, 'Mas, do jeito que eu tô agora, não dá pra Jesus'. E eu disse, 'Mas só Jesus'. Passaram 18 anos e ele correu para me dizer como Jesus entrou (na vida dele) no dia em que todos os demônios… foi quando ele chamou. Porque ele conta que falava com o inimigo desde criança e aí, perguntou para ele, 'E aí, você vai deixar os demônios me pegarem? Então, eu vou chamar o outro, vou chamar Jesus'", disse, substituindo o termo diabo por "inimigo".

Em algum momento, Fátima tentou fazer uma pergunta, mas Baby seguiu firme com a história de Casagrande. "O inimigo então falou, 'Não adianta você chamar seu Deus porque você não acredita nele'. E ele então, falou, 'Ah, é? Jesus, me tira desse momento'. E a boca dele começou a falar 'Sangue de Jesus corre nas minhas veias'. Ele nem sabe direito o que rolou, mas os demônios foram indo para trás. Quando eles sumiram, ele pegou a maleta dele, olha que coisa Matrix, foi lá para clínica e disse, 'Quero ficar aqui'. Aí, ele me procurou para contar que foi Jesus. E me falou, 'Me conta como é isso'. E eu disse, 'Se você abrir o campo, o mundo espiritual, lá da quarta dimensão, vai entrar mesmo e vai fazer um estrago daqueles'. Porque uma dimensão acima transforma uma dimensão abaixo, isso é física. E mentalidade, fé, sonhos e palavras são quarta dimensão, só nosso corpo está aqui."

A conversa desembocou no namoro de Baby depois de passar pelo Big Brother Brasil, com comentários de Fátima sobre a pegação entre os participantes, que Baby classificou de "galinhagem". "Paixão é outro barato, é o que eu estou vivendo."


Arquivado em:Entretenimento

PMDB confirma Renan na liderança no Senado e Eunício candidato

Posted: 31 Jan 2017 07:31 AM PST

Em reunião realizada na residência oficial do Senado nesta terça-feira, integrantes da bancada do PMDB escolheram, por aclamação, o senador Renan Calheiros (AL) para ser o novo líder do partido na Casa. A informação foi confirmada por meio da assessoria do peemedebista.

No encontro, que ainda acontecia por volta das 12h30, integrantes da legenda também ratificaram a indicação do senador Eunício Oliveira (CE) para disputar a presidência do Senado. O nome do senador cearense já era dado como certo desde o final do ano passado, quando começaram a avançar as articulações para a sucessão do comando da Casa. A eleição para a Mesa Diretora do Senado está prevista para ocorrer nesta quarta-feira, a partir das 16h.

Em relação a Renan, ainda havia uma certa expectativa de ele assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), principal colegiado da Casa e por onde passará a indicação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que irá substituir Teori Zavascki, morto em acidente aéreo no último dia 19.

Em entrevista o jornal O Estado de S. Paulo durante o recesso, Renan ressaltou que, ao descer da cadeira de comando do Senado, iria vestir o figurino de apagador de “incêndios” do governo na Casa.

No Palácio do Planalto, ele é considerado o “novo Sarney”, capaz de dialogar tanto com integrantes da base aliada quanto da oposição. Em razão disso, ao assumir a liderança, Renan Calheiros deve manter-se como principal interlocutor do governo dentro do Congresso.

Os integrantes da bancada ainda discutem a indicação para as demais vagas que deverão ficar com o partido. Para a CCJ, o nome cotado é o do senador Raimundo Lira (PB) e para a segunda vice-presidência, Marta Suplicy (SP).

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Defesa vê ‘iminente ameaça à vida’ e pede transferência de Eike

Posted: 31 Jan 2017 07:24 AM PST

A defesa de Eike Batista pediu à Justiça que o empresário cumpra prisão domiciliar ou seja encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal, na região portuária do Rio. Os advogados destacam que o “sistema carcerário no Brasil está falido” e citam “iminente ameaça a sua vida“.

A reivindicação foi feita com o empresário ainda em Nova York, na sexta-feira. Ele se entregou na segunda-feira ao desembarcar no Rio e ser preso pela Polícia Federal sob a acusação de pagar 16,5 milhões de reais em propina ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB).

“É notório que o requerente é empresário, com notória visibilidade no país, de forma que seu encarceramento deste modo, em estabelecimento penal em conjunto com diversas pessoas com conhecimento de sua então vida social e financeira, coloca sua integridade física em risco e torna iminente a ameaça à sua vida”, dizem os advogados Fernando Teixeira Martins e Jaqueline Nunes Santos.

A defesa também cita que Eike não tem nível superior completo, embora tenha cursos técnicos no exterior, “o que impõe seu encarceramento conjuntamente com a grande massa carcerária”. Eles citam que “as penitenciárias se transformaram em verdadeiras "usinas de revolta humana". Além disso, chamam atenção para o fato de que se trata de prisão cautelar, “onde o réu não foi denunciado e, muito menos, considerado culpado sequer em primeira instância, quiçá com trânsito em julgado”.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária do Rio, Erir Ribeiro Costa Filho, já havia pedido à Justiça que Eike fosse transferido do presídio Ary Franco (Zona Norte do Rio), para onde foi encaminhado num primeiro momento, “a fim de que seja resguardada sua integridade física”. Posteriormente, ele foi levado para a Penitenciária Bandeira Stampa (zona oeste), conhecida como Bangu 9.

Em meados de janeiro, o Bandeira Stampa precisou ser esvaziado temporariamente para receber milicianos e ex-PMs que foram transferidos para lá. Eles deixaram Bangu 6 em uma medida para evitar confrontos entre as facções e milícias dentro do presídio e acalmar os detentos. Com a mudança, apenas os traficantes do Terceiro Comando Puro (TCP) ficaram em Bangu 6. Os outros detidos nos desdobramentos da Lava Jato no Rio, como o ex-governador Sérgio Cabral, foram encaminhados para Bangu 8 por terem diploma universitário, mas Eike não concluiu sua formação em engenharia.

Depoimento

Eike deverá depor na tarde desta terça-feira na sede da Superintendência da PF. Ele deverá deixar o presídio no início da tarde e iniciar seu depoimento por volta das 15h. Ele será ouvido pela Delegacia de Combate a Corrupção e Crimes Financeiros (Delecor).

(Com Estadão Conteúdo e Agência Brasil)


Arquivado em:Brasil, Política

Fim da novela: Jadson está de volta ao Corinthians

Posted: 31 Jan 2017 07:08 AM PST

O meia Jadson acertou o seu retorno ao Corinthians nesta terça-feira, após quase um mês de negociação e quase desistência de ambas as partes. O jogador de 33 anos, que estava no Tianjin Quanjian, da China, assinou contrato de duas temporadas com o time paulista, confirmaram membros da diretoria. Jadson deve ser apresentado à torcida no amistoso contra a Ferroviária, nesta quarta-feira, no Itaquerão, em São Paulo.

Os valores da negociação não foram revelados, mas o Corinthians deve pagar em torno de 450.000 reais mensais de salário e mais 5 milhões de reais em luvas aos agentes do atleta. Jadson será integrado ao elenco nos próximos dias e corre contra o tempo para ter condições físicas de ser aproveitado nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista.

Destaque do Corinthians no título do Brasileirão de 2015, Jadson foi vendido ao Tianjian Quanjian por 5 milhões de euros (21,63 milhões de reais) em janeiro do ano passado. No clube chinês, se destacou na conquista do acesso à primeira divisão do campeonato local e ainda tinha um ano de contrato. No entanto, como o Tianjian tinha muitos estrangeiros no elenco – recentemente contratou Alexandre Pato e o belga Axel Witsel – Jadson poderia perder espaço e viu uma brecha para negociar seu retorno ao Brasil.

Além do Corinthians, Grêmio, Flamengo e Atlético Mineiro negociaram com o meia, que sempre teve o time paulista como prioridade – antes mesmo do acerto, chegou a postar fotos com a camisa do Corinthians nas redes sociais. O clube paulista ainda negocia com o marfinense Didier Drogba, que pediu alguns dias para avaliar a última proposta enviada pela diretoria alvinegra.

(com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Esporte

Temer prevê boas notícias para a economia brasileira em 2017

Posted: 31 Jan 2017 06:55 AM PST

O presidente da República, Michel Temer, disse nesta terça-feira que a economia brasileira inicia o ano com boas notícias e considerou que o país vive um momento de “reerguimento“. Durante evento promovido pelo banco Credit Suisse, na zona sul da capital paulista, Temer assinalou que o país está saindo da recessão, por força da queda dos juros, como resultado do controle da inflação. “Vamos começar a registrar crescimento”, disse o presidente, repetindo, porém, que o combate ao desemprego só acontecerá após as empresas ocuparem a capacidade ociosa.

Ao dar exemplos de sinais de reação da atividade econômica, Temer citou a estimativa recorde da safra de grãos, os “números históricos” da produção de petróleo e gás da Petrobras em dezembro e o recorde na geração de energia da usina de Itaipu no ano passado.

Inflação

O presidente disse que a inflação no Brasil caminha para o centro da meta, de 4,5%, neste ano ou, “quem sabe”, abaixo dessa marca. Afirmou ainda que o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, também presente no evento do Credit Suisse, “merece aplauso”, pois reduziu inflação para dentro do teto.

Durante discurso que durou meia hora, Temer, para ressaltar avanços de sua gestão, lembrou das condições da economia na época em que assumiu o governo – entre elas, uma inflação que passava dos 10% e um desemprego que atingia quase 12 milhões de pessoas. “A atitude de enfrentamento desses fatos nos permitiu traçar diagnósticos realistas da situação do Brasil. Ficou claro que a origem da crise era fiscal”, disse o presidente.

Nesse ponto, ele lembrou o amplo apoio obtido no Congresso para aprovação da proposta de emenda constitucional que limitou as despesas primárias da União, medida que, segundo Temer, fecha a porta ao crescimento desenfreado dos gastos públicos por vinte anos.

Temer frisou ainda que o país não precisou chegar ao teto da meta fiscal que tinha sido autorizado pelo Congresso no ano passado: 170,5 bilhões de reais. Ainda assim, considerou que o rombo de 155 bilhões de reais registrado em 2016 representa uma “soma preocupante”, assim como o déficit da Previdência, de 150 bilhões de reais.

Reforma trabalhista

O presidente da República voltou a defender a modernização das leis trabalhistas, lembrando que a CLT é de 1943. Em especial, ele afirmou que as convenções negociadas entre sindicatos e empregadores devem prevalecer sobre a lei. “Os investidores terão, assim, mais segurança nas matérias negociadas com trabalhadores”, avaliou.

O peemedebista voltou a garantir que os direitos fundamentais dos trabalhadores serão respeitados na reforma trabalhista. Segundo ele, o governo construiu uma agenda de produtividade baseada na relação transparente e racional entre Estado e iniciativa privada. Essa agenda, afirmou Temer, tem entre seus objetivos dar segurança jurídica a quem investe no país.

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Ator mexicano Diego Luna protagonizará nova versão de ‘Scarface’

Posted: 31 Jan 2017 06:29 AM PST

O ator mexicano Diego Luna protagonizará a nova versão de Scarface que está sendo preparada pelo estúdio Universal. Os veículos de imprensa especializados The Hollywood Reporter e Variety revelaram importantes novidades sobre este projeto que refilmará a célebre história de Scarface, levada aos cinemas em 1932 pelas mãos do cineasta Howard Hawks e em 1983 sob as ordens do diretor Brian de Palma e com o ator Al Pacino.

Antoine Fuqua, responsável por filmes como Dia de Treinamento (2001) ou a recente reinterpretação do western Sete Homens e um Destino (2016), aparecia como provável diretor do novo Scarface, mas ele não estará à frente do projeto, já que concentrará seus esforços na sequência de O Protetor (2014). Segundo a Variety, a mais recente versão do roteiro do novo Scarface tem a assinatura de Terence Winter, criador da série Boardwalk Empire.

Luna protagonizou ao lado da atriz Felicity Jones o filme Rogue One (2016), primeiro filme derivado da saga de Star Wars e que, até o momento, arrecadou mais de 1 bilhão de dólares no mundo todo, de acordo com os dados do portal especializado Box Office Mojo. Entre os projetos futuros do mexicano também aparece a nova versão de Linha Mortal (1990), filme de Joel Schumacher protagonizado por Kiefer Sutherland, Kevin Bacon e Julia Roberts.

(Com agência EFE)


Arquivado em:Entretenimento

Doente, Giulia Gam deixa elenco de ‘Novo Mundo’

Posted: 31 Jan 2017 06:08 AM PST

Escalada para viver a célebre Carlota Joaquina em Novo Mundo, próxima novela das 18h da Globo, Giulia Gam teve se deixar o elenco por problemas de saúde. A emissora confirmou a baixa, mas não forneceu detalhes sobre a doença da atriz. Giulia será substituída por Débora Olivieri.

Com estreia prevista para março, a trama escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson percorre o período entre 1817 e 1822 e deve misturar fatos históricos e aventuras românticas para contar as origens do famoso “jeitinho brasileiro”. Caio Castro (Dom Pedro I), Chay Suede (Joaquim Martinho), Isabelle Drummond (Anna Millman), Letícia Colin (Leopoldina), Gabriel Braga Nunes (Thomas Johnson) e Léo Jaime (Dom João VI) são alguns dos nomes confirmados da atração, que já deu início às gravações.


Arquivado em:Entretenimento

Para currículo em inglês, não basta usar ferramenta de tradução

Posted: 31 Jan 2017 05:48 AM PST

Na hora de se candidatar para uma vaga em que é exigido um currículo em inglês ou simplesmente fazer uma versão em outra língua do seu principal cartão de visita, muitos candidatos acabam "jogando" as informações em uma ferramenta de tradução para depois inseri-las no documento. A medida, bastante frequente, pega mal com os recrutadores e pode eliminar o profissional do processo.

Segundo especialistas em recursos humanos consultados por VEJA, o processo exige que as informações sejam adaptadas ao idioma com cuidado. Para o diretor da consultoria Hays Response, Luis Fernando Martins, a própria tradução já serve de parâmetro para seleção em uma disputa por vaga. "Não é simplesmente fazer tradução com ferramenta. Se a cadeira exige um nível de inglês, este nível será cobrado", explica.

Dada a importância da impressão que o currículo passa a quem o analisar, uma dica é recorrer à ajuda de especialistas na própria área profissional que tenham experiência na língua a ser traduzida. O diretor executivo da Michael Page Brasil, Ricardo Basaglia, recomenda essa alternativa caso o candidato não tenha pleno domínio do idioma. "Isso porque não é só traduzir, ele tem que usar termos técnicos adequados, bem como uma fazer uma construção verbal apropriada", explica.

Formato

Se as informações devem ser adaptadas ao inglês, o formato deve ser mantido igual à versão em português, caso a candidatura seja para uma empresa brasileira. Para Telma Guido, diretora de gestão de carreira da Right Management, tentar imitar um modelo de documento estrangeiro não conta pontos. “Nada de fazer um currículo americano", alerta.

Mas, se o objetivo do candidato é fazer um currículo para uma vaga em determinado país, é preciso conhecer bem o que costuma ser cobrado pelos recursos humanos dessas nações. "Nos Estados Unidos, por exemplo, os currículos não precisam falar da situação pessoal do candidato – como estado civil, ou se tem filhos -, são informações que não costumam interessar aos recrutadores e gestores", conclui Basaglia.


Arquivado em:Economia

Rombo do setor público bate recorde e atinge R$ 155,8 bi em 2016

Posted: 31 Jan 2017 05:36 AM PST

As contas do setor público consolidado (Governo Central, estados, municípios e empresas estatais, com exceção da Petrobras e Eletrobras) acumularam um déficit primário de 155,791 bilhões de reais em 2016, o equivalente a 2,47% do Produto Interno Bruto (PIB), informou nesta terça-feira, o Banco Central. Este é o terceiro resultado negativo consecutivo e o pior para um ano na série histórica do BC, iniciada em dezembro de 2001. Na última segunda-feira, o governo central divulgou seu resultado para o ano – também um déficit recorde.

A previsão do governo, contida na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), era de déficit de 163,9 bilhões de reais para o setor público consolidado em 2016. Em 2015, o déficit acumulado foi de 111,249 bilhões de reais (1,85% do PIB) e, em 2014, de 32,536 bilhões de reais (0,56%). No caso de 2017, a projeção é de déficit de 143,1 bilhões de reais.

O déficit fiscal em 2016 pode ser atribuído ao rombo de 159,473 bilhões de reais do Governo Central (2,53% do PIB). Os governos regionais (estados e municípios) apresentaram um superávit de 4,666 bilhões de reais (0,07% do PIB) em 2016. Enquanto os estados registraram um superávit de 6,787 bilhões de reais, os municípios tiveram um saldo negativo de 2,121 bilhões de reais. As empresas estatais registraram um resultado negativo de 983 milhões de reais no período (0,02% do PIB).

Dezembro

O setor público consolidado apresentou déficit primário de 70,737 bilhões de reais em dezembro, informou o Banco Central. Em novembro, havia sido registrado déficit de 39,141 bilhões de reais e, em dezembro de 2015, um déficit de 71,729 bilhões de reais . O resultado no último mês foi o segundo pior resultado da série histórica para meses de dezembro, ficando atrás apenas de dezembro de 2015.

Gasto com juros

O setor público consolidado teve gasto de 407,024 bilhões de reais com juros em 2016. O gasto equivale a 6,46% do PIB. Em 2015, essa despesa foi de 501,786 bilhões de reai (8,36% do PIB) e, em 2014, de 311,380 bilhões de reais (5,39% do PIB).

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Economia

Procuradoria pode abrir novo inquérito para investigar Aécio

Posted: 31 Jan 2017 05:33 AM PST

Após a homologação da superdelação da Odebrecht, a Procuradoria-Geral da República pode abrir um novo inquérito para investigar o senador Aécio Neves (PSDB).

A informação foi revelada com exclusividade pelo site Buzzfeed. O tucano pode ser investigado por suspeita de recebimento de valores supostamente desviados das obras da Cidade Administrativa na gestão de Aécio no governo de Minas (2003/2010). O empreendimento foi orçado em 500 milhões de reais, mas teria alcançado a cifra aproximada de 2 bilhões de reais.

Segundo informa o Buzzfeed, a Procuradoria-Geral da República vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para abrir o inquérito. Na condição de senador, Aécio tem foro privilegiado perante a Corte máxima.

O tucano teria recebido dinheiro de empreiteiras contratadas para a construção da Cidade Administrativa, entre elas a Odebrecht, OAS e Andrade Gutierrez, todas citadas no esquema de cartelização e propinas instalado na Petrobras entre 2004 a 2014 e desmascarado pela Operação Lava Jato. Procurada, a assessoria do senador informou que não ia se manifestar e encaminhou uma nota escrita pelo PSDB de Minas.

“Trata-se de assunto requentado. O PSDB MG desconhece a suposta decisão da PGR e rechaça as também supostas acusações em relação ao senador Aécio Neves. O partido informa que os valores citados estão equivocados. Nunca houve um orçamento no valor de 500 milhões de reais. Tal cifra surgiu apenas como estimativa, sem estar amparada em projeto ou orçamento, quando da primeira ideia de construção de outro projeto em outro local. Informa também que o valor licitado da obra foi de 949.371.880,50 de reais”, diz a nota.

O PSDB de Minas informou que todos os procedimentos foram acompanhados e auditados por empresa externo ao Estado via licitação e contestou a insinuação de irregularidades em edital que foi apresentado previamente ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. “Informamos ainda que o senhor Oswaldo da Costa nunca teve atuação informal nas campanhas do PSDB com as quais colaborou, tendo sempre atuação formal e conhecida na arrecadação de recursos nas campanhas do PSDB.”

(Com Estadão Conteúdo)


Arquivado em:Política

Trailer final de ‘A Bela e a Fera’ exala romantismo

Posted: 31 Jan 2017 05:28 AM PST

Pipocam corações na mente de quem assiste ao trailer final de A Bela e a Fera, a adaptação em live-action do conto de fadas com Emma Watson à frente do elenco. O longa tem estreia marcada para 16 de março no Brasil.

Espécie de resuminho da história, o trailer mostra Bela (Emma) ainda criança, na vila medieval em que cresceu como uma menina “à frente de seu tempo”, depois enclausurada no castelo da Fera (Dan Stevens), que descobre ser vítima de um feitiço ou maldição que se consolidará, deixando-a com aparência monstruosa para sempre, se todas as pétalas de uma determinada rosa caírem.

O vídeo também mostra como Bela primeiro se desentende com a Fera, para depois ser salva por ela, descobrir seu bom coração e se apaixonar. No final, com um colorido que beira o estilo Baz Luhrmann, ela aparece nos braços do monstro, com quem dança serelepe em um suntuoso salão.

A nova versão de A Bela e a Fera é dirigida por Bill Condon, o mesmo de Kinsey – Vamos Falar de Sexo (2004), O Quinto Poder (2013), Sr. Sherlock Holmes (2015) e A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Partes 1 e 2 (2011 e 2012).


Arquivado em:Entretenimento

O que você deve saber para não desperdiçar seu FGTS

Posted: 31 Jan 2017 05:11 AM PST

É sempre um mau negócio deixar dinheiro parado no fundo de garantia – disso todo mundo sabe. O que nem todo mundo conhece são as várias circunstâncias e condições para sacar os recursos do FGTS. Demissão sem justa causa e compra da casa própria são os casos mais notórios, mas também é possível acessar o fundo em caso de doenças, após os 70 anos e para trocar de imóvel. Confira abaixo:

Contas inativas

O governo anunciou recentemente que iria permitir o saque de contas do FGTS que não receberam depósitos desde 31 de dezembro de 2015, de acordo com um calendário a ser divulgado em fevereiro. Mas o dinheiro de contas que ficaram 3 anos ou mais sem receber depósitos já pode ser sacado, a partir da data de aniversário do trabalhador, pois essas contas já são consideradas inativas .

Doenças

É possível sacar o fundo em razão de câncer, aids ou outras doenças em estágio terminal, tanto do segurado como de um dependente – e mesmo após falecimento deste. No caso do câncer, é preciso que a doença seja enquadrada tecnicamente como neoplasia maligna na Classificação Internacional de Doenças (CID). Em todos os casos, é preciso comprovar o diagnóstico por meio de atestado médico. O trabalhador pode sacar o próprio fundo mesmo após a morte do dependente, sendo necessário para tanto o atestado de óbito.

Desastres naturais

Em casos de tragédias como enchentes, vendavais e chuva de granizo, é possível sacar até 6.200 reais. Mas é preciso que a região atingida decrete o estado de emergência ou de calamidade pública. As prefeituras são responsáveis por informar à Caixa quais as áreas atingidas, e o trabalhador deve comprovar que reside nestes locais.

70 anos de idade

O segurado pode sacar o fundo se tiver 70 anos ou mais, independentemente de estar aposentado ou na ativa.

Problemas com a empresa ou empregador

Além da demissão sem justa causa, também é permitido o saque do FGTS caso o término do contrato de trabalho decorra da extinção da empresa, do fim de parte das atividades da companhia, do fechamento de estabelecimentos, do falecimento do empregador ou caso o contrato de trabalho tenha sido declarado nulo pela Justiça. Nesses casos, é necessário apresentar os documentos que comprovem a situação. Em caso de falência, por exemplo, é necessário apresentar a decisão judicial ou outro documento que indique essa condição. Nos casos de interrupção de atividades por redução da capacidade, é necessária a declaração do empregador mostrando que esse foi o  motivo do desligamento.

Moradia

Se o trabalhador já tem casa própria, via de regra não pode usar o FGTS para comprar outro imóvel. Mas há exceções, como em casos de separação, em que o cônjuge pode comprar um novo imóvel caso não possa mais residir no antigo. Também é possível usar o dinheiro se o segurado possuir menos de 40% do total de um imóvel ou se é proprietário de um que tenha recebido por herança.

Também é possível usar o dinheiro na troca de imóvel, desde que as operações de compra e venda estejam vinculadas – como no caso em que uma propriedade serve como parte de pagamento da outra.

Em todos os casos, o segurado precisa ter ao menos de 3 anos de FGTS, e o imóvel comprado deve ser residencial. Além disso, comprador e imóvel devem se enquadrar nas regras de financiamento do Sistema Financeiro Habitacional (SFH). A Caixa possui uma página dedicada às principais dúvidas sobre financiamento habitacional e o fundo. Segundo José Aguiar, superintendente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) vale também buscar ajuda especializada. “As instituições financeiras têm equipes especializadas em financiamento imobiliário, e as consultorias imobiliárias também sabem das regras do uso do FGTS”, explica.

Término de contrato por prazo determinado

Se o trabalhador estiver sob contrato de trabalho com prazo definido, é possível sacar o dinheiro após o término do período.

Como consultar o saldo

O saldo pode ser consultado através de aplicativo do FGTS, em caixas eletrônicos da Caixa, agências e site do banco. Uma confusão comum em relação ao valor ao que o trabalhador têm direito diz respeito ao valor da multa de 40% em casos de demissão sem justa causa. A regra diz que o empregador deve pagar 40% sobre o total que ele depositou, não sobre o saldo – ou seja, mesmo que houver saques, o valor da multa devida não diminui.

Como fazer os saques

O FGTS é administrado pela Caixa. Os saques de valores de até 1.500 reais podem ser feitos em casas lotéricas, postos de atendimento eletrônicos, salas de autoatendimento, agências e correspondentes Caixa Aqui. É preciso se dirigir ao banco para valores acima de 1.500 reais ou caso o segurado não possua o Cartão Cidadão – documento que pode ser solicitado na própria Caixa.


Arquivado em:Economia